Como Saber Se o Dente é de Leite

Taí uma pergunta que vivem me fazendo! A melhor forma de saber se um dente é de leite ou permanente é, sem dúvida, perguntar pra um dentista. O problema é que pra ter certeza, o dentista precisa examinar a pessoa… e geralmente essa pergunta é feita à distância, via web, principalmente. Não dá. Por isso, vou dar umas dicas que podem ajudar você na tarefa de descobrir se o seu dente ainda vai cair ou se é o permanente que já nasceu.

Os dentes têm uma ordem certa para nascer, tanto os de leite quanto os permanentes. Quase sempre são os dentes de baixo que nascem antes dos seus correspondentes na parte de cima. A criança passa por três “dentições”:

  1. Dentição decídua (dentes de leite): todos os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos e meio de idade. A criança terá apenas dentes de leite até os 6 anos de idade.
  2. Dentição mista (dentes de leite + dentes permanentes): nesta fase, que começa aos 6 anos, a boca da criança vira uma bagunça… tem dente de leite junto com dente permanente, além das famosas “janelinhas”. A dentição mista vai até os 12 anos de idade.
  3. Dentição permanente (dentes permanentes): depois do 12 ou 13 anos, todos os dentes já são “de adulto”.

Veja as tabelas com a época em que os dentes caem e nascem (idades aproximadas, na ordem em que ocorrem):

DENTES DE LEITE:

DENTES DE BAIXO QUANDO NASCEM QUANDO CAEM
Incisivos centrais 6 meses entre 6 e 7 anos
Incisivos laterais 9 meses entre 7 e 8 anos
Primeiros molares
1 ano e 4 meses entre 10 e 11 anos
Caninos 1 ano e 6 meses entre 9 e 10 anos
Segundos molares 2 anos e 3 meses entre 11 e 12 anos

 

DENTE DE CIMA QUANDO NASCEM QUANDO CAEM
Incisivos centrais 8 meses entre 7 e 8 anos
Incisivos laterais 10 meses entre 8 e 9 anos
Primeiros molares 1 ano e 4 meses entre 10 e 11 anos
Caninos 1 ano e 7 meses entre 11 e 12 anos
Segundos molares 2 anos e meio entre 11 e 12 anos

DENTES PERMANENTES:

DENTES DE BAIXO QUANDO NASCEM
Primeiros molares entre 6 e 7 anos
Incisivos centrais entre 6 e 7 anos
Incisivos laterais entre 7 e 8 anos
Primeiros pré-molares entre 9 e 11 anos
Caninos entre 9 e 11 anos
Segundos pré-molares entre 10 e 12 anos
Segundos molares entre 11 e 12 anos
Terceiros molares (sisos) entre 17 e 21 anos

 

DENTES DE CIMA QUANDO NASCEM
Primeiros molares entre 6 e 7 anos
Incisivos centrais entre 7 e 8 anos
Incisivos laterais entre 8 e 9 anos
Primeiros pré-molares entre 10 e 11 anos
Segundos pré-molares entre 10 e 12 anos
Caninos entre 11 e 12 anos
Segundos molares entre 12 e 13 anos
Terceiros molares (sisos) entre 17 e 21 anos

Portanto, pra saber se o seu dente (ou o do seu filho) é de leite ou permanente, o critério usado é a idade. Às vezes acontece de um dente de leite ficar na boca por mais tempo que o normal. Um exemplo disso é a apresentadora Xuxa, que tem um dente de leite até hoje (ou tinha até há pouco tempo, não sei). Isso, além de incomum, acontece porque o dente permanente ou não existe ou não conseguiu nascer, por estar mal posicionado.

Pra você entender como a irrupção dentária acontece, veja:

<

A dúvida mais frequente, porém, é com relação aos dentes de trás, os molares. Isso porque os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite, e não no lugar deles. Aí, quando o primeiro molar nasce, é comum a gente achar que ele também é de leite… mas não é.  E como “é de leite mesmo  e vai cair”, acaba não cuidando dele… CUIDADO, ok?! Os dentes permanentes que nascem no lugar dos molares de leite são os pré-molares. Não existem pré-molares de leite.

Os molares na dentição mista. Os rosinhas já são permanentes, hein?!

Lembro, ainda, que as informações deste post são baseadas numa média. Portanto, não precisa ficar desesperado se o seu filho tem 4 meses e começou a nascer um dente ou se ele já tem 3 anos e ainda não nasceram todos. Na dúvida, consulte um dentista / odontopediatra. Uma simples radiografia panorâmica é capaz de mostrar a existência (ou não) e o posicionamento de todos os dentes, inclusive dos que não nasceram ainda.

Portanto, dependendo da sua idade, é normal ter dentes moles, que cairão e serão substituídos. Mas se você é adulto e tem dentes moles, acho que esse texto pode interessar

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Odontopediatria

Marcadores:

684 comentários

  1. Oi doutora, tenho 16 anos e meu dente “antepenúltimo” lá de trás ficou mole e eu ranquei, vai nascer de novo? Estou com medo.

    1. Provavelmente, Renata. Devia ser um dente de leite, dentes permanentes não ficam moles assim tão facilmente. Mas só procurando um dentista pra avaliar pra se ter certeza.

      1. Oi doutora, tenho 15 anos e meu segundo dente depois do molar de baixo ta mole, ouvi dizer que alguns dentes já nascem permanentes e to com medo de arrancar ele e não nascer outro, será que esse já é permanente?

        1. Lara, o segundo dente depois do molar já é o siso, que na sua idade você não tem ainda. Deve ser o segundo dente depois do pré-molar, é aí é um molar permanente, que não nasce de novo. Se ele está com mobilidade, é bom procurar um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  2. Ola doutora, tenho 17 anos e ainda n mudei meus dentes caninos da arcada superior de numero 53 e 63, foram necessárias cirurgias para retirar eles que por sinal era bem grandes e foi complicada a retirada. Isso é normal para alguém da minha idade ? O que possivelmente aconteceu ? Desde já agradeço !

    1. Não é normal, Fátima… mas é relativamente comum. Como os caninos são os últimos dentes permanentes a nascerem, muitas vezes eles ficam sem espaço e/ou mal posicionados dentro do osso… e aí precisam de uma “ajudinha” pra nascerem. Acontece.

  3. Meus dentes de leite cairam antes de eu ter 6 anos, é por isso q meus dentes sao tao pequenos? Tem como fazer os meus dentes crescerem mais?

    1. Matheus, não, não é por isso que seus dentes são pequenos. Pode ser que você tenha muita gengiva, por exemplo, e não dentes pequenos, mesmo. Enfim, é preciso avaliar. Procure um dentista.

  4. Ola doutora, meu filho tem 2 anos e 7 meses, tem 6 dentes em cima e 6 embaixo. Escovo todos os dias apos as refeicoes e notei uma micro carie no ultimo dente de baixo, parece um pontinho e estou preocupada, pois vi que em alguns sites que eles trocam 10 dentes e nao 12 como ele tem. Esse dente dele vai cair?
    É de leite ou permanente? O que devo fazer?
    Ja levei no dentista mais ele nao deixou a doutora nem ver o dente.
    Obg desde ja!

    1. Com certeza é de leite, e com certeza ainda vai cair, Jeniffer. Mas não se preocupe, parece tudo dentro do esperado… as épocas em que os dentes nascem são aproximadas, varia de criança pra criança. Quanto à possível cárie, seria bom que que um dentista avaliasse pra ter certeza. Uma hora seu filho deixa. 🙂

  5. Boa tarde,
    A minha filha tem 11 anos e tem um dente a nascer sobreposto ao canino.
    Tive uma opinião na qual sugeriram arrancar o canino, pois como não tem espaço e era a melhor opção.
    A segunda opinião sugeriu colocar expansores e depois de arranjar espaço colocar o aparelho.
    Que devo fazer?

    1. Barbara, extrair o canino permanente? Não que seja “proibido”, mas é uma estratégia bem incomum, pois o canino é um que tem papel dente importantíssimo na oclusão (“mordida”), então ele acaba sendo a última opção em caso de extração. Enfim… depende do caso e da avaliação do dentista. Se for possível conseguir espaço sem extrair nenhum dente, ótimo. Converse com o seu dentista.

  6. Olá Dra. Ana, minha filha de 18 meses tem 11 dentes (incisivos centrais sup e inf, laterais sup, 1 lateral inf e pre molares sup e inf), além dos 4 caninos apontando. 1 lateral inferior não nasceu, levei ao odontopediatra que solicitou uma panorâmica. Devido a pouca idade, ela não colaborou e a imagem não ficou muito clara se ela tem ou não o dente. Mas minha principal preocupação é se terá os dentes permanentes. Com que idade é possível visualizar em radiografia os dentes permanentes?

    1. Sim Ana, alguns dentes permanentes já estão em formação dentro da gengiva nessa idade. Não é porque um dente de leite não se forma que o dente permanente correspondente não vai se formar, também. São situações distintas. Já é possível visualizar os dentes na radiografia, a dificuldade é só com a tomada radiográfica, porque as crianças não colaboram nessa idade.

      1. Olá, eu tenho 10 anos e meio e meu segundo molar está mole, é normal?
        Eu estou com medo, mas depois que vi esse blog fiquei mais tranquilo, só quero saber se o segundo molar é de leite ou permanente…

  7. Doutora, tenho 17 anos, e por acidente jogando bola no time de futebol na escola eu levei uma cotovelada na boca e acabei perdendo um dos dois dentes da frente da parte de cima, e nesse dente eu já tive problema PERIODONTAL, mas eu tinha feito o tratamento corretamente no dentista, e depois do tratamento eu ia frequentemente só para fazer a revisão mas estava tudo bem, agora meu pai quer que eu faça um implante para substituir esse dente, mas eu poderia fazer o implante no lugar onde tive problema PERIODONTAL ??? Obs tenho 16 anos.

    1. Na sua idade, deve ser sim, Vitoria. Os caninos superiores nascem entre os 11 e 12 anos, e os caninos inferiores entre os 9 e os 11 anos. Mas pode variar um pouco pra mais ou pra menos.

  8. Olá, tenho aproximadamente 17 anos e meu canino esquerdo superior é desproporcionalmente menor ao direito… ainda existe a possibilidade de ele crescer e ficar proporcional ou eu terei de colocar aparelho para ajeitá-lo?

    1. Marcelo, depende do espaço disponível. Talvez ele esteja “alto” por falta de espaço. Na sua idade é muito provável a necessidade de aparelho pra corrigir o alinhamento dos dentes no arco dentário.

  9. Minha filha tem 7 anos que completou dia 8 de maio de 2016… ela inda n caiu nenhum dente, isso e normal? Aguardo…

    1. Amanda, há algum atraso, mas isso não significa que haja algum problema. Leve-a ao dentista / odontopediatra pra avaliar, é uma ótima época pra isso. Aí você “tira a cisma” e fica mais tranquila, também.

  10. Ola, tenho 11 anos e meu dente canino inferior caiu, não sei se é permanente ou de leite, então demora muito pra crescer?

  11. Ola ! Meu filho tem 5 anos, ele tem os dentes separados no arco superior, nos dois primeiros dentes centrais ele tem um espaço e ai ta nascendo um dente, so que ele ta separando mais os dentes. O que devo fazer?

    1. Tatiani, leve-o ao dentista / odontopediatra pra avaliar. Talvez esse dente que está nascendo seja um supranumerário (um dente a mais que o número normal de dentes). Se for, deve ser preciso extrair.

  12. Olá ! Meu nome é Joana e tenho nove anos, eu não sei nada sobre dentes, meu primeiro molar de baixo está mole e doendo, ta bem difícil de mastigar as coisas com este dente, isto é um sinal de que vai cair ? Obrigada!

    1. Joana, sim, seu dente deve cair em breve. No lugar dele vai nascer um pré-molar, que já é um dente permanente.

  13. Olá tenho 14 anos o meu dente da frente partiu um bocado e os dentes ficaram separados. Há alguma solução para junta-los? Aguardo resposta. Cumprimentos, Rita Azevedo

    1. Ola, tenho doze anos, ja me nasceram os dois pre-molares definitivos, como tenho tambem o 1 molar, no lugar do segundo molar, este dente vai cair e nascer o molar definitivo? Obrigada, Jasmim.

      1. Jasmim, como assim “tenho tambem o 1 molar, no lugar do segundo molar”? Não entendi. Você ainda tem dentes de leite?

  14. Olá, Boa tarde dra Ana! .
    Tenho 10 anos e hoje ao passar o fio dental nos dentes, o meu 1°molar caiu. Estou assustada, pois nao sei se outro dente ira nascer ou se este dente e permanente.
    A senhora poderia me ajudar?

    1. Maria Clara, fique bem tranquila. Na sua idade isso é esperado, certamente era um molar de leite. No lugar dele vai nascer um pré-molar, que já é um dente permanente.

  15. Tenho 13 a 14 anos de idade, e tenho um dente canino mole, ele é mais pequeno que os outros dentes, e estou com medo de arrancar e ele ser um permanente, e não nascer mais! Ele é bem diferente do outro, parece de criança de 5 anos… Por favor me diga se ele é ou pode ser de leite??????

    1. Sávio, pela sua descrição pela sua idade, deve ser um dente de leite. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

    1. Imagino que o “terceiro dente de cima” seja o canino, Ana. Na sua idade ele já devia ter caído e nascido o permanente, mas ainda assim aposto que esse dente é de leite e que vai nascer outro, sim. De qualquer forma, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  16. Olá, tenho 17 anos e tenho um dente que precisa de cana, já fui ao dentista e como não tinha dinheiro para o canal ele fez só um curativo, depois de um tempo esse curativo caiu e eu mesma colocava um algodão para não entrar sujeira, só esse dente quebrou e sobrou uma parte e ele tá mole já tentei rancar mas não consigo e não sei se é de leite ou não, tô com medo de conseguir arrancar e não nascer outro. Ele é o penúltimo dente de cima. Me ajuda!! Pf

    1. Olá Milena!

      De acordo com sua idade e se você teve todas as trocas de dentes corretas, ele não é de leite.
      Não aconselho tirar o dente por conta própria.. Isso pode te levar a algumas lesões e infecções e bem provavelmente você não irá conseguir tirar o dente por inteiro. Procure um dentista para ele avaliar e dizer se não teria como salvar o dente com o tratamento de canal e uma prótese fixa (pivô) ou realmente terá que extraí-lo.

  17. Olá doutora, tenho 18 anos e tenho um dente pré-molar cariado, já começou a doer. E eu não lembro se já tirei algum antes desse de agora. E eu queria saber se eu arrancar poderá nascer outro ?

    1. Kátia, o pré-molar (se realmente esse dente é um pré-molar) é um dente permanente, já que não existe pré-molar de leite. Se ele for extraído, não nasce outro. Mas cárie não é motivo direto pra extração, no seu caso me parece possível remover a cárie e restaurar o dente. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  18. Parabéns dra. pelo texto! Gostaria que a senhora me ajudasse em uma dúvida. Meu irmão perdeu os incisivos centrais aos 3 anos de idade e hoje ele tem 6 anos e estes dentes ainda não nasceram, estamos ficando preocupados com a situação. Como proceder? Será que ainda irá nascer? Aguardo resposta.
    Desde já agradeço, Abraços

    1. Em princípio tudo normal, Sabrina. Esses dentes nascem entre os 6 e 7 anos, mesmo. Meu filho mais velho perdeu um central aos 3 também, e o permanente nasceu agora (ele vai fazer 7 anos mês que vem). 🙂 De qualquer forma, é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar e ver se está tudo ok.

  19. Olá, tenho 19 anos e tenho um dente de leite ainda, ele esta mole, mas tenho medo de arrancar porque não sei se nascerá um novo, ou se terei de implantar. É um dos dentes da frente de baixo.

    1. Ellen, se for de leite, provavelmente você não tem o dente permanente ou ele está retido dentro da gengiva, e não vai nascer sozinho na sua idade. Se for permanente, ele não deveria estar mole, então pode haver um problema periodontal (na gengiva e no osso da região). Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia e avaliar clinicamente.

  20. Ola, tenho 12 anos e os meus dentes afiados (ou caninos) de cima ja cairam faz oito meses e ainda nao nasceram, e estou preocupada, isso e normal? Se nao, o que esta acontecendo ?

  21. Olá Dra. Ana!
    Quando os dentes de leite estão moles os permanentes já estão completamente formados? Pergunto, pois a minha filha possui uma mancha branca no dente da frente permanente e este dente de leite já estava mole, mas ela bateu a boca e caiu. Isto pode ter ocorrido um trauma neste dente? Penso se o dente permanente já estivesse formado isto não ocorreria.

    Obrigada,

    Anna

    1. Anna, a parte da coroa, sim… mas a raiz do dente permanente ainda está se formando dentro da gengiva. Sim, uma batida no dente de leite pode causar uma “cicatriz” no dente permanente (uma mancha, um “buraquinho”, etc.).

  22. Ola, tenho 11 anos e o meu dente de baixo esta para cair, ele e o dente que fica no meio, vai nascer outro? Por favor me ajuda.

    1. Erika, aos 11 anos, via de regram se um dente cai, nasce outro. Eu acho que você não precisa se preocupar. Mas pra você ficar mais tranquila, peça pra um responsável acompanhar você ao dentista pra avaliar.

    2. Oi doutora, tenho 12 anos ha 1 mes e meu dente de cima, molar, está mole ha muitos meses e não cai e também não nasce outro por cima, estou muito preocupada, este dente é de leite ou permanente?

      1. Na sua idade, se está mole, é praticamente certo que é de leite. Deve ser o molar de leite, e no lugar dele vai nascer um pré-molar, que já é um dente permanente.

  23. Oie, meu nome é Emily, tenho 12 anos, tenho um dente embaixo mole, mas eu não sei se ele é ou não de leite, e ainda tenho alguns dentes de leite, mas eu gostaria mesmo de saber como faço para saber se o dente é ou não de leite.

    1. Emily, um dentista pode esclarecer isso pra você na hora. Mas fique tranquila, na sua idade, certamente os dentes moles são de leite.

      1. Adrian, pode ser, sim. Acontece muito, também, das pessoas confundirem os molares permanentes com dentes de leite… porque eles nascem atrás dos molares de leite, e não no lugar deles. Como nenhum dente caiu pra eles nascerem, as pessoas acham que eles são de leite, mas não são. Pode ser o caso.

  24. Olha, eu tenho 15 anos e todos os meus dentes são de leite… Ai eu queria saber se é normal isso que acontece comigo, pois mudei um essa semana, e sangra muito e passa varios minutos sangrando muito… Ai isso que acontece é normal? E ter dente de leite aos 15 anos é normal?????

    1. Gustavo, ter 1 ou 2 dentes de leite aos 15 anos pode ser normal. Ter TODOS, não. Mas acho improvável que seja isso mesmo, seria a primeira vez que eu sei de um caso assim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  25. Meu filho tem 7 anos, irá fazer 8 em outubro, e até agora só trocou 2 dentes, e os 2 dentes de cima estão ha mais de 2 meses meio moles e não caem, estou preocupada, será que é normal?

    1. Renata, há um pequeno atraso, mas não um problema, necessariamente. Fique tranquila, mas seria bom que um dentista / odontopediatra avaliasse.

    1. Oi, meu nome é Rafaela, tenho 10 anos o meus dentes incisivos centrais de leite incisivos laterais de leite já cairam e estão moles, não sei o que aconteceu, alguem pode tirar essa minha duvida?

      1. Rafaela, tanto os seus incisivos centrais quanto os laterais realmente já devem ser permanentes aos 10 anos de idade, mas pode ser que os laterais sejam de leite ainda, e os permanentes estejam um pouco atrasados. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar, só assim pra ter certeza. Mas não se preocupe, muitas vezes é só impressão, porque os dentes não estão fixos diretamente no osso, eles tem um certo “amortecimento” mesmo, de uma série de fibras que liga a raiz ao osso.

        1. Olá doutora Ana, vou fazer 14 anos daqui uma semana, e estou com o meu primeiro molar de baixo mole, é possível que este dente seja de leite ????

          1. Isabela, o primeiro molar, não. Mas talvez você esteja falando do primeiro molar de leite mesmo, que já deveria ter caído, e será substituído pelo primeiro pré-molar. Haveria um atraso nesse caso, mas é uma possibilidade. Procure um dentista pra avaliar.

  26. Socorro!! Preciso muita dessa informação, estou desesperada!!!!!! Tenho 15 anos, e estou com um dente da frente da parte de cima meio mole, estou sentindo quando bato a língua e com os dedos… O.o mds!!
    Se ele esta meio mole quer dizer que ele vai cair? Tipo dente de leite? Vai crescer? Por favor me responde rápido!

    1. Kimberlly, se for o canino, na sua idade, deve ser o dente de leite, sim. Se for, sim, o permanente deve nascer no lugar. Mas estou apenas supondo, pois não examinei você… procure um dentista pra avaliar.

      1. Eu gostaria de tirar uma dúvida, tenho 19 anos e meu molar ficou mole e acabou caindo, eu não lembro de ele ter trocado, e sinto como se tivesse a ponta de outro nascendo, é possível que eu ainda esteja trocando?

  27. Eu gostaria de perguntar se depois que os dentes de leite caem e nascem os permanentes tem possibilidade deles nascerem de novo?

    1. Não Ericka, os permanentes só nascem 1 vez. A não ser que haja um dente a mais, um supranumerário… mas isso é mais raro e seria no caso de 1 dente só, não de todos.

  28. Olá doutora Ana, tenho 18 anos e ainda possuo um dente canino de leite na parte superior da arcada, mais especificamente o dente 13. Ele está firme! Porém já fiz raio-x desse dente e a dentista constatou q poderia haver um dente por dentro, já que ela n conseguiu verificar o dente totalmente. Gostaria de saber se, se precisar extraí-lo, o dente q esta por cima deste pode crescer e ficar firme normalmente? E é descartável a hipótese de fazer uma cirurgia?

    obg…

    1. Rodrigo, aos 18 anos é menos provável que o canino permanente nasça sozinho… tudo depende do estágio de formação da raiz. Uma vez completamente formada, o dente não nasce mais espontaneamente. Mas, mesmo que ele não nasça, ainda pode ser tracionado com aparelho. Nesse caso, seria preciso cirurgia, sim, pra colar um botão no canino pra “puxá-lo” pra fora. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/04/tracionamento-de-caninos-impactados.html

  29. Olá, tenho 10 anos, meu 4º dente de cima caiu, mas estou com medo de ser permanente, pode me falar se ele é de leite?

    1. Luciano, se for o dente atrás do canino, na sua idade seria o primeiro molar de leite, porque ele cai entre os 10 e 11 anos, mesmo.

      1. Tenho 14 anos e ainda falta arrancar 8 dentes de leite, acabei de arrancar 1 ha dois meses e só cresceu a pontinha. É normal isso ?

        1. Gabriel, não é normal ter 8 dentes de leite aos 14 anos. Mas olha, é muito comum que se confunda dentes permanentes com dentes de leite, principalmente aqueles permanentes que nascem sem cair nenhum de leite, como os molares. Enfim… pra você ter certeza se tem 8 de dentes de leite mesmo, sói procurando um dentista pra avaliar. Quanto ao dente que está nascendo, às vezes demora mesmo.

          1. Olá doutora, me ajuda por favor, quando eu era pequeno cai 2 vezes no chão, meu dente sangrou, tá bom deixei pra lá, tinha 11 anos de idade. Agora eu fiz 20 anos, eu acho que ficou rachado o dente em cima perto do canino, aí passei um fio dental, saiu pedacinho do meu dente, agora tem um quebradinho, se eu arrancar nasce de novo, eu acho que é de leite. Não me lembro.

          2. Felipe, pra quê extrair um dente que caiu apenas um pedacinho? Dá pra restaurar! Não, na sua idade esse dente não é de leite. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  30. Boa tarde, ja tenho 16 anos e farei 17, e ainda tenho dois dentes de leite, que é um dos molares, irá cair para nascer os permanentes?

    1. Talita, pode ser. Se forem de leite mesmo, há um certo atraso, e seria bom investigar o motivo junto a um dentista. Outra possibilidade é que você esteja confundindo os molares permanentes com dentes de leite, já que eles nascem atrás dos dentes de leite, e não no lugar deles. Enfim… procure um dentista pra avaliar e tirar a dúvida.

  31. Olá, amei seu blog, bem explicativo. Minha dúvida é a seguinte: meu filho tem 7 anos e já perdeu 4 dentes de baixo, 3 em cima, e ainda os penúltimos que são os amarelinhos da ilustração… Pela idade dele está normal a perda? Totalizando 9 dentes perdidos. Ele vai precisar de aparelho pois tem um pouquinho de prognatismo… Essa eh a minha dúvida. Obrigada.

  32. Oi tudo bom? Bom tenho 13 anos, e caiu 3 dentes perto de eu completar 13 anos, e agora meu dente canino está mole… Pode acontecer de ele ser permanente e estar mole? Estou com medo de ser permanente e ele cair!

    1. É muito improvável que esse dente mole seja permanente, Pedro. Na sua idade, é esperado que o de leite esteja mole e o permanente nasça em breve.

  33. Então tenho 12 perto de fazer 13 anos, meu dente incisivo lateral é de leite, ele não caiu ainda, ele está um pouco mole, so que não não consigo tirar ele, vc acha se ele for arrancado vai nascer outro?

      1. Nossa que triste, mas eu posso continuar com ele para sempre sendo que ele é de leite? Mas ele não tem nenhuma chance de nascer, não? Ele esta um pouco mole.

  34. Oi Doutora Ana!
    Me chamo Ana Luiza, tenho doze anos e uso aparelho, depois que coloquei o aparelho como eu tinha muito dentes moles tds estao caindo de uma vez, entao minha boca tem apenas 12 dentes permanentes mais 4 moles que terei que fazer uma microcirurgia para retirar e um monte de dentinhos pequenos, tenho medo de não conseguir me alimentar direito por falta de dentes… Isso é possivel e ha algum risco de eu estar usando aparelho nesta idade? Ah e se eu não estivesse usando aparelho meus dentes demorariam mais ainda pra arrancar?

    1. Ana, não. Você consegue se alimentar normalmente com os dentes que tem. Se o seu dentista indicou o uso de aparelho e você fez os exames necessários, não há qualquer risco direto relacionado ao uso do aparelho. Os seus dentes de leite vão cair e os permanentes nascerem quando for a hora certa, isso não tem nada a ver com você estar usando aparelho.

    1. Aninha, o terceiro molar, que é o siso, só vai nascer quando você tiver uns 18 anos, mais ou menos. Já o segundo molar nasce mais ou menos na sua idade… então acho que você se refere a ele. Daqui a pouco ele nasce. 😉

          1. Os meus caninos, um inferior e outro superior, não cairam ainda, vc acha que tá atrasado? Daqui 3 meses faço 13 anos, e o meu incisivo lateral superior também é de leite. É normal?

          2. Talvez um pouco, o inferior. O superior não. Mas isso você pode conferir na tabela que está no post. Seu incisivo lateral já deveria ter nascido faz tempo, entre os 8 e 9 anos. Peça pra um responsável ir com você ao dentista pra avaliar.

          3. Em outra pergunta kk, o meu primeiro molar eu não sei se é de leite, eu queria saber se todos os dentes caem? Inclusive esse primeiro molar, pq eu não me lembro se ele caiu. E como eu ja falei tenho quase 13 anos. E também caiu um canino superior faz quatro meses e não nasceu.

          4. Sim, todos os dentes de leite caem e são substituídos por dentes permanentes. Mas como temos mais dentes permanentes (32) do que de leite (20), alguns dentes permanentes nascem lá no fundo, atrás dos dentes de leite. É o caso do primeiro molar permanente, que pode ser o dente ao qual você se refere.

  35. Boa tarde!

    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo seu site, principalmente para nós mães…

    Eu tenho uma duvida, meu filho, tem 8 anos e seu dentinhos começaram a cair. Ontem caiu um dentinho da frente, ele estava mole e eu arranquei, pois estava metade totalmente solto, porém me assustei um pouco porque no lugar da gengiva ficou uma pelinha grudada na gengiva, acredito que seja a que segura o dentinho, mas nos outros não aconteceu dela ficar exposta, isso é normal? … é só um pequenino pedacinho de pele, mas está exposta.

    Desde já agradeço.

    Atenciosamente,

    1. Pode ficar um pedacinho de gengiva solta sim, Natália. Mas com o passar dos dias a gengiva fica lisinha novamente. Em princípio, tudo ok.

  36. Olá, Dra. Ana!

    Bom, tenho 18 anos e recentemente me sinto um pouco incomodado porque meu incisivo está um pouco mole. E pra ser sincero, não lembro se troquei ou não, por isso minha preocupação. Isso é normal? E caso seja permanente, por que estaria mole? Obrigado desde já.

    1. Incisivo superior, Pedro? De qualquer forma, na sua idade certamente é um dente permanente. Se você não se lembra de ter batido esse dente, por exemplo, pode ser um problema de canal ou, até, uma mobilidade normal, já que nossos dentes dentes não são fixos diretamente ao osso, mas entre o osso e a raiz há uma série de fibras que “amortecem” o dente, chamada “ligamento periodontal”. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tirar a dúvida.

  37. Olá Dra. Ana, tenho 17 anos e tenho notado que meu segundo pré-molar da arcada inferior está mole, não lembro de tê-lo tirado. Mas meu outros dentes molares permanentes tem um formato diferente deste. Então gostaria de saber que, se eu tirá-lo, nascerá outro?

    1. Millena, suspeito que esse seja um segundo molar de leite, e não um segundo pré-molar. Como você já tem 17 anos, sugiro que procure um dentista pra avaliar o que aconteceu com o segundo pré, se ele está incluso ou se ele nem se formou. Porque acho improvável que ele nasça sozinho, agora.

      1. Oi Ana Tokus, eu tenho 10 anos, faço 11 agr em julho, mom eu to com um dente mole mas não sei se ele é permanente, ele está pequeno é um dos fundos, sabe? Estou com medo porque está mole (não muito mas tá), se ele tiver caido já tem como nascer novamente ? O nome do dente é pre-molar, com quantos anos costuma cair? E nascer? Obrigada.

        1. Cauana, deve ser um dente de leite, sim. Mas não um pré-molar, e sim um molar de leite, que será substituído por um pré-molar, que já é um dente permanente. Se ele já caiu alguma vez, não vai nascer de novo… mas eu realmente acho que não é o caso, considerando sua idade e a região do dente em questão.

  38. Olá, o antepenúltimo dente do meu filho estava mole, quando arrancou em casa ele estava ocado por dentro e um mau cheiro horrível… Ele tem 17 anos, isso é dente de leite?

    1. Pela sua descrição parece que sim, Hauenna. Mas sugiro a avaliação de um dentista, porque pode ser um dente permanente com a coroa quebrada, também.

    1. Emanuel, você está na idade disso acontecer. Então, em princípio, não temos razão pra duvidar que seu dente vai nascer… é só aguardar. Pra você ficar mais tranquilo, peça a um responsável pra levá-lo ao dentista pra avaliar.

  39. Olá Dra. Ana , tenho 14 anos e um dente canino superior esquerdo está mole , isso é normal ? E se eu arrancar ele crescerá novamente ?

        1. Isso varia. Pode levar dias ou semanas. O que importa é que ele esteja bem posicionado, se sim, vai nascer normalmente.

    1. Aos 16 anos certamente estamos falando de um molar permanente, Hagatta. Então não, ele não nasce de novo. Mas se a fratura não tiver atingido a raiz do seu dente, ainda é possível tratar e mantê-lo. Procure um dentista pra avaliar..

  40. Olá dra. Ana, quando eu era mais nova, tinha uns 11 anos provavelmente, tive uma cárie no meu primeiro molar e eu sentia muita dor mesmo, até que a dentista do meu colégio fez um tratamento nele e colocou massinha, e foi um procedimento muito doloroso e acabei tomando trauma, depois de um tempo a massinha saiu e depois meu dente começou a quebrar em pedacinhos, e mais um tempo depois de ter acontecido isso começou a apontar um outro dente, porém esse dente nunca cresceu, só ficou a pontinha dele. Hoje tenho 16 anos, ele vai ficar assim pra sempre? Tenho medo de ir no dentista e ter que sofrer tudo de novo. Poderia me explicar?

    1. Larissa, me parece que o dente em “pedacinhos” é um molar de leite, e o outro que nunca cresceu um pré-molar, que já é um dente permanentes. Compreendo seu medo, mas você precisa procurar um dentista pra avaliar… deve ser preciso remover o molarzinho pra deixar o outro dente sair.

    1. Layanna, é incomum, mas não é impossível. O fato de você não lembrar desses dentes terem caído não significa que eles são de leite… até porque os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite, e não lugar deles, então nenhum dente precisa cair pra que eles nasçam. Pra tirar a “cisma”, procure um dentista pra avaliar.

    1. Victor, é normal, sim. O que não quer dizer que seu dente vai cair logo, deve demorar um pouco ainda, talvez caia com 11 ou 12 anos.

  41. Tenho 19 anos e ainda possuo um dente canino de leite na arcada superior…. Quando eu era pequeno não gostava de “arrancar” os dentes, então quando este canino ficou mole eu o mordia ate que ficasse mais firme…. Gostaria de saber se caso eu tenha o dente permanente “atrás” deste, se ele possa a vir crescer.
    Vale lembrar que depois disso ele não ficou mais mole.

    1. Lucca, aos 19 anos pode ser que seu dente não nasça mais sozinho, porque quando a raiz se forma por completo, o dente não tem mais “força” pra nascer sozinho. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia panorâmica, através dela dá pra saber o posicionamento do dente dentro do osso e o estágio de formação da raiz.

      1. Olá Dra. Ana Tokus, me chamo Lucas e tenho atualmente 14 anos, quando eu tinha 12 anos meu dente da frente caiu e até hoje ele ainda não nasceu, meu dente ainda poderá nascer ou não ?

        1. Qual dente da frente, Lucas? Na sua idade, o canino (presa) é o único dente da frente que pode se considerar normal que ainda não tenha nascido. Se for o canino, ok. Mas seria bom procurar um dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquilo a respeito.

          1. Sou Sammy, tenho 14 anos, meu dente canino (presa) caiu (dente de leite) e já tá com 7 meses que não nasceu, estou preocupada, será que vai demorar muito para nascer, ou quanto tempo para ele nascer?

          2. Sammy, se o dente de leite caiu é sinal que o permanente deve estar a caminho. Mas às vezes demora, mesmo. Pra saber se ainda demora, o ideal é fazer uma radiografia e localizar o dente permanente dentro da gengiva. Peça que um responsável acompanhe você a um dentista pra avaliar.

  42. Dra. Ana, tenho 12 anos e não sei se o meu dente 1o pré molar já caiu… Mas mesmo sem saber se caiu ou não, tento amolecer mas não amolece. Ele pode não cair?

    1. Camilly, o primeiros pré-molares nascem entre os 10 e 12 anos, mais ou menos. Então, considerando que o dente em questão nem mole está, é provável que já seja o primeiro pré, que é um dente permanente. Sugiro que você PARE de tentar amolecer ele pois, fazendo isso, mesmo um dente permanente pode ficar mole. E peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar, aí você pode ter certeza se esse dente é permanente mesmo.

  43. Por favor me ajuda, eu tenho 15 anos e recentemente eu tinha dois dentes de leite. São os dois caninos de cima, mas o esquerdo caiu, ainda vai nascer outro no lugar ?

    1. Pela sua idade, é provável que sim, Eduardo. Mas o ideal seria fazer uma radiografia pra avaliar o posicionamento dos seus caninos permanentes dentro da gengiva. Procure um dentista.

  44. Ola, minha filha cariou os dentes muito cedo, por motivos que eu adoeci e minha familia que cuidou dela e dava a ela muitas balas e doces, e nao colocava ela para escovar, e tambem ela sempre foi uma crianca que tomou muito antibiotico, entao quando ela completou 5 anos levei ela no odontopediatra, porque os dentes 1 e 2 segundo molares deciduos cariaram muito, paguei para fazer canal neles e depois de uns meses esses dentes quebraram em pedacinhos, ate quebrar tudo, e hoje ela tem 7 anos e nao tem esses dentes, mas sempre cria umas bolhas ao lado da gengiva que esses dentes cairam… sera que esses dentes vao nascer ?? E quando ?? Muito preocupada com esses dentes dela… por favor me ajude !!!!!!!!

    1. Sarah, os dentes permanentes devem nascer, sim… mas vai demorar. Enquanto isso, considerando que só há raízes, o ideal seria extraí-las e colocar um aparelhinho (bem simples, um fio dobrado + um “anel metálico”) chamado “mantenedor de espaço”, pra garantir que os outros dentes não invadam o espaço dos dentes extraídos e os permanentes nasçam normalmente quando for a hora (entre os 9 e 12 anos de idade, depende se eles são superiores ou inferiores e varia de criança pra criança, também).

        1. Podem ser fístulas, locais por onde a gengiva expulsa pus. Se há pus, deve haver infecção nas raízes desses dentes, pois me parece que as coroas deles caíram, mas as raízes ainda estão na gengiva. Então, é preciso extraí-las, até pra dar espaço para os dentes permanentes nascerem.

    1. Carlos, aos 11 anos é quase certo que esse seja um molar de leite e que realmente esteja mole. Ele deve cair e, aí sim, vai nascer um pré-molar no lugar dele, que já é um dente permanente.

  45. Olá,
    Dra Ana., tenho 23 anos e meus dois dentes molares (necessariamente os de mastigar) quebraram e ficaram “cacos”, quero fazer implantes, saber me dar uma explicação rapida de como é o processo e quanto tempo leva pra os implantes? Se possivel a faixa media preço de cada um.
    Grato.

  46. Oie, meu nome e Tays Fernanda, tenho 16 anos vou fazer 17 em maio, quando eu tinha 15 pra 16 anos meu dente estava mole e estava nascendo outro em cima, ai já estava solto, tirei em casa, e o meu 3 dente do lado esquerdo ele já esta maiorzinho, mas não esta no tamanho normal ainda, esta meio pequeno, queria saber se ele pode crescer ainda e fica maior do que já esta.

  47. Dra. Ana, eu tenho 14 anos e meu dente molar está cariado, e também está quebrado e está mole, não dói, estou com medo dele ser permanente, pois pelo que eu me lembre esse dente nunca caiu, o que devo fazer ?

    1. Lara, procure um dentista pra avaliar, só assim voce vai ter certeza. Mas na sua idade é provável que seja permanente, sim.

  48. Então, tenho 11 anos, e faço 12 em 26 de janeiro, todos meus dentes caninos cairam, mas apenas o inferior direito cresceu, ou seja, o inferior esquerdo ainda não cresceu, nem o superior direito e nem o superior esquerdo (sim, tenho uma janela enorme rsrs) e bom, eles não cresceram ainda, nem mesmo uma pontinha nada, e eu vou dar mais atenção ao superior esquerdo, que caiu ha bastante tempo até, se puder me responda com sinceridade, obrigado.

    1. Marcus, todos os caninos devem nascer até os 12 anos. Pode atrasar um pouco, sem problema. Os inferiores nascem antes, então, no seu caso, o esquerdo está mais atrasado, mesmo. Mas não dá pra dizer que haja algum problema. Sugiro que você peça a um responsável que o acompanhe ao dentista pra fazer uma avaliação. Uma radiografia panorâmica vai mostrar como estão seus caninos dentro na gengiva e se há algum problema. Se não, é só esperar eles nascerem mesmo.

  49. Meu nome é Victor, eu tenho 15 anos, daqui 2 meses faço 16, e meu Segundo Molar Superior esta mole, mas ele não esta inteiro mole, esta só uma parte, parece que quebrou, mas eu não sei muito bem, começou a doer fazia uns 2 dias, ai fui comer torresmo e acabei mordendo com o dente que estava doendo, ai achei que quebrou, passou uns 2 dias e começou a doer muito, ai eu passava agua nele e parava, ai passava uns 5 minutos e voltava a dor, ai depois desse dia parou de doer um pouco, mas ele ainda esta mole, sera que esse dente é de leite? E sera que vai cair? Ou é permanente e deu canal? O que devo fazer?

    1. Victor, na sua idade esse dente não deve ser de leite… mas não posso garantir apenas com base na sua descrição. Dor que passa com água fria costuma ser sinal de problema de canal. Então, sugiro que você procure um dentista pra avaliar, tanto pra identificar se o dente é de leite quanto pra ver o que está acontecendo e tratar de acordo.

  50. Tenho 11 anos e tirei um dente esses tempos atrás, e nada dele sair, é o canino superior, a gengiva no local está dura, isso e normal?

    1. Nicolas, sim. O “duro” na sua gengiva provavelmente é o dente permanente, sob ela. O canino superior geralmente nasce entre os 11 e 12 anos de idade.

  51. Tenho 11 anos e meu segundo molar de cima esta mole e estou com medo, pois fui no dentista esses dias atrás para retirar alguns dentes q não estavam moles e já estava nascendo os permanentes em cima. Isso e normal, pois n me lembro se esse dente já caiu ou não.

    1. Na sua idade é normal, sim, Nicolas. Esse deve ser o segundo molar de leite, no lugar dele nasce o segundo pré-molar, que já é um dente permanente.

  52. Olá Ana, tenho 11 anos e meu dente canino caiu no lado direito superior, gostaria de saber se é normal isso acontecer.

    1. Guilherme, é normal sim. Era o dente de leite, agora seu canino permanente deve nascer. Nao precisa ficar preocupado se demorar um pouco. 🙂

  53. Olá! Tenho 15 anos e estou com uma preocupação.
    Há cerca de 3 dias acordei com uma leve dor no primeiro pré-molar do arco inferior, e após tocar percebi que ele estava levemente amolecido. Não me recordo de nada, comida ou pancada que possa ter causado isso; escovo os dentes duas a três vezes ao dia. Gostaria de saber o que poderia ser, ou se deveria procurar logo um dentista. Obrigado.

    1. Luiz, pode ser uma pericementite, uma inflamação em volta da raiz do dente. Essa inflamação pode ter várias razões, um problema na gengiva, um problema de canal, uma restauração “alta”… depende. Se continuar assim nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  54. Eu tenho 12 anos e meu dente de cima caiu quando fui comer, mas so um pedaço, é permanente, nunca tirei!!!

  55. Ola, minha filha de 5 anos esta com os dois dentinhos de baixo da frente moles, porem os dois dentes ja pontaram sem cair o de leite, estou preocupada pq um deles ta bem pra dentro e ta bem grandinho, sendo q nenhum dos dentes dela esta mole a ponto de arrancar, o que faço?

    1. Jéssica, leve sua filha ao dentista / odontopediatra pra avaliar. Provavelmente será necessário extrair os dentes de leite.

  56. Ola, meu nome e Aline, tenho 14 anos e meu dente 2 molar esta caindo so agora, quero saber se tem algum problema com ele, ou se e normal ele cair nessa idade, tambem queria saber quanto tempo +/- ele pode demorar pra crecer novamente. Obg.

    1. Aline, embora haja um pequeno atraso, pela sua idade ainda dá pra considerar normal que o segundo molar de leite esteja caindo. O segundo pré-molar, que é o dente permanente que o substitui, deve nascer logo. De qualquer forma, seria bom procurar um dentista pra avaliar.

  57. Ola, entao… minha filha esta com 13 anos e os dentes molares deciduos de baixo estao doloridos… diz ela! Esse dente ainda vai cair? Ou ele é permanente?

    1. Amanda, dentes decíduos são, por definição, dentes de leite. No caso da sua filha, se esses dentes estiverem moles, devem ser os molares de leite. Se não estiverem moles, devem ser os pré-molares, que já são dentes permanentes. Os pré-molares inferiores nascem entre os 9 e os 12 anos, então é provável que a sua filha já os tenha. Enfim… estou apenas supondo. Certeza mesmo, só levando ela a um dentista pra avaliar clinicamente.

  58. Olá Ana, tudo bem, gostaria de saber… meu menino perdeu o dente com 2 anos, teve que arrancar, agora com 3 anos e meio parece que esta apontando um dente, sera o pemanente? Estou muito preocupada, apontou sera o permanente ? Não poderia nascer nessa idade ?

  59. Olá… tenho 17 anos e tenho quatro dentes de leite (os que ficam logo apos os caninos), eles ñ ficaram moles e nem cairam quando criança. Agora faz uns três dias q um deles está mole! Posso arrancar? Será que ainda nasce algum dente depois de arrancar esses? Se eu for em um dentista ele irá arrancar os dentes de leite ou não?
    Outra dúvida!
    Meu dentes não nasceram muito, os que ainda são de leite. Tipo ficaram metade “enterrados” na gengiva, nasceram pela metade!! Eu posso usar aparelho para puxar esses dentes pra fora? Se caso não nascerem grandes.

    1. Yhana, se ele estivr MUITO mole, voce até pode tentar puxar. Mas considerando a sua idade, antes de qualquer atitude seria bom fazer uma radiografia panorâmica pra ver por que esses dentes permanentes ainda não nasceram. Se eles estiverem próximos de nascer, mesmo com o atraso, o dentista pode fazer as extrações, sim. Quanto a seus dentes serem “enterrados” na gengiva, pode ser um problema gengival, e não dentário. Talvez haja muita gengiva, sendo necessária uma cirurgia chamada “gengivectomia” pra remover o excesso. Enfim: procure um dentista pra avaliar.

  60. Olá Doutora, vim aqui ha algum tempo e contei que o meu canino permanente tinha nascido bonito, normal, só que pequeno. E por o molar também ser pequeno (bem pequeno aliás), havia um bom espaço entre eles. Então você me disse que o canino era pequeno pois ele estava alto, e que ele iria “descer”. Realmente, desde então ele desceu e acredito que ele normalizou um pouco. Só que ainda há um espaço entre os dentes.
    Detalhe, eu sinto que uma parte do molar talvez esteja coberta por um gengiva que talvez esteja sobrando, inclusive no espaço entre os dentes.
    Será que uma gengivoplastia resolveria esse problema, ou é necessário aparelho ortodôntico? bjsss

    1. Beatriz, se o problema for gengival, a gengivoplastia / gengivectomia pode ajudar, sim. Mas, como há espaço entre os dentes (imagino que seja entre o canino e o PRÉ-molar), deve a=haver indicação de aparelho ortodôntico, também.

      1. E no caso do aparelho ortodôntico, já que só há esse probleminha do espaço mesmo, qual seria mais ou menos o tempo médio do uso? E qual é o tempo mínimo q uma pessoa pode usar aparelho? Tenho 13 anos.

        Bjss

        1. Isso varia muito com o caso, Beatriz. Dá pra dizer que a “média” de tempo de uso do aparelho é 2 anos, mas pode ser menos, pode ser mais. Não há tempo mínimo.

  61. Olá, tenho 12 Anos e Cairam Meus 2 Dentes Caninos Seguidos, e Queria Saber Se Isso é Normal? E Se São Permantentes Ou De Leite. Aguardo Resposta.

      1. Eu tenho 17 anos, eu arranquei o meu dente no dentista. Será que ele cresce ainda ou não, porque eu não sei se é de leite ?

        1. Maria Eduarda, difícil dizer apenas com base na sa descrição. Na sua idade, poderia ser um dente permanente, sim. Mas seu dentista sabe se o dente era de leite ou permanente, converse com ele ou procure outro dentista pra avaliar.

          1. Alini, e qual é a sua idade? Via de regra, quando um dente cai sozinho, ele é de leite, ainda mais se você ainda é jovem.

  62. Oi boa noite, minha filha tem 6 anos e os dois dentinhos dela da frente ja amoleceram e foram tirados, o que ja faz 4 meses e nem sinal do dentinho nascer, e normal isso, obrigada!!

  63. Boa noite!

    Meu filho tem 05 anos e o dentinho da frente (central) da parte superior da boca caiu no mesmo período em que caíram os dentinhos da parte inferior. Já faz uns três meses… e nada. Os inferiores nasceram, mas o de cima não.
    O que devo fazer?

    Agradeço.

    Mãe de um banguelinha…

    1. Nada, Cíntia. Os dentes de cima ainda podem levar um tempão pra começarem a nascer… talvez só lá pelos 7 anos. Acontece. Eu também sou mãe de um “banguelinha”, de 6 anos. 🙂 Em princípio, é só esperar.

  64. Estou com onze anos já faz 3 meses, já tenho quase toda a arcada dentária fixa e só ontem percebi que uma pequena pontinha como um dente está por trás dos meus dentes fixos, são eles: incisivos centrais, canino e primeiro pré-molar. O que é isso, estou preocupada, será necessário arrancar?

    1. Beatriz, na sua idade deve ser o segundo pré-molar, que nasce entre o primeiro pré e o primeiro molar. Se for, é só aguardar, não é caso de extração, até porque esse é um dente permanente.

  65. Olá, tenho 15 anos e caiu um dente hoje, tenho medo que seja permanente, mas ele é muito pequeno e eu tou cheio de medo de ser permanente, por favor responda 🙁

    1. Fábio, na sua idade, certamente é um dente de leite. Pode ficar tranquilo. Procure um dentista, é uma boa época pra fazer uma radiografia panorâmica e avaliar como está o posicinamento dos seus dentes, inclusive os que ainda não nasceram.

  66. No arco superior ele é o terceiro branquinho (no desenho do seu site). Creio que tbm o chamam de canino. Vou mandar uma foto pra sua página no Facebook.

    1. Vi lá. É o canino, sim. Se em um mês parte da coroa dele já aparece, é provável que ele nasça sozinho mesmo… porque parece que há espaço pra isso. Caso ele não se alinhe totalmente com os outros dentes, isso é possível com aparelho ortodôntico.

  67. Tenho 23 anos, fiz uma troca de dente inesperada. Ele está só um pouquinho grande, mas isso me incomoda bastante. Evito sorrir e até mesmo falar muito. Queria saber se isso é normal. O dente foi nascendo e o outro amolecendo normal até que ficou só a pontinha e caiu, só que já faz mais de um mês e esse dente não termina de nascer. Tô desesperada!

    1. Dayana, que dente é esse? Na sua idade qualquer troca dentária é inesperada, geralmente os dentes permanentes nascem todos até os 13 anos de idade.

  68. Minha filha tem 8 anos e no mês de setembro o dente canino superior dela caiu. E como não tem nem sinal de nascer outro, vi aqui que este dente cai por volta dos 11 anos. Tem algum problema ter caído aos 8 anos?

    1. Realmente esse dente caiu precocemente, Priscila… mas isso não significa um problema, necessariamente. O dente permanente certamente ainda vai demorar um pouco pra nascer. Não precisa ficar preocupada, mas seria interessante a avaliação de um odontopediatra, até pra você ficar mais tranquila.

  69. Bom dia! O meu filho de 7 anos está com os dentes de trás (de cima e de baixo) muito estragados, eu devo arrancá-los? Tenho medo de algum ser permanente. Estes estragados podem prejudicar os dentes permanentes? Obrigada.

    1. Patricia, aos 7 anos provavelmente os primeiros molares permanentes já nasceram (são ou ultimos dentes, bem grandões em comparação aos de leite). Os demais são de leite. A decisão por extrair ou fazer algum outro tipo de procedimento depende da avaliação do dentista / odontopediatra. Se o dente de leite cariado ainda vai demorar pra ser substituído pelo permanente (caso dos molares de leite, por exemplo), se der pra mantê-los, melhor, pois eles mantêm o espaço adequado pra quando os permanentes nascerem. DEntes de leite cariados e sem tratamento podem, sim, prejudicar os permanentes. Leve seu filho ao dentista / odontopediatra o mais rápido possível.

  70. Olá Dra. Ana, veja só, eu tenho 27 anos e há um ano mais ou menos vem crescendo um dente atras do meu dente canino, e agora ele está bem grande, e o da frente, que é o canino, está mole, é como se ele estivesse empurando o meu canino, isso é normal acontecer? Esse dente ainda é de leite?
    Aguardo sua resposta, não sei mais o que fazer!
    Obrigada.
    Att,
    Luciana Melo.

    1. Luciana, na sua idade isso é bem inusitado. Ou é seu dente canino permanente ou é um supranumerário, ou seja, um dente a mais do que o número normal. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  71. Oi Doutora,
    Bom, eu sempre tive um certo receio em arrancar dentes, e acho que esse receio era tanto que aos oito, mais ou menos, eles pararam de amolecer kkk.
    Quando eu completei mais ou menos onze anos, eles começaram de novo, só que claro alguns um pouco atrasados.
    Os mais problemáticos, os caninos. Eu fui ao dentista, pois afinal eu tinha 12 anos e eles ainda eram de leite. Fizemos o raio x e a doutora disse que eu precisaria de aparelho pois estava sem espaço. Outro dia fomos ao mesmo consultório e outro médico disse que não precisaria.
    Meus dentes cairam, e depois de oito meses um deles cresceu, pois o outro ainda está apontando. O problema é que este que cresceu, cresceu normalmente, bonito, só que ele deveria ser maior.
    Eu digo isso, pois é completamente normal e lindoo, só que está posicionado muito longe do que ficaria do seu lado, e ele já está completamente formado, porém não é grande com relação a muitos caninos que vejo por aí.
    Por que meu dente está tão longe? E pq o outro agora, depois de 11 meses ainda está apontando? O que fazer?

    (Obs: meus dentes foram arrancados na mesma época, só que apenas 6 MESES depois de amolecidos. E detalhe, o dente que está do lado do canino que já cresceu foi arrancado antes dele e já era crescido, porém tbm não é tão grande)

    Bjss Aguardo resposta!

  72. Ola Ana, tenho 19 anos, meu dente segundo premolar quebrou e eu nao sei o q faço, e gostaria de saber se eu arrancar dps se a gengiva fecha pq ta em pedaços e com buracos.

    1. Priscila, a gengiva fecha sim, mas o espaço entre os dentes não. Você vai precisar de algum tipo de prótese ou de fechar esse espaço com a aparelho. Procure um dentista pra avaliar.

  73. Boa noite! Tenho 17 anos e há 2 meses e meio arranquei um dente canino superior porque era de leite, no entanto, até ao dia de hoje não nasceu nem ponta do definitivo. Eu tenho mais que espaço para ele nascer pois os meus dentes pré-molares superiores não existem de todo. É normal ainda não ter nascido? Demorará muito mais tempo?

    1. Rita, você já fez uma radiografia panorâmica pra avaliar o posicionamento dos seus caninos permanentes dentro da gengiva? Porque pode ser só um atraso (ainda mais se você relata que os pré-molares ainda não estão totalmente irrompidos), mas pode ser que eles estejam “presos” no osso por alguma razão (impactados). Procure um dentista pra avaliar.

  74. Dra., tenho 13 anos e os meus caninos de cima so nasceram uma pequena parte, eu arranquei 5 meses antes do meu aniversario de 13 anos e ja faz 9 meses q n nasceram completo, o q se deve fazer?

    1. Ir ao dentista, Lucas. Pode não haver problema nenhum, às vezes os dentes demoram pra nascer, mesmo. Mas, até pra você ficar tranquilo, seria legal a avaliação de um dentista, pra ver se está tudo ok, se esses dentes estão bem posicionados pra nascerem por completo e se há espaço pra isso.

  75. Tive que arrancar um dente, mas foi ha uns 4 anos atrás. Agora tenho 19 anos e no lugar nasceu um dente perto do dente canino e ele esta torto para dentro. Isso é normal, doutora?

    1. Jaqueline, é comum que haja desalinhamentos dentários. Se você pretende corrigir isso, procure um ortodontista pra avaliar.

  76. Eu tenho 14 anos e dois molares meus ainda sao de leite, um deles eu estou amolecendo pra ver se arranco logo, mas eu estou com medo dele n nascer, o q eu faço??

    1. Breno, peça pra um responsável acompanhá-lo ao dentista pra avaliar e ver se está tudo ok com o dente permanente que deve nascer.

  77. Tenho 16 anos e no final do ano passado percebi que meu dente canino estava mole, só que ele não caiu, a gengiva fica inchada quando mexe no dente, na parte onde fica o dente a gengiva fico meio roxa, gostaria de saber o que eu faço?

    1. Procure um dentista pra avaliar, Sara. Provavelmente esse canino é de leite. É importante verificar a situação do permanente, dentro da gengiva. Uma radiografia vai mostrar.

  78. Oiii, Dra. Ana!!
    Ameiii tudo aqui!! Parabéns!
    Eu tenho 26 anos e nunca fui muito fã de dentista… hihi… Também nunca precisei de aparelho ortodôntico, mas resolvi ir ao dentista recentemente. Durante a radiografia descobri que tenho o canino superior direito de leite, e o outro está escondidinho na gengiva. Fiquei desesperada. Porém os resultados só vão para a minha dentista daqui a alguns dias. Existe a possibilidade do de leite cair ainda?! O que normalmente é feito nesses casos?
    Beijinhos.

  79. Olá, tenho 12 anos e ja faz 9 meses que meus caninos de cima não nascem, do lado esquerdo não nasceu, do lado esquerdo não cresce, os de baixo estão tudo okay, cresceram normalmente e os caninos arranquei no mesmo periodo dos de cima… enfim, quero saber o que vai acontecer, pois meus caninos de baixo são tortos e preciso usar aparelho, mas e em cima, acho que em cima vou usar o aparelho que puxa o dente canino.

    1. Isabelle, peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra fazer uma avaliação. Você está na idade dos caninos superiores nascerem, então, em princípio, não há nada errado. Mas uma radiografia panorâmica pode mostrar o posicionamento desse dente detro da gengiva e confirmar se está tudo ok. Se estiver, é só esperar ele nascer.

  80. Olá Dra. minha filha tem 5 anos e 5 meses. Hoje notei q seus dois dentes inferiores estão moles. E normal cair mais de 1 dente de uma vez? Obrigada, aguardo resposta.

  81. Olá Dra. Bom Dia. Bom, eu uso aparelho, mas há mais de uns 9 meses nao faço a manuteção e tem um dente meu um pouco la atras que esta doedo muito, ele esta com uma peça nele, a pedrinha, mas o aro que puxava ja saiu e tambem estou sem os aneis. Por mim eu arrancava pq ta doendo muito. Tenho 19 anos. O que eu faço? Obrigada.

    1. Libia, se você não pretende dar continuidade ao tratamento, procure seu dentista JÁ pra remover o aparelho. Dessa forma você está correndo o risco, até, de perder alguns dentes. Juízo, ok?!

  82. Olá dra, minha filha ta 8 anos e os dentes da frente dela já caíram já faz uns 8 meses, e ainda não nasceram, estou preocupada, eles ainda vão nascer e por que estão demorando tanto? Desde já obrigada.

    1. Geane, às vezes demora, mesmo. Não quer dizer que haja alguma coisa errada, sua filha está na idade desses dentes nascerem mesmo, não há grande atraso. Eles devem nascer normalmente. De qualquer forma, leve-a a um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  83. Meu filho tem 8 anos e está com um supranumerario no céu da boca que precisa ser extraído pq ele vai usar expansor por causa da mordida cruzada, estou muito preocupada, é complicado essa extração ou é tranquilo… ele tem mt medo de dentista… help!

    1. Joseane, a “complicação” fica para o dentista… para o seu filho não muda muito, é um procedimento feito com anestesia local, ele não vai sentir nada. Fique tranquila e confiem, ambos, no dentista.

  84. Oi, tenho 14 anos… meu dente canino esquerdo de cima caiu já faz 2 anos, desde então o permanente parece ter parado na gengiva e não desce! O que posso fazer??? Help!

    1. Procure um ortodontista pra avaliar, Vanessa. É provável que o canino não tenha descido por falta de espaço.

  85. Oi, meu filho com 6 anos foi ao dentista e ela arrancou 3 dentes molares dele porque está com cárie, so que estou muito preocupada em saber se ele vai crescer de novo, porque com 8 anos eu arranquei meu molar e até hoje não nasceu, e eu sinto muita falta dele, quero saber se eles vão nascer porque daqui a pouco vai fazer 2 anos q arrancou e nada de dente.

    1. Marcela, depende se os dentes que o dentista extraiu eram de leite ou permanentes. Aos 6 anos, seu filho poderia já ter primeiro molar permanente na boca, mas como você disse que eles foram extraídos por estarem cariados, creio eu que o permanente não estivesse entre os extraídos, pois nesse caso a cárie teria destruído o dente muito rapidamente. Então me parece que os dentes extraídos eram de leite, mesmo. Os molares de leite são substituídos pelos pré-molares, que já são dentes permanentes, mas isso só acontece mais tarde, depois dos 10 anos, mais ou menos. Então, se hoje seu filho tem 8, é normal que eles não tenham nascido ainda.

  86. Olá ..
    Tenho 14 anos e quando eu tinha 12 tive que extrair o dente canino de cima do lado esquerdo e demorou 1 ano e meio pra nascer, e só nasceu a metade… Estou preocupada! O que devo fazer ?

    1. Fabielli, talvez o dente não tenha saído por completo da gengiva ainda por falta de espaço pra isso. Procure um dentista pra avaliar.

  87. Ola doutora, meu nome é Carolina e tenho 12 anos, e vou fazer 13 em setembro. Meu dente canino direito da parte de cima caiu e ficou tipo uma carninha ou a raiz, nao sei bem o que é, me ajude o quanto antes.
    Obrigada.

    1. Pode ser só a gengiva em cicatrização, Carolina. Mas não tenho como saber com base apenas na sua descrição. Se continuar com esse aspecto, peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar.

  88. Olá, boa tarde, dra!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Meu filho tem 5 anos e 3 meses e hoje ao passar o fio dental no dente da frente de baixo observei q esta nascendo um dente atrás, sendo q não ficou mole, isso é normal?

    1. Debora, considerando a idade do seu filho, já deve ser o incisivo central inferior permanente dele. Às vezes acontece do permanente começar a nascer e o de leite nem amolecer. Nesse caso, procure um dentista / odontopediatra pra avaliar, pode ser necessário extrair o dente de leite.

  89. Meu filho tem apenas dois anos e 1 mes, e essa semana notei q ja esta rompendo um outro dente embaixo de um incisivo inferior. Isso é normal? O que devo fazer?

    1. Danielle, não. Nessa idade todos os dentes de leite anteriores já nasceram, então pode se tratar de um dente extranumerário (além do número normal de dentes). Leve seu filho a um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  90. Oi Ana, tenho 14 anos, eu arranquei o meu dente de leite onde é a presa, será que ele vai crescer de novo, ta demorando muito, pq o dente nem apareceu ainda, então to achando que ele não vai crescer.

    1. Gustavo, pelo seu relato, não tenho razão pra duvidar de que ele possa nascer normalmente. Mas não dá pra saber sem um exame mais detalhado. Procure um dentista pra avaliar, fazer uma radiografia e verificar se está tudo ok com o dente dentro da gengiva.

  91. Oi, meu filho tem 6 anos e perdeu seus molares inferiores, quero saber se vao nascer outros ou se eles ja são permanentes?

    1. Depende, Cheila. Existem molares de leite e molares permanentes. Os molares de leite geralmente caem sozinhos lá entre os 10 e os 12 anos de idade. Então imagino que os dentes que o seu filho perdeu (cárie?) sejam de leite mesmo, já que os molares de leite começam a nascer aos 6 anos… talvez ele nem tenha nenhum, ainda.

  92. Oi, meu nome é Rebeka, tenho 13 anos, meu dente canino caiu faz tempo, e ainda não nasceu, eu posso colocar aparelho odontologico? E eu tambem queria saber se o aparelho de mentira entorta os dentes, por favor Ana me responda, por favor bjs.

    1. Rebeka, se houver indicação, até pode. Mas é preciso avaliar, cada caso é um caso. Se o seu canino estiver bem posicionado pra nascer normalmente, o ideal seria aguardar eles nascer. Peça pra um responsável ir com você num ortodontista pra avaliar.

  93. Olá, meu filho tem 6 anos e 2 meses, ha algum tempo o dente incisivo central esquerdo estava mole mas nao caia e hoje consegui tirar ele, mas quando ele saiu ja tinha o novo dente nascendo atras dele, e agora ficou um buraco na frente, minha duvida é: sera que ele vai crescer atras do resto da dentiçao e se esse buraco vai ficar na frente?

    1. Rafael, se houver espaço, o dente permanente deve ir mais pra frente e se alinhar com os demais. O “buraco” do dente de eite vai se fechar, pode ficar traquilo.

  94. Olá, tenho 14 anos (fiz em março de 2015) e meu caso é o seguinte, tenho um canino de leite e ele ainda não está mole, tenho que esperar ficar mole ou ir ao dentista e tirar ?

    1. João, eu sugiro uma visita ao dentista. Não necessariamente pra tirar seu dente, ele pode até cair sozinho e o permanente nascer sem problemas, mas como há uma pequeno atraso, seria bom verificar se está tudo normal.

  95. ola dra., me ajude por favor, minha filha tem 5 anos e 10 meses, ela começou a perder os dentes de leite com 5 anos e 1 mes, só que hoje ela deu batidinha nos dentes da frente, os dois primeiros de cima, e um caiu e o outro esta mole, mas eu tenho quase certeza de que ja cairam esses dentes, como posso saber se sao os provisorios ou os permanetes que cairam hoje?

    1. Adelia, aos 5 anos esses dentes provavelmente ainda são de leite. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  96. Boa tarde! Meu filho tem 11 anos e hoje acabou escorregando e bateu a boca, um dos dentes ficou bem molinho, tô na duvida se é o primeiro ou segundo pré-molar. Gostaria de saber se nessa idade esses dentes são de leite, ele ficou super assustado e eu mais ainda, o que faço?

    1. Regiane, se forem pré-molares mesmo, são dentes permanentes. Não existem pré-molares de leite, eles substituem os molares de leite.

  97. Tenho 12 anos (fiz 12 no final do ano passado), um dos meus caninos de baixo está mole (bem pouco) e doendo (bem pouco também), mas não sei se ele é permanente ou de leite, tenho gengivite e acho que evoluiu para periodontite. O que devo fazer?

    1. Henrique, os caninos inferiores nascem geralmente entre os 9 e 11 anos… mas pode ser que o seu ainda seja de leite, sim. Certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  98. Boa noite. Perdi o dente canino aos 15 anos… e hoje com 23 anos descobri que esse mesmo dente nasceu dentro da minha gengiva, só que ele ainda não saiu. Soube através do dentista, e foi preciso fazer 3 radiografias p/ ter certeza sobre o ocorrido… Ele me informou também que é bem provável que eu passe por uma cirurgia. Dra. Ana Tokus, me ajude. É possivel esse dente voltar usando apenas aparelho, sem ser preciso fazer a cirurgia?

    1. Lu, na sua idade, não. As opções são: “puxar” o canino com a ajuda do aparelho (pra isso é preciso abrir a gengiva e colar um botãozinho nele, amarrá-lo, e ligá-lo ao aparelho, o que se chama “tracionamento”) OU extrair o dente. Se ele for extraído, o espaço que ele deixar pode ser fechado com aparelho ou feito implante.

  99. Eu tenho 13 anos e tenho um dente que eu acho que e de leite pq esta mole, ele fica logo atras do canino inferior esquerdo, é normal ?

    1. Victor, na sua idade ainda dá pra considerar normal, sim. Deve ser o primeiro molar de leite, que vai cair pra nascer o primeiro pré-molar (permanente). Peça pra um responsável acompanhá-lo ao dentista pra avaliar e ver se é isso mesmo.

      1. Fico agradecida por ter respondido a minha mensagem. Que Deus continue te abençoado cada vez mais com esse seu trabalho que ajuda as pessoas a tirarem as suas duvidas… Seria bom se tivesse uma clinica sua aqui em Salvador – Bairro de Cajazeiras rsrsrs.

  100. Olá Dra.,
    Seguinte, comecei a usar aparelho faz uns 2 anos, tinha os 2 caninos de leite, e os permanentes não nasceram, extraí os 2 permanentes e os de leite faz 1 ano mês que vem, e ficou aquele espaço que fica horrível, estou usando um aparelho no céu da boca porque tenho a mordida muito funda, faz uns 8 meses, minha dentista disse que iria fechar aqueles espaços com os dentes do lado, isso é possível mesmo? Estou louco para fechar esses buracos, mas ela fica enrolando, agora estou ficando preocupado pois não sei se realmente vai fechar esses espaços, será que fecha mesmo e quanto tempo mais ou menos demora?

    1. Diogo, os espaços fecham, sim. Não é que sua dentista esteja “enrolando” – não me parece, pelo menos -, é que é preciso um bom alinhamento antes de fechar esses espaços, existe uma ordem correta pra se fazer as movimentações dentárias. O tempo de fechamento varia, algo entre 6 meses a 1 ano.

  101. Ola, quanto tinha uns 5, 6 anos foram arrancados 2 dentes molares, e ate hoje não nasceram (tenho 12 anos) e tem um dente que esta desde o inicio de 2014 nascendo e ate agora não cresceu nada mais! E tenho certeza de que não foi inteiro, por favor me ajude.

    1. Raphael, se eram molares de leite, os dentes permanentes que substituem eles são os pré-molares, e eles nascem mais ou menos na sua idade mesmo… então, pode ser totalmente normal essa “demora”. Mas a melhor forma de ter certeza se está tudo ok – e parece que está – é procurando um dentista pra avaliar.

  102. Oi doutora! Eu vou fazer 14 anos daqui 3 meses, e esta semana caiu meu canino, mas achei estranho porque geralmente os dentes caem porque sao empurrados pelos permanentes, so q esse nao tem nem uma pontinha… faz mais ou menos uns 2 meses que caiu o meu canino direito mas ja ta nascendo, e quando caiu ja tinha a pontinha… to preocupada!!!

    Desculpa me expressei errado… Faz mais ou menos 2 meses que caiu meu canino direito, mas ja tinha a pontinha, e essa semana caiu meu canino esquerdo e ate agr nem uma pontinha, nada, nada…

    1. Giully, CALMA. Às vezes demora semanas até que o dente permanente apareça na gengiva… não precisa ficar preocupada, ele deve nascer normalmente.

  103. Olá meu nome é Andressa, meu filho tem 6 anos, fez agora dia 8 de maio, e teve dentes supranumerários conoides, foram dois na frente, na janelinha, tivemos q tirar, um está duro ainda e o outro estava mole e tiramos, e até hoje não nasceu, estou preocupada, demora pra nascer mesmo ?

    1. Andressa, o que o dentista disse na época da extração? Os dentes incisivos permanentes estão ok dentro da gengiva? Se estão, eles devem nascer normalmente lá pelos 7 anos, que é mais ou menos quando esses dentes nascem.

  104. Ola doutora! Tenho 26 anos e tive que tirar um dente q se localizava na parte inferior ao lado do canino, esse dente era de leite, descobri quando fui ao dentista pq percebi que ele estava ficando mole, o dentista me aconselhou a tirar, pois se nao ele iria cair, mesmo o tirando ainda tenho meus 32 dentes, queria saber o pq desse dente ter durado tanto tempo? E se com o aparelho posso juntar os outros pois ficou um espaco na area onde retirei.

    1. Juliana, geralmente um dente de leite fica tanto tempo na boca porque o permanente que o substituiria não existe ou não nasceu por alguma razão. Se você tem os 32 dentes, não é esse o caso. Provavelmente o dente permanente nasceu por trás ou pela frente do de leite, sem reabsorver a raiz dele… e aí ele ficou “intacto” esse tempo todo. Sim, acho que fechar esse espaço com aparelho é a melhor estratégia. Procure um ortodontista pra avaliar.

  105. Fui ao dentista para ver o que se passava com um dente porque estava abaixo da altura dos outros dentes, tirou raio-x e tinha agenesia do dente 35 (segundo pre molar), mas tinha o segundo molar de leite que extraiu, visto que não tinha o segundo pre molar por baixo acha que que fez bem? Ela disse que via o germe do terceiro molar e que empurrava o primeiro e segundo molar permanente para o espaço do dente extraido, ja tinha comentado neste site e disse que nao era possivel se isso acontecer e de jeito errado e se colocar aparelho o primeiro molar pode andar ate ao primeiro pre molar? Ou era melhor ficar o dente de leite? Tenho 23 anos e nunca tive dores, mas achava estranho ter o dente a tantos anos “enterrado” e fui ver o que se passava.

    1. Adriano (ou Joana), eu respondi essa mesma pergunta sua 7 VEZES neste mesmo post. Se você não está satisfeito(a) com a resposta, paciência. Peço que não envie mais essa pergunta, eu não irei responder, tudo o que eu tinha pra dizer, considerando o que eu sei do caso, eu disse. Pra qualquer OUTRA dúvida, fico à disposição.

        1. Essa é uma pergunta bem ampla, mas eles são bem diferentes. Os molares de leite são bem menores, mais ou menos do tamanho dos pré-molares (que são dentes permanentes). O primeiro molar inferior de leite até parece um pré, já o segundo molar inferior de leite parece o primeiro molar permanente, só que menor. Essa imagem mostra bem como são os dentes de leite inferiores –> http://bit.ly/1e5LphP

  106. Olá! Tenho 45 anos e tenho dente de leite. Essa semana fui a uma consulta e os dentistas ficaram abismados. Acharam lindo!!!! Rsrs A dentista disse que ele está bem firme.

    1. Ahuahuahua, eu também acharia, Márcia <3 ! Acontece, certamente você não tem o dente permanente correspondente, então o de leite acabou não esfoliando. 🙂

  107. Quando tinha 11 anos extrai dois dentes molares, tenho 28 e nunca nasceram, tenho falha na boca pq todos os dentes que extrai na infancia, molares, nao nasceram, ao todos 4 dentes. Como justifica isso?

    1. Jerci, OU você extraiu dentes permanentes, OU eram de leite e os permanentes estão ainda dentro da gengiva (embora os permanentes que substituem molares de leite são os pré-molares, não molares) OU você simplesmente não tem esses dentes, eles não se formaram, o que chamamos de “agenesia”. Procure um dentista, uma radiografia panorâmica deve esclarecer isso e você já faz uma avaliação pra corrigir isso.

  108. TENHO 11 ANOS, VOU FAZER 12 PROXIMO MES E HOJE MEU DENTE FICOU MOLE, E NAO SEI SE ELE É DE LEITE OU PERMANENTE. COMO FAÇO?

    1. Isadora, na sua idade certamente esse dente mole é de leite. De qualquer forma, pra ter certeza, peça pa um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar. Dê uma olhada na imagem e no texto do post, explica bastante sobre isso, pode ajudar.

  109. Olá dra. Eu estou com um molar (o penultimo dente de baixo) maior do que o normal, tenho medo que esteja mole, pq tenho medo de arrancar dente, ainda mais o de trás, porque é grande. Também não quero ficar banguelo na minha idade. Eu tenho 13 anos, vou fazer 14 em agosto. E se ele ficar mole, o outro tbm vai ficar?

    1. Alan, se ele está “mais alto” que os demais, tocando no arco de cima antes dos outros dentes, é preciso fazer um ajuste oclusal (um pequeno desgaste), pra diminuir a força sobre esse dente. Da forma como está, não de se surpreender que haja certa mobilidade. Peça que um responsável acompanhe você ao dentista pra avaliar, mas não vejo razão pra extração (a não ser que esse seja um dente de leite).

  110. Doutora, acho que foi esse procedimento que ela me explicou na epoca… no caso o “puxamento” é imediato ? E como fuciona esse cirurgia?

    Obg desde ja.

  111. Olá! Eu tenho 15 anos e colocando a língua no céu da boca, perto do canino, eu percebi uma “pontinha” que eu acho ser meu canino permanente. Eu tenho quase certeza que meu dente canino ainda é de leite, pois o outro já caiu e é pontudo, e esse é pequeno. Já marquei consulta mas queria saber se a posição dessa “pontinha” está certa, pois ele está nascendo “atrás” do dente, o correto seria pela frente? Obrigada desde já!

    1. Rafaela, em tese o correto seria NO LUGAR do dente dente de leite, nem à frente, nem atrás. Mas não se preocupe muito por enquanto, se o seu canino tiver espaço, ele vai nascer sem problemas. Se houver algum problema de posicionamento, depois pode ser corrigido com aparelho, se você quiser.

  112. Ola de novo doutora, existe algum medicamento, procedimento ou até alimento que possa agilizar o crescimento? E é normal o meu canino não ter nascido ainda nessa idade? Ja q não tenho mais dentes de leite…

    bjss

    1. Não, não há. Se o dente tiver espaço e estiver bem posicionado, ele vai nascer normalmente. Apenas se isso não for possível, é que pode se tentar um procedimento chamado tracionamento, que consiste em “puxar” o dente com aparelho ortodôntico. Mas isso envolve cirurgia e, em princípio, não está indicado no seu caso. Embora haja um pequeno atraso, ainda pode ser considerado normal seu dente não ter nascido.

  113. Olá doutora, faço 13 anos daqui 1 mês e arranquei meu dente canino há seis meses, e ainda ele não apontou, nem saiu da gengiva, mas esta lá. Como desde criança tinha receio de arrancar dente, meu dente amoleceu em um mês e só cinco meses depois fui arrancar, ou seja, poderia ter montado até do tempo que ficou, e mesmo assim, depois de 11 meses ele não apontou nada. 2 meses antes de arranca-lo, na época fui a uma dentista e ela fez a radiografia, me disse que era preciso aparelho por um tempo pois o dente estava sem espaço (meio tortinho acho). 1 mes depois fui ate outro dentista e ele me disse que não necessitava.
    O que pode ter acontecido? O que fazer?

    Obs: São os superiores, e já não tenho dentes de leite.

    1. Beatriz, talvez não haja espaço pra seu canino permanente nascer, mesmo… ou, talvez, apenas não seja a hora ainda. Peça que um responsável acompanhe você a um ortodontista pra avaliar.

  114. Oi, tenho 14 anos, meu dente canino direito eu acho que esta mole, mas eu lembro que ele já caiu uma vez, então acho que ele é o permanente. O que eu devo fazer?? Quando eu mexo nele sinto um estralo, esses dias ele começou a me incomodar. Por favor doutora, me ajude. Obrigada, Kelly Hellen.

    1. Kelly, antes de qualquer coisa é preciso ter certeza de que esse dente é permanente… e isso só é possível procurando um dentista pra avaliar. Se for permanente, pode haver um problema periodontal, ou seja, não no dente em si, mas no osso e na gengiva em volta do dente. Enfim: é essencial procurar tratamento o mais rápido possível.

  115. Olá doutora, tenho 13 anos, ainda faço 14 este ano, e tenho um dente permanente que está ficando mole e quando pego nele e começo a mexer sinto muita dor. E ele também quebrou uma parte enquanto eu estava comendo, gostaria de saber se ele vai cair… também meus dentes da frente estão ficando moles e eles parecem permanentes.

    1. Átila, é improvável que, na sua idade, você tenha dentes permanentes moles. Tente me explicar melhor que dentes são esses (tente “localizá-los” pra mim, tipo “é o terceiro dente do lado direito, contando do meio pra trás”) pra eu poder ajudar você.

  116. Olá, tenho 18 anos e ha alguns meses o meu último dente superior quebrou a parte de trás, como não mudou muita coisa e não doeu, fiquei com dente até hoje, porém, percebi que começou a apontar outro dente, ou seja, nascendo por cima deste que está quebrado, então é de leite ou o siso nascendo? O que está acontecendo kk’. Desde já, agradeço.

    1. Daniela, pela sua idade deve ser o siso nascendo. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar todos os sisos e pra restaurar o dente quebrado, antes que o problema fique pior e mais CARO de se resolver. 😉

  117. Olá, eu tenho 13 anos e vou fazer 14 daqui a 3 meses, meu dente canino esquerdo está latejando, eu acho que está mole, queria saber se vai cai e nascer outro, é meio chato não ter os dentes completos nessa idade, também perdi um atrás, ele ficou podre e foi roido, na idade eu não tinha muita noção das coisas e minha mãe não cuidou, poderia me dizer se vai nascer ainda?

    1. Alan, o canino deve nascer sim, sinal disso é qie o de leite está mole. De qualquer forma, seria interessante avaliar junto a um dentista, fazer uma radiografia pra ver se está tudo bem. Já quanto ao outro dente, depende de que dente de trás estamos falando… pode ser permanente, sim. E se for, não vai nascer outro. Pra saber, só procurando um dentista pra examinar.

      1. Hoje fui ao dentista, ela disse que meu dente é permanente e que ele está firme e forte, que é impressão minha, que é possível meu dente estar girando (entortando), que eu vou ter que usar aparelho, disse que minha gengiva esta ótima, que tenho que continuar cuidando dos meus dentes. Disse que dente permanente para cair é muito difícil, que as raizes dos dentes caninos são muito grandes. Falou que na minha idade não tenho mais dente de leite, que eles são muito pequenos.
        Obrigada doutora Ana Tokus, fico agradecida por sua resposta.

  118. Oi, meu nome é Juliana, tenho 15 anos e arranquei a “presa” superior faz um ano, mas ainda não nasceu.
    Estou preocupada pois já faz muito tempo que arranquei este dente e tenho medo dele não nascer, pois eu já entrei na adolescência. Gostaria de saber se é normal a presa demorar esse tempo todo para crescer na minha idade?

    1. Pode ser normal, Juliana, embora haja um pouco de atraso. Sugiro que você vá com um responsável ao dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento do seu canino permanente dentro da gengiva e se está tudo ok.

  119. Ola, estou muito preocupada com minha filha, ela tem 12 anos e este ano (2015) faz 13, e disse q os dentes de baixo de trás estão todos moles, ela não consegue mastigar carne, pipoca e etc.. Eu chego a chorar de preocupação, pois ela afirma q já trocou esses dentes e eu não lembro!! É normal ela estar com os dentes inferiores lá de trás moles???? Será que não é gengivite?? Rs me ajude por favor!!

    1. Denise, se forem os dentes bem lá de trás, eles são permanentes, sim… o que significa que pode haver gengivite / periodontite. Mas podem ser apenas os molares de leite, que ficam à frente dos molares permanentes, onde irão nascer os pré-molares, e isso ocorre mais ou menos na idade da sua filha. De qualquer forma, estamos apenas “imaginando” coisas… é essencial que você a leve ao dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário.

      1. Bom dia, doutora
        Tenho 22 anos, o primeiro molar inferior do lado esquerdo estava no meio do segundo molar e o pre molar, e so nasceu um pouco, não estava ao nivel dos outros, fui ao dentista e tiraram uma radiografia, disseram me que era de leite e extrairam-me, e que o de tras ia ocupar o lugar desse dente, depois disseram que precisava de limpeza de dentes, quando cheguei a consulta disseram me que analisaram melhor o raio x e disseram que nao ia nascer o dente, visto que o dente de leite nao me doia acham que fizeram bem ou o dente podia ter ficado la?
        Como foi a primeira vez que fui ao dentista e o dente ja estava la ha uns anos…

        1. Joana, se era um dente de leite, mal não houve ao extraí-lo. Se você tivesse mantido o dente, algum dia certamente ele cairia, então apenas se antecipou algo inevitável. Agora seria interessante uma avaliação com um ortodontista pra verificar se há a possibilidade de “puxar” o dente que está incluso pra a sua posição (se é que ele existe) ou se o melhor é pensar num implante ou outra solução protética no futuro.

          1. Mas eu ja tenho o 2º e 3º molar (dente de siso), sera que o 2º molar e 3º molar vao ocupar o espaço do primeiro molar?
            Porque a dentista me disse que vinha um de tras e empurrava os dentes, e na segunda consulta disse que nao vinha nenhum dente e que devia ter tirado ha muito tempo.
            Mais uma coisa, eu li que nao ha o 1º molar de leite, é deciduo, e que um dente de leite podia ficar na boca o resto da nossa vida. Isto e verdade?
            E se simplesmente ela pusesse um aparelho, o 1º molar nascia visto que no radio x o dente era mais largo que o espaço?
            É que eu estou a ficar louca com esta situaçao, se tivesse ficado com o dente, mesmo que nao estivesse totalmente exposto, fazia mal?

          2. É que não é bem assim… a extração do 1o molar de leite não garante que os dentes que estão mais ao fundo vão “caminhar” e fechar o espaço que ficou. E se isso acontecer, vai ser de um jeito errado, provavelmente pela inclinação deles em direção ao espaço. Sim, você até poderia ter ficado com o dente de eite, mas agora não é mais uma opção… então sugiro a avaliação de um ortodontista pra fazer o fechamento desse espaço com aparelho ou se o ideal é fazer um implante.

          3. Vou explicar melhor, o dente que ela extraiu e o molar esquerdo inferior que esta a cor de rosa, ou seja o dente 36, primeiro molar, nesse espaço so nasce o permanente?
            odontopedia.info/index.php/Arquivo:Dentes_nomenclatura.jpg

          4. Fui ao dentista que extraiu-me o dente informar-me melhor do meu caso e ele disse que é o 1º molar 36, o 2º molar esta na cavidade oral e o germen do 3º molar tambem ja e visivel na ortopantomografia, e que extraiu o segundo molar de leite 75, e que tenho agenesia do segundo pre molar 35, agora pergunto, é possivel ter os tres molares do lado direito sendo que o 3º esta metade exposto, e do lado esquerdo so ter 2 molares, sendo que o 3º é germen, o que e isso de germen?

          5. Sim, é possível ter 2 molares de um lado e 3 do outro. Germe é o dente em formação, ainda dentro da gengiva, e que um dia deve nascer, normalmente.

        2. Visto que era permanente e ela disse que era de leite, acha que fez bem em extrai-lo por causa de pouco espaço e sem dor ou foi erro do dentista ao dizer que era de leite?

          1. Se um dente é permanente e alguém diz que é de leite, obviamente essa pessoa está errada. Mas não posso afirmar que no seu caso isso aconteceu, pois não posso me basear no julgamento de uma pessoa leiga e não tive oportunidade de examinar você.

          2. O segundo e terceiro molar já estavam totalmente expostos e o primeiro molar extraido estava “enterrado”, isso no lado esquerdo inferior.
            Ja no lado direito estao o primeiro e segundo totalmente expostos e o terceiro molar esta coberto metade com gengiva e a outra metade esta exposta.
            O dente extraido nao tinha espaço para subir, acha que com aparelho ele ganhava espaço?

          3. Joana, provavelmente. Mas se o dente já foi extraído, é o caso de pensar em fechar o espaço com aparelho ou abrir, agora, pra colocar um implante. O que for melhor no seu caso.

          4. O meu caso foi parecido com o da Joana, tive que extrair o primeiro molar inferior porque estava impactado, ou seja, nao tinha espaço para nascer e fiquei com a falha do primeiro molar.

          5. Então as recomendações podem ser as mesmas. Procure um implantodontista e um ortodontista pra avaliar.

          6. Um implantodontista pra fechar o espaço com implante ou um ortodontista pra fechar o espaço com aparelho. Não tenho como saber se o dentista fez bem ou mal sem examinar o paciente e conversar com o próprio dentista. Não conheço o caso.

  120. Bom Dia Dra,
    Meu filho tem 11 anos e o seu dente canino superior está muito mole.
    Tenho medo que o dente não seja mais de leite, pois tenho a dúvida se já tinha sido arrancado anteriormente. O dente é muito pequeno ainda e não tem a pontinha de todos os caninos.
    Você acha que pelas características do dente e idade da criança o dente pode ser de leite?

    1. Certamente é de leite, Sandreia. Os caninos superiores nascem mais ou menos na idade do seu filho, entre os 11 e 12 anos.

  121. Saudações… meu nome é Kew Malta, minha filha Dahlia completará 6 anos em junho de 2015… ela mora com a mãe e não consigo estar acompanhando a sempre nas consultas… porém ha algum tempo atrás os dois dentes de leite da frente caíram e nasceram novos dentes… ha alguns dias atrás ela reclamou de dores nos mesmos… agora eles ficaram moles e um deles já caiu novamente… estou com medo de ter caído o permanente… É possível nascer dois dentes de leite num mesmo lugar antes dos permanentes?

    1. É improvável, mas é possível sim, Kew. Acho que sua filha pode ter tido dentes supranumerários, dentes além do número normal. É preciso avaliar junto ao dentista.

  122. Minha filha tem 12 anos, o dente canino dela caiu faz mais ou menos uns 7 meses e ainda não nasceu . Isso é normal ?

    1. Provavelmente sim, Luiza. Ela está na idade do canino nascer, o que deve acontecer a qualquer momento.

  123. Olá, é o seguinte…
    rs :c
    Nos ultimos 3 meses estou fazendo acompanhamento e procedimento nos meus dentes, estou perto de terminar, faltam só mais dois procedimentos, e o unico que estou MORRENDO de medo, que é de extrair o dente, da ultima vez que fui pra extrair minha pressão foi nas alturas e nao tinha como extrair com a pressão SUPER ALTA ! Tudo nervosismo e o principal: MEDO ! Ela mandou fazer a verificação da minha pressão por 15 dias e amanha estou de volta, minha pressão durante esses dias deu sempre NORMAL ! E as vezes até BAIXA ! Mas amanha quero só ver ! :c Meu dente graças a DEUS nao incomoda, porem ta sendo preciso extrair pq ele ja foi cariado e com o tempo se quebrou e ta so na raiz, e é por isso que estou me tremendo de medo ! De sentir dor e tal, sei que todos falam que dá anestesia e sei que minha Dentista é muito profissional e bastante qualificada, só que meu medo é bem MAIOR !

    1. Cássia, parece claro pra mim que você não é hipertensa, mas fica ansiosa em face do atendimento odontológico… isso se chama “síndrome do jaleco branco”. Se é necessário extrair mesmo esse dente, não tem jeito, você precisa confiar na sua dentista e deixar ela trabalhar. A anestesia não vai permitir que você sinta dor, pode ficar tranquila.

  124. Boa tarde. Meu filho tem 11 anos, ha quatro meses perdeu os dois últimos dentes de leite. No dia da consulta de rotina com a dentista, ela me passou que eles logo cairiam, realmente os dois caninos de cima caíram, mas já faz quatro meses e nada de crescer. Isso é normal? Quanto tempo devo esperar por o crescimento dos dentes?

    Obrigada.
    Att, Andressa

    1. Andressa, pode ser normal, sim. Às vezes demora algumas semanas / meses para o dente permanente nascer depois que o de leite cai. Os caninos superiores permanentes nascem entre os 11 e 12 anos, então sei filho está na idade certa, não há atraso.

  125. Olá, bom, primeiramente eu gostaria de parabenizar sua pagina, eu tenho 12 anos e cairam três dentes de leite meus, só nesse ano… tenho um dente na parte de baixo q é o antepenúltimo, acho q ele ja é de osso, mas ta querendo ficar mole e doi quando eu como algo, o q eu faço?

    Doutora, é normal cair tres dentes de uma vez só em 3 meses ?? E tbm é comum um dente demorar mas de um ano pra nascer, pq as minhas presas faz mais de um ano e so nasceram pela metade e pararam.

    1. Adrielly, na sua idade é esperado que ainda haja dentes de leite pra cair, e que mais de um fique mole ao mesmo tempo. Da mesma forma, depois que o de leite cai, pode demorar para o permanente nascer. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar se está tudo ok, assim você fica mais tranquila. Quanto ao dente “de osso” que está mole, na sua idade, certamente ele é de leite. Enfim: só o dentista vai poder confirmar.

  126. Olá, eu tenho 16 anos e um dente meu de leite acabou de cair, eu fui ao dentista e ela falou que o meu dente permanente não está lá para nascer, o que eu faço?

    1. Beatriz, depende do dente, mas opções costumam ser OU o fechamento do espaço com aparelho OU a colocação de m implante. Converse com a sua dentista, ela vai esclarecer o que é mais indicado no seu caso.

  127. Olá bom dia, eu tenho uma duvida… Eu possuo um dente de leite, uma “presa” superior, e tenho 17 anos, bati um raio x e constatou que a presa permanente esta acima, queria saber se eu arrancar o dente ela ira nascer ou somente por cirurgia??? Obg…

    1. Depende principalmente de 3 coisas, Natan: 1. Se a raiz desse dente já estiver completamente formada, ele não terá “força” pra nascer sozinho. 2. Se o dente estiver mal posicionado dentro da gengiva, ele pode não ter “angulo” pra descer. 3. Se não houver espaço suficiente no arco pra ele nascer, isso pode não acontecer.

      Caso o canino não nasça espontaneamente, ainda há a opção de tracioná-lo. Converse com o seu dentista.

  128. Olá. Levei meu sobrinho ao dentista para verificar possiveis caries, ele acabou de completar 10 anos, e o odontologista falou que ele ainda tem 9 dentes na boca e que isso é anormal, que precisa arranca-los e que se nao for tratado ainda pequeno, ele ficará com a gengiva feia quando crescer… ele tem dentes grandes e com espaço entre eles… será que tem que usar aparelho… mas queria saber se realmente precisa arrancar os de leite… Isso tem fundamento? Obrigada.

    1. Juliana, se os dentes permanentes estão apontando e os de leite não caem, tem fundamento, sim. Já se os permanentes não apareceram ainda, não vejo razão pra se precipitar. A questão do aparelho é mais complexa, apenas com base no seu relato não tenho como afirmar a necessidade de aparelho.

  129. Olá, tenho 13 anos, vou fazer 14 no final do ano, e uns do meu molares de leite, o penultimo, parece q esta mole e eu uso aparelho. Isso é normal? O dente pode cair?

    1. Laa, se ele é de leite e está mole, certamente vai cair. Apenas certifique-se junto ao seu dentista / ortodontista de que se trata de um molar de leite, mesmo. Na próxima consulta, mostre pra ele, pra ele avaliar.

  130. Olá, me chamo Alex, tenho 18 anos e só agora um dos meus dentes caninos ficaram moles, e em cima desse dente tem uma mancha meio branca, eu acho que é o outro dente!!!! O que faço?

    1. Alex, em princípio, nada. Se for o dente nascendo, parece que ele vai nascer normalmente. Mas se você quiser ficar mais tranquilo a respeito, procure um dentista pra avaliar.

  131. Boa tarde. Tenho uma preocupação. Minha filha tem 4 anos, e notei que está a crescer um dente por detrás dos incisivos inferiores, e tem dores e febre, estou preocupada, será que é normal ? O que devo fazer????

    1. Arminda, deve ser um dente permanente, que substituirá o de leite. Em princípio é normal, mas seria bom que um odontopediatra avaliasse.

  132. Oii tudo bem? Eu tenho um irmão de 7 anos e ele ta com o dente molar permanente estragado, se arrancar ele vai nascer de novo? Bjjss

    1. Patrícia, se for um molar permanente, não. Nós só temos 2 dentições, os dentes permanentes não são substituídos. Sugiro que um responsável acompanhe seu irmão ao odontopediatra pra avaliar, o dente pode ter tratamento, ainda.

  133. Dra. Ana, boa noite. Meu filho fez 10 anos essa semana e há 1 ano e meio atrás, mais ou menos, ele tirou um dente supranumerário incluso que estava atrapalhando a descida do incisivo central superior LE, porém até hoje o dente ainda não desceu, estou muito preocupada, faço acompanhamento mensal pois ele está usando o aparelho móvel. A dentista disse que ainda não tem espaço para o dente descer, mas estou muito preocupada pois ele é a unica criança da idade dele que ainda está banguelinho… Tem alguma informação que possa me tranquilizar? Esse dente vai realmente descer?

    1. Adriana, a única forma de “apressar’ o nascimento do dente é com o tracionamento dele. Mas se a raiz dele ainda não está completamente formada – e na idade do seu filho não está – ele tem possibilidade de nascer sozinho, desde que haja espaço. Então, se o espaço ainda está sendo aberto, creio que no tempo apropriado o dente vai descer, sim.

  134. Olá, meu filho completou 9 anos nesse mês de fevereiro, o dente incisivo central da direita ficou mole e caiu sozinho e já está nascendo, pois o do lado esquerdo o dentista extraiu e ainda não tem nenhum sinal de que vai nascer, isso é normal?

    E tbm tem um incisivo lateral na parte inferior que não cai e tem uma ponta de dente nascendo na gengiva logo embaixo !

    1. Pricila, pode ser normal sim, às vezes demora alguns meses para o dente permanente nascer depois que o de leite cai ou é extraído. Quanto ao dente de baixo, o dentista precisa avaliar pra ver se será preciso extraí-lo para dar espaço ao permanente.

  135. Olá, tenho 12 anos e um dos meus caninos da parte de cima está mole, só que eu não lembro se ele já caiu, você acha que ele pode ser permanente??

    1. Não Gabriela, certamente ele é de leite. Você está na idade dos caninos permanentes nascerem, então é normal que os de leite fiquem moles.

  136. Ola, bem… tenho 13 anos e acho que um dos meus dentes da frente esta mole (nao sei se é ainda é de leite), estou com medo de que seja permanente, eu escovo direito e cuido muito bem deles, pode me dizer alguns fatores que possam explicar porque ele esta mole?

    1. Dayane, considerando a sua idade, estou 99% certa de que se trata de um dente de leite. Só não posso dar certeza porque teria que examinar você. Mas se você faz uma boa escovação rotineiramente, pode ficar tranquila. Se quiser tirar a “cisma”, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar.

  137. Ola Boa noite!!!!!
    Tenho um filho de três anos e onze meses, ele está com um único dente escuro, não esta tao escuro, e é ele todo não só um pontinho. Gostaria de saber por que isso acontece, e ele esta mole.
    Atenciosamente Bruno Rodrigo.
    Aguardo resposta, estou muito preocupado.

    1. Bruno, nessa idade não deveria haver dentes moles, só mais pra frente, lá pelos 5 anos. Se seu filho não bateu o dente, pode ser que ele esteja cariado, por exemplo. Sugiro que você o leve a um odontopediatra pra avaliar.

    1. Luana, se ele caiu é porque era de leite, mas se foi só a coroa dele que quebrou, eu acho que você deveria pedir para um responsável ir com você ao dentista pra avaliar se é preciso fazer alguma coisa, como uma restauração por exemplo, pra proteger o dente.

  138. Ola, minha filha esta com um dentinho de leite escuro, ela teria que fazer canal, mas a levei em um dentista e foi colocado uma resina, se nao me engano algo que solta fluor, só que agora e escureceu…

    1. Elimar, o dentista disse que teria que fazer canal mesmo? O material usado na restauração deve ser o ionômero de vidro, que realmente liberta flúor e e muito usado em restaurações provisórias em dentes de leite.

  139. Olá, meu nome é Cássio, tenho 14 anos e um dos meus dentes caninos caiu e nasceu já, mas o meu segundo dente canino está mole e não sei se é dente de leite, isso é normal? E esse meu dente é de leite ou é permanente?

    1. Certamente é de leite, Cássio. Embora haja um certo atraso, não é incomum que os caninos permanentes nasçam na sua idade.

  140. Oi, eu tenho 13 anos, meu dente canino caiu ano passado em outubro. Ele começou a nascer esses dias, queria saber quanto tempo mais ou menos ele demora pra crescer todo, porque o meu penúltimo dente de tras caiu semana retrasada e já esta bem maior do que o canino, o que eu faço ?

    1. Maria, pode levar dias ou meses… depende. Mas se ele já aparece, ótimo, sinal que ele vai nascer normalmente. Não há nada que você possa fazer, é preciso ter paciência.

      1. Obrigado pela resposta, Ana!
        Mas tenho outra duvida, meus caninos de cima cairam ja faz tempo, e eu queria colocar aparelho, tem como usar aparelho com eles sem crescer? Isso causa algum impulso, me responda por favor!

        1. Se há possibilidade desses dentes nascerem normalmente – e parece que há -, o ideal é esperar que isso aconteça. Não há necessidade de aparelho e nem é algo indicado neste momento. É preciso ter paciência.

    1. Pode ser, Leticia. Mas como há um atraso relativamente grande (os caninos permanentes nascem lá pelos 12 anos), sugiro que você procure um dentista pra avaliar. Uma radiografia panorâmica vai mostrar se está tudo ok com o seu canino dentro da gengiva ou se há algum problema (mau posicionamento, agenesia, etc.).

  141. Ola, bem, meu filho já trocou os dentes de leite duas vezes e um certo dentista disse q ele tem dentes supranumerários… isso normal???
    Hj ele tem 8 p 9 anos e to preocupado, mas alguns dentistas que eu o levo dizem p ficar tranquilo… e verdade???

    1. Normal não é, Anderson. O normal é ter um certo número de dentes, se passa disso – ou se falta – não é normal. Mas não é algo grave, só é preciso acompanhar pra ver se será preciso extrair esse dente ou não.

  142. Olá, meu filho tem 9 anos, ao passar fio dental no dente dele, os pre molares, quase arranquei um que nem estava mole. Estou preocupada, será que era permanente?

    1. Vivi, pode ficar tranquila, aos 9 anos seu filho nem tem os pré-molares ainda. Eles são dentes exclusivamente permanentes e que substituirão os molares de leite. O dente que amoleceu com o fio dental certamente é um molar de leite. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  143. Oi eu tenho quase 11 anos, meus dentes caninos eu tenho quase certeza que são permanentes, e um deles ficou mole e o outro não, e eu tenho medo que ele caia e não nasça de novo !

    1. Gabi, se o seu dente está mole, considerando a sua idade, eu não acho que seja permanente. Os caninos permanentes nascem entre os 11 e 12 anos, então os seus devem estar pra nascer.

  144. Ana, tenho 12 anos e meus penultimos dentes de cima estao moles, mas nunca cairam, eles são de leite ou permanentes ? Tire esta duvida, estou com medo.

    1. Alexsander, provavelmente os dentes moles são os molares de leite, que serão substituídos pelos pré-molares, dentes que já são permanentes.

  145. Olá doutora, tenho 15 anos e meus dois dentes da frente da parte de cima estão um pouco moles, eu gostaria de saber se eles são de leite e irão nascer outros ou se são permanentes, e quanto tempo mais ou menos ira demorar para crescer, pq como sou adolescente, ficarei meio constrangido na escola pelo fato de alguém me zuar… por favor me ajude! Grato.

    1. Lucas, na sua idade certamente esses dentes (incisivos centrais, creio eu) são permanentes, e nasceram lá pelos 7 anos de idade. Se você acha que eles estão moles, sugiro que você procure um dentista o mais rápido possível pra ver o que está acontecendo, pois isso não é normal na sua idade.

  146. Ola, eu tenho 15 anos, meu dente, o terceiro de cima, ficou mole mas já esta nascendo outro embaixo, ai hoje eu arranquei pq se não ia ficar encavalado e ia ficar feio pq eu tenho 15 anos, ai eu queria saber se ele nascera de novo, pq já ta nascendo?

    1. Tays, pela sua descrição é o canino de leite que você tirou. Se você já vê o dente permanente na gengiva, é porque ele já está nascendo… então, não precisa se preocupar.

  147. Olá Doutora, então, eu tenho 14 anos e o meu dente de leite canino do lado esquerdo não cai, e agora o dente canino permanente ta nascendo do lado do dente de leite… por que ? O que eu faço?

    1. Indiara, provavelmente porque o canino que está nascendo está um pouco fora de posição e não conseguiu reabsorver (“comer” ou “fazer sumir”, digamos assim) a raiz do dente de leite. Nesse caso, pode ser necessário extrair o dente de leite no dentista. Peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar.

  148. Doutora, preciso da sua ajuda, por favor!! Eu tenho 14 anos e fui abrir uma garrafa e meu dente canino esquerdo acabou amolecendo, fui ao dentista e foi feita uma radiografia, ela me informou que ele era de leite (me espantei muito ao saber disso) e que ele cairia sozinho e que eu teria que usar o aparelho móvel. Tenho outra consulta marcada e só falta tirar o molde do meu aparelho, mas eu queria muito saber quanto tempo mais ou menos meu dente vai demorar pra crescer, eu não quero e nem posso ficar banguela! Eu estou horrível e minha autoestima está lá embaixo. Eu espero que a senhora possa me ajudar! Grata.

    1. Ana, na sua idade o canino até já deveria ter nascido, isso costuma ocorrer lá pelos 12 anos. Mas se sua dentista avaliou e achou que o dente permanente vai nascer normalmente, sem problemas. Já quanto tempo isso vai levar não tenho como prever, pois, como disse, isso até já deveria ter acontecido.

  149. Olá Doutora, minha filha de 6 anos perdeu os dois dentinhos da frente de leite, e ja se passaram 4 meses e ainda não nasceu, é normal?

    1. É sim, Karen. Nem sempre o dente permanente nasce logo em seguida quando o de leite cai. Mas é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar.

      1. Eu tenho 16 anos, meus dentes da frente de cima são grandes, eles tão furados e outro quebrado, eles ainda nascem se eu arrancá-los? Ou que devo fazer para saber se eles ainda vao nascer?

        1. Rafael, aos 16 anos você já deve ter todos os dentes permanentes, então não vão nascer mais dentes se você extrair algum. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar os dentes cariados e o dente quebrado, antes que o problema fique pior.

  150. Oi,
    Tenho 14 anos, meus dentes caninos superiores estão moles, fui na dentista para ela dar uma olhada, ela disse que eles eram de leite mas não iria extrai-los porque podia acontecer de os permanentes não nascerem. Por que isso aconteceu?

    1. Luzia, provavelmente pelo posicionamento desfavorável dos caninos permanentes para nascerem. Foi feita uma radiografia? Esse exame mostraria o posicionamento intraósseo dos seus caninos e tiraria a dúvida.

    1. Lala, na sua idade tenho 99% de certeza de que não se trata de um dente permanente, não. Se for um dente “do lado”, imagino que deva ser o primeiro ou segundo molar de leite, e nesse local nascem os pré-molares, que serão dentes permanentes. De qualquer forma, peça pra um responsável acompanhar você ao dentista pra avaliar.

  151. Dra. Ana, hoje levei meu filho de nove anos ao dentista para uma consulta de rotina e a dentista me disse que meu filho está com duas pequenas cáries nos dois segundos molares inferiores. Mencionei que ainda eram de leite, mas ela me disse que já eram permanentes e que as mães se confundem. Ok, mas eu acompanho a troca de dentes de meu filho e tenho certeza que ele não extraiu esses dentes e nem cairam. Eles podem ter nascido permanentes?
    Ele completou 9 anos em novembro.

    1. Luciene, se forem os segundos molares MESMO, ainda são de leite. Os segundo molares de leite só são substituídos pelos segundos pré-molares – que são permanentes – entre os 10 e 12 anos de idade. Aos 9 anos, o único dente posterior já permanente que o seu filho deve ter é o primeiro molar, que nasce atrás dos dentes de leite e não substitui nenhum dente de leite. Na parte da frente, ele já tem todos os incisivos permanentes, tanto em cima quanto embaixo.

    1. Natalia, na sua idade o “dente da frente” já é permanente, então ele não deve cair. Mas depende também de que dente, especificamente, você está falando. Se forem os caninos superiores, por exemplo, pode ser que os seus ainda sejam de leite e, portanto, será substituídos.

    1. Raimundo, o segundo molar nasce, normalmente, em torno dos 12 anos. Então parece que há um atraso, no seu caso. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia deve mostrar se está tudo ok e se não passa de um atraso, apenas.

  152. Bom dia doutora, o meu marido tem 40 anos os dentes dele são bastante tortos, fez um raio-x e demonstrou varios dentes dentro da gengiva, falaram-lhe que tem de ser operado para retirar esses dentes, nao há outra saida sem ser essa?
    Obg, aguardo resposta.

    1. Paula, se a ideia for usar aparelho pra alinhar os dentes, será necessário extrair esses dentes dentro da gengiva, sim… pois a presença deles atrapalharia a movimentação ortodôntica. Já se seu marido não pretende usar aparelho, essas extrações não são obrigatórias… mas será preciso avaliação periódica junto ao dentista pra ver se está tudo bem.

  153. Ola, tenho 14 anos e ainda tenho 3 dentes de leite embaixo e dois em cima, mas eu quero por aparelho pq necessito muito, eu posso por embaixo primeiro? Mesmo tendo os 3 de leite embaixo?

    1. Pamella, primeiro é preciso verificar qual o motivo dos seus dentes permanentes não terem nascido ainda, na sua idade já deveriam. Depois, sabido o motivo, pode-se fazer a instalação do aparelho, caso os exames não contraindiquem. Nao faz muito sentido instalar o aparelho só embaixo, já que a parte de cima e a de baixo precisam encaixar, não é só o caso de alinhar os dentes. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  154. Ola doutora, estou com uma pequena duvida: eu sou lutador e ha uns 2 anos atras em uma luta eu tive aquela pancada no maxilar, e depois de 2 duas semanas meu dente o do fundo, me desculpa nao sei o nome, acho que e o segundo, o de la de tras da parte inferior, ele quebrou e caiu a metade e so depois de 2 anos estou sentindo uma dorzinha enjoada, o que esta acontecendo doutora? Obg pela atencao e espero sua ajuda, muito obrigado.

    1. Marcos, pode ser problema de canal, periodontal (de gengiva), cárie ou resultado direto da pancada, dado o tempo que você ficou com o dente quebrado e sem qualquer tratamento. Procure um dentista pra avaliar e – finalmente – tratar de acordo.

  155. Doutora, parabéns pelas orientações! Gostaria que tirasse a angústia de um pai (e minha esposa mais angustiada ainda rsrsrs). Meu filho tem 5 anos e meio e os incisivos centrais inferiores começaram a amolecer. Acontece que por trás deles já está começando a aparecer os definitivos (não chegaram a “rasgar” a gengiva ainda…). Minha esposa ficou muito preocupada e marcou a extração deles, motivada por comentários de quê “tem que extrair senão ele vai ficar com uma fileira dupla de dentes ou então que os definitivos nascerão tortos e os de leite voltarão a endurecer e não cairão mais e etc etc etc. Eu acho que a extração, nesse contexto, é uma experiência traumática e desnecessária pra ele, pois já vi vários especialistas falarem que o dente definitivo “assenta” no local certo com o tempo. Por isso pergunto: é realmente necessária a extração desses decíduos? Obs: faz uns 5 a 6 dias que percebemos que eles estão amolecendo e não há dor nem nada, ajudamos com movimentos leves para que soltem mais. Obrigado desde já pelas informações!

    1. Em princípio não há necessidade de extração não, Willer… deixemos a natureza seguir seu curso. Se os permanentes nascerem e os de leite “teimarem” em não cair, aí sim pode estar indicada a extração… quem determina essa necessidade é o dentista / odontopediatra. Mas fique tranquilo – e tranquilize sua esposa -, essa história de “fileira dupla” e de que “os dente de leite vão endurecer de volta” não procede.

    1. Sthefany, ter dentes de leite aos 12 anos é normal. A coroa de um dente – de leite ou permanente – cair e a raiz ficar, não é normal. Peça pra um responsável levá-la ao dentista pra avaliar.

  156. Boa noite, Doutora!
    Eu tenho 22 anos e perdi um dente (canino) em um acidente de moto recentemente… não me lembro de ele já ter caído antes, portanto se é de leite ou definitivo. Será que tem chances de crescer outro?

    1. Gelson, certamente era um dente permanente, considerando a sua idade. Se fosse de leite, das 2 uma: ou você não tem o canino permanente, ou ele está retido dentro da gengiva. Nos dois casos, o dente não nasceria. Procure um dentista pra fazer uma radiografia e verificar qual o caso, pra tratar de acordo.

  157. Prezada, Boa Tarde
    Tenho dente de leite, o qual já está ficando com carie, tirei um raio x e tenho um dente no ceu da boca, ou seja, seria o dente que o dente de leite está ocupando, já fui em varios dentistas e nenhum deles me passa segurança do que fazer, uns falam que é implante, outros falam que tem como puxar esse dente, tem alguma indicação de dentista em Belo Horizonte?

  158. Tenho 17 anos e alguns dos meus dentes estão moles, nasceu 1 dente atras de um deles e ja consigo ver que outros dentes estao nascendo por trás, o que devo fazer, eu nunca fui ao dentista.

    1. Ana, você tem justamente que IR AO DENTISTA 🙂 . Me parece que não há um problema imediato, são só os seus dentes de leite caindo e os permanentes nascendo. Mas você já tem 17 anos, então há um atraso significativo nesse processo. É essencial a avaliação de um dentista pra ver se está tudo ok.

  159. Minha linda, boa tarde, minha prima diz direto que ela tem quase 14 dentes de leite, isso pode acontecer? Agora ela abre cerveja no dente, estes tais dentes de leite e todos obturados com platina, ai nao entendo, pois o meu nao suportou platina e tive que tira-lo, me explique, pode ser por msn. obg bjs

    1. Simone, qual a idade da sua prima? Se ela já for adulta, deve ter algum problema de saúde que levou a não-formação dos dentes permanentes, então os dentes de leite não caíram.

  160. Oi, meu neto esta com 5 meses e esta nascendo primeiro o dentinho de tras na parte inferior, estou preocupada pois sei que não é comum, devo me preocupar?

    1. É incomum, Odila, mas não é necessariamente um motivo para preocupação. O ideal é levá-lo ao odontopediatra pra avaliar.

  161. Boa tarde,
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu filho está com 10 anos de idade, os dentes da frente dele caíram ja faz uns 5 meses, ainda não começou nem apontar os dentes, estou ficando preocupada, com medo de não nascer mais os dentes da frente, será que é normal isso acontecer, porque os dentes caíram sozinhos ele já trocou todos, so falta esses dois da frente pra nascer.
    Obrigada.

    1. Elisangela, às vezes demora um pouquinho, mesmo quando os dentes de leite caem sozinhos. Mas de que dentes da frente estamos falando? Caninos? Incisivos laterais? De cima? De baixo? Se forem os caninos supriores, o que é provável, eles devem nascer entre os 11 e 12 anos.

  162. Gente, cheguei nos 11 anos com 8 DENTES moles, arranquei 1, meu pai 2, 1 canino e outro aquele ao lado, dente de baixo do meio, tenho muitoos caninos moles e eles nao ficam moles facil, e é dificil, quando tento tirar dói meus dedos, e meu pai é dentista, mas ele tira dentes com força bruta e com alicate, e ele é muito musculoso, malha e ai não quero dizer pra ele, dói muito, o que eu faço para tirar os caninos ?

    1. Renan, por quê não deixá-los cair sozinhos? Talvez você não esteja conseguindo tirar os caninos justamente porque ainda não é a hora.

  163. Olá, meus molares de leite cairam mas não nasceram os permanentes, fiz raio x mas não estão lá, o que está acontecendo ?

  164. Olá, minha filha tem 5 anos e 1 dente de tras ta com carie, se arranca-lo nascerá outro? É o segundo molar. Preocupada!!

    1. Roseli, vai. Porém a época do segundo molar de leite cair é lá pelos 12 anos. Se sua filha tiver esse dente extraído agora, os outros dentes podem invadir o espaço que ficou e prejudicar o nascimento do segundo pré-molar, que é o dente que substitui o segundo molar de leite. Se der pra manter (restaurar, tratar canal, o que for necessário), melhor. Se não der, é provável a necessidade de um mantenedor de espaço, que é um dispositivo, como se fosse um aparelhinho, que “guarda” o lugar do dente permanente que nascerá no futuro. Leve-a a um odontopediatra pra avaliar!

    1. Ana, caiu não! Você deve estar confundindo com o primeiro molar de leite, esse está na hora de cair, sim. O primeiro pré-molar vai substituí-lo. 🙂

    1. Não Flavia, como você pode verificar na tabela que eu coloquei no post, os caninos nascem bem antes dos 16 anos. Portanto, há um atraso. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Enivaldo, quais dentes? Todos? De qualquer forma, procure um dentista pra avaliar o porquê do atraso. O ideal é fazer uma radiografia panorâmica pra verificar o posicionamento dos seus dentes permanentes dentro da gengiva e ver se está tudo vem.

  165. Olá, boa tarde… minha filha tem 8 anos e os dentinhos dela de tras já começaram a cair, pensei que nao era ainda a hora, sera que poderia ser por causa dos antibioticos que ela ja tomou que poderia estar antecipando os dentinhos de tras? Todos os dentinhos caem? Menos os ultimos?

    1. Pamela, certamente não tem nada a ver com ela ter tomado antibióticos. Todos os 20 dentes de leite caem e dão lugar a dentes permanentes. O primeiro, segundo e terceiro (siso) molares permanentes é que nascem “atrás” dos dentes de leite, ou seja, eles não substituem dentes de leite. Aos 8 anos os dentes da frente é que estão em fase de troca, então parece haver uma antecipação, mesmo. Leve sua filha no odontopediatra pra avaliar mas, mesmo que haja uma antecipação, não quer dizer que tenha alguma coisa errada.

  166. Ola! Parabéns pelo post e pelas respostas! Minha filha, hoje com 4 anos e 8 meses, já está com um dente molinho. Confesso que fiquei um pouco preocupada, porque achei cedo. O primeiro dente dela começou a nascer aos 4 meses, o que também achei precoce. Há alguma relação entre esses fatos? Por ter começado a nascer cedo, começam a cair cedo também? O uso de medicamentos (antibióticos) influenciam na dentição? Obrigada!

    1. Pode ter a ver sim, Gisele. A dentição da sua filha é um pouco precoce sim, mas isso não representa problema. O uso de alguns antibióticos, como a Tetraciclina, na fase em que os dentes estão em desenvolvimento dentro da gengiva pode causar manchamento dentário, mas esse efeito é bem conhecido e, por causa disso, crianças nessa idade não usam esse tipo de medicação há muito tempo.

  167. Boa noite dra. Agredeco pela resposta. E examente isso, o segundo molar, e o mais interessante eh q nessa semana mais um segundo molar tambem amoleceu. Marcarei um odontopediatra rapidamente. Obrigada.

  168. Boa noite. Meu filho tem 8 anos. Perdeu o primeiro dente de leite aos 5 anos e logo já nasceu o primeiro permanente. Depois disso vários dentes já caíram e logo os permanentes nascem sem q fique banguelinho por muito tempo. Já perdeu os 4 dentes q vem atrás dos caninos e agora notei q esta mole o segundo dente q vem depois do canino, ou seja, um bem de trás. Estou achando mto adiantado. É normal?

    1. Sandra, se bem entendi você se refere ao segundo molar de leite. Esse dente cai, normalmente, lá pelos 11 ou 12 anos de idade. Então, se for isso mesmo, está BEM adiantado. Leve seu filho num odontopediatra pra avaliar.

  169. Tenho um filho de 7 anos e 1 mês ele sofreu um acidente aos 3 anos de idade e quase perdeu um dentinho de cima, mas o dentista conseguiu colocar o dentinho no lugar, mais tarde mais ou menos com 6 aninhos um primo deu uma cabeçada na boca dele e o dentinho caiu, ele já estava mole, pouco tempo depois ele bateu com a boca e saiu o outro dentinho que também estava mole, já se passou um ano e nada de nascer os dois dentinhos de cima da frente, já fiz uma panorâmica e eles estão lá, será que vai ser preciso fazer alguma cirurgia para os dentes nascerem ??? Digo os fixos.

    1. Robeliana, esses dentes nascem entre os 7 e 8 anos de idade… então é normal que os dentes do seu filho não tenham nascido ainda, mesmo que os de leite já tenham caído. Se já foi feita a radiografia e está tudo ok com os dentes permanentes, eles devem nascer sem problemas. Mas pode demorar mais um pouco.

  170. Boa tarde! Meu filho tem 11 anos e até agora só trocou 8 dentes, levei no dentista e o mesmo disse que era normal. Estou muito preocupada, pois quero colocar aparelho nos dentes dele e não sei se posso.

    1. Albanesa, se o dentista avaliou e não viu problema, ok. Aos 11 anos pode ser considerado normal ainda não terem nascido os pré-molares e caninos, o que daria mais 12 dentes. Quanto ao aparelho, é questão de levar seu filho num ortodontista pra avaliar se ele precisa e se já é hora de usar aparelho.

  171. Oi, tenho 15 anos e os meus dentes incisivos do lado das presas são um pouco menores, talvez devido a não ter espaço deles crescerem adequadamente, gostaria de saber quando eu fizer meu tratamento dentário para colocar o aparelho tem alguma possibilidade desses dentes incisivos crescerem até o seu tamanho normal, tem?

    1. Kell, se o que você quer dizer com “menores” é que seus dentes são mais estreitos que o normal, não, o aparelho não corrige isso. Esses seriam dentes conóides (você pode ler sobre o assunto aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/11/tenho-incisivos-laterais-conoides-o-que-fazer.html ). Já se você diz que é como se seus dentes não tivessem nascido por completo, ou seja, parte da coroa deles ainda estivesse dentro da gengiva, sim, o aparelho ortodôntico pode corrigir isso, alinhando esses dentes aos demais. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  172. Olá, eu tenho 12 anos e meu dente canino esta prestes a cair, mas eu nao sei se é um dente permanente ou de leite, o que eu faço ?

    1. Luan, tenho 99,9% de certeza de que se trata de um dente de leite 🙂 . Isso é esperado na sua idade. Mas se você for ficar mais tranquilo, peça pra um responsável levar você no dentista pra avaliar.

  173. Olá Ana, tenho 17 anos e meus primeiros dois dentes da frente da parte de baixo ainda nao amoleceram… ou seja, eles sao pequenos e o outros todos grandes… e isso me incomoda, será se ouve algum problema?

    1. Valquiria, os incisivos centrais inferiores são os primeiros dentes permanentes que nascem, lá pelos 6 anos de idade. Então, é certo que houve algum problema. A agenesia (não formação) desses dentes é relativamente comum. Acho que é o seu caso. Procure um dentista pra avaliar, a solução é protética (implantes, por exemplo).

  174. Bom dia, doutora.

    Gostaria de tirar uma duvida, meu filho vai completar oito anos em novembro, e ate agora nem sinal de amolecer nenhum dentinho.
    Já consultei dois dentistas, eles dizem ser normal, mas o tempo passa e nada, fiz também uma radiografia e nela a dentista disse que esta tudo normal, que e possível ver a formação dos dentes permanentes, até que idade posso esperar tranquilamente, obrigado pela atenção.

    1. Patricia, se os dentes permanentes estão comprovadamente em formação dentro do osso, não há razão nenhuma pra se preocupar. Um dia os dentes nascem, pode ficar tranquila. Em algumas crianças isso acontece ates, em outras depois, a cronologia de irrupção serve apenas como base, não como regra.

  175. Olá doutora Ana, meu filho tem 10 anos e o incisivo central esquerdo ate hj não caiu. Será que ele não tem o dente permanente? E se não tiver qual a melhor opção?

    1. Alessandra, os incisivos centrais superiores permanentes nascem entre os 7 e 8 anos de idade. Portanto, realmente, há um atraso, então há a possibilidade do dente permanente não existir ou existir mas estar impactado (“preso”) dentro da gengiva. Antes de qualquer coisa você precisa levar seu filho num odontopediatra pra avaliar e esclarecer o que ocorre, pra então pensar num – possível – tratamento, que pode ser o tracionamento do dente (“puxá-lo” pra fora) ou o uso de aparelho e algum tipo de prótese.

  176. Olá Doutora, tenho um filho com 7 anos que há 2 anos atrás (mais ou menos), na brincadeira, arrancou o dente de cima e até hoje NADA… Já modou o do lado mas aquele não nasce… Será que não vai voltar a nascer? O que se passa ? Obrigada… espero uma resposta.

    1. Vera, em princípio, deve nascer, sim. Mas pra se ter certeza, é preciso uma avaliação do odontopediatra. Uma radiografia pode mostrar o posicionamento do dente permanente dentro do osso e tirar essa dúvida.

  177. Oi, eu tenho 12 anos e tomo remédio controlado, por isso minha gengiva é inchada, tem alguma coisa para desinchar? E tem dois dentes que ainda não caíram, são os molares, e normal ? E mais dois que cairam e tem oito meses que não nascem, eu to desesperado.

    1. Daniel, que remédio você toma? Se a causa é o remédio mesmo, a forma de parar o crescimento gengival é parar de tomá-lo, mas, claro, nem sempre isso é possível. Aos 12 anos é normal que seus molares de leite ainda não tenham caído, mas em breve eles darão lugar aos pré-molares, que já são dentes permanentes. Às vezes alguns dentes demoram pra nascer mesmo, não fique desesperado! Peça pra um responsável levar você no dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar se está tudo bem com os seus dentes permanentes e deixar você mais tranquilo.

  178. Tenho 15 anos e meu dente canino de cima esta mole, eu nao lembro se eu arranquei ele já, sera que é de leite ? Tem uma coisa meia branca em cima dele, to com medo de ficar banguela.

    1. Lucas, considerando a sua idade, deve ser o canino de leite, sim. A “coisa meio branca” talvez seja o canino permanente que está nascendo.

  179. Oi dra., estou muito preocupada com a dentição do meu filho, ele tem 5 anos e ha 8 meses caiu um dente e ainda não nasceu, é normal? Poxa, me dê uma luz por favor, te agradeço desde já… detalhe ele caiu muito de dente… me de uma luz…

  180. Ola, tenho uma filha de 8 anos e o segundo dente de cima da parte de trás nasceu cariado e esta mole, o que faço, se cair nascera outro ou ja é o permanente? Desde ja agradeço.

    1. Mary, imagino que você esteja falando do segundo molar de leite… se for isso, ele vai cair e dará lugar ao permanente, sim. De qualquer forma, estando o dente cariado, é importante que você leve sua filha ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  181. Olá,
    Tenho um menino de 5 anos e 9 meses que teve uma dentição iniciada precoce (3 meses de idade) e assim também tem sido a dentição permanente. já caíram os 2 incisivos centrais e os 2 laterais inferiores, assim como os 2 incisivos centrais e os 2 incisivos superiores. Costumo registrar e datar tudo, percebi que os 2 incisivos laterais não nascem. Caíram em janeiro, e normalmente costuma apontar com um mês e meio no máximo.
    Os dentistas apenas dizem pra esperar até os 7 ou 8 anos. Acha que eu deveria tentar ainda realizar uma panorâmica e ver se os dentes se encontram lá? Ou se ele precisaria passar por algum procedimento pra romper a gengiva? O que acha que devo fazer?
    Obrigada desde já.

    1. Cris, eu acho que, até pra tranquilizar você, poderia ser feita uma panorâmica. Assim já se tira a dúvida quanto à existência desses dentes (é relativamente comum a agenesia – inexistência – deles). Mas particularmente acho que se eles devem nascer sim, seu filho está “adiantado” e o próprio fato dos dentes de leite terem caído é indício de que os permanentes existem.

  182. Tenho 16 anos, tenho 2 dentes perto dos caninos que tao entramelados, se eu arrancar eles vao nascer de novo ??? Eles ñ são de leite ??

    1. Edylson, aos 16 anos, em tese, você já deveria ter todos os dentes permanentes na boca. Mas pode ser que tenha havido um pequeno atraso e esses dentes dos quais você fala sejam de leite. Sugiro que você procure um dentista / ortodontista pra avaliar, mas o simples fato dos dentes serem tortos não é razão direta pra extração… provavelmente dá pra resolver com aparelho ortodôntico.

  183. Boa noite, doutora
    Estou muito preocupada, minha filha tem 5 anos e 9 meses, ela ja perdeu os dois dentes centrais da parte de cima faz uns 3 meses e os dois laterais tambem cairam ha um mes mais ou menos, ela esta sem os 4 dentes de cima, levei ela no dentista e ela tirou um raio x e disse q os dois dentes do meio ja estao aparecendo no raio x mas q tinha q fazer um procedimento q corta a gengiva e q precisaria de varias sessões q custam caro, a minha duvida é se nao fazer este procedimento os dentes da minha filha não vao nascer? Aguardo a resposta, bjaoo

    1. Maysa, ele procedimento se chama ulotomia ou ulectomia (depende do caso). Se a dentista da sua filha indicou a necessidade, é porque os dentes não devem nascer sozinhos sem esse procedimento. Provavelmente a gengiva se encontra mais fibrosa no local, o que impede que os dentes a “rasguem” pra nascerem.

    1. É sim, Aline. Pode ser que a troca desse dente tenha apenas atrasado ou, talvez, o dente permanente não exista. Pra se ter certeza, só fazendo uma radiografia.

  184. Doutora, estou desesperado pois no penúltimo dente molar de cima do lado direito está nascendo um dente muito grudado, não para o lado de fora da boca, e sim para o lado do céu da boca… tenho 18 anos, será que o siso está nascendo grudado ao molar e no lugar errado? Pois morro de medo ao ter que arrancar dentes…
    Obs: tenho espaço no fundo para nascer o siso…

    1. Guilherme, provavelmente não é o siso, mas um dente supranumerário (além do número normal de dentes). Certeza mesmo, só avaliando você clinicamente e fazendo uma radiografia. Procure um dentista pra avaliar.

  185. Ana, tenho um dente que fiz uma obturação aos 8 anos, agora 10 anos depois ele esta mole e não tenho certeza se ele é de leite, como saber?
    Obs: ano passado eu perdi o dente de baixo nessa mesma posição e era de leite, pois nasceu outro no lugar. Tenho 18 anos.

    1. Anderson, se você não tem nenhum problema periodontal (e pela sua idade provavelmente não tem), certamente o dente é de leite.

    1. Suely, depende de que dente estamos falando… mas se o dente era de leite, certamente há um permanente dentro da gengiva esperando pra nascer.

  186. Olá, eu tenho 12 e o meu penultimo dente de cima quebrou, não sei se ele tá podre (ele tá branquinho, dente normal) ou se ele é de leite… como vou descobrir? Desde já, obrigada!

    1. Lívia, aos 12 anos o seu penúltimo dente deve ser o primeiro molar permanente, que não, não é de leite. Se o aspecto dele é normal, ele não deve estar “podre”, apenas fraturado. Em princípio, seria preciso restaurá-lo. Peça pra um responsável levá-la ao dentista pra avaliar o tamanho dessa fratura e tratar de acordo. Em princípio, não é complicado de resolver.

    1. Não Stephany, nós temos apenas 2 dentições, uma de leite e a outra permanente. Quando o dente de leite cai, nasce o permanente.

  187. OLÁ, MEU FILHO VAI COMPLETAR 7 ANOS MES QUE VEM, OS DENTES ESTAO TODOS FIRMES ,SÓ QUE JÁ NASCERAM 2 DENTES DE BAIXO DA PARTE DA FRENTE, MAS OS DE LEITE NÃO AMOLECEM, FICAM POR TRÁS DOS DE LEITE, O QUE FAZER?

    1. Janaina, quando os dentes de leite não caem sozinhos, o dentista / odontopediatra precisa removê-los. Mas só porque aconteceu com esses 2 dentes, não quer dizer que vai acontecer com os demais. Cada caso é um caso.

  188. Ola Ana! Tenho 2 filhos de 5 e 7 anos, levei ao dentista para avaliação dos dentes de leite e tomei um susto com que falou, pois ela relatou que os dois devem fazer canal nos dente de leite e cobrou um preço absurdo. Pergunto, sera necessario fazer canal sabendo que vai cair o dente?

  189. Boa tarde! Antes de mais nada parabéns pelo espaço!
    Bem, minha filha esta com 2 anos e 10 meses e TODOS os dentes atrasaram o nascimento. Agora, vi que os 2º molares inferiores estão nascendo. Os de cima ainda não. Algum problema esse espaçamento de tempo? Outra dúvida: quando iniciaram as erupções eu usava pasta com flúor (pq me disseram que era a nova recomendação da OMS) mas, como ela não cuspia, as pontas dos caninos (que foram os dentes que nasceram nesta época) ficaram com manchas brancas. O dentista disse que era fluorose e eu passei a usar pasta sem flúor. Não apareceram mais manchas e estas não aumentaram. Os permanentes nascerão manchados? E estes novos decíduos que estão nascendo, ainda serão afetados mesmo tendo abolido a pasta com flúor há muito tempo? Obrigada.

    1. Paula, mesmo que haja um pequeno atraso na irrupção dos dentes de leite em comparação com a média das crianças, não há problema. Até atrasos maiores não significam problema necessariamente, as crianças se desenvolvem de forma diferente, mesmo. Se você interrompeu há tempo o uso do flúor na escovação dela, os dentes permanentes não deverão ter problema, pois a fluorose ocorre quando os dentes ainda estão em formação, dentro da gengiva (e se não há contato com o flúor nessa fase, ok). Já os decíduos que ainda não nasceram, provavelmente serão afetados.

      Por isso é tão importante a avaliação de um dentista / odontopediatra pra tomar esse tipo de decisão (usar pasta com flúor / sem flúor nessa idade): como as crianças são diferentes, suas necessidades são diferentes. Meu filho, por exemplo, tem 4 anos e nunca usou pasta com flúor, e os motivos são 2: ele não come doces (porque quando o paladar dele estava começando a se desenvolver eu não ofereci açúcar, então hoje ele não come doces por vontade própria, não é proibição minha, não) e ele engole TODA a pasta de dente. Ele acha gostoso e, por enquanto, não consigo fazer ele cuspir. Como ele tem baixíssimo risco à cárie, justamente por não comer doces, ele não precisa de creme dental com flúor neste momento… então, tudo bem! Já crianças que comem doces e/ou que não colaboram com a higienização, merecem uma atenção especial e a introdução do flúor mais cedo. Enfim: cada caso é um caso. 🙂

  190. Oi, estou muito preocupada, minha filha tem 5 anos e 6 meses, 1 dente de cima central de leite dela foi arrancado pelo medico, nunca foi batido, isso poderá trazer problemas futuros? Fui a um dentista, ele me tranquilizou dizendo que tem que ser acompanhado e se necessario colocar algo (não me recordo o nome do procedimento) pra manter o espaço onde deve nascer o outro, ela não corre o risco de ficar banguela pro resto da vida não né? Obrigada.

    1. Não Joyce, ela não vai ficar banguela, não. O dente permanente deve nascer normalmente, entre os 6 e 7 anos de idade. O nome do dispositivo que o dentista sugeriu é “mantenedor de espaço”, se for realmente necessário (acredito que a essa altura nem seja mais), ele vai orientar você a respeito. Por curiosidade, por que o médico extraiu o dente?

      1. O dente dela foi arrancado por uma irresponsabilidade minha, ela foi retirar uma hérnia umbilical e vieram na sala de espera me perguntar se poderia extrair o dente pois ja estava mole mas não estava tanto assim, e pelo fato dos dois de baixo centrais terem nascido sem cair e tiveram que ser extraidos deixei, mas não deveria, pois nem sinal dele, me sinto culpada… Obrigada pela atenção, seu blog esta de parabéns!!!

        1. Não tem problema Joyce, em breve o dente vai nascer. Mas que história inusitada, hein?! E desde quando médico entende de extração dentária? 😉 Abraço!

  191. Dra. Ana, minha filha de 6 anos está com o incisivo lateral superior bastante mole já há algum tempo (3 meses) e não cai sozinho. Está preso somente por uma pequena parte. Ela não quer ir ao dentista de jeito nenhum. Tentamos tirar com um extrator (meu sogro é dentista), mas esse dente é difícil, ele escorrega. Com isso o dente permanente está nascendo bem acima da linha dos outros (na gengiva). Ele vai ficar alinhado posteriormente (ou seja, “descer” mais) ? Muito obrigada.

    1. Daiana, se o permanente já está nascendo é um bom sinal. Não dá pra afirmar que ele vai ficar alinhadinho com os outros, provavelmente não… mas isso não ocorre por causa da retenção do de leite, provavelmente se dá por um pouco de falta de espaço. O ideal seria extrair o de leite mesmo mas, se ela não deixa, a própria irrupção do permanente deve fazer com que o de leite caia, mais dia, menos dia.

  192. Doutora, minha filha tem 7 anos, completa 8 em março, e seu canino superior esquerdo esta mole, pode acontecer? É normal? Ja consultei dois dentistas, um me disse que é normal e outro me disse que é muito cedo.

    1. Carla, provavelmente os 2 estão certos ;). Mesmo sendo muito cedo, não quer dizer que haja algum problema… talvez sua filha seja um pouco mais “precoce” mesmo. O ideal seria fazer uma radiografia pra ver como estão os dentes permanentes dentro da gengiva… se o canino permanente já estiver a caminho, é esperado que o de leite esteja mole, mesmo.

  193. Ola, chamo-me Leonia, o meu filho tem 5 anos e sentia dor no ultimo dente molar de baixo, fui ao dentista e tiraram o dente, voltará a crescer? É pk saiu a raiz e tudo.

    1. Leonia, considerando a idade do seu filho, o molar que foi extraído era de leite. Aos 6 anos costuma nascer o primeiro molar permanente inferior, e ele nasce atrás dos outros dentes, ficando “por último”. Mas não acho que tenha sido ele, certamente foi o de leite, é meio cedo para o permanente já ter nascido. Sendo assim, sim, o dente permanente ainda vai nascer, e no lugar desse molar extraído deve nascer um pré-molar (mais isso só bem mais tarde, lá pelos 11 anos). Seria bom acompanhar o caso junto ao odontopediatra, pode ser necessário instalar um dispositivo pra manter o espaço do dente que vai nascer e seu filho não ter problemas mais tarde.

  194. Olá Dra. Ana.
    Andava a fazer uma pesquisa pela net para tirar algumas dúvidas que tenho sobre a dentição do meu filho e vim parar ao seu blog. Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pelos artigos e pela atenção que tem com todas as dúvidas colocadas.
    Em segundo lugar aproveito para lhe colocar uma dúvida que poderá ajudar-me a mim e a outros pais cibernautas.
    O primeiro dente definitivo do meu filho já rompeu e já mostra 3 a 4 mm do seu tamanhão acima da gengiva, o único problema é que ele “resolveu” romper atrás do dente de leite e não por baixo do respectivo dente de leite. O dente de leite está pouco mole, devo esperar que ele caia por si ou deverá ser extraído o mais rápido possível? É que já ouvi ambas as versões… que não há pressa pois o definitivo já rompeu, e a versão de que deverá ser extraído por um profissional o quanto antes.
    Qual a sua opinião enquanto profissional? Muito obrigada pela sua atenção e continuação de um excelente trabalho.

    1. Obrigada, Laura. 🙂

      Seu filho está incomodado com o dente de leite? Sente dor? Eu acho que se houver incômodo, é melhor procurar o dentista pra extrair. Da mesma forma, se o dente não amolecer mais nos próximos dias, seria bom que o dentista interferisse. Já se o dente de leite começar a ficar mais mole, é porque provavelmente deve cair sozinho… aí não haveria necessidade de extraí-lo. O ideal MESMO é procurar um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  195. MINHA FILHA TEM 06 ANOS, E SEUS DENTES DA PARTE DE CIMA, OS QUATRO DA FRENTE DE LEITE, JÁ AMOLECERAM E FORAM ARRANCADOS, QUANTO TEMPO LEVA PRA NASCER.

    1. Franclin, quando os dentes de leite são extraídos antes da hora, os permanentes podem nascer um pouquinho antes. Os incisivos centrais permanentes nascem entre os 7 e os 8 anos e os incisivos laterais permanentes entre os 8 e os 9 anos. Mas pode ser antes disso, também.

  196. Meu filho tem 4 anos e 3 meses, o dentinho inferior está mole. Só que agora ele sofreu um acidente que fraturou os dois dentes centrais superiores, só que os dentes não saíram, a odontopediatra fez uma contenção para ver se endurece. Se não endurecer o que é indicado fazer?

    Caso os dentes endureçam um pouco mais ainda fiquem um pouco mole, posso deixa-los ou devo extrair? Ele já chorou muito pois não quer arrancar o dente.

    1. Pode ser que esses 2 dentinhos não firmem totalmente após removida a contenção, mas isso não significa, necessariamente, que será preciso extraí-los. É questão de acompanhar, pois muitas vezes acidentes desse tipo causam a reabsorção das raízes, o que levaria esses dentes a caírem sozinhos depois de algum tempo. Se isso acontecer, aconteceu. Não se preocupe neste momento em o que fazer… nem a odontopediatra tem certeza do que fazer, as atitudes futuras dela com relação a esses dentes dependem de como o organismo do seu filho vai se comportar.

  197. Meu filho tem 10 anos, o molar de baixo, se nao me engano é o 2º molar, a dentista disse que seria canal depois do raio x, se ele é de leite eu posso pedir para extrai-lo? Ou ja é um dente permanente? Se nao for, é um absurdo eu pagar R$ 280,00 em um canal se o dente é de leite, o que eu faço, peço para extrair ou faço canal?

    1. Marli, eu não acho um absurdo não… a extração precoce de dentes de leite pode “bagunçar” a irrupção dos dentes permanentes, causando problemas que podem sair bem mais caro no futuro. Outra opção seria fazer a extração desse dente, mas aí seria preciso instalar um dispositivo chamado “mantenedor de espaço”, pra garantir que outros dentes não invadam o espaço deixado pelo dente extraído antes da hora. Se fica mais barato ou não, realmente não sei dizer… talvez não (somando extração + mantenedor).

    1. Erivaldo, aos 17 anos você já deveria ter trocado os incisivos laterais faz tempo, então não dá pra dizer que seja normal. Mas também não é um problemão… é preciso identificar que dente é esse. Talvez se trate de um dente supranumerário, ou seja, um dente a mais do que o número normal. Pra ter certeza, o ideal é procurar um dentista pra avaliar clínica e radiograficamente.

    1. Não, Gabi. Os pré-molares são dentes permanentes, não existem pré-molares de leite. Os pré-molares nascem no lugar dos molares de leite, e os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite.

  198. Olá Doutora Ana, muito obrigada pela sua atenção, parabéns pelo seu lindo trabalho, fique sempre na proteção de Deus, bjs.

  199. Oi Doutora, minha filha tem 3 anos e 9 meses, ela ficou com um dente inferior central mole e depois de 2 dias ele caiu, ela nunca bateu nenhum dente, o caso é que não está vindo o dente permanente, gostaria de saber se vai demorar muito pra nascer o permanente, se demorar, será que ele vai conseguir romper a raiz depois de tanto tempo?

    1. Jaqueline, os incisivos centrais permanentes nascem lá pelos 6 anos de idade. Então, até lá, sua filha deve ficar “banguelinha”. Mas, em princípio, o dente permanente deve nascer normalmente na época certa, pode até adiantar um pouco considerando a perda precoce. É bem possível que ela tenha batido esse dente, sim, às vezes isso acontece sem que ninguém note, em casa ou na creche / escola, sem sangramento ou outro sinal aparente. A batida acelera a reabsorção da raiz e o dentinho acaba ficando mole e caindo. Enfim: o ideal é levá-la num odontopediatra pra avaliar.

  200. Olá Ana, o meu incisivo lateral até hoje não caiu, eu tenho 13 anos vou fazer 14, estou muito preocupada, e sempre que um dente meu cai ele nasce parecendo canino, com a pontinha, existe algo que eu possa fazer? E sobre o meu incisivo lateral? Muito obrigada, bjs …

    1. Laura, provavelmente o seu incisivo lateral permanente está impactado (alguma coisa estava no caminho dele na época que ele deveria ter nascido – lá pelos 9 anos – e impediu que ele nascesse) OU ele nem existe. Pra se ter certeza é preciso fazer uma radiografia, então você tem que procurar um dentista. Os dentes “com pontinha” que você descreve se chamam “conóides”, e esse aspecto anatômico diferente é relativamente comum em incisivos laterais superiores. Pra corrigir isso, só com restaurações estéticas ou coroas.

  201. Doutora, estou bastante preocupado, pois meu filho tem 9 anos e hoje ele perdeu o quinto dente inferior, acho que é o segundo molar. Esse dente é de leite? Nascerá outro no lugar? Desde já lhe agradeço.

    1. Certamente é de leite, Joelton. É um pouco cedo pra esse dente cair, mas não dá pra dizer que haja algum problema. O segundo pré-molar (que é o dente permanente que o substitui) deve nascer normalmente, fique tranquilo.

  202. Quero parabenizar por ajudar tantas pessoas, acho isso muito humilde e digno de sua parte, doutora… é o seguinte,
    fiz 28 anos e ha alguns dias venho sofrendo com fortes dores na parte inferior dos dentes. Sinto a gengiva inflamada e o rosto tbm. Minha irma me falou que pode ser o dentequeiro ou 3 molar.. ? O que me diz? Abraço…

    1. Obrigada Junior, fico feliz em ajudar. 🙂

      Sim, pode ser o terceiro molar, sim, principalmente se o problema for na gengiva do fundo da boca. Procure um dentista pra avaliar!

  203. Olá, meu dente está cariado, eu já fiz uma obturação mas ela caiu, agora ele já tá bem mais cariado, ele é de leite. Será que se eu arrancar vai nascer o permanente? Tenho 10 anos!

    1. João, certamente o permanente vai nascer, sim. Mas aí depende do dente… talvez a extração até esteja indicada, mas é preciso avaliar se já está “mais ou menos na hora” desse dente cair mesmo, porque extrair dentes de leite antes da hora pode fazer com que os permanentes nasçam tortos depois. Ou seja: peça pra um responsável levar você num dentista pra avaliar.

  204. Olá, boa tarde! Minha filha tem 1 ano e 1 mês, e só tem 2 dentinhos, nasceu 1 com 10 meses, com 11 meses nasceu o outro e depois parou, ela só esta com 2 dentinhos embaixo. Ela nasceu com 37 semanas. Fico preocupada porque vejo crianças na idade dela com vário dentes. Me responde por favor.

    1. Lucivânia, há um pequeno atraso realmente, mas isso é relativamente comum. Não dá pra dizer que há algum problema associado. Os dentinhos dela devem nascer normalmente, mas pra você ficar mais tranquila, seria bom um odontopediatra avaliar.

    1. Pode ser, Paula. Qual a sua idade? Caninos inferiores geralmente ficam moles, pra cair, lá pelos 9 ou 10 anos de idade. Se for esse o caso, é comum que doa um pouquinho a gengiva.

  205. Dra. Ana Tokus, me tire uma duvida, tenho 15 anos e meu segundo molar inferior esta estragado e fiz um tratamento de canal. Era 3 vezes, mas fiz so 2 e n fiz mais, ai meu dente começou a quebrar e n sei se é meu dente permanente. Ai eu n sei se tenho q extrair ele, me ajude.

    1. Leandro, pelo que entendi você não terminou o tratamento de canal (ou não restaurou o dentes, enfim). Sim, aos 15 anos certamente estamos falando de um dente permanente. Se a raiz ainda estiver viável, seria possível colocar um pino e uma coroa, aí não seria necessário extrair. Mas só procurando um dentista pra avaliar é que dá pra se ter certeza disso.

  206. Ola, minha filha de 4 anos e 5 meses perdeu o dentinho de cima da frente… e já faz quase 2 meses… e nada, ainda nem sinal do outro dentinho, sera algum problema… é normal demorar?

    1. Michelli, os incisivos centrais superiores permanentes só nascem lá pelos 6 anos de idade. Então, via de regra, o dentinho da sua filha ainda vai demorar pra nascer. Claro que, como houve uma perda precoce, possivelmente o nascimento vai adiantar um pouquinho, mas não muito. Ou seja: ela deve dicar “banguelinha” por um tempo, ainda. Você recorda se ela bateu esse dente? Enfim… nesses casos, é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar. Mas não há nenhum problema, em princípio.

  207. Meu sobrinho sofreu um acidente e um dos dentinhos de cima caiu (era dente de leite), ele tem 1 ano e 5 meses, levamos ele ao medico e o medico disse que o dentinho dele ja tinha saído todo, e por isso nao era muito grave, o medico mandou levar ele para o odontopediatra para examina-lo. Me responde uma coisa, é possível nascer normalmente?
    E quanto tempo vai levar pra nascer?

    1. Sim Sara, em princípio nada impede que o dente permanente nasça normalmente. Mas isso só vai acontecer na época certa, vai no máximo adiantar alguns meses. Os incisivos centrais superiores permanentes nascem só lá pelos 7 anos de idade. É importante que o odontopediatra avalie pra verificar a necessidade de usar algum tipo de mantenedor de espaço agora ou no futuro (pra garantir que o espaço para o dente permanente nascer fique preservado).

  208. Eu tenho 16 anos e estou com o meu segundo molar mole, esta quase caindo, eu nao lembro de ele ter caido antes, estou com medo dele cair e não nascer outro. Ele é permanente ou vai nascer outro??

    1. Otavio, acho altamente improvável que o seu segundo molar permanente esteja mole a ponto de cair. A não ser que você esteja falando do segundo molar de leite, embora, na sua idade, ele já devia ter caído há pelo menos 3 anos. No lugar do segundo molar de leite nasce o segundo pré-molar, que já é um dente permanente. Pelo atraso desses eventos, sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  209. Eu tenho 12 anos e ainda tenho 1 dente de leite, vou tirar ele hj, mas quanto tempo demora pra crescer o pernamente >< ? (ele é o de cima)
    bjuus

  210. Oi Ana,
    Estou super preocupada, minha filha completou 7 anos em 04.06.2013. Já esta nascendo os molares permanentes na arcada superior, só que um molar de leite grudado neste dente que está nascendo (2 molar de leite) está super mole, já com todo aspecto de que vai cair, tipo metade do dente já solto da gengiva. Isto é normal?
    Na arcada inferior já cairam 4 dentes, já nasceram 2 e os outros 2 estão nascendo…
    Na arcada superior cairam apenas os 2 dentes centrais que ainda não nasceram, pois os dois cairam em inicio de maio e final de maio.
    Ela não tem nenhuma carie.
    Estou preocupada… Obrigada. BJS!

    1. Michele, realmente não é esperado que, aos 7 anos, sua filha esteja com o segundo molar de leite mole. Esse dente vai dar lugar ao segundo pré-molar, mas isso só lá pelos 11 ou 12 anos. Sugiro que você a leve a um odontopediatra pra avaliar. Se o dente cair mesmo, pode ser preciso colocar um mantenedor de espaço pra garantir que, quando os pré-molares nascerem, haja espaço suficiente.

  211. Ola Ana,

    Minha preocupaçao é que minha filha tem uma carie no terceiro dente molar na parte superior, ela tem 16 anos, sera que poderá nascer outro dente se ela arrancar?
    Minha outra preocupaçao, os sisos dela ja nasceram todos, isto é normal? Muito obrigada, seu trabalho é otimo.

    1. Daniele, aos 16 anos a sua filha já deve ter todos os dentes permanentes, portanto, ao extrair qualquer dente, não nascerá outro (e cárie, em si, não é motivo para extração). É meio cedo pra que ela já tenha todos os sisos na boca, embora não seja impossível.

  212. Oi Ana, meu nome ée Bianca, tenho 9 anos e eu estou com uma duvida: eu tenho um dente da frente de baixo que esta mole, eu não sei se ele é de leite ou permanente, como saber Ana?

    1. Bianca, a forma mais fácil de saber é perguntando pra um dentista. Isso é bem fácil de descobrir com um exame clínico. Mas se aos nove anos você tem um dente mole, é 99% de certeza que se trata de um dente de leite, você é muito nova pra ter um problema periodontal (de gengiva e do osso que “segura” os dentes). Deve ser um dos seus incisivos laterais de leite que está mole e vai dar lugar ao permanente, em breve.

  213. Tenho um filho de 4 anos e 11 meses, ele está sentindo dor no incisivo central superior e notei q o dente está mole. Quando o meu filho estava na fase de engatinhar, bateu esse mesmo dente, essa dor e o amolecimento do dente podem estar relacionados com essa batida no dente? Aguardo sua resposta, obrigada!

    1. Pode ter a ver sim, Vanessa. Provavelmente a batida acelerou um pouquinho a época da queda desse dentinho. Ele deve cair antes da hora, mas isso, em princípio, não prejudica em nada o dente permanente que vai nascer. Leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  214. Olá, tenho 14 anos, meu canino de cima esquerdo caiu e apareceu a ponta do permanente, gostaria de sabe quanto tempo demora para nascer quando aparece??

  215. Tenho 25 anos e começou a nascer um dente encavalado na parte de baixo da boca, isso e normal? Q por sinal achei isso uma piada, pois aos 25 anos nascer dentes, o q devo fazer ou se posso arranca-lo antes de crescer?????

    1. Rafael, realmente, aos 25 anos você não deveria ter dentes nascendo. É possível que se trate de um dente supranumerário, ou seja, além do número normal de dentes. Você precisa procurar um dentista pra avaliar e, possivelmente, fazer a extração.

  216. Drª, meu filho tem 2 anos e meio, caiu e perdeu o dentinho superior da frente, vc sabe de algum método para colocação de um provisório até o permanente vir?

    1. Sim Débora, existem mantenedores de espaço funcionais que podem resolver isso. Leve-o num odontopediatra pra avaliar.

  217. Olá
    Tenho um sobrinho que tem 3 anos e 10 meses e ele só tem 18 dentinhos. Gostaria de saber se tem algum problema.

    1. Simone, nessa idade ele deveria ter 20, mas isso não quer dizer que haja algum problema necessariamente. Se os dentes que faltam forem os segundos molares de leite, pode ser apenas um atraso. Se for algum outro dente, pode ser que seja agenesia, ou seja, que esses dentinhos simplesmente não se formaram e não existem (o que não significa que isso vai acontecer com os dentes permanentes, também). O ideal, pra se ter certeza do que está acontecendo, é procurar um odontopediatra pra avaliar.134r

    1. Depende, Juviana. É um bem grandão, do fundo? Aos 8 anos já nasceram os primeiros molares permanentes… se estivermos falando desse dente, caso seu filho o perca ele não será substituído por outro. Procure um dentista pra avaliar.

  218. Olá Ana!!! Minha filha tem 4 anos e 9 meses e está com os dois dentinhos inferiores da frente moles, 1 bem mais que o outro. Isso é normal? Pois acho que ela ainda é mto nova, apesar desses dentes terem rompido com 5 meses de idade. Como faço para saber se já tem outro dente nascendo?

    1. Renata, realmente é um pouco cedo, mas isso não significa que haja um problema. Se os dentinhos estão moles e não houve nenhum tipo de acidente, certamente os dentes permanentes estão a caminho. Mas sugiro que você a leve num odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila.

  219. Oi, tenho caninos inclusos no ceu da boca, e meus caninos sao de leite, tenho duvida se tiro eles ou se faco o tracionamento que pode nao dar certo, qual seria melhor?

    1. Rosangela, depende da avaliação do seu dentista. Se ele achar que dá pra tracionar e você estiver disposta a tentar, vale a tentativa. Mas nesse caso, seria preciso extrair os caninos de leite.

  220. Minha filha trocou o dente de cima aos 4 anos, e agora ela levou uma pancada no novo dente, com certeza ele vai cair pois esta muito mole, será que nascera um novo dente sendo que esse já foi trocado um vez? Hoje ela tem 4 anos e dez meses.

    1. Não Jefferson, infelizmente. Nós temos apenas 2 dentições, uma de leite e uma permanente. A única possibilidade disso acontecer é se ela tiver um dente permanente supranumerário (a mais) exatamente nessa região, aí seria uma “segunda chance”. Mas o fato desse dente estar mole não quer dizer que ele vá cair… é questão de levar num odontopediatra pra avaliar e tratar de acordo. Havendo algum dano, ele pode ser minimizado se o dentista intervir a tempo.

  221. Boa noite, estou preocupada pois meu filho tem 04 anos e 07 meses e tem um dentinho mole na parte inferior, é normal?

    1. O dente da frente, Verônica? É meio cedo ainda, mas pode ser que ele já esteja começando a trocar os dentes. Se ele não bateu esse dente, creio que você não precise se preocupar.

    1. Maíra, depende. Os segundos molares de leite (que nascem antes dos 3 anos de idade), quando caem – ou são extraídos- são substituídos pelos segundos pré-molares permanentes. Já os segundos molares permanentes (que nascem lá pelos 12 anos de idade), não são substituídos. Uma vez perdidos, não nascem outros.

  222. OI ANA, JA TEM TRÊS MESES Q O MEU FILHO PERDEU O DENTE DE LEITE, E AI NEM SINAL DO OUTRO, ISSO É NORMAL? POIS ELE TEM OITO ANOS.

    1. Marlucia, às vezes demora mesmo. Não dá pra dizer que há alguma coisas errada só pela demora. Na dúvida, seria bom que um odontopediatra avaliasse.

  223. Oi Ana , virei o site e nao achei telefone seu para contato , pois vi que vc tem um odontopediatra que trabalha com vc, moro em Curitiba se possivel envie contato pra mim e se trabalham com algum plano. Obrigada.

  224. Ola Ana, otimo seu blog, parabens ! Estou com algumas duvidas, meu filho tem 9 anos e ja perdeu todos os molares em cima e embaixo, estranho que ja estavam nascendo os permanentes, mas o canino ainda nao caiu. Sera normal a perda dos dentes antes da idade certa ? Obrigadao.

    1. Francine, acontece. Às vezes a ordem se altera um pouco. Nesse caso, é bom procurar um odontopediatra pra avaliar, de modo que o espaço para os dentes permanentes nascerem esteja garantido.

  225. Oi, minha filha tem 6 anos e 10 meses e já tem + ou – 8 meses que os dois dentes superiores não nascem, porem eu vejo a pontinha deles dentro da gengiva, mas eles nao descem. Estou muito preocupada, pois ela tem vários primos da mesma idade dela que ja estao com os “dentões” da frente crescidos. É normal essa demora? Outra coisa: o terceiro dente de baixo ja foi arrancado em dezembro 2012 e ja nasceu.

    1. Adriana, se você vê sinal desses dentes na gengiva, creio que não haja motivo pra se preocupar. De qualquer forma, é sempre bom procurar um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila. Uma radiografia pode mostrar o posicionamento desses dentes dentro da gengiva.

  226. Oi, os incisivos centrais inferiores da minha filha nasceram com 3 meses e 18 dias e eles possuem mameloes. Isso e normal? Pode ocorrer de dentes deciduos terem mameloes? E a fase que irromperam os dentes foi muito precoce né? Desde já agradeço.

    1. Pode acontecer sim, Erika, e não há problema algum. Realmente, os dentinhos dela nasceram bem cedo, mas a época de nascimento varia… não há nada errado, necessariamente. As épocas que eu sugiro no texto são apenas aproximadas.

  227. Ola, boa noite, meu filho tem 14 anos e o segundo molar da parte de baixo ficou mole e ele mesmo tirou, só q tinha raiz e um dente muito bom por sinal, sera q era de leite e vai nascer de novo, estou preocupada.

    1. Ariane, considerando a idade do seu filho, o mais provável é que seja o segundo molar de leite. Nesse caso, no lugar dele deve nascer o segundo pré-molar permanente. Mas o ideal é procurar um dentista pra avaliar, pois esse dente deveria ter caído antes… pode ser que o permanente não esteja bem posicionado dentro da gengiva pra nascer sozinho.

  228. Olá, eu sou a Ianka, eu tenho 12 anos, os primeiros dentes que nascem, os de baixo q eu não sei o nome, ainda não cairam o q pode ser isto?

    1. Ianka, quais dentes de baixo? Os primeiros permanentes que nascem são os da frente e de baixo, mas isso acontece lá pelos 5 ou 6 anos. Imagino, então, que você esteja falando do primeiro molar permanente, aquele “grandão” que nasce atrás de todos os outros lá pelos 6 anos, seria esse? Se for, ele já é um dente permanente, portanto não vai cair, é assim mesmo.

  229. Ola, meu filho tem 04 anos e 07 meses e ja tem 02 dentes da frente na parte de baixo, estão bem moles pra cair, gostaria de saber se é normal nessa idade começar a cair os dentes, estou muito preocupada. Obrigada.

    1. Geralmente esses dentes caem lá pelos 6 anos, Simonica. Mas às vezes antecipa ou atrasa… não acho que você precise se preocupar a respeito.

  230. Olá, Ana! Meu filho começou a troca dos dentes aos 3 anos e meio, ele está com 6 anos e já trocou os incisivos, todos os 8! Sei que a idade dessa mudança varia, mas estou preocupada porque os incisivos laterais superiores caíram em novembro e não nasceram, visto que os outros não demoraram tanto pra nascer. Ah! Na época em que os primeiros caíram em procurei o dentista, aflita, e me informou sobre não ter idade exata pra mudança, existe uma média de idade.
    Obrigada.

    1. É verdade, Keyte, não há motivo pra se alarmar por causa da precocidade. O fato dos laterais ainda não terem nascido não significa um problema em si, mas esses dentes têm uma maior incidência de agenesias, ou seja, dos permanentes simplesmente não existirem. Por isso, até pra tranquilizar você, seria bom levar o seu filho num odontopediatra pra avaliar… uma radiografia panorâmica (caso ele julgue necessário) é suficiente pra mostrar se está tudo ok com os dentes que ainda não nasceram.

  231. Ola, minha filha esta com quase 7 anos, dois dentes de baixo ja cairam e em seguida ja nasceram, agora os de cima tbm cairam ja tem uns 5 meses e ate agora nada, e tbm teve um dente de cima que ja estava mole, mas criou na gengiva uma bolha cheia de pus, levei ela ao dentista, a dentista arrancou o dente, mas estou um pouco assustada pois vi relatos de pais dizendo que fizeram raio x e foi constatado que ñ tinha dente pra nascer, tenho ate medo de fazer esse exame, gostaria de saber como proceder neste caso.

    1. Luciana, às vezes os dentes demoram pra nascer, mesmo. Não há, necessariamente, um problema. Eu acho que você está ansiosa sem razão. Sim, a possibilidade do dente permanente não existir é real, mas sem fazer um exame mais específico isso é apenas “achismo” nosso. Sugiro que você leve a sua filha a um odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila. Uma radiografia panorâmica (caso seu dentista julgue necessário) pode mostrar as condições de todos os dentes que estão dentro da gengiva.

  232. Olá!
    Meu filho tem 10 anos, aos 7 anos o levei ao dentista pois 2 incisivos inferiores estavam moles. A médica extraiu os dois, um incisivo lateral e outro central. Depois de um certo tempo o incisivo lateral nasceu e até hoje aos 10 anos o central não nasceu. Há 3 dias o primeiro molar dele ficou mole, gostaria de saber se o molar cai também?

    1. Gilmara, aos 10 anos o incisivo central já deveria ter nascido. Seria bom procurar o dentista pra fazer uma radiografia e verificar. E sim, o primeiro molar de leite cai também, e no lugar dele vai nascer o primeiro pré-molar permanente.

  233. Ola, me chamo Andrezza e queria saber, eu arranquei um dente e ele se espatifou e ficou um pedaço em cima que nao da para ver mas da para sentir, por favor preciso muito de uma boa reposta ate o dia 05.02.13 as 22.00 horas. Por favor, preciso muito !!!!!!!!!!

  234. Ola, meu filho tem 4 anos e ele tem problema na dentição, acho que vai ter que usar expansor, eu não sei se devo procurar um dentista agora ou devo esperar os dentes de leite cair e esperar os proximos nascerem ? Me explique por favor .

    1. Isabel, os dentes permanentes do seu filho só vão nascer, todos, quando ele tiver entre 11 e 12 anos. É muito tempo pra esperar se já há a suspeita de que ele precise usar algum tipo de aparelho ortopédico. Sugiro que você o leve ao odontopediatra pra avaliar, pois quando problemas de mordida são interceptados quando a criança é bem nova, um provável tratamento ortodôntico com aparelho fixo quando ele for mais velho será mais rápido e mais fácil.

  235. Boa tarde! Bastante esclarecedor o seu texto. Tenho uma dúvida. O meu filho tem 3 anos e 3 meses. Essa semana ele foi a uma dentista com o meu marido (não era uma odontopediatra), mas ela pediu para o meu filho abrir a boca e disse para o meu marido que o 2 molar estava nascendo. Realmente, eu vi uma pontinha rasgando a gengiva, mas achamos estranho, pq achávamos que já tinha nascido. Faz tempo que eu contei 20 dentinhos na boca dele. Esse dente demora mais para nascer completamente? O engraçado é que faz 1 semana que ele tem acordado durante a madrugada, coisa que só acontecia qdo os dentinhos estavam nascendo. Vou marcar urgente uma consulta, mas gostaria que vc tirasse minha dúvida. Obrigada.

    1. Pode demorar um pouquinho sim, Ana. Às vezes leva meses desde o momento em que o dente aparece até ele ter nascido por completo.

    1. É um pouquinho adiantado, José. Geralmente isso acontece depois dos 5, perto dos 6 anos de idade. Mas não dá pra dizer que há algo errado por causa disso, às vezes os dentes começam a trocar um pouco antes, às vezes um pouco depois.

  236. Ana Tokus, estou muito preocupada, tenho 15 anos, faço 16 daqui a 20 dias, eu com 15 anos tinha um dente de leite o CANINO direito, do arco superior, pois bem… o meu dentista disse que eu deveria fazer um “tracionamento dentario”, ai eu fiz radiografia e tals como ele pediu, e nessa radiografia ele me explicou que o dente iria nascer pq estava assim e assado, e se tivesse de outro jeito não iria nascer… ai eu fiz essa cirurgia em Julho de 2012 e hoje ja é Janeiro de 2013 e o dente ainda não nasceu, e eu ja vou fazer 16 anos, isso é normal? Ja faz 7 ou 8 meses e nada do dente aparecer… SOCORRO

    1. Gabriela, o tracionamento geralmente leva uns 6 meses, mas sim, pode demorar um pouquinho mais. Creio que o ideal no seu caso é fazer uma nova radiografia pra verificar se o dente está descendo mesmo. Se estiver, tudo bem. Converse com o seu dentista, pergunte pra ele: “e aí, meu dente está vindo?”

  237. Ola, gostei bastante do texto, bem esclarecedor, mas ainda fiquei com uma duvida… É NORMAL A CRIANÇA NAO TROCAR OS DENTES DE LEITE? Porque meu esposo tem 25 anos e NUNCA trocou nenhum dente, isso é normal? Fico preocupada pq meu filho esta na idade de trocar os dentes e alguns fatores como atraso na dentição podem ser geneticos, de acordo com alguns artigos q li a respeito. grata desde já !

    1. Glaucia, não é normal não. Os dentes de leite têm uma estrutura que não está preparada pra ficar por muito tempo na boca, apenas alguns anos. Você tem certeza dessa condição do seu marido? O dentista avaliou? Uma razão pra isso seria a inexistência de dentes permanentes, aí os dentes de leite não cairiam. Realmente, o atraso na troca dos dentes de leite pode ter, sim, um fator genético associado. Leve seu filho num odontopediatra pra avaliar, uma radiografia mostraria se está tudo bem com os dentes permanentes dele.

  238. Boa tarde! Tenho 31 anos e ainda tenho 1 dente de leite (canino). Porém ele está muito mole! A única forma de resolver seria implante, pois tenho muito medo!

    1. Monica, pra substituir esse dente as 3 opções são: prótese removível, prótese fixa (apoiada nos dentes vizinhos ao espaço) ou o implante + prótese sobre implante. Como se trata de 1 dente só, a prótese fixa ou o implante fazem mais sentido. Mas quaisquer das 3 soluções são boas e funcionais.

  239. Oi, Ana.
    Mas pela ordem que vi na figura acima… seria os permanente. Ela já tem 20 dentes na boca e com mais estes 2 molares que estão rompendo, ela ficará com 22 dentes e ela só tem 2 anos e 6 meses. O pediatra me disse que a dentição de leite completa para idade dela seria 22 dentes. Me oriente por favor. Desde já te agradeço.

    1. De forma alguma Elisangela, a dentição decídua completa tem 20 dentes. E, na idade da sua filha, não há possibilidade de que esses dentes que estão nascendo sejam permanentes. Se realmente são 22 dentes, certamente esses 2 últimos dentes são supranumerários (dentes a mais que o normal). Nesse caso, é importante que você leve sua filha num odontopediatra (dentista, não médico) pra avaliar, até pra prevenir algum problema quando os dentes permanentes começarem a nascer (lá pelos 6 anos).

  240. Oi, minha filha tem 2 anos e 6 meses, creio que a 1 dentição já está completa… mas ha mais ou menos uns 15 dias ela se queixava de dores nos dentes, verifiquei o que tinha de errado, pois faço eu mesma a higiene bucal dela… e não queria aceitar q seriam problemas com caries… notei que os molares estão nascendo (já estão rompendo) são enormes… Isso pode acontecer? Pela ordem já são os permanentes? Por favor me dê uma orientação.

    Grata,

    1. Elisangela, certamente não se trata dos molares permanentes. São os segundos molares de leite. Os permanentes só começam a nascer depois dos 6 anos de idade e atrás desses últimos que você está vendo nascer. Ao terminar a irrupção desses, a dentição de leite estará completa e permanecerá assim até perto dos 6 anos.

  241. Meu filho tem 8 anos e cinco meses e ainda nao esta nem um dente molinho, ele me cobra q os dentes dele nao caem, ainda é aceitável?

    1. Elaine, e o molar permanente (que nasce atrás dos dentinhos de leite, lá pelos 6 anos) já nasceu? Realmente, há um pequeno atraso, mas creio que não é motivo pra se alarmar. Leve o seu filho num odontopediatra pra avaliar (até pra vocês ficarem mais tranquilos a respeito).

  242. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, minha filha tem quase 11 anos e faz mais ou menos 1 ano que ela perdeu os dentes caninos e até agora não nasceram, ela mostrou para a dentista da escola que disse que era normal, porque talvez tinha caído antes do tempo. Só que ela se sente constrangida ao rir e estou preocupada. O que vc me indicaria fazer? Desde já agradeço. Eliane.

    1. Eliane, os caninos superiores nascem entre os 11 e 12 anos, então o nascimento dos dentes da sua filha não está atrasado. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar a posição desses dentes dentro do osso, ajudando, inclusive, a ter-se uma previsão de quando eles vão nascer. Mas, em princípio, pelo seu relato, não vejo nada errado.

  243. Meu filho ja arrancou os dentes incivos laterais agora eles nao nascem, fiz raio x, a dentista disse q nao vai nascer, pq? Ela recomendou q se faça um implante quando ele for adulto, agora ele tem 12 anos. E também o raio x constatou o aparecimento de um dente em cima dos dentes centrais, fica bem no meio, muito junto ao nariz, pq ocorreu isso? Me recomendaram uma cirurgia para retira-lo.

    1. Raquel, se a dentista do seu filho recomendou implantes é porque esses dentes não se formaram, ou seja, eles não existem. A agenesia (o não-existência) dos incisivos laterais superiores é relativamente comum, e pra fazer os implantes é necessário aguardar o término da fase de crescimento, mesmo. Esse dente “do meio” é um dente supra numerário, ou seja, um dente a mais do que o normal. Se ele estivesse bem posicionado, poderia até ser usado pra substituir um dos laterais que faltam, mas se foi sugerida a remoção, é porque provavelmente isso não é viável. Não se sabe exatamente o motivo porque essas coisas acontecem, provavelmente há o envolvimento de fatores genéticos.

  244. Minha filha tem 11 anos, e ela mudou os dentes muito cedo. Levei ela ao dentista com dor de dente (molares) e lá ele arrancou o dente dela dizendo que era de leite, mas deu muito trabalho pra arrancar e parecia que tinha raiz. É possivel ele ter arrancado um dente permanente? Como posso saber?
    Obrigado.

    1. Ana, dentes de leite têm raiz também, e acredite: alguns podem dar bastante trabalho para extrair. Não acredito que o dentista extrairia um dente permanente afirmando para você que se trata de um dente de leite, e nem que ele se “confundiria” a respeito. Certamente deve se tratar de um dente de leite mesmo. Considerando a idade da sua filha, devia ser um segundo molar decíduo (de leite).

  245. Oi, gostaria de saber se vai ter algum problema, minha filha de 4 anos teve q retirar os dentes da frente de cima, três dentes, gostaria de saber se pode ficar sem aparelho ate eles nascerem…

    1. Isa, em princípio não há problema. A não ser que o dentista tenha sugerido, ao examinar a sua filha, o uso de algum tipo de mantenedor de espaço (para garantir que os dentes permanentes, quando nascerem, tenham espaço pra isso).

      1. Doutora, eu retirei um dente no dentista e minha boca ficou tipo assim, a janelinha, o dente no meio, e outra janelinha, e tenho 11 anos e o dente do meio esta mole e estou preocupada.

  246. Meu segundo pré-molar caiu hoje e eu tenho 13 anos é normal, Ana ? Uma observação ele tava com carie. Ele ainda é de leite ?

    1. Ananda, o dente que caiu deve ser, pela sua idade, o segundo molar de leite. No lugar dele nasce o segundo pré-molar, pois não existem pré-molares de leite. Parece que tá tudo normal. 🙂

  247. Oii, Tenho 11 anos e o meu canino esta mole, nao sei se ele ja caiu, como faço pra saber?

    É o canino esquerdo.

    Já estou preucupadaah! :'(

    1. Amanda, certamente o dente mole é o canino de leite, pode ficar tranquila. Mas se quiser ter CERTEZA, procure um dentista para avaliar.

  248. Ana, tenho 12 anos e meu segundo molar está cariado e venho sofrendo dores fortes com ele do nada, a dentista disse que durante um mês vou ficar na escovação, e ela disse que ele talvez não poderá ser trocado, mas eu nunca arranquei ele, e quando como algo ele incomoda, mas eu arranquei o molar da direita normalmente, e como o segundo molar da esquerda não poderia ser trocado? Me ajude, durante este mês eu estou escovando, mas continuo com dores terríveis.

    1. Paula, os molares permanentes nascem atrás dos molares de leite, ou seja, pra que eles nasçam não é preciso cair nenhum dente. Então o fato de você não se lembrar desse dente ter caído corresponde à verdade mesmo! Escove direitinho durante este mês… e a sua dentista vai ter que tomar alguma providência para parar com a sua dor: por exemplo, uma restauração, um tratamento de canal… depende do caso.

  249. Ola! Tenho 16 anos e meus dentes de baixo nunca foram arrancados, quero dizer q eles sao todos de leite… Será q se forem arrancados, tem a capacidade de nascer???

    1. Vanessa, você tem certeza que todos os seus dentes de baixo são de leite? Fez radiografia já? Porque, na sua idade, você já deveria ter trocado todos os dentes de leite por permanentes. Se os dentes permanentes existirem dentro do osso (porque eles podem simplesmente não existir), eles não nasceriam mais sozinhos, pois as raízes deles já estariam completamente formadas e eles não teriam “força” mais para nascer. Consulte um dentista para ver qual a melhor solução para o seu caso.

    2. Desculpa, mas me enganei. Tô com meu primeiro dente permanente estragado, se eu arrancá-lo ele poderá nascer?? Ou por ele ser permanente ele nao nasce? O q eu devo fazer, Dra. Ana Tokus?

      1. Não Vanessa, o dente permanente, se extraído, não será substituído por outro. Aí é pra sempre. É preciso avaliar se o fato dele estar “estragado”é realmente motivo pra extração… talvez seja o caso de fazer uma restauração, um tratamento de canal, etc..

  250. Minha filha tem 5 anos e já caiu um dente de baixo da frente e o dente já esta nascendo, só que ele esta nascendo muito estranho, em vez de retinho a parte de cima está cheio de curvinhas, será que o dente será com defeito?

    1. Não Luciana, essas “curvinhas” são as famosas “serrinhas”, uma característica anatômica bastante comum em dentes permanentes de crianças. Com o desgaste natural do uso do dente, essas serrinhas vão desaparecendo.

  251. Tenho uma duvida… os pré molares, nunca serão deciduos?! Eles quando nascem ja são permanentes, ou são os molares que possuem essa regra?

    1. Karin, sim: não existem pré-molares decíduos. Os pré-molares nascem no lugar dos molares decíduos e os molares permanentes nascem na região que fica atrás dos molares decíduos, ou seja, nenhum dente precisa cair para os molares permanentes nascerem. É por isso que quando nascem os primeiros molares permanentes, muita gente confunde e acha que são dentes de leite.

  252. Ta mais ja caiu o dente de leite dela, ela tem 7 anos e faz seis meses que caiu e nao nasceu pq o dente permanente? Nao nasceu ainda foi os de cima, da frente.

    1. Andre, em princípio não há nada errado, apenas está demorando um pouco pra nascer. Pra ter certeza, o ideal é levá-la a um odontopediatra pra avaliar.

  253. Meu dente da frente ainda nao nasceu e eu arranquei ha 3 meses e tenho 12 anos e estou na 6a serie e tenho vergonha de a mostrar pra eles o que eu faço? Eu tou banguela

    1. Jackeline, aos 12 anos está mais do que na hora do seu dente da frente nascer. Se ele não nasceu até agora, há uma grande chance de ter ocorrido algum problema: ou ele está mal posicionado dentro do osso e por isso ficou retido e não conseguiu nascer (e agora nem vai mais) OU ele simplesmente não existe. Converse com sua mãe ou responsável pra levá-la a um dentista e fazer uma radiografia panorâmica… dessa forma é possível saber o que realmente aconteceu e como tratar. Dependendo do caso, é possível puxar o dente com o uso de aparelho… isso se chama “tracionamento”.

  254. Olá meu bebe ta com 1 ano 8 meses e ainda nao nasceu nenhum dentinho o odontopediatra ja fez a radiografia e estão todos la, mas mesmo assim continuo muito preocupada.

    1. Eliana, se os dentes estão todos lá é um bom sinal. Realmente há um atraso, mas esse atraso não significa necessariamente um problema. Por acaso o seu filho nasceu prematuro? Esse é um dos motivos que às vezes levam ao atraso do nascimento dos dentes. Eu também sou mãe, entendo a sua ansiedade… mas se o odontopediatra avaliou e parece estar tudo bem, acho que é apenas uma questão de tempo.

  255. Olá
    Gostaria de saber se é normal o que está acontecendo com a dentição do meu filho, ele tem sete anos e ha 5 meses os dois dentes de leite da frente caíram, não me preocupei, pois isso aconteceu normalmente, eram dentinhos saudáveis sem cáries e que guardo até hoje. Porém o q me preocupa é o fato de todas as outras crianças na idade dele já estão com os dentinhos permanentes e ele está muito ansioso, enfim 5 meses não é muito p quem não tem nem sinal?!?!

    1. Edneuma, às vezes o dente demora pra nascer mesmo, não há necessariamente um problema. Já está na época desses dentes nascerem, mas pode atrasar um pouco também. Sugiro que você leve seu filho a um odontopediatra para avaliar. Com uma radiografia é possível detectar a posição intra-óssea desses dentes e verificar se está tudo normal.

  256. Boa tarde.
    O meu filho tem oito anos, e ele perdeu alguns dentes à alguns meses e até agora nada de nascerem esses dentes. Tem um que ja caiu à 5 meses.
    O que eu faço????

    1. Eduardo, talvez a cronologia de irrupção dos dentes do seu filho só esteja um pouco atrasada, essa demora não representa em si um problema. Mas é sempre interessante, nessa idade, visitar um odontopediatra para uma avaliação mais completa. Ele verificará se está tudo bem e você poderá ficar mais tranquilo.

  257. Ana, parabéns pelo texto. Pra variar, EXCELENTE! Super didático!
    Muitos pais se confundem mesmo, principalmente na fase da dentição mista quando, como você disse, a boca da criança vira uma “bagunça”.
    O importante é estar acompanhando de perto e, caso surja qualquer dúvida, procurar o dentista! 🙂

    1. Tudo bem? Voce mãe, procure um dentista para fazer RX para verificar se os permanentes existem no local, é só isso, o dentista vai te orientar …………

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista