Lábio Fissurado e Fenda Palatina: Causas e Tratamento

Você já deve ter ouvido os termos lábio físsurado e fenda palatina Esses são termos que se referem a um problema conhecido popularmente como lábio leporino, e todo mundo conhece ou tem na família alguém que tenha nascido com essa condição (eu tenho uma prima). O lábio fissurado e a fenda palatina podem ocorrer em um ou nos dois lados da boca. O bebê pode ter só o lábio fissurado, só a fenda palatina ou ambos.

Tipos de fissuras labiopalatais
Tipos de fissuras labiopalatais

O que causa o lábio fissurado / a fenda palatina?

Entre a quarta e décima semanas de gestação é que se dá, no embrião, o fechamento do lábio e do céu da boca. Às vezes ocorre um defeito nesse processo, que parece ter origem numa combinação de fatores genéticos e ambientais (doenças maternas, uso de remédios, desnutrição), e a criança nasce com a região aberta, comunicando as cavidades bucal e nasal. Ou seja: os ossos e a gengiva não se fecham como deveriam.

Quando há um caso de lábio fissurado e/ou fenda palatina na família, o risco de que outros bebês nasçam com o mesmo problema aumenta até 4%.

Dá pra evitar?

Pesquisas têm sido feitas no sentido de descobrir uma forma de evitar e/ou diminuir a possibilidade de ocorrência do lábio fissurado e da fenda palatina. O que se sabe até o momento é que mulheres que tomam ácido fólico 3 meses antes da concepção e durante os dois primeiros meses de gestação têm menor chance de terem um filho com esta anomalia.

Com que frequência ocorrem esses problemas?

No Brasil estima-se que 1 em cada 650 crianças nasça com fissura labiopalatal, o que dá quase 6000 casos por ano. No país todo, seriam cerca de 280.000 fissurados, entretanto não se sabe quantos já receberam tratamento.

Que tipo de problemas o lábio fissurado e a fenda palatina causam na criança?

Problemas estéticos, dentários, no desenvolvimento da fala, auditivos, nutricionais e infecções crônicas. Mas além dos problemas físicos, os emocionais / psicológicos e de autoestima precisam ser altamente considerados (e tratados).

Qual é o tratamento?

Fissura labial e fenda palatina
Fissura labial e fenda palatina

Essencialmente cirúrgico. A cirurgia de lábio fissurado já pode ser feita aos 3 meses de vida, enquanto a de fenda palatina entre os 12 e os 18 meses. Mas as consequências para o fissurado não são só físicas. É preciso o trabalho conjunto de uma série de profissionais: pediatra, cirurgião bucomaxilofacial (que é dentista, viu?! ;)), cirurgião plástico, cirurgião-dentista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo.

Operação SorrisoMas o atendimento público em saúde no Brasil não dá conta da demanda e o tratamento particular fica caro, não fica? Pois é. Mas felizmente existe a Operação Sorriso, uma ONG que atua desde 1982, através de profissionais voluntários, oferecendo cirurgias gratuitas para crianças em mais de 60 países, devolvendo a elas o sorriso e a esperança de um futuro melhor.

Visite o site deles, siga no Twitter e curta no Facebook! Mesmo que você não precise deles, ajude como puder… nem que seja divulgando.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Cirurgia

Marcadores:

9 comentários

    1. Rosinha, a ONG Operação Sorriso realiza cirurgias gratuitas de correção de fissura lábio-palatal, mas é preciso passar por uma triagem antes. A próxima triagem de que tenho notícia será em Rondônia, não sei se fica perto ou longe pra você. Veja –> http://odontodivas.com/2014/11/operacao-sorriso-realizara-mutirao-de-cirurgias-gratuitas-em-porto-velho.html

      De qualquer forma, entre em contato com eles, certamente eles podem ajudar! –> http://www.operacaosorriso.org.br

  1. Ana, parabéns pelo texto sempre muito informativo! Você poderia me dar um help? Eu trabalho muito e não tenho tempo de ir a dentistas fazer uma pesquisa relacionada ao aparelho ortodôntico autoligado, eu só precisava saber quanto custa para colocar (o preço pelo aparelho), pois optei por não colocar o tradicional (que se usam as borrachinhas coloridas). Preciso de uma correção leve e só preciso saber o preço em media desse aparelho pra saber se esta dentro do meu orçamento, e já que você é de Curitiba também, acredito que possa me ajudar. Aguardo seu email ou comentario. Muito obrigada.

    1. Jaqueline, não há “média”. O tratamento com o autoligado costuma ser um pouco mais caro do que com o tradicional, mas o valor varia bastante, pois depende da marca com a qual o dentista trabalha, da qualificação do dentista (se é especialista ou não), da dificuldade do tratamento… ou seja, é preciso procurar um ortodontista e fazer uma avaliação. Qualquer coisa que eu diga pra você será “chute”.

  2. Excelentes textos, Tokus (a chamávamos apenas pelo sobrenome na UFPR já que de você conhecíamos apenas os resumos para as provas – que aliás ainda devem estar circulando por lá… rs). Parabéns pelo blog. Muito bem escrito.

    1. Ahauahauaha Nanda! Obrigada… pois é… acho que foi naquela época que começou a aflorar em mim o desejo de virar blogueira. O “Tokus” é na verdade apelido dessa época de faculdade, não sei bem de onde veio, mas me acompanhou o curso todo e até depois dele. E eu curto, tanto que continuo usando. Abração!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista