A Cicatriz

Paciente com medo é corriqueiro, e nem sempre eles sabem o porquê. Mas a Márcia sabe.

Quando criança foi chamada pra uma consulta com o dentista da escola (sim, nos anos 70 isso existia!!!). Na antessala, com cara de poucos amigos, ela aguardava como outros a sua vez. Pequenos procedimentos eram executados e a porta do consultório ficava entreaberta.

Lá pelas tantas, a criança que estava sendo atendida moveu o rosto bruscamente, o que fez o dentista machucar o seu rosto com o motorzinho (sic). Sangrou! A Márcia entrou em choque. Fugiu. O trauma criado foi imenso. Durante anos ela lutou contra ele. Como desgraça pouca é bobagem, sofreu uma queda e quebrou os dois dentes da frente. Tratamento de canal, núcleo, coroa e muitos encontros com seu “algoz”.

A Cicatriz

Recentemente eu a conheci pra retratar um canal num dos incisivos que agora fraturou abaixo da gengiva. Ela me contou esta passagem e diz que não consegue esquecer a cena, e o pior é imaginar a cicatriz que o menino carrega no rosto (?). Então eu disse:

– Cicatriz??? Não meu bem, o menino deve ter tido um pequeno arranhão. Você viu o sangue e, naquela idade, aquilo lhe pareceu horrível. Uma broca de alta rotação não tem o poder de fazer um corte da magnitude que você está imaginando. O choro do menino e o sangue foram superdimensionados na sua mente. Tenho certeza que ele ficou com um arranhão que uma semana ou dez dias depois, tratado com um pouco de  Nebacetin® sumiu!

Então ela, visivelmente aliviada, disse:

– Ah, se tivessem me explicado assim, em algum momento desses anos todos! Obrigada, me sinto mais aliviada agora!

Pois é, anos de medo e menos de 70 palavras resolveram tudo. Não sei até que ponto minha explanação foi realmente capaz de aliviar sua mente, mas acredito ter contribuido muito pra que ela enfrente, doravante, sem medo, nós, os dentistas.

Por mais esforço que os terapeutas tenham empenhado para acalmá-la por todos estes anos, nem eles realmente entendem o que aconteceu, naquele dia, há mais de 35 anos na antessala do dentista da escola. E entender o problema, é uma porcentagem enorme da sua solução.

Depoimento 

O texto acima é da Dra. Celia Barral, e conta a história de uma paciente sua que tinha fobia de dentista. Achei-a muito interessante e pedi para publicá-la aqui, já que demonstra muito bem que o medo pode ter raízes mais profundas do que a gente às vezes imagina. E, entendendo essas raízes, fica muito mais fácil ajudar quem sofre desse mal.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Depoimentos

Marcadores:

6 comentários

  1. Oi Ana
    Tenho 26 anos, tenho apenas 1 dente obturado q fiz quando tinha 11 anos, quando fui arrumar o outro doeu demais e o dentista n parava aquilo, p mim foi o fim. Nunca fiz limpeza… meus dentes estão amarelados e sei q estou com varios cariados, acho q em varios tera q ser feito tratamento de canal… quero muito ir arrumar todos meus dentes, mas estou sem coragem, estou com um buraco aberto, tive 3 noites sem dormir de dor, ja mastigo comida de um lado só da boca pq doi demais p/ mastigar do outro. Como converso com pessoas q ja superaram este medo, estou sem dor hoje, mas amanhã pode me dar dor, quero sorrir tranquilamente, mas preciso vencer essa fobia. Isso td foi resumidamente! Mas preciso de dentista urgente!!!

    1. Mari, você contou o problema e já deu a solução… então, nem vem ao caso o discurso “procure um dentista”, né?! Eu acho que você precisa encontrar um dentista em que você confie. O que pode ajudar, também, é procurar alternativas de atendimento, como a sedação com óxido nitroso (gás). Procure por profissionais habilitados na sua cidade.

  2. Aí Ana eu tenho muito mas muito medo de dentista sabe? Meu sorriso ta horrivel tô precisando urgentemente de um dentista, mas da ultima vez q tentei por fim enfrentar um eu fiz pipi na sala de espera (vergonha) 😉 Pra vc ter uma ideia comecei no meu primeiro emprego semana passada quinta feira e ñ quero q chegue a data de receber meu salario tão suado pq tô me convencendo a procurar um consultorio assim q eu pegar no meu dim dim, sabe eu choro só de falar em dentista… já tô chorando..
    Eu queria saber se ñ existe nenhum remedio pra tomar na hora q for pro dentista pra ficar mais calminha e tal???? Tô aguardando sua resposta ansiosa ta bjos… haaaaaaaaaaaa ñ sei o q fazer meu Deus…

    1. Simone, existem medicações ansiolíticas (para acalmar) e também sedativas (para o momento do atendimento). Ainda, sedação com gás e ATÉ anestesia geral, para casos muito específicos. Procure um dentista para conversar sobre essas opções. Conversar não doi. 😉

  3. Oi Ana, se pudesse, eu gostaria de esclarecer uma dúvida. Há alguns dias meu ciso, que começou a nascer agora, começou a inflamar… desde então ta cada vez mais inchado… tenho muita dor e até edema já causou. Eu só tenho dentista no dia 9, o que eu posso fazer pra diminuir o inchaço e a dor até lá? Eu estava tomando “Advil” pra diminuir a dor, mas não sei se devo continuar, porque foi por conta própria! Do inchaço sai MUITO pus, comecei a bochechar com água oxigenada misturada com água filtrada hoje… não sei ao certo quantas vezes tenho que fazer isso por dia… tá incomodando DEMAIS a dor..

    Obrigada desde já, beeijos!

    1. Karine, dia 9 tá muito longe… não existe nenhum pronto-socorro odontológico ou serviço de urgência 24h em Odontologia na sua cidade? Você deve estar passando por um quadro chamado “pericoronarite”, que é a inflamação da gengiva que recobre o siso. Sendo isso, é preciso manter a região bem limpa e o dentista vai ter que prescrever antibiótico. Gostaria que você lesse esse post: https://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista