O que é dilaceração (dentária)?

Dilaceração radicularFale a verdade: quando você se submete a algum tipo de exame de imagem, você aguarda o dia da consulta pra abrir o exame e ouvir o resultado da boca do seu médico ou dentista? Duvido. Ninguém espera, a gente fica super curioso pra saber se está tudo bem. É normal! O problema é que as informações que a interpretação radiográfica traz nem sempre são do alcance da compreensão de quem não entende do assunto…

… e aí os mal-entendidos são comuns. É cada vez mais frequente que as pessoas busquem na Internet informações sobre saúde. É uma tendência que, creio eu, não tem mais volta. A informação está democratizada, e eu acho isso bom. Mas, de vez em quando, recebo o apelo desesperado de algum leitor que transcreve o laudo do exame e me pergunta o que querem dizer aquelas palavras difíceis. E muitas vezes o termo dilaceração está no meio.

No que é que você pensa ao ler ou ouvir o termo dilaceração? Segundo o dicionário, é o “ato de rasgar a carne com um objeto ou as mãos“. Não parece coisa boa, né?! É natural que a pessoa que lê essa palavra num exame com seu nome fique achando que não vem coisa boa por aí!

Dilaceração radicular
Radiografia: dilaceração radicular

Só que dilaceração, em se tratando de dentes, nada mais é que uma raiz torta. Só isso. Não é doença, não dói e não requer tratamento. A dilaceração é apenas um achado radiográfico, mas é importante que sua existência conste no resultado do exame porque ela pode se tornar um problema no caso da necessidade de extração do dente, tracionamento ou de tratamento de canal. Imagine a dificuldade pra se tratar o canal de um dente que possua uma raiz com dilaceração… e pra extrair raízes em forma de “gancho”? Pobre dentista! Por isso, cuide bem do seu dente “dilacerado” pra não precisar nem de uma coisa, nem de outra.

Não se sabe ao certo o motivo que leva a raiz de um dente a ficar torta de forma acentuada. Mas traumas (batidas) durante a fase de desenvolvimento dentário, quando os dentes ainda estão dentro da gengiva, parecem ter associação com a existência de uma dilaceração radicular.

Mais tranquilo agora? 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Radiologia

53 comentários

  1. Olá Dra. Ana. Tenho a má sorte de ter os 4 caninos inclusos devido as raízes serem dilaceradas, nesses casos é possível “endireitar” as raízes e puxá-los pra fora com tracionamento ou em pacientes com essa dilaceração é necessário extrair e colocar implante?

    1. Não dá pra “desentortá-las”, Sarah. Se a dilaceração realmente impedir o tracionamento, não tem jeito: extração e implante.

  2. Boa noite Dra., te agradeço por me responder e me tranquilizar, pois estava um pouco aflita… gostei muito da atenção q vc dá para seus leitores, fiquei feliz por ter uma pessoa assim tão amável como vc, q Deus possa te abençoar grandemente cada dia mais… bjus

  3. Boa tarde, fiz um rx para colocacao de aparelho mas minha dentista me encaminhou para um patologista prq a raiz do meu dente 21 está torta. Pra que sera q a dentista me encaminhou para patologista? Será alguma doença ?

    1. Maria Helena, não sei. Ela por acaso mencionou mais alguma alteração além da raiz torta? Talvez não haja “raiz torta”, mas deslocada por alguma coisa (um cisto, por exemplo… mas estou apenas supondo).

          1. Gostaria muito d enviar a foto, mas na hora dá enviado… mas depois vem uma mensagem dizendo q falhou envio… ??

  4. Oi Dra, acho que estou com um problema!! Rsrs Já extraí 3 dentes do siso, mas ainda me resta um (o dente 48), porém, esse dente está me deixando MUITO AFLITA e ANSIOSA. Segundo o meu dentista, é melhor fazer uma remoção de coroa e deixar a raiz do dente, porque a raiz está próxima ao nervo, só que estou com medo de possíveis infecções ou até mesmo Parestesia. Na análise do laudo da Tomografia que fiz está assim (Dente 48 – incluso na posição ortorradial, levemente deslocado para a região lingual do rebordo alveolar, dilaceração radicular (Dr), presença do canal da mandíbula (Cm) passando por entre suas raízes).
    Estou com muito medo, confesso! Desde já agradeço a atenção, beijos!

      1. Obrigada Dra, vou dar uma olhada no post! Eu poderia estar enviando a foto da tomografia, para você me dar uma opinião??

  5. Ola dra. Ana.
    Estou tratando um canal, já fui a 3 visitas ao dentista e só na terceira ida ele informou que meu dente tem uma dilaceraçao radicular. Estou aflito. Pode dar algum tipo de complicaçao a minha saúde, posso perder o dente?

    Fico aguardando ansioso pela sua orientaçao.

    Desde já agradeço.

    1. Victor, a dilaceração é um desvio na raiz, ou seja, a raiz do seu dente é torta. Isso não é um problema em si… o problema é quando há necessidade de tratar canal, porque dificulta bastante. Se for impossível tratar o canal, pode haver indicação de extração, sim. Mas estou pensando no pior caso, geralmente é possível tratar, sim.

  6. Dra. Ana, só de ler seus comentários e ver o carinho e atenção que dedica aos leitores, tenho vontade de te dar um beijo!!! Obrigada por fazer a diferença! Muito sucesso!! Voltarei mais vezes! 🙂

  7. Boa tarde, por favor me ajude, fiz uma radiografia e no resultado deu presença de nódulo pulpar nas unidades 16, 26, 27, estou assustada, por favor me esclareça esse resultado.

    1. Analine, não precisa se preocupar, nódulos pulpares são pequenas massas calcificadas localizadas no tecido pulpar, aderidas ou não às paredes do canal. Em resumo: são “bolinhas” de tecido duro dentro do canal de um dente. Elas não são um problema em si, e só vão atrapalhar se um dia você for tratar o canal desses dentes. Se não, vida normal.

  8. Ola tudo bem? Entao, para comecar nao tenho dilaceracao dentaria, mas fiz uma radiografia panoramica e minhas raizes nao estao “alinhadas”, o que isto poderia me causar?

    1. Cecilia, se as raízes não estão alinhadas, provavelmente é porque as coroas também não estão. Se não isso não é algo que incomoda você esteticamente e não leva à retenção de resíduos e à dificuldade de higienização, em princípio, nem é preciso intervir.

    1. É, Maria. Apenas o ortodontista tem que ficar atento à movimentação das raízes, já que essa diferença de anatomia pode causar problemas.

  9. Fiz uma panorâmica e diz: “SEIOS MAXILARES RADIOTRANSPARENTES e EXTENSÃO DOS SEIOS MAXILARES EM REGIÃO DE MOLAR”. O que quer dizer isso?

    1. Tudo normal, Catia. “Radiotransparentes” quer dizer que os seios maxilares, um local que fica acima dos dentes superiores, dentro do crânio, estão radiograficamente “limpos”. E às vezes a parte de baixo deles fica bem próxima das raízes dos dentes superiores, é isso que quer dizer “extensão”. Fique tranquila.

  10. Olá doutora, gostaria que me ajudasse, recentemente fiz exames para colocar aparelho ortodôntico, no entanto meus exames deram que tinha dilaceração nos dentes da frente e que devido a isso não era possível colocar aparelho. Fiquei arrasada, pois meus dentes são muito tortos, não posso nem sorrir para fotos. Existe algum jeito para ajeitar meus dentes?

    1. Ádria, se o aparelho não é uma opção, a saída é pensar em restaurações estéticas, facetas ou coroas, elas podem “disfarçar” o mau posicionamento dentário. Procure um dentista especialista em estética (dentística) e faça uma avaliação.

  11. Boa noite Dra. Ana!
    Me ajude por favor a achar uma solucao, coloquei aparelho e foi preciso extrair um dente do lado do canino, o dente estava perfeito, a dentista fez isso p puxar o canino q nao nasceu, estava no ceu da boca.
    So que esse dente a raiz ficou torta mesmo com anos de aparelho e varias tentativas do meu dentista de endireitar a raiz nao resolveu.
    Isso ta me impossibilitando de implantar o dente retirado, continuo c a falha e com aparelho ha anos, fiz o ultimo raio x ontem e fiquei super chateada, n aguento mais esse aparelho, essa falha e nao cabe implante por causa da raiz deitada, meus dentes ja estao alinhados p tirar o aparelho o que eu faco doutora? Tem implante com pinos menores ? Tem espaco entre os dentes, so na raiz q n tem!! To mto mal por isso, nao consigo nem sorrir mais.

  12. Bom dia Drª. Ana!!!!!

    Venho aqui para agradecer, deixar meu depoimento e boas novas!
    Vim aqui pela primeira vez em abril, cheia de medos pois, iria extrair dois dentes e sempre tive pavor de dentista, acho que apesar de ter tido dentistas competentes, não tive a sorte de que tivessem paciência com meus temores, acho que ficavam ansiosos comigo, minha pressão aumentava, enfim, nos últimos vinte e poucos anos nunca terminei um tratamento, o medo falava mais alto. Esse ano, lendo seu Blog e sofrendo com dores, finalmente criei coragem e, Deus colocou em meu caminho o Dr. Mário Barnabé, sabe o diferencial dele? Ele respeita meus medos, mas não se rende a eles, rs. Diz cada coisa que vai fazer, sem enrolar, sem enganar, extraí 2 dentes, infelizmente, por estarem com a raiz quebrada, tinham tratamentos de canais antigos. Foi tudo tranquilo, mesmo o segundo, com a raiz muito quebrada, SIM!!!! eu ficava apavorada, mas o Dr. Mário repetia seu mantra ¨Tenha paciência¨, e eu tinha, rs. Dr. Mário, um Dentista, que me fez trocar o pavor por apenas medo, durante o tratamento meu Lúpus esteve muito agressivo, tive altos e baixos e ontem finalmente terminei o tratamento. Dr. Mário respeitou meu tempo, meus medos com sabedoria, pulso firme (que é do que preciso, rs) sem nunca ser rude, é um dentista antigo e querido na cidade, de quem beijei as mãos com lágrimas nos olhos ao me despedir ontem e agradecer por me fazer superar em parte esse trauma para o qual não tenho explicação, e depois de muitos anos…FINALMENTE TERMINAR UM TRATAMENTO o/. Bonitinho ele disse: – Fiquei arrepiado!
    O que quero dizer com esse depoimento é muito simples; o que nós, pessoas com Medo de Dentistas precisamos, nada mais é do que o que encontramos aqui, respeito, paciência, esclarecimento, carinho e um Dentista que não banalize ou se desespere com nossos medos. Obrigada Ana, por existir na vida de pessoas como eu, espero que todos que têm medo, encontrem Dentistas tão especiais como o que eu encontrei. Agora, meu próximo desafio é encontrar coragem para implantar um dos dentes que extraí, o Dr. Mário disse que depois da minha última extração é super tranquilo, oremos!!! rsrs. Prometo que se fizer, voltarei para contar. Um beijo muito carinhoso! <3

    1. Jane, muito muito muito obrigada por voltar aqui e deixar seu testemunho. São histórias de vida como a sua que me fazem ter certeza que vale a pena continuar dedicando o meu tempo a este projeto. Você, como eu costumo dizer, encontrou “a tampa da sua panela odontológica” ;). Obrigada, Dr. Mário Barnabé. 😉

      1. Ahh Drª. Ana!!! Nós, seus leitores e seguidores, é que devemos agradecer, por esse Blog e todos os esclarecimentos, na maior parte divertidos e descomplicados, que nos encorajam. Parabéns, para o alto e avante!!!!!!!!!

  13. Olá Ana, tudo bom? Bom, há algum tempo venho sentindo uns formigamentos na região da testa. Não é aquele formigamento de quando ficamos com a perna em um ponto, parada, e sentimos aquela coisinha desagradável que some com o tempo. É como se tivessem bolinhas pocando por dentro do rosto, ou uma sensação de poeira. Principalmente quando eu pisco os olhos com força. Já tive momentos mais incômodos, mas ultimamente tenho melhorado. Não completamente, mas de forma considerável. Fiz vários exames e não deu nada. Fiz uma panorâmica e deu algumas coisas, como a própria “raiz torta”. Eu gostaria de saber se é possível que um siso possa causar esse tipo de sensações, se ele pode estar pressionando algum nervo, mesmo que eu não sinta dor alguma. Agradeço muito a atenção!

    1. Realmente Gabriela, quando ocorrem “sensações estranhas” como você descreve, algumas vezes a origem pode ser a compressão de um nervo. Mas considerando a distância entre a testa e os sisos, além da própria anatomia da região, acho muito improvável que essa seja a causa.

  14. Já estou em um tratamento há 10 anos, devido ao canino incluso e posicionado do lado oposto. Já puxei e girei ele pela metade, porem na raio x mostra que a raiz do canino esta entre a do pre molar e esta atrapalhando o dente de descer e girar. Estou preocupada devido ao tempo, e sem saber o que fazer.

    1. Nete, 10 anos é tempo demais pra um tracionamento… será que não seria o caso de extrair esse dente e fazer um implante? Converse com o seu dentista.

  15. Olá,
    Acabei de fazer uma restauração, e assim que sai do consultório o dente começou a doer muito. Tomei um analgésico, como a dentista tinha recomendado em caso de dor, mais ainda não melhorou. O que devo fazer ?
    A restauração foi com resina.

    1. Diego, a dor deve diminuir de forma gradual, continue tomando o analgésico se precisar. Quando se faz uma restauração, várias substâncias são colocadas sobre o dente (ácido, adesivo e a própria resina da restauração), e todas elas têm potencial de “agredir o nervo” do dente… por isso a sensibilidade.

  16. Olá Ana, eu tenho o que se chama de sobremordida ou mordida profunda, porem nao cobre totalmente os dentes inferiores, ou seja, nao e uma mordida profunda total, nesse caso você acha que em media quanto tempo eu consigo corrigir? Sei que cada caso e um caso, mas eu so queria uma media de tempo.

    1. Isabely, depende da mecânica que o seu ortodontista vai utilizar, do alinhamento inicial dos dentes, etc.. Tratamentos ortodônticos para esse fim costumam levar uns 2 anos (mas essa é só uma estimativa).

  17. Hoje retornei ao dentista e marquei as extrações para segunda-feira. Tenho Lúpus, pressão alta, além de um pavor enorme, isso só dificulta, eu sei, eu sei, mas não está em mim, só prá falar com o dentista hj eu tomei calmante, ainda bem que ele parece ser paciente. Farei as duas extrações no mesmo dia, as raízes estão rachadas e ele falou em fazer implante depois. Morri!!! Você tem algum conselho para que eu fique calma e não atrapalhe o trabalho dele??? Obrigada e não me ache horrível, não está em mim ser assim, tenho 52 anos e apesar de todo o medo não tenho cáries \o/ só troca de restaurações antigas e essas extrações!!! Segue o post que tinha colocado no face. Obrigada por me ouvir ;D!

    Medo dos medos, fui ao dentista, depois de sofrer com muita dor e vou ter de extrair 2 dentes, estou em pânico, algum conselho, por favor? São dentes sem recuperação, um que foi feito canal e quebrou a raiz e o outro de um canal muuuuuuuuuuuuuito antigo e que está com infiltração, medo de adiar mais e mais e sofrer de novo :(((((((((((((((((((. medo, medo, medo, socorro, quero anestesia geral! abçs

    1. Jane, você já pensou em sedação com óxido nitroso (analgesia inalatória)? É possível, também, sedação por via oral, com benzodiazepínicos. Converse com o seu dentista sobre essas possibilidades. São técnicas que podem ajudar pacientes como você. Até a anestesia geral é possível, o problema é que esse tipo de procedimento necessita de ambiente hospitalar, internação, médico anestesiologista, etc.. Mas dá.

      1. Em primeiro lugar gostaria de agradecer por responder e me tranquilizar. Bem, eu conversei sim com o dentista, em tom de brincadeira sobre sedação, porém ele disse que não trabalha com esses métodos e me tranquilizou dizendo que ia ser tranquilo, imagino que aqui em Indaiatuba não tenha nenhum dentista que trabalhe com esse método, mesmo que houvesse imagino que não poderia arcar com os custos. Acho que o jeito mesmo será contar com a paciência do dentista, com minhas orações e meu inseparável Pasalix. De qualquer forma, agradeço muito por você me tranquilizar, quero parabenizar esse espaço pois, apesar de algumas pessoas acharem graça, medo de dentista não é nada engraçado. Parabéns pela sua iniciativa! Me deseje sorte. Depois conto como foi, rs

          1. Boa tarde, tudo bem? Beeeem, depois de deixar registrado meu desespero em extrair dentes, venho aqui contar que passei hoje pela experiência que, na realidade deve ter sido torturante para o dentista, rs. realmente fiquei extremamente ansiosa, minha pressão sobe, enfim, tomo calmante, acendo vela e oro muito antes de sair de casa, mas na hora… mas foi tranquilo, graças a Deus, por fim ele só extraiu um e vai observar o outro. Esse que ele tirou era o dente que estava com a raiz quebrada ha 3 anos (sim eu sei, fui negligente 🙁 ) e tinha um cisto, mas para alguem que não extraia um dente ha quase 30 anos, foi indolor, pelo menos até agora. Venho novamente agradecer a sua atenção, paciência e por criar esse espaço para pessoas que sofrem com esse medo inexplicável de vocês. Um beijão, e espero que o pior tenha passado, agora ficará o restante do tratamento, rsrs. troca de restaurações. Eu venho aqui de vez em quando e conto os detalhes sórdidos. rsrs

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista