Semana passada aconteceu algo que não é inédito, mas é curioso. Recebi uma ligação de uma colega perguntando se eu poderia tirar o aparelho de uma paciente que não era minha. Normalmente isso não é legal. Alguns pacientes fogem dos seus ortodontistas porque não querem ou não podem pagar, ou porque se contentam em apenas “usar aparelho” (e não fazer um tratamento ortodôntico. Acredite, é diferente.) ou porque pretendem parar o tratamento e não querem pagar “multa” (essa é uma questão pra ser discutida em outro post).
Minha amiga me informou, então, que a tal paciente tinha 77 anos. É claro, agendei para avaliar :). Durante a consulta, Dona Maria (chamarei ela assim), uma senhorinha de origem nipônica, muito simpática, contou pra mim que havia colocado o aparelho nos dentes de baixo (em cima era dentadura) porque estavam se afastando um do outro e tinha se formado um espaço entre eles.
Naquele momento seus dentes estavam bem posicionados. Pelo que eu pude perceber, o tratamento da Dona Maria tinha sido finalizado havia mais de 1 ano e a ortodontista achou por bem manter os próprios braquetes como “contenção” (ou a Dona Maria fugiu, não consegui determinar :)). O problema é que aquela senhora se sentia meio “boba” com braquetes na boca…. Solicitei radiografia, constatei que o problema periodontal estava controlado e removi o aparelho. Providenciei, então, uma contenção 3 x 3 de verdade (um fio que vai colado na parte de trás dos dentes inferiores anteriores). E a velhinha saiu toda faceira, lépida e fagueira, feliz da vida com o seu novo sorriso não-metalizado.
Essa história toda serve pra ilustrar que se a ortodontia deixou de ser coisa apenas de adolescente pra virar assunto de adulto, já podemos considerá-la opção também para o idoso. Isso, claro, levando em conta todos os cuidados específicos na condução do tratamento que esta faixa etária exige.
Veja abaixo a reportagem do Bom Dia Brasil sobre o assunto:
Ou assista aqui: http://dente.me/fh8Qed
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil a porcentagem de pessoas com 60 anos ou mais ultrapassa os 10% da população. É bastante gente. Essa mudança no panorama da distribuição etária da população brasileira é fruto da melhora nas condições de vida, no avanço da ciência médica e na queda das taxas de fecundidade. Tem um monte de velhinhos esbanjando saúde por aí, gente! Não percamos eles de vista. 🙂
Fonte: Bom Dia Brasil
9 comentários
Tenho periodontite, estou usando aparelho, ha como eu nao perder meus dentes mesmo ela estando avançada, esta com 7mm? O dente esta firme, sera que o aparelho vai contribuir para o dente cair?
Ariel, se você TEM periodontite, ou seja, a doença está ativa, fica contraindicado o uso de aparelho. Já se você TINHA periodontite, quer dizer, a doença está controlada, o aparelho pode ser usado e não deve contribuir pra qualquer dente dente amolecer / cair.
Olá, eu gostaria de colocar mais não sei como! Eu devo procurar uma dentista perguntando se ela tem aparelho falso, ou eu tenho que comprar pela internet ? Ana Tokus, pq me mande uma mensagem !
Maysa, de que “aparelho falso” você fala?
Mas essa sua colega é meio folgada né Tokus?: hahahaha
Sempre bom ler um post seu!!
Melhor ainda é passar a tarde com vc e a ortodontia! hahaha
Mês que vem tem mais! Aeeeeeeee
bjoooooo
NÃO DEIXEM MINHA AVÓ LER ISSO!
Putz, Victor… agora já era! Que eu saiba, sua avó é leitora assídua do MD… 😀
É a Odontologia sem limite de idade!
Ótimo post!
Excelente post!
Tem muito idoso por aí com a saúde melhor que de muito jovem!
bjssssssssssssss
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.