… não incomoda mais. Pesquisadores britânicos do King’s Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University desenvolveram um dispositivo que anula o barulho do motorzinho do dentista. Não se trata de uma alta-rotação que não faz barulho, mas de uma forma que se encontrou para que o paciente não precise ouvir o temido motor.
Funciona assim: ao mesmo tempo que o som da alta-rotação é filtrado, o paciente pode ouvir suas canções preferidas em mp3. E por “filtrado” entendam que o aparelho seleciona os sons do ambiente que serão ouvidos. O paciente pode, por exemplo, ouvir a voz do dentista normalmente, algo imprescindível durante a maioria dos procedimentos odontológicos.
O aparelhinho é, basicamente, um fone de ouvido capaz de cancelar ruídos. Ele capta os ruídos do consultório e os transforma em sinal digital. Esses sinais são, então, analisados e comparados ao barulho do motorzinho do dentista. O que coincidir com os dados de áudio do barulho da broca é neutralizado pelo dispositivo. Tcha-nan! Veja:
Ou assista aqui: http://www.videolog.tv/video.php?id=682557
Tá… mas não sairia mais em conta apenas enfiar uns roletes de algodão nos ouvidos da vítima do paciente? Segundo os pesquisadores, não. Isso porque a percepção do som não seria eliminada por completo, ou seja, a pessoa ouviria, mesmo que baixinho. O cérebro continuaria sendo capaz de reconhecer o desconfortável e irritante som responsável por boa parte do medo que se tem do dentista.
O negócio agora é correr atrás de investidores para que os “super fones de ouvido” sejam transformados em realidade. Vamos fazer uma vaquinha? 🙂
Fonte: Folha.com
3 comentários
eliminando o temivel som da broca…
>Não tem um desses pra filtrar a gritaria da meninada não??? 😛
>Ótima notícia !!! Para eles … óbvio !!! =(
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.