O Blog Medo de Dentista faz 3 anos!

3 anosNeste dia, no longínquo (!) ano de 2010, este blog caia na boca do povo! 3 anos passam voando e, ao mesmo tempo, representam um período enorme quando eu paro pra pensar na variedade de temas que já abordei aqui, na quantidade de perguntas que respondi e em todo o tempo que dediquei e dedico a este projeto.

São quase 500 posts distribuídos em 34 categorias… estamos perto de 20.000 comentários. Embora eu esteja postando muito menos que outrora, ainda passo uma boa parte do meu dia “aqui dentro”, respondendo dúvidas de leitores. Diariamente são cerca de 25 perguntas, e tem final de semana que esse número dobra! E eu respondo TODAS, é um compromisso que assumi e graças a Deus tenho cumprido.

Nesses 3 anos acertei mais do que errei, felizmente. Entre erros e acertos aprendi muito, tanto sobre Odontologia quanto sobre pessoas. A Internet pode até parecer um ambiente impessoal, mas não é. Diariamente tenho a oportunidade de entrar em contato com os sentimentos dos leitores… dor (de dente, pós-cirúrgica), vergonha (de sorrir, do dentista), medo (da anestesia, da dor, do dentista), raiva (de algum dentista,  e acaba sobrando pra mim ;)), gratidão (por me dedicar a este trabalho). Quero agradecer do fundo do meu coração a cada pessoa que se manifesta nos comentários dos textos do blog apenas com a intenção de agradecer e de me desejar coisas boas. Não é necessário, mas justamente por isso essas manifestações são tão especiais. Obrigada, esse é o meu “salário”.

Das coisas que aprendi nesses 3 anos, ressalto algumas:

  • Gente com dor de dente não tem senso de humor. Compreensível. 
  • Não importa quantas vezes eu esclareça uma dúvida no texto. A mesma dúvida surgirá nos comentários.
  • Não importa quantas vezes eu esclareça uma dúvida nos comentários. A mesma pergunta será feita novamente por outro leitor.
  • A pergunta mais frequente é: É normal?
  • A segunda pergunta mais frequente é: Quanto custa em média?
  • 30% dos leitores não confiam em seus dentistas, mas confiam em mim. Aí fico pensando: qual o diferença entre o dentista virtual (eu) e o dentista real? Cheguei à seguinte conclusão: quando há uma relação comercial entre as partes, há margem pra desconfiança. Infelizmente.
  • Muita gente acha que tem fobia, mas não tem: tem medo, ansiedade e vergonha por sentir medo (ou de abrir a boca para o dentista).
  • As pessoas geralmente têm uma auto-percepção das suas condições bucais bem pior do que a realidade.
  • Mesmo o texto mais bem intencionado do mundo será entendido, por alguém, como interesseiro, corporativista, tendencioso, etc.. Problema de quem lê… minha intenção, no final das contas, permanece.
  • Algumas pessoas acham que discordar é não aceitar críticas. Geralmente elas começam a achar isso quando os argumentos acabam.
  • As pessoas ficam surpresas quando têm suas perguntas respondidas. E eu respondo sempre!
  • Todas as perguntas são urgentes. 🙂

E se tem blog de Odontologia fazendo aniversário, tem que ter sorteio, não é mesmo? Não :D. Dessa vez não tem (pelo menos não pra comemorar a data). Mas até o final do mês dá pra vocês participarem do sorteio do livro Fundamentos em Odontologia para TSB e ASB, em parceria com a Editora Elsevier. Participem!

Agradeço mais uma vez pela sua audiência, caro leitor, pela sua amizade, caro parceiro, e por você que divulga o conteúdo deste blog simplesmente porque gosta do que lê. E bora trabalhar, porque ainda tem muita gente com medo de dentista por aí…

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

17 comentários

  1. Ana, PARABÉNS pelo lindo trabalho que você desenvolve através do seu blog! Já falei um monte de vezes o quanto admiro sua pessoa, pois a beleza do seu caráter transparece em seus artigos!
    Que Deus lhe conceda ricas bênçãos! Beijos enormes!

  2. Parabéns pelo lindo trabalho que vem fazendo.
    Fico feliz que você consiga ajudar tantas pessoas com tão boa vontade e simplicidade em suas explicações.
    Um forte abraço e que Deus lhe abençoe sempre.

  3. Parabéns Ana! Seu blog é um baita sucesso. Continue sempre assim. E saiba que você é o blog que mais manda acessos para o Dicas Odonto. Me sinto honrado em ser seu parceiro na blogosfera odontológica. Bjos

    1. Obrigada, Luiz! Fico muito feliz em saber que o Medo de Dentista manda muitas visitas pro Dicas Odonto… até porque, eu acho nossos blogs muito parecidos, pois falamos tanto com leigos quanto com dentistas… então é natural essa “cumplicidade”. Também curto demais seu blog e nossa parceria. Beijão!

  4. Oi dra, meu marido extraiu 2 dentes que estavam quebrados ha algum tempo, só q dentista nao deu ponto, achei muito estranho, isso ta certo?

    1. Juliana, o ideal é dar ponto sempre, por uma questão de proteger o local (a ideia não é nem “fechar a ferida”). Mas se o dentista do seu marido não julgou necessário, ok.

  5. Mas acho que você deveria voltar a postar como antes. Hoje é um post por semana… Mesmo assim, continua tudo muito perfeito.

    Forte abraço!
    Saúde e sucesso.

    1. Obrigada, André! É por falta de tempo, mesmo. O número de perguntas aumentou muito nos últimos meses. Como eu tenho como prioridade respondê-las, acabo postando menos. 🙂

  6. Oi Ana, acompanho sempre seu blog, parabéns pelos 3 anos! 🙂

    Mas eu estou com um problema, a molinha que meu dentista colocou para separar o aparelho, caiu, o que devo fazer? tem como colocar de novo por conta própria? Obrigado! 🙂

    1. Obrigada, Felipe! Se falta muito tempo para a próxima consulta, eu sugiro que você procure seu dentista antes. Se não, até lá, não haverá estímulo algum pra que esse espaço abra. Não que seja urgente, mas…

  7. Parabéns, muito bom esse blog, a primeira vez que entro aqui e ja descobri varios metodos de confiança para perder o medo de ir ao dentista, muito obrigado.

  8. Ana, parabéns pela data e tomara que o teu blog continue nessa trajetória de sucesso e, principalmente, de qualidade, que são tuas marcas registradas. Conte sempre comigo e com minha pouca, porém amiga, força. Grande abraço e vida longa ao MDD. 😀

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista