Boqueira: A Queilite Angular


Sabe aquelas “feridinhas” que aparecem às vezes no canto da boca? Pode ser queilite angular, a popular boqueira. A boqueira é uma dermatose comum, que causa a inflamação e a fissuração dos ângulos da boca (as comissuras labiais). Outros nomes comuns pra esse tipo de lesão são perlechecomissurite labial.

Boqueira, perleche ou comissurite labial

O que causa a boqueira?

Vários fatores estão associados à ocorrência da queilite angular, entre eles:

  • Acúmulo constante de saliva na região do ângulo da boca
  • Ação irritante de medicamentos, pastas de dente e fixadores de dentadura
  • Perda de dimensão vertical
  • Agentes infecciosos, como os Estreptococos e os Estafilococos (bactérias) e a Candida albicans (fungo)
  • Problemas de pele (dermatite atópica e dermatite seborréica)
  • Deficiência nutricional
  • Problemas imunológicos (como o HIV)
  • Processo normal de envelhecimento, causando uma “dobra” do lábio superior sobre o inferior, na altura do ângulo da boca

Mas, considerando os fatores predisponentes citados acima (alguns deles não são consenso entre médicos e dentistas), o mais comum é a perda de dimensão vertical, o que causa uma “dobra” no canto da boca. Essa dobra costuma acumular saliva, criando um ambiente úmido que favorece o desenvolvimento de um fungo na área. Eis a boqueira. Explicando…

As pessoas que têm todos os dentes possuem uma “altura” de mordida, que corresponde à distância entre dois pontos fixos, um nas maxilas (parte óssea onde se fixam os dentes de cima) e outro na mandíbula (parte óssea onde se fixam os dentes de baixo). Quando a pessoa perde dentes ou os dentes de desgastam (algo que é fisiológico e, quanto mais velhos ficamos, mais severo é o desgaste), a distância entre esses dois pontos fica menor. Isso se chama perda de dimensão vertical. Veja:

No crânio sem dentes, a distância entre os pontos é menor.

Quais são os principais sintomas?

Os cantos da boca ficam com aspecto ressecado, podendo apresentar crostas e feridas. Como é comum o aparecimento de fissuras, o simples movimento de “esticar” a região ao abrir boca pode causar ardência, o que é verificado também quando do consumo de alimentos ácidos.

Qual é o tratamento?

Basicamente, o tratamento é remover a causa da boqueira. Se a razão é uma dentadura desgastada (o efeito de perda de dimensão vertical é o mesmo causado pelo desgaste dos dentes, como mencionei anteriormente), parte da solução é fazer um novo par de próteses. Como a maioria dos casos tem associada a proliferação de fungos na dobra que ser forma no canto da boca, é preciso eliminar, também, a presença desses fungos. Por isso, determinado o agente causador, pode ser feita a aplicação de antimicóticos ou antibióticos tópicos no local da lesão. Em casos mais severos, pode estar indicada, inclusive, a cirurgia plástica para levantar os ângulos da boca, o que evita o acúmulo de saliva nas comissuras.

Como evitar a boqueira?

É importante manter a higiene e a desinfecção das próteses dentárias, pois elas são fontes potenciais de contaminação por reter fungos e bactérias. Isso previne a ocorrência da queilite angular, além de evitar recidivas (a volta das lesões).

A queilite angular ocorre mais comumente em idosos e crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade.

Leia aqui um artigo de revisão de literatura sobre o assunto.

Compartilhe:

Tem uma dúvida? Pergunte!

Caso tenha uma dúvida, use o formulário de comentários (lá em baixo!) para perguntar. A resposta à sua pergunta pode demorar até 72h para ser publicada (eu não respondo por e-mail). Eu sempre respondo mas, por favor, seja paciente. Leia a Política de Comentários deste blog.

Os comentários / perguntas não são publicados(as) automaticamente, pois antes passam por moderação. Se você fez uma pergunta, ela será publicada junto com a resposta (note que os comentários mais recentes são os primeiros).

Categoria: Diagnóstico BucalPrótese

208 comentários

  1. Estou com a garganta inflamada ha uma semana e ha 3 dias do nada apareceu uma rachadura no canto dos meus labios, e em volta da boca sinto ressecada. O que pode ser?

    1. Glah, esses sintomas não estão necessariamente relacionados. Podem ser 3 coisas diferentes: garganta inflamada / boqueira / lábios ressecados. Se a boca continuar assim por mais alguns dias, procure um dermatologista pra avaliar.

  2. Olá Ana, o canto direito da minha boca está ressecado e quando eu abro a boca parece que está esticando, as vezes dói um pouco e está um pouco inchado, isso pode ser boqueira ou não ?

  3. Dra. em Março tive uma feridinha ao lado da boca, noto que tenho isso de vez em quando durante o ano, umas 3x. E melhorei, so que agora em 3 meses, voltou no canto da boca, começa vermelho, mt dolorido e rachado, ontem foi o primeiro dia, hj o segundo amanheceu mais dolorido bem sensível, vermelho e no meio um pouco branco, como se fosse uma feridinha. O que pode ser, oq eu uso? To usando alho em cima, e tenho a pomada cimecort aqui, posso usar? Pois cancelei o plano e consulta pra dermo demora muito pelo SUS. Mais uma pergunta, como saber se é bacteria ou fungo, ou so fazendo exame q se descobre?

    1. Pode ser boqueira, como explico no texto, Leticia. Mas só pela sua descrição não dá pra afirmar isso, muito menos qual a causa. Você precisa procurar um dentista ou dermatologista. Pare com o alho, não vejo qualquer razão pra você colocar alho em cima da lesão. O Cimecort é uma pomada anti-inflamatória, até pode ajudar, mas reitero que não há como sugerir nenhum tratamento sem saber a causa do problema.

  4. Oi, Dra Anna!
    Eu de novo. rsrs
    Me tira uma duvida?
    Lembra que te falei da linha alba?
    Existe um local específico na boca para ela aparecer?
    Veja bem, eu noto que muitas vezes ela aparece nos lábios (na parte inferior).

    Estou fazendo o tratamento com a dermato, sendo que minha boca piorou após o uso da tarfic.
    Eu não acredito que a boca tenha relação com o rosto, e se tiver, não é dermatite atopica.

    Acredita que os meus labios melhoraram com um protetor labial da Nivea? Lembrei que a senhora sempre indicava por aqui.. Eu passei e foi mágica! Mas tenho que passar direto.
    Já os dois cremes da la Roche “cicaplast” não fazem efeito algum.

    Lembra quando contei que meu marido sentiu os lábios arder? Foi uma única vez, + sentiu. E também começou a ressecar muito. O Nivea ajudou.
    Mas não fizemos nada que pudesse ter pego um do outro, a não ser pelo beijo (boca a boca, rsrs)
    Eu suspeito que seja alguma bactéria, algo que eu tenha pego no travesseiro, no lençol, no campo, etc…

    Estou tão triste! 🙁

    Consegue me ajudar? Me dá uma luz??
    Além do externo, estou sentindo incômodos internos tbm… Leves ardência dentro da boca. 🙁

    1. O Jéssica, a linha alba aparece bem no meio da bochecha, no local onde os dentes ocluem. Nos lábios, da mesma forma, por dentro e onde os dentes ocluem. O protetor da Nivea é ótimo, eu não disse? 😉

  5. Boa noite, Dra! Faço uso de placa para bruxismo faz um mês e agora meu lábio superior está externamente está vermelho! Será que é por causa da placa? Obrigada.

    1. Isabel, considerando a região, o ideal é a pomada. Isso se for uma queilite de origem fúngica. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  6. Oi, Dra. Ana! Bom dia!

    Acabei de receber o resultado do exame de fungos (comissuras labiais) DEU NEGATIVO. A raspagem dos pelos do buço também deu negativo. A sensação de frescor sumiu, estou usando uma pasta de dentes bem faquinha (sorriso), estou gostando. Será que vai ser um quadro alérgico? Eu já sei que a “sensação de frescor” era causada pelo creme dental… Só falta descobrir o que está causando as ardencias e queimações na boca e rosto. Ainda estou aflita pq comecei a sentir incômodos dentro da boca, e até na garganta. Já olhei diversas vezes e não tem nada, do mesmo jeito é o rosto. Aliás, o rosto é vermelho e os lábios muuuuuuito ressecados, tem dias que aparece que passei areia. Estou usando cicaplast e bepantol…

    Minha consulta com a dermatologista é agora, dia 31. Tomara que ela chegue a algum diagnóstico. A estomatologista não tem pelo meu plano. 🙁
    Vou buscar uma particular, e tentar o ressarcimento pelo plano. rsrs

    Beijos, mando notícias… !

      1. Oi, Dra.
        Passei pela dermatologista.
        Tive que viajar para meu Estado. Eu estava no Piauí e voltei p o RN.
        Cheguei na quinta, na sexta feira procurei uma dermato(particular).
        Ao examinar meu rosto ela disse que eu estava com uma “dermatite perioral”.
        Comecei a usar hoje uma pomada no rosto e lábios, Tacfic 0,1%
        E para acalmar a pele quando estiver ardendo, passou um creme da Lá roche (cicaplast).

        Os lábios estão descamando muito e ressecados, parece que tem areia, ontem chegou a sangrar.
        Ela pediu para continuar hidratante eles.

        Eu não sinto mais a sensacao de frescor nos cantinhos dos lábios. Realmente era a Colgate que estava provocando aquela sensação.

        Eu contei sobre o incomodo que comecei a sentir na mucosa, ela pediu para olhar a gengiva. Não tinha nada.

        Já localizei uma estomatologista, vou tentar marcar uma consulta.

        Na mucosa tem dia que não sinto nada, já tem dia que parece uma leve sensação de ardência + não dói.
        Estou ficando com os dentes da frente dormentes. Ainda salivo e com a saliva um gosto amargo.

        Vou dando notícias… !!!

  7. Oi, Dra!!
    Procurei uma dentista.
    Ela disse que não tinha nada nos lábios nem dentro da boca.
    Que achava tudo muito estranho e nunca tinha pegado um caso assim.
    Na verdade ela me pareceu ser recem formada. rsrs
    Vou tentar procurar alguém mais experiente, ou alguma estomatologista.

    Sobre eu e meu marido, não compartilhamos nada, e não estamos usando nada também.
    No caso dele, só foi uma vez que ele sentiu. Acredito que não tenha nada a ver com o meu caso.

    Não consigo fazer muitos movimentos na boca, após a consulta fiquei com a boca toda sensível, o simples movimento de abrir, já dói.
    Tá muito ressecada.
    De vez em quando começo a salivar e vem um gosto amargo na boca, uma sensacao de queima que estava na mucosa, agora sinto no céu da boca. O protetor solar não resolve. Não estou pegando sol. Estou praticamente ha 40 dias trabalhando somente em casa, tentando perceber o que pode estar acontecendo.

    Pelo meu relato, a senhora suspeitou de algo?
    Estou bem triste, autoestima lá em baixo.

    Minha dermatologista vai me atender dia 31.

    Obrigada novamente por toda atenção!
    Bom final de semana. 🙂

    1. Jéssica, seria uma ótima ideia a avaliação de um dentista especialista em Estomatologia (diagnóstico bucal). Sua salivação está ok? Por acaso você sentiu uma diminuição do fluxo salivar?

      1. Sim, a salivação está ok.
        Não diminuiu.
        Todos os dias eu observo a minha boca, nesse instante senti incomodar dentro da boca e nos lábios, ao examinar vi leves manchas (meleca) branca, em volta dos lábios (na parte de dentro), nos cantinhos da boca também.
        Às vezes quando acordava de manhã cedo, eu via nos lábios. Após escovar sumia.

        É tudo muito estranho. Se a causa da leve ardência dentro da boca for essa (meleca) branca, pq será que ao redor dos lábios está queimando/ardendo?
        🙁

        Torcer para encontrar uma estomatologista, acho que é algo simples. Posso tá piorando pq já tem um certo tempo que apareceu… rsrsrs

        Obrigada mais uma vez!

        1. Vamos ver o que a dermatologista e o estomatologista dizem!

          Eu sei que já perguntei que pasta de dentes você usa, e você me disse que era Colgate, e até interrompeu o uso. Mas os sintomas que você relata são TÃO parecidos com reação ao creme dental…. Eu tive problema parecido com as pastas da Oral-B, até escrevi um post sobre isso no meu outro blog, dê uma lida –> http://odontodivas.com/2012/06/eu-tenho-alergia-a-oral-b.html

          1. Vamos sim! Tenho fé que vou ficar melhor.
            Nossa, que bom que descobriu que foi a pasta de dentes.
            Lembro que vc me perguntou qual pasta de dentes que eu usava, eu sempre usei Colgate. Já mudei, confesso que melhorei bastante.

            No comeco eu usei um enxaguante bucal da Oral B, toda a mucosa da minha boca ardeu, ao ponto de sentir na pele do rosto. Meu marido até falou que era normal, já que eu não tinha “muito” costume de usar.
            No dia que usava acontecia a mesma coisa. Depois do uso do enxaguante eu percebi que a boca (dentro) começou a incomodar. O máximo que usei foi umas 4,5 vezes. Oral B, aqui, nunca mais!!!

            Ahh, acho que as manchinhas brancas são: “linha alba”, pelo que pesquisei é normal. Fico mais tranquila.

            Beijos e obrigada!

            Vou dando notícias. rsrs ????

          2. Ok, Jéssica. A linha alba é uma linha branca de queratinização friccional que fica na bochecha, paralela à linha de oclusão. É normal, sim. Aliás, preciso escrever um post sobre isso. 🙂

    1. Joana, “negócios brancos” é bastante vago… é preciso avaliar e ver do que se tratar pra sugerir algum remédio. Leve seu filho ao dentista ou a um dermatologista pra avaliar e tratar de acordo.

  8. Bom dia, no natal do ano passado apareceu umas rachaduras no canto da boca, nunca tinha tido, tenho 49 anos… fui a farmacia e me receitaram Canesten por dizerem poder ser um fungo, mas nao resolveu, entao meti uma pomada cicatrizante e em 3 dias passou… durante um mes nao apareceu mais… só que ha cerca de um mes atrás voltou aparecer e voltei a colocar a pomada cicatrizante, quando acordo de manhã esta tudo bem encaminhado… mas durante o dia volta a abrir… nao melhora mas tambem nao piora… tenho alguns problemas de rinite alergica e de pele, na parte de tras das orelhas tenho psoríase…

    1. Francisco, me parece que a ferida não cicatriza por causa do local, mesmo… você falou que “volta a abrir”, e creio que isso acontece pelo próprio uso da boca / lábio, ao falar, comer, etc… aí a cicatrização demora mais. Eu sugiro a avaliação de um dermatologista.

  9. Dra. Ana Tokus, suspeito que eu tenho boqueira pelos sintomas e pesquisas que fiz. E é algum virus, infecção ou bacteria que causa isto. Mas ate agora depois de 5 anos os medicos especialistas não conseguiram descobrir qual o problema. Dai uma medica passou alguns medicamentos e uma pomada cortitop (acetato de dexametasona). Dai vi um artigo q fala assim… vou por em parenteses p Dra. ver (para que serve a pomada em creme Cortitop acetato de dexametasona ; 1mg/g? SERVE PARA INFLAMAÇÕES NA PELE. TIPO ALERGIA, DERMATITE E ECZEMAS. ESSA POMADA Ñ PODE SER USADA SE HOUVER PRESENÇA DE FUNGOS NO FERIMENTO, POIS ELE ACELERA A SUA PROLIFERAÇÃO. E TAMBÉM Ñ PODE SER USADO POR TEMPO PROLONGADO POIS PODE CAUSAR ATROFIA DA PELE.) Me ajuda por favor, uso ou n uso, aqui os medicos são fracos.

  10. Boa tarde!
    Ha dois dias fiz uma cirurgia dentária e creio que por ficar um bom tempo com a boca aberta, no outro dia, no canto do lábio, apareceu uma ferida que doi quando tento abrir a boca e fica com um casca preta.
    O que pode ser isso?
    Qual remédio pode usar?

    1. Nesilva, provavelmente só uma ferida local pelo atrito do instrumental durante a cirurgia. Em princípio não é preciso fazer nada, apenas aguardar a cicatrização local. Evite pegar sol pra não manchar a pele e use um bom protetor labial (manteiga de cacau, por exemplo).

  11. Oi, Dra!! Tudo bem?
    Será que pode me ajudar?
    De repente comecei a sentir incomodo nos lábios. Começou pelos cantinhos da boca… um pouco de queima e ressecamento.
    Usei Nebacetin, melhorou nos primeiros dias e depois piorou.
    Procurei uma Dermatologista e ela disse que era um “fungosinho”, passou Cetaconazol manipulado p os lábios.
    Nos primeiros dias ok, depois comecei a sentir muita queima e ardência. Parei de usar e comprei NITRATO DE MICONAZOL, pois eu suspeitava que fosse a “queilite”(vi na Net que curava :/) nos primeiros dias ok, depois só piorou.
    Fiquei com muita queima e muita ardência, tanta que pensei que não ia melhorar. O que aliviou bastante foi olho de coco, e percebi que após parar de usar pomadas os sintomas melhoraram 70%.
    Procurei outra Dermatologista, ela acha que não é fungo pq não tinha nada.
    (No começou ao redor dos lábios ficava bem vermelho).
    A médica passou um protetor labial, e por eu insistir, passou exames de cultura p fungos. Estou aguardando o resultado…

    Estou usando um protetor, mas ainda fico com a boca queimando, ao redor da boca. Quando eu me alimento a boca fica queimando ao redor, e com sensação de ressecamento.

    Um dos exames de cultura foi uma raspagem. Passei o dia com a parte que foi feito a coleta, ardendo.

    Ahh, tudo começou com uma sensação de “frescor” nos cantinhos da boca ao escovar os dentes. O que poder ser? É uma sensação de gel de massagem, tipo queimando e não dói. Rsrs
    Acho que piorou devido a usar pomadas na boca toda.
    E agora estou bem apreensiva. Já estou na segunda dermatologista e não sei se ela vai conseguir diagnosticar. 🙁

        1. Ok. Perguntei porque pastas da Oral-B costumam causar o quadro que você descreve. De qualquer forma, troque de marca pra fazer um teste (sem ser Oral-B)… pode ser que o problema seja esse.

          1. Oi, Dra. Ana!
            Parei de usar a Colgate. Melhorei um pouco. Um dos resultados da cultura (raspagem) para fungos deu negativo. O outro exame só sai dia 25.
            O que está me preocupando é que estou sentindo incômodos dentro da boca. Tudo começou fora, nos cantinhos, e depois fiquei com ardência e queima em volta de toda a boca. A princípio, acho que foi devido ao uso das pomadas. Estou salivando muito, minha língua tem ficado branca. Sinto tipo um borbulhamento na ponta da língua.
            E na parte das bochechas sinto tipo uma ardência, não me incomoda “tanto”, estou preocupada pq vejo que não é normal. Apareceu alguns machucados na gengiva, com dois dias melhorou.

            Ainda não retornei para Dermatologista, vou marcar para próxima semana um dentista.

            Com sua experiência ha alguma tipo de exame que eu possa solicitar ao meu dentista?
            O que pode está causando o incomodo na língua, e nas paredes da bochecha?

            Estou bem aflita e tenho medo do dentista não conseguir me ajudar… 🙁
            Ahh, percebi que minha língua esta com formato diferente. Pesquisando na net eu encontrei foto com a aparência igual. Vi que poderia ser “falta de vitaminas” ou “morder a língua”. Morder a língua eu descarto… Já as vitaminas.. Eu não sei.

            O que posso estar pedindo ao meu médico dentista?

            Ficaria grata se puder me orientar.

            Abraços!

          2. Você não precisa pedir nada para o seu dentista… se ele achar necessário, ele vai solicitar algum exame. Mas no seu caso, nem acho que será preciso… o aspecto clínico já é suficiente. Me passe o link da foto com a aparência igual à da sua língua…

          3. http://2.bp.blogspot.com/-9ZSdlCzCaIA/T06VSZlhzZI/AAAAAAAAAkg/Ag5cescG1yA/s1600/101041488_1fd3b18e26.jpg

            Este é o link da foto. Na imagem diz que é deficiência de vitaminas. (língua marcada, inchada com aspecto de marcas de dentes.

            E como eu disse antes, tudo começou pelos cantinhos dos lábios, inclusive ficou manchado. Piorou com o uso das pomadas. A Dermato acha que é uma alergia, esses dias até pensei realmente que fosse, pois usei alguns produtos no rosto, e tanto a boca, buço, bochechas e em baixo dos olhos ardem.. Eu parei de usar o sabonete p peles sensíveis, as bochechas pararam de arder, so que continua vermelho. Fiquei mais preocupada pq comecei a sentir leves ardencias na mucosa da boca e na ponta da língua. Hoje conversando com meu marido ele me disse que sentiu os lábios arderem.. Então ficamos confusos. Aparentemente não tem nada, da p ver a pele vermelha, ressecada. Fiz auto exame na minha boca e não encontrei nada. 🙁
            Quando eu termino de escovar os dentes os lábios ficam bem vermelhos, estou usando Cicaplast da La Roche, e não está adiantando… Obrigada por me ajudar.

          4. “Deficiência de vitaminas” é meio vago, Jéssica… e esses são sinais que PODEM INDICAR alguma carência vitamínica, não uma certeza. A língua da foto, ao meu ver, é normal… apenas tem marcas de dentes nas laterais, o que pode ser algo normal pra essa pessoa. É preciso considerar o quadro geral de saúde, também. Agora… se seu marido também relata ardência nos lábios, parece que pode haver algum fator “surpresa” envolvido. Pensem bem na alimentação de vocês, nos hábitos, nos remédios, nas pastas de dentes, em qualquer substância que esteja entrando em contato com os lábios de vocês.

  12. Boa noite, estou ha 35 dias com os lábios muito ressecados, vermelhos, o de cima e o de baixo com muita ardência, queimação mesmo, sem sangramento e em um lado esta rachando a lateral da boca, fui na dermatologista, ela passou aciclovir pois havia bolinhas nos lábios, mas usei o creme todo e nada, estou ha uma semana usado aciclovir comprimido e melhorou um pouco, mas ainda está muito vermelho e todo sensível, estou passado agora um hidratante labial da Racco… mas melhorou muito pouco, estou desesperada, não sei mais o que faço, pode ser queilite? Ah, bebi tbm cetoconazol por uma semana, tudo indicado pela dermatologista. Me ajude por favor, obrigada, desculpa os erros, tenho 35 anos. Obs: moro numa cidade que só tem dermatologista uma vez no mês.

    1. Cris, os sintomas que você relata me parecem alérgicos ou de uma dermatite de contato, poer exemplo. Não acho que seja queilite, por si só. Tente se lembrar se você usou algum produto novo ou “diferente” nos lábios (batom, protetor labial, alguma pasta de dentes ou bochecho que você nunca tinha usado, etc.).

  13. OLÁ, DEPOIS QUE COLOQUEI APARELHO ORTODONTICO COMECEI A SALIVAR QUANDO DURMO (BABAR) UM POUCO, DAI APARECEM ESSES CORTES NO CANTO DA BOCA. USO OMCILON MELHORA. MAS DEPOIS APARECE NOVAMENTE.

    1. Carla, tanto a salivação quanto esses machucados recorrentes são comuns. Os machucados se devem ao atrito do aparelho na bochecha, e acontecem cada vez menos com o tempo.

      1. Tenho um problema nos lábios ha mais de 5 anos, to tentando descobrir o que e, poderia me ajudar, meus lábios ardem, fica ressecado com uma aparência rosado, as vezes coça se eu não usar algum protetor nasce nos 2 cantos da boca uma ferida. Teve um dia q inchou o lábio superior. Uso bepantol ha mais de 2 anos e não vejo resultado, ja fui medicado com vitamina, passei na alergologista, ela passou uma pomada cortitop e so uso quando fica ardendo, e passa so q depois volta a arder e ficar ressecado, o q pode ser, me ajuda por favor. Minha autoestima ta pra baixo, onde eu vou meus labios parece q uso batom rosa e isso me incomoda.

        1. Marcos, sugiro a avaliação de um dermatologista. Lábio ressecado pode ser sinal de diminuição do fluxo salivar, pode ser uma dermatite de contato, pode ser “boqueira”, como explico no texto… e aí é preciso considerar uma série de fatores pra se chegar a um diagnóstico. O Bepantol ajuda bastante, tem uns protetores labiais da Nivea que são muito bons, também.

  14. Doutora, a queilite angular ocorre somente nos vértices da boca? A presença dos mesmos sintomas da “boqueira” somente nas partes laterais do lábio inferior, próximo aos vértices da boca, caracterizaria queilite angular também?

    1. Grazielly, evite sol principalmente, pra não manchar a pele. Um protetor labial já vai ajudar, a mancha deve diminuir e sumir aos poucos. O ideal é a opinião de um dermatologista.

  15. Doutora, tive herpes labial essa semana e logo após ela cicatrizar apareceu umas bolinhas na dobra direita da minha boca, que não parecem ser herpes dnv porque não coçam, apenas ardem. Será que é queilite? Estou passando colutoide.

  16. Olá doutora, sempre que escovo os dentes com qualquer pasta com flúor, aparece essa mancha vermelha nos cantos da boca, já faz 1 ano, troco para uma infantil (sem flúor) e em alguns dias a mancha diminui, mas eu tento voltar com a normal e aparece novamente. Já fui em diversas dermatologistas e usei tanto creme para fungo como para bactéria e nenhum resolve. Como proceder? Terei que usar pasta infantil para sempre? Isso não vai prejudicar minha saúde bucal? OBS: uso aparelho, preciso reforçar a escovação. (OBS2: as manchas apareceram antes do aparelho, rs.) Aguardo resposta. Obrigada desde já.

    1. Vitoria, parece que o seu problema não é infeccioso (fungo ou bactéria), mas o próprio flúor, mesmo. Você geralmente usa que marca de pasta de dentes (com flúor)? O flúor é muito importante pra se evitar cáries, mas dá pra evitar mesmo sem ele… apenas mantenha uma higienização MUITO bem feita.

      1. Olá Drª.
        Não achei o local onde adiciona o comentário por isso perguntarei aqui.

        Estou com os labios secos e rachados faz dias (talvez um mês), está muito áspero, os lábios estão tão rachados que parecem ilhas.

        Meu dentista me recomendou Daktarin suspeitando de fungo. Mas nesta visita ele olhou e não melhorou em nada, está cada vez pior. Ele me indicou um estomatologista, mas onde moro não tem, e talvez tenha pelo SUS, mas tenho medo da demora. O mais próximo é longe (capital Recife).

        O que faço? Estou desesperado, será que é quelite, algo grave?

  17. Ei Dra.
    Amanheci com os lábios inchados e ressecados, apareceu um carocinho vermelho no canto da boca causando dor ao abrir e fechar a mesma. Fiz um tratamento para clarear os dentes e o gel usado pode ser um ácido. Pode ser boqueira? Azeite para hidratar os lábios ajuda?
    Abraços, amei seu site.

  18. Doutora, quando eu tinha 13, numa brincadeira, fiz um corte no canto da boca, no outro dia meus labios estavam muito inchados, e meus labios nunca desincharam, ate hoje eles continuam inchados, e eu fico sugando eles pra ninguem perceber, é muito dificil pra mim, e nesses ultimos meses apareceu boqueira em mim, quero muito voltar meus labios ao normal, por favor me ajude.

  19. Doutora, boa noite.
    Hoje a tarde não sei porque, começou a doer a parte esquerda do rosto, pegando a parte da bochecha até onde tem a junção da mandíbula com o crânio. Ela vem, aí depois passa. Aí de novo, e depois passa. Começou de tardinha, aí ficou nisso, deu um tempo até agora e voltou. Não consigo perceber de onde ela parte, se é dentário etc! A senhora faz ideia do que possa ser? Se minha mãe receber, irei ao dentista amanhã terminar a raspagem e aproveito e comento com ele se não passar.

    Não sei se pode ter algo a ver, mas… nesse lado esquerdo, o meu primeiro pré molar superior bate errado com o inferior, parece que a ponta do superior bate mas na parte visível (da frente) de forma mais coladinha, e isso causa certo desconforto, mas só se resolve com aparelho, então não o que possa fazer agora, mas ele pode ter algo a ver?

    Eu não consigo perceber direito de onde vem, mas parece ser dos dentes da arcada superior, do pré molar ao 1 molar… o meu segundo ainda não nasceu, mas a gengiva tá meio durinha, porém acho que ele não terá espaço, pois minha boca é pequena (meus dentes também, mas mesmo assim)…

    1. Karen, não dá pra dizer ao certo só pela sua descrição. Pode ser uma dor dentária irradiada, pode ser um problema articular, pode ser até dor de ouvido…

  20. Olá Drª. Amanheci com minhas gengivas inchadas no canto superior da boca em cima do ciso, e esta doendo muito até pra engolir a saliva. O que pode ser, e se tem algum medicamento que posso tomar.

  21. Estou com assaduras nos cantos da boca, mas isso nem incomoda tanto. O pior são uns cortes que apareceram na lingua e algumas partes internas da bochecha ficam enrugadinhas. Ardem tanto com quase todas as comidas e bebidas. Qd uso listerine, vejo estrelas. Será acidez?

    1. Virgínia, me parece que não é só a “boqueira”, é um quadro mais geral. Pode ser acidez estomacal, pode ser diminuição do fluxo salivar em associação com língua fissurada / geográfica… é preciso avaliar. Procure um dentista.

  22. Ola, gostei muito de sua matéria e em especial de seu profissionalismo e dedicação em responder os leitores. Vc é ótima!!!
    Se puder me ajudar com um esclarecimento sobre meu problema será muito útil.
    Eu tenho quelite angular constante. Noto que qdo tomo agua de bebedouro elas aparecem, tenho desde criança. Tenho TB constantes aftas na gengiva e céu da boca e lingua. Parece ser qdo fico nervosa. Tenho ainda herpes labial uma vez ao ano. Por que sera que tenho tanta predisposição para doenças na boca? Tenho 32 anos e desde de crianca eu tenho esses problemas… ah, e tenho ainda dermatite no couro cabeludo. Uma vez ao ano. Mas uso toconazol e resolve, as doenças são autoimunes ou fungos?
    Eu não uso aparelho nenhum na boca. Me alimento certinho e não sou alérgica. Noto que piora qdo estou estressada, essas coisas aparecem. Qual sua opinião sobre essas doenças?

    1. Adriana, me parece que todos esses problemas podem estar ligados a um quadro de baixa imunidade. Sâo doenças ou infecções oportunistas. Seria interessante uma avaliação médica pra investigar isso.

  23. Dra. Minha gengiva estava inchada e doendo, agr escovando os dentes, meio que feriu, como se estivesse em carne viva. O q faço? Posso usar a pedra hume em cima dessa ferida?

    1. Thays, se a gengiva já estava inchada e doendo antes do ferimento, sugiro que você procure um dentista pra avaliar, pode ser gengivite. O sulfato de alumínio (substância que corresponde à pedra hume) tem propriedades adstringentes, cicatrizantes e antissépticas, então pode ajudar. Mas seria interessante um dentista ver do que se trata antes de usar qualquer coisa.

  24. Dra. Estou com vários problemas e queria sua ajuda, já estou enlouquecendo, estou com a famosa boqueira, mas ela só vem piorando, já está enorme, arde muito e não consigo abrir minha boca direito, está amarela, estou limpando de 2 em 2 horas usando água boricada e passando nebacetin, mai pra ajudar ainda meus dentes do siso estão nascendo e estou com muita dor, minha gengiva da boca inteira está inchada e está sendo muito dolorido até para escovar os dentes, as vezes até sangra ! Você poderia me falar alguma coisa para passar na gengiva porque ela está muito inchada e alguma coisa para passar na ferida, também ?! Desde já agradeço.

    Meu nome é MARIA EDUARDA e tenho 13 anos.

    1. Maria Eduarda, gengiva inchada e sangrante é sinal de gengivite. E o tratamento primário da gengivite é uma escovação rigorosa, assim como o uso correto e frequente do fio dental. Quanto à boqueita, é preciso identificar a causa dela pra tratar de acordo. Use um bom protetor labial por enquanto (tem uns ótimos com calêndula em qualquer farmácia, assim como a manteiga de cacau), vai ajudar. E peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar a boqueira e a gengiva, assim que possível.

  25. Dra. ja estou com essas feridas ha mais de 3 meses, fui ao medico, mas pediu p eu parar de usar a pomada aciclovir pq ja bastava os 5 dias, ela disse q poderia ser tbm anemia ou algo assim, mas com a pomada ja era pra ter sarado, e agora so esta pior, e normal ficar esse tempo todo?? Doi e nao melhora nunca, tive isso agora, nao sara, mas ja usei 2 tipos de pomada, mas so a que melhorou foi a aciclovir, mas como a medica pediu p parar de usar parei, e agora???

    1. Paula, aciclovir é pra herpes. Se não é herpes, não adianta aciclovir. É no cantinho da boca? Mantenha bem hidratado e aguarde. Um bom protetor labial deve ajudar.

        1. Carol, o tratamento depende diretamente da causa da boqueira. Aciclovir não resolve, mesmo… vale mais a pena um bom protetor labial. Procure um dentista pra avaliar.

  26. Dra. uso aparelho dental e há uns dois dias notei um ressecamento no canto inferior externo da boca, porém não apresenta nenhum sintoma além do ressecamento. Seria boqueira ?

  27. Bom dia dra, há 4 dias apareceu uma lesão no meu lábio inferior, apenas externa, próximo a comissura labial, inicialmente apenas eritematosa. Pensei que fosse devido ao ressecamento dos lábios. Porém ela expandiu acometendo a pele ao lado, e tornou-se secretiva (em pequena quantidade, constantemente), formando uma crosta. Esta lesão configura a queilite angular também? O que posso fazer para secar a lesão (deixar de ser secretiva)? Obrigada.

    1. Nayene, pode ser queilite angular, sim. O tratamento depende diretamente da identificação da causa, se for algo de origem fúngica, um anti-fúngico, se for algo inflamatório, uma pomada anti-inflamatória.

  28. Dra. Boqueira pega através de beijo?
    Exemplo, se outra pessoa que me beijou, já tivesse beijado outros caras, e depois veio e me beijou, tem como eu pegar boqueira?

    1. Igor, se a causa da boqueira forem agentes infecciosos, como os Estreptococos e os Estafilococos (bactérias) e a Candida albicans (fungo), é trasmissível, sim. Embora a maioria de nós já tenha esses microrganismos na flora bucal normal.

    1. Depende do que está causando isso, Ramon. Mas um bom protetor labial pode ser útil, do tipo manteiga de cacau ou “chapstick” mesmo (tem uns ótimos da Nívea em qualquer farmácia).

  29. Oi dra. Eu to com uma mancha vermelha nos dois cantos da boca, faz uns 5 anos que começou a aparecer, elas vão embora sozinhas dps de uns dias, mas sempre voltam. Eu fui numa dermatologista e ela disse q era normal, que por minha pele ser sensível, o tempo frio, ar condicionado ou a pasta de dente deixam a pele irritada, e só passou uma pomada pra usar de noite nelas, mas n somem e eu queria fazer alguma coisa pra elas n voltarem. Minha boca fica com um gosto ruim, meio que ardendo, seca e pegajosa, e os cantos dela as vezes cortam e em baixo dos cantos fica uma mancha vermelha e as vezes com aquelas crostas de pele ressecada. O que posso fazer?

    1. Emily, me parece ser um tipo de queilite angular, como explico no texto. Pra resolver o problema, só detectando a causa principal e a removendo (determinar se é o frio, se é a pasta de dente, se é outra coisa). Enquanto isso, a pomada que sua médica prescreveu vai alviar os sintomas.

  30. To com uma mancha preta do lado direito da boca, ela ta ressecada dms e quando eu abro a boca doi, isso começou dps que n soube tirar o produto de tirar cravos. O que eu posso passar ?

    1. Fernanda, parece uma irritação ou queimadura de causa local. Deve se resolver até espontaneamente, mas você pode usar uma pomada anti-inflamatória ou um bom protetor labial pra ajudar.

  31. Eu estou com umas feridas na boca semelhante a boqueira, porém é roxa e tem uma que não está no angulo da boca… Você tem uma sugestão do q pode ser isso?

    1. Só pela sua descrição não dá pra dizer, Rebeca. Pode ser que ela esteja roxa por ser sangrante, por exemplo. É preciso procurar um dentista ou dermatologista pra avaliar.

  32. Estou com o canto da minha boca exatamente igual ao da foto, porém com suas descrições de causas dessa “boqueira” não consegui descobrir o motivo de estar com ela, pois não me enquadro em nenhum item…
    Está assim há 8 dias, quando acordo de manhã ela está com pele em volta, e quando vou escovar os dentes a pele acaba saindo devido ao esforço da boca… dói muito!!!
    Qual pomada posso passar?? Não consigo nem usar batom.

    Obrigada! !!

    1. Gabriela, talvez nem seja boqueira… pode ser outro tipo de lesão que, coincidentemente, está no ângulo da boca. Sem saber a causa e nem se é boqueira mesmo, não dá pra sugerir nenhuma pomada. Use um bom protetor labial, já vai ajudar bastante.

  33. Olá Ana. Gostei muito de ler o seu texto e ele me esclareceu bastante. Tive Piorréia no passado, e como na época ainda não existiam esses tratamentos que evitam perder os dentes, acabei optando pela extração. Depois que comecei a usar prótese dentária na parte inferior, vi surgirem essas “assaduras”, vermelhas e incômodas. Elas somem sem nenhum tratamento mas são recorrentes, crônicas, mesmo não tendo nenhum tipo de secreção. Eu acredito que realmente seja pelo motivo que você descreveu, pois já tive um pouco de perda óssea, pela falta dos dentes. Eu poderia fazer uso de Malvatricin solução oral e Omcilon? Muito grata por suas informações. Abraço carinhoso.

    1. Mariah, pela sua descrição o seu problema é fruto da perda de dimensão vertical (“altura” da mordida), o que causa “dobras” nos cantos da boca. A Omcilon até pode ajudar, mas eu acho que se você procurar secar os cantos da boca constantemente e usar um bom protetor labial, já deve diminuir o problema.

    1. Vitoria, depende da razão da boqueira. Não passe pasta de dente, só vai piorar. Passe um protetor labial, como a manteiga de cacau, já vai ajudar bastante. E se persistir, procure um dentista ou dermatologista.

  34. Eu tenho uma mancha avermelhada no canto esquerdo da boca, as vezes fica preta, acho que quando molho que fica avermelhada, é pequena, mas é feia, tinha do outro lado também, era menor e já saiu, tenho desde o fim do ano passado, mas comecei o tratamento apenas há um pouco mais de 2 semanas, usei betacortazol por duas semanas porque na bula diz para não usar por mais de 2 semanas, ao redor dessa mancha ficou tipo um pano branco porque acho q usei demais, NÃO ARDE, NÃO DÓI, será que é boqueira mesmo? Fui ao médico, clinico geral, pois não tinha vaga pra dermatologista, ele passou Fluconeo, tomar 1 vez por semana, então só tomei 1 vez, e Nistatin, que já tomei tudo, não ajudou em nada! Ele perguntou só se ficava vermelho e se dói. Faz 2 anos que não beijo, mas agora apareceu uma pessoa muito importante na minha vida, marcamos essa semana, mas não quero beija-la e estragar tudo, por que isso logo agora? Tô desesperado, meus amigos são bem sinceros e até agora acho que eles não perceberam, porque acho que eles teriam falado, meu dentista disse pra ver se ficava acumulando saliva no canto da boca e acho que sim, mas do outro lado ta normal, só vou ao dermatologista na quinta, mas vou me encontrar com ela antes. Me ajuda por favor.
    Desculpa pelo texto. :'(

    1. Weslley, é apenas questão de diagnosticar o seu problema com exatidão. Você tomou um monte de remédios, cada um pra uma coisa e, caso algum deles tenha sido pela razão certa, se a origem do problema for o acúmulo de saliva no canto da boca, a mancha acaba voltando. Sugiro que você fique de olho nesse acúmulo de saliva, procure limpar sempre, e passe um bom protetor labial sobre a mancha (pode ser manteiga de cacau, tem uns ótimos da Nívea que são vendidos em qualquer farmácia, também). Vamos ver se até quinta essa mancha some ou fica, pelo menos, bem discreta. Não me parece que seja algo que você possa transmitir através do beijo.

  35. Dra. Ana, estou indo comprar agora mesmo a Malvatricin, pois n aguento mais de dor de garganta e gengivas avermelhadas e sensíveis, chegam a doer a noite, fora que sem escovar os dentes.

    Uma pergunta, mantenho a Nistatina ainda? Já tomo ela há 5 dias, Obgd Dra.

  36. Mais eficaz do que o leite de magnesio?

    Muito obrigado pela atenção, amanhã mesmo estou indo comprar, minhas gengivas ficaram mto inchadas e o céu da boca meio cortado é sensível .

  37. Olá Ana, estou com candidíase oral avaliada pelo médico, até então iniciei fluconazol e nistatina, depois de 3 dias os fungos que cobriam minhas bochechas estão indo embora, só que agora ficaram um monte de aftas no local e está incomodando até a garganta para beber água. O que eu poderia fazer? Ou passar para aliviar a dor? Gingilona? Água oxigenada 10?

    Parabéns pelo site.

  38. Olá, minha filha de seis anos há algum tempo desenvolveu uma espécie de mancha com ressecado na boca, não nos cantos, mas um pouco acima… não coça, não doi, só se entrar em contato com algum alimento ácido… Pode ser uma boqueira?

    1. Viviane, por não estar localizada no canto da boca, esse tipo de lesão não seria classificado como boqueira, mas pode ser algo bem parecido e com origem similar. Leve-a a um odontopediatra ou a um médico dermatologista pra avaliar.

  39. Olá, eu tenho isso já ha bastante tempo. Na primeira vez q apareceu fui na dermatologista e ela me falou que o motivo era esse: de deixar os lábios úmidos! Dai usei um creme recomendado por ela a base de: cetoconazol/hidrocortisona, de inicio melhorou mas agora apareceu de novo e está MUITO pior. Agora arde muito, não consigo abrir a boca inteira e ta muuuuito vermelho, parece uma queimadura nos dois cantos da boca! Usei sulfato de neomicina também. O que você acha q devo fazer? Esses cremes são p bacteria certo? Tentaria algo para fungos? Estou desesperada. Ta horrivel 🙁

    1. Bruna, se a umidade piora a boqueira, a causa deve ser fúngica. O cetoconazol é anti-fúngico. Talvez o aspecto esteja feio justamente porque está cicatrizando. Procure não passar a língua nos cantos da boca.

  40. Como esta ferida da foto acima, dá pra saber se é por bactéria ou fungos?? Tem algum caso de boqueira que nao pega ? Qual ? E se for por bactérias se manifesta em qnt tempo? #Heeelp :||

    1. No texto eu listei uma série de possíveis causas para a boqueira, você leu? A única forma transmissível é a boqueira causada por agentes infecciosos, nos demais casos, não. Não dá pra saber só de olhar uma foto de que tipo de boqueira se trata, pois é preciso investigar junto ao paciente os seus hábitos e outros fatores predisponentes. Quanto ao tempo, como eu já disse, depende do agente! Pode ser 2 dias, pode ser 1 semana, pode ser mais que isso.

  41. Olá, surgiu em mim uma boqueira, só faz dois dias… eu tinha em casa uma pomada: triancinolona acetonida, que usei pra um tratamento de afta e estou usando. Uso aparelho odontológico, ingeri frutas cítricas recentemente e estou usando um creme dental diferente, em suma não sei qual a causa. Fiz mal em usar a pomada?

  42. Ola.
    Hj de manha apareceu uma manchinha vermelha no canto da minha boca e doi e arde, mas e a primeira vez que aparece… e uso aparelho ha 6 meses. Pode ser boqueira??

    1. Pode, Daniela. Mas pode ser que seja apenas consequência de alguma coisa mais ácida que você tenha comido e seja algo passageiro, que nem precise de tratamento. Se persistir, procure um dentista pra avaliar.

  43. Sim, mas falou para essa Sarah q o uso tópico pode ser usado… eu já comprei nistatina líquida de novo e vou usar com moderação, comprei o uso tópico e vou usar só na ponta da boca para formar camada protetora, e a pedra hume uso antes, mas tomo cuidado para n engolir.

    1. Fabrício, se você já “sabe o que fazer”, qual a sua dúvida? Você é o namorado da Sarah? Porque as perguntas de vocês dois vieram do mesmo computador (mesmo IP)…

      Mandei um e-mail pra você. 😉

  44. Oi, minha boca está inchada, dolorida e ressecada depois de tomar quase um vidro inteiro de nistatina em pouco mais de um dia, usar pasta de dente seguida de sal por 15 min cada… Penso em comprar nistatina uso tópico para passar na área pois o liquido é uma porcaria… Qual a melhor opção tbm, dentista, clínico geral ou dermatologista? Dermatologia n tem na minha área, recomenda dentista? Ops, é por candidiase a minha boqueira… é contagiosa? Pedra hume ajuda?

    1. Fabrício, pra quê sal? Pra quê um vidro de nistatina inteiro em tão pouco tempo? PROCURE UM DENTISTA e pare de tentar resolver sozinho o que você nem sabe o que é. A pedra hume (sulfato de alumínio) tem propriedades adstringentes, cicatrizantes e antissépticas… mas você continua não sabendo a causa do seu problema. Reitero: procure um dentista.

  45. Minha boca está inchada e a ferida ta meio dolorida, e com ou pouco de pus e boca seca, é normal mesmo? Acho q vou deixar sarar para beijar ele, n quero risco, mas a boca ta vermelha e inchada… ontem coloquei sal e pasta de dente… Será q piorei?

    1. Eita Sarah, quanta informação nova… pus, inchaço… do jeito que você descreveu antes, parecia “só uma boqueirinha”! Não beije ele não, faça o tratamento e aguarde a resolução do problema. Sugiro fortemente que você procure um dentista pra avaliar.

  46. Oi Ana meu amor RS, confesso q n acompanho seu site, mas agora vou ficar fã… terça-feira apareceu os sintomas da boqueira e beijei e fiz oral em meu namorado… é através de candidiase a origem da minha boqueira, um médico amigo meu disse e me aconselhou a nistatina… tem mais ou menos um tempo de cura? 1 a 3 semanas… fiz exame de hiv, sífilis, hepatite b e c tem dois dias e to na boa. Obs: meu namorado é novo e antes tive parceiros recentes… tem chance de ser outro tipo senão a por fungo? E do meu jeito é contagioso? Eu beijei ele no dia q apareceu, nem me toquei.

    A queilite angular q é o meu caso é externa, só uma perguntinha… fazer bochechos com nistatina ajuda? Ou só na parte externa? Faço bochecho ou aplico o líquido na parte externa? Ops, com o problema n curado posso beijar meu namorado? Bjs!!!

    1. Sarah, a candidíase é mais uma infecção oportunista do que algo transmissível. Claro que o fungo causador, a Candida albicans, pode ser transmitido… mas ele só vai provocar algum efeito no organismo da pessoa se houver um problema de imunidade em curso. A regressão do quadro não costuma demorar mais de 1 semana. Existem outras formas de boqueira que não por fungo, então sim, pode ser por outro motivo. Mas se se amigo médico avaliou dessa forma, creio que a razão seja essa, mesmo. E se a causa é fúngica, sim, Nistatina ajuda. Por ser boqueira, melhor aplicar no local uma versão de uso tópico do que bochechar.

      E aí, ficou fã? 😀

  47. Há 1 semana surgiu uma ferida no canto da minha boca. Desde então tenho lido em alguns sites que sal e mel são bons para o tratamento e tenho usado. Melhorou um pouco e acredito ser boqueira. Agora estou usando Neomicina. Daqui 2 semanas eu vou ver meu namorado. Se a ferida ainda permanecer, tem risco de transmissão?

  48. Oi, Ana … recentemente senti minha boca mais seca e com essas fissuras no canto da boca , são pequenas mas arde ao abrir a boca , gostaria de saber se eu beijar posso transmitir isso? Estou doido pra ficar com minha namorada e não sei o que faço … começou faz pouco tempo, gostaria de saber se posso passar alguma pomada para cicatrizar, ou uma pomada contra fungos ou bactérias teria uma ação melhor? Poderia me indicar o nome delas? Li em alguns lugares q água oxigenada 10 ajuda é verdade?

    1. Ricardo, é preciso determinar a causa da boqueira pra se sugerir um tratamento. Mas, via de regra, não é contagioso. Água oxigenada pode atrasar a cicatrização e causar manchamento da pele.

  49. Olá. Há um mês tive a infelicidade de um beber em um copo “suspeito” em um bebedouro de um local público. No dia seguinte acordei com ressecamento nos cantos da boca. Utilizei um remédio indicado por um farmacêutico. Os sintomas acabaram. Há dois dias percebi uma mancha ao redor de um dos cantos da boca. A mancha deixa a pele áspera e com uma leve ardência. O canto da boca está ressecado. Pode ser boqueira? Que tratamento é indicado? (Já tenho uma consulta marcada com dermatologista). Adorei sua página! Muito esclarecedora!!! 🙂

    1. Luisa, é um tipo de boqueira, sim. A questão é determinar qual a causa, se um fungo, uma bactéria, um processo inflamatório de outra origem… pra daí, então, tratar de acordo.

    1. Fernando, a Nebacetin é uma pomada antibiótica. Se a boqueira do seu filho for causada por bactérias e a pomada combater essas bactérias, ok. Mas se não for, não fará efeito. Portanto, o ideal é procurar um dentista pra avaliar a causa da boqueira e tratar de acordo.

    1. Dra, eu tinha bruxismo e parei de usar a placa ha uns 3 anos. tenho impressão de estar com o maxilar tenso e apareceu uma boqueira e uma ferida leve na parte interna da bochecha… pode ter a ver com o bruxismo? E como saber se o bruxismo voltou? Meus labios sao muito secos.

      1. Adriana, todo mundo range os dentes de vez em quando… pra saber se o bruxismo voltou, só fazendo uma avaliação mais criteriosa com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. A boqueira não deve ter a ver com isso, já o “maxilar tenso”, pode ser.

  50. Tenho boqueira ha alguns anos e nunca procurei um medico. Ela sempre aparece e desaparece quando quer. Sempre coloco alguma pomada pra ver se cicatriza mais rápido (NEOMICINA), mais não funciona.
    Só que ultimamente tem vindo com mais frequência. E me incomodado muito mais.
    Minha vitamina A deu 0,50, vou repetir o exame p ter certeza q tá tão alta assim e fazer o exame de vitamina B.
    Por ter ha tanto tempo não sei qual poderia ser a causa dessa boqueira. Não tenho habito de lamber a boca nem babar.
    Qual medico devo procurar? Dentista, clinico geral, dermatologista?

  51. Ola… me ajude!!! Nunca tive boqueira antes, mas ja e a segunda vez q acontece em menos de dois meses. Coloquei aparelho e babo qdo durmo, sera q esse pode ser o problema?

    1. Depende da causa da boqueira, Emily. Segundo a bula, a Gingilone é um anti-inflamatório que trata “a fase aguda das infecções bucais por germes sensíveis à Neomicina. Estomalites. Aftas. Lesões da mucosa bucal, lingual e gengival. Hemorragia das gengivas”. A boqueira pode ter várias origens, se a origem da sua for inflamatória, pode ajudar.

  52. Tenho quelite angular ha 8 meses e uma sombra ou borrado entre os labios e a pele. A estomatologista me receitou protetor com vitamina E, porem não está surtindo efeito. As quelites costumam ser persistentes ou crônicas? Sinto também ressecamento em volta dos labios. Obrigado pela atenção!

    1. Alcenir, o protetor labial é ótimo para prevenir e evitar que a queilite angular progrida, mas não é efetivo contra as possíveis manchas / escurecimentos de pele que surgem no local. Existem formas de clarear essas áreas. Consulte um dermatologista.

  53. Eu tenho manchas brancas nos cantos da boca como se fossem cicatrizes. Tive boqueira quando eu era adolescente, desde entao essas manchas estao na minha boca. O que eu faço?

    1. Lorena, pela sua descrição são cicatrizes, mesmo. Sugiro que você procure um médico dermatologista pra avaliar a possibilidade de atenuar essas manchas.

  54. Boa noite, Ana
    Faz um ano que fiz limpeza dos dentes e faz um ano que estou sofrendo com falta de umidade dos lábios da boca, estou com a parte superior dos lábios vermelha. Pode ser por causa da limpeza ou pode ser quelite angular?
    Desde já agradeço.
    Obrigada.

    1. Simone, certamente não tem nada a ver com a limpeza que você fez. Parece que você está com o fluxo salivar diminuído, o que pode causar irritação da mucosa e a queilite angular, também. Procure um dentista pra avaliar melhor esses sintomas. (dúvida: que creme dental você usa?)

    1. Até pode ajudar, Matheus, já que o sulfato de alumínio (substância que corresponde à pedra hume) tem propriedades adstringentes, cicatrizantes e antissépticas.

    1. Carol, taí uma ótima pergunta ;). Eu acho que esse é um questionamento mais pra área da dermatologia… provavelmente o uso de alguma pomada específica pra esse fim ou aplicação de laser podem ajudar. Mas confesso que não é a minha área, um médico dermatologista pode ser mais útil pra ajudar você.

  55. Acordei hoje pela manhã com a boca ressecada e com o canto superior (não é no cantinho da boca, é mais acima) ardendo quando a abro. Estou preocupada, o que pode ser? Devo passar Omcilon?

    1. Liz, a medicação ideal depende da causa da lesão. Pode ser uma boqueira (o Omcilon nesse caso ajudaria) ou pode ser herpes (nesse caso, não ajudaria). Ou pode não ser nem uma coisa, nem outra.

  56. Olá Ana! Já faz um bom tempo que apareceu uma mancha escura no canto da minha boca, já passei pomada, mas não melhorou. Quando vou mexer vira uma ferida e arde, depois sara e fica escuro de novo. Agora tá aparecendo no outro canto da minha boca, primeiro ficou uma mancha escura e agora tá virando uma ferida. O que pode ser? Boqueira causar manchas depois de curadas? Grata.

    1. Julia, parece boqueira mesmo. Sim, podem ocorrer manchas no ângulo da boca. Procure um dentista pra verificar a causa dessas boqueiras recorrentes… descoberta a causa, é mais fácil interromper de vez o processo.

    1. Não, Tiago. A não ser que a causa da boqueira fosse alguma bactéria específica, mas mesmo assim, em caso de contato, a transmissão seria da bactéria (que poderia causar algum tipo de lesão em qualquer área da boca), e não da boqueira, em si.

  57. É assim… como eu disse anteriormente, já tenho manchinhas vermelhas nos cantos da boca há três meses e uso aparelho… será que é do aparelho ou é boqueira?? E a boqueira é muito grave?

      1. Assim hoje fui ao dentista… e o dentista disse que se calhar é da alimentação mas não receitou nada e eu não percebi, porque acho que tenho uma alimentação equilibrada…

  58. Nunca havia sido acometido por este tipo de ferida em minha boca. No último mês fui submetido a um tratamento odontológico (colocação de um bloco e uma coroa metálicos) e justamente na última semana do tratamento surgiu esta ferida apenas no canto esquerdo de minha boca. Como leigo posso estar falando bobagem, mas fui levado a crer na possibilidade de contágio durante o tratamento.

    1. O aparecimento de “boqueiras” é comum após procedimentos odontológicos mais longos ou em que o dentista precisa afastar os lábios. Mas a causa não é fúngica ou pela ação de bactérias, mas mecânica, pelo atrito do instrumental e pela pele ter sido “esticada”. Então não deve ser uma questão de “contágio”.

      1. Também aconteceu isso comigo… Ai, qual o melhor procedimento? Aconteceu 2 vezes depois de ir ao dentista… e sempre saia de lá com dor na boca de tanto abrir… Desde já agradeço pela atenção…

    1. Matheus, essa manchinha provavelmente deve sumir com o fim do processo de cicatrização. Você pode usar uma pomada anti-inflamatória pra ajudar, como a Gingilone.

  59. Olá, Drª.

    Eu uso aparelho ortodôntico. Tive que extrair dois pré-molares e, com isso, meus dentes superiores foram empurrados para trás, como era o objetivo. Ultimamente, tem aparecido essas feridinhas no canto da minha boca, e lendo sobre a perda de dimensão vertical, fiquei em dúvida se o processo de alinhar meus dentes podem estar causando essas feridas.

    1. Ana, depende. Isso não é tão comum, mas pode acontecer. Você notou se se formaram dobras de pele (mesmo que sutis) nos cantos da boca? Essas dobras pode acumular a umidade da própria saliva e favorecer o aparecimento dessas lesões. Procure manter a região sempre seca, e se for o caso use uma pomada cicatrizante quando houver necessidade.

      1. Há uma única dobra, dos dois lados, que não tinha antes. Bem, elas vão sair com o tempo, não é? Minhas feridas não são tão ruins quanto a da foto do post, então acho que controlar a umidade deve bastar. Obrigada pela resposta rápida.

  60. A minha filha de 2 anos teve e eu falei para o meu marido que era por causa da pasta, esta estava fazendo muita espuma e ficava acumulada no canto da boca, agora no caso de medicação poderia ser usado nistatina.

  61. Bem nao seria uma pergunta mas apenas uma colocação, no campo onde você escreveu a “perda de dimensão vertical”, na verdade não ha perda de dimensão vertical, pois esta nao se altera nem mesmo se a pessoa for edentada, ela diminui mas sempre podemos restabelece-la novamente como era antes da perda total dos dentes.

    1. Gustavo, a expressão “perda de dimensão vertical” é bastante usada. Não sei se é o termo mais correto mesmo, mas “dimensão” pode ser definido como “sentido em que se mede a extensão para a avaliar, medida, tamanho”. Dessa forma, “perda de dimensão” pode significar “perda de medida”, ou seja, diminuição de uma medida. Sei lá, podemos ficar falando horas sobre isso… 😉 Mas obrigada pelo toque. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista