O dentista que me fez trocar o pavor por apenas medo

O relato que se segue é da Jane, leitora do blog que nos conta sua história inspiradora. Leia:

* * *

Bom dia, Dra. Ana!

Venho aqui para agradecer, deixar meu depoimento e boas novas!

Vim aqui pela primeira vez em abril, cheia de medos, pois iria extrair dois dentes e sempre tive pavor de dentista. Acho que apesar de ter tido dentistas competentes, não tive a sorte de que tivessem paciência com meus temores, acho que ficavam ansiosos comigo, minha pressão aumentava, enfim, nos últimos vinte e poucos anos nunca terminei um tratamento, o medo falava mais alto.

Este ano, lendo seu Blog e sofrendo com dores, finalmente criei coragem, e Deus colocou em meu caminho o Dr. Mário Barnabé. Sabe o diferencial dele? Ele respeita meus medos, mas não se rende a eles, rs. Diz cada coisa que vai fazer, sem enrolar, sem enganar. Extraí 2 dentes, infelizmente, por estarem com a raiz quebrada, tinham tratamentos de canal antigos. Foi tudo tranquilo, mesmo o segundo, com a raiz muito quebrada.

SIM, eu ficava apavorada, mas o Dr. Mário repetia seu mantra “tenha paciência”, e eu tinha, rs. Dr. Mário, um dentista que me fez trocar o pavor por apenas medo. Durante o tratamento meu lúpus esteve muito agressivo, tive altos e baixos e ontem finalmente terminei o tratamento. Dr. Mário respeitou o meu tempo e os meus medos com sabedoria, pulso firme (que é do que preciso, rs) sem nunca ser rude, é um dentista antigo e querido na cidade, de quem beijei as mãos com lágrimas nos olhos ao me despedir ontem e agradecer por me fazer superar em parte esse trauma para o qual não tenho explicação. Depois de muitos anos FINALMENTE TERMINAR UM TRATAMENTO! Bonitinho, ele disse: “Fiquei arrepiado!”.

Finalmente!

O que quero dizer com esse depoimento é muito simples: o que nós, pessoas com medo de dentista precisamos, nada mais é do que o que encontramos aqui, respeito, paciência, esclarecimento, carinho e um dentista que não banalize ou se desespere com nossos medos. Obrigada Ana, por existir na vida de pessoas como eu, espero que todos que têm medo encontrem dentistas tão especiais como o que eu encontrei.

Agora, meu próximo desafio é encontrar coragem para implantar um dos dentes que extraí. O Dr. Mário disse que depois da minha última extração é super tranquilo… oremos!!! rsrs. Prometo que se fizer, voltarei para contar.

Um beijo muito carinhoso! <3

* * *

Um trecho do depoimento da Jane, em especial, me chamou muito a atenção (tanto que virou título do texto):  o dentista que me fez trocar o pavor por apenas medo. Interajo com pessoas que têm medo de dentista, através do blog, há mais de 3 anos (e mais que isso no consultório)… e nesse tempo pude observar que o maior desejo da maioria delas é simplesmente estalar os dedos e ELIMINAR o medo de dentista. O discurso é mais ou menos assim: “eu queria ser como as outras pessoas, pra elas é normal ir no dentista”. É um desejo compreensível! Mas eu acho que o “segredo” do sucesso da Jane em conseguir finalizar seu tratamento odontológico (além, é claro, do apoio e compreensão do seu dentista), foi entender que, pra ela, talvez nunca seja “normal” ir ao consultório odontológico… mas que é possível. Tanto é, que ela conseguiu!

Parabéns Jane, parabéns ao meu colega Dr. Mário. Vocês me fazem acreditar que vale a pena continuar dedicando o meu tempo a este projeto. Você Jane, como eu costumo dizer, encontrou “a tampa da sua panela odontológica”. Obrigada, Dr. Mário Barnabé. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Depoimentos

Marcadores:

8 comentários

  1. Oi eu aqui de novo!

    Então, minha primeira consulta no dentista foi quando eu tinha 27 anos. Sabia que tinha problemas, sentia dores. Um dos meus dentes de leite foi “comido” por uma cárie quando eu era pequena e simplesmente caiu. Minha mae falava coisas horrorosas sobre como o dentista ia tratar. Na escola também, todo mundo quando ia ao dentista chegava contando um filme de terror. Criei um medo por associação, já que eu nunca havia ido. E é muito comum na TV, filmes e etc mostrar a imagem do dentista como um maníaco com um motorzinho na mão que vai te fazer morrer de dor e arrancar todos os seus dentes. É verdade ou não é??
    Pois bem, aos 27 anos quebrei o dente e resolvi vencer o medo e ir de uma vez, tinha consciência que nada ia se resolver sozinho e a tendencia é piorar cada vez mais. No começo morri de vergonha pelas cáries, pela quantidade enorme de tártaro, mas né, vamos lá.
    A cada consulta eu ia perdendo o medo, vi que nada doia, que a dentista não era uma louca, e sim um anjo, uma pessoa que estudou muito e se dedicou bastante. Na faculdade fui de penetra a algumas aulas do curso de odontologia, peguei alguns livros por pura curiosidade e vi que era tudo muito interessante!!
    Depois coloquei aparelho ortodôntico e apesar dos incomodos estou muito satisfeita de ter vencido o medo, de ter tomado uma atitude em prol de minha saude, e esteticamente também é muito bom ver meu sorriso melhorando e eu sem nenhum problema de cárie, canal e tártaro.

    Eu sei que assim como eu muitos vao ao dentista depois de adultos. Meu conselho é que voce explique e confie em seu profissional, ele nao vai rir da sua cara e achar aquilo ridiculo, ele vai entender e te respeitar. Sim, confie, ele estudou, estagiou e sabe o que está fazendo, ok??
    Tenha em mente que td vai melhorar, tenha paciencia, as vezes o tratamento demora um pouco, mas no final vale a pena, é sua saude. E não coloque empecilhos como tempo, dinheiro, sempre há um jeitinho. Lembre-se, é melhor vc tratar uma cárie hj do que um canal amanhã…
    E outra, não assustem as crianças com histórias absurdas porque ela vai carregar aquilo pra sua vida adulta, vai ficar pior! O medo infantil pode virar uma fobia de adulto!!

    Abraços!

  2. Estou buscando na net algo que possa me ajudar a ajudar a minha filha de 14 anos a enfrentar o seu medo de dentista. Converso muito com ela, ela vai comigo e com os irmãos nas consultas e eu explico que estou levando ela em um profissional super-hiper-mega qualificado, a dra. tem muita paciência, explica o que vai fazer, é uma pessoa que transmite calma e confiança, e minha filha sabe que precisa tratar o canal, já teve muita dor, precisou tomar antibiótico, ela vai para a consulta determinada, mas ao sentar na cadeira trava e não deixa a profissional agir… eu fico entre envergonhada e irritada, completamente sem saber o que fazer.

    1. Maria Isabel, sua filha teve algum trauma no consultório do dentista? Se não teve, provavelmente ela está se pautando por experiências alheias, e não dá… cada caso é um caso. Claro, eu nem preciso explicar isso pra você, que não tem medo mas, quando a pessoa tem fobia, o discernimento fica alterado, quem fala mais alto é o medo. Enfim… tem um post que pode ajudar aqui: https://medodedentista.com.br/2011/06/como-vencer-o-medo-de-dentista.html . Se ela quiser conversar, fico à disposição –> [email protected]

  3. Depoimentos como esses que me incentivam a não desistir do sonho de ser dentista um dia! Obrigado doutora Ana Tokus pelo seu belíssimo trabalho com este blog.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista