Medos Escondidos

No último Congresso Brasileiro de Odontopediatria, realizado em Goiânia (GO), fomos brindados com algumas apresentações que tinham como tema principal o medo da criança frente ao tratamento odontológico. Um prato cheio para um post bem bacana no blog da Ana. E aqui estou eu novamente, usufruindo desse espaço.

Dentista!

Dentre as palestrantes, não posso deixar de citar duas figuras muito carismáticas e de uma competência científica sem igual: Dra. Judith Versloot, uma psicóloga holandesa que tem como principal linha de pesquisa o reconhecimento e a quantificação da dor no tratamento odontológico infantil; e a Dra. Maria Salete Nahás Pires Correa, odontopediatra renomada e professora da Universidade de São Paulo (USP), uma sumidade quando se fala em aspectos psicológicos no atendimento odontopediátrico.

E o que elas trouxeram de novo? Na verdade, vieram confirmar muitas coisas das quais já se sabia e em que se acreditava. Dentre elas, algo que sempre me chamou a atenção: muito embora o medo seja um sentimento subjetivo (cada um tem o seu), ele é algo tendencioso. Como assim? Desde pequeno, somos influenciados a ter medo de alguma coisa, ainda que de maneira inconsciente. Seja por intermédio da família, pela mídia ou pelos coleguinhas da escola, sempre vivemos a sensação do medo alheio e acabamos tomando esse medo para nós.

Funciona mais ou menos assim: se meu amiguinho tem medo do dentista (nosso tema específico), é porque ele já foi ou teve uma experiência ruim. Mesmo que eu ainda não tenha ido a um consultório odontológico, eu “já sei” o que acontece ali e tenho medo que possa acontecer o mesmo (ou pior) comigo. Então, eu também tenho medo do dentista. Ou ainda: se a TV mostra um desenho em que o dentista causa extremo sofrimento a alguém, a criança acaba tomando aquilo como uma verdade. Ou seja: o dentista acaba sendo um grande vilão.

Uma das principais causas que geram o medo do dentista é a possibilidade de sentir (mais) dor. É claro que, como profissional de saúde, ele está ali para ajudar e, obviamente, acabar com a dor de dente. O problema é que, como disse antes, muitas crianças pensam que vão sofrer ainda mais no consultório odontológico. Resultado: elas começam a esconder a dor. O medo de ir ao dentista acaba sendo uma causa para esse fingimento.

No intuito de se mostrar forte e valente, ou até mesmo de evitar uma situação de constrangimento diante da família e dos amiguinhos, a criança passa a fingir que está tudo bem. Mas que tipo de constrangimento poderia haver? Coisas do tipo: “Deixa de ser mole, é só um dente de leite”; ou a chacota da turminha da escola: “Fulano tem dente podre, vai ficar banguela!”; “Vai ter que ir ao dentista pra tomar injeção e arrancar o dente!”

Portanto, pais e mães, procurem incentivar seus pequeninos a cuidarem da saúde bucal desde cedo. Mostrem a eles o quanto a visita periódica ao dentista é importante. Sejam amigos dos dentistas! Mostrem que não é preciso ter medo de ir ao consultório, mas sim, que é algo necessário. Só assim elas podem crescer com saúde e acabar com o medo do bicho-papão que muitas delas pensam que somos!

Um abraço do tio!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Odontopediatria

Marcadores:

7 comentários

    1. Simone, boa tarde!

      Até onde sei, a Dra. Salete é Professora da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Infelizmente não sei te dizer se ela (ainda) tem consultório particular. O e-mail dela divulgado no site da faculdade é o [email protected]. Quem sabe você não consegue essa informação diretamente com ela? Boa sorte e obrigado pela visita!

  1. Jr, eu é que agradeço imensamente por seu comentário. Acredito que este blog tem ajudado muitas pessoas que têm medo de dentista, mas só quando alguém se manifesta a respeito é que a gente se dá conta. Muito obrigada, é um incentivo e tanto pra continuar trabalhando.

    Precisando, estou à disposição. Um grande abraço! 🙂

  2. Dra. Ana, gostaria de dizer obrigado por ter feito esse blog. Tenho pavor de dentista, só de pensar…
    Tem anos que não vou a um mas ultimamente um dos meus dentes começou a doer e estou precisando fazer uma visitinha urgente antes que piore. Mas o meu medo vai adiando essa visita cada vez mais e eu tava começando a ficar apavorado, quando decidi procurar por “ajuda” e encontrei o seu blog, que achei simplesmente fantástico. Posso garantir que agora me sinto mais seguro a ir a um dentista, aliás, já estou planejando ir a um na próxima semana e espero encontrar alguém parecido(a) com você (calmo, doce, paciente)!

    Continue o ótimo trabalho. Seus posts são muito bons mesmo!
    Obrigado mais uma vez pelo excelente trabalho. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Gustavo

Cirurgião-Dentista. Graduado pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), atual Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Especialista em Odontopediatria pela APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) em São Carlos-SP. O Tio Dentista agora é o OrtodonTio! Twitter: @tiodentista e @ortodonTio