Boqueira: A Queilite Angular

Sabe aquelas “feridinhas” que aparecem às vezes no canto da boca? Pode ser queilite angular, a popular boqueira. A boqueira é uma dermatose comum, que causa a inflamação e a fissuração dos ângulos da boca (as comissuras labiais). Outros nomes comuns pra esse tipo de lesão são perlechecomissurite labial.

Boqueira, perleche ou comissurite labial

O que causa a boqueira?

Vários fatores estão associados à ocorrência da queilite angular, entre eles:

  • Acúmulo constante de saliva na região do ângulo da boca
  • Ação irritante de medicamentos, pastas de dente e fixadores de dentadura
  • Perda de dimensão vertical
  • Agentes infecciosos, como os Estreptococos e os Estafilococos (bactérias) e a Candida albicans (fungo)
  • Problemas de pele (dermatite atópica e dermatite seborréica)
  • Deficiência nutricional
  • Problemas imunológicos (como o HIV)
  • Processo normal de envelhecimento, causando uma “dobra” do lábio superior sobre o inferior, na altura do ângulo da boca

Mas, considerando os fatores predisponentes citados acima (alguns deles não são consenso entre médicos e dentistas), o mais comum é a perda de dimensão vertical, o que causa uma “dobra” no canto da boca. Essa dobra costuma acumular saliva, criando um ambiente úmido que favorece o desenvolvimento de um fungo na área. Eis a boqueira. Explicando…

As pessoas que têm todos os dentes possuem uma “altura” de mordida, que corresponde à distância entre dois pontos fixos, um nas maxilas (parte óssea onde se fixam os dentes de cima) e outro na mandíbula (parte óssea onde se fixam os dentes de baixo). Quando a pessoa perde dentes ou os dentes de desgastam (algo que é fisiológico e, quanto mais velhos ficamos, mais severo é o desgaste), a distância entre esses dois pontos fica menor. Isso se chama perda de dimensão vertical. Veja:

No crânio sem dentes, a distância entre os pontos é menor.

Quais são os principais sintomas? 

Os cantos da boca ficam com aspecto ressecado, podendo apresentar crostas e feridas. Como é comum o aparecimento de fissuras, o simples movimento de “esticar” a região ao abrir boca pode causar ardência, o que é verificado também quando do consumo de alimentos ácidos.

Qual é o tratamento? 

Basicamente, o tratamento é remover a causa da boqueira. Se a razão é uma dentadura desgastada (o efeito de perda de dimensão vertical é o mesmo causado pelo desgaste dos dentes, como mencionei anteriormente), parte da solução é fazer um novo par de próteses. Como a maioria dos casos tem associada a proliferação de fungos na dobra que ser forma no canto da boca, é preciso eliminar, também, a presença desses fungos. Por isso, determinado o agente causador, pode ser feita a aplicação de antimicóticos ou antibióticos tópicos no local da lesão. Em casos mais severos, pode estar indicada, inclusive, a cirurgia plástica para levantar os ângulos da boca, o que evita o acúmulo de saliva nas comissuras.

Como evitar a boqueira? 

É importante manter a higiene e a desinfecção das próteses dentárias, pois elas são fontes potenciais de contaminação por reter fungos e bactérias. Isso previne a ocorrência da queilite angular, além de evitar recidivas (a volta das lesões).

A queilite angular ocorre mais comumente em idosos e crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade.

Leia aqui um artigo de revisão de literatura sobre o assunto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus

1 trackback

Queilite actínica: a "ferida" no lábio inferior | Medo de Dentista
12 de junho de 2013 às 9:06 am

40

  1. Bem nao seria uma pergunta mas apenas uma colocação, no campo onde você escreveu a “perda de dimensão vertical”, na verdade não ha perda de dimensão vertical, pois esta nao se altera nem mesmo se a pessoa for edentada, ela diminui mas sempre podemos restabelece-la novamente como era antes da perda total dos dentes.

    • Gustavo, a expressão “perda de dimensão vertical” é bastante usada. Não sei se é o termo mais correto mesmo, mas “dimensão” pode ser definido como “sentido em que se mede a extensão para a avaliar, medida, tamanho”. Dessa forma, “perda de dimensão” pode significar “perda de medida”, ou seja, diminuição de uma medida. Sei lá, podemos ficar falando horas sobre isso… ;) Mas obrigada pelo toque. Abraço!

  2. A minha filha de 2 anos teve e eu falei para o meu marido que era por causa da pasta, esta estava fazendo muita espuma e ficava acumulada no canto da boca, agora no caso de medicação poderia ser usado nistatina.

    • Gisele, a nistatina poderia ser usada no caso da queilite de origem fúngica. Se a boqueira tem relação com fungos, ok.

  3. Olá, Drª.

    Eu uso aparelho ortodôntico. Tive que extrair dois pré-molares e, com isso, meus dentes superiores foram empurrados para trás, como era o objetivo. Ultimamente, tem aparecido essas feridinhas no canto da minha boca, e lendo sobre a perda de dimensão vertical, fiquei em dúvida se o processo de alinhar meus dentes podem estar causando essas feridas.

    • Ana, depende. Isso não é tão comum, mas pode acontecer. Você notou se se formaram dobras de pele (mesmo que sutis) nos cantos da boca? Essas dobras pode acumular a umidade da própria saliva e favorecer o aparecimento dessas lesões. Procure manter a região sempre seca, e se for o caso use uma pomada cicatrizante quando houver necessidade.

      • Há uma única dobra, dos dois lados, que não tinha antes. Bem, elas vão sair com o tempo, não é? Minhas feridas não são tão ruins quanto a da foto do post, então acho que controlar a umidade deve bastar. Obrigada pela resposta rápida.

  4. Queria saber quando fica uma certa machinha roxa, como se fosse uma cicatriz, o que se deve fazer para que isso suma?

    • Matheus, essa manchinha provavelmente deve sumir com o fim do processo de cicatrização. Você pode usar uma pomada anti-inflamatória pra ajudar, como a Gingilone.

  5. Oi, eu estou com boqueira, passar pasta de dente resolve ??

    • Não, Karina. Pode até deixar a área mais irritada. Sugiro uma pomada cicatrizante.

  6. Nunca havia sido acometido por este tipo de ferida em minha boca. No último mês fui submetido a um tratamento odontológico (colocação de um bloco e uma coroa metálicos) e justamente na última semana do tratamento surgiu esta ferida apenas no canto esquerdo de minha boca. Como leigo posso estar falando bobagem, mas fui levado a crer na possibilidade de contágio durante o tratamento.

    • O aparecimento de “boqueiras” é comum após procedimentos odontológicos mais longos ou em que o dentista precisa afastar os lábios. Mas a causa não é fúngica ou pela ação de bactérias, mas mecânica, pelo atrito do instrumental e pela pele ter sido “esticada”. Então não deve ser uma questão de “contágio”.

      • Também aconteceu isso comigo… Ai, qual o melhor procedimento? Aconteceu 2 vezes depois de ir ao dentista… e sempre saia de lá com dor na boca de tanto abrir… Desde já agradeço pela atenção…

        • Ana, uma pomada anti-inflamatória / cicatrizante pode ajudar.

  7. olá… eu tenho já há 3 meses manchinhas avermelhadas nos cantos da boca… será que é boqueira??

    • É possível que sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  8. É assim… como eu disse anteriormente, já tenho manchinhas vermelhas nos cantos da boca há três meses e uso aparelho… será que é do aparelho ou é boqueira?? E a boqueira é muito grave?

    • Não creio que tenha a ver com o aparelho, Carolina. Não é grave, mas é preciso determinar a causa e tratar de acordo.

      • Assim hoje fui ao dentista… e o dentista disse que se calhar é da alimentação mas não receitou nada e eu não percebi, porque acho que tenho uma alimentação equilibrada…

  9. Surgiu do nada uma ferida branca no canto da minha boca… está doendo muito e eu não sei o que pode ser. Obs: uso aparelho dentário (fixo e apm)

    • Louise, parece queilite! Procure um dentista pra avaliar.

  10. Boqueira é contagioso?

    • Não, Tiago. A não ser que a causa da boqueira fosse alguma bactéria específica, mas mesmo assim, em caso de contato, a transmissão seria da bactéria (que poderia causar algum tipo de lesão em qualquer área da boca), e não da boqueira, em si.

  11. Olá Ana! Já faz um bom tempo que apareceu uma mancha escura no canto da minha boca, já passei pomada, mas não melhorou. Quando vou mexer vira uma ferida e arde, depois sara e fica escuro de novo. Agora tá aparecendo no outro canto da minha boca, primeiro ficou uma mancha escura e agora tá virando uma ferida. O que pode ser? Boqueira causar manchas depois de curadas? Grata.

    • Julia, parece boqueira mesmo. Sim, podem ocorrer manchas no ângulo da boca. Procure um dentista pra verificar a causa dessas boqueiras recorrentes… descoberta a causa, é mais fácil interromper de vez o processo.

  12. Olá, eu estou com o canto da boca mais escuro e nao sei o que é! Uso aparelho, o farmaceutico disse q nao é herpes…
    Me ajuda!

    • Leo, parece ser uma boqueira, mesmo! Procure um dentista pra determinar a causa e tratar de acordo.

  13. Acordei hoje pela manhã com a boca ressecada e com o canto superior (não é no cantinho da boca, é mais acima) ardendo quando a abro. Estou preocupada, o que pode ser? Devo passar Omcilon?

    • Liz, a medicação ideal depende da causa da lesão. Pode ser uma boqueira (o Omcilon nesse caso ajudaria) ou pode ser herpes (nesse caso, não ajudaria). Ou pode não ser nem uma coisa, nem outra.

  14. Oi Ana, gostaria de saber o que posso usar para tirar manchas no canto da boca causadas pela boqueira? Grata!

    • Carol, taí uma ótima pergunta ;). Eu acho que esse é um questionamento mais pra área da dermatologia… provavelmente o uso de alguma pomada específica pra esse fim ou aplicação de laser podem ajudar. Mas confesso que não é a minha área, um médico dermatologista pode ser mais útil pra ajudar você.

  15. Posso colocar pedra hume no local?

    • Até pode ajudar, Matheus, já que o sulfato de alumínio (substância que corresponde à pedra hume) tem propriedades adstringentes, cicatrizantes e antissépticas.

  16. Boa noite, Ana
    Faz um ano que fiz limpeza dos dentes e faz um ano que estou sofrendo com falta de umidade dos lábios da boca, estou com a parte superior dos lábios vermelha. Pode ser por causa da limpeza ou pode ser quelite angular?
    Desde já agradeço.
    Obrigada.

    • Simone, certamente não tem nada a ver com a limpeza que você fez. Parece que você está com o fluxo salivar diminuído, o que pode causar irritação da mucosa e a queilite angular, também. Procure um dentista pra avaliar melhor esses sintomas. (dúvida: que creme dental você usa?)

  17. Eu tenho manchas brancas nos cantos da boca como se fossem cicatrizes. Tive boqueira quando eu era adolescente, desde entao essas manchas estao na minha boca. O que eu faço?

    • Lorena, pela sua descrição são cicatrizes, mesmo. Sugiro que você procure um médico dermatologista pra avaliar a possibilidade de atenuar essas manchas.

  18. Tenho quelite angular ha 8 meses e uma sombra ou borrado entre os labios e a pele. A estomatologista me receitou protetor com vitamina E, porem não está surtindo efeito. As quelites costumam ser persistentes ou crônicas? Sinto também ressecamento em volta dos labios. Obrigado pela atenção!

    • Alcenir, o protetor labial é ótimo para prevenir e evitar que a queilite angular progrida, mas não é efetivo contra as possíveis manchas / escurecimentos de pele que surgem no local. Existem formas de clarear essas áreas. Consulte um dermatologista.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>