Falar é fácil… quero ver é sentar na cadeira do dentista!

Quem já não ouviu que medo de dentista é bobagem? Que hoje em dia não há motivo pra isso, que é “frescura” e etc.? Eu já. De colegas, de pacientes, de filósofos de botequim ;). Mas eu não concordo ou, talvez, concorde em parte.

Queria ver se fosse você!

O medo de dentista é um sentimento e, como tal, não obedece a razão. Não dá pra falar “não tenha medo de dentista!” e achar que a pessoa vai deixar de ter. Isso porque, mesmo que listemos uma série de motivos racionais para não se ter medo, basta uma razão de cunho emocional e a coragem cai por terra. Um trauma de infância, uma extração complicada, uma história odontológica aterrorizante contada na sala de espera

E por falar em coragem… como é fácil encher o peito de bravura quando o paciente é o outro! Interessante isso: conseguimos compreender sem problemas que não há razão pra ter medo, que a anestesia é só uma “picadinha” (e que sela serve exatamente pra não sentirmos dor), que o barulho do motorzinho é só um som chato, que ele (o barulho) não machuca. Imagine-se dizendo isso pra alguém… sem problemas, não é mesmo?! Agora sente na cadeira do dentista…

Tem um episódio de As Visões da Raven que exemplifica exatamente esse tipo de comportamento: somos só razão quando o paciente é outra pessoa e só emoção quando chega nossa hora de enfrentar o dentista. E quando falo “nós”, incluo a mim mesma e aos meus colegas! Ou você acha que dentista não tem medo de dentista ;)?

O enredo do episódio é o seguinte: chegou o dia de Cory (irmão da Raven) ir ao odontopediatra. Ele faz de tudo pra evitar, e ela para convencê-lo de que está sendo bobo. Até que o dentista pede que ela se sente em sua cadeira e faça um exame clínico pra encorajar o menino… assista:


Ou assista aqui: http://youtu.be/MeK84vkBpzw

Momentos a destacar, pra quem tá com preguiça de assistir tudo: a chegada no consultório (3:35), a hora em que o Dr. Horn chama o Cory (6:46) —> tchoooo tchoooo! e quando o dentista sugere que Raven seja examinada (7:55). As partes 2 e 3 da história estão aqui: parte 2 e parte 3.

Claro, o vídeo é bem humorado, mas o assunto é sério. Medo de dentista é frescura? Eu não acho. Precisa de ajuda? Clique aqui.

Mas a pergunta que não quer calar mesmo é: será que o Tio Dentista faz tchoooo tchoooo? 😀

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: O Medo de Dentista na Mídia

Marcadores:

4 comentários

  1. Bom dia Ana Tokus, gostaria de uma pessoa que me orientasse a respeito de tratamentos dentários, pois sou uma pessoa que tem fobia a dentista, e isso esta me prejudicando muito, tenho 26 anos e já tenho seis dentes removidos e dois ou três que acho que só a extração resolve, já passei por psicólogo e de nada me adiantou, pois mesmo assim não tenho coragem de enfrentar um consultório dentário, estou lhe pedindo orientação pois quero muito deixar desse trauma que sofri quando criança, se posso exigir que por mais pequena q seja a carie que anestesie o local, pois tenho esse trauma ao ir remover carie e doeu muito, e disse à dentista, mas de nada adiantou, pois ela continuou a remoção assim mesmo, eu sentindo dor, tinha por volta dos meus 8 anos e nunca mas quis saber de dentista. Só apareço quando o meu dente já está em estado de extração, pois tenho certeza que serei anestesiada, na época do acontecido (fazia tratamento pelo SUS), agora tenho 2 planos de saúde e ñ os uso por fobia, gostaria de saber se posso ser sedada com supervisão de meu esposo, ou outro método, não sei se no momento posso, pois estou com 12 semanas de gravidez, ou seja, 3 meses, e pelo que sei só posso fazer uso de anestesia a partir do 4 mês, me corrija se estiver errada, então estou a espera e com muito dor de dente, ñ podendo fazer uso de medicamento algum, e tomando forças e coragem para tentar dar entrada em um tratamento, pois ñ aguento mais sofrer de dor, e com todo esse processo adquiri vergonha pelo estado que se encontram os meu dentes e as extrações existentes com tão pouca idade, espero que me entenda e me ajude pois estou precisando muito… desde já muito obrigada…

    1. Maria, sem dúvida alguma que você pode requisitar a anestesia ao dentista. Não é preciso “aguardar pra ver se dói”, garanto pra você. Você já entrou no 4o mês de gestação, então, havendo uma situação de urgência (e dor é urgência), você pode receber anestesia, sim. Claro, quando é algum procedimento que pode esperar, deixa-se pra depois. Mas quando não dá, o mais importante é garantir a sua saúde, até pra que o bebê seja protegido, também. É preciso que você procure um dentista pra verificar o motivo da dor e tratar de acordo (nem que só como procedimento de urgência, como um curativo, por exemplo, que garanta que você não sinta dor até que possa realizar o tratamento completo com segurança). Quanto à vergonha, não precisa. A função do dentista é ajudar você e orientar, e não julgar as condições da sua boca.

  2. Sinto pavor de tudo que tem relaçao com a medicina. Mas tambem nao posso ficar comentando nada a respeito, vao pensar que sou idiota. Bem, eh verdade que cheguei a falar ao dentista que me fez o canal, que eu estava apavorada. Mas morri de vergonha por ter contado, se bem que eu acho que ele ia perceber, porque eu tremi muito, o tempo inteiro. Nem sei como nao desmaiei.
    E nas minhas consultas com a minha dentista regular tambem sinto um medo terrivel. E isso que ela eh muito boazinha comigo. Alias, quando vai se aproximando o dia de uma nova consulta, começo a me sentir muito mal. Eh horrivel sentir esse medo avassalador. Nao sei, mas eu acho que no meu caso esse medo todo nao eh normal.

    1. Erika, nós dentistas estamos “acostumados” com o medo dos pacientes… acredite, a maioria de nós não acha isso bobagem nem motivo pra vergonha. Seu medo pode estar um pouco além do “normal”, mas se você, mesmo assim, consegue se submeter a um tratamento odontológico, já é uma grande vitória. Algumas pessoas não podem nem passar perto de um consultório odontológico. Sei de uma pessoa, adulta, que pulou pela janela do consultório uma vez pra fugir de um simples exame clínico. Ainda bem que era no térreo, né?! 😉

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista