Feliz Dia dos Pais 2015

Feliz Dia dos Pais

É o que o Blog Medo de Dentista deseja a você que não é apenas pai, mas um super pai. <3

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

40 comentários

  1. Dra, q legal, ela me ligou e disse q meu aparelhinho ja chegou (entendi nada, rsrs), mas mandou eu ir la inicio do mês. Estava muito tenso.

  2. Olá Dra. Ana, estou só um tiquinho ANSIOSOOOOO… Vai fazer 2 semanas q fiz minha documentação de radiografias e gesso pra colocar aparelho, mas a dentista ainda não me ligoooooooou… Estou aguardando muito e o telefone não tocaaaaaaa… E qdo toca não é elaaaaaa 🙁 Quero colocar logo meu aparelho, tirar selfies, colocar no feiceeeeeeee… O q eu façooo, ta demorando muitoooooo…

  3. Oi… Minha dentista obturou meu molar direito inferior. Disse q fez um buracão e colocou resina branca. Pois bem, isso faz 6 meses e eu não sinto dor, estou comendo normalmente. Se eu sempre escovar os dentes bem, posso ter esse dente funcionando legal ate qtos anos? Tenho 28. Deve se periodicamente trocar a resina, neh? Tipo, após alguns anos… não queria fazer canal daqui a uns anos, mas pelo buracão q ela disse q teve q fazer me deixou encabulado. 🙁

    1. Leko, seu dente pode “funcionar legal” pra sempre! Sim, um dia, daqui a uns anos, essa restauração terá que ser trocada, pois a resina começa a infiltrar. Mas, em princípio, é só trocar e pronto.

  4. Dra., é verdade que o xilitol ajuda a reduzir a incidência de cáries e a placa?
    Uma amiga trouxe de fora para eu usar como adoçante. Quando fui pesquisar o que era, li várias coisas relacionadas à saúde bucal e que algumas pessoas até o usam na escovação. Se realmente há benefício, qual o melhor uso? Como adoçante ou na escovação? Obrigada!

    1. Gabriela, o xilitol é um açúcar. Porém as bactérias que causam cáries não são capazes de metabolizá-lo, então se depender da presença de xilitol na boca, elas “morrem de fome”. Além disso, por não metabolizá-lo, não ocorre a formação de ácidos que propiciam a formação de cáries. Mas tenha em mente que você não come só xilitol, sua dieta contém um monte de outros alimentos que possuem açúcares que são metabolizados pela bactérias. Então escovar os dentes com xilitol não traz benefício algum, seria como escovar os dentes com água (água também não “dá cárie”). O importante é a remoção mecânica da placa bacteriana, ou seja, escovar os dentes direitinho e após cada refeição. Como adoçante, substituindo a sacarose – essa sim, bastante cariogênica -, acho uma ótima ideia usar xilitol.

  5. Olá, eu comecei um canal ha cerca de 1 ano, porém eu não fechei, está sem o curativo, nunca doeu, de uns dias pra cá a dor vem me incomodando, ele está meio escuro, e minha gengiva cresceu no buraco do dente, será que o valor para arrumá-lo será muito caro?

  6. Prezada Drª Ana Tokus, bom dia,

    Gostaria de agradece-la imensamente por suas orientações/esclarecimentos/explicações em relação aos meus problemas periodontais, e que foram muito importantes para elucidar as minhas dúvidas, e desde já, antecipo mais uma vez os meus agradecimentos.

  7. Olá, doutora ! Tudo bem?
    Tive alguns problemas nos últimos meses com os meus dentes. O primeiro deles, estava sentindo muita dor e fui a uma dentista. Ela retirou a cárie, mas era profunda. Então colocou a famosa massinha para ver se seria canal ou não. Meu dente não doeu depois disso, até que pouco antes do prazo que ela deu, meu dente quebrou. Fui na urgência e estou com um provisório colado há um mês, a dentista da urgência disse que seria canal na certa e talvez até implante, fiquei assustada com isso. Consegui marcar o canal deste (o dente 25) para a próxima semana e estou ansiosa para que meu dente fique bom logo. Depois do canal, o melhor seria colocar uma coroa?
    Enquanto espero a data do canal do dente 25 chegar, fui fazer uma restauração que precisava. Só que tinha cárie nos dois dentes ! Uma pequena e outra enorme, o dentista disse que também seria para canal. Fez a restauração de um e um acesso no outro. Isso foi há três dias. O acesso ele fez da seguinte maneira: retirou quase toda a cárie, colocou uma gaze com medicação e a massinha. Eu estou assustada com medo de quebrar meu dente de novo e não conseguir fazer o canal deste outro dente. A segunda pergunta é: qual o tempo mínimo indicado para fazer o canal desse outro dente (que está com acesso)? Receio que meu plano não vá autorizar logo, já que ainda tenho um canal para fazer. Enquanto isso, posso ir tomando antibiótico para ir matando as bactérias ou o medicamento do acesso dá conta disso? E assim, nunca tive cárie na vida, até agora. Meus métodos de escovação não mudaram, mas acredito que estou tendo esses problemas agora por uma questão nutricional. Quais alimentos ou suplementos a senhora indicaria para evitar quaisquer problemas futuros?

    Muito obrigada !

    1. Lissa, dependendo da quantidade de tecido dentário perdido, pode haver indicação de coroa completa, sim. O ideal é tratar o canal o mais rápido possível, mas EM TESE o curativo pode ficar até 6 meses. Por outro lado, o dente apenas com o curativo se encontra frágil e pode quebrar, como você mesma já experimentou, então realmente recomendo tratar o canal assim que possível. Se são canais em dentes diferentes, o convênio não tem razão pra não liberar. Não tome qualquer medicação sem prescrição do seu dentista, não há necessidade (a não ser que ele prescreva). Não creio que esses problemas que você relata tenham qualquer relação com questões nutricionais.

      1. Oi boa noite, queria saber se quando fazemos canal em um dente podemos afirmar que nunca mais sentiremos dor neste mesmo dente?

        1. José, não. Via de regra, o CANAL do dente não deve doer mais, a não ser no caso de uma infecção resistente, por exemplo. Mas todos os tecidos em volta da raiz do dente continuam vivos e, portanto, podem doer. E a dor será sentida nesse dente, embora a origem seja periodontal (a gengiva e o osso em volta do dente).

  8. Dra. bom dia. Tenho muitas dúvidas, pois meu caso é bastante complexo. Tenho indicação para cirurgia ortognatica, minha mandíbula superior é projetada. Porém, tenho ausência de 4 dentes na arcada superior direita e estado geral dos dentes inadequado. Ja notei que tive um pouco de perda óssea no local das extrações e tenho extrema vergonha de ir ao dentista. A sra. acha possível extrair os dentes existentes e substitui-los por implante?

    1. Patrícia, não sei se entendi bem… se você já tem dentes faltando, por que pensa em fazer mais extrações? Você fala em extrair TUDO? Se a ideia é essa, pelo seu relato, não vejo indicação nem necessidade. Com relação aos dentes que você perdeu, sim, é possível fazer implantes, mas talvez haja a necessidade de enxerto ósseo, também. Compreendo sua vergonha, mas acredite, não há razão. O dentista está lá pra ajudar você, é o trabalho dele, e não pra julgar. Procure ajuda.

  9. Drª Ana Tokus, bom dia,

    Finalmente o que a V. Sª me aconselha em relação à uma boa higiene bucal para evitar problemas periodontais? Muito obg., mais uma vez me desculpe o transtorno, pois estes problemas nas gengivas tem me incomodado bastante. Somente uma boa higiene bucal resolve tal problema?? No meu caso a senhora já acha que tenho mesmo de fazer a raspagem gengival?

    1. Continue escovando os dentes rigorosamente e usando o fio dental após cada refeição. Basicamente, é isso que impede o progresso da doença periodontal. Mas repito: se você já tem doença periodontal, precisa fazer as raspagens. Depois do tratamento periodontal completo, a boa higiene pode evitar a necessidade de novas raspagens no futuro.

  10. Drª Ana Tokus, bom dia,

    Se me permite, tenho mais uma dúvida, todas as vezes que ingiro um alimento (como alguma coisa/ lanches/frutas iogurte enfim…) tenho obrigatoriamente de escovar os dentes/usar o fd? Pois estou fazendo isto com medo de ter inflamações nas gengivas!!! Mas por outro lado o excesso de escovações, pode desencadear sensibilidade nos dentes e até inflamações nas gengivas??? Pois li um artigo na net que relatava que o excesso de escovação leva a sensibilidade dentinária/inflamação das gengivas (mesmo utilizando escovas super macias/bitufo pós cirúrgica!!)?? Desculpe o transtorno de tantas dúvidas, mais uma vez muito obg.

    1. O ideal é escovar os dentes após cada refeição, sim. Escovar os dentes nunca é demais, DESDE QUE seja feito da forma correta. Você não vai ter sensibilidade dentinária ou desgaste dentário por escovar os dentes “demais”. Muito menos inflamações gengivais… pelo contrário.

  11. Prezada Drª Ana Tokus, bom dia,

    Inicialmente gostaria de agradece-la por sua orientação/esclarecimento, mas graças a Deus melhorei do meu problema nas gengivas, pois agora estou escovando os dentes logo após as refeições, pois no café da manhã eu não escovava após a refeição (só ao acordar/antes do café), e no almoço eu escovava os dentes após algumas horas, bem como no jantar só fazia a higiene bucal antes de dormir, agora ao usar esta prática (escovar/usar o fio dental, logo após cada refeição), senti uma melhora e não estou mais com inflamações/dores na gengiva), acredito eu que (e me corrija se eu estiver errado!!) quando eu não escovava depois de cada refeição as bactérias presentes na boca oriunda de resíduos de alimento poderiam esta ocasionando tal inflamação/dores nas gengivas, e agora não sinto mais tal incomodo, as pastas que utilizo são: close-up diamond attraction/oral-b 3D White luxe, ambas branqueadoras (onde estou sentindo uma melhora significativa em relação ao branqueamento dos dentes, pois estavam escuros como lhe relatei uma vez que, utilizava o periogard há algum tempo (há uns 3 meses aprox.). Drª Ana Tokus, se me permite gostaria de saber se a minha higiene bucal está correta? A V. Sª acha que esta melhora em relação as inflamações/dores nas gengivas é passageira ? Ainda assim devo fazer a curetagem/raspagem gengival? Porque quando suspendia o periogard (alguns dias depois) sempre voltava a inflamação/dores nas gengivas, eu não aguentava nem escovar os dentes na região inflamada (gengiva), na minha concepção já estou com uma periodontite avançada (pois já tenho retração gengival)?? Estou utilizando escova super macia da bitufo (pós cirúrgica!!). Quando ia ao meu dentista ele fazia uma profilaxia, ou seja, passava aquele motorzinho/broca, nas gengivas onde sangrava bastante, e em seguida passava um gel, esta “profilaxia” resolve?? Pois como a senhora sabe tenho pânico e na curetagem/raspagem o dentista deve anestesiar para fazer o procedimento, para minimizar o incômodo/dor?? Ou ele pode fazer tal procedimento sem anestesia?? Drª Ana, pode-se fazer a curetagem/raspagem a laser sem anestesia? Certo de mais uma vez, contar com os devidos esclarecimentos de V. Sª, e desde já, mais uma vez, antecipo os meus agradecimentos.

    Obs: Após comer/mastigar algo mais duro (carne/bife/e algumas vezes até pão francês) eu sentia dores nas gengivas, e ao passar o fio dental doía um pouco/sangrava bastante, será uma periodontite em estágio avançado, pois já tenho retração gengival??? Muito obg.

    Já ia me esquecendo, diante dos sintomas elencados no comentário anterior, a V. Sª, acha que já estou com uma periodontite avançada? Com tais práticas de higiene (escovação/uso do FD após cada refeição) onde senti melhora dos sintomas ou seja, inflamação/dores na gengiva), onde não sinto mais tais incômodos, já é o suficiente para resolver este problema nas gengivas? Ou ainda preciso de fazer a raspagem? E ainda, sobre o diabetes tipo 2, até que ponto o descontrole da glicemia interfere nas doenças periodontais?? Mais uma vez, certo de contar com os esclarecimentos de V. Sª, antecipo desde já, os meus agradecimentos.

    Obs: só a higiene bucal correta (escovar os dentes/uso do fio dental após as refeições) é suficiente para se livrar de vez dos problemas nas gengivas? Drª Ana Tokus, como deverei proceder para manter a região bucal livre de bactérias que inflamam as gengivas? Pois eu achava que só com o uso do Periogard (clorexidina) é que conseguia extirpa-las (bactérias). Eu até pensei em utiliza-lo (periogard) para sempre!!! Mas pensei na estética dos dentes (manchas escuras!!). Muito obg.

    1. Fernando, sem dúvida sua higiene bucal melhorou, e isso foi decisivo para a melhora da sua gengiva. Mas você já tem um problema peridontal instalado (e não dá pra dizer qual a severidade apenas com base no seu relato), então a melhora na higiene não evita que você tenha que fazer raspagem. Depois do tratamento periodontal concluído sim, manter a higiene rigorosa vai evitar que você tenha que fazer novas raspagens no futuro. A necessidade de anestesia depende da profundidade da raspagem, pode ser necessário ou não. O diabetes descompensado piora bastante o quadro gengival, por isso é preciso manter o controle permanente da glicemia. O Periogard não pode ser usado pelo resto da vida, como já expliquei, ele é um remédio pra ser usado durante um determinado período. Quanto às bactérias, não é necessário “extirpá-las”, eles fazem parte da flora bucal… a estratégia é conviver bem com as bactérias boas pra não dar espaço para as ruins.

  12. Boa tarde. Meu namorado extraiu o siso na quarta feira e na quinta ele parou o uso dos antibióticos por conta própria que eram para ser tomados durante 5 dias. Quinta e sexta ele fumou e hoje, no sábado, apareceu uma mancha branca horizontal na parte interna da bochecha que vai até o buraco onde está os pontos da extração do siso inferior. Ele tirou em cima e em baixo do mesmo lado. Essa mancha é branca e inchadinha, como se fosse uma linha, e em volta dos pontos está um pouco amarelado. Gostaria de saber se pode ser algo sério e se ele deve continuar tomando os remédio que parou. Desde já agradeço muito.

    1. Melissa, se não há outros sintomas importantes (dor e inchaço fora do esperado, febre), acho que ele não precisa se preocupar. Se ele interrompeu o antibiótico, não acho que ele deva retomar agora. Mas diga pra ele que ele fez tudo errado, desde não seguir as recomendações pós-operatórias até fumar. Mais sorte que juízo. 😉

  13. Olá doutora!

    Gostaria de tirar uma dúvida: após a minha panorâmica, foi detectada em laudo uma lesão periapical no 36. A dentista, ao apalpar a área, disse que pode ser um cisto, e me encaminhou para um especialista. Tenho certeza de que extrairei dois dentes, por conta da cárie avançada. O que gostaria de saber é: como é o tratamento de lesão periapical, e como geralmente é o pós-cirúrgico? Confesso que estou com medo, mas vou encarar a mesa de cirurgia. A dentista que me avaliou, disse que inclusive, esse tipo de cirurgia pode ser feita com o paciente sedado. O que a senhora acha?

    Desde já agradeço!
    Letícia.

    1. Letícia, depende do tamanho da lesão / cisto periapical. Pra qual especialista sua dentista encaminhou você? Endodontista? Cirurgião Bucomaxilofacial? Se for o caso de remover cirurgicamente, é uma cirurgia feita com anestesia local, no consultório mesmo… a não ser que seja um cisto MUITO grande, o que não me parece ser o caso. Pra você, não é nada muito complicado, não. Sim, é possível fazer sedação via oral, com gás (analgesia inalatória) e até intravenosa. Converse com o especialista sobre as opções. Mas se você é uma pessoa tranquila, nem é necessário.

      1. Olá doutora!
        Obrigada por responder a minha dúvida.
        Então, o profissional que vai fazer a extração dos dentes + retirada do cisto é um endodontista. Estou com um cisto pequeno, bem na raiz do dente. Creio que farei a retirada essa semana.
        Muito obrigada pela ajuda que a senhora fornece nesse site.
        Prometo que daqui pra frente cuidarei bem mais dos meus dentes e da minha saúde bucal!
        Abraço!

  14. Oi Dra. por favor me ajude, já tive necrose no dente após a restauração do mesmo que causou muita dor e edema, tomei antibióticos e nada de fístula, meu dentista teve que deixar o dente aberto para drenar o pus, deu o maior trabalho, fiquei com o rosto inchado por mais ou menos 40 dias, enfim acabei fazendo canal, no fim de tudo meu dentista garantiu que não era alergia a resina e foi feita uma restauração do dente da frente em novembro, e agora começou tudo de novo, edema, dor no dente e rosto adormecido próximo do dente e muita dor no nariz, fui ao dentista ontem e o mesmo falou que não é rejeição a resina mas ele não abriu o dente, fez uma limpeza e pediu pra voltar em uma semana, mas estou com dor, não posso nem encostar no dente, eu tenho quase certeza que vai dar outro canal, o que vc acha, me oriente por favor!

    1. Carmem, desconheço qualquer tipo de reação à resina que apresente os sintomas que você descreve. Me parece que você tem um novo abscesso, agora com origem no dente da frente. Se for, é caso pra tratamento de canal, si.

  15. Doutora, eu, com 16 anos, perdi meu ultimo dente de leite (o canino direito), e agora com 18 anos, nasceu o permanente um pouco atrás de onde deveria nascer… e na frente, onde estava o dente de leite, apareceu duas pontinhas muito pequenas e fininhas. O que será que poder ser?
    Será que ficou um pouco da raiz do dente que eu tirei?
    Aguardo resposta!

  16. Prezada Drª Ana Tokus, boa noite,

    Lembras de mim? Enviei a V. Sª várias mensagens quando eu estava realizando um tratamento de canal há 2 anos, pois tenho Transtorno do Pânico? Lembras agora? Graças a Deus conclui o tratamento de canal com o meu antigo dentista e deu tudo certo. Mas o que me remete a este comentário é sobre um problema que estou sofrendo há muito tempo, que no meu caso acho que já é uma periodontite crônica, pois utilizei durante alguns meses o periogard (colgate) que foi prescrito por meu dentista, mas os meus dentes começaram a ficar manchados (escuros), então eu suspendi o mesmo e estou utilizando cremes dentais branqueadores e já estou notando uma diferença (mais brancos), mas sempre que suspendo o periogard, começo a sentir a inflamação das gengivas (gengivite/periodontite), novamente, sou diabético tipo 2, mas tomo medicamentos e faço dieta restritiva em açúcares e ao fazer o teste de glicemia/capilar (do dedo) o resultado está dentro do normal, varia de 100 – 110 em jejum, e de acordo com o endócrino está no limite máximo da normalidade, portanto, sempre estou com problemas nas gengivas, como deverei proceder para resolver isto? Somente irei ao meu dentista em dezembro/15 nas férias, pois eu moro /trabalho em outro Estado, qual o creme dental que V. Sª me aconselha? Já pensei de utilizar o creme dental a base de clorexidina (cariax /noplak) para aliviar o problema, eu sinto a inflamação da gengiva onde sangra muito ao passar o fio dental e dói também e até quando escovo os dentes, já usei o parodontax por mais de 1 ano mas mesmo assim as minhas gengivas inflamam e sangram, só melhoram quando uso o periogard /colgate, mas não quero ficar usando sempre pois mancham os dentes, o que devo fazer até ir ao meu dentista e fazer uma limpeza/raspagem periodontal? Certo de contar com os seus esclarecimentos, e desde já, antecipo os meus agradecimentos.
    Obs: Na época que conclui o canal com o meu antigo dentista, eu pedi a ele para fazer uma raspagem gengival, mas ele disse que não estava precisando no momento, mas sempre tenho sangramento/inflamação das gengivas. muito obg. Aguardo resposta.

    1. Claro que lembro, Fernando. 🙂 2 coisas: se você tem uma doença periodontal ativa, não pode aguardar até dezembro pra ir ao dentista. Se o seu não está disponível, procure outro. A segunda coisa: o Periogard não deve ser usado mais de 2 semanas de forma contínua, justamente pela alteração de paladar e manchamento dentário que pode causar. Então, o que você precisa agora é, além de manter uma boa higiene, de uma avaliação atual das suas consições periodontais, pra então seu dentista decidir o que fazer. Quanto à pasta de dentes, não sugiro nenhuma em específico, o importante mesmo é a remoção mecânica da placa, ou seja, a correta escovação.

      1. Oi Dra.,
        Meu dentista tbm me passou o Periogard pois um ponto de cirurgia caiu e deu uma pequena infecção. E ele disse a mesma coisa: o uso prolongado altera o paladar e mancha os dentes, por isso falou para eu não usar por mais de 5 dias.

  17. Querida Dra., se possível tire uma dúvida.
    Nos meus dentes da frente bem próximo a gengiva começou fazer uns trincados na horizontal.
    Parece que o esmalte saiu e ficou somente a dentina. E ao escovar os dentes parece que piorou.
    O que será que aconteceu? Tem alguma solução?

    Obrigado.

    1. Jimmy, provavelmente é uma lesão cervical não-cariosa chamada abfração. Assim como a cárie, o dente com essa perda de esmalte pode ser restaurado. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Querida Dra.
        Estou passando aqui para dizer obrigado pela sua resposta e atenção. Olha, fui na dentista hoje e ela me informou que são 3 cáries bem no início, coisa bem simples de resolver.

        Fiz o orçamento e semana que vem irei iniciar o tratamento.

        Dra. Ana Tokus, parabéns pelo seu site. E muito obrigado mais uma vez.

        Abraço e sucesso.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista