Tenho incisivos laterais conóides. O que fazer?

Os incisivos laterais são dentes que costumam dar trabalho no que se refere à estética do sorriso. Às vezes eles simplesmente não existem, outras vezes eles nascem com um formato estranho, menores do que o normal. No segundo caso, chamamos esses dentes de conóides, uma referência ao aspecto “pontudo” que eles assumem.

Por que os incisivos laterais nascem conóides?

Não são só os incisivos laterais que podem nascer conóides, embora, geralmente, o problema ocorra com eles. Não se sabe ao certo o que causa essa má formação, mas o fator hereditário parece estar envolvido, ou seja, se seu pai ou sua mãe tem dentes conóides, há uma boa chance de que você também tenha (ou venha a ter). Cerca de 1% da população tem dentes conóides, com maior ocorrência no sexo feminino.

Cheryl Cole
Os laterais (ex) conóides da cantora inglesa Cheryl Cole.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico, ou seja, é preciso procurar um dentista e fazer uma avaliação. Mas claro, dependendo do caso, a própria pessoa já “desconfia” que tem alguma coisa errada… afinal, dentes conóides costumam ser bem menores dos que os dentes com anatomia normal. Ainda, é possível que os 2 ou apenas 1 dos incisivos laterais seja conóide.

Qual é o tratamento?

Não existe uma forma “natural” de reverter a anatomia de um dente conóide. Ele é conóide e pronto. Portanto, a solução é restauradora (restauração direta / indireta) ou protética (coroas). Então é só procurar o dentista e ele resolve rapidinho? Não é bem assim… o planejamento de um caso de dentes conóides pode ser bem mais complexo.

A primeira coisa a se analisar é o espaço disponível. Como já falei antes, dentes conóides são menores, portanto, ocupam menos espaço que dentes normais. Então, é bastante provável que não haja espaço suficiente para fazer uma restauração esteticamente satisfatória. Porque não é só uma questão de deixar o dente “menos pontudo”, mas de adequar tanto a largura quanto o comprimento dele. E como obter espaço? Com aparelho ortodôntico.

Mas vamos supor que o espaço seja suficiente e adequado… aí as coisas ficam um pouco mais fáceis.

A solução mais rápida é a restauração direta, aquela que o dentista mesmo faz em consultório. É preciso que o profissional faça uma análise da proporção dos dentes anteriores (caninos, incisivos laterais e incisivos centrais), de ambos os lados, para determinar se é preciso “mexer” apenas nos laterais ou se pode ser esteticamente interessante restaurar outros dentes também. Geralmente o paciente é moldado e um estudo é feito sobre um modelo de gesso dos dentes do paciente, o que se chama enceramento diagnóstico.

Outras formas de se resolver o problema dos incisivos laterais conóides são: facetas (restaurações e cobrem toda a parte da frente de um dente) e coroas protéticas. No caso das coroas, os dentes precisam ser preparados (desgastados) pra receber as próteses. Algumas vezes, e aí vale a avaliação da necessidade segundo o dentista, esses dentes têm seus canais tratados e recebem pinos ou núcleos, onde serão fixadas as coroas. As coroas podem ser feitas de resina ou de porcelana (toda em porcelana ou metal por dentro e porcelana por fora, o que chamamos de coroa metalocerâmica).

Thiago Lacerda e seus laterais conóidesLá em cima eu citei a cantora inglesa Cheryl Cole como exemplo de famoso que nasceu com dentes conóides. Mas nem é preciso ir tão longe… vocês já reparam no sorriso do ator Thiago Lacerda? Ele tem dentes conóides e nunca se preocupou em corrigir a anatomia dos seus incisivos laterais. Pois é.

Enfim… é essencial procurar um dentista e fazer uma avaliação, de preferência um especialista em estética (dentística). Porque constatar a presença de um dente conóide é fácil, mas para propor a melhor forma de se resolver o problema é preciso conhecimento técnico e planejamento. Se você tem incisivos laterais conóides, procure um dentista!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: DentísticaPrótese

Marcadores:

59 comentários

  1. Olá! Meu filho tem 4 anos e caiu o incisivo central e está nascendo um dente conóide. Qual é o tratamento indicado para essa idade? É normal um incisivo central conóide? Pq pelo que andei lendo, a maioria é incisivo lateral. Obrigado!

    1. Realmente Alfredo, o mais comum é o incisivo lateral conoide. Mas qualquer dente pode nascer conoide. O tratamento é restaurador, ou seja, modificar a anatomia desse dente com restauração. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

    1. Ana, cada caso é um caso… o valor depende de uma série de fatores, é preciso avaliar clinicamente pra sugerir algum valor. A porcelana é um material mais caro, mais durável e mais estético. Mas a resina também é um bom material, depende da necessidade do paciente.

  2. Boa tarde doutora, tenho um dente incisivo conoide de um lado e do outro não tenho o incisivo… já uso aparelho há algum tempo e agora vou fazer a reanatomização do dente conoine, minha é pergunta é: isso dói??? rsrsrs

  3. Oi dra, tenho dois conoides laterais, um deles esta andando para o meio do céu da boca, gostaria de saber se terei que usar aparelho e qual seria o tipo de aparelho. Obrigada.

    1. Nayara, se você quiser corrigir o alinhamento, sim, terá que usar aparelho. A não ser que o desalinhamento seja pequeno e haja espaço disponível pra fazer uma restauração estética ou coroa nesses laterais conoides. Procure um ortodontista pra avaliar.

  4. olá, sou a Deborah, tenho 18 anos, tenho um dente conoide esquerdo e não possuo o incisivo direito, mas o espaço é ocupado por uma presa, e o lugar da presa existe ainda uma presa (dente de leite), ja tenho espaço para o preenchimento. Vou fazer a avaliação para o restauração do conoide e gostaria de saber a media do preço do tratamento.

  5. Olá Ana, tenho 14 anos, meus dois incisivos são conóides, já fui no dentista e ela sempre faz limpeza e manda eu voltar depois de 6 meses. As pessoas sempre me perguntam porque meu dente é assim e de certa forma me incomoda, gostaria de saber se tem algum procedimento mais rápido, ano que vem faço 15 e não gostaria de estar com o dente assim ?

    1. Alinne, você pode fazer restaurações diretas nesses dentes, por exemplo. É um procedimento rápido e que resolve a questão estética. Se houver espaço pra isso, é uma boa opção.

  6. Olá Ana, tenho uma duvida e está difícil de conseguir resolver. Eu tenho os dois incisivos centrais perfeitos, logo depois no lugar dos meus incisivos laterais tenho dentes caninos, no local dos dentes caninos permanentes ainda estão os de leite. Minha dentista disse que os caninos substituíram os incisivos laterais que eu não tenho. Porem agora vou colocar aparelho para puxar os caninos para o local deles e colocar uma prótese, acredito que ficarei com “buracos” até os dentes se posicionarem no local e eu não queria fazer isso. Tem alguma maneira de deixar eles como estão e arrumar a estética apenas?

    1. Jenifer, a outra possibilidade seria extrair os de leite e fechar os espaços todos, transformando os caninos permanentes em laterais com restauração / coroas / desgastes (depende do caso). Nesse post aqui tem as 2 situações, a que você relatou e a que eu propus (embora no caso os caninos terminaram no lugar dos laterais, mas é só uma questão de plano de tratamento, mesmo). Dá uma olhada –> https://medodedentista.com.br/2012/04/falta-um-dente-posso-usar-aparelho.html

  7. Olá Doutora, me chamo Sara, meu dente, o segundo depois dos dentoes, nasceu pequeno e fino e já o outro da esquerda já veio a presa, o que devo fazer nessa situação? Sinto muita vergonha dos meus dentes assim.

    1. Sara, pelo que entendi você tem um incisivo lateral conóide e, do outro lado, não há incisivo, o canino está no lugar dele. As soluções possíveis são várias, entre elas: 1. extrair o lateral conóide e fechar o espaço com aparelho, depois “transformando” os caninos em laterais com restauração ao coroa, 2. restaurar o lateral conóide e abrir espaço, do outro lado, pra fazer um implante do lateral que falta. Procure um dentista pra avaliar (as opiniões de um ortodontista e de um especialista em estética / Dentística seriam interessantes).

  8. Olá Dra. Ana, estou com uma duvida, será que pode me ajudar? Vou tentar explicar: todas as pessoas tem 1 dente incisivo lateral de cada lado, eu tenho 2 dentes incisivos de cada lado bem pequenos na parte superior, e pra ajudar um deles é conóide. Estou usando aparelho ja faz 1 ano e agora a minha dentista quer extrair o conoide só que estou com muito medo do buraco não fechar e eu ficar banguela, pois é bem na frente, o que eu faço? Muito obrigada, fica com Deus.

    1. Sandra, se sua dentista quer extrair o dente é porque pretende fechar o espaço… não temos razão pra duvidar disso. E se há sobra de dentes, certamente isso é possível. Acho que você deve confiar nela e fazer a extração.

    1. Não Yasmin, porque esse é um problema de anatomia (forma) dos dentes, e não de posicionamento dentário. A correção se faz com restauração, faceta ou coroa, mesmo. Procure um dentista pra avaliar.

  9. Dra. Ana,

    Tenho uma diastema e dois caninos, voce me indicaria pra fazer prenchimento de resina, estou tão insatisfeita com meu sorriso, ja coloquei aparelho e voltou tudo de novo, meus dentes são separados, por gentileza pode me indicar uma dentista em Fortaleza? Desde ja agradeço!!!

    1. Carla, diastemas com até 6 mm, em princípio, podem ser fechados com resina, sim. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em estética (dentística). Não tenho nenhum dentista em Fortaleza pra indicar. 🙁

  10. Olá Dra.!

    Tenho os dois incisivos superiores conoides.
    Fiz um tratamento de clareamento caseiro e a laser, e com resina composta aumentei os conoides.
    O fato é que a resina não conseguiu chegar no A1, tonalidade mais branca, que ficou os demais dentes.
    É possível clarear ainda mais a resina? Ou eu deveria aplicar a faceta de porcelana para acompanhar a tonalidade?

      1. E quanto à resina? Ela tem um limite de cor correto?
        Todos os dentistas dizem pra mim que não conseguem deixar a resina no tom dos meus outros dentes. 🙁

        1. Existem resinas bem claras no mercado, mas não é uma cor muito usada, então provavelmente os dentistas que você consultou não têm uma resina assim no consultório. Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em estética (dentística).

  11. Bom dia, Dra Ana!
    Tenho 29 anos, meus dentes são daqueles que costumamos chamar de “serrinha”, porém há um ano atrás percebi um desgaste maior em um dos dentões superior da frente… eu gostaria de corrigir, deixar ele lisinho na base, assim o outro “dentão” do lado… mas minha dentista disse que não poderia fazer nada, já que não sabemos qual o motivo do desgaste… até então nunca tive problemas de desgaste e acredito que isso ocorreu em apenas um dos dentes, deve ser normal, já que por ele ser de “serrinha”… mas me incomoda o fato de não estar “retinho”… o que é possível ser feito?

    1. Patricia, aos 29 anos, geralmente, não temos mais dentes “serrinha”… isso porque há um desgaste natural com a idade. Então suspeito que você tenha mordida aberta anterior (os dentes de cima e de baixo não se encontram como deveriam na parte da frente). Acho que seria legal fazer uma avaliação com um ortodontista e com um especialista em estética (dentística). Se der pra desgastar, pode ser feito.

  12. Olá, estava passeando pelo seu blog e adorei o conteúdo. Tenho dente conóide, mas já fiz a restauração, o único problema é que sempre preciso ir no dentista restaura-lo porque desgasta muito fácil. Acho que meus dentes são muito fracos. Ja precisei fazer restauração em quase todos os dentes de trás, como muito doce e escovo os dentes, mas mesmo assim eles dao carie fácil.

    1. Juliana, se a restauração desgasta fácil é porque deve haver dentes mal posicionados. Talvez haja indicação de aparelho ortodôntico. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  13. Boa noite, Dra. Ana. Estava “passeando” no seu blog e vi esse post. Tenho meus dentes assim “pontudinhos” e um pouco tortos (pra dentro) parecido com os do Thiago Lacerda. Queria saber se o meu caso poderia ser melhorado com aparelho ortodôntico… não me incomoda eles serem pontudos, mas sim pra dentro muito junto dos dentes da frente. Sempre soube que aparelhos servem pra juntar os dentes, mas no meu caso queria abrir mais o meu sorriso.

    1. Mel, se o que incomoda você é o posicionamento dos dentes, sim, é possível realinhá-los com aparelho ortodôntico. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  14. Boa tarde, Ana! Um dos meus dentes da frente é escuro (um desses grandões) e eu não aguento mais conviver com isso, está derrotando minha autoestima. Pois bem, fui num dentista especialista ver o q podia ser feito e ele me indicou uma coroa total de porcelana, já que esse dente é todo restaurado na parte de trás com resina, o que torna impossível de fazer facetas, pois desgastando a parte da frente só sobraria resina pra faceta se apoiar. Estou com um pouco de receio sobre as coroas, pois tenho a sensação dq vou perder meu dente todo. Tenho 25 anos, me acho nova pra “praticamente perder um dente”, mas também me acho nova demais pra ter um dente escuro a vida toda. Qual a sua opinião? Tenho medo de fazer esse procedimento e a coroa, numa viagem, por exemplo, “cair” e eu ficar com um cotoco de dente da frente hahaha tenho medo. Me ajude, por favor.

    🙂

    1. Erika, realmente, o mais indicado no seu caso é uma coroa. Entendo a sua sensação de “dente perdido”, mas não pense assim, pense que a raiz do seu dente ainda é viável e capaz de suportar sem problemas uma coroa, que vai devolver tanto a estética quanto à função do seu dente. Uma coroa bem feita e bem cimentada não vai cair por qualquer motivo, pode ficar tranquila.

      1. Obrigada Drª Ana! Eu fico um pouco chateada e insegura, pois sendo um dente da frente, qualquer problema que eu tiver, vai ser impossível de esconder, porém, quero me livrar desse dente escuro! Obrigada, viu? Beijos! 🙂

  15. Olá, Ana!

    Os meus dentes “da frente” são arredondados e com “serrinha”. Acho meu sorriso bem infantil. Você acha que as facetas podem resolver meu problema? As facetas estragam os dentes? Ou você acha que existem outros métodos, pois não queria serrar os dentes, já que eles são bem curtinhos. Ah, e parabéns pelo blog!

    1. Thais, que idade você tem? As “serrinhas” dos dentes geralmente não persistem na vida adulta, por causa do desgaste natural dos dentes com a idade. É possível, portanto, que você tenha mordida aberta anterior… procure um ortodontista pra avaliar. Talvez fazer facetas seja um tratamento meio invasivo para o seu caso, quem sabe “lentes de contato”, que não exigem desgastes ou apenas um pequeno desgaste direto, com bastante critério. É questão de avaliar, nesse caso sugiro um dentista especialista em estética (dentística). Sobre facetas –> https://medodedentista.com.br/2013/10/o-que-sao-facetas.html

      1. Oi, Ana! Obrigada pela resposta!

        Eu tenho 20 anos, e li o post indicado. Realmente, parece que as “lentes de contato” são bem melhores. 😉
        Mas estou com um pouco de medo do preço, rsrsrs.
        De qualquer forma, muito obrigada pela resposta! 🙂

        1. Ahauahauaha, não fique com medo, não… procure um dentista pra avaliar, talvez nem seja tão caro quanto você imagina… 😉

  16. Meus incisivos laterais são conoides, e me incomodam muito, pois acho que meu sorriso fica feio, fora que toda vez as pessoas perguntam por que sao pequenos e isso me incomoda, você poderia me indicar uma clinica e especialista confiável em Manaus-AM que eu possa consertar essa anomalia que tanto me incomoda?

    Grata!!!

    1. Rosicleia, não conheço pessoalmente nenhum dentista em Manaus, estou no Paraná. Mas fiz uma busca e encontrei esse link –> http://manaus.guialis.net.br/dentistica que acho que pode ajudar. Eu não sei quais desses dentistas são especialistas em estética / dentística restauradora, é questão de se informar.

  17. No meu caso são os caninos que são pontudinhos, me incomoda um pouco.
    Ana, eu tenho 30 anos e meus dentes ainda tem aquela “coroinha”, igual dente de criança que ainda está desenvolvendo a dentição. Reparo nas outras pessoas e todas elas tem os dentes já desgastados na borda, mas todos os meus ainda são coroados. Por que? O que posso fazer? Não me incomoda muito, mas eu estou começando a achar que o sorriso fica um pouco infantil.

    Beijos

    1. Ana, os caninos tem que ser pontudinhos mesmo… os meus são BEM pontudos e eu acho lindo ;). Se seus dentes ainda têm “serrinha” (quando eu era criança minha mãe falava assim) deve ser porque você tem mordida aberta, ou seja, seus dentes anteriores não se encostam, só os do fundo… aí não há desgaste. A forma de resolver isso é usando aparelho e fechando a mordida. Dá para o dentista desgastar a “serrinha”? Dá. Mas não resolveria a mordida aberta… é questão de avaliar.

      1. Ana, muito obrigada pela resposta. Bem, ja estou usando aparelho ha 9 meses, dentre os problemas citados o ortodontista não citou mordida aberta, mas capaz que seja, lembrei do “pequeno” detalhe que chupei chupeta até os 9 anos de idade (que vergonha). Hum, realmente, antes do aparelho eu podia passar um pedaço da lingua pra fora da boca mesmo com a mordida fechada! Nossa, se eu soubesse!!!

  18. Olá doutora, esses tipos de dente sao feios? Acho que eles dão um tipo de “charme especial” sei la… aproveitando, queria fazer mais duas perguntas: tem algo que posso fazer para a agulha da anestesia doer menos? E tambem, meu dente tá escurecido e queria deixar meu dente branco por 1 noite para minha festa de formatura… obg!

    1. Rafael, depende do gosto da pessoa. Dentes conóides têm a anatomia alterada… mas se a pessoa achar bonito, ok. O Thiago Lacerda tem, não liga, e a mulherada gosta ;). Quanto à “agulhada”, o dentista pode usar um anestésico tópico (a “pomadinha”), ela ajuda a “disfarçar” a punção da agulha. Quanto ao seu dente escurecido, sugiro um clareamento interno ou uma faceta. Falo sobre as dias coisas aqui https://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html –> e aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/10/o-que-sao-facetas.html .

  19. Olá Ana, de uns anos para ca venho percebendo que meu olho esquerdo é mais aberto que o direito, fui na oftalmologista e ela me falou que o problema não era no olho mais sim na estrutura da face, e possível alguma maloclusao causar isso?

  20. Olá Ana, eu li uma vez na internet que a mordida profunda pode causar a síndrome da face longa, isso e verdade? Porque eu tenho mordida profunda e comparando com minhas fotos quando criança minha face hoje em dia esta muito alongada, não sei se por conta disso.

    1. Não sei se dá pra fazer essa associação de forma tão direta, Isabelly… eu não diria que a mordida profunda CAUSA o padrão alongado da face, mas é possível, sim, que pessoas que apresentam a face longa na idade adulta tenham mordida profunda. Esse tipo de padrão facial é causado por um desenvolvimento maior do componente vertical de crescimento facial.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista