CQDM #03: O Tratamento de Canal


Hoje no Coisas Que Dão Medo gostaria de falar sobre o temido tratamento de canal. Primeiramente, vamos esclarecer, de uma vez por todas e de forma simples, o que é “tratar um canal”. O seu dente não é maciço. Dentro dele fica a polpa, conhecida popularmente como o nervo do dente. Às vezes esse nervo fica inviável, ou seja, não pode mais ser mantido onde está porque, se ainda não morreu, vai morrer. Isso acontece por uma série de motivos, mas o mais comum é a cárie. Quando a cárie atinge a polpa (ou chega muito perto dela)… já era.

Um dente agonizando.

Pois bem. Aí é que chega a hora de tratar o canal. Tratar o canal de um dente (especialidade odontológica chamada endodontia) nada mais é do que:

1. Abrir o dente (trabalho que a própria cárie provavelmente já começou);
2. Retirar a polpa (o “nervo do dente”, ou o que sobrou dele), morta ou moribunda;
3. Limpar o interior do dente;
4. Preencher os canais do dente com um material que impeça a entrada e proliferação de bactérias.

De forma BEM simples, é isso. 🙂

Radiografia de dentes com tratamento de canal

“Ah, mas o meu dente não está doendo! Pra que gastar uma fortuna e tratar o canal?” Às vezes o dente não dói mesmo. Bom pra você, né?! 🙂 Mas independente disso, existe uma infecção. Então, tem que tratar para preservar a saúde dos tecidos periapicais e para manter o dente na boca. Sim, se você deixá-lo lá sem tratamento poderá perdê-lo. Neste caso, aconselho, como dizia um professor meu, mandar rezar uma novena. 🙂

“Tá, mas a amiga da prima da minha mãe fez um tratamento de canal e quase morreu de tanta dor! Já falei disso por aqui. Tratar o canal do dente não é o que causa a dor… é o que faz o dente parar de doer! Quando a região está muito infeccionada / inflamada o pH (“acidez”) tecidual fica alterado… aí a anestesia não “pega” direito. Então porque esperar a coisa ficar preta? Corra no seu dentista ao primeiro sinal de dor e resolva logo isso. Neste estágio, dá pra evitar que a cárie acabe em canal. Ou, se preferir, demore bastante e saia por aí difamando dizendo que ir no dentista dói.

Provavelmente você já ouviu por aí notícias como “dentista esquece agulha dentro do dente do paciente“. A tal “agulha” é, na verdade, uma lima endodôntica, instrumento usado para limpar o interior do dente. E não, ela não foi esquecida lá. Isso não acontece. Deixe-me explicar…

Durante o processo de limpeza (saneamento), alargamento e modelagem de um canal, o endodontista utiliza limas endodônticas, realizando com elas movimentos de limagem, rotação, etc.. Algumas vezes a lima pode “enroscar” nas paredes do canal e quebrar. Isso é MUITO comum, e não tem a ver necessariamente com imprudência ou imperícia do dentista. Arrisco dizer que TODO dentista que faz endodontia já quebrou uma lima dentro de um dente. Eu já quebrei. Quando isso acontece, o primeiro passo é tentar tirar o pedaço lá de dentro. Às vezes é IMPOSSÍVEL, devido à posição em que está o fragmento. Aí a gente deixa lá dentro. Mesmo. Termina o canal, avisa e orienta o paciente e acompanha o caso radiograficamente.

Em resumo: prevenção é a palavra. Se sua higiene bucal é adequada, você provavelmente não desenvolverá cáries. Se tiver uma cárie e sentir dor, vá logo ao dentista pra que você não chegue ao ponto de ter que tratar um canal. E, mesmo que não sinta dor, vá ao dentista periodicamente pra que, se houver uma cárie, ela não tenha nem chance de doer. Simples assim. 🙂

Ah! Dente de leite também tem canal, viu?! Mesmo que você não acredite!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Coisas Que Dão MedoEndodontia

Marcadores:

847 comentários

  1. Ola Dra. Ana…
    Tenho um extremo medo de dentista, porem, alem disso, nao consigo deixar com que voces façam o trabalho em minha boca, porque todas as vezes que vou, tenho ansias incessantes, dificultando o trabalho de voces (e por vezes, irritando o dentista).
    Caiu uma obturação minha de um dente há mais de um ano, e desde então foi-se formando um buraco no meu dente no maxilar superior (buraco já esta grandinho, para comer, somente do outro lado).
    Hoje em dia ja nem dói mais (o que me assusta, porque acho que o dente ja deve ter morrido);
    Fora procurar um dentista “paciente” o que mais voce me recomendaria fazer?
    Help rs
    Obrigada.

    1. Nathalia, e um(a) psicólogo(a), você já procurou? Talvez seja o que falta pra começar a resolver isso. É importante, pra você entender a razão disso e trabalhar numa solução. Com relação à ânsia, pode ser que o uso de analgesia inalatória (sedação com gás) ajude bastante. O “nervo” do seu dente já deve ter necrosado sim, isso explicaria a ausência de dor (por enquanto).

  2. Boa tarde. Dra. Ana.

    Tem duas perguntas, a 1a que ainda tenho um dente de leite, dente 13, ele esta escuro, queria saber qual o procedimento tomar, quando usava aparelho a Doutora queria arrancar pra por implante, mas eu fiquei com receio. O que devo fazer? E segundo, tenho um dente que quebrou devido a carie mas eu nunca senti dor, o molar 17. A Dentista me disse que e canal ela limpou, fez o curativo, mas nao doi, ja tem 2 meses que estou com essa massinha ate realizar o canal, mas to com muito medo. Sera que realmente é canal ou so a restauraçao iria ser necessaria?

    1. Bruna, o 13 é o canino permanente. Mas se o dente que está escuro é o de leite, ele deve cair em breve. Ainda, se é o de leite, não faz sentido que sua dentista tenha sugerido extrair e fazer implante… a não se que o permanente esteja “preso” na gengiva e não haja como tirá-lo de lá e alinhá-lo com os demais dentes. Enfim, não sei se entendi bem a situação. Quanto ao 17, se a dentista já abriu pra canal, tem que tratar canal. Não dá mais pra só restaurar.

      1. Nao tem problema eu tomar um calmante para fazer extraçao do siso ou pode atrapalhar a anestesia?? Outra pergunta, o clareamento a laser deixa os dentes brancos em media por quanto tempo ??? Uma pessoa pode fazer o clareamento a laser varias vezes, tipo uma vez por ano, ou tem algum problema?

        1. Rafael, em princípio não. Mas não tome por conta própria, seu dentista pode prescrever um e, se ele não prescrever (um médico prescrever, por exemplo), ele tem que ser avisado por você. Os dentes vão ficando menos brancos com o passar dos meses, e isso varia de pessoa pra pessoa. Geralmente o resultado é estável por pelo menos 1 ano. O ideal é fazer clareamento a cada 1 ano e meio ou 2 anos. Mas vale a recomendação do seu dentista a respeito, cada caso é um caso.

    1. Dra. Ana, o lugar onde eu fiz o canal está meio dolorido, a bochecha e a gengiva, a impressão que tenho é que está inchada, mas meu rosto ta normal, eu nunca havia feito canal então não sei o que acontece alguns dias depois… é normal essas dores? (a dor não é forte, é no local perto da onde mexeu e as vezes no lugar do canal). Eu fiz a primeira sessão, e volto no dentista dia 07 para finalizar.

      1. Sim, o dente e a gengiva podem ficar meio doloridos alguns dias após o tratamento de canal, enquanto o processo inflamatório se resolve.

  3. Fiz um canal e agora parte dele se desfez, ficando apenas um fragmento lateral do dente. É possível restaurá-lo mesmo após já ter feito um canal? Obrigado.

    1. É sim, Daniel. O tipo de restauração vai depender da quantidade de tecido dentário perdido (restauração direto, ou bloco ou coroa). Procure um dentista pra avaliar.

  4. Ola Dra. Ana,
    Numa visita de rotina ao dentista foram me detetadas duas infeçoes em dois dentes no maxilar superior atraves de um Raiox, avisaram me que teria que rapidamente desvitalizar os 2, pois as infeçoes eram bastante grandes. De referir que nunca senti qualquer dor, apenas foram dentes que ja tinham tido restauraçoes devido a cáries. Comecei a primeira sessao num dos dentes, e a partir desse dia comecei a ter dores horriveis, latejantes, e o rosto inchou todo até ao olho, parecendo que esta algo a pressionar dentro, principalmente junto ao nariz, voltei ja 2 vezes ao dentista que me receitou antibiotico, anti inflamatorio e retirou a restauraçao provisoria colocando algodao, estou incapacitada de trabalhar neste estado, nao podia ter previsto isto e ter me receitado logo antibiotico?
    Obrigada.

    1. Fernanda, na ocasião da primeira sessão do tratamento não havia necessidade (o dentista julgou dessa forma) de antibiótico. Ele foi prescrito quando necessário.

  5. Ola Dra. Ana.

    Fiz o tratamento de canal hoje pela manha, nao sinto mais dor com quente ou frio, mas ao mastigar esta doendo. Sera que e porque acabei de fazer, ou tem algum problema.?

    Obrigado.

  6. Olá Dra. Ana, tudo bom?

    Tenho 43 anos e estou finalizando um tratamento de 12 obturações, só falta uma e essa última pode ser que precise de canal e bloco.

    Tenho todos os dentes, inclusive os sisos e só fiz um canal até hoje e quando era criança. Nunca tive sensibilidade nos dentes ou dor, mas depois que iniciei esse tratamento tenho tido dor ao mastigar do lado direito e sensibilidade com frio e quente.

    A dentista na penúltima sessão (01/11) após o meu relato da dor ao mastigar, que começou no final de outubro, tirou radiografia de todos os dentes tratados por ela e um acusou que precisava ser refeito. Na última sessão (08/11) ela refez essa obturação e o dente do lado, porém a dor ao mastigar ainda continua.

    Eu não sei qual dente está doendo e a dor é semelhante a choques e lembra quando o motorzinho encosta na dentina.

    Já até emagreci, porque não consigo mastigar e mesmo tomando até agora 10 comprimidos de analgésicos, mais sensodine e periogard, a dor não cessa.

    Estou apreensivo da dentista mexer no lado que consigo mastigar para obturar o último dente e este precisar do canal ou doer ao mastigar também e eu não conseguir comer de nenhum lado da boca 🙁

    Acho que pedirei para ela me ajudar a descobrir qual é o dente que dói quando mastigo, antes de mexer no último dente.

    Ave Maria Dra. Ana, eu sei que a dor que sinto é ínfima perto dos relatos que li aqui no seu belo site, mas não menos importante.

    Estou pensando em procurar uma periodontista para me ajudar a descobrir a causa da dor ao mastigar. A minha dentista é legal, mas ela só me diz que as minhas obturações são profundas e que é comum doer e que se eu souber o dente fica mais fácil de resolver. Acontece que não sei qual dente é. Tentei pelo toque e batendo a ponta do garfo, sem sucesso 🙁

    Vim ao santo Google e te descobri Dra. Ana, helppppp

    Grato!

    Marcelo

    1. Oi Marcelo! Realmente… algumas restaurações podem incomodar por até uns 30 ou 40 dias depois de feitas, principalmente as mais profundas. O incômodo com o frio pode ser considerado normal, mas com o quente é sinal de alerta… pode haver um problema de canal. É complicado quando paciente não sabe dizer qual o dente que dói, porque nem sempre há sinais clínicos que confirmem para o dentista que dente está incomodando. Se o último dente a ser restaurado não está incomodando, ok, você pode pedir à sua dentista que não faça a última restauração até resolver esse problema. O periodontista é o especialista em gengiva, então não acho que ele traga alguma informação nova para o caso. Mas um endodontista (especialista em tratamento de canal), talvez, possa. Não que haja um problema de canal, não sei se há, mas o endodontista tem mais experiência com o diagnóstico de pulpites. Converse com a sua dentista, talvez ela indique algum colega endodontista que ajude vocês dois.

  7. Dra. Ana boa noite,

    Estava com um inchaço enorme na bochecha do lado esquerdo, fui ao meu dentista e o mesmo informou pra eu procurar um especialista em canal pois certamente teria de refazer o tratamento onde já havia feito ha 3 anos atras. A Dra. analisou e me indicou amoxilina pois estava infeccionado e fez a limpeza, consequentemente aplicou o medicamento e deixou por 14 dias dentro do meu dente e colocou curativo, na outra seção retratou o canal e o inchaço diminuiu bastante. Não sinto mais dor no dente, porém na gengiva bem abaixo do dente tratado ha uma espécie de um “ovinho”… um inchaço que se passar o dedo não dói, porém se pressionar eu sinto uma leve dor. O que seria isso? Tenho consulta final do mês mas estou preocupado com isso até chegar no dia. Será que com medicação resolve ou será necessário mexer novamente?

    1. Douglas, deve ser apenas um pequeno inchaço por causa do processo inflamatório, que ainda está se resolvendo. Em princípio, acho que você não precisa se preocupar.

  8. Olá!

    Fui ao dentista, pois estou sentindo muita dor no dente esquerdo, caiu a restauração dos dois dentes, direito e esquerdo, porém apenas do lado esquerdo esta doendo, não sei se é o siso que esta empurrando ou se é preciso fazer um canal. A dor é intensa, comer algo frio ou quente também dói, bom, o dentista pediu um raio x para verificar se realmente precisa fazer um canal, mas minha duvida foi na questão dele dizer que é necessário fazer primeiro a restauração do dente direito que não dói, para só depois fazer o canal, isso é correto, sendo que a dor intensa é no dente esquerdo?

  9. Dra.,
    Sofro há anos de um pavor absurdo de ir ao dentista. Frequentando seu site, tomei coragem e estabeleci uma relação de confiança com um dentista há uns cinco meses, fiz as limpezas e restaurações que se faziam necessárias e agora no final, para colocar o aparelho ortodôntico, fiz panorâmicas e em um dos dentes da frente ele detectou uma lesão. Fui encaminhada a uma outra dentista, que me disse que é definitivamente caso de lesão e que deve ter ocorrido um trauma que ocasionou isso, mas que a raiz do dente tá bem fechada, embora eu não sinta nada nele, não sabendo se conseguirá passar com a lima. Saí do consultório apavorada, com medo de não ser possível colocar o aparelho, por causa desse dente, e de pavor de ter que extrair para fazer implante.

    1. Lô, que bom que eu pude ajudar de alguma forma. 🙂 Não vejo nenhuma razão nem pra que não seja possível você usar aparelho, nem pra que seja necessário extrair esse dente. Procure ficar tranquila.

      1. Dra.
        Mais uma pergunta: é tranquilo fazer canal em dente em que o canal está “fechado” (obliterado), como a dentista disse que é o meu caso? Andei lendo e vi que nesses casos haveria uma calcificação… é possível fazer o canal com tranquilidade?

        1. Pode ser possível, mas geralmente não é tão tranquilo. Para o paciente ok, não muda muita coisa, mas o dentista vai ter bem mais trabalho.

          1. Depende. Se o dente estiver doendo, pode ser até preciso extrair. Mas se não dói e não há infecção / abscesso, geralmente apenas se faz um acompanhamento. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  10. Fiz um tratamento de canal e terminou ontem. Foi super tranquilo, senti dor somente na anestesia e assim que o efeito dela passou um incomodo tranquilo e uns 3 dias tomando Buprovil melhorou (isso a primeira sessão), ontem como disse terminei de fechar o canal, agora e colocar o bloco semana que vem. O que está acontecendo não sinto dor no dente porém sinto como se minha lingua estivesse muito dolorida por baixo, não sei se por ter ficado muito tempo com a boca aberta, porém ate pra comer está dificil com essa dor. Isso é normal é possivel a doutora ter me machucado? Hoje é ainda o segundo dia, estou esperando que se até semana que vem a dor não melhorar vou conversar com a doutora.

    1. Thaiane, pode ser uma pequena parestesia, dor pela punção da agulha da anestesia ou algum trauma local. Acontece. Esse incômodo certamente vai passar.

      1. Uma dentista especialista em implante falou pra mim q quando faz cirurgia do siso ela aplica a anestesia usada para implante dentario por ser mais forte, oq vc acha disso???

        1. Existem vários tipos de anestésicos. Uns mais “fracos”, outros com duração prolongada do efeito da anestesia. Creio que é disso que a dentista fala.

          1. Entao nao tem problema eu tomar a anestesia mais forte? Volto a relembrar a vc ha uns 6 meses fiz uma extraçao do siso, mas depois d uma hora d cirurgia o dentista desistiu pq senti dores muito fortes na hora q ele tentava extrair o dente! No momento de cortar a gengiva nao senti dor, só denti na hora q ia tentar extrair, entao sera q a raiz estava pegando no nervo pra doer tanto assim?? A anestesia nao serve para anestesiar o nervo?? Vou tirar outro raio x e arrancar em outro dentista.

          2. Se o dentista não levantou na anamnese (perguntas sobre sua saúde geral) nenhum fator que impeça, pode. Vale a avaliação dele a respeito. Sim, a anestesia serve para anestesiar o nervo. Não, não dá pra afirmar, só com base no seu relato, que a raiz estava “pegando no nervo” durante a extração.

        2. Mas mesmo q vc nao possa dizer a verdadeira causa d eu sentir tanta dor na extração vc poderia me dizer quais as causas q poderiam ter feito eu sentir tanta dor?? Sera q tem como a anestesia nao ter pegado mesmo eu nao tendo sentido dor nenhuma na hora d cortar a gengiva para achar o dente??

  11. Boa noite Dra. Ana,
    Fiz um canal ha 3 anos atras e este ano descobri atraves de uma paronamica que a dentista furou o dente abaixo da raiz e vou ter que extrair, surgem bolinhas de pus ao lado da gengiva, o que devo fazer antes de extrair? Tomar nimelisulida e amoxilina ou simplesmente esperar ate o dia que tiver condições para extrair?

    1. Lihh, essa não é uma preocupação que compete a você, mas a(o) seu(ua) dentista. E ele(a) que vai dizer se você precisa tomar alguma medicação antes de extrair esse dente. Se após avaliação ele(a) disser que não precisa de nenhum remédio antes da extração, ok.

      1. Como assim o tipo de anestesia, quero me aprofundar no assunto, vc nao disse q anestesia é td igual, por favor me explique, quero saber oq vc quis dizer com o tipo de anestesia???

        1. E nunca disse que anestesia é tudo igual, pelo contrário, eu falei pra você que existem vários tipos de anestésicos. Por exemplo: lidocaína, prilocaína, bupivacaína. O efeito de cada um deles pode ser diferente com relação à duração e ao bloqueio anestésico, em si.

          1. Pesquisei e descobri q a lidocaina é mais potente porem mais tóxica, qual anestesia a maioria dos dentistas costumam usar para extração d um siso?? A mais fraca dessa 3 q vc citou e o suficiente para reduzir a zero a dor da extraçao do siso???

          2. O tipo de anestésico depende do caso, Rafael. Difícil falar em um tipo que os dentistas mais usam. Eu sempre gostei muito da mepivacaína, por exemplo. Toxicidade também é algo relativo, depende do organismo em questão. Um anestésico mais “forte” é a bupivacaína, mas não dá pra afirmar que ela ou outro tipo de anestésico seja “suficiente para reduzir a zero a dor da extração do siso”, porque isso depende de uma série de fatores, do “dono” do siso, inclusive. É uma questão muito ampla pra ser discutida com base em suposições.

  12. Dra. comecei a fazer um canal no dente 11 e quando curei a primeira vez assim que coloquei o curativo algumas horas depois ele escureceu. O que aconteceu ?? Como tirar a mancha escura ??

  13. Dra. bom dia.

    Estou fazendo um tratamento de canal e o produto utilizado para irrigar o dente causou uma alergia muito grande na minha garganta, nao permitindo assim que eu consiga me alimentar direito, devo procurar um medico, ou isto acontece mesmo?

    1. Simone, pode acontecer. Se você achar necessário, procure um médico. Na verdade, você pode conversar com o seu dentista, mesmo.

      1. Ha um 6 meses fiz uma cirurgia para tirar um dente do siso senti tanta dor que o dentista nao conseguiu arrancar, fiquei com parestesia ate hoje, sinto q uma pequena parte da lingua proxima da anestesia ainda esta dormente mesmo depois d td esse tempo da cirurgia, tambem sinto q quando coloco minha língua esticada para fora os nervos debaixo da lingua ficam como se estivessem queimados, nao sinto dor nenhuma, porem esses sintomas me incomodam!!! Tenho 2 perguntas, primeira: qual tipo de vitamimas ajuda a melhorar a parestesia??? A outra pergunta é a seguinte: preciso arrancar o mesmo siso q ainda esta lá, teria algum programa em receber novamente anestesia no mesmo lugar mesmo sabendo q ainda estou com parestesia???

  14. Olá. Meu dente doia muito. Tomei azitromicina e fui no dentista. Lá ela abriu meu dente e começou o canal. O nervinho ja estava ficando escuro, ja estava morto ela falou. Fez todos os procedimentos de limpeza como de costume, afinal eu ja fiz outros dois canais com ela, e colocou remedio e fechou. Só que durante a semana doeu demais, pulsava. Dormir nem pensar, entao comecei a tomar amoxilina mas não resolvia. Voltei, limpou de novo. Estava saindo pus ao abrir. Acabou a medicação e nada de desinflamar. Nisso ja tomei também nimesulida, ibuprofeno e agora estou com amoxilina composta junto dom diclofenaco. Pedi pra deixar aberto por tres dias. Não aguentava mais de dor. Sentia pulsando mesmo aberto. ja foram quatro sessoes de limpeza e a ultima dia 11/10, onde ela fechou apos os tres dias q havia ficado aberto. Minha duvida é por que não esta desinflamando? Ainda sinto fisgando e estou tomando medicação ainda. O que fazer? Está inflamado, os remedios não fazem mais efeito será? Será que não vai desinflamar mais?

    1. Vanessa, pelo seu relato você tem um abscesso. A dor só vai cessar quando o pus for eliminado ou absorvido pelo seu organismo. Não é uma questão apenas de estar inflamado, mas do quadro ser agudo. Com a eliminação do pus, os sintomas regridem. Deixar o dente aberto por uns dias, nesse caso, pode ser uma boa ideia. Converse com a sua dentista.

      1. Falei com a dentista e ela disse que se deixar aberto pode contaminar de novo e dai nao vai terminar com a inflamação. Mas fechou e estou com dor de ouvido ate. E agora deixar ou não aberto? Estou pensando em extrair, não estou aguentando mais. Fiquei dia 15, 16 e 17/10 com dores horriveis.

        1. Se o dente está drenando pus, ele já está contaminado. Deixá-lo aberto por um tempo (horas, talvez) ajuda a eliminar o pus pra poder fazer o tratamento de canal adequadamente. Minha opinião.

          1. O ultimo dente do mesmo lado que estou fazendo o canal esta inflamado. Dai as dores no ouvido. Agora estou com gosto ruim na boca. Um canal aberto e um dente inflamado do mesmo lado. Será q o raio x pode diagnosticar se o canal q estou tratando está bom? Pois com esse inflamado nem sei qual doi mais.

      2. O meu caso era o da coroa q esta doendo muito a noite!!! Fui em outra clínica, tirei raio x e o dentista disse q o canal esta mal feito e esta inflamado e o pino quebrado, minha bochecha esta inchada, ele disse q nao pode mexer assim pq esta muito inflamada de bacterias, deu uma semana de amoxilina 875 mg e nimesulida e dorilen durante uma semana, para depois fazer a extraçao d td !! A amoxilina vai ajudar a diminuir a dor pq vai diminuir a inflamaçao???? Pq se nao, nao vou aguentar mais uma semana com esse dente na boca doendo.

        1. Puxa, que pena. O antibiótico ajuda indiretamente, ao controlar a infecção. No seu caso o anti-inflamatório (a Nimesulida) deve ajudar mais no controle da dor.

          1. O meu caso era o da coroa q doia muito lembra, Graças a Deus depois q comecei com a amoxilina 870 mg a noite nao esta doendo tanto assim igual antes, mas a minha duvida e a seguinte, o dentista disse q vai doer um pouco na extraçao do dente e coroa por conta da inflamação de bactérias, estou com medo, uma semana tomando esses antibióticos fortes nao e suficiente para desinflamar e assim a anestesia pegar e eu nao sentir dor na extração???? Outra pergunta, minha bochecha esta muito inchada por conta de muita dor q senti no final d semana, como desinchar ela, posso colocar gelo???

          2. O antibiótico não desinflama o local, ele controla a infecção. Claro que, controlando a infecção, a inflamação tende a diminuir, mas não essa a função do antibiótico. De qualquer forma, considerando que a dor diminuiu, não tenho razão pra achar que você vai sentir dor durante o procedimento. A anestesia deve dar conta, sim.

          3. Entao, mas e o meu inchado no rosto diminuiu um pouco, mas ainda esta inchado de maneira q nao consigo abrir a boca 100%, comecei tomar os remédios quarta feira, precisa desinchar até terça feira para eu fazer a extraçao do dente, oq faço para desinchar????? O gelo ajuda??!

          4. Não precisa estar completamente desinchado pra fazer a extração. Não acho que o gelo ajude nessa situação, já que não há um trauma.

          5. Quando eu extrair o dente primeiro molar os outros dentes do lado é certeza q vao entortar??? Tenho a opçao d colocar aparelho para nao deixar entorta-los ou fazer implante, é isso??? Quanto tempo tenho para fazer algo antes q os dentes do lado entortem depois da extração, pois nao tenho dinheiro agora para fazer uma dessas 2 coisas????

          6. Dá pra dizer que é certeza, sim. Pode levar 1 ano, 2 anos, 3 anos… mas a tendência é os dentes ao lado (o segundo molar, principalmente) se inclinarem em direção ao espaço do dente extraído e, o osso da região, ser reabsorvido (afinal, não haverá mais dente ali, e o organismo entende que não precisa mais de osso). Se não dá pra fazer implante já, você pode fazer uma prótese removível, mais barata, só pra ir “guardando” o espaço, por exemplo.

          7. Para colocar protese removivel vou precisar colocar preenchimento com osso no lugar ??? Supondo que eu arranque ele e nao coloque nada no lugar, ai depois de um ano quando o dente do lado estiver torto e eu colocar aparelho ainda e possivel desentortar ele???

          8. Não, não há necessidade de enxerto imediato. Sim, deve ser possível desentortar o dente ao lado caso ele se incline em direção ao espaço, mas a reabsorção óssea não poderá ser evitada. E aí, no futuro, pode ser preciso fazer enxerto.

          9. Entao, sei que a gengivite e acumulo de muita sujeira tartaro que causa inflamações na gengiva e sangramento, tambem sei que com sessões de raspagem e boa manutençao com escovaçao e fio dental se combate a gengivite, entao se eu acabar com o tartaro e desinflamar a gengiva posso dizer que estou curado da gengivite??? Ou tem outro fator que torna ela incuravel???

          10. Pode. Removido o tártaro e havendo uma higienização criteriosa sempre, de forma que o tártaro não se forme mais, não haverá mais gengivite.

          11. Eu disse q tenho gengivite, sinto que minha boca junta tartaro fácil, vc acha q tem algum problema de ir gastando o dente com o tempo se uma pessoa fizer limpeza muitas vezes continuamente??? Tipo, mesmo eu tendo uma boa limpeza eu pretendo fazer limpeza de 2 em 2 meses, sera q teria problemas??

  15. Boa noite Dra. Ana, em 2009 tratei canal de um dente da parte superior do lado direito. Faz uns 15 dias que ando tendo uma dor (tipo um incomodo) quando como ou bebo alimentos muito quentes no dente que foi tratado canal. Fui ao dentista que realizou o tratamento de canal e ele tirou uma radiografia do dente e não apareceu nada e os dentes do lado estão sem carie. Ele falou que pode ser um dor reflexa, isso pode ocorre? Como que vou saber qual é o dente que está doente?

    1. Ola Dra. Ana. Comecei um tratamento de canal ha 20 dias e o dentista fez a retirada da polpa e colocou uma massinha. Passados alguns dias, meu dente inflamou e estou tomando antibioticos ha 5 dias. Ainda sinto uma dor latejante. Sei que quando ha inflamaçao, a anestesia nao “pega” muito bem, neste caso gostaria de uma sedaçao para terminar. Em sua opiniao, qual sedaçao pode oferecer “menos dor”: a sedaçao com gas hilariante ou a oral a base de ansioliticos?
      Obrigada por tudo! Deus te abençoe!

      1. Fabiana, em princípio não acho necessária sedação. Se seu dentista achar que não dá pra “mexer” agora, ele simplesmente pode adiar o procedimento e medicar você. A sedação não é uma anestesia, a anestesia continua sendo necessária. A sedação apenas diminui a percepção da dor por parte do paciente. Tanto a sedação com gás quanto a oral são boas e funcionam, mas a oral é mais simples porque não é preciso o equipamento.

          1. Olá Dra. Ana. Hoje finalmente terminei meu canal e gostaria de deixar meu relato. Após a primeira sessão meu dente inflamou, tomei antibióticos e anti-inflamatorio e fiquei com muito medo de fazer a segunda sessão e a anestesia “não pegar “. Sofri por antecedência por uma coisa desnecessária. O tratamento foi completamente indolor. Tudo correu muito bem. E eu sofrendo a toa com o “medo” que peguei de outros… kkk
            Obrigada por sua ajuda e atenção ! Um beijo!

    2. Olá, fiz canal na última sexta feira no dente 15, daí desde esse dia tomo anti-inflamatório pois sinto uma dor nesses dente que consigo suportar. Fui em outra dentista para fechar o canal essa semana e ela disse q essa dor não eh normal, me pediu uma tomografia computadorizada para olhar por dentro do dente, isso eh normal? Oq pode estar acontecendo com esse dente?

      1. Rebeca, normal não é. Mas pode ser que seja só questão de tempo para o processo inflamatório se resolver e a dor cessar. Se houver alguma alteração relevante, a tomo vai mostrar.

  16. Dra. Tenho 19 anos e recentemente meu dente incisivo lateral começou a doer, uma parte do meu rosto inchou, logo em cima do dente, em cima do dente que doeu parecia que tinha um outro dente como se fosse o de leite, pois quando passei a mão senti uma coisa dura. Só que como tenho 19 anos não sei. Depois de uns dias ele sangrou bem pouco. Esse dente está cariado e aberto já faz uns 2 anos infelizmente, meu dentista falou que será preciso fazer canal. Preciso me preocupar ?

    1. Precisa, Bruno. Não dá pra ficar 2 anos com um dente aberto e com indicação de tratamento de canal. Pela sua descrição você tem um abscesso. É preciso tratar logo pra controlar a infecção.

  17. Olá Dra! Há 3 meses eu caí e bati meu dente da frente, ele ficou muito mole, fui no dentista e ela disse que era melhor esperar para ver se precisaria ou não de um tratamento de canal, nos primeiros dias eu sentia uma dor pulsante, mas depois parou e desde então ele vem ficando mais firme e voltando ao normal, só que desde essa batida ele está muuuito mais sensível a calor e frio do que antes, acha que eu ainda precisaria de um tratamento de canal?

    1. Ola ! Estou fazendo um tratamento de canal e minha dentista falou que vai dar 4 canais, so que ja fui varias vezes e sinto dor toda vez que ela enfia aquela agulha; ela nao aplica anestesia, fala que nao pode terminar o canal pq to sentindo dor e ta infeccionado, enquanto eu tiver dor nao pode terminar o canal?

      1. Jessica, se você não é anestesiada durante o tratamento, não me surpreende que haja dor. Pergunto: dói quando a dentista não está “mexendo”? Se não dói, ótimo, sinal de que deve ser possível concluir o canal, sim. Converse com a sua dentista.

  18. Olá! Estou num dilema. Tenho 30 anos e há mais ou menos 18 anos tive uma queda onde bati minha boca e meu dois dentes da frente bambearam, eles voltaram ao normal, mas tive uma lesão na raiz. Depois de uns 8 anos dessa batida, um dos dentes afetados começou a escurecer. Fiz o RX que constatou a lesão (na época eu não fiz) e aproveitei e fiz clareamento. Há uns 2 anos esse dente voltou a escurecer (é um amarelado discreto), e procurei novamente a dentista. Ela me aconselhou fazer o tratamento de canal, fez uma avaliação com gelo e eu não tenho sensibilidade nesse dente. Ele não dói e não me incomoda em nada, tirando essa parte que ele escurece. Nunca precisei fazer nenhum tratamento nos dentes, só mesmo o clareamento e limpeza. Morro de medo do canal, pois o dente da frente é mais sensível e tenho receio dele passar a doer por qualquer motivo e escurecer mais ainda depois.
    Obrigada!!

    1. Se tem indicação de tratamento de canal, tem que tratar, Regyane. Não vejo qualquer razão pra você sentir dor durante o tratamento ou para o dente escurecer mais do que tem escurecido.

    2. Olá Regyane, eu fiz um canal bem no dente da frente, no meu caso eu caí de patins e só anos depois qnd ele começou a escurecer eu fui ao dentista e ele me indicou o canal. Fiz e não mudou nada, tbm fiz o teste do gelo e não deu nada, e depois do canal não mudou nada. Foi super tranquilo no meu caso.

  19. Dra, fiz tratamento de canal ha 3 dias, ainda não fiz a restauração, está apenas com massinha, mas quando mastigo sinto umas fisgadas e uma leve dor no dente, é normal ?

  20. Doutora, boa tarde! Adoro seu site e agradeço por sua disponibilidade.
    Há alguns meses eu notei uma cárie profunda e agora terei que fazer canal.
    Como tenho medo de dentista e de vários procedimentos, eu te pergunto, em quais ocasiões o tratamento de canal pode doer? O que posso fazer para evitar essas dores? É possível que eu seja sedada para não entrar em pânico? Obrigada pela disposição e fico aguardando sua resposta.

    1. Josi, se você não sente dor agora, não há motivo nenhum pra sentir dor durante o tratamento de canal. O tratamento de canal não faz o dente doer, pelo contrário, a ideia é remover a infecção pra evitar que o dente doa (ou parar a dor, quando ela já existe). Quando a gengiva e o “nervo” do dente estão muito inflamados (e nesse caso deve haver dor), a anestesia tem dificuldade pra se instalar, pela alteração da “acidez” desses tecidos. Mas, se não, não há razão pra ela não funcionar direitinho e garantir a ausência de dor. Sim, é possível fazer sedação (via oral, com gás, até endovenosa), desde que seu dentista trabalhe com essas técnicas. Lembrando que deve haver um custo a mais por isso. Procure ficar tranquila.

      1. Pra quem vai fazer canal quero dizer que não doi como muitos dizem, precisei fazer canal e me disseram horrores, não doeu, apenas senti umas fisgadas pequenas, nem a anestesia doeu… fica aqui meu testemunho.

  21. Fiz um canal no dente 26 do lado esquerdo em dezembro 2015, depois de mais ou menos 1 mes comecei a sentir forte dores. Procurei o dentista q fez o canal q tirou a obturação e passou a colocar remedio e o dente continuava doendo. O dentista dizia q era um canal secundario, Depois de mais de 7 meses indo no dentista e nada de resolver o problema resolvi procurar outro profissional, que após a tomografia constatou q houve uma perfuração e está tentando resolver o problema. Disse q talvez posso perder o dente. Isso foi uma negligencia de quem fez o canal?? Como pode um dentista q se diz especialista em canal deixar isso acontecer em pleno seculo XXI com tanta modernidade??

    1. Silvania, se houve uma perfuração ela certamente foi causada pelo dentista que tratou o canal… mas talvez ele nem tenha notado. A tomografia é um exame 3D que mostra TUDO, todas as informações sobre o dente avaliado. Tem coisas que se vê na tomografia que nunca seriam vistas numa radiografia (que é um exame 2D). De qualquer forma, a perfuração costuma ter tratamento e solução.

  22. Dra., estou com um dente que doi bastante e me encaminharam pra fazer o canal, mas aqui no municipio que eu moro e esta em falta de material. Fui ao dentista e colocou uma massinha no meu dente e ai começou a doer, e novamente fui com uma nova dentista e ela fez todo o procedimento e cutucou muito meu dente e aplicou 4 anestesias, mas nenhuma pegou e então ela aplicou na polpa do meu dente, foi quando eu não aguentava mais de dor e depois colocou o curativo e fui pra casa, chegando em casa passei muito mal, doia por demais e então procurei o hospital e me aplicaram uma dipirona, foi com que eu relaxei.
    Se passaram 5 dias e procurei novamente a dentista, e ela tornou abrir meu dente e disse que estava com pus e aplicou a anestesia e graças a deus pegou um pouco, ai ela aplicou uma na polpa do meu dente e doeu novamente. O que eu faço, me ajude por favor.

    1. Luana, considerando que o tratamento de canal não foi concluído, mas apenas feito um curativo endodôntico, seu dente pode doer, mesmo… assim como poderia doer entre as sessões do tratamento de canal. Não há muito o que fazer além de concluir o tratamento, aí sim haverá o controle da dor.

  23. Olá Dra.

    Faz três semanas que fui no dentista e a médica encontrou uma cárie no último molar do lado esquerdo e arranjou. Acontece que desde então comecei a sentir dor muito forte ao frio (antes de arranjar não sentia nada). Hoje voltei no dentista e ela diz q não conseguiu salvar o dente e então terá de fazer tratamento de canal. Acontece que hoje na primeira sessão ela colocou um medicamento e tapou com uma massinha. Após a anestesia passar to sentindo muita muita dor. Dor que não sentia antes… constante… Isso é normal? Só volto lá daqui a uma semana para nova dosagem de medicamento…

    Obrigada.

    1. Sim Felipa, o dente pode doer entre as sessões de tratamento de canal. Se preciso, procure sua dentista antes pra trocar o curativo, isso costuma aliviar a dor. Mas o seu dente está “salvo”, é justamente o tratamento de canal que vai salvar ele… ok?! 😉

      1. Obrigada Dra. Só achei estranho não ter nenhuma dor de dente, pois fui no dentista para consulta de rotina. Aí a médica descobre cárie, arranja e depois o dente começa a doer muito ao frio…. Voltei lá pois n achei normal e já tenho de fazer canal…. É normal? Ela fazer canal só pela dor ao frio? Confesso que fiquei triste…. Pois é meu primeiro canal…

        1. O tratamento de canal fica indicado com base em uma série de sinais clínicos, radiográficos e sintomas. O fato do dente doer quando entra em contato com o frio (quando não há dor espontânea) não é razão, em si, pra tratamento de canal.

  24. Ola, fiz um canal e coloquei um pino e o bloco, mas desde o segundo mês estou sentindo um odor horrível na hora em que passo o fio dental, sai um pouquinho de pus no fio pq ele passa entre o pino e o bloco. tem perigo de ser algum tipo de infecção que pode gerar um câncer estou muito preocupada pq ate então não sinto dor e nem tem abscesso …

    1. Roberta, “gerar um câncer”, não… mas parece que tem uma infecção na gengiva, sim. Procure seu dentista pra reavaliar.

  25. Ótimo esclarecimento sobre o assunto. Todo semestre eu vou ao dentista e ele falou que eu iria precisar trocar as obturações (são aquelas cinzas, devem ter pelo menos uns dez anos), mas que poderia ser a cada semestre uma ou outra. Só que essa semana eu estava comendo e quebrou uma pontinha do dente (faz 5 meses que fui nele) e descobri que já estava super grave. Fiz tratamento de canal nesse sábado.
    1º Eu não senti dor nenhuma vez, só descobri porque o dente quebrou, isso é preocupante? Não estou sentindo dor. Demorou umas duas horas o tratamento de canal, é normal demorar tanto?
    2º Eu já podia estar com essa cárie ha 5 meses atrás e o dentista não ter visto e por isso estar grave assim?
    3º Achei que o dentista que fez o canal (indicado pelo meu dentista) pecou na higiene, como posso descobrir se vou ter problema com isso?
    4º Vc acha que deveria trocar todas as obturações cinzas o mais rápido possível? Estou com medo de todos os outros dentes estarem podres igual a esse.
    5º Acha que deveria procurar outro dentista?

    1. Monica, vamos lá:

      1. É bom, na verdade… quanto menos dor, melhor. O tratamento de canal, em duas horas, foi rapidíssimo (poderia levar 2, 3, 4 sessões…)
      2. Sim. Mas estamos apenas supondo. Não dá pra afirmar isso pelo seu relato.
      3. Pecou como? Mesmo que ele tenha deixado de lado algum protocolo de biossegurança, é provável que você nunca saiba e nem enfrente qualquer consequência mais séria.
      4. Não. Cada caso é um caso. Se você não se preocupa com a questão estética, só as troque se realmente for necessário.
      5. Não. Mas você tem que confiar no seu dentista. Se você quiser e for se sentir melhor trocando de dentista, é um direito seu.

  26. Ola Dra. Comecei fazer um tratamento de canal hoje 17 de agosto e o dentista quebrou muito meu dente com a broca porque tinha uma obturação antiga. Ele colocou um algodão com remedio e disse pra eu voltar em uma semana. Eu acho muito tempo pq o dente ficou aberto so com o algodao, nao colocou curativo. Ele disse apenas que nao era pra comer desse lado e que podia escovar. Isso ta certo? A obturacao era quase na gengiva. Eu comi e acho que caiu comida mas nao mastiguei do lado do dente. E ta doendo e estou toda fraca do lado do dente é ruim ate pra andar, falar.

    1. Adrissya, seu dentista deve ter deixado o dente aberto porque está saindo secreção. Se ele fechasse, você ia sentir bastante dor. Procure higienizar bem durante essa semana, na próxima sessão ele já deve fazer um curativo.

  27. Olá doutora Ana! Estou com uma pequena dúvida. Fiz o tratamento de canal hoje, acabei em uma sessão, não estou sentindo dor nem nada. Mas quando deitei de lado, o nariz, do lado do rosto que fez o tratamento, começou a vazar bastante um líquido quase incolor, só um pouquinho amarelado. É normal?

  28. Oi doutora, tenho uma dúvida… ha mais ou menos dois meses fiz um tratamento de canal em dois dentes, um do lado do outro. Foi bem tranquilo… só que agora toda vez que passo o fio dental entre eles sinto um odor horrível… porque será? E também me parecem meio escurecidos… obrigada desde já.

    1. Roberta, provavelmente estão acumulando resíduos entre esses dentes, talvez por alguma retentividade nas restaurações (não sei, apenas suponho). O escurecimento é algo relativamente comum em dente não-vitais (tratados ou ainda não tratados).

  29. Olá Dra. Ana, tenho algumas perguntas sobre o tratamento de canal.
    Comecei a fazer o tratamento ha 4 anos atrás, porém não terminei por medo e por sentir dores demais, na época a Dra. me informou que eu tinha 3 raízes, e me auxiliou a fazer o tratamento, começamos… E mesmo com anestesia, eu sentia dores, na primeira e única sessão do canal, ela me deu 3 anestesias e nenhuma delas me livrou de sentir dor… Sendo assim, parei com o tratamento, não senti dores após nem nada, agora voltei a sentir dores mais intensas… Meu dente está inflamado e tem uma cratera nele… A pergunta é, se eu for fazer esse tratamento novamente, pretendo terminar… Irei sentir dores, mesmo com anestesia?

    1. Stephany, via de regra, não. Mas quanto mais você adia o tratamento, maior a chance da gengiva inflamar… o que altera a sua “acidez” e dificulta a instalação da anestesia. Então, não perca tempo.

  30. Boa tarde dra., meu dente dói muito ao mastigar qualquer comida em cima, há 5 meses fiz um canal e coloquei um bloco, mas o dente começou a doer muito e apareceu um abscesso em minha gengiva. Voltei ao dentista e ele disse q tinha q retratar o canal, já retratamos e o buraco q foi feito no bloco tivemos q fechar com resina, e o dente continuou doendo muito e muito alto, batendo no dente de cima, voltei lá, ele disse q a dor era pq estava alto e desgastou um pouco o dente e disse q iria melhorar a dor. Mas continuo sem conseguir mastigar nada no local e o dente continua doendo. O q tenho q fazer?

    1. Alessandra, se o dente ainda bate com o de cima antes de qualquer outro dente (o que configura um contato prematuro), é pra doer mesmo. É preciso remover esse contato prematura, ajustando essa restauração de forma que todos os dentes “batam” juntos, aliviando a força que está só sobre esse dente. Há quanto tempo foi feito o ajuste? Você ainda sente o dente alto? Melhorou alguma coisa com o ajuste?

  31. Bom dia, doutora! Ontem foi minha terceira seção do molar (aquele que faltava terminar, pois tenho dois ja concluídos), a dentista fez os procedimentos por uma hora e meia e no final fez um raio x e disse que estava longe da raiz, e alguns pontos que ela aprofundou eu senti, então ela fechou e deixou para semana que vem. O pior é que devido ao uso do aparelho por muito tempo e sem devidas recomendações, raio x e tbm por culpa minha claro, no meio de outros dentes tem uma cárie que preciso fazer logo, entre o primeiro molar, e estou com medo que seja canal, pois já estou traumatizada com tanta coisa, porém tenho dúvida doutora, com a tecnologia de hoje o dente ainda escurece ? Vejo pessoas que fizeram ha muito tempo e o dente é quase preto.

    1. Ana, o escurecimento do dente é um processo do próprio organismo, não é o tratamento de canal que causa isso. Então, independe da tecnologia. A demora em tratar um canal é provavelmente o principal motivo desse escurecimento, então, constatada a necessidade, sugiro fazer o tratamento assim que possível.

      1. Doutora, assim que eu soube eu ja fiz, pois ao abrir o dente que foi detectado e de imediato ja fiz. Minha dúvida é se ele ainda fica com cor de café com leite, mesmo tratando de início ? Ouvi dizer que a limpeza após obturar também influencia se for bem feito este processo de finalização, isso procede ? E quanto a resina ?

        1. Dificilmente. Sim, é preciso que o dentista limpe bem a coroa por dentro, pra não ficar resíduos do tratamento de canal na coroa. Esses resíduos podem causar escurecimento, também.

  32. Olá Dra. Ana, eu iniciei um canal sabado passado, meu dente estava inteiro sem furos, apenas com carie, a minha dentista abriu o dente senti dor, ai teve que aplicar anestesia, colocou o curativo, nesse momento senti cair um liquido no canto da boca e ardeu muito, mas nem cheguei a comentar, quando cheguei em casa, vir que no canto da minha boca tinha uma macha escura, tipo como se tivesse sido queimada, pode ter sido um tipo de acido, to muito preocupada, me ajude a esclarecer isso.

    1. Cristiane, provavelmente foi hipoclorito de sódio, que é usado pra limpar o canal. O contato deve ter apenas “irritado” o canto da sua boca, não precisa se preocupar. A mancha vai desaparecer com o passar dos dias.

  33. Olá, o meu caso é um pouco estranho. O meu dente não doeu nem nada, mas furou do lado até entre os dois, e não em cima como o comum, então fui no dentista para restaurar antes de perder o dente, porém ele disse que era canal, e esse dente já foi restaurado ha 1 ano +ou-, nesse caso vai ser preciso furar o dente para canal ou pode ser feito só uma restauração ?

    1. Não é estranho não, Christian… cáries entre os dentes (ou nas laterais dos dentes) são comuns. Mesmo que não tenha havido dor, pode haver indicação de tratamento de canal, sim. Se seu dentista disse que precisa tratar o canal, não dá pra só restaurar… antes tem que tratar o canal.

  34. Olá,
    Li seu artigo e fiquei assustada, pois acabo de passar por uma sessão de tratamento de canal, onde a dentista retirou as brocas que usou, de dentro de um pote com álcool. Estou com muita dor no local e preocupadíssima, de ter sido contaminada com uma infecção, uma hepatite, ou algo do gênero.
    Como devo proceder?

    Att
    Fabiana

    1. Fabiana, existe a desinfecção química de instrumentos odontológicos. Não sei exatamente que processo sua dentista usou (provavelmente não era só álcool, talvez glutaraldeído) mas não dá pra dizer que você foi contaminada com alguma coisa por causa disso. De qualquer forma, sim, o ideal e o recomendado é que se faça a esterilização das brocas.

  35. Parabenizo-lhe pela iniciativa de esclarecer dúvidas que muitas vezes ou não temos, ou no consultório nem sempre há tempo para serem esclarecidas pelos profissionais.
    Gostaria que acrescentasse às informações a necessidade de se fazer o tratamento de canal em pelo menos duas etapas, se o dentista deve sempre pedir radiografia para avaliar como está ficando. Também o que muitos já falaram nessa e outra postagem, a finalidade daquela massinha branca. Enfim, qual seria o prazo razoável entre sua aplicação e a próxima consulta, pois ela vai se dissolvendo e ao menos na minha experiência, de forma até rápida. Caberia ao dentista algumas orientações como não escová-la, não mexer com ela, sobretudo mastigar do lado em que está o dente, pois o que geralmente sobrou do dente fica frágil e há o risco de quebrar, pois a massinha não ajuda na resistência do dente.

    1. Neimar, o tratamento de canal pode ser feito em sessão única, 2 sessões, 3 sessões… depende do caso. Eu falo sobre isso aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/10/quantas-sessoes-demora-um-tratamento-de-canal.html

      Sobre o curativo endodôntico (a “massinha”) eu falo aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/08/a-massinha-do-dentista.html . O que você diz é verdade, é importante ter cuidado para mastigar enquanto se está apenas com o curativo, pois o dente sem a restauração adequada dica frágil, e pode quebrar.

  36. Bom dia,
    Um dia estava andando de bicicleta a acabei me machucando, um dos meus dentes maiores (aqueles do meio da boca) ficou um pouco mole e desceu um pouco em relação aos outros, um o dente na mesma posição só que embaixo ele trincou bastante, ficou dolorido e depois de 2 dias ele quebrou enquanto eu escovava os dentes e agora ele está aberto (da para ver a polpa, o “sanguinho” dentro dele) e ficou muito sensivel.

    Mal posso escovar, basicamente estou limpando ele com listerine sem alcool, escovar da uma agonia imensa, e ja faz duas semanas que está assim e daqui 2 semanas vou no dentista para iniciar a reparação, mas hoje (4/7) quebrou um pouco mais e ficou ainda mais sensivel, o meu dente de cima esta endurecendo, não esta totalmente firme, mas melhorou. Estou preocupado com o meu dente aberto, é seguro eu esperar mais duas semanas ou devo procurar outro dentista para ir mais cedo?

    1. Vinícius, antecipe a consulta ou procure outro dentista que possa atendê-lo antes. Não é seguro esperar, tanto pela dor quanto pelo fato do seu dente estar praticamente aberto.

  37. Olá, bom dia. Minha dúvida é que eu fiz um canal ha mais de três meses e logo fiz a restauração, tudo direitinho, e esse mês eu comecei a acordar todas as manhãs com dor nesse dente, mas depois passa, o que significa isso?

    1. Bruna, dor à noite ou ao acordar geralmente é sintoma inflamatório. Como o tratamento de canal é relativamente recente, pode ser só o processo inflamatório se resolvendo, ainda (leva um tempo). Se continuar assim, seria bom seu dentista reavaliar.

  38. Ola, fiz um tratamento de canal e qnd terminei não fiz aquele bloco para tampar o dente, fiquei apenas com aquela massinha branca que eles tampam depois das sessões. Ele ficou assim por quase três anos e com o passar do tempo essa massinha foi se quebrando. Depois de algum tempo com o dente aberto ele começou a doer novamente, então voltei ao dentista, fizemos uma radiografia e a Dr. me disse que seria necessário refazer o canal, e o interessante é que tdo o procedimento foi feito sem uso de anestesia, pois não senti mais dor. Qnd terminamos foi colocada novamente aquela massinha branca e mais uma vez não voltei para fazer aquele bloquinho de metal no dente. E depois de alguns longos meses essa massinha foi se quebrando, e o dente ainda não doi, mas de vez em quando fica dolorido. Corro algum risco? Ainda tenho tempo de fazer esse bloco de metal? Desde já agradeço, e digo que adoro as postagens… BJ

    1. Bruna, corre o risco de perder seu dente. Tratar o canal e não restaurar o dente resolve metade do problema, o que, nesse caso, pode significar não resolver nada. Deixar o tratamento de canal exposto por mais de 30 dias já indica um retratamento, e nem sempre dá pra tratar novamente, porque o dente vai perdendo tecido a cada tratamento de canal. Então sugiro que você vá ao dentista e faça o tratamento COMPLETO, seja lá o que isso envolva (novo retratamento, bloco, coroa, etc.).

      E obrigada. 🙂

      1. Drª, ha alguns dias fui ao dentista para uma avaliação, ai então ele me falou q precisaria fazer limpeza com remoção de tártaro, uma extração e uma restauração, fiz todos esses procedimentos, só q depois q ele fez essa bendita restauração meu dente não está sendo o mesmo, pois depois desta restauração meu dente começou a doer muito, ai voltei lá e ele falou q precisaria fazer um canal, o que não precisaria antes precisou depois, não entendi nada, são 3 sessões, estou pra fazer a última sessão, mas depois desses processos todos meu dente não para de doer e não tem remédios q passem essa dor. Esclareça essa minha dúvida, por favor.

        1. Genilce, nem sempre o “nervo” do dente reage bem à confecção de uma restauração, pois são usados produtos potencialmente irritativos (ácido condicionante, adesivo e resina). Em alguns casos pode “dar canal”, mesmo. Mas o problema não é a restauração, mas a cárie (ou fratura) que estava lá antes… se ela não estivesse lá (mesmo que não doesse), nem seria preciso restauração.

  39. Boa tarde Drª Ana,

    Estou ha uma semana tratando um dente frontal na parte superior da boca na frente, porem desde o dia em que o meu dentista abriu ele pela primeira vez, efetuou a limpeza e colocou o curativo, estou com muita dor, e formou uma bola no céu da minha boca, onde a mesma fica pulsando e doendo o tempo inteiro, já tomei Paracetamol e também Spidufen, mas só alivia um pouco enquanto o remédio está agindo, pode me ajudar ou o que devo fazer?

    1. Késci, enquanto o tratamento de cabal não for concluído, seu dente pode doer. Você tem um abscesso. Se achar necessário, procure seu dentista pra trocar o curativo, deve aliviar a dor.

  40. Oii dra!

    Gostaria de saber se existe algum problema em ter vários dentes com canal tratado. Já tenho 3 dentes com canal, e vou precisar fazer mais 2. Estou com muito medo de futuramente ficar sem meus dentes pq fui uma criança que não gostava de escovar os dentes, sabe? 🙁

    Tem algum problema ter todos esse dentes com canal tratado na boca? Será que dentes com canal no futuro precisarão ser extraídos? Tenho 25 anos e fico muito mal quando penso nisso. :/ Gostaria de voltar no tempo pois teria escovado os meus dentes mais vezes.

    1. Jéssica, não fique triste… bola pra frente. O que importa é cuidar dos seus dentes agora. Não, se os canais estão bem tratados e os dentes adequadamente restaurados, não há qualquer motivo pra você um dia perdê-los. Claro que essas restaurações um dia terão que ser substituídas, mas isso é assim mesmo, e é algo que não coloca seus dentes em risco.

      1. Dra. Ana Tokus, minha dentista disse que a cada troca de restauração tira um pouquinho mais do dente e, portanto, um dia pode vir a dar canal por simplesmente trocar muitas vezes a restauração ou mesmo porque é comum dar infiltração com o passar do tempo. Isso procede? Pois se sim, aí entro no medo que a Jéssica está sentindo, de perder os dentes um dia. Tenho 25 anos e não tenho nenhum canal, ainda, mas TODOS meus dentes após o canino, em cima e embaixo, tem restauração.

        1. Octavio, atualmente, com o advento das restaurações adesivas, isso não procede. Via de regra não é necessário remover tecido dentário pra se trocar uma restauração de resina. Feito com muito cuidado, é possível remover a restauração sem qualquer desgaste do dente.

  41. Boa noite Ana, estou com um dente que as vezes dói, depois passa um tempo ele para de doer, fica meses sem doer, quando eu balanço a cabeça ele dói, será que é canal?
    OBS: Como normal, não tenho sensibilidade nem ao quente e nem frio, e quando bato nele, sinto que ele dói, tenho uma obturação nele preta, bem pequena.

    1. Felipe, pode ser problema de canal, sim… mas não dá pra afirmar isso só com base no seu relato. Procure um dentista pra avaliar antes que o dente comece a doer pra valer.

  42. Meu dente nao dói, mas quando vou escovar os dentes que as cerdas da escova batem na lateral do dente dói muito, ta muito sensível, no caso da pra fazer canal ou vou perder o meu dente? Obrigada!

  43. Bom… lá vou eu novamente, problemas sem fim… :/

    Dra. Ana, há 6 meses fiz um tratamento de canal de um dente superior. Se eu não me engano o dente 14, e posteriormente coloquei uma prótese fixa. Dois meses depois, comecei a sentir um odor e um espaçamento nesse dente. Quando colocava a língua na parte da frente do dente… a pontinha meio que entrava. Resolvi voltar ao dentista e bom… (como foi em uma dessas clínicas populares em que a rotatividade dos profissionais é muito grande), quem me atendeu foi uma outra profissional. Segundo ela, a peça estava solta e isso estava ocasionado o odor ruim, além disso ela disse que eu não tinha adesividade na gengiva para fixar a coroa e com isso teria que fazer um implante. Como eu não concordei com a opinião dela, questionei e em seguida ela disse que o problema seria de mobilidade na boca e isso estava causando o espaçamento. Ela cimentou a peça novamente… desgastou o dente lateral e me mandou ir embora. Fui… (desconfiada), mas fui.

    1 mês depois… comecei a sentir outros incômodos. Dor ao tomar líquidos frios (não necessariamente gelado) e o tal do espancamento ainda continua lá. Acontece que quando eu coloco uma espécie de vedação nesse espancamento a sensibilidade ao gelado diminui consideravelmente. Fiz o teste colocando bolinhas de algodão entre os dentes e em seguida bebi água… senti uma dorzinha, mas bem leve.

    Voltei a clínica, relatei o caso e ela me encaminhou para a profissional que fez o canal acreditando ter algum problema ali, já que no período que a prótese ficou solta, poderia ter entrado saliva e infectado o canal.

    Tiramos um raio X e, de acordo com a Dra., o canal estava sem problemas, mas que ela só teria certeza se removêssemos a prótese e tirássemos outros radiografia.

    Ok… resolvi marcar com a dentista da prótese para fazer o procedimento. Ela orientou que eu não fizesse, pois poderia fraturar a raiz do dente e perder tudo.

    Voltei na dentista do canal… fizemos uma série de avaliações e outra teoria foi considerada: que eu poderia ter uma trinca não visível no dente ou osso (não entendi bem) e se eu tivesse essa trinca… já era, o dente estava perdido.

    As duas me orientaram a aguardar mais um período e caso os problemas persistissem a gente optaria por remover a prótese fixa. Fui pra casa… mas? Voltei cerca de 1 mês e meio depois com o mesmo problema de dor ao tomar gelado e o tal do espaçamento. Para minha sorte ou azar, a profissional “especialista” da prótese fixa tinha saído cedendo lugar a outra dentista.

    Expliquei todo o caso para ela. Tiramos um radiografia e constatamos que a prótese estava bem adaptada (não tinha problemas aí). De acordo com a teoria dela, o meu problema é de infecção na gengiva causando uma retração ao passar o fio dental (pois há sangramento quando uso fio) e essa retração seria a causa desse espaçamento onde sinto dor. Ela me orientou como usar o fio (eu uso freqüentemente após cada refeição) e disse que isso se resolveria, mass… de qualquer forma iria me encaminhar para a profissional que fez o canal. Chegando lá… além de todo o bla… bla… bla surgiu uma nova teoria, além de todas já me informadas anteriormente: possível trinca, retração da gengiva, inflamação (ainda que a radiografia mostre que não há nada), possível mobilidade dos dentes (sendo caso para uso de aparelho), falta de adesividade na gengiva, uso incorreto do fio dental, pino da prótese fixa curto e afins e agora perda óssea.

    Bom… Dra., eu realmente não sei o que fazer. Onde moro não tem outros profissionais especialistas. Fui até em uma outra dentista, mas todos ficam com receio de mexer no meu dente… pois teriam que retirar a prótese fixa e isso causaria algum dano a raiz que já está bem frágil. E o pior, ninguém “chama a responsabilidade para si enquanto profissional da área” e me oriente como agir. Por sou nada mais que uma paciente leiga.

    Eu nao sei que atitude tomar… retiro logo essa prótese fixa e dane-se a raiz do dente (caso aconteça dano) e parto logo para o implante? Fico com a raiz do dente do jeito que esta… e tento deixar essa dor ao gelado passar (tomando os devidos cuidados?) e se eu fizer isso… essa perda óssea não pode aumentar e me prejudicar futuramente? É possível ter uma trinca invisível já que eu não sinto dor ao mastigar nada?

    Se puderes me auxiliar… agradeço muito.

    1. Sharyel, me parece haver uma combinação de problemas, mesmo. Quanto à trinca no dente, só uma tomografia seria capaz de esclarecer isso, já que por radiografia nem sempre é possível visualizar uma fratura, tudo depende do ângulo de incidência do feixe de Raios X. Pelo seu relato há um problema periodontal (no osso em volta do dente), talvez causado ou agravado pela má adaptação da coroa (estou supondo, não afirmando). O pino curto não causaria problema periodontal, mas predisporia a uma fratura de raiz, sim. Enfim… eu começaria fazendo uma tomo. Se não se conformar a fratura, remove-se a coroa, faz-se novo pino e nova coroa. Ou parte-se para a extração e implante de uma vez, se você preferir. Converse com o”9s) seu(s) dentista(s).

  44. Olá, Dra (:

    Meu último molar inferior esquerdo (sem ser o siso) tinha um restauração grande há uns três anos. Há mais ou menos um mês atrás, fraturei um pedaço desse dente comendo diamante negro (quebrou mais ou menos 1/4 do dente).

    Fui na dentista na semana seguinte, desesperada. Chegando lá, a mesma examinou e restaurou de forma direta esse dente (já com resina). Enquanto fazia o procedimento, ela me perguntava se doía, e não doeu nada.

    Ela falou que a restauração já estava bem profunda, e que poderia resultar em tratamento de canal.

    Ela restaurou o meu dente e disse para observarmos como seria o decorrer dos dias.

    Isso já faz 1 mês, eu acho. Sendo que de umas 2 semanas pra cá, quando mastigo em cima desse dente, sinto dor. Ele não dói espontaneamente, apenas quando mastigo em cima. Dói e passa mais ou menos em 1 minuto. Sinto também uma sensibilidade ao gelado. Mas espontaneamente este dente não dói.

    Minha dúvida é: será que vou ter que fazer mesmo um canal neste dente? Isto é um sintoma de infecção/inflamação? Caso tenha mesmo que fazer o canal, será que a anestesia pega? Dizem que quando está inflamado não pega, tenho um medo absurdo!

    Tenho trauma de tratamento de canal, pois fiz uma vez e foi a maior dor da minha vida! Estou realmente desesperada com essa possibilidade. ://

    Obrigada!

    1. Liliane, ainda é cedo pra afirmar a necessidade de tratamento de canal. Mas se a dor que você sente não é espontânea, ótimo… a chance de ter que tratar canal diminui drasticamente. Aguarde mais umas 2 semanas pra ver como o seu dente se comporta, aí procure sua dentista pra reavaliar.

  45. Boa noite. Dra. há 3 meses eu fiz um tratamento de canal do segundo molar inferior esquerdo. O dente estava bastante desgastado (minha esposa brincava, era uma panela sem tampa). A dentista que fez o tratamento levou quase 2 semanas limpando, fazendo curativo e limpando… até que enfim, fez uma restauração e aparentemente ficou bom.
    O problema é que há mais ou menos 4 dias dias venho sentindo um desconforto durante a mastigação. Sempre que mastigo algo do lado esquerdo sinto umas fisgadas e as vezes umas agulhadas. Ontem fazendo alguns toques com o dedo no maxilar região do dente sinto o local bastante dolorido. Percebo que em alguns movimentos com o pescoço o local dói (levemente). Porém a dor mais intensa é quando faço o toque no local (embaixo maxilar esquerdo).
    A Dra. teria alguma recomendação?

    1. César, como já se passaram 3 meses, seria bom procurar sua dentista pra reavaliar. Mas pode não ser nada, talvez ainda um processo inflamatório em resolução, e a dor ser periodontal (nos tecidos em volta do dente) e não endodôntica (no canal, em si).

  46. Bom dia! Dra. fiz canal no dente e já tem duas semanas, mas algo me traz estranheza, a dentista ficou 3 dias fazendo curativo no canal, e na medida do tratamento quando ela colocava aquela agulha e ficava puxando, tive a impressão que ela ultrapassou algo, porque mesmo com anestesia senti dor nesse dia, o que acontece é que ela fechou o canal mas senti fortes dores nos 2 dias seguidos com o canal pronto, mas sinto uma forte pressão no dente quando corro ou ando de forma ligeira, e sem falar uma dor que sinto no céu da boca próximo ao dente que foi tratado o canal, a sensibilidade dos dentes laterais ao canal também, se der qualquer pressão dói, isso me tem preocupado muito, perguntei a ela sobre isso ela apenas me falou que é normal e que certamente passará com uns seis meses, tenho uma amiga dentista a qual me afirmou que não está normal e provavelmente ela fraturou o canal. O que a Dra. pensa disso? Desde já agradeço pelo resposta!

    1. Eu acho que sua amiga está achando demais só com base no seu relato. 🙂 Pode ser uma sinusite odontogênica, pode ser o processo inflamatório ainda em resolução… depende. Se esse incômodo persistir por muitos dias, seria interessante fazer um tomografia de maxilas pra avaliar. Esse exame tiraria a dúvida, também, quanto à existência de alguma fratura de raiz.

  47. Bom dia, vc me respondeu uma duvida esses dias, tenho bruxismo e perda ossea, nao sei se é por isso, e varios tratamentos de canal, o problema é que isso me levou a uma depressao, ontem comecei o decimo dente para tratar canal, me deixou muito mal, a dúvida é: existem muitas pessoas com tanto tratamento de canal? Parece que isso só acontece comigo… pode dar muitos problemas no futuro eu ter tantos dentes tratados assim? Obrigada!

    1. Carina, existem sim. Algumas pessoas têm muitos tratamentos de canal, por vários motivos: cáries, acidentes, traumas, necessidade de apoio para prótese, etc.. Se os canais estão bem tratados, você não precisa se preocupar.

  48. Doutora, eu sou estudante de odonto e tratei um canal de um paciente (16) na terça feira dia 26/05, hoje o vi e ele está com o rosto bem inchado! Tratando-se de um idoso e considerando que a obturação foi feita 3mm aquem do apice, voce acha que é possivel o inchaço ser decorrente do tratamento de canal do 17? Ele reclama de dor no 12 que tem uma coroa provisória ha 4 anos, talvez pode ser o elemento alogeno? Obrigada.

    1. Kamila, o 16 foi tratado recentemente, mas e o 17? Tem endo ou não? Você que tratou? Me explique melhor, por favor.

  49. Olá Dra, fiz um tratamento de canal hoje no dente 16. Na verdade o tratamento não foi completo, a dentista me explicou que esse dente tem 3 canais (três raízes ou nervos, não sei ao certo) e ela só conseguiu acessar um desses canais, ou outros dois estavam obstruídos por uma espécie de nódulo (ou calcificação), então ela não conseguiu fazer a raspagem. Segundo a dentista, ela passou um medicamento que disse que iria amolecer os nódulos e pediu pra eu voltar em 5 dias. Se não amolecer o suficiente para ela acessar os canais terei que fazer uma tomografia. Gostaria de saber se isso é normal (os nódulos)? Se a medicação irá amolecê-los? E em que a tomografia irá ajudar? Obrigado pela sua ajuda.

    1. Eduardo, sim, nódulos pulpares são relativamente comuns, eles obstruem o canal e dificultam o tratamento. A medicação que sua dentista colocou visa facilitar a passagem da lima pra tratar o canal. A tomografia é um exame 3D capaz de mostrar com muitos detalhes o trajeto do canal, o que é uma grande ajuda pra sua dentista nesse momento.

  50. Bom Dia Dra.

    Estive hoje fazendo um tratamento de canal do ultimo molar superior esquerdo. Quando a dentista usou a seringa com aquele liquido (que parece clorofina com um gosto terrível) dentro dos canais para limpar para fechar, o liquido saiu dentro do meu nariz, inclusive me afoguei e saiu sangue da narina. Isso é sinal que perfurou o canal a ponto de perfurar o osso do seio da face? Ela inclusive não conseguiu fechar, porque colocava aquelas cunhas e os canais não secavam, me deixou só com um algodão (dente está aberto), me deu antibiótico e me mandou voltar em dois dias. Tem algo errado né? Obrigada.

    1. Francielen, pela sua descrição é uma pequena comunicação buco-sinusal, sim. Esse tipo de comunicação costuma ser resolvida com a obturação do dente, mas é preciso acompanhar direitinho pra evitar complicações.

  51. Boa noite, doutora!

    Hoje mesmo fui a dentista devido a uma sensação de latejamento em um dente superior. Ela me disse que precisaria fazer canal. Hoje ela abriu o dente e me disse que havia conseguido tirar aquilo que estava me fazendo sentir dor e fez mais algum procedimento que eu não sei explicar o que é. No final ela fechou meu dente com uma massinha que parece um cimentinho e tem gosto de cravo. Ela me disse para tomar antibiotico por 7 dias e voltar lá na proxima semana. Hoje é segunda feira, mas por motivos financeiros só poderei comprar e começar a usar o antibiotico na quinta feira, ou seja, daqui uns 3 dias. Tem algum problema não começar a tomar hoje e só começar a tomar na quinta feira? Isso prejudica em algo nesse processo do tratamento do canal? Assim que saí do consultorio não senti mais dor alguma. Obrigada!!

  52. Eu comecei o tratamento de canal em dezembro no molar com três aplicações, mas tive que interromper para arrancar o ciso, a recuperação do ciso foi demorada, com isso meu molar começou a doer de novo, já tomei anti-inflamátorio, antibiotico, mais 2 aplicações, e meu dente continua as vezes dolorido e até mesmo dói, que pode ser que esta acontecendo, será que a raiz morreu ?

    1. Rodrigo, se você já começou o tratamento de canal, nem deve haver mais “nervo”. A dor é por causa da infecção, é preciso concluir o tratamento de canal e restaurar o dente. Enquanto isso não for feito, o dente pode doer.

  53. Olá Dra. Ana, situação difícil. Tratei um canal e um ano depois o dente quebrou (rachou-se ao meio). Ao tirar os pedaços, notei que a restauração foi feita com material no mínimo duvidoso: a resina, curativo e uma bola de algodão. Fiquei intrigado com o algodão. Não deveria ser só material resistente?

  54. Dra, muito obrigada por essa atenção que vc me deu e dá para as pessoas que estão sofrendo com problemas dentários, um abraço!

  55. Bom dia, 2 duvidas: tenho perda ossea generalizada, os dentistas não sabem se pq tenho bruxismo, ou fisiologica, faço limpeza cada 6 meses, mas não tem muita placa para dizer que é doenca periodontal, eles falam. Ai muitos deles viraram canal, também não sei dizer se é pelo bruxismo, a duvida é: perda óssea leva a ter que fazer canal? Essa perda de osso mexe com os nervos que estao dentro do dente a ponto de ter que fazer canal? Outra duvida, como tenho muitos dentes com canal, li num site que é muito perigoso fazer esse tratamento, que ele causas doenças cronicas pq o dentista não consegue limpar todo o canal e ficam bacterias escondidas num tubo e depois se proliferam causando doenças. Estou deprimida e desesperada por causa desses dentes, so penso nisso, ai li esse artigo fiquei pra morrer, sabe alguma coisa a respeito? Muito obrigada!

    1. Carina, a perda óssea, em si, não leva à necessidade de tratamento de canal. Mas um problema periodontal pode agir em conjunto com um problema endodôntico (de canal), e ser preciso tratar canal, sim. No seu caso, como há bruxismo, o mais óbvio é pensar que o desgaste dos dentes e a força que o bruxismo aplica neles tem causado essa necessidade recorrente de tratamentos de canal.

      Quanto ao que você leu, essa teoria de que tratamento de canal causa (ou mantém) infecção se apoia na vida e obra de um dentista chamado Weston Price (1870-1948) que defendia a “Odontologia Holística”. Os experimentos de Price são superficiais e sem método científico algum. O tratamento de canal não causa infecção, ele remove uma infecção pré-existente. E em caso de insucesso na remoção da infecção, ainda assim não foi o tratamento de canal que causou a infecção.

  56. Bom dia, Doutora!
    Mês passado fiz um tratamento de canal do dente lá de trás e no começo desse mês fui na dentista pra ela fazer o molde da coroa (acredito que parcial). Feito o molde ela fez o curativo e eu fui pra casa. Só que hoje de manhã ao acordar caiu uma parte do curativo junto com um pedaço do meu dente (mas a raiz permaneceu)! Entrei em desespero e logo fui na dentista! Que disse que agora vai ter que fazer outro molde pra coroa total e colocar um pino! Você poderia me explicar pq essa parte do dente caiu? E qual a diferença da coroa parcial e coroa total com pino?
    Obrigada!!

    1. Amanda, parece que houve uma fratura. Como ainda havia parte da coroa, a ideia era fazer um bloco que substituiria apenas a parte perdida da coroa. Porém, agora, perdeu-se a coroa inteira, portanto será necessário uma coroa protética, e essa coroa precisa de um pino pra se apoiar. A diferença no tipo de restauração está, simplesmente, na quantidade de tecido dentário perdido.

  57. Olá Dra. Ana Tokus.
    Preciso de orientação; já passei por dois profissionais e não souberam me ajudar.
    Há vinte dias estou com o meu dente dolorido, nada pode encostar ou mastigar.
    Fiz um raio x do dente, e o mesmo encontra-se com canal e muito bem feito, conforme leitura dos profissionais que me atenderam.
    O n° do dente é 37…
    Obs. usei Malvatricin, Ibupril e faz três dias que estou usando amoxicilina…
    Ainda continuo sem mastigar, pq dói.
    Faço tbm uma observação, eu tenho hérnia dorsal, cervical e lombar. Isso pode afetar ou tenho que conseguir um outro profissional na área de Odontologia?
    Antecipadamente obrigado.

    1. Geraldo, pode ser um problema periodontal (na gengiva e no osso em volta do dente) e não de canal, se ele parece bem feito. Não creio que tenha a ver com as hérnias. Sugiro a avaliação de um periodontista.

  58. Olá Doutora, atualmente iniciei um tratamento de canal no dente 34, entretanto minha dentista falou que uma das raízes está entupida e devido a isso a lima não entra, e nesse contexto a dentista falou que a única alternativa seria a extração, pois se eu insistisse no canal futuramente poderia sentir dor, com tudo nesse meio falei para ela fechar o dente e iria pensar. Procurei outro dentista e ele me disse a mesma coisa, mas não estou conformado, não queria ter que tirar meu dente, você acredita que teria outra saída para meu problema?

    1. Jaime, não sei se esses dentistas que você consultou são especialistas mas, se não forem, seria bom a opinião de um. Se até o especialista (endodontista) achar que não é possível tratar o canal, pode ser caso de extração, sim.

  59. Olá Dra., adorei o blog!
    Andei dando uma curiada, mas não li nada a respeito. Nunca fui boa de dente, aos 12 anos estava no meu primeiro canal de um molar. Hoje, com quase 40, um dentista resolveu radiografar o bendito e constatou que ainda há raiz no coitado. Quer abri-lo novamente e refazer o canal. Ele está quietinho, não sinto nada, inclusive com a mesma coroa. É possível que a raiz tenha crescido tendo em vista a minha idade na época ou foi procedimento mal feito? Será mesmo necessário mexer com ele?
    Obrigada desde já.

    1. Jaqueline, todo dente com tratamento de canal tem raiz. O que ele não tem é o “nervo”, porque no tratamento de canal ele é removido. Vale a avaliação do seu dentista a respeito… se houver algum sinal de infecção (lesão na ponta da raiz, por exemplo), há indicação de retratamento, sim.

  60. Dra, no mês passado senti fortes dores em um dente. Fui ao pronto atendimento e o dentista acabou fazendo o canal. Após isso, fiz o indicado e procurei uma dentista para continuar o tratamento. Em uma seção ela finalizou o canal e disse para eu procurar meu dentista para fazer a obturação e restauração. Fui então ao meu dentista e este me disse que preciso colocar um pino (não sei o nome correto) pois o dente foi aberto demasiadamente e haveria risco de que ele se quebre futuramente. A questão é que meu plano não cobre este procedimento e me foi orçado o valor de R$ 300,00 para realizar este procedimento. Minha pergunta é se este procedimento pode ser mesmo necessário ou não, pois no mesmo dia fiz avaliação em outro dentista e este não me disse nada sobre a necessidade deste “pino”.

    1. Pode ser necessário sim, Ricardo. Quando há muita perda de tecido dentário, principalmente em um dente com tratamento de canal, sem o pino o conjunto dente + restauração pode ficar frágil. O pino é uma forma de deixar o dente menos suscetível a fraturas.

  61. Dra. Boa noite, primeiramente, parabens pelo seu blog e pela sua boa vontade de responder as pessoas. Tenho uma dúvida e gostaria muito que a senhora viesse a me ajudar:

    Recentemente, um dos meus dentes vieram a “quebrar”, fui no dentista e o mesmo constatou que mais 02 dentes tinham cáries, e precisaria ser tratado. Ok, ele fez a restauração dos dois dentes (o que estava quebrado e o que me fez procura-lo, ainda está com restauração provisória). Porém, 2 dias após a restauração feita, comecei a sentir um “choque” no dente, voltei e ele refez a restauração e disse para acompanhar. Isso é normal? Ou pode ser que tenho que vir a fazer um canal do dente? Grato.

    1. Obrigada, Rafael. 🙂

      Acontece. Até 30 dias depois da restauração pode haver alguma sensibilidade no dente restaurado. Mais que isso, é bom procurar o seu dentista pra reavaliar.

  62. Olá, pelo que me disseram ao fazer o tratamento do canal do incisivo lateral foi feita uma perfuração com a broca entre a coroa dentária e a raiz por distal, ao abrir a cavidade de acesso, a coroa do dente partiu passados 3 dias ao mastigar um alimento duro, pode ter partido por causa da perfuração ou por outros motivos? Obrigada.

    1. Acho improvável, Andreia. A perfuração causa uma série de problemas, mas não costuma aumentar o risco de fratura de um dente (a não ser que seja uma perfuração BEM grande).

        1. Geralmente por falta de estrutura do dente pela perda de tecido dentário, porque a abertura do canal não é um procedimento que costuma colocar força sobre o dente.

  63. Boa tarde DRa. Tem como saber se o dente está perdido sem radiografias? Eu já fiz, porém ainda não peguei, mas queria saber se meu dente está perdido, estou com medo de ter que fazer uma exodontia. Meu dente é o 2 pré molar, ele está com uma fratura relativamente pequena (há muito tempo), as vzs dói as vzs nem lembro dele, está um pouco roxo e quando dou leves batidas nele sinto um desconforto. Não queria fazer exodontia 🙁 .

    1. Paula, em casos em que os sinais clínicos são muito evidentes (uma fratura ou cárie muito grande, muita mobilidade dentária, por exemplo), sim, é possível indicar a extração mesmo sem radiografia. Mas, como pra extrair é preciso a radiografia, geralmente o dentista não indica a extração antes de analisá-la. Pelo seu relato, não me parece ser caso de extração.

  64. Meu filho usa aparelho. Ele caiu no banheiro e bateu com a boca. O dente de cima está um pouquinho mole. O profissional que está atendendo ele disse que será necessário fazer um canal. Fiquei amedrontada. O que faço, Dra?

    1. Missilene, faça como o dentista orientou. É muito comum a necessidade de tratamento de canal em casos de trauma, a ideia é evitar uma possível reabsorção da raiz do dente (ela ficar mais “curta”).

  65. Dra. Ana estou retratando um canal que havia feito há uns 3 anos atrás pq a restauração quebrou e demorei a procurar atendimento odontológico. Não fui a mesma dentista que havia feito anteriormente e que era ótima, diga-se de passagem, e estou sentindo muita dor nesse procedimento. Toda quinta vou ao consultório e essa é a segunda semana que sinto muita dor depois que passa o efeito da anestesia. Domingo passado o dente inflamou e eu fui lá para tirar o curativo sentindo a maior dor da minha vida!!!! Ontem retornei ao consultório com ainda um pouco de inchaço na gengiva, mas já sem dor, e as agulhas que ela enfia tem um lugar que dói, mesmo anestesiada dói sempre que ela enfia algo, até aquele algodão em forma de agulha usado pra secar dói. Agora tô em casa sentindo uma dor danada na região do dente. Tá doendo tudo, o dente, a gengiva, o osso da mandíbula, tudo dói! Sequer consigo encostar o dente de cima nesse que está sendo tratado. Isso é normal? Tô ficando desesperada com vontade de mandar arrancar esse dente, não aguento mais sentir tanta dor.

    1. Sim Xênia, o dente pode doer entre as sessões do tratamento de canal. É possível que ainda haja algum resquício do nervo ou um canalzinho acessório.

  66. Fiz um canal hoje e meu dentista deixou um algodao com remédio no local dentro do dente, e disse que após uma refeição eu ia escovar os dentes e trocaria o algodão, mas quando tirei ele sangrou, é normal acontecer?

    1. Fiz a primeira parte de um canal ontem dia 11-05-16, logo apos a doutora ter aberto o dente e ter tratado ele não sentia mais dor, mas essa manha acordei com bastante dor e ate agr estou sentido a mesma, que tem um desconforto enorme, e não posso nem tocar no dente que ja doi, é normal isso? Como proceder?

      1. Reinaldo, o dente pode doer, sim, entre as sessões do tratamento de canal. Procure sua dentista pra reavaliar, talvez seja o caso de fazer um novo curativo.

  67. Dra. Ana! Estou muito angustiada em relação aos meus dentes. Uma restauração profunda acusou mais tarde um canal por de usar aquelas borrachas para acertar a mordida dos dentes, pois uso aparelho. Por demorar a tratar, pelo fato do profissional desmarcar várias vezes, meu molar quebrou. O da banda. Tenho que fazer canal novamente, desde o início, e depois restaurar com resina, mas já me avisaram que não vai ficar num formato de dente, pq quebrou a casquinha de trás, e a resina pode quebrar. Aí agora do outro lado, lado direito entre a banda e outro molar, deu uma cárie, a dentista quebrou os dois dentes, um já restaurou e não me adaptei, e o outro está com o curativo pq será canal, mas depois de uns dias está dando umas fisgadas. O que pode estar acontecendo com esse dente !? Não era para sentir essa sensibilidade forte, sei de pessoas que aguardaram com curativo e não sentiram dor. Estou bem preocupada, pq essa cárie não aparecia em cima, somente dentro do dente. E minha dentista falou que tem que trocar o curativo deste dente.

  68. Bom dia, primeiramente meus parabéns pelo blog, Dra. Ana, faz 10 dias que arranquei dois dentes, um ao lado do outro, infelizmente por falta de dinheiro pra fazer tratamento, só que depois da cirurgia sinto uma leve dor no osso da face do lado onde arranquei, isso pode ser devido a extração ? Outra do mesmo lado comecei um tratamento de canal, com um dia de curativo percebi que atrás da orelha em uma das glândulas nasceu um carocinho, ao apertar doi um pouco, qual sua opinião mediante esses sintomas ?

    1. Thiago, esses sintomas são esperados, sim. As extrações ainda são bem recentes. Quanto ao dente do tratamento de canal, esse “carocinho” pode ser um gânglio ou, até, um abscesso. Converse com o seu dentista.

  69. Estava sentindo uma dor ha uns 6 a 7 dias, comprei uma pomada de sensibilidade, pois achei que resolveria, porque nunca tinha tido essa dor, depois de passados esses dias resolvi ir ao dentista e chegando lá apenas relatando minha dor ele já disse “vai ter que fazer canal”, não me deixou nem pensar se faria ou não, me assustei principalmente porque tenho um problema serio com agulha, quando vejo uma começo a tremer a ponto de desmaiar, marquei para o dia 25, porem estou com muito medo porque quando tira a polpa é a pior hora, a anestesia parece não fazer efeito, tem algum anestésico tópico que eu posso passar na gengiva antes do meu dentista aplicar a anestesia com agulha?
    Tem algo que eu possa tomar para ficar meio “grogue” para não me apavorar tanto ?

    Obrigada !

    1. Ana, dor onde? Na gengiva ou em algum dente em específico? Sim, pode ser passado o anestésico tópico antes da anestesia. Não, quando “tira a polpa” não é a pior hora, não há “pior hora” sob anestesia… você simplesmente não sente nada. Sim, pode ser usado algum tipo de calmante, desde que seu dentista o prescreva. Se um médico prescrever, o dentista tem que ser avisado disso antes do atendimento.

  70. Boa tarde Dra., tenho que fazer um canal mas doi muito na hora de tirar a restauração, por isso nem comecei o canal ainda, ja tomei anti-inflamatório e nao resolveu. O que deve ser feito em um caso desse?

  71. Boa tarde,
    Tenho uma duvida, fiz uma restauração há mais ou menos uns 8 meses, meus dentes sempre foram sensíveis, então não me preocupei muito com a sensibilidade fora do comum, a quente e frio, agora sinto dores nesse dente e tenho duvidas sobre o que pode ser? Sera que vai ter que fazer canal ?

    1. Gabriela, sensibilidade ao quente pode ser sinal de problema de canal, sim. Procure seu dentista pra reavaliar.

  72. Dra, boa tarde. Realizei um canal na semana retrasada. Nesse dia, o dentista colocou um curativo. Na semana seguinte ele tirou o curativo e colocou um material com cheiro de queimado… mas ainda não fechou. Que material é esse? E qual será o próximo procedimento (bloco, restauração, coroa?)… saliento que minha cárie foi bem discreta, meu dente encontra-se todo inteiro (com exceção dos locais que foram abertos para o canal).

    1. Marcela, provavelmente o cheiro de queimado veio do corte da obturação do canal (o material usado na obturação fica “sobrando” para o lado de fora, aí o dentista esquenta um instrumento que derrete essa sobra e corta a obturação na entrada do canal). A próxima fase é a da restauração, mas se é só restauração ou bloco ou coroa não sei… depende do caso. Se há pouca perda de tecido dentério, provavelmente só restauração.

  73. Olá Dra. Ana, eu fiz um canal ha uns 3 anos atrás, e coloquei a coroa, com 2 anos a coroa caiu, e não voltei ao dentista, e agora o dente tá doendo e também dando umas puxadinhas na bochecha, o que devo fazer?

  74. Olá.
    Sexo masculino, hábitos saldáveis, nada de drogas lícitas (inclusive medicamentos) ou ilícitas. Todos os dentes presentes. Todos os molares restaurados mas apenas eles.
    Por falta de dinheiro após uma restauração cair não fui logo ao dentista e o resto já sabe… venho ha uns 3 anos com o primeiro molar superior direito infeccionado. Minha face já inchou, desinchou… não tomo medicamentos, apenas tento dormir e me alimentar bem.
    Como não sabia da gravidade fui adiando e adiando e recentemente li sobre os risco e uma infecção continuamente em meu corpo sem tratamento.
    Há uns seis meses comecei a sentir a visão do lado do dente um pouco desfocada e notei que vem aumentando isso com o o passar dos meses.
    Sinto uma pequena pressão nesse olho (direito).
    Essa inflamação crônica pode ter desencadeado isso? Já viu caso semelhante?
    Semana que vem finalmente visitarei a dentista.
    Pelos relatos de problemas no tratamento de canal e posteriores vou optar pela extração.
    Estou muito triste por perder um dente.
    Minha aversão a consultório e de muita gente é aquele motorzinho terrível e aquela seringa metálica gigante empunhada muitas vezes por mãos trêmulas. Faço trabalhos artesanais e sei como a gente erra quando a mão treme, com os dentistas acontece o mesmo, tenho certeza, com o crânio da pessoa sem fixação, a boca tendo de manter-se aberta no máximo por dezenas de minutos, o profissional em pé, mal posicionado e muitos outros agravantes.

    1. Sim Romero, a causa disso pode ser a inflamação crônica. O dentista vai esclarecer. Mas se o dente tem tratamento, sugiro tratar, por que extrair um dente viável? A maioria dos relatos que você vai ler aqui no blog, por exemplo serão de insucesso ou de problemas ligados ao tratamento de canal… mas isso esperado, as pessoas só perguntam aqui quando têm problemas… quando tudo dá certo, elas não vêm perguntar. Então não tome esses relatos como padrão, a grande maioria dos tratamento de canal resolvem o problema e devolvem a saúde ao paciente, mantendo o dente e evitando a prótese.

  75. Oi Dra.

    Primeiro parabéns pelo site, aqui tirei muitas duvidas!! Excelente essa seção de perguntas e respostas.
    Segundo, minha dúvida. Estou fazendo um canal. O dente inicialmente estava com restauração de amalgama (bem antiga) e passei a sentir dores, depois dores pulsantes, ai dentista abriu, colocou curativo, ficou 2 meses acompanhando (enquanto fazia outros procedimentos… tratou outro dente, fez limpeza geral na boca e tal). E ai o dente com curativo continuou doendo. Ele recomendou canal. Como ele nao fazia, tive que ir em outro. A dentista deu anestesia abriu o dente e doeu muito… então ela disse que ia aplicar anestesia no meio, e nossa… a pior dor de minha vida, nunca fiz um tratamento tão doloroso… então ela me disse que tinha acabado com a primeira parte, pelo que entendi abriu o dente, limpou os canais, e fechou com curativo. Disse que eu ia retornar em uns 3 dias no máximo pra ela por o bloco. Nesse retorno, o procedimento dói tanto quanto o primeiro? Esse bloco é a mesma coisa que a coroa? Fico na duvida pois me disseram que se ela nao colocar coroa o dente quebra depois.

    1. Rafael, pelo que entendi o canal foi finalizado e agora só falta restaurar, o que será feito com um bloco. O bloco é uma “coroa parcial”, digamos assim, e pode ser feito em dentes com tratamento de canal, sim. Depende da avaliação do dentista a respeito.

      1. Doutora, eu estou sentindo uma sensibilidade ao beber agua gelada em 2 dentes quando esta bem gelada doi. Mas foi so ao beber agua, será que e caso de canal ?

      2. Doutora, mais uma pergunta, fiz o tratamento de canal… mas ainda n fiz a restauração, daqui 1 semana vou fazer. Eu n estou escovando esse dente porque o dentista disse que esta frágil, e como não esta restaurado e com curativo, fico com medo de escovar ele e o curativo cair. Tenho que escovar ele ?

          1. Doutora, eu tirei o pontinha 🙁 e era um pedaço do curativo ! E agora que tirei esta vermelha, será que vai ter que tratar o canal de novo ? Vai ficar com bactérias ?

  76. Boa noite, doutora! Fiz um tratamento de canal, e no dia seguinte em que coloquei o bloquinho eu comecei a perceber um mau cheiro muito forte e um gosto estranho, e no segundo dia o bloquinho caiu. Eu voltei ao dentista, ela retirou o bloquinho, e eu fiquei uma semana com um curativo no dente até um outro bloquinho ficar pronto, nesse tempo esse odor estranho continuou e muito forte por sinal, acompanhado de um gosto estranho. Hoje a doutora encerrou meu tratamento, vi que ela colocou alguns remédios no meu dente mas notei pouco antes dela fechar que ainda continuava um pouco fétido. Isso é normal? Caso não seja, o que poderia ser? Pois a mesma não me deu orientação alguma a respeito. Estou pensando em procurar um outro profissional para avaliar, o que a senhora me aconselharia? Desde já agradeço!

    1. Jordana, pela sua descrição esse odor / gosto é de alguma medicação usada pela sua dentista. Eu ia sugerir que fosse alguma desadaptação do bloco e consequente retenção de resíduos alimentares, mas se o odor continuou com a remoção do bloco, deve ser algum produto usado, mesmo. Converse com ela.

  77. Boa tarde, dra. Ana!
    Esta semana fui ao dentista para iniciar o processo de branqueamento em casa, ao fazer o molde o dentista descobriu que tenho um dente morto, a sua cor ja é diferente dos outros, e nao reage ao frio…
    Agora tenho duvida ao fazer o branqueamento, esse dente nao vai clarear, certo? !! Qual é o melhor tratamento? O canal?? Qual o tratamento para este dente (morto) ficar branco? Muito obrigada.

  78. Bom dia! Meu dentista está em dúvida quanto ao comportamento do meu canal, que já mexemos 6x, já foi instrumentado, e tudo mais, racionalmente só faltaria mesmo obturar. O que ocorre é que o dente ainda dói, e ele me explicou o motivo da preocupação dele: disse que deixou uma lima quebrar lá dentro (de níquel titânio), porem ele não sabe se o dente está trincado e se dói por esse motivo, e se estiver, ele não tem certeza se o fato se deu por causa da quebra da lima ou se eu já cheguei com o dente trincado quando iniciei o tratamento. Ele disse ainda que não se vê trincas por meio de radiografias, por isso está ainda estudando o diagnóstico. Tiramos radiografias a cada visita para ver a evolução. O próximo passo, explicou, será remover a lima por meio de ultrassom e ver a reação, acompanhando também por radiografias. Eu acredito que não havia trincas no meu dente, porque ele só doía quando ia alguma comida ali, ou mesmo água gelada. Como devo proceder?

    1. Aline, acho que, se há desconfiança de fratura, o ideal é fazer uma tomografia computadorizada. Aí não ficará dúvida se há fratura ou não. Não havendo fratura, o próximo passo, realmente, é fazer a remoção do fragmento de lima.

  79. Olá doutora,
    Estou com algumas dúvidas. Precisei tratar o canal do segundo molar superior do lado esquerdo. Iniciei o tratamento sem problemas, mas durante o intervalo entre as sessões passei a sentir fortes dores de cabeça, ouvido e mandíbula. Fui ao serviço de urgência imaginando que o problema estava no dente em tratamento. Tirei radiografia e descobri que os sisos inferiores estão nascendo. Agora o que posso fazer? É possível extrair os sisos no intervalo entre sessões de tratamento de canal, ou preciso terminar todo o tratamento até poder finalmente extrai-los? Ou devo extrair os sisos e só então terminar o tratamento de canal? Qual deve ser a prioridade neste caso?
    Obrigado.

    1. A prioridade é o que está causando dor, Carlos. Se os sisos estão incomodando e há indicação de extração, você pode extraí-los mesmo antes de concluir o tratamento de canal.

  80. Olá, alguns dias tive problema serio com anestesia de lidocaina, após aplicação senti dormencia apenas na lateral da face e seguindo garganta e ouvido, tive falta de ar e acho q foi possivel inchaço na glote, não conseguia falar e respirava com dificuldade. Seria possivel ser alergia ou foi erro ao anestesiar o local, foi me dado um comprimido para reverter a anestesia mas, demorou em torno de 1 hora para voltar normal. Qual procedimento devo tomar sobre o que me aconteceu e existe testes para confirmar suposta alergia. Agradeço.

    1. Melba, pelo seu relato parece que você teve uma reação alérgica moderada, sim. Ou foi uma lipotímia, um mal estar passageiro, geralmente associado a uma sensação de angústia e eminente desfalecimento.A lipotímia pode ser causada pela diminuição de oxigênio no cérebro, medo e ansiedade ou hipoglicemia, por exemplo. Já pra saber se foi alergia, só fazendo um teste. Procure um alergologista.

  81. Olá! Estou fazendo um canal e esta saindo um gosto forte de remedio do curativo, e sai ate da comida quando mastigo, é normal sair direto esse cheiro e gosto? Obrigada.

  82. Olá Dra. Ana…
    Fiz o canal p/ colocar bloco, foi efetuado todos os preparativos e estou aguardando p/ colocar o bloco (tampa). Mas nesse período de espera, observo que meu dente esta sensível e principalmente na parte da manhã, quando bato a escova nele, sinto uma dorzinha leve.
    Isso é normal?
    Aguardo e obrigado…

    1. Geraldo, sensibilidade ao frio ou ao quente não é normal para um dente com canal tratado… mas me parece que a sua sensibilidade pode ser periodontal, um incômodo nos tecidos em volta da raiz do dente. Nesse caso, é até comum. Em princípio, ok.

  83. Ola, hoje fui ao dentista e meti massa em dois dentes, mas quando a anestesia passou comecou a doer muito os dentes que pos massa, ja tomei paracetamol mas nem assim a dor passou, e normal ter essa dor? Obrigado.

  84. Boa noite Dra. Ana! Estou fazendo um tratamento de canal. Na primeira consulta, dia 28 de março, o dentista abriu o dente e colocou curativo. Logo após esse procedimento não senti muita dor, mas os dias foram passando e a dor ficou muito forte, então ele me receitou anti-inflamatório (nimesulida), mas assim que passava o efeito do remédio eu voltava a sentir dor. Na segunda consulta, sexta passada, ele retirou o curativo e fez o procedimento para tirar o nervo, que já estava morto e já havia pus no canal. Nesse dia mesmo anestesiada, após todo procedimento, quando ele empurrou a massinha do curativo com o dedo para fechar o dente eu senti como se ele tivesse cravando agulhas, senti a dor bem no osso e já saí do consultório com dor. Essa dor não passou, ao contrário foi aumentando e ficando insuportável. Ele me receitou amoxicilina, toragesic e analgesicos – intercalando dipirona e tilenol de 4 em 4 hs. Mesmo eu tomando todos esses medicamentos a dor não passava, sentia toda região do pescoço e embaixo do queixo muito dolorida. Comecei a tomar então os analgésicos de 2 em 2 hs, não podia esperar passar mais do que isso pq se não a dor ficava insuportável. Hoje pela manhã voltei ao consultório e ele resolveu abrir meu dente, pq eu não estava mais aguentando de dor e tomar tantos analgesicos. Ele abriu o dente e quando mexia dentro eu sentia, então pedi para ele anestesiar. Ele deixou o dente aberto e apos passar o efeito da anestesia tomei apenas um tilenol as 14 hs da tarde, aos poucos a dor foi aliviando e consegui passar o resto da tarde sem analgésicos, apenas fazendo bochechos com malva e colocando bolsa de gelo. Agora a noite esta voltando a dor, mas pelo menos não esta latejando e esta suportavel. Quando eu coloco algodão dentro do dente para comer alguma coisa sinto dor dentro do dente. A ultima vez tirei o algodão tinha sangue. Minha dúvida é se pode o dente doer tanto assim mesmo o dentista já tendo retirado todo nervo? O que pode estar causando essa dor? Não vejo a hora de acabar o tratamento e parar de sentir dor, mas confesso que estou com medo 🙁

    1. Lu, pode. O fato do dente estar aberto diminui a “pressão” dentro dele, o que alivia a dor. Mas a dor que você sente nem é pelo “nervo”, mas pela inflamação / infecção nos tecidos em volta da raiz do dente e lá na pontinha da raiz. Essa dor vai diminuir, pode ficar tranquila, e isso vai acontecer à medida que a secreção for drenando e a “pressão” diminuindo. Aí você vai ver, seu dentista vai poder “mexer” sem que você sinta dor e concluir o tratamento de canal.

      1. Muito obrigada Dra. Ana!!! Parabéns pelo blog e pela sua generosidade em compartilhar tantas informações importantes e ajudar a tirar dúvidas de tantas pessoas! Seu blog é maravilhoso 🙂 Estou mais tranquila e confiante!
        Beijão

  85. Olá! Gostaria de saber até que nível de deterioração do dente é possível fazer o tratamento de canal. Pois o meu dente quebrou quase todo um lado, mas o outro lado está inteiro.

    Grato.

    1. Juan, basta que a raiz do dente esteja boa… mesmo que a coroa toda não exista mais. Nesse caso, seria preciso tratar o canal, fazer pino e coroa. Se você ainda tem parte da coroa, talvez seja só o caso de fazer um bloco. Procure um dentista pra avaliar.

  86. Olá Ana, acabei de tratar um canal e agora preciso colocar o bloco, só que a carência do meu plano dentário para prótese só acaba em julho, tem problema esperar até la com o curativo? Corre risco de ter que refazer esse canal?

    1. Deborah, se o curativo estiver íntegro, você pode esperar, sim. Mas está longe de ser o ideal… tenha em mente que, apenas com o curativo, o seu dente está frágil. Cuidado com o que mastiga.

  87. Olá doutora!
    Tenho um dente que dói muuuuito!! Ele é sensível, nem mastigo do lado dele há anos, e não é por falta de dinheiro, é por medo mesmo. Tenho pavor só de ouvir a palavra “canal” pois esse dente eu vejo um mini buraquinho nele, que quando cai qualquer coisa em cima já foi, até pra escovar, ou quando entra em contato com o buraquinho. Fui no dentista uns 4 meses atrás, ele disse que ele provavelmente estaria “trincado”. Ele trincado terei mesmo assim que fazer o “canal”? Tenho dois já pra fazer canal, um a raiz já está morta de tanto q eu demorei e não fui fazer ainda, e o outro fiz um curativo recente pra tomar coragem e ir. Vou precisar fazer canal neste “trincado” também?
    Ele está em perfeito estado bonitinho ainda, só um mini buraco mesmo, bem mini.

    1. Gabrielle, o fato desse dente estar “trincado” não indica, necessariamente, o tratamento de canal. Se for uma trinca apenas de esmalte, talvez nem seja preciso tratar. Já se for uma fratura mesmo, é preciso avaliar a gravidade dela pra sugerir um tratamento. Pode ser preciso tratar canal? Pode. Quanto ao outro dente, se ele já está “morto”, é preciso tratar, sim. Enfim… compreendo que você tenha medo, mas quanto mais você adia o tratamento, pior. O tratamento de canal – se necessário – é um benefício, vai devolver sua saúde e acabar com a dor… e não o contrário.

  88. Queria saber se o procedimento cirúrgico feito por baixo do maxilar é confiável e se realmente resolve o problema, ou seria melhor extrair esse dente. E a outra dúvida é se a dentista teria que ter falado pra mim sobre o ocorrido, pois até a minha dentista atual abrir meu dente, até então não sabia desse ocorrido.

    1. Se o fragmento de lima está bem pertinho da ponta da raiz do dente, realmente ele não deve sair. Acontece, a lima quebra e não há muito o que fazer, a não ser quando ela quebre mais perto da entrada do canal, aí quase sempre dá pra remover. Num caso como o seu (pelo que entendi o fragmento está mais no fim do canal), muitas vezes esse pedaço de lima fica onde está mesmo, “misturado” à obturação do canal. Só tem um problema: quando há dor. Sendo assim, uma cirurgia paraendodôntica (apicectomia) pode estar indicada sim, e deve resolver o problema… remove-se a pontinha da raiz e o fragmento. Sim, a dentista deveria ter avisado… é o que se deve fazer.

    2. Ola! Minha dentista disse q era preciso fazer canal devido a carie. Fui em outro dentista para fazer o canal, foi feito em uma sessao. Mas ele deixou a massinha do curativo muito alta, quando fui mastigar mastiguei do outro lado do canal, mas mesmo assim um dente pegou no outro muito forte, senti muita dor. Ñ sei se é por isso, mas agora ñ aguento de dor, ñ pode nem relar no dente. Minha dentista vai abrir o dente para fazer a restauraçao. O q pode ser essa dor? Desde ja obrigada!

      1. Li, a dor deve ser por causa do trauma, mesmo. Provavelmente é uma dor periodontal, ou seja, em volta do dente, e não no dente em si.

  89. Olá doutora, bom dia!! Tenho um pequeno problema ha mais ou menos 1 ano e 8 meses atrás comecei o tratamento de canal em um dente pelo convênio, foi feito todo procedimento, até então tudo bem! O dente ficou sensível por um bom tempo e quebrou a restauração, voltei lá na clínica e foi refeito, só que de 2 meses pra cá comecei a sentir incômodo nesse dente do canal, meu convênio tinha mudado então nao daria pra passar mais nessa dentista. Pois bem, consegui arrumar uma excelente dentista, ela iria refazer todo o canal, pois o canal segundo ela teve infiltraçao, não foi bem feito. Dai conforme ela estava tirando toda polpa do dente, ela percebeu que tinha uma lima no meu dente, tirou o RX e foi confirmado, segundo ela. A lima não tem como sair, o dente ta em observação e voltou a ter dores fortes como tinha, ela me falou de um procedimento de cirurgia por baixo para retirada da lima, que realmente ela está provocando a dor, na hora fiquei com medo mas acho que seria o necessário pois a dor é insuportável, tomo remédio de 4 e 4 horas pra dor. Fiquei espantado por a dentista que fez o canal nunca ter me alertado sobre a lima, acho que ela agiu de má fé estou pensando sinceramente em processo.

  90. Olá! Eu gostaria de saber o porquê e de como tratar um gosto desagradável que sai do dente que foi realizado o canal, é um gosto meio que de podre, não sei ao certo, mas parece muito com o gosto do produto que é queimado dentro do dente antes de finalizar o canal.
    Obrigado pela atenção, e boa sorte com sua carreira! Tudo de bom.

    1. Julio, seu dente já foi restaurado ou ainda está com curativo? Porque, geralmente, é o curativo que tem esse gosto “estranho”.

  91. Olá, Doutora Ana! Tudo bem? Há algum tempo meu ultimo dente superior esquerdo começou a quebrar pouco a pouco. Procurei uma dentista e ela disse que eu teria de fazer um tratamento de canal neste dente e várias restaurações em outros dentes, além de retirar os quatro sisos. Fiquei muito nervosa e cheguei a passar mal devido a uma queda brusca de pressão, pois tenho fobia a agulha e antecipo o sentimento de dor, uma reação totalmente psicológica que nem me deixa dormir. Minha mãe me levou a uma outra clínica em que eu poderia fazer tudo com sedação, mas a dentista não conseguiu terminar nem o canal, pois me disseram que eu estava me debatendo muito, fazendo vômito e, apesar de não me lembrar de nada, eu não a deixei continuar. Agora estou com a massinha no dente e minha mãe me disse que terei de voltar lá para terminar, para colocar o pino e a peça, mas sem sedação, pois esta é muito cara. Minha pergunta é: nesta última fase, terei de tomar mais alguma anestesia para terminar o canal? E quanto às restaurações? Se chegar lá e der de cara com uma agulha sem aviso prévio eu vou surtar. kkkk Tenho esse medo e vou começar a tratar com minha psicóloga. Tenho quedas de pressão toda vez que faço exames de sangue ou tomo vacinas! Não está fácil! rs
    Desde já, agradeço, Doutora! Obrigada pela dedicação! Li algumas coisas do seu blog e me fizeram ficar muito mais esclarecida! 🙂

    1. Gabriela, que bom poder ajudar! 🙂 Quanto à sua pergunta: se for só o caso de obturar o canal de seu dente, é provável que nem seja preciso anestesiar. Mas não dá pra ter certeza pelo seu relato. Nas outras fases – pino e coroa – não há mais necessidade de anestesia.

  92. Olá doutora, hoje fui a primeira consulta pra tratar um canal, a doutora disse que iria fazer so o acesso para que a outra dentista pudesse continuar ! Comecei a sentir desconfortos nesse dente apos uma extração de siso que levou a fratura dele… depois de arrancar o siso ficou o buraco e precisei fazer canal, tomei bastante anti-inflamatorio e fui. Chegando la a doutora aplicou a anestesia que não pegou de primeira, pois senti dor qnd ela foi com o aparelhinho tirar o nervo, dai aplicou outra… sem sucesso ! Ate que numa tentativa de aplicar dentro do dente funcionou, mas com bastante custo pq ainda assim senti dor qnd ela aplicou ! Ela colocou um algodão com remédio dentro e colocou o curativo, e me disse que ainda ficou parte do nervo la dentro! Já passou o efeito de tanta anestesia e não sinto dor nenhuma ! Queria saber se na próxima consulta meu dente ja estará menos desinflamado após só esse acesso ou se eu posso sentir dor novamente como da primeira vez por ainda ter nervo ?
    Desde já agradeço.
    Um grande Beijo e parabéns pelo blog.

    1. Junior, certamente vai ser mais tranquilo. Na próxima sessão a medicação intracanal já terá agido, e a anestesia deve funcionar normalmente.

  93. Olá boa tarde. Bem, eu estava sentindo uma dor muito forte e agoniante, em que eu não comia ou dormia direito. Eu estava vivendo a base de remédios, com um buraco enorme e fundo no dente, só comia de um lado. As glândulas da garganta doíam, metade do queixo pra direita doía também, e estava com pus na garganta, e pra completar meu siso doendo tbm, achei que iria morrer de tanta dor, fui então ao dentista fazer o orçamento, e ela disse que eu iria fazer o temido CANAL, expliquei a ela que doía muito e que estava a base de remédios, ela anestesiou o meu dente pra retirar o pouco de remédio que tinha, achei estranho porque a anestesia doi e no meu caso não doeu, alias, eu nem senti ela aplicando, mas quando ela apertava pra anestesia se espalhar parecia que estava indo pra garganta, estranho né ? No outro dia retornei para fazer o procedimento, tive que tratar com antibióticos para sarar a dor, voltei na semana seguinte e, comecei o tratamento. A doutora me anestesiava, só que sentia dor, olhava e dizia sempre que não dava pra mexer porque eu tinha que arrancar o siso, e eu sempre indo e voltando ao dentista, semana sim semana não, ela olhava o dente e mandava eu voltar outro dia, até que o ultimo dia que eu fui ela disse que minha raiz estava sangrando, ela pôs o curativo pra parar de sangrar, para que na outra semana estivesse bom. Dali daquele dia não retornei mais ao dentista, e agora estou com o mesmo dente só que do outro lado doendo, com um buraco e com um pouco de pus na garganta, e ouvido doendo. Conclusão 2 canais a fazer 🙁 🙁 🙁
    Eu nunca conseguia fazer o canal, sempre doía muito, e a anestesia não pegava direito, o que eu faço ???? Não quero viver a base de remédios.

    1. Nada de estranho, Esthefany… a anestesia não tem que doer. Pode haver algum incômodo sim, mas não é regra. E se a região está inflamada / infeccionada e sua dentista apertou, nada mais natural que doa. Se você tem 2 canais a tratar, a dor só vai se resolver com esses tratamentos… não existe milagre. Até que isso aconteça, pode haver dor a qualquer momento. A necessidade de extrair o siso não impede o tratamento de canal, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Você precisa ser medicada pra controle da infecção (e antibiótico não tira dor, você precisa também de analgésico) pra tratar os canais em seguida.

  94. Olá Ana, queria parabenizar pelo site e por tirar nossas dúvidas!
    Assim, eu fiz um tratamento de canal ontem, o dente já está fechado e tudo certo, porém quando mastigo alguma coisa ele dói, isso é normal por se tratar de pouquíssimo tempo?
    Outra dúvida que tenho é que terei que fazer um canal no dente da frente, o dentista me aconselhou de após fazer este canal, fazer um processo de “clareamento” neste dente para ele ficar branco como os demais, fazendo isso ele realmente ficará branco e permanecerá assim com uma boa higiene bucal ou ele “perderá” essa cor com os anos? Mesmo com estes canais, poderei colocar aparelho normalmente, ou isso exigirá algum cuidado diferente?

    1. Sandro, obrigada. 🙂 Sim, considerando o tratamento recente, algum incômodo é esperado, já que há um processo inflamatório em resolução. O clareamento interno deve branquear o dente sim, mas é como qualquer clareamento, é provável que você tenha que fazer novamente daqui a um tempo. Sobre esse assunto eu falo especificamente aqui –> http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html

      Quanto ao aparelho, sim, se o endodontista der ok, você pode usar aparelho normalmente.

      1. Muito obrigado pelas respostas.
        Assim, eu tenho receio, pois em um foi feita uma restauração com pino, pois o dentista disse que sobrou pouco dente, no outro terei que colocar um pivô… meu medo é que um venha a quebrar, ou comprometer, neste sentido, pois o aparelho deve “puxar”(corrigir) o posicionamento… isso pode ocorrer ou é “mito”?

  95. Olá doutora. Estava fazendo algumas restaurações, e falei para o dentista que me atendia que tinha um dente restaurado que dava choque quando eu escovava. Ele fez um raio X e não apareceu nada. Então me encaminhou para uma endodontista. Que na avaliação ela já fez o canal dizendo que meu dente não tinha nada, mas ia ter. Achei estranho isso e fiquei muito triste porque nunca tinha feito canal e a sensação que eu tive é que ela fez canal num dente bom. Pra piorar ela quebrou a lima no meu dente, tirou raio X e disse que não tinha problema e que nem aparecia a lima no raio X. Isso foi em janeiro, agora de uns dias pra cá tenho sentido que meu dente tá ficando mole. Eu mexo nele, não chega a balançar, mas quando eu como tenho essa sensação que ele está mole. E agora?

    1. Cláudia, não dá pra dizer apenas com base na sua descrição se o dente tinha que ter o canal tratado ou não… mas vamos partir do princípio que sim, não faz sentido tratar canal de um dente que não precisa de tratamento de canal (ou que precise de um pino ou algo assim). Uma pequena mobilidade pode estar associada a uma pericementite, uma inflamação em volta da raiz do dente, o que pode se resolver até de forma espontânea. Não havendo dor, em princípio, não acho que você precise se preocupar, mas não fique empurrando dente com o dedo pra “testar” a mobilidade dele, ok?! Isso pode deixar o dente mole de verdade. Se essa sensação de mobilidade persistir nos próximos dias, procure seu dentista pra avaliar.

  96. Boa noite, Doutora.
    Em primeiro lugar, gostaria de elogiar esse espaço na internet!
    Tenho 22 anos e, há uns três anos, após uma consulta de rotina com a dentista, ela me disse que meu segundo molar (acho que é esse o nome, é o na frente do siso, mas na época não tinha siso ainda) direito superior tinha alguma coisa – não sei o quê – e me encaminhou para uma radiografia na faculdade de odontologia da minha cidade, Araraquara. Cheguei lá, fiz a radiografia e, em seguida, cavaram esse dente e me disseram que não seria necessário fazer canal, e então preencheram com alguma resina. No ano passado, essa resina caiu enquanto eu comia um alimento duro. Fui a outro dentista e ele colocou outra. Essa resina ainda não caiu, mas desde ontem estou sentindo algumas dores não muito fortes nesse dente e no da frente. Quando mastigo algum alimento usando esses dentes ou pressiono um pouco essa resina com a língua, sinto uma pontada relativamente forte. Vou tentar agendar uma consulta com dentista para a semana que vem, mas gostaria de saber o que a senhora acredita que possa ser. Obrigada!

    1. Luana, obrigada. 🙂 Provavelmente algum problema de adaptação da restauração. Trocá-la, em princípio, deve resolver o problema.

  97. Olá doutora! Estou fazendo tratamento de canal. Estou com curativo no meu dente, segundo a dentista o dente já está limpo, falta fechar. Porém tenho sentido muita sensibilidade, principalmente à água no meu dente. Quero saber se isso é normal, pois até mesmo na hora de enxaguar a boca na escovação sinto uma dor bem forte , mas q não dura muito.

    1. Tassia, não é normal a dor ao frio em dentes desvitalizados. Antes de fazer a restauração, alerte sua dentista sobre esses sintomas.

  98. Olá doutora. Gostaria de tirar uma dúvida.
    Há uns 3 anos fiz um tratamento de canal em um dente pré molar e na época tudo correu aparentemente bem. O tratamento foi tranquilo. Contudo, na época minha dentista disse que colocaria um pino de fibra no meu dente pois a estrutura estava um pouco frágil. Logo após o tratamento eu falei que continuava com uma dor no dente (na região da raiz pra ser mais precisa). De lá para cá a dor só aumentou e finalmente fiz uma tomo e descobri que a raiz está fraturada. Outro dentista que fui disse que a dentista que colocou o pino pode ter fraturado a raiz no momento que colocou o pino e restaurou. Nesse caso não seria mais aconselhado ter feito uma coroa se o dente estava frágil? Será que colocar esse pino foi uma decisão acertada? Fiquei muito triste e com a pulga atrás da orelha pensando que isso pode ter causado essa fratura. Se puder me esclarecer agradeço desde já. Muito obrigada! Abraços.

    1. Danila, sim, a colocação do pino pode ter causado a fratura (embora seja improvável). Mas é possível, também, que a fratura já existisse antes mesmo do tratamento de canal. Na radiografia nem sempre aparece quando há fratura, porque depende muito do ângulo da tomada radiográfica; já numa tomografia, que é um exame 3D, se houver fratura ela aparece no exame.

  99. Não Dra., ele não me receitou nenhum remédio pois disse q não seria necessário e que sentiria incomodo só no primeiro dia, hoje é domingo e a dor ainda não passou. Analgésicos que costumo tomar não tiram a dor do dente, qual seria o indicado?

  100. Olá Dra! Fiquei muito satisfeita com algumas dúvidas esclarecidas e procurei por um caso igual ao meu e não encontrei.
    Seguinte: depois de muita sensibilidade ao quente procurei um dentista e ele me informou que era necessário fazer o canal do terceiro molar. Na primeira sessão ele abriu o dente, fez o curativo, receitou antibiótico e depois de alguns dias a dor insuportável sumiu.
    Passado uns 15 dias com o curativo, ontem dia 26/02 fui finalizar o canal, a anestesia pegou direto (na primeira vez tive que tomar 5) e então ele me disse que estava tudo ok e que talvez sentisse um incômodo somente nesse dia.
    Acordei a madrugada toda com o dente latejando de dor, principalmente quando eu fecho a boca por completo (pra mastigar também tá doendo muito) Como o consultório só abre na segunda-feira qual a melhor alternativa? É normal essa dor? Pq com o curativo não doía e agora está doendo novamente? Agradeço a atenção, um abraço.

    1. Thauane, não deveria doer tanto, mas algum incômodo é esperado, sim. Você está tomando algum analgésico ou anti-inflamatório? Se não, converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  101. Boa tarde,

    Fiz tratamento de canal em 03 dentes e tem vezes que dói muito, como se fosse canal, dá uma fisgada. É normal? Quando doi eu tomo Ibuprofeno, mas confesso que não aguento mais tomar remédio… estou nessa briga desde Outubro.

    1. Depois de 3 meses você já não deveria sentir essas “fisgadas”, Maíla… muito menos necessitar de analgésico. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar e ver o que está acontecendo.

  102. Boa tarde, Dra. Ana!

    Acabei de voltar do dentista. Fui fazer uma restauração do dente 16 (a restauração anterior estava com infiltração, principalmente entre os dentes) em que o dentista me alertou que poderia dar canal.
    Ele abriu o dente e disse que achava que tinha salvado o dente, no entanto, depois ele me disse que não colocaria uma restauração estética, ia colocar uma que era bem branca, porque ao abrir o dente ele conseguia visualizar a polpa, mas não ia fazer canal, deixaria com o curativo.
    O dentista marcou retorno na próxima semana (03) para avaliação e me disse que se eu sentisse muita dor deveria voltar pra fazer o canal, mas caso contrário ficaria com esse curativo por 90 dias.
    Só que ao chegar em casa, vi que ele não limpou o dente todo e nem tirou a restauração anterior totalmente. Na parte entre os dentes ainda está com cárie. Ainda não senti dor, pois a anestesia ainda está passando.
    Estou bem aflita, pois é a primeira vez que vou a esse consultório e também porque viajo dia 09 e tenho medo que esse dente doa lá na viagem. Esse procedimento feito pelo meu dentista é normal? Pode dar complicações no futuro?

    1. Tayane, me parece que a intenção do seu dentista é evitar o tratamento de canal, deixando o dente com curativo por um tempo pra ver como o “nervo” do dente se comporta. É um procedimento comum, mas não é definitivo. Depois será preciso remover a cárie por completo e restaurar o dente adequadamente.

  103. Boa noite Dra.!
    Fui ao dentista e ele disse que eu estava com uma cárie enorme, que na maioria das vezes ele faria canal, porém iria tentar fazer o tratamento comigo através da pulpotomia. Você poderia me esclarecer como é este tratamento? O canal não seria mais satisfatório e eficaz? Pelo que andei lendo o índice de insucesso é grande desse tratamento… Obrigada!!!

    1. Daniela, o tratamento de canal é uma pulpectomia, ou seja, a remoção total do nervo do dente. Já na pulpotomia, só é removido o nervo da parte coronária do dente, da câmara pulpar, a parte das raízes continua lá. É um tratamento que pode dar certo sim, mas é mais comum de ser feito em crianças e adolescentes. É tentar pra ver.

  104. Boa tarde, Doutora!
    Fiz um canal hoje. Minha dentista me indicou uma outra que faz o canal em uma sessão. Durante a sessão, no momento em que ela estava colocando um liquido e sugando com o sugador que tinha tipo uma agulha na ponta, comecei a sentir uma dor terrível, meu rosto inchou na hora e o dente sangrou muito, muito mesmo, o sangramento vinha de dentro do dente. Eu chorava de tanta dor e ela aplicou mais uma anestesia que não valeu de nada.
    Me receitou meloxicam 15mg, azitromicina 500mg e deocil 10mg sublingual. Ela admitiu pra minha dentista que furou a membrana. Já tomei a medicação e a dor não passa.
    Que membrana é essa?
    O que fazer?
    Isso é normal?
    Obrigada.

    1. Em se tratando de um dente superior, creio que seja a membrana que está no assoalho do seio maxilar, logo acima das raízes dos dentes superiores. Sua dentista vai orientar você mas, em princípio, a obturação do canal resolve o problema.

  105. Olá Dra. tudo bem? Já fiz um tratamento de canal há uns 5 anos. Hoje moro em outra cidade e estou tratando minhas cáries com outro dentista e o mesmo não me pediu nenhuma radiografia. Eu não me lembro o dente que fiz canal então minhas dúvidas são: O dentista só de olhar ele sabe se o dente já teve tratamento de canal? Se ele não souber, ele pode realizar algum procedimento errado? Dente com canal pode apresentar cáries?
    Desde já, muito obrigado!

    1. Danilo, não, só de olhar não dá pra saber se um dente tem o canal tratado, só que ele foi restaurado. O dentista pode até constatar a falta de vitalidade do dente (o “nervo morto”), mas o dente que não apresenta sensibilidade pode estar tanto com o canal tratado quanto necrosado. É preciso radiografar pra ter certeza. Se o procedimento não envolve o canal, não tem muito onde errar. Sim, dente com canal tratado pode ter cárie como qualquer outro dente, ele só não dói, pela ausência do nervo.

  106. Oi, faz uma semana que levei uma pancada no rosto e estou sentindo o meu dente meio mole, o canino, e a pancada foi na bochecha, estou com medo que ele venha a cair, o que faço ?

    1. Johnnyson, procure um dentista assim que possível pra avaliar os danos. Seu dente pode estar mole e voltar a ficar “duro” novamente nos próximos dias, mas também pode haver uma fratura de raiz, necessidade de tratamento de canal, etc.. Quanto antes você procurar um dentista, menor a chance de sequelas mais sérias.

      1. Doutora. Quarta feira agora tenho canal pra fazer em dois dentes !!! No segundo molar inferior meu dente ja tinha um buraco que mostrava a gengiva e era bem quebradinho as partes laterais. Pois então eu fui escovar meus dentes a noite e quando acordei umas das partes dele quebrou mais ainda e sobrou só gengiva, mas da outra lateral tem pedaço de dente!! Me ajude, e agora ????? Estou desesperada !!!

        1. Quanto ao canal, nada muda. O que vai mudar é a restauração que, pela sua descrição, pode ser preciso bloco ou até coroa. Não precisa ficar desesperada… em princípio, tem solução.

  107. Olá Dra, me chamo Alex e já faz um tempo que eu comecei um tratamento em um dos meus dentes, que foi diagnosticado como inicio de cárie. O dentista começou o procedimento e fez a “perfuração” de um dente com cárie, colocou um produto que impedia a entrada de bactérias. No entanto esse procedimento não foi eficaz porque começou a sair do meu dente. Enfim, hoje meu dente está quase que vazio “perfurado” e acaba sangrando, isso é sinal de que terei que fazer um canal ou outro procedimento dentário?

  108. Doutora, estou em tratamento de canal e o meu dentista perguntou se eu gostaria de colocar o pino? Ele me falou que era opcional, confere isso?

    1. De forma geral não é opcional não, Antonio… talvez seja no seu caso em específico. Se a sua dúvida é se é possível fazer uma coroa sem pino, sim, é.

  109. Dra. Estou fazendo tratamento de canal, o dr. vai fazer 6 sessões em um dente de 3 raizes, é necessário tudo isso?
    Outra coisa, sempre 1 dia após ele fazer instrumentação o meu dente dói muito e até sinto um pulsar nele, é normal??

    Att,
    Heloisa

    1. Pode ser necessário sim, Heloisa… e se não fosse, seu dentista não sugeriria isso. É esperado algum incômodo entre as sessões do tratamento de canal, pois há um processo inflamatório em curso.

  110. Bom dia, Doutora. Há uns dez anos atrás eu fiz um canal no dente 11 e coloquei uma coroa. Passado uns cinco anos meu dente começou a soltar e dar infiltração entre o dente e a coroa. E o pino sai junto com a coroa, o que me disseram que não é normal. Meu dente está cerrado na altura da gengiva e quase não aparece pra fora. Com essa infiltração da um mau cheiro terrível. Ja tirei raio X e meu dente está bom. A parte do canal. Gostaria de saber o que deveria ser feito para que coloque outro dente e elimine essa infiltração? E qual o dentista é o mais indicado no meu caso? Ou se o que devo fazer pra ficar mais seguro seria colocar um implante? Me ajude Doutora, não tô podendo fazer implante agora. Mas ficar com mau cheiro no dente tbm não quero. Obrigado.

    1. Adriano, é questão de fazer uma coroa nova. Se o pino também está solto, é preciso fazer novo pino, também. QUanto ao tratamento de canal, em princípio, não é preciso fazer nada, continua valendo o mesmo. Não acho ser caso pra implante, já que a raiz do seu dente continua viável. Procure um dentista especialista em Prótese ou Dentística (estética), embora até um clínico geral possa ajudar você.

  111. Boa tarde Ana, tenho acompanhado algumas publicações suas depois que fiquei sabendo que faria um tratamento de canal pq tenho muito medo. A dentista tinha aberto meu dente para ter certeza se era mesmo canal e na hora que tentou tirar as cáries senti muita dor e aí ela teve a certeza. Tampou com curativo e me passou para outra dentista. Fiquei com o curativo uns quinze dias e não sentia dor. Na sexta feira dia 12 iniciei o tratamento e como senti muita dor e a anestesia demorava a pegar ela aplicou várias vezes aquela mais forte, e a ultima dentro do dente que foi uma dor muito forte mas logo passou e não senti mais nada. Não sei bem o que ela fez, pq estava com tanto medo que, embora ela explicasse passo a passou, eu não conseguia prestar atenção. Acho que me lembro de ela ter falado que, depois de enfiar umas agulhas e tirar um raio X, iria limpar e colocar um medicamento para poder tratar melhor o canal, tampou com curativo e marquei a volta para sexta feira que vem.

    Tenho algumas dúvidas: o que será feito na próxima sessão? A polpa já foi retirada? Ela falou que provavelmente vou precisar usar uma coroa pq a resina não vai ser muito resistente, notei tb que meu dente está um pouco escuro internamente.. Isso seria reversível mesmo sem o uso da coroa? Pois no momento não poderei pagar por uma, embora eu pretenda colocar futuramente… Mas poderia ficar somente com a resina pelo menos até conseguir o dinheiro para a troca? E minha outra dúvida, depois que passou a anestesia comecei sentir fisgadas, e sensação de que o dente pesa, principalmente quando abaixo a cabeça sentindo um pouco de dor, mesmo depois de ter tomado os remédios q ela passou. Durante a manhã quando acordo também boto muita dor e sensação de que tem algo dentro do dente se mexendo… Teria possibilidade de mesmo estando com medicamento dentro e eu tomando via oral o antibiótico que alguma outra cárie tenha entrado no dente? Desde já agradeço a atenção.

    1. Ana, geralmente a polpa já é removida na primeira sessão, e é feita uma limpeza inicial do canal. Quanto ao tipo de restauração, depende da quantidade de tecido dentário perdido: se a indicação é de coroa, não dá pra fazer restauração direta. Digamos assim: dá… mas a resistência do conjunto dente + restauração não será a adequada, e você corre o risco de quebrar o dente e ter que extrair. Não acho que valha a pena arriscar. Se no momento você não tem condições de fazer uma coroa cara, sugiro tratar o canal, fazer o pino (que já é definitivo) e fazer uam coroa mais barata, de resina. Aì quando você tiver condições, faz uma metalocerâmica ou de porcelana. As fisgadas, a “pressão” e a dor ao abaixar a cabeça sao sintomas inflamatórios, esperados nesse momento, não é por causa de cárie.

  112. Doutora, tem problema eu passar mais de 15 dias com um curativo no dente? O curativo foi por conta de uma obturação que eu ainda não terminei.

  113. Olá Dra!! Tenho um dente com tratamento de canal e este dente teve uma infiltração e precisará colocar um implante (segundo minha dentista). Esta semana estou com um curativo, mas a pressão na gengiva é muito forte… parece que estou o tempo todo apertando a maça do meu rosto… e com isso a dor de cabeça é inevitável… Isso é normal?

    1. Fernanda, um implante mesmo (“parafuso” que vai no osso) ou um pino encaixado na raiz? De qualquer forma, a pressão é um sintoma inflamatório e revela uma infecção. Se a ideia for colocar um pino na própria raiz, é preciso tratar logo o canal.

  114. Doutora, boa tarde! Gostaria de tirar uma dúvida com você, infelizmente moro muito longe pra ser pessoalmente. Iniciei um tratamento de canal em 2014 do primeiro molar. Qdo acabou o tratamento, eu falei pra dentista que tava sentindo dor ainda, latejava muito e era sensivel ao calor e quente, mas ela se negou a rever e disse que “meu corpo daria um jeito na infecção”. Como ela não quis mais ver e teimou comigo que o dente tava bom, procurei outra. Tomei varios antibioticos, ela retratou o canal por quase um ano. Abria, fechava, abria, fechava. Até chegar num ponto que o dente tava até pequeno e ela admitiu que não sabia mais o que fazer, e me disse pra procurar uma especialista. Encontrei uma, que tb não tava acreditando mto na minha dor (sempre falam: que estranho, não é possível que ta doendo. Com aquela cara de desconfiança, sabe? Pra que eu inventaria uma dor e gastaria tanto dinheiro então?), mas ela finalmente abriu e achou um quarto canal beeeem grande. Agora não doi mais espontaneamente, não lateja mais, mas continua super sensível ao gelado. Da um choque, sabe? E se deixar algo gelado em cima, tipo sorvete, fica doendo. Agora essa dentista tb teima que ta tudo normal, mas poxa, as duas primeiras tb juravam que não tinha nada, e no final tinha outro canal não tratado. O que poderia causar essa sensibilidade com gelado num dente que, teoricamente, está morto?
    Doutora, obrigada pelo conteudo e por tirar tantas dúvidas assim. Nosso país carece de profissionais interessados e que realmente amam o que fazem como você.

    1. Claudia, que bom que a causa da dor foi detectada… não é incomum que esse tipo de coisa aconteça, certos canais (alguns acessórios) às vezes só são detectados com tomografia. Claro que você nunca “inventou” a dor, não faria sentido, mas o tipo de dor que você relatava, num dente com canal tratado, é algo bem estranho. Enfim… tudo esclarecido. O tratamento desse quarto canal já foi concluído ou você ainda está entre sessões?

      1. Então doutora, esse é o problema. Já foi fechado o dente, acabou o tratamento. A dor latejante sumiu, mas o choque e a dor com gelado não 🙁 existe alguma causa possível pra isso?

        1. Interessante… se tem um sintoma que não se espera depois do tratamento concluído é sensibilidade ao frio. Bom, se a dor latejante se foi, ótimo. Aguarde mais uns dias e vá monitorando essa sensibilidade, que certamente deve diminuir. O mais provável é que ela esteja associada a um dente próximo (o do lado, o de cima) e irradie para o dente recém-tratado. Porque um quinto canal “escondido” é improvável…

          1. Pois é, esse é o mais estranho… o dente do lado dele tem canal feito há anos, nunca doeu, e o do outro lado a dentista disse não ter cárie nem nada. E a dor continua, qualquer gelado sinto aquela fisgada horrível, e se insistir fica doendo um pouco, mas passa rápido. Estou tão frustrada doutora, me arrependo de não ter pedido pra arrancar, pq já gastei tanto dinheiro e a dor não se vai nunca.

  115. Olá, dra! Fiz um tratamento de canal na segunda feira, não tive nenhum problema até agora, porém agora a tarde percebi meu rosto roxo e e a gengiva inchada.

    Vc acha normal? Estou super preocupada. O que fazer nesse caso?

    Detalhe: não estou sentindo nenhuma dor e incomodo, só estou mesmo assustada com o roxo e o inchaço.

    Obrigada!

    1. Vanessa, edema (inchaço) e equimose (o roxo) são mais comuns após extrações dentárias, mas podem estar presentes em outras situações, também. O canal foi concluído mesmo ou foi feito apenas um curativo endodôntico? Se foi concluído, em princípio, com o passar dos dias esses sintomas vão se resolver espontaneamente.

    2. Olá!
      É… não teve jeito mesmo, eu tinha uma restauração que ficou em estado de observação, pois a cárie era profunda, mas a dentista falou que nem era preciso fazer canal, nem nada, mas hoje eu fui lá e ela disse que era canal mesmo, que não precisava nem de raio x, pois ela tinha certeza absoluta. Queria saber se é possível ter toda essa certeza mesmo, e se o tratamento de canal deve ser feito imediato, pois estou com curativo no local do dente.
      Obrigada 🙂

      1. Sim Alice, mesmo sem radiografia o dentista pode ter certeza da necessidade de tratamento de canal, através do exame clínico e de alguns testes específicos. Nem sempre a radiografia traz alguma informação relevante para o diagnóstico.

  116. Olá Drª!
    Bom, antes de fazer a pergunta queria parabeniza-la pela dedicação em responder todos, mesmo sendo repetitivos. Até queria dizer que li muitas perguntas e respostas, mas não achei nada parecido com o meu caso!
    Seguinte: Senti dores muito fortes no dente 16 no inicio do ano, mas por conta de assustos profissionais acabei adiando uma visita no dentista. Fiquei praticamente 1 mês sentido dores no dente, tbm tive mau hálito e até algumas dores no estomago. Já no finalzinho do mês de Janeiro não sentia mais nenhuma dor, mesmo assim decidi procurar um dentista. Batata, a Dentista logo falou q era canal e desde então to no tratamento. Contudo, meu medo/receio é de as bactérias terem atingido o osso do meu dente. Já questionei a minha dentista sobre isso, mas ela disse que o raio x não mostra atingindo o osso. Pergunta: como faço pra ter real certeza que o tratamento do canal é suficiente, tendo em vista q demorei muito tempo pra procurar um dentista? Tbm, as dores no estomago mais o hálito indicam uma gravidade no meu problema?

    1. Obrigada, Diego. 🙂

      O mau hálito necessariamente não tem a ver com o dente 16… a não ser que ele esteja cariado / cavitado e juntando resíduos. Quanto às bactérias atingirem o osso, se não aparece nada na radiografia é porque não atingiram. E se tivessem atingido, eles seriam “encapsuladas” na pontinha da raiz, e apareceria um rarefação óssea periapical (cisto ou granuloma periapical). Enfim… pelo seu relato, basta tratar o canal e restaurar o dente adequadamente.

  117. Ola Dra. Eu fiz tratamento de canal faz 8 meses, e quando uso fio dental de um dos lados do dente sinto uma dorzinha bem leve, e sinto tambem um gosto estranho na boca, como se saisse alguma coisa do dente, isso e normal?

    1. Emanueli, o incômodo ao passar o fio pode ser… mas a secreção, não. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  118. Olá Dra. Ana!
    Preciso de sua ajuda:
    Estou fazendo tratamento de canal em um dente que quebrou, a princípio, o dentista disse que não seria necessário, mas assim que restaurou, o dente começou a doer.
    Voltei à clínica e ele perguntou se doía com quente ou frio e se a dor aumentava à noite, como eu disse que sim, ele disse que então era canal, e abriu meu dente novamente e começou a extrair os nervos, o que me causou uma dor insuportável, a ponto de chorar. Terminada essa sessão de tortura, ele me prescreveu antibióticos e anti-inflamatórios por alguns dias, para que não infeccionasse, pois tinha mexido muito, e marcou horário para mim com a endodontista. Passei por duas sessões com a endo, sendo a última, nessa terça feira, dia 26/01, então, só ficou faltando a restauração definitiva. No entanto, do segundo dia em diante, estou sentindo muita dor novamente, uma dor intensa e latejante, igual a que sentia logo após da primeira restauração. O canal já foi tratado, inclusive, segundo a endo, me mostrou uma radiografia e disse que conseguiu atingir até uma ramificação secundária no finalzinho do canal.
    Qual pode ser o motivo da dor? Poderia ser alguma reação ao material, o cimentinho da restauração provisória?

    1. Sandra, provavelmente é a dor do processo inflamatório, mesmo. Seu dente ainda está em processo de cura, e os tecidos em volta da raiz pode ficar doloridos. Não é dor no canal, em si, mas nesses tecidos. A tendência é a dor diminuir aos poucos e desaparecer. Enquanto isso, se preciso, vcê pdoe tomar um analgésico e/ou anti-inflamatório. Converse com a sua dentista.

  119. Dra. um dente meu que tinha obturação de quando eu ainda era pré adolescente quebrou, fui ao dentista e ele abriu o dente, limpou e colocou um curativo. Me disse pra ligar pra ele na quarta feira pra dizer se eu estava sentindo dores ou não! Pois se sentisse era caso de canal pq a cárie estava um pouco profunda. Mas o comentário dele foi o seguinte quando saí de lá: “Vc me liga em caso de qualquer dor aguda, hj vc vai sentir um desconforto pq eu mexi aí, mas se nos outros dias doer, é canal! Mas acho que n vai dar não e vai ser um bloquinho aí”. Será que vou ter que fazer canal?! 🙁 Estou apreensiva!
    Outra questão, quando ele me deu a anestesia me senti meio tonta, fiquei com os lábios esbranquiçados, me sentindo engraçada e depois um pouco sonolenta mas logo passou, é normal?!

    1. Gabriela, e doeu depois? Se não, não deve “dar” canal. A tontura durante a anestesia, via de regra, é uma reação psicossomática, ou seja, resultado do medo e ansiedade.

  120. Boa tarde Ana,
    Fiz tratamento de canal em 11/11/15 devido a um tombo em outubro, onde tive média fratura da coroa no incisivo central superior/11, no começo sentia um leve desconforto e uma pequena pressão nele quando comia algum tipo de doce ou chupava chiclete, isso tudo foi passando aos poucos;
    No entanto, já faz dois meses e meio e ainda sinto uma leve pressão logo quando acordo e também quando vou beijar sinto desconforto (mas parece que é no tecido em volta);
    Fui no dentista semana retrasada e tirei uma radiografia e ainda esta com uma pequena inflamação na região apical;
    Esse desconforto que ainda sinto, será que é devido a inflamação que ainda se encontra na região?
    Pode acontecer de mesmo depois de dois meses ainda esta em processo de inflamação?
    Corre o risco de ficar sentindo isso pra sempre?
    Desculpa pelo texto gigante, curto muito seu blog;
    Fico no aguardo;
    Bjsss.

    1. Alessandra, sim, o desconforto se dá pela resolução do processo inflamatório, seu dente e os tecidos em volta dele ainda estão em processo de cura. Esse incômodo é passageiro, ams até quando vai durar, não sabemos. O importante é reavaliar junto ao seu dentista de forma periódica e acompanhar.

      1. Oi Ana,
        Mas a pequena inflamação é na região apical, isso interfere nos tecidos em volta do dente tratado?
        E, caso cessar a inflamação esse desconforto irá passar?
        Pode-se dizer que é comum estar inflamado, mesmo depois de tanto tempo, pode ter sido negligência da doutora na hora do procedimento?
        Obrigada!
        Bjss

        1. Sim. Com a resolução da inflamação, o incômodo deve passar. A inflamação é um processo de defesa do organismo frente à possibilidade de infecção, sua dentista não tem controle sobre isso.

          1. Oi Ana,
            Fico pressionando e batendo nos dentes de baixo para ver se o incômodo diminui de vez em quando, esse meu costume pode interferir na cicatrização dos tecidos em volta do dente?
            Mesmo sendo uma pequena inflamação, caso não cessar e não desaparecer, terei que refazer o tratamento de canal?
            Outra coisa, quais as chances de sucesso de um retratamento de canal, de 0 a 100% ?
            Desde já, obrigada por tudo!!
            Bjss

          2. Alessandra, sim, pode interferir. Sugiro que você não faça mais isso. A inflamação não é um problema em si, ela está presente em qualquer processo de cicatrização, faz parte do nosso sistema de defesa… já a infecção, sim. Se a infecção está sob controle, você não deve ter problemas, por mais que esteja inflamado.

            Não tenho como dar uma porcentagem de sucesso sem conhecer o caso… qualquer coisa que eu diga será “chute”.

  121. Acabouuuuuuuuuuuu, acabouuuuuu kkkkkkkk, oieeee Ana, pensa em uma pessoa feliz da vida, exatamente euzinha, hoje acabou o tratamento de canal. Agora só restaurar e pimba, bora ser feliz, estou aqui para agradecer a vc e seu blog, foi de muita valia para mim, e agradeço também aos dentistas do SUS, eles sao demais, dentistas de excelencia. Agora estou enfrentando mais uma luta pra terminar a periodontia, mas estou super animada e deixo essa mensagem para todos q querem vencer seus medos como eu venci o meu: hoje posso dizerque nao tenho mais medo de dentista! A gente carrega dentro do peito todos os sonhos do mundo. Isso é tão bonito, tao encantador, tao cheio de esperança, precisamos acreditar naquela fagulha que fica la dentro dando a entender que tudo vai clarear, clarear e clarear!!!!!!

    1. Que bom, Gerusa. Fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma! —> <3 <3 <3 <—

      Obrigada por ter vindo dar seu testemunho, com certeza vai ajudar outras pessoas que têm medo de dentista. 🙂

  122. Boa tarde, doutora Ana. Por descuido de meus pais e meu também, fui a um dentista somente uma vez. Agora, 10 anos depois, tenho alguns problemas dentais graves, como alguns canais para tratar e a retirada dos sisos. No entanto, eu sei que não terei condições de arcar com todos os custos e creio que eu que não há nenhum caso de dente perdido. Você acha uma boa ideia eu pagar por um plano e no prazo de um ano (o prazo que a maioria dos planos cobrem) ir tratando desses dentes? Eu creio que vou conseguir arcar com a despesa de dois canais, por exemplo. O plano pode recusar cobrar algum serviço devido aos altos custos? Muito obrigado.

    1. Gabriel, sinceramente? Não acho uma boa ideia. O convênio é um atravessador, ou seja: ele pega o seu dinheiro, dá um pouquinho pro dentista, e fica com resto. Seu tratamento vai demorar e com certeza o plano não vai cobrir tudo o que precisa (nunca cobre). Minha sugestão é: procure um dentista e faça uma avaliação pra saber exatamente de que tratamentos você precisa. Tem clínicas que parcelam em MUITAS vezes (tipo 15), via cartão, cheque, até “carnê” 😉 … vale a pena ir atrás de condições de pagamento.

      1. Obrigado pelo conselho! Minha ideia era fazer os tratamentos de pelo menos dois dos canais antes de iniciar um convenio, mas eu nao tinha essa informação de que eles nao cobrem tudo o que prometem!!

        1. Não é que eles não cumpram o que prometem, é que sempre tem as “letrinhas miúdas”, entende? Por exemplo: eles cobrem a coroa, mas só se for de metal. QUe paciente, hoje em dia, quer ter um coroa inteira de metal na boca? Aí acaba pagando do próprio bolso por uma de cerâmica. É mais ou menos por aí.

          1. Dra, comecei o tratamento de um canal no dente inferior do lado direto, o segundo antes do ciso, comecei tem dois dias, a doutora fez um curativo e marcou o dia da volta, mas ainda continua doendo um pouco quando encosta um dente no outro, mas o que mais me incomoda é q esta muito muito mas muito inchada a minha gengiva e a minha bochecha, e quando trinco com o dedo sinto muito dolorido e meio duro. Será que foi por conta da anestesia ? Ou é normal isso ? Me ajude por favor.

          2. Victória, pode ser em parte pela anestesia, mas não os sintomas que você relata não são incomuns entre as sessões do tratamento de canal, ainda mais se o tratamento foi iniciado há 2 dias apenas. Resolução do problema mesmo, só com a conclusão do tratamento.

  123. Doutora! Meu dente estava cariado ha 1 ano atras, o meu doutor disse que talvez ia dar canal, mas ele colocou a massinha e disse que se doesse era pra eu falar com ele. Até então estava tudo bem, mas agora esta doendo muito, a massinha deve estar espremendo meu nervo… Eu devo fazer canal? E esse canal é o mesmo processo do qual a senhora falou?

    1. Rafael, pode haver indicação de tratamento de canal, sim. Sim, o processo é o mesmo que eu descrevo no texto. Procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Oi, Doutora, me ajude… acho que estou com um dente furado e com cárie e é muito chato isso, pois sempre cuidei muito bem dos meus dentes e isso ocorreu comigo, mas ok. Eu só comecei a achar estranho que depois de uns dias eu escovava os dentes e sangrava um pouco, e quando fui examinar o dente está furado, será necessário fazer canal?

        1. Em princípo não, Anna. Remover a cárie e restaurar o dente deve resolver, a não ser que seja uma cárie muito profunda que tenha atingido o canal (o que não parece ser o caso).

  124. Boa noite Drª.
    Estou realizando um processo de estetica nos dentes, preciso usar aparelho… e tambem fazer um implante em um dos dentes da frente, parte superior da boca, meu dentista me aconselhou colocar primeiro um implante provisorio, pra depois que eu termine o tratamento de aparelho odontologico colocar um de porcelana, devido a estetica mesmo. Minha duvida é, se realmente precisa fazer esse tramite mesmo ou eu ja poderia colocar o de porcelana ?

    1. Kelli, implante mesmo (o “parafuso” que vai no osso) ou coroa sobre uma raiz com pino? No segundo caso (a coroa), o ideal é fazer uma coroa provisória mesmo, pois a colagem do bráquete pode danificá-la. Já se for um implante, desde que não seja colado bráquete (e se fosse seria só por motivo estético, já que implantes não são movimentados por aparelho), aí até poderia já ser a coroa de porcelana.

  125. Ola, dia 14/01/2016 fui terminar um canal, quando fui para casa o dente começou a latejar e doer muito e inchou um lado de meu rosto, voltei na dentista que me passou amoxilina e ibuprofeno para dor durante 7 dias. Como a dor não passou, arranquei um pedaço da massa branca e a dor parou e o inchaço parou, mas e agora que devo fazer, procurar outro dentista ou insistir com essa?

    1. Edy, não vejo razão pra trocar de dentista. Tem certas coisas que não dá pra prever, sua dentista age de acordo com seus sintomas e com a forma que seu organismo reage ao tratamento. Converse com ela.

  126. Olá doutora, me ajude, estou com um problema no meu dente e isso está me tirando o sono de tanta preocupação. Eu tenho um dente restaurado já faz uns 5 anos, quando foi agora no final do ano de 2015, dia 27 de dezembro, o dente começou a doer e saia um secreção amarga na minha boca, e um mau cheiro horrível pelo nariz, ai eu fiquei desesperada, mas só no dia 5 de janeiro fui ao dentista, chegando lá ele me examinou, bateu um raio X do dente e disse que o meu dente estava muito infeccionado, quase sem solução. Mas que ele ia tratar pra evitar extrair. Ele tirou a restauração que havia, limpou o dente e disse que primeiramente iria colocar um remédio e colocar o curativo pra não ficar aberto pra combater essa infecção, e após 20 dias eu tenho que voltar pra bater outro raio X e ver se o remédio fez efeito, depois de todo esse processo é que ele vai iniciar o canal. Só que no outro dia após ele mexer nesse dente doeu demais e criou um abscesso pra fora e furou, depois disso a dor parou, mas já faz 3 dias que o dente começou novamente a doer e fica latejando e da umas pontadas, aí eu fiquei com medo de tá criando um outro abscesso por dentro. Doutora o mau cheiro continua pelo nariz, só que não é mais tão forte quanto antes, quero saber se isso é normal devido o dente está muito infeccionado e a secreção amarga pela boca também, já melhorou, quase não sinto. Me diga isso tudo é devido esse bendito dente ou será que existe algo mais de errado, e o procedimento do dentista, ele agiu corretamente? Hoje tá fazendo 9 dias que comecei o tratamento e a próxima consulta é só pro dia 28. Devo esperar ou volto antes pra falar que o dente continua doendo e latejando? Estou com 2 dias tomando amoxilina.

    1. Varluce, não me parece que você tem outro abscesso, mas o mesmo abscesso. Enquanto o pus não drenar por completo, pode haver dor. Eu faria o que o seu dentista fez… a dor não é culpa dele, é da infecção. Se continuar a doer, procure-o novamente pra trocar o curativo ou, até, já começar o tratamento de canal. Deve aliviar.

  127. Olá, estava com uma carie que estava quase encostando no canal, porém não sentia dor, somente vi a carie pois um pedacinho do dente quebrou, comecei a fazer o canal, a dentista disse q abriu e já esta limpo, porém esta aberto apenas 1 canal, ela disse q tem que abrir mais 2, e ela me da varias anestesias, remedios e eu sinto uma pequena dor que me impede de deixa-la terminar, ela disse que é psicologico, tudo bem pode ser, mas eu não consigo deixar terminar, da até vontade de chorar, se eu fechar o dente do jeito que está e fizer uma restauração posso a vir ter problemas depois? Pois estou pensando em fazer isso e caso de algum problema futuramente eu arranco o dente, pois de verdade, é como instinto, não consigo deixar ela encostar a partir do momento q sinto qualquer dorzinha por pequena que seja, e já não sei o que fazer, me de uma segunda opnião. Obrigado.

    1. Rodrigo, não dá pra fechar o dente sem terminar o tratamento de canal… é certo que você vai ter problemas, pois o foco de infecção vai continuar. Talvez seja o caso de sua dentista usar algum tipo de sedação em você (via oral, gás, etc.), pra que você permita a conclusão do tratamento. Converse com ela sobre essa possibilidade.

  128. Olá doutora! No mês passado procurei uma emergência devido a um dente que já era problema de canal. O dentista abriu o dente e fez a limpeza, e disse para q seu procurasse uma endodontista. Quase um mês depois eu consegui passar com a especialista, ela me anestesiou, removeu o curativo, abriu mais o dente e começou a efetuar a limpeza, utilizando a lima. Já quando estava quase terminando o procedimento que ela foi fazer o raio-x. O correto, creio eu, era q ela também tivesse feito uma no começo do procedimento, porém ela não fez! Ela fez um raio X, depois fez outro… Pois bem! Ela me disse que havia uma lima fraturada dentro do meu dente, e tratou de acusar o dentista q eu havia passado na emergência (não vou entrar em questão do verdadeiro culpado, pois será apurado). A questão é: o local onde a lima está é bem difícil de retirar. Doutora, gostaria de saber se for o caso dessa lima ter que ficar onde ela está, ela pode enferrujar?

    1. Alessandra, quando isso acontece e o fragmento está muito perto da pontinha da raiz do dente – e pode ser impossível remover, mesmo -, ele pode ficar onde está. Não, não enferruja, e o pedacinho de lima acaba envolvido na própria obturação do canal.

  129. Boa noite, Dra!

    Fiz todo o tratamento de canal, incluido também a cimentacao do pino, restando apenas o encaixe da coroa de porcelana, mas faz 2 meses que estou somente com o pino, pois o dente provisorio acabou soltando, e nao posso no momento arcar com a peça de porcelana. Existe algum risco da exposicao do pino a longo prazo? Ou devo imediatamente vedar finalmente com a coroa???

    Adoro o Blog!

    1. Matheus, os riscos são dois: 1. O preparo exposto deixa sua raiz mais propícia a cárie, então higienize muito bem. 2. Sem o provisório pra conter e dar forma à gengiva, ela pode crescer e “subir” no dente / pino, e aí será preciso fazer uma pequena cirurgia de correção. Enfim… assim que possível, faça a coroa. Se não der pra ser a de porcelana ainda, que seja um novo provisório (ou a recimentação do atual).

      E obrigada. 🙂

  130. Boa noite, doutora. Ficaria grata se a senhora pudesse me esclarecer uma situação. Quebrei um dos molares inferiores e depois de um tempo, começou a doer. Fui na emergência de dentista pelo sus e foi realizada pulpectomia. A doutora colocou um curativo provisório e disse que eu teria que tratar canal. Expliquei a situação, pois eu nao tinha condições de pagar o tratamento de canal particular naquele momento, mas que em alguns meses teria plano de saude odontológico. A doutora disse que o curativo nao iria aguentar muito tempo e que era melhor eu ir o quanto antes. Ainda nao fui. Hoje caiu o curativo e senti umas agulhadas bem fortes e fui na emergência de novo. A doutora era outra e disse que nao tinha o que fazer e deixou o dente aberto. Ela ia aplicar uma anestesia dentro do dente, mas eu estava com muita dor e nao aguentei a dor. Só existe esse tipo de anestesia depois de ter sido realizada a pulpectomia? Ela disse que nao tem mais nervos pra aplicar a anestesia de outro jeito. Fiquei com medo até de procurar um outro dentista agora 🙁

    1. Não, Camila, a anestesia intrapulpar é uma exceção, geralmente a anestesia convencional controla a dor durante o tratamento de canal. O que deve estar ocorrendo é que há uma inflamação / infecção atrapalhando a instalação da anestesia, por causa da alteração do pH (“acidez”) tecidual.

  131. Bom dia, Dra.
    Eu estava com uma dor muito forte no meu ultimo dente de cima na virada do ano, fui ao dentista da unidade basica, o mesmo abriu meu dente bem fundo e me encaminhou para fazer canal. No final ele perguntou se eu estava sentindo o gosto de uma secreção, no momento eu respondi que nao pq minha boca estava anestesiada, nao estava sentindo o gosto de nada. Porém faz dois dias que sinto um gosto nojento saindo (acho que do meu nariz), meu nariz chega fica trancado as vezes, parece gripe. O que pode ser isso? É normal?

  132. Boa tarde Dra., bem eu comecei a fazer o tratamento para colocar o aparelho, meu dentista falou que eu tinha que fazer um canal, eu fiz o canal, doeu muito, foi 3 sessões so, o meu medico ele restaurou tudo direitinho, so que agora ele começou a doer, ta com umas pontadas finas, isso e normal ? Preciso procurar o meu dentista novamente??

    1. Faz pouco tempo que foi tratado o canal, Jessica? Se sim, pode ser normal, sim. A tendência é esse incômodo diminuir e desaparecer, pois seu dente ainda está se curando, há um processo inflamatório se resolvendo.

  133. Olá Dra, tudo bem? Iniciei um tratamento de canal, o dentista removeu a polpa que já estava morta, medicou e colocou um curativo (massinha branca), só irei para a segunda sessão na segunda semana de janeiro. Tem algum problema? Estou sentindo alguns desconfortos, isso é normal, visto que a primeira sessão foi feita no dia 21/12 (semana passada)?

  134. Olá doutora, obrigada pela resposta, mas aconteceu hoje de manhã enquanto tomava café do curativo cair e tinha colocado do dia anterior, tem problema de ficar exposto o dente? Tá doendo um pouco, estou com medo de infeccionar. Hoje é domingo e achar dentista aqui é muito dificil.

    1. Evite mastigar sobre esse dente e coloque uma bolinha de algodão pra proteger o “buraco”. Troque a bolinha pelo menos após cada refeição. E, assim que der, vá ao dentista.

  135. Olá, tudo bem? Doutora, eu iniciei um tratamento de canal pq meu dente quebrou totalmente, já foram 4 sessões. Na terceira amanheci com o rosto inchado e o dente doendo. No dia seguinte voltei lá como a dentista havia pedido, pra fechar o canal, e falei à ela da minha situação. Ela tirou o curativo e foi bem dolorido, então aplicou uma anestesia, na segunda a dor foi tão grande que eu gritei e ela se assustou! Nossa uma dor aguda que foi na alma! Eu fiquei imóvel de dor, ela disse que tava bem inflamado e receitou antibiótico por uma semana. Tomei, retornei depois de 7 dias com o curativo já quase caindo, então ela tirou mexeu um pouco e sangrou. Eu perguntei pq que ainda doía se não tinha mais nervo nem polpa, nada. Ela só disse que é pq é uma região sensível mesmo. Queria saber se é assim mesmo. Mesmo sem a polpa se pode doer! Foi colocado curativo de novo e vou voltar 2 dias depois. Não aguento mais esse tratamento, não vejo a hora de terminar.

    1. Cláudia, há um processo inflamatório em curso (além da infecção), então pode haver dor com ou sem polpa. Mas como o tratamento ainda não foi concluído, pode ser que haja algum resquício da polpa, sim. A segunda anestesia que você tomou provavelmente foi dentro do dente (intrapulpar), e essa pode ser bem dolorida, mesmo,

  136. Olá, eu terminei o canal ontem e hoje sinto dor leve, mas ainda vou para restaurar o dente, isso é normal, ter dor depois de ter concluído o canal ?

  137. Oi Doutora, tudo bem ?
    Queria saber se for preciso fazer um retratamento de canal em um dente da frente/superior, ele pode escurecer?
    Fiz há uns 3 meses e deu tudo certo, mas tenho medo de ter que refazer e queria saber por curiosidade.
    Grata.

  138. Oi Ana, tudo bem?
    Fiz um canal no dente da frente devido a uma fratura de média coroa no incisivo-11 há 1 mês e meio, até ai tudo bem, não sinto dor desde então;
    Mas acontece que quando vou tomar água ou comer algo doce sinto uma “pressão” no dente e na gengiva acima do dente, tipo puxando pra cima, sabe;
    Será que meu dentista errou e terei que voltar? Até quando tenho que esperar melhorar?
    Queria saber se é normal isso?
    Agradeço muitíssimo pela ajuda.
    😉

    1. Fabiana, uma possibilidade é que a “pressão” seja no 21, ou seja, no dente ao lado. Em caso de trauma frontal, dificilmente se atinge 1 incisivo central apenas. Aguarde mais alguns dias, se aumentar a dor ou começar a doer espontaneamente, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Oi Ana,
        Depois que li seu comentário, fui verificar e realmente é no dente tratado mesmo;
        Quando pressiono a língua no céu da boca na parte debaixo do dente tratado e vou engolir ou comer doce que sinto uma pressãozinha na real.
        É estranho né, pq já era pra estar tudo certo, não acha?
        bjssss

  139. Olá doutora. Terei de fazer um canal no dente 26, há um tempo eu percebi uma bolha que sempre enchia de sangue na minha gengiva… Então procurei meu dentista e ele falou que eu precisaria do canal, não sinto dor ao mastigar, mas se eu pegar na gengiva eu sinto dores…
    Vou fazer pelo sus e só tenho vaga pro próximo ano, será que corre o risco do dente corroer e ser impossível o canal? Ele colocou assim: capeamento pulpar indireto + civ… Desde ja, obrigada!

    1. Hasjna, se o dente está com curativo ou restauração provisória íntegra (e pela sua descrição, está), não há razão para o dente “corroer”. Vocè pode aguardar sem problemas.

  140. Olá Dra. Ana, me ajude por favor, fiz um canal em dois dentes superiores, na hora da restauração eu senti muita dor e falei p dentista, ela falou que ia passar, agora depois da restauração dores como antes, dores de cabeça e tonturas de cair no chão, adquiri uma sinusite ortodôntica, parecer de um médico de emergência, eu tive um edema de glote por conta de vários medicamentos que a dentista passou agora depois de restaurado, não aguento dormir, resumo, não vivo, uma dor, estou querendo morrer… me ajude.

    1. Denise, pelo seu relato é preciso tratar a sinusite. Não sei se a dor é só da sinusite ou dos canais em si, mas se o médico diasgnosticou a sinusite, dela temos certeza. Seria bom avaliar junto a um otorrinolaringologista.

  141. Boa tarde, Dra.! Fiz duas restaurações nos dentes. O primeiro q foi restaurado esta normal, porem no segundo estou sentindo uma sensação ruim, como se a massa que ela colocou estivesse saindo. Tenho outra duvida, a gengiva debaixo desse dente está com uma cor escura, o que pode ser? Outra dúvida, o segundo dente que foi restaurado estava aberto ha muito tempo… porem ele não doía, só estava com a cor marrom e como estava aberto a dentista disse que a restauração ia ficar baixa, porque estava quase sem parede… Queria saber se posso colocar aparelho mesmo com esse dente quase sem parede? E se não corro o risco de perder meu dente por isso, já que ele está normal, tirando o fato de sentir que a restauração esta saindo.

    1. Ana, na dúvida se está saindo ou não, o ideal é sua dentista reavaliar. A cor escura parece ser do dente mesmo, que ficou aberto por tanto tempo, e a gengiva, que tem certa transparência, está mostrando a cor do dente por baixo. Sim, você pode usar aparelho se houver indicação pra isso, procure um ortodontista pra avaliar. Não vejo razão, pelo seu relato, pra você perder o seu dente.

  142. Bom dia Ana,

    Após o tratamento de canal, qual o tempo de cicatrização do dente? E sobre os sintomas de desconforto, levam dias, semanas ou meses?

    Obrigada!

      1. Obrigada Ana, é que estou desconfiada, porque sinto os músculos acima do dente tratado quando vou sorrir, e isso já faz uns 25 dias.
        Precisaria voltar ao dentista para averiguar, pode ser que esteja inflamado ainda ou aguardo mais 1 mês?
        Obrigada.

  143. Dra. Ana,

    Boa tarde!

    Fiz uma restauração de um dente hoje, muito fundo segundo a dentista, e ela me disse que a chance de dar canal é 80%. Mesmo assim a restauração foi feita pois o dente havia quebrado e a carie estava bem funda. Minha dúvida é, se tem alguma maneira de eu evitar dar canal, mesmo após a restauração? Tem algum cuidado que eu deva ter para que eu evite isso? Existe um tempo estipulado para refazer a restauração?
    Aguardo resposta.

    Atenciosamente,

    1. Não Stephanie, agora é só aguardar pra ver como o seu dente vai reagir à restauração. A duração de uma restauração depende da higiene e dos hábitos do paciente, além da própria técnica de confecção, em si. Pode durar 2 anos, 5 anos, 10 anos…

  144. Olá… bom dia!
    Estou realizando um tratamento de canal desde o inicio de setembro, há um pouco mais de uma semana a dentista já fechou o canal (até porque já estava há muito tempo com o curativo e teve que “alargar” o canal). Segundo a mesma, de acordo com o raio X o canal foi feito com sucesso, porém, durante 3 dias após a conclusão (ainda com massinha como curativo) senti uma dorzinha incomoda que ia e voltava. Ao retornar ontem ao consultório, ela disse para ficar com o curativo por mais 3 dias para ver se a dor iria persistir, para ai sim moldar a coroa.
    No entanto eu sinto uma leve dor ao pressionar o dente (seja com comida ou com o dedo) e como se tivesse uma vontade de coçar…
    Gostaria de saber se é normal, e se já é viável moldar a coroa para colocá-la.
    Essa dor ao pressionar não sei se ainda é do procedimento ou não, se já era para ter passado.

    No aguardo. Obrigada! =)

    1. Carolina, me parece ser apenas um incômodo relacionado ao período pós-procedimento. Os tecidos em volta da raiz do seu dente estão em cura, há um processo inflamatório em curso, o que é normal e esperado. Até ele se resolver, pode haver alguma sensibilidade. Creio ser viável moldar pra fazer a coroa sim, mas é sua dentista quem decide se já é hora.

  145. Fiz um tratamento de canal ontem (19/11/2015), mas como tem uma inflamacao ela deixou aberto so fechando com algodao e me receitou um antibiotico por 10 dias. Acontece que acho que devo trocar o algodao, pois acho isso nojento. Nao sei como faco e que algodao usar? Tenho que voltar em 10 dias. ESSE PROCEDIMENTO E CORRETO?
    Obrigada.

    1. Teresa, troque o algodão, sim, após cada refeição. Algodão comum, não precisa ser estéril, a ideia é apenas proteger o interior do dente da entrada de resíduos alimentares. Às vezes o dentista opta por deixar o dente aberto, quando há secreção saindo dele, tanto pra drenar essa secreção quanto pra evitar que o paciente tenha dor.

  146. Olá, Dra. Obrigado por responder às perguntas.
    Em 02 de agosto a dentista limpou o dente (ao lado do siso) e o preparou para o dia 30/08 fazer o tratamento de canal. Feito isso, ela disse que para concluir a restauração definitiva precisaria remover o siso. Tudo bem, pois ele também estava sobrando, sem dente no maxilar para cumprir a sua função mastigatória igual, daí extraí ele. Tambem senti uma pontada vez ou outra que me subia até o ouvido e eu dei a culpa pro dente siso, dessa pontada. Pois bem, removi o siso dia 12/11, depois de três tentativas, pois sou muito enjoado e desmarquei 3 x de medo por sentir ansia de vomito psicológica. Mas pra encurtar a história, hj ainda sinto aquela pontada volta e meia, o que me leva a crer que nao era o dente siso que me doía. Agora estou achando que o q esta dando as pontadinhas é o canal feito. Pelo que li o dentista vai pedir pra fazer um raio x pra ver como ficou o canal desse dente. Pois assim do jeito que esta eu nao vou concluir a restauração dele, vai ser dinheiro no lixo. A minha pergunta: ja faz quase 3 meses que fiz o canal e ainda estou sem a restauração definitiva, por quanto tempo dá para ficar sem fazer a restauração completa. 2. Dependendo do raio x vou ter que refazer o canal? 3. As dorzinhas que sobem ate o ouvido podem desaparecer?

    1. Ademir, o ideal é fazer a restauração logo após a conclusçao do canal, já que, apenas com o curativo, o dente fica frágil e pode ocorrer uma fratura, por exemplo. Mas em tese, é possível ficar uns 6 meses com o curativo. Não me parece caso pra retratamento de canal, as dores que você sente tendem a diminuir e desaparecer.

      1. Dra, hj dia 04/01/2015 eu ainda sinto, volta meia, aquela pontadas no dente que fiz tratamento de canal em 30/08, e que eu achei que fosse o dente siso. Ainda nao fiz a restauração definitiva pq extraí o siso em 12/11 e mesmo assim sinto algumas vezes ao dia essa pontadas que duram alguns segundos e depois desaparecem. Seré q eu espero mais um pouco para terminar o dente? Não gostaria de ter concluído o dente e ainda ter a possibilidade de ter que remover tudo. E depois de quanto tempo essas pontadas devem desaparecer?

        1. Ademir, sugiro uma reavaliação junto ao dentista que fez o tratamento de canal. Se ele liberar, restaure logo, mesmo com as “pontadas” (que, em tese, realmente você não deveria mais sentir). Apenas com o curativo seu dente está frágil.

  147. Doutora, fiz um canal ano passado super bem feito, só que esse dente anteriormente foi obturado e aí depois que fiz o canal o outro lado ainda permaneceu com uma parte da obturação antiga, e agora na parte da massa que fechou o canal tá aparecendo uma coisinha marrom, nao sei se é a massa ou é cárie, se for cárie o que eu tenho que fazer, ou se for a massa que já esteja velha? Essa coisinha marrom é perto de uns fragmentos que restou da obturação velha que fiz antes desse canal. O que a senhora me aconselha.

    1. Thais, pode ser apenas uma mancha no próprio dente, por causa da restauração antiga. Mas, se for um pedaço da restauração antiga, recomendo que seja removido e o dente restaurado novamente (pelo menos, essa parte “antiga”).

  148. Meu nome e Erika, estou no tratamento de um canal, ela esta enfiando umas agulhinhas e disse que tem secreção, e se tiver secreção quando eu for de novo teremos que ficar enfiando essa agulhinhas.

    … Tbm queria saber se e normal essa secreção no dente ?

    1. Sim, Erika. E enquanto houver secreção, não dá pra concluir o tratamento. Sua dentista ainda vai ter que limpar o interior do dente com as “agulhinhas” (que são limas, na verdade) mais algumas vezes.

  149. Me tire uma duvida, pelo amor de Deus 🙁
    Tenho um dente que esta bem cariado, na verdade so tem a parte de fora porque o meio ja se foi.
    No dia 8 de outubro meu dente inflamou, fui no dentista e ele me receitou amoxilina, diclofenaco e ibuprofeno. E estou ate hoje com ele imflamado, ja faz 1 mes que sofro de dor no dente e com isso minha garganta, ta inflamando meu ouvido e sinto muita dor na fonte. Detalhe, eu tenho panico de dentista se eu sentar la na cadeira como ja tentei minha pressao cai, entao tenho que tomar calmante. Mas estou disposta a tratar do dente, só que ela disse que so pode mexer quando ele desisflamar. Faz mal eu estar ha 1 mes tomando essa bomba de medicamento? SOCORRO imploro ajuda 🙁

    1. Faz mal sim, Danielle. Sua dentista prescreveu a medicação por quanto tempo? Você deveria ter tomado por esse tempo e logo em seguida ter voltado no consultório pra tratar. Alguma inflamação sempre vai haver, dadas as condições do seu dente, e porque há uma infecção, também. Procure sua dentista.

  150. Boa noite! Comecei a fazer canal, vou para 2ª sessão em 19/11/15 e antes disso sentia o dente como se estivesse “crescido”, “grande”. No meio do procedimento, senti uma dor horrível e a profissional me informou que estava muuiito inflamado. Me aplicou a anestesia e depois disso não senti mais nada. A minha pergunta é: não é possível saber antes do procedimento se o dente está ou não inflamado? Dizem que quando existe a inflamação, a anestesia não pega. Isso é verdade? Como a minha dentista conseguiu anestesiar meu dente que segundo ela, estava super inflamado? E para finalizar: tenho que fazer canal no 2º pré-molar superior e estou sentindo a mesma coisa (sensação de dente crescido, grande) e com dor quando aperto a maçã do rosto do mesmo lado deste dente. Será que está inflamado? Obrigado e fique com DEUS!!

    1. Patricia, inflamação e infecção são coisas diferentes. Um dente com infecção (com o nervo necrosado, por exemplo) pode não estar inflamado. E um dente inflamado e bastante dolorido, pode ainda não estar infeccionado. A inflamação é uma reação de defesa do nosso organismo contra uma infecção ou possível infecção. Então, nem sempre é possível saber se um dente está inflamado até abri-lo. A inflamação altera a “acidez” dos tecidos, o que dificulta que a anestesia “pegue”, então é verdade que quando um dente está inflamado, a anestesia às vezes não funciona bem. Às vezes. Que bom que no seu caso deu tudo certo. A dor à palpação e a sensação de “dente crescido” são sinais de infecção, que deve ser controlada com o tratamento de canal.

  151. Ola Ana tudo bem? É o seguinte estou fazendo tratamento de canal, em um dente e vou ter que fazer em outro, ja fiz tres sessoes, graças a Deus tudo esta correndo normal, o Dentista é maravilhoso, estou encantada com sua mobilidade e calma, enfim, ele me demonstra confiança, só que eu estou com pressa, pois o fim de ano esta vindo etc, e o tratamento que estou fazendo é pelo sus e as agendas abrem num espaço muito longo, ex: hoje é dia 4, fiz a terceira sessao e ele mandou marcar o retorno, o retorno é dia 20, foi o mais proximo que eu consegui, eu queria saber se posso fazer pelo meu plano de saúde o outro dente, ja pesquisei e vi que o dentista atende pelo plano que eu tenho, mas faço essa pergunta porque ja sofri esse tipo de preconceito por ter plano de saúde e usar sus, o medico me disse que eu estava tirando o lugar de quem nao tinha plano etc…, eu respondi que estava ocupando meu lugar como qualquer outro paciente com ou sem plano, tinha os meus direitos como cidadã, pensa no constrangimento e o bla bla bla que foi no dia, enfim, estou com receio de falar pro dentista que eu tenho, entendeu? Agora que eu começei o tratamento nao quero parar, quero só agilizar fazendo o outro dente que é o 16, sera possivel fazer os dois ao mesmo tempo ou vou ter que esperar?

    1. Gerusa, você tem toda razão, o uso do SUS é um direito de todo cidadão brasileiro. As pessoas acabam tendo plano de saúde particular porque o Estado não cumpre seu dever, que é oferecer saúde à população. Portanto, não se sinta constrangida, é um direito seu usar o SUS, usar seu plano, pagar particular… fazer o que você quiser. Você não está “tirando a vaga” de ninguém, o que faz isso é a corrupção, que mina os recursos pra se atender as pessoas com dignidade. Sim, você pode tratar um dente pelo SUS e o outro no consultório do seu dentista, pelo convênio.

  152. Oi Ana. Gosto muito do seu Blog. Eu tenho uma pequena dúvida, fiz já 2 tratamentos de canal no mesmo dente e voltou a aparecer uma bolha branca na gengiva no mesmo dente. O que aconselha fazer outro tratamento canal? Obrigado.

    1. Henrique, depende do caso… mas se o dente já foi retratado uma vez e a infecção persiste, pode ser caso pra apicectomia (uma pequena cirurgia pra remover a ponta da raiz do dente, onde está a infecção). Seria interessante a avaliação de um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal).

  153. Oi Ana, parabéns pela página ! Estou fazendo tratamento de canal, a dentista ja fez a limpeza do dente e ja colocou um remedio, o dente é um do fundo e já quebraram dois pedaços dele, qual procedimento deverá ser feito? E outra dúvida, o tratamento de canal não pode ser feito em uma sessao apenas não?

    1. Deivison, é preciso concluir o tratamento de canal. Isso feito, é preciso considerar quanto da coroa do dente se perdeu pra determinar a forma de restaurá-lo: restauração direta OU bloco OU coroa + pino. Sim, o tratamento de canal, em casos específicos, pode ser feito em sessão única.

  154. Doutora, bom dia!
    Ontem, até que enfim, iniciei meu canal. Trocado o curativo, dormi sem dor depois de muito tempo, mas sinto um gosto horrível do remédio na boca, isso é normal?

  155. Ola Dra. Ana, a obturacao de um dente caiu e fiquei alguns meses com o dente aberto porque tenho medo de ir ao dentista, quando a dor comecou a incomodar fiz uma consulta, mas este caso ja era um canal e estava bem inflamado, o que tornou o tratamento muito doloroso… foi feito em 2 sessões… apos o tratamento comecei a sentir dor e a suspeita foi que a restauracao estava alta… entao ela foi desgastada e iniciei um antinflamatorio por 3 dias… nao resolveu a dor e quando voltei abriu o dente novamente e limou (ainda estava com dor)… aplicou algum remedio la dentro q nao sei o que eh… e iniciou amoxilina por 7 dias… depois do tratamento a dor continuou… voltei novamente ao consultorio e o dentista passou a lima novamente com dor, reaplicou o remedio la dentro e trocou o antibiotico para azitromicina… estou agora no 3 dia do remedio… e ainda com dor… o que pode ter acontecido para nao dar certo o canal? Qual o proximo passo? Ainda tem chances de salvar este dente?

    1. Carolina, pode ser uma infecção resistente. É preciso aguardar pra ver como seu organismo vai se comportar com o novo antibiótico. Em princípio o dente não está perdido, é só questão de controlar a infecção. Converse com o seu dentista.

  156. Olá Dra. Ana! Em primeiro lugar, parabéns pelo site e pela prestatividade.
    Da minha adolescência até a fase adulta eu tive problemas com depressão e timidez. Um dia eu fui num dentista de um posto de saúde fazer uma obturação e ele me xingou, eu comecei a chorar e disse que eu tinha depressão, sai do consultório chorando. Quando cheguei em casa, minha mãe disse que ele tinha ligado lá em casa para pedir desculpas. Depois desse episódio comecei a ter receio de ir ao dentista, só ia em últimos casos. Até que ai pelos 25 anos fui em um dentista muito legal, que colocou aparelho nos meus dentes e a partir daí passei a ir todo mês durante 5 anos nesse mesmo dentista. Quando tirei o aparelho continuei indo na esposa desse dentista e fiz outros procedimentos. Acontece que há dois anos eu mudei de estado e desde então fico adiando a ida ao dentista, pois eu não sei em qual ir, tenho receio de ir num dentista ruim, que me maltrate como já aconteceu. Não tenho medo algum dos procedimentos, tenho receio do dentista. Se eu estivesse morando na minha cidade natal já teria ido há muito tempo… Bem, não posso mais adiar pois, tenho infiltrações em alguns dentes, tenho que trocar restaurações, enfim, dar manutenção de praxe.
    Gostaria de saber o seguinte: Tenho um dente do siso que nasceu muito torto, ele criou uma cárie, a minha dentista na época fez uma obturação, mas acabou quebrando e agora tem uma cárie enorme, enorme mesmo, embora não doa nada, nem ao comer, nem ao beber. Gostaria de saber se tem como obturá-lo ou se por ser torto só me resta extraí-lo mesmo?
    Outra pergunta: Tenho um dente restaurado, de um tempo para cá sempre quando vou dormir eu sinto um incomodo nele, parece que tem algo dentro dele, para comer, para beber quente ou gelado não sinto nada, mas todo dia a noite eu sinto um incomodo nele, será que é porque com o tempo de mastigação vai pressionando o dente, a mordida não fica certa e por isso ele fica assim? Porque parece que a restauração esta integra ainda.
    Ah, a Dra. conhece algum dentista de Campo Grande/MS que é legal e poderia indicar?
    Desculpa esse montão de perguntas, é que eu queria saber algumas coisas pra ter uma noção da minha situação.

    1. Ana, pode haver indicação de extração desse siso sim, principalmente se ele está mal posicionado. Isso, em si, é um fator de retenção de resíduos, o que pode levar a cáries e outros problemas, como você mesma percebeu. Quanto ao dente restaurado, se ele dói só à noite, pode haver um pequeno processo inflamatório (à noite ficamos mais deitados, o que aumenta o fluxo de sangue na região da cabeça, o que explica que os sintomas inflamatórios fiquem mais evidentes). Em Campo Grande, no momento, não tenho nenhum dentista pra indicar, se eu souber de alguém, aviso por e-mail. Mas não fique esperando por mim, converse com um amigo ou conhecido, sempre há alguém pra indicar. O importante é você se tratar logo, pra que os problemas não piorem.

  157. Olá doutora.
    Fiz um canal no dente 24, daí a dentista escreveu um papel para eu entregar pro meu dentista:
    “Região de furca fraca, coroa perfurada prognóstico desfavorável”.
    O que pode tá acontecendo realmente, o dente pode quebrar de vez?
    Desde já muito obrigado.

    1. Roberto, a furca é a região entre as raízes de um dente. Pelo que entendi, essa região está frágil e pergfurada, por isso, o dente todo está frágil. “Prognóstico desfavorável” significa que o dente está tratado, mas não se sabe se ele será viável por muito tempo. Talvez seja necessário extraí-lo em médio prazo. Mas essa é só uma opinião / previsão, pode ser que seu dente “aguente firme” por muito tempo ainda.

  158. Boa tarde dra. Levei uma pancada no dente da frente ha um tempo atrás. Na época meu dente ficou bem escuro, fui ao dentista e tiramos um rx, ele disse para aguardarmos e ver se o dente não iria se regenerar sozinho.
    De fato acho que melhorou um pouco, meu dente clareou bastante perto de como estava, porém ainda não está como os outros (eu acho que está um tom de diferença, está um pouco mais “amarelado”). Porém sinto que ele é bem mais sensivel do que os outros dentes que não obtive a pancada.
    Não deveria fazer um tratamento de canal neste dente?
    Se sim, quantas sessões leva para tratar um canal no dente da frente?
    Obrigado, beijos.

    1. Mariana, pode ser que haja indicação de tratamento de canal, sim. É preciso avaliar. Um tratamento de canal pode levar 1 sessão, 2, 3… dentes anteriores geralmente têm um canal só, então o tratamento levaria 1 ou 2 sessões. Converse com o seu dentista.

      1. Obrigado pelo retorno, dra.
        Preciso colocar aparelho, perguntei ao meu dentista se não precisávamos mexer no dente antes, mas ele disse que não, já que eu não sinto dor e sim apenas uma sensibilidade.
        Ele disse que não “forçaria” o aparelho naquele dente.
        Está correto isso?? O que a sra. acha?

        1. A questão é: há ou não há indicação de tratamento de canal? Seria prudente a avaliação de um endodontista antes de movimentar esse dente com aparelho.

  159. Olá
    Bem, em 2011 fiz um canal na fileira dentaria direita no 3o molar, e depois dele foi colocado um implante, tinha metade do meu dente e metade colocaram o implante, sempre fiz a higiene bucal quase certa, lavo os dentes pelo menos 2 vezes ao dia, e passo o fio dental, quando não consigo passar o fio dental, ando sempre com o enxaguante bucal na bolsa para usar caso faça alguma refeição fora de casa.
    Domingo agora, a noite, estava eu de boas comendo pipoca quando de repente, craque plim! Meu implante quebrou, corri para cozinha, peguei um papel toalha e cuspi tudo, saíram dois fragmentos do meu implante, sou muito curiosa, peguei um espelho pequeno abri a boca, coloquei o espelho dentro da boca virado pra cima pra poder ver o que tinha acontecido, vi que o meu dente estava intacto mas que o implante colocado tinha sido quebrado e o pino estava exposto, segunda foi feriado, não consegui marcar com o meu dentista, estou desde domingo sem comer nada seja o que for, nem caldo de sopa, porque tudo machuca e sinto latejar, e sem conseguir beber nada direito, nem água. Hoje liguei no consultório e ele disse que não poderia me atender pois estava saindo mais cedo da clínica, amanha (dia 14.10) ele vai me atender e ver, estou com muita dor mas tentando suportar, visto que minha mãe não ta me deixando tomar remédio nenhum para dor, o que está certo pois não estou me alimentando desde domingo a noite e tomar algum remédio de estômago vazio pode causar alguma reação adversa, o que não posso nem pensar nisso. O que quero saber é se é normal um implante quebrar assim deste jeito, sendo que não faz tanto tempo assim que foi colocado (foi colocado em setembro 2011, ha 4 anos), eu e meu pai estamos achando que o pino colocado foi de baixa qualidade pois ele aparenta estar enferrujado e sinto um gosto de ferrugem na boca, é possível que tenha sido esta a causa? Tenho 25 anos.
    Ah e outra pergunta, tenho algumas das manchas marrons que você falou nos sulcos dos molares no fundo da boca, já havia pedido ao dentista para investigar se era cárie, ele disse que não era necessário, realmente, nunca aumentou de tamanho nem nunca deu dor ou incomodou, mas seria possível estar em estágio inicial e ele não estar ligando?! Espero que me responda, adoro o seu blog. Abraço.

    1. Keuren, não estou bem certa de que você tenha um implante… me parece que você tem um pino metálico num dente com tratamento de canal. Até porque é totalmente inesperado que um implante se parta ao meio, já com um pino isso é mais plausível de acontecer. Os pinos / núcleos metálicos geralmente são feitos de uma liga de níquel-cromo, que é um material bem resistente. Quanto aos sulcos, se seu dentista não viu problema, é porque é só pigmentação, mesmo.

  160. Bom dia Doutora,

    Eu fui na dentista porque estava com dores, ela primeiramente me deu durante 4 dias um remédio para tirar a infecção que estava, daí ontem voltei lá para abrir o canal e retirar o nervo do dente (essa dentista é capitã da brigada, como não sou de lá, somente está me fazendo um favor, pois minha sogra é brigadiana, logo, ela não fará todo o tratamento de canal, apenas abrir e retirou meu nervo para eu não sentir mais dor).

    Então, na hora não senti nada, pois levei 3 anestesias. Ela me disse que não doeria depois, porém a noite senti bastante incomodo e dor na mandíbula. Coloquei uma pastilha debaixo da língua para dor e dormi (receitado por ela). Minha pergunta é:

    É normal ter essa dor? Vou fazer o tratamento todo apenas daqui um mês (pois conseguirei convênio pelo trabalho). A dor é devido às anestesias e ao fato de ter mexido tanto no dente? Estou preocupada. Se eu ranger um dente contra o outro dá tipo de um choquezinho (só pra deixar claro que não é um dor AGUDA no dente, é uma dor muito desconfortável, na região em si.

    Obrigada. =/

    1. Lorraynie, a dor pode ser tanto por ter “mexido” quanto pelas anestesias. De uma forma ou de outra, há um processo inflamatório em curso, portanto, não é incomum que haja certo desconforto. Caso seu dente doa enquanto aguarda pra fazer o tratamento de canal, você vai ter que procurar um dentista (ou essa dentista) pra trocar o curativo, pelo menos.

  161. Primeiramente, gostaria de dizer que esse blog é muito bom. Me deu coragem de enfrentar um canal fora do Brasil. Eu moro na França e há uns dois meses estava de avião e senti o dente mto sensível, não sei se pela pressão ou pelo frio, ou pelos dois. Fui ao dentista e tive q fazer canal, tenho algumas dúvidas sobre o processo. O canal foi feito no dente 27 em duas sessões de aproximadamente 40 min, na segunda ida ele tb obturou o dente ao lado que tava começando a ficar cariado e restaurou meu ultimo molar q tava quebrado. Ainda falta fazer o bloco. Mas da primeira vez ele usou um curativo q aqui não tinha gosto de cravo como o do Brasil e agora ao término do canal, o q ele colocou pra preencher o dente não tem gosto. Porém, na primeira sessão com a massinha além de sentir o dente frágil td ia bem, dessa vez além dessa sensação do dente estar frágil sinto uma pressão, às vezes lateja, e tenho comichão na gengiva. Minhas duvidas são: é normal em duas sessões de 40 min fazer canal, restauração e obturação? E eh normal após alguns dias do canal feito sentir essa pressão, latejar e coçar?

    1. Sim Joana, tanto uma coisa como outra são normais. O incômodo que você sente vai diminuir aos poucos, a medida que os tecidos em volta do seu dente vão se curando / cicatrizando.

  162. Bom dia Dra.
    Eu tenho um dente de canal, mas ele ainda está sem a coroa, e comendo amendoim acabou quebrando tipo até a gengiva, poderia me dizer se irá ter que extrair?

    1. Sandra, se foi até a gengiva, provavelmente não. Se tivesse sido abaixo da gengiva, talvez ainda fosse possível fazer uma pequena cirurgia pra expor o término do dente e depois restaurar ou fazer uma coroa (depende do caso)… se não, seria caso de extração, sim. Mas me parece que seu caso tem tratamento, sim. Procure um dentista pra avaliar.

  163. Olá Dra… eu me mudei de estado ha pouco tempo… e meu dente começou a doer… quando vi meu dente quebrou um pedaço… mas pequeno… 1/4 do dente… depois passou a doer mais e mais… fui na dentista e ela mal olhou o dente… de longe ela olhou e disse que fraturou bastante e que precisa tirar… pra vc ver como ela me examinou… tinha uma mesa, ela sentada de um lado e eu do outro lado… ela nao me examinou direito… nem tocou na minha boca… então como ela não me examinou como os dentistas, procurei outro… quero saber se mesmo com o dente quebrado da pra salvar sem arrancar o dente ?? Aaahh… eu limpo o dente e depois escovo… eu fui tirar a sujeira que entra no buraco e eu acho que cutuquei demais e sangrou um pouquinho… só que só sangrou daquela vez… isso é um problema sério ou eu cutuquei forte e sangrou?? Não tem pus… foi só 1 vez que aconteceu…

    1. Juliana, realmente não dá pra saber se um dente precisa ser extraído olhando ele do outro lado da mesa 😉 . Mas se for apenas 1/4 dele que está quebrado e as raízes estiverem boas, dá pra mantê-lo com restauração OU bloco OU pino + coroa. Como sangrou quando você mexeu, pode ser que seja necessário tratar canal. Mas só avaliando pra dizer com certeza.

      1. Olá doutora, fiz a primeira sessão do canal, foi marcado a segunda sessão após 8 dias. Fiz a segunda sessão e o doutor disse que só falta colocar o bloco de porcelana que chegaria em até dez dias, só que houve um atraso na entrega do bloco e já faz um mês que não me ligam pra dar satisfações. Pode acontecer algum problema por esse tempo todo sem colocar o bloco? Ou sem ter finalizado totalmente o tratamento? O que pode acontecer? Obrigada!

  164. Olá Dra… estou fazendo tratamento de canal, eu queria saber se tem alguma dica parar tirar esse odor ruim da boca por causa dos remédios que colocam… ate para conversar fica dificil, porque sai um cheiro ruim… obg

  165. Ola dra. tudo bem? Fui hj fazer um tratamento de canal e não doeu tanto (só a anestesia q eu chorei de dor) mas ele abriu o canal e ETC, vou segunda para a próxima sessão e to com um pouco de medo, ele colocou um curativo q “esfarela” quando passo a língua, posso comer qualquer coisa ou não? Na segunda sessão vai doer mais q a primeira?
    Bjs e obg!

    1. Marvin, o curativo não tem tanta resistência mecânica, então evite mastigar coisas mais duras com esse dente. A primeira sessaõ do canal é a que tem mais chance de doer, porque é a abertira do dente. A tendência agora é de você não ter mais incômodo. 🙂

  166. Olá Dra! Gostaria de saber se é normal haver sangramento durante o início de um canal! Estou preocupada! Acabei de chegar do consultório odontológico. Comecei o tratamento e não pude concluir devido a um sangramento durante o processo, acho q o dentista mexeu na polpa do dente, e começou a sangrar, devido a isso, ele colocou um curativo e me pediu p voltar depois, p esperar a cicatrização da polpa. Gostaria de saber se é normal.

  167. Boa Tarde Dra,

    Eu estava com muita dor no dente, meu irmão me falou para pedir para o Dr. arrancar o nervo, porque depois que arrancar não dói mais. Fiz isso, pedi para o Dr. arrancar o nervo e ele arrancou o nervo na emergência.

    Após 15 dias voltou a doer e voltei a passar na emergência, o dr. fez a limpeza e me passou amoxilina para tomar em 8 dias.

    Só posso tratar o canal do dente após 3 meses, desejo saber o que posso fazer até lá para não perder o dente, porque meu plano é novo e não consigo passar antes, meu convenio não cobre.

    1. Jefferson, infelizmente não há o que fazer além de concluir o tratamento de canal. Enquanto o tratamento não for concluído, seu dente pode voltar a doer. Perder o dente você não vai, mas pode sentir dor.

  168. Boa tarde dra., fiz canal no dente e caiu no meu labio um líquido que queimou, ficando uma mancha escura, isso sai ou irá ficar manchado em cima do labio?

  169. Olá Doutora, fui a uma emergência odontológica em janeiro de 2015, o dentista fez um procedimento no dente e me falou para ir a minha dentista, a dor passou e eu esqueci. Passaram-se 5 meses e meu dente voltou a doer com tudo, dor de cabeça, dor no maxilar. Fui a minha dentista, lá descubri que foi feita a limpeza do dente e tinha botado medicação no algodão e fechado, devido a demora o algodao já estava se deteriorando e por isso a dor. E ai começou minha luta, ela receitou 3 dias de azitromicina (sou alergica a amoxicilina) e nimesulida, meu dente melhorou, comecei o processo de canal. Toda vez q esta perto de fechar o canal o dente volta a doer, estou nesse processo ha 2 meses, sendo que nesse periodo já voltei a tomar a azitromicina 5 dias e nimesulida constantemente. Semana passada não sentia dor nenhuma nem no processo de canal, dois dias antes da consulta para fechar o dente uma dor terrivel, doia cabeça, garganta, pescoço, dor na mandibula. Eu realmente já estou cansada, tenho constante dores de garganta, no pescoço e no maxilar e estou realmente com medo, o que eu faço?? Gostaria muito da sua opinião, muito obrigada!
    PS: embaixo desse dente tenho um dente extranumerico (os dois dentistas que eu passei me falam que isso não tem muito a ver)

    1. Bárbara, queria dar uma dica altamente relevante pra você, mas não há muito o que fazer se o dente não para de doer… e aí não dá pra obturar. Em algum momento essa dor vai ceder.

  170. Olá, gostei da matéria, muito esclarecedora. Tenho uma duvida, na verdade eu tenho um dente muito furado, o segundo molar, e que dói bastante quando tento mastigar ou quando entra algum resíduo de alimento, minha dúvida é se esse dente ainda poderia ser salvo, com restauração, ou canal.
    Desde já muito obrigado!

      1. Dra. Boa noite, sinto dores fortes em um dente meu, ele foi tomado pela carie, fui ao hospital domingo e o dentista limpou, cutucou com umas agulhas pra retirar o pus, pois ele disse q estava com pus, infeccionado, mas nao deu anestesia, e de la pra cá ele me receitou antibiotico, tomei hoje e ainda doi, e ele colocou um pedaco de algodão p nao entrar sujeira mas nao consegui tirar hoje, esse nao e dentista q me acompanha, é do hospital publico, o q devo fazer, extrair esse dente pq esta muito deteriorado pela carie e tbm com buraco? Para extrair tem q esperar desinflamar? Obrigado, boa noite.

        1. Felipe, não me parece caso para extração, mas sim para tratamento de canal. É questão de parar de sair secreção / pus desse dente, tratar o canal e restaurar. Converse com o seu dentista.

  171. Boa noite, adorei a materia.

    Fiz hoje a segunda sessao do meu tratamento de canal, totalmente indolor, porem estou com um gosto muito forte de remédio na boca. Como se fosse iodo. É normal, quantos dias ficarei assim?

    Obrigada.

  172. Oi Ana, boa tarde. Pode fazer tratamento de canal tendo gengivite? Eu comecei a fazer o tratamento em um dente e quando o dentista terminou ele disse para eu fazer uma limpeza, pois durante todo o tratamento minha gengiva sangrou muito, e ele disse que não deveria ter sangrado. Só que após alguns dias apareceu um caroço interno entre a minha bochecha e a minha gengiva, como se fosse um inchaço, acho que é na raiz do dente (é o penúltimo dente superior direito), que não dói, só quando é pressionado. O que pode ser? Já se passaram 5 meses e nada do caroço sumir. Ainda estou com curativo, mas a consulta ta marcada pra 12 dias pra eu colocar o pino e o bloco nesse dente, e depois vou fazer uma limpeza pra tratar a gengivite. Pode ter sido por causa da gengivite?

    1. Brenda, pode. Assim como pode se tratar a gengivite antes de tratar o canal. O fato é: os dois problemas precisam de tratamento. Esse caroço pode ser ainda o processo inflamatório do dente com canal tratado se resolvendo ou um novo problema de canal, em outro dente. A origem pode ser a própria gengiva, também.

  173. Olá!
    Fui ao dentista fazer uma restauração pois havia uma fissura no dente 47, porém de cara começou a doer e a surpresa é que era canal, a anestesia que ele deu não adiantou, porque a infecção estava muito avançada. Ele deu a anestesia dentro dos canais… o que doeu muito. Ele disse que ia ter que ser o mesmo tipo de anestesia na próxima etapa.
    Minha pergunta é: ele não deveria ter receitado alguma medicação para diminuir a infecção e a anestesia pegar do modo tradicional na próxima?

  174. Boa noite. Fiz um tratamento de canal, e depois de duas idas a dentista, ela não conseguiu extrair um nos nervos… falou que vai tentar mais uma vez e se não conseguir vai fechar com o nervo lá dentro mesmo… esse procedimento é normal? Corro algum risco de sentir posteriormente?

    1. Debby, não é comum, não. Converse com a sua dentista, se ele está com dificuldade seria interessante a avaliação de um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal), que ela mesma pode indicar.

  175. Tenho um dúvida, estou no fim do tratamento de canal, na realidade o canal foi feito, após várias complicações solucionadas. A dentista que está fazendo a peça lixou o restante do meu dente (já que a parte interior dele se quebrou durante o tratamento), fiquei apavorada, pois ela não me avisou. Isto é mesmo necessário, para que a peça seja inteira?
    Como estou como uma espécie de resina agora, até que o definitivo venha, preocupa-me que ela não esteja nivelada ao que restou, e a gengiva dói muito, o fio dental passa com muita dificuldade. Ouvi dela que isto é normal. Será que o definitivo vai ficar assim também? Por favor me esclareça !

    1. Viviane, se a ideia era fazer uma coroa, é normal o desgaste / preparo que foi feito no dente. O provisório nunca é tão bem adaptado e tão bonito quanto a prótese definitiva, então não se preocupe, essa é uma fase transitória.

  176. Ola doutura. Fui fazer uma restauraçao no incisivo central superior e o dentista esbarrou na gengiva e sangrou. Deixou o dente com curativo só que comecou a latejar muito, indo em direçao ao nariz. Voltei lá tirei raio x e o dentista disse que pelo tamanho da carie não era para doer tanto. A única coisa que tem é uma inflamaçao bem em cima, proximo ao nariz. Vou ter que fazer canal por isso?

    1. Aline, se há uma inflamação “em cima”, na direção da raiz do dente, e dói ao apertar, pode haver indicação de tratamento de canal, sim. Vale a avaliação do seu dentista quanto a isso.

  177. Boa tarde, Dra! No meio do mês de junho deste ano fiz uma restauração em um dente, que o meu dentista disse que foi bem profunda. Desde lá, dói bastante quando eu passo água fria por esse dente. Mais de duas vezes entrei em contato e fui consultar com ele para levar essa situação, mas ele disse que podia ser normal, pois se tratou de uma restauração bem profunda. Entretanto, há uns 10 dias mais ou menos, comecei a sentir um dor neste dente, não era uma dor forte, nem constante: ela vinha, durava uns segundo e passava, depois de uns 15, 20 minutos, ela voltava e, assim por diante. Nesta ocasião estava me mudando para a Argentina, e fiquei bastante preocupada e liguei para o meu dentista, e ele disse que era para eu tomar ibuprofeno, de 6 em 6 horas, e se a dor não passasse era para procurar um dentista. Fiz isso e no mesmo dia a dor passou. No entanto, hoje estou sentindo que está saindo um gosto ruim na minha boca, e parece que vem deste dente, não dói nem nada, mas estou preocupada com este gosto ruim saindo dele, e porque estou em outro país, onde uma visita ao dentista ou médico sempre são mais preocupantes do que em nosso próprio país. O que a Dra. acha que devo fazer? Devo me preocupar? Será que precisarei fazer um canal? Agradeço desde já a atenção!

    1. Carolina, você tem alguma “bolha” ou “buraquinho” na gengiva próxima a esse dente por onde esteja saindo alguma secreção? Pergunto porque você diz que o gosto ruim “sai dele”, mas se ele não está aberto, a única forma seria através de uma fístula…

  178. Oi, gostei de sua atenção aos leitores… Parabéns. Tenho dúvidas também. Fiz uma coroa total e uma parcial há uns seis anos atrás com o mesmo profissional. A parcial caiu há uns dois meses… Ela tem um pino que dói muito. Fui a um dentista do plano e ele disse que não tem nenhum problema no canal e que não indica retratar pois o pino está muito profundo e pode trincar ao ser retirado. Entretanto sinto dores recorrentes nele. Me indicaram para ele uma nova coroa, mas total. O outro, ao moldar pra fazer esta nova no lugar da que caiu, ele forçou muito e senti mexer… Agora sinto um cheiro de naftalina sempre que passo o fio dental… Vou ter que refazer esta outra tb? Quanto tempo pode durar uma coroa? Seria melhor fazer um implante? Obrigada.

    1. Juliana, o cheiro que você sente pode ser do cimento usado pra fixar a coroa total. Nesse caso, pode haver infiltração, então seria interessante trocar ambas as coroas (uma coroa e um bloco por 2 coroas, se bem entendi). A dor no dente com o pino é que eu não imagino a razão, se seu dentista diz não ser caso de retratar o canal… talvez seja algo gengival, então. Uma coroa metalocerâmica ou de porcelana pode durar 10, 15 anos… mas depende do caso, dos hábitos da pessoa, etc..

      1. Obrigado pela resposta. O meu medo é fazer uma nova coroa e depois de um tempo ter que fazer outro tratamento, por causa dessa dor recorrente… o que além do desgaste que o tratamento de dente traz, ainda é oneroso.

  179. Dra., fiz ontem um tratamento de canal em um dente que era um pouco azulado mas nunca doeu e tb foi feito canal ha anos. Mas enfim, como estou colocando uma porcelana nele a dentista disse que um dos canais não estava bem feito e me indicou o tratamento. Fiz ontem em uma unica sessão, agora, hoje amanheceu abalado e incomodando para comer pao ou qq coisa. Liguei para o profissional, ele disse que era devido à instrumentação intensa que provocou isso. Outro detalhe que me chamou atenção foi que quando ele estava enchendo o canal deu uma vez tipo uma pontada qdo ele pressionou o cimento… mas não doeu mais. O tratamento inclusive foi feito sem anestesia… agora vou aguardar 3 dias, como ele disse, que vai desaparecer… estou com medo de dar problemas… vou viajar depois de amanha… o que acha?

    1. Marcio, quando o dentista “mexeu”, instalou-se um processo inflamatório, normal nessa situação. Em alguns dias isso deve se resolver, sim.

  180. Ola doutora, fiz um tratamento de canal ha mais de 3 meses, sinto um incomodo no cantão do dente de um lado só, como se tivesse algo me esperando quando passo o fio dental incomoda muito… e possível ter um pedaço de lima lá dentro ?? Se tiver é normal doer?

    1. Tânia, não dá pra dizer que há um pedaço de lima dentro do seu dente com base no seu relato. Não vejo motivo pra pensar isso. Se o incômodo permanece, procure seu dentista pra reavaliar.

  181. Excelente artigo. Poderia esclarecer uma dúvida ?

    Tenho uma lima fraturada dentro do canal, que não foi possível remover. Poderá causar problemas na hora de efetuar uma ressonância magnética ?

    Refiro-me ao efeito bala que pode ocorrer com os metais quando na presença de um forte campo magnético.

    Grato!

    1. Como o fragmento de lima é um pedaço muito pequeno de metal, se o tratamento de canal foi concluído a contento creio que você não vá ter problemas, Paulo.

      1. Obrigado pela resposta doutora, fico um pouco mais descansado. Embora, ainda continue com receio que mesmo sendo um fragmento pequeno, de alguma forma ele possa se deslocar com o forte campo magnético.

  182. Fiz um tratamento de canal há alguns meses juntamente com um extração de siso.
    Mesmo depois de remover os pontos do siso, continuei a sentir um gosto podre na boca, pensei que fosse passar com o tempo, mas ate hj (7 meses depois) sinto um gosto desagradável e um mau cheiro vindo do meu dente, mesmo após a escovação.
    Será que pode ser infiltração ou procedimento mal feito?

    1. Dayanne, o cheiro vem do local onde estava o siso ou do dente que teve o canal tratado? É um dente superior? Geralmente esse tipo de sintoma tem a ver com a retenção de resíduos alimentares, pode ser que haja alguma área que ficou retentiva e que você, por isso, não está conseguindo higienizar.

  183. Socorro!!!! Estou em tratamento de canal. A dentista aplicou a anestesia 4 vezes mas na hora que ia mexer no dente, encostava o motorzinho, senti muita dor. Então ela n fez nada. O que pode estar acontecendo? Tô com medo pq após chegar em casa senti doresssssss HORROROSAS.

    1. Jussara, talvez seu dente esteja bem inflamado, e aí a anestesia tem dificuldade de se instalar por causa da alteração da “acidez” tecidual. Pode ter muito a ver com o seu nível de ansiedade durante o atendimento, também. Converse com a sua dentista.

  184. Doutora,
    Fui fazer um canal e o dentista começou a mexer no dente, porem teve um sangramento muito grande, ai ele parou de mexer e colocou um curativo pra voltar la depois. Isso é normal, pois sangrou tanto…

  185. Ola doutora, minha bb de 1 ano e 4 meses caiu e quebrou o dente. O dente dela caiu, mas toda vez q ela comia ela chorava de dor. Levei a dentista e ela limpou e tirou tudo do dentinho q caiu, e colocou uma massa q parecia ate um dentinho, mas ha 4 dias a massa caiu, mas minha bb come e nao sente dor. É normal essa massa cair? O dentinho dela era d leite. Obrigada.

    1. Nayra, talvez seja normal… mas não sei exatamente que “massa” a dentista colocou. Se não está doendo, ótimo, mas eu acho prudente levar sua filha à dentista pra reavaliar.

  186. Por que durante o canal o dentista fica com uma espécie de palito de metal mexendo na nossa gengiva, ele esta matando os nervos ou algo do tipo? Só sei que dói muito.

    1. São limas, Diego. Servem pra limpar o interior do dente e dar forma aos canais, pra depois serem obturados (preenchidos).

  187. Ola doutora, estou fazendo um tratamento no primeiro molar que é canal, porém ele está calcificado, minha dentista só conseguiu entrar com a lima até a metade do dente, e segundo ela no raio x a raiz já esta morta e não tem como fazer o canal e vai ter que extrair, estou com medo de perder meu dente, será mesmo verdade não tem como tratar, e melhor eu ir em outro dentista ou optar por extrair ?

    1. Luiz, se sua dentista não é especialista, seria interessante a opinião de um. Ema mesma pode indicar um colega que seja especialista pra avaliar você. Mas em alguns casos isso acontece mesmo, o tratamento de canal é simplesmente impossível e pode haver indicação de extração do dente.

  188. Oi Dra. Ana. É verdade que se a gente for no dentista no primeiro sinal de dor é possível evitar o tratamento de canal? Bjs.

    1. É, Eduarda. Não é certeza, porque até um dente que não dói pode ter indicação de tratamento de canal. Mas se logo que a pessoa nota dor ou desconforto ela for a dentista, as chances de evitar um tratamento de canal são grandes.

  189. Olá, Ana!
    Gostaria de ajuda em uma questão.

    Fiz há mais ou menos um mês atrás um tratamento de canal em uma só sessão, mas quebrou um pedacinho da lima lá dentro e a dentista disse que quando acontece, tem que ficar assim mesmo, e fechar desse jeito.

    Eu restaurei ele com resina, por pouco tempo, pq como já havia quebrado uma boa parte, a indicação era de pino e coroa.

    Agora estou com a restauração, mas com medo que ela possa cair, pq por ser muito grande já tem até um trincadinho nela. Então vou procurar fazer logo a colocação de pino e coroa, mas aí vem minha dúvida… Mesmo com um pedacinho de lima quebrada na raiz, ela pode sustentar um pino e coroa? Ou terei que continuar com restauração?

    Desde já, agradeço sua atenção.

  190. Olá,Dra Ana.
    Conclui o tratamento de canal há dois meses, inclusive a restauração. A principio, nos primeiros dias, não senti nada alem de uma certa sensibilidade. No entanto, aproximadamente duas semanas depois, começou a ficar algo mais incomodo, que vem piorando com os dias, sendo que às vezes, ao mastigar, sinto umas pontadas quase que insuportáveis, mas que passam rapidamente, ficando o dente apenas dolorido. Alem do incomodo quando vou comer, também costumo ser surpreendida meio que do nada (do nada,meesmo!!) com dores agudas e rápidas, que quando passam, como quando estou comendo, deixam o dente apenas dolorido.
    Ah!!! Incomoda também quando passo a escova sobre o dente, mas o que fez eu ter um ataque mesmo foi quando passei o fio dental há alguns dias, que quase não consigo tira-lo de entre os dentes huehuehuehue. Não sei explicar mesmo o que aconteceu, mas o dente doía (e muuuito, muuito meesmo!) sempre que eu fazia qualquer movimento com o fio.
    Resumindo, as dores não impedem que eu mantenha minhas atividades normais e nem que eu durma (uma vez me disseram que se não impede de dormir não é dor), no entanto, incomodam. Disseram-me que era pra eu me acostumar, porque é normal sentir dor sempre depois do tratamento. É verdade ou o que eu to sentindo não era pra ta acontecendo, realmente?
    Desde já obrigada. Adoro o blog e ele me foi muito útil. Bjs!!!

    1. Vitória, como o seu tratamento de canal ainda é recente, é provável que o incômodo seja porque os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estejam em processo de cura / cicatrização. O processo inflamatório ainda não deve ter se resolvido. Não que sentir dor seja “normal”, mas acredito que esse incômodo seja passageiro e vai diminuir e desaparecer com o passar dos dias.

  191. Ola dra. Ana
    Eu estou tratando um dente com três canais, só que em todas as sessões que eu fiz, a dentista colocou o curativo após tratar, e eu sinto muita dor mesmo com o curativo, quando na verdade o normal era não sentir dor, tenho até inflamação ao lado do dente, mesmo com o curativo, quando retorno a dentista, ela tira o curativo e deixa o dente aberto, a dor passa mas ela acha perigoso deixar ele aberto e dias após fecha novamente e a dor retorna, devo tomar algo? Tem ideia do que seja isso? A dor esta insuportavel !!!!

    1. Carol, quando o dente fica aberto, os gases do metabolismo bacteriano não criam a “pressão interna” que ocorre quando o dente está com curativo, por isso ele fechado dói e aberto não. Mas realmente, o ideal é que ele fique fechado após limpo e medicado, pra não haver mais contaminação. A dor vai ceder no decorrer do tratamento, a fase aguda vai passar e, enquanto isso, você pode tomar um analgésico pra passar por essa fase com mais conforto. Converse com a sua dentista sobre isso.

  192. Oi Dra. tudo bem?

    Fiz um tratamento de canal e foram 2 sessões. Estou com o curativo e devo retornar na próxima sexta para retirar o curativo e fazer restauração. Tive que fazer canal pois o mesmo doia muito com líquidos. Após inicio do canal e término sinto pequenas fisgadinhas no dente e as vzs sinto bem pouca sensibilidade com líquido.
    Isso é normal? Lembrando que ainda vai ser fechado os canais e fazer restauração, e antes disso tudo ela vai fazer raio x para ver se está tudo ok antes de fechar definitivamente o dente.
    Só queria saber se é normal sentir essas fisgadinhas. Lembrando tbm que uso aparelho ortodontico e já sinto sensibilidade qdo faço manutenção. Mas a que eu estava sentindo antes do tratamento de canal era muito forte.
    Se puder me ajudar fico grata, pois achei a Sra muito atenciosa.
    Obrigada.

    1. Bia, considerando que o tratamento de canal ainda não foi finalizado, dá pra considerar essa sensibilidade “normal”, sim. 🙂

  193. Doutora, é normal o dentista arrancar a massinha do dente em tratamento de canal sem a anestesia? Ele já fez quatro seções e em todas eu não senti dor após a limpeza, más nesta quarta vez não to aguentando de dor hoje no dia seguinte, é normal isto acontecer? Ele disse que na próxima semana finalizaria o tratamento.

    1. Daniel, é até possível, pois o desgaste do curativo não leva o dente a doer, necessariamente. Se há dor, entre m contato com seu dentista e relate o problema, pra que ele possa orientar você sobre o que fazer (medicação, algum procedimento, etc.).

  194. Olá, estou no meio de um tratamento de canal, eu tive que ir ao dentista 2 vezes pra a dentista mexer, para depois de 40 dias voltar para fazer o canal. Já se passaram uns 7 dias que fui na dentista pela segunda vez, e meu dente de cima (porque estou fazendo o tratamento no dente de baixo) ficou bem sensível, quando tomo água em temperatura ambiente, dói um pouco e gelada dói um pouco mais que a de temperatura ambiente. Isso é normal ?

    1. Não diria que é normal, Raphel… mas às vezes a dor em um dente se reflete no seu antagonista (o correspondente no arco oposto). Seria bom seu dentista avaliar esse dente também pra tirar a dúvida.

  195. Eu tenho PAVOR de dentista e estou fazendo um canal. Minha dentista abriu o dente, e segundo ela, tirou a polpa toda do dente já… Doeu um pouco só na hora da lima, mas ela disse que vai precisar de mais 2 dias instrumentando pra depois outra sessão finalizar. Amanhã eu volto lá pra instrumentar ! Vai doer igual na hora de tira a polpa ou o pior já foi ??

  196. Coloco o dedo sobre o dente da frente e ele dói, quando mordo algo tbm, é como se ele estivesse mais sensivel que os outros e isso está incomodando… o que pode ser?

    1. Pode ser problema periodontal (no osso e na gengiva), pode ser no canal… depende, Felipe. Procure um dentista pra avaliar.

  197. Boa noite Dra. Fui hj começar o tratamento de canal, e sei que não é comum, mas senti muita dor. O que aconteceu foi o seguinte: semana passada fui fazer uma restauração, e que virou canal. A própria dentista abriu o dente, fez alguns procedimentos (ficou futucando com uma agulhinha, rs) e até ai td bem. Fechou e me encaminhou pro especialista. Nunca senti dor nesse dente, mas depois de abrir começou a doer. Se não estava inflamado, por algum motivo inflamou nessa última semana. Bom, na última consulta, já com o especialista, o problema foi que segundo ele (que é um médico excelente e de minha confiança) disse que os canais estavam finos e a agulha da anestesia era mais grossa, então, primeiro era preciso forçar o caminho, pra dar pra colocar anestesia. Não sei se eu soube explicar bem, mas foi mais ou menos isso que aconteceu, pelo o q entendi. Vc sabe me dizer o q pode ter acontecido Dra? E se nas próximas sessões vai ser melhor? Estou apavorada de voltar, mas sei que é preciso.

    1. Gabriela, já havia um processo inflamatório em curso, e quando a de ntista “mexeu”, esse processo inflamatório ficou agudo, o que explica a dor. Se o dente já foi aberto, você não deve ter problemas na próxima sessão… não deve ser necessária a anestesia dentro do dente, só a “normal”, mesmo. Pode ficar tranquila.

      1. Muito obrigada Dra. É hoje minha consulta, e fiquei mais tranquila agora vendo sua resposta 🙂 Parabéns pelo ótimo trabalho.

  198. Oi Ana. Estou com medo, meu dente da frente ta comecando a cariar. Tem algum tratamento além do canal pra ñ ficar preto na frente?

    1. Aldenice, se ele tá começando a cariar é a hora certa de remover essa cárie e restaurar o dente… não tem nada a ver com canal. Isso vai devolver a cor branca do dente.

  199. Boa noite!

    Estou fazendo um tratamento de canal no dente 17, eu o quebrei e ele ficou quebrado por 4 anos e só agora tive “coragem” de ir resolver. No dia 14/05 foi iniciado, e o meu endodontista manipulou um pouco, mas a dor era mto intensa mesmo com anestesia pulpar. Ele colocou um remedinho e um curativo e eu voltei la no dia 21/05, quando ele “finalizou” o tratamento. Ele limou, alargou, e colocou os cones. Agora está com um curtativo ou obturação provisoria (nao sei ao certo). E nesta 2a feira o outro dentista irá realizar a restauração (vou ter q colocar coroa).
    A questão é que o dente não doi por si só. Mas quando forço a mordedura ele doi em um unico ponto. Eu tive que fazer uma pequena cirurgia de restauraçao ossea e correção da gengiva neste dente pois a gengiva chegou a invadir o espaço onde o dente estava quebrado.

    Eu gostaria de saber se é comum essa dorzinha ao morder ou se devo me preocupar.

    Na segunda feira irei relatar ao dentista antes dele começar a restaurar o dente, mas mesmo assim gostaria de saber se é comum e se tem algum prazo para melhorar.

    Obrigada.

    1. É comum sim, Aline. Tenha em mente que os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando, cicatrizando, então pode haver ainda alguma sensibilidade. Isso vai se resolvendo com o passar dos dias.

  200. Bom dia, Doutora.
    Fiz canal em um dente ha um ano, mas estou sentindo algumas fisgadas no dente. Principalmente quando como.
    Poderia me dizer o que pode ser, se o dente esta com algum problema mais sério?

    1. Kamila, essas fisgadas começaram só agora ou você sempre as sentiu? De qualquer forma, pode ser algum problema – de canal, provavelmente – nesse dente ou em algum dente próximo, seria bom reavaliar junto ao seu dentista.

  201. Dra., fiz o canal no incisivo lateral (a cirurgia pra cortar a raiz do dente) e ele escureceu, porem o incisivo central tbm escureceu, por q? E como faço pra clarear? Obg, bjos.

    1. Sabrina, não é comum que um dente vital escureça dessa forma, pode ser que haja um problema de canal também no incisivo central. Procure seu dentista pra avaliar. Pra clarear, só com clareamento interno / externo.

  202. Boa tarde dra.
    Realizei um canal no dente em 3 sessões, o dentista colocou o curativo parafazer a restauração posteriormente no 2o dia. Após passar a anestesia meu dente doeu muito. Uma dor muito aguda q não passava nem com analgésico e nem com nimesulida. Procurei o dentista e ele avaliou o dente e disse que tinha secreção no canal por isso estava doendo tanto. Ele retirou o curativo e deixou o dente aberto. Me passou anti-inflamatorio, antibiótico e analgésico. Continuo sentindo dor e estou preocupada com esse dente exposto. O q devo fazer? É certo ficar com o dente aberto assim?

    1. Não é o ideal, Polliana, mas se realmente há secreção drenando, manter o dente aberto vai ajudar a eliminar essa secreção e a diminuir a sua dor.

  203. Dra. Ana, bom dia!
    Finalizei meu tratamento de canal no dente n°21, em 3 sessões, semana passada, mas precisamente na sexta feira. Meu dentista alegou que o canal foi finalizado com sucesso, colocando assim o curativo, para no inicio dessa semana fazer a restauração. Durante o processo senti uma dorzinha que ia e voltava ao longo do tratamento. Mesmo com a finalização do canal, sinto a pulsação desse dente constante e estou realmente assustada com o que pode estar acontecendo. Sentir essa pulsação é normal? Realmente estou bastante preocupada, pois quando um dente acaba tocando nele sinto uma dorzinha fininha também. Desde já agradeço!

    1. Monique, esses sintomas provavelmente são apenas inflamatórios, o que é esperado já que os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão se recuperando / cicatrizando. Em princípio, tudo normal… a dor vai diminuir aos poucos.

  204. Bom dia,

    Meu dente quebrou, eu já tinha feito um canal nesse dente. O dentista falou que precisaria retratar o canal. Na primeira sessão ele colocou a lima e depois colocou o curativo (não doeu nem depois), na segunda vez ele instrumentou com a lima de novo e pos outro curativo, só que agora está doendo pra caramba, será que é normal ou aconteceu alguma coisa errada?
    Já estou tomando diclofenaco e não passa a dor.

    1. Pode ser “normal” sim, Edmar… mas talvez seja necessário trocar o curativo. Entre em contato com o seu dentista.

      1. Obrigado doutora pela resposta.
        Voltei ao dentista tem 2 dias, ele trocou o curativo, e continua doendo, estou tomando amoxicilina e tandrilax, passa a dor, mas após umas 3 horas volta a doer tudo de novo. Será que houve alguma perfuração errada, doutora?

        1. Às vezes o dente fica dolorido durante o tratamento de canal, Edmar. Pode haver alguma coisa errada? Pode. Mas, em princípio, considerando que o remédio controla a dor por algumas horas, é uma dor “esperada”. De qualquer forma, não hesite em entrar em contato com o seu dentista sempre que achar necessário.

  205. Olá doutora,

    Eu tinha cáries em três dentes seguidos, sempre entre os dentes.
    O médico tratou os três no mesmo dia, mas ficou doendo quando mastigava desse lado da boca. Passado uma semana fui de novo falar com ele. Me tirou radiografia e disse que tinha um pouco de ar, e então tirou o que tinha colocado, e colocou o que disse ser uma resina temporária. Já passou uma semana e doi menos, mas continua doendo quando mastigo com coisas de dureza média…
    Na altura ele disse que não tinha chegado no nervo, que não percebia bem o que tinha acontecido…
    Tou um pouco preocupado, pois a dor ainda nao passou por completo. Pode-me dar a sua opiniao do que possa ter acontecido?

    1. Filipe, você tem / teve uma pulpite, que é uma pequena inflamação do nervo do dente. O que seu dentista fez foi remover o agente agressor, no caso, a restauração de resina, e colocar outra temporária, menos agressiva, pra ver como o seu dente se comporta, e assim evitar um tratamento de canal. Se a dor está diminuindo, é um bom sinal. Mais alguns dias e já será possível restaurar seus dentes novamente com a resina “definitiva”.

      1. Muito obrigado pela resposta tão rápida!
        Pois, ele falou que por vezes as massas que podem ser de diferentes tipos podem reagir mal com o dente… Será isso?
        Obrigado doutora.

        1. É isso sim, Filipe. A restauração de resina, principalmente, contém várias substâncias que podem “irritar” o nervo do dente: ácido condicionador, adesivo e a resina, em si.

  206. Olá Dra. Terminei há uma semana um tratamento de canal que durou cerca de 2 meses, foram 7 consultas para tratar o caso por completo…
    Acontece que agora, uma semana depois de terminar, eu sinto umas fisgadas de vez em quando, quando mastigo com o dente tratado, e tbm sinto o gosto dos produtos usados para fechar o dente.. É normal?
    Obrigada pela atenção…

        1. As fisgadas podem ser normais, já que o processo inflamatório ainda está se resolvendo. Já o gosto que você sente pode significar que há alguma infiltração… então o ideal é procurar seu dentista pra reavaliar.

  207. Bom dia, iniciei um canal no dente Nº 14, nessa ultima sessão que fiz (terceira sessão) a doutora disse que não ia fechar porque ainda havia “restos do nervo” então ela colocou uma massinha que achei que ficou um pouco alta, pois impedia-me de juntar os dentes por completo; conclusão, hoje acordei assustado com alguns “pedaços” do dente que desprenderam e quase eu me engasgava… gostaria de saber o que aconteceu… e se tem como restaurar a parte que desprendeu?

    1. Fabricio, pela sua descrição pode ter havido uma pequena fratura. Sugiro que você procure sua dentista primeiramente pra ajustar essa restauração provisória, porque ela não pode ficar “alta”. Se tiver havido uma fratura mesmo (talvez sejam apenas fragmentos da restauração), em princípio, é possível restaurar após o tratamento de canal.

  208. Tenho um canal para fazer (descobri após sentir bastante dor) e hoje foi feito um curativo até desinflamar e desinchar para começar o tratamento. Acontece que o curativo ficou meio altinho e quando fecho a boca e os dentes se encontram, doi… aquela dorzinha fina. É normal isso? Deveria ter ficado alto mesmo? Devo ir a emergência e trocar o curativo? Não consigo nem comer pelo lado do dente com o curativo.
    Desde já obrigada por qualquer esclarecimento.

    1. Braga, é preciso procurar o dentista e fazer um pequeno desgaste no curativo, ele não deve ficar “alto”.

  209. Bom dia Drª Ana! Bom, iniciei um tratamento de canal em um molar inferior esquerdo tem 1 semana. A dentista realizou a 1 sessão onde acessou o canal e iniciou a instrumentação. Provavelmente, segundo ela, o tratamento será concluido em 3 sessões. O dente ficou bem sensivel nos primeiros dias com uma dorzinha de leve que desaparecia no decorrer do dia, porem hoje acordei com muiiita dor e so tenho consulta na proxima semana, estou com medo que o tratamento não esteja sendo realizado adequadamente… quanto a dor, o que é prudente fazer ? Se for num pronto socorro odontologico será que paliativamente consigo resolver o problema da dor?
    Muito obrigada desde já.

    1. Paloma, se sua dentista não puder atendê-la e você tiver a possibilidade de procurar um pronto-socorro odontológico, é a melhor opção. A dor que você sente não é incomum durante o tratamento de canal, pode acontecer. Talvez seja só o caso de trocar o curativo e tomar um analgésico.

  210. Olá doutora, fiz um tratamento de canal em duas sessoes eu terminei agora no sabado, ou seja, faz 4 dias, e estou muito incomodada com esse dente… sinto ele queimando… outra hora sinto ele coçando, nao chega a doer aquela dor de dente indesejada, mas eu fico sentindo como se so existisse ele na minha boca porque ele sempre da um jeito de ser “notado”, as vezes sinto como se ele estivesse alto, nao sei explicar, eu sinto vontade de destampar ele porque me incomoda mesmo. É normal isso? Essa queimacao que sinto como se fosse ardendo, nao sei explicar e fechar a boca e encostar nele nem pensar, ai que incomoda msmo. E se eu fico nervosa ele começa a doer, mas nao é uma dor insuportavel. Obrigada.

    1. Elaine, os sintomas que você descreve são de uma parestesia (falta de sensibilidade ou ocorrência de sensações “estranhas” ligada) ligada, provavelmente, a um “inchaço interno” que está comprimindo um nervo. Isso, via de regra, é passageiro, vai embora com a diminuição do inchaço. A sensação de dente “alto” também deve ser passageira, e provavelmente se dá por algo chamado pericementite, uma inflamação em volta da raiz do dente. Ambos os quadros são relativamente normais após certos procedimentos dentários e devem regredir. Se persistirem, procure seu dentista pra reavaliar.

  211. Olá Doutora. Tenho 32 anos, e minha dentista disse que preciso fazer um canal no último dente inferior (sem ser o ciso, q já extrai todos). Disse que por conta de uma obturação muito antiga (mais ou menos uns 15 anos), o material forrador é pesado e está pressionando o nervo. Esse dente dói há anos, mas é algo muito esporádico, e com medo nem mastigo mais desse lado. No geral, o dente não me causa dor, mas tb não mastigo em cima. Enfim, ela disse que seriam umas 4 sessões (achei muito), e só fiz uma.
    Na primeira, ela precisou usar de 3 a 4 anestesias durante a sessão. Não sei se isso é normal, ou se é pq eu estava em pânico. Foi muito ruim essa sessão, e ela disse que viu uma cárie grande e tirou. E abriu o dente vizinho (acho que a cárie estava entre ambos os dentes) e disse que tb tem que fazer canal nele, pois ela acha que a dor era no outro dente. Mas foi só isso, disse que eu estava muito apavorada e decidiu encerrar a sessão (deve ter durado uns 40min). Gostaria de saber se a segunda sessão será mais fácil… rsrsrs. Afinal, ela meio que abriu o dente, e usou uma massinha pra fechar. Qual o pior momento do tratamento de canal? Seria abrir o dente, ou retirar o nervo? (acho que a pergunta é boba né… rs). Voltarei 6 dias depois p continuar. Estou morrendo de medo… ela disse que posso tomar rivotril 1 hora antes da consulta…

    Aliás, gostaria de elogiar toda a atuação dela, pois sua postura foi extremamente gentil, calma, tranquila.

    Obrigada pelo espaço, Doutora.

    1. Marcia, geralmente a primeira sessão é a “pior” (uso as aspas porque isso não é o padrão e nem algo inevitável), pois é a abertura do dente, o paciente pode estar tenso e já com dor prévia, além de outros fatores. Então, na minha opinião, daqui pra frente será mais fácil. Se ela prescreveu o Rivotril, tome e vá tranquila. 🙂

      1. Muito obrigada Doutora, vc me deixou mais tranquila!!! 😉
        Parabéns pelo seu trabalho. Estava lendo outros textos seus, e um me chamou atenção, quando vc disse que queria atender uma vez por semana de graça, e contou os problemas disso. Trabalhei como advogada e tb pensava assim… mas a realidade é bem diferente, não é? Mas quero que saiba que o que vc faz aqui no blog é algo que já ajuda muito, tranquilizando as pessoas, informando, encorajando, etc. Parabéns! Vc já faz e muito!

  212. Olá dra. Ana 🙂
    Em agosto fui ao dentista tratar de um dente que tinha partido metade enquanto comia, e sempre que lá passava a lingua sabia muito mal, o dentista limpou e colocou uma massa para não ter de ficar sem o dente, acontece que hoje reparei que a gengiva está a ficar negra, tem cerca de 1/2 mm, mas é estranho e não percebo porque aconteceu. Qd o tratei a gengiva estava só um pouco negra, mas era muito leve, e às vezes incha. Eu daqui a uns tempos vou fazer limpeza dos dentes, mas antes de ir queria ter a noção do que está acontecendo com o dente e gengiva. Obrigada 🙂

    1. Ana, geralmente esse efeito de gengiva escurecida não é um problema gengival, mas a cor do dente por baixo da gengiva. Como a gengiva pode estar mais fina e transparente nessa região, ela fica parecendo escurecida. O motivo do tecido dentário estar escurecido varia, pode ser tártaro, pode ser cárie, pode ser apenas um escurecimento fisiológico, mesmo. É questão de avaliar.

  213. Dra., tenho um dente que quebrei na parte interna comendo algo duro, e eu já tive cáries nesse dente anteriormente, então tem uma parte (da parte de fora do dente) que está com amálgama. Gostaria de saber se será necessário fazer um bloco ou coroa, geralmente para fazer uma coroa quantos % do dente deve estar comprometidos? É meu antepenúltimo dente. E essa coroa pode descolar ou dificilmente isso acontece? Muito obrigada.

    1. Paula, pela sua descrição, provavelmente um bloco. Se há, por exemplo, uma parede inteira do dente comprometida, já é caso pra bloco. Se a perda de tecido for mais de 60% do dente, provavelmente já é caso pra coroa… mas depende do caso e da avaliação do dentista.

  214. Ola doutora Ana!!
    Estou apavorada!!!!!!
    Amanhã vou fazer o canal de um molar inferior que está tipo “Deus o tenha”…. Ele não doi mais, porem as vezes da umas latejas bem de leves. Pode doer durante o procedimento? A anestesia e dada dentro do dente? Por favor, socorroooo!!!

    1. Adriana, se o dente não está doendo, não há razão pra doer durante o tratamento e nem pra anestesia dentro do dente. Eu acho que você pode ficar tranquila. 🙂

  215. Olá Ana, no início de janeiro, após troca de uma restauração antiga que estava com infiltração, comecei a sentir sensibilidade a água fria e dor no dente. Depois de um tempo senti que ao tocar um dente no outro sentia dor. Acho que a restauração ficou um pouco alta. Ha 3 semanas atrás retornei na dentista e ela fez o canal do dente em 1 sessão. Esta semana ela fechou o dente, mas estou sentindo dor na raiz do dente (sinto quando coloco o dedo na gengiva e pressiono), sinto como se fosse uma pressão no local e as vezes um pouco latejante. A dentista comentou que isso vai passar, mas estou ficando preocupado. Não sei se tomo um anti-inflamatório e espero ou devo procurar outro dentista. Desde já agradeço o espaço ! Abraço.

    1. Marcelo, em princípio é um desconforto passageiro, sim, que é relativamente comum, pois os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão em processo de cura / cicatrização. Se a dor persistir por muitos dias ou aumentar, procure sua dentista pra reavaliar.

  216. Dra. Ana, fui no dentista porque a obturação do meu dente quebrou. Na radiografia me falaram que era canal, mas quando a dentista abriu o dente achou melhor fazer o tratamento chamado capeamento. Fiz um primeiro curativo e não doeu, mas no segundo ela me disse para ficar 45 dias e colocou uma massinha dura, só que ficou alta e tive que voltar para acertar. Mas meu dente está doendo, não é uma dor forte mas é constante, e não doi quando me alimento. É normal essa dor nesse período? Fiz o curativo na segunda, consertou na quarta e esta doendo até hoje (sexta).

    1. Nivea, pode ser “normal” sim, dada a situação. É preciso aguardar os 45 dias pra se ter certeza se o capeamento realmente vai dar certo ou se será preciso tratar canal depois.

  217. Olá Ana, eu ontem fui ao dentista e vou ter de fazer um canal, e outro dente o molar superior direito foi obturado e colocado a resina branca, mas está doendo um pouco ele, o que poderá ser?

    1. Provavelmente apenas uma sensibilidade pós-procedimento, Marcos… o que não é incomum. A sensibilidade deve regredir, mas se persistir pelos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  218. Olá! Tenho um dente com pino e coroa que me incomoda qdo como alimentos muito quentes ou gelados; as dentistas que tratam dos meus dentes fizeram vários testes e radiografias, mas não encontram nenhum problema. Eu comecei sentindo uma dor na lateral do dente ao mastigar em cima, mas na época estava com gengivite. Foi tratada e não tenho mais. Sinto tbem como se tivesse um liquido de gosto ruim saindo do dente, eventualmente. Uma das dentistas acha que são canaliculos que ficaram após o tratamento de canal e recomendou tirar a restauração e refazer o canal. Não queria fazer pq foi caro, mas… qual sua recomendação? Obrigada.

    1. Regina, se sai algum líquido desse dente e há possibilidade de haver canais a serem tratados, creio que pode haver indicação de retratamento de canal, mesmo. Uma tomografia, que é um exame de imagem bem específico, poderia mostrar se há alguma alteração que não foi verificada. Converse com a sua dentista.

  219. Ana, ha pouco tempo fui ao dentista para olhar o alinhamento dos meus dentes, acabei descobrindo que meu siso direito da parte de baixo esta nascendo de lado e uma cárie no dente segundo ele em estado avançado. Acontece que onde está essa cárie havia uma massa no lugar que saiu, daí ficou um buraco, e por acidente (fui comer um pedaço da rapa de brigadeiro) quebrei ele quase pela metade. E agora? O que vai ser dele ? Terei de arrancar ou da para colocar massa novamente ?

    ****** detalhe que esqueci de mencionar, o dente é o penúltimo esquerdo parte de cima. Ou seja, um antes do siso.

    Obrigada.

    1. Camila, é preciso avaliar o quanto de tecido dentário se perdeu. E mesmo que fosse a coroa inteira, ainda haveria a raiz pra apoia um pino e uma coroa. Então, não me parece caso pra extração, mas pra restauração OU bloco OU coroa (dependendo do tamanho da fratura). Procure um dentista pra avaliar.

  220. Dra. Ana, boa tarde,

    Um dente sem obturação, sem dor, inteiro, porém no raio x foi detectada uma inflamação na raiz, é necessário fazer tratamento de canal ?

    1. Mauro, depende do que você quer dizer com “inflamação na raiz”. Se for na “pontinha” dela, pode ser uma lesão periapical, o que revela necrose do “nervo” e, portanto, necessidade de tratar o canal (mesmo que o dente esteja íntegro). Se for em volta da raiz do dente, é um problema periodontal, e aí o tratamento é outro.

  221. Bom dia Dra. Ana, tudo bem ?
    Há uns 06 meses coloquei um pino e coroa. Um dia, sem querer, mordi um pedaço de osso. Depois disso comecei a sentir uma dor não exatamente neste dente, mas sim uma dor do mesmo lado. Sinto uma dor no lado esquerdo. Fui em 3 dentistas e disseram que não tenho nenhum problema, que essas dores devem ter outra causa, tipo stress… Daí então comecei a fazer consulta com neurologista e continuo sentindo essa dor. Tenho muita dúvida se o problema realmente não é dentário. Esse dente que tem pino e coroa, tem um pouco de ” jogo “, mas ele por si próprio não dói… A dor parece que está no osso, próximo ao meu último dente superior… Sabe o que possa ser isso ? Será que algum nervo que está preso ? Desde já agradeço.

    1. Mauro, realmente não parece que a dor tenha origem dentária, o fato de você ter mordido o osso e a dor ter começado em seguida pode ser apenas coincidência, já que 3 dentistas avaliaram e não viram nada. Foi feito algum exame de imagem (radiografia, tomografia)?

    1. Bloco é como se fosse uma “coroa parcial”. É uma pecinha protética que substitui apenas parte de um dente, quando ainda não há necessidade de fazer uma coroa total.

  222. Bom dia, fiz um canal ha um ano atrás, não obturei e deixei-o aberto esperando a boa vontade de ir restaurá-lo, sei que fiz uma besteira, porém acabei de chegar da dentista, ela disse que desinfectou o dente, caso infiltrasse teria que retrata-lo, mas aparentemente não precisará disso, ela colocou um curativo e disse para eu voltar daqui a 10 dias.
    Não estou sentindo dor, mas sinto uma sensibilidade nele, o remédio deve esta fazendo algum efeito nele, né? É normal sentir essa sensibilidade?

    1. Dani, considerando que a dentista “mexeu” nele depois de tanto tempo, é comum essa sensibilidade que você relata. Em princípio, é só concluir o tratamento e a restauração.

  223. Dra., fiz canal e estou com curativo provisório para restauração daqui 4 dias, o problema é que estava almoçando e o dente quebrou uma parte da lateral, é o dente 35, inferior. Tem como salva-lo sem ter que fazer coroa, pino, etc, porque tem o outro lado intacto ainda!? Obrigada.

    1. Depende do tamanho da fratura, Josiane. Agora pode estar indicado um bloco ou até uma coroa, pois talvez a restauração direta não seja mas possível. Seu dentista terá que reavaliar.

  224. Olá, tenho muito pavor de dentista, mas venho notando de umas 2 semanas pra cá que um dos meus molares está com uma bolinha preta bem no meio dele e começou a sangrar de dentro do dente, estou com medo, o que eu faço?

    1. Bianca, compreendo seu medo, mas você precisa procurar um dentista. Se está saindo sangue de dentro do dente, já é problema de canal. Procure um dentista no qual você confie, peça a indicação de um amigo, por exemplo. É essencial que você procure ajuda.

  225. Doutora, agradeço sua resposta, eu muito penso que o siso seja mesmo a causa disso tudo, mas eles nasceram qnd eu tinha 14 anos… e possível eles terem crescido, ou algo assim? Faz 2 meses q minha mordedura esta assim, pode ser inchaço por causa do canal? A sensação q tenho e q nunca mais vai voltar ao normal… 🙁

    1. Embora não seja impossível, 14 anos é muito cedo para os sisos (terceiros molares) terem nascido… nessa época é mais provável que tenham sido os segundos molares, com um pouco de atraso. Pode ser que o dente do canal esteja mais “alto” sim, e isso esteja causando a alteração na mordida. Mas vai voltar ao normal si, é questão de identificar a causa e tratar de acordo.

  226. Olá Ana, uma obturação do meu dente caiu, mas eu não liguei, com o tempo o dente começou a dar umas pontadas, eu meio que chupo ele ou “desentupo” com a lingua, da uma dorzinha fina e grande e ele para imediatamente de doer, mas vem um gostinho estranho ou as vezes até sangra, vou marcar o dentista logo pra ver isso, mas só vou ter tempo depois do dia 08, que é quando chego de viagem. Isso é muito grave?

    1. Ramon, pela sua descrição seu dente está aberto, o que não é bom. É preciso limpá-lo, fechá-lo e, se o canal realmente está exposto, tratá-lo. Procure um dentista assim que possível, ok?!

  227. Doutora, adorei as informações e venho aqui tirar uma duvida q não consigo cessar…
    Estou gravida de 8 meses e descobri depois de muita dor q tenho um canal a tratar (o qual esta com curativo), e DOI todos os dias… tenho um siso para arrancar, esta um caco, tbm DOI!
    Com muito paracetamol vou driblando tudo isso ate minha bebe nascer, pq tenho medo de tratar agora, e tbm não achei profissional q me de confiança…
    Mas o q vem me incomodando é q meus dentes não encostam mais!!! Qnd fecho a boa sinto só os do siso encostarem, e nítido o vão q esta entre meus dentes qnd fecho a boca, pq isso aconteceu? Sera q vai voltar ao normal??? Eu mal consigo mastigar, me ajude…

    1. Barbara, não é incomum que os sisos, ao nascerem, modifiquem a forma como mordemos. Parece que foi isso que aconteceu com você, o nascimento dos sisos alterou seu contatos dentários e, portanto, sua mordida. Assim que a bebê nascer, sugiro uma avaliação e, se houver indicação, a extração desses dentes (sem contar, é claro, com o tratamento dos outros dentes).

  228. Olá, dra. Ana! Primeiramente, obrigado pelas informações aqui divulgadadas. São muito úteis! Pois bem, em breve, me submeterei a um tratamento bucal completo, incluindo obturações, restaurações, tratamentos de canal, remoção de tártaro, clareamento dental e, se necessário, colocação de aparelho ortodôntico. Eu gostaria de saber se o clareamento dental pode ser feito antes das restaurações, para que essas últimas sejam feitas segundo os tons obtidos com o clareamento. Outra coisa: vai doer? 🙁 Podem ser dúvidas bobas, mas gostaria muito de saber. Planejo começar tudo o mais rápido possível.

    1. George, se você for fazer restaurações em dentes anteriores, sim , o clareamento deve ser feito antes, pra que as novas restaurações sejam feitas da “nova cor” dos seus dentes. Se forem apenas restaurações posteriores, pode-de até deixar o clareamento pra depois. Claro que a prioridade é fazer a limpeza, tratamento de canal, etc.. Não há razão alguma pra doer, e se o seu dentista detectar a necessidade, vai anestesiar você. Pode ficar tranquilo.

  229. O nódulo pulpar é uma cárie? Em termos simples, o que isso significa? Fiz uma panorâmica e minha dentista desmarcou minha data. Estou quase morrendo de medo. A radiografia acusou muitas coisas, entre elas nódulos dentais em três dentes, dois deles com restauração, o que isso significa??

    1. Não é nada demais, Ana… são apenas achados radiográficos. Nódulos pulpares não calcificações dentro do canal do dente. Se você não tiver que tratar esse canal um dia, não vai incomodar em nada. 🙂

  230. Olá Dra. Ana!
    Estou fazendo um canal no dente molar inferior que quebrou com uma mordida numa azeitona com caroço e, bem, ele tava doendo muito antes de mexerem, fiquei dias sem dormir e estava impactando na minha vida social. Comecei o canal ano passado e após tantos recessos, ainda estou no tratamento. O dente não dói mais desde a primeira intervenção do dentista, não sinto mais aquela pressão absurda que sentia quando ele estava inflamado. Fiz uma cirurgia de retração gengival, já que a gengiva cresceu em cima do dente quebrado e, por fim, o dentista já abriu o canal, limpou com aquelas limas, mas ainda não fechou porque diz que ainda tenho indícios de inflamação bem na pontinha da polpa, mas que são apenas resquícios. Quando ele enfia as limas, eu sinto um incômodo muito chato e meu dentista não usou muito a anestesia pra mexer no dente depois de retirada a polpa. Enfim, já coloquei e recoloquei o remédio dentro do dente pra ver se a tal infecção cessa, mas isso já faz mais de 6 sessões. Não sinto mais dor nenhuma, mas há chance de se o dentista fechar o dente com ele ainda inflamado (como ele diz) ocasionar uma infecção futura? Essas limas realmente doem assim quando tocam lá no fundo do dente?
    Este blog é muito esclarecedor pros que possuem fobia de dentista. Eu era uma dessas. Depois deste canal, perdi o medo.
    Obrigada Dra. Ana, continue este trabalho.
    Abraços 🙂

    1. Kenia, sim, o dente pode voltar a doer no futuro, mas me parece que seu dentista está trabalhando justamente pra evitar isso. E sim, quando uma lima toca no fim da raiz, sem anestesia, é esperado que doa mesmo já sem o “nervo” do dente, já que os tecidos em volta da ponta da raiz são todos inervados.

  231. Ana do céu, tô lascado!

    Levei uma radiografia panorâmica pra minha dentista e descobri que 6 dentes que “sofreram” canal foram feitos de maneira errada. O cimento não obteve toda sua profundidade na raiz do dente. Só que todos estes dentes não doem, devo refazer os canais? Além do mais, se refizer, há probabilidade deles doerem?? Só mais uma pergunta, dependendo da resposta anterior… um destes 6 está cinza como céu nublado, pode ser feito o clareamento interno sem a necessidade de refazer o canal?

    Muito obrigado desde já!

    1. Tá lascado não, Danilo! 😉

      Se esses dentes não doem e não há infecção neles (na radiografia apareceriam áreas escurecidas na pontinha das raízes desses dentes, o que chamamos de “lesões periapicais”), não precisa mexer, não. Basta acompanhar.

      Sim, em princípio dá pra fazer o clareamento interno sem mexer no tratamento de canal. Mas se o dente estiver bem cinza, provavelmente o clareamento não vai resolver por completo, embora possa ajudar.

    1. Michelle, não sei dizer sem examinar e conversar com você pra entender a situação. Uma possibilidade é que você não os tenha restaurado após o tratamento de canal e ficado só com o curativo, o que os deixa frágeis. Pode ser que, mesmo restaurando, a restauração não foi adequada (uma restauração direta em vez de um bloco, por exemplo). Pode ser, ainda, que você tenha dado o azar de morder alguma coisa dura BEM onde não devia. 😉

  232. Tenho um canal ha mais de 15 anos e sempre doeu, já o refiz várias vezes e tb já tive vários diagnósticos. Uns falam que dói pq passou o cone e tem material a mais, outos falam que pode ter fratura e que o único jeito é extrair o dente e fazer implante e há alguns que dizem que é preciso fazer uma cirurgia de abscesso. Diante de tantos diagnósticos não sei o que fazer. Será que pode me ajudar??? Obrigada!

    1. Gisele, me parece que tem muito dentista “chutando” o que pode ser sem fazer exames mais específicos. Eu acho que se as informações clínicas não são suficientes pra um diagnóstico preciso, o ideal seria fazer uma tomografia pra buscar as informações que faltam para o diagnóstico e, por consequência, pra indicar o melhor tratamento.

  233. Olá doutora. Estou fazendo canal em um dente que doia muito. Então a dentista solicitou uma radiografia para ver se tenho mais cáries e qdo olhou a radiografia fez canal em outro dente, pois ela falou que a carie está por baixo da obturação. Só que esse dente não dói. Será que fiz bem em deixa-la fazer esse canal? Pois vai ser mais um dente que se foi pois com o tempo o canal quebra e tem que fazer coroa.

    1. Michelle, se havia indicação de tratamento de canal, o canal TINHA que ser tratado. E não, o seu dente não “se foi”, pelo contrário, foi o tratamento de canal que o salvou. Não é verdade que “com o tempo o canal quebra e tem que fazer coroa”, isso é mito. Se o dente com canal tratado é restaurado adequadamente, ele é tão resistente quanto qualquer outro dente.

  234. Oi Dra. Comecei um tratamento de canal ha 5 dias, ela abriu, limpou, colocou um curativo e marquei o retorno para finalizar. Mas depois de quatro dias meu dente ficou super sensivel e começou a doer bastante. Fui na emergencia e o dentista me deu varias anestesias muito, muito doloridas, colocou um remedio super amargo e fechou com o curativo novamente. Meu retorno daqui a dois dias e estou sentindo dor e sensibilidade. Ta normal esse procedimento?

    1. Ana, é assim mesmo. Quando um dente com curativo dói, faz-se a troca do curativo e da medicação intra-canal. Enquanto o tratamento de canal não for concluído, há chance de você sentir dor.

  235. Olá Dra, peço sua opinião sobre meu caso: há aproximadamente um mês sofri uma queda no banheiro, os dois dentes principais da frente ficaram com mobilidade, fiz uma radiografia e diagnosticaram uma PEQUENA fratura coronária / radicular em um deles. Falaram em implante talvez, mas não sinto dor, me alimento normalmente, porém cuidando destes dentes, e gostaria de saber sua opinião. Obrigado.

  236. Olá doutora, fiz uma restauração e ao chegar em casa senti dor, voltei no dentista e ela disse que precisava de canal, daí ela abriu meu dente, limpou, pos um algodão e tampou, não doeu mais, ela disse pra eu voltar depois de 45 dias que é quando o especialista em canal vem, daí ele vai começar o procedimento, posso ficar com esse curativo por 45 dias? E agora faltando 5 dias pra consulta começou pulsar, será que devo ir trocar o algodão e fazer de novo?

    1. Pode esperar sim, Marlussy. Mas se já está pulsando, o melhor é trocar o curativo, mesmo. Deve aliviar a dor pra você esperar o início do tratamento com mais conforto.

  237. Ola doutora, ano passado troquei as restauracoes dos molares, pois estavam com infiltraco por causa de uma resina de ma qualidade… umas 3 ou 4, quando a dentista tirou para trocar disse que estava bem perto do canal e q ela visualizava uma parte pequena exposta do canal, mas o mesmo n estava danificado, ela fez a restauracao e disse q n trataria o canal, pois n foi danificado, porem alertou q poderia ser infeccionado ja q estava com uma pequena exposicao, isso seria correto dela fazer ? Ja faz 1 ano, obrigado.

    1. Bruno, imagino que o que ela fez foi um capeamento pulpar direto, um procedimento em que, mesmo com uma pequena exposição do nervo do dente, é possível fazer uma proteção no local pra tentar evitar um tratamento de canal. Se seu dente não incomodou mais, é porque deve ter dado certo.

      1. – Doutora, nao sei se foi feito esse procedimento, será que ela pode ter apenas restaurado sem o capeamento?
        – Há algum modo de saber, por radiografia se foi feito esse procedimento de capeamento direto ou se está tudo ok com o dente?
        – Posso ter uma infecçao na polpa sem eu sentir dor?
        – Qual procedimento devo fazer para saber se a polpa está infeccionada e evitar problemas maiores? Morta ela n está, pq sinto o quente e frio. Temo que a dentista tenha jogado um problema pra frente, dai ja poderá ser tarde e poderei perder o dente !!! Please como faço p evitar isso? Grato.

        1. Realmente não acho que sua dentista faria isso, Bruno… restaurar um dente com exposição pulpar sem um capeamento direto é certeza de problemas. É como se um ortopedista mandasse o paciente com um braço quebrado pra casa, sem gesso, porque “vai sarar”. 😉

          Em princípio, isso pode ser visualizado numa radiografia, sim. Sim, você pode ter uma infecção no dente e não sentir dor. Mas eu não estou entendendo muito bem a sua preocupação… seu dente está incomodando? Por que essa desconfiança toda? De qualquer forma, não vejo razão nenhuma pra você perder o seu dente. Caso necessário, um tratamento de canal resolveria seu problema.

          1. Fico preocupado porque as restauraçoes sao proximas dos canais, e como a doutora disse pode estar infeccionado sem eu sentir dor, neste caso como saber se não está infeccionado e eu n to sentindo?!

          2. Pode estar, mas aí estamos sendo MUITO pessimistas, já que você não tem nenhum sintoma. Procure sua dentista pra fazer uma reavaliação, uma radiografia, anamnese e um exame clínico vão responder suas dúvidas.

  238. Boa noite, dra. Ana! Estou com uma duvida… Ha 5 dias Comecei com uma infeccao em um canal q fiz ha 1 ano. A dentista abriu e drenou. Fiquei 1 dia c o dente aberto e hoje quando ela fechou com o curativo (vou viajar e so volto no dia 4/01) o dente está dolorido. Na consulta ela disse q em caso d dor eu poderia ir a qualquer dentista para retirar o curativo e ficar c ele aberto, utilzando sempre algodao para me alimentar. A duvida é: é muito perigoso ficar c o dente aberto por aprox 15 dias? Estou sem saber o q fazer e amanha estou indo viajar. Help!!! Obrigada!

    1. Eu não diria que é perigoso, Luiza… apenas não é a situação ideal, é uma medida emergencial pra que a secreção que há dentro do seu dente drene e você não sinta dor. Mas vamos torcer pra que não doa e você não precise remover o curativo. 🙂

  239. Dra. Ana, fiz um canal no dente da frente. Esse dente ja teve um abscesso, ficou escuro e um pouco abalado. Tratado o canal, o abscesso sumiu, mas o dente continua meio roxo ou sei la que cor, so da pra ver se olhar de longe rsrsrs bom, mas a minha duvida é que ele ta um pouco abalado ou mole. Balanco ele com o dedo ou com os outros dentes e ele mexe. Bom, eu queria saber se nao é o caso de colocar coroa ou pino, alguma coisa pra deixar mais firme. E o escuro, o que eu posso fazer? Bom, tb estou usando aparelho fixo, mas mesmo assim ele ainda esta meio abalado. :'( tenho medo dele quebrar ou cair. Obg por sua compreensão. Bjos, amo seu blog, acompanho tudo que a senhora faz nas redes sociais ou sites, queria vc pra ser minha dentista. Bom, xau se nao nun paro de escrever, bjs de novo rsrsrs 😀 😀 😀

    1. Obrigada, Elisângela. <3

      Colocar pino não deixaria o seu dente mais firme. Se não houver um problema periodontal em curso (nos tecidos aos redor do seu dente, osso e gengiva), pode ser que seu dente esteja com mobilidade por causa do aparelho, mesmo. É preciso avaliar, chame a atenção do seu dentista pra isso na próxima consulta. Quanto à cor, é possível fazer um clareamento interno. Falo mais sobre isso aqui --> http://medodedentista.com.br/2011/08/clareamento-em-dente-com-tratamento-de-canal.html

  240. Bom dia, iniciei um tratamento de canal, a dentista abriu uma cavidade no meu dente, limpou e ficou enfiando umas agulhas bem finas. Ela me explicou que aquilo eram limas, que estava abrindo os canais, apos esse procedimento ela colocou um algodão e uma massa branca rigida, pois terei que retornar mais 2 vezes para finalizar o canal. Gostaria de saber normalmente quantos dias posso passar com esse algodão e essa massa no dente, pois já faz 1 semana e por problemas no trabalho não pude retornar ???

    1. Junior, o curativo, se estiver íntegro, pode durar bastante… meses até. Mas sugiro que assim que der você retorne pra finalizar o tratamento, tanto pela chance do dente doer nesse meio tempo quanto pela fragilidade do dente sem uma restauração adequada.

  241. Oi, boa noite! Eu estava fazendo um tratamento de canal, fui 3 vezes. Na primeira ela retirou o nervo e limpou, na segunda ela colocou uma acido lá dentro do meu dente, e na terceira ela colocou uns palitos dentro do meu dente, cortou os palitos e fechou o dente com uma massinha branca. Ela falou que a restauração ou bloco é cobrado por fora, esta correto isso? (canal foi feito no quarto dente da frente na parte de cima)

  242. Bom dia! Estou fazendo tratamento de canal, e segundo minha dentista meu dente está muito inflamado. Ja fiz uma parte do canal, meu dente está aberto ha 5 (cinco) dias aguardando desinflamar (chegou a quebrar um pedaço do dente e segundo ela terei q fzr uma coroa). Estou sentindo mta dor (mta mesmo) e me tratando com Diclofenaco de sódio, Deocil, Dipirona ha um mês e Amoxilina ha 8 dias e ñ sinto diferença. O que está acontecendo comigo? Chego a estar desconfiando da competência da minha dentista!!! Isto é normal ou mto anormal???
    Obrigado.

    1. Alexandre, seu dente está infeccionado, provavelmente você está passando por um abscesso. Isso dói muito, mesmo. Passando essa fase aguda, é essencial concluir o tratamento de canal para o dente não doer mais. Sua dentista fez o que pode, o dente está aberto pra drenar o pus e você está medicado.

  243. Ola, gostaria de saber se posso arrancar um algodao que ficou dentro do canal. E que ele caiu e gostaria de saber se posso arrancar o algodao ou nao.

    1. Se o algodão está exposto, pode, Adry. Mas o dente não pode ficar aberto e sem tratamento, restauração ou curativo. Procure seu dentista pra resolver isso.

  244. Oi doutora Ana, estou com muita dor em um dente, só que não tem nenhuma cárie, mal consigo escovar os dentes tanto que DOI, já fui em uma dentista, ela disse que minha raiz ta exposta, por isso tanta sensibilidade, que depois que puser o aparelho ortodôntico e meu dente desentortar a dor passa, sera que vou ter que ficar esses anos todos com essa dor? Me ajude, e parabéns pelo seu trabalho, Ana.

    1. Ana, é possível que o problema não seja só o dente torto, mas uma recessão gengival. Enquanto a raiz do seu dente estiver exposta, vai doer. Uma possibilidade é aplicar um dessensibilizante. Converse com o seu dentista.

  245. Olá, doutora. Bom, recentemente eu fiz oito restaurações e apenas um dente ficou dolorido. Eu estou sentindo ele diferente de como era antes, está alto. Mas o pior de tudo é que a dor está me incomodando e até meu ouvido está doendo. Qual seria a causa desta dor? Obrigado, aguardo sua resposta.

  246. Olá. Nunca tive cárie até os 18 anos de idade. Com 19 anos tive que fazer um canal. Porém quem fez o canal quebrou um pedaço de lima no canal e deixou lá. Depois desse canal comecei a ter retração na gengiva e começou a surgir erosões dentais. Recentemente começou a dar erosão nos meus caninos. A princípio os dentistas aqui me disseram que poderia ser alimentação muito ácida, mas não tenho uma alimentação muito ácida. As vezes sinto uma inflamação em um dos dentes do fundo em que fiz uma restauração grande. Minha pergunta: essa lima pode ter ocasionado a minha retração gengival com a exposição de parte das raízes dos dentes e assim ocasionando as erosões? Meu dentes eram excelentes e depois desse canal começaram literalmente a “acabar”. Estão erodindo bastante. Inclusive nas superfícies. Aguardo sua opinião. Obrigado.

    1. Leandro, uma coisa não tem nada a ver com a outra. A erosão é um processo de desgaste químico dos dentes, e a recessão gengival não tem relação com problemas endodônticos.

  247. Agradeço muito pelas suas palavras!!! Me ajudou muito! Há três dias comecei a sentir uma dor insuportável nos dois últimos dentes superiores, ao procurar um dentista ele fez a restauração, 24 horas depois a dor ficou insuportável e tive que procurar um atendimento emergencial, nisso ela abriu o dente e limpou novamente e estou com um curativo. Fiquei muito triste com toda a dor que senti, pois mal conseguia dormir, agora agendei o meu canal para amanhã e agora mesmo com o curativo sinto um alivio extremo. Mas novamente te agradeço pelo apoio e atenção, pois ao ler seu site estou com coragem de resolver esta situação e de cuidar da minha saúde bucal.

  248. Boa tarde, na quarta feira fui ao dentista e fiz uma fase do tratamento canal. Hoje quando acordei tava com um gosto horrível e tem um cheiro mau mesmo na boca, e estive assim o dia todo. Pode-me dizer o que posso fazer?

    1. Laura, provavelmente é o gosto do produto usado no curativo, pra fechar o dente. Se estiver muito ruim, procure seu dentista pra trocar o curativo.

  249. Boa tarde, doutora!
    Fui a dentista hoje, ela me disse que meu dente havia necrosado, fez alguns procedimentos e fechou com curativo e me receitou antibióticos por 5 dias e anti-inflamatório de 12 em 12h. Mas ela me disse q se eu sentir o dente latejar pra eu voltar e ficar sem curativo até o meu retorno. Como mexi no dente hoje, estou sentindo dores pulsantes. O que é mais seguro pra mim? Aguentar a dor com curativo ou tira-lo? Fico com medo que a dor piore a noite com o curativo, mas também fico com medo de tirar e entrar algum resíduo de alimento e piorar o caso.

    1. Monalisa, seguro no sentido de não doer é remover o curativo. Mas essa é uma decisão de urgência, não algo preventivo, pois o ideal é que o dente fique fechado, pra diminuir a contaminação do interior dele.

  250. Bom dia, Drª Ana
    Eu efetuei canal e estou sentindo dor, e meu rosto esta muito inchado, qual medicamento tomar para que possa esta aliviando a dor e normalizando o inchaço?

    1. Josenildo, entre em contato com o seu dentista (o que tratou o canal)! Ele conhece o caso e pode prescrever um analgésico com mais critério. Pode ser necessário outro tipo de medicação também, e é preciso verificar o porquê do inchaço, isso não é esperado após o tratamento de canal concluído.

  251. Boa noite!
    Dra. estou fazendo um canal dentario depois de ter passado por tres obturacoes no mesmo dente, toda vez que o dente era restaurado, mais dor eu sentia, depois de passar por 5 dentistas diferentes o ultimo resolveu fazer este canal, so que depois que o dentista começou o processo apareceu um caroco acima da gengiva como se fosse um nodulo e ao exercer forca nele dá para sentir por dentro do dente, como se ele quisesse sair por dentro.
    Fui ao dentista, ele abriu o dente, colocou um medicamento dentro do dente junto com um liquido que tem o gosto de agua sanitaria, e agora estou sentindo o gosto direto na boca.
    Isso eh normal, o q devo fazer?

    1. Rafa, pode ser que a medicação intracanal esteja “escapando” do curativo… seria bom seu dentista checar a integridade do curativo. Quanto ao caroço, dada a situação, é algo esperado… deve ser um abscesso.

  252. Olá Dra. Ana, fui ao dentista no Posto perto de casa, ela falou que era preciso fazer canal, fiz um curativo e dps de 2 semanas, eu acho, começou a doer, fui no particular, ela tirou o curativo e aplicou 4 anestesias e a intrapulpar, ela falou que eu teria que voltar, tampou com o curativo, mas ele ta incomodando… ela mexeu bastante no dente, tenho bastante medo de dentista, vc acha que sera preciso anestesia intrapulpar ? Ele doi bastante… n quero toma-la novamente… Já pensei até em arrancar o dente.

    1. É improvável, Isabela. A anestesia intrapulpar costuma ser dada apenas em caráter de urgência, e você já está em tratamento… não deve ser necessário.

  253. Olá Dra. Ana.
    Estou em tratamento ortodôntico e no meu caso precisei extrair um incisivo inferior, pois meus dentes eram “amontoados”, e como os de trás estavam digamos que ok e não tinha espaço em minha boca pra tentar deixa-los retos, a extração foi o aconselhada. Meus dentes estão retos agora, mas numa radiografia atual fui aconselhada a fazer um canal no incisivo inferior que restou (rs). O motivo seria a raiz dele ser curta, no caso seria pra ele não se movimentar. Sei que são vagas informações, mas só gostaria de saber se é normal isso. Realmente devo “matar” meu dente mesmo ele estando sem cáries e aparentemente bem? Ele pode escurecer depois não é?
    Desde já obrigada pela atenção, o site é ótimo!

    1. Tatiane, me parece que a razão de tratar o canal desse dente não é um problema endodôntico em si, mas a tentativa de parar uma reabsorção radicular externa (você diz que a raiz do dente é curta, então pode ser que parte dela tenha “sumido”). Então, sim, mesmo sem cárie alguma pode estar indicado o tratamento de canal. O escurecimento do dente é uma possibilidade, mas não é regra.

  254. Ola! Dra. Ana Tokus. Eu estava com o dente doendo muito, procurei um dentista, onde ele disse que teria que ser feito um canal, começou o tratamento e o dente ainda continuou doendo, na segunda sessão o dente parou de doer, fiz a 3 e a 4 sessão tbm, quando terminou o tratamento ele fez o curativo e me encaminhou para outro dentista para colocar a resina, eu ainda não fui, pois meu dente começou a doer, o que faço??

    1. Pollyanna, como é essa dor? Se for uma “dorzinha”, pode ser considerado normal. O dente pode ficar um pouco dolorido logo após o tratamento de canal. Se for uma dor forte, aí sim é sinal de problema. Vá ao dentista indicado pra fazer a restauração, se houver algum impedimento ele vai orientar você. E é importante restaurar o dente logo, pois apenas com o curativo ele fica frágil e pode fraturar se você morder alguma coisa mais dura.

  255. Texto bem explicativo. Estou na 3ª semana de tratamento de canal. O dente em questão é um siso, pois anos atrás um dente foi extraído e o siso do maxilar inferior direito se moveu para frente ocupando praticamente o espaço do dente extraído e exercendo função na mastigação, motivo pelo qual não quis extraí-lo. No entanto, está chegando o dia em que irei colocar a dentista no seu devido lugar, nem que seja aos gritos. Como sou leigo na área, não quero ser enganado. O “tratamento de canal” já foi pago e quero ter a certeza de que estou recebendo o “produto” (serviço). Falta um pouco de transparência e clareza nos procedimentos (como se a dentista ou endodontista pensasse que sou burro d+ para entender uma explicação razoável). Na próxima consulta irei exigir explicação, com base em ilustração anatômica do dente, do que foi feito até então e do que será feito. Se eu não obtiver a explicação, a médica vai arrumar um problema.

    Ainda sinto um pouco de dor quando acidentalmente mordo com o dente em tratamento. A dor persiste um pouco e depois diminui.

    Espero que isso acabe logo.

    E afinal, é necessário a inserção de um bloco? Preciso mesmo pagar R$ 215,00 por essa peça ou estou sendo enganado?

    Obrigado Drª. e desculpe o texto longo.

    1. Rafael, é um direito seu conhecer detalhes do seu tratamento. Creio não serem necessários os gritos, uma conversa franca deve ba