Descobri dia desses algo, no mínimo, curioso: a cadeira elétrica, aquele artefato usado, principalmente nos EUA, para executar condenados à morte, foi inventada por um… DENTISTA! Essa informação me deixou intrigada… fiquei imaginando o processo criativo que levou à invenção. Fui pesquisar…
O ano era 1881. O dentista e ex-engenheiro naval Albert Southwick presenciou a morte de um senhor que, mamado extremamente bêbado, tocou nos cabos elétricos de um gerador. O colega pensou, então: “Parece ter sido uma morte rápida e sem sofrimento!” E foi contar a novidade ao amigo David McMillan, senador norte-americano. O senador, lépido e fagueiro, argumentou com o então governador de Nova York, David B. Hill, que o método de execução até então usado, o enforcamento, era coisa do passado, e que havia uma alternativa mais moderna e “humana”: a morte por eletrocução. Desde 1884, a cadeira elétrica foi usada para matar mais de 4 mil pessoas nos EUA. Hoje está em desuso, substituída quase por completo pela injeção letal.
A analogia é inevitável: cadeira de dentista –> cadeira elétrica. Tem gente que parece que prefere sentar nesta última do que se “aventurar” num consultório odontológico. A diferença é que na cadeira elétrica o cara senta pra morrer. Na cadeira de dentista, o cidadão morre de medo de sentar. Rá! 😀
Moral da história 1: Visite seu dentista regularmente, e não só na hora da morte. Evita muita dor de cabeça (e de dente), além de, acredite, fazer um bem danado pra saúde!
Moral da história 2: Mesmo que um dentista tenha feito você sofrer, a intenção inicial dele era boníssima!
Moral da história 3: Se beber, não encoste em nada eletrificado. Pode ter um dentista olhando. 🙂
3 comentários
>Fantástico o post, Ana! Nesse ponto eu até dou razão para os pacientes terem medo da gente… 😛
E já que todo mundo acha que a gente domina tudo quanto é meio de tortura, fica a dica: injeção letal com carpule!!! HAHAHAHA! (Pronto, mostrei meu lado sádico… :P)
>Caraca dra essa realmente foi fantástica! Puxou do fundo do baú! Parabéns, e a analogia não está muito fora da realidade! hehe
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.