Sobre Ética e Odontologia

Ética é um conjunto de valores e princípios que rege determinado grupo. Já a moral é a prática individual influenciada por esse conjunto de valores éticos. Uma complementa a outra.

O cirurgião-dentista tem seu próprio código de ética. Nele constam instruções sobre como devemos nos relacionar com os nossos colegas e com os nossos pacientes, além de estipular regras de boa conduta para anúncios e publicidade. Entre outras coisas.

Os valores éticos são uma referência sobre o que devemos fazer, e não uma lei absoluta. E eles se modificam com o tempo. Então é essencial rediscutir o nosso código de ética de vez em quando. É necessário e saudável.

O fato é: se você não concorda com o Código de Ética Odontológica, ok. Eu mesma não concordo com tudo que tem lá. Mas isso não me desobriga de segui-lo. Não é descumprindo seu teor que mudamos as coisas. Eu acho que muitos vão concordar comigo: ultimamente tá complicado ser ético. Se você é ético, passa por trouxa… acomodado… invejoso… retrógrado. Mas você só tá… fazendo sua obrigação. Ou não?

E outra: parece que é só ter muitos seguidores no Instagram que a necessidade de cumprir o CEO some. Curioso.

Relembrando: não pode sorteio de tratamento, não pode antes e depois e não pode divulgar preço de procedimentos. Não pode. Se um dia puder, ok. Um dia. Não agora.

Porque quando vier a denúncia, você não vai ter MORAL pra reclamar…

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

5 comentários

  1. Voltando ao comentário acima, estava com cárie e já havia atingido o canal, fiz a primeira sessão do tratamento (dia 16) , já faz 15 dias contando com hoje (dia 3) que eu ainda não havia tomado o medicamento, comecei a tomar hoje as 10:32 da manhã. Tem algum problema em iniciar o tratamento com antibiótico após 14 dias? O que acontece ao ser tomado após esses 14 dias? Tem a mesma eficácia ? Obs: houve sangramento durante a sessão da retirada da cárie.

    1. Tome a medicação como prescrita pelo seu dentista e vai dar tudo certo. Se é preciso tomar antibiótico, antes tarde do que nunca.

  2. Oi, meu dentista me receitou amoxicilina (1 cápsula de 8 em 8 horas durante 7 dias) e Ibuprofeno (1 comprimido a cada 6hrs no primeiro dia, e após se houver dor). Pelo que pesquisei o uso de analgésicos com antibióticos diminui a eficácia do antibiótico. E Ibuprofeno é um analgésico, anti-inflamatório não-esteróide e a antitérmico. Além de que se não há o uso adequado de um certo antibiótico, pode levar a consequências graves – é um medicamento sério – como por exemplo ocasionando a super bactéria, que é resistente a qualquer tipo de antibiótico, e que ainda não tem cura. Sobre a medicação descrita, está de acordo? Sabendo que analgésico diminui o efeito do antibiótico, não o tornando tão eficaz?

    1. Poliana, essa informação não procede, pelo menos não de forma generalizada… algum analgésico pode ter interação medicamentosa com algum antibiótico, claro, mas não dá pra afirmar que isso acontece em todo caso. Quem decide a medicação que o paciente precisa tomar é o médico ou dentista, e cada caso é um caso. Pesquisa em Internet não confiável pra esse tipo de assunto, vale a orientação do seu dentista.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista