Escova de Plasma. Escova de quê?

O que seria uma escova de plasma? É um novo aparelhinho no qual pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, vêm trabalhando. É mais um daqueles gadgets que prometem substituir o “motorzinho” e fazer a alegria de quem tem medo de dentista. Veja:


Ou assista aqui

Se você não se sente confortável com o idioma de Shakespeare, o negócio é o seguinte: esse aparelho, fruto de anos de pesquisas, é “o mais próximo que já se chegou da restauração sem dor”. Em menos de 30 segundos, dizem os engenheiros responsáveis pelo projeto, a escova de plasma usa reações químicas para limpar a cavidade (baseando-se nas propriedades bactericidas do plasma) e já a prepara para uma melhor adesão da restauração, resultado das mudanças químicas que provoca nas superfícies do esmalte e da dentina.

“Não se verificaram efeitos efeitos colaterais nos experimentos em laboratório, e esperamos que os testes em seres humanos nos ajudem a melhorar ainda mais o protótipo”, dizem Qingsong Yu, professor de Engenharia Mecânica e Aero-Espacial da Universidade do Missouri e Meng Chen, cientista-chefe da Nanova  Inc., que detém a co-patente do invento com a Universidade.

Eles juram de pés-juntos que as novas restaurações serão 60% mais duradouras que as convencionais, o que geraria economia para o paciente e facilitaria, também, a vida do profissional, já que “75% do trabalho de um dentista está em substituir restaurações”. (eles que estão dizendo isso, não eu).

Pelo que se explica no vídeo, se bem entendi, a escova de plasma foi feita para substituir restaurações por outras mais duradouras, e é “virtualmente indolor” porque provoca um resfriamento da região de incidência, e não um aquecimento, como acontece com a alta-rotação. A sensação seria de um “pequeno jato de ar”. Nessa história toda, confesso que não entendi como é que a restauração antiga é removida… seria da forma convencional? Porque aí…

Os testes em pacientes devem começar em 2012, na Universidade do Tennessee. Os pesquisadores acreditam que os testes clínicos vão trazer os dados necessários para conseguir que investidores comprem a ideia e que a FDA libere a engenhoca. Assim, o lançamento da escova de plasma no mercado deve acontecer no final de 2013… lá, né?! Aqui, vá saber…

Enfim… é esperar pra ver!

Fonte: MU News Bureau – University of Missouri

Outros textos que podem interessar: Restauração sem Motorzinho e Chega de Motorzinho: O Laser de Érbio

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Curiosidades

Marcadores:

2 comentários

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista