Curso: Medo de Dentista – Técnicas Para o Dia a Dia do Consultório

Já faz quase 6 anos que existe o Blog Medo de Dentista (pra ser mais exata, completam-se 6 anos no dia 27 de julho próximo). 🙂 Nesses 6 anos vocês, leitores, ensinaram muita coisa pra mim. O que eu sabia (ou achava que sabia) sobre medo e fobia no atendimento odontológico foi se desconstruindo e se transformando… dessa forma, dia após dia eu pude adquirir a experiência e a empatia necessárias pra lidar com esse problema e ajudar os meus leitores, aqui no blog, e meus pacientes, no consultório.

Medo de dentista?
Medo de dentista?

Por entender que é essencial que o dentista esteja preparado para ajudar seu paciente a enfrentar o medo e a fobia, gostaria de divulgar um curso que será realizado aqui em Curitiba e que eu acho que pode interessar à grande maioria dos dentistas: Medo de Dentista – Técnicas para o Dia a Dia do Consultório, nos dias 24 e 25 de junho. Quem ministrará o curso será minha amiga Dra. Daniela Franzen, que é formada em Odontologia e Psicologia (apropriado, não? 😉 ).

Todas as informações sobre o curso você pode conferir neste link. Eu estarei lá e gostaria muito de vê-los também. Falta um pouco mais de 1 semana, mas ainda dá tempo de participar! A Dra. Daniela fala sobre o conteúdo e a importância do curso no vídeo abaixo:

O curso foi idealizado para dar ao cirurgião-dentista ferramentas para entender e ajudar o paciente que tem medo de dentista. Serão abordados temas como a neurofisiologia do medo, as estratégias de defesa, os traumas, as fobias, as doenças psiquiátricas que costumam ter comorbidade com o medo de dentista e as técnicas usadas para tratar a ansiedade e as fobias, com teoria e prática. Estive no consultório da Dra. Daniela, ela me mostrou o que vai mostrar no curso, fez algumas demonstrações comigo e posso garantir: vale o seu tempo e o seu investimento.

As inscrições podem ser feitas no link (últimas vagas): Curso: Medo de Dentista – Técnicas Para o Dia a Dia do Consultório.

Vejo vocês lá!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Apoio Psicológico

Marcadores:

44 comentários

  1. E a Dra. saberia em informar pq tratar o canal se for o caso ? Pois meu dente nunca me incomodou antes, será que pode ter sido algum erro do Dentista ? Ou talvez pelo fato de eu ter sentido dor na nova “obturação” deve ter “machucado” ? Sou bem leiga no assunto, eu penso que o canal seria pra salvar o dente da cárie ou quando se tem alguma inflamação por bactérias… o dentista não deixou nada esclarecido pra mim, estou pesquisando na internet.

    1. No caso de dor espontânea, deve ser preciso tratar o canal. Às vezes o “nervo” do dente não reage bem à restauração, o dentista nem sempre tem como controlar isso, afinal cada organismo é único e se comporta de forma específica. O tratamento de canal é necessário quando a polpa, que é o “nervo” do dente, entra num processo de pulpite irreversível ou quando já há necrose, e isso pode acontecer por uma série de razões (cárie, entre elas).

  2. Olá Dra, por gentileza, gostaria de tirar uma dúvida. Eu procurei um dentista de “rotina” e ele decidiu fazer novamente algumas obturações (colocar novas “massinhas”) que eu tinha há bastante tempo, mas estavam todas certas, nunca tive problemas, acontece que em uma dessas restaurações, meu dente nunca mais foi o mesmo, na hora da obturação de um dente senti muita dor (foi sem anestesia pq não era um procedimento que precisasse, os outros deram tudo certo, sem dor), e a partir dai não parou mais de doer, na vdd o dente que me incomoda hoje não é o dente que eu senti doer e sim o do lado (exato o 46), quando ele fez esse dente não doeu nada, só começou a doer quando ele fez o do lado (esse que senti dor) (acho que é o 47), aguentei uns dias e acabei voltando pq estava doendo demais mesmo, ele colocou um curativo (anestesiou mas não pegou), agora só doía para comer e muita sensibilidade, até com água natural (sem gelo), aguentei até o próximo mês (próximo consulta), fiquei (estou) comendo só de um lado, e na última consulta ele colocou outro curativo (anestesia tbem não pegou, pelo menos entendo que não pegou pq senti um pouco de dor, menos que a do 1º curativo, mas senti), esse que tem gosto de cravo, passou a anestesia e voltou a doer mas só dói pra comer, e está super sensível, e agora ?? Terá que ser um canal ? Não estou conformada pq meu dente não tinha cárie 🙁 nunca me incomodei com dor de dente antes 🙁 o dentista disse que se com essa massinha a dor não passasse “não saberia o que fazer mais” …

    1. Carla, o “mais” a se fazer, se continuar doendo, é tratar o canal. Mas por enquanto a dor não é espontânea, o que é um bom sinal, então pode regredir. É preciso aguardar de 30 a 40 dias pra ver como o “nervo” do dente vai se comportar. Se parar de doer, deve bastar restaurar. Se não, pode ser preciso tratar o canal.

  3. Boa noite! Domingo dia 13/11 extraí o terceiro molar inferior esquerdo, depois de uns dias senti dores extremas e fui ao dentista outra vez na sexta feira dia 17/11, que constatou a temida alveolite. Fizeram a higienização e puseram um remedinho santo que tirou a dor e me devolveu a alegria em estar vivo. Ontem a noite percebi que os pontos estavam (na minha visão leiga) soltos e o buraco bem grande aberto no local, o que me ocasiona uma sensação de hiper-sensibilidade, culminando numa leve sensação de dor que dura cerca de 15 segundos ao lavar o local com água. Hoje dia 21/11 pela manhã removeram todos os pontos, e esta sensação continua sempre que lavo o local com água. É normal? Geralmente dura muitos dias? Como será a cicatrização no caso de deslocamento do coágulo (alveolite)?

    1. Tudo normal, Thiago. Considerando que você passou por uma alveolite, pode demorar um pouco mais a cicatrização, mas nada de mais (alguns dias). Agora é aguardar seu organismo se recuperar.

  4. Oi dentista, gostaria que voce pudesse me ajudar com minha pergunta. Eu coloquei protese dentaria de porcelana que foi encaixada no meu dente, como tinha falta meu dentista propos para mim que seria a melhor maneira, so que ja faz 15 anos, e nos ultimos 4 anos para ca comecei a ver minhas gengivas e parecendo cor escura entre a gengiva e o dente de porcelana. Gostaria de saber, tem como tirar e colocar outra ? Ou tem outros metodos melhores ? Quantos dias demora para colocar outra ? E voce pode me informar mais ou menos o valor completo so na parte de cima, como nao estou morando no Brasil nao tenho ideia do valor de hoje. Ficarei grata pela sua resp. bjsssss

    1. Jaqueline, Sim, é possível substituir a coroa. O valor é muito variável, depende do material, do custo do laboratório de prótese, se o dentista é especialista ou não, etc.. Qualquer coisa que eu diga é “chute”.

  5. Boa noite Dra. Ana, em primeiro lugar gostaria de parabeniza-la pelo excelente serviço que você presta aqui nesse site. Há uns dias soube que teria que extrair meus sisos inferiores, tenho 27 anos e fiquei muito preocupada e com bastante medo também, pesquisando a respeito encontrei esse site e me senti mais segura pra realizar o procedimento. O primeiro extrai há 11 dias e foi super rápido e não senti dores, já o segundo fui extrair hoje e fiquei 2 h e 30 min na cadeira do dentista, foi bastante traumático e doloroso, teve que desgastar o osso, o dente quebrou e ficou uma raiz, o dentista disse que é porque o dente estava anquilosado e preferiu deixar pra tentar tirar a raiz residual daqui a dois dias, pois a anestesia já estava passando e eu já estava sentindo muita dor. Estou tomando medicação, mas sinto muita dor, não foi feito sutura no local. É normal esse tipo de procedimento, será que daqui a 2 dias não estará inflamado esse tecido sendo mais doloroso o processo? Se puder me responder ficaria imensamente grata!

    1. Rayssa, alguma inflamação vai haver sim, afinal faz conta do processo de cicatrização. Mas se der pra resolver isso logo, melhor pra você. Por outro lado, se esse pedaço de raiz não não for muito grande, talvez seja melhor deixá-lo onde está. Converse com seu dentista.

  6. Boa noite, dra. Ana!! A panorâmica tem validade? Minha dentista pode usar a que fiz há 1 ano e 8 meses pra instalar meu aparelho agora ou preciso tirar outra radiografia?? Tomara que não!! Rs. Obrigada. Beijos.

    1. Letícia, não que seja uma “validade”… mas com o passar dos meses, o que aparece na radiografia pode mudar. Então o ideal é fazer outra panorâmica caso a última tenha mais de 6 meses. É rapidinho. 😉

  7. Doutora, tenho muito medo, porém tive que tentar passar por cima desse medo todo, pois estava com mais da metades dos dentes podres e só com as raízes, comecei ontem meu tratamento, foi tirado dois “tocos” de dentes já. Tenho medo dos outros que ainda estão na boca passar algum tipo de bactéria para o branquinho e os pontos que foram dados… corro algum risco?

    1. Joice, até é uma possibilidade… mas é uma chance que diminui drasticamente com uma boa higienização. Faça isso.

  8. Bom dia, doutora! Faz um mes e meio que estou com o aparelho na parte de cima, nessa nova manutenção minha dentista pos os tubos lá atrás, aí uma semana depois meus dentes da parte da frente estão super doloridos, inclusive para escovar, é normal? Você sabe até quando vai doer? Obrigada.

    1. Graziele, pode ser normal, sim. Sinal de que seus dentes estão se movimentando. Geralmente esse incômodo diminui e desaparece em alguns dias (de 3 dias a 1 semana).

  9. Ola doutora, boa tarde!

    Estou com uma duvida. Tenho 22 anos, todos os meu dentes sisos estao inclusos, os de cima estao retos e os de baixo deitados. Sei que vou ter que fazer cirurgia para retirada dos mesmos. A minha duvida e a seguinte:
    Do lado direito inferior, meu segundo molar esta reto porem esta incluso e o dente siso esta deitado ao lado dele (ambos inclusos, segundo e terceiro molar, so consegue ver pela radiografia), todos eles ja estao formados. Nao me incomada e nao sindo dores.
    E arriscado retirar?
    Como vc agiria neste caso?
    Ja acompanhou casos parecidos?
    Ha um ano atras fui a um dentista pra tentar mexer com isto mas o mesmo disse que nao mexeria com isto e me encaminharia para outro.
    Acabou que deixei pra la.
    Agora quero extrair os outros, pois alguns ja estao incomodando.
    Mas quero mais opinioes em relação a este caso.
    Ainda nao vi ninguem com caso parecido na internet.

    1. Tiago, os riscos são os mesmos. Se o segundo molar está incluso também, é preciso que o dentista avalie se o melhor é removê-lo, também, ou tracioná-lo, ou seja, “puxá-lo” pra fora com aparelho. Se for possível, é uma boa ideia. Sugiro a avaliação de um ortodontista.

      1. Ola doutora, e quando os dentes estao abraçados ou muito proximos ao nervo?
        E perigoso retirar?
        Posso ficar paralisado?

        1. Pode haver algum dano ao nervo sim, mas como é um nervo sensitivo e não motor, você não ficaria paralisado, pode ficar tranquilo. Por isso é preciso avaliar a relação custo-benefício de extrair qualquer dente, se a extração pode trazer mais problemas que benefícios, melhor não fazer. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  10. Parabéns Dra. Ana, também sou dentista e trabalho com muito pacientes com medo! Não tenho formação em psicologia mas sou odontopediatra e faço sedação, e isso ajuda muito com vários pacientes! É bom ver colegas lutando a mesma batalha que a sua! Parabéns!

    1. É uma batalha mesmo, Dra. Cintia! Realmente é muito bom saber que há e manter contato com outros dentistas engajados nessa luta! Parabéns. Um grande abraço! 🙂

  11. Olá doutora, tenho muito medo de agulhas e consequentemente de anestesias, sei que preciso ir no dentista pois tem um buraquinho no meu ultimo molar esquerdo, não sinto dor, será que eu realmente vou precisar de uma restauração??

    1. Carla, se há cárie, será preciso restaurar. Mas talvez não seja preciso anestesiar, já que a cárie parece ser pequena. Depende da avaliação do dentista.

  12. Boa tarde, Dra. Ana!
    Tirei dois sisos sexta passada dia 17/06. Foi tudo bem! O de cima já tinha nascido e o de baixo era incluso. Não recebi pontos. Amanhã tenho retorno, porém ainda estou tomando o analgésico, pois estou sentido dor. Não é nenhuma dor absurda, mas que está incomodando muito. Foi o lado direito, meu pescoço e ouvido também estão doloridos. É normal ainda sentir essas dores? E os dentes vizinhos continuam doendo e meu ouvido está como se estivesse tapado. É normal isso tudo? Ainda tenho mais dois para arrancar. Mas conheço pessoas que melhoraram muito rápido depois das extrações dos sisos. Por favor aguardo um retorno!

    1. Gracielle, não vejo nenhum sintoma fora do esperado pelo seu relato, me parece apenas a dor pós-operatória normal.

      1. Boa Noite Dra. Ana!
        Obrigada pelo o retorno e desculpe por ver só agora. Graças à Deus estou bem e aquelas dores foram embora. Arranquei os outros dois sisos dia 05/08 e estou no processo de recuperação. Foi bem melhor que os outros! Pois, quase não estou sentindo dor. Mas, de vez em quando sinto algumas pontadas rs… Creio que seja a cicatrização né? Mas, enfim… O pior passou e agora vou para parte B (colocar o aparelho para arrumar os dentes). Uma dúvida Dra, quanto tempo mais ou menos que o corte fecha por completo? E, é normal sentir dor ainda sendo q já vai completar duas semanas que arranquei? Obs. Sinto dor só no local onde tinha siso incluso.

        1. Fico feliz em saber. 🙂

          A cicatrização completa, inclusive em nível ósseo, leva meses. Principalmente nas extrações inferiores, a gengiva pode levar semanas pra fechar, e pra ficar “lisinha” novamente, meses também. Sim, é esperado algum incômodo ainda, as extrações são bem recentes.

          1. Graças a Deus estou melhor. E hoje já comecei o processo do aparelho ortodôntico rsrs 😉 #vamosquevamos
            Dra. Ana, parabéns pelo o seu site!!! Acompanho, indico e sempre quando tenho algumas dúvidas venho aqui. 🙂

  13. Eu tenho medo de dentista, porque tenho medo que eles errem. Fui restaurar um dente, que ela falou que ainda não ia mexer porque tinha muita cárie. Depois de algumas semanas, quando fui restaurar, ela perguntou qual era o dente, eu apontei um. Mas eu não sabia qual era o certo, ai ela restaurou um dente errado. E agora o outro ainda tá com o curativo, o curativo quase não dá pra ver. O dente ainda está oco.

    1. Luisa, eu tenho medo de pessoas, em geral… porque pode ter certeza, em algum momento elas vão errar. Embora eu compreenda o que você sente, você precisa aprender a confiar… porque não tem jeito, em se tratando de problema bucais, você precisa de um dentista. Acho improvável que um dentista restaure o dente errado, afinal de contas há um motivo pra se restaurar um dente, não se restaura um dente só porque o paciente apontou pra ele. Talvez o seu objetivo naquela consulta fosse restaurar o dente com curativo, aí ok, afinal você esperava outra coisa. Enfim… já deve ser hora de restaurar o dente com curativo, então.

  14. Tenho uma duvida em relação ao meu aparelho, uso ele ha 1 ano e 1 mês e minha dentista falou que já está bom, vou tirar ele dia 5 de julho! Porém é o seguinte, antes de usar o aparelho eu não tinha aberturas nos dentes de trás, meu problema era com os da frente para consertar a mordida, principalmente o canino, mas já faz algum tempo que o aparelho fez com que criasse uma abertura nos dentes de trás, o que faz com que entrem muitos restos de alimentos nessas aberturas. Não era para estar fechado? Ou ela está se precipitando em tirar ele agora?
    Lembrando que o aparelho que eu uso é o mais tecnologico lá, com fio da Nasa e é o mais caro das opções por ele se ajustar sozinho e em pouco tempo.

    É que eu estou doido para tirar esse aparelho, ainda mais para as férias, não acho nada bonito haha, mas também não quero ter que me estressar com tantos restos de alimentos nos meus dentes.

    Obrigado pela atenção e admiro o trabalho que você faz com este site.

      1. Não. Tenho uma amiga que me disse que o dela fechou quando ela usava o aparelho móvel que se usa depois de tirar o fixo.

        1. Então pergunte. Se os espaços não fecharem com o fixo, não vejo razão pra fecharem com o removível.

  15. Doutora, eu nunca tive medo de dentista. Porem certa vez, fui fazer uma obturação e a dentista não sugou a água da boca e consequentemente eu me engasguei e engoli toda a água. Desde então, fiquei com trauma. Não consigo ir mais no dentista pra obturar um dente. Só de ver o motorzinho me da ânsia e não consigo manter a boca aberta, pois tenho medo de engolir a agua. Tenho dois dentes que estão doendo, a dor passa e volta.. Passa e volta com 1, 2 dias… Não sei o que fazer para superar esse trauma. Preciso ir no dentista e o medo não deixa 🙁

    1. Jessica, tenha em mente: era só água. Não é bom se engasgar, mas acontece… acontece em casa, às vezes a gente se engasga do nada, com “ar”… imagina com a boca cheia d’água…

      Você precisa ir ao dentista, isso é fato. Deixe claro para o(a) dentista que você tem problema com essa questão do sugador, pode estar certa que ele(a) vai tomar o maior cuidado com isso… você mesma pode “operar” o sugador se sentir mais tranquila. 🙂

  16. Dentistas são como anjos ajudadores. Devolvem não apenas a autoestima, a estética, como também a saúde.
    Não tenho medo de dentista (só quando eu levo anestesia que meu coração dispara, aí eu penso: daqui a pouco meu coração salta por essa garganta. rsrs)… mas conheço quem tem e tbm alguém que buscou no hipnotismo a cura para finalmente conseguir sentar na cadeira do dentista. Realmente não é fácil.
    Obrigada, doutora, por estar ajudando a tantas pessoas, sanando dúvidas, com seu jeito inteligente, descontraído e gentil.

    1. Concordo. São anjos. Eu tive problemas sérios com meus dentes e estou (ainda) em um tratamento complexo e demorado. Tudo pq no passado tive muito medo e vergonha. Qdo estava em situação desesperadora resolvi enfrentar e tive uma surpresa maravilhosa. Além de ter encontrado essa dentista maravilhosa, a Dra. Ana Tokus, onde encontrei forças e incentivo para vencer meu medo, Deus me enviou um dentista anjo. Além dele, faço tratamento com outros dois, especialistas, da mesma equipe.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista