Colocar aparelho sem documentação ortodôntica. Pode?

Nesta semana, 2 pessoas me fizeram essa pergunta aqui no blog… mas, claro,  não é a primeira vez que escuto isso. Acho uma pergunta válida, já que começar um tratamento de saúde sem qualquer exame causa, no mínimo, estranheza. Como é uma dúvida recorrente, acho conveniente tocar no assunto pra deixar as coisas claras.

A documentação ortodôntica consiste numa série de exames que o paciente precisa fazer para instalar o aparelho dentário. Nela constam: radiografias, fotografias, modelos em gesso da boca do paciente e traçados cefalométricos, ou seja, as “medidas” da pessoa. Por que tudo isso? Por 2 motivos principais: verificar se nada impede que o aparelho seja colocado e fornecer dados para que o dentista planeje o tratamento do paciente. Sim, nem todas as pessoas estão aptas a usar aparelho ortodôntico.

Modelos de estudo em gesso

Às vezes os exames radiográficos revelam problemas que, pelo exame clínico, não são verificáveis. A saber:

  • Dentes inclusos: um ou mais dentes que não nasceram ainda e provavelmente não vão nascer sozinhos, mas que podem atrapalhar a movimentação dos outros dentes. Nesses casos, ou o dente em questão é extraído cirurgicamente ou é puxado para fora através de um procedimento chamado tracionamento.
  • Cáries: algumas cáries não são visíveis ou passam batidas no exame clínico, principalmente aquelas que ficam escondidas entre 2 dentes. E, por mais que você esteja ansioso pra começar logo, é imprescindível fazer todo o tratamento clínico (restaurações, tratamentos de canal, etc.) ANTES de colar as pecinhas do aparelho. Isso porque a presença do aparelho dificulta bastante a higienização… e se você já tem cáries antes, a possibilidade de ter cáries durante o tratamento é real.
  • Problemas periodontais: os tecidos que estão em volta dos dentes são responsáveis por mantê-los lá, firmes e fortes. Quando há algum problema periodontal ativo é TERMINANTEMENTE PROIBIDO colocar aparelho ortodôntico. E, embora a radiografia panorâmica não seja a ideal para verificar problemas periodontais, pode propor ao dentista um exame mais completo do paciente.
  • Presença de tumores: sem querer assustar você… mas, algumas vezes, tumores ósseos e de tecidos moles são descobertos numa simples radiografia panorâmica de documentação ortodôntica. E, nesse caso, colocar aparelho deixa de ser prioridade, não é mesmo?!

Traçados cefalométricos (acima) e radiografia panorâmica (abaixo)

O que eu citei acima são possíveis achados radiográficos mas, claro, estou sendo realista pessimista. O que eu acho que não dá é planejar um tratamento ortodôntico sem nenhum exame na mão. Por mais que o ortodontista se baseie no perfil facial do paciente pra determinar algumas condutas clínicas, muitas perguntas ficam sem resposta. O dentista, ao fazer isso, desconsidera uma série de dados, riscos e fatores importantes que envolvem um tratamento ortodôntico. Sem contar que tem muita gente por aí que “coloca aparelho” e nem dentista é!

Por isso, se o seu dentista disser que “não precisa de exame nenhum” ou que é pra “fazer depois de instalar o aparelho”, desconfie. Colocar aparelho sem no mínimo uma radiografia panorâmica em mãos, não dá. Não se arrisque à toa… sua saúde vale mais que seu sonho de usar aparelho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Ortodontia | Marcadores:

302

  1. Sem comentários. EXCELENTE!

    • Eu preciso botar aparelho, eu chegando no dentista eu preciso fazer o que?

      • Na verdade Alexsandra, você precisa primeiro procurar um dentista para fazer uma avaliação ortodôntica. Se ele avaliar que você precisa usar aparelho, vai encaminhá-la para fazer os exames necessários.

        • Boa noite dra., meu filho foi no dentista pois tem os dentes uns por cima dos outros, a dentista disse que primeiro ele tem que extrair os dentes e depois fazer os exames, esse procedimento esto correto? Obrigada.

          • Alessandra, me explique melhor o que você quer dizer com “os dentes uns por cima dos outros”… são dentes permanentes “encavalados”? Ou são dentes de leite que não caíram mesmo com o nascimento dos permanentes? Qual a idade do seu filho?

  2. Parabéns pelo post Ana. Muito interessante. É um desrespeito para com o próprio profissional e também para com o paciente iniciar um tratamento sem planejamento algum. É por isso que estamos vendo alguns tratamento absurdos atualmente.

  3. DOUTOR(A), POR FAVOR ME TIRE UMA DÚVIDA:

    JÁ SEI QUE DEVO USAR APARELHO, PORÉM EU TENHO UMA RAIZ PRESA, DE UM DENTE QUE QUEBROU ANTERIORMENTE, E FICOU SÓ A RAIZ, MAS NÃO DÓI. NESSE CASO,SERIA POSSÍVEL COLOCAR O APARELHO, MESMO ASSIM? AH, E QUANTO A DOCUMENTAÇÃO, INFELIZMENTE NÃO CONSIGO FAZER COM A MASSINHA, PORQUE DÁ ANSIA DE VÔMITO, SERIA POSSÍVEL FAZER SÓ A RADIOGRAFIA PANORÂMICA PRA USAR O APARELHO? DESDE JÁ, MUITO GRATO. AGUARDO OS ESCLARECIMENTOS. BOA NOITE.

    • Marcos, se você tem a raiz de um dente dentro da gengiva, mesmo que não doa, é preciso extrair para poder usar aparelho. Isso porque, além de ser um foco de infeccção, essa raiz vai ficar no caminho dos dentes que serão movimentados. Quanto à moldagem, o modelo de estudo é importante para o dentista planejar o caso. De qualquer forma, exponha essa dificuldade para o seu dentista. Dependendo do caso, ele pode abrir uma exceção pra você. Mas lembre-se que, durante o tratamento ortodôntico, é possivel que seja necessário fazer alguma moldagem para a confecção de aparelhos auxiliares, ancoragens, etc., dependendo da mecânica planejada para o seu caso.

      • DRA BOA NOITE, MINHA DENTISTA DISSE QUE TENHO DENTES CERRADINHOS, QUE PRECISO USAR APARELHO, SINTO DORES TBM NA MANDIBULA QUANDO ESTOU MASTIGANDO, SINTO UNS ESTRALOS COMO ESTIVESSE DESLOCANDO MEU MAXILAR, POR FAVOR ME RESPONDA, OBRIGADA, BOA NOITE.

        • Julia, o ideal é procurar um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) e/ou dor Orofacial e fazer uma avaliação (e alguns exames, provavelmente, e determinar a causa da dor.

  4. Acho sinceramente que o irresponsável de um dentista que colocar um aparêlho ortodôntico sem antes solicitar uma documentação ortodôntica deve ser banido da odontologia ! Se vc souber de um desses denuncie para o conselho de odontologia do seu estado.

  5. Doutora, ja sei q vou usar aparalho, o meu dentista clinico avaliou e falou que ta tudo certo, mas sera que tenho que tirar algum dente depois de fazer a panorâmica ou o olhar clinico ja diz se preciso ou não? Agradeço desde já. Obrigada!

    • Sirleide, dá pra até ter uma ideia da necessidade de extrair algum dente durante o tratamento ortodôntico, porque alguns casos são bem óbvios, mas certeza mesmo só depois de fazer os exames. Consulte um ortodontista e faça a documentação… com todos os dados em mãos, não tem erro.

  6. Eu gostaria de saber que se tiver que extrair ou obturar o dente será antes da documentação para por o aparelho? Eu fiz os exames hoje e será que na próxima consulta eu já vou por o aparelho ou terá algum procedimento antes? Muito obrigada!

    • Tailane, a documentação pode ser feita antes do tratamento clínico, mas recomenda-se que o tratamento clínico (possíveis restaurações, tratamentos de canal, limpeza, etc.) seja feito antes de se colocar aparelho. Portanto, se você não tiver nenhum tratamento clínico para fazer, na próximo consulta já será possível instalar o seu aparelho (a não ser que o seu dentista veja algum impedimento).

  7. Oie eu sou Ilheus-Bahia, no mes passado fui no dentista colocar o aparelho sem nenhum exame em maos, chegando la ela olhou os meus dentes e colocou o aparelho na parte de cima, depois a recepcionista da clinica me passou um papel que eu fizesse esses exames, ja estou com o aparelho 1 mes e 7, ja fiz a primeira manutencao e nunca vi a cara desse Dr., sendo que quem colocou esse aparelho em mim foi auxiliar dele e a clinica esta no nome dele…

    • Eli, se você está desconfiado de que tem alguma coisa errada é melhor trocar de dentista. É essencial uma relação de confiança entre o paciente e o dentista, o que parece não haver entre vocês (até porque, você não sabe nem direito quem ele é). Pra planejar um tratamento ortodôntico é essencial analisar os exames. E, mesmo que seja permitido auxiliares atuarem junto aos pacientes, o dentista tem que estar junto. Na dúvida…

  8. Doutora, onde não ha centro de exames e os pacientes tem que se deslocar, tornando-se inviavel, como faz…

    • Liraucio, você mesmo já respondeu: ou o paciente se desloca para outra cidade ou o tratamento fica inviável. É essencial fazer a documentação ortodôntica ANTES de instalar o aparelho, é uma questão de segurança para o paciente.

  9. Doutora tenho alguns dentes que minha gengiva é retraida e gostaria de saber se mesmo assim posso colocar aparelho? Agradeço desde já.

    • Juliana, retração gengival não contra-indica o uso de aparelho então, em princípio, você pode sim. Mas é importante avaliar o motivo dessas retrações.

  10. Doutora

    Fui ao dentista, e faz tempo que ele me recomendou o uso de aparelho fixo, no entanto mudei de cidade e consultei outro dentista para saber se era mesmo necessário, e o outro dentista confirmou a necessidade. Entretanto ele me recomendou extrair os dentes do ciso (os 4) para abrir espaço antes mesmo de fazer a documentação.
    Isso é correto ou devo fazer primeiro a documentação.
    Desde já agradeço
    Alexandre

    • Alexandre, pra fazer a extração dos sisos seu dentista vai precisar de, no mínimo, uma radiografia panorâmica. Não que seja preciso a documentação para fazer as extrações, mas se a panorâmica é um dos exames que vêm na documentação, por que não fazer antes? Eu acho que seria uma boa. Não que esteja “errado” fazer depois, mas me parece uma decisão mais prática fazer antes.

  11. Bom dia primeiramente, entao eu coloquei aparelho faz uns 5 meses, e nunka fui fazer a manutenção, so que de uns tempos pra ca venho sentindo meu dentes meio moles, isso é normal? Me ajudem por favor. Obrigado.

    • Bom dia, Peterson. Não, não é normal… dentes moles em adultos é sinal de problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso, gengiva). Se você não pretende levar a sério o tratamento ortodôntico, sugiro fortemente que você remova o aparelho, pois ele dificulta muito a higienização e, sem supervisão, sua saúde corre risco.

  12. Parabéns, era justamente o que eu precisava ouvir/ler. Obrigado!

  13. Olá boa tarde, já uso o aparelho ha 5 meses, mas coloquei sem nenhuma documentação, meu dentista disse que eu não precisava bater o raio x, ate o momento tudo parece normal, as vezes penso em remover e fazer toda documentação para colocar outro aparelho com outro dentista o que você mim sugere? “Gabriel”

    OBRIGADO!

    • Gabriel, eu desconfiaria (e pelo jeito você também) se um dentista me dissesse que um exame usado para planejar e indicar um tratamento ortodôntico não é necessário. Na minha opinião, é essencial que você confie no profissional que está atendendo você, então, levando em conta a desconfiança, acho que seria legal procurar uma outra opinião. Mas não se preocupe em remover o aparelho, isso será feito apenas se necessário.

  14. Tenho retracao gengival em alguns dentes, isso contra indica o uso de aparelhos, ou piora essa retracao?

    • Suleima, depende do motivo dessas retrações gengivais. Mas, de forma geral, as retrações não contraindicam o uso de aparelho.

  15. Olá doutora, faz 2 meses que estou em tratamento, fiz umas restaurações e limpeza com flúor, estou gravida de 3 meses e meu dentista essa semana pôs aparelho só na parte superior, fiquei em dúvida porque outras pessoas disseram que fizeram raio-x antes de colocar, no meu caso se que não posso fazer por causa da gravidez e meu dentista falou que meu problema é estetico mesmo, vou usar aparelho só pra unir os dentes, ele ainda falou que tenho que fazer uma cirurgia de freio que é essa pele que tem entre os dentes que os separa. Queria saber se nesse caso realmente não é necessário fazer Raio-x.
    Obrigada.

    • Tamires, por menor que seja a movimentação, o ideal é sempre fazer a documentação ortodôntica (no mínimo uma radiografia panorâmica). Isso porque é essencial verificar a integridade dos tecidos ósseos e se não há nada que contra-indique a instalação do aparelho, além dos exames serem importantes para que o dentista planeje o seu tratamento. Como você está grávida, evita-se esse tipo de exame durante a gestação, ou seja: o melhor seria deixar o aparelho pra depois que o bebê nascer.

  16. Boa Noite!!!!!!! Eu ja fiz toda a documentação só tem uma problemão periodontal. O dentista que eu estou passando falou que não vai colocar o aparelho fixo em mim por causa do periodontal. Só que vai colocar o aparelho móvel. Eu posso ficar com o aparelho móvel??? Ele recomendou eu procurar alguém que faça esse tratamento.
    Essa é minha dúvida. Eu posso usar o aparelho móvel??? Desde já agradeço.

    • Santina, eu não sei qual seria a utilidade do aparelho removível no seu caso… só se for como contençã, ou seja, para ajudar a manter os dentes em posição enquanto você passa pelo tratamento periodontal. Ou seja, sim, você pode usar o aparelho removível… mas não deve se submeter a um tratamento ortodôntico com aparelho fixo até que o problema periodontal esteja controlado.

  17. Boa noite, minha irmã tem uma presa nascendo, ela vai por aparelho, mas a dentista disse q não precisa de exame… eu axei estranho, e pelo visto não pode!! Ah eu tbm falei com essa mesma dentista pra por aparelho em mim, mas ela disse q não precisava de exame!! O q vc recomenda? Outro especialista? Ou devo exigir q ela solicite os exames pra fazer a documentação?

    • Thay, eu consultaria outro dentista também. Até porque, mesmo que você exija que ela solicite a documentação, não quer dizer que ela irá usá-la…

  18. Ola, estou querendo colocar aparelho mas to com uma duvida, é que meu dente ciso nasceu torto, quero saber se vou ter que arrancar ele primeiro ou posso colocar assim mesmo, pq tenho medo de arrancar o dente ciso… agradeço se tb puder me dizer qual preço da documentação.

    • Vale a avaliação do seu dentista… em princípio, não há obrigatoriedade de extrair o siso antes de colocar aparelho. O valor da documentação depende da clínica em que você vai fazer esses exames, pode variar muito, algo entre R$ 80,00 e R$ 150,00 (geralmente).

  19. OLA!!! ME TIRA UMA DUVIDA POR FAVOR… EU QUERIA SABER SE É OBRIGADO FAZER A MANUTENCAO DO APARELHO COM O MESMO DENTISTA Q FEZ A DOCUMENTACAO OU Q PODE SIM IR P/ OUTRO DENTISTA CASO N POSSA OU N QUEIRA IR P O MESMO.

    • Ediane, se bem etendi você está me perguntando se pode trocar de dentista, é isso? Pode. :)

  20. É uma pena eu ter começado a desconfiar depois de já ter colocado o aparelho. Hoje fui até uma clínica aqui em Fortaleza e disse que gostaria de usar aparelho para corrigir um pequeno desalinhamento dos meus dentes. Fizeram uma limpeza e logo fui direcionada para uma sala onde instalaram o aparelho somente na parte de cima, restando 4 dentes de cada lado sem os “ferrinhos”. Tudo isso sem nenhum exame em mãos. Apenas tirei umas radiografias que só serão analisadas daqui há 1 mês. Agora estou sem saber o que fazer, já que paguei os procedimentos de hoje e assinei alguns documentos na clínica antes de tudo. Agradeço as explicações fornecidas nesse site. Muito úteis.

    • Fuja desta, é enrolação na certa, sou ortodontista e implantodontista e com mestrado em clinicas, e posso te dizer que enrolões existem em todos os cantos do Brasil, e aqui no nordeste mais ainda, sou daqui de Natal-RN e vivo tendo pacientes de outros ortodontistas que usaram aparelho por 5, 6, 7 e até 9 anos, e tudo isso porque pegaram profissionais, se é que posso dizer profissionais, que só enrolavam que só trocavam as liguinhas dos aparelhos, trocar liga eu digo a todos os meus pacientes, você troca até em casa, e inclusive eu ensino a mesus pacientes como trocá-las, pois tenho a convicção e experienecia que manutenção de aparelho não e trocar liga e sim olhar cada dente a cada mês se houve desvio ou melhorias em alinhamentos e nivelamentos, bem como sempre se faz necessário alguma troca de posição dos brackets, pois botem nas suas cabeças, que não se começa e se termina tratamento com os brackets colados nas mesmas posições, ajustes finos são sempre necessários, e apenas bons ortodontistas fazem isso. Pense bem, se você pagar barato compensa as suas dores de cabeça futuras? Procure quem faz uma ortodontia bem feita e passem longe de clinicas populares, são só enrolação a começar pela colagem dos brackets, que só colam ou só o de cima ou só o de baixo. e com relação a obtenção de documentação ortodontica, tem casos que muitas vezes não peço nenhuma, pois pela experiência podemos distinguir casos bem simples de pessoas sem caries e apenas de pequenos giros de dentes, coisas simples onde não se faz necessário documentação. Mas é como eu disse cautela, a experiencia nos trás esses valores de pedir ou não a documentação ortodontica. E bom dia, se precisarem de mais esclarecimentos podem mandar perguntas para revitalisodonto@hotmail.com, meu e-mail pessoal. Obrigado e espero ter ajudado.

  21. Eu queria botar o aparelho, o valor 390.

    • Janaina, qual a sua dúvida? Que valor é esse de 390?

    • Eu quero colocar aparelho, como que faço, mas sem manutencão, sem fazer nada, so para colocar e fazer o emprestimo, e para ficar com o aparelho de enfeite ate quando eu puder pagar um dentista.

      • Milena, dentistas (de verdade) não instalam aparelhos de enfeite (e nem sem manutenção ou sem fazer nada). Sugiro que você faça uma avaliação pra ver se precisa usar aparelho, é o primeiro passo. Vai que você precisa? Aí já tem motivo pra usar um.

  22. É possível tirar um RX panorâmico digital usando aparelho?? Preciso de uma segunda avaliação de um profissional. E ele pediu que eu tirasse um RX Panorâmico digital e enviasse para ele…
    Mas, uso aparelho ortodôntico. É possível tirar o RX mesmo usando aparelho??

    • Jaqueline, é possível sim… nada impede. E, se impedisse, o próprio dentista não teria solicitado.

  23. Olá doutora, já fiz todos os procedimentos, restaurações, limpeza, raspagem e amanhã vou fazer o pagamento da manutenção e da documentação. Quero saber se amanhã mesmo eu já consigo colocar o aparelho. E também gostaria de saber quanto à dor, já ouvi falarem que depois de cada manutenção dói os dentes e não se consegue comer nada e nem quase falar… eu trabalho com telemarketing, não posso ficar sem falar por conta do trabalho, como faço? Se puder esclarecer minhas dúvidas agradeço desde já. Boa Noite!

    • Nathan, depois que a sua documentação estiver pronta já é possível instalar o aparelho, é questão de você e o seu dentista combinarem. Após cada consulta mensal pode haver certa sensibilidade sim, mas não é essa dor toda não… não vai impedir você de falar, certamente.

  24. Olá dra. Eu gostaria de saber depois de quantas consultas é necessário por aparelho no procedimento de um dente canino cavado, uns pontinhos de cáries nos dentes de cima e um pouco amarelados? Agradeço desde já. Obrigado.

    • Thaís, acho que não entendi bem a sua pergunta… você quer saber quanto tempo levaria para terminar esses procedimentos que você citou, é isso? Não há como responder sem examinar você. Procure um dentista para avaliar, até porque “pontinhos” nem sempre são cáries e “dentes um pouco amarelados” é uma noção muito subjetiva.

  25. Doutora, quero colocar aparelho ortodontico, mas estou fazendo tratamento de periodontia, mesmo assim posso colocar o aparelho?

    • Infelizmente não, Luciane. É preciso que você termine o tratamento e que o dentista libere você para colocar aparelho, e ele só vai fazer isso depois de alguns meses, se constatado que o seu problema periodontal está completamente controlado.

  26. Olá Drª!
    Tenho uma duvida!
    Fiz a avaliação com o meu dentista, tive que extrair dois dentes mas pq estavam em um estado crítico e segundo o dentista não tinha mais volta, foram o 2° Molar de cada lado de baixo…
    Vou fazer a obturação semana que vem, depois disso posso ir tirar a documentação e depois fazer a limpeza que segundo ele é necessária, e ja por o aparelho ou preciso fazer a limpeza e depois a documentação…
    É demorado o processo após a documentação feita?
    Desde já eu agradeço.

    • Karina, você pode fazer a limpeza antes ou depois da documentação, fica a seu critério. Só seria interessante fazer a limpeza antes da instalação do aparelho. A documentação leva de 1 a 2 semanas pra ficar pronta (esse tempo depende da clínica na qual os exames foram feitos). Geralmente, estando pronta a documentação, o dentista/ortodontista entra em contato para marcar o dia da instalação do aparelho.

  27. Dra. Boa tarde!
    Minha filha está usando aparelho móvel , ela tem 9 anos e o problema dela é a questão do espaçamento. Já é o segundo aparelho móvel, pois o primeiro ela perdeu na escola, tentamos encontrar e nada. Mandei fazer outro custou 540 reais. Agora ela irá colocar aquele de chave, para abrir o osso na parte superior, porém achei muito caro o valor cobrado por esse aparelho, ele é de acrílico. A dentista cobrou 700 reais por ele, sei que depende do laboratório, mas ainda assim achei carissimo, pois já havia perguntado pra ela o valor mas ela só me deu uma estimativa. Acho que esses valores deveriam se negociados bem antes, para não haver surpresa. Pela manutenção pago 120 reais por mes. Agora estou imaginando daqui a seis meses quando ela retirar o de chavinha e colocar o fixo, será muito caro!! Minha dúvida é: depois de 6 meses que ela retirar o de chavinha posso mudar de dentista? Pois nao foi feito nenhum contrato, mas é que vai ficar pesado pra mim, pois juntando os dois aparelhos moveis e esse agora já gastei mais de 1700 reais, fora o fixo que ainda ela vai colocar. Sei que questão de saúde devemos querer o melhor, ainda que mais caro, porém acho que posso encontar um serviço de qualidade mais acessivel.

    • Raquel, também acho que esses valores devem ser negociados antes, afinal de contas quem paga é o paciente… e se ele não pode (ou quer) arcar com o valor, fica complicado mesmo. E sim, você e sua filha podem mudar de dentista a qualquer momento, é um direito de vocês.

      • Olá boa noite, eu ja usei aparelho e tirei ha algum tempo, fiz toda documentação e o dentista me disse que estava tudo ok, é preciso uma nova documentação ou é só continuar o processo com um novo aparelho ? Pois minha estrutura óssea não mudou…

        • Candido, depende de quão antiga é essa documentação. Se ela tiver mais de 6 meses, é bom, pelo menos, fazer uma nova radiografia panorâmica. Se houver necessidade, o seu dentista vai pedir.

  28. Doutora, preciso de uma orientaçao com urgencia, fui ao dentista e ele nao fez nem exame e nao retirou as caries dos meus dentes e colocou o aparelho, agora estou com mau halito e com o dente siso inflamado, o que eu posso fazer em relaçao a esse dentista, pois paguei 200 reais pelo aparelho e pago 50 reais todo mes pela manuntençao, e tive reparando que ele na manuntençao so troca a borrachinha e mais nada, é errado ou nao, e o que devo fazer, me ajude por favor.

    • Adriane, o mau hálito geralmente está ligado à escovação do paciente. Quando se coloca o aparelho, a higiene fica bem mais complicada… então é preciso uma atenção especial, pois aquele monte de “ferros” na boca costuma juntar muitos resíduos de alimentos e placa bacteriana. Se você não está satisfeita com o tratamento do seu dentista, é um direito seu trocar de profissional. Em alguns meses é até comum trocar “só a borrachinha”, dependendo do tipo de arco/fio que está sendo utilizado. Portanto, se isso é certo ou não, depende do caso. Converse com o seu dentista e pergunte pra ele o que ele anda “fazendo” na sua boca… o melhor, sempre, é conversar.

  29. Doutora, boa noite!! Fui hoje a dentista da minha filha e o aparelho de chavinha o qual ela ia colocar não deu certo. Resolvi consultar outras opinioes, e outra dentista disse que o caso delas tem que ser extração, pois mesmo que use o aparelho para expandir, no final terei que extrair mesmo assim, porém fico com receio de extrair, pois é comum extrair dente de criança para essa finalidade? A dentista a qual minha filha esta no momento disse que os aparelho será apenas uma tentativa, que talvez lá na frente tenha mesmo que extrair. O problema dela é a falta de espaço para muitos dentes, ela não tem mordida cruzada. Fico com medo de extrair e depois ficar aquele espaço e não ser preenchido, gostaria de uma opinião, sei que é dificil sem vc ver os documentos ortodonticos, mas é recomendavel extrair dente de criança nesse caso de falta de espaço?

    • Raquel, qual a idade da sua filha? Extrações por razões ortodônticas são bastante comuns, mas não saberia dizer da necessidade delas no caso da sua filha. Mas ambas as dentistas que você consultou deram a entender que há a necessidade de extração, então minha tendência é achar que essa é uma possibilidade real. Acho que você não deve se preocupar dos espaços causados pelas extrações não se fecharem, pois se não houvesse necessidade de criar esses espaços, as dentistas não teriam nem proposto essa solução.

  30. Pois é Ana, a minha filha tem 9 anos, só que ela estava tratando a parte inferior com aparelho móvel, e essa semana ia colocar o de chavinha , mas não deu certo o aparelho, então disse pra dentista que iria esperar mais um pouco. A dentista disse que isso seria uma tentativa de alguns anos para poder não ser necessária a extração, mas ai ontem mesmo levei em outra como havia dito antes, então ela disse que seria perda de tempo essas tentativas que seria melhor a extração . Minha dúvida agora é se mando extrair logo ou fico tentando todos esses anos alguma melhora? Porque a dentista que levei ontem ate disse que ela poderia ficar com os dentes certinhos, porém que a boca nao iria fechar mesmo. Mas agora que vc falou que é comum extração fico mais tranquila, mas acho que ainda vou consultar mais alguns dentistas por aqui. Obrigada pelos esclarecimentos.

  31. BOA TARDE DRA, em primeiro lugar quero parabeniza-la pelo seu profissionalismo, carinho com seu publico respondendo as tantas perguntas, profissional como tu que precisamos, bom por favor gostaria que tu tirasse uma duvida que eu tenho, quando passamos pelo dentista ele pede para fazer exames completos, documentacao, geralmente eles pedem para ver se pode ter algum outro problema dentario ou pede somente para colocaçao do aparelho? Desde ja quero agradecer sua atençao, obrigada, que DEUS continue te abençoando, fazendo sempre de ti essa profissional que es, bjss no seu coraçao fk com DEUS fuiiiiiiii

    • Obrigada, Julia. :)

      O dentista pede os exames pelos 2 motivos. Quando o paciente vai colocar aparelho, os exames (a documentação) servem para planejar o caso e, também, para checar se não há nenhum problema que contraindique a instalação do aparelho (algum problema ósseo, por exemplo. E mesmo que não contraindique, pode ser que haja alguma cárie ou problema não detectado no exame clínico que dê pra ver nesses exames.

  32. Uso protese movel em algum lugar dos dentes que perdi, posso colocar aparelho ortodontico?

    • Juliana, pode. Procure um dentista/ortodontista e faça uma avaliação.

  33. Olá Doutora,
    Faz um mes que minha esposa levou minha filha no dentista para ver se tem caries, o dentista falou que ela precisava usar aparelho, mas todos os que olham os dentes dela acham que nao precisa… mesmo assim nos compramos o aparelho e eu ainda nao paguei, dei um cheque para janeiro de 2013, só que eu fui no meu dentista e aproveitei e falei para ele avaliar os dentes da minha filha, ele achou um absurdo e falou que ela nao concordava. Ai minha esposa levou ela em outro dentista especialista de aparelho e ele tambem falou a mesma coisa, a impressao que eu tive é que o dentista que falou para minha filha usar aparelho esta doido por dinheiro… eu estou querendo sustar o cheque… o que devo fazer, sera que ele vai devolver o cheque numa boa e eu devolvo o aparelho ? Grato.

    • Carlos, a maioria das pessoas não tem os dentes todos retinhos… mas nem por isso quer dizer que elas PRECISAM usar aparelho. Eu costumo dizer que “se você PRETENDE corrigir seus dentes, você precisa usar aparelho”. Ou seja: na maioria dos casos é mais uma questão de escolha do que uma necessidade real (claro, tirando os casos mais severos de posicionamento dentário e das bases ósseas). Se sua filha não quer usar aparelho e não há nenhum problema muito severo, ela não precisa. Usar aparelho pode trazer benefícios, mas será que, considerando os custos, vale a pena? Aí é que está.

      Eu acho que você deve procurar o dentista, dizer que desistiu (sem citar que foi em outro dentista, não há necessidade disso) e que sua filha não vai mais colocar aparelho. Você falou em “devolver” o aparelho… sua filha já está usando algum tipo de aparelho removível? Nesse caso, você pode devolver, mas deve haver algum custo envolvido, o que eu acho justo que você pague. Se é o caso, simplesmente peça o cheque de volta. Se ele não devolver numa boa, suste e pronto… mas não acho que vai haver problema quanto a isso.

  34. Oi dra! Tenho 16 anos e ganhei pelo dentista do bem um tratamento gratuito sem nenhum custo, vou usar aparelho. Mas o que interessa é estou ansiosa porque ja fiz todo o necessario, panoramica, extracao, raspagem, extrai caries e restauração, vou fazer o mês que vem uma limpeza com jato de bicarbonato e fluor. Depois disso posso por o aparelho, pois ela disse que ia ser o passo final do tratamento, que trata do fio dental, sera que vou por o aparelho depois da limpeza com fluor?Obrigada doutora, desde ja agradeço pela atençao e um feliz natal e um prospero ano novo.

    • Bruna, acredito que o próximo passo, após o flúor, é a instalação do aparelho, sim. Um ótimo Natal e um feliz ano novo pra você também! :)

  35. Oi doutora! Eu de novo, tenho outa duvida, tive que extrair um dente pois estava só a metade, nao teve nem como fazer um canal. Mas esse dente é o que vai a banda, o penultimo dente, o que vai acontecer neste caso? Ah tenho outra duvida, tenho só um vão no dente da frente como se fosse o Bob Esponja, Dentinho ou o Ronaldo. Só na frente, entao há aparelho só na frente ou nao, só quero saber se existe. Muito obrigada, fico grata desde já e feliz ano novo.

    • Bruna, não há problema… ou a banda vai em outro dente ou nem será usada a banda. Isso não impede que você use aparelho. Embora até seja possível colar bráquetes apenas nos dentes da frente, isso não costuma ser feito, pois para fazer certas movimentações é necessário usar elásticos etc. que vão presos nos dentes de trás.

  36. Ola dra, quero tirar uma duvida, a clinica q eu frequento nao coloca aparelho e a dentista decidiu me encaminhar pra fazer os exames, entao gostaria de saber o q eu posso fazer depois q a documentacao estiver pronta, mesmo sabendo q a clinica nao coloca aparelho… Ah e tbm meus, dentes aqueles entre os caninos, estao um pouco la atras, gostaria de saber se vou ter q extrair pra por o aparelho.

    • Meykson, com a documentação em mãos você pode procurar qualquer dentista/ortodontista e fazer uma avaliação… é possível que a sua dentista mesmo encaminhe você pra algum colega que ela conheça. Quanto aos seu dentes “lá atrás”, depende… se com “lá atrás” você quer dizer que eles são mais para dentro, não deve haver necessidade de extração. Já se com “lá atrás” você quer dizer que existe um ou mais dentes que nasceram na parte de trás de outros, isso é sinal de falta de espaço e, talvez, seja necessário extrair dentes para alinhar os demais. Mas pra ter certeza, só fazendo uma avaliação com o dentista/ortodontista.

  37. Quero saber se a documentaçao fica com o dentista ou nao, eu paguei e a dra n quer me dar, quer que eu pague 140 reais por ela. Obrigado.

    • Meyre, se você pagou pela documentação, ela é sua. É seu direito retirá-la e levá-la com você. Por outro lado, se você não pagou, é justo que, pra retirá-la, pague o valor referente ao custo dos exames. Mas os exames nunca são do dentista, são do paciente e o dentista tem a guarda provisória deles durante o tratamento.

  38. Bom dia dra ANA, entao dra terminei meu tratamento dentario no dia 28 de novembro 2012, no dia 29 dei entrada na documentacao para fazer exames completos que a dra pediu, so que ela entrou de ferias dia 21 de dezembro 2012 e voltou a trabalhar no dia 7 janeiro de 2013, disse que no maximo os exames iriam demorar 10 dias para chegar, hj é dia 11 de janeiro, ate agora nao sei se ela ja esta com os exames em maos, se ainda nao chegou, disse que me ligaria assim que chegar para colocação do aparelho, quanto tempo demora para chegar o resultado dos exames, essa demora de entrar em contato comigo é normal, por favor tire minhas duvidas, tem como dra. esquecer que foi feito o pedido desses exames para mim, chegando exames tem como ela esquecer de ver os exames, quando feito na clinica ele é enviado como para minha dentista, as clinicas onde fazemos os exames tbm entram em recesso devido às festas de fim de ano?

    • Julia, calma :). Você está bastante ansiosa com relação a instalação do seu aparelho, né?! Mas fique tranquila… o atraso certamente tem a ver com a época do ano, férias, recessos e tudo mais. Se sua dentista disse que levava uns 10 dias, pode considerar mais uns 10 à soma…

  39. BOM DIA DRA, olha vc é o maximo viu, rsrs fk tao feliz quando responde minhas perguntas, sabe posso estar um pouco ansiosa com a instalaçao do aparelho, mas estou um pouco preocupada pq depois que fiz tratamento nos meus dentes, os dentes da parte de baixo, um deles da frente ja estava pouco tortinho, digo, vindo para o lado dentro da boca, agora percebo que esta vindo mais ainda, tem mais DRA, tanto durante a noite quando estou dormindo como durante o dia sinto pressao forte nos meus dentes, como se eu estivesse fechando eles com muita força, percebo que os dentes de cima, com essa pressao que esta havendo, tem cobrido os dentes de baixo, quando estou comendo algo sinto um estralo, uma dor na mandibula, mais essa pressao que sinto sobre meus dentes que esta me incomodando muito, pq essa pressao sobre meus dentes? Tenha um otimo fds, que DEUS te abençoe sempre, bjs no seu coraçao, fuiiiii…

    • Bom dia, Julia. :)

      A pressão que você sente, pelo que entendi, pode estar sendo causada por você mesma. Isso se chama “apertamento dentário”, e consiste em ficar pressionando os dentes de cima com os de baixo o tempo todo, sem relaxar… isso pode causar problemas, também, na articulação da mandíbula. E uma das causas pode ser, inclusive, ansiedade.

      Um ótimo fim de semana pra você também.

  40. Oi, Ana, tudo certinho?

    Eu gostaria de saber se há a possibilidade de colocar aparelho ortodôntico sem fazer apenas aquele modelo ortodôntico polido? Já fiz todos os outros exames. Porém, eu sou bem alérgica e quando faço esse exame é terrível, porque além de começar a coçar a minha boca eu começo a ter reflexos de vomito, ou seja, já fiz mais de uma vez e já aconteceu de eu ter que repetir o modelo, pois não ficou bom.

    Abraço.

    • Oi Clarice, tudo! :)

      O modelo de estudo é importante para o seu dentista planejar o seu tratamento. Mas se realmente você tem problema de alergia ao alginato (aquele material de moldagem fluido usado nesses casos), é possível mudar o material, por exemplo. A não ser que o seu dentista dispense a confecção do modelo, o que também é possível dependendo do caso.

  41. BOA TARDE DRA ANA, como vai tbm contigo, entao dra gostaria que me tirasse uma duvida, olha fiz tratamento de canal no dente da parte de cima, ultimo dente maior, ja tem 5 meses, depois de alguns dias foi feito restauracao nesse dente, so que venho sentindo uma dorzinha, pego no dente sinto dor como eu tivesse batido nesse dente, ele fk dolorido, ja fiz alguns anos canal em outro dente ate hj nao sinto nada nesse dente, mas esse de agora estou sentindo esse incomodo, vou colocar aparelho nos meus dentes sexta feira, esse dente que fiz canal pode me trazer algum problema com instalaçao do aparelho, pq esse dente que fiz canal esta doendo? Obrigada pela atençcao, fk com DEUS bj

    • Julia, às vezes o dente logo após o tratamento de canal fica um pouco dolorido mesmo, pois o processo inflamatório ainda está em curso. Outra possibilidade é que a restauração feita logo após o tratamento de canal tenha ficado um pouco “alta”, nesse caso o seu dentista precisaria ajustá-la, fazendo um pequeno desgaste. Quanto ao aparelho, se seu ortodontista não julgou haver problema, não creio que você deva se preocupar.

  42. Ola Drª. Ana!
    Ja fui ao dentista, dei entrada na minha documentação, tudo como manda o figurino kkk… Minha duvida é: tenho um canino que nasceu torto e fora do alinhamento mas para o céu da boca. Tenho que extraí-lo? Um amigo me disse que a extração desses dentes são perigosas porque pode deformar a face, é verdade? Desde ja muito obrigada.

    • Esther, os caninos realmente não costumam ser os dentes escolhidos quando há necessidade de extração, nem mesmo quando são os mais tortos presentes na boca. Ou seja: se você tiver que extrair algum dente, provavelmente não será esse, os caninos têm papel fundamental na mordida. Eu não diria que a extração desse dente “deformaria a sua face”, mas certamente poderia trazer implicações sérias pra estética do seu sorriso.

  43. Eu fiz a documentação completa, eu queria saber, eu fiz o modelo da boca, que aparelho eu vou usar, fixo ou movel?

    • Bruna, certamente o fixo. O removível costuma ser usado só depois de retirar o fixo, como contenção. Mas depende do caso, também.

  44. Boa noite Dra.

    Estou em um tratamento para uso do aparelho fixo, fiz hoje os exames necessarios para colar o aparelho e gostaria de saber este tipo de aparelho “Damon System” realmente deixa o tratamento mais rapido que o convencional “brackets”?? E em quanto tempo +/- começa a dar resultado o uso do aparelho??

    Obrigaado pela atenção.

    Li praticamente tds as perguntas e respostas que vc nos concedeu, fico impressionado com seu empenho em ajudar o proximo, coisa que ñ se costuma ver mto por aii…

    • Rene, esse sistema é mais conhecido com o nome de “aparelho autoligado”, e a principal diferença é que não há necessidade de se usar as “borrachinhas” pra unir o arco aos bráquetes. Cada bráquete tem uma espécie de aleta que segura o arco ou fio por si só. A vantagem, em tese, é oferecer menos atrito entre o arco e os bráquetes, o que permitiria um tratamento mais rápido. Mas, oficialmente, não há comprovação científica de que esse tipo de aparelho realmente ofereça um tratamento ortodôntico mais rápido. Faltam estudos a respeito, ainda.

      E obrigada. Fico feliz em ajudar. :)

      • Dra., mto obrigado pela explicação, fico feliz em saber que profissionais de excelente proceder estão dispostos a responder tds as questões duvidosas. Desejo apenas o melhor a vc, tanto na sua vida pessoal qto profissional, que Deus te abençoe sempre, espero que continue por mto tempo tirando nossas duvidas.

        Obrigado boa noite e um otimo carnaval Dra.
        ;)

        • Fico feliz em ajudar, Rene. Amém. :)

  45. Ola, boa noite Drª Ana! Em primeiro lugar quero parabeniza-la pela idoneidade que voce transmite em seus esclarecimentos e agradece-la por eles. Tenho 32 anos e aos 17 anos perdi meu canino em um acidente. Eu quero fazer um implante, pois a ausencia desse dente me incomoda tanto esteticamente como usualmente na fala. Gostaria de uma orientaçao de que tipos de cuidados devo tomar pra nao cair em maos erradas. Desde ja agradeço!!! bjs

    • Joseilton, obrigada :). A melhor forma de escolher um profissional é pedir a indicação de amigos… porque aí já se tem referências anteriores sobre o trabalho do dentista. Para procurar um dentista especialista em implantes (com especialização mesmo, embora qualquer dentista possa trabalhar com implantes mesmo sem ser especialista), é bom confirmar a especialidade no CRO (Conselho Regional de Odontologia) do seu estado.

      • Obrigado Drª Ana, queria que na minha cidade existissem profissionais do seu profissionalismo. Deus abençoe e proteja você!!

        • Obrigada, Joseilton. Fico feliz em ajudar. :)

  46. Onde eu faço os exames para poder por o aparelho… ja fui no ortodontista ae, eu n sei onde faz os exames, ajude-me.

    • Luiz Felipe, os exames são feitos em clínicas de Radiologia Odontológica. É necessário um encaminhamento do dentista / ortodontista… aí você leva esse encaminhamento e faz os exames.

  47. Oi, eu usei aparelho por 4 anos e quando tirei voltou td do jeito q era antes, e a manutenção a dentista só trocava as borrachas e nao trocava o fio e nada, e fora q ela demorou 2 anos só pra colocar o aparelho todo em cima e meu dinheiro foi tudo jogado fora… eh normal isso??
    Obrigado.

    • Tatiane, não é normal não. Você chegou a conversar com ela e perguntar como andava o tratamento, o motivo de não instalar o aparelho na parte de baixo? Ainda, após a remoção do aparelho fixo é preciso usar o aparelho removível como contenção, pra que os dentes não entortem de novo. Você usou?

  48. Olá, gostaria de saber se para colocar aparelho fixo ou móvel o dentista precisa ser um especialista nisso ?

    • Luciene, não necessariamente. O dentista clínico geral também pode instalar aparelhos.

  49. Oi Dra., eu nao usei, ela disse q nao precisava porque o meu problema era osseo e iria voltar de qualquer jeito, e nunca usei a tal da banda pq ela dizia q meus dentes eram pequenos e tinha q ser banda infantil, e nunca colocou, e quando eu perguntava se ela iria colocar o resto do aparelho ela falava q eu nao precisava, eu fiquei usando 2 anos aparelho so em 9 dentes em cima so depois q ela colocou o resto e ficou por isso mesmo, ela fez uma cirurgia pra tirar o freio. E hj eu estou com meus dentes como se nunca tivesse usado aparelho, e 4 mil reais jogados fora… fiquei mto chateada com essa situação.

    • Bom, sei lá… eu discordo que não seja necessário usar contenção porque o seu problema é ósseo. Acho que teria evitado esse movimentação pós-tratamento indesejada (recidiva). Mas estou supondo, já que não examinei você.

  50. Bom… coloquei aparelho ha mais de um mês, somente na parte superior e nos dentes da frente (onde o problema era aparente) sem o exame. Depois disso que meu dentista pediu os exames, fiz, e hoje fui fazer manutenção e foi descoberto um dente que está sendo impedido de nascer por conta de um outro (e que talvez precisasse de uma cirurgia), e uma bela mordida torta, assim precisando de colocar também embaixo, mas também somente na frente (não coloquei bandas, nem separador, pois os dentes de trás estão normais (creio eu), ainda assim é perigoso?

    • Cris, se os exames foram feitos e seu dentista já os avaliou, tá tudo bem. Seu relato demonstra bem a importância de se fazer os exames pra se colocar aparelho, tem certas coisas que não há como saber (o seu dente incluso, por exemplo) sem no mínimo uma radiografia.

      • Obrigada pela resposta :) Fiquei tensa, porque estranhei ele não pedir os exames de primeira, mas agora fico mais aliviada… Ainda com incomodo, mas aliviada.

        • :)

  51. O meu problema é que tenho 19 anos e ainda estou com um dente de leite, e o meu dente ficou na gengiva atras, mas não nasceu, qual o tipo de tratamento que devo utilizar? E se você sabe alguma clinica em Fortaleza que faça esse tipo de tratamento.

    • Gisleide, se bem entendi você tem um dente permanente retido dentro da gengiva e, por isso, ainda tem o dente de leite correspondente. Sugiro que você procure um ortodontista (dentista que trabalha com aparelhos ortodônticos) pra avaliar. Dependendo do posicionamento desse dente, é possível “puxá-lo” pra fora com o uso de aparelho. Não saberia indicar algum especialista aí, mas deve haver vários, por se tratar de uma cidade grande, capital.

  52. Doutora, tenho 28 anos e desde os 12 anos venho brigando comigo mesmo para não colocar o aparelho, pois das dezenas de dentistas que fui todos falavam que eu teria que extrair vários dentes, mas ontem fui a um, que me falou que eu não precisaria arrancar nenhum dente e nem colocar o expansor no céu da boca, que o aparelho que ele usava tinha um aperto mais forte e ele conseguiria abrir espaços para os dentes sem a necessidade do expansor, lógico que ADOREI a noticia e já vou amanha mesmo fazer as radiografias que ele pediu.

    *Tenho 2 dentes que ainda não nasceram por falta de espaço, são os 2 últimos da parte inferior.

    O que eu quero perguntar é: ao mesmo tempo que adorei esse dentista, estou desconfiado do seu tratamento, pois dezenas de dentistas anteriores falavam uma coisa e esse falou outra completamente diferente, é normal essa diferença de análise entre os profissionais da área, devo me preocupar, ou arrisco iniciar o tratamento, será que depois de ver os raio X a opinião dele mudará…?

    • Filipe, pode haver, sim, essa variação nas soluções propostas por diferentes dentistas. Se ele acredita que é possível encontrar espaço para alinhar todos os seus dentes sem extrações, não tenho motivo pra duvidar, até porque, a ortodontia mudou bastante nos últimos anos. Se esse dentista parece confiável e você está a fim de fazer o tratamento, manda ver! :)

  53. Oi doutora, estou gravida e gostaria de saber se posso fazer uma panoramica e outras coisas de raio-x dos dentes, a dentista disse que é para por aparelho, mas minha duvida é a radiaçao, pode prejudicar minha gravidez? Obrigada.

    • Bruna, a chance do feixe de Raios X atingir o seu abdômen em uma radiografia bucal, principalmente usando-se colete de chumbo, é nenhuma. Mesmo assim, não se indicam exames que utilizam Raios X no período de gravidez. Sugiro que você deixe o uso do aparelho pra depois que o bebê nascer.

  54. Oi doutora, quero tirar uma duvida, vou fazer na sexta-feira as radiografias, telerradiografia lateral; periapicais; modelo de estudo; traçados cefalométricos = padrão e mcnamara. Bom, é isso que esta escrito na minha documentação para as radiografias. Quero saber se vou demorar muito la ou vai ser rápido ? Entao, vai ser feito todos esses ou so alguns?

    • Devem ser feitos todos os exames, Bianca. Não é demorado não (coisa de uma meia hora), você fará as radiografias e será moldada. Mas a documentação (pasta) não fica pronta na hora, deve levar pelo menos 1 semana. Aí, ou você vai buscar ou o laboratório envia para o seu dentista, que liga pra você pra combinar o dia de instalar o aparelho.

  55. Ola Dra. Ana…

    Vou colocar aparelho e o meu dentista pediu para que eu fizesse a documentação… ele me entregou uma guia com o nome de uma clinica pra que eu faça a documentação… gostaria de saber se sou obrigada a fazer onde ele indicou ou posso ir com a guia na clinica que eu escolher? Obrigada.

    • Mariana, se a clínica que você escolheu oferecer exatamente o mesmo tipo de documentação que o seu dentista pediu, não vejo problema… os exames podem ser feitos em outra. Mas aí seria legal que ele fizesse um encaminhamento “genérico”, que pode ser em papel de receituário mesmo, pra você levar onde preferir.

  56. Dra., minha filha tem 3 dentes de leite e ela tem 12 anos, e eu levei ela no dentista e os dentes dela estão todos juntos, o dentista falou que ela tem que fazer um raio x e dai, dependendo, ela vai ter que arrancar, e nascendo ela tem que usar aparelho. Dra., ela arrancando esses 3 dentes em quanto tempo nasce ???Obrigada, Dra. Ana.

    • Amanda, depende das condições dos dentes permanentes dentro da gengiva. Se eles já estiverem próximos de nascer, é possível que já no primeiro mês depois das extrações eles nasçam normalmente. Mas, se depmorar um pouco mais, não quer dizer que haja alguma coisa errada… às vezes demora, mesmo.

  57. Ola Dra. td bem? Estou com uma duvida, estou em tratamento, tenho q fazer 4 restauraçoes, 2 em baixo e 2 em cima, tenho algumas caries pequenas e um siso q esta mto inflamado segundo minha dentista, meu ortodontista ja marcou para semana q vem para fazer a instalaçao do aparelho, é correto ele instalar o aparelho sem eu terminar o tratamento? Mesmo tendo q fazer 2 restauraçoes em cima o aparelho nao vai atrapalhar meu tratamento? Aguardo sua resposta e desde ja agradeço!!

    • Adriana, depende da localização dessas restaurações. Em tese, o aparelho instalado não impede que você prossiga normalmente com o tratamento clínico.

  58. Muito obrigado dra, vc é uma fofa rsrs

    • ÓIN <3

  59. Olá, boa noite Dra.
    Eu fiz o tratamento que a minha dentista pediu, e terminei. Agora vou fazer a documentação, eu gostaria de saber se é preciso só isso pra por o aparelho ? Eu tenho a mordida aberta, eu vou usar o fixo ou movel?

    • Fanny, se você já foi avaliada pelo ortodontista e terminou o tratamento clínico, é só isso. Basta fazer os exames e combinar o dia da instalação. E certamente você vai usar o aparelho fixo, o removível costuma ser usado só no final do tratamento, ao remover o fixo, como contenção (pra manter os resultados obtidos).

  60. Doutora, coloquei aparelho para mordida aberta, fiquei 8 anos devido eu faltar em manutençoes, com isso atrasou tratamento e muito, e tirei em 2008, hj uso uma extençao para acertar meu dente, foi retirado um pre molar e fiquei com um sorriso torto, eu nao consigo acertar o encaixe nos dentes, quero muito resolver isso, pois alem da estetica, me incomoda, a dentista que colocou é muito caro o preço dela, a ultima vez tentei pegar a minha documentaçao, ela se recusou a me dar, disse que eu nao precisaria, enfim se negou a me dar, e toda vez que toco no assunto ela se recusa, como devo agir nesse caso?

    • Eliana, se você pagou pelos exames, eles são seus. Se você não pagou, bastaria fazê-lo e retirar a documentação. Os exames são do paciente, se você deseja retirá-los (assinando um termo de que fez isso), é um direito seu.

  61. Doutora, boa noite, ja perdi dois dentes, tive q extrair pois n sei se estão fracos… com os dois aconteceram de furar, é normal isso ?

    • Estefane, não dá pra dizer que é normal. Dentes “furados” significa cárie, e cárie é uma doença. Procure fazer avaliações periódicas no dentista, pelo menos 1 vez por ano, pra que você não venha a perder mais nenhum dente.

  62. Gostaria de colocar aparelho, como faria nessa situação??

    • É preciso procurar um dentista / ortodontista e fazer uma avaliação. Se o uso de aparelho estiver indicado no seu caso, o dentista irá encaminhá-la para fazer os exames necessários.

  63. Obrigada, ja marquei, irei começar os tratamentos…

  64. Gostaria de saber quanto tempo leva para eles chamarem para colocar o aparelho depois de ter feito todas as documentaçoes… e se eles fazem tudo de uma vez tipo… molde, raio x, limpeza e etc… bgd

    • Anderson, depende da agenda. Mas depois da documentação pronta e avaliada pelo dentista / ortodontista, já dá pra colocar o aparelho. Os exames são todos feitos no mesmo dia, geralmente. Já a parte com o dentista (a limpeza e qualquer tratamento clínico), é feita em outra ocasião.

  65. Olá, dra.

    Acho seu blog bem interessante. Apenas sugiro que tenha cuidado com as respostas às perguntas pois muitas delas passam bem próximo a um desrespeito ao nosso Código de Ética.

    Até porque, o paciente é um leigo e pode não ter entendido o que o seu dentista disse. Isso acontece muito. E a má-fé também existe, tanto do dentista quanto do paciente. Como não dá para adivinhar quem fala a verdade, melhor se isentar, não é mesmo?

    PS: Seria bom bloquear comentários de colegas “sabichões”, que acham que todos estão errados e só eles são os corretos… Adoram falar mal do colega do lado… Triste!

    • Bruno, eu sempre tomo o maior cuidado pra não julgar, porque entendo que toda história tem dois lados. Eu agradeço o seu alerta, mas discordo que minhas respostas beirem o desrespeito à ética.

  66. Olá, boa noite dr(a), eu tenho uma retraçao gengival só em um dente inferior… e estou muito preocupada com isso… tenho muito medo de perder meu dente. Tem como a gengiva voltar ao normal? Me ajudem, estou muito triste… Me ajudem… Obrigada.

    • Lara, a retração gengival, em si, não é motivo pra você perder o seu dente. Mas a gengiva não volta ao normal sozinha, nesses casos é preciso cirurgia, às vezes nem a cirurgia dá jeito. Procure um dentista / periodontista pra avaliar.

  67. Eu não preciso usar aparelho mas eu quero colocar, como eu faço para colocar sem documento, tem como colocar?

    • Gustavo, procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação. Vai que ele diz que você precisa?

  68. Dra. eu tirei a minha pasta tem umas duas semanas, quanto tempo demora para chegar a pasta?

    • Depende da clínica de Radiologia onde você fez a pasta. Entre em contato com ela ou com o seu dentista, pra saber se ele já recebeu os exames.

  69. Boa noite, Dra.
    Eu efetuei a extração dos meus dois dentes do siso inferiores e também devo fazer o uso de aparelho, fiz a radiografia panorâmica e também a limpeza e raspagem dos dentes. Ainda não coloquei o aparelho, mas sempre sinto como se meus dentes estivessem moles, principalmente quando como doces, antigamente não fazia a higienização correta dos meus dentes. Após o início deste tratamento eu sempre cuidei bem dos meus dentes, o que pode ser? Se fosse algum problema periodontal poderia ter sido diagnosticado pelo dentista? Eu tinha muito sangramento na gengiva, após voltar a escovação correta e o uso do fio dental esse sangramento parou. Obrigada, espero sua resposta.

    • Karina, qual a sua idade? Se você já é adulta, o possibilidade de problema periodontal é real, ainda mais se você relata já ter tido bastante sangramento gengival. Sim, o dentista pode (e deve) diagnosticar um problema periodontal. De qualquer forma, acho que uma boa ideia seria, além de chamar a atenção do seu dentista para a possibilidade do problema, procurar um especialista em periodontia pra avaliar. Em caso de problema periodontal ativo, está totalmente contraindicado o tratamento ortodôntico.

  70. Oi Dra.
    Achei muito interessante e esclarecedoras suas respostas referentes às duvidas, parabéns. Gostaria de saber, estou colocando aparelho fixo, coloquei na parte de cima somente por enquanto, tenho mordida profunda, a minha dúvida é: meu dentista pediu somente para que eu fizesse uma panoramica e mais nada, só com essa panoramica ele consegue saber exatamente o tipo de tratamento que necessito? Ou preciso me preocupar e procurar outro dentista que me peça os exames completos?
    Pesquisei o CRO dele e realmente ele esta cadastrado como especialista.
    Obrigado desde já !!

    • Depende da complexidade do seu tratamento, Fernanda. A radiografia panorâmica oferece um monte de informações importantes, após sua análise o dentista / ortodontista já poderia instalar seu aparelho, sim. Os outros exames são importantes também, mas se o profissional não julgou necessário no seu caso, ok.

  71. Olá ! Fiz a documentação para colocar o aparelho, creio q nao tem nada de errado, as vezes q qndo fico sem passar fio dental entre um dente atras da boca q sinto um incomodo, mais qndo passo logo some esse incomodo, será q isso vai ser risco para eu demorar a colocar o aparelho ou nao é nada?

    • Não Magna, em princípio isso não é impedimento pra você usar aparelho. Mas através das radiografias que você fez, seu dentista vai poder confirmar isso pra você.

  72. ola Doutora, queria saber quais os riscos, pois amanha vou por o aparelho sem fazer a panoramica, entao ele tratou todos os dentes cariados, pois meus dentes estavam quase todos cariados, entao queria saber se mesmo assim posso colocar aparelho, pois eles sao muito tortos e tenho vergonha por conta disso, ah e esse dentista foi o unico que fez de um jeito que eu posso pagar, por favor me ajuda.

    • Aline, os riscos estão bem explicadinhos no texto acima. Pode não acontecer nada, mas pode ser que haja algum motivo intraósseo que impeça a instalação do aparelho. Sem uma radiografia, não dá pra saber.

  73. Oi Doutora,
    Me sinto ate envergonhado de publicar os seguintes relatos, mas la vai.
    Eu estava com fortes dores em alguns dentes e por isso tinha que procurar um dentista com urgencia, quando pedi a indicação de um profissional a um amigo ele me indicou um dentista que era muito bom, segundo ele, e que trabalhava com valores acessiveis, pois bem, tratei minhas caries e outras complicaçoes com ele, devo admitir que fiquei satisfeito com o atendimento que recebi inicialmente, e quando este dentista se ofereceu para “instalar um aparelho fixo” e cuidar do meu tratamento, eu aceitei. Claro que eu questionei sobre a documentação, mas ele me informou que meu caso era simples, que não era necessario, e eu aceitei esses termos e coloquei o bendito aparelho. Realmente aconteceram resultados significantes em questão de movimentação e estetica, porem recentemente ele se apresenta preocupado com meu dente canino e pediu que eu realizasse uma panoramica com o aparelho na boca e retornasse o quanto antes ao seu consultorio para avaliar a minha movimentação com mais cautela. Sendo assim, doutora, voce pode imaginar como me encontro preocupado com minha saude bucal, ainda mais depois de ler seu artigo e ver como é importante realizar procedimentos de prevenção antes de colocar um aparelho fixo.
    Por gentileza, desejo sua opinião, pois estou fortemente inclinado a procurar outro dentista e queria saber se posso tirar esta panoramica mesmo estando com o aparelho e tambem se eu teria dificuldade de encontrar em dentista disposto a prosseguir com meu tratamento; é claro que desta vez seguindo as orientações que foram expostas acima.
    Grato, doutora.

    • Paulo, realmente, o ideal era ter feito a radiografia antes da instalação do aparelho, pelos motivos que externei no texto. Mas não dá pra dizer, nesse momento, que haja algum problema no seu tratamento. Sim, você pode e deve fazer a radiografia panorâmica agora, vai ajudar o seu dentista no tratamento e tirar as suas dúvidas também. Se você quiser trocar de dentista, é um direito seu e, sim, outro dentista poderá assumir o caso. Mas, em princípio, me parece que as coisas têm caminhado bem e você tem visto resultados. Enfim: faça a radiografia e encaminhe ao seu dentista. Feito isso, converse com ele sobre os achados radiográficos e o prosseguimento do tratamento.

  74. Muito obrigado doutora, vou seguir seus conselhos.

  75. Olá boa tarde ! Gostaria de saber se dá pra ir colocando o aparelho enquanto se trata da cárie? Eu fui a uma orto e ela disse q aparentemente olhando os meus dentes nao ha nada de errado… ela me disse q só iria saber atraves de um raio x, eu fiz toda a documentação e estou ansiosa pra saber no q vai dar, pq tenho um dente q qndo fico sem passar o fio dental sinto aquele pequeno incomodo, e qndo passo logo paro de sentir esse incomodo, será q é caso de me preocurar de achar q pode ser uma cárie escondida e sendo nao poderei colocar o aparelho, so depois de trata-la?

    • Magna, dá sim. Se for uma cárie mesmo, a radiografia vai mostrar. E mesmo com o aparelho já instalado, é possível tratar normalmente.

  76. Ha cerca de 6 meses eu fiz a panoramica, coloquei aparelho e tive que tirar por motivos pessoais. Agora irei colocar aparelho novamente! Eu preciso fazer uma nova documentação ou posso usar a mesma panoramica, já que esta foi feita recentemente?
    Att,

    • Alan, depende da indicação do seu dentista. Eu, particularmente, pediria uma nova panorâmica. O resto da documentação (modelos, traçados, etc.) pode ser a mesma.

  77. Olá Doutora,
    Fiquei sem ir ao dentista fazer manutenção por 7 meses, por questoes financeiras, quando retornei à minha dentista ela estava me desligando do tratamento por não ter dado continuidade ao tratamento… ela diz que ela é obrigada a fazer isso caso eu não compareça ha mais de 6 meses no consultório! Isso realmente pode acontecer?

    • Pode, Thalita. O tratamento ortodôntico depende muito da colaboração do paciente… se ela julgar que, no seu caso, isso não aconteceu, pode indicar a interrupção do tratamento. Compreendo a questão financeira, isso é bem comum, mas, quando é o caso, é importante comunicar ao dentista e interromper o tratamento, pra retomar depois, quando as condições permitirem. Ficar de aparelho ortodôntico sem supervisão de um dentista pode trazer vários problemas, principalmente com relação ao aparecimento de cáries, gengivite, etc.. Mas é uma questão de vocês conversarem… se você estiver disposta a retomar o tratamento, externe esse desejo à sua dentista.

  78. Bom dia, doutora. É o seguinte : faz uns seis meses que eu parei meu tratamento porque eu mudei d cidade . Nao peguei minha pasta no meu antigo dentista, mas to pretendendo voltar pra minha cidade d novo, so que nao sei quando . Meu aparelho ja quebrou varios brakets . Gostaria d saber se eu posso fazer uma manutencao em outro dentista so pra colar os brakets e trocar as borrachinhas ate eu voltar pra minha antiga cidade . Nao vai cair tudo ????

    • Carla, o melhor que você faz é remover o aparelho. Não dá pra outro dentista colar os bráquetes porque cada dentista trabalha com marcas / tipos diferentes de aparelho. E veja, você diz que “está pretendendo voltar” para sua cidade, não que isso é certo… nesse caso, remova o aparelho e, se você realmente voltar à sua cidade, pode recolocar depois. Manter o aparelho sem supervisão e sem as consultas mensais no ortodontista não faz sentido nenhum, além de aumentar o risco de você desenvolver cáries e gengivite.

  79. Bom dia, dra.

    Minha filha nao tem dentes perfeitos, na minha opiniao ela precisa usar aparelho, posso levá-la direto num especialista ou preciso passar pelo clinico para que ele faça essa avaliação?
    Me ajude por favor

    Grato
    bjos

    • Eliz, você pode levá-la diretamente a um ortodontista pra avaliar, não é necessário passar pelo clínico. Embora seja até bom se consultar com o clínico antes, pois a parte clínica precisa estar ok pra se colocar o aparelho.

  80. Fui na dentista essa semana e ela me disse que seria necessário colocar o aparelho. Tenho que fazer a panorâmica para talvez retirar o siso. Achei que seria uma consulta normal pq qdo era mais nova perguntava a outro dentista e ele me disse que não era necessário colocar. Qdo ela falou perguntei se seriam só os de baixo e ela disse que seriam em todos. Pode ocorrer algum problema, caso eu coloque sem necessidade?! Ela disse que seriam uns 2 anos.

    • Eliane, é que talvez antigamente não houvesse necessidade… e sua dentista atual, avaliando, percebeu que o uso de aparelho poderia beneficiar você, hoje, de alguma forma. Não acho que ela sugeriria o uso se não houvesse necessidade… por outro lado, você não é obrigada a usar aparelho se não quiser, se não houver queixa dolorosa ou se simplesmente estiver satisfeita com a estética dos seus dentes. Mas se for usar, é preciso usar em cima e embaixo sim, afinal a mordida precisa “encaixar”, não é apenas uma questão de alinhar os dentes.

  81. Eu fiz avaliaçao no dentista e ele me disse que aparentemente nao tinha nenhuma carie. Depois me mandou fazer a documentaçao, depois de 15 dias me ligaram para colocar o aparelho. Gostaria de saber se nessa consulta mesmo irei colocar o aparelho ? E tenho uma duvida, eu tenho 15 anos é preciso levar minha mae ou eu posso resolver tudo ?

    • Luiza, nem sempre se instala o aparelho completo em uma sessão só. Às vezes o dentista instala só em cima, às vezes em cima e embaixo… depende. As bandas (os “anéis metálicos) – caso seu dentista vá usá-las – certamente serão colocadas noutro dia. Como você é menor de idade, é preciso que a sua mãe compareça pra assinar a autorização para o tratamento.

  82. Boa tarde, Dra. Ana.

    Procurei um dentista para colocação do aparelho ortodôntico, pois tenho os incisivos centrais muito pra frente. O dentista recomendou o uso do aparelho e disse que precisaria extrair 2 dentes (2 pré-molares superiores) para alinhar os meus dentes. Como são 2 dentes bons e saudáveis, fiquei com receio e então resolvi procurar uma segunda opinião. Procurei uma dentista que eu passava há uns 2 anos atrás, ela avaliou a minha documentação e disse que o meu caso não é tão grave assim para extrair esses dentes logo de cara. Disse também que há como fazer a correção fazendo apenas pequenos desgastes nos dentes do fundo, já que os meus dentes do siso nasceram corretamente e, segundo ela, não há necessidade de extração.
    Bom, como ela me apresentou uma opção melhor do que a primeira, coloquei o aparelho com ela essa semana! Não tenho nada a reclamar, pois ela é muito boa, só desejo saber se essa foi uma boa escolha e se é recomendável esses desgastes, ao invés de extrair os meus pré-molares que nunca tiveram cáries e nem nada.
    Estou confiante no meu tratamento com ela, mas desejo também saber a opinião da senhora, que ajuda MUITO com as suas explicações.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Até mais ;)

  83. Dra, tenho muita tensão na regiao da cervical e passei por uma avaliaçao, e a dentista disse que seria importante usar um aparelho, já que só consigo mastigar apenas de um lado, segundo ela é possivel até um rejuvenescimento através dele, tenho dentes apenas na parte inferior e protese na superior, posso confiar neste tratamento? Se sim como é este aparelho? É FIXO?

    • Anita, imagino que sua dentista esteja sugerindo o aparelho fixo, sim (aquele com bráquetes colados nos dentes). Não tenho como opinar de forma mais específica já que não examinei você, mas se sua dentista vê benefícios no uso do aparelho e você está disposta, ok.

  84. Olá, bom dia. Doutora, através de uma radiografia panorâmica é possível verificar a existência de cáries? E em caso afirmativo, a presença desta já vem explícita no resultado (que vem escrito, junto com a radiografia) ou é necessário que um dentista veja a radiografia e detecte que a cárie está lá? Muito obrigada pela atenção.

    • Cássia, é possível sim, embora a radiografia panorâmica não seja apropriada pra observação de cáries, o ideal são as radiografias interproximais. Ou seja: elas aparecem, mas a visualização não é boa. Sim, a presença de cáries já vem especificada no laudo (interpretação). Mas não há dentista que leia só o laudo, a gente sempre confere. ;)

  85. Muito obrigada, Doutora.

  86. Ola doutora, gostaria de saber: ha dois anos atras usava aparelho, fiz a remoçao devido a minha gravidez, agora quero colocar novamente, gostaria de saber se tenho que fazer todos os exames novamente ou se posso continuar com a mesma pasta anterior.

    • Alessandra, é preciso, no mínimo, de novas radiografias. Quanto ao resto dos exames, depende da avaliação do seu dentista mas, em princípio, modelos e traçados cefalométricos continuam valendo.

  87. Olá doutora, eu fiz o orçamente/avaliação ortodôntica para pôr aparelho e o dentista disse para eu fazer o raio-x e não passou mais nada e disse que após a panorâmica ele ja iria colocar o separador e depois de uma semana iria já por o aparelho. É possível colocar somente com raio-x sem fazer molde e nenhum outro exame?

    Obrigada, aguardo resposta.

    • Samara, uma panorâmica é o mínimo que se espera. Existem outros exames importantes, que visam o planejamento do caso. Mas se seu ortodontista não julga necessário, é uma escolha dele.

  88. Ei Ana Tokus …
    Eu vi o seu post depois que ja coloquei o aparelho, no meu caso coloquei o aparelho sem nenhum exame… no msm dia que fui fazer a avaliaçao, já foi posto o aparelho e nem raio x, foto, nao fizeram …
    Descobri que estava sendo atendido por pessoas que sao só auxiliares de dentista … achei mt errado e estou insatisfeito com o serviço, queria o reembolso do meu dinheiro gasto …
    A duvida é: pessoas com curso de auxiliar de dentista podem atuar como dentistas? Na clinica que eu fui, existe uma Dentista de verdade e outras que sao auxiliares, isso esta correto ? Elas teriam que auxiliar o Dentista e nao fazer todo o trabalho, e dps que já feito a Dentista de verdade só aparece para olhar .

    • Jhonata, esse tipo de atendimento, infelizmente, é bastante comum. Isso acontece em clínicas mais “populares”, digamos assim, que atendem muitos pacientes por um preço mais acessível. Os TSBs (Técnicos em Saúde Bucal) podem, sim, executar procedimentos no paciente (embora a gama de procedimentos permitidos seja limitada), desde que sob supervisão direta do dentista, ali do lado. Se você não está satisfeito com esse tipo de atendimento, é direito seu procurar outro profissional, deixe bem claros os motivos ao interromper o tratamento. Tenha em mente que certamente a interrupção do tratamento terá custos, uma vez que o aparelho já foi instalado e o tratamento iniciado… questão de vocês conversarem.

  89. Bom Dia, Doutora

    Eu tenho 17 anos, e ontem eu fui fazer a extração do dente de siso inferior esquerdo, só que o dentista não conseguiu arrancar, pois eu estava sentindo muita dor e o dente ainda esta muito fundo, só que na radiografia parece que ele esta quase para fora e esta muito inclinado. É normal o dentista não forçar ? Ele me deu 3 pontos, passou a medicação e pediu para aguardar e retornar outro dia.

    Obrigada !

    • É sim, Claudia. Se o dentista julga que continuar tentando a extração pode ser prejudicial pra você, com chance de alguma lesão que deixe sequelas, o melhor é interromper o procedimento. A decisão pode ser de não tentar mais, de tentar num outro dia ou encaminhar para um dentista especialista em cirurgia.

  90. Achei muito interessante seu blog e queria tirar uma duvida, é necessario a extração de um dente supranumerario da parte inferior que não da nem pra ver nem sentir volumes (por ser pequeno e nao incomodar, nem aparece na gengiva se passar o dedo tbm, n sente nenhuma ondulação no local) antes de começar um tratamento dentário na parte superior? Da pra começar o tratamento sem a retirada do mesmo? Obrigado pela atenção!

    • Leandro, de forma geral existe, sim, a indicação / recomendação de extração de dentes inclusos, sendo supranumerários ou não. Mas se não incomoda você, não há nenhuma doença (um cisto, por exemplo) associada a esse dente e você não pretende usar aparelho para movimentar os dentes na parte de baixo, não é obrigatório extrair, não. Um acompanhamento periódico já é suficiente. Portanto, dá pra começar o tratamento na parte de cima, sim.

  91. Oi Ana, tudo bem ?
    Minha dúvida é: tenho duas caries que estão a vista, queria saber, vou pagar 150 na documentação e acho que pra colocar aparelho tem que cuidar primeiro… caso tenha que cuidar, o valor pago na documentação cobre esse tratamento ou não, ou a gente tem que pagar outro preço ?

    • Daniel, tem que tratar antes de colocar o aparelho, sim. E não, o valor da documentação só vale para os exames, qualquer outro tratamento clínico necessário tem valor à parte.

  92. Pode dar algum tipo de problema para um dentista se ele for denunciado que esta colocando aparelho sem fazer a documentaçao necessária antes?

    • Priscila, na verdade quem define a documentação necessária é o próprio dentista. Há um consenso entre os profissionais quanto aos exames mais importantes, e eu colocaria como imprescindível, NO MÍNIMO, uma radiografia panorâmica. Se o dentista assumir o risco de não pedir nenhum exame mas não causar nenhum dano ao paciente, não há o que denunciar, ao meu ver. De qualquer forma, é só minha opinião, essa á mais uma pergunta jurídica que odontológica… um advogado seria mais apropriado pra esclarecer isso pra você.

  93. Ana, meu caso é o seguinte… Já possuo o aparelho, mas nunca vi a documentação em minhas mãos. Devo ou não ter uma cópia? Sei que tenho o molde, radiografia panorâmica e peripical, mas nunca vi nada.
    Além disso, o meu dentista cobra a taxa mensal de manutenção, a taxa mais alta da cidade, porem, como estou nos primeiros meses de aparelho, acabo sempre quebrando algum braquete. Ele me disse que vai começar a cobrar por cada braquete (fora da taxa mensal de manutenção que creio eu, seja para cobrir esse tipo de imprevisto) é correto ele me cobrar esse extra?

    • Mayara, é comum (e eu acho justo, pois gera custo) que o dentista cobre pelos bráquetes quebrados / descolados, porque tem muito paciente que REALMENTE não tem o mínimo cuidado com o aparelho, mesmo tendo sido orientado sobre alimentos a evitar e outros cuidados. Claro, cada caso é um caso, às vezes o bráquete cai mesmo, e eu acho que vale uma conversa… no termo de consentimento que meus pacientes assinam quando instalam o aparelho, existe essa previsão de cobrança… mas não me lembro de ter cobrado alguma vez.

      Quanto à documentação, você gostaria de uma cópia por que? A documentação serve como base para que o dentista / ortodontista planeje o tratamento do paciente… não há interesse pelo paciente, necessariamente, no conteúdo dela. Quando eu termino o tratamento dos meus pacientes, costumo devolver os exames pra ele (ele assina uma declaração dizendo que está levando o material com ele) e manter em seu prontuário, que fica comigo, apenas uma radiografia panorâmica recente (que requisito após a remoção do aparelho). Durante o tratamento, de minha parte, ele pode ver a documentação dele quando quiser… é só pedir. Mas nunca ninguém pediu. ;)

  94. Ana, fiz uma documentação hoje mas eles não fizeram o molde de gesso, e comum ?

    • É, Renan. Depende de que tipo de exames seu dentista pediu… se ele não pediu modelo de gesso, a clínica não fez.

      • Mas eles só deram uma guia para eu marcar a documentação e não tava falando se era simples ou completa, ta marcado para eu colocar aparelho dia 17, terça feira.

        • Geralmente as clínicas de Radiologia já sabem que tipo de documentação o ortodontista prefere, por já terem feitos muitas outras antes para o mesmo profissional. Provavelmente por isso não tem especificação nenhuma na guia. Não se preocupe com isso, apenas vá e faça a a documentação… se houver alguma dúvida, a própria clínica entrará em contato com o seu dentista.

  95. Bom dia Dra. Ana,

    Coloquei aparelho há 09 dias, quando fiz a avaliação o dentista pediu apenas uma radiografia panorâmica da minha face, e mais nada, nem fotos, nem molde de gesso ou qualquer outro exame pertinente. O fato é que, ao examinar a radiografia, ele notou um desgaste ósseo na arcada superior, com mais ou menos 03 milímetros, que afetam os incisivos centrais e incisivos laterais, suponha-se que seja devido a uma queda que tive quando criança que me rendeu dois dentes quebrados.
    O fato é que estou com receio agora, vendo sua postagem, eles deveriam, devido a este agravante do desgaste ósseo, fazer mais exames? O que a Dra. me recomenda, devo procurar a opinião de um segundo dentista?

    • Marco Antônio, uma radiografia panorâmica é o mínimo necessário pra se começar um tratamento ortodôntico. Embora não traga tantos dados úteis para o planejamento do caso, pode revelar detalhes importante. O importante é determinar a causa dessa perda óssea e se ela está ativa ou não. Se a causa for mesmo a queda que você teve quando criança, certamente essa perda está estabilizada e o tratamento ortodôntico pode proceder normalmente. Se você quiser uma opinião mais embasada sobre isso, pode consultar um periodontista.

      • Obrigado pelo retorno, irei seguir seu conselho e procurar o periodontista, não quero ter surpresas desagradáveis futuramente. Irei curtir sua página assim que chegar em casa, mais uma vez, muito obrigado!

        • ;)

  96. Dra. estive a uma semana atrás em um ortodontista, ele fez uma avaliação e solicitou uma radiografia panorâmica, após o resultado fui para o procedimento para colocar o aparelho fixo, apenas na parte superior. É possível fazer uma avaliação rápida apenas com uma radiografia, o molde não é complemento para colocar adequadamente o aparelho ?

    • Raquel, a radiografia panorâmica traz bastantes dados importantes. Se seu ortodontista julgou suficiente, ok. Os modelos não são essenciais, embora possam ser muito úteis pra que o dentista planeje o tratamento. E como você disse, um complemento.

  97. Olá! Em breve vou retirar o aparelho fixo e colocar o móvel. Gostaria de saber se antes de colocar o móvel é necessário fazer uma nova documentação?? Já uso aparelho há 5 anos.
    Obrigada!

    • Maria, necessário não é. Mas muitos dentistas / ortodontistas costumam pedir uma nova documentação ao término do tratamento, pra avaliar os resultados obtidos. Eu gosto de requisitar, pelo menos, uma nova radiografia panorâmica.

  98. Olá Dra. Ana,

    Estou usando aparelho movel ha uns 4 meses, gostaria de saber durante quanto tempo é indicado guardar a documentação do aparelho ?

    Obrigado.

    • João, na verdade nem é necessário guardar. Geralmente a documentação fica com o dentista / ortodontista, arquivada por alguns anos. Mas quando o dentista devolve para o paciente ao término do tratamento, o paciente pode até se desfazer dela se quiser. Eu, particularmente, costumo devolver a documentação inicial para o paciente, ele só assina um termo declarando que a levou embora.

  99. Ola! Já usei aparelho, mas meu dentista só fez o molde em gesso dos meus dentes, só com o molde foi correto ele prosseguir com tratamento? Ou ele deveria ter pedido mais exames?

    • Dayane, na minha opinião é necessário, pelo menos, uma radiografia panorâmica pra se instalar o aparelho. Assim, se houver algum impedimento (dente incluso que impeça a movimentação, alguma lesão óssea, etc.), a radiografia revelará. Mas cada profissional, uma sentença.

  100. Dra.,
    Eu fui ao dentista, ela me avaliou e tal e disse que eu ñ preciso usar aparelho, sendo que eu disse pra ela que o que me incomodava era que eu tenho 2 dentes tortinhos e desalinhados embaixo, e em cima eu tenho os dentes separados e ela ñ quis nem pedir exames, como foi dito na matéria acima tem algumas coisas que ñ tem como ver no exame normal. Acha que eu devo ir a outro dentista? Sendo que tenho 12 anos.

    • Lara, se você tem um ou mais dentes desalinhados / tortos e gostaria de corrigir, isso em si já é motivo pra usar aparelho. O problema aí é o verbo “precisar”… porque tem gente que tem os dentes BEM tortos mas não sente dores e não pretende corrigir… então não dá pra dizer que essas pessoas PRECISAM usar aparelho, não é uma obrigação. No seu caso, se você tem um motivo e está disposta, não é que precise, mas PODE usar aparelho. De alguma forma, vai te beneficiar. A dentista que avaliou você pensou no ponto de vista da sua saúde, e não da estética, por isso ela disse que você não precisa usar aparelho. Se você quiser, peça pra um responsável levar você num outro dentista / ortodontista pra avaliar, é um direito seu. :)

      • Obrigado pela resposta, eu vou a outro dentista.

  101. Dra. Ana,
    Meus dentes estão totalmente separados, mas o dentista disse que eu não preciso usar aparelho, tenho 10 anos mas eu acho que mesmo assim preciso usar, porque é totalmente feio, eu tenho vergonha até de sorrir. Ela pediu apenas uma Radiografia Panorâmica, mas estou pensando em ir a outro dentista porque ela disse que eu podia crescer um pouco mais e mais tarde colocar o aparelho.

    • Nicolas, pra aparelho fixo você é muito novo, mesmo. Essa fase da dentição mista, quando há dentes permanentes e de leite “misturados” na boca, é bem chata… geralmente não é muito bonito. Mas isso melhora com o tempo e, o ideal, é aguardar que todos os seus dentes permanentes nasçam pra, só então, instalar o aparelho fixo e fechar os espaços que incomodam você. Tenha um pouquinho de paciência, até os 12 anos você já deve ter todos os dentes permanentes na boca, aí já pode usar aparelho fixo.

  102. Olá Dra. Ana,
    Parabéns pelo blog, muito bom e bem detalhado. Minha pergunta é :
    Ao fazer a documentação ortodôntica, necessita algum preparo para o mesmo antes do procedimento ? Porque eu já fiz, e ao fazer fui pela manhã e ao tomar café somente fiz uma escovação, tem algum problema nisso, devido não ter utilizado o uso do fio dental ? Parece bobagem o que estou perguntando, mas acredito ser necessário. Aguardo sua resposta.!

    • Não Elaine, sem problema algum. :)

  103. Boa noite, Dra.!
    Aproveitando esse post da Elaine, eu vou fazer a documentação amanhã e to sem fio dental e sem anti-séptico também, só vou poder fazer uma escovação simples após a refeição da manhã. Nisso creio que ficará resíduos de alimentos do dia e de outros dias que não utilizei o fio dental e nem o anti-séptico, o que a senhora me diz a respeito ? Alias Dra., anti-séptico até tenho, mas muitas vezes acabo esquecendo de usar.

    • Adriana, o ideal é usar o fio dental, sem dúvida. Nesses dias todos não deu tempo de passar rapidinho numa farmácia e comprar? ;)

  104. Dra. Ana,
    Não tive como comprar, porque acabei esquecendo. Enfim, isso impede de fazer a documentação ? Seria necessário remarcar nesse caso ? Obrigada ! *-*

    Até porque no post da pessoa anterior a mim, a senhora disse não ter problema algum. Grata !

    • Não tem mesmo, não precisa remarcar. :)

  105. Dra. Ana,
    Mesmo sem passar o fio dental e usar um anti-séptico bucal, utilizando apenas a escovação após a refeição, a senhora diz que, ainda assim posso fazer a documentação ortodôntica ? É isso mesmo ? Não atrapalha nos resultados das radiografias, fotos, mordida e molde em gesso ?

    • Adriana, é como eu disse: não é o ideal. Mas se você escovou bem os dentes e não está sentindo nenhum resíduo grande de alimento entre os dentes, em princípio, não interfere em nada. Você não ia fazer a documentação no dia 4? Foi fazer ou não? Se não foi, já deu tempo de comprar o fio dental.

  106. Já fiz sim Dra . !

  107. Em princípio não interfere em nada ? Pode ser mais clara ?

    • Eu acho que você é que precisa esclarecer melhor qual é a sua dúvida, Adriana. Eu não estou entendendo a insistência…

      O ideal é: fazer uma higienização completa antes de fazer os exames, o que inclui escovar os dentes e usar o fio dental. Se você só escovou os dentes e não percebeu nenhum resíduo grande entre os dentes, deve ser suficiente. Pelo menos até hoje nunca vi um dentista pedir que os exames fossem refeitos pelo motivo “dentes sujos”. Mesmo que você tivesse muito tártaro, por exemplo, ele até apareceria na radiografia panorâmica, mas não interferiria no resultado dos exames.

  108. Obrigada Dra. Ana pela paciência !

    • Ahauahauaha, imagina Adriana… ;)

  109. Olá Dra. Ana,
    Tenho 13 anos e não estou sabendo usar o fio dental nos dentes, minha mãe diz que eu gasto d+ por tirar vários pedaços, pois fica sujo após cada dente e então acaba rápido os pedaços que tiro. To sem noção de como usar, devo tirar um pedaço enorme, sim enorme como ? Para usar em todos os dentes da boca, ou um pedaço para cada arcada em cima e embaixo ? As vezes estou lavando o próprio fio para reutiliza-lo nos outros dentes, como fiz agora pouco.

    • Emilly, o importante é não levar os resíduos removidos de um dente para outro dente. Então você tem razão ao usar um pedaço grande de fio (de uns 30 cm) e até de lavá-lo durante o uso. Uma forma de não ter que lavá-lo é enrolá-lo no dedo indicador ou médio de uma mão, passar entre os dentes e ir desenrolando aos poucos (enrolando no dedo da outra mão). Cada vez que você passa, desenrola o fio de um dedo e enrola no outro lado (no dedo da outra mão). Mais ou menos assim –> http://bit.ly/1hy08Ck

  110. Fui ao dentista e ele disse q precisava de aparelho, fiz uma restauração e ele falou pra pagar a documentação que ele daria um encaminhamento para eu fazer em outra clínica, pois lá não faz… estranhei pois pensava que se pagava a documentação onde se faz ela .

    • Realmente Jaqueline, geralmente se faz o pagamento na própria clínica que realiza os exames. Provavelmente seu dentista tem algum tipo de acordo / convênio com a tal clínica e costuma ele mesmo repassar os pagamentos.

  111. É, acho que pode ser isso, pois a clínica onde o dentista trabalha (onde que fiz todo tratamento antes da documentação) tem o mesmo nome da clínica que vou fazer o exames.

    • Então é isso mesmo, Jaqueline! :)

      • Muito obrigada, já estava preocupada, belo blog, está ajudando muitas pessoas.

        • ;)

  112. Eu uso o aparelho desde ontem que coloquei e tive dificuldades para passar o fio dental. Quando passei, ficava dificil de entrar e foi um sufoco. Como faço para ter mais facilidade? E se a sra me recomendar algum tipo de fio especifico, como vou marcar o pedaço limpo (para utilizar no prox dente), se não vou poder enrolar nos dedos para tirar entre os fios? E 30 cm é suficiente para todos os dente da boca? Pq cada dente precisa de um pedaço limpo, ou seria um de 30 cm para cada arcada? E nos dentes que ainda não tem, no caso só tenho aparelho em cima superior, embaixo ainda não. Como passo o fio nos lugares que não tem aparelho e nos que tá o aparelho? Acabei lavando e reutilizando o mesmo ontem, e tive que tirar varios pedaços por ter me perdido e achando que ja tinha acabado partes limpas do fio, gastando muito e acabei me perdendo em que parte estava limpa e que parte já tinha sido utilizada, enfim foi uma loucura. Me ajude !

    Nem sei se acabei passando alguma sujeira pra outro dente ou não, e no fim, depois de ter escovado e feito uso do fio e anti-septico, ainda tirei mais um pedacinho pra limpar os dois ultimos dentes do fundo após o ciso esquerdo, aff

    • Evellyn, não precisa se prender tanto ao aspecto técnico do processo, na verdade a coisa toda é simples: é preciso passar o fio dental, limpo, entre todos os dentes. Onde tem aparelho, você pode usar um passa-fio (uma espécie de agulhinha plástica que se compra em qualquer farmácia) pra ajudar. Onde não tem, é mais fácil, basta passar o fio até a gengiva “esfregando” ele no dente. Pode ser fio ou pode ser fita, ao qual melhor você se adaptar. Eu, particularmente, prefiro a fita… gosto muita da fita da Johnson & Johnson. Se você “se perde” e não sabe onde está a parte limpa do fio, simplesmente lave-o. O importante é que o fio esteja limpo, de forma a não passar resíduos de um dente para o outro. Use de 30 a 40 cm de fio, é mais do que suficiente para os 2 arcos dentários.

  113. Boa noite!

    Tenho 2 filhos adolescentes, ambos usam aparelho por orientação da dentista. Acontece que agora comecei a desconfiar dela pois o tratamento nunca acaba… Sempre surge uma coisa nova a fazer. Pagava ate dezembro R$ 200,00 de manutenção e agora em janeiro fui pagar e ela me disse que havia aumentado para R$ 280,00/mes. Minha filha diz que ela nao faz mais nada além de trocar as borrachinhas… Estou muito indignada, acho que ela está postergando a retirada do aparelho pra ficar cobrando a manutenção! Penso em simplesmente abandonar o tratamento com ela e procurar outro dentista mais barato. Posso pedir a ela toda a documentação dos meus filhos? Ela os atende desde pequenos (2005) e eu nunca fiquei com nada! Obrigada.

    • Juliane, se você pagou pela documentação dos seus filhos, elas são suas. Minha opinião é que você tem total direito de retirá-las. Por outro lado, se forem exames assim tão antigos, caso você opte por trocar de ortodontista, será preciso fazer novas documentações, pois esses exames já estão muito defasados… então, nem haveria necessidade de retirá-los. Claro que não tenho como afirmar que a dentista esteja postergando a remoção do aparelho, nem seria ético da minha parte (mesmo que eu desconfiasse disso)… mas é um direito seu pedir uma segunda, terceira, quarta opinião, se achar necessário.

  114. Oi doutora, fiz uma panoramica, deu reabsorções das cristas osseas alveolares, estou para colocar aparelho dentario, é possivel…?

    • Patricia, depende do tipo de reabsorção. Se for uma reabsorção óssea fisiológica, ou seja, “normal” (com a idade a gente vai perdendo um pouco de massa óssea, mesmo), não há problema nenhum em se instalar o aparelho. O que não dá é colocar aparelho se houver uma reabsorção óssea patológica em caso, ou seja, uma doença periodontal ativa. Não sei qual é o seu caso, mas seu dentista / ortodontista vai esclarecer isso pra você.

      • Obg por me responder, tenha uma boa noite…

        • ;)

  115. Eu Tenho Os Dentes Bem Certinhos e Normais, Mas Quero Colocar Aparelho, Eu Posso Colocar?

    • Marcia, se você não precisa, nenhum dentista vai sugerir que você use aparelho. Então, colocar pra quê?

  116. Olá Doutora, é que há alguns meses comecei meu tratamento e coloquei o aparelho. So que agora vou mudar de estado e quero saber. A minha dentista é obrigada a devolver a documentação do aparelho ou não ?
    Ou é melhor eu tirar o meu aparelho e quando chegar na outra cidade tirar outra documentação e colocar outro aparelho ?

    • Acácio, se você pagou por essa documentação, ela é sua. Portanto, você pode levar com você, sim. Por outro lado, se os seus exames tiverem mais de 6 meses seu novo ortodontista deve pedir uma nova documentação, e é preciso considerar, também, que tipo de bráquetes e técnica ele vai usar (que podem ser diferentes dos que a sua dentista usa). Portanto, se você ainda não tem um ortodontista na nova cidade, talvez o melhor seja mesmo remover o aparelho.

  117. E o passa fio Dra, pode ser reutilizado ou cada dia q usar o fio precisa de um novo passa fio ? Eu comprei o super floss oral b, achei pouco o pedaço, só deu pra usar na arcada superior e alguns da arcada inferior e ainda usei a parte da esponjinha entre os dentes, pois diz no rotulo que a primeira parte do fio é como se fosse o passa fio, segunda parte é uma esponjinha pra limpar lateral das brackets e a terceira parte será o fio dental, achei q não deu e comecei usando como indica, uma vez só (no dia que comprei) e depois nos dias que fui ao ortodontista (colocar o separador, e no dia da manutenção, dias seguidos) utilizando sem ser como recomenda o rotulo, usei a esponjinha entre os dentes, não gostei de usar entre as brackets, achei muito fina, parece mais um fio dental um pouco mais grosso, e onde não tenho aparelho usei normal o fio. E outros dias anteriores estava sem usar pq não estava sabendo usar, pois no dia que coloquei o aparelho comecei a usar sem passa fio e sem o super floss, fui improvisando e gastando horrores de fios. Enfim dra, to me sentindo uma burra por isso e só faço gastar, minha mãe fica chateada com isso…

    • Pode reutilizar sim, Evellyn. Como o passa fio é uma “agulhinha plástica”, basta lavá-la e usar de volta. O Super Floss é muito bom, mas é mais caro, mesmo. Se a “esponjinha” passa entre os seus dentes, você pode usar dessa forma, também. Apenas não force.

  118. Dra, fui no dentista, fiz todo tratamento de carie e tals, obturaçao, extrai um siso, o dentista ja vai montar meu aparelho, mas sem radiografia nem nada, ta certo isso ?

    • Gabriel, quando você extraiu os siso, foi feito sem radiografia?

  119. Olá dra, fiz toda a documentação para usar Aparelho Fixo, eu queria saber quanto tempo demora em media para ficar pronta, e tb se quando ficar pronta eles a avaliarem, já ligam para colocar o Aparelho?? Estou muito ansiosa !

    • Brenda, depende da clínica de radiologia que você procurou, mas geralmente leva mais ou menos 1 semana pra documentação ficar pronta. Sim, após seu dentista receber os exames e avaliá-los, ele entrará em contato em seguida pra vocês agendarem o dia da instalação do aparelho.

  120. Qual é a diferença do adesivo ortodôntico auto e foto? O auto não precisa da luz de polimerização?

    • Sim Nel, exatamente isso.

  121. É NORMAL FAZER EXTRAÇAO DURANTE O TRATAMENTO ?

    • Sim, Lucas. Extrações dentárias por motivo ortodôntico no decorrer do tratamento são muito comuns.

  122. Ola doutora, tenho uma duvida, tenho um dente supranumerario, e preciso colocar aparelho, pois meu dentista chega na proxima semana, o que eu eu faço? Preciso arrancar esse dente logo? Ou posso arrancar depois?

    • Warlison, depende da avaliação do seu dentista quanto à necessidade prévia de extração. Geralmente, se extrai antes de colocar o aparelho.

  123. Quanto tem de validade uma pasta de exames para colocar aparelho?

    • Geralmente se se passaram mais de 6 meses, é preciso refazer alguns exames, Sol, pelo menos a radiografia panorâmica. Os modelos etc, se não foi feito nenhum grande procedimento odontológico no período, continuam “valendo”.

  124. Bom dia doutora, minha dentista avaliou meu dentes e disse que eu vou usar aparelho, ela mandou eu tirar o raio-x, sera que ela vai mandar eu extrair um dente, por favor responda, obg…

    • Rafael, nem todo tratamento ortodôntico exige extração de dentes. Essa necessidade só poderá ser confirmada após você fazer os exames.

  125. Ana, boa tarde, ontem fui no dentista fazer consulta, so que o dentista nao estava la. Ai a recepcionista me falou como era o processo pra poder colocar o aparelho. Ela falou que o dentista vai tirar o raio x e o modelo do gesso, e no mesmo dia vai colocar o aparelho. Isto esta certo? Pois os meus dentes sao tortos, me ajude!

    Agradecida.

    • Rayana, se a clínica em que seu dentista atende existe a infraestrutura pra fazer os exames necessários (aparelho de radiografia panorâmica, local pra fazer os moldes / modelos de gesso) e ele mesmo se encarregar dos traçados cefalométricos (as “medidas” da sua face), sim, dá pra fazer tudo assim rapidinho. Geralmente a documentação ortodôntica é feita em outro lugar, numa clínica de Radiologia, por isso demora 1 ou 2 semanas pra ficar pronta.

  126. Olá Dra. Gostaria de saber uma coisa, fui no dentista e lá já fez a limpeza e me indicou para fazer o raio x, fui sexta la, ok. E vou agora la segunda feira, sera que eu ja coloco o aparelho ou só na proxima? Pois a documentação vai estar pronta entre 7 e 10 dias, mas penso que eles já podem por o aparelho nessa consulta.

    Outra coisa, eu tenho carie, então vou por o aparelho e a cada mes vou eliminando uma carie, não tem nenhum problema ?

    • Emerson, imagino que você não vai colocar o aparelho ainda, só depois que a documentação ficar pronta e o dentista analisá-la. Quanto às cáries, depende do que você combinou com o seu dentista, mas o ideal é sempre resolver toda a parte clínica (restaurações, limpeza, canal, etc.) e só depois instalar o aparelho.

  127. Ola Dra.

    Bom, fui la hoje, e ai ele pois um negocio nos ultimos dentes de cima, acho que é o separador, e semana q vem parece q vou colocar o anel, entao ele me disse que o ceu da minha boca e um pouco estreito, e semana q vem vou colocar um negocio no ceu da boca, sera q doi mt? Outra coisa, semana q vem ja coloco o anel + o negocio do ceu da boca e o aparelho ?
    Ou sera q o aparelho nos dentes vou demorar pra por ?

    So completando dra, minha mordida é torta mas nao é muito, é pouco, creio que 1 mm so, mas o ceu da boca e meio estreito, ai vou tem q usar o negocio no ceu da boca e so de um lado da boca q nao morde certo, e nao sao todos os dentes, sao so os do fundo, praticamente e é 1 mm mais ou menos, todos os dentes se pegam so sao um pouco afastados, ou seja, e possivel eu colocar o aparelho no ceu da boca e o aparelho nos dentes semana q vem ? E quanto tempo terei q ficar com esse negocio no ceu da boca?

    Abraço

    • Emerson, o aparelho deve ser um disjuntor palatino, já que você relata ter o céu da boca estreito. Veja –> http://medodedentista.com.br/2011/11/o-aparelho-no-ceu-da-boca.html . Se estiver tudo ok, ele não dói, embora algumas pessoas relatem sensação de pressão e formigamento. O tempo de uso é de 3 a 5 meses, geralmente. Provavelmente na próxima sessão seu dentista vai instalar só o disjuntor, a colagem dos bráquetes deve ficar pra depois.

      • Sim dra, é estreito o ceu da minha boca, mas nao é tanto, e vou usar esse aparelho para os dentes ficarem certos, ou seja a mordida sair certa, como falei é um pouco so coisa, de 1 a 2 mm, e gostaria de saber em quanto tempo eu colocaria o fixo sem o fio mesmo, pq vou toda segunda feira lá, e estou usando a borracinha q separa os dentes, esta doendo um pouco, creio q va piorar.

        • Já dá pra colar os bráquetes agora, mas se coloca o arco (fio) geralmente só depois que o aparelho do céu da boca já tiver sido ativado por completo (fase de contenção). Como colar os bráquetes agora não adianta nada e dificulta a higienização, costuma ficar pra depois.

  128. Ah, já meio que sei, na próxima vez que eu for vou colocar esse disjuntor e usa-lo por 7 dias, ativando por 7 dias, e depois eu paro de ativar, então agora sim, quero saber se assim que eu não precisar ativar mais eu ja coloco o aparelho fixo ? Pq eu sei que vou tem que ficar com ele ate 3 meses, mas sem ativação. Outra pergunta, eu tenho 17 anos, sera que doi ? A cada vez que eu ativar ?

    • Sim Emerson, assim que você não estiver mais ativando o disjuntor já é possível colar os bráquetes do aparelho fixo. 17 anos costuma ser uma idade boa pra esse tipo de procedimento, não deve doer, não… algumas pessoas relatam sentir pressão e/ou formigamento.

  129. Bom, eu aqui de novo Dra.

    Tenho 17 anos e minha mordida é cruzada, e tenho que por o aparelho Haas no ceu da boca, mas vou falar para o meu dentista por o aparelho fixo para puxar mais meus dentes e ficar com a mordida certa, da pra fazer isso, o aparelho fixo ? Nao estou a fim de usar esse no ceu da boca . Vou voltar la segunda feira e ja estou usando separadores, que por sinal e ruim demais.

    • Emerson, se você precisa usar o Haas, tem que usar. Não dá pra colocar direito o fixo pra “puxar mais”, não é assim que funciona, existe um protocolo a ser seguido. Se você não quiser usar o Haas é um direito seu, mas aí não vai corrigir a mordida cruzada e não faz sentido colocar o aparelho fixo, também.

  130. Olá doutora, gostaria de tirar uma duvida com a senhora!
    Fui ao dentista e ela me disse para fazer a documentação, eu fiz, ai ela viu, analisou e disse que teria que usar o aparelho autoligado se não fizesse a ortognatica, pois tenho prognatismo classe 3, porem era moderado.
    Ai não quero fazer a cirurgia por ser uma cirurgia muito complicada!
    A minha duvida é a seguinte, a dentista colocou o aparelho autoligado sem fazer o molde e sem colocar as bandas, com a experiencia que a senhora tem esta correto ou há alguma irregularidade, pois estou com um dente que esta indo para trás dos demais dentes, ou seja, entortando, é normal?
    Desde já agradeço…

    • O mais importante são os exames, Luana. O modelo é só um modelo de estudo, pra ajudar no planejamento do tratamento. Se sua dentista não julgou necessário, ok. A colocação de bandas também varia, não é sempre que elas são usadas.

  131. Obrigado Dra.

    Só mais uma pergunta, como meu ceu da boca não e muuuito estreito e minha mordida e pouco cruzada e so do lado direito, quanto tempo mais ou menos eu devo retirar esse expansor ?

    • Emerson, geralmente se usa o disjuntor de 3 a 4 meses, somando a fase ativação e de contenção.

  132. DRA., posso fazer nova documentação com o aparelho no lugar, pretendo mudar de dentista.

    • Pode sim, Nando.

  133. Meu dentes sao quase alinhados, mas sao muito para fora, eu vou ter que arrancar dentes?

    • Julio, não posso afirmar isso apenas com base na sua descrição. Mas a projeção dos dentes pra fora pode ser sinal, sim, de falta de espaço… aí, pode ser necessário extrair dentes. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  134. DRA., FUI EM UM DENTISTA PARA COLOCAR O APARELHO, SÓ LEVEI A PANORAMICA, NA MESMA HORA JÁ SAI DE LÁ COM O APARELHO COLOCADO NO SABADO, HOJE TERÇA JA SAIU TODAS AS PEÇAS, POR QUE MEUS DENTES TEM RESINAS E NÃO SEGUROU!

    • Celia, retorne ao seu dentista e relate o problema.

  135. Olá, boa noite! Gostaria de saber se posso colocar aparelho na parte superior, fazendo logo todo o tratamento desta parte, como raio X, extração, restauração (se for o caso)… Tudo o que for preciso para a parte superior ficar pronta para receber o aparelho.

    E com o tempo faço o tratamento da parte inferior, será q pode fazer isso ?
    Ou seja, faço tudo para que a parte superior fique logo pronta, e após isso, inicio o tratamento da parte inferior…

    Obrigado.
    Att.

    • Não Edu, não é assim que funciona. O tratamento ortodôntico não pode ser feito “primeiro em cima e depois embaixo” porque, além do alinhamento dos dentes, visa também o encaixe dos arcos superior e inferior, e não dá pra encaixar as 2 partes se elas forem tratadas em separado.

  136. Olá, coloquei aparelho faz 2 dias e não fiz molde nem a documentação. Pode isso ou não ? Nunca usei aparelho antes, então não sei…

    • Beatriz, você leu o texto? Eu explico essa questão direitinho… poder, pode, tanto que você já está de aparelho. Converse com o seu dentista e pergunte pra ele como é que ele vai conduzir o seu tratamento sem nenhum tipo de exame.

  137. Boa noite, eu fiz a documentação, junto vieram as pecinhas do aparelho, sendo q meus dentes não estão em condições de usar, sera que eu paguei por uma coisa q não irei usar? É normal?

    • Carla, se você fez a documentação é porque algum dentista encaminhou você pra fazer os exames, creio eu, com a intenção de começar um tratamento ortodôntico. Então você vai usar as “pecinhas”, senão nem faria sentido fazer a documentação. Mas realmente, antes de qualquer coisa é necessário que a parte clínica (restaurações, eventuais tratamentos de canal, “limpeza”, etc.) esteja ok. Portanto, depois de realizados quaisquer tratamentos clínicos que você precise, o aparelho será instalado.

  138. Boa noite, olha, paguei 90 reais pela documentação, junto veio um kit das pecinhas, quando chego na clinica a periodontista falou q eu não poderia usar aparelho pq tenho muitas perdas osseas, isso eu ja sabia ha muito tempo, desde o inicio do meu tratamento, e o kit ela falou q iria ficar la. Isso é certo? Como devo fazer? Falando ela q iria colocar em outra pessoa.

    • Então, Carla… mesmo recebendo as pecinhas do aparelho junto com a documentação (e achei isso totalmente inusitado), creio que os R$ 90,00 se referem apenas ao valor dos exames. Seu dentista disse que iria cobrar o aparelho e quanto custaria? Porque alguns dentistas não cobram (embora eu acho que devessem). Achei R$ 90,00 barato até pra documentação sozinha, imagina pra documentação + aparelho…

      A questão é: você tem periodontite ATIVA? Se tem, realmente não dá pra instalar o aparelho. Primeiro é preciso tratar e controlar. Quando a sua periodontista lhe der alta, você poderá colocar o aparelho.

  139. Obrigado doutora por esclarecer minhas DUVIDAS. FICA COM DEUS.

    • Por nada. Fico feliz em ajudar. :)

  140. Ola, boa noite. Se puder me responder essa duvida: Eu perdi um dente permanente ha muito tempo, com o passar dos anos o que restou dele foi se deteriorando ate que ele sumiu por completo, a gengiva ja tapou a raiz residual, no entanto terei que colocar aparelho pois vou colocar implante, posso extrai-la depois que meus outros dentes estiverem no lugar?

    • Não é o ideal, Nioh. O melhor seria extrair essa raiz antes do tratamento ortodôntico, tanto porque ela representa um foco de infecção no seu organismo, quanto porque ela pode atrapalhar a movimentação dos outros dentes, ficando “no caminho” deles.

  141. Ola Dra, estou com um grande problema com meu plano ortodôntico, tive que me mudar de cidade e nao tinha dinheiro pra pagar o cancelamento, agora que quero pagar eles tao me cobrando um valor de 680 reais por 6 meses que fiquei sem pagar, sendo que minha mensalidade era de 65 reais, e antes mesmo de iniciar o tratamento paguei 2 meses de manutençao sem nem sequer colocar o aparelho, queria saber saber qual seria o mais aconselhavel a fazer, eu queria pagar, mas acho que 680 ta muito caro… obg!

    • Benjamim, taí uma questão complicada…

      Eu particularmente, não vejo problema nenhum do paciente interromper o tratamento no momento que quiser, afinal de contas ninguém é obrigado a se submeter a um tratamento ortodôntico. É muito comum a cobrança de “multa” por interrupção do tratamento, prevista em contrato (um termo de consentimento assinado pelo paciente, na verdade), mas eu não acho isso certo. Claro, se a desistência do paciente gerou algum custo para o dentista, o paciente deve arcar com esse custo (por exemplo, se foi mandado fazer um aparelho removível em laboratório de prótese e a “conta” do laboratório sobra para o dentista porque o paciente desiste depois do aparelho pronto). Mas se não houve prejuízo, confesso que não entendo essa prática de cobrar “multa”. Enfim… um advogado pode orientar você melhor com relação à validade jurídica disso. É discutível.

  142. Boa tarde Ana, é possível tirar radiografia do dente que está com a banda?

    • Amanda, fazer a radiografia é possível, mas se a ideia é “enxergar” alguma coisa, no sentido de, por exemplo, o dentista estar desconfiado de alguma cárie e quiser confirmar, não adianta nada: o metal da banda não permite a visualização da coroa do dente.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>