Um 2013 sem medo de dentista

2013 sem medo de dentista

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

12 comentários

  1. Ola Dra. Ana, nao tenho medo de dentista mas tenho muita vergonha, quando era crianca fui tratar meus dentes e quando a dentista viu meus dentes comecou a me xingar de porca, que eu nao sabia nem escovar os dentes, mas eu era crianca e minha mae nao me obrigava a escovar, sai do consultorio chorando muito, depois de uns tres meses em uma brincadeira cai de boca no chao, a partir dai meus dentes nunca mais foram os mesmos. Hoje tenho 25 anos e meus dentes sao horriveis, quebrados, cariados, quero me tratar mas tenho medo de ir a um dentista e acontecer tudo de novo, pois agora sim eles estao horriveis.

    1. Natali, o papel do dentista é ajudar você com quaisquer problemas bucais que você tenha e orientá-la pra que nunca mais eles aconteçam. NUNCA julgar o paciente. Se a dentista que atendeu você na infância fez isso, ela fez MUITO errado. Portanto, não baseie sua percepção do profissional de Odontologia nessa pessoa, ela é exceção. Você precisa procurar um dentista no qual confie, pra que ele ou ela possa ajudar você. Pergunte pra sua família, amigos, se eles indicam alguém de confiança. Esse costuma ser um bom caminho pra acertar na escolha.

  2. Oi Ana, eu tenho 12 anos e morro de medo do dentista.
    Uma vez quando eu fui pro dentista fui obrigado a ficar, as pessoas me segurando porque eu morria de medo. Já fiz até canal e fiquei quieto pq nao doeu, e meu medo é de extração, como perder esse medo?
    Me ajude por favor.

    1. Juninho, eu não sei quando foi que aconteceu esse episódio em que as pessoas seguraram você, mas creio que deva fazer um certo tempo. Hoje você já é grande, tem 12 anos, e consegue compreender as coisas. Tenha em mente que o dentista só quer ajudar você e que, qualquer procedimento que ele faça será feito com anestesia… e aí não vai doer. Você até vai sentir ele “mexendo” em você, mas dor não. E você sabe disso, pois até canal já fez, não é mesmo? Então… extração é a mesma coisa do ponto de vista da anestesia: o dentista vai anestesiar você, tirar o dente, dar uns 2 pontinhos e acabou. Pode ficar tranquilo quanto a isso. 🙂

  3. Oi Ana, parabens pelo site. Descobri seu site hoje por acaso. Estava dando uma olhadinha nas minhas restaurações e achei algo um pouco estranho (cor das restaurações brancas), então resolvi dar uma pesquisada e me esbarrei no seu site e devo confessar que gostei muito dos artigos que li. Quando criança e durante minha adolescencia nunca tive medo de dentista, mas ha alguns anos atras (hoje estou com trinta anos) precisei ir ao dentista e devo confessar que ai começou o meu pavor. Foi uma sucessão de erros e dores: 1° uma restauração que não segurava de jeito algum, a refiz 03 vezes (foi esse tal dente que me chamou a atenção no dia de hoje, espero que ele não volte a dar problemas), 2° mais uma vez outro dente que a restauração com poucos dias de realizada, comendo um doce, não é que a bichinha soltou? Vamos restaurar mais uma vez. A 3° o dentista fez a restauração e não fechou completamente, então comecei a sentir dores horriveis quando me alimentava, resolvi ir a outro dentista , não é que fez todo o procedimento sem anestesia… fui a outro mundo e voltei…. Depois desse dia criei um certo medo de ir ao denstista. Depois desse infeliz episodio tive que voltar a outro dentista, o procedimento foi realizado com anestesia, e tudo ok. Mesmo assim ainda tenho um pouco de medo.
    Obrigada. Camila

    1. Obrigada pela visita, Camila. Eu acho que a questão é você achar um dentista no qual confie… aí certamente não vai mais ter medo.

  4. Li os comentários sobre o pavor de dentistas, que é o meu caso, e gostaria de saber se as alternativas apresentadas existem aqui no Rio, onde ficam, quem faz e o custo aproximado, para saber se e acessível para mim. Obrigada.

    1. Miriam, sobre que alternativas você fala? De qualquer forma, no Rio de Janeiro certamente você vai encontrar muitos profissionais e recursos que podem ajudar. É questão de procurar um dentista que trabalhe com a técnica que você procura e fazer uma avaliação.

  5. Eu tenho panico a dentista, ha uns 20 anos não faço tratamento bucal, vou quando doi e ponto… ja fui capaz de sair da cadeira da dentista anestesiada sem deixar ela fazer nada, isso é mto ruim… meus dentes não estão nada bem e não sei como fazer pra isso acabar… ouço o barulho do motor já era… arrepios, tremedeira inteira e choro mto… o q fazer ? Já ouvi falar de dentistas q dão anestesia geral e tratam td de uma vez, mas não conheço nenhum e nem grana pra isso… obrigada.

    1. Simone, é possível sim ser atendida com anestesia geral, mas talvez no seu caso uma sedação seja o suficiente. Essa sedação pode ser feita com um remédio via oral, por via endovenosa ou até com gás (óxido nitroso). São opções bastante seguras.

  6. Sabe, deixei de cuidar da minha saúde bucal por questão de uso de crack, perdi os dois dentes da frente, aqui na minha cidade não tem dentista do sus, vou procurar um faculdade aqui em outra cidade para arrumar, tinha uns dentes bonitos e fortes, hoje não, será que o procedimento demora, e dolorido rancar os dentes?
    Obrigado

    1. Alex, depende do procedimento. Se você ainda tem as raízes desses dentes, talvez seja possível tratar os canais, colocar pinos e coroas protéticas nesses 2 dentes. Se não, o jeito é extrair mesmo (o que não dói, você será anestesiado e não vai sentir nada). Nesse caso, esses dentes poderiam ser substituídos com uma ponte removível, uma ponte fixa ou implantes + prótese sobre implante. Procure uma faculdade sim, é uma forma de ser bem atendido e com custo baixo. Mas procure logo, ok?!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista