Dentista: Sorria, você está sendo observado!

Há algum tempo venho querendo abordar um tema polêmico. Minha ideia, já adianto, não é estipular normas de conduta para dentistas em redes sociais, até porque de “defecadores de regras” (digamos assim ;)) elas já andam cheias. Mas gostaria de convidar você, colega, a refletir comigo sobre algumas questões.

Há 2 semanas recebemos uma “pergunta-denúncia” no Pergunte ao Dentista que me deixou chateada, envergonhada… sei lá. Primeiramente, a moça teceu uma série de elogios aos blogs que procuram ser úteis para os pacientes odontológicos, que tiram dúvidas e ajudam a entender como as coisas acontecem no consultório do dentista. Logo em seguida, disse que queria fazer uma “denúncia”  sobre o comportamento de alguns dentistas nas redes sociais.

Redes sociais

Ela contou que entrou em determinado grupo ou comunidade direcionada para profissionais de Odontologia (não especificou em que rede social) e, no pouco tempo que passou lendo os comentários dos dentistas, ficou perplexa com a forma como os mesmos se referiam aos seus pacientes. Segundo ela, “… nessas comunidades vê-se, sem qualquer tipo de restrição, modos totalmente antiéticos (muitas vezes extremamente preconceituosos com relação a pacientes de origem e educação humildes!)  de externar opiniões pessoais, que fazem qualquer paciente estremecer e não querer nunca mais ir ao dentista”.

Dois trechos do seu relato me chamaram a atenção. O primeiro foi “… modos antiéticos de externar opiniões pessoais…”. Note: ela não acha ruim que os dentistas se expressem. Nem eu. Em determinado ponto do texto completo ela até concorda que nessa vida que a gente leva é impossível não fazer piada de vez em quando. O que a surpreendeu foi o modus operandi e a flagrante falta de postura, algo que ela realmente não esperava de profissionais da saúde. O segundo trecho foi “… que fazem qualquer paciente estremecer e não querer nunca mais ir ao dentista”. Poucas profissões são tão estereotipadas quanto a nossa. Dizem que somos “maus”, arrancamos certos dentes sem anestesia, esburacamos outros por prazer. Ou seja, nossa fama nos precede. Se você tivesse medo de dentista (desse dentista malvado que se ouve falar) e chegasse numa rodinha de bate-papo eugenólica em que a conversa ridicularizasse pacientes como você, qual seria sua impressão?

Acho que esse tipo de comportamento, entre dentistas ou não, é algo inerente à era da Internet… as pessoas acham que podem dizer o que querem sem responder pelo que falam. É como se uma rede social fosse um lugar “blindado”, sem lei, sem regras, sem respeito… e, no episódio descrito, sem ética. Eu não deixo de ser dentista quando não estou no consultório, por isso acho essencial manter a postura de um profissional de saúde também longe do meu equipo. Meus pacientes sabem que eu sou do tipo “engraçadona”, faço piada mesmo. Acho que bom humor alivia a tensão que envolve um atendimento odontológico. Mas se eu tenho alguma dúvida sobre o efeito do gracejo, evito.

Enfim… quando se chega ao ponto em que os nossos pacientes precisam nos lembrar de sermos éticos, definitivamente tem alguma coisa errada. E nem sempre o problema é uma piada de gosto duvidoso… às vezes o exagero está numa reclamação pública quanto à atitude de algum paciente. E eles não são santos não, aprontam todo dia com a gente… mas existem formas e formas de se protestar a respeito. Chamar seu paciente de FDP no Twitter porque ele não veio na consulta certamente não é uma delas, e sentir-se protegido porque ele não segue você é, no mínimo, ingenuidade.

Você conhece a Teoria dos 6 Graus de Separação? Segundo essa teoria, bastam 6 laços de amizade para que duas pessoas quaisquer, de qualquer parte do mundo, estejam ligadas. Portanto, se o seu paciente não estiver prestando atenção na sua conduta, o amigo do amigo do amigo do amigo do amigo dele pode estar. Por isso, antes de fazer aquela piadinha de gosto duvidoso, passe a gracinha pelo menos por duas peneiras: a do bom gosto e a da relevância. Mas convenhamos: se o exercício de nossa “ética” depender de quem estiver olhando, talvez devamos repensá-la, não é mesmo?

Veja o que outros blogs falam sobre ética e valorização da Odontologia:

Valorização da Odontologia no Pérolas da Odontologia

Ética e Odontologia no OdontoDivas

Campanha pela valorização profissional na Odontologia no DicasOdonto

Se Dar Valor = Valorização no Odontostalgia

AÉtica e a Valoração Profissional, no Pulpite

Ética na Odontologia, será que um dia? no Vida de Dentista

Campanha pela valorização profissional na odontologia

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

17 comentários

  1. Aii, morro de medo de dentista!
    tenho uma duvida
    quandoo durmoo, forço mto os dentes. Às vezes acordo com
    fortes dores de cabeça.
    noo rostoo.
    oq isso pode ser ?
    tenho msm q ir ao dentista ?

    miii ajude por favor

    Obrigada ..

    1. Paloma, você dever estar fazendo apertamento ou bruxismo (ranger de dentes). Ao longo do tempo isso pode levar ao desgaste dos dentes, além de provocar dor, o que, pelo seu relato, já está acontecendo. Procure um dentista para avaliar a melhor forma de tratamento. Geralmente faz-se uma plaquinha rígida que você usa pra dormir.

    1. Imagine… estão não! O problema não são as pérolas e as piadas… o problema é a falta de respeito. Divertir-se é algo sadio… o problema é quando a minha diversão passa à frente do respeito ao próximo, sendo ele paciente ou não. Bom senso é fundamental! 😉

  2. Certa vez, fiz um comentário semelhante numa grande rede social, que participava, porque um paciente, por curiosidade, a acessou e começou a ler alguns posts.
    Numa consulta ele me relatou o que leu e ficou muito triste. Então, em defesa dele, eu fui pedir um pouco de bom senso aos coregas…
    O que aconteceu? Fui taxado de careta, bobo; e alguns até duvidavam se eu era dentista mesmo.
    Não estava ali para provar nada, simplesmente deixei-os em seu erro.
    Agora, depois todos destes anos, um refrigério! (hahahaha) Uma puxada de orelha daquelas!!!
    Muito Legal Dra Ana, me poupou uma grana com análise e psicólogo. rsrsrsrs!!

  3. Muito bom o texto. Eu sempre tento manter essa mesma compostura. Talvez tenha escorregado algumas vezes, pois antes e sermos dentistas, somos humanos. Vou prestar muito mais atenção nesses detalhes! Bjo

    1. Pois é, sempre damos umas escorregadas, pq precisamos desabafar também, eu jah reclamei algumas vezes das faltas dos pacientes, oq é uma falta de respeito, mas enfim, concordo plenamente e irei me policiar mais, afinal, antes de tudo, temos que ser éticos.. 😉

  4. Eu sou um desses observadores que você mencionou e já vi muita coisa de deixar paciente de cabelo em pé. Vou poupá-los dos detalhes.
    Nós, jornalistas, vivemos esse mesmo problema com o agravante de que a informação é justamente a nossa maior matéria-prima. Imagine a repercussão se eu publico em meu twitter, por exemplo, que determinado dirigente de entidade é um tremendo picareta…

  5. Ana, acompanho seu blog, acho suas incursões realmente muito interessantes, mas neste texto você se superou.
    Nossa classe traz o estigma da dor, do sofrimento e isso por muitos anos afastou pacientes de tratamento odontológico.
    Não acompanho outras profissões nas redes sociais, para dizer a quantas andam essas posturas nas outras, mas na Odontologia, posso lhe confidenciar, tem realmente me incomodado e isso faz tempo. Em um de meus primeiros artigos escritos sobre redes sociais em meu blog, bati nesta tecla (Midias sociais e a Odontologia – Parte 2) O profissional que quer utilizar as redes sociais como profissional, deve ter uma postura no minimo “PROFISSIONAL” e se for o caso ter o seu perfil pessoal para fazer “gracinhas”…
    Já tive uma experiência que não chegou a ser traumática, mas me fez criar perfis diferentes para momentos diferentes, ou seja, tenho meu perfil pessoal, onde falo as abobrinhas que quero e quem não gostar que pare de me seguir e tenho o perfil profissional onde procuro manter uma postura mais “ilibada”… sou careta, quadrado, duas caras? Acho que não…
    Nós, como pessoas, vivemos papéis e em cada papel temos uma atitude, em minha humilde opinião, nada mais correto que essas atitudes sejam condizentes com o papel desempenhado naquele determinado momento.
    Parabéns pelo post e realmente acho que você tocou em um assunto delicado, que muitos vão dizer que acharam muito legal, mas que no fim das contas, vão dar um clique mudar de página e continuar a manter posturas no minimo inadequadas, prejudicando não somente a si mesmo mas toda a classe…
    Enfim, desculpe se me prolonguei mas seu texto realmente deveria levar todos os colegas a uma reflexão e principalmente a mudanças.
    Um forte abraço,
    Marcos Rocha

  6. Que texto fantástico!!!
    Da mesmo forma que somos condenados e incluídos no esteriótipo pelo simples fato de ser dentista (bom ou mal, a maioria não consegue distinguir isso), nós tbm precisamos desabafar as vezes (putz, hoje é aquele que enrola pra pagar, que quebrar bráquetes, que não escova os dentes), mas nunca pra outro paciente ou pra qualquer pessoa leiga, no máximo com outro profissional.

  7. Excelente! Concordo com você: somos dentistas dentro e fora do consultório. Expressar nossas opiniões, fazer piadas, tudo isso é válido sim. Ainda mais com a internet, a gente parece sentir uma certa necessidade de dizer algo. Mas sempre com total respeito e discrição!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista