A relação entre HPV e câncer de boca

Papilomas em bocaHPV é uma sigla que vem do inglês e significa human papillomavirus. Em bom português, é o vírus do papiloma humano, e esse vírus se apresenta em mais de 200 tipos diferentes. A maioria dos tipos de HPV são benignos, ou seja, não estão associados ao câncer. Um exemplo de lesão que pode ser causada pelo HPV é a verruga, e quase sempre uma verruga não passa disso: uma verruga. Mas se você de uma hora pra outra notou que apareceu uma verruga em você, não custa nada procurar um médico pra ver, não é mesmo?!

E por que é que um blog que se ocupa de falar de Odontologia estaria preocupado em alertar sobre HPV? Porque o assunto aqui é saúde e o HPV nem sempre é “só uma verruga”. Sendo a via sexual a principal forma de transmissão do vírus do papiloma humano, é preciso ficar atento, já que não há órgão mais sexual que a boca. 😀

Como se dá a transmissão?

Como dito, é a principal forma de transmissão do HPV é pela relação sexual sem proteção. Tanto isso é verdade que a infecção por HPV é a DST (doença sexualmente transmissível) mais comum que existe. Estima-se que 75% mas mulheres sexualmente ativas um dia terão HPV, e 50% dos homens já estejam contaminados! O problema é que a maioria das pessoas nem chega a apresentar sintomas clínicos, então não dá pra ter certeza que o seu parceiro(a) não tem HPV só porque ele ou ela não apresenta uma verruga no órgão sexual. E sim, o HPV genital pode ser transmitido para a mucosa bucal através de sexo oral sem proteção.

Como prevenir?

Não fazendo sexo oral, vaginal ou anal sem proteção. Use camisinha (ou encoraje seu parceiro a fazê-lo)! Existe uma vacina contra o vírus, que a partir do dia 10/03/2014 será disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos, em Unidades de Saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país.

Quais são os sinais e sintomas?

Basicamente as lesões aparentes são as verrugas genitais (condilomas acuminados) e, em caso de contaminação da mucosa bucal, lesões papilomatosas (projeções em forma de papilas ou verrugas).

Como é feito o diagnóstico?

Através de exames específicos que detectam o DNA (o código genético) do vírus. No caso da contaminação genital, o médico ginecologista / urologista detecta possíveis lesões através da inspeção visual. Nas mulheres, o exame preventivo de Papanicolau é essencial, pois embora não confirme a presença do vírus, permite reconhecer as alterações que ele causa nas células e detectar precocemente um câncer no colo de útero. No caso da presença de lesões em boca, procure seu dentista o mais rápido possível. Nem sempre um papiloma na boca está associado ao HPV, mas e se estiver? Melhor conferir.

Qual é o tratamento?

O tratamento depende do tipo de HPV e das lesões causadas por ele. Geralmente consiste na remoção dos papilomas / verrugas. Em certos casos, pode-se usar medicamentos imunomoduladores.

HPV

Recentemente o ator Michael Douglas se curou de um câncer de garganta, diagnosticado em 2010. A versão oficial sobre as causas da doença era de que o problema havia sido consequência de anos de consumo de bebida e cigarro. Porém, nesta semana, o próprio ator deu uma declaração em que afirma que seu câncer foi causado por “ter feito sexo oral em muitas mulheres”. Segundo ele,“…meu câncer foi causado pelo vírus HPV, uma doença sexualmente transmissível, por causa do sexo oral”. Portanto, fica aí o testemunho. Juízo, pessoal. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

104 comentários

  1. Olá Dra.

    Meu namorado teve uma verruga no dedo com 12 anos de idade. Na época ele tirou e nunca mais apareceu nada. Ano passado apareceu uma verruga na região pubiana, mas não no penis. Ele retirou novamente. Recentemente apareceu uma verruga em baixo da língua. Procuramos um médico e ele orientou que fizesse uma fibrolaringoscopia para detectar na laringe. Eu fiz papanicolau há um mês atras e meu exame está normal, sem sinal de lesão por HPV. É possível que eu tenha o vírus e não tenha sintomas? Se eu tiver o vírus, a doença pode se manifestar a qualquer momento e eu posso contaminá-lo novamente?

    Obrigada

    1. Jordana, sim, é possível ter o vírus sem nenhuma manifestação. Mas não dá pra dizer que seu namorado tem HPV, e muito menos que você tem e tenha contaminado ele. Verrugas, muitas vezes, são apenas verrugas.

  2. Boa noite! Descobri recentemente hpv genital com presença de lesões (crista de galo). Porém ha alguns meses tenho sentido uma ardencia na lingua e também percebi que alguns desses “pelinhos” da lingua ficaram vermelhos. Tem tbm duas bolinhas na parte de baixo da lingua, quase na junção da língua com a maxilar. Devo me preocupar? As vezes elas andem um pouco. Que especialista devo procurar? Obrigada!

    1. Camila, você está fazendo o tratamento do HPV genital? Se sim, ótimo, é o primeiro passo. Quanto aos sintomas que você descreve, eles não são necessariamente ligados ao HPV… de qualquer forma, seria bom procurar um dentista (especialista em Estomatologia / Diagnóstico Bucal, preferencialmente) pra avaliar clinicamente.

  3. Dra, estou com uma pequena pinta no lábio inferior, só é uma mesmo, há mais de 10 meses. Ela já diminuiu o tamanho e aumentou, mas continua pequena. Sou hétero, já tive HPV no pênis, qual médico devo procurar para diagnosticar esse “pinta”?

  4. Boa tarde, doutora.
    Tenho uma bolinha na lateral esquerda da língua, no fundo. Essa bolinha tá lá há muito tempo (mais de 2 anos) e aparentemente estava estabilizada. Fui a uma otorrino no começo do ano (2016) e ela me aconselhou a remover cirurgicamente se eu estivesse muito incomodado, mas disse pra eu não ficar preocupado pois não parceia nada sério. Pois bem, esse ano foi muito corrido e deixei isso pra lá, e essa semana passei a sentir uma leve dor próximo dessa região e achei que era uma amigdalite inicial. Fui olhar no espelho por conta disso e notei que a bolinha não só cresceu um pouco, como surgiu outra grudada e uma espécie de pinta amarronzada junto a elas. Como ela fica muito no fundo da língua, não tinha o hábito de olhar com cuidado no dia a dia, e só olhei agora por conta da dor. Estou completamente em pânico. Sou gay e durante vários anos pratiquei sexo casual, sendo que pro sexo oral não usava preservativo. Me cuido (saúde) e estou com meus exames todos em dia, e estou me sentindo péssimo com a possibilidade de ser algo grave. Li coisas terríveis na internet sobre o prognóstico, caso seja câncer de língua. Por favor, me oriente sobre o que fazer. Vc atende aqui em São Paulo? Se sim, poderia entrar em contato pelo e-mail que indiquei? Caso não, teria algum indicação?
    Muito obrigado pela atenção. Tenho muita urgência.
    Um abraço!

    1. Paulo, CALMA. A grande maioria das lesões em boca nada tem a ver com câncer. Eu posso pensar em várias coisas aqui antes de sequer cogitar algo maligno. A prática de sexo oral sem proteção é um agravante mas, ainda assim, isso não causaria câncer em você. Então fique tranquilo e procure um dentista especialista em diagnóstico bucal (Estomatologia) pra avaliar. Eu não estou em São Paulo, mas em Curitiba, e também não sou especialista. Mas SP é talvez a cidade mais fácil de se achar um dentista especialista nessa área.

  5. Olá Doutora, eu tenho HPV e provavelmente posso ter na garganta, queria saber se é possível passar para outra pessoa através do beijo, já q posso ter hpv na garganta, qual a possibilidade d contagiar outra pessoa?

  6. Doutora, eu tenho hpv na região vaginal. Fiz o tratamento, mas elas voltaram e logo depois sumiram sozinhas. No entanto, eu estou sentindo no fundo da minha garganta muitas bolinhas, que inflamam a mesma, já fui ao otorrino em julho e ele disse que era faringite. Tomei todos os remédios as dores passaram, mas as bolinhas (lesões) nunca sumiram. Hoje eu estou com muita dor na garganta, e senti que apareceram mais, no fundo da língua… Seria hpv na garganta?

  7. Ola doutora… hoje senti um incomodo tipo uma ardencia do lado esquerdo na beira da lingua um pouco mais pro fundo. Quando passo o dedo sinto uma pequena elevação, a ardencia é tipo afta mas não verruga. Posso estar com hpv na língua? Obs: estou com suspeita de hpv e com condilomas e fiz sexo oral com meu namorado que supostamente tem. Desde ja agradeço.

    1. Pode, Ive. Ainda mais se você fez sexo oral com alguém que tem HPV (ou supostamente tem) sem proteção. Procure um médico assim que possível, quanto antes melhor.

  8. Doutora, eu tenho hpv no pênis, mas não sabia, passei para minha esposa, só soube quando se manisfestou nela, como uma couve flor realmente na vagina dela, eu fazia sexo oral nela. Ela se tratou com o ginecologista e ficou boa, eu ainda estou me tratando, passei por varios médicos, fiz varias eletrocauterizações mas como é muito pequena sempre fica alguma. Minha duvida é: eu percebi umas bolhinhas embaixo da lingua ha algum tempo, eu não sei se é normal ou se pode ser hpv, tenho muito medo que seja, o que a senhora acha, um otorrino pode me avaliar, pois tenho plano de saude. Muito obrigado.
    Tiago

    1. Tiago, pode ser HPV, sim. O ideal seria a avaliação de um dentista estomatologista (especialista em Diagnóstico Bucal), mas um otorrino pode ajudar, sim.

  9. E outra pergunta. O hpv na genital é o mesmo do hpv da boca? Ou tem vírus que tem certa predileção pela mucosa da boca e outro virus pela mucosa vaginal?

    1. Carol, existem mais de 150 tipos de vírus HPV identificados, dos quais uns 35 podem infectar a região anogenital feminina e masculina.

  10. Olá Dra. Ana…
    Gostaria de saber se o HPV se manifesta só através de verrugas…
    Sou noiva, e há um ano atrás apareceram algumas bolinhas no pênis do meu noivo (ele teve HPV há 12 anos atras). Em novembro de 2015 ele consultou um urologista e o médico disse que não era pra se preocupar pois se tratava de foliculite.
    Pois bem… há uns 2 meses atrás essas “foliculites” cresceram e então ele retornou ao mesmo médico, onde o mesmo confirmou o retorno do HPV. E disse que dá pra confundir mesmo no início da manifestação.
    A questão é que nesse 1 ano nós mantemos as relações sem proteção nenhuma.
    Há uns dois dias apareceu duas machas vermelhas na minha língua… no canto direito. Não dói, parece mancha de quando a gente queima a língua.
    Gostaria de saber se isso também pode ser uma manifestação de HPV e se posso procurar um otorrinolaringologista para uma avaliação, pois li aqui só sobre o Estomatologista, e esse não possui nenhum cadastro com o meu plano de saúde.

    Desde já agradeço a atenção.
    Obrigada.

  11. Dra. Ana, boa tarde!
    Recentemente notei que apareceram bolinhas no meio, fundo da língua e na parte lateral. Sinto uma leve dor nesse local (parte lateral), é como se a língua tivesse uma escamação, não sei explicar ao certo. Ao levantar a língua percebi que tem umas bolinhas dos dois lados. Qual especialista devo procurar?
    Desde já agradeço.

  12. Olá doutora. Então, ha algum tempo vi uma bolinha branca e dura na minha gengiva, na parte de dentro perto dos meus dentes. Já tem uns 3 anos que essa bolinha está aqui e não some. Já fui em especialistas e disseram que não estão vendo nada de mais. Mas eu vejo e sinto, é uma só, bem branquinha, dura e não dói. Nunca sumiu daqui. Estou preocupada, mesmo dizendo que não é nada, está aqui, e tenho medo que seja o hpv. É uma só… será que se fosse já teria espalhado pela boca inteira?

    1. Jacke, sua descrição não é de lesão de HPV. Se mais de um especialista avaliaram e não viram problema, realmente não acho que você precisa se preocupar a respeito.

  13. Boa noite Dra., estou aparentemente com 3 aftas e esta meio inchado local e a ponta da língua meio que dormente no arco próximo a garganta, estou com medo de hpv, existe alguma correlação? Pois segundo a literatura elas podem surgir a partir de forma de aftas.

    Boa noite.

    1. Brendu, em princípio aftas são… aftas. Não antecipe o problema. Se for só isso mesmo, em alguns dias elas somem. Se persistirem, procure um dentista pra avaliar.

  14. Olá Doutora!
    Percebi uma lesão no meu palato mole logo depois de ter uma visita do herpes simples labial. Hoje fui ao otorrino e ele disse que se trata de papiloma vírus e amanhã farei a cauterização. Nunca tive exames que dissessem que eu tenho HPV.
    Todo papiloma é HPV? Posso contaminar minha família ? Como?

    1. Cida, o otorrino deve ter dito que você tem um papiloma, não papiloma vírus. A lesão fundamental do HPV é o papiloma, mas nem todo papiloma é sintoma de HPV.

  15. Olá, contrai hpv genital, mas tive sexo oral com a pessoa, quatro dias depois estava com a garganta ardendo muito, isso foi no início do ano, até agora não consegui resolver isso…
    Os médicos que passei dizem que é refluxo, mas não acredito que seja isso, tenho a sensação que minha garganta está apodrecendo… Já fui em vários médicos e não consigo resolver, até minha mãe estava sentindo os mesmos sintomas, por isso acredito que seja algo infeccioso, ela está com uma bolinha na garganta… Mas ainda não foi ao médico… Fiz várias vezes testes de sorologia e não deu nada grave. Mas se for hpv, sem ter lesão… Pode ter uma infecção por hpv sem ter lesão? Tive dor de cabeça muito forte, dor de estômago, dor nas articulações e uma sensação de gelado no corpo… Quais outros vírus podem ser transmitidos no sexo oral? Acredito que seja algo viral, pois a única coisa que apareceu foi uma cultura que deu streptococcus viridans, mas já tomei vários antibióticos e não melhoro. Não sei mais qual médico procurar!!! O que eu faço? Se todos insistem nisso de refluxo, sendo que eu faço o tratamento é não resolve…

    1. Ana, sim, o vírus pode estar no organismo mesmo sem lesões. Uma infinidade de vírus podem ser transmitidos no sexo oral sem proteção. Ter o S. viridans na flora bucal não é necessariamente sinal de doença, vai depender da virulência. Se até o momento, com os exames que você fez, não foi detectado o vírus do HPV, creio que não é esse o problema. Pode até não ser refluxo, ser outra coisa, mas por enquanto não parece HPV, também.

  16. Doutora, me chamo Amanda, ha 7 anos atrás contrai o hpv na vagina mas tratei logo em seguida sou casada ha quase 8 anos, até hoje não sabemos como pegamos, pois no tempo éramos virgens, hoje notei uns carocinhos estranhos embaixo da língua e um no canto da bochecha, igual a afta, mas não sinto nenhuma dor, será hpv bucal? Vou procurar um dentista, me ajude por favor, obrigada e que Deus te abençoe!

    1. Amanda, provavelmente é só afta, mesmo. Ou alguma lesão provocada pela escova de dentes, por exemplo. Em princípio, o que você descreve não tem aspecto de lesão de HPV. Mas procure um dentista pra avaliar.

  17. Doutora, me tire uma dúvida… no meu labio superior esquerdo apareceu uma bolinha que parece um pedaço da pele que se elevou, como se fosse uma verruga mesmo. Passo a boca e dá para “morder”. Marquei um dentista, mas ainda não saiu a data… estou preocupada… o que pode ser?

    1. Priscila, há várias lesões em boca que podem ser descritas da forma que você descreveu. Mucocele, papiloma, fibroma… depende. É preciso avaliar e, muitas vezes, até fazer biópsia pra saber do que se trata. Fique tranquila, via de regra não é nada sério, mas é preciso ir ao dentista. Vá assim que der.

  18. Fiquei com uma pessoa e em torno de uma semana depois percebi algumas bolinhas na cor da minha língua bem no final do lado direito e esquerdo bem próximas as papilas valadas (NÃO TENHO CERTEZA SE ESSAS BOLINHAS NA LÍNGUA ESTÃO RELACIONAS A ISTO), achei que fosse só irritação e fossem sumir logo, pois todos os dias eu comia um X-bacon com Coca Cola, essas bolinhas meio que irritam e chegam a incomodar um pouco algum tempo depois que como coisas salgadas ou picantes, mas nada que me incomode demais. Em certos dias ficam mas irritadas (incomodam um pouco), em outros nem se percebe que existem. Existem algumas maiores e outras menores, nada muito exorbitante. Estou preocupado pois já faz mais de um ano que essas bolinhas estão em minha língua. Sempre verifico para ver se elas somem diminuem ou aumentam, mas aparentam continuar a mesma coisa. Não sei o que isso pode ser, por favor tire essa minha dúvida, possuo 17 anos.
    Elas não possuem o formato perfeito de bolhas “bolinhas”.
    Por favor doutora, se a Senhora souber o que isso possa ser me ajude, e me diga quais são os tratamentos e coisas relacionados, serei verdadeiramente grato.
    🙂

    1. O fato de você ter ficado com essa pessoa não precisa ter nada a ver com o “aparecimento” dessas bolinhas, até porque não sabemos se você já tinha essas bolinhas antes. Na minha opinião são as papilas, mesmo… mas não posso afirmar isso só com base no seu relato (muito menos sugerir um tratamento, caso não seja isso). Procure um dentista pra avaliar, enquanto você não fizer isso vai ficar “imaginando” o que pode ser e, provavelmente, se preocupando à toa.

  19. Olá, fiz sexo oral com meu esposo sem camisa. No outro dia notei minha garganta dolorida. Fui no médico, ele passou malvatricin. Tenho medo de estar com alguma doença na garganta. Agora estou sentindo a garganta seca. Me ajude, estou muito preocupada.

    1. Tayses, pode ser apenas coincidência… até porque foi algo rápido, que já apareceu no dia seguinte. Se seu marido está com a saúde ok, em princípio, acho que você não precisa se preocupar.

  20. Olá Dra, tenho 34 anos e há cerca de um ano notei algo na minha úvula que não doía, mas era tipo uma verruga de aprox. meio cm, na consulta com a dentista pedi para ela observar e ela disse que “não ve nada de mais, que cada pessoa tem uma genética diferente” mas agora um ano depois, olho no espelho (abrindo bem a boca) e ainda vejo tipo uma verruga de cor branca, que não dói, ainda é pequena; mas ainda está lá. Ando bastante nervoso. Estou tratando uma queratose actínica com uma dermatologista, posso mostrar pra ela no retorno? O que isso pode ser?

  21. Muito esclarecedor seu texto. Há uma semana eu fui ao ginecologista e ele cauterizou duas verrugas (hpv) genitais e me recomendou tomar um imunomodulador (enax). Entretanto, notei que tb tenho verrugas no final da lingua, elevaçoes, diferentes da crista de galo, mas por ter feito sexo oral com meu namorado, que suspeito que ele tenha me transmitido hpv, acredito que seja hpv oral. No primeiro dia sentia dores para engolir e agora estou tossindo muito, tosse seca, com dor no ouvido e na cabeça ao tossir. Gostaria de saber se esses sintomas passam com o tempo e se essas elevaçoes desaparecem com o melhorar do meu sistema imunologico, pois estou angustiada de imaginar ter que fazer uma cirurgia na boca e minha proxima consulta com o medico é só daqui dez dias. Obrigada.

    1. Cristina, exatamente onde no final da língua? Pergunto por existem algumas papilas bem grandes na base da língua chamadas “papilas valadas” ou “circunvaladas”, e muita gente confunde elas com algum problema bucal, como HPV, por exemplo.

  22. Doutora, percebi algumas elevações semelhantes a verrugas em minha garganta faz algum tempo. Porém não me preocupei, pois não me causava dores nem nada. Mas ha alguns dias tenho notado que uma dessas elevações possui uma ferida no meio, semelhante a um rasgo que causa uma ardente parecida com um corte… O que será? E qual médico procuro?

    1. Cris, se é em garganta, procure um otorrinolaringologista. Não dá pra sugerir uma causa pra essas elevações sem examinar você.

  23. Olá Doutora, recentemente fui diagnosticada com HPV, mas na região genital. Já fiz sexo oral, mas não apresento nenhum sintoma do HPV, que é a verruga. Tem risco de ter a doença na boca sem apresentar sintomas? Posso me relacionar com outra pessoa sem contaminá-la pelo beijo?

    1. Kasp, se o seu HPV é genital, em princípio, ele não está em boca… assim você poderia beijar alguém sem infectar essa pessoa. Mas não dá pra garantir, só com base no seu relato, que também não haja HPV no meio bucal. Se você fez sexo oral, sem proteção, em alguém que tinha HPV genital, a chance existe.

      1. Se caso eu tenha na região bucal, é possível uma cura? Depois do tratamento ainda se torna transmissível? Estou muito preocupada!

  24. Ola Dra. Ana, estou preocupado, fui hoje ao dentista por estar com uma verruga no lábio inferior há 2 meses já, não dói, e sangra muito facilmente (se eu mordo), o dentista disse que pode ser mucocele ou papiloma ou outra coisa que não lembro agora.
    Minha preocupação é o HPV mesmo, dia 20/06 o dentista vai retirar e enviar para a biópsia, estou nervoso.

    1. Leonardo, é compreensível, mas não adianta ficar nervoso. O importante é identificar o que é tratar de acordo. Fazendo isso, você não deve mais ter problemas. É importante ressaltar, também, que nem toda verruga ou papiloma é consequência de infecção por HPV, pode ser uma lesão isolada.

  25. Olá doutora, estou com hpv vaginal, mas estou em tratamento. Minha preocupação são “ondulações” semelhantes a verrugas que apareceram na lingua e garganta. Já fui a dois otorrinos e ambos disseram não ser hpv, mas apenas olharam. É possível que seja hpv na faringe-laringe? Gostaria que entrasse em contato, pois tenho fotos e talvez vc pudesse me ajudar vendo-as.
    Outra questão, caso seja hpv na garganta, como devo tratar? Qual tipo de método?
    Desde já, grata pela resposta!

    1. Se 2 otorrinos avaliaram e não viram problema, não tenho razão pra achar que são de lesões de HPV, Cristina. Caso fossem, elas seriam removidas, provavelmente, com cauterização (mas depende do caso).

  26. Doutora, estou embaixo da lingua como se fosse umas verrugas semimoveis, fui notar isso hoje, e tb tenho HPV, mas fiz todo um tratamento. Agora surgiu isso e tenho muito medo de estar com hpv oral, já que não tenho condições de comprar remédios e tudo mais… O que fazer e quem procurar? Tenho medo de contar isso pra alguém e tb sofrer preconceito!

    1. Carol, pode ser HPV, sim. Dependendo das lesões, elas têm que ser removidas. Não precisa contar pra ninguém, não é da conta de ninguém, apenas procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

    1. Luana, localmente, ou seja, na remoção das lesões em boca, um dentista pode ajudar. Mas é importante a avaliação geral de um médico, até pra indicar outras formas de tratamento (remédios, etc.), se for o caso.

  27. Olá Dra. Tenho 18 anos e tenho verrugas na vagina, eu não consultei um médico por medo ainda, descobri o que tenho por meio da internet. Minha pergunta é: minhas verrugas estão associados em infecção na garganta? Ja é a 2 vez que tenho a infecção na garganta (pus), o que devo fazer? Pode ser algum sinal de cancer?
    Estou muito apreensiva, gostaria que me respondesse ?

    1. Não Nathália, certamente uma coisa não tem a ver com a outra. Por outro lado, verrugas na vagina podem ser sinal de HPV, então é essencial que você procure um médico pra avaliar e tratar de acordo. Você não tem câncer, mas considerando que o HPV é um fator predisponente, é importante se cuidar. Não precisa ter medo. 😉

  28. Dra. Sempre tive muitas aftas, ultimamente tenho nas bordas da língua, mas passa o tempo e some como se for uma afta, não constantemente, mas venho tendo essa inflamação. HPV bucal doí? E se for HPV na língua, ela some ?

    1. Djalvan, aftas não são lesões associadas ao HPV. O HPV pode causar pápulas na boca, via de regra indolores. Essa lesões não somem espontaneamente. Procure um dentista pra avaliar.

  29. Boa noite, quando toco no céu da boca com a língua sinto áspero, pode ser hpv no céu da boca? Eu tenho hpv em outra região, mas não na boca, eu ter esse vírus e possível q seja?

    1. Evano, é possível, sim. Mas aspereza não é, necessariamente, HPV. Procure um dentista ou um médico pra avaliar.

  30. Olá doutora. Tenho 20 anos e, desde que consigo me lembrar (muito nova), tenho um papiloma na minha úvula. Às vezes tenho a impressão de que ele incha. Está consideravelmente grande (quase metade do tamanho dela), é esbranquiçado e está aparentemente “pendurado”. Pode ser perigoso? Eu deveria ir a um otorrino? Obrigada!

    1. Lais, você deveria ir a um otorrino, sim. Talvez seja apenas uma pápula, sem maiores consequências, mas é bom avaliar.

  31. E possível uma verruga no dedo ser hpv se encontrar com uma pessoa que tenha?? Quantos dias ou meses aparece algum tipo de sintoma?? E no preventivo que se descobre diagnóstico?? Obrigado.

    1. Julio, o HPV é um vírus que tem predileção pela mucosa oral e genital, mas podem aparecer em outras partes do corpo, sim. Não dá pra dizer em quanto tempo elas aparecem após o contágio, pode levar meses. O dignóstico é feito pelo médico mediante alguns exames específicos. Procure um médico.

  32. Olá doutora, percebi ha alguns dias que apareceu uma lesão no arco do paLato mole do lado esquerdo, logo sumiu, porém apareceu uma verruga na parte superior da uvula do lado esquerdo! Uma verruga que as vezes ficar vermelha! Ela é semimovel ! Percebi também que apareceu de novo as inflamações do lado esquerdo do arco do palato! Porém quase imperceptível, me parece que tem atrás do arco também! Fui ao otorrinolaringologista por causa da minha amígdala que ele falou que é nível 2 pra 3 ! O que pode ser? Nunca tive relação sexual ! Minha mãe tem herpes nos ângulos da boca ! Tem alguma coisa a ver?

    1. Leo, verrugas (pápulas, na verdade) podem ser não mais do que isso… um “belo dia” aparece uma pápula na sua boca. Mas pode ser sinal de outras coisas também, como o HPV. O HPV é transmissível de outras formas, não só sexualmente… então seria bom um exame mais criterioso. O que o otorrino disse sobre a verruga? Não, o herpes da sua mãe não tem a ver com isso, herpes e HPV são vírus diferentes.

  33. Olá dra. Ana Tokus, gostei de ler essa matéria e como você é atenciosa com as pessoas. Está na profissão certa. Estou disposta a contar meu caso.
    Bem, eu tive HPV na úvula descoberto quando eu tinha 15 anos. Na época eu disse ao médico que era virgem, mas não tive coragem de contar perto da minha mãe que um primo meu (hoje casado), um dia só (que eu me lembre) levantou minha saia e ficou sem calça perto de mim. Eu me assustei tanto e não sei contar como isso terminou. Só sei que hoje tenho 24 anos (não sou virgem), não tenho mais a verruga, mas fico preocupada, sem saber qual procedimento tomar.
    Quando eu for ao dentista, tenho que contar? Até hoje só um namorado que tive soube dessa história.
    Não quero expor meu primo, mas ao mesmo tempo não quero que sua esposa seja infectada, e claro, quero saber o que eu devo fazer para não infectar ninguém. Aos 17, retirei a verruga e passei pelo otorrino, para fazer a nasofibroscopia. Não deu nada relacionado ao HPV.
    Lembro do médico na ocasião do resultado da biopsia dizer pra minha mãe que eu poderia ter usado um copo contaminado e adquirido a verruga, mas não sei, nunca li a respeito disso.
    Desde já agradeço,
    Dani

    1. Dani, o vírus HPV prefere a mucosa da vagina e do colo do útero, mas pode causar lesões em outras regiões também, como você relata. Não dá pra afirmar que você não tenha mais o vírus sem um exame mais específico, então é prudente sempre praticar sexo com proteção. Sim, em tese a transmissão pode se dar de forma indireta, através de vasos sanitários e talhas, por exemplo, mas é improvável… esse vírus precisa estar dentro da célula pra continuar existindo, então fora do organismo ele não tem muitas chances. Enfim… qualquer informação que você possa fornecer sobre a sua saúde é importate para o dentista. Tenha em mente que qualquer coisa que você conte pra ele é confidencial, vai ficar só entre vocês dois.

  34. Td bem dra: muito obg, vc me ajudou muito, graças a Deus era por causa da minha garganta, muito obg msm 😉

  35. Obs., tbm dra q antes eu estava com a garganta inflamada, há uma semana atrás, pode ser por isso a causa destas bolinhas ?

  36. Dra., eu estou com umas bolinhas meio grandes no final da lingua pro lado da garganta, são meias esbranquiçadas, éh normal ? Obs q na minha garganta há algumas bolinhas do tipo so que menores, por favor me responda, agradeço !

    1. Não dá pra afirmar que seja normal apenas com base na sua descrição, Jaqueline… mas pode ser. Procure um dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila.

  37. Dra., eu estou com umas bolinhas na bochecha e umas na lingua, são bem pequenas, ja fui no medico, ele falou que era porque eu fumava, fui na outra, ele falou que nao era nada, so me passou um remedio, mas esta do mesmo jeito, nao doi e nem incomoda, o que pode ser?

    1. Diva, se o médico viu e disse não ser nada, minha tendência é concordar com ele. Se não dói, não incomoda e a aparência é normal… não deve ser nada, mesmo.

  38. Dra. ha muito tempo tenho umas manchinhas bem pequenas no final da minha bochecha, estão ha mais de 10 anos do mesmo jeito, hj tocando nelas sinto que sao ásperas, o que pode ser?
    São bem pequenas, estou preocupada e tenho vergonha de ir a minha dentista!!!

    Também usei muito o Malvatricin, so do lado do dente ciso que extrai, e agora sinto uma bolinha alta que incomoda quando engulo, estou muito preocupada, ja chorei muito pois estou com medo de ser algo grave!!! :/

    1. Ceiça, não dá pra afirmar do que se trata apenas com base na sua descrição. Não precisa ter vergonha da sua dentista, ela só está fazendo o trabalho dela, que é cuidar da sua saúde e orientar você. Também não precisa ter medo, as características que você relata não parecem ser de nada grave, mas é preciso que sua dentista avalie pessoalmente pra dizer o que é e se precisa de tratamento. Vá tranquila e vá pra ficar tranquila. 🙂

  39. Boa tarde Dr.(a)

    Há duas semanas estou com a garganta fechada, inclusive na parte da noite doi quando bebo agua…
    Hoje ao olhar minha garganta, vi várias verrugas na minha úvula e no final da lingua, o que pode ser?

    Fiquei muito apreensiva.
    Muito obrigada!

    1. Carol, podem ser lesões independentes (papilomas) ou associadas ao vírus HPV. Ou talvez nem sejam papilomas, mas outro tipo de lesão. Sugiro que você procure um dentista e/ou um médico pra avaliar com mais critério.

  40. Tenho tomado bastante suco de laranja e sei que sempre que tomo algo acido abre logo afta. Mas dessa vez tem varias bolinhas quase imperceptíveis na lingua, principalmente nas laterais e no fundo, essas incomodam. E em cima da lingua quase no final da voltinha, bem no final da lingua, do tipo abrir a boca demais para ver, tem umas 4 bolinhas maiores visíveis. O que pode ser doutora?

    1. Batista, podem ser petéquias por causa de trauma (alguma coisa que “bateu” ali), pode ser por causa de uma mononucleose infecciosa, pode ser uma infecção de garganta… depende.

      1. Na vdd, sao pontinhos tipo uma alergia, carocinhos avermelhados, como estou com hpv, creio q seja. Gostaria de informacoes sobre o tratamento e uma eventual consulta com vc. Estou a procura de um profissional nessa area, não sei se vou ao dentista, medico de estomago, de infecção… pois tenho suspeita q seja hpv, pois descobri na região genital… não sei o q fazer, são caroços bem pequenos na vdd são meio arroseados, não arrocheados como dito anteriormente! Acompanhado de uma grande secura na boca e garganta… estou desesperada com medo de ser cancer bucal!

        1. As lesões características do HPV são as verrugas, o que combina com a sua descrição. Sugiro que você procure um médico ginecologista / urologista pra fazer um exame mais detalhado. HPV não é câncer, mas como há a associação dessas lesões com a possibilidade do desenvolvimento de um câncer no futuro, é muito importante tratar assim que se descobre o problema.

          1. Poderia me dizer se o tratamento é com cauterizacao ou medicacao? E se um otorrino seria a melhor opção, procuro e nunca consigo achar… de qlqr forma ja marquei uma consulta amanha com o otorrino e na quinta ginecologista.

          2. Se já existem lesões aparentes, elas não devem regredir com medicação, aí seria necessário removê-las. Mas depende do caso. Como as lesões não são só em boca, acho que o ginecologista é mais indicado nesse momento, mas o otorrino vai saber orientar você, também.

    2. Doutora, no meu exame de prevenção deu que eu estava com hpv na vulva, e agora estou com uma ardencia muito grande nos labios inferiores, na lingua, e noto no lábio lesões como se fossem aftas que não acabam, e os lábios muito ressecados, e noto também na ponta da língua pequenas bolinhas avermelhadas, quase não se nota, e no fim da língua bem na viradinha quase na garganta umas manchas vermelhas com escamas esbranquiçadas, e na lateral, já no final, notei bolinhas duras indolores. Pode ser hpv ? Estou desesperada, que médico devo procurar?

      1. Rhute, as lesões do HPV são os papilomas, e o que você descreve não são papilomas (aliás, você descreve um monte de coisas diferentes). Sugiro a avaliação de um dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal).

  41. Dra. Ana,o que voce acha que causa estalos na mordida? (no meu caso sinto mais o estalo do lado esquerdo na mandibula superior). Ja fui diagnosticada com “mordida cruzada” mas os meus dentistas pouco se aprofundaram nas explicações. Querem que eu use o aparelho ortodontico (metalico), mas desde criança me recusei a usa-lo pois acho medonho. Que tipo de aparelho voce me indicaria que ficasse mais discreto para o tratamento da mordida? (exceto lingual, visto que já procurei profissionais que trabalhem com o tal e nada.)

    1. Jaqueline, os estalos são causados por uma movimentação “diferente” do disco articular da sua ATM (articulação temporomandibular). Não têm a ver, necessariamente, com a sua mordida cruzada. Uma opção mais estética que o aparelho metálico seria os bráquetes “transparentes” (de porcelana ou safira). Sobre os estalos, veja mais aqui: https://medodedentista.com.br/2013/04/dtm-dor-na-articulacao-da-mandibula-causas-e-tratamento.html . Sobre os tipos de aparelho, leia sobre aqui: https://medodedentista.com.br/2011/07/quanto-custa-um-tratamento-ortodontico.html

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista