Se você não tem escova, pasta e fio dental, você não tem higiene bucal.

Pois é.

Na última semana vem circulando um vídeo da Turma do Bem nas redes sociais. A Turma do Bem, pra você que não conhece, é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que tem como missão “…mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade”. Em resumo: a ideia é promover, sim, o acesso da população ao tratamento odontológico, mas mais que isso: promover orientação em saúde/higiene bucal e influenciar e mudar políticas públicas a esse respeito.  O vídeo que mencionei, que pode ser visto logo abaixo, chama a atenção para um problema em princípio de solução simples: acesso a escova de dentes, pasta e fio dental. Assista:


Ou assista aqui

É uma realidade tão distante da nossa que parece um exagero até. Escovas de dente coletivas, pais que resolvem arrancar os próprios dentes (cuja permanência em boca já está, de qualquer forma, comprometida) para “favorecer” os filhos que ainda têm uma chance de manter alguns, gente usando sabão como sabonete e sabonete como pasta de dente, fios dentais “artesanais” fabricados a la MacGyver com pedacinhos de sacolas plásticas. Dá pra acreditar? Pois é.

Se a parte real do vídeo nos choca (espero que sim, pelo menos), a composta por personagens fictícios nos faz pensar em como nós mesmos nos comportamos diante da realidade. Destaco o político e a socialite… o primeiro por “fazer de conta” que se importa e a segunda pela visão Maria Antonieta que representa: se não tem pão, que comam brioches! 

Creio que vale a pena divulgar o vídeo, mas não dá pra parar por aí: é preciso cobrar de quem pode fazer alguma coisa a respeito, coisa que a TdB tem procurado fazer. E você, colega, não precisa necessariamente fazer parte da TdB pra entrar na briga. Divulgue o vídeo, vote com consciência, transforme sua indignação em vontade de agir e colaborar na solução do problema. Não dá pra cada dentista sair por aí distribuindo produtos de higiene bucal (não mais do que nós já fazemos), mas é nosso dever valorizar a higiene como método preventivo nos nossos consultórios. E exigir que a classe política não apenas “faça de conta” que se importa, mas aja de forma resolutiva.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Higiene Bucal

Marcadores:

6 comentários

  1. No início do vídeo eu ri(confesso). Achei que fosse apenas uma satirização, e não realidade. Mas infelizmente o problema é grave. CADÊ A PREOCUPAÇÃO COM A POPULAÇÃO? É surreal essa realidade de que algumas pessoas não têm dinheiro nem para comprar escova e pasta. O que me deixa mais P da vida é saber que eu não posso fazer nada para ajudar. Político tem dinheiro para pagar tratamento particular, né? Não precisa de serviço público, não sabe o que é ser desdentado, não sabe o que usar sabonete no lugar de creme dental. Realidade absurda!

  2. Legal,a curto prazo a solução é essa mesma. A medio e longo, planejamento familiar, o sujeito que não pode comprar uma escova, não pode sair fazendo filhos e soltando no mundo desse jeito.

    1. Falou bem Júlio, aliás esse método do controle da natalidade serviria pra muita coisa se resolver no nosso país. É simples: Façamos uma pesquisa em nossos próprios domínios e vejamos o número de filhos que cada C.D. possui. Isso pesquisando a nossa classe, onde temos uma renda melhorzinha. Passando pela maioria esmagadora da população brasileira, notamos uma disparidade enorme em função da renda adquirida e a quantidade de seres nascidos dessas uniões. É óbvio que muita criancinha nem escova e nem pasta de dente vai ter, pois os progenitores não se importam com a qualidade da educação dada, se atendo somente em deixar nas mãos dos coitados dos voluntários e do governo.

      Na Europa temos populações enxutas e, consequentemente, mais coroadas com educação de base e ajuda governamental. Aqui somos 200 milhões e crescendo. Tudo que for feito sempre estará muito aquém das possibilidades, enquanto não se atacar as causas do problema.

  3. Muito obrigada Ana pela ajuda na divulgação, quem quiser saber mais sobre o projeto dentistas do bem é só entrar no site http://www.turmadobem.com.br se quiser unir-se a nós como dentista voluntário no site tb tem como se cadastrar. =]
    Só pedimos a ajuda da divulgação pra que quanto mais pessoas consigam assistir, mais os políticos irão olhar pela nossa causa.
    Muito obrigada novamente Ana, que todos os dentistas sejam como vc, que se preocupem com a nossa profissão e nossos pacientes. 😉

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista