Lixando os dentes no TikTok

Você pode nunca ter baixado esse app chinês no seu celular, mas com certeza já ouviu falar dele: o TikTok. O TikTok seria banido dos Estados Unidos em setembro/2020, assim como o aplicativo WeChat, com o objetivo de “proteger a segurança nacional dos Estados Unidos de supostas ameaças do Partido Comunista da China”, segundo o governo americano. Trump desistiu (por enquanto).

No TikTok, as pessoas fazem vídeos sobre o que quiserem. Dancinhas, tutoriais, dublagens… qualquer coisa que possa viralizar, pra ganhar visualizações e, por consequência, seguidores. Eu comecei a me aventurar pelo TikTok este ano, e acho ele bem divertido. Como acredito que minha vida não deva ser tão interessante assim do ponto de vista chinês, tô tranquila.

O TikTok é feito de modinhas. E uma das últimas que apareceu por lá foi a de lixar os dentes. É, com lixa de unha mesmo. A ideia é deixar os incisivos centrais uniformes, com suas incisais alinhadas. Retinhos.

Ideia besta.

Claro que, via de regra, quem aparece lá lixando os dentes só quer aparecer, mesmo. Usa o áudio de alguém com o barulhinho da lixa e faz de conta que está lixando os dentes. Mas você duvida que tem gente que leva a sério e realmente desgasta seus dentinhos? Eu não, até porque já recebi MUITA pergunta aqui no blog sobre o assunto, e geralmente o dente que incomoda é o canino, por ser pontudo. E vejam só: o canino foi feito pra ser pontudo mesmo! Tá tudo certo com ele… mas tem gente que implica com o coitado…

Eu expliquei sobre esse assunto de forma mais completa aqui: Meu canino é muito pontudo! Mas, fazendo um resumo, você não deve lixar seus dentes porque:

  1. Desgastar seus dentes significa remover esmalte deles. A remoção do esmalte expõe a dentina, que é o tecido dentário que está por baixo do esmalte. A exposição da dentina pode levar à sensibilidade dentinária… e acredite: você não quer ter sensibilidade nos dentes!
  2. Desgastar seus dentes altera a relação deles com os dentes do arco oposto. Bagunça a sua oclusão (mordida), estraga as guias de desoclusão… e acredite: você não quer bagunçar sua mordida!
  3. Desgastar seus dentes modifica a anatomia (forma) deles. E cada dente tem uma forma porque, essa forma, representa uma função: incisivos cortam, caninos perfuram, molares trituram. Portanto, modificar a forma significa prejudicar a função! Além disso, os dentes não têm todos a mesma “altura”… incisivos centrais são mais ou menos do tamanho dos caninos, os laterais um pouco menores… e é essa combinação de “alturas” que deixa o sorriso bonito e harmônico. Acredite: você não quer ter todos os dentes iguais! É feio pra caramba e só vai fazer parecer que você tem bruxismo (hábito de ranger os dentes).

Eu poderia continuar a listinha, mas já tá bom né? Não lixe seus dentes com lixa de unha, de parede… sei lá. É uma péssima ideia. Consulte um dentista.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Curiosidades

Marcadores:

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista