Aparelho na Dentadura

Aparelho com dentadura
Aparelho com dentadura

A pessoa usa dentadura, muitas vezes em cima e embaixo. Um certo dia ela vai no dentista e pergunta: “Doutor, posso usar aparelho?” Meio surreal essa situação, né?! Pode ser. Mas é mais comum do que você pensa…

O aparelho ortodôntico serve para movimentar os dentes naturais a fim de alinhá-los, nivelá-los… enfim, reposicioná-los. Essa mecânica corrige tanto a aparência do sorriso (estética) quanto a funcionalidade da mordida (oclusão). Então pra que raios uma pessoa que usa dentadura iria colar um aparelho nela, já que ele não serviria pra nada? Aí é que está… e se servisse?

Quando você olha alguém que usa aparelho, você NUNCA questionará se aquela pessoa tem dentes naturais. E o motivo, como eu já mencionei, é óbvio: dentes protéticos não podem ser movimentados, portanto não faria sentido instalar aparelho numa dentadura. Mas a questão aqui não é o motivo prático / funcional da coisa… e sim lançar um olhar mais atencioso ao paciente que usa a prótese. Ser dentista, muitas vezes, exige que olhemos além… que enxerguemos o paciente que vêm acoplado à boca. 😉

A maioria das pessoas não sabe diferenciar uma prótese de um dente natural. Mas, quem usa prótese total sabe que usa… e adoraria esquecer disso de vez em quando. As condições dos nossos dentes têm muito a ver com a nossa autoestima, com a forma como nos enxergamos… imagine como se sente uma pessoa que não tem nenhum dente na boca? Se essa pessoa pudesse, por algum tempo, “fazer de conta” que está fazendo um tratamento ortodôntico (coisa que só quem tem dentes naturais pode fazer), isso não elevaria sua autoestima? Eu acho que sim.

Respeito quem pensa de forma diferente, que acha isso um despropósito. Mas trabalhei alguns anos em clínicas grandes de ortodontia e o meu contato com esses pacientes me fez perceber que uma atitude simples e aparentemente absurda pode transformar a vida de um paciente desdentado. Se é possível caracterizar próteses totais com cores personalizadas de gengiva, diastemas e dentes apinhados (sim, tem gente que pede por essas “imperfeições”)… por que não colocar aparelho nelas?

A primeira vez que vi um aparelho colado numa prótese total, eu ri. E a primeira vez que vi um paciente dando risada, feliz da vida com seu aparelho na dentadura, eu me senti grata por ser dentista e, de alguma forma, devolver autoestima a quem precisa… seja lá como for.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: OrtodontiaPrótese

Marcadores:

146 comentários

  1. Ola Dra. Ana, eu também perdi boa parte dos meus dentes superiores e inferiores, ambos traseiros, por conta do pouco acesso ao tratamento. Hj gracas a Deus estou retornando e uso umas PPRs q estão trazendo de volta minha auto estima, me devolveram o sorriso e uma vida social. Seria possível usar o aparelho sendo q ainda tenho alguns dentes frontais naturais tortos ???

  2. Doutora, tenho prótese nos dois dentes da frente na parte de cima, e também tenho dentes amontoados, e ai posso usar aparelho ou não?

  3. Doutora, tenho prótese nos dois dentes da frente na parte de cima, e possível colocar aparelho mesmo tendo prótese de dois dentes? São só esses dois mesmo, os outros são tds naturais…

  4. Nossa, tenho 33 anos, nunca cuidei dos dentes, me sinto horrível, morro de vergonha de sair de casa e ter contato com outras pessoas, tenho 2 filhos, marido, achei incrível como a senhora entende com tanta sensibilidade a falta de autoestima que sentimos. Eu hj vejo que muitas pessoas sofrem com os dentes ou a falta deles, e a falta de condições financeiras né, afinal é muito caro.
    Existem faculdades ou alguma maneira mais acessível para quem não tem muitas condições financeiras??
    Eu preciso sorrir outra vez e sair de casa viver e sorrir, ter amigos, viajar, sou jovem e se arrependimento matasse teria cuidado dos meus dentes como cuido dos meus filhos.
    Um beijo, achei por acaso seu blog e a senhora é incrível, parabéns e muito sucesso.

  5. Dra. tenho 8 dentes inferiores e uso prótese, mas tenho todos os dentes superiores, só que são um pouco para frente. Posso usar aparelho só na parte de cima dos dentes?

  6. Pergunta que não quer calar: Será que doi também? rsrsrs brincadeirinha…

    Imaginei que fosse questão de autoestima também, alias, quem pensaria que há uma dentadura atrás de um aparelho fixo, não é?

  7. Olha Dra, eu uso protese dentaria com tres dentes inferiores, e queria saber como que fica se usar aparelho? Obg!

        1. É possível continuar usando a prótese, principalmente se os 3 dentes faltantes estiverem juntos (1 espaço só), mas seu dentista terá que fazer umas dobras no arco pra permitir que você remova a prótese mesmo com o aparelho. Se forem 3 dentes separados, uma opção é prender cada “dente” no aparelho, com os próprios bráquetes.

  8. A minha dra. não quer colocar o arco, sendo que sem o arco solta facil, soltou na sexta poucas horas depois de ter colocado. Dai hoje ela disse que vai colar com super bonder. Dra., me ajude! isso é certo? Vou voltar nela amanhã para ela fazer essa loucura. Tô com medo.

    1. Edu, uma das melhores formas de se colar bráquetes em dentaduras, além da resina acrílica, é com Super Bonder. Pode ficar tranquilo, esse tipo de cola (cianoacrilato) não é tóxica, pelo contrário, é bem biocompatível, tanto que é usada como sutura em algumas cirurgias cerebrais. Mesmo.

      Quanto ao arco, não vejo problema… eu colocaria. Mas sua dentista é quem sabe.

  9. A minha dra. colou braquete na minha dentadura hoje, só que soltou agora a noite comigo deitado. Não seria melhor e certo ter colocado o arco tbm não?

    1. Edu, em se tratando de colagem de bráquetes em dentadura, não tem “certo”… afinal é apenas uma caracterização, já que o aparelho não movimenta os dentes da prótese. Procure sua dentista pra recolar o bráquete.

      1. Sim, vou falar com ela essa semana. Mas dra., olha só, eu vi muitas fotos na net, até mesmo aqui no blog as dentadura com o arco. Eu não quis dizer que seria certo, mas talvez mais seguro. Porque só colando não dá, solta fácil.

        1. Aí pode ser, Edu… o arco acaba fornecendo maior retenção aos bráquetes, considerando que eles são colados de forma passiva (sem torque, sem força) na prótese.

  10. Olá Ana, uso prótese móvel com 3 dentes da frente superiores, porém demorei a trocar a prótese e ela ficou um pouco inclinada e separou um pouco meus dentes da parte inferior, e até meus dentes inferiores, gostaria de usar aparelho para correção, porém já fui a 2 dentistas e falarm q não era possível, pois se eu colocar aparelho não teria como tirar a prótese pra escovar, me passa uma sugestão do q devo fazer já q esses dentistas não querem me ajudar, não gosto do meu sorriso, preciso arrumar meus dentes porém estou sem condições de fazer um implante. Gostaria muito de uma consulta com VC pois VC é uma dentista bem eficiente e q entende do assunto, espero resposta…

    1. Rosangela, basta que o arco “desvie” da prótese. Se forem colados bráquetes nela (o que é comum, pra “disfarçar” que se trata de uma prótese), o ortodontista vai ter que fazer uam dobra no arco de forma que ele passe por cima dos bráquetes, sem encaixar neles. Só assim será possível remover a prótese pra higienizar. É questão de encontrar um ortodontista disposto a ajudar você.

    1. Carmen, eu praticamente não tenho atendido mais em consultório, eu sou especialista em Radiologia e tenho trabalhado mais com exames de imagem. Mas sim, se fosse necessário, eu faria sem problema. Nunca colei aparelho numa dentadura completa, mas já colei muito bráquete em prótese na época que eu trabalhava numa clínica de ortodontia. Não tem segredo, é só fazer a prótese e colar os bráquetes. Só que nem todo dentista está disposto a isso. Pra mim, nada mais é do que uma caracterização que pode ajudar a melhorar a autoestima do paciente, então é válido!

  11. Oi dra., uso prótese superior e só tenho 7 dentes na parte inferior, onde uso root, tenho doença periodontal bem avançada, passei por cirurgia de enxerto gengival recente q nao deu muito certo. Mas minha dra me disse que tenho que usar aparelho pra acertar dente bem torto devido a doença periodontal. Dai gostaria de entrar nessa, colocar na prótese superior, já q vou usar nos 7 dentes na parte inferior, gostaria de saber se posso colocar no root tbm porq ia ficar esquisito nos dentes da frente mais no root do lado sem… e tbm quanto tempo demora pra acostumar?

    1. Edu, sim, é possível colar bráquetes também na sua prótese parcial. Procure um ortodontista pra avaliar.

    1. Eladia, pode. Porém converse antes com o ortodontista, talvez seja melhor usar algum outro tipo de prótese parcial provisória durante o tratamento ortodôntico, pois a prótese fixa vai restringir a movimentação dentária.

      1. Ana, eu já estou com a PROTESE FIXA, o que você me aconselha no caso do uso do aparelho? Pois visivelmente vai ser necessário coloca-lo, corre algum risco a protese, caso o tratamento seja iniciado? Qual a melhor forma você indicaria?

        1. Com a prótese não, ela está segura, porém ela e os pilares (os dentes das extremidades dela) não poderão ser movimentados ortodonticamente.

  12. Boa tarde!

    Uso prótese removível (provisória) que ocupa 6 dentes que perdi de vez.
    Mas os demais preciso usar aparelho, para o conserto dos dentes.
    Posso usar aparelho ortodôntico nessas prótese ou não ?
    Pois o meu dentista informou que não tem como, pois não tem como passar os fios, nem os braquetes, é verdade ?
    Pois vai ficar horrivél uns dentes com e outros sem.
    Ou não ?
    Pois pensei que poderia usar sim.
    Aguardo respostas, beijos.

    1. Dani, poder, pode. Mas o tratamento fica bem mais complicado, será preciso fazer dobras no arco pra ele passar por cima ou por baixo dos bráquetes colados na prótese e, também, desgastes nessa prótese a cada consulta. Converse com o seu dentista.

  13. Olá, bom dia
    Faço uso de uma ponte fixa do lado esquerdo superior, sendo 2 pônticos e dois pilares (pilares – incisivo lateral e segundo pré molar) e uma ponte do lado direito superior, 1 pôntico e dois pilares (pilares – segundo pré molar e segundo molar), tenho mordida profunda, percebi que meus incisivos inferiores estão tortos e isso me incomoda muito esteticamente, gostaria de saber se eu posso usar aparelho tendo essas pontes.

    1. Giovanna, pra corrigir o alinhamento dos dentes inferiores, sem dúvida. Já se você for movimentar os dentes de cima também, a presença das pontes fixas vai comprometer a movimentação dentária. Como o tratamento ortodôntico contempla os 2 arcos, já que não é só uma questão de alinhamento mas do “encaixe” da parte de cima com a de baixo, sugiro que você procure um ortodontista pra avaliar se o uso de aparelho é uma opção no seu caso.

  14. Ola, estou com dúvidas serias. Nunca pensei em usar dentaduras, mas devido a dentistas mal preparados perdi muitos dentes e os que restaram começaram a me causar problemas. Resultado, vou ter que fazer implante. Pois não consigo me ver usando dentadura, embora q o implante não é tão diferente pelo q vejo, mas a segurança é maior – acredito – enfim. Bom, antes de mais nada, foi me orientado a extrair os dentes restantes e colocar uma dentadura, fiz uma primeira extração nos fundos e 3 dias depois retirei os 5 ultimos da frente. O dentista indicou para eu não tirar por enquanto a dentadura devido ao sangramento e lavar com cuidado com agua e oxigenada vol 10… bom, como disse nunca lidei com isso, minha parte da frente da boca inchou mas melhorou, porem ainda dói. Mas o q mais me incomoda no momento é o cheiro e o gosto. Isto passa? Com quantos dias? Quando posso limpar direito minha boca (fiz esses procedimento ha dois dias). E sobre o implante eu gostaria de fazer o que não precisa da gengiva, pois acredito ter estrutura o suficiente e talvez a limpeza seja melhor, na sua opinião qual seria a melhor? No sentido de estetica e limpeza…

    1. Ana Rosa, passa. O cheiro e o gosto ruim têm a ver com a higienização, que fica prejudicada nessa fase do pós-operatório imediato. O problema vai diminuir dia após dia, varia, mas creio que em 1 ou 2 semanas você já não os sinta. Limpe a dentadura como seu dentista recomendou, mas sem removê-la, realmente, não há muito o que você possa fazer. No caso de ausência total de dentes, mesmo que faça prótese sobre implantes fixa (protocolo) ou removível (overdenture), ela terá a gengiva. Do ponto de vista da limpeza, a overdenture é a melhor opção, justamente porque, sendo removível, é bem mais fácil de higienizar. E como ela é feita sobre implantes (4, pelo menos), ela é muito segura e não se desloca como uma dentadura comum.

  15. Ana parabéns, já tirei todas as minhas duvidas sobre prótese com aparelho, adorei e mais uma vez parabéns.

  16. Boa noite Ana, eu uso protese que pode tirar, eu posso usar aparelho nos dentes? OBS: e so 1 dente a protese.

    1. Se for necessário, pode sim, Marcos… ainda mais se for 1 dente só. Procure um ortodontista pra avaliar.

  17. Boa noite, Dra.
    Tenho 25 anos, perdi meus dentes frontais desde a adolescencia, ha mais ou menos um ano coloquei uma ponte fixa com quatro dentes, sendo dois pilares, recentemente tem inflamado e tenho sentido dores de cabeça, recentemente procurei um dentista e ela sugeriu colocar uma próteses fixa provisória e colocar aparelho odontológico, pois isso está acontecendo porque a prótese q estou usando nao está bem adaptada. Estou aflita com isso, por favor doutora me tira essa dúvida?

    1. Valeria, se a prótese não está bem adaptada, o ideal é removê-la e fazer outra, mesmo. Quanto ao uso de aparelho, em princípio não é obrigatório, mas pode beneficiar você, sim. Se você estiver disposta a fazer um tratamento ortodôntico, o ideal é fazê-lo antes de confeccionar uma nova prótese definitiva.

  18. Na verdade eu queria apenas caracterizar a prótese, pq na parte de baixo só tenho 4 dentes da frente, e na parte de cima, só dois dentes tbm na frente. Gostaria de saber se mesmo só tendo esses 6 dentes é necessário tirar a panorâmica, fazer a documentação? Pq a maioria é prótese, e não dente natural. Obrigada!

    1. Beatriz, uma panorâmica seria bom fazer, mas se a ideia é apenas caracterizar a prótese, não há razão pra fazer a documentação completa.

  19. Dra. Ana,
    Eu tenho todos os dentes da frente inferiores, faltam quatro atras, dois do lado, um do lado direito e tres esquerdos, queria saber se da pra colocar aparelho ortodôntico?

  20. Ola Dra. Ana, então, eu tenho uma dúvida, eu estou fazendo tratamento nos dentes q no caso vou extrai 6 dentes na parte de cima, que seriam os de tras e minha dentista me recomendou a ponte flexivel.
    Como só os dentes de tras q serao a ponte e os da frente serao os meus mesmo, eu posso usar aparelho? No meu caso n seria por problemas dentário, e sim pq eu acho bonito e tbm disfarçaria a ponte… Eu posso conseguir aonde isso, pq minha dentista n quer fazer isso.

    1. Gabi, é até uma possibilidade. Você pode procurar outro ortodontista, se quiser. Mas o seu caso é diferente da prótese total, como você tem dentes naturais, a presença do aparelho apenas como um fim em si prejudicaria a higienização desses dentes, podendo levar a outros problemas (cárie, gengivite, etc.). Então eu não conselho… a não ser que você realmente faça um tratamento ortodôntico e obtenha algum benefício disso.

  21. Olá, Dra. Ana!
    Fui um pouco desleixado com minha saúde bucal. Sempre me contentei com restaurações em dentes comprometidos e estas foram substituídas com o decorrer dos anos, sendo que atualmente não é mais possível obturar meus dentes da frente, por exemplo. Acredito que terei uma perda considerada de dentes por extrações (que eu venho evitando ha anos).
    Gostei dessa publicação sobre a estilização de uma prótese. Ela realmente disfarçaria bastante no tratamento que necessito fazer. Seria mesmo estranho eu aparecer repentinamente com os dentes perfeitos, sem antes ter passado pela “fase do aparelho”, não é? rs
    Queria saber se eu poderia, futuramente, optar pela remoção deste aparelho sem danificar a prótese, ou se após colados, apenas uma nova poderia substituí-la.
    Obrigado pela atenção desde já!

    1. Bruno, é muito provável que a remoção dos bráquetes danifique a prótese… mas é questão de fazer pra ver. Realmente, a ideia é essa, passar uma ideia de dentes naturais com a caracterização, aparecer com os dentes perfeitos de um dia para o outro pode ser bem estranho. 😉

  22. Olá, apareceu um senhor hoje no consultório querendo colocar! Qual material você instalou? Estava pensando em fazer ataque ácido pra porcelana, adesivo e resina, porém tenho a sensação que vai soltar! Fazer abrasoes será que ajuda? Como você fez? Beijinhos!

    1. Rafaella, o caso da imagem não é meu, mas sugiro o uso de cimento resinoso (fazer abrasão pode ajudar, sim) ou da boa e velha Super Bonder. Geralmente a SB é o que dá mais certo nesses casos, por incrível que pareça. 😉

  23. Olá doutora, sofri um acidente de carro, quebrei a mandíbula e cinco dentes, eu já usava aparelho antes do acidente, fui procurar minha dentista para fazer uma prótese, mas como eu tenho q dar continuidade no tratamento ortodôntico ela sugeriu q eu usasse uma prótese móvel por causa do meu aparelho. E possivel colocar aparelho nessa prótese?

    1. É sim, Milena. Dá pra colar bráquetes na prótese removível, assim como fixar “dentes” no aparelho. Depende do caso.

  24. Bom dia! Oi Ana, bom eu uso uma prótese removível nos dois incisivos centrais e gostaria de saber se posso colocar aparelho? É difícil um dentista colocar, caso seja possível? Amei o blog <3

    1. Joyce, pode. A ausência de dentes não contraindica o uso de aparelho. Mas talvez não dê pra continuar utilizando a mesma prótese, e aí você poderia utilizar 2 prótese individuais ligadas ao aparelho. Consulte um ortodontista.

  25. Olá ????
    Uso prótese superior com 6 dentes nas laterais. E na parte inferior só tenho os 5 dentes da frente. A prótese e removível. Tenho muita vergonha, tem como colocar aparelho na superior??? Pretendo fazer a da parte inferior o mais rápido e se possível queria colocar. É um procedimento comum? Será que os ortodontistas topam numa boa? Bjs!

    1. Beatriz, você pensa em realmente fazer um tratamento ortodôntico ou em colar os bráquetes nas suas prótese removíveis como uma caracterização? De qualquer forma: as duas coisas são possíveis. Procure um ortodontista pra avaliar, muitos já trabalham com essa “novidade” da caracterização de próteses.

  26. Ola! Uso protese movel em dois dentes, incisivo central e canino, e quero mudar para protese fixa, com isso quero saber se posso colocar aparelho por estetica, e se nao vai prejudicar a durabilidade da protese?

    Obrigado, site muito bom (y)

    1. Elaine, se forem 2 coroas unitárias, sim, você vai poder usar aparelho normalmente. Só se fosse uma ponte fixa, aí seria problema, pois não haveria como movimentar a ponte. Mas sugiro que você faça apenas coroas provisórias por enquanto, aí quando for remover o aparelho, faz as definitivas, de material melhor. Isso porque a colagem dos bráquetes, e principalmente a remoção deles, pode estragar as coroas.

  27. Hola, fiz uma protese dentaria fixa na boca, mas nao gostei do resultado, fiquei muito diferente, dentes grandes, horrível… no dia seguinte pedi para o dentista resolver minha situação e ele me respondeu: a senhora teve tempo para decidir se gostou ou nao gostou… Agora tem que pagar para arrumar outra vez… esto está certo???

    1. Giosara, pra trocar a sua prótese terá que ser confeccionada uma nova. E fazer uma nova, implica custos. Não é incomum que os pacientes estranhem uma prótese nova, ainda mais em dentes anteriores, que ficam tão em evidência e podem alter até a fisionomia da pessoa.

    1. Em princípio pode sim, Erica. Seria uma caracterização de prótese, claro, não um tratamento ortodôntico, em si. É só você procurar um ortodontista disposto a ajudá-la.

  28. Oi Ana,
    Tenho prótese superior e inferior somente atrás, pois na frente os dentes são meus. Tem alguma coisa que posso usar para disfarçar os ferrinhos que ficam aparecendo na frente?
    Obrigada.

    1. Se a sua prótese é com estrutura metálica, não, Rosangela. Mas você pode fazer uma prótese parcial removível flexível (os grampos são bem mais estéticos) ou pensar em fazer prótese fixa.

  29. Estou precisando arrancar alguns dentes na parte do fundo superior. E na frente também, total de 06 dentes na parte de cima. Estou com muito medo de ir ao dentista e ele arrancar todos esses dentes que estão somente os cacos. Trabalho com atendimento, e não sei o que fazer até a prótese ficar pronta. Estou muito preocupada e preciso de um dentista urgente. Minha duvida é, será que arrancando todos esses dentes eles colocam uma prótese provisória pra eu poder trabalhar, sem precisar ficar dias afastada no trabalho? Me responde por favor !! Obg.

  30. Boa tarde!

    Ana, fui na minha dentista e perguntei o que achava em colocar um implante na parte inferior, ela disse que seria mais correto colocar aparelho para fechar o local que esta aberto. Realmente preciso usar, pois sou um pouco dentuça, mas um dos dentes da parte superior, o principal, tenho tratamento de canal. A pergunta é: será que realmente posso colocar o aparelho mesmo tendo tratamento de canal nesse dente? Ela me explicou que antes é feito raio x, todo procedimento correto, mas tenho medo que possa perder esse dente principal.

    Obrigada.

  31. Num faz isso não, Maisa Santos. Perdi parte dos meus dentes e estou sofrendo muito. Fui vitima de uma dentista clandestina e fui resolver uns problemas e acabei saindo de lá com mais problemas do que entrei. Estou com uma protese parcial e estou com muita ansia de vomito, horrivel a adaptação, to usando um creme fixador mas ele demora muito de secar, o que faço, doutora?

    1. Maisa, se a prótese é parcial ela não deveria precisar de creme fixador. Parece que ele não está bem adaptada. Se foi a “dentista” clandestina que fez, sugiro que você procure um dentista de verdade pra fazer outra.

  32. Olá Ana!
    Há muito tempo não possuo todos os dentes superiores. Gostaria de saber se tem como implantar de 3 a 4 dentes por vez. Colocar os dentes diretamente nos pinos de titânio um a um, sem precisar colocar aquela resina rosa, pra parecer mais natural, sabe?

    1. Rosemary, se a estrutura óssea estiver boa, até dá. Mas substituir vários dentes com implantes unitários é praticamente inviável, pelo preço e pela relação custo-benefício… não costuma valer a pena. Mas é possível fazer uma ponte fixa sobre implantes, por exemplo, sem a gengiva rosa. Sugiro que você procure um implantodontista e faça uma avaliação, é a melhor forma de saber quais as possibilidades de tratamento no seu caso.

  33. Olá Ana, boa tarde !
    Eu uso prótese fixa de porcelana ha 4 anos, a gengiva esta inflamada um pouco, eu posso colocar aparelho ?

    1. Rodrigo, pode, desde que não haja um problema gengival / periodontal ativo e que sua prótese fixa não restrinja a movimentação dos dentes. Procure um ortodontista pra avaliar.

  34. Extrai meus dentes, mas minha dentista disse q demora para ficar pronta e disse q a provisoria nao fica boa, sera vdd?

    1. Mary, leva pelo menos 2 dias pra uma dentadura imediata ficar pronta… mas isso depende do laboratório de prótese. Não é que ela não fique boa, é que a gengiva ainda está em cicatrização e o “formato” da gengiva, durante a cicatrização, muda. Então a prótese terá que ser reembasada (ajustada) posteriormente.

  35. Muito obrigada Ana! Tu me deixou muito feliz… Parabéns pelo belo texto, a clareza e humildade que vc responde as pessoas. 🙂

  36. Senhora! Meu nome é Gabriela e perdi meu dente da frente, daí logo no início do meu sorriso, tenho um dente que é afastado do outro, onde deixa meu sorriso, feio demais. Uso uma prótese de um dente, dai gostaria de saber, mesmo tendo uma protese de um dente só, é possível colocar aparelho pra tentar corrigir esse dente afastado do outro? Obrigada!

    1. Sim, Gabriela. Sua prótese é removível? Nesse caso, o mais simples – e seu ortodontista deve propor isso – é usar um “dente” preso ao próprio aparelho durante o tratamento ortodôntico.

  37. Eu quero por opção própria extrair todos os dentes, será que acho algum dentista que faça o q/ eu quero?

    1. Maisa, se houver indicação de extração dos seus dentes, ok. Se não, espero que você não encontre nenhum dentista disposto… acredite, seus dentes vão fazer falta. 😉

  38. Parabéns Ana pelo seu trabalho e respeito pelo ser humano.
    Perdi meus dentes há pouco e pedi ao profissional se poderia colocar aparelho. Fiquei mto constrangida com a forma que ele respondeu: “Você não está querendo colocar aparelho ortodôntico em prótese, está???” Pior é que estava. Consegui um que colocou e só quem perdeu os dentes sabe o que é, e a importância de se personalizar a prótese, principalmente se for mulher. E não custa nada, não é mesmo??? É preciso olhar para o paciente, ouvi-lo para se fazer o melhor por ele. Um grande abraço!

    1. Exatamente, Vera. Do ponto de vista técnico, claro, não faz sentido nenhum colar bráquetes ortodônticos numa prótese. Mas a questão extrapola o lado técnico, é uma questão de caracterização mesmo, o que pode ser extremamente importante para a autoestima do paciente. Infelizmente alguns profissionais não conseguem enxergar isso. Cada cabeça uma sentença, não é ?! Abraço!

  39. Meus poucos dentes que tenho estao moles, alguns ate ja cairam… sei que vou precisar retirar os que tenho e os cacos… gostei muito do que vc me falou do aparelho… isso vai me deixar mais confiante, sera que consigo algum dentista que faça ? Como devo pedir uma coisa dessas?

    1. Maria, consegue sim. É questão de procurar um ortodontista e conversar com ele. Tem profissional que não gosta desse tipo de personalização, mas eu, como expus no texto, acho que pode elevar a autoestima do paciente ao disfarçar as perdas dentárias. Explique o seu caso ao ortodontista, de forma sincera: “uso / vou usar prótese e gostaria de colar um aparelho nela pra disfarçar que perdi os dentes”. Se for preciso, passe o link deste post pra ele ver! 🙂

  40. Dra., a minha duvida é: fui informada pelo meu dentista que a parte superior da minha boca esta perdida e que tenho que extrair e colocar uma dentadura total, ele disse que no mesmo dia em uma ida so ao consultório ele extrairia todos os dentes que sao um total de 11, pode?

    1. Nathalia, pode sim. Tudo depende da avaliação do seu dentista a respeito. Extrações múltiplas geralmente são consequência de problemas periodontais, o que acredito ser o seu caso. Assim, o melhor é extrair tudo de uma vez e instalar uma prótese imediata, mesmo.

  41. Parabéns pela matéria !

    rsrsrsrs (rindo muito aqui), vai entender…
    Mais uma vez, parabéns pela matéria, aliás, seus textos são ótimos!

  42. Doutora, adorei essa de aparelho na prótese, uso prótese e não gosto. Acho q precisava ir no seu consultório pra me sentir feliz um pouco mais com meu sorriso… parabéns.

  43. Dra., mas o problema das próteses (fixa ou não) que parecem próteses é que os dentes são muito simétricos e não há a naturalidade de dentes normais. Uma amiga minha achou uma dentista maravilhosa em São Paulo, que confeccionou sua prótese com “defeitinhos” (isto é, dentes meio tortos, sorriso assimétrico). Resultado: uma prótese removível perfeita, que parece seus antigos dentes naturais… e ninguém nunca questiona. Aliás, ela vive recebendo elogios do tipo “que sorriso lindo”, “que sorriso devastador” etc. Acho que a busca da perfeição (no mau sentido) é o que acaba com a estética das próteses, inclusive as Branemark, concorda? Abraços e continue nos deliciando com seus textos maravilhosos!

    1. Rafaela, concordo até com as vírgulas do que você disse :). O segredo é fazer uma prótese que não pareça prótese! Mas essa intenção às vezes esbarra na vontade do paciente, que quer ter dentes mais brancos do que combina com ele, com a anatomia toda perfeita e artificial, etc.. Sou a favor da “imperfeição controlada”, sem dúvida!

  44. Doutora, por favor responde minha duvida, fiz enxerto osseo na arcada superior da frente, o dente central e lateral direito, ha 2 meses, e quero implantar mais 2 dentes, o primeiro molar e o segundo pre-molar, que ainda tenho a raiz que tenho que arrancar do mesmo lado direito, acontece que pela falta de dentes do lado direito outros dentes entortaram e tenho que usar aparelho, sendo assim e possivel usar protese frontal junto com o aparelho? Quantos meses tenho que esperar visto que fiz enxerto ha 2 meses.

    1. Elaine, sim, é possível usar uma prótese removível ou, o que é mais frequente, fixar 2 coroas no próprio aparelho (apenas durante o tratamento ortodôntico, claro). Quanto ao enxerto, é preciso aguardar cerca de 6 meses pra fazer o implante.

  45. Arranquei os cinco dentes da frente da parte de cima da minha boca, vou usar uma dentadura com os cinco dentes que perdi, posso colocar um aparelho por cima pra disfaçar, pois sinto muita vergonha de sorrir, por favor me ajuda.

    1. Ingrid, pode. Pra isso, os bráquetes do aparelho teriam que ser colados na prótese. Basta que você encontre um ortodontista disposto a fazer esse tipo de caracterização.

  46. Olá bom dia,

    Seria possivel me revelar o valor de uma protese fixa completa da parte superior, tive um acidente de carro e perdi dentes, mas queria colocá-los todos de uma vez, qual seria o preço dessa ponte fixa?

    1. Anderson, não é possível sugerir um valor apenas com base na sua descrição, os fatores a serem analisados são muitos: tipo de prótese, material utilizado, necessidade ou não de enxerto ósseo, formação profissional, custos de laboratório de prótese, etc.. Procure um dentista especialista em prótese e faça uma avaliação.

  47. Bom dia Ana, comecei um tratamento dentario há 4 meses atrás, tinha ausência de 3 dentes laterais e arranquei os 2 da frente, enfim, fiquei sem 5 dentes, nao pude implantar, pois o tratamento é muito caro, resumindo, coloquei uma protese, sera que tem condições de colocar um aparelho pra disfarçar os ferrinhos e a gengiva que ficou um pouquinho deferente da minha?

    1. Dulcineia, até tem. Mas se você for gastar com aparelho, por que não pensar numa prótese nova, mais estética e sem grampos? Existe a prótese parcial removível flexível, que não utiliza os grampinhos metálicos. E daria pra resolver a cor da gengiva, também.

  48. Olá, tenho uma duvida, já usei aparelho, já tirei em 2011, mas amo aparelho e quero colocar, mas não preciso, teria como colocar de enfeite? Pois iria fazer manutenção para trocar as borrachinhas, nao iria movimentar os dentes, não tenho problema em gastar dinheiro, pois é com algo que quero muito. bjs

  49. Ana, tenho um problema serio, meu maxilar esta entortando,meus dentes são desiguais, tive que fazer cirurgia e extração em 7 dentes e uso protese de dois dentes, mas preciso usar outra protese removivel, porque os dentes que foram tirados foram justamente os de trás, os que me ajudam na mastigação. Sendo que preciso usar aparelho e gostaria de saber de tem como usar aparelho nos meus dentes, tem 10 dentes embaixo e o resto é protese, tem como ou não? Isso esta me prejudicando, e so um aparelho e que resolve, eu acho, meu queixo é meio torto, junto com minha mandíbula e boca. Caso vc queira ver eu envio foto pelo seu email.
    Agradeço sua consideração.
    Cassia

    1. Cassia, você pode usar aparelho, sim. A falta de 1 ou mais dentes não contraindica o uso de aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar, até pra saber se o uso de aparelho realmente pode beneficiar você (creio que sim).

  50. Muito legal pq só quem não tem dentes sabe o sofrimento e a vergonhaa que passa, acho que tudo que pode ser feito para melhorar a autoestima do paciente é valido.

  51. Ola,
    Uso uma ponte fixa de 4 dentes que apanha um frontal e os seguintes. Agora as raízes que eram os pilares desta ponte fracturaram e ja não a seguram mais, havendo assim a necessidade de fazer implantes dos mesmos; como implantes são caros, minha pergunta é: posso fazer estes implantes por partes? Agradeço imenso uma resposta.

    1. Ana Maria, não entendi o que você quis dizer com “por partes”. Um dente de cada vez? A sua ideia é fazer implantes apenas dos dentes que fraturaram ou de todos eles (os da ponte)?

  52. Gostei da sua explicação sobre poder arrancar todos os dentes e colocar prótese na mesma hora. Eu enfrento um problema que me aflige desde muito tempo. Eu tenho descalcificação na raiz dos dentes, tenho os dentes pra fora e algumas falhas. Por isso, gostaria de solucionar o problema, aliás é o único sonho que eu tenho, arrumar os meus dentes, mas vou ao dentista e acaba não resolvendo nada por ser um tratamento muito caro. Gostei da sua resposta, tenho consulta marcada pro início do mês, vamos ver no que dá.

  53. Perdi por motivo de doença os quatros dentes da frente superiores e dois superiores depois dos caninos, será que eu posso usar um aparelho ortodontico para disfarçar que eu perdi os meus dentes, porque até agora ninguem me viu porque eu estou com vergonha que as pessoas me perguntem o que aconteceu, eu fiquei com a aparencia muito diferente, tem dois meses que eu não saio de casa, por favor me ajude.

    1. Tereza, você pode usar o aparelho tanto para “disfarçar” quanto pra valer. Você está usando algum tipo de prótese?

  54. Tenho 62 anos, perdi totalmente meus dentes aos 24 anos, quanto gasto mais ou menos para fazer um implante e voltar a sorrir, já que uso chapa nos dois maxilares, preciso melhorar o meu astral.

    1. Vera, não há como sugerir um valor apenas pela sua descrição… é preciso procurar um dentista para avaliar. Mas em princípio, no seu caso, podem ser feitos cerca de 6 implantes em cima e 6 embaixo e, sobre eles, usar dentaduras fixas ou removíveis.

  55. Parabénsa pela sensibilidade! Sempre fui apaixonada pelos meus dentes e após vários problemas de saúde e uma gravidez complicada eles foram ficando feios, vc não faz idéia o qt isso abalou meu emocional e derrubou mimha autoestima. Mt especial o seu trabalho!

  56. Acho super válido fazer próteses com esses “detalhes” ou mesmo defeitinhos. Eu trabalhei como técnica em prótese dentária por um tempo (pfff… mais de 15 anos atrás… hoje sou contadora), e sinceramente, eu nunca achei estranho quando alguém solicitava uma prótese, digamos, “personalizada”. Acho mesmo, até “criativo” da parte de quem solicita.
    A auto-estima é tudo! Nada como ver alguém feliz, não é verdade?!?
    Parabéns pelo teu post!

  57. Doidera, heim? kkkkkkkkkkkkk…a princípio achei q era piada…eu acho q o problema dessas pessoas não é odontológico mas emocional. Portanto, deveria mesmo procurar um psicólogo. Não condeno um dentista q se proponha a embarcar nas loucuras dos pacientes, se for avaliado q isso não irá trazer problemas bucais e envolver uma questão de estética, mas se eu fosse dentista não me prestaria a fazer isso, indicaria um bom psicólogo ou psiquiatra.

  58. Oi Ana!

    Acompanho seu blog ha algum tempo (encontrei procurando ajuda para minha gengiva inflamada e depois de conhecer um dentista maluco queria arrancar meus 4 cisos saudáveis. Minha dentista de confiança fez 2 cunhas distais e resolveu o problema) e adoro ver vc falando com os leigos e ensinando a gente a se cuidar mais um pouco! 🙂

    Mas esse post me chocou!
    Engraçado, meu esposo está sofrendo pq vai ter que arrancar um dente (sem raiz) e não quer colocar aparelho, e tem gente que não precisa querendo! kkkkkkkkk!
    Difícil agradar a todos, hein? rsrsrsrs

    Ahhh! Queria perguntar se vc quer conhecer meu blog!
    http://mulhervirtuosaproverbios31.blogspot.com.br/

    É um blog onde estou estudando o que a Bíblia fala sobre e para a mulher!
    Acho que vc vai gostar e será muito bom ter sua participação no meu cantinho!

    Abraço,
    Mari

    1. Pra você ver, Mari… é interessante como as pessoas são. Tem MUITA GENTE doida pra por aparelho “só de enfeite”, ou seja, sem uma real necessidade. Já outras pessoas não querem nem olhar pra um aparelho ortodôntico…

      Não conhecia seu blog ainda… mas como mulher virtuosa que sou, passarei a acompanhá-lo. 😉

      Abração!

      1. Incrível, né?!

        E eu vou continuar com minhas 2 tarefas:
        1. Convencer o marido sobre o aparelho
        2. Continuar visitando diariamente o Medo de Dentista, pq mulher virtuosa cuida da sua saúde bucal e da família toda, né? 😀

        Bjão!

  59. Pois é, penso exatamente assim.
    Não faço ortodontia, por isso nunca me pediram orto em PT, mas já coloquei Skyce (piercing dental).
    Mulheres, em geral mais vaidosas, ficam imensamente felizes e agradecidas.
    Um pequeno gesto, com um enorme resultado.

      1. Tenho tres dentes faltando na parte superior, 2 pre molares do lado esquerdo e o primeiro molar do lado direito… queria saber se o aparelho consegue puxar os dentes pra preencher o espaço ou parte dele e ficar menos dentes pra eu fazer implante? Estou usando protese removivel de acrilico.

        1. É uma possibilidade, Josiane… principalmente o espaço do molar do lado direito. No lado esquerdo, faltando 2 dentes juntos, dificilmente será possível fechar um espaço tão grande, mas pode ser possível fechar o espaço de 1. Procure um ortodontista pra avaliar!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista