Mucocele: A Tal Bolha no Lábio Inferior


O que é mucocele?

A mucocele é uma lesão benigna de boca muito comum. Ela consiste numa bolha que surge quase sempre em lábio inferior, às vezes azulada, e é causada pelo estravasamento da saliva no tecido conjuntivo por causa do rompimento do ducto de uma glândula salivar. Ou seja: a glândula salivar se rompe e espalha seu conteúdo na parte de dentro da mucosa do lábio. Tá feita a “bolha”.

Mucocele

O que causa a mucocele?

A mucocele pode ser pequenininha (1 mm) ou bem grande, e sua causa costuma ser um trauma local: uma mordida, uma batida, etc.. Outros locais nos quais ela pode aparecer: debaixo da língua (nesse caso, recebe o nome de rânula), na parte de dentro da bochecha e em lábio superior (o que é muito raro).

Qual o tratamento?

A mucocele não é uma lesão com a qual você precise ficar preocupado, mas você terá que procurar um dentista… porque certos tipos de câncer, como o carcinoma mucoepidermoide, têm o mesmo aspecto de uma mucocele.  Mas CALMA, mucocele nada tem a ver com câncer. Em alguns casos ela regride sozinha, mas na maioria das vezes é preciso intervir. O tratamento consiste em um procedimento chamado marsupialização (que é a remoção do “teto” da lesão) ou na remoção completa da glândula salivar rompida. Mas pode ficar tranquilo: existem muitas e muitas outras glândulas salivares menores na região, essa não vai fazer falta. 😉

Compartilhe:

Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

973 comentários

  1. Boa noite! Apareceu no meu labio superior uma bolha, ha duas semanas eu estourei, ela sarou normalmente, ha dois dias ela surgiu de novo no mesmo lugar, no labio SUPERIOR, e agora apareceu outra na parte superior também da minha lingua, o que pode ser, doutora ? Estou preocupado.

  2. Boa noite doutora Ana, minha filha de 4 anos teve uma afta, que de tanto ela morder virou uma bolha, parecendo de sangue, já passei remédio pra afta, quando parece que está melhorando, acho q ela volta a morder e a bolha cresce novamente, não sei o que fazer, nesse caso devo leva-la ao dentista??
    Ou vai desaparecer sozinha??
    Aguardo resposta…
    Obrigada!!!

  3. Tem aparecido uma bolinha de “água” na parte interna do meu lábio inferior, ela dói bastante até quando falo. Pode ser sim mucocele, mas é normal o fato de ser intermitente?

  4. Dra. Ana, boa tarde! Fui ao dentista especialista em Estomatologia, que analisou minha bolha e disse que aparentemente é mucocele, mas pediu biopsia. A minha “mucocele” não é no lábio inferior, é na bochecha. Essa palavra “biopsia” me assustou muito e me surgiu uma dúvida… Esse procedimento é rotineiro? Ou o dentista só solicita quando tem alguma suspeita?

    1. É rotina, Noel. Como a mucocele será removida, vai pra exame histopatológico pra confirmar o diagnóstico. Mas pode ficar tranquilo, deve ser só mucocele, mesmo.

      1. Dra., nasceu uma bolha por dentro da minha boca, eu tentei espocar ela e ficou bastante dolorida, ela esta um tempo ja e esta grandinha, posso sentir ela com a lingua. Ela e ate um pouco durinha, nao sei se e porque uso aparelho, estou preocupada. O que pode ser?

        1. Renata, não dá pra afirmar o que é essa “bolinha” só com base na sua descrição. Uma fístula, uma mucocele ou algum outro tipo de lesão. Procure um dentista pra avaliar.

  5. OLA,
    ESTOU COM VARIOS CAROCINHOS INTERNOS NOS LABIOS TANTO NO DE CIMA COMO EMBAIXO, NAO SE VE NADA A OLHO NU SOMENTE SINTO ELE COM A LINGUA…
    O QUE PODERIA SER, JA PROCUREI UM ESTOMATOLOGISTA, DISSE QUE NAO É NADA. EU TIVE RELACAO ORAL COM UM PORTADOR DE HPV, ISSO TEM ALGO A VER??? POR TANTO EU TBM SOU PORTADORA DE HPV… Gostaria de ter uma resposta, nenhum dentista me diz o que é.

    1. MVM, se você já foi avaliada e não foi detectada nenhuma alteração, ok. Pode ser só glândulas salivares menores, que podem ser percebidas como pequeno carocinhos, mesmo. Na dúvida, sugiro a avaliação de um dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal).

  6. Bom dia Dra. acordei com uma bolinha de sangue em meus lábios inferiores na parte interna dos lábios, não dói nada… mas estou preocupada, o que pode ser?

    1. Provavelmente um machucado local, Rainara… você pode ter mordido durante o sono, por exemplo. Se não desaparecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  7. Dra. Ana, boa tarde! Já faz alguns meses que minha mordida as vezes fica “cruzada”, costumo morder a parte interna da minha bochecha. No local onde provoquei a lesão, nasceu uma bolhinha semelhante ao seu relato de mucocele, que diminui e aumenta de tamanho (principalmente após as refeições). Está nascendo próximo ao local (logo abaixo) meu dente do siso, que não está alinhado com os demais. Será que ele pode ser o motivo? Gostaria de ouvir sua opinião…

    Obs: minha bolhinha não arde, não dói e não incomoda (exceto quando cresce um pouco e pega no meu dente).

    1. Maicon, pode ser mucocele, sim… muitas vezes o que causa a mucocele é o trauma recorrente, como você descreve. O mau posicionamento do siso pode ter a ver com isso.

  8. Tem uma bola no ceu da minha boca, de tempos em tempos ela aumenta e se eu tomo remedio ela diminui, ela veio aparecer depois que fiz um canal e coloquei uma protése, o que vc acha que pode ser ?

  9. Boa noite !

    Começou a crescer no meu labio inferior uma bolinha, meio transparente, cresceu estorou sozinha, no outro dia a mesma bolinha, a minha esposa foi e estourou, na terça eu fui no dentista, ele a tirou e deu um ponto, no segundo dia ela voltou de novo, pequena, depois voltou ao tamanho normal, uma bolinha transparente com liquindo dentro. O que pode ser

  10. Doutora Ana, estou com algumas dúvidas.
    Apresento uma bolha no lábio inferior, por mais ou menos 3 meses. Ela incha (aparência meio transparente) e desincha (aspecto esbranquiçado), mas não some por completo, sempre fica um relevo minimo e as vezes devido alguns alimentos ou líquidos que ingiro, ela aumenta no mesmo instante. Gostaria de saber se é possível que seja algo maligno, ou se isso é característica de mucocele. Uma má alimentação ou imunidade comprometida influencia no aparecimento de mucoceles? Seria o caso de procurar um clínico médico ou um gastro? Ou qual especialidade a Dra. poderia me aconselhar?
    Nesse período apareceu outras duas próximas a essa permanente, mas sumiram em menos de 48 horas.

    Aguardo seu retorno,
    Obrigada!

    1. Carol, sua descrição combina com mucocele. Não, a alimentação e a imunidade não têm a ver com o aparecimento de mucoceles, a causa costuma ser um trauma que rompe o ducto de um glândula salivar menor e a saliva extravasa pelo tecido conjuntivo. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Boa noite dra. Ana Tokus, me saiu uma “bolha” no meu labio na parte inferior, faz uns 4 dias e ela continua do mesmo jeito, nao coça nada, só incomoda, porem estou preocupado, e nao aparenta ser mucocele pois o formato da bolha nao é igual. Uso aparelho, o que pode ser? Aguardo resposta dra.

        1. Igor, o mais óbvio é mucocele. É comum em quem usa aparelho, porque o aparelho às vezes machuca o lábio, e uma das causas principais da mucocele é o trauma local (uma mordida, uma batida, o atrito do aparelho). Converse com o seu dentista pra ele avaliar.

  11. Dra., minha filha tem 6 anos e já fez um procedimento cirúrgico para remoção da mucocele no mês passado. E agora está aparecendo mais 3 bolinhas na mesma região! Não queria ter que fazer cirurgia de nv, existe alguma outra forma de fazer essas bolinha sumirem de vez? Não estão grande como as que foram retiradas, mas já esta começando a marcar espaço. Oq posso fazer?

    1. Amanda, a maneira mais eficiente de se eliminar uma mucocele é com a cirurgia, pois a glândula salivar que a causou é removida. Outra forma é um procedimento chamado “marsupialização”, mas ainda assim seria preciso fazer um “furinho” no local, e sem garantias de sucesso. Enfim… converse com o dentista.

  12. Doutora, eu estou com isso há uns três dias. Uma bolha bem pequena transparente e incomoda demais. Não há nenhum tratamento que eu possa fazer em casa? E se persistir ir ao médico? Eu vi que em muitos casos melhora sozinho, mas isso me dxa agoniada. Parece que tá aumentando.

    1. Ingrid, você até pode não fazer nada a respeito e esperar que a mucocele – supondo que seja mucocele mesmo – desapareça por si só. Mas isso é bem improvável. Por que não procurar um dentista e acabar com a agonia? Faça isso.

  13. Boa tarde,

    Fiz a cirurgia e com menos de um mês a mucocele voltou, agora ela está bem grande e com uma cor rubra, como se tivesse sangue dentro. Já marquei o dentista. É comum voltar mesmo após a cirurgia?

    1. Depende do tipo de cirurgia, Mike. Se a glândula salivar envolvida foi removida por completo, a mucocele não costuma voltar. Talvez tenha sido feita apenas uma marsupialização.

  14. Dra. Tem uns 15 dias que apareceu uma bolha esbranquiçada no meu lábio inferior. Ela não dói, já sumiu e voltou de novo, fui ao dentista, ele disse que poderia ser fígado. Mas percebi que ela está crescendo. O que sra. me diz? Se trata de mucocele??

  15. Bom dia,
    Minha duvida é a seguinte, toda semana sai um bolinha esbranquiçada no meu lábio inferior e sempre acaba estourando sozinha, só que quando ela sai já vem outra logo em seguida do mesmo tamanho.
    Devo me preocupar?

    1. Provavelmente é uma mucocele, Luisa… como explico no texto. Não que você tenha que se preocupar, mas não dá pra ficar assim pra sempre. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  16. Drª. Hoje de manhã acordei e vi que tinha algo em minha boca, fui ao espelho e vi uma bolinha transparente e achei esquisito, e passei remédio para afta e não ardeu (quer dizer que não funcionou), achei estranho e vim te perguntar. O que pode ser?

        1. Olá, Dra. Ana
          Estou com um caroço na parte inferior do lábio, só que não é como na imagem por fora, e sim na parte de dentro, não consigo ver a cor, somente a sinto e é indolor. Só que além de estar me incomodando, preocupando, ele aumentou o tamanho. Estou com medo de câncer, pode me orientar? Agradeço desde já.

          1. Rafaele, pode ser mucocele, também. O que você descreve não tem característica de câncer (a grande maioria das lesões em boca não são câncer) mas, claro, é preciso avaliar pra ver do que se trata. Procure um dentista.

  17. Olá, estou bom uma “bolha” bem pequena, quase como um pequeno relevo no lábio inferior, e venho procurando o que pode ser ha alguns dias, e pelo seu texto descreve minha situação, porem não gostaria de fazer a cirurgia, sempre que retiro a “água” que acumula na região, percebo que a agulha entra mais que a superfície, e minha duvida é a seguinte, existe algum tipo de tratamento pra apagar a mucocele em casa mesmo ? E tem como manter o local sem “água” pra que ela suma sozinha ?

    1. Danielly, se houvesse uma forma de eliminar a mucocele em casa, sem ir ao dentista, eu teria contado pra vocês no texto, pode acreditar. Mas não… você vai furar ela, ela vai até diminuir, mas tende a aumentar de novo. É como uma infiltração no teto do apartamento, não adianta ficar enxugando… tem que consertar o ralo do banheiro do vizinho de cima. Aí resolve. 😉

  18. Olá doutora!
    Alguns meses atrás fui ao dentista para extrair um dente com um buraco, só que a dentista não quis extrai-lo e pos uma massa branca para tampar o buraco que hoje já se abriu de novo, mas durante esse tempo apareceu um calombo bem grande em cima do céu da minha boca em cima do dente furado, e outro calombo duro na parte da gengiva no dente furado, e todos ao redor da minha gengiva tem pequenos inchaços ao redor dos dentes, gostaria de saber se eu extrair esse dente com o buraco esses caroços vão sumir? E o que são esses caroços? Desde já agradeço!

    Na minha garganta ha algum tempo apareceu uma bolinhas brancas, depois disso sumiu mas até hoje minha vida não é mais a mesma, pois sinto que tem algo entalado na garganta e sinto muito falta de ar, e um negócio que nunca sai por mais força que faço, o que pode ser isso tbm?Já faz mais ou menos uns 9 meses que tou assim, tem vezes q dói muito, tenho 22 anos, obrigada!

    1. Janaina, se a causa desses “calombos” (e não dá pra afirmar o que são eles só com base na sua descrição) for o dente, sim, extraindo o dente os “calombos” devem desaparecer. Mas pelo seu relato não me parece caso de extração, se fosse a sua dentista já teria extraído esse dente. De qualquer forma, você precisa ir ao dentista e tratar o problema, independentemente da indicação: restauração, canal, extração, etc.. Procuro logo ajuda profissional e resolva isso. Quanto à garganta, sugiro a avaliação de um otorrinolaringologista.

    1. Gabriella, não necessariamente. Mas se há um abscesso, há um motivo pra ele… e esse motivo, a origem da infecção, precisa ser eliminado. Procure um dentista pra avaliar, pode ser um problema de canal ou na gengiva, por exemplo.

  19. Olá doutora,
    Sempre aparece uma bolha transparente no meu lábio inferior, essa bolha aparece exatamente no mesmo lugar, as vezes estoura sozinha, as vezes eu estouro. Já fui no dentista e o mesmo me disse que não é mucocele. Quando adolescente, mordi a bateria de um relógio e meu dente superior é levemente desnivelado. O dentista que me atendeu, disse que a bolha aparece exatamente abaixo desse “desvio” e que seria esse o motivo. Mas não estou convencida, pois essa bolha só começou aparecer de uns tempos pra cá.
    Pode me ajudar?

    1. Gabriela, mas a descrição combina com mucocele. Não tive oportunidade de examiná-la, mas a mucocele muitas vezes aparece por causa de um trauma de repetição. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em Diagnóstico Bucal (Estomatologia).

  20. Olá, sofri um pequeno acidente (estava mexendo em meu celular, quando ele caiu em minha boca, o que causou um ferimento, que posteriormente virou uma afta, e logo uma bolha), isso tem aproximadamente um mês, já furei com uma agulha, e saiu um liquido transparente, desde então tenho pensado no que poderia ser, até ver este artigo. Estou sem plano odontológico no momento, e depender do serviço público é estressante. Gostaria de saber se há algum método para regredir esse quadro, pois me incomoda bastante (não dói, mas incomoda).

  21. Olá, doutora. Tenho uma mancha de nascença na região do “bigode”. É uma mancha rosada, com outra mancha menor no centro, um pouco arroxeada. Hoje, passando a mão nessa região, senti um carocinho sob a manha menor. Certa vez, quando tive que tomar soro, um nervinho que estava próximo de onde estava sendo aplicado o soro, ficou com uma bolinha, parecendo um calinho, meio dolorido, e me disseram que era isso mesmo, um calo que desapareceria com o tempo, o que realmente aconteceu. Contei isso porque o carocinho que senti nessa mancha é muito parecido com o calinho do nervo, pois não é um carocinho solto, parece que tem uns ligamentos nele. Olhei dentro da boca, no lado interno do lábio e não há nada. Não sei há quanto tempo isto está ali. Não dói nem incomoda nada, também não há nenhum volume sob a pele; só senti porque espirrei que quando passei a mão no nariz senti uma dorzinha bem leve e fui averiguar o que era. Minha dúvida é: tenho que procurar um médico ou um dentista? Ou não procurar ninguém… O que pode ser isto? Minha preocupação é com nódulos mesmo e que venha a ser câncer de boca. Desde já agradeço muito a resposta.

  22. Olá Dra., tenho uma bolha dessa que apareceu tem uns quatro, cinco meses, meio dura, às vezes mole, eu já tirei e voltou a crescer, devo ir ao médico novamente para retirar? Ou oq devo fazer??

  23. Olá Doutora.
    Acordei com uma espécie de bolha de água (pelo menos a sensação é assim) no interior da bochecha (perto do corpo da mandíbula, embaixo do rosto). Não dói muito, mas preocupa por ser algo interno. Não parece uma espinha interna, pq a bolha é mole e grande.
    Tem alguma idéia do que pode ser?

  24. Boa noite Dra., apareceu uma bolha na minha boca ha um mês e ela só cresce, é igual a da foto acima, so que um pouquinho maior (so tenho 11 anos), será que e muito grave, o que devo fazer?

    1. Mariana, se for mucocele, como explico no texto, não é grave. Mas é preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Peça pra um responsável levar você para o dentista avaliar.

  25. Ola Dra, apareceu na minha boca uma bolinha de cor vermelho bem escuro quase preto, ela não dói e é mole… Eu acredito que mordi sem querer mas eu não tenho tanta certeza, o que pode ser ???

    1. Era exatamente o que eu ia sugerir, Joanne… o resultado de uma mordida. Isso é bem comum, mesmo que você não se lembre de ter mordido. Deve desaparecer em alguns dias, se isso não acontecer, procure um dentista pra avaliar.

  26. Ola Dra. Ana, sou Rubens, boa noite!
    Apareceu uma bolha no meu lábio inferior ao lado direito da boca, ja faz umas três semanas, ela ja está grande, é cheia de líquido parecido com saliva. De acordo com minhas pesquisas e fotos que ando olhando é uma mucocele. Pois surgiu uma afta e eu a fiquei mordendo, com isso apareceu a tal bolha. Mas essa minha bolha ja está grande e dura. O que pode ser? Aguardo resposta. Muito obrigado, grande abraço!

    1. Rubens, sua descrição combina com mucocele, sim. Ela pode estar “dura” por causa do trauma recorrente, de você morder. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  27. Olá Dra. Ana Tokus. Há mais ou menos 1 mês apareceu essa bolha transparente no meu lábio inferior e como li, algumas vezes estourava sozinha e voltava… Tenho quase certeza que é mas tenho umas dúvidas:
    Um dentista do SUS pode fazer essa operação? Depois de feita a cirurgia quanto tempo demora pra cicatrizar? E se fica um aspecto feio…? E se depois de uma semana eu posso beijar e fazer sexo oral normalmente… ?
    Desde já, obrigado!

    1. Cristiano, sim, essa cirurgia pode ser feita pelo SUS, mas eu acredito que o dentista da Unidade de Saúde vá encaminhar você para um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) pra fazer, o que pode levar a um tempo de espera. A cicatrização completa vai levar semanas, e o aspecto do local deve ficar normal, com uma pequena cicatriz, apenas. Eu sugiro que você aguarde no mínimo a remoção dos pontos pra beijar e fazer sexo oral. Se der pra aguardar mais uma semaninha para o sexo oral, melhor. 😉

  28. Doutora, no final do ano passado eu bati a boca no nariz de uma amiga e cortou (o lábio de cima, no lado esquerdo). Eu não costurei e desde o dia tem uma “bolota” que não sai, parece que tem uma cicatriz dentro e minha boca fica com um volume (é meio que na parte de dentro do lábio, mas sai e dá pra ver que tem uma bola).

    1. Laura, é duro ou mole? Se for duro pode ser um queloide (hiperplasia fibrosa e elevada), se for mole uma mucocele, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Muito obrigado, bem esclarecedor. Só mais uma duvida: sobre os relatos de após feita a cirurgia ter a possibilidade de aparecer novamente… o risco disso é grande? O que se pode fazer nesse caso?

  29. Querida doutora Ana, peço sua atenção, pois estou muito aflita. Há dois meses surgiu uma bolha de “agua” no ventre da minha lingua, proximo a ponta desta, lendo seu post, encontrei diversos questionamentos de pacientes com a tal bolha, e seguindo o seu conselho, busquei ajuda de um dentista com a intenção de diagnostico. Relatei a dentista que a bolha surgiu há mais ou menos dois meses, e que ela vai e volta, ou seja, enche de um liquido transparente, meio cristalino, e quando enche, causa um pouco de dor, depois, a bolha murcha, ou estoura (ocasionalmente e as vezes propositalmente), sai apensas um liquido transparente, fica a marca da bolha no lugar e umas peliculas, aí depois de uns dias, a bolha volta a se formar novamente, ela não desaparece. Não apresento nenhum outro sintoma, não sangra nem nada. No dia em que mostrei para a dentista, a bolha estava bem pequena (dias antes estava maior) ela olhou e falou que era uma MUCOCELE. Não falou de cirurgia, eu que perguntei o que poderia fazer, se era preocupante, ela disse que não, e me passou uma pomada chamada Omcilon e uma outra chamada gingilone, e falou que mucocele é assim mesmo, vai e volta. Não satisfeita, procurei uma otorrino, no dia em que fui a consulta, a bolha tinha estourado, mas eu fiz algumas fotos dela cheia, a Dra. olhou e disse que era mucocele também. Terei que retirar. Sofro de ansiedade, sou extremamente nervosa, e isso está me tirando o sono, pois fui pesquisar no google e vi que tem um tipo de ca mucoepidermoide, e isso não me deixa sossegar). Me ajude, doutora, encaminhei algumas fotos para o seu email, tirei as fotos ontem, hoje a bolha estourou, so está a marca, mas sei que depois de alguns dias ela retornará 🙁 .DESDE JA, MUITO AGRADECIDA !

    1. Dra, só mais uma coisa, quando a bolha estoura, ou murcha, ela cicatriza normalmente, fica imperceptivel o local, e eu noto que a única coisa que da pra ver, é um minusculo pontinho, identico as glandulas salivares que ficam na região, sera que esse ponto é essa a glândula obstruida?? As vezes, pelo fato do local estar normal, sem nenhuma bolha, causa a falsa impressão de que o problema foi resolvido e que não nascera mais outra bolha ali, mas é só passar uns dias, que a bolha retorna e o ciclo começa. Ah, gostaria de dizer, que fiz exame de sangue esses dias, só mesmo por rotina, nenhum medico me solicitou, eu que faço mesmo por rotina, e meus exames deram todos normais, mostrei para medica e ela disse que ta tudo normal. Ja notei, também, que quando estou muito nervosa, ela costuma encher rapidamente, por acaso a gente saliva mais estando nervosa? Quando como certos tipos de alimentos também. Doutora, gostaria de saber o que a senhora acha, se isso é de fato uma mucocele.

      1. Parece mucocele, sim. Não costuma ter nada a ver com estresse ou com a alimentação, a causa costuma ser local. O “ponto” deve ser a glândula salivar, sim.

  30. Dra, semanas atrás nasceu uma bolha em meu lábio inferior. Ela atingiu um certo limite e noto que está diminuindo, porém quando toco na parte do lábio em que está a bolha, sinto tipo um caroço internamente. O que poderia ser? Devo me preocupar?

  31. Dra. Ana, fiz a remoção da mucocele no dia 30/06, e tirei os pontos 7 dias depois, agora o local onde foi feita a retirada está duro, queria saber se isso é normal, se vai sumir ou devo procurar meu dentista novamente, pode ter sido algum erro da parte dele ?

  32. Dra. no dia que fui colocar aparelho ortodontico meu dentista esqueceu de me dar a cera e ainda esqueceu de dizer da existencia ou necessidade da mesma que eu poderia ter, e com 3 dias a parte inferior do meu labio ficou tao irritada que ficou em carne viva, quase sem eu poder falar, e dai em diante nasceu 1 mucocele, pergunto se a causa de ter aparecido isso foi o aparelho ortodontico ou nao ?

    1. Se o aparelho machucou a mucosa do lábio por dentro, pode ter sido, Marcos. A cera pode ser comprada na farmácia, seu dentista não precisa dar ela pra você, embora muitos deem. Acontece.

  33. Doutora, aconteceu que eu mordi com frequência meu lábio inferior e sempre aparecia uma bolha em seguida, contudo, agora, mesmo sem morder, o local das mordidas permanece meio inchado e com uma espécie de “carocinho” sempre propenso a se tornar uma nova bolha, mesmo sem que haja uma nova mordida no local. A bolha no centro é meio branca e ao redor avermelhada.

    1. Bruno, pode ser uma área de maior formação de queratina, pelo trauma recorrente, ou uma mucocele, como explico no texto (quem sabe até a combinação das duas coisas). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  34. Oi, ha uma semana nasceu um bolha nos meus lábios superiores, bem na “fechadura” da boca, bom ela era pequena e vermelha, depois cresceu mais um pouco e ficou vermelha com uma pontinha branca, bom, eu estourei e sangrou bastante, ela voltou a crescer, ficou vermelha, depois completamente branca, não dói, nem quando estourei doeu, queria alguma ajuda para saber se é algo sério ou não… Obg.

  35. Ola, bom dia.
    Fiz uma cirurgia de implantes e enxerto, foi retirado um pedaço do meu palato, ate ai tudo bem… so que depois de retirar os pontos no meu palato se formou tipo umas bolhas de sangue… e não para de crescer, do nada sangra muito e so aumenta. Isso ja faz uns 15 dias… e não melhora… devo me preocupar???

  36. Oi, Dra. Ana! Surgem pequenas bolhas de sangue no meu lábio inferior, quando mordo, e as mesmas somem. Mas depois aparecem… Duas ou uma, sempre em lugares diferentes do lábio… Estou preocupada. O que você acha que seria? Obs.: uso aparelho.

  37. Olá, Dra. A bolha da minha boca é igual a imagem acima, eu passo extrato de própolis e diminui o tamanho, mas mesmo assim volta. Esses dia estava jantando e mordi a bolha, era transparente, após a mordida ficou roxo escuro, tipo quando o sangue fica preso, isso é normal? Ou pode não ser mucocele?

  38. Oi… nasceu uma bolha no meu lábio que dói quando toca, e eu pesquisei que tipo de bolha era mas não encontro, e ela faz me impressão e dói! Que tipo de bolha é esta que não percebo??????

    1. Jessica, só com base na sua descrição… eu também não sei. Pode ser uma mucocele, como explico no texto, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar.

  39. Olá, Dra. Ana!
    No interior do meu lábio surgiu uma bolinha branca, ela não se parece com a da foto, por isso não sei se é mucocele. Ela só dói quando encosta, já tem 3 dias q ela apareceu e só vem aumentando, ao contrário da foto ela não cresce para fora (como uma verruga) ela cresce a circunferência.
    Gostaria de saber, se mesmo as características sendo diferentes, pode ser tratar de mucocele?

  40. Ola Dra. Ana, alguns dias atras cresceu uma bolinha no meu labio inferior, no começo pensei que fosse uma afta, mas ela nao doi e nem arde, ela so me incomoda muito, mesmo sendo pequena…
    Eu mordo bastante minhas bochechas e meus labios, ja faz um bom tempo que eu mordo sem querer, e essa bolinha sempre desaparece, mas ela volta, sera que é mucocele ?
    Obrigada pela resposta!

  41. Olá, eu estou com uma bolha igual a essa e quando aperto sai um liquido, parece saliva, é meio grudento, e ela murcha e depois volta a aparecer de novo e assim sucessivamente. É realmente uma mucocele? Pode ficar apertando pra diminuir a bolha, pois atrapalha muito, ainda mais que uso aparelho? Tem chance de curar sem fazer o procedimento cirurgico, usando alguma pomada ou sarando com o tempo? Obrigado!

    1. Ângelo, não posso afirmar com certeza apenas com base na sua descrição, mas parece ser mucocele. Ficar apertando ela não vai resolver nada, como você já percebeu, ela volta. Acho altamente improvável que ela desapareça sem o tratamento adequado.

  42. Boa tarde, Dra!
    Ha duas semanas atrás apareceu uma bolinha de sangue no meu lábio inferior, eu estourei e depois de ter sangrado bastante consegui estancar o sangramento, uns dias depois ela cresceu novamente, fui ao Dentista, ele furou a bolha que estava maior que a 1ª que apareceu e disse que não era nada, mas agora está crescendo de novo, sabe o que poderia ser?

    1. Juliana, se a bolha era de sangue, não era mucocele. Que era “nada” eu não diria, talvez nada específico, mas algum motivo pra sirgir essa bolha, teve. Uma possibilidade é que você tenha mordido o lábio (você pode ter feito isso dormindo e nem percebeu), outra, que tenha batido. De uma forma ou de outra, em princípio, não é algo com que você precise se preocupar. Fique de olho e, se preciso, procure novamente seu dentista.

      1. Vinicius, a mucocele não é algo preocupante, mas você não deve furá-la… via de regra ela vai voltar, e você pode se machucar. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  43. Drª. Ana… Buaaaaaaa
    Apareceu uma bolinha no mesmo local da remoção.
    Até ontem, passados 20 dias, estava tudo perfeito. Mas eu queria ver como estava, entao puxei o labio, mexi pra ver se estava duro, nao estava, passei a lingua pra ver se sentia alguma coisa no local e parecia estar perfeita a cicatrização. Show. Quando foi hoje, amanheci passando a lingua no local e sentindo com uma bolinha de agua, fui ver no espelho e de fato tem uma bolinha transparente.
    Mandei um zap pro meu dentista e mandei a foto dizendo ter nascido a bolinha no mesmo local da remoção da glandula. Ele disse pra nao mexer que vai abaixar e pediu pra que na semana que vem eu retorne o consultório dele. Poxa, eu estava tão animado que tinha dado certo. 🙁

  44. Bom dia, doutora Ana Tokus… apareceu uma bolhazinha na minha bochecha na parte interna… nao doi, mas onde a bolha encosta na gengiva tem uma minuscula feridinha que doi… o q pode ser, a mucocele?

  45. Conforme havia dito, quero compartilhar com todos sobre a remoção da mucocele que fiz recentemente.

    Através desta página, tive certeza do que se tratava, e sob orientação da Drª. Ana Tokus, procurei um cirurgião dentista que comprovou a suspeita.
    O valor da remoção foi R$ 800,00 (Rio de Janeiro). No dia 06/11 fui ao consultório. O Dr. aplicou algumas anestesias locais e com um bisturi, fez o corte necessario e após 20 minutos removeu o que pareciam ser duas glandulas pequenas e brancas (segundo o Dr. estes tipos de glandulas nao ha necessidade de biopsia, a nao ser que fossem escuras ou maiores).
    Eu notei um esforço da parte dele pra remove-la completamente, e segundo o Dr. estava enraizado, mas que saiu tudo. Me deu alguns pontos pequenos no local e não me passou remedio nenhum, a nao ser o periogard (colgate) por uma semana, três vezes ao dia.
    Os dois primeiros dias após a microcirurgia o beiço estava inchado (nada visível) e é chato pra se alimentar. No 3º dia senti que um ponto havia soltado, ficando uma linha na boca. Mandei um zap para o dentista que me orientou passar alcoool no local e com uma tesoura fina, sem que encostasse na gengiva que cortasse o fio, fiz isto.
    Hoje completei uma semana que realizei este procedimento e voltei ao consultório para remover os pontos, no entanto, nao havia mais pontos, pois hoje ao longo do dia, fui sentindo a linha solta e com o dente puxei devagar, saiu tudo. Mas fui mesmo assim, pois ele precisava ver. Ele disse que está tudo ok, está o buraco, mas vai fechar, disse que o local pode ficar duro e parte branca, mas que vai citacrizar e ficar 100%.
    Agora, volto nele no dia 22/12 pra ele ver como está, espero muito que até lá tudo fique como está ate agora, pois vemos muitos relatos de voltar acontecer. Segundo o meu Dr. so volta quando a glandula nao é removida completamente, e que no meu caso foi. Eu confio muito neste Dr. Posso ter pago caro, mas paguei pela confiança, o conhecimento nao tem preço. Além de Cirurgião dentista, ele é professor e cordenador de Graduação e Pos em uma grande universidade do RJ. Entao, se puderem escolher um Dr. faça com carinho, não opte pelo mais barato ou pelo primeiro, pois sei que apesar de simples, se nao for feito da maneira correta, a remoção pode causar transtornos por tempos.
    Mas claro, nao estou livre de complicações, espero que nao, se Deus quiser, vai dar tudo certo e qualquer coisa, eu venho aqui pra compartilhar com todos. Dra. Ana mais uma vez, obrigado.

  46. Olá!
    Pelas características acima mencionadas, acredito muito que seja mucocele. A primeira vez que essa bolhinha apareceu foi no meu labio inferior do lado direito, tem mais de 1 ano, ela sempre crescia e estourava sozinha, já utilizei várias pomadas mas nunca adiantou, até que um dia ela sumiu e logo em seguida apareceu outra mas no lado esquerdo (inferior). Não aguento mais, tem mais de um ano e agora resolvi eu mesma estourar, mas sempre tem recidiva. Tem 1 ano que minha avó materna faleceu de câncer de boca, teve inicio acredito que por uma epulide que depois de 20 anos reabsorveu a mand e max em apenas um ano. Tenho 26 anos.

  47. Drª. Ana, conforme informei, farei a minha microcirurgia de remoção agora Sexta-Feira. E se me permite voltarei aqui depois de algumas semanas para relatar como foi e o pós-cirurgia. Sobre a questão de valores, a Thalita perguntou uma media de preço. Nao sei se irei pagar a “media”, mas moro no Rio de Janeiro, e o Dr. me cobrou 800.
    Drª. Ana, uma dúvida. O dentista me disse que trata-se de uma microcirurgia, porem nao mencionou nada a respeito de um preparo cirurgico, nao me disse o que posso ou nao comer, nao falou nada. Existe alguma sugestão?! E no dia seguinte, sei que tenho que evitar falar, devido aos pontos, mas posso pegar ônibus e andar normalmente por ai?! Obrigado por tudo desde o inicio.

    1. Por favor Bruno, volte pra contar, sim. Não há necessidade de nenhuma preparação especial, é uma cirurgia superficial e muito simples. Apenas coma alguma leve antes do procedimento, não é bom estar com o estômago vazio ou cheio demais. Sim, você vai pode pegar ônibus e andar normalmente. A cirurgia de mucocele é mais simples e de recuperação bem mais tranquila do que de uma extração dentária, por exemplo.

  48. Olá Doutora, boa tarde.
    Recentemente, mais precisamente no dia 15/10, lhe fiz uma pergunta e após orientação, procurei um cirurgião dentista que diagnosticou ser uma mucocele mesmo. Ele já agendou minha microcirurgia pro dia 06/11.
    Só que estou um pouco assustado, porque ontem a bolinha cresceu um pouquinho, deu aquela inchadinha normal, mas acabei batendo com o dente e ela ficou com aspecto de partes machucada, como se tivesse com sangue, e hoje durante o almoço acabei batendo de novo e agora a bolinha está com aspecto de sangue pisado. Doutora, isso acontece? É normal? Pode atrapalhar minha microcirurgia? Faço algo pra tentar melhorar o aspecto?

  49. Tenho 17 anos e quase uma vez por mês nasce uma bolha dessas no mesmo local, varia de tamanho, e quando estoura sai um líquido grudento, gostaria de saber se isso é considerado mucocele.

  50. Boa tarde, Doutora! Eu tenho 31 anos, e cerca de uns 3 meses me atentei pra uma bolinha no labio inferior da boca. A principio pensei que fosse afta, mas desconsiderei. Agora, depois de três pra quatro meses, percebi que ainda tenho a bolinha e que as vezes some. Quando nao encosto no local, como “se deixasse minha boca de molho por uns 5 dias”, aplicando agua morna com bicarbonato, ela regride; mas ao falar, beijar, percebo que as vezes ta minha “lingua” ou “dente” se deparando com esta área e a bolinha volta a aparecer e se por um acaso eu morder, ela aumenta. Hoje pesquisando, eu estava com muito medo de ser câncer ou algum problema estomacal gravíssimo, mas pela primeira vez percebi que pode ser mucocele, nao?! Eu vou agendar um dentista, mas pode me dizer se estou no caminho certo?!

    Doutora, complementando. Nessa minha pesquisa, identifiquei inúmeros relatos de que mesmo com cirurgia, a bolinha pode voltar, mas muitos casos mesmo. Sendo diagnosticado que tenho mucocele, posso conversar com o meu dentista para nao operar e conviver com isto, visto que notei que a cirurgia não é 100% eficaz?! Ou mantendo o tal problema, poderar acarretar em outros a longo prazo?

    1. Bruno, é provável que seja mucocele, sim. Os relatos que você encontra na Internet sempre serão de casos em que a mucocele voltou… porque, quando ela não volta, ninguém entra na Internet pra contar ou pedir ajuda, porque não é necessário. Então fique tranquilo, embora ela possa voltar, é exceção, não regra. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e, se for mucocele, faça a cirurgia sem medo. Conviver com ela não é uma boa (não é grave, mas é feio, pode aumentar e incomoda).

  51. Oi Ana, tudo bem? Minha mãe está há algum tempo reclamando de bolha que forma sozinha e estoura rápido, quase ao mesmo tempo em que ela percebe que se formou. Tem aparecido em região de arco palatoglosso e no palato mole! Nao sei dizer se poderia ser mucocele pois fica em lugar atípico e não ocorre nenhum trauma nessa região. Será alimentação? Obrigada.

    1. O lugar é atípico mesmo, Mayara… mas pode ser mucocele. Seria interessante se ela conseguisse se consultar com um dentista quando a “bolha” está aparente. Não acho que tem a ver com a alimentação.

  52. Boa noite! Dra tenho uma filha de 1 ano e 4 meses e ha um pouco mais de um mês atrás notei essa bolha no lábio dela inferior conforme a foto do post. Quando ela sorri ou chora já dá pra perceber. Então pesquisei na net e encontrei seu post. Na outra semana vou levar ela no odontopediatria. Dra se realmente for mucocele, será que não cresceu rápido ? Essa bolha fica muito grande? Tem idade mínima pra fazer a cirurgia?

    1. Nayara, a mucocele pode crescer rápido, mesmo. Se for, a cirurgia pode ser feita em qualquer idade… o que dificulta, apenas, é que talvez seja necessário algum tio de sedação, pois sua filha não vai parar quieta. Converse com o odontopediatra sobre isso.

  53. Dra. tenho há mais de um ano um bolhinha no lábio superior… Me falaram que é uma “ponta de veia”. O que realmente seria? É impossível de estourar ou tentar retirar… uma vez, tentei cortar e saiu muito sangue, mas ela voltou ao normal.

    1. Marcos, não dá pra dizer do que se trata apenas pela sua descrição. E se é algo sanguíneo, sugiro fortemente que você não estoure. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  54. Ola dra., bomm dia. Estou com uma bolha no labio ha mais de um mes ela sara e volta novamente, ja passei varios produtos que melhora, mas acaba voltando com o tempo.

    1. Jeferson, pode ser mucicele, como explico no texto. Se for, é preciso removê-la, se não ela vai voltar, mesmo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  55. Dra. Apareceu uma bolinha parecida com essa da foto na minha bochecha. Me lembro de ter mordido, pelo que li é bem provável que seja por causa da mordida ne? Só pra não ter dúvida mesmo… Obrigada! ?

  56. Doutora!!! É normal dar mais de uma mucocele, porque eu tenho 2 maiores, e uma bem pequena de um lado no labio inferior, e uma do outro lado. O dentista falou que é mucocele, mas fico com medo, parece com um cisto.

  57. Doutora, ja tem dois meses que aparece essa bolha na minha boca. Ela as vezes estoura e sai um liquido grosso transparente de dentro. Mas logo depois ela volta. Isso ta me incomodando tanto. Tenho vergonha ja, todo mundo fica olhando que ela deixa a minha boca inchada.

  58. Ola, ha 3 meses mordi a parte inferior e interna do meu labio quando comia e criou uma bolha no local… aguardei para ver se ela saíria sozinha mas nada aconteceu, ela ja estourou varias vezes mas nunca sumiu completamente, apenas diminuiu bem o tamanho mas voltou a crescer no decorrer dos dias… todas as vezes que ela estourou foi porque eu mordi com o intuito de que ela estourasse mesmo, porem como eu disse, acabou voltando ! Creio que isso seja mucocele, porem gostaria de ter certeza, sei que deveria procurar um dentista, mas se caso isso seja mesmo mucocele, qual o procedimento para retirada ?

    Obrigado, Alexandre.

    1. Pode ser mucocele, Anny… embora não seja tão comum no céu da boca. Pode ser uma fistula também, o que revelaria uma infecção. Procure um dentista pra identificar o que é e tratar de acordo.

  59. Boa tarde Dra.. Já tem uns 6 meses que apareceu a bolinha nos meus lábios… Será que ela ainda sara sozinha? Em media quanto custa a cirurgia?

    Obrigado! Bom final de semana!

  60. Bom dia, eu tenho uma bolinha no meu lábio inferior, e assim, ela era bem pequena, e hoje esta maior, me incomoda muito, ela é bem durinha, eu não sei se é mucocele, mas eu quero muito tira-la, confesso que já tentei de quase tudo para tira-la e nada adiantou, o que eu faço ? Atrapalha muito no trabalho no dia-a-dia, as pessoas não olham para mim em um todo elas olham diretamente para os meus lábios porque a bolinha chama muito atenção, quando eu mordo ela (devido ao nervoso que me dá) ela dói um pouco, e quando eu tentei tirar ela saiu sangue, fiquei apavorada porque quando fiz isso não parou de sangrar, me ajude por favor, eu estou muito preocupada, quero muito tirar essa bolinha, me ajude por favor. Como faço para tira-la, qual procedimento tomar ? Abraço.

    1. Yolanda, a primeira coisa a se fazer é diagnosticar se essa “bolinha” é mesmo mucocele. Se for, um dentista pode remover pra você (se não for, pela localização, também). Como explico no texto, não adianta furá-la, é preciso remover a glândula envolvida.

  61. Oi, estou com uma duvida, depois que minha bebe nasceu, passando uns dias apareceu uma manchinha no labio inferior dela por fora, ate achei que fosse picada de muriçoca, e agora ela esta com 3 meses, levei ela no medico e ele disse que é uma bolha de sangue e tem que queimar, ela esta um pouco grande.

  62. Apareceu uma bolha não meu lábio inferior já tem umas duas semanas ou mais, ela não cresce, não dói, não arde nem nada, ela tá meio branca, não sei como enviar uma foto, e gostaria de saber se isso passa por beijo, se eu puder te mandar a foto vc vai poder analisar melhor, desde já agradeço.

  63. Doutora, hoje acordei com uma bolinha no lábio inferior, porém não sei se é mucocele. Ela não arde e nem doi. Coloquei sal pra ver se ardia, e nada. O que pode ?

  64. Olá Dra, bom dia! Tive uma afta bem dolorida que durou menos de duas semanas, não coloquei nada mas acho que mordi ou machuquei sem querer quando já estava sarando, logo após isso observei que apareceu um carocinho como uma bolha, meio indolor no local, mas se eu mexer ou comer doi um pouco, eu fui la e fiquei muito incomodada e estourei, e dps de uma semana ela voltou de novo, como se tivesse “enchido” novamente com um liquido, e ta meio dolorido, estou com mto medo, o que pode ser? Por favor me ajude, estou aflita. Obrigada Dra.

    1. Patricia, me parece que pode ser uma mucocele, como explico no texto. Se for, não adianta estourar, ela volta. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

      1. Muito obrigada, Dra! Ontem essa bolhinha estourou sozinha (acho que quando estava comendo) e ficou feito uma afta embaixo, mas não doi, parece que ta cicatrizando, mas pode encher de novo a bolha né?! Bom, irei ao medico ver certinho, mas mesmo assim obrigada, espero que não seja nada sério, estou meio aflita. Mais uma vez obrigada Dra. Ana. Abs.

  65. Oi doutora, eu percebi que apareceu duas bolhinhas dentro da minha boca na bochecha, é uma de um lado e outra de outro e ficam quase na mesma altura. Elas não doem nem coçam e são bem pequeninhas, estou com medo que seja algo mais grave porque já tem mais de duas semanas e elas não somem. Doutora, eu tirei uma foto pra você dar uma olhada, me ajuda !

    Link da foto: http://imgur.com/2JBeYbv

    1. Matheus, que foto boa, dificilmente os leitores me mandam fotos com essa qualidade. 🙂

      Não me parece nada de mais, acho que é uma pequena lesão por mordiscamento (quando você morde, acaba machucando a bochecha). Não acho que você precise se preocupar.

  66. Oi Doutora, acho que estou com mucocele. Qual especialidade de dentista devo procurar? Qual é o melhor procedimento a se fazer? Aquele apenas de estourar a bolinha ou retirar a glandula totalmente? Existem casos de pessoas que apenas estouraram a bolinha e ela nunca mais apareceu? Seria interessante fazer apenas isso? A mucocele nunca apareceu em mim, tenho 24 anos e essa foi a primeira vez, o que pode causar esse entupimento dessa glandula? Essa cirurgia de retirada da glandula pode prejudicar o equilibrio de funcionamento da outras glandulas da boca? O que diferencia essa bolhinha de um cancer? Obrigada! Obrigada.

    1. Maria Natalia, procure um dentista que faça cirurgia oral menor ou um estomatologista (especialista em diagnóstico bucal). O ideal é remover a glândula envolvida por completo, só estourar a bolha não costuma resolver. Geralmente não é nem um entupimento, o que ocorre é que o ducto da glândula se rompe e a saliva acaba se acumulando por baixo do epitélio, por isso o ideal é remover a glândula toda. A remoção da mucocele não prejudica as demais glândulas e isso não tem absolutamente nada a ver com câncer.

  67. Ha umas tres semanas apareceu uma bolha na boca do meu marido, ele foi no dentista e ele furou a bolinha e colocou um ponto no local e falou que iria tirar o ponto depois de uma semana, pois um dia depois saiu o pontinho e agora, ele volta la pra voltar a colocar o pontinho e depois de quanto tempo a bolinha se desfaz?

    1. Sanile, diga pra seu marido voltar ao dentista, sim. O ponto serve pra manter a mucocele “aberta” e a saliva sair, se o ponto não está mais, isso não acontece.

  68. Oi, tive hoje, 25/07/2015, essa “bolinha” no meu lábio. Eu tenho mania de morder meus lábios, mas nunca apareceu tal coisa. Só que quando fui escovar meus dentes nesta manhã, eu vi que ela estava lá. É pequena, não é grande como as fotos mostram… Mas eu estou com medo. Minha mãe disse que queria esperar pra ver se vai sumir ou se vai continuar, mas e se essa coisa piorar? E se virar em um câncer?

  69. Já fiz duas cirurgias pra retirada da mucocele, mas uma semana depois, ela volta. Já fui a vários dentistas e cada um fala uma coisa.
    Será q terei q ficar fazendo cirurgia uma após a outra?
    Já estou desanimada, pois dói, não consigo comer direito e fora q isso afeta meu trabalho, pois sou professora e falo muito.
    O q devo fazer?
    Grata!

    1. Que tipo de cirurgia, Thaiz? Existe um procedimento chamado “marsupialização” que consiste em dar um “pontinho” na mucocele pra saliva dentro dela vazar, às vezes resolve, às vezes não. Já a remoção total da glândula envolvida costuma ser resolutiva, a mucocele não fica voltando. O quê o seu dentista tem feito?

  70. Doutora, bom dia.
    Há exatos dois dias, apareceram duas aftas na minha boca, até aí tudo bem, acontece que hoje ao acordar, notei que além das duas aftas, logo mais acima tem duas bolhinhas, incolores, fiquei mto preocupado. O que pode ser, Doutora?!

    1. Procure trocar de marca, então, pra ver se os sintomas diminuem. Só não recomendo Oral-B, porque há vários relatos de estar causando sintomas parecidos com os que você relata.

    1. Se seu dentista e seu obstetra julgarem ok, pode. Embora você já esteja no 3o trimestre de gestação e, nesse caso, geralmente se deixa qualquer procedimento sem urgência pra depois do parto. Converse com seu obstetra.

  71. Entendi dra., minha boca ta toda sensível, os lábios soltando pele a lingua se como algo as vezes sai sangue. E a bolinha sai sangue as vezes qd estouro. A sensibilidade da boca e um sintoma de glândula entupida?

  72. Dra., nasceu uma bolinha na minha boca, ha um mês ela cresce e diminui, levam três dias e cresce de novo, fui ao dentista e disse q a glândula salivar esta entupida e me passou para fazer a cirurgia com um buco, um buco pode fazer essa cirurgia? A minha boca ta muito branca na parte de dentro, nos lábios e bochechas, e normal??

    1. Claro que pode, Taina… se não pudesse, seu dentista nem teria encaminhado. O “buco” é um dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial. Não tenho como afirmar que a sua boca estar branca por dentro é normal, mas pode ser, sim.

  73. Dra. Ana, tudo bem?
    Parabéns pelo seu trabalho.

    Fiz a cirurgia para retirada da glândula que originou a mucocele em meu lábio inferior. Faz 2 semanas. A cicatrização parece estar boa, porém sinto aqueles “choquinhos” que sentimos quando pressionamos um nervo. Também sinto meu lábio repuxar, principalmente quando toco em algum coroços que ficaram ao redor do corte. O que mais me incomoda é que desde o dia seguinte não sinto meu lábio inferior tanto internamente quanto externamente. Estou preocupado em ter perdido a sensibilidade no lábio. Existem estudos sobre prazos médios para que a sensibilidade volte? É comum perder-se a sensibilidade do lábio definitivamente? Há tratamentos para os nervos possivelmente afetados? Os “choquinhos” são normais? Vão passar? Relembro de que já faz 2 semanas que fiz a cirurgia.
    Muito Obrigado!

    1. Walter, essa perda de sensibilidade se chama “parestesia” ou “hipoestesia”, e na grande maioria dos casos é totalmente reversível. Porém pode lavar algumas semanas. No seu caso, creio que não haverá sequelas, já que nessa regiã não passa nenhum nervo importante. Os “choquinhos” são esperados dada a circunstâcia. Algo que pode ajudar é fazer aplicações de laser de baixa potência. Converse com o seu dentista.

    1. Sim, as pessoas vivem fazendo isso. 😀 O problema é que apenas se estourando a bolha, não se remove a causa da bolha… então ela “enche” de volta. Além disso, é preciso tomar cuidado com o material e com a “técnica” usados pra fazer isso, por causa do risco de lesões, quelóides e infecções.

  74. Então, fiz a cirurgia para remover a mucocele à dois dias, e gostaria de saber em quanto tempo posso praticar exercícios físicos e, se caso eu praticar, pode ocorrer alguma complicação?

    1. Naira, a cirurgia de mucocele costuma ser bem simples, não requer repouso. Então você pode praticar exercícios, apenas cuidado se você for fazer algum esporte de contato ou com bola, por exemplo, pois pode levar um soco ou uma bolada na boca. Fora isso, sem problema.

  75. Um profissional cobrou setecentos reais só pela cirurgia da mucocele. Este e em média o valor mesmo? E disse que so pode fazer a cirurgia quando a bolha tiver cheia? Isso procede?

    1. Janny, o dentista tem liberdade pra fazer seus próprios honorários, assim como o paciente tem direito de procurar outro dentista se não se sentir à vontade com o dentista ou achar o procedimento caro. Sim, o ideal é que a mucocele esteja cheia pra fazer a cirurgia.

  76. Obrigado pelas respostas, doutora! Só tenho mais uma dúvida. Quando a “bolha de saliva” murcha, eu percebo que, em uma parte da lesão, o tecido fica mais duro que a mucosa. Pode ser uma fibrose? Se for, não há chance dela sumir naturalmente?

    1. Rodrigo, até pode… mas não é comum que isso aconteça. De qualquer forma, isso não favorece a resolução da mucocele. Não fique esperando que ela desapareça espontaneamente, é altamente improvável que isso aconteça. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

    1. Não, Rodrigo. A mucocele é uma “bolha de saliva”, e pra que ela diminua é necessário remover o que está causando a bolha, geralmente um ducto rompido de uma pequena glândula salivar. Nesse caso, geralmente se remove a glândula inteira. Não há pomada ou outro agente que possa diminuir a mucocele, até porque, se a causa não for removida, ela deve se encher de saliva novamente.

  77. Dra., sei que q o topico é “mucocele”, mas como vc é dentista acho que vc pode me ajudar, meu maxilar esta doendo um pouco do lado direito, o q vc acha que pode ser?

  78. Olá, Bom dia Drª! Gostaria de saber se é normal após uma cirurgia de retirada do MUCOCELE o local inchar e ficar roxo.
    Desde já agradeço.

  79. Dra. Boa tarde, estou com umas bolinhas vermelhas no fundo da garganta, que vao, descem, chega que o resto da garganta não vejo mais. O que pode ser, já fiz exame da tireode e nenhuma alteracao. São varias bolinhas, tem dias que parece que estão maiores que outros. Por favor me ajude, lembrando já fui em uma medica e ela nao falou nada o que podia ser, só me passou uma endoscopia.

  80. Olá, doutora. Boa noite. Eu notei a presença de uma bolinha branca (semelhante a afta) no lábio inferior da boca, bem pequena mesmo. E ela só incha se eu morder, isso pode ser mucocele? E minha garganta inflamou depois de algum tempo, isso caracterizaria mucocele, herpes ou alguma outra doença?
    E um clínico geral pode diagnosticar o que eu tenho?
    Obrigado, doutora. Aguardo a resposta.

    1. Marcos, não dá pra dizer ao certo o que seria essa “bolinha” só com base no seu relato… pode ser afta, pode ser mucocele (mas me parece que sua descrição tem mais a ver com afta) e herpes acho que não é, pois não bate a descrição. Um dentista ou um médico clinico geral podem, sim, diagnosticar o que você tem.

  81. Dra., hj faz 2 meses que fiz a cirurgia, voltei no médico para uma revisão e questionei que o local está duro como se tivesse um caroço… Ele olhou e falou que isso era da cicatrização e que com mais ou menos uns 6 meses ia melhorar o aspecto… e é o q eu espero pq é horrível a sensação que eu sinto. Dra., bebida alcoólica influência em alguma coisa na cicatrização?

  82. Dra., voltei aqui pra tirar mais uma duvida.
    Minha namorada tava me perguntando se o local aqui da minha cirurgia ficou assim com esse aspecto rigido com um “caroço”, como eu ja te falei, devido ao fato de eu ter beijado com poucos dias depois que tirei os pontos? Ou se é por outro motivo de cicatrização mesmo? Dra., quanto tempo devo esperar pra saber se vai melhorar ou não? E o q eu posso fazer agora? Pq realmente esta me incomodando essa cicatrização.. 🙁 . Me desculpa mais uma vez por estar sendo chato com esse assunto.

    1. Artur, não, o fato de você ter beijado não deve ter influenciado, é um problema de cicatrização, mesmo (se for). Mas é como eu disse, é preciso dar tempo ao tempo, esse “caroço” certamente ainda vai diminuir.

      1. Drª, eu tenho TOC de morder os lábios e alguns meses atrás surgiu uma mucocele na minha boca… eu não fiz cirurgia, após um pouco de tempo ela sumiu sozinha. Essa semana surgiu outra, só que eu estourei ela sem querer… mas agora ela continua uma bolha, mais é uma bolha sem liquido. O que devo fazer… só consegui marcar dentista para sexta feira.

        1. Amanda, se não estiver doendo, aguarde até sexta-feira pra ver o que seu dentista diz. Se for mucocele mesmo, o ideal é remover com uma pequena cirurgia.

    1. Victor, você leu o texto? Como explico nele, é preciso procurar um dentista. Não há nada que você possa passar na mucocele (se for mesmo mucocele) e fazê-la sumir.

  83. Dra. Ana,

    Minha filha de 5 anos aparentemente está com mucocele. O otorrino também pode fazer a cirurgia ? A mucocele dela as vezes incha, dando-se a impressão de que vai estourar, porém no mesmo dia já deixa de estar inchada e fica como se fosse uma verruga mesmo. Tenho mesmo que tirar ? Ela diz que não dói !

    Grata, Silvia

    1. Silvia, mucocele não dói mesmo, mas mesmo assim tem que tirar… senão ela vai ficar crescendo e diminuindo pra sempre. O otorrino até pode fazer esse tipo de cirurgia, mas provavelmente ele vai encaminhar pra outro médico ou dentista. Se eu fosse você, procurava logo um dentista (um estomatologista, de preferência).

  84. Obrigado Dra mais uma vez, e desculpa por estar sendo chato com esse assunto, mas precisava mto de uma informação de uma profissional como você. Então vamos deixar o tempo passar pra ver o q ira acontecer e eu espero que melhore… e mais uma vez obrigado, Dra.

  85. Obrigado Dra por ter respondido a minha pergunta… foi isso que o cirurgião falou, que faz parte da cicatrização. Mas estou meio preocupado pq vejo q o local ainda estar com um relevo, será que vai normalizar MSM? O q VC acha? O local está tipo com um caroço rígido… isso faz parte MSM da cicatrização?

    1. Geralmente faz, Artur. Mas só o tempo dirá, ainda cedo pra dizer quando e se esse caroço vai desaparecer, porque cada organismo se comporta de maneira diferente. Mas eu acho que vai.

  86. Dra. Fiz uma cirurgia para extração de mucocele ha 1 mês, mas o local esta com um “caroço” rígido, isso é normal? Faz parte da cicatrização? Quanto tempo leva pra o lábio voltar a normalizar?

    1. Artur, pode ser que sim. Por outro lado, pode ser um quelóide, que é uma “hipercicatrização”, digamos assim. Aguarde mais algumas semanas, provavelmente é só da cicatrização, mesmo.

  87. Oi doutora, hoje de manhã eu acordei com uma bolha pequena e ao longo do dia ela foi aumentando. Ela está na parte superior do lábio, e sinto apenas uma irritação com respeito à ela. Como devo proceder?

    1. Procure um dentista pra avaliar, Igor. Pode ser mucocele, mas pode ser outro tipo de lesão, também. É preciso identificá-la pra tratar de acordo.

  88. Olá! Fiz uma cirurgia para retirada de mucocele na quinta (23), e hoje reparei que, junto aos pontos, está uma pequena bolhinha, que é indolor. Não sei se é pus ou algo parecido. Retiro os pontos na quinta que vem! É normal essa bolhinha? Obrigado!

    1. Roberto, como a cirurgia é recente, pode ser apenas algo relativo à cicatrização. Em princípio, não se preocupe. Na quinta seu dentista reavalia e vê o que é.

      1. Bom dia dra., minha filha esta com mucocele, levei em um bucomaxilar, ele disse que tem a possibilidade de colocar uma linha especial e dar um nó em volta da mucocele. Dai ela cai sozinha. Isso pode acontecer?

  89. Oi dra. Eu novamente. A minha bolinha da boca diminuiu demais. Ela está no tamanho igual as das outras glândulas que dá pra sentir no lábio. No lugar onde estava a bolha grande ficou na cor branca, não a cor natural. Mas sempre que dou uma mordidinha sai o líquido salgado, mas a cada dia em volume menor. Hoje mesmo mordo devagar e não sinto mais nada. Que estranho. Pode ocorrer isso de sumir, desinflamar e voltar ao normal?

  90. Oi dra.
    Menos de um mês saiu uma bolinha bem pequena no lábio inferior do lado direito, mordi, saiu um liquido gosmento e salgadinho, e sumiu. Passou uns dias e apareceu novamente, fiz a mesma coisa, na terceira vez, voltou, mas em um tamanho bem maior. E estou com isso ha umas duas semanas. Não dói. Quando como, ou falo muito, da para perceber que ela da uma inchada, ela fica durinha e dolorida, mas passa e volta a ficar no tamanho menor e indolor. Procurei na net e encontrei imagens idênticas a da minha boca, até que encontrei o seu site, que me solucionou todas as duvidas. Fui ao dentista e ele confirmou tudo que tinha lido aqui. O valor cobrado não é dos mais baratos e nem dos mais caros. kkkk. Mas… Esta marcado a minha micro cirurgia, se é que assim posso chamar. Só esperar. Obrigada.

  91. Dra. Estou com uma mucocele na lingua, eu acho que vai fazer 2 meses, estou com muito medo de fazer, pois vejo muitos comentários de que depois de ter feito a cirurgia a língua nunca volta a ser a mesma, e tenho medo que um dia possa voltar essa coisa ruim 🙁 , eu já tive quando era pequeno, demorou muito mas saiu, e agora eu não sei o que fazer, se espero mais tempos para sair ou se vou a um médico fazer cirurgia. O que você pode me indicar ?

    1. Vá ao dentista, Mário. Compreendo sua ansiedade a respeito, mas se for mesmo uma mucocele, precisa ser removida. Não acho que ela vai simplesmente desaparecer (pelo menos isso não é o que costuma acontecer).

    1. Não Gilson, o conteúdo de uma mucocele é de saliva. Não é comum sangrar, a nao ser que você tenha tentado furá-la. Sugiro quevocê procure um dentista pra avaliar, pode ser outro tipo de lesão.

      1. Olá Dra. No meu marido apareceu esse aumento de volume no lábio inferior esquerdo, era meio transparente e levemente azulado, ao tocar parecia bolha, foi na dentista e disse que parecia mucocele, mas pra ele passar com o cirurgião. Depois de uns dias ele acabou mordendo, tem até o sinal do dente, ele tem bruxismo e essa bolinha não tá mais com aspecto de bolha, tá bem mais azul, não sei se é sangue pisado, o cirurgião que ele ia mostrar só viu a foto e disse que provavelmente teria que retirar no hospital, ele viu outro cirurgião e esse só furou e tirou o liquido e disse que iria murchar.. É isso mesmo dra? Fiquei preocupada pq a maioria diz que não pode retirar só o líquido tem q fazer a cirurgia… pq será que ele não fez?

        1. Gilmara, não que não possa drenar só o líquido, é que a chance da mucocele voltar fazendo só isso é bem grande. O ideal é removê-la. Vamos torcer pra que ela suma.

  92. Doutora, eu fiz uma cirurgia de remoção de mucocele dia 25/03, faz 3 dias do pós operatório e no lugar dos pontos está com uma aparência estranha e o médico não disse nada sobre voltar para retirar os pontos, queria a saber se eles irão cair sozinhos e quanto tempo demora para isso, e se essa aparência estranha é normal? Agradeço desde já,
    Giselle

    1. Giselle, a aparência “estranha” deve ser da cicatrização, leva um tempo para o tecido normalizar. Quanto aos pontos, é preciso removê-los, sim. Entre em contato com o seu dentista, geralmente isso se faz depois de pelo menos 1 semana da cirurgia.

  93. Dra, fiz a cirurgia de remoção da mucocele há duas semanas e três dias. Tirei os pontos assim que completou duas semanas. Hoje faz 3 dias que estou sem ponto. Porém noto uma coisa alta na região, não chega ser uma bola, ou bolha, é tipo um relevo esbranquiçado. Isso é normal, ou é característica de recidiva?

    1. Igor, provavelmente é apenas o tecido em cicatrização, que pode ficar meio “alto” assim por um tempo. Com o progresso da cicatrização, deve normalizar.

  94. Dra, ainda sou eu. Eu sei que já estou perguntando demais, mas é pq a minha dra não tem tempo pra tirar minhas dúvidas. Vou explicar: tirei os pontos hoje, isso depois de 14 dias. Ela olhou e disse que estava o ok, me deu alta e disse pra tomar cuidado pra não fazer crescer outra mucocele. Sendo que minha remoção foi pelo Sus, e tinha várias outras pessoas depois de mim, então ela não teve tempo pra ficar olhando muito, disse o q mencionei e me deu alta.
    Chegando em casa, vi que o local da cicatrização realmente está cicatrizado, mas percebi q ainda tá meio elevado, parece até q tem uma pequena elevação no local, mas acredito q faça parte, senão ela não falaria ok, né? Quanto as outras bolinas, ela nem comentou sobre a possibilidade de remover, só disse q pode virar mucocele se eu traumatizar a região. Mas ela não deixou claro, pq a consulta foi beeem rápida. Vc disse q podem ser apenas glandulas salivares menores… caso for isso, irá desaparecer em algum momento? Pq não lembro de sempre tê-las. E se forem mucoceles pequenas… devo esperar crescer, ou procurar marcar outra consulta mesmo pequena? Não me incomoda, mas é visivel quando abaixo o lábio. Ain… tirei o pontos, mas ainda to encucada ? Eu procurei fotos de glândulas salivares menores pra comparar e não encontrei. :/

    Ah, outra pergunta, não menos importante: o crescimento ao longo do tempo da mucocele é padrão, sempre irá progredir até um determinado tamanho em qualquer pessoa, ou ela pode ser pequena e permanecer assim? Nossa, eu to bem chata nisso, desculpe. 😉

    1. Vivi, certamente não são mucoceles… se fossem, sua dentista teria dito. Ainda acho que são glândulas salivares menores e, se forem, não vão desaparecer… mas também não vão crescer. Mucoceles podem ser pequenas, grandes, enormes. Podem aparecer, desaparecer… varia de pessoa pra pessoa. Quanto à cicatrização, me parece estar tudo normal.

  95. Dra, já fiz a cirurgia há 9 dias. Mas ainda estou com pontos porque não cicatrizou. Ainda tem umas bolinhas em volta de onde tá os pontos. Pensei q fosse a mucocele voltando, mas como já tá assim ha uns 4 dias e não cresceu, acho q não é. Eu li q vc disse pra uma menina q pode ser algo da cicatrização, aí to focando nisso. Mas já ouvi falar em pedra ume, que seria pra cicatrizar mais rápido. Queria saber se vc conhece, e se pode usar realmente??????

    1. Rianzy, o sulfato de alumínio (substância que corresponde à pedra hume) tem propriedades adstringentes, cicatrizantes e antissépticas. Pode ajudar, mas não espere que por causa disso a cicatrização será mais rápida. Há um tempo pra tudo, não há como “acelerar” a resposta do seu organismo, vai acabar cicatrizando normalmente.

  96. Dra. Ana, bom dia. Pesquisando na internet descobri que estou com mucocele, é claro que preciso ser avaliada por um profissional, ocorre que na minha cidade meu plano de saúde não tem a especialidade que a Sra. falou ai que seria a Estomatologia, portanto minha primeira pergunta é: “será que o clinico geral ou outra especialidade pode me ajudar?”
    Outro fator e mais importante ainda é que estou grávida, previsto para ter bb dia 06/04, mas gostaria de me livrar desse problema o mais cedo possivel, mesmo porque ela apareceu por volta do dia 06/02, portanto já faz mais de um mês, pensei que sumiria já que foi devido a uma mordida, mas meu obstetra me indicou que procurasse um dentista para tratar, dai minha segunda pergunta: “Estando grávida eu posso tomar anestesia e os remédios do pós-operatório?”
    Doutora, desde já lhe sou grata pela atenção desempenhada, aguardo ansiosa sua resposta.

    1. Sthephanie, como a data do nascimento do bebê está bem próxima, eu acho prudente aguardar o parto. Mucocele não é algo urgente, embora seja incômodo. Aguarde o bebê nascer e essas questões sobre medicação e anestesia deixam de ser problema. Sim, um dentista clínico geral pode ajudar e, se não for da prática dele fazer cirurgias de mucocele, ele vai encaminhar pra um colega que possa fazê-lo.

  97. Olá, bom dia, dra. Fiz uma cirurgia de remoção da mucocele há mais de uma semana, Ainda vou à estomatologista avaliar a cicatrização, mas eu acredito, e torço muito, que vá bem, exceto pelo aspecto, digamos que, inflamado. Porém, esse mucocele surgiu faz três meses, e foi assim: em um dia eu não tinha nada na boca, e no dia seguinte, lá estava a bolha. Mas tem motivo, eu sempre mordi os lábios, agora estou me policiando. Enfim, mas o que venho relatar, é que da mesma época que surgia esse mucocele que removi, também surgiram algumas outra bolinhas ao redor, mas bem pequenas mesmo, tanto que eram ofuscadas pela lesão “protagonista” . Sendo que passaram-se esses meses, e não evoluíram como a lesão que removi, ficaram ali, estabilizadas. Agora que resolvi esse problema, estou com medo dessas bolhas pequeninas crescerem e se transformarem num novo problema. Minha pergunta: se fosse pra crescer, já tinha crescido, como a outra foi do dia pra noite, ou elas podem permanecer pequeninas e crescer com mais tempo? São quase que imperceptíveis, na verdade não me incomodam. Queria saber se é necessário cirurgia no caso delas permanecerem estáveis, se elas podem continuar pequenas, ou sumir espontaneamente, ou deveras tem grande chance de se tornar num novo “bolão”, vale frisar novamente: elas já se encontram desse tamanho pequeno e não incômodo há 4 meses. Enfim… é isso ! obg, linda!

    Dra, esqueci de falar uma coisa importante sobre:
    Na verdade não sao muitaaaas mini bolinhas, umas 4, e detalhe: não se encontram na região que eu costumava morder sem querer durante a alimentação. Eu pelo menos não lembro de ter mordido essa região nunca, tenho quase certeza. Enfim.

    1. Vivi, se elas são pequenas, “quase imperceptíveis”, não devem nem ser mucoceles… mas as próprias glândulas salivares menores, temos inúmeras espalhadas pela mucosa da boca. Nesse caso elas não vão crescer, afinal de contas são normais.

      1. É… então… eu percebi que elas não são tão imperceptíveis assim. Na verdade, se eu mostrar o lábio, dá pra notar, pelo menos umas três. Mas tenho consulta nessa quarta, a dra. deve aconselhar tbm. Sendo que até lá fico apreensiva. Na verdade, eu digo q são bem pequenas pq nem de longe se parece com a que fiz a remoção. E elas já estão ali há alguns meses, sendo que agora parece que deu uma crescida, já q eu mesmo q dizia que era imperceptível, agora já noto ao abaixar os lábios. Mas enfim… to meio em dúvida. Eu prefiro acreditar q não. Mas se fosse, a mucocele vem assim tbm, mas de uma??? E eu deveria fazer a remoção com elas pequenas? Ou ver se elas irão crescer? Não queria fazer… :/ mas enfim. obg

        Tentando especificar agora, fui olhar no espelho, e notei o seguinte: Umas 6, sei lá… bolinhas beeeem minúsculas, que só dá pra notar se “arregaçar” todo o lábio. E umas outras 4 maiores que as que mencionei, mas um pouco mais à frente, tipo, abrindo o lábio, dá pra ver. Tantas bolinhas??? Não seriam mesmo todas mucoceles, né pq… isso seria horrível!! Sei que fica difícil vc dar um “diagnóstico virtual”, mas msm assim queria te pedir uma opinião, assim msm, por favor!!!

        1. Minha opinião continua a mesma, Vivi… devem ser apenas glândulas salivares menores. Podem haver várias mucoceles ao mesmo tempo? Pode, mas não é algo comum. Sua dentista vai avaliar hoje na consulta, mas acho que não devem ser mucoceles, pois se fossem ela já teria notado. A não ser que elas tenham crescido desde o último encontro de vocês.

  98. Dra, fiz uma cirurgia de remoção da mucocele dia 12/03. Ou seja… hj faz 4 dias, quase 5. Enfim… eu já vi relatos de que a mucocele pode voltar, mas como a estomatologista disse que retirou toda a glândula salivar, preferi crer que nao voltaria. Mas dra, ainda estou com os pontos, e estou notando uma pequenina bola ao lado dos pontos, estou com muito medo de ser uma nova mucocele crescendo já, sem msm tirar os pontos. Eu estou com medo, com raiva, meio depressiva ate, pq achei q esse pesadelo acabaria. Poxa… 🙁 🙁 será que pode ser um inchaçozinho do local, uma bolinha inflamatória… o fato dessa bolinha estar ali ja diz que é mucocele de novo? To mt triste! Isso ta afetando meu psicologico… 🙁 poxa, fiz a cirurgia ha tao pouco tempo, ainda tenho pontos… Se puder me ajudar pela minha descrição… obg!

    1. Lorena, a “bola” pode ser só algo relacionado à cicatrização. Realmente, quando a glândula envolvida é removida por completo, a chance da mucocele voltar diminui drasticamente. Fique tranquila, não adianta perder a calma. Aguarde a remoção dos pontos e a avaliação do seu dentista quanto à cicatrização.

  99. Dra., queria saber se posso usar gelo pro inchaço do meu lábio depois da cirurgia. Já faz 4 dias e ainda tá bem inchado. Posso usar alguma coisa pra ajudar nisso ou é esperar sumir por conta própria, quanto tempo leva isso? To constrangido de ir pra escola desse jeito. 🙁
    E ela só passou dipirona, e não passou nenhum anti-inflamatório. Será que posso comprar e usar por conta própria?
    Doutoraaaaaaaaaa! Vc poderia me estipular um tempo de eu estar parcialmente melhor? Tipo, duas semanas sera q já to legal?????? Obg desde já !

    1. Wagner, pode sim. Mas depois de 4 dias, talvez o melhor seja fazer compressa morna, pra ajudar a resolver o processo inflamatório. Não se automedique, tome apenas o que seu dentista prescreveu. Em 2 semanas certamente você já estará bem melhor.

  100. Tenho uma dúvida relacionada a higienização dos pontos após a cirurgia da mucocele. Pode limpar com algo, não pode… a sujeira irá prejudicar… tenho medo de passar a escova de dente ali… será que tem alguma maneira de evitar o o acúmulo de sujeira, ou não, deve-se aguardar a remoção dos pontos? Isso está me encucando. Grato!!!

  101. Dra, eu fiz a cirurgia da mucocele faz dois dias. Entre os pontos percebo uma aparência esbranquiçada, e meu lábio, o lado o qual foi feito a cirurgia, encontra-se notoriamente inchado na parte exterior, e interiormente está com um edema avermelhado, isso ao lado dos pontos. Para finalizar, ainda não sinto meu lábio ao tatear, e quando tateio sinto que ele parece que está tipo que murcho, sabe?! uma sensação estranha… na verdade não consigo nem descrever ao certo.

    Também queria saber sobre alimentação no pós operatório. Existe possibilidade de comida inflamar os pontos? Depois de quanto tempo posso voltar a comer comida sem bater no liquidificador? A dra. só poderá tirar o ponto 14 dias depois… será que tem algum problema ficar com pontos por todo esse tempo? Eles podem vir a cair sozinhos? Enfim, vi que você cessa a dúvidas de muitos nesse site, então decidi te pedir essa ajuda. Muito obriga, bjs! E um bom fim de semana!

    1. Ester, todos os sintomas que você relata são comuns logo após a cirurgia, inclusive a perda transitória de sensibilidade na região. Não, a comida não deve inflamar os pontos, não há como evitar que ela entre em contato com o local, basta apenas que você faça a higienização depois. Você não precisa comer nada batido, pode comer normalmente, a cirurgia de mucocele é bem diferente de uma extração dentárias, que exige certos cuidados específicos com relação à consistência dos alimentos. Os pontos podem se soltar sim, e não há problema em mantê-los por esse tempo, fora o incômodo e a dificuldade de higienizar.

    2. Boa tarde Dra, eu estou com uma bolha no lábio na região inferior já faz 2 semanas, procurei uma dentista que analisou e disse praticamente tudo que está em seu texto, no entanto, ela diz não fazer a extração da bolha, disse que esse não é o procedimento do dentista e sim de um profissional chamado Semiologista, o qual ela também não tem conhecimento de onde iria encontrar tal profissional. Você poderia me ajudar? Conforme vi nos posts a Dra. indica a consulta com um dentista, eles fazem tal procedimento?

      1. Ronaldo, o Semiologista é um dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal). Mas tem muitos clínicos gerais que fazem esse tipo de cirurgia, apenas encaminham o material colhido pra análise do estomatologista (mesmo que seja uma mucocele “óbvia”, é padrão o exame histopatológico do material removido). Então, procure um dentista especialista em Estomatologia ou um clínico geral que faça esse tipo de procedimento. Nas faculdades de Odontologia você consegue atendimento meio “fácil” na Disciplina de Diagnóstico Bucal, então se tiver uma faculdade na sua cidade, é uma opção.

  102. Dra., fiz a cirurgia hj, e horas depois sangrou… isso é anormal? No segundo dia a tendencia é não sangrar… eu nao posso voltar na dentista agora, fiz pelo SUS e ela só trabalha quarta, e na prox ela nao podera ir, só verei ela pra tirar os pontos dia 25/03. No meio dos pontos tem uma coisa branca… e do lado tipo que uma bolinha branca saindo dos pontos. Não fez nem 24 horas… to desesperado.

  103. Boa tarde! Então… fiz a cirurgia de remoção da mucocele hoje. Só que chegando em casa vi que aparenta que uma parte pequena do local não levou ponto. Mas não tenho certeza. Queria saber se for isso msm, se essa pequena parte vai cicatrizar igualmente aos outras que levaram ponto? Outra coisa, percebo que uma parte dos meus pontos sangra… e ela só poderá me consultar de novo dia 25. É normal esse sangue no 1 dia…ou não? Ah! E ta inchada a área. Se puder me dar esse auxílio do pós-operatório, ficarei muito grato.

    1. Igor, pode ficar inchado e ocorrer algum pequeno sangramento, sim. Quanto ao ponto, em princípio, a região deve cicatrizar normalmente. De qualquer forma, se você quiser tirar a “cisma”, procure seu dentista pra reavaliar.

  104. Ola doutora, ha uns tres meses saiu uma bolinha branca no labio e nao doi, hoje tentei furar para sair o pus mas nao tem, sera que pode ser uma verruguinha?

  105. Olá, boa tarde. Ha mais ou menos uns quatro meses percebi que aparece uma bolha pequena de aproximadamente 1 mm na parte interna do meu lábio inferior. Essa bolhinha indolor geralmente aparece e leva aproximadamente dois dias para desaparecer, sem deixar cicatriz nenhuma. Geralmente demora uns 15 dias pra aparecer. Será que pode ser mucocele?

  106. Boa noite, então… eu uso aparelho fixo e ontem dormi de algum jeito que acabou pressionando e machucando o lábio, no começo ficou parecendo que iria formar uma afta comum, mas mais tarde se tornou uma bolha como essa mucocele… eu devo esperar para ver se ela some sozinha, ou não some? E passar alguma coisa?

    1. Não é incomum que mucoceles surjam de machucados causados por aparelho ortodôntico, Julia. Se for mucocele mesmo, valem as recomendações que eu dei no texto, costuma ser necessária uma pequena cirurgia.

  107. Tenho uma grande duvida, sofri um acidente em 2013, ai essa bolhinha nasceu em mim desde o acidente, e queria saber se tem muito risco, e se ela cresce ? Ja faz dois ano que tenho ela, ela e pequena, tenho medo que aconteça alguma coisa, e so tenho 14 anos, ela nao doi e nem nada, so estou preocupado com isso, e se pode me prejudica em alguma coisa ? Agradeço pela resposta…

    1. Abner, se for uma mucocele, o ideal é removê-la. Ela não é um perigo em si, mas incomoda, fica feio e mantê-la não traz benefício algum. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  108. Entao Ana, mas como eu disse a bolha cresceu novamente, antes mesmo de eu tirar os pontos. Estourou e ja cresceu de novo, ta horrivel e vermelha, essa cor é normal? Eu vou em um estomatologista, o que voce acha? É o melhor p essa area? To com medo de ir no mesmo dentista e nao dar certo novamente e essa bolha chata voltar de novo. Ana, mais uma pergunta: o que vc acha melhor no meu caso, a cirurgia ou a marsupializaçao?

    1. Considerado a cirurgia recente, os sintomas que você relata não são incomuns. “Dar certo” a cirurgia, sendo ela bem realizada, independe do dentista, é mais uma questão de como seu organismo reage ao tratamento… é às vezes a mucocele volta, mesmo. Mas se você quiser procurar um estomatologista, ok. A cirurgia costuma ser mais efetiva que a marsupialização.

  109. Oi doutora, parabens por ser tao prestativa. Eu fiz uma cirurgia para a retirada da mucocele dia 11/02, e no dia 18/02, antes da retirada dos pontos, a bolha apareceu novamente, so que quando fui retirar os pontos no dia seguinte ja tinha estourado e estava doendo, o dentista retirou os pontos mesmo estando doendo muito e disse que nao tinha nada ali. A bolha cresceu novamente, esta vermelha e o lugar onde foi dado os pontos esta endurecido e com uma dorzinha incômoda nao so no lugar da cirurgia, mas nas areas proximas como queixo, gengiva, entre os dentes. Por que esta desse jeito? Eu to tomando anti-inflamatorio desde o dia da cirurgia, mas parece que nao adianta, sinto a dor de como se estivesse tudo inflamado e nao posso nem conversar. Sera algo mais grave? O que sera?

    1. Josiana, pode ser apenas a dor pós-operatória, porém um pouco mais rigorosa. Isso varia muio de pessoa pra pessoa. Com base no seu relato, não acho que haja infecção. De qualquer forma, se persistir assim nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  110. Bom dia querida, surgiu uma bolha branca no meu lábio inferior, já faz tempo, ela se compara com a da imagem, só a cor que é diferente, será necessária a cirurgia ou existe algum outro método? E se fizer bochecho com vinagre e sal, faz mal?
    Obrigado.

    1. João, sem saber exatamente o que é essa lesão, não dá pra afirmar se o tratamento é cirúrgico ou não, ou se há outra forma de tratamento. Não faça bochechos “caseiros”, além de não ajudar em nada pode causar aftas, já que o vinagre é um ácido. Procure um dentista pra avaliar.

  111. Ola Dra.

    Apareceu um bolha no meu labio inferior (interno) da boca, estou desconfiado que seja mucocele, ela tem cor predominante do resto da boca, as vezes parece um pouco branca/cinza (quando mexo), mas mais a coloração da boca, ela tambem é lisa quando passo a lingua.
    Inclusive teve um dia q estava comendo e mordi sem querer, depois de uns minutos senti uma sensação estranha e percebi que ela tinha muchado… mas agora voltou. Tem cerca de 2 semanas. Será que é mucocele mesmo ou será algo mais grave? Estou apreensivo já fui 2x em medico de pronto socorro e ficam dizendo que é afta.

    Igor.

  112. Dra. A minha filha de 03 anos apareceu com essas bolinhas nos lábios, eu achei que depois sumia, mas ela diminui e depois aumenta, no caso dela também é cirurgia?

  113. Dra, tenho uma bolinha no meu lábio inferior há 3 meses. Ela nao cresce muito, regride e volta a crescer, mas não some. Fui a estomatologista, ela disse que aparenta ser um trauma. Aí eu pesquisei e vi sobre mucocele. Enfim, vou fazer a cirurgia daqui a uma semana, onde sera realizada tbm a biopsia. Queria saber se depois de remover essa bolinha, depois de quanto tempo eu poderia beijar uma pessoa. Por exemplo, 10 dias depois, posso? É perigoso? Queria essa informação, obg.

    1. Até antes, Igor. Por uma questão de cuidado, aguarde apenas a remoção dos pontos, o que geralmente é feito depois de 1 semana. Mas beijar nessa fase não chega a ser perigoso, apenas pode doer ou soltar algum ponto… então melhor cuidar.

  114. Boa tarde, doutora.
    Apareceu de uma hora para outra uma bolinha na minha boca, ela é incolor e um pouco dolorida, pode ser mucocele? Ou outra coisa? Meu namorado as vezes morde meus lábios com uma certa força até kkk, isso pode causar mucocele ?

    Desde de já obrigada!

    1. Suelen, pode ser mucocele, sim. E mordidas nos lábios são um dos maiores motivos para o surgimento de mucoceles. Procure um dentista pra avaliar, e peça pro namorado ir com mais calma. 😉

  115. Dra., bom dia! Fiz ontem a cirurgia de mucocele e estou um pouco assustada. Li em relatos na internet que, depois da cirurgia, a mucocele quase sempre retorna e que o lábio não volta ao normal. Isso é verdade? Ontem meu lábio inchou bastante. Meu médico disse que era extravasamento de sangue, mandou pressionar vigorosamente com gaze e colocar bastante gelo. Fiz, melhorou, mas ainda está bem inchado. Devo me preocupar?

    1. O lábio volta ao normal sim, Carol. A mucocele até pode voltar, mas isso é mais comum quando a glândula salivar envolvida não é totalmente removida. Como você fez cirurgia, imagino que seu dentista a tenha removido, sim. É o padrão.

  116. Oi, doutora.
    Há quase 3 meses observei uma pequena lesão, perto do último siso superior. A dentista estomatologista que consultei desconfia de mucocele.
    Lendo alguns comentários, vi que a Marcela descreveu exatamente o que eu sinto, bem como o Bernardo: parece uma bolha que aumenta e diminui de tamanho involuntariamente, sobretudo no momento das refeições. Quando aumenta, deixa a região avermelhada e dolorida. Quando diminui, deixa só uma marquinha esbranquiçada sem dor.
    Como a Marcela disse que a biópsia acusou sialoadenite, fiquei bastante curiosa. Assim, a senhora poderia me explicar, por favor, o que é a sialoadenite e quais os seus sintomas, causas e se é grave? Tem algo a ver com câncer? Pode se tornar grave?
    Procurei por esse tema aqui na sua página, pois talvez a senhora já tivesse escrito sobre ele, mas não achei.

    Agradeço muito a atenção.

    1. Luiza, sialoadenite nada mais é do que a inflamação de uma glândula salivar. Temos várias espalhadas pela boca, uma grandes, outras pequenas, e se for sialoadenite no seu caso, deve ser de uma pequena. Não tem nada a ver com câncer, é inflamatório, e a causa pode ser bacteriana ou um cálculo salivar bloqueando algum ducto, por exemplo. Não é grave, mas é importante tratar pra que não fique maior, mais dolorido e mais incômodo. Realmente não escrevi sobre isso ainda, mas taí uma ótima sugestão. 🙂

  117. Olá doutora, surgiu várias bolhas no meu lábio inferior, mas não como na imagem, elas são muito pequenas, do tamanho de uma pinta bem pequenina, e isso nunca surgiu em mim, e agora fiquei preocupada, o que deve ser isso? Pfv me responde.

  118. Doutora, venho acompanhando seu site desde que descobri através dele o que eu tinha. Fui até um dermatologista que me recomendou um cirurgião geral para retirar a mucocele, fiz a cirurgia ha 5 dias e agora meu lábio está meio deformado e endurecido, eu queria saber se ocorreu algum erro médico, ou se é normal, estou bastante preocupada, não sei mais o que fazer, agradeço desde já.

    1. Gabriela, ainda é muito cedo pra o local da cirurgia já estar normal, há inchaço, há o processo de cicatrização que recém começou. Então acho que você pode ficar tranquila, só vai melhorar com o tempo.

  119. Boa noite Dra. ha algum tempo apareceu uma bolha dura no céu da minha boca na parte mole, ela some e aparece, aparece geralmente quando como comida quente ou ácida, ela é um pouco dolorida, já faz tempo que isso ocorre e comecei a me preocupar.

    1. Parte mole lá no fundo? Parece ser apenas uma reação ao que você comeu, Juliana. Se persistir, seria bom a avaliação de um médico otorrinolaringologista ou de um dentista.

  120. Boa tarde, Doutora!

    Tirei uma mucocele ontem 15/01/2015, só que minha dentista não me explicou nada sobre o pós-operatório, o q posso comer ou beber? Vc pode me dar alguma dica?? Se posso escovar os dentes normal?? Posso passar enxaguante bucal??

    1. Anne, pode comer normalmente, evite apenas alimentos muito quentes. Pode escovar os dentes normalmente, também. Evite o enxaguante bucal, tanto porque vai arder quanto pelo movimento do bochecho, que pode soltar os pontos.

  121. Olá Doutora!.

    Apareceu uma bolinha dessa na boca da minha mãe, ja faz alguns dias, e tambem não dói, mas nasce uma e estoura, depois se repete a situação, nesse caso pode ser uma mucocele? Só existe cirurgia para isso?

    Ficaremos muito grata com sua ajuda.

    Nathália!

    1. Pode ser mucocele sim, Nathália. O tratamento é a remoção da mucocele, porque a possibilidade dela voltar é muito grande se não for completamente removida.

  122. Olá doutora,

    Meu esposo me mostrou hoje que na parte interna do lábio como na foto acima tem uma lesão que não dói, não está saliente como o da imagem, mas ta um pouco avermelhado e um pouco ressaltado, isso já faz quase um mês. O que pode ser e qual procedimento temos que ter?
    Estaremos gratos por sua ajuda…

    Andréia

    1. Andréia, pode ser uma mucocele, como explico no texto. Mas só procurando um dentista pra avaliar é que se pode ter certeza. Sendo uma mucocele, o tratamento costuma ser a remoção cirúrgica.

  123. Bom dia,
    Minha namorada mordeu meu labio com muita força ha uns meses atrás e apareceu essa bolha, e ate hoje não sumiu. O único método é a cirurgia? Não possui nenhum remédio ou pomada que possa resolver esse problema?

  124. Bom dia,
    Ultimamente tenho sentido muita dor na parte inferior da boca devido a uma ferida perto da região do siso, tem alguns dias já, não sei se é afta pois tem um buraco.

  125. Ola doutora, meu nome é Victor, fiz uma cirurgia de mucocele e 2 semanas depois da cirurgia sinto um caroço na regiao da cirurgia, ja vi mtos relatos disso pos-cirurgia, é normal?
    Abc

    1. É sim Victor, o local ainda está em franca cicatrização, e cirurgia é recente. A tendência é esse “caroço” ir diminuindo e a mucosa voltando ao aspecto normal.

  126. Olá dra. Ha mais de dois meses apareceu uma bolinha branca no meu labio inferior, a qual não sinto dor, nem nada… porém o dia que tento morder ela no dia seguinte ela amanhece enorme… isso incomoda muito… a cada dia parece que está maior… teve um dia em que ela murchou e saiu um líquido transparente… porém logo ela cresceu novamente… o que pode ser ? Qual seria o tratamento ?

    1. Parece ser mucocele, como explico no texto, Jaíny. O tratamento é a remoção da mucocele com uma pequena cirurgia com anestesia local. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  127. Boa tarde,
    Gostaria de saber quais são os riscos da cirurgia de extração de mucocele para um paciente que faz uso de AAS e que possui 3 stents cardíacos?
    Obrigado.

    1. Celton, a remoção de mucocele é um procedimento bem simples, com anestesia local. Os cuidados básicos são com relação ao tipo de anestesia (se o dentista julgar necessário usar um anestésico sem vasoconstritor) e em suspender o uso do AAS cerca de 48h antes do procedimento – isso, claro, com o conhecimento do seu médico-, pois o AAS aumenta o tempo de sangramento.

  128. Olá Dra.
    Primeiramente quero parabeniza-la pela iniciativa de ajudar os internautas.
    Ha mais ou menos 2 meses surgiu um nodulo no meu labio inferior interno, indolor e coloração semelhante a do lábio, tamanho mediano. O que pode ser?
    Desde já agradeço.

  129. Doutora, estou com um carocinho na boca tem uns dois meses, é meio transparente e tem uma bolinha branca no meio, esse carocinho quando normal nao doi, mas as vezes ele fica maior e ai arde um pouco, dai do nada ele volta ficar pequeno e ai cresce de novo, poderia ser mucocele?

    1. Onde é o carocinho, Caio? No lábio? Na gengiva? Se for no lábio, pode ser mucocele, sim. Se for na gengiva, pode ser um abscesso. Procure um dentista pra avaliar.

  130. Olá, vai fazer um ano que percebi que meu lábio inferior direito esta inchado e sinto que tem uma bolinha no local, faz uns 6 meses que fiz uma consulta no otorrinolaringologista e ele disse que era mucocele, mas como era convênio tive q passar em outro pra me encaminhar para cirurgia, eu fiz exame de sangue, tudo direitinho, mas chegou no dia, a cirurgiã disse que não podia por causa do meu aparelho, que ia machucar os pontos, depois disso passei em 2 dentistas, 1 disse a mesma coisa sobre o aparelho e o outro disse que faria se eu provasse que não mordo mais (eu parei de morder há anos, tenho certeza) e disse que pode ser por causa do aparelho, mas o inchaço apareceu no final do ano passado e eu coloquei aparelho em fevereiro desse ano. Eu tenho certeza que não mordo quando to dormindo, pq meu lábio ficava estranho por um bom tempo quando eu mordia. Cada profissional fala uma coisa, e esse inchaço causado pela bolha me incomoda muito, mas não dói, posso fazer a cirurgia mesmo com o aparelho?

      1. Muito obrigada por esclarecer, eu tinha feito essa pergunta no Yahoo e disseram que podia e tem um protetor, só por isso não desisti de correr atras msm com dentistas e otorrinos me dizendo a mesma coisa, eu já estava desanimando de novo, mas agora estou mais encorajada a ir atras. Já tentei explicar sobre minhas pesquisas sobre isso, mas eu não entendo nada sobre o assunto, então fica difícil argumentar e convence-los. Caso eu não consiga encontrar um cirurgião-dentista disposto a fazer a cirurgia, são só cirurgiões-dentistas e otorrinos que fazem esse tipo de cirurgia ou tem outros especialistas?

        1. Passe o link do post pra eles, Bruna. 🙂

          Procure um dentista especialista em Diagnóstico Bucal (Estomatologia). Estou certa de que ele(a) vai poder ajudar você.

  131. Olá Dra.
    Excelente iniciativa de manter esse blog!!!
    Tenho algumas dúvidas. Há algum tempo (mais ou menos um ano) que nasceu um bolhinha muuuito pequena na minha língua, na parte de baixo da língua. Quando ela aparece fica muito dolorido na área e quando eu estouro (ou ela estoura sozinha) diminui bastante a dor e aos poucos ela some quase que por inteiro. Porém, tempos depois ela volta, as vezes demora MESES pra ela retornar. Outras vezes reaparece em questão de dias. (obs.: quando ela “some” ainda percebo o local como se fosse uma pequena glândula que incha e depois volta ao normal, sendo q quando normal ainda assim é perceptível, mas indolor).
    As dúvidas são: a rânula ou mucocele dói?! Ela pode demorar tanto tempo assim pra reaparecer?! E essa lesão pode evoluir para algum tipo de câncer?!
    Desde já agradeço a resposta!!!

  132. Olá Ana, tudo bem ? Ha 2 semanas apareceu essa bolhinha, apareceu 2, uma sumiu e ficou outra, eu dei uma mordida, ai ficou toda vermelha, tipo com sangue preso nela, ja usei remedio caseiro e nao some, o que eu devo fazer?

  133. Olá Doutora, boa tarde.
    Não conhecia essa bolha mucocele, e pesquisando na internet sobre bolhas na boca encontrei a foto e vi que é igual a que tenho. Minha dúvida é, essa bolha incomoda pelo fato de ser altinha na boca, nao doi, mas devido a esse incomodo de senti-la constantemente eu passo o dente nela, que acaba estourando e saindo um líquido. Mas essa bolha sempre volta. É normal isso? Tenho que operar para tirá-la? Depois de operar ela volta?
    Desde já agradeço pelas respostas.
    Att Samira

    1. Samira, como explico o texto: mucoceles não são normais, não adianta apenas estourá-las porque elas voltam e, sim, é preciso removê-las com cirurgia. Se a glândula salivar envolvida for removida por completo, a chance da mucocele voltar é muito pequena.

    1. Ariel, eu não costumo colocar vídeos de cirurgias aqui no blog por razões óbvias… em vez de tranquilizar as pessoas, elas acabam com mais medo. Mas esse vídeo até que é tranquilo. Quem quiser assistir, clique. Mas quem não gosta de ver sangue – mesmo que só um pouquinho – evite.

    2. Apareceu no meu lábio inferior ha mais de ano uma pequena bolinha vermelha, parece que tem um furinho no meio, não dói e nem me incomoda, mas de vez em quando sai muito sangue, o que poderá ser ? Agradecendo pela resposta.

      1. Evanir, não dá pra afirmar o que é apenas com base na sua descrição, mas não deve ser mucocele, pois mucocele não sangra. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, ainda mais se essa bolinha já está aí há mais de 1 ano.

  134. Olá, eu acabei de almoçar e percebi um caroço no meu labio inferior, até que fui no espelho e tem uma bolinha… ela não é muito grande, mas tbm não é pequenina… mostrei pra minha vi e ela disse que pode ser afta, mas não parece afta… ela é parecida com essa da fot, mas menor… eu devo ir na farmácia ou devo ir direto em um dentista. Tem que ser rápido? É que vou ficar fora por umas 2 semanas e tenho medo q isso piore ! Obg.

  135. Doutora, há duas semanas, ao bater a boca, cortei o lábio inferior, ficou dias sangrando e inchado, essa semana porem apareceu uma pequena bolha no mesmo local, parece ter só algum liquido ou ar, porém é resistente e n estoura fácil. Tem a necessidade de procurar um dentista ou ela sumirá sozinha da mesma forma que apareceu?

  136. Vcs me ajudaram muito, pois meu filho estavah a dois meses com mucocele e so procurei dentista porque cheguei neste site. Agora dou um conselho, nunca morda a mucocele, pois faz piorar. Procurem mesmo um cirurgiao dentista. Obrigada.

  137. Olá Doutora,

    Fiz minha cirurgia para retirar a mucocele ontem. Foi um procedimento que durou menos de 1h. Acontece que até agora está inchado e aparentemente a região lesionada apenas diminuiu de tamanho. Tenho receio de que a cirurgiã-dentista não fez o procedimento correto.

  138. Dra.

    Estou com uma bolinha igual a essa no lábio inferior, já cheguei até a fura-la, porém voltou a crescer e a impressão que tenho é que ela nunca diminui. Além de procurar um profissional (Dentista), teria alguma coisa a se fazer para a mesma suma?

    1. Não Pablo, é preciso procurar um dentista. A mucocele não regride quando é furada porque a glândula salivar envolvida “enche” ela de volta. Ou seja: só um dentista pode resolver.

  139. Dra., procurei meu dentista, ele disse que não fazia cirurgias. Me encaminhou para um cirurgião-dentista. Falei com este, ele me disse que quem faz esse tipo de cirurgia é o buco-maxilo. Encontrei alguns aqui na minha cidade, mas até agora não consultei nenhum.

    Gostaria de saber se o otorrino não faz esse tipo de cirurgia tambem?

    1. Qualquer dentista, mesmo clínico geral, pode fazer esse tipo de cirurgia, Lucas. Não precisa ser buco-maxilo. O que ocorre é que os 2 dentistas que você consultou não costumam fazer esse procedimento. Procure um dentista especialista em estomatologia (diagnóstico bucal).

  140. Dra., eu to com esse bolha na boca já faz um mês, não dói nem nada. E percebi que ela cresceu um pouquinho essa semana, pois antes não dava nem pra notar direito, agora eu já sinto ela incomodando as vezes. Minha mãe me disse que isso já aconteceu algumas vezes com ela e que espontaneamente a bolha murchava.

    O que eu devo fazer? Eu posso com a ponta de uma agulha estourar a bolha, já que lá dentro só tem saliva mesmo?

    Agradeço desde já.

  141. Olá Doutora, desde já agradeço pela compreensão e te elogio por ótimos posts e atender a tantos leigos como eu :). Mas o negocio é um seguinte, faz quase uma semana que tenho sentido uma dor no fundo da minha boca e achei que era uma afta, mas quando fui ver tinha tipo uma bolinha de pele sobressaindo no veu palatino, mais precisamente do lado esquerdo, dói muito, mas não sei bem o que é. Poderia me ajudar??

    1. Elias, não dá pra afirmar do que se trata apenas com base na sua descrição. Pode ser uma fístula (uma “saída de pus”), uma afta mesmo, outro tipo de machucado ou lesão… é preciso procurar um dentista pra avaliar clinicamente.

    1. Ana Paula, pode ser uma mucocele, como explico no texto. Mas pode ser outro tipo de lesão, também. Procure um dentista pra avaliar, mas não precisa ficar preocupada, via de regra é algo tranquilo. 😉

  142. Dra. eu já tive uma bolha ha muito tempo atras, uns 8 anos mais ou menos, e eu nao fui ao medico, lembro-me q eu furava, as vezes ate mordia para fazer um pequeno buraco e saia um liquido grosso e transparente sem cheiro algum, e ainda q eu furasse ela la estava em questao de horas, e com um tempo ela sumiu. E agora voltou a aparecer um caroço novamente, eu o machuco e ele se espalha, mas logo volta ao inchaço desagradavel, pode ser uma mucocele ou é algo mais serio? Ele nao chegou a se estufar para fora como o da primeira vez. Ele fez sim um olhinho e eu mordi e retirei por umas cinco vezes. Agora esta so o caro ço por baixo da pele do labio inferior.
    Faz uns tres a quatro dias q apareceu. O q devo fazer, e o q é isso??

    1. É altamente improvável, Rodrigo. Porque ela não é uma bolha verdadeira, ela é o extravasamento da saliva para o tecido conjuntivo, ou seja, o ducto de uma glândula salivar rompeu e “encheu” de saliva por baixo da mucosa. Você fura, esvazia e a glândula continua com o ducto rompido e “enchendo” de saliva o tecido conjuntivo. A chance de furar e resolver é a mesma de consertar um cano enxugando a água que ele espalhou. 😉

    1. Kelen, não há qualquer comprovação de que anestesias locais causem problemas em mulheres grávidas ou ao bebê. De qualquer forma, por uma questão preventiva, geralmente se aguarda que a gestante complete os 3 meses de gestação para procedimentos odontológicos. O segundo trimestre é a melhor época para intervir, se necessário.

  143. Ola Doutora Ana, tenho 13 anos.
    Nasceu uma bolha no meu labio só que tenho medo de ir ao medico, dentista, etc… estava pensando em estourar ou eu mesma fazer algo…
    O que a senhora me aconselha a fazer?

    1. Hosana, eu aconselho você a NÃO fazer. É preciso saber do que se trata antes de tomar qualquer atitude. Se for uma mucocele, como explico no texto, não vai adiantar furar… se por acaso diminuir, ela vai crescer de volta, e pode crescer maior ainda. Compreendo seu medo, mas sério: peça pra um responsável levar você num dentista pra avaliar e tratar de acordo. É essencial.

  144. Bom dia doutora,
    Fiz a cirurgia da mucocele rota há 20 dias (labio inferior), o problema é que um dos pontos não caiu e a mucosa do lábio ficou sobre o ponto. Fui até o especialista de boca que fez a cirurgia e tentamos remover através de um pontinho, mas não foi possivel, só abrindo novamente o local. Ele recomendou deixar assim, não mexer mais e aguardar. Qual sua orientação? Posso vir a ter algum problema serio em virtude do ponto?

    1. Cristiane, como não se trata de um ponto reabsorvível, o que pode acontecer é em algum momento o seu organismo expulsar esse corpo estranho. Nesse processo, pode inflamar a região. Outra possibilidade é de ocorrer um encapsulamento desse ponto e formar um carocinho no local. Pode não acontecer nada, também. Enfim: o ideal é remover o ponto. Se não for removido, é preciso acompanhar.

  145. Bom dia, Doutora.

    Apareceu tem quase dois meses tipo uma bolinha na parte inferior do labio, dentro da boca, com relevo, meio branca pra cor da boca e não doi, e não paro de morder. Não sei o que fazer, estou com medo. Pensei em comprar um remédio contra infecções bucais. Tenho que ir ao dentista para tirar ???

    1. Maria, a primeira coisa a se fazer é procurar um dentista pra avaliar e ver do que se trata. Se for mucocele, é preciso remover. Mas pode ser outro tipo de lesão, também. Não aconselho que você use qualquer “remédio contra infecções bucais”, até porque não dói e você não sabe se a origem disso e uma infecção (não parece ser, pela sua descrição), então não seria útil. De qualquer forma, não parece ser nada grave. Procure um dentista.

  146. Olá, meu irmão fez a cirurgia para retirada de mucocele e no dia seguinte a boca dele estava muito roxa e com tons pretos, muito inchada mesmo, é normal, agradeço se responder rápido.

    1. Priscila, inchaço é algo comum no pós-operatório, assim como a alteração da cor da mucosa. Mas esses são sintomas passageiros e que vão sumindo ao longo do tempo. Se permanecer assim ou piorar, diga ao seu irmão procurar o dentista que fez a cirurgia pra reavaliar.

  147. Olá Dra!!! Faz dois dias que de repente apareceu um pontinho branco na parte de fora do meu lábio que deu uma pequena alterada no local. No outro dia ele já estava meio amarelinho e um pouco maior. Estou preocupada, pois nunca tive isso. O que pode ser? Essa pequena alteração e essa bolinha desaparecem com o tempo? Desde já, agradeço pela atenção.

    1. Daniele, difícil dizer do que se trata apenas com base na sua descrição… mas não tem característica de mucocele. Pode ser herpes, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  148. Parabéns e muito obrigado pelos vários esclarecimentos, apareceu uma bolha dessa na minha boca e eu já estava preocupado…
    Lí os vários comentários e me acalmei já.
    Obrigado e parabéns.

  149. Me ajuda, eu mordi a lingua na parte de cima mesmo, quando tava chupando chiclete, e nasceu uma bolinha do lado direito da lingua… e esta me incomodando muito 🙁

    1. Bruna, não necessariamente. Procure um dentista pra avaliar, se você prefere um especialista procure um dentista especialista em estomatologia / diagnóstico bucal.

  150. Oi, Dra. Apareceu uma bolinha como essa na minha boca, mas na minha bochecha. Eu apertei e ela estourou. Não doeu. Não consegui observar se saiu sangue, eu acho q não, parece mesmo uma bolha d’água.

  151. Doutora, fiz a cirurgia em 01/08 de retirada de uma mucocele, com um medico cirurgiao… os pontos externos ja cairam e a cicatrizaçao foi muito boa, ja esta normal, porem tiveram pontos internos, é normal isso? E ele me disse que demora de 30 a 45 dias pro organismo absorver esses pontos, é isso mesmo? Quando passo a lingua no labio sinto os fios do ponto !!! Agradeço a atençao.

  152. Ola Dra.
    Boa noite!
    Ha algum tempo que nasce uma bolhinha muito pequena na minha lingua, na parte de baixo, ela fica bastante dolorida, e quando eu estouro ela, sai um liquido transparente (parece saliva, mas muito pouco tambem) depois que estoura a dor diminui bastante e ela some, porem retorna no mesmo lugar tempos depois, as vezes demora mais e outra vezes demora menos tempo, mas ela volta. Ao ler sua publicacao fiquei em duvida se isso pode ser uma mucocele ou ranula… desde ja, obrigado.

  153. Olá Dra. Eu sei que não é preferível furar a mucocele ou o lipoma labial, mas se furar ela começa a crescer de novo quando ? Volta a ficar do mesmo tamanho ou cresce mais ?

    1. Rafael, cada caso é um caso, cada organismo é um organismo. Pode voltar a crescer no dia seguinte, pode crescer mais do que antes. E pode criar ferida. Desaconselho fortemente que você faça isso.

  154. Muito obrigada doutora pelo esclarecimento. E quanto a mancha vermelhinha, que não some, apenas ficou mais clarinha, agora vermelha novamente, lembrando que quando iniciou tinha aspecto áspero, agora não. Será que é algum trauma?

    1. Difícil dizer… talvez não tenha nada a ver com a glândula salivar, seja apenas coincidência que a mancha esteja exatamente na região. Pode ser consequência de algo que você tenha comido, ou do atrito de alguma coisa sobre a mucosa.

  155. Doutora, ela não especificou, só disse que iria se preocupar se tivesse alguma feridinha. É como se fosse uma bolhinha mais dura que não aparece a olho nu e ao lado tem uma mais rente ao labio, mas com formato de bolha. Doutora, existe mucocele que não dá pra ver e só sentir? E elas provocam manchas vermelhas?

    1. Talvez seja uma glândula salivar menor mais pronunciada, apenas…. não uma mucocele. A mucocele aparece bem e geralmente não é acompanhada de manchas… ou tem a cor normal da mucosa ou é mais roxinha. Sendo apenas a glândula salivar “gordinha”, não requer tratamento. Mas se você quiser e for ficar mais tranquila, procure um dentista especialista em diagnóstico bucal / estomatologia pra avaliar.

  156. Bom dia, doutora! No inicio do ano apareceu uma mancha vermelha no meu lábio inferior (interno) medindo cerca de 1 cm, juntamente no mesmo local um carocinho que me disseram ser glândula salivar. Após dois meses a mancha clareou bem, quase invisivel, mas essa semana voltou a ficar bem vermelha (vermelho “vivo”), ou seja, não é escuro, não dói e perto do carocinho apareceu um outro tipo de carocinho, algo que parece inchado, passando a língua somente para notar. Quando fui a minha dentista ela disse que era para se preocupar se sangrasse e isso não aconteceu. Mas mesmo assim estou muito preocupada, o que pode estar acontecendo? Desde já agradeço!

  157. Olá Dra, boa noite.
    Há mais ou menos um mês atrás pareceu essa tal bolha na boca da minha filha, na parte interior dos lábios, ate então não liguei muito, passou duas semanas e continuou, levei ela ao dentista, ela tomou antibiotico e depois de uma semana fez a cirurgia e tirou a tal bolha, no dia seguinte o ponto caiu, a boca dela continuou inchada e com a bolha, levei ela ate o dentista novamente e a dentista fez um aparelho para ela dormir a noite, uma proteção, pois ela acha que é por causa que ela range os dentes à noite, Pode ser isso mesmo ou alguma coisa mais grave?
    Aguardo ansiosamente obrigada.

      1. Sim Doutora, ela usou durante uma semana e continuou normal, nessa quarta feira 27 ela voltou à dentista e fez uma drenagem, tirou um tal liquido amarelo, já hoje dia 28 a tal bolha voltou normalmente, estou muito preocupada.

    1. Rafael, sim, a remoção exige pontos. O tempo de recuperação depende de cada organismo, geralmente uma boa cicatrização inicial leva pelo menos 1 semana.

  158. Olá, Dra. Ana. Eu estou preocupada com a tal bolha que nasceu no meu lábio inferior, eu tinha machucado ele, mas não no local onde se encontra a bolha. Ela nasceu bem no canto do lábio, e o machucado foi no meio. Ela está pequena, mas está doendo e eu estou preocupada de caso ela crescer mais. Como posso evitar isso? Tenho 14 anos e meus pais não ligam muito para médicos, hospitais etc, então posso fazer algo em casa mesmo? Desde já agradecida.

    1. Infelizmente não, Cassiane. Não há algo que você possa fazer “em casa mesmo”, como explico no texto. É preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  159. Ola Dra. Ana, fiz a remoção da parotida e era um câncer, agora apareceu esse bolinha no meu lábio inferior, tenho que ir ao dentista ou comunicar o meu medico, obrigado.

  160. Oi, apareceu uma bolha no meio do meu labio inferior, ela é transparente e parece q tem umas bolinhas dentro, e ela doi e parece arder, mas e mais ou menos essa sensaçao que eu tenho… O que seria isso??? Ah, e apareceu do nada, da noite pro dia, e não me lembro de ter mordido o labio… O que eu faço???

  161. Olá!

    Nasceu uma bolhinha no meu lábio inferior. Eu estourava ela mordendo com o dente e sempre surgia outra no mesmo lugar. Agora a bolhinha não é mais transparente e sim branquinha e ela não desaparece mais. É como se fosse uma verruga mas ela e lisa como a mucosa da boca. Como devo proceder?

    1. Carolyne, talvez a mucosa tenha ficado “mais dura” no local, devido ao trauma repetido. Assim como você deveria ter feito já no início, procure um dentista pra avaliar. 😉

  162. Boa tarde, Dra. Ana
    Essa bolinha já nasceu algumas vezes na parte inferior dos meus lábios, e acho que erradamente eu as estourei por me sentir muito incomodado, dai em alguns momentos saiu um pouco de sangue, bem pouco, enfim, fica por algum tempo sem aparecer dai logo que eu como alguns tipos de alimentos, tipo biscoito integral, salada com sal, eu notei que na maioria das vezes quando eu como algo com muito sódio nem da tempo de chegar no estomago, já cresce logo, só de colocar na boca e mastigar… O que eu devo fazer??? Muito obrigado.

    1. Rodrigo, procure um dentista pra avaliar. Como você já percebeu, a “bolinha” não vai sumir sozinha. O sal tem a propriedade de “puxar” a água, e saliva é basicamente água… então é provável que a mucocele – se for mucocele – fique mais proeminente quando você come coisas salgadas por causa disso.

  163. Olá Dra. Ana,

    Estou com uma mucocele e a dentista que me atendeu disse que com um tratamento a laser ela diminuiria e sumiria. Além disso, passou uma pomada para por em cima. O mais recomendável não seria a remoção cirúrgica? Ou o tratamento a laser também é eficaz?

    Obrigada!

      1. Olá Dra. Ana!

        Consultei outro dentista e ele optou em realizar a cirurgia, pois além da mucocele que estava aparente, ele percebeu mais 3 menores a envolvendo.
        Fiz a cirurgia tem uma semana, muito simples e não senti dor, graças a Deus! O pós-operatório requer cuidados básicos como outros, mas graças a Deus, está cicatrizado e a o lábio está aparentemente normal.
        Muito obrigada pela resposta e pela atenção!

  164. Ola doutora! Saiu caroço no meu lábio inferior como esse da foto da matéria, não sei se e mucocele, e ao passar os dedos reparei que tem algumas bolinha pequenas em todo o lábio inferior, mas só 1 da para ver sem passar os dedos como essa foto da materia. Gostaria de saber quando devo procurar um dentista especializado e se ela pode desaparecer sozinha?

    1. Andressa, você deve procurar um dentista a partir do momento em que nota alguma coisa anormal, que você não sabe o que é. Pode ser mucocele, sim. A chance de desaparecer sozinha, sendo mucocele, é muito pequena.

  165. Boa noite, doutora!
    No freio do lábio superior da minha mãe surgiu uma bolha muito parecida com a imagem dessa matéria. A bolha sumiu sozinha e reapareceu umas 3 vezes. Inclusive, em uma das vezes que apareceu, minha mãe a estourou e saiu sangue. Minha mãe comenta que tem a impressão que algo se move dentro dessa bolha. Estou muito preocupada e pesquisando sobre acabei parando por aqui… o que ela tem pode ser mucocele?

  166. Boa dia Dra. Fui hoje ao dentista para avaliar o carocinho que tenho no labio inferior, ele disse que é cisto cebáceo, disse que ira sumir sozinho, mas pode demorar um pouco, existe alguma forma de fazer ele sumir mais rapido? Obrigado.

  167. Olá Drª. Estou há mais de 1 ano com bolhinhas pequenas debaixo da minha língua e na bochecha, na região da bochecha é parecido com aftas e não saram, estou super preocupada. Obrigada.

    1. Jaqueline, procure um dentista pra avaliar. Talvez sejam apenas aftas mesmo, talvez seja a manifestação de algum problema sistêmico… é preciso investigar com mais critério.

  168. Boa noite doutora, tenho tireoidite de Hashimoto, sempre noto que minha boca (na superfície interna do lábio inferior) quando passo a língua tem como pequenas vesículas, mas são muito pequenas mesmo, só umas 3 que são maiores, ha uns três dias passei a língua em meu lábio e notei algo estranho, estava um pouco ressaltado, dai passei os dedos e tinha como um pequeno caroço, sem colocar a mão não dói, mas se aperta dói, ele parece ser relativamente rígido, e fica exatamente no centro do labio inferior (não é superficial) dai fiquei muito preocupado, eu sempre dou pequenas mordidas no lábio da minha namorada, não sei se pode ter sido algum trauma, mesmo porque as vezes os dentes dela acabam apertando um pouco meu lábio inferior, dai vi nos comentários a chamada mucocele, mas não sei se seria o caso, como posso diferenciar a mucocele de algo mais grave? Gostaria de saber se é normal eu ter tantas “bolinhas” superficiais? Se existe uma relação com eu ter tireoidite de Hashimoto? Obrigado doutora, aguardo resposta. Quero saber também quais seriam as doenças que possuem um quadro clinico na boca conforme informei, obrigado.
    Obs. Em minha tireoide tenho um nódulo, fiz biopsia ano passado mas é benigno.

    1. Claudio, sem um exame clínico mais criterioso não há como saber do que se trata. Sua descrição não traz informações suficientes pra formular hipóteses diagnósticas… pode ser mucocele, mas pode ser uma série de outras lesões. De qualquer forma, não me parece que isso tenha a ver com a tireóide. Procure um dentista pra avaliar.

  169. Olá, removi a mucocele já faz alguns meses, ela era tao grande que foi necessário 7 pontos no local. O problema é que meu lábio ficou desparelho, ta pequeno de um lado e grande de outro, gostaria de saber o que posso fazer para deixar ele normal de novo ou pelo menos igual dos dois lados.

  170. Olá Ana,
    Realizei 2x remoção de mucocele no dentista em menos de 1 mês e após os pontos caírem estou notando que ela está retornando novamente. Estou preocupado com isso, você conhece algum outro procedimento que eu possa discutir com o dentista a respeito disso? No caso além da cirurgia. Obrigado!

  171. Bom dia, Dra.
    Em meus lábios inferiores apareceram algumas bolinhas, tipo espinhas mas de coloração escura… parece estar cheia de sangue pisado, pode ser mucocele?? O que fazer? Não incomodam e nem doem, procurei aqui na internet e achei este blog.
    Aguardo sua resposta.
    Solange

    1. Solange, pela sua descrição não parece ser mucocele, pois são várias bolinhas e de coloração escura, diferente de uma mucocele. Procure um dentista pra avaliar.

  172. Eu tinha uma mania de ficar mordendo os labios quando criança e hj aos 16 anos tenho uma bolinha nos lábios de baixo, é dura, tipo inchou entendeu, ai queria saber como tirar ou se tem alguma pomada ou remédio, desde ja agradeço, não é MUCOCELE.

    1. Igor, como é que você sabe que não e mucocele? Procure um dentista pra avaliar, não há como sugerir um tratamento sem saber do que se trata.

  173. Oi bom dia,
    Eu tenho essa bolinha na boca, ja tem um tempo, eu estouro e ela volta, e agr quando esta muito grande estouro e ela sai sangue, é normal pra essa patologia ?
    Gostaria de saber ?

    1. Allyssandro, não é normal e não aconselho que você continue a estourá-la dessa forma… você mesmo já percebeu que não adianta, é preciso removê-la por completo. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  174. Dra. boa tarde. Tb estou com essa bolinha no lábio inferior e já faz 1 mes. Ela aumenta e diminui. Eu tenho um costume d sem querer morder os lábios e machuca bem as vezes. Acredito ser essa a causa. Mas nunca havia ocorrido de aparecer isso. Qual especialidade devo procurar? O dentista resolve? Estou querendo procurar um medico. Agradeço desde já. Ótimo site.

    1. Provavelmente é essa a causa sim, Jorge. Até um dentista clínico geral pode resolver, mas se você quiser um especialista, procure um estomatologista (dentista especialista em diagnóstico bucal).

  175. Boa noite dra.. eu usei aparelho durante 2 anos só que o tratamento acabou e acabei retirando, mas acontece que eu nao usei a contenção, ou seja, eles estao voltando pro lugar, entao quando estou comendo eu acabo mordendo os labios… ai esses dias saiu uma bolinha atras do labio inferior, ela é indolor e transparente e esta crescendo, sera que é um mucocele…

    1. Mauricio, sua descrição quanto ao aspecto e à localização da “bolinha” é bem característica de mucocele. Procure um dentista pra confirmar, mas parece que é.

  176. Estava com uma mucocele enorme no lábio inferior. Como estava incomodando muito e não podia ir prontamente ao dentista, estourei a bolha.
    Há alguma complicação por ter feito isso?

    1. Provavelmente não, Carolina, se você fez isso com uma agulha bem limpa. Mas via de regra isso não soluciona o problema, a mucocele tem grande chance de voltar porque ela só foi esvaziada, e não removida.

  177. Bom dia, Ana!
    Fiz a remoção da mucocele há 2 dias e nesse segundo dia estou com muita dor e inchaço no local.
    Também estou sentindo que a linha dos pontos está meio solta. Será que quebrei algum ponto?
    O médico só passou anti-inflamatório e mais nada.
    Estou com medo de ir no dentista e ter que mexer novamente e piorar mais ainda.

    1. Daniela, o ponto “afrouxa” às vezes. Não se preocupe, a não ser que sangre. Não me parece que haja alguma coisa errada, dor e inchaço são comuns, mas não hesite em entrar em contato com o seu dentista se precisar. Seria interessante tomar um analgésico além do anti-inflamatório. Converse com o seu dentista pra que ele prescreva um.

      1. Oi Ana, obrigada por responder.
        Não aguentei de dor e fui à emergência odontológica.
        A dentista de plantão retirou os pontos e falou que eles estavam bastante apertados por isso doía tanto.
        Como não estava sangrando, ela não viu problema de retirar.
        Estou me sentindo melhor.
        Nesse caso, a probabilidade da mucocele voltar é maior por causa do trauma?

          1. Daniela, se a glândula salivar envolvida não tiver sido removida por inteiro, a chance da mucocele voltar é maior. Não sei se foi removida completamente no seu caso mas, de qualquer forma, procure seu dentista e relate o problema.

  178. Olá Ana, primeiramente gostaria de agradecer por este trabalho fantástico que é tirar nossas dúvidas e conversar abertamente sobre problemas bucais, aliviando nossa tensão pré-consulta, sério.

    Em novembro do ano passado eu acabei mordendo o labio um jeito que eu sabia que havia sido uma mordida e tanto, enfim, ocorreu todo processo que todo mundo aqui comentou sobre mucocele, cresceu bastante a bolinha com saliva dentro e acabei indo ao dentista, que falou não ser sua área, me encaminhou para outro que falou a mesma coisa, e eu acabei indo para o dentista 24h que não havia idéia do que era, eu mencionei mucocele e o sujeito não sabia nada a respeito, acabei me irritando e comecei a estourar cerca de duas vezes ao dia para poder trabalhar e estudar sem constrangimento e depois de um mês com esse problema ele diminuiu e não retornou, mas ficou saliente, desde então eu como com cuidado pois tenho enorme medo de tudo voltar, nesse mes dei uma pequena mordida e já senti que inchou um pouco, e como entro de férias quero acabar logo com esse terror, mas eu não faço idéia de qual dentista procurar, li nas suas respostas que quem cuida desse problema é estomatologista, sou conveniado pelo Bradesco para cirurgias, e pelo atendimento pessoal e por telefone fui tão maltratado e me passaram tantas informações incorretas que gostaria de saber como localizar um estomatologista conveniado pelo Bradesco.
    Obrigado.

    1. Jean, fiquei assustada agora… a mucocele é uma das lesões em boca mais básicas que existem! Se tem dentista por aí vendo uma e não reconhecendo (ou desconfiando, pelo menos), estamos com um problema BEM sério. O.o

      Então… em tese, qualquer dentista clínico geral pode remover uma mucocele, não precisa ser especialista. Mas, além do estomatologista, os cirurgiões podem ajudar… como o cirurgião bucomaxilofacial, o periodontista, etc.. Você pode procurar um dentista da Bradesco aqui: http://www.odontoprev.com.br/redecredenciada/selecaoProduto?cdMarca=30

      1. Agradeço sua atenção e o link do qual acabei de usar para achar alguem que possa me ajudar pelo meu plano, irei agendar amanhã.

        Devo confessar que fiquei muito assustado quando tudo aconteceu e pela falta de conhecimento de dentistas que acabei procurando, de começo minha mucocele não era tão horrivel, mas acabei mordendo seguidamente a ponto em que pareceu completamente inflamado e interno. Na época acabei tirando uma foto e como fiquei com o pé atrás agora que mencionou ser algo facilmente reconhecível para alguém da área, peço que veja se as características batem com mucocele, porque ocorreu após uma mordida e basicamente é uma bolha de saliva, acabei não mencionando, mas neste local ha 4 anos atrás eu tive um piercing que não durou um mês pois não me senti bem com ele.

        Foto: http://oi57.tinypic.com/19qhhj.jpg

  179. Olá,
    Está aparecendo com frequência uma bolinha de “água” por dentro do meu lábio inferior, aparece e vai aumentando, não dói, incomoda e acabo mordendo e aí aumenta ainda mais, até eu não suportar o incômodo e furar ou apertar até estourar. Depois de alguns dias aparece novamente, isto já está ocorrendo há mais de um mês, já apareceu umas 10 vezes. O que pode ser e o que devo fazer ?
    Obrigado.

  180. Ola dra… fiz cirurgia de mucocele ha cinco dias… já saíram alguns pontos e parece que esta aberto… Porem não sangra. Sera que a cirurgia fecha por completo????

  181. Olá doutora Ana, há alguns meses surgiu uma pequena bolinha de cor incolor no meu lábio inferior por dentro, ela parece uma bolinha d’água, as vezes aparece pontiaguda, nunca some, ela diminui um pouco o tamanho e depois de um tempo ela volta a inchar, não dói, mas incomoda bastante quando ela volta ao tamanho normal. Seria um caso de mucocele ? Agradeço pela atenção.

  182. Olá Doutora, nasceu uma bolha na meu labio, incolor e indolor, eu estourei ela e saiu um liquido meio que parece um “GEL”, ai essa bolinha sumiu, passou 1 dia ela voltou de novo maior, pode ser “mucocele” ? O meu irmão acertou uma cabeçada sem querer em mim, na minha boca, e depois de 2 dias apareceu essa bolinha.

    1. Misael, sua descrição é bem característica de mucocele, tanto pelo aspecto quanto pela causa (uma batida). O “gel” é uma saliva mais mucosa.

  183. Olá doutora, eu queria que você me dissesse o que é uma bolha branca que tenho no lado inferior do meu lábio, ela deve medir 1 milímetro ou ate menos, e ela esta localizada no lugar onde eu costumo dar pequenas mordidas. O que pode ser?

  184. Olá Dra. Gostei muito do seu blog e gostaria de tirar algumas dúvidas. No começo desse mês apareceu essa tal bolha no meu labio inferior esquerdo, nos primeiros dias achei q fosse uma afta ai fiquei mordendo e conforme foi passando os dias ela aumentou. Ai fui no clinico geral e o mesmo me receitou um anti-inflamatorio, pois o mesmo tinha falado que era apenas umas infecção. Após ler os casos acima, pude perceber q estou com mucocele. Como faz três semanas e nao esta mto grande, a Dra acha que se eu remover com o meu dentista pode ocorrer de ficar com cicatriz ou pode voltar? Isso é normal, pois ja aconteceu de acidentalmente eu morder sem querer e nunca me apareceu isso antes. Estou muito preocupada. Obrigada e aguardo seu retorno.

  185. Bom dia, Doutora.
    Nesta manhã percebi uma pequena bolha de tom vermelho acentuado no céu da boca com +- 3 milímetros de diâmetro. Por gentileza, o que pode isso?
    Desde já, agradeço-lhe e parabéns pelo site.

    1. Não dá pra saber só com base na sua descrição, Ivanilson… mas pode ser uma lesão por queimadura, uma alergia, o resultado de uma “batida”na hora de escovar os dentes ou algum outro tipo de lesão. Se não desaparecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  186. Olá! Pelas respostas já presentes aqui acredito que o que apareceu no meu lábio seja uma mucocele; é uma bolinha transparente bem pequena, que some e retorna sempre no mesmo lugar.

    Entretanto também li por aqui que elas ocorrem exclusivamente na parte interna da boca… mas a minha fica no lábio inferior mesmo (bem na junção entre ele e o superior, sendo visível com a boca fechada). Seria algo diferente, portanto?

    1. Marcela, sim, a mucocele aparece do lado interno do lábio. Se o que você tem for mucocele, a “bolha” está no limite de onde pode aparecer. Procure um dentista pra avaliar.

  187. Doutora, estou com uma bolinha DENTRO da minha lingua, eu já estourei ela e saiu um liquido totalmente transparente e muito viscoso, depois de 1 dia a tal bolinha reapareceu, o que pode ser isso?

  188. Dra., fiz uma cirurgia de mucocele ja faz 17 dias e esta bem cicatrizado, mas sinto q meu labio inferior (onde foi feita a cirurgia) esta dormente e quando sorrio sinto repuxar, como se tivesse puxando. Isso e permanente ou com o tempo passa?

    1. Certamente é passageiro, Fabíola. Seu lábio ainda está em cicatrização, então a consistência dele fica meio alterada, o que causa essa estranheza. A sensibilidade dele deve voltar normalmente.

  189. Boa dia doutora, me ajuda por favor .
    Faz uma semana q apareceu uma pequenina bolinha no meu beiço (lado dentro), parece bolinha de agua, aperto sai agua e sai casquinha, parece que sumiu ela aparece novamente no outro dia, mostrei pro dentista ele disse que poderia ser do sangue e q nao precisava me preocupar, to com medo algo grave.

    1. Kenio, se o dentista já viu e disse pra não se preocupar, eu também não me preocuparia. Uma possibilidade é que seja mucocele, como descrevo no texto.

  190. Ola doutora, saiu uma bolhinha bem clara da minha lingua do lado direito, fui no dentista e me mandou passar no estomatologia e ela falou que esta com manchas esbranquicadas, relevo ao redor, o que sera?

    1. Sandra, não dá pra dizer apenas com base na sua descrição… uma hiperqueratinização (quando o organismo fabrica mais queratina que o normal numa região pra proteger aquela área de algum tipo de agressão externa), talvez. Pra ter certeza, só fazendo biópsia (não se assuste com o nome, é um procedimento padrão e bem simples, com anestesia local, só tirar um pedacinho e mandar pra análise).

  191. Boa noite Dra.
    Que post ótimo, muito explicativo! E estou impressionada como realmente responde à todos. É muito bom saber que temos pessoas sérias na internet.
    Enfim… vamos ao caso… eu li muitos comentarios para ver se achava alguma resposta que se enquadrasse no meu caso para nao te atrapalhar, mas nao achei… entao vamos la.

    Ontem a noite apareceu uma “bolhinha” transparente na parte interna do meu labio inferior, como se tivesse agua dentro, bem parecido com a descriçao da mucocele. Era indolor, mas fiquei mexendo com a lingua e meu aparelho ficou raspando nela, até que ela aumentou, ficou vermelha e dolorida. Fui para a cama, dormir, e hoje quando acordei, era como se ela tivesse estourado e uma afta ficou no lugar, bem dolorida e com aquela coloraçao amarela. Nao sei se foi meu aparelho que estourou e machucou ou se é alguma outra coisa. Acha que devo me preocupar?

    Agradeço desde ja. 🙂

    1. Luisa, é comum o surgimento de mucoceles em pessoas que usam aparelho, porque o aparelho às vezes machuca a mucosa e causa o extravasamento de saliva no tecido conjuntivo. Mas pode ser só um machucado, mesmo. Aguarde mais uns dias pra ver se o problema se resolve de forma espontânea, se não, procure um dentista pra avaliar… aí provavelmente é mucocele, mesmo.

  192. Bom dia!! Dra. gostaria de saber por quanto tempo é normal o lábio ficar dolorido após a cirurgia. Tem aproximadamente um mes que realizei a cirurgia e meu lábio ainda está dolorido.

  193. Olá Dra., achei seu blog por acaso e já admiro muito a iniciativa. Tenho uma dúvida e agradeceria muito se você pudesse responder. Hoje, fazendo minha higiene bucal, encontrei uma bolha preta na parte interna esquerda da minha boca, e do tamanho de um sinal, um pouco maior até. Fiquei preocupado e por sorte achei seu blog. O que poderia ser? Algo grave? Te agradeço muito, desde já, a resposta. Boa sorte em seu trabalho.

    1. Marcos, não dá pra afirmar apenas pela sua descrição. Pode ser que você tenha mordido ou batido o local (mesmo que nem se lembre disso), o que causou um sangramento que ficou por baixo da mucosa, gerando o “sinal”. Ainda, pode ser um nevo ou mancha melânica. Em todos esses casos, são problemas benignos. Mas sugiro que você procure um dentista pra avaliar clinicamente, com mais critério.

  194. Doutora, tenho duas bolinhas na boca na parte superior, elas nunca somem, vc saberia me dizer o que seria? Mas as vezes tenho herpes labial, que da no lado da minha boca, mas some com tempo. Grato.

  195. Eu estou com uma bolha, mas é bem pequena ainda, apareceu ontem, é transparente, não sei o que é, pelos relatos parece sim ser uma mucocele, eu queria saber se eu posso fura-la com uma agulha ? E se caso eu furar se tem algum perigo ?
    Ou se tem algum tratamento sem ser cirurgico…

    1. Mateus, se for mucocele não adianta furar. O perigo é de você causar uma ferida local que leve à inflamação / infecção. O tratamento é essencialmente cirúrgico, mas existe uma opção chamada “marsupialização”. Procure um dentista pra avaliar.

  196. Eu gostaria de saber se o que possuo é isso: cresceu uma bolha no canto inferior do meu lábio e depois foi diminuindo, já saiu um pouco de pus. Eu ultimamente andei comendo muita besteira e não andei comendo comida. Tive um resfriado. Gostaria de saber se pode ser isso.

  197. Doutora! Essa bolha cresceu no meu labio inferior e quando soube que era de saliva eu a espetei com um alfinete pensando que iria murchar, mas ele inchou ainda mais e só está voltando ao normal agora depois de mais de 24 hrs. O q eu fiz foi errado ou perigoso?

    1. Lucas, sua atitude não deve ter maiores consequências que o trauma local, mas claro que você não deveria ter feito. A “bolha” na vai murchar só furando e, se diminuísse, certamente cresceria de volta. É preciso procurar um dentista pra tratar de acordo.

  198. Dra. fiz a cirurgia de mucocele há duas semanas, e a cicatrização esta indo bem, alias, está bem cicatrizado, só que ainda sinto um pequeno incômodo (ainda está um pouquinho dolorido, bem pouco mesmo) é normal?

  199. Doutora, quando eu tinha 5 anos costumava morder meus lábios, e vim parar com 12 anos, agr tenho 15, e ela ñ sumiu, ela é pequena e roxa e fica pra fora dos lábios, bem visível e desde lá diminuiu muito pouco, e ñ dói quando toco, o q é? E o q deve fazer para tira-la? E outra dica, ela ñ tem nada a ver com a foto.

  200. Olá, boa noite.
    Primeiro tinha aparecido ha uns meses atras, fiquei com medo porque nunca vi algo aparecido, mas essas bolhas inferiores so aparecem em mim quando estou meio baixo astral, e sao essas bolhas mesmo, e pequeninas.
    Me responda no email pf… obrigada.

  201. Bom dia!
    Eu apresentava uma mucocele inferior no lábio na parte direita, fiz a cirurgia ontem, nooossa! MINHA BOCA ESTÁ TORTA! Estou com os pontos ainda! Mas acho que o dentista fez caca! Sério ta muito feia minha boca, parece que ao dar o ponto ele puxou meu beiço para dentro! Gostaria de saber o que faço! Caso fique deformada, poderei fazer uma cirurgia de correção?

    Ana, estou nervoso! Ele retirou o mucocele inteira, e tem um buraco enorme, com 7 pontos! está muito feio!! Tem como mandar alguma foto?

  202. Minha filha tem uma bolinha nos labios inferior e ja fez a cirurgia 2 vezes e sempre volta, o dentista disse q é pq ela morde, mas eu ja reparei e ela n morde os labios nem quando dorme. As cirurgias q ela fez n levou nenhum ponto. Eu levo ela em um outro profissional?

    1. Viviane, se não foi dado ponto certamente não foi removida a glândula salivar envolvida por inteiro. Você pode procurar outro dentista se quiser, é uma opção sua.

  203. Boa noite, doutora!! Hoje realizei a cirurgia de retirada da mucocele e levei três pontos na boca. Gostaria de saber quantos dias depois da cirurgia posso praticar atividade física (musculação)? Como eu sei se o meu dentista retirou a glândula salivar afetada? Será que ele pode ter retirado só a mucocele sem a glândula salivar?

    OBS: medo da mucocele voltar.
    Grato!!

    1. Junior, certamente seu dentista retirou a glândula envolvida, afinal a cirurgia consiste nisso. Você pode fazer musculação sim, a cirurgia de mucocele não exige tanto cuidado com a atividade física.

  204. Bom dia, doutora! Fui ao dentista hoje e ela não achou que esta alterado, apalpando disse que pode ser uma glandula salivar um pouco maior ou que mordi o lábio sem perceber, podendo ser um calo. Eu tenho o costume muito raro de mordiscar a pele que fica por dentro, será que é isso mesmo?

  205. Doutora, a bolinha é no lábio inferior por dentro, não é aparente, da pra ver se puxar o lábio e apalpar, pode ser algo mais sério? Ou é mucocele? Obrigada.

  206. Doutora, descobri ha cerca de um mês uma bolinha no lábio inferior, é dura, não dói e só sinto se passar o dedo ou a língua, tem um pouco menos de 1 cm, e não percebi aumento desde então, estou preocupada, o que pode ser?

    1. Laine, e na parte de fora ou de dentro do lábio? Se for do lado de dentro, pode ser uma mucocele. No lado de fora, pode ser uma série de lesões… é preciso avaliar clinicamente. Procure um dentista.

  207. Ana, apareceu essa bolinha no labio inferior, ela é branquinha e nao doi, se eu morder pra murchar, ela vai voltar ? Ou pode acontecer de desaparecer ?
    E se eu deixar, tem possibilidade de ela sumir sozinha daqui uns dias ? Ou agora que apareceu so fazendo cirurgia ? ):

    1. Alex, não morda, você pode se machucar ou piorar o problema. Dificilmente a mucocele some sozinha, e às vezes até mesmo com cirurgia ela volta (embora seja mais improvável). Enfim: o ideal é procurar um dentista pra avaliar (ver se é mucocele mesmo) e, se necessário, fazer a cirurgia.

  208. Olá Doutora, parabéns por esse tira dúvidas, vejo que é um sucesso!

    Enfim, há 2 dias senti uma dorzinha embaixo da lingua e nem liguei. Hoje examinei e vi 4 bolinhas como se fossem de água. Doi um pouco quando como. O que será?

    Obs.: há 3 dias usei um copo descartavel usado, pois estava com sede e ñ tinha outro no local. rs

  209. Boa tarde doutora, estou com mucocele no labio inferior, ainda nao fui no dentista, ela tem uma pontinha branca, tem algum perigo se eu retirar essa pontinha branca?? Obrigado.

    1. O perigo é você se machucar, Eduardo. A remoção da tal pontinha não vai fazer a mucocele sumir, então o melhor é não mexer antes de um dentista avaliar.

  210. Ha um ano mais ou menos apareceu um caroço com liquido embaixo da minha lingua, as vezes ele estoura e volta a ter liquido nascendo no mesmo lugar, eu estou meio preocupado sem saber como fazer, devo procurar algum medico pra ver o que será?

    1. Provavelmente se trata de uma rânula, Valdones, que nada mais é que uma mucocele que aparece embaixo da língua, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  211. ola, boa noite, Ana Tokus, olha, abaixo da minha lingua, perto da ponta da mesma, nasceu uma bolinha, depois ela cresceu e ficou branca, cheia de um liquido, acho que deve ser agua ou saliva. Ela cresceu um pouco e depois estourou e ainda continua branca, e ainda está lá na lingua. Meses atrás nasceu uma abaixo dá lingua tambem, ela cresceu, encheu de um liquido e depois estourou varias vezes, acho que umas 4 e depois sumiu e nao apareceu mais. Mas dessa vez nasceu abaixo da lingua perto da ponta da lingua, e teve ter uns 5 dias que estou com ela, mas fico muito preocupado… Me falaram que pode ate ser sifilis, será que é alguma coisa desse tipo ? Ou deve ser apenas uma bolinha que irá sumir depois de alguns dias ?. Será que eu vou ter que fazer uma cirurgia pra remove-la ? Me ajude!!! Grato desde já! Ah e mais uma coisa: qualquer dentista pode falar do que se trata essa bolinha ? Ou tem um especifico ? Caso tenha, qual é o mais indicado. Ate mais… abraço.

    1. Jailton, parece se tratar de uma mucocele (que por ser embaixo da língua chamamos de “rânula”), como explico no texto. Sim, pode ser que suma sozinha, embora a chance de recidiva (dela “voltar”) seja grande. Não, não acho que tenha nada a ver com sífilis (até porque as lesões bucais associadas à sífilis são diferentes e aparecem num estágio avançado da doença… haveria outros sintomas). Você pode consultar qualquer dentista clínico geral, mas se quiser a opinião de um especialista, procure um dentista estomatologista.

  212. Dra., muito esclarecedor seu artigo. Cheguei aqui ao procurar sobre uma bolha no lábio superior que apareceu há uma semana. Pensei que fosse alguma lesão por causa do aparelho e, hoje ao ver no espelho, é uma bolha transparente e pequena. Mas está dolorida (ainda mais porque sempre que mastigo ou falo o aparelho raspa nela). Pode ser a mucocele ou é mais provável que seja mesmo por causa do aparelho?

    1. As duas coisas, Fernanda. Pode ser que o atrito com o aparelho com a mucosa tenha causado a ruptura de um ducto de glândula salivar… aí a saliva extravasa pra dentro do tecido em volta e eis a “bolha”, a mucocele. Acompanhe o comportamento da lesão por alguns dias, se não desaparecer, seria bom que seu dentista avaliasse pra ver se é mucocele mesmo e como proceder.

    1. Luis, não existe remédio pra mucocele… geralmente a solução é removê-la com cirurgia, como explico no texto. Ela pode até sumir por alguns dias, mas tende a reaparecer se não for removida.

  213. Olá… no meu lábio inferior apareceu uma bolinha preta no lado de dentro… mas hora que converso ela aparece e isso me incomoda…
    Ela mede uns 3 mm mais ou menos… o que poderia ser ???

    1. Jhonathan, pode ser uma mancha melânica, um nevo, um hemangioma (não se assuste com esses nomes, não são coisas graves)… mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar clinicamente. Geralmente, basta remover e pronto (é feito no consultório mesmo, com anestesia local).

      1. Muito obrigado Doutora… por ironia hoje mesmo a bolhinha desapareceu sozinha…
        Mas muito obrigado pela sua explicação…
        Sua resposta foi rápida e bem clara…
        Parabéns pelo site, realmente ajuda a todos a tirar suas duvidas… Bjs

  214. Eu achei q estava com mucocele, mas agora estou na duvida… eu n tinha uma bolha externa, ela parecia ser mais interna… o local estava meio inchado e meio azulado, mas o inchamento se dividiu ontem, formando 2 pontos menores de inchaço, e hj apareceu 2 bolinhas vermelhas sobre os locais, que parecem que tem sangue nelas pela cor, não sei dizer pois não as estourei, vc sabe me dizer se isso é uma mucocele msm? Obrigado.

    1. Pode ser mucocele, Thiago… mas não dá pra afirmar com base apenas no seu relato. Pra tirar a dúvida é fácil, basta procurar um dentista pra avaliar clinicamente.

  215. Dra, estou com 2 bolhas no lábio inferior, uma da cor do lábio e outra é branca, ambas são muito pequenas e tem no máximo 1 cm, devo fazer a cirurgia? E os pontos caem sozinhos?

    1. Murilo, não dá pra afirmar que você precise remover essas “bolhas”… depende do que elas sejam. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e identificar do que se trata. Se for preciso remover, os pontos não caem sozinhos, não (pelo menos não se deve esperar que isso aconteça, o ideal é o dentista removê-los depois de 1 semana, geralmente).

  216. Oi, apareceu uma bolinha embaixo da língua, fiz a cirurgia para remover, mas após alguns dias apareceu novamente 2 próxima onde foi dado os pontos, estou preocupada. Obs: criança de 5 anos e ela morde muito a língua.

    1. Liliane, sua descrição é bem característica de rânula, uma mucocele que aparece embaixo da língua. Não é algo grave, com que você precise se preocupar, mas o ideal é remover novamente. A causa provavelmente é o trauma repetido, pela criança morder muito a língua.

  217. Dra. tenho o que acredito ser uma mucocele, pois ela se derivou de uma queda que tive e bati o local desde os meus 5 anos de idade, porém já fiz 6 cirurgias e ela não regride. Ela se parece com o meu labio, não tem nenhuma cor aparente, pois ela só ocasionou o tamanho do meu labio inferior do lado direito, não é frequente, mas pelo menos de uma a duas vezes no ano sinto dores no local. Gostaria de saber se tem tratamento, pois ha anos procuro alguém que possa me orientar. Desde já sou muito grata .

    1. Então, Simone… o tratamento é cirúrgico, mesmo. Pela recidiva (a “volta” da mucocele) frequente, desconfio que a glândula envolvida nunca foi removida por completo. O ideal seria fazer isso, pra que realmente ela não volte.

  218. Tenho esse problema e percebi que corresponde ao apresentado aqui. Mas o que me assusta é que já tem uns três meses que essa bolha surge e estoura na minha boca e sempre no mesmo local, nunca muda e é só uma. O que me preocupa é que não há intervalo entre o surgimento de uma e outra, pois assim que cicatriza a mucosa de uma a outra surge no mesmo lugar. Desespero!!!!

    1. Iago, mucocele é assim mesmo… tem um alto potencial de recidiva (de aparecer de volta). Procure um dentista pra avaliar, se a glândula salivar envolvida for removida, a chance da mucocele voltar cai drasticamente.

  219. Eu tenho tido isto com uma certa frequência, em pequena escala. Dá uma espécie de ardência, acredito que por ficar esticando a pele. O que sempre faço é estourar, o alívio é quase que imediato. Sei que não é o ideal, mas vejo muita gente na internet dizendo que operou várias vezes e sempre volta. E como já tive problemas em intervenções odontológicas, prefiro resolver do meu jeito, prefiro não arriscar.

  220. Olá doutora, ha muitos meses atrás apareceu essa bolinha no meu lábio inferior que tudo indica ser mucocele, mas ela era pequena ao ponto de não me incomodar. Ontem eu acabei mordendo e ela cresceu, agora ta um incomodo muito grande. Vi um video dessa cirurgia no youtube e fiquei com muito medo, deve doer demais. Existe algo que eu faça para ela deixar de incomodar? Vi muitos relatos de pessoas que chegam a fazer 3, 4 cirurgias pois a mucocele volta, meu medo é de fazer essa cirurgia, sentir muita dor e a mucocele acabar voltando.

    1. Filipe, não dói nada… é tudo feito com anestesia local. E a melhor chance da mucocele não voltar mais é a cirurgia, mesmo, com a remoção da glândula salivar envolvida.

    2. Filipe, eu sou uma protagonista desta historia, porém posso garantir que não doi, a anestesia é local. Eu digo isso porque fiz 6 CIRURGIAS e todas elas não doeram, porém a minha infelizmente sempre volta. A cirurgia no meu caso foi tão tranquila que eu consegui ver toda a operação.

    1. A infecção ou vem da gengiva ou do canal de um dente. Qualquer infecção traz preocupação e deve ser tratada. Se o problema for o canal de um dente, por exemplo, é preciso tratar o canal, e a origem do problema pode ter sido uma cárie, uma batida, etc..

  221. Ola, estou com essa bolha ha 2 meses + ou -, no começou ela era meio durinha, mas agora ele ta mole e de cor roxa, meio azulada, e de uns dias para ca percebi um inchaço não mt grande no meu rosto, perto de onde a bolha esta, isso e normal? E se eu fizer a cirurgia, meu rosto vai diminuir o inchaço?

    1. Gustavo, geralmente mucoceles não deixam o rosto inchado, apenas no local, mesmo. É preciso procurar um dentista pra avaliar e determinar se essa bolha é mesmo uma mucocele, pois pode ser a saída de uma fístula, o que revelaria uma infecção. Normal não é, em nenhum dos 2 casos.

  222. Bom dia, ontem a tarde apareceu um tipo de bolinha na minha boca no lado de fora (até cocei um pouco), até de tarde não tinha aparecido exatamente, mas quando acordei hoje de manhã minha boca tava inchada e com um furinhos de pus, ai apertei e o pus saiu mas eu não sei o q pode… tenho medo de algo mais grave !

    1. Sthefany, se há pus é porque há uma infecção. Essa infecção tem uma origem, que pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva. Portanto, você precisa procurar um dentista pra confirmar a origem do pus e tratar de acordo (tratar um canal, fazer uma raspagem – uma limpeza “mais profunda” – etc., depende do caso).

  223. Oi, eu levei um soco uma vez que machucou meu lábio. O ferimento cicatrizou e criou uma bolinha que ficou ali por semanas. Eu estranhei e furei com uma agulha e saiu um líquido transparente e denso, porém não tinha mal cheiro algum. Agora sempre ao cicatrizar o furinho da agulha, volta a acumular esse líquido. E sempre eu tenho que furar para vazar. Agora o que eu faço para curar de vez????

    1. Jeferson, a sua descrição é clássica de mucocele, como explico no texto. O soco que você levou deve ter causado a ruptura do ducto de uma glândula salivar menor, então a saliva que sairia dela está indo pra dentro do tecido conjuntivo, causando a bolha (o líquido que você descreve nada mais é do que saliva). A resolução do problema é cirúrgica, ou seja, faz-se um pequeno corte e remove-se a glândula inteira (mas pode ficar tranquilo, você tem várias e várias outras iguais a essa, não vai te fazer falta). Procure um dentista pra avaliar.

  224. Boa tarde, Ana. Tenho uma mucocele e minha cirurgia está marcada para semana que vem (sexta-feira), depende do resultado do exame de sangue. A pergunta é, posso estourar a mucocele? Está me incomodando muito. No aguardo.

    1. Eduardo, não aconselho, pois ela certamente vai crescer de volta e, ao estourar e ferir o local, pode surgir uma ferida, cicatrização anômala, etc.. Além disso, tem a questão da assepsia, furar como, com o quê? Enfim, embora eu compreenda o incômodo, talvez tentar furá-la vá trazer mais problema que alívio.

      1. Muito obrigado, Dra. pela resposta
        Dra. Ana, a bolha estourou enquanto eu dormia, e saiu um líquido viscoso, fiz a limpeza do local e parou, na manhã seguinte começou a sair “pus”, refiz a limpeza 3 a 4 vezes e parou, saiu o inchaço, fiquei até contente pensando que não precisava mais fazer a cirurgia, portanto já se passaram uns 3 dias e me parece que está voltando o inchaço no local, a questão é, tem algum tratamento que elimine a mucocele sem fazer a cirurgia?

        1. Dificilmente, Eduardo. Uma possibilidade é tentar um procedimento chamado “marsupialização”, que nada mais é deixar no local alguma coisa que facilite a drenagem do líquido viscoso, que é apenas saliva, na verdade. Essa “alguma coisa” pode ser um um fio de sutura, por exemplo. É uma tentativa, mas nem sempre dá certo e a mucocele volta. A cirurgia é mais garantida porque a glândula danificada é removida, então o problema se resolve pela remoção da causa.