Partindo do princípio de que dentista rima com nazista 🙂 hoje, na coluna O Medo de Dentista na Mídia, quero falar do filme “Marathon Man” (título no Brasil: “Maratona da Morte”), estrelado por Dustin Hoffman, em 1976. O filme conta a história do Dr. Christian Szell (você nunca mais esquecerá esse nome), um “médico-dentista” da SS (Schutzstafell, ou “Tropa de Proteção”, em português), organização paramilitar ligada ao partido nazista de Adolph Hitler.
O Dr. Szell vive refugiado no Paraguai, e lá pelas tantas tenta contrabandear diamantes para fora dos EUA. Os diamantes acabam caindo nas mãos do personagem de Hoffman, Thomas Levy, um estudante de história que também é maratonista. Coitado. Aí começa a perseguição. Dr. Szell é o responsável por uma das cenas mais famosas (e clássicas) de tortura no cinema. Usando instrumentos odontológicos, é claro. 🙂
A frase “Is it safe?” (É seguro?) repetida insistentemente pelo médico-dentista em diálogo com Levy ajuda a completar o clima de terror psicológico. Veja a cena, dublada em português:
Para assistir a sequência completa da tortura (em inglês), clique aqui.
Da próxima vez que você for ao dentista (se tiver coragem) :), vai se lembrar do Dr. Szell. E agradecer a Deus por não ser ele do outro lado do motorzinho.
Dica do @vidadedentista. 🙂 (http://www.vidadedentista.com.br)
5 comentários
>Aline, obrigada pelos comentários e pela visita! 🙂
Fabrício, obrigada… eu acho. 😛
Gustavo, não. Não é seguro. 😀
Leo, eu não descreveria melhor a sensação dos leitores deste post! 🙂
>Ai!
>É seguro acompanhar este blog?
É seguro confiar no dentista? Humm, não sei não… rsrs
Parabéns pelo post, Ana! Confesso que até eu fiquei… receoso!
>Mas além de ser gente boníssima essa Dra. Ana paula ainda escreve bem pra caraleo !!!
O post ficou muito melhor do que eu esperava de uma loira como vc !!! =P
Eu que já tinha muito medo, agora então …
>Valei-me Nossa Senhora!! Hitler era uma moça perto desse "dentista" aí.. Até eugenol o cara foi obrigado a cheirar…kkkkk…
Agora vamos refletir um pouco sobre o que passou na cabeça dos diretores desse filme:
Um deles disse: Por que a gente não coloca um médico louco, com avental todo sujo de sangue e uma serra elétrica na mão que corta um dos braços do sujeito que tá sendo torturado?
E o outro sadicamente responde: Pra quê? Vamos colocar um dentista com cara de mau e meia dúzia de ferrinhos que o efeito é muito mais trágico e economizamos no investimento!
Resultado: até o auxiliar do dentista se virou pra não ver o que estava para acontecer com o prisioneiro..huahuahua…
Belo achado esse filme! Parabéns pela postagem!
Abraços..
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.