Dia Internacional da Mulher

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a participação feminina no mercado de trabalho cresceu cerca de 20% no período de 2003 a 2009. Esse número se reflete em muitas áreas de atuação e é uma verdade que chama a atenção dentro do exercício da Odontologia. Atualmente, somos maioria em 25 dos 27 estados brasileiros. As exceções são Santa Catarina e Acre.

Esses dados foram obtidos junto ao Observatório de Recursos Humanos em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde, no estudo Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro. Somos 56,3% entre os dentistas, algo a se destacar considerando que há 40 anos 90% dos odontólogos eram homens.

O que isso tudo quer dizer? Que estamos aí e chegamos pra ficar. Deixou de ser tendência e virou realidade. Podemos presenciar a “tomada feminina” até quando se trata dos blogs de odontologia. Taí um universo que ainda é muito masculino, mas que tem revelado muita gente bacana do “sexo frágil” (termo que eu nunca entendi).

Além desta que vos digita (sim, o tubarão é menino mas a dona do blog é menina), não dá pra não citar alguns excelentes blogs de odontologia comandados por mulheres. Alguns já ocupam lugar de destaque há tempos, outros estão chegando agora na odontoblogosfera… e arrasando!

Tem o Saudálito da cupcake-diva Dra. Paula Rollemberg, que virou referência no assunto bafo halitose. Quer entender e resolver o seu mau hálito? É com ela que você tem que falar. Como esquecer do ótimo Te Vejo Por Dentro da Dra. Kellen Belmont? A Kellen, além de especialista em Radiologia Odontológica, dizem, tem visão de raio-x. 😀

Exemplos (bons) não faltam: tem o Sofá do Dentista da Dra. Camila Guimarães, o Sorriso CASOall da Dra. Lilian Pauperio, o Por Dentro da Dor Orofacial da Dra. Juliana Barbosa, o Papo de Dentista, da Dra. Cristina Barros…. Sem contar as participações especiais femininas em blogs varões, como no Vida de Dentista (Dra. Marjo Lanzarin) e no Netdentista (Jaqueline Vanini, acadêmica de odonto). Girls rules!

E tem blog que não se satisfaz com uma moça só… já escancara e aparece com 5 de uma vez: o OdontoDivas que, por falar nisso, aproveitou a data e o Dia da Mulher pra encher suas leitoras de prêmios. Participe do concurso!

Enfim… dentistas, médicas, enfermeiras… mães, esposas, namoradas… donas de casa, operárias, executivas… Divas e OdontoDivas… parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

3 comentários

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista