Implantes Dentários: Um Guia

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas não sabe bem definir o que seja é o implante dentário. Muita gente confunde a prótese sobre implante com o implante, acha que implante é um tipo de pivô, e por aí vai. Pra acabar com essa confusão, um guia definitivo:

O que é um implante?

Todo dente tem coroa (a parte que se vê na boca) e raiz (ou raízes). O implante nada mais é que uma prótese de raiz. Ele é uma espécie de parafuso que fica dentro do osso e serve para apoiar uma prótese. O que se vê na boca, portanto, é a prótese sobre implante e não o implante.

Isso é um implante (a parte metálica)!

Quais as partes de um implante?

O corpo do implante pode ser cônico ou cilíndrico. O ápice do implante pode ser cortante (como num parafuso mesmo) ou não-cortante. E a plataforma, que equivale à “cabeça” do implante, pode apresentar 3 formatos básicos: hexágono externo, hexágono interno e cone morse. O hexágono externo (original: sistema Brannënmark) ainda é o mais utilizado, mas o cone morse é mais estético e tem ganhado mercado.

Quem pode usar implantes?

Implantes podem ser instalados em qualquer paciente que tenha suporte ósseo suficiente, tanto em altura quanto em espessura. E se o paciente não tem o osso necessário, é possível fazer um enxerto ósseo (colocar osso onde falta). Em caso de necessidade de enxerto, ele deve ser feito 6 meses antes da instalação do implante, para que dê tempo do osso se formar na região. E quem tem implantes pode sim usar aparelho, ok?

E o corpo não rejeita os implantes?

Dificilmente. Eles são confeccionados em titânio, um metal 98% biocompatível. E quando essa rejeição (a falha da integração entre o implante e o osso) acontece, geralmente se dá em fumantes e em pacientes diabéticos não-compensados. O motivo da rejeição costuma ser a menor vascularização (disponibilidade de sangue) na região do implante, o que é comum nesses pacientes. E que fique claro: rejeição é uma coisa e perimplantite é outra! A perimplantite é parecida com a periodontite ou doença periodontal, que causa perda óssea e faz os dentes ficarem moles. A causa de ambas geralmente é a má higiene, por isso não adianta vir cheio de razão pra cima do dentista quando o implante fica mole se você não cuida dele, ok?!

Dá pra extrair o dente e já instalar o implante?

Quando o dente está condenado, o implante que irá substituí-lo até pode ser colocado no mesmo dia da extração (quando não há nenhum tipo de lesão na raiz desse dente), porém o ideal é aguardar de 2 a 3 meses para que o alvéolo (o buraco onde estava o dente) cicatrize, se forme osso novo e, só então, instalar o implante.

E a prótese sobre implante?

Enfim, chegou a hora da confecção da prótese sobre implante, que pode ser parafusada (em dentes posteriores e quando são vários) ou cimentada (em dentes anteriores, que necessitam de uma melhor estética). A prótese geralmente é colocada 6 meses depois da instalação do implante. A gengiva é reaberta e o tapa-implante (uma pecinha que fica na cabeça do implante) é substituído por um cicatrizador, que serve para dar forma à gengiva, deixando ela prontinha para receber a prótese.

Outro dentista tem como saber qual a marca do meu implante para fazer a prótese?

Radiograficamente não é possível saber nem a plataforma nem a marca do implante, apenas é possível verificar se o corpo dele é conico ou cilíndrico. E a marca e a plataforma são as informações mais importantes para a confecção da prótese. Sabendo disso, o próprio fabricante dos implantes costuma fornecer um conjunto de etiquetas que identificam o implante e fornecem todas as informações que o dentista (qualquer dentista) precisa para confeccionar a prótese sobre implante. Uma dessas etiquetas deve ficar colada no prontuário do paciente e a outra pode e DEVE ser fornecida ao paciente. Saber qual implante está sendo instalado em você é um direito seu.

O implante é melhor mesmo?

Os implantes devolvem cerca de 95% da função mastigatória do paciente. Pra você ter uma ideia do que isso significa, uma prótese total (dentadura) e uma prótese parcial removível restabelecem 30% e 45% da eficiência na mastigação, respectivamente. Implante é QUASE dente! ;)

Mas não dá pra colocar a prótese no mesmo dia que o implante?

Dá, mas somente uma prótese provisória e em algumas situações específicas. O nome dessa técnica é carga imediata. O torque (força com que o implante é travado no osso) precisa ser de no mínimo 45N, o que nem sempre é possível. Se não for respeitada essa regra e colocada a prótese provisória mesmo assim, o implante provavelmente será perdido. Mas não se preocupe, você não precisa ficar sem dente caso não seja possível a carga imediata. É possível usar uma prótese parcial removível apoiada nos outros dentes ou até um Snap-On Smile para essa função.

Então, quando será instalada a prótese sobre implante definitiva?

A prótese sobre implante definitiva (embora nada seja definitivo em se tratando de Odontologia) poderá ser instalada depois de pelos menos 4 meses.

E dá pra usar implantes para fixar a dentadura?

Sim. A prótese total sobre implantes pode ser fixa, chamada de protocolo ou removível, que leva o nome de overdenture. A removível é mais fácil de limpar.

* * *

Essas são as principais dúvidas sobre os implantes. Se a sua dúvida (e principalmente a resposta para ela) não estiver aí em cima, utilize os comentários para perguntar!

Veja também (para dentistas): Como Identificar Implantes pelo Exame Radiográfico

Agradecimento

Muito obrigada à Dra. Renata Tassi, que gentilmente respondeu a todas as dúvidas sobre implantes que você leu neste post. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Implantodontia | Marcadores: ,

103

  1. Tokussssssss!
    ADOREI a imagem! Dá pra imprimir e colocar um quadro no consultório?? hahaha
    Texto mto informativo! Vamos providenciar outros =)
    bjo

  2. ”Os implantes devolvem cerca de 95% da função mastigatória do paciente [..] Implante é QUASE dente!”

    Então quer dizer que mesmo com implante, minha mastigação nunca mais será a mesma?
    Fiquei triste ;(

    • Luiz, a capacidade mastigatória especificamente do “dente” do implante é que será de 95%, mas o resto permanece a 100%. Fique tranquilo, até porque a gente acaba, na prática, nem usando 100% da nosso capacidade mastigatória. E se considerarmos o tanto de comida industrializada que a gente como (mais moles e fáceis de mastigar), nem precisamos de tanto. ;)

      • Obrigado pela resposta doutora :)

  3. Fiz uma cirurgia de implante dentario nos 2 caninos dia 09/07, estou otima fiz tudo q o meu dentista mandou, gosto mto de treinar pesado, quando posso voltar? Esta cirurgia por ser um implante exige mais dias de repouso? Mto obrigado.

    • Fafe, é bom dar um tempo por enquanto… na primeira semana e bom repouco, na segunda você pode até treinar, mas não pesado. Depois disso, vale o bom senso, mas se você estiver bem, creio que já pode retomar o seu treinamento de forma gradual.

  4. Havia esquecido de mencionar, meu dentista disse q ficarei 15 dias com os pontos, vou tira-los na proxima segunda dia 23/07, os pontos interferem de alguma forma na atividade física? Devo esperar ate tira-los? AGRADECO DE CORACAO, e q DEUS A ABENCOE E A ILUMINE SEMPRE POR NOS AJUDAR! GRANDE ABRACO.

    • Fazer esforço estando ainda com os pontos não é recomendado, já que é possível “estourar” algum e causar sangramento no local da cirurgia. Seria legal esperar.

  5. Fiz um implante de dente (central superior), já havia feito em um pré e um molar, correu tudo bem. Após 5 dias fui fazer uma aula de spinning e conforme ia fazendo senti uma pressão no pino. Daí pra frente o dente (prótese provisória) começou a ficar mole.
    O que pode ter acontecido? Ele vai ficar duro novamente? Já fazem 20 dias!

    • Silvana, fazer spinning apenas 5 dias após uma cirurgia de implante é muito precipitado, você deveria ter guardado repouso. Esse “excesso” pode ter interferido negativamente na ósteo-integração do implante. Sugiro que você procure o seu dentista para avaliar os danos.

  6. Ana, eu gostaria de implantar o primeiro e o segundo molar inferior de ambos os antímeros, eu os tirei em 2010 e estou com medo de se por ventura venha precisar de enxerto, nao houve separação dos dentes inferiores e nem superiores mas, minha mandíbula “estala” quando eu bocejo ou quando fico muito tempo com a boca aberta, que é o caso da minha ida ao dentista, acredito que isso aconteça pela falta dos molares. Qual seria o procedimento mais adequado para mim e qual o melhor tipo de implante devo procurar?? Grato.

    • Rick, os estalidos da sua articulação não têm necessariamente a ver com a falta desses dentes. Eles são relativamente comuns, e não precisam estar associados a problema algum de ATM (articulação temporomandibular). Eu acho que você deve procurar um dentista especialista em implantodontia para fazer uma avaliação mais específica. Se o seus dentes foram extraídos em 2010, é possível que parte do osso já tenha reabsorvido, mas nem por isso haveria a necessidade de implante. É preciso avaliar, mesmo. O tipo de implante depende do local em que ele vai ser instalado, do marca que o dentista costuma utilizar, etc..

  7. Olá. Bom, há cerca de seis meses eu extraí um dente que estava infeccionado, mas até hoje ainda sinto dor, que parece estar na região da extração, já que não sinto nada nos dentes vizinhos. O doutor pediu uma panorâmica e, ao examiná-la, disse que eu sentir dor era estranho porque não havia nada de anormal na região, estava tudo certinho. Ele me disse que já posso pôr o implante, que durante a cirurgia ele pode descobrir o que está causando esta dor. Venho aqui perguntar se eu deveria buscar uma segunda opinião ou relaxar e confiar no meu dentista. Porque fico pensando se não seria melhor tratar o que causa a dor primeiro. Obrigada pela atenção.

    • Jessica, a questão não é nem se eu acho que você deve procurar uma segunda opinião… a questão é: você confia no seu dentista? Se não confia, você deveria, sim, procurar uma segunda opinião. O importante é que você esteja tranquila com relação a isso.

  8. Coloquei um implante e 3 pivot tem um ano, e desde então estou reclamando com meu dentista sobre mal cheiro, e sobre vãos que ficaram em cada pivot, no acabamento, lado interno, onde vivo desesperada, sempre limpando, mas nunca sai o cheiro ruim, por mais que cuide. E cada vez que vou lá ele me dá uma limpeza gratuita, já que fui sincera e disse que não estou contente com o serviço, pois as infiltrações é que estão causando esse transtorno. Gostaria de saber o que devo fazer, pois meu tratamento me custou 5 mil reais, e já não posso refazer em outro lugar, pois não tenho tanta posse assim. Me de uma orientação, agradeço!

    • Debora, próteses mal adaptadas são um problema, mesmo… podem causar mau hálito, problemas gengivais, etc.. Ou seja, se essas coroas estão com problema, “limpezas de graça” não vão resolver, só postergar a solução: trocá-las. Não acho que você tenha que procurar outro dentista, é preciso conversar com ele pra levantar o motivo disso pra procurar evitar o problema nas novas peças.

  9. Ola doutora, eu estou muito triste porque ha um ano eu coloquei dois implantes mas ficou torto, agora terei que retirar e colocar novamente, tem algum problema? Eu estou com medo, e normal isto acontecer? Obrigado.

    • Não é normal não, Sandra. Mas se aconteceu, o jeito agora é corrigir. Não há problema algum diretamente, apenas o transtorno de ter que se submeter a uma nova cirurgia.

  10. Boa noite doutora, tenho 28 anos, tenho problemas periodontais com cerca de 70% de perda ossea em varios. Ja pensei ate msm em dentadura. O que me aconselha? Desde ja agradeço.

    • Riber, 70% é uma perda óssea bem severa. Eu acho que você precisa fazer uma avaliação com um dentista especialista em periodontia pra avaliar a extensão dos danos que a periodontite causou (embora parece que isso você já fez). A partir disso, o periodontista vai aconselhá-la no sentido de realizar um tratamento periodontal ou, espero que não, vai dizer que o dano já é tão grande que não se pode manter mais seus dentes. Nesse caso, a opção seria fazer próteses, mesmo.

  11. Ana, obrigado pela resposta.

  12. Treino muito pesado e nao gosto de quebrar meu treino… e meu dentista indicou um canal… Gostaria de saber por quanto tempo dura os cuidados do pós? Quanto tempo preciso ficar sem treinar?

    • Brenda, se você estiver se sentindo bem, em princípio, não precisa nem interromper os treinos.

  13. Olá! Minha mãe tem problemas com a auto-estima, e uma das causas é que ela não tem alguns dentes, e os que restaram estão com obturação, amarelos e mt tortos (eu acho que ela tem mordida aberta, também). Ela me disse que quando era mais nova a mãe dela não ensinou ela a escovar os dentes (ela disse que só foi ter uma escova já quando tinha uns 6 anos, por aí… Ela morava em interior…) e ela me disse que também nunca passou por um tratamento odontológico, ela reclama do mau halito e o penultimo dente da arcada superior (ela nao tem o molar direito) está com a raiz exposta na parte interna, enfim, os dentes dela estão em estado crítico. Eu queria saber quanto custa implantes pra todos os dentes? (a boca toda?). Bom, moramos em São Paulo, eu queria poder dar desse “presente” pra ela, mas eu só quero saber mais ou menos quanto custa pra eu começar a juntar dinheiro… E se você puder me dizer o nome de clinicas confiaveis eu agradeço :)

    • Giovanna, antes de qualquer coisa a sua mãe precisa procurar um dentista e fazer uma avaliação. Digo isso porque às vezes a pessoa acha que está com os dentes perdidos, que é preciso extrair, e não é o caso. E implantes só são necessários em caso de perda total do dente (raiz + coroa). Também, mesmo que haja dentes com a coroa totalmente destruída, muitas vezes é possível aproveitar a raiz do dente e colocar uma coroa… e aí também não é caso pra implante. Quanto a valores, varia MUITO mesmo… depende do tipo de implante, da qualificação do profissional, da necessidade de enxerto ósseo, do material da prótese que será colocada sobre o implante, e por aí vai. Qualquer coisa que eu diga pra você é chute. Minha sugestão é que sua mãe vá a um dentista pra saber exatamente de que tratamentos ela precisa… e aí, depois de um exame criterioso, será possível definir quanto vai custar.

  14. Olá, fiz dois implantes superiores, nos pre-molares, um de cada lado… acontece q um deles estava quebrado e mole e ja estava com pus, mas sem dor, no mesmo dia que fiz a extração coloquei o implante. primeiro fiz o do lado direito e depois de 15 dias fiz o lado esquerdo, segundo meu dentista tive muito sangramento e realmente foi bem demorado o primeiro, o pos foi pessimo, era muita dor, mas qndo elas passaram tudo ficou bem, fechou direitinho com os pontos e o implante ficou escondido pra dentro da gengiva, agora vem a grande questão: no lado esquerdo onde havia o pus mas n sentia nenhuma dor, foi bem rapida a cirurgia, ate estranhei, mas enfim, o pós-operatorio foi bem tranquilo mas tinha um porem, eu sentia e conseguia ver o implante e o q me deixou intrigada eh q parecia estar torto, liguei e comuniquei ao dentista e ele por sua vez disse q o q eu estava vendo era a tampinha do implante mas q seria coberta com o passar dos dias… os dias passaram, os pontos ficaram frouxos e sairam e eu conseguia ver cada vez mais a tal tampinha, ate q hj, fazendo 12 dias, durante o cafe da manha senti uma protuberancia maior do q o q estava, quando coloquei a lingua senti q estava mole, qndo consegui tomar coragem pra colocar o dedo senti de verdade q estava mole, tanto pros lados qnto ele afunda e volta, estou bem nervosa e preocupada, liguei e segundo o meu dentista, ele falou q pode ser a tampinha q esta solta, isso eh possivel?? Agora estou começando a sentir um incomodo maior, uma leve dor. Doutora o q vc acha??

    • Taíra, muito provavelmente se trata do tapa-implante (a “tampinha”), mesmo. Nesse caso, basta fixá-lo novamente (embora o ideal seria que o implante estivesse totalmente coberto por gengiva). Por ocasião da sua consulta com o dentista, ele vai poder reavaliar o implante como um todo e verificar se vai tudo bem.

  15. Olá, no mes de fevereiro fiz um implante e foi colocado um dente provisorio, só que agora o mesmo esta mole gostaria de saber se isso é normal acontecer com o dente provisorio.

    • Priscila, normal não é. Mas pode acontecer do provisório soltar. Entre em contato com o seu dentista, até pra que ele avalie se o problema não é com o implante, em si. Não sendo o caso, basta recimentar o provisório.

  16. Olá Doutora, em dezembro de 2010 fiz um implante de um dente incisivo, quando foi em maio de 2011 coloquei a coroa definitiva, hoje passados quase 2 anos que foi colocada a coroa, de um mês pra cá, sinto que a coroa está mole, eu consigo gira-la um pouco também, ela é cimentada, o que pode ser doutora? Tenho que ir ao dentista cimentar novamente?
    Obrigado!

    • Elysson, se não for um problema perimplantar (nos tecidos em volta do implante), a sua coroa simplesmente está solta. Nesse caso, é preciso recimentar.

  17. Doutora para recimentar é feito cirurgia?
    E esse problema perimplantar, no caso sendo ele, o que é preciso ser feito?

    • Não Elysson, geralmente é o caso apenas de remover a coroa, limpá-la e colocá-la de volta. Se for algum problema nos tecidos em volta do implante, aí é mais complicado… pode-se até perder o implante. Mas não acho que seja isso pelo seu relato, deve ser suficiente recimentar, apenas.

  18. Doutora, tirando o meu relato, o que eu poderia estar percebendo para que eu possa estar com essa problema perimplantar. Que sintomas?
    Obg!

    • Basicamente, seu implante estaria mole (como um dente mole). Mas parece que o que está mole não é o implante, e sim apenas a coroa… aí recimentar bastaria.

  19. Fiz um implante com um dentista onde morava e mudei de cidade, passou um ano, coloquei a coroa com outro dentista, e logo amoleceu, voltei ao dentista, ele tirou limpou e apertou e me disse que havia soltado porque deveria ter ficado com micros de milímetros sem aperto, só que uma semana depois soltou novamente.
    O que pode estar acontecendo?
    Seria algum erro da parte do dentista?
    Se eu voltar e ele apertar de novo não vai acabar soltando como da duas vezes?

    • José Luiz, difícil dizer onde está o problema. Se a prótese está bem fixada, pode ser que haja alguma interferência na sua mordida, ou seja, que a prótese esteja “batendo” no dente oposto de um jeito que favorece esse afrouxamento. Se acontecer de novo, seria bom seu dentista reavaliar e verificar a necessidade de algum ajuste oclusal (um “desgaste” que elimine essa interferência).

  20. Olá, eu tenho 14 anos, desde que eu tinha 12 anos que eu perdi o meu dente de leite da frente, mas eu nao tenho outro para ir para o lugar desse. Já andei em dentistas e andei com um aparelho com um prótese, mas custava me a comer com ele, e tambem a falar pois eu ficava com dores. É possivel eu usar uma protese aparafusada com a minha idade?

    • Não Patricia, só é possível fazer implantes depois dos 18 ou 19 anos, isso porque você ainda está em fase de crescimento, e os seus ossos estão mudando de formato. Nesse momento, é possível usar uma prótese removível (como você usava) ou uma prótese fixa (apoiada nos dentes ao lado do espaço, embora isso requeira desgastes dentários).

  21. Estou muito triste, fiz implantes em feverreiro de 2013, de 5 dentes, mas um perdi com 2 meses, hoje fui ao dentista e perdi mas 1, to muito preocupada pois ainda tem 2 implantes, sera que possso perder esses… sou fumante, sera que esse foi o motivo, sempre que o dentista mexia no implante doia muito, ele falava que era normal, me ajude, paguei muito caro.
    Boa noite.

    • Cleo, certamente o cigarro tem a ver com essas perdas. O fumo diminui a disponibilidade de sangue na região do implante, o que prejudica o processo de cicatrização / osteointegração do implante.

  22. Olá doutora, fiz 5 implantes há 16 dias, extraí, enxertei e implantei em seguida, porém desde então tenho sentido dor, a médica disse que tive osteomielite, não sei porque, pois tive o maior cuidado, até porque já fiz 8 implantes superiores há quase 20 anos e nunca tive nada, muito menos dor, ontem ela disse que tem implantes um pouco moles, isso sem contar que ainda dói, posso perde-los? Todos os implantes estão expostos. É normal? Vou colocar prótese fixa inferior. Estou muito preocupada. obrigada.

    • Maria Aparecida, a osteomielite é uma infecção / inflamação da medula do osso. É preciso tratar com antibióticos, mas há chance sim, infelizmente, de você perder os implantes.

  23. Eu fiz um implante no dente 12, mas a minha gengiva subiu e esta mostrando uma parte do parafuso, como é a cirurgia de enxerto? Eu uso aparelho e fiz o implante pq tinha dente de leite, to louca pra tirar o aparelho, tem 2 meses que eu fiz o implante, vai demorar mt pra eu tirar por causa desse enxerto?

    • Mayara, o enxerto consiste em colocar osso no local. Esse osso pode ser em placas ou em pedacinhos, depende do caso. Como o implante já foi instalado, é preciso avaliar junto ao seu dentista se é possível mantê-lo ou se o melhor é removê-lo e colocar outro. A presença do aparelho, em si, não interfere no implante, você não precisa ficar mais tempo com o aparelho por causa do implante, necessariamente.

  24. Olá,

    Fiz um implante de um incisivo central superior. E estou na fase de colocar a coroa. Gostaria de tirar algumas dúvidas.
    O pino que fica externo (acho q é abatman o nome?) onde é fixada a coroa deve ser branco para um melhor resultado estético? Ou esse pino pode ser de metal sem interferir no resultado?
    Quanto à coroa: cerâmica e porcelana são a mesma coisa? eMax é recomendado para um bom resultado estético? Há algum melhor?
    Tenho também um pequeno recuo de gengiva na região e no incisivo lateral, há algum processo protético que possa melhorar isso?

    Grato,

    Rodrigo

    • Rodrigo, quando o pino / núcleo é feito com material estético, a luz atravessa a prótese com mais facilidade… pinos metálicos são opacos, então o resultado estético final tende a ser melhor com um núcleo “branco”. Mas isso depende muito da prótese, se ela for praticamente opaca, acaba não fazendo muita diferença. Sim, cerâmica e porcelana são a mesma coisa e são termos gerais para uma série de materiais. O e.Max que você cita pode ser considerado uma porcelana (ele tem dissilicato de lítio e óxido de zircônio em sua composição). É um material excelente, com indicação para o seu caso. Quanto às recessões gengivais, a resolução costuma ser cirúrgica… uma prótese teria que acompanhar o contorno gengival, então, dependendo do tamanho da recessão, não traria um resultado estético satisfatório.

  25. Ana,

    Obrigado!
    Sobre o pino/núcleo branco, o mesmo existe em diferentes composições? Qual seria o pino branco com um valor mais em conta? E aquele com melhor custo-benefício?

    Grato,

    Rodrigo

    • Dentro dos materiais estéticos cerâmicos não sei se há um que seja muito “em conta”… e vai depender, também, dos tipos disponíveis no laboratório de prótese que confecciona as peças para o seu dentista. Confesso que eu não sou uma grande conhecedora do assunto, também ;). Sugiro que você leve essa questão para o seu dentista, aí ele pode fazer uma consulta mais específica com o protético.

  26. Olá Ana,
    Estou com duas dúvidas. Fiz o implante no canino inferior há três semanas e após a operação os pontos soltaram e agora a cabeça do parafuso é completamente visível. O meu dentista disse que não tinha problema, ele tem razão? Se o ideal era ele ficar completamente coberto pela gengiva, isso pode afetar a estética do implante ou me trazer algum problema no futuro?
    Outra dúvida é que fiz outro implante no incisivo central superior, junto com o implante do canino inferior, com enxerto ósseo e aparentemente o implante esta coberto pela gengiva, só que estou observando que a gengiva não esta ao mesmo nível do outro dente e acho que após colocar o implante a gengiva do dente vai ficar um pouco para acima. O médico já tinha falado que ia mesmo acontecer e falou que uma saída seria tentar tirar gengiva do outro dente para que fiquem mais “alinhados”. A senhora acha recomendável fazer isso? Sinto medo de que isso afete o dente, mesmo porque quando perdi o outro a causa de uma caída (quando era adolescente), ele ficou sensível. O que posso fazer para melhorar a estética?. Obrigada!!

    • Realmente Beatriz, o ideal é que o implante fique coberto pela gengiva nessa fase. Mas não dá pra dizer que isso comprometerá a estética quando for feita a prótese, pois ainda é preciso colocar o cicatrizador, a prótese provisória… e esses dispositivos vão “moldar” a gengiva pra que ela fique vem adaptada à futura prótese. Quanto ao dente superior, o recontorno / plástica gengival costuma trazer bons resultados em casos como o seu, então pode ser uma boa opção, sim.

  27. Boa noite doutora, eu fiz um implante tem um ano e agora com o dente provisório esta dando mau cheiro, o meu dentista disse que é normal e que é só a ponta da gengiva que esta um pouco inflamada e que não e necessário retirar o implante, e que eu só tenho que bochechar com antisséptico bucal com malva três vezes ao dia que resolve, sera que resolve mesmo doutora, eu estou fazendo os bochechos e continua com mau cheiro, é pouco mas continua, o que eu posso fazer doutora?

    • Ruchima, parece haver uma desadaptação entre o provisório e a gengiva… aí entram resíduos alimentares por baixo da prótese e o resultado é o mau cheiro que você relata. Procure higienizar bem. Com a confecção da prótese “oficial”, isso certamente será resolvido.

  28. Olá Doutora, andei analisando algumas perguntas e vi que muitas delas relatavam mau cheiro e afrouxamento do implante, isso é comum acontecer ou só em casos de erro do profissional ? Existe algum contra em se colocar implante ? Quanto tempo terei o dente implantado ? Desde o procedimento de colocação do implante até a colocação da prótese ?

    • Antonio, o afrouxamento do implante pode ocorrer por causa de perimplantite, por exemplo, que é a destruição do osso em volta do implante por causa do acúmulo de tártaro. Não diria que é comum, mas pode acontecer. Se houver osso suficiente para a instalação do implante escolhido, não há contraindicação. Geralmente a coroa é instalada depois de 6 meses da instalação do implante.

  29. Após dois anos um implante deu uma amolecida, sendo que tenho três, posso procurar outro dentista ou terá sempre que ser o mesmo?

    • Até pode, Augusto. Às vezes não é o implante que amoleceu, mas a coroa que está solta… aí outro dentista pode cimentar pra você. Mas se for o implante mesmo, seria bom que o dentista que o instalou avaliasse pra ver o que está acontecendo.

  30. Ola, eu perdi um dente da frente em um acidente quando tinha meus 17 pra 18 anos, hoje tenho 23 e o dente do lado desse que perdi está torto, acho q pelo fato de fazer muito tempo já, então pelo que me disseram terei de usar aparelho pra abrir espaço para o implante… mais morro de vergonha… queria saber se ao colocar o aparelho tem uma prótese provisória pra não ficar tao evidente q estou sem dente, se puder enviar a resposta por e-mail e de maneira discreta tmb agradeceria, obrigado.

    • Brito, respondi por e-mail. :)

  31. Boa tarde. Fiz implante do incisivo superior, do pino, há 9 meses. Há 10 dias meu dentista colocou o “cicatrizador” (parece uma “tampinha” metálica) e colocou um provisorio colado nos dentes laterais. Sinto um gosto meio ruim após esse procedimento. Como foi aberta a gengiva para colocar tal cicatrizador, seria normal esse gosto ruim?

    • Sim Antonio, provavelmente o processo inflamatório (comum a qualquer cicatrização) pode estar liberando algum exsudato (um líquido protéico), e esse exsudato pode ter um gosto bem ruim.

  32. Ola, fiz um enxerto em janeiro de dois dentes superiores e em outubro fiz o implante, o dentista não fechou, deixou um pino. Agora um deles esta mole, será que perdi meu implante ?

    • Katia, não sei se entendi o que você quis dizer com “o dentista não fechou, deixou um pino”. Mas de qualquer forma, se o implante apresenta mobilidade pode ser que não tenha se integrado ao osso, e aí você pode perder o implante, sim. Procure seu dentista pra avaliar.

  33. Olá Dra., minha dúvida é em relação ao implante com carga imediata. Terei que fazer um implante, o segundo molar, na mandíbula. Meu dentista disse que era possível fazer com carga imediata, já que há osso e por ser na parte inferior o processo de cicatrização é rápido.
    Mas quanto tempo é esse processo de cicatrização? E por que há casos que o paciente espera mesmo que seja com carga imediata algum tempo para a colocação da prótese ?

    • Guga, na verdade, mesmo na carga imediata, o paciente vai ter que esperar uns 6 meses pra fazer a prótese “oficial”. Nesse tempo, fica usando uma provisória, justamente pra adequar a gengiva e aguardar a osteointegração do implante.

  34. Ola. Fiz um implante ha 5 dias, tirei um cisto, extrai os dois dentes comprometidos, fiz o enxerto e ja fiz a colocacao do implante. Hoje e o ultimo dia do anti-inflamatorio, e tenho mais uns 5 dias de antibiotico. Esta previsto que eu tire os pontos na quinta feira, ou seja, 8 dias apos o procedimento. Meu rosto ja desinchou completamente, mas sinto um cheiro ruim na boca e um gosto nao muito bom tambem. Muito raramente sinto a area da cirurgia. Sera que o implante esta comprometido? Vou ao meu dentista amanhã pra ele analisar. Obrigada.

    • Os sintomas que você descreve me parecem dentro do esperado, Ligia. Pelo seu relato, não vejo razão pra você ter problemas com o seu implante.

  35. Olá Dra.

    Fiz um implante em janeiro e foi concluído com o dente em julho, não senti dor e não teve nenhuma complicação, o dentista apenas disse que o meu osso era muito fino porem tinha ocorrido tudo bem.
    Notei que na época a gengiva ficou mais escura e agora em dezembro onde foi feito o implante afundou a gengiva, isso é normal ? Porque esta muito feio.

    Obrigada.

    • Michele, pode ter havido uma pequena reabsorção óssea ou uma “remodelação” comum na fase pós-operatória. Se esteticamente não está legal, seria bom seu dentista reavaliar, pra ver se algo pode ser feito pra melhorar.

      • Obrigada Dra.
        Isso influencia no implante, posso perde-lo? Ou so sera esteticamente, não sinto dor nenhuma e o dente não esta mole.

        • Considerando que a instalação do implante já tem quase 1 ano, não acho que você possa perdê-lo. Ele já está bem osteointegrado.

  36. Doutora, fiz um implante em um molar há uns dois anos, e agora sinto que ele “estala” quando passo o fio dental e consigo mover a coroa de um lado para o outro. Também desde sempre percebo que ele tem um ponto central cinza. Já vi nas suas respostas que preciso ver se a coroa está solta, mas também gostaria de saber se é normal esse pontinho (é mais uma bolinha cinza, bem no centro da coroa), ou se o trabalho não foi bem realizado.

    • Cláudia, sim, a coroa deve parece estar solta. O ponto no centro da coroa deve ser o local usado pra parafusá-la, pode ser que, no seu caso, a resina colocada ali tenha se soltado por completo ou em parte.

  37. Ola, Dra. Ana
    Tenho 21 anos, perdi meu dente 11 com 12 anos, usei prótese removível até os 18, então resolvi fazer implante, já tem sete meses… agora em dezembro que foi colocada a coroa definitiva… nos primeiros dias ficou bem firme, mas depois de uma semana começou a ficar mole a coroa (isso também aconteceu com a coroa provisória, eu voltei ao dentista, ele apertou e depois não amoleceu novamente). Minha dúvida é se tem perigo da coroa cair e se é normal isso acontecer quando o implante é recente.
    Muito obrigado.

    • Lucimara, sim, pode cair, embora com coroas definitivas isso seja bem menos provável. Eu não diria que isso é comum com implantes recentes, é uma exceção, mas pode, sim, acontecer. É questão de procurar seu dentista pra fixar a coroa novamente.

      • Muito obrigado pela atenção Dra. Ana :), irei sim ao dentista. Conheci seu blog ha pouco tempo e adorei, pois tirei muitas dúvidas aqui com as perguntas e respostas. Parabéns e boas festas!!!

        • Fico feliz em ajudar, Lucimara. Volte mais vezes ;). Um feliz ano novo!

  38. Doutora, bom dia!
    Estou preocupada, coloquei um implante em um dente de baixo e como estava sem condições financeiras não poderia continuar o tratamento, mas minha dentista me ligou e disse que se eu demorasse poderia perder o implante. Pois bem, dei um jeito de parcelar e coloquei o cicatrizador, mas como tinha provas não pude retornar para tirar os pontos que caíram sozinhos e nem marcar para fazer a prótese. Conclusão: nesse processo passaram mais de 4 meses, serão no mínimo mais de 6 meses. Posso perder o implante por isso? Qual e o prazo máximo para colocar a prótese nos dentes inferiores? Já estou perdendo o sono.
    Agradeço desde já a atenção.

    • Alexandra, geralmente a prótese definitiva é colocada depois de uns 6 meses, mesmo. E é importante colocá-la, pois implante sem carga (prótese), além de sem função, pode ser perdido, mesmo. Mas não se preocupe, parece que vai tudo bem por enquanto… mas, assim que der, faça a coroa (nem que seja provisória, de material mais barato).

  39. É normal ter mau cheiro dentro do implante? De vez enquando as coroas se movem e quando o dentista abre o cheiro é terrível.

    • Não é normal, não. Mas considerando que as coroas “se movem”, pode haver algum problema na adaptação delas, o que permite a entrada de resíduos alimentares e explica o mau cheiro quando elas são removidas.

  40. Nao sinto dores, nem vejo estranheza na gengiva sobre o implante, mas se passo o dedo no dente implantado sinto um mau cheiro, como se viesse de dentro. O odor nao é forte a ponto de sentir na boca. So sinto quando passo o dedo. O que pode ser?! Como higienizar melhor, alem da escovacao e fio dental habituais?! Minha gengiva retraiu um pouco e aparece um pouco da “raiz” do implante, mas na expessura de um fio de cabelo. Obrigada desde ja, doutora!

    • Anna, o cheiro certamente é por causa do acúmulo de resíduos alimentares e placa bacteriana nesse pequeno espaço de desadaptação que surgiu pela retração gengival. Pelo seu relato é algo muito sutil, o que é bom por uma lado (pois a desadaptação é pequena) e ruim por outro (porque a higienização requer muito mais critério). Eu acho que uma escova interdental pode ser muito útil pra você no auxílio à higienização, como essas –> http://bit.ly/1b9jJ9a (há vários modelos).

  41. Doutora,

    Fiz um implante há uma semana, acredito que seja o dente 37 (segundo molar inferior esquerdo). Entretanto, pelas pesquisas que eu realizei, acredito que o dentista colocou um implante de diâmetro menor que o mais indicado para esse molar. Acontece que a coroa já amoleceu e faz apenas 1 semana, além de que há acumulo de alimento embaixo do implante. Um diâmetro inadequado é possivel? Minhas suspeitas aumentaram ainda mais quando a dentista protesista sempre errava a chavinha para apertar. Como se ela estivesse acostumada com outro implante para esse dente.

    Desde já, agradeço.

    Atenciosamente,

    Danilo A. Pereira.

    • Danilo, existem vários tipos / marcas de implantes, de vários tamanhos e larguras. Não existe um diâmetro ideal para molares, isso varia muito com as circunstâncias clínicas / cirúrgicas. Pelo seu relato a coroa tem mobilidade, mas isso não quer dizer que o implante também tenha… talvez apenas a coroa esteja solta, o que é muito mais simples de se resolver. As chavinhas usadas pra apertar as coroas também existem dos mais variados tipos, depende muito da marca do implante, e nem sempre dá pra se usar a de uma marca em outra… então se não se está bem certo quanto à marca / tipo, pode haver essas “confusões”.

  42. Faz 2 anos que fiz um implante em dois dentes, mas o cheiro é tão forte e sinto que sai um liquido nojento e muito fedido, fico o dia todo com mau halito, por favor me de uma ajuda !

    • Daiana, esse tipo de secreção 2 anos depois da instalação do implante não é normal. Ou há algum problema no próprio implante ou a coroa que foi colocada sobre ele não está bem adaptada e está retendo restos alimentares. Procure seu dentista pra reavaliar.

  43. Doutora, adoro seu site, sempre fico atualizado com tudo… entao… fiz um implante como vc ja deve ter visto em umas 100 perguntas, mas nao vi nenhuma que respondesse minha pergunta :( entao, fiz um implante e gracas a Deus deu tudo certo… mas… primeiramente fiz o enxerto, esperei 6 meses e voltei para colocar o pino e um dente provisorio, ja que era bem o dente da frente tava parecendo que tava na festa junina forever… rsrsr… mas depois de 5 meses que coloquei o dente provisorio percebi que a gengiva esta subindo e mto… o que seria a causa, nao sei o que fazer, uso fio dental todos os dias, faco uma boa higiene e de 3 em 3 meses sempre faco uma limpeza… ficaria mto feliz que nao fosse nada, mas como sou azarado tenho certeza que la se vao mais uns 3 mil reais… rsrsr… entao o que acha que pode ser??? Ja grato pela atencao, nao so minha mas de uns 300 que vc responde sempre com rapidez e prontidao, coisa rara hj em dia… valeu!!!!!

    • David, fico feliz em ajudar. ;)

      Geralmente quando a gengiva “sobe” é sinal de que houve certa reabsorção óssea sob ela, causando recessão gengival. A gengiva cobre o osso, e quando a quantidade de osso diminui, ela “diminui” junto. Provavelmente é isso que está acontecendo. Você ainda não colocou a prótese definitiva? Se não, a questão estética pode ser melhorada quando você fizer isso. Não sei se seria o caso de um novo enxerto ósseo… depende da avaliação do seu dentista.

  44. Brigadinho pela resposta rapida… ta mais rapida que o speedy aki de ksa… rsrsrs… mas vou colocar e definitiva sim, vou marcar pra ver, brigadinho vc é um luxo!!!!

    • Ahauahauha! Obrigada, David. :)

  45. Olá, Dra. Ana. Extrai o dente 16 no mês de novembro 2013 e no mesmo dia fiz o implante, mas até agora estou sem o dente provisório. O dentista já pediu 2 panorâmicas e agora na segunda feira vou tirar a terceira.
    Gostaria de saber se é normal ficar tantos meses sem o dente provisório e se não faz mal pra saúde tirar tanta radiografia. Ele diz que o osso ainda não travou para colocar o dente provisório. Na primeira radiografia o pino parecia bem torto, na segunda já estava endireitando e agora na terceira se já estiver no lugar certo ele poderá já colocar o dente provisório? Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

    • Silvia, o provisório geralmente é instalado depois da integração do implante ao osso, o que leva uns 6 meses. Então você ainda está dentro desse prazo, o que quer dizer que em breve deve colocar a coroa provisória. E fique tranquila, não é muita radiografia não, a dose de radiação que a pessoa recebe ao se submeter a uma radiografia panorâmica é baixíssima.

  46. Ola Doutora. Tinha duas facetas de porcelana nos meus dentes frontais. Acabei caindo e esses dentes de porcelana (que não eram implantes, apenas facetas) acabaram quebrando. Além disso, meu outro dente frontal também acabou quebrando um pedacinho. Meu dentista (que é especialista apenas em ortodontia) me sugeriu refazer os dois dentes de porcelana, mas com implante, pois tinha um pedaço muito pequeno do meu dente natural. Meu outro dente frontal, que estava apenas lascado, ele sugeriu consertar com faceta de porcelana. Para garantir um resultado estético ainda melhor, o Dr. recomendou que eu também fizesse o outro dente frontal, que estava completamente perfeito e natural, mas que segundo ele, ficaria muito mais bonito e que acompanharia a estética dos demais. Resolvi então aceitar, acreditando que meu sorriso ficaria muito bonito, como o que eu tinha antes.

    Mas para minha tristeza o resultado foi péssimo. Os dentes novos foram cimentados mas estavam enormes, não encaixavam na arcada dentária. Para fazer caber o Dr. diminuiu os meus dentes naturais laterais e também diminuiu um monte os dentes inferiores, pois não conseguia nem fechar a boca direito. Aí ele disse que não poderia morder bem em cima destes dentes de porcelana pois ela poderia trincar. Então, para que os dentes superiores não encostassem nos inferiores, ele resolveu fazer um “degrau” com resina em cada um dos dentes posteriores, aqueles dentes bem do fundão. Meus dentes estão horríveis, completamente tortos, minha mordida está bastante difícil, além de estar sentindo bastante sensibilidade nos dentes inferiores que ele lixou para caber os implantes. Estou desde sexta-feira sem sair de casa, morrendo de vergonha por causa destes dentes horríveis. Amanhã terei que voltar a trabalhar, mas estou sem cabeça para nada. Detalhe: paguei R $ 4.800, 00 por isso. Liguei no sábado para o Dr. e ele mesmo confessou que estava feio e disse que poderia tentar melhorar. Não sei o que fazer. Estou desesperada. Eu tinha os dentes perfeitos e este Dr. acabou de vez com minha autoestima. Também não quero mais deixar que ele mexa nos meus dentes pois não tenho nenhuma confiança nele. Posso exigir que o mesmo me devolva parte do valor pago para que eu procure outro profissional qualificado para consertar esse erro? Muito obrigada! Se quiser posso enviar fotos do antes e depois para comprovar o estrago que foi feito.

    • Simone, eu acho que conversar sempre vale a pena. Se está feio e o próprio dentista admite isso, é porque precisa ser melhorado. Se você não quer mais se tratar com ele, o que é compreensível, conversem pra que el indique pra você um colega que seja especialista em estética / dentística que possa ajudá-la. Esteja certa de que ele não quer “se livrar” de você, ele quer o problema resolvido tanto quanto você, afinal é a credibilidade dele que está em jogo. Quanto a valores, certamente dá pra remanejar parte do que você pagou pra pagar o novo tratamento. É como eu disse, tudo é uma questão de conversar e entrar em acordo.

  47. Oi Dra, td bem? Fiz implante há 5 meses e faz 15 dias q estou com o cicatrizador, to usando perereca (com aparelho) de provisório. Minha gengiva ta meio inchada e dolorida por trás e o cicatrizador ta fazendo um barulhinho, tipo meio solto qdo bato o dedo nele, isso é normal? Só tenho retorno daqui a um mês, obrigado desde já…

    • Rafael, não é normal não. Provavelmente ele está solto… seria bom procurar o seu dentista pra verificar.

  48. Obrigado Dra. Vou ligar para o dentista e marcar uma consulta antes do meu retorno. Será que é só apertar o cicatrizador? To ansioso…

    • Provavelmente, João. Tomara, né?! ;)

  49. Ola Doutora, como está? Minha vizinha (vizinha mesmo, rs) pediu para eu pesquisar sobre um implante que ela fez e parece que rejeitou.
    Como ela tem poucos recursos está bastante preocupada com os gastos e gostaria de saber como os dentistas procedem em caso de implantes rejeitados.
    Como é feito a cobrança? O paciente arca com todos os custos?
    Tem que se pagar tudo de novo?
    Agradeço por ler.

    Ester

    • Ester, depende dos motivos da rejeição e do que foi combinado com o dentista. O índice de não-integração óssea do implante é muito pequena, pois o material de que ele é feito é altamente biocompatível. Então é preciso investigar o que aconteceu.

  50. Olá! Boa noite doutora. Fiz dois implantes dentários ha 22 dias (20-06). Quando fui tirar os pontos, (03-07) 13 dias depois, mostrei que havia uma alteração na gengiva para dentro da boca (torto), o meu dentista me falou que era a tampa do implante, e eu perguntei se isso era indício que não tinha dado certo a cirurgia, e ele disse-me que não…. Hoje dia 11-07 fui olhar no espelho e levei um susto os dois implantes estao aparecendo (como se a gengiva tivesse sido aberta), pois meu dentista disse-me que depois de três a quarto meses ele iria abrir a gengiva…
    E normal o implante (ou tampa) aparecer 22 dias após a cirurgia de maneira natural?
    Corro algum risco? Quais?
    O que deve ter acontecido?
    Corro risco de ter infecção por isso?
    E o implante que o esta torto, meu dente ficará torto?
    Terei que fazer outra cirurgia para consertar?
    Obrigada Rosane.

    • Rosane, o implante deve ficar “escondido” sob a gengiva, mesmo. Mas não dá pra afirmar que você terá problemas por causa disso, cada caso é um caso. Mesmo com o implante “torto”, essa inclinação / angulação pode, até certo ponto, ser corrigida na confecção da prótese.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>