Drácula e o Dentista

Lembra daquela vez que o Conde Drácula teve dor de dente? Pois é, nem eu. Mas se você quer saber como é que isso aconteceu (e principalmente como terminou essa história), o livro Drácula e o Dentista (Dracula and the Dentist), escrito e ilustrado por John Patience, conta pra você.

Livro: Drácula e o Dentista, de John Patience

Drácula, o vampiro-mor, acordou em seu caixão e logo o estômago começou a roncar. Seu servo, Demon, até ofereceu um lanchinho rápido, um rato gordo e suculento, mas ele preferiu comer fora mesmo. E, na forma de um morcego feioso, saiu à caça de sua vítima. Eis que uma moça dormia tranquilamente com a janela aberta (meninas, não durmam de janela aberta, PLEASE!), e o vampirão não teve dúvidas: retornando à sua forma humana, pousou para saciar sua fome.

Neste ponto, o óbvio seria dizer: “e o vampiro mordeu o pescoço da vítima e sorveu o seu sangue”, certo? Pois é. Mas não foi isso que aconteceu… o conde vampiresco foi surpreendido pela mais terrível dor de dente! Deu um grito, acordou a moça (que deu outro grito) e, em meio à gritaria, o lanchinho já era. Essa foi a primeira vez que eu vi alguém (a moça, claro) ficar feliz por causa de uma pulpite! 😉

E o que é que o Drácula faz quando tem dor de dente? Ué, vai ao dentista! Mas um vampiro VIP como ele tem lá suas regalias.  O dentista o atende em domicílio e decreta o sombrio prognóstico: devido a séculos de negligência com sua higiene bucal, não há sequer uma presinha a ser salva… Drácula, agora, é banguela.

O dentista atendendo o senhor das trevas

Bom, já contei demais! O livro Drácula e o Dentista faz parte de uma série publicada no Brasil pela Editora Melhoramentos chamada Pop-up Petrificante. São livros infantis que usam personagens como fantasmas, monstros e bruxas pra assustar mas, mais que isso, pra ensinar alguma lição. As ilustrações aparecem em relevo (por isso o nome “pop-up”), num efeito bem interessante. Meu filho tem apenas 3 anos e, mesmo não sabendo ler ainda, se divertiu bastante apontando os personagens e me contando a história do jeito dele ;).

Enfim, minha opinião é: gostei da história e das ilustrações. Esse é um livro legal pra ter na sala de espera do consultório e não colabora, felizmente, com o medo de dentista. Aliás, já fiquei BEM feliz por, numa série de histórias com temática de terror, o personagem assustador ser o vampiro e não o dentista :D. Vale a pena ler!

Veja também outras resenhas literárias!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: O Medo de Dentista na MídiaResenha Literária

Marcadores:

13 comentários

  1. Oi Ana, gostaria de saber se pode colocar aparelho apenas com um dente crescendo, e se puder, evitar o crescimento, ou não tem nada haver? Desde já obg pela ajuda. 🙂

    1. Não sei se entendi sua pergunta, Livia… que dente seria esse? Qual a sua idade? Por que você gostaria de “evitar o crescimento” desse dente? Me explique melhor pra eu poder ajudar você.

      1. Eu tenho 15 anos e esse mês arranquei um dente que ainda era de leite, porém eu tava planejando de usar aparelho ainda esse ano e to morrendo de vergonha de estar sem o dente. É o canino, o que eu tentei dizer foi se pode usar aparelho ainda com esse dente nascendo e se prejudica o crescimento dele.

        1. Livia, o ideal é que o dente nascesse antes de colocar aparelho. Mas sugiro que você peça pra um responsável acompanhá-la a um ortodontista pra avaliar e verificar se o dente realmente vai nascer sozinho, porque, se não, pode estar indicado o uso de aparelho pra tracionar (“puxar”) ele pra fora da gengiva.

  2. Olá! Dentista Ana, gostaria de saber se aos 14 anos ainda é normal o dente cair, meu dente veio amolecendo de uns meses pra cá e eu achei que era coisa passageira, pois pela minha idade achei que não havia mais dentes de leite… é possível pela minha idade ele demorar mais pra nascer?

    1. Rebeca, pode ser um dente de leite ainda, sim. Há um pouco de atraso, mas algumas pessoas têm dentes de leite até os 15, 16, 17 anos. Não dá pra dizer se o permanente demora pra nascer, pois isso depende de uma série de fatores. Sugiro que você peça a um responsável acompanhá-la ao dentista pra fazer uma avaliação, até pra ver se está tudo ok com o dente permanente dentro gengiva.

  3. Bom dia DRA ANA, tbm?? Entao dra, estou usando aparelho na parte de cima dos dentes, na parte de baixo minha dentista ainda nao colocou pq meus dentes de cima quando vou sorrio eles cobrem os de baixo, ela disse caso ela coloque pode quebrar aparelho, quarta feira agora fiz manutençao no aparelho, ela trocou pela segunda vez aquele ferrinho que passa entre os brackets, disse que nao vou precisar trocar mais ele, so que estou sentindo uma pressao forte nos meus dentes desde quarta feira, estou sentindo dor cabeça direto, mas na fonte sinto dor nos dentes, isso normal?????? Dra, ela disse que vou ter que colocar aparelho no ceu da boca pq meus dentes de baixo estao muito enterrados, ela precisa puxar o dente da arcada de cima que eu perdi para ocupar esse espaço, na falta desse dente perdido, para quando eu for colocar protese, possa colocar so 2 do lado esquerdo da boca na arcada de cima, dentes maiores, perdi 2 dentes, do lado esquerdo perdi um Dra, que tipo de aparelho ela vai colocar no ceu da minha boca? Ela disse que vai atrapalhar pouco na fala, esse aparelho doi?? Geralmente quanto tempo é indicado pelos dentistas uso desse aparelho??? Msm usando do ceu da boca ela pode instalar aparelho nos meus dentes de baixo?? Ela disse que do ceu da boca tenho que tirar medida certinha para mandar fazer, no caso tenho retorno mes que vem, por favor Dra tire minhas duvidas, obrigada, tenho um otimo fds, abrç fk com DEUS.

    1. Amanda, certa sensibilidade e/ou sensação de pressão nos dentes nos dias que se seguem à consulta no ortodontista é bastante comum. Afinal, foi aplicada uma força sobre os dentes pra que eles se movimentem. Algumas pessoas relatam, também, dos de cabeça. Não sei dizer ao certo que tipo de aparelho sua dentista vai colocar no seu céu da boca, depende da mecânica que ela está planejando. Pode ser um disjuntor ( https://medodedentista.com.br/2011/11/o-aparelho-no-ceu-da-boca.html ), ou algum outro dispositivo, como uma barra transpalatina. Sendo um disjuntor, sim, pode atrapalhar um pouquinho pra falar, pra comer… mas é questão de adaptação. Geralmente ele não dói ao ser ativado, o que se sente é uma pressão. O tempo de uso varia, geralmente, entre 3 e 5 meses. Sim, é possível instalar o aparelho embaixo enquanto se usa o disjuntor em cima.

  4. Olá Ana, sou uma grande admiradora do seu blog e estudante de Odontologia. Achei bem interessante o livrinho e, como faço estágio com uma dentista, recomendei a ela. Gostaria de saber aonde você comprou o seu! É fácil de achar?

  5. Um dente com banda de aparelho pode ficar cariado? É que esses dias senti uma dor aguda em um dos molares com banda quando estava comendo um doce, e esse dente tem resina, perguntei ao dentista e ele disse que nao tinha nada de errado com a resina, mas de onde veio essa dor? Sera que eu tenho alguma carie por baixo da banda? D:

    1. Jú, um dente com banda pode cariar, sim. Às vezes começam a entrar resíduos de alimentos por baixo da banda, e como a pessoa não consegue escovar ali, pode dar cárie. Converse com o seu dentista, talvez seja bom remover a banda pra checar.

      1. Muito obrigada por ter me respondido, porque até agora todo mundo que eu conversei me disse que era impossivel ele querer tirar a banda sem motivos, mas essa dor já é um grande motivo, não é mesmo?! Bom amanhã eu conversarei com meu dentista, se ele não quiser tirar vou procurar outro.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista