Bochechos: Quanto mais forte, melhor! Verdade ou mito?

É da nossa rotina escutar perguntas dos pacientes como:

Qual a melhor pasta?, Qual a melhor escova?“, “O que é melhor: fita, ou fio?“, “Qual o melhor bochecho?etc..

E sempre temos a falsa percepção do “melhor”. Como assim melhor? Melhor pra quê? Até mesmo quando se discute quem foi o melhor jogador de futebol, os argentinos falam de pronto: “Maradona!“. Deixa quieto… Melhor pra eles.  😉

O que gostaria de colocar, inicialmente, é o seguinte: esqueçam a palavra “melhor”.

Bochecho...

Os bochechos, ou colutórios, ou ainda soluções antimicrobianas, ou antissépticos bucais (é bom parar antes de complicar mais ainda esse nome!) são líquidos com ação terapêutica, ou seja, com função de tratar doenças, apesar de serem aceitos pelo Ministério da Saúde e ANVISA e vendidos como simples cosméticos. E com isso fica a pergunta: Se possuem ação terapêutica contra doenças, por que são vendidos como cosméticos?!

As principais ações terapêuticas dos bochechos na Odontologia são basicamente:

  • Ação anti-cárie: geralmente possuem flúor.
  • Ação anti-tártaro: possuem pirofosfato/ortofosfato de alguma coisa que são substâncias que precipitam os sais de cálcio e fosfato da saliva antes que formem aquelas pedras e em alguns casos, verdadeiras muralhas de tártaro nos dentes.
  • Ação dessensibilizante: possui um produto que auxilia no fechamento de pequenos canais que ligam a parte externa do dente ao seu “nervo”. Geralmente um nitrato de potássio.
  • Ação anti-placa (placa bacteriana): são aqueles que possuem um ou mais antimicrobianos (substâncias que matam germes). Triclosan, cetilpiridínio, clorexidina, fluoreto estanhoso, eucaliptol, mentol, timol, salicilato de metila, são algumas.
Produtos químicos

Nossa quanto nome de produto químico esquisito, né? Dá até medo!

Pois é, mas tem tanta propaganda tão bonitinha, tão legal e divertida, e mata as bactérias que são más. Não tem?

Ter, tem, mas uma coisa é a realidade e outra, a didática da propaganda. Tem umas empresas que até contrataram “pesquisadores” do grupo Caçadores de Mitos (MythBusters) para “provar” que só o produto X limpa de verdade ou até umas propagandas nos EUA de que esse produto X chega a ser melhor que fio dental!!! Fora alguns abusos desse produto X ao mostrar o tanto que é bom beijar depois de usá-lo. Apelo muito bom para assediar jovens e aumentar a “indicação” do produto X.

Essas empresas estão preocupadas em vender e precisam disso para sobreviver, eu sei. E com certeza há muitos produtos bons de algumas delas. Entretanto é bom ter cuidado com o exagero e vale a pena dizer  que poucas pesquisas com bochechos se baseiam na realidade do dia-a-dia do paciente, com isso, muitas possuem conclusões exageradas.

Isso quer dizer que não se pode utilizar bochechos? Não! Com certeza não! Mas não deveria ser utilizado indiscriminadamente, assim como os antibióticos.

Eu sei que alguns virão criticar, porém é fácil provar por A+B que não há como dar segurança no uso desses produtos para uso contínuo. Sendo que há riscos, inclusive de agravamento de algumas doenças bucais, principalmente gengivais, caso o produto seja utilizado de forma inadequada e sem acompanhamento odontológico adequado.

E seria verdadeiramente necessário matar tanta bactéria diariamente?

Arde!

Como o assunto é extenso, amanhã apresentaremos algumas razões do porquê de não utilizar bochechos sem orientação odontológica. Não perca!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Higiene BucalPeriodontia

Marcadores:

8 comentários

  1. Eh, bem que essa historia de 9 entre 10 dentistas me deixava meio desconfiada, mas todo mundo falava de usar bochecho, que era essencial… So descobri que nao era quando a minha dentista me explicou.

  2. A minha dentista me disse para nao usar mais bochecho, porque isso podia alterar meu paladar, etc, porque eu pensava que podia usar sempre que nao haveria problemas. Cada vez mais me dou conta do quao ignorante sou nesse tema.

    1. Erika, é justamente do leigo que a indústria que vende esses produtos se aproveita. E o pior: ainda dizem que “9 entre 10 dentistas recomendam”… 😉

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Sergio Eduardo

Cirurgião-Dentista. Graduado pela Foplac – Brasília – DF, mestre e especialista em Periodontia pela UnG – Guarulhos – SP, doutor em Microbiologia Oral pela Unicamp - SP e especialista em Implantodontia pela Unesp – Araraquara – SP. Atualmente trabalha em Consultório Particular e atua como Professor na Área de Periodontia na Faciplac - DF.