O que é língua geográfica?


Língua geográfica é o nome popular da glossite migratória benigna. Eu gosto do termo “língua geográfica” por 2 motivos principais: 1. tem tudo a ver com o efeito que essa alteração provoca e 2. ameniza o choque do diagnóstico: se eu digo para o meu paciente que ele tem glossite migratória benigna, ele acaba achando que lhe restam, no máximo, 6 meses de vida. 😉

Quais os sintomas da língua geográfica?

Língua geográfica é uma alteração que provoca manchas avermelhadas e lisas na língua, e essas manchas podem ter bordos elevados e esbranquiçados. A disposição dessas manchas dá à língua um aspecto de mapa, e daí vem o adjetivo “geográfica”. Não é uma alteração muito comum, apenas 1 a 2% da população mundial apresenta essa condição. Ou seja, se você tem língua geográfica, considere-se um “escolhido”. E eu não estou falando isso pra tirar sarro de você não, é que EU tenho língua geográfica. BEM-VINDO AO CLUBE! 😀

Língua geográfica e língua fissurada

Como ocorre a língua geográfica?

A língua é coberta por papilas gustativas (responsáveis por sentirmos o gosto dos alimentos) e, nos locais em que as manchas da língua geográfica aparecem, ocorre um despapilamento transitório (as papilas “somem”). Como essas manchas aparecem e desaparecem, dá a impressão de que elas se movem… e por isso o nome oficial da alteração é glossite migratória benigna.

Quais as causas da língua geográfica?

A língua geográfica pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças. Não se sabe ao certo o que a causa, se alguma reação alérgica ou autoimune, mas parece haver relação entre sua manifestação e os níveis de estresse aos quais o indivíduo é submetido. Geralmente não provoca nenhum tipo de sintoma doloroso nem alteração do paladar, embora possa causar ardência na língua quando a pessoa ingere alimentos ácidos (frutas cítricas, refrigerantes, etc.). Muitas vezes quem tem língua geográfica também apresenta língua fissurada (cheia de “cortes”).

A glossite migratória benigna não é considerada uma doença… é apenas uma alteração do padrão de normalidade. Portanto, não necessita de tratamento.

Mais linguas “diferentes” você vê aqui: Qual a aparência da sua língua?

Compartilhe:

Tem uma dúvida? Pergunte!

Caso tenha uma dúvida, use o formulário de comentários (lá em baixo!) para perguntar. A resposta à sua pergunta pode demorar até 72h para ser publicada (eu não respondo por e-mail). Eu sempre respondo mas, por favor, seja paciente. Leia a Política de Comentários deste blog.

Os comentários / perguntas não são publicados(as) automaticamente, pois antes passam por moderação. Se você fez uma pergunta, ela será publicada junto com a resposta (note que os comentários mais recentes são os primeiros).

Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

299 comentários

  1. Boa noite Ana, notei que aparecem várias linhas esbranquiçadas na parte de baixo e nas laterais da minha lingua, bom, assim que eu escovo as linhas brancas somem, mas fica vermelho, to com medo, o que pode ser ?

    1. Daniel, pode ser língua geográfica, pode ser candidíase… depende. Só com base na sua descrição não dá pra afirmar. Procure um dentista pra avaliar.

  2. Olá doutora!! Depois que passei a usar prótese dentaria, percebi que minha lingua começou a ficar lisa e embraquecida, isso é normal? O que fazer? (uso a 1 ano e meio) obr.

    1. Erivaldo, pode ser. Talvez seja só saburra, uma camada de resíduos que se deposita na língua, e que deve ser removida na escovação. Converse com o seu dentista.

  3. Olá, há mais ou menos 4 meses surgiu uma mancha circular vermelha um pouco mais escura que a coloração normal da minha língua, ela fica no meio da língua um pouco a esquerda, porém não dói, não coça, não sinto nada, as vezes ela fica mais escura e as vezes fica quase imperceptível, se passo o dedo na língua da até pra sentir o local, mas nada que me atrapalhe, isso pode ser língua geográfica?

  4. Boa tarde, fiquei com uma leve duvida depois de ler algumas perguntas e respostas.
    Pelo que identifiquei tenho a lingua fissurada (sempre achando que era a geográfica) desde criança, o que acontece é que estou desconfiando que quando faço sexo oral com minha esposa, e se ela estiver com a imunidade baixa, pode ocorrer que ela venha a ter candidíase, por mais que eu faça toda a escovação e a inserção de vitamina B, desconfio que seja esse o motivo, pois o ginecologista acha que é por conta de estresse a correria do dia a dia, alguma roupa intima com bactéria, mas como tenho esta suspeita da minha lingua, eu acho que eu poderia passar um vírus mais fácil, gostaria de uma opinião.

    1. Richard, a candidíase é causada por um fungo que já existe normalmente na vagina… só que quando a mulher tem a imunidade baixa, esse microrganismo se aproveita disso e se reproduz. Então você não está passando nada para a sua esposa, porque o microrganismo já está nela (e em mim, em todas as mulheres)… mas mesmo que houvesse essa chance, ter língua geográfica ou fissurada durante o sexo oral não chega a ser relevante. Enfim… não vejo relação entre uma coisa e outra.

  5. Olá, a língua geográfica pode desenvolver em adultos ou apenas em crianças? Tenho 30 anos e, há cerca de um ano, percebi essas manchas na minha língua, com aumento da sensibilidade.

  6. Boa noite Dra. Gostaria de saber se as mesmas manifestações da lingua geográfica podem ocorrer na mucosa da boca, pois tenho língua geografica e as mesmas lesões tb aparecem as vezes na mucosa do lábio inferior.

  7. Oii!! Eu tenho 11 anos me chamo Maria Eduarda.
    Eu to com essa lingua geografica como no texto, tem uma parte em que ela ta sem essas ‘papilas’.
    Eu qro fazer duas perguntinhas.
    Some com o tempo? Ou vai ficar migrando p sempre?
    E quem tem lingua geografica tem lingua cortada?

    1. Maria Eduarda, pode ser que um dia desapareça… mas não espere por isso. Não, quem tem língua geográfica não necessariamente tem língua fissurada. Pode até ter, mas são coisas distintas.

    1. Com relação à língua, pode, Priscila. Mas a garganta não tem nada a ver com isso. Ou é coincidência, ou o problema é outro. Se persistir nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  8. Bom dia doutora, meu filho tem 1 ano e 3 meses, de um tempo pra cá apareceu na língua dele umas manchas brancas, como se tivesse despelado, fica uns dias depois some e volta, estou muito preocupada, vc pode me ajudar? Muito obrigada.

  9. Boa tarde Dra. tenho 22 anos e sou do sexo masculino, tenho uma pequena mancha avermelhada na ponta da lingua há algum tempo, sinto um pouco de sensibilidade a alimentos ácidos e quentes. A lingua geográfica tem sintomas diferentes da candidiase oral?
    Fico um pouco preocupado referente a isso hehehe.

  10. Dra, boa noite! Minha língua tem ondulações nas laterais e, além das fissuras, apresenta algumas manchinhas irregulares, como se estivesse machucada. A sensibilidade à acidez é tão crítica, que até comer banana incomoda. Existe algum tratamento que minimize esse desconforto? To qse fazendo uma cirurgia plástica na língua! Rsrs

  11. Oi dra… Na minha língua apareceu uma mancha vermelha, eu tenho epilepsia, tomo Cardeal, Trilipital e Valpakine… Fui ao clínico geral, ele falou isso e fungo… Passou 2 remédios… O q e isso ?

  12. A minha lingua esta um pouco amarela e um pouco pelada, atrás apareceram também umas aftas por baixo da língua, o que poderia ser ??? Por vezes sensação de queimado, obrigado.

    1. Ricardo, difícil sugerir uma causa pra esses sintomas apenas com base na sua descrição, até porque os sintomas não estão necessariamente relacionados. Pode ser uma associação entre língua geográfica e aftas, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar.

  13. Dra. Há cerca de 30 dias tenho notado uma mancha branca na borda direita de minha lingua. Não dói, não arde, não queima, tenho feito gargarejo com o medicamento nistatina e parece-me que está diminuindo. O que a senhora acha que pode ser? Antecipo-lhe meus agradecimentos. Obrigado, Vitor Mendes.

    1. Vitor, se a nistatina tem ajudado, pode ser algo de origem fúngica. Mas pode, também, ser uma grande coincidência e a mancha estar diminuindo de forma espontânea. Se a mancha persistir nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  14. Olá Dra. Ana, boa noite! Realmente muitas pessoas aparecem por aqui com muitas dúvidas e medos, e eu, infelizmente, sou mais uma pessoa que está pirando com esses incômodos com a língua. Já há alguns meses tenho percebido alterações na minha língua e boca, alterações muito parecidas com a foto que descreve a “língua geográfica” em seu post. No entanto, depois de muitas ocorrências de aftas sem razão aparente e também de perceber a presença de “verrugas”, algo muito parecido com fiapos e linha, abaixo da língua, fiquei bastante preocupado e visitei um infectologista e uma dermatologista. Depois de fazer todos os exames (hemograma, sorologia para HIV e outras DSTs) e ter resultados animadores, suspeitamos de HPV. Fizemos uma micro-cirugia e removemos as duas pequenas verrugas. No entendo, o que me espanta, foi a falta de importância que a dermatologista deu ao caso, segundo ela eu não deveria me preocupar, que tudo isso estava sendo causado por estresse. Acontece que continuo tendo ocorrências recorrentes de língua geográfica, aftas sem razões aparentes e papilas gustativas inflamadas. Existe de fato alguma ligação direta de tudo isso com estresse, ansiedade e até paranóia? Tenho estado realmente muito preocupado.

    1. Sim Ricardo, o estresse pode ser um fator desencadeante tanto da língua geográfica quanto das aftas. Quanto ao HPV é outra história, é um vírus, mas você já cuidou disso, deve apenas ficar atento ao possível aparecimento de outras lesões.

      1. Boa tarde Dra. Ana! Há mais ou menos dois meses apareceu uma mancha pequena vermelha em minha língua e foi aumentando, ficou lisa! Fui ao otorrino e ele me passou uma pomada e uma complexo de vitamina. Melhorou, mas depois de uma semana voltou e eu passei novamente a pomada e passou. Depois de alguns dias minha língua ficou com sensação de ardência, como se estivesse queimado a língua com café mas sem a mancha e agora está voltando a mancha vermelha. Será que pode ser língua geográfica? Pois não tem fissuras na língua. O otorrino disse que não era porque só da em línguas fissuradas, mas só resolveu enquanto estava passando a pomada e depois voltou. Ela começa pequena mas depois aumenta. Aguardo sua resposta! Obrigada!

  15. Boa noite Dra, adorei o texto e achei muito esclarecedor. Tenho língua geográfica ha muitos anos, mas de um tempo para cá ela está ficando cada vez pior, atacando toda a lateral da boca, lateral da língua, céu da boca, a parte de dentro dos lábios fica como se eu tivesse mordido ou batido em algo, pois fica bem machucado e vermelho, a língua não, essa fica branca e com mapas como as fotos postadas. Ultimamente tenho a impressão das agressões descerem até a garganta, costuma arder toda a lingua como se estivesse queimada. Tenho psoríase capilar também, que ultimamente tb anda bem atacada. Aguardo sua ajuda, desde já obrigada!

    1. Gabriela, no que se refere à sua língua, os sintomas são de língua geográfica, mesmo. Já quanto à garganta e aos lábios, é outra coisa, a língua geográfica só atinge a língua, mesmo. Procure um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  16. Ola, tudo bem, depois q fiquei gravida de minha filha começou a aparecer essas manchas vermelhas na minha lingua, elas somem e aparecem novamente, as vezes quando dá na pontinha da lingua fica um pouco dolorida, a minha nao fica fissurada, é alguma deficiencia em vitamina que causa isso? Às vezes fico com medo.

    1. Não Giselli, não é por causa de deficiência vitamínica. Mas pode ter a ver com estresse, por exemplo. De qualquer forma, não é algo com que você precise se preocupar.

  17. Dr. tenho esse problema há um tempo, meio que me incomodo porque as pessoas percebem, queria muito saber como faço pra tratar a língua geográfica? Existe algo que eu possa fazer? Espero que me responda, obrigada desde já.

    1. Que cure não, Maria… até porque não é uma doença, é só um desvio da normalidade. O que se pode fazer é evitar alguns alimentos que podem desencadear os episódios de língua geográfica (ácidos, picantes), além de situações de estresse. No mais, é conviver com ela.

  18. Bom dia, doutora!
    Estou passando por um quadro de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), diagnosticado pela psicóloga, e faço tratamento medicamentoso junto a psiquiatra. Quando comecei a ter as crises de ansiedade apareceu logo em seguida a psoríase na cabeça. Entrei em uma roleta russa,; um verdadeiro looping de ansiedade e depressão, que fez com que meu quadro de psoríase se alastrasse para outras áreas do corpo. Resumindo, de um mês para cá surgiram manchas vermelhas, despapiladas, no dorso da minha língua depois nas laterais. Minha dermatologista diagnosticou como sendo candidíase. Achei estranho e procurando uma explicação deparei-me com o seu site, que aliás é fantástico! As manchas possuem essas características: despapilação, vermelhidão na área central com bordas esbranquiçadas, às vezes sinto um gosto metálico na boca e percebi que quando estou mais ansioso ela costuma ficar mais vermelha. Usei flogoral pasta de dente, nistatina, cetoconazol receitado pela médica e nada mudou! Se pudesse gostaria até de enviar uma foto para sua avaliação prévia, pois pretendo procurar um estomatologista em breve. Mais um detalhe: li que a língua geográfica tem uma estreita ligação com a psoríase, procede essa informação? Fiz exames de sangue incluindo HIV 1-2 com resultados não-reagentes, sifilis, hepatite e hemograma completo, todos em perfeita conformidade.
    Desde já agradeço a atenção!

    1. Dinho, vi a foto. Sua língua está bem esbranquiçada, mas éla foto não posso dizer se tem características de candidíase ou é apenas saburra lingual (uma camada de resíduos alimentares, células mortas, bactérias, etc.. Nos dois casos, essa placa branca é removível mas, na candidíase, essa remoção causa sangramento. Pergunto: quando você escova a língua, sangra? Se sim, provavelmente é candidíase, mesmo. Se não, é saburra, e a solução é simplesmente escovar a língua mais assiduamente (sem pasta de dentes) e/ou usar um raspador lingual após a escovação. E se você escova a língua e a camada não sai (ou diminui), não é nem uma coisa nem outra. A ocorrência de língua geográfica pode ter relação com problemas de imunidade, e a psoríase é uma doença autoimune. Então, pode ter a ver, sim. Quanto às manchas, têm aspecto de língua geográfica. Sugiro que você procure o estomatologista, sim.

  19. Já me deparei com essas manchas 4 vezes, daí comecei a pensar no que as causava, e sempre q eu bebo suco artificial (especialmente os mais ácidos, ex: limão, tangerina) elas aparecem. É coincidência ou o suco artificial é a causa?

    1. Gustavo, não que bebidas ácidas causem língua geográfica mas, em quem tem língua geográfica, ingerir bebidas ácidas pode desencadear essas manchas. Então, não é coincidência.

  20. Creio que devo ter essa língua geográfica, de tempos em tempos aparece uma mancha vermelha com um tom mais escuro que o da língua, muito parecida com essa da imagem. Ela é recorrente, porém não dura mais que dois dias. Notei que elas aparecem mais quando estou com alguma lesão na boca (afta, ou até mesmo alguma lesão por conta do aparelho) ou também algum problema nas amigdalas. Tem alguma relação o aparecimento das manchas com as lesões e problemas orais?

    1. Leonardo, sua descrição é de língua geográfica, sim. E o aparecimento concomitante das manchas da língua geográfica e de outras lesões pode estar relacionado com episódios de baixa de imunidade, por exemplo.

  21. Dra. Minha filha de dois anos tem essas manchas na língua (sem as fissuras), as manchas aparecem e desaparecem após alguns dias. Quando aparecem ela recusa quase todos os alimentos, só come pão, batatas e quer mamadeira.
    O pediatra sugere q esteja associado ao refluxo (e um excesso de acidez no estômago). Talvez o gastro peça uma endoscopia, mas não sei se isso responde alguma coisa.
    O que eu noto é que coincide de aparecer sempre q escovo os dentes dela. Usando pasta infantil sem flúor. E tbm coincide quando o nariz está trancado e ela respira pela boca.
    Como posso fazer a escovação? Por favor me indique algum creme dental. Posso passar enxaguante bucal? Acabo evitando escovar porque as vezes fica dias uma mancha grande. Tenho medo que acabe, aparecendo cáries.

    Obrigada.
    Caitano

    1. Caitano, parece ser língua geográfica, e deve arder quando aparece, por isso ela recusa alguns tipos de alimentos. Evite escovar a língua nessas ocasiões, mas o dentes tem que escovar sempre. Não acho que enxaguante bucal vá ajudar, e ela é muito nova, vai acabar engolindo.

  22. Olá Dra. Ana, tenho língua geográfica e não sei como ela se manifestou, pois passei a vida toda sem apresentar nenhuma alteração na língua e depois de uma infecção na garganta a mesma começou a apresentar esse problema. Gostaria de saber se tem alguma coisa relacionada com minha infecção na garganta e por qual razão a minha língua fica muito esbranquiçada na região que não é afetada pela língua geográfica. Tem como deixar a língua com a aparência mais saudável? Tenho vergonha de alguém perceber que tenho esse problema.
    Grato pela atenção.

    1. Italo, creio ser coincidência a infecção na garganta na mesma época em que surgiu a língua geográfica. Quando a alteração se manifesta, não há como melhorar o aspecto da língua… apenas aguardar. Evite alimentos / bebidas mais ácidas e picantes.

  23. Dra. tenho no meio das papilas umas veias, isso e normal, e bem la no fundo da lingua as papilas sao esparramadas e claras, e nao vermelhas, fui ao dentista e nao perguntei nada, se tivesse algo errado teria me comunicado? O que vc acha?

    1. Cris, acho que se houvesse alguma alteração seu dentista teria comunicado, sim. Mas nas próximas vezes, quando achar que há algo errado, mostre para o seu dentista… é uma oportunidade de avaliar.

  24. Olá Dra! Parabéns pelo trabalho e por tirar dúvidas de tantas pessoas! Eu descobri que tenho língua geográfica ha um ano e no começo foi bem assustador, mas agora já me acostumei a situação. Uma dica que para mim funciona bastante quando estou com a língua sensível e despapilada é usar uma camada fina da pomada omcilon em orabase antes de dormir. Em poucos dias a língua já começa a voltar a forma normal e ajuda a aliviar a sensibilidade.
    Um abraço!

  25. Bom dia,

    Doutora, eu tenho umas veias bem aparentes nas laterais da lingua, fora isso na garganta tem umas bolinhas pequenas e algumas veias também aparentes, como se a garaganta estivesse inflamada, mas não doi, e no pescoço uns caroços acho que dois, um do lado direito e o outro abaixo da mandibula que quando pego eles se movem, o que pode ser isso? Estou preocupada porque no final de maio ao ter a chicungunha no meu exame de sangue detectou anemia.

    1. Rosa, não me parece ser nada específico da língua, talvez uma consequência, ainda, da infecção que você teve, às vezes ficam “ínguas”, sinal que o sistema imune está trabalhando.

  26. Eu passei a língua embaixo da minha boca varias vezes e então ela assou e surgiu uma mancha, agora não consigo fazer com que ela suma, será que você poderia me ajudar?

    1. Maria Eduarda, eviteo pegar sol na região e procure um dermatologista pra avaliar. Em princípio a pele vai clarear aos poucos, mas há algumas pomadas / cremes que podem ajudar.

  27. Ola, eu tenho língua geográfica e sempre saem fissuras nas laterais da língua que doem bastante, e agora começou a sangrar, ontem tomei um copo de refrigerante e sangrou muito, isso é normal?

  28. Dra, eu acho q tenho esse tipo de lingua, mas quando eu paro de ingerir alimentos acidos e quentes a lingua se apapila toda e as fissuras somem, e quando aparece alguns desenhos eu escovo com pasta de dente em cima e some, eu vou parar de ingerir esses alimentos por umas 2 semanas pra ver, eu paro por 1 ou 2 dias ela se apapila.

  29. Oi Dra. Ana, é o Alison novamente (de alguns dias atrás). Tudo bem?
    Como falei anteriormente, minha lingua geografica é do tipo que causa aquela sensação terrível de queimação e isso me incomoda bastante.
    Tem alguma coisa que eu possa fazer/tomar para que isso não incomode muito?

    1. Alison, o que você pode fazer é evitar alimentos e bebidas ácidas, picantes, etc.. Não há algo específico que reduza a sensação de queimação da língua geográfica.

  30. Oi Ana, tudo bem?
    Tenho notado há mais de 2 anos o surgimento de algumas pequenas manchas brancas na lingua. Quando surgem, começo a sentir uma leve ardência (já me acostumei com o sinal de que vai começar novamente). Em questão de pouco tempo (as vezes até menos de horas), aquela pequena manchinha branca, mudou de aspecto, as vezes fica no formato “redondo”, outras apenas uma linha branca (as vezes noto um tom amarelado bem leve). Na área central dessa mancha branca, surge uma região eritematosa e isso arde, como se fosse uma queimadura. Fica por uns 5 dias e depois a parte branca fica vermelha e some. E assim tem sido a minha vida. Notei quando como coisas quentes, apimentadas ou bebo líquidos cítricos, o surgimento da “lesão” é praticamente instantânea.
    Nesse tempo todo, passei por MUITO estresse (problemas pessoais, familiares, término de faculdade ~TCC~, etc) e eu mesmo me considero uma pessoa ansiosa. Li que a lingua geográfica também está associada a níveis de estresse.
    Ah, e essas marcas aparecem somente na ponta da lingua, seja no lado direito ou esquerdo.
    Estou colocando junto ao meu relato, 3 imagens para ajudar você a entender o meu caso:

    http://i.imgur.com/0yYOEH9.jpg

    http://i.imgur.com/Ptjpeze.jpg

    http://i.imgur.com/VxXrTWk.jpg

    Você acha que é mesmo lingua geográfica?

    Muito obrigado pela sua atenção e parabéns pelo ótimo trabalho!

  31. Desculpa pelas várias perguntas; mas esses dias eu fiquei meio doente de umas coisas… q nunca tive, sabe.
    Ai um tempinho atras, meus labios, principalmente o superior (o de cima), ficavam feridos de repente e queimavam muito, mas parou de ficar feridos, pelo menos ate agora. Graças a Deus.
    Mas agora eles se ressecam muito rapido, ficam rachados e brancos (principalmente o de cima), as vezes saem um pouco de sangue.
    Eu fico lubrificando direto com saliva, para que nao fiquem ressecados.

    1- Tem algo a ver com as feridas de antes?

    2- Lubrificar com saliva faz mal? (pois nem parece que adianta, logo ficam ressecados de novo)

    3- Tem algum remedio pra isso?

    Obg de novo.

    1. Dificil dizer se há associação entre seus sintomas anteriores e os que você descreve agora. Se há um ressecamento, pode ser que haja uma diminuição do fluxo salivar, por exemplo… e isso pode ter uma razão sistêmica. É preciso investigar, até pra sugerir algum tratamento ou remédio, se for o caso. Para o ressecamento labial, sugiro um protetor labial ou manteiga de cacau, passar a própria saliva costuma provocar mais ressecamento ainda, além de feridas.

  32. Minha lingua de repente ficou com a ponta indo pro meio, na parte superior (ficou com umas bolinhas vermelhas, minha lingua nao doi quase nd, mas qnd eu escovo os dentes, minha lingua arde com a pasta, ou qnd como algo citrico, azedo… bom, estou com medo do que seja). Pode me ajudar? Aaaaah! E minha lingua esta tipo com umas listas brancas na ponta da lingua, como disse antes, e bem na parte superior da lingua ela é branca.

  33. Oi, Dra. Li o seu artigo e me identifiquei com os sintomas da língua geográfica, mas fiquei na dúvida sobre a possibilidade de ser candidíase na língua, pois vi algumas fotos na internet que lembram a cândida. Tem algum sintoma que possa eliminar alguma das duas? Tenho as manchas lisas vermelhas, com bordos brancos, mas também tem umas pintinhas vermelhas junto, é normal? Um abraço.

    1. Mateus, na minha opinião são coisas bem diferentes. A língua geográfica é caracterizada por manchas suaves na língua, já a candidíase causa placas brancas e aderentes sobre a língua e mucosa, que são destacáveis, ou seja, podem ser removidas ao esfregar, causando sangramento.

  34. Ola, tenho lingua geográfica (a com manchinhas vermelhas), ela vai e volta com o tempo. Mas quando ela vem ela doi, doi bastante. O que eu posso fazer? Porque fica ruim de comer qualquer coisa, independente de ser citrico ou não.

    1. Nathalia, pra algumas pessoas os sintomas da língua geográfica são mais intensos. Mas não há solução MESMO, só métodos paliativos. Você pode tentar bochechos com Malvatricin, por exemplo… mas é uma tentativa, talvez ajude, talvez não. Tente! :)

  35. Olá Dra! Minha língua apresenta na parte superior uma mancha vermelha redonda, mas sem aspecto de um mapa, já faz uns dois meses. Isso pode ser língua geográfica também? Um odontologista poderá diagnosticar? E se for língua geográfica, esse tempo (dois meses) é normal que não tenha regredido?
    Obrigado pela atenção!

    1. Pode ser sim, Wellington, mesmo persistindo por tanto tempo. Procure um dentista pra avaliar, pode ser um clínico geral, mas se você preferir um especialista, procure um dentista especialista em estomatologia (diagnóstico bucal).

  36. Bom dia Dra!!!

    Estou com um grande problema…
    Não sei o real motivo que isto esta acontecendo… pois só percebo quando ja esta cortada.
    Minha lingua nas laterais, embaixo dela, está cortando… me parece que é ao mastigar… ja fui ao dentista, ele fez uma raspagem em alguns dentes para evitar estar cortando, mas mesmo assim depois de um tempo esse problema continua. Me incomoda muito, mal consigo mastigar e antes eu não tinha isso. Começou esse ano praticamente… não sei se meus dentes tão fechando, se a lingua inchou… nem sei se isso é possivel…
    Sabe me informar algo a respeito?

    GRATIDÃO moça!
    Sucesso na vida <3

    1. Oi Marcio, exatamente a razão eu não tenho como saber, afinal de contas, as origens disso podem ser várias. Pode ser língua fissurada, pode ser que você tenha algum dente que sofreu uma pequena fratura e ficado com uma aresta cortante, pode ser que você tenha adicionado algum item mais picante ou ácido à sua alimentação e isso está deixando as bordas da sua língua mais sensíveis… depende. Como o problema é nos 2 lados, creio que essas lesões não são cortes, mas fissuras mesmo. Enfim: é preciso que seu dentista faça uma avaliação bem criteriosa, considerando hábitos, dieta, etc. pra tentar identificar a causa disso.

  37. Minha lingua fica branca toda hora, ta aspera parece uma lixa, ta dano mau halito, as vezes embola alguma coisa no fundo da garganta, gostaria de uma resposta.
    Amanda

  38. Dra. Ana, eu passava por quadros terriveis de despapilirazação, tentanva com vitamina b e enxaguatorios, mas n melhorava muito. Dps de conflitos familiares entrei em depressao e me receitaram muitos remedios, pois tentei suicidio, mas para minha alegria os remedios fizeram efeito na minha lingua e ja estou com a lingua normal, sem dor sem manchas, uma lingua normal. Qual seria a relação entre os remedios como carbolitium e a minha lingua?

    1. Danilo, a ocorrência de língua geográfica parece ter a ver com episódios de de estresse, baixa-imunidade, etc.. Quando você tratou dos problemas que descreveu, acabou tratando, indiretamente, da língua geográfica.

  39. Ola dra!
    Aparentemente tenho lingua geografica. Eh possivel ter este problema apenas do lado esquerdo? Pois os mapas vao e voltam, mas apenas do lado esquerdo e quando estou assim, sinto a regiao mais sensível e dias depois esta normal.
    Obrigada pela ajuda!

  40. Bom dia

    Ha uma semana reparei o lado interno da boca com aspecto de queimado e muito vermelho, parecendo também inchado, estou preocupada, até fui ao dentista, mas ele pediu para aguardar 7 dias, pode ser comida salgada… Já faz 5 dias.

    O que pode ser?

  41. Dra, me ajude, estou com a língua e toda a boca até os lábios ardendo, o nariz entope e arde também, além de um suor no rosto na região do nariz e em volta da boca, isso ocorre depois que como, mas já testei diversos alimentos e não consegui relacionar, já fui a médicos que dizem estar tudo certo, estou ficando louco, esse suor ardido no rosto está me matando, tem alguma sugestão ? Obrigado.

  42. Olá Drª boa noite, a minha duvida e se a língua geográfica tem relação com o lúpus, pois sou portadora, e já tive varias crises, e ha dois meses a minha língua tem se apresentado com machas vermelhas e as papilas no local tem sumido, fico preocupada agradeço pela atenção.

    1. Não necessariamente, Francisleia. Não se sabe ao certo o que leva ao desenvolvimento da língua geográfica, pode ter a ver com estresse emocional, infecções fúngicas e bacterianas, pode ter caráter genético ou estar ligada a outras causas, como deficiências nutricionais.

  43. Dra. Tenho observado em minha língua ha já bastante tempo aspectos “estranhos”. Pesquisei na Internet e fiquei em dúvida entre leucoplasia pilosa (apesar de não ser portadora de HIV) e a famosa língua geográfica. Observo manchas brancas que aparecem e somem sozinhas (ou mudam de local) na ponta e nas laterais da língua, nunca senti nenhuma dor ou alguma alteração no paladar. É normal em línguas geográficas essas manchas brancas ao redor da língua também? Ou só na área superior?

    1. É comum que surjam esses despapilamentos na lateral e na ponta da língua sim, Milena. Sua descrição se encaixa mais em língua geográfica, mesmo com a ausência de alguns sintomas comuns.

  44. Dra., recentemente comecei a sentir uma irritação na língua, como nunca havia reparado antes. Ao ler seu artigo, percebi que pode ser “Língua Geográfica”. Porém, ainda fico com receio de ser algo mais grave. Então, vai a minha pergunta: essa “anomalia” pode promover sangramentos, principalmente ao escovar os dentes depois de ter ingerido bebida alcoólica?

    1. Não Jad, a língua geográfica causa um despapilamento da língua, em certos locais dela. Sangramento não é um sintoma comum. Certeza que esse sangramento vem da língua? Não é gengival?

  45. Olá, parabéns pelo site! Tenho língua fissurada e me incomodo muito. Às vezes nem abro muito a boca ao falar porque tenho vergonha. Se houvesse algum tratamento, com certeza eu o faria. Existe algum remédio, talvez caseiro, para trata-la?

  46. Isso me tranquilizou de tal forma. rs Obrigada, Ana.
    Sempre que vou me alimentar e bebo suco ou até mesmo água às vezes sinto um incomodo na língua. Tem vezes que dói e tenho que esperar um pouco para tentar terminar a refeição, parei de colocar até molho na salada, pq achei que era esse o problema. Mas fui comer sem salada e doeu do mesmo jeito. rs
    A minha até então é toda fissurada, é uma tortura ter isso.

  47. Oi, eu tenho uma dúvida simples. Estava escovando a língua esses dias e nunca reparei naquela posição V. Então gostaria de saber, a papila valada aparece nas laterais ao fundo?

    1. Danilo, não de forma direta… mas na bula consta que: “Sintomas relacionados com hipervitaminose A: os seguintes sintomas são os efeitos indesejáveis mais frequentemente relatados do Roacutan® – secura de pele e mucosas, isto é, de lábios, mucosa nasal (epistaxe), faringe (rouquidão)…”. Essa “secura” certamente se reflete na saliva, também, o que poderia de alguma forma piorar os sintomas da língua geográfica. Aí vai variar de pessoa para pessoa.

  48. Olá! Por favor Dra., a língua áspera com fissura é normal ? É chato pra mulher quando vai beijar, fico sempre pensando o que o outro está achando a minha língua aspera, o que eu posso fazer?

    1. Rita, em princípio é só uma variação da normalidade, não é algo que requeira tratamento. Mas fique tranquila, o parceiro não consegue identificar que a língua está áspera (se é que está, pode ser apenas uma sensação particular).

  49. Ola Dra., como a foto que enviei anteriormente não estava nítida reenviei outras hoje, as lesões não doem, só fico assustado pois elas não desaparecem há muito tempo, tenho medo de ser algo mais sério… obrigado pelo site.

    1. As fotos estão bem melhores, Jucimar! E tem todo o aspecto de língua geográfica, note que na foto que você me mandou antes as manchas estavam em outro lugar (ponta da língua), agora há manchas mais no fundo e a mancha da ponta sumiu. Essa transitoriedade das manchas é bem característica da língua geográfica. Reitero que você deve procurar um dentista pra avaliar clinicamente, mas é bem claro que se trata de língua geográfica.

  50. Ola Dra. Ana tenho umas lesões no bordo e ponta da língua já faz algum tempo que surgiu tipo uns 2 anos, pelos comentários parece ser língua geográfica, tomei a liberdade de enviar foto pelo email. O que a sra acha que pode ser?

    1. Jucimar, pode ser língua geográfica, sim. A foto não está com boa nitidez, mas na ponta da língua parece haver os “desenhos” característicos de língua geográfica. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Jadson, não. Ela causa um despapilamento, ou seja, a língua fica mais lisa em algumas áreas, formando “desenhos”. O que deixa a língua esbranquiçada é o acúmulo de saburra – uma massa composta de resíduos alimentares, células mortas, bactérias, etc. – sobre ela. A solução é escovar bem a língua.

  51. Doutora, também tenho a língua fissurada. Até aí tudo bem.

    Acontece que nos ultimos dias ela tem doído quase sempre, e percebi que a fissura central está aumentando até a ponta da lingua. Parece que ela vai bifurcar. Além disso ela fica com as marcas dos dentes nas laterais, e umas inflamações circulares aparecem em toda ela.

    O que posso fazer ?

    1. Rafael, parece uma combinação entre língua geográfica e fissurada. Não há tratamento pra eliminar essas duas condições, apenas pra diminuir os sintomas, quando há. Procure um dentista pra avaliar, existem bochechos que podem ajudar. E procure evitar alimentos muito ácidos e picantes.

  52. Doutora Ana, tenho a lingua fissurada, so q as fissuras alem de dorso estao aparecendo nas laterais da lingua e estou bastante preocupado, tenho higienizado ela so que nao sei se devo procurar um especialista pra avaliar ou continuar assim mesmo, ou ate fazer exames ou algo assim, ja que estao aparecendo mais fissuras, nao sei o que fazer.

    1. Daniel, fora a questão estética, alguma outra coisa incomoda você? Dói? Arde? Se não, a língua fissurada não requer tratamento. Se você for se sentir mais tranquilo, procure um dentista pra avaliar.

  53. Assim, queria saber se a ciência tem pesquisado ou estudado sobre essas anomalias na lingua ? Suas causas ou nao tem sido feito nada em relação a isso Dra. Ana?

    1. Sim, Danilo. De vez em quando sai algum artigo sobre o assunto. Mas como língua fissurada e língua geográfica não são consideradas doenças, e sim desvios da normalidade, não há muita coisa nova a respeito. As causas ainda são obscuras e provavelmente uma combinação de fatores sistêmicos e locais.

  54. Dra. Ana, minha lingua nesses dois ultimos anos começou aparecer fissuras e algo branco nas papilas q quando somem aparecem outras fissuras no local, inclusive nas bordas, e essas agoniam muito, pois extrai um siso e atrapalha ao engolir saliva, o que deve ser isso? E gostaria de saber se a lingua passa pelo processo de renovacao celular? Ou pode se regenerar?

    1. Danilo, parece ser apenas língua fissurada, mesmo. A língua passa, sim, pelo processo de regeneração celular, mas isso não quer dizer que as fissuras vão sumir.

  55. Dra. Ana:

    Tenho essa dúvida também. Há mais ou menos 2 meses tive faringite e a médica receitou antibiótico Azitromicina por uma semana. A faringite melhorou e a língua começou a ficar vermelha e a médica disse se tratar de glossite. Fui ao dermatologista e este disse se tratar de carência de vitamina B e fluconazol, pois poderia ter candida se aproveitando da situação, pois passei por um período de estresse emocional prolongado e me alimentei muito mal nesses dias. Tomei ácido fólico e sulfato ferroso por uns 15 dias e depois extraí 2 sisos. No período pós-operatório sumiu o problema na língua. Há uma semana meu filhote pegou catapora e teve febre e eu me estressei pensando que poderia ter passado algo pra ele. Depois de 2 dias a língua começou a incomodar e noto que o café irrita minha língua. Ela fica vermelha, lisa e principalmente na borda direita da língua. Fiquei com medo de candidose, mas não sinto dor ao comer, apenas desconforto com café por exemplo. Pode ser isso?

    1. Marcelo, pode ser língua geográfica, sim. A característica principal da língua geográfica é o despapilamento da língua em algumas regiões, como você descreve.

  56. Oi doutora, eu tambem tenho a lingua fissurada, so que nesses meses começou a aparecer fissuras nos lados e quase embaixo da lingua, e doi muito as vezes, sera que ela vai se desfazer? Li em um determinado post que pode haver fungos na lingua, se tomar um medicamento pra fungos sera que melhoraria o aspecto da lingua?

    1. O que “vai se desfazer”? A língua? Não. Ainda, língua fissurada não tem a ver necessariamente com fungos, em princípio não há necessidade de medicação.

  57. Oi, adorei teu site, estou preocupada com uma mancha num lado da língua, começou pequena e esta crescendo, ela é mais avermelhada e lisa, estas manchas geográficas elas também saem só num lado da língua ou se espalham? Estou bem preocupada porque tenho baixa imunidade e já tive muitas complicações.

  58. Boa tarde Dra.
    Tenho 33 anos e após uma crise de stress minha língua começou a descamar, como os relatos de lingua geografica. Algumas areas avermelhadas e lisas, sem dor ou incomodo.
    Existe idade para língua geografica ou ela simplesmente aparece? No inicio fiquei assustado mas meu dentista disse que é normal.
    Obrigado.

    1. Simplesmente aparece, Henrique. Não há idade pra isso. Pode ser que um dia suma e demore muito pra aparecer de volta, ou nem apareça mais. A ocorrência de língua geográfica parece ter relação com episódios de estresse, realmente.

  59. Dra, tenho a lingua meio amarelada no finalzinho da lingua e tipo uns sapinhos no final da lingua, é meio grande mas muda de tamanho, é meio estranho… e quando tomo refrigerantes dá tipo uma azia, eu tava tao preocupado q fiz ate o exame do hiv, mas eu sabia q n era, q ja faz tempo q tenho isso, ate minha mae tem essas bolinha no fim da lingua, o q pode ser dr… me ajude.

  60. Obrigada pela atenção Dra! Vou tentar deixar o medo e a preocupação de lado e ir mostrar ao dentista. Dra. Ana, antes disso eu poderia te enviar uma foto para q pudesse dar uma olhada??

  61. Dra., depois de uma crise de depressão apareceu uma manchinha vermelha na minha lingua, que aumenta de tamanho, aparece em outros lugares da lingua e some. Estou muito preocupada, pois as manchas estão sempre voltando. Isso pode ser lingua geográfica? Me ajude por favor, pois estou com medo de ir ao médico. Muito obrigada.

    1. Camilla, o despapilamento da língua que causa essas manchas (característica da língua geográfica) parece ter a ver com problemas emocionais, estresse, depressão, etc.. Então, pela sua descrição, pode ser língua geográfica sim!

  62. Eu tambem tenho esse lingua geografica!!! No começo achava k era algo grave, mas depois de passar com varios medicos consegui entender k naum é nada grave!!! Só evito tomar sucos citricos e refrigerantes, um abraço…

  63. Tenho língua geográfica desde que me entendo por gente. Hoje tenho 21 anos. Isso incomoda bastante, qualquer suco de limão, laranja, abacaxi ou refrigerante que tomo arde bastante. Li alguns estudos recentes que afirmam que pessoas canhotas tem problemas de imunidade por causa de uma exposição maior de testosterona no útero materno. Eu sou canhoto, talvez a língua geográfica seja desencadeada por algo do tipo em um determinado número de pessoas. Meu tipo sanguíneo é RH negativo, o que segundo pesquisas também pode contribuir para a baixa imunidade. Não sei se tem a ver com nada disso. Mas gostaria de saber se existe a possibilidade de cura um dia? Obrigado.

    1. Então, Renato… a língua geográfica não é uma doença propriamente dita, então acho que o termo “cura” não cabe. É uma variação da normalidade, às vezes ela está lá, às vezes não, e o que incomoda mesmo são os sintomas… e esses sintomas podem ser controlados evitando certos alimentos e bebidas, mas não vejo uma forma de efetivamente eliminá-los. Sei bem como é isso, também tenho língua geográfica e realmente pode ser incômodo.

  64. Olá Doutora ! Venho aqui tentando entender a minha boca. Rsrs. Duas semanas atrás tive pneumonia e precisei fazer o tratamento com amoxilina de 500 mg por 10 dias. No decorrer do mesmo a minha língua começou a ficar vermelha, lisa, cortada (peq. talhos), dolorida e principalmente inchada, ah, fiquei também com pouquíssimo paladar. De domingo prá eu acordo com a minha boca toda inchada. O que fazer ? O que é isso ? Me ajude por favor ! Nilzete.

    1. Nilzete, me parece um episódio de língua geográfica desencadeado pela baixa de imunidade do seu organismo nesse período. Mas não é algo com que você precise se preocupar.

  65. Dra… morrendo de rir ! Seu comentário sobre a glossite migratória benigna e a pessoa achar q tem 6 meses de vida foi demais. E o menino achando que a namorada tem aids? Hahaha parei ali! Tbm tenho uma língua horrorosa, nem pude entrar na modinha de por língua pra fora e tirar fotinha… Eh muito feia “arre egua”. Mas fico feliz em saber que não eh nenhuma doença autoimune, só esquisitice mesmo kkkk
    Portadores de glossite migratória benigna, uni-vos!
    Obrigada pelo carinho respondendo nossas questões.
    Bjao! 😉

  66. Também tenho os dois, porém eu diminuí o sal nas saladas, ao comer frutas ácidas escovo em seguida a língua e evito o enxaguante bucal com álcool, pois isso é um veneno, então compro sem álcool. E agora minha língua está bem melhor e mais lisinha.

  67. Ola, apareceu em mim a língua geográfica no final do ano passado, porém ela não é perene. No momento estou com ela pela quinta vez e surge bem pequena e vai expandindo, depois desaparece. É normal isso?

    1. É assim mesmo, Rafael. A língua geográfica se manifesta com mais força em algumas épocas e “some” em outras. Depende muito da sua alimentação, hábitos de higiene, ocorrência de episódios de estresse, etc..

  68. Olá, Ana normalmente quando eu beijo alguem, a pessoa sente que minha lingua está “cortada” e se parece muito com a geografica, contém os mesmos aspectos, e sinto muita alteração em relação ao paladar, o tempo todo sinto um incomodo, eu tinha até pensado pesquisado sobre isso na internet e sempre vi os mesmo argumentos, até que em uma pesquisa apontou que acidez no estomago pode causar algumas anormalidades na lingua, então fiquei feliz por saber que poderia ser isso e que poderia sumir de vez, mas agora estou triste de novo, é muito horrivel beijar assim, e sem contar o mau halito que as vezes surge, ainda mais quando eu como “massa” (macarrão, essas coisas assim).

    1. O mau halito pode ter a ver com a retenção de resíduos alimentares na língua, pois a língua fissurada proporciona isso. Portanto, escove bem a língua a cada higienização.

  69. Eu tb tenho isso ai, mas a minha é vários círculos e dor pra c……0, já fiz de tdo, ate esfreguei sabão de coco, já fui no medico, já tirei mini-pedaços para serem analisados… resumindo, NAO TEM CURA! É um saco ter isso, parece uma doença, não posso nem bjar de língua.

  70. Há algum tempo não tomo refrigerante pois toda vez que bebo, aparece tipo umas bolinhas na minha língua, doi na lateral da língua, tipo uma ardência, e ela parece ficar cheia de rachadinhos. Fui ao médico e ele me falou que era alergia ao refrigerante, mas não solicitou nenhum exame. Minha mãe comentou comigo sobre língua geografica e eu fui pesquisar, ai eu vi que a minha as vezes fica do mesmo jeito do que as que eu vi, fica avermelhada e lisa em algumas partes da lingua. Queria saber se vc pode me falar se isso e alergia mesmo ou lingua geografica?

  71. Olá, sou Rogério Freitas, poeta e escritor, sempre fugi dos médicos e dos dentistas. Por me achar hipocondríaco, acabei me tornando “médico” de mim mesmo. Sou fumante há 16 anos e de uns tempos para cá minha língua se tornou pilosa e com falhas pelo meio, como quando a gente se queima com café quente; o fato é que agora, mesmo na escovação, as áreas peladas, começaram a sangrar um pouco. Também tenho língua fissurada.

    Grande abraço do poeta do asfalto.

    1. Rogério, o despapilamento e a pilosidade podem ser até considerados “desvios da normalidade” sem maiores consequências… uma “língua diferente”, digamos assim. Já o sangramento, não é normal. Compreendo a sua ansiedade com relação aos médicos e dentistas, mas sugiro fortemente que você procure um dentista pra fazer uma avaliação.

          1. Olá Dra. Ana, o problema sumiu, vamos dizer melhorou, mesmo sem medicação. Minha língua voltou a ter aparência normal, quase não há mais fissuras. Da outra vez que falei do sangramento, esqueci de dizer que ele só ocorria na escovação, nunca de forma espontânea. Pode ser também pelo fato de eu estar exagerando na limpeza, ou usando uma escova dura. O fato é que agora estou bem mais tranquilo, e graças a você que me disse que ter uma língua diferente nem sempre é sinal de doença. Forte abraço e continue com esse trabalho maravilhosso que você presta à sociedade. Você é a prova concreta de que a internet é sim um bom veículo de comunicação, com informações que interessam a toda a população. Abraços, Ana.

  72. Meu nome e Angelo e tenho a lingua fissurada, varios cortes. O que eu devo fazer para amenizar? Tem alguma forma desses cortes acabarem? Me responda Doutora, ficarei mt grato!!

    1. Infelizmente não, Angelo… não há nada que “feche” essas fissuras. O que você pode fazer é evitar alimentos mais ácidos ou picantes pra que não haja ocorrência de ardência (comum em quem tem língua fissurada ou geográfica).

  73. Eu fiquei com a língua bem parecida com esse aspecto uma vez q um médico me passou um antibiótico e me deu mta gastrite, e várias da minhas papilas caíram, mas minha língua doia… ñ sabia q existia esse aspecto normalmente tb.

  74. Boa noite doutora,
    Bom, ha aproximadamente três dias comecei a sentir uma ardência na lateral da língua, somente de um lado, e parece que a “pele” está um pouco mais grossa do que o normal. Acredito que seja pelo fato da minha língua ser meio “grande” demais pra minha boca e por isso criar atrito com os dentes, mas tirando essa hipótese, pode ser algo mais?
    Obrigado :)

    1. Amanda, a sua hipótese faz sentido. Além disso, esse atrito constante com os dentes pode estimular a ocorrência de língua geográfica, o que levaria a sua língua a ter esse aspecto de “pele mais grossa” no local. Eu tenho língua geográfica, e começou exatamente assim ;). De qualquer forma, não é algo com que você precise se preocupar, mas pode incomodar você ao ingerir alimentos e bebidas mais ácidas, picantes, etc..

  75. Olá Ana, queria tirar uma dúvida… Eu tenho língua fissurada desde pequena (minha mãe disse), pois é, queria saber se a estrutura da língua, ou seja, essas fissuras podem aumentar? (diminuir eu sei que não diminui, rs). E aí?

    Pois é, num período desse eu estava com dor de garganta e tosse, e eu tenho a língua fissurada e começaram a aparecer umas linhas embaixo e em cima, umas coisinhas brancas. Isso é normal por conta da tosse e da dor de garganta?

    Obrigada, bjos 😉

    1. Podem aumentar sim, Vitória… assim como podem “aparecer” de uma hora pra outra. Mas isso não é comum. Não sei se consegui “visualizar” o que seriam essas “linhas embaixo e em cima” que você descreve… mas dor de garganta acompanhada de irritação / inflamação / infecção pode originar mudanças de cor e aparecimento de placas esbranquiçadas na garganta.

  76. Oi, como a Patricia falou logo no primeiro comentario, parecem veias saltando da lingua… isso que me preocupa, parece ser alguma coisa que vc contraiu ou sei la o que… mas estou associando a algumas coisas q estou vivendo na semana… pode ser associada a higiene bucal tb ou nao? Tomei um remedio q pingava 6 gotas sobre a regiao, conhece esse remedio ? Amenizava ou pouco.

    1. Alexandre, se for língua geográfica mesmo, não é transmissível. E sim, pode estar associado ao estresse e à higiene bucal, embora não haja uma associação tão grande com essa última. Existem muitos remédios em gotas, não saberia dizer ao certo apenas pela sua descrição.

  77. Olha eu aqui novamente :)
    Então, pelo o que eu entendi a língua geográfica só fica “manchada” em alguns pontos ou pode ficar em praticamente a língua toda? E isso tem alguma coisa a ver com a saburra ou não? Pq a minha língua não é toda rosadinha, quando eu como algo independente do que seja ela muda de cor rapidamente: mesmo que não seja algo com corante ou leite.
    Ela fica mais pra branca só que é quase a língua toda, principalmente no fundo, e de vez em quando eu uso limpador de língua também, além da escova.
    Tenho medo que isso esteja afetando o meu hálito, pq volta e meia fica bem branca e a cor nunca some, só diminui, mas demora um tempo também. Mas acho que o meu corpo produz saliva o suficiente, pq andei lendo que a falta de saliva pode causar o problema (também).
    Obg.

    1. As manchas podem ser na língua toda, Thay. A saburra não tem a ver com a língua geográfica, necessariamente. O hálito não é afetado pela língua geográfica, mas pela presença da saburra, sim (e pela falta de saliva também, já que ela ajuda na limpeza da língua e dos dentes).

  78. Obg Dra., as minhas ficam com aspecto normal no máximo de uma semana e logo aparecem manchinhas q vão se espalhando pela lingua toda… e pelos comentários do pessoal notei q maioria relata stress, e eu tbm passo por um pico de stress.

  79. Oiii, eu notei q tinha algo estranho na lingua ha uns dois anos e permanece até hoje… e pelo que percebi se trata de lingua geografica… gostaria de saber se os sintomas vão sumir um dia, e eu vou voltar a ter uma lingua “normal”, ou se a lingua geografica é para sempre ? Obg e é bom saber q eu não sou o único kkk

    1. Vinicius, assim como a língua geográfica aparece, pode desaparecer. Mas pode voltar, também. Ou seja: “cura” não há (até por não ser uma doença), mas podem haver períodos em que a língua fica com aspecto normal.

  80. Olá Dra,
    Desde fevereiro vem aparecendo lesões na minha lingua idênticas a essas que vejo em fotos de quem tem lingua geografica. Ja tinha aparecido há anos atras, mas agora apareceu e esta demorando muito de voltar ao “normal”, fiquei meio assustada pensando que fosse alguma doença, um medico chegou a dar o diagnostico de lingua geografica. Mas como nao sabia direito do que se tratava fiquei assustada.
    Venho passando por um momento muito estressante, e de muita ansiedade.
    As lesões melhoram em alguns dias, mas logo voltam.
    Eu deveria procurar um medico novamente ou isso é normal em quem tem lingua geografica?
    Quando como alimentos ácidos, condimentados, refrigerantes logo depois as lesões ardem e ficam sensíveis…
    É normal?

    Obrigada.

    1. Renata, a descrição que você faz é clássica de língua geográfica, tanto a aparência dessas lesões / manchas quanto as circunstâncias em que elas aparecem. Portanto, se você até já diagnosticada com língua geográfica, é “normal” sim.

  81. Olá Ana Tokus,
    Minha namorada esta com uma mancha vermelha lisa e em formato de losango. Acredito que também seja a língua geográfica. Ela apareceu ha pouco tempo e pelo que li pode ser por estresse e em pessoas alérgicas… O melhor é consultar um dentista só para ter certeza, né?
    Parabéns pelo seu site e muito obrigado!

  82. Obrigado pela rápida resposta. Quanto às questões:
    a) A camada esbranquiçada ao centro da lingua não sai totalmente ao escovar;
    b) Não me recordo te ter a fissura antes da candidíase:
    c) Já agora, a candidíase oral pode ter passado a outras partes do corpo?
    Obrigado.

    1. É como eu disse… possivelmente a candidíase ainda está em processo de cura. Depende também do tipo de candidíase que você teve, as manifestações clínicas podem variar na candidíase pseudomembranosa, atrófica aguda, granulomatosa crônica, etc.. Você até pode ter candidíase em outras partes do corpo, mas não porque ela “passou” da boca pra outro local, e sim porque o fungo responsável por essa infecção está presente no organismo da maioria das pessoas. Só que ele só causa a infecção, em si, quando há algum fator predisponente, geralmente uma baixa de imunidade.

  83. Boa tarde Dra., parabéns pelo blog! Há 3 semanas fui ao médico porque tinha a lingua esbranquiçada e com uma espécie de nata e foi diagnosticado candidiase, tomei 14 dias de nistatina, tendo desaparecido a ‘nata’. No entanto, após 7 dias de terminar o tratamento, continuo com a lingua um pouco esbranquiçada (tipo saburra) e fissurada ao meio na ponta e com uns pontinhos brancos muito pequenos em redor da fissura.
    a) Será que ainda não está curada a candidiase?
    b) Poderei ter outro problema mais grave?
    c) É normal levar tempo a voltar ao habitual (se voltar)?
    d) Há algum tratamento caseiro que possa fazer para cicatrizar?
    Agradeço o seu esclarecimento… se achar útil, posso enviar fotos. Obrigado.
    Fernando

    1. Fernando, se o tratamento foi concluído, creio que a candidíase está controlada, não percebo, pelo seu relato, que haja algum problema mais sério em curso. A camada esbranquiçada deve ser saburra mesmo… sai quando você escova? Considerando o processo de cura, pode demorar um pouco, sim, pra que se recupere o aspecto habitual da língua. Quanto às fissuras, você já as tinha antes ou surgiram depois da candidíase?

  84. Parabéns pelo post! Muito informativo! ^^

    Sempre tive essa língua geográfica. Com 24 anos de idade nunca me preocupei. Depois de comer certas coisas minha língua costuma ficar tão vermelha que parece um “bife” hahaha

    Só fiquei preocupado de uns tempos para cá, pois parece que está mais sensível a temperos, refrigerantes e coisas quentes. Se botar vinagre na salada já era hehe Está tão sensível que parece que machuca e começa a arder e fica a ponto de sangrar, aliás, parece que comer machuca a língua. Estou em um pico de stress que pode estar relacionado pelos comentários.

    Mais uma vez parabéns! ^^

    1. Obrigada, Fernando. Como relatei no post, eu também tenho língua geográfica e experimento exatamente os sintomas que você descreve. Sim, o fator estresse pode ser um complicador.

  85. Oi doutora, tenho uma bolinha na ponta da língua na cor branca, ja algum tempo, e ja percebi que ela as vezes diminui e da sensação que vai sumir e nao acontece, e cresce novamente, nao sinto dor e nao incomoda e ela nao some, o que pode ser?

    1. Carlos, pode ser uma papila inflamada, pode ser uma mancha… é preciso procurar um dentista pra avaliar e verificar do que se trata com certeza.

  86. Doutora, tenho a lingua bemmm fissurada e com uma fissura bem grande ao meio… linda… kkkk
    Ha mais ou menos uma semana estou c ela bem sensivel e notei umas bolinhas bem no final da lingua e uma bolinha esta maior, nunca tinha notado, não dói… o q pode ser, isso é normal????
    Tive um periodo de muito estresse, pode ter algo c isso???

  87. Olá! Eu tenho a língua toda fissurada, e tenho vergonha da aparência, evito ao máximo que alguém perceba, mas agradeço a Deus por não ser nada sério.

  88. Olá Dra. Meu filho tem 3 anos e apareceu com um mancha vermelha no lado da língua, ele diz que não dói e eh lisa. Fiquei preocupada quando li a relação com câncer de língua. Vc acha que pode ser só língua geográfica? Quanto tempo a mancha some?

    1. Pri, pode ser. Mas apenas pela sua descrição não dá pra ajudar muito, uma mancha vermelha pode ser um monte de coisas ou nada além de uma mancha. Se persistir, leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  89. Dra. Ana, estou com um carocinho ou bolhinha única na ponta da língua (n sei explicar o que) indolor e da cor da língua, nao incomoda, mas ele ja tem alguns meses no mesmo lugar e nao some, o que pode ser?

    1. Pode ser resultado de um trauma (uma mordida, por exemplo) ou uma papila gustativa inflamada, Fábio. Em princípio, não deve ser nada sério, mas é bom procurar um dentista pra avaliar.

  90. Ola Dra., eu tambem tenho a lingua fissurada desde crianca, e tenho observado ela e ela no fim tem tipo umas feridinhas. Estou muito preocupada pq la no fimmm mesmo, no inicio da garganta coloquei o dedo e senti como se tivesse carocinhos… fiz isso pq ultimamente tenho sentido uma sensacao de caroco na garganta. Estou com medo de ser câncer… mas comecei a sentir isso so depois de uma semana q parei de fumar. O que pode ser? Temos mesmo tipo carocinhos laaa no final da lingua? E e normal sair sangue da lingua quando a escovamos? Por favor me responda, estou muito aflita. Obrigada, Geisiane (as vezes a sensacao do caroço some e depois aparece).

    1. Geisiane, tem sim! São as papilas valadas, elas aparecem em relevo, mesmo. Quanto ao sangramento, não é comum. Não fique em casa pensando “bobagem”, procure um dentista pra avaliar… não precisa ter medo. 😉

  91. Oii… no meu caso, aparece de vez em quando e no máximo dois círculos meio que esbranquiçados e ao redor deles é vermelho… não sei, talvez seja enquadrado nessa categoria geográfica, mas ainda não procurei um médico, nem um dentista, quem sabe você possa me ajudar? rsrs…
    Tbm arde ao ingerir determinados alimentos, porém a ardência é bem forte…

    1. Dani, sua descrição é clássica de língua geográfica, e é assim mesmo, ela “vai e volta”. Pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  92. Doutora,
    Tenho estudado bastante, pois irei fazer o vestibular no final do ano. Entretanto, minha língua está sofrendo com isso também. Assim, ela esta ficando mais sensível as comidas. Aliado a isso, vêm aparecendo mais manchas dessas na minha língua. O que posso fazer para aliar meu ritmo pesado de estudo com a saúde da minha língua geográfica?

    PS: Estou feliz por não ser o único com essa peculiaridade na língua

    1. Danilo, a dica é evitar alimentos mais picantes e bebidas ácidas. A língua geográfica não tem uma causa definida, parece ser ocasionada por um conjunto de fatores, e entre eles está estresse. Portanto, não dá pra falar em cura (até porque não é uma doença, em si), mas dá pra amenizar os sintomas. É bem-vindo ao clube. 😉

  93. Dra. Ana, Boa tarde!

    Desde muito pequeno percebo que tenho a várias “rachaduras” na língua, e sempre achei o máximo isso, exceto quando ela cismava em arder (rsrs), nunca percebi manchas e/ou marcas que indicassem tratar de lingua geográfica. Algo interessante é que o meu pai tem a lingua igual à minha…

    Duas perguntas:

    É possivel ter lingua fissurada sem que ela seja Geográfica?
    Será que a minha lingua é assim por causa do meu pai (hereditariedade)?

    Há!
    Já ia me esquecendo de comentar uma curiosidade!…
    Quando passo por algum momento crítico e/ou de susto a minha lingua arde como se tivesse pingado pimenta e depois passa…
    Será que sou uma especie de mutante!??!? (hehehe)

    Obrigado pela atenção!

    1. Wesley, as respostas são sim: é possível ter a língua só fissurada (e não geográfica) e certamente você tem essa característica por a ter herdado do seu pai. Para a terceira pergunta (se você é de uma espécie mutante) eu ACHO que a resposta é não. 😉 Abraço (e desculpe a piadinha)!

  94. ACHO QUE SOU MAIS UMA NESSA LISTA, MINHA LINGUA TAMBEM E ASSIM, EU JA ESTAVA FICANDO ASSUSTADA JA TAVA INDO MARCAR UMA CONSULTA P VER O QUE ERA ISSO, ME DISSERAM QUE PODERIA SER ACIDO URICO, FIQUEI PREOCUPADA. ISSO INCOMODA UM POUCO, MAS COM UM TEMPINHO SOME.

  95. Oi, sou mae de primeira viagem, ha dois dias o medico disse k o meu principe de 8 meses tem a lingua geografica, fiquei um pouco assustada, mas hj estou mas calma. Sinto um pouco pelo desconforto k o meu baby vai sentir, e vou continuar a procurar melhorar o nivel de vida dele, ate mesmo procurar alternativas em outras medicinas, pk o mundo esta sempre a evoluir, mas ao mesmo tempo sinto k sao pessoas especiais e agradeço a Deus por isso…

    1. Pode ficar tranquila, Lidia. A língua geográfica é apenas um desvio da normalidade, não é doença e geralmente não requer cuidados especiais. :)

  96. Parabéns pela matéria! Fiquei feliz em saber que não se trata de uma doença e sim um alteração, e o principal é que não necessita de tratamento!… rsrsrs
    Faço parte dos escolhidos \o/
    Obrigado por me ajudar, sucesso!

    1. Felipe, deve ser saburra, que é uma camada formada por restos alimentares, células mortas, bactérias, etc.. A saburra deve ser removida a cada escovação, por isso é importante escovar, também, a língua.

  97. Tenho língua geográfica fissurada, desde novembro de 2012 , tenho episódios de hemorragias abundantes, sem explicação, nem razão aparente. Ando muito assustada com esta situação, será que tenho algum problema grave?

    1. Eulalia, hemorragia não é um sintoma comum de língua geográfica / fissurada`(ainda mais em abundância). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar com mais critério, a causa do sangramento pode ser outra.

  98. Oi Ana, me ajuda !!!!
    Tenho a lingua fissurada, recentemente tive um problema no estomago que piorou a situação, as rachaduras aumentaram… Mas agora ja estou bem, mas notei que continua piorando… o que será ? As fissuras estão aumentando e ficando mais profundas !!!

    1. Luisa, a língua fissurada não é, em si, um problema. O maior “mal” que ela causa é o aspecto feio e, algumas vezes, um acerta ardência. Não há muito a se fazer a respeito, até porque não se sabe exatamente o que causa a língua fissurada.

        1. Às vezes há uma certa associação com língua geográfica, essa ardência costuma ir e vir, mesmo. O gosto adocicado pode ter relação com um quadro de hiperglicemia (o que não tem nada a ver com a língua fissurada). Se persistir o gosto, seria bom procurar um médico pra avaliar.

  99. Ola dra! Saiu umas bolinhas vermelhas no fundo da minha garganta, não dói, mas tenho dor de garganta constantemente, desde ja obrigado pela resposta.

    1. Cintia, pode se tratar de uma irritação passageira ou de infecções recorrentes. O profissional mais indicado pra esse tipo de diagnóstico é o médico otorrinolaringologista.

  100. Olá dra! Na língua da minha namorada, de uma hora p/ outra, apareceram essas manchas, q aparentemente é lingua geográfica. Isso vai sair? Quais as possiveis causas? Será se ela ta com AIDS? o_O

    1. Simone, o despapilamento que a língua geográfica causa pode um dia sumir como pode durar pra sempre. Mas, de qualquer forma, não é uma doença, é só um aspecto diferente. E certamente, sendo língua geográfica, não tem NADA a ver com AIDS. Pode ficar tranquila.

  101. Doutora, a senhora pode me ajudar?! Eu tenho, de um lado, na lateral da língua, umas fissuras, parecem umas ondulações. Já no outro lado da língua, tenho uma espécie de afta, mas que não dói, porém não some no período que a afta deveria sumir. Por falta de condições (se for algo grave, eu terei de ir, mas sempre acabo indo ao médico e não sendo nada -graças a Deus-), não tenho como ir ao médico, mas pelos relatos da net, preocupei-me bastante. Teria como eu enviar a foto, ou, de qualquer forma, mesmo sem ver, a senhora me ajudar.

    Só para ressaltar, essa fissura, na lateral da língua, não é um caroço. É como se fosse uma linha grossa (com o mesmo aspecto da língua), mas com a borda levemente esbranquiçada. Muito obrigada mesmo.

    Fico muito agradecida. Fique com Deus!

  102. Olá Dra! Tem tratamento para diminuir ou mesmo eliminar as manchas? Porque também tenho lingua geografica e tenho vergonha de mostra-la até aos médicos. E as pessoas que não entendem podem até pensar mal.
    Obrigada.

    1. Aline, não existe um tratamento propriamente dito. As causas da língua geográfica são meios “obscuras”, portanto é difícil determinar um tratamento. Mas você não precisa ter vergonha nenhuma, não é algo que você tenha “pegado” de ninguém, é apenas um aspecto diferente da língua. Eu também tenho língua geográfica, e sou feliz assim. 😀

  103. Oi Doutora,
    Eu estou com um problema na lingua ha quase 6 meses, tenho alguns dias que melhora e depois volta a queimar a lingua. Tudo começou depois que tomei um corticoide por 20 dias, assim que parei apareceu uma lesão na lingua no canto. Essa lesão eu percebi que tem a ver com meu dente que pega no canto da lingua e machuca.
    Mas a ardencia na lingua vai e volta, percebi essas lesões parecidas com lingua geografica e foi comprovada pela médica.
    Não estou tão preocupada com a aparencia mas sim com essa constante ardencia. Tem algum rémédio que poderia ajudar? Mesmo sendo natural?
    Obrigado!

    1. Ellen, não existe nenhum remédio que comprovadamente seja útil pra diminuir essa ardência. O que você deve fazer é evitar alimentos ácidos e picantes.

  104. Desde que era nova me lembro de olhar na minha lingua e achar ela engraçada e já perceber que ela era diferente das linguas dos meus amigos. Depois quando chegou a fase adolescente se tornou um pavor, e evitava mostrar a lingua… Depois aprendi a conviver com essa “diferença”, ha uns 2 anos atrás finalmente tive a curiosidade e pesquisei no Google (santo Google) e descobri que era a lingua geografica fazendo um combo com lingua fissurada kkkkk… Depois de ver que era pouco comum mas que não apresentava nenhum perigo eu relaxei. (Mas fica a dúvida aqui, existe algum procedimento pra melhorar o aspecto da lingua fissurada??)

    1. Não Amanda, não há nada que melhore o aspecto… a não ser evitar alimentos mais ácidos e picantes. Mas, mesmo assim, não ajuda muito com relação à aparência.

    1. Simone, não se sabe ao certo o que causa a língua geográfica. Sim, estresse pode ser um fator predisponente. Não é necessário evitar nenhum tipo de alimento, embora os mais picantes e ácidos possam causar certo desconforto (ardência).

  105. Oi, to com uma mancha do lado da lingua, é pequena, tipo dessa primeira foto, so que do lado é pequeno, to preocupada pois teve uns dias que minha boca estava juntano muita saliva, parou mas agora é essa manchinha, eu escovei minha lingua ai vi um pouquinho de sangue? Vc poderia me esclarecer algo agradeço. Bjs

    1. Iasminy, apenas pela sua descrição não tenho como sugerir um possível causa pra isso (principalmente considerando o sangramento, que pode ser por causa de alguma lesão ou só por você ter escovado a língua com muita força). Procure um dentista pra avaliar.

  106. Pensei que eu fosse a única, as vezes tenho até vergonha da minha lingua, desde pequena tive isso, meus pais se preocuparam e procuraram um dentista e era mesmo a tal da língua geográfica, sempre que como algo com limão ou tomo sucos cítricos, arde demais, e cada dia ela tem uma forma diferente. Mais uma pro clube!

  107. :) Adoraria ter outra irmã… Então irmã, ops… desculpa.. Doutora… ontem minha lingua estava completamente branca… e ardia demais, hoje pela manhã… surpresa… vermelhinha… Nada… somente alguns tracinhos… é uma vida mutante! Que maravilha!

    1. AHAUAHAUAHAUAHA! Taí uma bela definição pra língua geográfica: língua mutante. O que você descreveu é exatamente do que se trata… num dia é uma coisa, no outro é outra. 😉

  108. Olá doutora… eu nao fui a nenhum médico… fui no pai de todos… o tal do google.. :) tenho consulta para semana que vem… mas pelo o que andei lendo tbm tenho esse problema… minha língua é muitoooo feia, desde pequena, cheia de fissuras… li tbm que quem tem fissura geralmente tem lingua geografica… e a minha está realmente ardendo na ponta… geralmente aparece quando estou estressada ou quando como algo muito artificial e com condimentos… sempre tive alergias… principalmente de contato…
    Gostaria de saber se pode ter haver com uma alergia que tenho, chamada Doença de Quincke??
    Muito obrigada

    1. Melissa, você descreveu a MINHA vida agora… lingua geográfica, fissurada e alergia de contato. Devemos ser irmãs. 😀

      A Doença de Quincke é um tipo de urticária acompanhada de inchaço da região afetada. Não creio que essa condição tenha a ver com a sua língua geográfica.

  109. Olá eu adorei seu comentário, eu não tinha idéia que existisse um lingua assim, até que conheci um rapaz, e bem eu conheci a lingua dele! rsrs Achei que tivesse alguma doença e comecei a pesquisar sobre o assunto, mas eu ficava encanada achando que era algo contagioso que eu poderia ter pelo nosso contato, enfim, eu o revi, e dessa ultima vez, depois de um tempo apareceu na ponta da minha língua um carocinho bem pequeno, eu achei que fosse uma afta, mas passaram uns 2 meses e ela não sumiu, bem eu fiquei mexendo na esperança de arrancar porque me incomoda, e aí aparecem mais uns na lateral, e noto que minha lingua está inchada sempre quando acordo, eu já li tudo, e claro vi que não tem nada a ver com ele, como eu pensava! Se vc puder me ajudar, eu estou preocupada, li sobre varias doenças e sinais que podem aparecer na língua, até me assustei com algumas, fico com medo de isso aumentar! Arde um pouco!
    Obrigada.

    1. Clarice, provavelmente são pequenas inflamações nas papilas gustativas, o que piora quanto mais você mexe. Tente não mexer (eu sei que é difícil), a tendência é elas voltarem ao normal. Se não regredirem, procure um dentista para avaliar.

        1. Sem examinar você não tenho como sugerir alguma causa ou tratamento. Contagioso, eu acredito que não seja. Se não passar logo, procure um dentista para avaliar.

  110. Gente, tive uma mancha vermelha na língua há mais ou menos 12 anos, quando entrei numa hipocondria… passaram-se os anos e nunca mais apareceram… novamente estou com sintomas depressivos e mais uma vez percebo uma mancha vermelha na língua, bem parecida com essa da foto… também não estou me alimentando direito. Será que tem relação… tô muito preocupada, será que tem relação???? …grata pela atenção.

  111. Ufa!! Pensei que estava só no mundo. Pena que não fiz Geografia, teria todas as respostas na “ponta da língua”. Huauaauh…. Valeu pela informação. (Só vi mulheres postarem… será que sou o 1º homem a contrair??? … ou peguei no beijo?? … ?????? Me ajudeee!!!)

  112. OLA, EU TENHO, A MINHA É TODA RABISCADA DE BRANCO NAS LATERAIS E LÁ NO FUNDO, E A PONTA TODA CHEIA DE FISSURA, QUE CONFORME EU MOVIMENTO A LINGUA ESSAS FISSURAS ABREM E FECHA, MOH ENGRAÇADO, E REALENTE NEM DA PRA COMER NADA ACIDO, É VERDADE QUANDO FALAM QUE LINGUA GEOGRAFICA SENTE O PALADAR DIFERENTE. É MAIS SENSIVEL?

    1. Dani, é mais sensível sim. Alimentos ácidos, principalmente, poder causas certo ardor na língua. Quanto ao paladar, depende da pessoa… eu tenho língua geográfica e não apresento alteração de paladar, mas pode até acontecer.

  113. A minha lingua tambem e geografica eu nao posso comer um monte de coisa principalmente coisas acidas e mentas kkkkkk Mas a minha lingua e um pouco diferente da foto ela e toda desenhada mas com muitas fissuras isso e normal? Eu nao quero fazer tratamento, principalmente agora que eu sei que nao faz mal a saude. Nao e grave as vezes e bom ser diferente rsrs.

  114. Ola obrigada, Dr. pela atenção, mais ta me incomadando, procurei um otorrino, pois sofro de renite, e tão logo se o mesmo não entender essa alteração, voltarei e falarei com meu Dentista. Pois ja fui em dematologista, e a mesma tbem desconheceu esse gosto como relação a lingua geografica! Mais obrigada, pela atenção.

  115. Tenho lingua geografica, nunca tinha tido esse problema, começou esse ano 2012, tenho 27 anos… mas enfim fora os sintomas ja citados sinto um gosto adocicado no meu paladar, que some e volta… isso é normal na lingua geografica?

    1. Mari, geralmente a língua geográfica não provoca alteração de paladar. Mas, se considerarmos que ela “mexe” com as papilas gustativas, também não me surpreenderia se isso acontecesse com alguém. Eu também tenho língua geográfica, e nunca tive qualquer alteração de paladar. Se for uma coisa que incomoda você, vale a pena procurar um dentista pra avaliar, pois esse sintoma pode ter outra origem também.

  116. Olá gostaria que me esclarecesse um dúvida, minha mãe está com a língua igual a da foto, toda frissurada, gostaria de saber se existe algum remédio ou algum médico que cuida desse tipo de problema, ela é idosa e tem medo de ser grave.

    1. Gislene, não há necessidade de nenhum tipo de tratamento. Embora o aspecto da língua fique meio estranho, não é algo que traga problemas. Porde ficar tranquila, não é grave e nem doença é… é só um “tipo diferente de língua” mesmo.

  117. “se eu digo para o meu paciente que ele tem glossite migratória benigna, ele acaba achando que lhe restam, no máximo, 6 meses de vida.” hauhauahau eu que morri de rir aqui =D

      1. Oi Ana, tudo bem, é q minha lingua também é geográfica, e a sua ainda é? Gostaria de poder conversar com vc e de trocar experiências sobre o assunto, obg.

  118. Ai que legal!!!!!!!!! Faço parte do seleto grupo!!!! Nossa, mas minha lingua é beeeeeeem pior que essa da foto!! Ela tem várias veias brancas e um relevo todo desengonçado!! E as vezes aparecem uma papilas que parece que estão “saltando” da língua, é muito estranho, rs. Ela tb tem uns recorte no centro. A lingua da minha mãe não parece ser geografica, mas é completamente cortada. Engraçado que a lingua da minha irmã gemea é normal, mas acho que não somos univitelinas. Esse negócio que vc falou de arder a lingua quando toma ou come algumas coisas é verdade mesmo, acho que é a única desvantagem com respeito a lingua comum. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista