A Diferença Entre Implante e Pino (Núcleo)

Uma coisa que eu sempre notei que os pacientes confundem muito é implante e pino (ou núcleo). E são duas coisas fundamentalmente diferentes, já que um implante substitui a raiz de um dente perdido, enquanto um pino se apoia na raiz de um dente ainda viável. Ou seja: num caso tem dente, no outro não. Mas vamos por partes…

Tudo o que você precisa saber sobre implantes está no post Implantes Dentários: Um Guia. Mas não custa nada relembrar: o implante dentário é uma prótese de raiz, ou seja, um “parafuso” de titânio que é colocado no osso e, sobre ele, é instalada a prótese sobre implante, que corresponde à coroa do dente perdido. Portanto, para se instalar um implante é necessário que você não tenha o dente em questão (ou porque você o perdeu, ou porque ele não existe).

Já os núcleos metálicos fundidos e os pinos pré-fabricados são encaixados na raiz do dente. Vamos considerar que, por algum motivo, a coroa de um dente foi destruída (por uma fratura, por cárie, etc.), mas a raiz desse dente está lá bonitinha, intacta. Nesse caso, é possível tratar o canal dessa raiz e instalar nela um núcleo ou pino, e sobre eles é que vai a coroa protética. Portanto, para se instalar um núcleo ou pino é necessária uma raiz dentária viável.

Percebe como são coisas bem diferentes? Pra tirar qualquer dúvida, veja a ilustração abaixo:

A diferença entre implante e pino

Os núcleos metálicos fundidos são “pinos personalizados”, pois o canal do dente do paciente é moldado pelo dentista e o núcleo é fabricado sob medida num laboratório de prótese. São feitos de ligas metálicas, geralmente níquel-cromo. Já os pinos pré-fabricados são ajustados aos canais do dente. Podem ser feitos de vários materiais como, por exemplo, fibra de carbono e fibra de vidro.

É isso.

Acho que agora ficou claro que pinos e implantes são coisas bem diferentes. Se não ficou, pergunte! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Implantodontia, Prótese | Marcadores: , ,

172

  1. Um implante que não tenha um preço muito alto.

    • Tarciana, não entendi se você está me fazendo uma pergunta ou afirmando que um pino é mais barato que um implante (dado o assunto do texto). Bom, sim, é. Se você estiver me perguntando onde encontra um implante que não tenha um preço muito alto, sugiro que você faça algumas avaliações pra averiguar. Tente nas faculdades de Odontologia e associações, onde o atendimento é feito pelos alunos de especialização em implantodontia, a preço de custo. Veja: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html

  2. Seja qual for o motivo ou tratamento, qualquer dos casos é trágico. Bom mesmo é ter dente natural e saudável.

  3. Dra. Ana, tudo bem?! Então, eu tenho um pino estético onde já foi instalada a prótese definitiva no dente 12. Na última sessão, ainda colado com a cola provisória, a Dra. fez os ajustes, pois notei que ainda estava alto… na ocasião falei q já estava bom…. daí ela colou definitivo… a dúvida é: cheguei em casa e durante essa semana sinto o dente de baixo batendo no de cima pouca coisa… Será que seu eu voltar lá ainda dá p/ ajustar mais um pouco ou tem perigo de fraturar o definitivo? Ou será que é falta de costume? Ou se deixar assim corro o risco de mais pra frente ele ficar com mobilidade? Um abraço !

    • Karina, o correto é fazer o ajuste. Como a coroa já foi cimentada em definitivo, terá que ser feito o desgaste diretamente na boca. Isso não é um problema em si, se houver espaço pra esse ajuste, ok. O problema é quando se trata de uma prótese metalocerâmica, por exemplo, e a camada de cerâmica é muito fina, nesse caso um desgaste poderia expor o metal que está por baixo da cerâmica. Mas se não for o caso, é só ajustar, polir e pronto.

  4. Tenho PINO nos 5 dentes superiores da frente, há uns 5 anos, mas achei que ficou grande ou pra frente (me acho dentuça), a dentista me disse que era falta de costume etc e assim ficou, mesmo assim após tanto tempo continuo achando muito grande, sei lá, posso colocar aparelho pra puxar um pouco pra dentro? Outra coisa, pelo menos uma vez por ano um deles solta e eu tenho que ir até ela pra colar, será que não é a posição? Minha dentista é muito gentil e eu gosto muito dela, mas o consultório é longe, vou uma vez por ano para ver os implantes (dentes fundo).

    • Marilany, a sua dúvida faz sentido… sim, a sua impressão de “dentes grandes” pode ser causada não pelo tamanho em si, mas pelo posicionamento deles, projetados para frente. Nesse caso, sim, é possível usar aparelho pra corrigir isso. Procure um ortodontista pra avaliar. E o descolamento constante da(s) coroa(s) realmente pode ser consequência da projeção dos seus dentes.

  5. Oi boa tarde, meu dente superior, o segundo pre-molar, quebrou e ficou so um lado da parede do dente, já fiz o canal, e agora queria saber o que tenho q fazer nele. Se o único jeito e colocar uma coroa. A raiz do dente esta boa assim mostrou no raio x.

    Obg pela atençao.

    • Dadas as condições do seu dente, creio que só pino e coroa resolvem, Luciana.

      • Bom dia!!!
        O caso dela é o mesmo do que o meu, pois qual é o melhor pino esteticamente? Fica feio? Ou é melhor colocar implante pois é mais definitivo, o pino pode cair?
        Abraço.

        • Tharcisio, se a raiz do dente é viável, o melhor costuma ser o pino. Esteticamente, sendo ambos bem feitos, o resultado é muito parecido… não dá pra dizer que o implante é melhor nesse sentido. O pino pode cair sim, mas o implante, da mesma forma, pode não se integrar ao osso (embora não seja tão comum isso acontecer).

  6. Bom dia,

    Meu molar inferior já tem canal tratado e com uma coroa metálica, só que teve cárie entre o dente da frente com a coroa sendo preciso abrir parte desta coroa, após a retirada da carie foi restaurada com resina (só o espaço aberto, pois o restante da coroa está perfeita), que no dia seguinte caiu por completo, sem o menor esforço, ficou sem apoio do lado que foi aberto e agora vou perder o dente, não tem como recuperar esta coroa metálica? Desde já agradeço.

    • Patricia, se a coroa fosse em resina até daria pra fazer esse conserto que você relata. Mas se a coroa é metálica, a resina cai mesmo… pois não são materiais compatíveis, eles não “grudam”. O ideal, nesse momento, seria fazer uma coroa nova. Uma possibilidade TALVEZ seria remover a coroa, reparar o “buraco” e cimentá-la novamente, mas se isso é possível depende da avaliação do seu dentista e do técnico do laboratório de prótese.

  7. Bom dia,
    Obrigada pelos esclarecimentos. Acho que no meu caso nem vai precisar da utilização de pino? Pois minha coroa metálica foi utilizada pino. Obrigada mais uma vez, doutora, pelas dicas dadas.

    • Se houver pino, em princípio ele pode permanecer, seria só o caso de trocar a coroa, mesmo.

  8. Oi, boa tarde! Estou com uma dúvida e um pouco confuso em relação às orientações de dois dentistas que recebi.

    Preciso usar aparelho e, inclusive, tirei recentemente o siso para “liberar” espaço para reajustar a posição dos dentes inferiores. Quando eu arranquei o siso, notei que ficou um espaço livre e os dois molares foram ficando moles e mudando de posição – creio que eles estavam se reajustando ao espaço vazio vizinho, correto? O problema é que o primeiro molar subiu um pouco e quando eu mordia, sentia o mesmo (tipo uma restauração que fica alta).

    Nesse espaço de tempo, enquanto eu aguardava a próxima consulta, este meu molar que “subiu”, quebrou a metade verticalmente quando eu mastigava e precisarei fazer uma “coroa nucleada do elemento 37″ (tem escrito desse jeito no encaminhamento – obs: eu já fiz nacal nesse dente). A minha dúvida é: posso usar aparelho sem problemas após a coroa? A restrição seria no caso do implante, pois este não permitiria a movimentação do dente, correto? No caso da coroa nucleada, o dente irá mover com o aparelho sem problemas, não é?

    Eu estava pensando na possibilidade de usar logo o aparelho (a parte do dente que quebrou foi interna – a parte de fora dele ainda está intacta e dá para colocar o aparelho) e arrumar todos os dentes nos lugares e fazer a coroa depois, o que a senhora acha? Nesse período, ficaria sem mastigar no lado do dente quebrado (como estou agora) e com uma dieta livre alimentos duros.

    Grato! Parabéns pelo site!

    • Isso mesmo Felipe, se a raiz do dente for mantida (é núcleo + coroa preenchem esse requisito) é possível movimentá-lo normalmente, o que não seria possível no caso de um implante (uma vez instalado num local, lá ele fica). Mas não acho uma boa ideia deixar a coroa pra depois do tratamento ortodôntico, porque esse dente ficaria muito frágil durante esse tempo e mastigar de um lado só pode causar uma série de problemas pra você. Sugiro o seguinte: faça o núcleo e a coroa, mas uma coroa provisória, mais barata, só pra usar durante o tratamento. Tirando o aparelho, você troca a coroa por uma de um material melhor. O núcleo (pino) é o mesmo, não é preciso trocar.

  9. Oi, seria possivel fazer um nucleo já com a coroa todo em metal?? Tipo coroa com espiga?? Sou protetica e uma dentista iniciante me pediu para fazer esse trabalho, sabe quais sao as restriçoes?? Grata,
    Posso fazer mas não sei se ela poderia colocar isso na boca da paciente, e com qual metal, tipo goldent ou cobalto crom?

    • Maria Cristina, não sei se entendi bem a proposta… seria um núcleo + uma coroa metálica numa peça só? Ou seja, o tal “pivô” que se usava antigamente? Acho que até dá, mas não vejo o benefício disso (tanto é que, que eu saiba, essa prática foi aposentada, é mais chato de adaptar, etc.). Já que a dentista não tem muita experiência (e se entendi certo), sugira pra ela núcleo e coroa separados.

  10. Doutora, tenho canal nos dentes da frente ja faz alguns anos, e ontem a dentista disse que terei que colocar pino. Como vai ser feito, se ainda tenho parte do dente… e depois posso usar aparelho ortodôntico normalmente? Grata.

    • Gabriela, como explico no texto, o pino é encaixado na raiz do dente e, sobre ele, é que vai a coroa protética. Se ainda há parte da coroa do dente, ela será desgastada pelo dentista pra dar lugar ao pino. E sim, é possível usar aparelho normalmente, mas nesse caso seria bom usar uma coroa provisória durante o tratamento ortodôntico e fazer uma “mais cara” só depois, pois a colagem do bráquete pode estragar a prótese.

  11. Olá Dra., minha dúvida é a respeito do núcleo, vou ter que colocar e gostaria de saber se ele vai ser colocado na base do que resta do dente ou na raiz? E se for na raiz, esse núcleo vai dentro da gengiva?
    Grata!

    • O núcleo vai encaixado na raiz, Francine. Não tem nada a ver com a gengiva diretamente. O que resta do seu dente será desgastado e ficará só a raiz, que vai receber, então, o núcleo.

  12. Olá!!! Tudo bem? Eu fiz canal em um dos meus dentes da frente há mais ou menos 10 anos e agora ele ficou mole, segundo o dentista, eu devo ter batido, dado uma mordida mais forte porque ele analisou e viu que a coroa do meu dente está quase toda rompida, ele trocou a massinha e ele ficou mais firme novamente, mas ele disse que a qualquer momento esse dente pode cair. A pergunta é: a única solução seria colocar um pino? Obrigada desde já…

    • Aline, pelo que entendi o seu dentista restaurou o dente mas a restauração é MUITO grande, portanto não é o ideal. Sim, nesse caso, considerando que você já tem o canal tratado, a indicação seria de pino e coroa (pivô).

  13. Olá! Tive q extrair um dente e minha dúvida é se colocar implante no lugar poderei usar aparelho? Ou devo colocar o aparelho e depois colocar o implante? Obrigado adorei o blog!

  14. Olá Ana, tenho um molar inferior com coroa semi destruida, mas ainda há algumas paredes. Já fiz o canal. Preciso colocar pino (núcleo) e coroa. Alguns profissionais me indicaram pino de fibra de vidro, disseram que dá para fazer e restaurar com resina (o que reduziria o custo). Já outros insistem em núcleo de metal, que a restauração com fibra de vidro e resina não surtiriam bom resultado. Pergunto se há restrições quanto à aplicação de pino de fibra de vidro pelo estado do dente, em detrimento do núcleo metálico. Desde já agradeço!

    • Mário, eu acho que vai muito do dentista que você consulta. Tanto o núcleo metálico fundido quanto o pino de fibra de vidro são bons e se aplicam ao seu caso. O NMF é feito sob medida, então a adaptação dele, em tese, é perfeita. Já o pino de fibra de vidro é pré-fabricado (será adaptado aos condutos do dente do paciente pelo dentista), mas seu coeficiente de elasticidade é muito próximo do coeficiente do dente, o que confere bastante resistência. Enfim, embora não tenha avaliado o seu caso clinicamente, me parece que os dois tipos de núcleo podem ser usados no seu caso.

  15. Olá, Ana, tudo bem?
    Como você responde às pessoas sem ser por e-mail?
    Gostaria de saber como coloco um Núcleo Metálico Fundido no conduto já preparado para encaminhar o paciente para verificação através de raio x se o NMF preencheu totalmente o preparo, antes de cimentar o NMF.

    • Maria Angelica, eu respondo aqui mesmo no blog, através de comentário. É que tem pessoas que perguntam aqui e querem receber a resposta por e-mail, se eu fizer dessa forma dá muito mais trabalho, perco muito tempo e a resposta da pergunta, fora daqui, pode deixar de beneficiar outra pessoa que tenha a mesma dúvida. Então a pessoa entra no post e vê a resposta.

      Confesso que não sei se entendi a sua pergunta. Você quer saber como verificar a adaptação do NMF via radiografia antes de cimentar? Se a sua intenção é encaminhar o paciente pra fazer isso numa clínica de radiologia, por exemplo, fica complicado… porque seria preciso remover curativo ou provisório. Nesse caso, acho mais interessante encaminhar pra um colega que tenha o aparelho de Raios X no consultório pra fazer essa verificação.

  16. Ola Ana…
    Tenho 03 dentes na frente que fiz canal ha uns 10 anos, depois vi que ele tava tipo trincando, fui no dentista e coloquei resina nesses dentes, so com o tempo ele ta amarelando . Gostaria de saber sobre a coroa de porcelana, como e feita? Esse pino que eles falam, como e o procedimento que coloca no dente?
    obg.

    Suely

    • Suely, como os dentes já têm tratamento de canal, é preciso remover uma parte da obturação do canal pra dar espaço pra encaixar o pino na raiz. Aí, sobre esse pino, vai encaixada a coroa protética (como na imagem do post). A coroa natural do seu dente será totalmente desgastada. Não dói e, enquanto a coroa definitiva não fica pronta, você usa uma provisória.

  17. Olá Ana, eu queria saber aproximadamente o preço de um pino, nao precisa ser exato, pode ser um minimo e maximo que esse tratamento pode custar, eu estou com um dente quebrado e acho que meu caso daria pra por um pino, mas estou sem trabalhar e tenho um dinheiro guardado e queria me programar pra um gasto como esse.

    • Rosangela, é difícil responder a sua pergunta sem uma avaliação clínica… porque existem vários tipos de pinos e, sobre eles, podem ser instaladas vários tipos de coroas, de vários materiais. Ainda, pode ser que nem seja preciso usar um pino. Enfim, procure um dentista pra avaliar… é a melhor forma de obter uma previsão de custo.

  18. Oi Ana!!!! Morro de medo de dentista, mas amo seu blog e tem me ajudado muito!… É o seguinte, vou ter que colocar coroa num molar superior, esse dente já tem o canal tratado mas tá quase todo quebrado, só resta um pequeno pedaço, será que tem que por pino?… E se tiver, esse procedimento é doloroso?

    • Que bom que o blog tem ajudado, Patricia!

      Considerando que o molar já está quase todo quebrado, certamente será necessário pino. Mas se o canal já foi tratado, você pode ficar tranquila: não dói absolutamente nada, já que o dente não tem mais nervo.

  19. Tenho uma prótese de 04 elementos que era fixada em dois dentes que continham pinos, no entanto um desses pinos deu fratura de raiz, ai fui ao dentista e ele fez um implante nesse dente e fixou uma nova prótese no implante e do outro lado no dente com pino. Venho sentindo muita dor nos dentes ultimamente, fui a um dentista que me disse que não se apóia uma prótese em um implante e um dente com pino porque o lado do implante é muito forte e o outro não ! Gostaria de saber se isso é verdade e qual o procedimento a fazer nesse caso, pois estou com muita dor!

    • Soely, realmente, apoiar uma ponte fixa em implante e núcleo gera uma distribuição desigual das forças. Um dos motivos é que o núcleo (pino) está apoiado em uma raiz dentária, que tem ligamento periodontal, por tanto, um certo amortecimento. Já o lado do implante é totalmente fixo ao osso, o amortecimento não existe. Isso coloca tensão / flexão bem grandes sobre a prótese como um todo. Se a dor é por causa disso, não tenho como afirmar. Mas a solução seria um novo planejamento protético.

  20. Oi, boa noite! Obrigada pelo seu post, bem esclarecedor. Eu também tenho uma pergunta, como todo mundo rs. Eu precisei ha um tempo atrás arrancar o dente terceiro maior da arcarda inferior do lado esquerdo, o problema é que estou querendo fazer um implante desse dente, mas minha mordida está um pouco errada, meus dentes são certos, seria só para corrigir a mordida, nesse caso posso fazer o implante e usar o aparelho para corrigir a mordida, pois o implante é fixo. Desde já, obrigada.

    • Jéssica, se o dente extraído foi um siso (terceiro maior?), não há necessidade de substituí-lo com implante, A NÃO SER que você (seu dentista, no caso) pretenda apoiar uma outra prótese nesse dente (aí você teria a falta de outros dentes). Se você estiver falando de um primeiro molar, aí sim o implante faz mais sentido. Até dá pra fazer o implante antes de usar aparelho (ou durante), mas vale aí a avaliação do deu dentista / ortodontista. O ideal é fazer o implante apenas depois do tratamento ortodôntico finalizado, com o espaço para o implante adequado.

  21. Ana, por favor, a minha dentista começou fazer um tratamento em mim e me disse que faria 3 implantes… paguei metade do valor e hoje lendo sobre implantes após conversar com uma amiga, descobri que a dentista me enganou. Na verdade colocou um pivô e paguei por implante… o que posso fazer? Estou muito aflita… obrigado.

    • Eliane, entre em contato com ela e peça explicações. Acontece muito, também, do paciente confundir uma coisa com a outra (não estou “defendendo” sua dentista, mas a confusão é bem comum, tanto que resolvi escrever esse texto pra explicar). Enfim… se dava pra fazer um pivô, melhor, já que aí a própria raiz do dente apoia a prótese… e nem haveria indicação para implante. Conversem… costuma ser o melhor caminho. Se realmente ela tiver cobrado a mais, uma possibilidade é reverter esse valor em outros tratamentos necessário no futuro (ou devolver seu dinheiro).

  22. Gostaria de saber o seguinte, quebrei os dois dentes da frente, a metade deles, aii fui ao dentista, arrumou dois pinos, gostaria de saber o seguinte: por que ainda não consigo morder direito, sera q vai voltar ao normal e tbm gostaria de saber se futuramente pinos não dão problemas.

    • Diego, pode ser porque dói um pouco (o que é esperado em caso de trauma / batida). É comum que a região fique sensível por um tempo. Sim, deve voltar ao normal em alguns dias. Não, não há razão pra que seus pinos deem problema. Geralmente, o que se troca de forma periódica é a prótese / coroa que se apoia no pino.

  23. Bom dia Dra. Ana Tokus; Bom, meu problema é um pouco mais complicado. Sofri um acidente há 5 anos e quebrei os quatro dentes da frente de cima. Na epoca eu iniciei um tratamento e parei. O dentista apenas furou meus dentes ate na raiz, e depois cobriu os buraquinhos com uma resina e fez tipo um dente provisorio para tapar e proteger os buraquinhos. Mas com o passar do tempo as resinas foram quebrando e os buraquinhos ficaram expostos, consequentemente foram ficando pretos por dentro. Minha duvida seria se eu corro o risco de perder as raizes dos dente e nao ter jeito de colocar os pinos. Iniciei um tratamento numa faculdade aqui de Belo Horizonte. Num deles a aluna que me atende ja colocou um provisorio e a raiz dele estava preta, mais deu pra colocar, o outro, quebrou recentemente. E quando fui ver, ele esta todo preto por dentro. Obs: Sou fumante, Dra. Ana.

    • Rafael, não vejo razão pra você perder esses dentes (até pela conduta da sua “dentista”, que está fazendo os provisórios normalmente). Pelo que entendi, na ocasião do acidente o dentista abriu esses dentes pra canal (não sei se foi feita só a abertura / curativo ou se eles foram efetivamente tratados). Se esses canais foram tratados, é perfeitamente possível colocar um pino em cada dente e, sobre os pinos, coroas. O escurecimento dos dentes não significa necessariamente problema… a dentina (tecido dentário que está por baixo do esmalte) às vezes escurece, mesmo, pois fica mais “dura” e resistente pra se proteger frente à uma agressão. E o fumo pode piorar esse escurecimento, também.

      • Obrigado Dra. Ana, suas respostas sao muito transparentes e me ajuda muito. Há 5 anos que estou com esses dente furados e preparados para o canal. Mas como nunca deram problema, ou me incomodavam, eu fui deixando. Mas agora consegui um tratamento pela PUC aqui de Belo Horizonte. Como falei na primeira pergunta, eles estao furados ate na raiz, e durante esses 5 anos, apenas tinha um dente de resina cobrindo e protegendo os buraquinhos. Mas agora as resinas quebraram e quando fui ver, por dentro dos buraquinho do canal, esta tudo preto… Meu tratamento la na PUC é por etapas, comecei tratar um dente apenas, e ele ja esta com um provisorio aqui, e o outro q esta escuro por dentro, quebrou recentemente. Dra, mais uma pergunta: É normal o provisorio soltar, ou ficar bambo?

        • É sim Rafael, principalmente porque o cimento usado pra fixar o provisório também é provisório… ele tem que facilitar a remoção da coroa, que precisará ser removida recorrentemente durante o tratamento.

  24. Meu dente tá seguro só no pino e tá inflamado na gengiva?

    • Francisco, procure um dentista pra avaliar a adaptação do pino / coroa. A gengiva deve estar inflamada porque está acumulando resíduos de alimentos por baixo da coroa.

  25. Bom dia dra.
    O meu dente 25 após tratamento de canal quebrou muito rente a gengiva, não sobrando nenhuma parede. Qual o melhor núcleo para colocar? O de fibra de vidro ou metálico? Não posso pagar por um implante.
    Aguardo e obrigado pela sua atenção.

    • Alexandre, depende do caso… ambos os núcleos são bons, mas o de fibra de vidro é mais estético e tem um módulo de elasticidade mais parecido com o do dente (o que deixa o conjunto pino + raiz mais resistente). Se a raiz está viável, nem seria caso pra implante, mesmo.

  26. Oi, terminei o tratamento de canal do meu 1 molar inferior, agora tenho que por uma coroa, se precisar por um pino e núcleo terei que usar novamente o isolamento absoluto? Aquilo é horrível, me deixa tenso.

    • É muito improvável, Igor. Em procedimentos que envolvem prótese o dentista precisa verificar a toda hora a “mordida” do paciente, e se você estiver com isolamento isso fica inviável.

  27. Olá, doutora. Bom, estou meio preocupada com um dente meu que se localiza ao lado de um implante que foi terminado há pouco tempo.
    O meu incisivo lateral esquerdo era incluso e teve que ser removido quando eu tinha 15 anos (hoje estou com 22). Com esta mesma idade eu pus o aparelho e só vim a começar o implante quase no final do tratamento ortodôntico.
    Como eu estava usando contenção inferior, eu tive que tirá-la para que a prótese definitiva fosse posta. A questão é que, ainda na mesma semana que o implante foi concluído, eu senti que o incisivo central, vizinho, fico meio “mole”. Eu chegava a sentir um “estalo”, como se ele fosse pra trás e depois voltasse ao lugar, não sei se por causa da língua. Não uso mais a contenção, porém esse dente continua com esta pequena mobilidade e estou realmente preocupada.
    Segundo um ortodontista a que fui, ao examinar o raio x ele me disse que a altura do osso onde fizeram o implante não está uniforme com o restante e que, talvez por conta disso, o dente vizinho esteja “se mexendo”. Porém eu acho que talvez tenha sido no momento em que a contenção foi recolocada, pois como a doutora estava ocupada e eu viajaria no dia seguinte, a assistente dela que a colocou de volta.
    Bom, eu sei que somente com palavras fica difícil dar um diagnóstico, mas, pelo que você conhece, o que pode talvez estar acontecendo?
    Obrigada pela atenção.

    • Jessica, não acho que essa mobilidade tenha a ver com a contenção. Dente permanente com mobilidade ou é consequência da aplicação de alguma força momentânea (movimentação ortodôntica ou contato inapropriado com o dente do arco oposto, por exemplo) ou é problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, nesse caso, osso). Se essa mobilidade não diminuir nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar. Às vezes é questão de fazer um pequeno ajuste (desgaste) oclusal e tudo se resolve.

  28. Boa noite, tenho há uns 10 anos um pino no dente frontal com uma prótese de cerâmica, pino este preso usando meu próprio dente. Ele foi recortado bem rente a minha gengiva, quase não aparece o dente natural. Ocorre que a prótese colocada, com o passar dos anos, a camada está ficando fina, está começando a aparecer o pino de metal. A dúvida é a seguinte: para colocar um novo dente, deverei trocar o pino tb? Ou tem como trocar apenas o dente, aproveitando o pino já instalado? Pq imagino que para trocar o pino, devido ao tempo que ele já está colocado seria mais complexo. E se for trocar apenas a prótese, como seria feito? Seria raspando até eliminar a prótese, quebrando ela aos poucos… Obrigado.

    • Marcelo, geralmente é possível aproveitar o pino, sim. A não ser que ele esteja mal adaptado ou o tratamento de canal tenha algum problema, o que não parece ser o caso. Seria necessário remover a sua coroa atual pra fazer a coroa nova. O dentista primeiro tenta tirar a prótese inteira, mas nem sempre dá… quando não dá, é preciso desgastá-la. De qualquer forma, removendo-a inteira ou não, você usará uma prótese provisória até que a nova coroa esteja pronta, porque o preparo sempre muda e sua coroa atual não deve mais servir nesse período.

  29. Olá Dra!
    Bom tenho um dente com canal que está muito destruído. Meu dentista disse que ia colocar um núcleo e depois uma coroa de porcelana. Meu medo é porque eu nunca passei por isso e queria saber se doi para colocar esse núcleo? Pega anestesia? É no dente 45.
    Obrigada!

    • Elisabeth, com o canal tratado não tem nem chance de doer, pois o nervo do seu dente não existe mais. Não precisa nem de anestesia. Seu dentista vai desgastar a coroa do seu dente, moldar pra fazer o pino, instalar o pino, moldá-lo e, sobre ele, vai a coroa nova.

  30. Ana, boa tarde, tenho que colocar pino. A minha dúvida é se a colocação do pino tem q ser sempre com coroa, porque no meu caso, o plano já cobre o pino mas ainda falta um tempo para a coroa. Posso colocar o pino e aguardar o termino da carência para o segundo procedimento ou isso não existe?

    • Ana, você vai ter que usar uma coroa provisória no período em que aguarda a carência do plano. O problema de ficar só com o pino é que a gengiva pode (e provavelmente vai) invadir o espaço do preparo (literalmente ela vai “subir no dente”), o que inviabilizaria a colocação da coroa definitiva, mais tarde, a não ser que fosse feita uma cirurgia gengival de correção. Esse provisório pode ser de material barato, resina acrílica por exemplo, mas precisa estar presente pra preparar o espaço gengival da coroa.

  31. Olá dentista Ana, eu recentemente refiz um dente q tinha bloco e núcleo metalizado, porém tinha carie ao redor e o dentista tbm disse que o dente está esclerosado. Ele deixou o dente bem rente a gengiva e foi colado com o núcleo, só q eu vi q no “ombro” do dente a cor é escura, será q ainda tem cárie nesse dente? Ou é dente esclerosado? E agora já q ele colocou a coroa de porcelana, será q vai infeccionar por dentro?

    • João, provavelmente esse escurecimento é dentina esclerosada mesmo, que é uma dentina mais “forte” que o dente fabrica pra se defender em caso de cárie. Se a cárie já foi removida, não há problema algum, ficou só essa dentina “diferente” mesmo, que é saudável.

  32. Olá, bom dia Dra. Ana Tokus. Eu queria tirar uma duvida… Fiz o implante da raiz de titânio, só que eu não gostei da clinica, posso terminar o procedimento em outra clinica? Ou estou preso a eles? OBG!

    • João, você pode, sim, fazer a prótese com outro dentista. Porém, é importante que você saiba qual a marca / tipo de implante que foi feito, pra que a confecção da prótese fique mais fácil. Não que o novo dentista não possa “descobrir” mas, dependendo da marca, é bem difícil de identificar (e essa é uma informação essencial).

  33. Lá nesta clinica eu acho que eles me cobraram um preço abusivo. Me cobraram 1.200 reais pela raiz de titânio, mais 1.200 pelo implante, e mais 350,00 reais por carie…

    • Abusivo não é, João. Depende do que vocês combinaram. Já vi tratamentos mais baratos e, certamente, já vi mais caros também. Mas é um direito seu tratar-se onde quiser.

  34. Olá Ana, como vais? Eu fiz a colocação dos pinos de titânio. Eles deram pontos e etc.. Será que na segunda fase vão cortar para colocar o implante?

    • Fernando, posteriormente serão colocados cicatrizadores (pequenos parafusos) para dar formato à sua gengiva, pra que a prótese fique bem adaptada a ela. Aí será preciso fazer pequenos cortes pra expor os implantes e encaixar neles os cicatrizadores.

  35. Ola Ana. Quando criança tive um tombo e o meu dente frontal superior esquerdo teve absorção de raiz. Essa raiz era bem pequena mas o quadro era estavel. Quando me casei em 2010 resolvi fazer uma estetica neste dente pq era muito escuro. O dentista me convenceu na epoca de colocar um núcleo preenchido p fazer uma coroa. Na época percebi q ficou uma sombra preta na gengiva logo acima do dente, mas hoje percebo q minha gengiva esta cada dia mais escura. Estou muito preocupada com o que pode estar acontecendo. Att Milena.

    • Milena, não deve estar acontecendo nada demais, pelo menos não no sentido de uma infecção / inflamação ou mais reabsorção. A sombra escura na gengiva provavelmente é consequência da própria “transparência” dela, pois o núcleo / pino deve ser mais escuro que a gengiva. Se não for o pino, sua coroa deve ser metalocerâmica e deve ter um “colarinho” metálico nela, e é ele que faz sombra por baixo da gengiva. Uma forma de resolver isso é substituir a sua coroa por uma metal free (porcelana pura), assim como o pino, se for metálico.

  36. Boa tarde Dra. Ana, gostaria de saber qual o prazo de durabilidade de um pino dentário, pq minha mãe colocou dois pinos há dois anos e ambos amoleceram e tiveram q ser retirados por outro dentista. Agora ela terá que fazer um implante, gostaria de saber se o dentista que colocou os pinos tem responsabilidade e quais são as atitudes que devo tomar frente a essa situação.

    Desde de já, agradeço!

    • Raiane, pelo seu relato me parece que não foram os pinos que amoleceram, mas os dentes. Digo isso porque você falou em implantes, então as raízes dos dentes, que apoiavam os pinos, não devem mais ser viáveis. O que levou a isso? Provavelmente um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, gengiva e osso). Sendo isso, o dentista provavelmente não tem nada a ver com o ocorrido. Em tese um pino intra-radicular pode durar a vida toda, depende do caso, da correta confecção e dos cuidados que o paciente tem com ele.

  37. Oi Doutora, tudo bem?
    1º- Neste procedimento (canal + pino + coroa) existe diferença no orçamento; por exemplo; dentes como o 21, 11, 41 são mais valorizados do que o 37 pela questão de sorrimos e eles são os primeiros a “dar as caras”?
    2º- Quanto você acredita que custe em média este procedimento feito por um profissional de renome, utilizando materiais como a coroa de cerâmica pura ou a coroa metalocerâmica, não tenho certeza, mas é aquela que com o passar dos anos não deixa transparecer o pino.
    Muito grato.

    • Renato, geralmente não há essa diferença não, a não ser que consideremos que dentes anteriores, por requisitarem uma estética mais aprimorada, geralmente exigem materiais mais específicos e, portanto, mais caros. Uma coroa posterior pode ser feita de material resinoso, metalocerâmico e até inteira de metal… alguns pacientes não se importam muito e terão uma ótima coroa, funcionalmente falando. Mas, levando em conta o seu exemplo: uma coroa metalocerâmica em dente anterior ou posterior costuma custar o mesmo, o que pode variar é o custo de confecção do pino, que em dentes posteriores às vezes precisa ser bipartido. Mas aí, a coroa posterior custaria até mais do que a anterior. Enfim: depende muito do que o laboratório de prótese vai cobrar do dentista que, por sua vez, vai repassar o “prejuízo” ;) para o paciente.

      Quanto a “custo médio”, isso não existe. As variáveis são muitas… já vi coroas muito parecidas por valores muito diferentes. Depende do local, do renome do profissional (como você citou), do laboratório de prótese envolvido (e aí entra o renome dele, também), etc.. Você vai encontrar tanto por R$ 500,00 quanto por R$ 5.000,00.

      A prótese mais estética é a de porcelana pura.

  38. Bom dia Dra., há um mês coloquei um implante e hoje percebi q esta mole e aparecendo fora da gengiva, é na parte superior da boca, é normal ou estou perdendo o implante?

    • Camila, você já usa a prótese (coroa) ou está apenas com o implante (pino)? Se o que está mole é a coroa, pode ser que ela apenas esteja solta… apertá-la ou cimentá-la (dependendo do tipo), deve resolver. Se você ainda não usa a prótese, aí é mais complicado… pode ser que o implante esteja perdido, mesmo. Procure seu dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  39. Dra. Ana, parabéns pelo seu blog. Vc consegue ser simples e clara, e transmite o conhecimento de forma perfeita! Aprendi muito e, sobretudo, sanei minhas dúvidas.

    • Obrigada, Laura! Fico feliz em ajudar. :)

  40. Olá, boa tarde. Há 5 anos fiz um canal e ficou esteticamente perfeito e gostei muito do resultado. Hoje perdi o bloco. Fui ao dentista para colocar um curativo e a médica avaliou e disse que sera preciso colocar pino e coroa. Irei fazer esse procedimento com o mesmo dentista que fez meu canal. Gostaria de saber se esse procedimento é bom esteticamente e se é recomendável?

    • Sim Daniela, pino e coroa oferecem tanto resistência quanto estética ao dente. Provavelmente o bloco que você tinha era grande e talvez até, ao perdê-lo, você tenha perdido um pouco mais de tecido dentário junto… por isso a indicação de pino + coroa, é mais seguro e resistente.

  41. Boa noite!
    Quebrei meu dente, fiz tratamento de canal e vou colocar coroa. Depois que tratei o canal, meu dente ficou dolorido por dois dias. Coloquei o pino, mas bem na hora que encaixou senti uma dor horrível, depois toda vez que vou comer dói e continua doendo por uns 30 minutos. Isto é normal? O dentista não colocou provisório nem mesmo uma massinha em cima do pino, será que é por isso que dói quando eu como? Eu não estou mastigando com ele. Paguei por um dente provisório mas quando ele será colocado? Não deveria ser colocado agora antes da coroa ficar pronta, afinal já tirei o molde para coroa e já coloquei o pino.
    Fico aguardando sua resposta e agradeço pela atenção.

    • Não Angela, geralmente a colocação do pino não dói. Sim, a dor pode ter a ver com a exposição do pino, já que as forças mastigatórias estão incidindo diretamente sobre ele. O mais comum é que o pino e o provisório sejam instalados juntos, até pra evitar isso… você tem razão, a hora de instalar o provisório é JÁ.

  42. Dra. tira uma duvida minha, eu coloquei um dente com pino já sendo o definitivo, só que esses dias percebi que estava ficando meio mole e logo hoje, domingo, ele veio a cair, assim que eu estava passando o fio dental, sei que ali tenho que ter muito cuido, mas infelizmente caiu e eu agora to com o pino aparecendo, o que eu faço? Sei que tenho que ir no dentista mas caso isso ocorra e justamente quando temos que sair no mesmo dia ou trabalhar que é meu caso, tem alguma cola especifica pra isso?

    • Infelizmente não tem não, Samantha. Só um dentista pra colar sua prótese direitinho.

      • Muito obrigada Dra.

  43. Boa noite! A técnica flapless é confiável???

    • Sim, Patricia. A técnica consiste em instalar o implante sem cortar a gengiva. Mas não é possível realizá-la em todo paciente, depende do caso e da indicação do implantodontista.

  44. Boa tarde.
    Como já relatei anteriormente, estava sem o provisório, fui ao dentista para provar a parte de dentro da coroa, não me lembro o nome. Quando terminei, ele já ia me dispensar, perguntei do provisório. Acreditem, ele disse que não colocou porque EU DISSE QUE NÃO QUERIA POR. Falei para ele que no orçamento que fiz paguei por um PINO, PROVISÓRIO E COROA, como eu iria falar que não queria um provisório se o provisório já estava pago? Ele concordou e ficou quieto, fez o provisório, reclamando de dor nas mãos, se fazer o provisório dá dor nas mãos devia procurar outra profissão ou então não cobrar o provisório e avisar que não faz o provisório. Pelo que a doutora me respondeu, o provisório é necessário ou o paciente pode optar por não colocá-lo? Outra pergunta, depois que coloquei o provisório minha boca e língua ficaram irritadas, bem perto deste dente, isto é normal?
    Parabéns pelo seu blog, por esclarecer nossas dúvidas de forma clara e objetiva.

    • Angela, via de regra o provisório é obrigatório sim, pra preparar a gengiva e guardar o espaço da coroa definitiva. Dependendo do preparo (desgaste) do dente, a gengiva pode invadir o espaço da prótese (“subir” no dente) e impedir a correta cimentação da coroa definitiva. A irritação na sua gengiva provavelmente se deve ao material usado pra fazer o provisório, que é uma resina acrílica. Essa resina é resultado da mistura de um líquido e um pó, e o liquido é potencialmente irritativo.

  45. Olá, Dra. Ana!
    Estou grávida de 24 semanas, tinha um dente pré-molar tratado com canal há mais ou menos 5 anos. Esse dente quebrou e me parece que só ficou a raiz. Fui ao dentista e ele indicou a colocação de um pino e prótese provisória até que eu possa finalizar o tratamento após o parto. Questionei sobre a necessidade de anestésico e RX. O RX será necessário para ver a raiz (usarei o colete de proteção), mas queria saber se normalmente precisa de anestesia e antiinflamatório nessa intervenção. Gostaria de realizar o procedimento com segurança e que ter garantida a proteção do local nesse momento. Qual é a sua opinião? Obrigada!!!

    • Daniele, não deve haver necessidade nem de anestesia (o canal já está tratado), nem de medicação. Pode ficar tranquila.

  46. Olá Dra. Ana Tokus,
    Gostaria de saber qual seria o mais adequado para o meu caso, se coloco implante, prótese fixa ou pino e em média quanto seria? Sou de Maceió. E se a senhora tem alguma clinica para indicar por aqui.
    Não tenho os dentes 18 ao 13, 22, 25 ao 28, 47, 31 ao 38; o 23 fiz um canal mas quebrou ainda tenho a raiz.
    Muito obrigada pela atenção.

    • Beatriz, o implante é, do ponto de vista funcional e provavelmente estético, a melhor opção. Mas também é a mais cara e, no seu caso, seriam vários (não necessariamente um por dente perdido, mas o necessário pra se fazer algumas “pontes” pelo menos). Quanto a valores, varia MUITO, pois depende de uma série de fatores que só com o exame clínico e radiografias / tomografia se obtêm. É preciso procurar um dentista / implantodontista pra avaliar.

  47. Em 2006 fui colocar aparelho ortodôntico e o dentista avaliou que eu deveria colocar uma prótese em um dente que eu já havia realizado tratamento de canal anteriormente, pois a restauração do dente estava muito fraca. É um dente superior, que recebeu uma coroa provisória durante o tratamento. Depois que retirei o aparelho, fiz a coroa permanente. Esse ano fui em um dentista fazer uma limpeza e uma revisão geral. E ela disse que tinha muito espaço entre a prótese e o dente do lado. Duas semanas depois caiu núcleo e coroa enquanto eu escovava os dentes. Então fui a outro dentista e ele disse que o melhor seria fazer implante, voltei na dentista que tinha feito a limpeza e ela disse que eu poderia retratar o canal e colocar outro núcleo e coroa. Decidi fazer o que ela disse. Me parece que esta fazendo um bom trabalho, mas ela cortou atrás e disse que fez uma gengivectomia, isso já faz três semanas. Estou passando fio dental normal e não sangra, mas está machucado ainda, é normal? Demora muito para cicatrizar? Outra dúvida é se gengiva inchada ao redor dos dentes, sem sangramento pode ser inflamação na gengiva?

    • Paula, me parece que ela está fazendo um bom trabalho, também. Sim, é normal que esteja meio “machucado” ainda, dada a cirurgia recente. O tempo de cicatrização varia de pessoa para pessoa, mas geralmente não passa de 1 mês (quando a intervenção é só na gengiva). Sim, inchaço mesmo sem sangramento pode ser sinal de gengivite, mas o mais comum é que sangre. Se a sua pergunta se refere apenas ao local da cirurgia, é esperado certo inchaço e inflamação, comuns durante o processo de cicatrização.

      • Obrigada Ana e parabéns pelo excelente blog, já esclareci muitas duvidas aqui. Gostaria de mais dois auxílios, é normal sentir sensibilidade ao mastigar no dente que tem o núcleo com o provisório? Com o outra protese eu mastigava normalmente qualquer alimento e agora sinto sensibilidade em mastigar com esse dente alimentos macios, faz três dias que coloquei o núcleo e o provisório. A questão da gengiva, tenho inchaço ao redor de alguns dentes da frente e tenho já uma leve retração em um dente. Mas não tenho nenhum sangramento ao passar fio dental, e nem ao escovar os dentes, minha dentista me receitou gargarejo com flúor, mas não sei se devo procurar um periodontista, pois me preocupo se não é gengivite, mesmo sem sangramento.

        • Não é normal, Paula. Uma possibilidade é que o provisório esteja um pouco “alto”, encostando no arco oposto antes dos demais dentes. Se você for ficar mais tranquila, procure um periodontista, embora, se houver necessidade, sua dentista mesmo poderá encaminhar você.

  48. Boa noite, Ana,

    Meu dente canino teve uma rachadura na obturação e o dentista me disse que ele está muito fraquinho e que não aguenta outra restauração, fez canal e me disse que tenho que colocar um pino e a coroa, mas, na frente o dente está perfeitinho, ele me disse que atrás está ralinho. Estou muito preocupada. O que você me diz dessa situação? Será que não teria um outro procedimento para que seja aproveitado a estrutura do dente?

    • Joeli, se boa parte da coroa está com a estrutura prejudicada, a indicação de é pino e coroa mesmo, aproveitando a estrutura radicular do dente. O canino é um dente muito exigido, uma restauração direta provavelmente não seria capaz de oferecer a resistência que ele precisa.

      • Ana, obrigada pela atenção. Ajudou muito, me deixando mais tranquilizada.

        • ;)

  49. Ana,

    Estou com uma dúvida, meu dentista disse que meu dente da frente, onde fiz clareamento interno, precisaria de um pino para ter uma maior segurança. Fiz este procedimento, porém ele meu disse que colocaria um pino de fibra de vidro, mas estou achando que ele colocou um de metal. Qual a diferença entre eles? O que ele colocou nao foi para laboratorio… ele mesmo adequou no consultorio…

    Obrigada.

    • Dileusa, tanto o pino de fibra quanto o metálico podem ser adaptados pelo dentista no consultório. No caso do metálico, teria que ser um pino pré-fabricado, usado apenas para próteses provisórias. O núcleo metálico fundido, que tem adaptação ótima, necessita de laboratório de prótese pra ser confeccionado. Já o de fibra de vidro é feito pelo dentista mesmo, então, se ele disse que o faria, não vejo razão pra acharmos que não fez. Você está desconfiada por qual motivo?

  50. Dra.
    Quebrei metade do meu dente da frente, na parte de cima, e o meu dentista disse que quebrou muito perto da raiz, e não vai ter como restaurar o dente, o que vai ser feito ? E qual é o tempo desse processo ? Parabéns pelo blog, & muito obrigado pela atenção.

    • Leandro, provavelmente seu dentista pretende fazer uma coroa OU ele quis dizer que só vai dar pra restaurar depois de fazer uma pequena cirurgia gengival. Depende do caso. Se for coroa, pode levar umas 3 ou 4 sessões pra finalizar, e nesse tempo você usaria uma coroa provisória.

  51. Olá, Ana. Eu fiz uma coroa sobre núcleo recentemente e estive pesquisando sobre as técnicas, para saber se foi tudo feito adequadamente. Vi que existe a técnica com fio retrator. Essa técnica é obrigatória ou depende do caso? O dentista que me atendeu, na última moldagem, apenas jogou um espécie de silicone azul claro de consistência mole por cima da gengiva e em seguida pôs a moldeira por cima com o material mais duro dentro, imagino que para imprimir aquele espaçamento necessário da gengiva. Não foi usado o fio retrator. Esta técnica é válida também? Obrigado.

    • Paulo, é válido também… o uso do fio retrator depende da necessidade de afastar a gengiva. Algumas técnicas usam outras formas de afastamento gengival, como o casquete.

  52. Bom dra, primeiramente boa tarde. Eu estava com uma infiltração no meu dente molar superior, fruto de uma restauração mal sucedida que fiz há 2 anos, em virtude disso comecei a sentir dores, foi quando procurei um novo dentista que iniciou um tratamento de canal. A clínica que procurei passava por mudanças em seu corpo profissional, tanto que o meu dente foi aberto no dia 05 de maio e apenas no dia 05 de junho iniciei o tratamento de canal. Eu precisava ter feito um bloco nesse dente após o tratamento, e nesse período até a confecção do bloco meu dente partiu, sendo necessária a colocação de um pino. Entretanto a clínica não quer se responsabilizar financeiramente por ele, quer que eu arque com toda a despesa da implantação de um pino e coroa, sendo que eu não tive culpa, já que o dente foi fissurando aos poucos ao longo de um mês, já que eles não tinham profissionais capazes de terminar o “serviço”. Nas 3 vezes que fui atendida, passei por três profissionais diferentes, isso é certo? O que devo fazer? Procuro um advogado nesse meio tempo, será que corro o risco de ter alguma infecção / complicação por estar com esse dente aberto?
    Grata desde já. Ah, e parabéns pelo site, muito esclarecedores os seus posts.

    • Débora, complicado isso… é compreensível sua insatisfação, mas não dá pra afirmar que a clínica foi responsável pela quebra do seu dente. A demora ajudou, sem dúvida, mas não causou, entende? Você poderia ter procurado outro dentista / clínica nesse período. Enfim… se você se sente prejudicada, pode procurar seus direitos. Mas tenha em mente que será preciso provar que houve imperícia / imprudência / negligência por parte do(s) profissional(is). O seu dente aberto é um porta de entrada de bactérias no seu organismo, portanto pode haver infecção, sim. Por isso, não o deixe aberto… procure outro dentista pra, pelo menos, fazer um curativo. Fico aqui na torcida pra que dê tudo certo.

  53. Boa noite!
    Dra. fiz um tratamento de implante (2 pinos) em molares, porém, após a colocação dos pinos a dentista percebeu que minha mordida era curta e começou a desgastar meus dentes superiores, o que me incomodou (visto que ela não havia me explicado a respeito). Mencionei que eu não concordava com esse desgaste e ela finalizou as peças de porcelana de forma que ficaram expostos os pinos (meio cinza). Isso está correto? Não tinha outra solução?

    • Leila, não entendi se você fez realmente implantes ou se foram pinos apoiados nas raízes dos molares (prótese fixa). Os desgastes foram feitos em que dentes (em dentes mesmo ou nas próteses)? Me explique melhor pra eu poder te ajudar.

  54. Bom dia!
    Dra. Ana, foram implantes (com os pinos parafusados no osso). Meus dentes são pequenos e parece que a dentista só percebeu isso depois. Ela colocou uns provisórios, acreditando que meus dentes superiores subiriam um pouco (fiquei com eles uns 6 meses). Ela começou a desgastar meus dentes superiores para que ela pudesse ter uma camada maior de porcelana sobre as próteses. Agora ela finalizou as peças de porcelana, mas estão aparecendo uns pontos cinzas no meio (que acredito serem os pinos), mas não quero que fique assim! Eles já estão praticamente lisos (sem os sulcos) e ainda com os pinos aparecendo?! Não foi isso que esperei.

    • Pelo que entendi não há espaço suficiente para a aplicação da porcelana, Leila. Como as coroas dos seus dentes são curtas, diminui o espaço protético. Aí, ao ajustar as próteses quando da instalação delas, sua dentista foi desgastando e acabou expondo o interior da coroa (coping), que imagino ser metálico. Enfim… talvez tenha havido erro de planejamento ou fosse necessário algum outro procedimento anterior pra ganhar espaço (um tratamento ortodôntico, por exemplo, pra adequar o espaço protético). Exponha sua insatisfação a ela pra que vocês possam pensar, juntas, numa solução.

  55. Dra. Ana,

    Desculpe, só agora me dei conta que eu não havia mencionado: os implantes foram nos molares inferiores e a dentista desgastou um pouco os meus dentes superiores (mas não permiti que ela continuasse).

    • Faltou espaço mesmo, Leila. Sua dentista buscou desgastar os dentes pra não ter que desgastar demais as coroas.

  56. Ola doutora, tudo bem, vou colocar pino, quero saber se é seguro e se corre o risco de cair.

    • Deuriane, risco de cair sempre há. Mas se o pino e a prótese estiverem bem adaptados e cimentados, não deve acontecer.

  57. Dra. Ana, muito obrigada pelos esclarecimentos. Realmente estou insatisfeita, pois não imaginei que esse fosse o resultado final. A dentista que me trata parecia ser uma boa profissional, mas no quesito relacionamento e diálogo ela é péssima.
    Seu blog é muito útil! Mais uma vez, muito obrigada!

    • Por nada, Leila. Fico aqui torcendo pra tudo se resolver. ;)

  58. Boa tarde Dra. Ana
    Tratei o canal do meu dente e vou precisar por um pino + coroa, gostaria de saber se posso por uma coroa metálica e depois substituir por uma da cor do dente, pois no momento não tenho condições de por outra melhor. Que Deus continue abençoando a Dra. por esclarecer tantas dúvidas que as vezes os dentistas nos deixam. Desde já muito, grata!

    • Pode sim, Valdirene. Mas só se você quiser, por uma questão de estética, pois a coroa metálica já é feita com um material muito bom, embora não seja muito bonita.

      E por nada, fico feliz em ajudar. :)

  59. Olá Drª,
    Fiz um tratamento de canal (no dente do lado do canino), na hora de colocar o a “massinha” ficou alto, falei pra dentista, mas ela disse que depois melhoraria, meu dente fraturou e quebrou metade do meu dente, voltei nela e ela me disse que meu plano não cobria e que me cobraria R$800,00 pra colocação de pino. Eu sem saber o que fazer acabei não voltando nela, pois se tenho plano é por não dispor assim da quantia, enfim, estou assim há uns 3 meses e lembro da dentista ter me dito que minha raiz não estava fraturada e que isso era bom… Mas semana retrasada fui comer um pão, senti um “crec” na raiz.
    Contudo tenho 2 perguntas: ainda posso colocar um pino se a raiz estiver quebrada.
    E se plano dental que cobre prótese, cobre meu caso.
    Obrigada.

    • Luisi, se a raiz quebrou, infelizmente, é caso pra extração. O pino se apoia justamente na raiz, se ela está fraturada não há como. É preciso entrar em contato com o seu convênio pra ver que procedimentos de prótese ele cobre ou não, varia muito.

    • Pois é, quebrou mesmo. Vou ter de fazer um implante…
      Fui em uma dentista e ela me disse que ela faria a extração, colocaria um provisório, e que como não tenho condições de colocar um implante de R$2.000,00 que eu procurasse alguma faculdade que normalmente faz cobrando-se apenas o material.
      Mas minha pergunta é: posso fazer a extração e aguardar o chamado, ou tenho que esperar por uma eventual avaliação da faculdade? Estou com o dente com muita infiltração, foi uma fratura na parede vestibular, se eu colocar uma massa cirurgica para aguardar pode ser uma saída?
      Tô triste de perder meu dente, colocar um dente postiço, mas fazer o que…? Quando a cabeça não pensa o corpo padece…

      • Pode aguardar sim, Luisi… mas o ideal é que não seja muito, pra que se preserve o osso local e seja possível fazer o implante sem problemas depois. Sugiro que você faça a extração e coloque uma prótese provisória removível, de forma a proteger o local enquanto aguarda atendimento pra fazer o implante.

  60. Olá Dra, tenho um pino / coroa, e ontem comendo uma bala caiu o pino fraudado na coroa, como uso invisalign lavei bem, coloquei no lugar e o aparelho segura, meu dentista me atenderá semana que vem, tudo bem esperar este tempo? O que será feito, a recolocarão do mesmo pino no local?! Limpei bem o “buraco” com enxaguante bucal pq estava com um cheiro não muito agradável… Espero poder continuar meu tratamento com invisalign, que isso não atrapalhe !! Obrigada.

    • Marcella, em princípio será necessário apenas recimentar pino + coroa. O ideal seria fazer isso assim que possível, pra gengiva não invadir o espaço do pino e da coroa. Quanto ao Invisalign, isso não deve interferir no ser tratamento.

  61. Ola Dra., tenho panico de anestesia. Meu dente da frente amoleceu, está quase caindo. Posso ter perdido a raiz? Outra duvida, quando toma aquela anestesia que nos tapa o nariz, é impressão ou interrompe mesmo a respiração? Ficar sem respirar pelo nariz quase me enlouquece. Grata.

    • Sylvia, o dente pode estar mole tanto pela reabsorção da raiz quanto por um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). É preciso avaliar você pra saber qual é o problema. Sobre a anestesia, em parte é impressão e em parte pode ser por um pequeno inchaço na região, o que dificulta a passagem do ar. Mas a anestesia, em si, não bloqueia a passagem do ar.

  62. Ola Dra., tenho uma duvida…

    Sofri um acidente no trabalho e infelizmente quebrei meu Incisivo Central. Fui a um consultório e a dentista fez apenas um tratamento de canal e me avisou que a hora que eu quiser posso colocar o pino, eis minha duvida: somente uma vez é o suficiente pra se fazer o canal e colocar o pino, e apos coloca-lo é seguro eu comer normalmente como antes ou terei restrições?

    • Leonardo, o canal pode ser feito em apenas uma sessão. Já pra fazer o pino, são necessárias pelo menos 2 sessões: 1 pra moldar e outra pra cimentar o pino. Isso se estivermos falando de pino + coroa (prótese), se o pino for apenas pra deixar uma restauração mais resistente, a sua dentista pode fazer em 1 sessão só. Com o dente bem restaurado (ou com a prótese bem cimentada), você poderá comer normalmente. Mas, claro, bom senso é sempre bem-vindo. ;)

  63. Bom dia, Dra.
    Tenho um pino e coroa que por diversas vezes caiu e foi recolocado. Fui a 2 dentistas, um deles me disse que a raiz não está 100% e seria melhor fazer um implante, outro que já conheço há mais tempo, disse que dá pra fazer um novo pino tranquilamente. Minha dúvida é se a raiz realmente não estiver 100 % é possível colocar o pino ? Ou é melhor colocar um implante ?

    • Mauro, depende do que seria “não estar 100%”. Ao meu ver, ou a raiz é viável ou não é. O primeiro dentista explicou o que seria esse “não estar 100%”?

  64. Dra. Ana,
    O 1º dentista disse que “até” poderia fazer, mas que eu poderia ter problema daqui uns 2 anos, que poderia inchar a gengiva devido a raiz não estar 100% e perder o trabalho, ai sugeriu o implante, não sei se por ser o implante um tratamento mais caro. Já o 2º garantiu que não há necessidade de implante, que o pino e coroa resolvem o problema e nenhum momento condenou a raiz…
    E agora o que faço, arrisco a coroa ?

    • Difícil opinar sem ver, Mauro. Alguns dentistas são mais realistas, outros mais otimistas. Se o segundo dentista garante que dá e você estiver disposto a tentar, acho que vale a tentativa.

  65. Desde já agradeço, Dra. Ana, mas só um detalhe: ele vai sair de férias e só vai poder implantar o pino daqui uns 15 dias, haverá algum problema aguardar este tempo ? Outra coisa, há riscos dessa coroa cair com o tempo ? É melhor manter a raiz do que o implante, correto ? Obrigado e mais uma vez agradeço pelas orientações.

    • Dá pra aguardar, sim. Risco da coroa cair sempre há, mas com o núcleo novo as chances diminuem bastante. Minha tendência – e a da maioria dos dentistas – é, se for possível, manter o dente. A não ser que manter o dente não seja vantajoso para o paciente, mas geralmente é. No seu caso, me parece que é.

  66. Obrigado Dra., parece que agora ficou pior… apareceu uma pequena fistula sobre a gengiva… será que terei que retratar o canal ou raiz está fraturada ? O pior é ter que aguardar…

    • Se não há mobilidade do dente ou problema gengival, a fístula deve ser por causa do canal, mesmo.

  67. Qual a diferença de preço e durabilidade dos tratamentos abaixo:

    (1) canal+pino de fibra+cimentação direta

    (2) canal+bloco+coroa

    Agradeço se puder responder.

    • Telmo, primeiramente: depende da indicação, ou seja, do que o paciente precisa. Se ele precisa de bloco, faz-se bloco; se ele precisa de coroa, faz-se coroa. Se o dentista realizar o tratamento não indicado, além de não haver vantagem para o paciente, pode haver prejuízo. Considerando que haja necessidade de tratamento de canal, pergunto:

      1. Canal + pino de fibra + cimentação de quê? Um bloco ou uma coroa?

      2. Canal + bloco + coroa: não dá. Ou faz-se o bloco (que seria uma “coroa parcial”, digamos assim) ou faz-se a coroa.

      Se a sua pergunta é com relação a qual é o mais caro, bloco ou coroa, considerando ambas do mesmo material, geralmente é a coroa. Quanto à durabilidade, ambas são duráveis se bem indicadas, como expliquei no início.

  68. Olá Dra,

    Eu estou no fim do meu tratamento ortodôntico, e fiz canal no dente 15 no início deste ano, e por consequência ele ficou pequeno e escurecido (cerca de 1/3 do dente já estava comprometido) e devido a isso fica em desajuste com a estética dos demais, nesse caso, qual o melhor a se fazer: trocar o canal por um implante ou existe algum outro procedimento que resolveria? Desde já agradeço os esclarecimentos.

  69. Fiz um canal e meu dente por estar muito fino quebrou o lado… minha dentista marcou para amanha o procedimento, acho que pra botar pino e coroa (me corrija se estiver errado), porem ela me mostrou um molde de como seria, e ele é prateado. Queria saber se é revestido de algum material branco ou se fica o dente “feio” mesmo.

    • Petterson, não tenho como afirmar que o tratamento consiste em pino + coroa apenas com base no seu relato, pode ser isso, mas pode ser um bloco, também. Da mesma forma, o material da prótese varia, ela pode ser totalmente metálica, pode ser de resina da cor do dente, pode ser uma combinação de metal com porcelana, etc.. Converse com a sua dentista, há várias possibilidades. Se você não quer que o dente fique “feio”, pode optar por um material mais estético.

      Ah, e a sua pergunta não sumiu… é que os comentários não são publicados de forma automática, todos eles passam por moderação. É uma forma de evitar spam, palavrões, falta de educação, etc.. Eu costumo publicar as perguntas já junto com a resposta, em até 72 horas, como fiz agora. :)

  70. Quebrei um dente quando era criança, ai ele foi so colado, agora ele escureceu a metade da parte da raiz, passei com minha dentista, ela falou que precisarei fazer o canal e um clareamento interno, seria necessário colocar um pino, ja que raiz esta boa, essa metade do dente que foi colado, sera reaproveitada? Se sim, como?

    • Henrique, creio que não. Se será feito clareamento interno é porque sua dentista não pretende fazer coroa, mas acho improvável que o fragmento colado ainda possa ser reaproveitado. Imagino que ela pretenda restaurar seu dente com resina.

  71. Vou colocar pino em tres dentes da frente, gostaria de saber qual é melhor, se pino fundido ou de carbono, e tbm se é muito caro e qual a diferença. Vou colocar coroa de resina, qual e durabilidade?

    • Talita, depende do caso. Tanto o pino metálico quanto o de fibra de carbono são bons, mas o de fibra de carbono é mais estético (dependendo do material da coroa que será feita) e tem coeficiente de elasticidade mais parecido com o do dente, o que é desejável. A durabilidade da coroa varia com os hábitos de higiene e alimentação da pessoa. Uma coroa de resina, em tese, dura menos que uma metalocerâmica ou de porcelana.

  72. Mais uma duvida, o pino de carbono é muito mais caro de que o fundido? Vou colocar coroa de resina, e nos dentes da frente, se for colocar o pino fundido, vai ficar bom?

    • Talvez uns 25% mais caro, mas varia. O pino metálico fundido pode trazer bons resultados estéticos também, basta que a regina não seja muito transparente, mais opaca.

  73. Olá, estou fazendo canal, ha várias sessões vem colocando remédio no dente (bem danificado, coroa destruída) e ele ainda doi um pouquinho, pois ainda tem infecção, o dentista pediu que eu tomasse anti-inflamatorio, a minha dúvida é se não parar totalmente de doer o que terá que ser feito? Pode colocar o núcleo ainda sentindo incomodar?

    • Nara, deve parar de doer, sim. Mas pode ficar um pouquinho sensível mesmo depois do canal tratado, porque leva um tempo para os tecidos em volta da ponta da raiz do dente cicatrizarem / desinflamarem. Mesmo assim, dá pra instalar o núcleo.

  74. Se ela clarear quantas sessões terão que ser feitas? Entao, foi quebrado metade do dente, o dente e da frente, a outra metade sera constituida de resina ? Como isso podera ser feito, pode dar diferença de cor?

    • Depende do caso… 1, 2, 3 ou mais. Sim, a parte perdida do dente deve ser restaurada com resina. Não é pra dar diferença de cor, por isso sua dentista deve fazer primeiro o clareamento e só depois a restauração, pra fazer da cor certa.

  75. Doutora, quanto tempo um dente pode ficar apenas com o pino (núcleo) sem colocar uma provisória ou qualquer coisa? Isso é comum? Pois estou há 01 semana apenas com o pino (núcleo) e o doutor disse que não há problema… por favor gostaria de sua opinião. Grata!

    • AnaKris, não há um prazo pra isso… mas o ideal é que seja instalado um provisório junto com o núcleo, pra já ir acostumando a gengiva à futura prótese e pra evitar que ela “cresça” por cima do pino.

  76. Primeiramente, agradeço muitíssimo por responder-me e pela ideia desse site. Continuando a respeito do meu caso… Já que não foi feito o ideal, que seria eu já estar com um provisório… pode dar algum outro problema ou o “dano” maior seria o crescimento da gengiva? Quero dizer… posso perder o pino? Dar uma infecção ou algo mais grave? Estou com medo…

    • Em princípio, não. O pino exposto não representa problema, em si, mas o remanescente dentário exposto, sim, há chance de infiltração, cárie, etc.. Enfim… assim que possível, é bom cimentar a coroa.

  77. Doutora, bom dia e parabéns pelo seu blog, estou em um processo de colocar pino e coroa, o canal já foi tratado e a dentista bateu um raio x antes de medir o pino, o canal esta pronto ha um mês, semana passada fui no dentista pra medir o pino e uma semana depois ficou pronto, ontem fui no consultório e ela tirou o curativo do dente pra colocar o pino e ver se realmente o pino foi confeccionado certo, so que eu vou ter que fazer uma pequena cirurgia na gengiva (cortar um pedaço), por razões particulares optei fazer a cirurgia a próxima semana, a dentista colocou o curativo de volta no dente… enfim, depois disso feito os outros dentes vizinhos a esse tratado estao um pouco sensíveis, isso é normal e depois passa? Aconteceu isso outra vez quando fiz o canal e depois parou.
    Desde de já muito obrigado.

    • Robson, é comum que os tecidos em volta da raiz do dente fiquem meio doloridos depois de terminado um tratamento de canal, dando a impressão de dor em dentes vizinhos. Deve ser um problema passageiro.

  78. Olá, Doutora Ana …

    Meu primeiro pré molar inferior tem o canal já feito, mas a obturação trincou e acabou caindo, em menos de dois dias o resto da coroa quebrou inteira e fiquei somente com a raiz do dente e o material que fez o canal exposto… Gostaria de saber se eu terei que refazer o canal ou posso colocar direto o pino e a coroa (a raiz do dente está intacta) ??? Ah, gostaria de saber a média de preço que gastarei para colocar o pino e a coroa deste dente ???
    Obrigado…

    • Marcelo, quando foi isso? Se fizer mais de 30 dias, via de regra, fica indicado o retratamento de canal. Isso porque o material que está dentro do canal se recontamina com bactérias da própria boca. Mas depende da avaliação do seu dentista, se ele achar que está ok e que dá pra fazer o pino…

      Com relação a valores, é preciso avaliar. Cada caso é um caso, e depende de outros fatores, como material da prótese, etc..

  79. Boa noite Drª, coloquei um pino no dente, e um ano após o dente partiu no meio, cogitei a possibilidade de extrair o dente, mas decidi fazer novamente o mesmo serviço feito anteriormente, tem possibilidade ou terei que fazer um implante?
    O implante corre o risco de ter que fazer um Re-implante se o dente quebrar ou é algo dificil?
    Obrigado pela resposta.

    • Thiago, se a fratura não atingiu a raiz do dente – o que inviabilizaria mantê-lo -, em princípio, dá pra fazer novo pino e coroa, sim. O implante só estaria indicado em caso de extração do dente todo (coroa + raiz).

  80. No caso, tem uma média de valores pra pino + coroa ? Dado o valor vcs especialistas dão desconto ?
    A colocação de pino + coroa tem validade, se sim quanto tempo mais ou menos ?
    Ficaria muito grato se puder me responder, pois já quero começar a preparar o bolso ! rs
    Obrigado pela resposta !

    • Thiago, essas perguntas são BEM específicas… não dá pra responder sem examinar você clinicamente. O valor varia com o material, com o profissional, etc.. A “validade” depende também do material, dos hábitos de higiene e alimentação do paciente, etc.. Procure um dentista / especialista em prótese pra avaliar. Com relação ao desconto, é questão de conversar.

  81. Já passou dos 30 dias, sim…
    Tu poderia me dizer uma média de preço (de tanto à tanto) com o material de porcelana ???
    Gostaria de saber porque não tenho tempo, e quando eu for já estou com todo o dinheiro para pagar…

    • Marcelo, não há valor médio, isso varia muito. Depende do profissional, do laboratório de prótese, da peça, em si… é preciso procurar um dentista / especialista em prótese pra avaliar.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>