Como Saber Se o Dente é de Leite

Taí uma pergunta que vivem me fazendo! A melhor forma de saber se um dente é de leite ou permanente é, sem dúvida, perguntar pra um dentista. O problema é que pra ter certeza, o dentista precisa examinar a pessoa… e geralmente essa pergunta é feita à distância, via web, principalmente. Não dá. Por isso, vou dar umas dicas que podem ajudar você na tarefa de descobrir se o seu dente ainda vai cair ou se é o permanente que já nasceu.

Os dentes têm uma ordem certa para nascer, tanto os de leite quanto os permanentes. Quase sempre são os dentes de baixo que nascem antes dos seus correspondentes na parte de cima. A criança passa por três “dentições”:

  1. Dentição decídua (dentes de leite): todos os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos e meio de idade. A criança terá apenas dentes de leite até os 6 anos de idade.
  2. Dentição mista (dentes de leite + dentes permanentes): nesta fase, que começa aos 6 anos, a boca da criança vira uma bagunça… tem dente de leite junto com dente permanente, além das famosas “janelinhas”. A dentição mista vai até os 12 anos de idade.
  3. Dentição permanente (dentes permanentes): depois do 12 ou 13 anos, todos os dentes já são “de adulto”.

Veja as tabelas com a época em que os dentes caem e nascem (idades aproximadas, na ordem em que ocorrem):

DENTES DE LEITE:

DENTES DE BAIXO QUANDO NASCEM QUANDO CAEM
Incisivos centrais 6 meses entre 6 e 7 anos
Incisivos laterais 9 meses entre 7 e 8 anos
Primeiros molares
1 ano e 4 meses entre 10 e 11 anos
Caninos 1 ano e 6 meses entre 9 e 10 anos
Segundos molares 2 anos e 3 meses entre 11 e 12 anos

 

DENTE DE CIMA QUANDO NASCEM QUANDO CAEM
Incisivos centrais 8 meses entre 7 e 8 anos
Incisivos laterais 10 meses entre 8 e 9 anos
Primeiros molares 1 ano e 4 meses entre 10 e 11 anos
Caninos 1 ano e 7 meses entre 11 e 12 anos
Segundos molares 2 anos e meio entre 11 e 12 anos

DENTES PERMANENTES:

DENTES DE BAIXO QUANDO NASCEM
Primeiros molares entre 6 e 7 anos
Incisivos centrais entre 6 e 7 anos
Incisivos laterais entre 7 e 8 anos
Primeiros pré-molares entre 9 e 11 anos
Caninos entre 9 e 11 anos
Segundos pré-molares entre 10 e 12 anos
Segundos molares entre 11 e 12 anos
Terceiros molares (sisos) entre 17 e 21 anos

 

DENTES DE CIMA QUANDO NASCEM
Primeiros molares entre 6 e 7 anos
Incisivos centrais entre 7 e 8 anos
Incisivos laterais entre 8 e 9 anos
Primeiros pré-molares entre 10 e 11 anos
Segundos pré-molares entre 10 e 12 anos
Caninos entre 11 e 12 anos
Segundos molares entre 12 e 13 anos
Terceiros molares (sisos) entre 17 e 21 anos

Portanto, pra saber se o seu dente (ou o do seu filho) é de leite ou permanente, o critério usado é a idade. Às vezes acontece de um dente de leite ficar na boca por mais tempo que o normal. Um exemplo disso é a apresentadora Xuxa, que tem um dente de leite até hoje (ou tinha até há pouco tempo, não sei). Isso, além de incomum, acontece porque o dente permanente ou não existe ou não conseguiu nascer, por estar mal posicionado.

Pra você entender como a irrupção dentária acontece, veja:


Ou assista aqui: http://youtu.be/XzolEW9TaHw

A dúvida mais frequente, porém, é com relação aos dentes de trás, os molares. Isso porque os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite, e não no lugar deles. Aí, quando o primeiro molar nasce, é comum a gente achar que ele também é de leite… mas não é.  E como “é de leite mesmo  e vai cair”, acaba não cuidando dele… CUIDADO, ok?! Os dentes permanentes que nascem no lugar dos molares de leite são os pré-molares. Não existem pré-molares de leite.

Os molares na dentição mista. Os rosinhas já são permanentes, hein?!

Lembro, ainda, que as informações deste post são baseadas numa média. Portanto, não precisa ficar desesperado se o seu filho tem 4 meses e começou a nascer um dente ou se ele já tem 3 anos e ainda não nasceram todos. Na dúvida, consulte um dentista / odontopediatra. Uma simples radiografia panorâmica é capaz de mostrar a existência (ou não) e o posicionamento de todos os dentes, inclusive dos que não nasceram ainda.

Portanto, dependendo da sua idade, é normal ter dentes moles, que cairão e serão substituídos. Mas se você é adulto e tem dentes moles, acho que esse texto pode interessar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Odontopediatria | Marcadores: , ,

175

  1. Ana, parabéns pelo texto. Pra variar, EXCELENTE! Super didático!
    Muitos pais se confundem mesmo, principalmente na fase da dentição mista quando, como você disse, a boca da criança vira uma “bagunça”.
    O importante é estar acompanhando de perto e, caso surja qualquer dúvida, procurar o dentista! :)

    • Tudo bem? Voce mãe, procure um dentista para fazer RX para verificar se os permanentes existem no local, é só isso, o dentista vai te orientar …………

  2. Boa tarde.
    O meu filho tem oito anos, e ele perdeu alguns dentes à alguns meses e até agora nada de nascerem esses dentes. Tem um que ja caiu à 5 meses.
    O que eu faço????

    • Eduardo, talvez a cronologia de irrupção dos dentes do seu filho só esteja um pouco atrasada, essa demora não representa em si um problema. Mas é sempre interessante, nessa idade, visitar um odontopediatra para uma avaliação mais completa. Ele verificará se está tudo bem e você poderá ficar mais tranquilo.

  3. Nao consegui saber

    • Rafaela, procure um dentista que ele diz pra você! :)

  4. Olá
    Gostaria de saber se é normal o que está acontecendo com a dentição do meu filho, ele tem sete anos e ha 5 meses os dois dentes de leite da frente caíram, não me preocupei, pois isso aconteceu normalmente, eram dentinhos saudáveis sem cáries e que guardo até hoje. Porém o q me preocupa é o fato de todas as outras crianças na idade dele já estão com os dentinhos permanentes e ele está muito ansioso, enfim 5 meses não é muito p quem não tem nem sinal?!?!

    • Edneuma, às vezes o dente demora pra nascer mesmo, não há necessariamente um problema. Já está na época desses dentes nascerem, mas pode atrasar um pouco também. Sugiro que você leve seu filho a um odontopediatra para avaliar. Com uma radiografia é possível detectar a posição intra-óssea desses dentes e verificar se está tudo normal.

  5. Olá meu bebe ta com 1 ano 8 meses e ainda nao nasceu nenhum dentinho o odontopediatra ja fez a radiografia e estão todos la, mas mesmo assim continuo muito preocupada.

    • Eliana, se os dentes estão todos lá é um bom sinal. Realmente há um atraso, mas esse atraso não significa necessariamente um problema. Por acaso o seu filho nasceu prematuro? Esse é um dos motivos que às vezes levam ao atraso do nascimento dos dentes. Eu também sou mãe, entendo a sua ansiedade… mas se o odontopediatra avaliou e parece estar tudo bem, acho que é apenas uma questão de tempo.

  6. Meu dente da frente ainda nao nasceu e eu arranquei ha 3 meses e tenho 12 anos e estou na 6a serie e tenho vergonha de a mostrar pra eles o que eu faço? Eu tou banguela

    • Jackeline, aos 12 anos está mais do que na hora do seu dente da frente nascer. Se ele não nasceu até agora, há uma grande chance de ter ocorrido algum problema: ou ele está mal posicionado dentro do osso e por isso ficou retido e não conseguiu nascer (e agora nem vai mais) OU ele simplesmente não existe. Converse com sua mãe ou responsável pra levá-la a um dentista e fazer uma radiografia panorâmica… dessa forma é possível saber o que realmente aconteceu e como tratar. Dependendo do caso, é possível puxar o dente com o uso de aparelho… isso se chama “tracionamento”.

  7. Ta mais ja caiu o dente de leite dela, ela tem 7 anos e faz seis meses que caiu e nao nasceu pq o dente permanente? Nao nasceu ainda foi os de cima, da frente.

    • Andre, em princípio não há nada errado, apenas está demorando um pouco pra nascer. Pra ter certeza, o ideal é levá-la a um odontopediatra pra avaliar.

  8. Tenho uma duvida… os pré molares, nunca serão deciduos?! Eles quando nascem ja são permanentes, ou são os molares que possuem essa regra?

    • Karin, sim: não existem pré-molares decíduos. Os pré-molares nascem no lugar dos molares decíduos e os molares permanentes nascem na região que fica atrás dos molares decíduos, ou seja, nenhum dente precisa cair para os molares permanentes nascerem. É por isso que quando nascem os primeiros molares permanentes, muita gente confunde e acha que são dentes de leite.

  9. Minha filha tem 5 anos e já caiu um dente de baixo da frente e o dente já esta nascendo, só que ele esta nascendo muito estranho, em vez de retinho a parte de cima está cheio de curvinhas, será que o dente será com defeito?

    • Não Luciana, essas “curvinhas” são as famosas “serrinhas”, uma característica anatômica bastante comum em dentes permanentes de crianças. Com o desgaste natural do uso do dente, essas serrinhas vão desaparecendo.

  10. Ola! Tenho 16 anos e meus dentes de baixo nunca foram arrancados, quero dizer q eles sao todos de leite… Será q se forem arrancados, tem a capacidade de nascer???

    • Vanessa, você tem certeza que todos os seus dentes de baixo são de leite? Fez radiografia já? Porque, na sua idade, você já deveria ter trocado todos os dentes de leite por permanentes. Se os dentes permanentes existirem dentro do osso (porque eles podem simplesmente não existir), eles não nasceriam mais sozinhos, pois as raízes deles já estariam completamente formadas e eles não teriam “força” mais para nascer. Consulte um dentista para ver qual a melhor solução para o seu caso.

    • Desculpa, mas me enganei. Tô com meu primeiro dente permanente estragado, se eu arrancá-lo ele poderá nascer?? Ou por ele ser permanente ele nao nasce? O q eu devo fazer, Dra. Ana Tokus?

      • Não Vanessa, o dente permanente, se extraído, não será substituído por outro. Aí é pra sempre. É preciso avaliar se o fato dele estar “estragado”é realmente motivo pra extração… talvez seja o caso de fazer uma restauração, um tratamento de canal, etc..

  11. Ana, tenho 12 anos e meu segundo molar está cariado e venho sofrendo dores fortes com ele do nada, a dentista disse que durante um mês vou ficar na escovação, e ela disse que ele talvez não poderá ser trocado, mas eu nunca arranquei ele, e quando como algo ele incomoda, mas eu arranquei o molar da direita normalmente, e como o segundo molar da esquerda não poderia ser trocado? Me ajude, durante este mês eu estou escovando, mas continuo com dores terríveis.

    • Paula, os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite, ou seja, pra que eles nasçam não é preciso cair nenhum dente. Então o fato de você não se lembrar desse dente ter caído corresponde à verdade mesmo! Escove direitinho durante este mês… e a sua dentista vai ter que tomar alguma providência para parar com a sua dor: por exemplo, uma restauração, um tratamento de canal… depende do caso.

  12. Ok. Obrigado!

  13. Oii, Tenho 11 anos e o meu canino esta mole, nao sei se ele ja caiu, como faço pra saber?

    É o canino esquerdo.

    Já estou preucupadaah! :’(

    • Amanda, certamente o dente mole é o canino de leite, pode ficar tranquila. Mas se quiser ter CERTEZA, procure um dentista para avaliar.

  14. Meu segundo pré-molar caiu hoje e eu tenho 13 anos é normal, Ana ? Uma observação ele tava com carie. Ele ainda é de leite ?

    • Ananda, o dente que caiu deve ser, pela sua idade, o segundo molar de leite. No lugar dele nasce o segundo pré-molar, pois não existem pré-molares de leite. Parece que tá tudo normal. :)

  15. Oi, gostaria de saber se vai ter algum problema, minha filha de 4 anos teve q retirar os dentes da frente de cima, três dentes, gostaria de saber se pode ficar sem aparelho ate eles nascerem…

    • Isa, em princípio não há problema. A não ser que o dentista tenha sugerido, ao examinar a sua filha, o uso de algum tipo de mantenedor de espaço (para garantir que os dentes permanentes, quando nascerem, tenham espaço pra isso).

  16. Minha filha tem 11 anos, e ela mudou os dentes muito cedo. Levei ela ao dentista com dor de dente (molares) e lá ele arrancou o dente dela dizendo que era de leite, mas deu muito trabalho pra arrancar e parecia que tinha raiz. É possivel ele ter arrancado um dente permanente? Como posso saber?
    Obrigado.

    • Ana, dentes de leite têm raiz também, e acredite: alguns podem dar bastante trabalho para extrair. Não acredito que o dentista extrairia um dente permanente afirmando para você que se trata de um dente de leite, e nem que ele se “confundiria” a respeito. Certamente deve se tratar de um dente de leite mesmo. Considerando a idade da sua filha, devia ser um segundo molar decíduo (de leite).

  17. Meu filho ja arrancou os dentes incivos laterais agora eles nao nascem, fiz raio x, a dentista disse q nao vai nascer, pq? Ela recomendou q se faça um implante quando ele for adulto, agora ele tem 12 anos. E também o raio x constatou o aparecimento de um dente em cima dos dentes centrais, fica bem no meio, muito junto ao nariz, pq ocorreu isso? Me recomendaram uma cirurgia para retira-lo.

    • Raquel, se a dentista do seu filho recomendou implantes é porque esses dentes não se formaram, ou seja, eles não existem. A agenesia (o não-existência) dos incisivos laterais superiores é relativamente comum, e pra fazer os implantes é necessário aguardar o término da fase de crescimento, mesmo. Esse dente “do meio” é um dente supra numerário, ou seja, um dente a mais do que o normal. Se ele estivesse bem posicionado, poderia até ser usado pra substituir um dos laterais que faltam, mas se foi sugerida a remoção, é porque provavelmente isso não é viável. Não se sabe exatamente o motivo porque essas coisas acontecem, provavelmente há o envolvimento de fatores genéticos.

  18. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, minha filha tem quase 11 anos e faz mais ou menos 1 ano que ela perdeu os dentes caninos e até agora não nasceram, ela mostrou para a dentista da escola que disse que era normal, porque talvez tinha caído antes do tempo. Só que ela se sente constrangida ao rir e estou preocupada. O que vc me indicaria fazer? Desde já agradeço. Eliane.

    • Eliane, os caninos superiores nascem entre os 11 e 12 anos, então o nascimento dos dentes da sua filha não está atrasado. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar a posição desses dentes dentro do osso, ajudando, inclusive, a ter-se uma previsão de quando eles vão nascer. Mas, em princípio, pelo seu relato, não vejo nada errado.

  19. Meu filho tem 8 anos e cinco meses e ainda nao esta nem um dente molinho, ele me cobra q os dentes dele nao caem, ainda é aceitável?

    • Elaine, e o molar permanente (que nasce atrás dos dentinhos de leite, lá pelos 6 anos) já nasceu? Realmente, há um pequeno atraso, mas creio que não é motivo pra se alarmar. Leve o seu filho num odontopediatra pra avaliar (até pra vocês ficarem mais tranquilos a respeito).

  20. Oi, minha filha tem 2 anos e 6 meses, creio que a 1 dentição já está completa… mas ha mais ou menos uns 15 dias ela se queixava de dores nos dentes, verifiquei o que tinha de errado, pois faço eu mesma a higiene bucal dela… e não queria aceitar q seriam problemas com caries… notei que os molares estão nascendo (já estão rompendo) são enormes… Isso pode acontecer? Pela ordem já são os permanentes? Por favor me dê uma orientação.

    Grata,

    • Elisangela, certamente não se trata dos molares permanentes. São os segundos molares de leite. Os permanentes só começam a nascer depois dos 6 anos de idade e atrás desses últimos que você está vendo nascer. Ao terminar a irrupção desses, a dentição de leite estará completa e permanecerá assim até perto dos 6 anos.

  21. Oi, Ana.
    Mas pela ordem que vi na figura acima… seria os permanente. Ela já tem 20 dentes na boca e com mais estes 2 molares que estão rompendo, ela ficará com 22 dentes e ela só tem 2 anos e 6 meses. O pediatra me disse que a dentição de leite completa para idade dela seria 22 dentes. Me oriente por favor. Desde já te agradeço.

    • De forma alguma Elisangela, a dentição decídua completa tem 20 dentes. E, na idade da sua filha, não há possibilidade de que esses dentes que estão nascendo sejam permanentes. Se realmente são 22 dentes, certamente esses 2 últimos dentes são supranumerários (dentes a mais que o normal). Nesse caso, é importante que você leve sua filha num odontopediatra (dentista, não médico) pra avaliar, até pra prevenir algum problema quando os dentes permanentes começarem a nascer (lá pelos 6 anos).

  22. Boa tarde! Tenho 31 anos e ainda tenho 1 dente de leite (canino). Porém ele está muito mole! A única forma de resolver seria implante, pois tenho muito medo!

    • Monica, pra substituir esse dente as 3 opções são: prótese removível, prótese fixa (apoiada nos dentes vizinhos ao espaço) ou o implante + prótese sobre implante. Como se trata de 1 dente só, a prótese fixa ou o implante fazem mais sentido. Mas quaisquer das 3 soluções são boas e funcionais.

  23. Ola, gostei bastante do texto, bem esclarecedor, mas ainda fiquei com uma duvida… É NORMAL A CRIANÇA NAO TROCAR OS DENTES DE LEITE? Porque meu esposo tem 25 anos e NUNCA trocou nenhum dente, isso é normal? Fico preocupada pq meu filho esta na idade de trocar os dentes e alguns fatores como atraso na dentição podem ser geneticos, de acordo com alguns artigos q li a respeito. grata desde já !

    • Glaucia, não é normal não. Os dentes de leite têm uma estrutura que não está preparada pra ficar por muito tempo na boca, apenas alguns anos. Você tem certeza dessa condição do seu marido? O dentista avaliou? Uma razão pra isso seria a inexistência de dentes permanentes, aí os dentes de leite não cairiam. Realmente, o atraso na troca dos dentes de leite pode ter, sim, um fator genético associado. Leve seu filho num odontopediatra pra avaliar, uma radiografia mostraria se está tudo bem com os dentes permanentes dele.

  24. Ana Tokus, estou muito preocupada, tenho 15 anos, faço 16 daqui a 20 dias, eu com 15 anos tinha um dente de leite o CANINO direito, do arco superior, pois bem… o meu dentista disse que eu deveria fazer um “tracionamento dentario”, ai eu fiz radiografia e tals como ele pediu, e nessa radiografia ele me explicou que o dente iria nascer pq estava assim e assado, e se tivesse de outro jeito não iria nascer… ai eu fiz essa cirurgia em Julho de 2012 e hoje ja é Janeiro de 2013 e o dente ainda não nasceu, e eu ja vou fazer 16 anos, isso é normal? Ja faz 7 ou 8 meses e nada do dente aparecer… SOCORRO

    • Gabriela, o tracionamento geralmente leva uns 6 meses, mas sim, pode demorar um pouquinho mais. Creio que o ideal no seu caso é fazer uma nova radiografia pra verificar se o dente está descendo mesmo. Se estiver, tudo bem. Converse com o seu dentista, pergunte pra ele: “e aí, meu dente está vindo?”

  25. Boa tarde. É normal os dentes de leite começarem a cair aos 4 anos de idade ?

    • É um pouquinho adiantado, José. Geralmente isso acontece depois dos 5, perto dos 6 anos de idade. Mas não dá pra dizer que há algo errado por causa disso, às vezes os dentes começam a trocar um pouco antes, às vezes um pouco depois.

  26. Boa tarde! Bastante esclarecedor o seu texto. Tenho uma dúvida. O meu filho tem 3 anos e 3 meses. Essa semana ele foi a uma dentista com o meu marido (não era uma odontopediatra), mas ela pediu para o meu filho abrir a boca e disse para o meu marido que o 2 molar estava nascendo. Realmente, eu vi uma pontinha rasgando a gengiva, mas achamos estranho, pq achávamos que já tinha nascido. Faz tempo que eu contei 20 dentinhos na boca dele. Esse dente demora mais para nascer completamente? O engraçado é que faz 1 semana que ele tem acordado durante a madrugada, coisa que só acontecia qdo os dentinhos estavam nascendo. Vou marcar urgente uma consulta, mas gostaria que vc tirasse minha dúvida. Obrigada.

    • Pode demorar um pouquinho sim, Ana. Às vezes leva meses desde o momento em que o dente aparece até ele ter nascido por completo.

  27. Ola, meu filho tem 4 anos e ele tem problema na dentição, acho que vai ter que usar expansor, eu não sei se devo procurar um dentista agora ou devo esperar os dentes de leite cair e esperar os proximos nascerem ? Me explique por favor .

    • Isabel, os dentes permanentes do seu filho só vão nascer, todos, quando ele tiver entre 11 e 12 anos. É muito tempo pra esperar se já há a suspeita de que ele precise usar algum tipo de aparelho ortopédico. Sugiro que você o leve ao odontopediatra pra avaliar, pois quando problemas de mordida são interceptados quando a criança é bem nova, um provável tratamento ortodôntico com aparelho fixo quando ele for mais velho será mais rápido e mais fácil.

  28. Ola, me chamo Andrezza e queria saber, eu arranquei um dente e ele se espatifou e ficou um pedaço em cima que nao da para ver mas da para sentir, por favor preciso muito de uma boa reposta ate o dia 05.02.13 as 22.00 horas. Por favor, preciso muito !!!!!!!!!!

    • Andrezza, são 22:02h e eu realmente gostaria de ajudar. Mas qual é a sua dúvida?

  29. Olá!
    Meu filho tem 10 anos, aos 7 anos o levei ao dentista pois 2 incisivos inferiores estavam moles. A médica extraiu os dois, um incisivo lateral e outro central. Depois de um certo tempo o incisivo lateral nasceu e até hoje aos 10 anos o central não nasceu. Há 3 dias o primeiro molar dele ficou mole, gostaria de saber se o molar cai também?

    • Gilmara, aos 10 anos o incisivo central já deveria ter nascido. Seria bom procurar o dentista pra fazer uma radiografia e verificar. E sim, o primeiro molar de leite cai também, e no lugar dele vai nascer o primeiro pré-molar permanente.

  30. Muito obrigada!!! Vou levá-lo sim ao dentista para fazer uma radiografia. Abraços!!!

  31. Ola, minha filha esta com quase 7 anos, dois dentes de baixo ja cairam e em seguida ja nasceram, agora os de cima tbm cairam ja tem uns 5 meses e ate agora nada, e tbm teve um dente de cima que ja estava mole, mas criou na gengiva uma bolha cheia de pus, levei ela ao dentista, a dentista arrancou o dente, mas estou um pouco assustada pois vi relatos de pais dizendo que fizeram raio x e foi constatado que ñ tinha dente pra nascer, tenho ate medo de fazer esse exame, gostaria de saber como proceder neste caso.

    • Luciana, às vezes os dentes demoram pra nascer, mesmo. Não há, necessariamente, um problema. Eu acho que você está ansiosa sem razão. Sim, a possibilidade do dente permanente não existir é real, mas sem fazer um exame mais específico isso é apenas “achismo” nosso. Sugiro que você leve a sua filha a um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila. Uma radiografia panorâmica (caso seu dentista julgue necessário) pode mostrar as condições de todos os dentes que estão dentro da gengiva.

  32. Olá, Ana! Meu filho começou a troca dos dentes aos 3 anos e meio, ele está com 6 anos e já trocou os incisivos, todos os 8! Sei que a idade dessa mudança varia, mas estou preocupada porque os incisivos laterais superiores caíram em novembro e não nasceram, visto que os outros não demoraram tanto pra nascer. Ah! Na época em que os primeiros caíram em procurei o dentista, aflita, e me informou sobre não ter idade exata pra mudança, existe uma média de idade.
    Obrigada.

    • É verdade, Keyte, não há motivo pra se alarmar por causa da precocidade. O fato dos laterais ainda não terem nascido não significa um problema em si, mas esses dentes têm uma maior incidência de agenesias, ou seja, dos permanentes simplesmente não existirem. Por isso, até pra tranquilizar você, seria bom levar o seu filho num odontopediatra pra avaliar… uma radiografia panorâmica (caso ele julgue necessário) é suficiente pra mostrar se está tudo ok com os dentes que ainda não nasceram.

  33. Ola, meu filho tem 04 anos e 07 meses e ja tem 02 dentes da frente na parte de baixo, estão bem moles pra cair, gostaria de saber se é normal nessa idade começar a cair os dentes, estou muito preocupada. Obrigada.

    • Geralmente esses dentes caem lá pelos 6 anos, Simonica. Mas às vezes antecipa ou atrasa… não acho que você precise se preocupar a respeito.

  34. Olá, eu sou a Ianka, eu tenho 12 anos, os primeiros dentes que nascem, os de baixo q eu não sei o nome, ainda não cairam o q pode ser isto?

    • Ianka, quais dentes de baixo? Os primeiros permanentes que nascem são os da frente e de baixo, mas isso acontece lá pelos 5 ou 6 anos. Imagino, então, que você esteja falando do primeiro molar permanente, aquele “grandão” que nasce atrás de todos os outros lá pelos 6 anos, seria esse? Se for, ele já é um dente permanente, portanto não vai cair, é assim mesmo.

  35. Ola, boa noite, meu filho tem 14 anos e o segundo molar da parte de baixo ficou mole e ele mesmo tirou, só q tinha raiz e um dente muito bom por sinal, sera q era de leite e vai nascer de novo, estou preocupada.

    • Ariane, considerando a idade do seu filho, o mais provável é que seja o segundo molar de leite. Nesse caso, no lugar dele deve nascer o segundo pré-molar permanente. Mas o ideal é procurar um dentista pra avaliar, pois esse dente deveria ter caído antes… pode ser que o permanente não esteja bem posicionado dentro da gengiva pra nascer sozinho.

  36. Oi, os incisivos centrais inferiores da minha filha nasceram com 3 meses e 18 dias e eles possuem mameloes. Isso e normal? Pode ocorrer de dentes deciduos terem mameloes? E a fase que irromperam os dentes foi muito precoce né? Desde já agradeço.

    • Pode acontecer sim, Erika, e não há problema algum. Realmente, os dentinhos dela nasceram bem cedo, mas a época de nascimento varia… não há nada errado, necessariamente. As épocas que eu sugiro no texto são apenas aproximadas.

  37. Oi, minha filha tem 6 anos e 10 meses e já tem + ou – 8 meses que os dois dentes superiores não nascem, porem eu vejo a pontinha deles dentro da gengiva, mas eles nao descem. Estou muito preocupada, pois ela tem vários primos da mesma idade dela que ja estao com os “dentões” da frente crescidos. É normal essa demora? Outra coisa: o terceiro dente de baixo ja foi arrancado em dezembro 2012 e ja nasceu.

    • Adriana, se você vê sinal desses dentes na gengiva, creio que não haja motivo pra se preocupar. De qualquer forma, é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila. Uma radiografia pode mostrar o posicionamento desses dentes dentro da gengiva.

  38. Ola Ana, otimo seu blog, parabens ! Estou com algumas duvidas, meu filho tem 9 anos e ja perdeu todos os molares em cima e embaixo, estranho que ja estavam nascendo os permanentes, mas o canino ainda nao caiu. Sera normal a perda dos dentes antes da idade certa ? Obrigadao.

    • Francine, acontece. Às vezes a ordem se altera um pouco. Nesse caso, é bom procurar um odontopediatra pra avaliar, de modo que o espaço para os dentes permanentes nascerem esteja garantido.

  39. Oi Ana , virei o site e nao achei telefone seu para contato , pois vi que vc tem um odontopediatra que trabalha com vc, moro em Curitiba se possivel envie contato pra mim e se trabalham com algum plano. Obrigada.

    • Mandei e-mail pra você! :)

  40. OI ANA, JA TEM TRÊS MESES Q O MEU FILHO PERDEU O DENTE DE LEITE, E AI NEM SINAL DO OUTRO, ISSO É NORMAL? POIS ELE TEM OITO ANOS.

    • Marlucia, às vezes demora mesmo. Não dá pra dizer que há alguma coisas errada só pela demora. Na dúvida, seria bom que um odontopediatra avaliasse.

  41. Ana, gostaria de saber se uma vez arrancados os segundos molares nascem novamente? Obrigada.

    • Maíra, depende. Os segundos molares de leite (que nascem antes dos 3 anos de idade), quando caem – ou são extraídos- são substituídos pelos segundos pré-molares permanentes. Já os segundos molares permanentes (que nascem lá pelos 12 anos de idade), não são substituídos. Uma vez perdidos, não nascem outros.

  42. Boa noite, estou preocupada pois meu filho tem 04 anos e 07 meses e tem um dentinho mole na parte inferior, é normal?

    • O dente da frente, Verônica? É meio cedo ainda, mas pode ser que ele já esteja começando a trocar os dentes. Se ele não bateu esse dente, creio que você não precise se preocupar.

  43. Minha filha trocou o dente de cima aos 4 anos, e agora ela levou uma pancada no novo dente, com certeza ele vai cair pois esta muito mole, será que nascera um novo dente sendo que esse já foi trocado um vez? Hoje ela tem 4 anos e dez meses.

    • Não Jefferson, infelizmente. Nós temos apenas 2 dentições, uma de leite e uma permanente. A única possibilidade disso acontecer é se ela tiver um dente permanente supranumerário (a mais) exatamente nessa região, aí seria uma “segunda chance”. Mas o fato desse dente estar mole não quer dizer que ele vá cair… é questão de levar num odontopediatra pra avaliar e tratar de acordo. Havendo algum dano, ele pode ser minimizado se o dentista intervir a tempo.

  44. Oi, tenho caninos inclusos no ceu da boca, e meus caninos sao de leite, tenho duvida se tiro eles ou se faco o tracionamento que pode nao dar certo, qual seria melhor?

    • Rosangela, depende da avaliação do seu dentista. Se ele achar que dá pra tracionar e você estiver disposta a tentar, vale a tentativa. Mas nesse caso, seria preciso extrair os caninos de leite.

  45. Olá Ana!!! Minha filha tem 4 anos e 9 meses e está com os dois dentinhos inferiores da frente moles, 1 bem mais que o outro. Isso é normal? Pois acho que ela ainda é mto nova, apesar desses dentes terem rompido com 5 meses de idade. Como faço para saber se já tem outro dente nascendo?

    • Renata, realmente é um pouco cedo, mas isso não significa que haja um problema. Se os dentinhos estão moles e não houve nenhum tipo de acidente, certamente os dentes permanentes estão a caminho. Mas sugiro que você a leve num odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila.

  46. Meu filho de 8 anos quebrou o dente de tras, ele é de leite e nasce de novo?

    • Depende, Juviana. É um bem grandão, do fundo? Aos 8 anos já nasceram os primeiros molares permanentes… se estivermos falando desse dente, caso seu filho o perca ele não será substituído por outro. Procure um dentista pra avaliar.

  47. Olá
    Tenho um sobrinho que tem 3 anos e 10 meses e ele só tem 18 dentinhos. Gostaria de saber se tem algum problema.

    • Simone, nessa idade ele deveria ter 20, mas isso não quer dizer que haja algum problema necessariamente. Se os dentes que faltam forem os segundos molares de leite, pode ser apenas um atraso. Se for algum outro dente, pode ser que seja agenesia, ou seja, que esses dentinhos simplesmente não se formaram e não existem (o que não significa que isso vai acontecer com os dentes permanentes, também). O ideal, pra se ter certeza do que está acontecendo, é procurar um odontopediatra pra avaliar.134r

  48. Drª, meu filho tem 2 anos e meio, caiu e perdeu o dentinho superior da frente, vc sabe de algum método para colocação de um provisório até o permanente vir?

    • Sim Débora, existem mantenedores de espaço funcionais que podem resolver isso. Leve-o num odontopediatra pra avaliar.

  49. Tenho 25 anos e começou a nascer um dente encavalado na parte de baixo da boca, isso e normal? Q por sinal achei isso uma piada, pois aos 25 anos nascer dentes, o q devo fazer ou se posso arranca-lo antes de crescer?????

    • Rafael, realmente, aos 25 anos você não deveria ter dentes nascendo. É possível que se trate de um dente supranumerário, ou seja, além do número normal de dentes. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e, possivelmente, fazer a extração.

  50. Olá, tenho 14 anos, meu canino de cima esquerdo caiu e apareceu a ponta do permanente, gostaria de sabe quanto tempo demora para nascer quando aparece??

  51. Qual a distancia normal entre os dentes superiores e os inferiores?

    • Carolina, o normal é que eles se encostem, não deve haver espaço.

  52. Tenho um filho de 4 anos e 11 meses, ele está sentindo dor no incisivo central superior e notei q o dente está mole. Quando o meu filho estava na fase de engatinhar, bateu esse mesmo dente, essa dor e o amolecimento do dente podem estar relacionados com essa batida no dente? Aguardo sua resposta, obrigada!

    • Pode ter a ver sim, Vanessa. Provavelmente a batida acelerou um pouquinho a época da queda desse dentinho. Ele deve cair antes da hora, mas isso, em princípio, não prejudica em nada o dente permanente que vai nascer. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  53. Obrigada pela orientação Dra. Ana, vou levá-lo ao odontopediatra o mais breve possível.

  54. Oi Ana, meu nome ée Bianca, tenho 9 anos e eu estou com uma duvida: eu tenho um dente da frente de baixo que esta mole, eu não sei se ele é de leite ou permanente, como saber Ana?

    • Bianca, a forma mais fácil de saber é perguntando pra um dentista. Isso é bem fácil de descobrir com um exame clínico. Mas se aos nove anos você tem um dente mole, é 99% de certeza que se trata de um dente de leite, você é muito nova pra ter um problema periodontal (de gengiva e do osso que “segura” os dentes). Deve ser um dos seus incisivos laterais de leite que está mole e vai dar lugar ao permanente, em breve.

  55. Obrigada Ana, eu fui ao dentista e ele falou que era de leite.

    • :)

  56. Ola Ana,

    Minha preocupaçao é que minha filha tem uma carie no terceiro dente molar na parte superior, ela tem 16 anos, sera que poderá nascer outro dente se ela arrancar?
    Minha outra preocupaçao, os sisos dela ja nasceram todos, isto é normal? Muito obrigada, seu trabalho é otimo.

    • Daniele, aos 16 anos a sua filha já deve ter todos os dentes permanentes, portanto, ao extrair qualquer dente, não nascerá outro (e cárie, em si, não é motivo para extração). É meio cedo pra que ela já tenha todos os sisos na boca, embora não seja impossível.

  57. Oi Ana,
    Estou super preocupada, minha filha completou 7 anos em 04.06.2013. Já esta nascendo os molares permanentes na arcada superior, só que um molar de leite grudado neste dente que está nascendo (2 molar de leite) está super mole, já com todo aspecto de que vai cair, tipo metade do dente já solto da gengiva. Isto é normal?
    Na arcada inferior já cairam 4 dentes, já nasceram 2 e os outros 2 estão nascendo…
    Na arcada superior cairam apenas os 2 dentes centrais que ainda não nasceram, pois os dois cairam em inicio de maio e final de maio.
    Ela não tem nenhuma carie.
    Estou preocupada… Obrigada. BJS!

    • Michele, realmente não é esperado que, aos 7 anos, sua filha esteja com o segundo molar de leite mole. Esse dente vai dar lugar ao segundo pré-molar, mas isso só lá pelos 11 ou 12 anos. Sugiro que você a leve a um odontopediatra pra avaliar. Se o dente cair mesmo, pode ser preciso colocar um mantenedor de espaço pra garantir que, quando os pré-molares nascerem, haja espaço suficiente.

  58. Eu tenho 12 anos e ainda tenho 1 dente de leite, vou tirar ele hj, mas quanto tempo demora pra crescer o pernamente >< ? (ele é o de cima)
    bjuus

    • Fernanda, qual dente de cima?

  59. Eu tenho 16 anos e estou com o meu segundo molar mole, esta quase caindo, eu nao lembro de ele ter caido antes, estou com medo dele cair e não nascer outro. Ele é permanente ou vai nascer outro??

    • Otavio, acho altamente improvável que o seu segundo molar permanente esteja mole a ponto de cair. A não ser que você esteja falando do segundo molar de leite, embora, na sua idade, ele já devia ter caído há pelo menos 3 anos. No lugar do segundo molar de leite nasce o segundo pré-molar, que já é um dente permanente. Pelo atraso desses eventos, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  60. Meu sobrinho sofreu um acidente e um dos dentinhos de cima caiu (era dente de leite), ele tem 1 ano e 5 meses, levamos ele ao medico e o medico disse que o dentinho dele ja tinha saído todo, e por isso nao era muito grave, o medico mandou levar ele para o odontopediatra para examina-lo. Me responde uma coisa, é possível nascer normalmente?
    E quanto tempo vai levar pra nascer?

    • Sim Sara, em princípio nada impede que o dente permanente nasça normalmente. Mas isso só vai acontecer na época certa, vai no máximo adiantar alguns meses. Os incisivos centrais superiores permanentes nascem só lá pelos 7 anos de idade. É importante que o odontopediatra avalie pra verificar a necessidade de usar algum tipo de mantenedor de espaço agora ou no futuro (pra garantir que o espaço para o dente permanente nascer fique preservado).

  61. Ola, minha filha de 4 anos e 5 meses perdeu o dentinho de cima da frente… e já faz quase 2 meses… e nada, ainda nem sinal do outro dentinho, sera algum problema… é normal demorar?

    • Michelli, os incisivos centrais superiores permanentes só nascem lá pelos 6 anos de idade. Então, via de regra, o dentinho da sua filha ainda vai demorar pra nascer. Claro que, como houve uma perda precoce, possivelmente o nascimento vai adiantar um pouquinho, mas não muito. Ou seja: ela deve dicar “banguelinha” por um tempo, ainda. Você recorda se ela bateu esse dente? Enfim… nesses casos, é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar. Mas não há nenhum problema, em princípio.

  62. Dra. Ana Tokus, me tire uma duvida, tenho 15 anos e meu segundo molar inferior esta estragado e fiz um tratamento de canal. Era 3 vezes, mas fiz so 2 e n fiz mais, ai meu dente começou a quebrar e n sei se é meu dente permanente. Ai eu n sei se tenho q extrair ele, me ajude.

    • Leandro, pelo que entendi você não terminou o tratamento de canal (ou não restaurou o dentes, enfim). Sim, aos 15 anos certamente estamos falando de um dente permanente. Se a raiz ainda estiver viável, seria possível colocar um pino e uma coroa, aí não seria necessário extrair. Mas só procurando um dentista pra avaliar é que dá pra se ter certeza disso.

  63. Meu dente canino doi, é comum?
    É para cair?
    Dica: é o de baixo
    Q dor :P
    Paula :3

    • Pode ser, Paula. Qual a sua idade? Caninos inferiores geralmente ficam moles, pra cair, lá pelos 9 ou 10 anos de idade. Se for esse o caso, é comum que doa um pouquinho a gengiva.

      • Tenho 9 anos !!!! Obrigada :)

        • Então é isso aí mesmo! ;)

  64. Olá, boa tarde! Minha filha tem 1 ano e 1 mês, e só tem 2 dentinhos, nasceu 1 com 10 meses, com 11 meses nasceu o outro e depois parou, ela só esta com 2 dentinhos embaixo. Ela nasceu com 37 semanas. Fico preocupada porque vejo crianças na idade dela com vário dentes. Me responde por favor.

    • Lucivânia, há um pequeno atraso realmente, mas isso é relativamente comum. Não dá pra dizer que há algum problema associado. Os dentinhos dela devem nascer normalmente, mas pra você ficar mais tranquila, seria bom um odontopediatra avaliar.

  65. Olá, meu dente está cariado, eu já fiz uma obturação mas ela caiu, agora ele já tá bem mais cariado, ele é de leite. Será que se eu arrancar vai nascer o permanente? Tenho 10 anos!

    • João, certamente o permanente vai nascer, sim. Mas aí depende do dente… talvez a extração até esteja indicada, mas é preciso avaliar se já está “mais ou menos na hora” desse dente cair mesmo, porque extrair dentes de leite antes da hora pode fazer com que os permanentes nasçam tortos depois. Ou seja: peça pra um responsável levar você num dentista pra avaliar.

  66. Quero parabenizar por ajudar tantas pessoas, acho isso muito humilde e digno de sua parte, doutora… é o seguinte,
    fiz 28 anos e ha alguns dias venho sofrendo com fortes dores na parte inferior dos dentes. Sinto a gengiva inflamada e o rosto tbm. Minha irma me falou que pode ser o dentequeiro ou 3 molar.. ? O que me diz? Abraço…

    • Obrigada Junior, fico feliz em ajudar. :)

      Sim, pode ser o terceiro molar, sim, principalmente se o problema for na gengiva do fundo da boca. Procure um dentista pra avaliar!

  67. Doutora, estou bastante preocupado, pois meu filho tem 9 anos e hoje ele perdeu o quinto dente inferior, acho que é o segundo molar. Esse dente é de leite? Nascerá outro no lugar? Desde já lhe agradeço.

    • Certamente é de leite, Joelton. É um pouco cedo pra esse dente cair, mas não dá pra dizer que haja algum problema. O segundo pré-molar (que é o dente permanente que o substitui) deve nascer normalmente, fique tranquilo.

  68. Olá Ana, o meu incisivo lateral até hoje não caiu, eu tenho 13 anos vou fazer 14, estou muito preocupada, e sempre que um dente meu cai ele nasce parecendo canino, com a pontinha, existe algo que eu possa fazer? E sobre o meu incisivo lateral? Muito obrigada, bjs …

    • Laura, provavelmente o seu incisivo lateral permanente está impactado (alguma coisa estava no caminho dele na época que ele deveria ter nascido – lá pelos 9 anos – e impediu que ele nascesse) OU ele nem existe. Pra se ter certeza é preciso fazer uma radiografia, então você tem que procurar um dentista. Os dentes “com pontinha” que você descreve se chamam “conóides”, e esse aspecto anatômico diferente é relativamente comum em incisivos laterais superiores. Pra corrigir isso, só com restaurações estéticas ou coroas.

  69. Oi Doutora, minha filha tem 3 anos e 9 meses, ela ficou com um dente inferior central mole e depois de 2 dias ele caiu, ela nunca bateu nenhum dente, o caso é que não está vindo o dente permanente, gostaria de saber se vai demorar muito pra nascer o permanente, se demorar, será que ele vai conseguir romper a raiz depois de tanto tempo?

    • Jaqueline, os incisivos centrais permanentes nascem lá pelos 6 anos de idade. Então, até lá, sua filha deve ficar “banguelinha”. Mas, em princípio, o dente permanente deve nascer normalmente na época certa, pode até adiantar um pouco considerando a perda precoce. É bem possível que ela tenha batido esse dente, sim, às vezes isso acontece sem que ninguém note, em casa ou na creche / escola, sem sangramento ou outro sinal aparente. A batida acelera a reabsorção da raiz e o dentinho acaba ficando mole e caindo. Enfim: o ideal é levá-la num odontopediatra pra avaliar.

  70. Olá Doutora Ana, muito obrigada pela sua atenção, parabéns pelo seu lindo trabalho, fique sempre na proteção de Deus, bjs.

    • ;)

  71. Oi, Ana
    O segundo pre-molar cai?

    • Não, Gabi. Os pré-molares são dentes permanentes, não existem pré-molares de leite. Os pré-molares nascem no lugar dos molares de leite, e os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite.

  72. Tenho dezessete anos e tenho um dente incisivo lateral nascendo por baixo do outro, é normal?

    • Erivaldo, aos 17 anos você já deveria ter trocado os incisivos laterais faz tempo, então não dá pra dizer que seja normal. Mas também não é um problemão… é preciso identificar que dente é esse. Talvez se trate de um dente supranumerário, ou seja, um dente a mais do que o número normal. Pra ter certeza, o ideal é procurar um dentista pra avaliar clínica e radiograficamente.

  73. Meu filho tem 10 anos, o molar de baixo, se nao me engano é o 2º molar, a dentista disse que seria canal depois do raio x, se ele é de leite eu posso pedir para extrai-lo? Ou ja é um dente permanente? Se nao for, é um absurdo eu pagar R$ 280,00 em um canal se o dente é de leite, o que eu faço, peço para extrair ou faço canal?

    • Marli, eu não acho um absurdo não… a extração precoce de dentes de leite pode “bagunçar” a irrupção dos dentes permanentes, causando problemas que podem sair bem mais caro no futuro. Outra opção seria fazer a extração desse dente, mas aí seria preciso instalar um dispositivo chamado “mantenedor de espaço”, pra garantir que outros dentes não invadam o espaço deixado pelo dente extraído antes da hora. Se fica mais barato ou não, realmente não sei dizer… talvez não (somando extração + mantenedor).

  74. Meu filho tem 4 anos e 3 meses, o dentinho inferior está mole. Só que agora ele sofreu um acidente que fraturou os dois dentes centrais superiores, só que os dentes não saíram, a odontopediatra fez uma contenção para ver se endurece. Se não endurecer o que é indicado fazer?

    Caso os dentes endureçam um pouco mais ainda fiquem um pouco mole, posso deixa-los ou devo extrair? Ele já chorou muito pois não quer arrancar o dente.

    • Pode ser que esses 2 dentinhos não firmem totalmente após removida a contenção, mas isso não significa, necessariamente, que será preciso extraí-los. É questão de acompanhar, pois muitas vezes acidentes desse tipo causam a reabsorção das raízes, o que levaria esses dentes a caírem sozinhos depois de algum tempo. Se isso acontecer, aconteceu. Não se preocupe neste momento em o que fazer… nem a odontopediatra tem certeza do que fazer, as atitudes futuras dela com relação a esses dentes dependem de como o organismo do seu filho vai se comportar.

  75. MINHA FILHA TEM 06 ANOS, E SEUS DENTES DA PARTE DE CIMA, OS QUATRO DA FRENTE DE LEITE, JÁ AMOLECERAM E FORAM ARRANCADOS, QUANTO TEMPO LEVA PRA NASCER.

    • Franclin, quando os dentes de leite são extraídos antes da hora, os permanentes podem nascer um pouquinho antes. Os incisivos centrais permanentes nascem entre os 7 e os 8 anos e os incisivos laterais permanentes entre os 8 e os 9 anos. Mas pode ser antes disso, também.

  76. Olá Dra. Ana.
    Andava a fazer uma pesquisa pela net para tirar algumas dúvidas que tenho sobre a dentição do meu filho e vim parar ao seu blog. Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pelos artigos e pela atenção que tem com todas as dúvidas colocadas.
    Em segundo lugar aproveito para lhe colocar uma dúvida que poderá ajudar-me a mim e a outros pais cibernautas.
    O primeiro dente definitivo do meu filho já rompeu e já mostra 3 a 4 mm do seu tamanhão acima da gengiva, o único problema é que ele “resolveu” romper atrás do dente de leite e não por baixo do respectivo dente de leite. O dente de leite está pouco mole, devo esperar que ele caia por si ou deverá ser extraído o mais rápido possível? É que já ouvi ambas as versões… que não há pressa pois o definitivo já rompeu, e a versão de que deverá ser extraído por um profissional o quanto antes.
    Qual a sua opinião enquanto profissional? Muito obrigada pela sua atenção e continuação de um excelente trabalho.

    • Obrigada, Laura. :)

      Seu filho está incomodado com o dente de leite? Sente dor? Eu acho que se houver incômodo, é melhor procurar o dentista pra extrair. Da mesma forma, se o dente não amolecer mais nos próximos dias, seria bom que o dentista interferisse. Já se o dente de leite começar a ficar mais mole, é porque provavelmente deve cair sozinho… aí não haveria necessidade de extraí-lo. O ideal MESMO é procurar um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  77. Ola, chamo-me Leonia, o meu filho tem 5 anos e sentia dor no ultimo dente molar de baixo, fui ao dentista e tiraram o dente, voltará a crescer? É pk saiu a raiz e tudo.

    • Leonia, considerando a idade do seu filho, o molar que foi extraído era de leite. Aos 6 anos costuma nascer o primeiro molar permanente inferior, e ele nasce atrás dos outros dentes, ficando “por último”. Mas não acho que tenha sido ele, certamente foi o de leite, é meio cedo para o permanente já ter nascido. Sendo assim, sim, o dente permanente ainda vai nascer, e no lugar desse molar extraído deve nascer um pré-molar (mais isso só bem mais tarde, lá pelos 11 anos). Seria bom acompanhar o caso junto ao odontopediatra, pode ser necessário instalar um dispositivo pra manter o espaço do dente que vai nascer e seu filho não ter problemas mais tarde.

  78. Doutora, minha filha tem 7 anos, completa 8 em março, e seu canino superior esquerdo esta mole, pode acontecer? É normal? Ja consultei dois dentistas, um me disse que é normal e outro me disse que é muito cedo.

    • Carla, provavelmente os 2 estão certos ;). Mesmo sendo muito cedo, não quer dizer que haja algum problema… talvez sua filha seja um pouco mais “precoce” mesmo. O ideal seria fazer uma radiografia pra ver como estão os dentes permanentes dentro da gengiva… se o canino permanente já estiver a caminho, é esperado que o de leite esteja mole, mesmo.

  79. Dra. Ana, minha filha de 6 anos está com o incisivo lateral superior bastante mole já há algum tempo (3 meses) e não cai sozinho. Está preso somente por uma pequena parte. Ela não quer ir ao dentista de jeito nenhum. Tentamos tirar com um extrator (meu sogro é dentista), mas esse dente é difícil, ele escorrega. Com isso o dente permanente está nascendo bem acima da linha dos outros (na gengiva). Ele vai ficar alinhado posteriormente (ou seja, “descer” mais) ? Muito obrigada.

    • Daiana, se o permanente já está nascendo é um bom sinal. Não dá pra afirmar que ele vai ficar alinhadinho com os outros, provavelmente não… mas isso não ocorre por causa da retenção do de leite, provavelmente se dá por um pouco de falta de espaço. O ideal seria extrair o de leite mesmo mas, se ela não deixa, a própria irrupção do permanente deve fazer com que o de leite caia, mais dia, menos dia.

  80. Oi, estou muito preocupada, minha filha tem 5 anos e 6 meses, 1 dente de cima central de leite dela foi arrancado pelo medico, nunca foi batido, isso poderá trazer problemas futuros? Fui a um dentista, ele me tranquilizou dizendo que tem que ser acompanhado e se necessario colocar algo (não me recordo o nome do procedimento) pra manter o espaço onde deve nascer o outro, ela não corre o risco de ficar banguela pro resto da vida não né? Obrigada.

    • Não Joyce, ela não vai ficar banguela, não. O dente permanente deve nascer normalmente, entre os 6 e 7 anos de idade. O nome do dispositivo que o dentista sugeriu é “mantenedor de espaço”, se for realmente necessário (acredito que a essa altura nem seja mais), ele vai orientar você a respeito. Por curiosidade, por que o médico extraiu o dente?

      • O dente dela foi arrancado por uma irresponsabilidade minha, ela foi retirar uma hérnia umbilical e vieram na sala de espera me perguntar se poderia extrair o dente pois ja estava mole mas não estava tanto assim, e pelo fato dos dois de baixo centrais terem nascido sem cair e tiveram que ser extraidos deixei, mas não deveria, pois nem sinal dele, me sinto culpada… Obrigada pela atenção, seu blog esta de parabéns!!!

        • Não tem problema Joyce, em breve o dente vai nascer. Mas que história inusitada, hein?! E desde quando médico entende de extração dentária? ;) Abraço!

  81. Boa tarde! Antes de mais nada parabéns pelo espaço!
    Bem, minha filha esta com 2 anos e 10 meses e TODOS os dentes atrasaram o nascimento. Agora, vi que os 2º molares inferiores estão nascendo. Os de cima ainda não. Algum problema esse espaçamento de tempo? Outra dúvida: quando iniciaram as erupções eu usava pasta com flúor (pq me disseram que era a nova recomendação da OMS) mas, como ela não cuspia, as pontas dos caninos (que foram os dentes que nasceram nesta época) ficaram com manchas brancas. O dentista disse que era fluorose e eu passei a usar pasta sem flúor. Não apareceram mais manchas e estas não aumentaram. Os permanentes nascerão manchados? E estes novos decíduos que estão nascendo, ainda serão afetados mesmo tendo abolido a pasta com flúor há muito tempo? Obrigada.

    • Paula, mesmo que haja um pequeno atraso na irrupção dos dentes de leite em comparação com a média das crianças, não há problema. Até atrasos maiores não significam problema necessariamente, as crianças se desenvolvem de forma diferente, mesmo. Se você interrompeu há tempo o uso do flúor na escovação dela, os dentes permanentes não deverão ter problema, pois a fluorose ocorre quando os dentes ainda estão em formação, dentro da gengiva (e se não há contato com o flúor nessa fase, ok). Já os decíduos que ainda não nasceram, provavelmente serão afetados.

      Por isso é tão importante a avaliação de um dentista / odontopediatra pra tomar esse tipo de decisão (usar pasta com flúor / sem flúor nessa idade): como as crianças são diferentes, suas necessidades são diferentes. Meu filho, por exemplo, tem 4 anos e nunca usou pasta com flúor, e os motivos são 2: ele não come doces (porque quando o paladar dele estava começando a se desenvolver eu não ofereci açúcar, então hoje ele não come doces por vontade própria, não é proibição minha, não) e ele engole TODA a pasta de dente. Ele acha gostoso e, por enquanto, não consigo fazer ele cuspir. Como ele tem baixíssimo risco à cárie, justamente por não comer doces, ele não precisa de creme dental com flúor neste momento… então, tudo bem! Já crianças que comem doces e/ou que não colaboram com a higienização, merecem uma atenção especial e a introdução do flúor mais cedo. Enfim: cada caso é um caso. :)

  82. Ola Ana! Tenho 2 filhos de 5 e 7 anos, levei ao dentista para avaliação dos dentes de leite e tomei um susto com que falou, pois ela relatou que os dois devem fazer canal nos dente de leite e cobrou um preço absurdo. Pergunto, sera necessario fazer canal sabendo que vai cair o dente?

  83. OLÁ, MEU FILHO VAI COMPLETAR 7 ANOS MES QUE VEM, OS DENTES ESTAO TODOS FIRMES ,SÓ QUE JÁ NASCERAM 2 DENTES DE BAIXO DA PARTE DA FRENTE, MAS OS DE LEITE NÃO AMOLECEM, FICAM POR TRÁS DOS DE LEITE, O QUE FAZER?

    • Janaina, quando os dentes de leite não caem sozinhos, o dentista / odontopediatra precisa removê-los. Mas só porque aconteceu com esses 2 dentes, não quer dizer que vai acontecer com os demais. Cada caso é um caso.

  84. Quando o dente cai pode cair de novo?

    • Não Stephany, nós temos apenas 2 dentições, uma de leite e a outra permanente. Quando o dente de leite cai, nasce o permanente.

  85. Olá, eu tenho 12 e o meu penultimo dente de cima quebrou, não sei se ele tá podre (ele tá branquinho, dente normal) ou se ele é de leite… como vou descobrir? Desde já, obrigada!

    • Lívia, aos 12 anos o seu penúltimo dente deve ser o primeiro molar permanente, que não, não é de leite. Se o aspecto dele é normal, ele não deve estar “podre”, apenas fraturado. Em princípio, seria preciso restaurá-lo. Peça pra um responsável levá-la ao dentista pra avaliar o tamanho dessa fratura e tratar de acordo. Em princípio, não é complicado de resolver.

  86. Ola, minha amiga arrancou o dente de leite dela com 12 anos, eu quero saber se ainda nasce?

    • Suely, depende de que dente estamos falando… mas se o dente era de leite, certamente há um permanente dentro da gengiva esperando pra nascer.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>