Feliz Natal 2015

Jesus na cruz
Jesus na cruz

O vídeo é um pouco longo, mas o conteúdo é rico, verdadeiro e profundo. Uma reflexão apropriada para a véspera de Natal… para o Ano Novo… para a sua vida. O assunto não é o nascimento de Jesus… pelo menos não o fato, mas o propósito.

Um Feliz Natal pra você! 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

8 comentários

      1. Dra. Eu extrai o dente, a cirurgiã-dentista disse que talvez mesmo se eu tentasse fazer canal talvez não prestasse mais, ele estava todo quebrado por dentro, e mesmo com a anestesia doeu muito, não vou deixar meus dentes mais assim. Obrigado, Doutora, por ter me dito o que era, seu site ajuda muita gente! Espero que ele sempre continue. 🙂

          1. Dra, Voltei rs. É que tipo tenho infelizmente uns 3/4 dentes com cárie, e eu não queria que ficasse aquele “metal” no dente porque eu acho feio. Eu li que obturação e restauração são diferentes, minha dúvida é simples eu acho, eu gostaria que o meu dente voltasse a como era antes, no caso não quero que fique aquele “metal/massa” no lugar no meu dente, então eu preciso fazer restauração, né? As cáries estão no começo ainda e eu quero ajeitar todas, porém quero fazer que o dente fique sem aquele “metal”, então faço restauração né? Estou com muita dúvida.

          2. Lynho, antigamente se usava o termo “obturação” como sinônimo de restauração. Hoje “obturação” se refere ao tratamento de canal (obturação do canal) e restauração à devolução da estética e da função do dente. Portanto, restaurações podem ser de amálgama (a de metal, que hoje está caindo em desuso) ou resina (a da cor do dente). Se você não quer uma restauração metálica, pode fazer de resina. Converse com o seu dentista.

  1. Olá Dra. Parabéns pela iniciativa.

    Meu nome é Rogério, tenho 47 anos e sempre tive medo de tratamento dentario, e apesar disso já fui em mais de 10 dentistas diferentes, tendo feito até canal sem dor alguma. Não tenho de tomar anestesia, só que ela não pega bem em mim. Já cheguei a tomar 5 ampolas e fazer a restauração com alta sensibilidade. As vezes, nos dentes superiores, pega muito bem só com uma aplicação. Estou cansado de ouvir q é psicológico e que meu medo que causa isso, porém dor é dor, e se a anestesia é bem feita sinto como se meu dente virasse uma pedra indolor… Ja em outras ocasiões é só encostar a broca que vejo estrelas. Teria alguma explicação para isso? Muito obrigado e boas festas…

    1. Rogério, pessoas diferentes têm diferentes limiares de dor… ou seja, a anestesia que em você “não pega”, em outra pessoa é mais do que suficiente. Os fatores pra que isso aconteça são vários: o tipo de líquido anestésico, variações anatômicas, a técnica de anestesia usada e, embra você já esteja cansado de ouvir isso 🙂 – a estado de ansiedade do paciente interfere, sim. Quanto mais nervoso está o paciente, menor é o limiar dele, ou seja, “dói mais rápido”. Então, a cada atendimento, é preciso considerar a combinação desses fatores… cada anestesia é uma história diferente.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista