Atestado, CID e Sigilo Profissional

Você já deve ter recebido esse pedido de algum paciente espertinho: “Doutor, me dá um atestado para o dia inteiro?”. Eu já escutei isso várias vezes. As explicações são as mais variadas, algumas até divertidas. Mas, normalmente, nenhuma delas serve como justificativa.

O que é um atestado? É uma declaração, normalmente de próprio-punho, em que o profissional da saúde (dentistas, médicos, etc.) dá testemunho de que por  determinado período o paciente esteve em sua companhia, em atendimento. Devem constar em um atestado:

Atesto para fins trabalhistas…
  • Os fins a que ele se destina, de forma específica. “Atesto para os devidos fins…” não vale!
  • O intervalo de tempo exato em que o paciente esteve presente, de forma clara. Por exemplo das 10:00h às 10:45h.
  • O dia em que foi realizado o atendimento.
  • O período em que o paciente deve guardar repouso, se for o caso.
  • Carimbo do profissional em que constem nome e número de inscrição no Conselho Regional do estado em questão (no caso dos dentistas, o CRO).

Tudo isso em papel timbrado, com os dados do local de trabalho do profissional.

Muitos devem estar se perguntando: e o CID? Não, o CID não. A não ser que o paciente peça para incluí-lo ou autorize a sua inclusão. Para quem não está familiarizado com o termo, CID quer dizer Classificação Internacional de Doenças. É um código formado por letras e números que identifica condições patológicas. Isso quer dizer que qualquer um que tenha em mãos um atestado em que conste o CID, está apto a identificar de que doença você sofre. Duvida? Basta acessar este site, digitar o código e voilà! Cárie é o K02, por exemplo…

CID

Certa vez um paciente retornou ao meu consultório depois de uns 3 dias com o atestado que eu havia lhe dado em mãos. “Doutora, o meu patrão não aceitou o atestado, faltou o CID”. Expliquei pra ele que não havia faltado não, eu é que não havia colocado. Mas, como ele me pediu e eu o orientei de que ele não era obrigado a contar pro chefe que tratou um canal, fiz um novo atestado em que incluí o tal do código. Resolvido.

Aí entra a questão do sigilo profissional. O Código de Ética Odontológica nos instrui a respeito. Capítulo VI (Do Sigilo Profissional), art. 14:

I – revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que
tenha conhecimento em razão do exercício de sua profissão.

Entre as “justas causas” a que o artigo se refere não consta “porque o meu chefe mandou”. Garanto Alegre. Mas você pode conferir no texto do CEO. E pra encerrar o assunto –> TST decide que atestado médico não deve incluir o tipo de doença

O atestado é um direito do paciente. Se ele pede, o dentista dá. Mas não é direito dele exigir que faltemos com a verdade em seu texto, nem inventemos períodos de repouso dos quais ele não precisa (e que vai usar para ir ao cinema). Atestado é documento! Por mais que o pedido do paciente pareça legítimo, não dá para ceder. Acontece muito da pessoa pedir para colocar que ela esteve no consultório por 1 hora a mais, por exemplo, porque depende de ônibus e vai demorar para chegar ao trabalho. Sabe como é o chefe… mas, se o dentista faz isso e o paciente resolve sair dali e assaltar um banco nessa “uma hora” ele terá um testemunho, de forma documental, que o ladrão é outro. Ué, ele não estava  no dentista?

E o paciente espertinho? Se for atendido de manhã, quer sempre a tarde de folga. Se for atendido à tarde, quer o dia seguinte inteiro! Se houver indicação para tanto, ok. Se não houver, não ceda, colega. A valorização profissional pela qual lutamos começa pelas nossas atitudes. E quem diz a verdade não precisa dar explicações.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

115 comentários

  1. Dra. boa noite. Retirei 5 dentes do siso k 01.1 numa unica cirurgia e meu cirurgião deu 6 dias de atestado médico. Acredito que ele tenha feito isso pq sou mt fraquinha, peso 45 kg, minha saúde é frágil. Estou me sentindo muito mal após essa cirurgia, mal consigo sair da cama. Podem implicar no meu estágio pq o atestado é de 6 dias e querer descontar???
    Obrigada.

    1. Poder, podem, Mi. Mas o atestado vale como justificativa para a sua falta. Se eles tiverem qualquer dúvida, podem entrar em contato diretamente com o seu dentista.

  2. Doutora, sou funcionária pública da prefeitura do Rio de Janeiro, trabalho em um EDI (Espaço de Educação Infantil), hoje fui submetida a uma cirurgia no siso inferior direito, a dentista deu um atestado de oito dias, pelo fato de eu trabalhar com crianças. A medica afirma que eu tenho que falar pouco. Vou ter que fazer pericia, na prefeitura do Rio, mas a medica não colocou o C.I.D, que pelo que eu li aqui se refere a doença e não ao procedimento. Será que vão implicar pela falta desse código, sendo que, se eu vou passar pela pericia, o medico deve perguntar e olhar o local da cirurgia? O que a senhora acha?

    1. Jacqueline, o Brasil é provavelmente o país mais burocrático do mundo, então pode ser que impliquem, sim. De qualquer forma, o médico vai ter que dar um parecer… se ele achar necessário, pode entrar em contato com a dentista e perguntar o CID (ou você mesma pode fazê-lo).

  3. Bom dia Dra. Eu tenho 21 anos e fiz uma extraçao de um dente de leite canino, que nao caiu de jeito nenhum, e o fixo nasceu por tras, pra poder coloca-lo no lugar certo, foi preciso a retirada do de leite q ali permanecia. Só que minha empresa está pedindo o CID para o atestado que o medico me deu. Preciso com urgencia, e a secretaria da Clinica falou q ele nao esta todos os dias lá. A doutora sabe me informar qual CID eu poderia usar nesse caso?

    1. Márcia, primeiramente: não podem exigir isso. Mas se você não se opõe, talvez o K03.5 (anquilose dentária). Não sei se seria bem o caso, mas é uma situação que não se enquadra em nenhum CID específico.

  4. Dra., fiz um tratamento de canal e uma extração de dente e a dentista só deu um dia de atestado medico, pois trabalho em um supermercado como caixa, não consigo falar direito e sinto muito dor. A dentista não deu receita de medicamentos, o que devo fazer?

    1. Kelli, converse com ela. Se você acha que não tem condições de trabalhar, explique isso pra ela. Quanto à medicação, se você tem dor, da mesma forma. Ela pode prescrever um analgésico.

  5. Boa tarde. Fiz esta semana uma cirurgia de levantamento de seio com enxerto osseo. Nao encontrei o cid para este procedimento, sou MEI ou seja unico funcionario e trabalho com muito esforco fisico. Sera que passa pela pericia 7 dias de atestado? Obrigado.

    1. Vagner, o CID se refere à doenças, não a procedimentos. Então não existem um só CID que pode estar relacionado com enxerto ósseo, depende do motivo do enxerto. Como a perda óssea geralmente está ligada à doença periodontal ou à perda de dentes, uma possibilidade é o K05.5 (periodontose). Mas eu estou supondo, teria que examinar você pra dizer ao certo. O dentista ou médico pode dar atestado de até 14 dias, mais que isso tem que passar por perícia no INSS.

  6. Olá Dra. Ana!
    Meu marido está sentindo muita dor em um dente que ele havia extraído antes, mas ficou a raiz, a cirurgia não tinha sido bem feita, quando o dentista pediu o raio x verificou isso, ele precisa extrair este dente que ficou a raiz e mais um ciso, ele trabalha fazendo muito esforço físico, será que neste caso o dentista dará dois ou três dias de atestado?
    Estou preocupada, pois irá extrair os dois no mesmo dia.

    1. Mycaela, se for necessário, o dentista dará o atestado, sim. Vale a avaliação dele a respeito. Diga ao seu marido que informe ao dentista o tipo de atividade na qual ele trabalha, e que envolve muito esforço físico.

    1. Implante, Vanessa? Considerando a cirurgia, se o dentista / implantodontista achar necessário que você tenha 1 ou 2 dias de repouso, ela vai fornecer o atestado, sim. Mas isso não é regra, depende do caso e do julgamento do dentista. Converse com ele.

  7. Olá Dra., meu esposo extraiu um dente do siso ontem 11/06 as 19:30h, ja estava com dores antes da retirada do dente q permaneceu após a extração, após a cirurgia o dentista deu a ele 2 dias de atestado, contando com o dia 11/06 q foi o dia da extração e 12/06, a minha pergunta é dia 13/06 que seria o segundo dia após a cirurgia meu esposo já pode ir trabalhar sem correr risco? Sendo q ele é técnico de telefonia q fica na rua o dia todo subindo em poste e carrega peso?

    1. Caroline, considerando o tipo de atividade que seu marido desempenha, não seria muito prudente ir trabalhar, a não ser que ele pudesse evitar esforço físico. Conversem com o dentista, dependendo do caso ele pode sugerir um tempo maior de repouso.

  8. Ola… estou em tratamento de canal em um dente e sempre que passa a anestesia doi muito… e como no serviço falo muito… sinto muita dor… e levo atestado do dia todo… a empresa tem direito de questionar isso????

    1. Ju, questionar a validade do atestado emitido pelo dentista, não. Mas se a empresa tiver qualquer dúvida sobre a necessidade desses atestados, é só ligar para o dentista e conversar com ele.

  9. Dra, estou com a gengiva inflamada e sangrando. Fui a um dentista de uma clínica popular e o mesmo me receitou alguns medicamentos e me deu 48 horas de repouso. Estou com receio do departamento da minha empresa achar que o tempo foi desnecessário. Realmente a gengiva inflamada acompanhada de sangramentos pode dar dois dias de atestado?

    1. O dentista dá o atestado com tempo de repouso segundo acha necessário. Caso o RH da sua empresa tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o dentista pra esclarecer. Não sei qual a causa do sangramento mas, se for apenas gengivite, se não houver dor ou outros sintomas relevantes, realmente não faz muito sentido 2 dias de repouso.

  10. Fiz uma cirurgia de gengiva e a periodontista me passou 3 dias de afastamento de atividades profissionais. A dentista da empresa está questionando o período, acha que foi excessivo, mas quem decide isto é o dentista que fez o procedimento, não?

  11. Minhas dores de dentes começaram em dezembro, falei com a minha patroa e ela pediu pra eu tomar remédios até janeiro pra ela me liberar meio período pra ir a uma consulta no dentista, passou Janeiro, fevereiro, e consegui ser liberada em março, eu sei que poderia pegar atestado, mas eles falam q isso é falta de comprometimento. Agora está mais avançada a minha infecção e vou precisar extrair mais 3 dentes, e o dentista pediu exames para fazer a cirurgia, o problema é que nesses meses veio só piorando e eu entrei a cara em remédios até demais, muitos remédios fortes, até de 3 em 3hrs, pq não suportava a dor e não suporto, e isso deu alteração nos meus exames, e ele não pode fazer a cirurgia, vou ter que refazer os exames, mas para isso tenho q parar com os remédios até o dia de fazer o exame durante uns 3 dias, logo depois se der tudo certo vou extrair os dentes, mas não tô conseguindo trabalhar de tanta dor de dente e ouvido, essa dor está afetando o meu lado do rosto de tanta dor, eu queria saber de tenho direito de uns 10 dias de atestado incluído os dias que vou ficar sem tomar remédios pra fazer os exames e o meu repouso da cirurgia. Pois tá ficando cada vez mais difícil de trabalhar e nem pra fazer a cirurgia eles querem me liberar.

  12. Sou funcionário público estadual da educação de São Paulo, compareci ao dentista, estava com uma obturação grande e quebrada, permaneci no mesmo por uma hora. Ele me forneceu uma declaração de horas. A diretora se recusou a aceitar por falta do cid. Isto e legal? Como devo proceder?

    1. Não é legal não, Alexandre. A declaração é válida independentemente de conter o CID. O CID revela a doença da pessoa, e essa é uma informação sigilosa. Claro que, se o paciente não se opuser, o CID pode constar na declaração. Então, se você não estiver a fim de brigar com a diretora por causa disso, peça ao seu dentista que faça outra declaração com o CID.

  13. Boa noite,

    Estou na fase do dente do siso. Um deles inflamou de uma forma que tive febre, dores de ouvido e insonia a noite inteira. No dia seguinte procurei um pronto socorro odontológico onde fui atendida, e prescreveu uns medicamentos. Não tive condições de trabalhar mediante aquela situação. E pedi um atestado para a dentista. Então, ela pediu que eu fosse até a recepção e a moça me daria. E esta mesma atendente disse, que eles não emitem atestado, apenas declaração de horas. Está certo isso, um serviço de urgência, negar este documento?

    1. Gabriela, via de regra o que o dentista fornece (como os médicos, também) é a declaração de comparecimento (“… o paciente X esteve sob meus cuidados de tal a tal hora no dia Y”). Quanto há necessidade de atestado, ele pode ser dado também, desde que o dentista especifique que será necessário que o paciente mantenha repouso por 24 ou 48 horas (por exemplo). Se a intenção do seu dentista era emitir um atestado, ele deve informar isso à recepcionista. Se não, não.

  14. Boa noite, se o dentista julgar necessário pode fornecer um atestado de 48 horas de repouso para caso de bruxismo? Não estou conseguindo nem abrir a boca e como trabalho com o público um dia apenas de repouso seria inviável. O meu patrão pode questionar um atestado com o CID de bruxismo com 48 horas de repouso?

    1. Pode, Martins. Mas confesso que nunca vi esse tipo de atestado, até porque se você continuar rangendo os dentes nessas 48 horas, a dor deve continuar… isso se a dor for por causa de bruxismo, mesmo. Foi um dentista que diagnosticou ou você está achando que é isso? O bruxismo é noturno ou em vigília (durante o dia)?

  15. Ola Dr. Ana
    Gostaria de saber se um dentista pode me dar atestado das horas que estive em seu consultório?
    Por que a resposta do dentista pra mim, foi que ele não pode mim dar o atestado das horas , somente declaração. Por que atestado e só quando o paciente precisa de repouso. Emfim eu não precisava de atestado para o dia inteiro não, somente das horas ate por que eu ainda tetornei ao trabalho. Eu tenho direito do atestado das horas?

    1. É que são coisas diferentes, Jessica. Quando você não precisa de repouso após um procedimento no dentista, dá-se apenas uma declaração de comparecimento, de tal hora até tal hora. O atestado é dado quando é preciso se afastar de suas atividades no trabalho. Sua pergunta provavelmente se deve ao fato do seu chefe estar reclamando de não estar escrito “atestado”, mas “declaração”… só que na prática é a mesma coisa, vale da mesma forma pra abonar sua falta pelo período em que você esteve no dentista e pelo tempo de deslocamento (ida e volta). Mas se o problema for esse, peça pra seu dentista escrever “atestado” em vez de “declaração”. Eu acho um desaforo 😛 , mas infelizmente alguns empregadores usam essas “desculpas” pra não cumprir o que a lei diz (nem sei se é o caso, estou só supondo, porque é a dúvida mais comum que aparece por aqui).

  16. Drª Ana, Bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo seu site/blog!
    Gostaria de uma informação, existe CID odontológico que abona o horário de falta no trabalho? Se sim me indica um site para pesquisar sobre isso, por favor.
    Estou perguntando porque eu ouvi isso ontem em uma consulta, estou procurando algum site que fala sobre esse assunto e não encontro.
    Por favor, gostaria que me ajudasse nessa questão.
    Um beijo, Sucesso!

    1. Jaqueline, o CID é um Código Internacional de Doenças… então ele não descreve procedimentos ou abona faltas, quem faz isso é o dentista, caso necessário. Por exemplo, se o dentista faz uma extração e julga que o paciente precisa ficar 48 horas em repouso, ele coloca isso no atestado, com o CID referente ao motivo da extração (embora o CID, em si, não seja obrigatório por lei).

  17. Boa tarde! Tenho uma dúvida, vou me submeter a extração de 8 dentes mais enxerto ósseo, levantamento de seio maxilar e instalação de 6 implantes! Trabalho embarcado em plataforma de petróleo, em uma rotina pesada! Queria descansar por 14 dias, teria como o dentista fazer uma declaração com duas semanas? Vai ser uma cirurgia grande.
    Att

  18. Dra. Ana, Boa tarde!

    Recebi um atestado de um colaborador que fez extração do Siso e os diretores da empresa estão questionando o atestado dele que já é o segundo, para não cometer nenhuma injustiça talvez você possa me ajudar. A dentista que faz o atendimento é a namorada do colaborador, ele mora em uma cidade e faz atendimento a 69km de distancia, e no atestado a Dentista não especifica a quantidade de dias e sim que esteve em consulta odontológica no dia de hoje (14) e poderá exercer suas atividades normais a partir do dia 21. Podemos contestar este atestado?

    Aguardo retorno e desde já agradeço pela atenção.

    1. Leticia, o mais comum é constar os dias de necessidade de repouso… nesse caso, deveria estar escrito “sete dias” ou “uma semana”. Eu não conheço o caso e não tive oportunidade de examinar o paciente, mas extrações de siso geralmente pedem no máximo 2 dias de repouso. E nem precisa ser absoluto… depende do caso.

  19. Boa tarde. Na verdade não é um comentário é uma pergunta, não sei se é sua área. Mas se não for, me indique um local que eu possa consultar essa informação. Eu sou funcionário público (militar), toda vez que um de nós colocamos um atestado médico, os nossos superiores nos convocam para que seja feito um interrogatório sobre a doença. Nós somos obrigados a dizer qual a doença?

    1. Severino, melhor seria perguntar pra um advogado… mas na minha opinião não há obrigação de informar qual a doença, a não ser que seja alguma doença contagiosa ou coisa assim. Isso é de foro íntimo, seus superiores não têm nada a ver com isso. Por outro lado, se você não se importar em informar (até pra não criar uma situação ruim pra você), fica a seu critério informar ou não.

  20. Olá Ana,

    Tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida contigo. Fiz uma cirurgia de enxerto ósseo, e trabalho como técnico em informática, onde tenho que subir em torres, telhados… Pedi o atestado ao meu dentista e ele me disse que teria que ficar 10 dias de repouso, porém que o atestado perante a lei duraria apenas 72 horas, então me deu 3 atestados de 3 dias. Passei para empresa e me retornaram dizendo que os outros 2 atestados foram nulos, porque excederam as 72 horas e me pediram um atestado de um médico (o que não entendi). O que tenho que fazer, Ana? Estou confuso. Grato! E parabéns pelo excelente trabalho! 🙂

    1. Gabriel, atestado de dentista vale IGUALZINHO ao de médico na justificativa de falta. Portanto, vale pelo tempo que for necessário (que não passe de 15 dias, por que aí vai pra perícia, mas isso para atestados médicos ou odontológicos). Quanto ao abono da falta, juridicamente falando pode haver discussão, sim (o que eu acho ridículo). Mas, é claro, o que a empresa quer é ignorar o bom senso e dar um “jeitinho” de não abonar suas faltas justificadas, economizando uns trocados. Se eles querem um atestado médico, dê pra eles. Triste isso.

  21. Doutora, extraí o dente para tratamento odontológico às 16 horas do dia 10/12.
    A secretária me deu um atestado para o dia 10/12. Estranho não?
    Creio que para extração de dente o cliente deva ficar em repouso durante 24 horas, certo?
    Então o que ela me deu não passa de uma Declaração de Comparecimento, em vista que trabalho até às 18 horas, ou seja, ganhei atestado apenas por 2 horas e tive que retornar no outro dia para trabalhar. Já que não fazia nem 24 horas da extração, senti muitas dores e mal conseguia me alimentar, além de que o sangramento era constante.
    Queria saber a respeito dos meus direitos, afinal, deveria ter recebido a folga do dia inteiro do dia 11/12 ou não?

    1. Jéssica, quem julga se o paciente precisa de respouso após qualquer procedimento odontológico é o dentista. Não existe uma regra que diga que após uma extração o paciente não possa trabalhar no dia seguinte. Claro, cada caso é um caso, tem pessoas que estão ótimas depois de algumas horas e outras que passam dias “sofrendo”. É preciso considerar, ainda, o tipo de trabalho que a pessoa tem. Então, se você no dia seguinte não estava bem, devia ter entrado em contato com o seu dentista pra uma reavaliação. Ele achando necessário, daria o atestado pra você sem problemas.

  22. Olá Doutora, gostei muito do seu post!
    Fui submetida a uma cirurgia odontológica onde foi realizada a instalação de um implante na arcada superior do lado esquerdo. A princípio a dentista me afastou por 3 dias, deixando claro que deveria voltar no 3o dia para ver o progresso, senti dores e uma pressão horrível na cabeça, ela decidiu me encostar por mais 2 dias, retornei no 2o dia, ela disse que necessitava de me afastar por mais 3 dias, isso depois de perguntar se meu trabalho permitiria um esforço leve, eu disse que não, pois sou massoterapeuta, trabalho com idosos, obesos, tenho que ajuda-los a subir na maca e dar suporte de segurança. Ao retornar ela disse que havia edema na região e decidiu me encostar por mais 3 dias. Por fim fui trabalhar, ao realizar uma de minhas atividades senti fortes dores de cabeça do lado do implante e a região começou a sangrar, voltei ao consultório odontológico, diante da sensibilidade e avaliando a minha função na empresa a dentista decidiu me encostar por 15 dias até haver uma melhora de fato. Fui parar no INSS! Esse tipo de situação passa na perícia???
    Obrigada.

  23. Doutora, fiz um aumento de coroa ha uma semana atrás, agora irei fazer o canal. Eu trabalho como operadora de telemarketing, falando o tempo inteiro. Queria saber quantos dias de repouso do trabalho eu teria que ter, lembrando que após o aumento de coroa meu dente dói muito e a cabeça tambem. Sinto parte do meu rosto dolorido. Voce acha que o fato de eu está trabalhando está afetando?

    1. Suellen, claro que você falar bastante durante o trabalho pode deixar o local mais dolorido, mas em princípio, não há necessidade de repouso.

  24. Fiz uma cirurgia de extração de siso incluso dia 19, no atestado que recebi diz assim: “Atesto para fins trabalhistas que Fulana de tal, esteve em consulta odontológica neste dia 19/10, necessitando 2 (dois) dias de repouso”.
    Minha dúvida é: o dia 19 conta nesses dois dias de repouso? Ou só começa a contar do dia seguinte, 20 e 21??
    Alguns colegas dizem q o dia 19 conta, outros dizem q não… Tenho medo de faltar no dia 21, até pq ainda n estou me sentindo bem, trabalho falando com clientes, e a empresa me descontar esse dia pq n está especificado no atestado os dias.
    Me ajuda???

    1. Talyta, é uma questão de interpretação… e a gete não sabe como é que a empresa vai interpretar. Na minha opinião, o dia 19 conta, sim.

  25. Boa noite. Após a retirada de um dente incluso, qual o período recomendado para o repouso? Como sou professora, a voz e meu maior instrumento de trabalho. Assim, gostaria de saber qual o tempo estimado para voltar a falar normalmente. Agradeco desde já.

    1. Depende de como foi a cirurgia, Thamilla. Se ocorreu tudo dentro do esperado, 1 ou 2 dias podem ser suficientes. Depende da recomendação do seu dentista.

  26. Olá doutora,
    Queria pedir para a senhora me tirar uma dúvida, Tenho uma funcionária q está grávida e nas últimas duas semanas ela me trouxe três atestados de dentistas, sendo que dois com um dia d repouso absoluto cada e outro de dois dias d repouso absoluto. Mas grávida não pode passar por processos cirúrgicos, não é?
    Por qual motivo seria os dois dias d repouso. Ou será q o atestado é falso??

    1. Mariana, ela disse que passou por algum procedimento cirúrgico? Realmente não se indica cirurgia durante a gestação, mas pode ter sido alguma situação de urgência.

  27. Oi, tenho que fazer um tratamento odontológico que venho adiando há anos devido um trauma que sofri, e hoje tenho certeza que já perdi todos meus dentes superiores, mas no momento não gostaria de entrar em detalhes, e minha dúvida é a seguinte, caso eu realmente tenha que extrair todos os dentes quantos dias no máximo de atestado eu posso ter? Levando em consideração que trabalho com crianças e necessito muito de usar a voz que no caso inclui a boca né? Rsrs! Outra coisa, caso eu extraia todos os dentes qual é o tempo minimo para colocar uma prótese mesmo que seja provisória?

    1. Carla, se forem extrações por doença periodontal (dentes moles), geralmente não há necessidade de atestado, ou 1 dia só, porque essas são extrações que costumam ser mais simples e rápidas, você poderia trabalhar normalmente. Mas quem vai decidir isso é o seu dentista, se ele achar necessário, pode recomendar 2, 3 dias… depende do caso. Você pode colocar uma prótese provisória na mesma sessão em que extrair os dentes, basta que isso seja planejado com antecedência, ou seja, que você seja moldada ainda com os dentes pra fazer a prótese, que estará pronta no dia da cirurgia.

  28. Boa tarde Drª, gostaria de saber se podemos exigir atestado de pelo menos 1/2 período para o dentista que me atendeu. Fiz canal, pois a empresa em que trabalho não aceita declaração de horas! Obs : o tratamento foi particular. Muito obrigada.

    1. Não Rose, se não há razão pra repouso pelo meio período, o dentista não vai fornecer atestado. O que ele fornece é uma declaração de comparecimento e do período que você passou na presença dele. Sua empresa TEM QUE ACEITAR, não existe isso de “não aceita declaração de horas”. Se não aceita, não está de acordo com a lei. E é preciso considerar não só o tempo em que você esteve com o dentista, mas o seu deslocamento até o consultório e do consultório até o local de trabalho, obviamente. Esse tipo de dificuldade é comum, tem muito empregador que fica inventando regras como essa pra não ter que cumprir com a lei.

  29. Boa tarde, sou supervisora de uma central de atendimento, uma funcionaria foi ao dentista em uma consulta e lá ela recebeu um atestado, mas dizendo apenas que a funcionaria tal esteve aos meus cuidados de 10:00 as 10:40 horas, isso é considerado um atestado, ela não compareceu no trabalho neste dia.

    1. Renata, é considerado atestado sim, porém apenas para o horário assinalado. Claro, é preciso considerar a questão do deslocamento, se a funcionária pega ônibus, se o trânsito é intenso naquele horário, etc.. Então, talvez fosse inviável ir e voltar da consulta e ainda trabalhar no período da manhã. Mas no período da tarde, ao meu ver, não há impedimento algum. Se a funcionária passou por algum procedimento que justifique guardar repouso pelo dia todo, por exemplo, o dentista precisa fazer um novo atestado.

      1. Doutora fiz uma cirurgia pra remover uma parte da gengiva, a dentista não colocou o cid e minha empresa pede, qual é o cid para esse procedimento?

        1. Paloma, o CID é um código para doenças, não para procedimentos. Então o CID, no seu caso, depende do motivo que levou seu dentista a remover parte da gengiva, informação que eu não tenho. Entre em contato com ele pra ver o motivo, mas é provável que seja um desses –> http://bit.ly/12jVC3V

          1. Doutora, precisei retirar uma parte da gengiva para poder colocar uma coroa… no atestado ela colocou como gengivectomia. Obrigada.

  30. Olá, eu estou com meu dente inflamado desde sexta passada, não tive condições de trabalhar, minha cara ta toda inchada porque inflamou os nervos e ainda pra variar o meu ciso fez com que isso acontecesse, a dentista simplesmente abriu meu dente e botou massa e depois me receitou remédios para tomar, mesmo tomando ainda sinto dor, e o inchaço não sai da noite para o dia, pois estava inflamando tudo, inclusive mal posso comer e abrir a boca que dói. Nem me deram um atestado, fiquei indignada pois como irei trabalhar com dor ? Depois disso fui no sindicato do meu trabalho, só perdi tempo e me incomodei ! Agora já estou 4 dias em casa e ainda dói, mas ta menos inchado. TIVE QUE PERDER 4 DIAS DE TRABALHO OU IR TRABALHAR SENTINDO DOR. Você que é dentista, o que tem a dizer sobre essa situação? AGORA NEM SEI O QUE DIZER AO MEU CHEFE, so ganhei um atestado de comparecimento que nem me adianta nada, pois perco mesmo assim aquele dia, e os dias em que não fui. IREI DIZER TUDO PARA ELE mas ele nem vai acreditar que foi grave, pois nem me deram atestado. INDIGNADA com o nem ai dos dentistas daqui em TIMBÓ SC.

    1. Estela, a conduta habitual é essa mesma, dá-se um atestado / declaração de comparecimento e tempo de atendimento. Se o dentista julga ser necessário repouso, ele então especifica “X horas” ou “X dias” de repouso no atestado. Pelo que entendi você se sentiu mal depois do atendimento. Você procurou sua dentista novamente? Se não o fez, faça. Ela pode fornecer um novo atestado, além de reavaliar o seu caso e verificar a necessidade de alguma medicação, procedimento, etc. pra garantir o seu conforto.

  31. Doutora, bom dia
    Tenho uma duvida
    Vou realizar um tratamento de canal no dente 37 e gostaria de saber quanto tempo de repouso será recomendado? Pois sou ferroviário e trabalho no periodo da noite, e caso seja repouso representado em horas, não sei como proceder.
    Aguardo resposta
    Obrigado pela atenção

    Luís

    1. Em princípio não há necessidade de repouso, Luis. A não ser que você esteja com muita dor na ocasião do tratamento… mas, se não estiver, não há razão pra repouso.

  32. Boa noite,
    Me interessei muito pelo texto, gostaria apenas de uma opinião profissional da Dra.
    Um CID K01 justifica um afastamento de 8 dias?
    Desde já agradeço.

    1. Leandro, esse CID se refere a dentes inclusos, ou seja, aqueles que ficam retidos na gengiva / osso. A remoção desse tipo de dente geralmente exige uma cirurgia mais invasiva, com necessidade de fazer incisão na gengiva, remover osso, etc.. O paciente provavelmente vai inchar, pode ter dor pós-operatória e deve precisar de um pouco de repouso, sim. Se o trabalho dele exige esforço físico (um pedreiro, por exemplo), um afastamento de 1 semana até se aplica. Já se a atividade é dentro de um escritório, sentado, 2 ou 3 dias costumam ser suficiente. Cada caso é um caso.

      1. Muito obrigado Dra. Ana, seria aconselhável o período de uma semana para quem trabalha na area de saude, como por exemplo, uma enfermeira?

        Obrigado novamente.

        1. Depende da atividade da enfermeira, alguns procedimentos exigem maior força física, necessidade de caminhar bastante, etc..

  33. Olá… gostei muito do texto.
    Eu fiz uma extração de siso e levei o atestado normal no trabalho, eles me mandaram voltar no dentista e colocar o CID, pois a empresa exigia isso. A empresa disse que não aceita atestado odontologico sem o CID. Por esse motivo tenho que voltar la e pedir para o dentista colocar?

    1. Elidiane, é como eu explico no texto: ninguém (seu chefe, sua empresa) pode exigir isso. Por outro lado, se você não liga de terceiros saberem que “doença” você tem (pois o CID é um código que especifica o que levou você a extrair o seu dente), basta pedir para o dentista incluir no atestado.

  34. Olá Dra. Ana, tudo bem ?
    Tenho uma dúvida referente a um CISO meu, já tem 5 dias que ele começou a nascer, e já está bem avançado, porém no 3º dia eu fiquei cheio de dores que nem na rua pude sair, e malmente falar, hoje vou ao dentista a pulso pois a garganta e ouvido também doem, eu trabalho com telemarketing sendo que falo o dia todo, eu malmente consigo falar dentro de casa, qual a maneira correta, conversar com meu dentista e pegar atestado para repousar ou faltar no trabalho pois tô sem condições nenhuma de estar abrindo a boca, nem a noite consigo dormir de dor.

  35. Ola, gostaria de saber se a empresa é obrigada a aceitar qualquer tipo de atestado odontologico… pois eu fui ao dentista e nao pude arrancar meu dente porque estava muito inchado… e trabalhei dois dias assim, com muita dor de dente e o rosto inchado. Levei meu atestado pra empresa e a mesma nao aceitou, porque so aceitam so for extraçao…
    Existe alguma lei especifica dizendo que a empresa é obrigado a aceitar o atestado?

    Julio dos Anjos

    1. Julio, se no atestado está especificado um período de repouso, independe o motivo dessa necessidade. É o dentista quem julga isso e informa no atestado, não interessa se o motivo é uma extração ou outra coisa. Se não está especificado um período de repouso, no atestado (ou declaração de presença) vai estar especificado o período no qual você esteve no consultório, e neste período você tem justificativa pra ter faltado. O empregador tem que aceitar e pronto, não existe, pela lei, essa de “só se for extração”.

  36. Oi, eu gostaria de saber onde encontro a lei que informa que nao somos obrigados a responder o que fizemos no consultorio dentário para a empresa, pois acho um erro eles obrigarem a gente ter que informar.

    1. Fernanda, na verdade não existe uma lei específica sobre isso. A questão é que não existe, na lei, nada que obrigue você a fornecer informações de cunho pessoal para o seu chefe. Pra ele basta saber que você está em tratamento odontológico, não interessa qual. Por isso, eu, como dentista, só coloco o CID num atestado QUANDO O PACIENTE ME PEDE. Se eu fizer isso sem a autorização do paciente, na minha opinião, estou revelando uma informação clínica sem autorização, o que o Código de Ética Odontológica condena. O que acontece num tratamento odontológico só interessa a você e ao seu dentista, ninguém mais.

    1. Ingrid, na verdade não existe “CID de extração de dente”, pois o CID se refere à doença que fez com que o dente fosse extraído. Alguns CIDs possíveis são: K01.1 (dentes impactados), K02.9 (cárie, sem outra especificação) e K05.6 (doença periodontal sem outra especificação). Aí depende do diagnóstico do seu dentista.

  37. Olá, bom dia, eu tenho uma duvida quanto a atestado de dentista, pois vou extrair um dente e gostaria de saber se posso pedir ao dentista 3 dias de atestado, ou o profissional determinara? Obrigada.

    1. É o dentista quem determina o tempo necessário de repouso, Suzanne, o que depende diretamente do tipo de trabalho que você faz.

  38. Fiz um procedimento e fiquei afastada por uma semana, na semana seguinte fiz outro procedimento, esse tive algumas complicacoes e ela mandou que eu ficasse de repouso por mais uma semana. Bem ela se surpreendeu com a visita do meu chefe em seu consultorio perguntando se os atestados eram validos e falando que nao iria aceitar pois ela nao era do nosso convenio. Ele pode agir dessa forma? Pediu minhas documentacoes, isso nao e invasao? Desde ja agradeco.

    1. Isso é um absurdo, Nana. Atestado é atestado, sendo de médico ou de dentista. Seu chefe não tem direito algum de requisitar e muito menos de ler seu prontuário clínico, essas informações são confidenciais.

  39. Por favor, eu ainda possuo uma dúvida a respeito do CID. Sou funcionária Pública e a Secretaria a qual pertenço exige que coloque o CID nos atestados (ou na ausência deste, um laudo) senão fica com falta. Eu solicitei ao dentista o atestado com CID e ele não colocou alegando que é ilegal, que ninguém deve me obrigar a me expor. Na sua explicação acima, o paciente pedindo que informe o CID, o profissional deverá colocar. Este dentista NÂO escreveu o código alegando tb que não sabia e não tinha um na clínica, que ninguém tinha. Fui eu pelo Hospital à procura de um CID e não consegui. Rolou um estresse e voltei no dentista ele insistiu em dizer que se eu levasse falta para por na Justiça o Estado (!). Depois de ler seu texto entendi que é errado exigir pelo empregador o CID mas no caso da SES exige e vc leva falta e levando falta vc perde todas as gratificações, licença-prêmio… e o seu salário fica reduzido à uma esmola. Se for por na justiça daki há anos a justiça diz que é pra pagar, aí recorre, aí não paga, aí vc vive sem seu direito. Perceba o transtorno se o dentista ou médico não escreve o CID. Agora ainda assim explicando tuuudo isso e mais para ele, o dentista que me atendeu disse não saber qual o CID e que devo exigir meu direito de não me expor. Fiquei portanto, sem o código no atestado. Pergunto eu agora para vc: o meu direito está em cobrar o Estado em não exigir o CID ou em exigir ao dentista (e tb à instituição, já que não tinha um CID à mão do profissional) o Código no atestado?
    Espero sinceramente que vc me responda

    1. MCruz, é seu direito não expor sua doença num atestado. E o CID faz exatamente isso, já que é um código que descreve doenças. Qualquer um que saiba o que aquela sigla signifique, sabe que doença você tem ou teve. Mas talvez, e me parece que esse é o caso, também é direito seu não querer se complicar com seu empregador, visto a dor de cabeça que essa questão burocrática pode trazer. Portanto, meu protocolo é o seguinte: eu costumo não mencionar o CID, porém, se o paciente me pede que eu mencione, eu coloco. E “não saber qual é” não é desculpa… isso é fácil de verificar até pela Internet –> http://www.bulas.med.br/cid-10/, e é uma informação bem comum.

      Enfim: o empregador não pode exigir, mas exige. O dentista não precisa colocar, mas pode se assim for requisitado. Você não é obrigada a revelar o CID ao seu empregador, mas se você não liga que ele saiba, por que não? Na minha opinião, basta que você solicite ao seu dentista a inclusão do código no seu atestado. Peça pra ele verificar qual é o CID no site que eu sugeri.

  40. Boa tarde, retirei um molar de raízes mt profunda e de difícil extração, a dentista atestou 3 dias. Senti mt dor nesse período mesmo c/ antibióticos e analgésicos. Após 8 dias fui retirar o siso ao lado deste com outra dentista, e ainda sentia um pouco de dor em determinados momentos, porém a 2ª profissional só atestou um dia, n me deu nenhum tipo de orientação e n/ me mostrou o dente retirado. Sou professora, trabalho com 30 crianças pequenas e n sei como vou ficar sem falar, abaixar cabeça, subir 3 lances de escada e 02 rampas de 4 metros na entrada e na hora do recreio. Onde fica o repouso? Corro risco de sangramento? Obrigada desde já.

    1. Valéria, a sua dentista deve ter avaliado que não havia necessidade de repouso absoluto. Você deu essas informações sobre seu trabalho para ela? Se você realmente acha que é um problema, neste momento, cumprir com suas atividades no trabalho, você deve procurar sua dentista e conversar a respeito, para que ela faça um novo atestado para esses dias. Risco de sangramento não há, apenas se você tiver algum distúrbio de coagulação sanguínea, diabetes, etc.. ou se fizer esforço físico demasiado (como erguer peso, por exemplo).

  41. Achei muito util seu post muito interessante, sou empregador e tenho alguns funcionarios, eu sempre exijo o CID, pq se o funcionario estiver com uma problema grave temos como provar o dia em que ele foi ao medico ao INSS para tratar daquela doença, então os 15 dias que a empresa tem que pagar ao funcionario podem ser contados a partir daí, acontece casos do funcionario faltar varias vezes no mesmos mês ou por mais de 1 mês, então quando temos posse do atestado refrente a esse CID, podemos encaminha-lo ao INSS e assim diminuir os custos da empresa, então essa é a importancia do CID e não o objetivo de saber o que o funcionario tem.

    1. Sem dúvida, Marco Antonio. Pode ser útil para empresa em alguma situação, como essa que você descreveu. Porém, não é obrigatório que conste o CID no atestado. Só coloco o CID se o próprio paciente me requisitar. Obrigada pela visita e pelo comentário!

  42. Boa noite,

    Tenho uma grande dúvida em relação ao atestado emitido por cirurgião dentista.

    Há alguns dias, fiz a extração de meus sisos (3 na verdade, os dois inferiores e o superior esquerdo), fiz em uma sexta feira pois sabia que a recuperação era um pouco demorada, e até ai tudo bem.
    Tive algumas complicações para a extração, o que me rendeu muita dor a posteriore, isto é, a cirurgia levou em média 3 horas, por que meus dentes eram meio que “fortes” demais segundo a minha dentista. Sai após toda a sessão (a extração dos três foi feita de uma vez só) até atordoado de tanta anestesia, passei o final de semana em casa, e na segunda fui trabalhar. Ainda com fortes dores e com o rosto bem inchado, não consegui ficar mais de uma hora no trabalho (sou supervisor de uma central de teleatendimento e trabalho falando), fui até minha dentista e ela me atestou mais 2 dias, que seriam referentes a segunda e a terça. Hoje após mais de uma semana, minha chefe veio me dizer que eles não podiam abonar todos os dias, e sim apenas um (que foi o dia da extração), pois atestado de “dentista” só vale por um dia.

    Fiquei indignado, uma vez que, passei por um procedimento cirúrgico do qual perdi muito sangue, tive muitas dores pós cirurgia, e realmente não tinha a minima condição de trabalhar dois dias de repouso (sábado e domingo) após a extração.

    A pergunta é, gostaria de saber se isso existe, se dentista realmente só pode atestar um dia, em um caso desses. Pois procurei algumas coisas na internet e não achei nada referente a isso, nenhuma legislação que permitisse a empresa passar por cima da autoridade da cirurgiã-dentista e ignorar os dias que ela me receitou de repouso.

    Isso procede?

    Grato desde já.

    Rafael Russo

    1. Rafael, estou tão indignada quanto você. O atestado do cirurgião-dentista vale pelo tempo que o cirurgião-dentista recomendar que você repouse. A regra é: vale o que está escrito. Um atestado odontológico não difere em nada de um atestado médico, digo mais: É um atestado médico. Não há embasamento nenhum na atitude da sua chefe, ela é obrigada por lei a aceitar esse atestado como justificativa das suas faltas.

      Fico à sua disposição para quaisquer outras dúvidas.

      1. Muito obrigado Dra.!

        Sucesso! Seu post sobre atestado é muito instrutivo. É bom saber que existem profissionais éticos e corretos como a sra.

        Parabéns!

  43. Muito legal o artigo, gostei muito. vc Ana falou de uma forma resumida e muito explicativa para todos os publicos.outra coisa eu concordo plenamente com David Moura Fe, nenhuma empresa tem o direito de exigir o CID, pois a doença de um paciente e entre o paciente e o medico. O nome que eu dou para isso que as empresas fazem e “invasao de privacidade”, pois na realidade e isso mesmo. Eu sou manipulador de um laboratorio de manipulaçao, na empresa em que eu trabalho eles exigem o CID, eu ja falei isso em varias reunioes mas o argumento deles e que nos fazemos parte d saude e devemos ter habito de pedr isso. eu nao acho isso uma justificativa mas fazer oque ne? abraços Ana.

  44. Puxa, não sabia que o CID é facultativo.

    É difícil para o cliente entender o papel do atestado na falta ao trabalho. É cultural do brasileiro o desrespeito aos documentos, por isso, a pouca valorização do atestado que por si tem “fé pública” e pode livrar um criminoso de um ato condenatório se o atestado falso for a única prova.

    Acho que poderemos atestar tudo, mas ao fazê-lo, devemos inclusive relatar se o procedimento foi mínimo e que o sujeito está enrolando o patrão.
    Abraços Dra Ana

    1. Muitos dentistas não sabem mesmo, Geisson. E muitos empregadores (ou seja lá quem o requisite) acham que podem exigí-lo, mas não podem. Veja, não tenho nada contra incluir o CID em um atestado… só acho importante esclarecer o paciente de que ele não é obrigado a se expor para ninguém.

      Obrigada pela visita e pelos comentários. Você já é “sócio”. 😀

  45. Artigo muito bacana. Algo que realmente tenho lutado. A exigência do CID não é legal. Já foi pauta até de uma discussão em meu trabalho. O CID é parte de uma relação paciente-profissional. A instituição empregadora não pode exigir o CID, pois é um termo pessoal e sua revelação fere a privacidade do paciente. Como dentistas, claro que falamos de cáries, DTM’s, dores oro-faciais, dentre outros. Mas imaginem pacientes que procuram serviços psiquiátricos, ou mesmo aqueles que fazem serviços reparadores (plásticas), exemplos esses que são bem pessoais! E sigilo profissional está evidente nessa situação! O paciente não é obrigado a expor a sua condição de saúde, a não ser, como foi falado no artigo, que o mesmo peça! Valeu?

  46. Muito bom o Post. No Pronto Socorro em que trabalho a triagem serve para isso também. Identificar os pacientes que vão lá apenas para ganhar um atestado e ganhar o dia. As empresas não são bobas e muitas ligam lá para conferir. Por isso devemos sempre fazer em duas vias e guardar uma no prontuário do paciente. Até mesmo para a nossa proteção, caso haja alguma adulteração no atestado original. nessa era digital, tudo é possível. Excelente texto Ana!

    1. Ahahaha! Só você mesmo, Victor… é que eu tive excelentes professores. Quem me ensinou isso aí direitinho foi a Prof. Beatriz França. Mas, de repente, eu tomo gosto e me candidato ao cargo. 🙂

    1. Doutora, fiz canal no dente 36 e fui a academia, fiz 20 minutos de esteira e 10 de bicicleta, exercícios leves. Retornei para casa. Tem algum problema?

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista