A restauração ficou alta!


Ah, tudo bem: ela vai gastando e fica boa. Certo? Errado. Restaurações não podem ficar “altas ou baixas”, elas têm uma altura certa. E, principalmente quando ficam altas, podem causar um montão de problemas.

Depois da restauração pronta é obrigação do dentista ajustar a sua altura, se necessário. E meus colegas vão concordar comigo: não tem nada mais frustrante do que fazer uma escultura linda e ter que destruí-la na broca porque o paciente mordeu e só deu ela ;)! Mas não tem jeito… se tá alta, tem que “baixar”!

A restauração ficou alta!

Às vezes, depois de alguns ajustes, o dentista pede pra você morder e você não tem bem certeza se está bom… ou acha que está bom mas, chegando em casa, percebe que a sua mordida está diferente. Isso acontece porque enquanto a restauração é feita você fica deitado e de boca aberta, e essa posição favorece que a sua mandíbula se posicione um pouquinho mais para trás. Na hora que você morde parece certo, mas depois, quando sua mandíbula volta pro lugar de sempre, a restauração fica alta. Acontece.

E se acontecer, dá pra esperar a restauração desgastar com o tempo? Eu não recomendo, por uma série de motivos. Uma restauração alta configura um contato prematuro, ou seja, ela vai tocar nos dentes do arco oposto antes que qualquer outro dente, e talvez nenhum outro dente toque além desse. Isso significa um esforço desnecessário sobre apenas um elemento dentário. Por exemplo, imagine você e mais 15 amigos segurando uma caixa acima das suas cabeças. Só que você é o mais alto deles, tão alto que os demais não alcançam a caixa. Você, no exemplo, é um dente com contato prematuro, e faz sozinho a força que deveria ser dividida entre todos os dentes. No começo, a caixa é até leve… mas depois de um tempo, vai parecer que tem um lutador de sumô dentro nela…

Os problemas mais comuns que podem acometer um dente com contato prematuro são: dor, recessão gengival (quando a gengiva “sobe”) e abfrações. A dor geralmente é decorrente de uma pericementite, que é a inflamação do ligamento periodontal (uma série de fibras que unem a raiz do dente ao osso). A recessão gengival é causada por trauma oclusal, ou seja, por causa da “mordida errada”, assim como também é a abfração, uma lesão não-cariosa em forma de cunha que pode aparecer bem perto de onde o dente emerge da gengiva.

Todo esse meu falatório aí em cima se resume ao seguinte: se você perceber que a restauração ficou alta, avise o dentista, mesmo que você já tenha até chegado em casa. É importante que a restauração seja ajustada, mesmo que dê preguiça de voltar no consultório. Evita muita dor de cabeça – e de dente – depois. 😉

Compartilhe:

Categoria: Dentística

Marcadores:

784 comentários

  1. Dra. fiz uma restauração há alguns anos e ela ficou alta. Sinto dores quando mastigo qualquer alimento que seja mais durinho com esse dente. Por isso só mastigo com o outro lado da boca. Não voltei imediatamente ao dentista porque o processo da restauração para mim foi muito dolorido, e como esse dente está sensível demais, tenho medo dar dor! Me ajude.

    1. Juliana, se o problema for só esse, é muito simples de resolver, e indolor: um pequeno desgaste que elimine o contato prematuro com o dente oposto. Procure seu dentista pra avaliar e fazer esse ajuste.

  2. Bom dia! Parabéns pelo seu trabalho e pela atenção que você tem dados as pessoas aqui. Gostaria de saber se tem com baixar/ diminuir um bloco de metal sem retirá-lo ou sem que seja preciso fazer outro? Por exemplo raspando o mesmo.

  3. Boa tarde!!!

    Fiz uma restauração em 3 dentes e após realizar elas quando uso o fio dental dói demais, como não doía antes, o que devo fazer nesse caso??

  4. Ola doutora, gostaria de saber se com uma boa higiene e cuidados uma restauração com resina na parte da frente pode durar a vida toda.

        1. Até pode haver algum desgaste eventual na remoção da restauração antiga, mas o desgaste não é necessário. Só se houver tecido cariado que precise ser removido.

  5. Boa noite doutora, adoro o seu blog, postagens muito interessantes e que ajudam muito.
    Doutora, eu estava em tratamento ortodôntico para arrumar a mordida aberta, estava usando elásticos para fechá-la (alem da ter intruído alguns dentes).
    Precisei fazer duas restaurações com a odonto: uma no último dente superior esquerdo e outra no último superior direito. Chegando em casa, notei que uma delas ficou alta e outra baixa. Falei isso pra orto e ela mesma “lixou” (disse q realmente estava alto) mas aí que está: acho que um deles estava com a restauração baixa e ela lixou mais ainda. Gostaria de saber o que devo fazer (tenho medo de pedir pra aumentar um pouquinho e ficar alta novamente fazendo minha mordida abrir novamente.) O que a senhora me aconselha? Deixar assim mesmo ou tentar arrumar? Quais são as consequencias de uma restauração baixa? Muito obrigada pela atenção, agradeço desde já.

    1. Giovana, as consequências de uma restauração baixa são muito menores que as de uma restauração alta. Nos dois casos o ideal é ajustar. Converse com a sua dentista, deixe esse tipo de preocupação pra ela. Se ela achar que é preciso ajustar, ok, se não, não.

  6. Boa noite!

    Drª Ana, hoje fiz uma restauração no meu dente incisivo central e após algumas horas percebi que a tonalidade ficou diferente (um tom mais amarelo). Isso é normal? Será que traumatizou meu dente? Meus dentes são muito brancos e nunca fiz clareamento. Estou com sensibilidade. Será que tem como clarear o dente?

  7. Bom dia! Gosto muito da forma em que se interage com o público e responde as perguntas. Parabéns!
    Então, eu fiz a remoção da cárie e foi colocado resina. Mas a resina desceu um pouco, ficou um pequeno buraco no dente. Devo me preocupar ? Porque quando como algo mole (Como bolacha, pão, etc) fica uma parte no buraco. Quantos anos/meses dura essa resina ?
    Desde já eu agradeço.

    1. Obrigada, Gabriel. 🙂 A resina tem que ficar completamente adaptada ao dente, não pode haver “buracos”. Procure seu dentista pra reavaliar. Uma restauração de resina pode durar 1 ano, 1 anos, 5 anos… depende dos hábitos do paciente.

  8. Doutora, eu fiz uma restauração e ficou alta, fui na dentista e ela retirou a restauração toda e mesmo assim sinto certo desconforto, além disso sinto que ainda tem alguma coisa alta, minha mordida não é a mesma, fui até ela e ela pediu para que eu aguentasse dessa forma até a próxima semana. Tem alguma coisa que ela possa fazer para saber com exatidão qual é a altura correta da obturação? Está muito desconfortável. Me recomenda ir a outro dentista para consertar?

    1. Sim Michérlon, o dentista tem como ajustar a restauração do tamanho certinho. Pra isso se usa um papel carbono, e vai-se marcando os contatos quando o paciente morde. Porém às vezes acontece de, mesmo fazendo isso, quando paciente chega em casa sente a mordida “alta”, e tem que voltar pra ajustar. Isso acontece porque a posição da mandíbula muda quando ficamos muito tempo deitados, e aí quando volta ao normal, o “encaixe” da mordida se modifica e altera a relação do dente restaurado com o seu antagonista. Se a restauração foi removida, ela COM CERTEZA não está mais alta, então acho que o problema tem que ser outro. Converse com a sua dentista.

  9. Dra., fiz 2 restaurações há quase 2 meses. Continuo sentindo dores, especialmente na da parte superior. Ao morder, mastigar, ou após me alimentar, sinto latejamentos. Além do gosto amargo na boca (coisa que nunca senti). Já fui a dentista que fez o procedimento mais de 2 vezes e a mesma disse que não há nada de errado com as obturações. Então por que dói tanto? Só sinto alívio ao tomar remédios para dor, mas não posso passar o resto da vida tomando 2/3 comprimidos todos os dias. A obturação que mais dói é a da parte superior e foi realmente muito pequena, então não acho que esteja alta. Seria possível uma rejeição a resina? E por isso dói? Teria apenas que esperar mais algum tempo e passaria? Cansei de ir nessa mesma dra. e não receber ajuda alguma.

    1. Joana, se a restauração não está alta, a dor não deve ser periodontal (nos tecidos de suporte do dente), mas endodôntica (no canal). Parece ser um pulpite, uma inflamação do “nervo” do dente. Se a dor não é espontânea, ótimo, não deve ser caso de tratamento de canal. Mas talvez seja o caso de remover a restauração e deixar com um curativo por alguns dias, pra ver como o dente se comporta. Enfim… converse com a sua dentista.

  10. Olá Drª Ana, tudo bem? Eu fiz uma restauração nos dois dentes da frente na parte superior, um do lado do outro, quando fui usar o fio dental a peça soltou, será que passei o fio dental maneira errada? Fiz uma nova restauração e agora estou com receio de passar o fio dental e acabar tirando a restauração de novo, qual a melhor forma de se passar o fio dental nesse caso? Já que as restaurações estão uma do lado da outra. Desde já agradeço!

    1. Lidiane, o fio dental pode ser passado normalmente. Talvez o que ocorreu é que tenha ficado alguma desadaptação na restauração, e o fio dental enroscou ali… quando você puxou, a restauração se deslocou. Converse com o seu dentista.

    2. Hola Dra,
      Comigo passou mais ou menos a mesma coisa. Há uns 6 meses fiz uma obturação. Hoje ao passar o fío dental caiu um pedacinho muito pequeno de resina. Estou preocupada e não sei o que fazer. Obrigada, aguardo uma resposta!

      1. Raquel, procure seu dentista pra reavaliar. Provavelmente será preciso uma correção na restauração (talvez nem seja preciso removê-la).

  11. Dra. boa noite! Durante estes últimos 10 dias fiz 6 procedimentos de obturação na boa e também limpeza de tártaro, e daqui 7 dias vou tirar os 4 sisos. Acontece que desde os últimos dois dias quando terminei as obturações eu sinto uma dor na boca como se não estivessem “cabendo” todos os dentes na boca, fica uma “latejação” em toda a boca que só para quando uso o dipirona, o que tem feito eu usar o remédio por 2 ou 3 vezes ao dia. A questão de dificuldade na mastigação e da sensibilidade nos dentes eu li, e falando com minha dentista ela disse ser normal por alguns dias, mas essa situação que abordei agora é normal? Não chega a ser uma dor insuportável mas é uma dor que me acordou inclusive agora as 2 da manhã e me fez pesquisar na internet, por isso a minha dúvida. Grato pela ajuda!!!! Abco

    1. Romulo, como é uma sensibilidade generalizada, acredito que seja pela remoção do tártaro. Provavelmente você deve ter pequenas recessões gengivais, e está com sensibilidade dentinária. Existem formas de minimizar isso, através da aplicação de dessensibilizantes e fazendo bochecho com flúor, por exemplo. Converse com a sua dentista.

  12. Doutora, ha cerca de três meses um profissional colocou uma coroa no meu segundo molar (dente antes do ciso), na parte superior esquerda. Bem, visivelmente a prótese ficou maior que o dente original e os demais, só que para os lados, não para baixo, em direção a arcada inferior, o que me causa uma sensação de estar com algo encostando na parte interna das boca. O profissional disse que, muitas das vezes, um dente com uma prótese fica maior que os demais, para os lados, e que, com o tempo, eu iria acostumar, que isso é normal. Bem, até hoje, não acostumei e, de um mês para cá, tenho observado no primeiro molar, ao lado do dente descrito, uma saliência na gengiva, como se houvesse um osso, bem rígido, nascendo “de dentro para fora”. Não dói, mas incomoda bastante e, quando passo o fio dental entra esses dois dentes (terceiro e segundo molar), sinto uma sensibilidade na gengiva e um pequeno sangramento. Minha principal dúvida é se realmente, quando coloca-se uma coroa em toda a superfície do dente, pode acontecer de ele ficar “maior para os lados” e se isso é normal… Minha outra dúvida é sobre essa proeminência que está surgindo na gengiva, sob o terceiro molar.
    Obrigado.

    1. Victor, a coroa pode, sim, ficar um pouco mais larga que os outros dentes. O que não pode é ficar mais “alta”, mas não é o caso. Quanto à proeminência, não sei consegui entender muito bem. Mas se há sangramento, deve haver alguma alteração… uma falta de adaptação, talvez. Acho importante seu dentista reavaliar.

  13. Olá doutora Ana, troquei as restaurações (amalgamas por resina) do ultimo e penultimo dente do lado direito, nunca tive dor nos dentes, minha mastigação era perfeita, mas depois da troca os dentes ficam doendo quando mastigo algo duro, elas estavam altas mas já estão ajustadas. Eles não doem com quente nem com frio só quando eu mastigo algo duro, como alimentos torrados, carnes, casca de tomate etc. Isso incomoda muito, o que faço para ter minha mastigação normal novamente? Pois perdi o prazer de comer. Será que quando elas estavam altas machucou por dentro? Por favor me ajude, não quero fazer canal.

      1. Olá dra., meu problema foi praticamente o mesmo, eu troquei uma restauração de amálgama por resina, porém havia ficado um pouco alto, não sabia que podia prejudicar e causar algum problema sério, entao se passaram 4 meses e esse dente está dolorido e com uma dor pulsante. Devo me preocupar ou a dor irá passar?

  14. Olá Doutora Ana !
    Fiz uma restauração no primeiro molar (superior) e a mesma ficou alta. Voltei no dentista e a dra diminuiu um pouco, até ai achei que havia melhorado. Passaram se algumas semanas e o incomodo nesse dente continuou. Pois bem, voltei no dentista novamente e a dentista desgastou mais um pouquinho. Agora estou sentindo uma sensibilidade muito grande nesse dente, inclusive começou a doer também o primeiro molar (inferior). Será que essa dor é resultante dessa restauração ? Porque antes o mesmo estava normal.

    Agradeço desde já, e admiro muito o seu trabalho, parabéns.

    1. Amanda, provavelmente a dor é desse dente, sim. Às vezes a dor em um dente reflete no dente antagonista (o correspondente no arco oposto). Seria bom reavaliar.

      E obrigada. 🙂

  15. Olá, boa noite! Há duas semanas fiz restauração em meus dentes por conta de carie, total de duas nos últimos dentes… levei duas anestesias, apos o procedimento notei que esta meio alto, voltei ao dentista e pedi para ele lixar meu dente pois estava me incomodando muito… desde então sinto muita sensibilidade no dente, ao beber água, leite quente, mastigar e ate escovar os dentes, é uma dor imensa dura em média uns 5 minutos depois passa! Gostaria de saber quais seriam os motivos desta sensibilidade, pois antes de lixar meu dente ele apenas incomodada porque estava muito alto, mas apos lixar para deixar no tamanho normal comecei a sentir essa sensibilidade!! Me ajude, o que devo fazer ?

    1. Karina, volte no dentista pra reavaliar. Alguma sensibilidade é comum após uma restauração, por alguns dias, mas não dor do jeito que você relata. Pode haver um problema de canal, já.

  16. Fiz um restauração em dezembro e desde o primeiro dia não conseguia mastigar alimentos duros e crocantes porque doía. A dentista abaixou a restauração várias vezes e não adiantou, a sensibilidade ao mastigar apenas aumentou. Fui em outra dentista e ela retirou a restauração e fez um curativo, isso foi ontem, ela disse que talvez por alguns dias ainda doesse ao mastigar. A sensibilidade ao mastigar melhorou muito, quase perfeito, porém sinto algumas fisgadas, pontadas bem rápidas, coisa de um segundo no dente, algo que não sentia antes. Isso é normal? Será que com o passar dos dias isso passa? Será que vou ter que fazer canal? Não queria faze-lo até pq a cárie que tinha era bem pequena, me arrependo de ter tirado e agora estou com esse problema.

    1. Lili, se o incômodo melhorou com o curativo, ótimo. Sinal de que seu dente reagiu bem e é muito provável que você não venha a ter nenhum problema de canal. Se havia uma cárie, ela tinha que ser removida… não era opcional. Mas às vezes o dente (o “nervo” dele, pra ser mais exata) não reage bem à restauração por causa das substâncias usadas no processo (ácido condicionador, adesivo e resina), que são potencialmente irritativas… e o que você relata acaba acontecendo.

      1. Fiz um procedimento parecido com o da Lili, uma cárie pequena em dois dentes próximos, isso ja tem uns 3 meses, e quando como algo mais duro dói só onde foi feita essa restauração, já tinha uma outra restauracao daquela prateada num desses dentes restaurados e nessa parte não sinto nada. Mas na outra parte até ao tocar com o dedo dói… já retornei no dentista, ele passou a dexametasona 4mg durante 7 dias, tomei certinho e retornei depois de 15 dias com os mesmo sintomas. E ele já foi me dizendo que teria que fazer canal. Mas não entendo pq só sinto dor nessa restauração que ele fez?!
        Pode ser que a restauração ficou alta?? Já que uso aparelho minha mordida não está alinhada!!!

        1. E você sente esse dente mais “alto”, Rayane? Se sim, a causa pode ser essa. Se não, pode ser apenas uma sensibilidade passageira, mas pode ser, também, que haja realmente algum problema com a restauração (uma “bolha” de ar dentro dela ou algo assim). A dor aparece só ao mastigar ou de forma espontânea? Enfim, é preciso avaliar.

          1. Depois dessa restauração sinto esses dentes diferentes!! Não sei explicar como! Sim a dor aparece ao mastigar coisas mais duras, mas tbm com doces e água gelada. Fico com receio de comer doces depois disso!! Não sei se ela ficou alta pq esses dentes do lado direito não pegam nos de baixo, devido a mordida estar torta! O dentista nem quis abrir a restauração ou tentar outra coisa. Eu vou ter que fazer esse canal sugerido por ele!??

  17. Meu dentista fez minha coroa com 5 elementos pegando desde os dois dentes da frente até a lateral.
    Colocou um metal por baixo. Mas quando colocou o dente em minha boca ficou alto e teve que tirar no meu dente de baixo e nos dentes da coroa, mas não foi suficiente. Ficou aparecendo o metal por dentro da boca. Ele disse que vai colocar resina para cobrir, mas não senti segurança, porque ele vai colocar e vai ficar alto de novo. E será que vai amarelar a resina? Minha mordida está torta também.
    Parece que não ficou bem fixa, pois eu mordo atras e sinto o dente da frente como se não estivesse bem fixo. O que faço? Não estou segura para fazer com ele mais.

    1. Maria Eliza, se há algo a ser corrigido, quem deve fazer isso é o seu dentista. Você tem todo direito de procurar outro, mas tenha em mente que, se for preciso refazer algum trabalho, haverá um custo, e você é quem arcará com ele. Então eu acho que vale a pena uma conversa franca com o seu dentista.

  18. Bom dia Dra. Ana,

    Estou com um dente doendo há semanas, ingeri medicamentos para dor, aliviavam e aí na terceira semana se tornou incessante. Fui na minha dentista, não estávamos conseguindo identificar qual dente doia, parecia que os dois inferiores do lado esquerdo. Então fiz um raio x, no dente em que estou me queixando de dor na radiografia não consta nada, apenas tenho uma obturação, porém está perfeita e não está machucando o nervo. Porém, consegui identificar que é esse dente que dói. Do lado dele tenho um que foi feito tratamento de canal, e constou no raio x uma certa mancha escura no final da raiz dele. Ela me alertou sobre o que teríamos que fazer caso fosse esse dente.
    Então ela desgastou o dente pois ele batia antes que todos os outros desse lado. Ele está doendo absurdamente, não tenho como mastigar sobre ele. Estou tomando antibiótico e outro para inchaço pela indicação dela, não estão fazendo efeito e continuo com a dor estando no segundo dia.
    O que pode ser? Devo aguardar?

    1. Gabriela, e pra dor foi receitado algo? Porque o antibiótico combate a infecção, mas não age na dor. Que remédio você está tomando pra o inchaço?

  19. Boa tarde doutora, fiz restauração em dois dentes inferiores, um do lado do outro, o dentista abaixou, porém eu sinto um pouquinho, bem pouco mesmo, mas ainda sinto, tem problema deixar assim? Obrigado.

    1. Tem, Allan. Se a restauração ficar mais alta que os outros dentes, você pode ter dor, problemas periodontais, etc.. Tem que ficar bem ajustadinho.

  20. Tudo bem Dra.?
    Meu dente de canal quebrou (dente inferior), e fui indicada a colocar uma coroa de porcelana pela minha dentista, nesse dente ela fez restauracao tambem, mais de 8 consultas para fazer os ajustes do molde do dente, e no molde a altura parecia perfeita (nao incomodava), ela colocou dois pinos para dar mais suporte, nesse sabado 10/09/16 a coroa de porcelana chegou, deu um pouco de trabalho para encaixa-la na hora, coisa que no molde nao deu, e ficou bem alto, na hora ela fez raspagem nos dentes de cima (nao sei se isso eh normal tirar, raspar nos dentes bons ao inves de tirar na propria coroa) e ainda esta bastante alto, ela disse que eh normal ficar alto. Mas ainda esta incomodando a altura desse mesmo dente, na hora que morde so ele que encosta, como posso falar tbm, na hora que mordo da um barulho como duas pedras pequenas se batendo, pra mastigar esta ruim e esta doendo um pouco, o que faco ja que ela falou que eh normal ficar um pouco mais elevado que os outros, nem tao barato ficou pra ficar desse jeito (RS 1035,00) ? Eh pouco tempo ainda que estou com a coroa, nao acostumei com a altura e o incomodo, tenho medo de prejudicar os outros dentes! Devo avisa-la desse incomodo, eh normal, e o que faco?
    Obrigada…

    1. Você deve procurar sua dentista novamente pra ajustar a coroa sim, Gisele. Realmente pode acontecer de ficar um pouco alto, geralmente isso acontece (uma coisa é no modelo, outra na boca), mas é algo que precisa ser ajustado na boca até ficar bom. A coroa não pode ficar mais alta que os outros dentes, isso pode trazer uma série de problemas, como explico no texto. É comum desgastar o dente em vez da coroa sim, porque o dente tem bastante tecido, enquanto a coroa é fininha e pode furar… e aí, só fazendo outra.

  21. Dra. Ana, fiz uma obturação há dois meses e sempre que como coisas duras (carnes assadas ou rigidas) sinto dor, comidas macias não. Só sinto dor quando sinto que algo entrou no dente. Todos os dentistas recomendaram canal, mas eu observei que entre os dentes ficou em formato de cunha e a comida pode estar entrando e ai doi, como se estivesse pressionando meus dentes a abrirem. Fiz um teste com o fio dental dobrado em dois e quando ele entra nestes dentes eu sinto a mesma dor que quando eu como e logo essa dor passa. Esta minha observação é pertinente? Estou pensando de pedir para algum dentista nivelar estes dois dentes e então eu avalio. Estou com medo de fazer o canal e não ser este o problema real do meu dente. Obrigada!!

    1. Michele, se a dor não é espontânea, pode não ser caso de canal, mesmo. Sua observação é pertinente, sim… parece ser necessário algum ajuste nessa restauração. Converse com o seu dentista.

  22. Ola dra. Outro dia fiz uma pergunta sobre um canal que fiz e sentia o dente doendo. Voltei na minha dentista e ela disse que o dente estava pegando uma pontinha no de baixo. Desgastou e pediu para esperar uns dias sem tomar nenhum anti-inflamatorio para ver como o dente reagiria. Isso faz dois dias e nao notei melhora. Ela disse q o dente poderia estar machucado e que esse procedimento poderia melhora lo em uns dias. A ponta que ela desgastou é do outro lado do dente. Sinto doer na outra extremidade. Na vdd comecei a sentir uma sensibilidade nesse dente quando escovava, na parte de cima da gengiva, nao era dor e sim uma sensibilidade. Depois comecei a sentir dor nesse dente e mesmo assim outro dentista fechou para ver como ele se comportava. Sinto dor quando mastigo e as vezes com gelado. A dor nao pulsa, é uma dor no dente e as vezes na gengiva. Tanto a dentista q fez o canal qto o que fez a obturação nao sabem dizer o q esta acontecendo. As radiografias nao apontam nada e a dor cada hora é de um jeito. Eles sao otimos dentistas e confio neles. A sra. tem alguma sugestao? Obg

    1. Paula, realmente a hipótese do contato prematuro é a mais plausível. Eu também tentaria o ajuste / desgaste desse dente, pra diminuir a força sobre ele. Outra possibilidade é que a dor seja num dente próximo, com a dor irradiando pra esse.

      1. Dra., voltei no dentista e ele tirou a coroa do dente da frente e refez o dente com resina. Isso foi segunda e o dente que eu sentia a dor (q tem canal) melhorou uns 60%), mas ainda doi e nao esta sendo uma melhora gradativa. Achei q hj (quarta) estaria melhor que ontem. Sera q a dor é do dente da frente mesmo? Mas como foi restaurado nao tinha q melhorar de vez? Ou pq estava doendo demora mais pra restauração ficar boa? A dor q sinto é bem no meio dos dois dentes, mas mais pro q tem canal. Os tres dentistas q fui nao acham q o canal esta mal feito.
        Desculpe insistir mas to desesperada.
        Agradeço muito.
        Obg.

        1. Se melhorou, ótimo. O importante é que vá sempre melhorando, mesmo que leve alguns dias. Afinal, há um processo inflamatório se resolvendo.

          1. Muitíssimo obrigada. A dor passou mas estou tendo uma sensibilidade as vezes. Acredito q em breve se resolvera ja q a dor ja foi. Bjss

  23. Dra. tenho um dente na parte inferior que esta alto, e esta tendo contato prematuro, coloquei aparelho so em cima por enquanto e esse contato esta pior, agora sinto dor nesse dente, pois quando fecho a boca so sinto ele tocando nos dentes de cima. Pra comer fica ruim ate pra falar, pois quando tem o contato doi muito. Nesse caso o que é feito ?

    1. Dayane, geralmente esse contato é sutil, e pode ser feito um pequeno desgaste no dente pra aliviar a força sobre ele. Converse com o seu dentista.

  24. Olá, Dra. dúvida em dois casos.
    Primeiro: foi feito uma obturação há mais ou menos um mês, e desde então tenho sentido sensibilidade ao ingerir coisas geladas, a obturação é bem pequena, entre um dente e outro, passo o fio dental e o fio fica preso a uma pequena parte da obturação (não dói). Através do raio x é possível ver se a obturação ficou mal feita? Vou fazer os exames para o kit (aparelho dentário). Esses exames identificam se a obturação ficou mal feita?

    Segundo caso: fiz recentemente outra obturação, comecei a sentir incômodo ao mastigar, fui verificar e a resina descolou, não sinto dor, quase não sinto sensibilidade nesse dente. Nesse caso, é possível refazer novamente? Ou será que é preciso o raio x pra ver se é canal?
    A verdade que estou muito insegura com essa minha dentista, e não estou podendo trocar porque é um plano. O que você recomenda?

    Desde já obrigada! Parabéns pela iniciativa de esclarecer nossas dúvidas.

    1. Edy, a radiografia pode mostrar alguma falta de adaptação da restauração, por exemplo. No outro caso, sim, se a restauração caiu, em princípio, é possível fazer outra, sem problemas.

  25. Dra. Estava com carie em dois dentes. A dentista disse que a restauração de um tinha sido profunda e poderia doer e ter sensibilidade por alguns dias. Já em relação ao outro a carie estava bem superficial, nem anestesia precisou para retirá-la. Já faz 2 meses que fiz esses procedimentos. Essa semana comecei a ter uma sensibilidade terrivel nos dois dentes (que ficam do mesmo lado da boca na parte superior), seja com comidas e bebidas quentes ou geladas ou em estado natural. Por coincidência, um dia antes fiz a ingestão de muitos doces de forma fora do normal (chocolates). Agora não sei se a sensibilidade foi por causa dos doces em excesso ou porque deu problema das restaurações. O que você acha?

    PS: Comecei a usar a pasta sensodyne para tentar melhorar, faz apenas um dia que estou usando.

    Agradeço demais a resposta se possível e parabéns por esse belíssimo trabalho voluntário. Abraços.

    1. Lucas, esses dentes estão um ao lado do outro (ou bem próximos)? Pergunto porque, se sim, a dor deve ser do dente com a restauração profunda, e a dor dele está irradiando para o outro. Dor com quente costuma ser sinal de problema de canal. Procure seu dentista pra reavaliar.

  26. Bom dia Dra.,

    Coloquei uma coroa num molar inferior e para ajustar a mesma a minha dentista desgastou o molar superior. Comecei a sentir sensibilidade ao mastigar nesse molar. Como a dentista disse que o dente tinha cárie tratei, mas a sensibilidade continuou. Colocou compósito na zona que havia sido desgastada e melhorou muito, mas parece-me que a restauração ficou alta. A dentista não quer desgastar muito a coroa porque diz que como a raiz não está muito boa, a coroa não pode ser muito baixa porque pode partir. Também não pode desgastar o molar superior senão a sensibilidade volta. Como a raiz em que a coroa está assente não está muito saudável (o canal já foi tratado duas vezes), o ideal seria o molar superior não tocar na mesma, para não fazer muita pressão. Para fazer uma restauração mais baixa no molar superior e acabar com a dor ao morder, tenho que tratar o canal? Não sinto dor ao quente nem ao frio, é só mesmo ao mastigar. Também pergunto se há algum teste que possa fazer para confirmar se a restauração está mesmo alta, porque dependendo da mordida tanto a posso sentir logo no primeiro impacto como não (por exemplo se morder mais ao lado). Obrigado.

    1. Silva, não é caso, necessariamente, para tratamento de canal. A dor provavelmente nem é no canal, mas de origem periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva), pela restauração “alta”. O teste que se faz pra ver se a restauração está causando um contato prematuro é com uma folhinha de carbono, que o dentista pede para o paciente morder.

      1. Obrigado pela resposta Dra.,
        A dor ao mastigar é mesmo na zona em que o dente foi desgastado.
        Logo a seguir à colocação da coroa, como o dente que havia sido desgastado me começou a doer, e porque a dentista disse que estava cariado, tratei a cárie. Com o tratamento da cárie, a dor continuou. Reparei que a zona que tinha sido desgastada não ficou coberta com compósito, e que era precisamente aí que me doía.
        Posteriormente a dentista tentou cobrir essa zona. A dor não desapareceu, mas diminuiu, o problema é que para a zona desgastada ficar coberta a restauração tem que ficar alta.
        A minha dentista diz que a única hipótese de acabar com a dor e evitar a danificação da coroa por a restauração ficar alta é através do tratamento de canal.
        Custa-me fazer tratamento de canal (porque o dente fica mais fraco e quebradiço) num dente que eventualmente não precisaria, porque não tenho sensibilidade ao quente nem ao frio, nem me dói constantemente, é só mesmo uma dor aguda ao mastigar.
        Pergunto à Dra. se será mesmo a única alternativa, se não é possível refazer o tratamento de forma que a zona desgastada fique coberta sem que a restauração fique tão alta?
        Mais uma vez obrigado.

        1. Só se seu dente for mais desgastado ainda, de forma a “caber” a restauração. Mas o risco que se corre é de haver sensibilidade pela proximidade da restauração com a polpa. O dente com tratamento de canal SE RESTAURADO ADEQUADAMENTE não fica mais fraco e quebradiço, isso é lenda. Mas talvez seja a hora de pensar em um bloco ou mesmo numa coroa.

          1. Obrigado Dra.

            Recebi o pior diagnóstico, consultei outro dentista e aparentemente o dente está quebrado de forma vertical e terá que ser removido. Muito provavelmente essa quebra ocorreu no momento em que a dentista o desgastou, pois nunca antes me havia doido.
            Segundo o dentista o facto de não sentir dor nem ao quente nem ao frio, mas só ao mastigar é indicador dessa quebra.
            A fissura não aparece na radiografia, mas o dentista diz que é normal, pois no seu estado normal o dente está praticamente “colado”, e só abre quando exerço pressão ao mastigar, o que provoca a dor.
            De qualquer forma o dentista disse que iria tentar refazer a restauração para verificar melhor o interior do dente. Se tal não resolvesse partiria para o tratamento de canal. Por fim se a dor continuar só me resta mesmo a remoção.

            Mais uma vez obrigado,

  27. Dra. Boa tarde!
    Ha algum tempo atras descobri uma cárie no ultimo dente inferior esquerdo, não estava doendo, descobri em uma avaliação de rotina. Pois bem, a profissional retirou toda a carie e fez um curativo no qual nunca tive problema, mas como era um curativo temporário caiu e quando caiu a sensibilidade era muito grande, agua morna incomodava.
    Fui em outro profissional para resolver esse problema, inicialmente, mediante raio x a dentista disse que não seria necessário o tratamento de canal, pois não havia chego na polpa e estava limpo (sem cárie), fui fazer o curativo em definitivo com resina, porém ao passar a broca para diminuir o curativo para depois colocar a resina senti novamente a sensibilidade – lembrando que não tenho essa sensibilidade no dia-a-dia, gelado ou quente não me incomoda – e ela achou melhor aguardar alguns dias para fazer o curativo em definitivo, pois achou que poderia estar um pouco inflamado. A questão é a seguinte: é normal sentir sensibilidade quando ela passar a broca para diminuir esse curativo, mesmo não “relando” no dente? Posso pedir para ela anestesiar antes do procedimento?
    Desde já agradeço.

  28. Ola. Dia 11 de maio fui ao dentista trocar uma resina no dente. Então ficou alta e bem sensível. Após 3 semanas voltei e a dentista baixou, porem meu dente ficou muito sensível. A obturação e bem rasa, cuido muito dos dentes. Então fui a um outro dentista da minha confiança e ele retirou a resina e colocou um curativo há 5 dias, porem ainda estou com muita sensibilidade ao frio no dente e não consigo mastigar coisas consistentes, tenho muito medo que seja canal. Será que tem como curar essa sensibilidade ?

    1. Camila, a necessidade de canal vai depender de como o seu dente vai se comportar com o curativo. Como o curativo é recente, a tendência é a sensibilidade ir diminuindo. Se isso não acontecer, deve ser necessário tratar o canal, sim.

    2. Olá! O meu caso aconteceu o mesmo, minha dentista fez uma obturação em um dente que nao tinha sido obturado e percebi que tinha ficado alta, mas nao falei com ela, pensei que talvez poderia gastar, porém afetou todos os outros dentes. Passando uns dias falei com ela e ela desgastou e disse p eu trocar a escova e creme dental, porem troquei e nao resolveu. Tornei a falar com ela e ela entao colocou resina na raiz do meus dentes, então começou a doer!!! A dor era quando mastigava coisas quentes, geladas e duras, e tbm afetava os meus ouvidos. Nao sei se tem a ver a dor nos ouvidos, mas quero saber o que posso fazer para melhorar.

      1. Emile, quando há dor ao quente, é sinal de problema de canal. Converse com a sua dentista, é preciso reavaliar pra ver se, por acaso, haverá necessidade de tratamento de canal.

  29. Meu dente quebrou, preciso fazer tratamento de canal?

    Uma semana e meia atrás fui ao dentista por causa de um dente cariado (2° molar), principalmente na parte interna. Fiz anestesia e tive o dente obturado provisioriamente. No entanto, a carie interna era muito grande e só restou uma casca fina do molar, fato que fez meu dente quebrar hoje.

    Considerando-se que o dente quebrou ao meio e logo abaixo da gengiva expondo parte da polpa e deixando a obturacão completamente visivel, gostaria de saber se precisarei fazer tratamento de canal.

  30. Boa noite Doutora, no meio do ano passado meu dente quebrou-se em razão de uma cárie, fui ao dentista e ele me fez um restaurado solidex. Depois disso, sentia fortes dores para mastigar com esse dente, perguntei ao dentista o que poderia ser e ele me disse que eu deveria tratar o canal. Então eu fui em um especialista de canal, mas antes ele tirou radiografias do meu dente e disse que não tinha nada. Como eu estava com dor para mastigar, ele tirou o restaurado do meu dente e colocou um temporário para que eu ficasse com ele e analisasse o que eu sentiria. Com o temporário eu parei imediatamente de sentir dores ao mastigar, mas eu continuava a sentir sensibilidade no dente de vez em quando. Assim ele resolveu tratar o canal. Ontem ele colocou outro restaurado solidex, mas meu dente está muito sensível, não posso nem encostar a língua que ele dói. Você pode me dar uma dica do que pode ser? Estou há um ano resolver o problema desse dente, estava feliz com a restauração temporária.

    1. Então o canal foi tratado, Gabriela? Se sim, o dente pode incomodar por alguns dias mesmo, até que o processo inflamatório se resolva. É bom checar, também, se por acaso essa restauração não está “alta”, o que pode gerar mais incômodo.

  31. Olá Dra. recentemente fiz uma restauração no meu molar superior direito porque tinha uma restauração antiga, o metodo usado foi onlay, a restauração ficou alta e foi desgastado tanto o superior quanto o inferior, batendo o carbono para o ajuste, e mesmo assim continua alta. Eis o problema segundo o dentista, a peça já não pode ser mais desgastada tanto superior como inferior… porque já estão finas demais e está me causando sensibilidade… o que pode me levar a ter que fazer um canal… mais gastos.

    Outro problema, estou mordendo muito forte os dentes durante a noite… no momento minha oclusão esta todo modificada, somente meus molares estão se tocando, sendo que esta ultima restauração esta alta, o que gera um grande incomodo.

    O que devo fazer, o dentista me indicou fazer canal e colocar uma placa miorrelaxante… queria saber o porquê desta mudança tao drastica de oclusão pois anteriormente todos meus dentes se tocavam normalmente.

    O que devo fazer… uma vez que minha restauração continua alta sem possibilidade de desgaste, segundo o dentista, sem oclusao e com dores na maxila e boca crepitando quando abro e fecho… o que causa dor nos ossos da face e dificuldade para mastigar. Sei que meus dentes são rasos, mas nunca tive esse problema de oclusão alta, sempre foi desgastado e feito os ajustes, tanto no inferior e superior, quando necessário… pode ser porque houve essa mudança na minha ATM? Por favor me oriente, não sei como proceder e dar sequencia ao tratamento… a placa pode me ajudar?

    1. Renata, a mudança na oclusão é por causa da restauração “alta”. Tem que ter como ajustar isso… nem que seja preciso começar tudo de novo. Uma placa rígida para bruxismo pode ajudar, sim, a proteger os seus dentes do desgaste. Seria bom fazer uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  32. Fiz uma restauração no penultimo dente da parte de baixo da boca dia 24/05 e estou meio que sentindo o dente, quando mastigo ou fecho a boca eu sinto ele batendo, ja tinha feito um canal nele um tempo antes, e agora ? O dente esta alto ou é questão de acostumar com o dente mesmo ?

  33. Bom dia doutora Ana,

    Há uns 10 anos atrás fraturei o dente incisivo central superior direito, em que foi feita uma restauração classe IV e nunca senti dor…
    Ha 3 anos atrás fiz restauração estética de canino a canino, em que também troquei a resina da fratura e ocorreu tudo bem, continuei sem sentir dores…

    No 1o semestre do ano passado, acordei e vi que a restauração dessa fratura tinha soltado, creio que a forcei durante o sono…
    Refiz a restauração e, após 1 mês, desde então, em quase todos dias, começo a sentir um incômodo nesse dente fraturado, como se latejasse um pouco…
    a restauração não está com sobra (não tenho contato prematuro dela)…
    No 2o semestre fiz radiografia do dente, em que o dentista informou que nao tinha nenhuma anormalidade…
    Não possuo sensibilidade externa, bebidas frias ou quentes não incomodam… é somente esse incômodo que vem de dentro, que começo a sentir umas 2 horas após acordar e costuma variar durante o dia… as vezes paro de sentir e um pouco depois volta…

    Uma das hipóteses levantadas seria de apertar os dentes durante o sono e a pressão gerar a dor… passei a usar placa interoclusal para dormir, mas o incômodo persiste…

    Poderia ser a placa que aperta o meu incisivo? Não sinto dor quando acordo e retiro a placa, então acredito que o dente não esteja sendo pressionado, apenas tocando na placa, como também encostam os outros dentes.

    Fazer um leve desgaste no espaço da placa onde encaixo o dente fraturado (de modo que ele fique “solto” sem tocar na placa) poderia aliviar alguma mínima pressão que ele esteja sofrendo enquanto durmo e resolver esse problema? Ou a placa não tem nada a ver com isso e haveria outra causa para o problema?
    Obrigado e parabens pelo seu blog!

    1. Guilherme, você diz que não sente dor quando acorda e retira a placa, mas que o incômodo persiste. Persiste quando? Quando você está com a placa? Remover a placa alivia o incômodo? Se sim, creio que remover o contato do dente com a placa possa resolver o problema, sim. Converse com o seu dentista.

      1. Dra. Ana, persiste no dia a dia… por ex: se acordo às 8h da manhã, retiro a placa sem sentir dor… quando é por volta de 10h começo a sentir o incômodo, como um leve latejamento interno… Dormir sem a placa não muda. Acordo sem sentir dor no dente, mas horas mais tarde começo a sentir da mesma forma do que quando durmo com a placa.

        1. Interessante. Então, parece, a presença da placa não interfere em nada. Dessa forma qualquer desgaste nela deve ser inútil. Se formos pensar no mais simples e óbvio, você pode simplesmente estar com uma pulpite, uma inflamação, mesmo que leve, na polpa, o “nervo” do dente.

  34. Dra. Ana, bom dia.
    Meu dente da frente quebrou e fui a uma dentista para que ela fizesse a restauração, mas por duas vezes ela caiu. O que pode estar acontecendo? Por ser na frente tomo todo cuidado preciso, mas mesmo assim volta a acontecer. Ela pode estar usando material ruim? Ela pode nao ter lixado ele da forma correta, o que pode ter ocorrido?

    1. Luciana, provavelmente essa restauração fica num local muito exigido, que recebe muitas forças ao morder ou ao mastigar. Se a restauração não tiver a retenção suficiente, pode se deslocar, mesmo.

  35. Olá Doutora Ana.

    Eu estou fazendo um tratamento dentário de restaurações e extrações. Ao todo foram 8 dentes que minha dentista disse que tinham carie. Todos esses dentes já haviam sido restaurados quando eu tinha uns 11 ou 12 anos. Ou seja, ela trocou todas as restaurações desses dentes, e eles já eram feitos com resina, não de amalgama. Eis que um dente que nunca doeu na vida, segundo molar superior direito, depois que trocou a restauração, toda vez que mordo em cima dele, sinto uma fisgada aguda, que chega doer até a cabeça! Parece que enfiei uma agulha no dente! Essa dor me paralisa uns instantes, e com uns 5 minutos ela já passa e fica tudo normal de novo. Com alimentos pastosos, macios, pão, e outros dessa linha de consistência, não sinto nada, mas quando cai na mordida desse dente algo firme, tenho essa dor! E olha que a restauração foi um procedimento simples, rápido, levei uma anestesia apenas.

    O que pode ser, Doutora? Minha dentista esta viajando pra uma especialização, assim que ela chegar vou no consultório informar isso a ela! Mas o que a Senhora acha? Será que foi uma restauração um pouco insatisfatória? O dente não ficou alto, o problema é essa dor quando mordo algo firme ali. Só dói o centro do dente, onde esta a resina, e só quando mordo em cima dele nesses casos de alimento duro.

    Eu já havia relatado pra minha dentista que estava com um pouco de sensibilidade quando comia, ela me disse que era normal, que eu deveria ir desenvolvendo a mastigação, e o dente ia se “ajeitando”. Estou com um pouco de medo sabe rsrs, achei que ia sair do tratamento com os dentes prontos pra um churrasco rsrs. O que a Senhora acha? Queria uma opinião do que pode ser para que eu poder falar pra ela quando ela voltar de viagem.

    Obrigada.

    1. Angela, se essa restauração tem menos de 30 dias, pode haver alguma sensibilidade, mesmo. Mas é importante que a sua dentista reavalie, pode haver algum problema local, desde alguma sobra de material, desadaptação até uma “bolha” interna na restauração. Não estou dizendo que é uma dessas coisas, mas seriam explicações plausíveis. Vale a avaliação da sua dentista a respeito.

      1. Oi Doutora. Obrigada por me responder! Eu quero aproveitar pra dizer que admiro muito seu trabalho nesse site! A Senhora é uma grande profissional, desprendendo tempo e atenção pra todos os leitores! Seus artigos são muito esclarecedores e informativos, até o espaço pra perguntas e suas respostas já tira nossas dúvidas! Com certeza de fosse de sua cidade, escolheria a Senhora como dentista.

        Falando do meu caso novamente, a dor quando mastigo nesse dente ainda continua, minha dentista só chega dia 01 de junho. Estou ansiosamente esperando por ela! Depois de ler quase todos os comentários e suas respostas neste artigo, fui analisar meu dente e acredito que ele deve sim estar alto em uma única ponta, que no fechamento da mordida fica exatamente no meio do dente que dói. A ponta mais alta não deixa espaço nenhum entre o dente antagonista. Quando o alimento entra ali, a pressão do dente com essa pontinha alta, e ainda pressionando o alimento, causa essa dor forte. Vou pedir pra ela desgastar a restauração um pouco, é o certo a fazer? Em que casos é certo desgastar mais a restauração ?
        Esse dente não tem 30 dias ainda, como a senhora disse, ele tem 1 semana de restaurado apenas, a Senhora acha que devo esperar 30 para ver se ele melhora ou poderia sugerir que ela desgastasse essa ponta?

        1. Obrigada, Angela. 🙂

          Procure já a sua dentista. Fazer um desgaste pode ser o certo a se fazer, sim. Sua dentista vai avaliar e, sendo o caso, vai fazer isso, o que deve aliviar a força sobre esse dente e diminuir o incômodo que você sente.

          1. Doutora Ana, minha dentista chegou e desgastou os dentes, eles estão bons. Mas o pior aconteceu depois. Fiz a extração do ciso superior direito no mesmo dia, que tbm fazia parte do meu tratamento. E ela me deu duas anestesias, e eu senti que uma delas escorreu um pouco na minha língua, eu disse isso pra ela. Depois fomos fazer a extração e eu senti um pouco de dor. Doía, mas não era insuportável, daí ela me aplicou outra anestesia bem no meio do dente e terminou de tirar. Eu fiquei muito assutada e com medo quando senti a dor do dente saindo, mesmo que não fosse tão forte. Quando cheguei em casa eu passei muito mal! Eu já li seu artigo “Desmaio na cadeira no dentista” e “Anestesia pode causar convulsão?” Pra tirar duvidas. Eu passei muito mal, doutora. Cheguei em casa, comecei a usar frio, comecei a sentir ansiedade e angústia terrível! Meu corpo estava duro, e parecia que a qualquer momento eu iria desmaiar! Outras vezes ficava mole, a angústia no peito foi tão grande que chorei um pouco. Meu dente sangrou das 2:30 da tarde até às 8:20 da noite. Eu engoli um pouco de sangue, e fiquei com uma ânsia surreal, sentia uma bola na minha garganta! Eu relatei a minha dentista e ela disse que é normal reações assim, que o efeito vai passando. O acontecido foi ontem. E eu hoje sinto meu corpo pesado, como se fosse uma gripe fortíssima! Mas eu já fiz 9 dentes, não tinha passado mal. Na última extração eu fiquei normal, e ontem aconteceu isso, eu estou com tanto medo. Parecia que eu ia ter uma queda de pressão e desfalecer. Meu maior medo é que falta o último dente do tratamento! E agora to com muito medo da anestesia! Isso que que aconteceu é normal? Quando vou voltar ao normal? Eu estou com medo de fazer o último dente, doutora. Estou com medo de ficar assim de novo.

          2. Difícil dizer exatamente o que aconteceu, Angela… da mesma forma que não dá pra afirmar que tenha sido qualquer coisa relacionada à anestesia. É comum que as pessoas associem esse tipo de reação ao efeito do anestésico, mas na prática isso não ocorre, é exceção. Pense assim: em 9 dentes deu tudo certo, em 1 você se sentiu mal. Em termos estatísticos, você está em vantagem. Confie na sua dentista e procure ficar calma, vai dar tudo certo.

      2. Doutora, se o curativo ficar alto, tem problema ? Fiz um canal mas parece que o curativo ficou alto, nao encaixa no dente de cima, bate um pouco, nao consigo comer com esse dente, esta sensivel, tive um problema na gengiva, inflamou porque tinha quebrado um pedacinho desse dente e cresceu um pouco de gengiva nessa parte, ai inflamou, mas agora ja nao esta mais vermelha, mas ainda doi um pouquinho, para saber se era o dente que estava incomodando coloquei o dedo nele p sentir e vi que era, e ao comer nao da p mastigar com ele… isso e porque e recente, faz 5 dias, ou e porque o curativo esta alto ?

        1. É porque o curativo está alto, Amanda… como explico no texto. Procure seu dentista pra corrigir isso (e, de preferência, pra já restaurar o dente em definitivo).

  36. Fiz uma restauração no dente de baixo há quase um mês e não tive nenhum incômodo, só que minha dentista resolveu trocar a restauração do dente de cima e agora esse de baixo começou a doer. O dente que ela mexeu é o que na mordida fecha em cima desse. O dente pode ter ficado alto e causado essa sensibilidade no dente de baixo ou é só coincidência?

  37. Dra., tem uma semana que fiz uma restauração entre os dentes 14 e 15 com resina foto e estou sentindo uma sensibilidade enorme ao escovar os dentes. Isso é normal? Estou traumatizada e morrendo de medo de passar fio dental e escovar os dentes.

    1. Adriana, algum incômodo pode ocorrer até uns 30 dias. Mas uma sensibilidade enorme, não. Converse com o seu dentista.

  38. Doutora, fiz uma restauração faz 15 dias, não senti dor alguma. Meu dente tava com cárie e quebrou, restaurei e agora fui morder algo crocante no dente restaurado, senti imediatamente uma dor insuportável que fiquei louco, demorou praticamente 3 horas pra passar com medicamento, fui comer novamente e a dor voltou. Uma dor insuportável mesmo, o que pode ser?

  39. Oi doutora, coloquei uma coroa no dente 26 ontem e qd mastigo e a coroa encosta no dente de baixo sinto diferente dos outros dentes, parece que só tem a coroa na boca, será que isso é normal, é uma questão de costume ou tem algo errado como a coroa estar alta? E se caso tiver tem como ajustar? O que vc acha doutora? Obrigada!

    1. Acontece, Aline. É possível – e necessário – corrigir isso, basta um pequeno ajuste / desgaste pra permitir que os demais dentes encostem normalmente, como era antes. Converse com o seu dentista.

  40. Ola Dra, td bem?
    Em março/16 procurei um dentista de convenio para fazer uma avaliação de rotina.
    Foi constatado 3 caries pequenas, 24, 25 e 26 e necessidade de uma limpeza.

    Em uma terça feira, foi feito a restauração do 25 e 26. Foi tranquilo, sem anestesia. Como era recente, deixei o lado descansar das mastigadas e na sexta comecei comer d leve. Senti um pouco de dor no 26, mas achei normal. No sabado, começou ficar mais sensivel e sendo impossivel mastigar e tomar agua gelada. Voltei ao dentista, que me fez um encaixe, colocou um pouco de resina, ate melhorou, mas caiu essa parte no mesmo dia, voltando tudo. 1 semana depois, voltei novamente, onde ele refez essa restauração e o 24. Foi da mesma forma, o 26 fica um tempo bom, mas vai voltando a ficar dolorido e sensivel a temperaturas quente e frio.

    Perdi a confiança no dentista e fui em outro particular de confiança. Me sugeriu refazer a restauração do 26 e, nesse dia da avaliação, abaixou mais a restauração atual, que me deu alivio da dor ao morder sem nada na boca, mas com comida doia. 1 semana se passou e ele refez a restauracao do 26. Ficou tranquilo os primeiros dias (deixei uns dias sem mastigar, mas percebi que nao doia e nem estava sensivel a quente/frio) e, novamente, apos 3 dias, ja acordei com a sensibilidade. Hoje voltei nele, onde ele abaixou um pouco mais o 26 e também o 24 e 25. Pediu para aguardar uns 3 dias para ver se melhora e para de doer. Fechando a boca e meio que rangendo os dentes nao está doendo mais, como estava antes, mas tenho até medo de comer.

    Porém, é possivel que abaixar a restauração do 24 e 25, que nao estão doendo, possa resolver a sensibilidade/dor do 26?

    Por favor doutora, me ajude, pois já fui no dentista quase 8 vezes em menos de 2 meses e não aguento mais comer so com lado direito. Daqui a pouco vou começar ficar torto de tanto mastigar de um lado só rs.

    Obrigado.

    1. Não, Aguiar… desgastar as restaurações de 24 e 25 não resolveria a sensibilidade no 26. O que pode ter acontecido é do seu dente ter necrosado, e aí, com o nervo “morto”, a dor cessou. Não sei se é o caso, mas quando há dor ao quente, essa é uma possibilidade. Converse com o seu dentista.

  41. Ana, boa noite. A minha restauração estava alta e pedi para meu dentista abaixar, ai tudo bem, mas acho que ele abaixou muito, pois quando mastigo algo um pouco duro nesse dente, sinto um incomodo chato e uma dorzinha bem leve, o que ele pode fazer ?

    1. Diego, pode ser só uma sensibilidade pós-restauração, o que pode acontecer até 30 dias depois de sua confecção. Passando disso, seu dentista precisa reavaliar e ver o que está acontecendo.

  42. DOUTORA ANA, FIZ DUAS RECENTES RESTAURAÇOES. GOSTARIA DE SABE POR QUE A RESINA PARECE AREIA, ASSIM, JÁ FIZ OUTRAS RESTAURAÇOES E FICARAM LISINHAS, IDENTICAS AO DENTE. E AGORA, FIZ ESSAS POR QUE FICARAM ASSIM? VOCÊ PODERIA DIZER QUAL O TIPO DE RESINA QUE DEIXA ASSIM?

    1. Janaina, “areia” em que sentido? A restauração está áspera? Se for isso, é possível polir. Converse com o seu dentista.

  43. Olá, doutora! Hoje fui à dentista para fazer uma restauração no 3o molar e, de acordo com ela, a cárie nem está muito funda. Acontece que mesmo com anestesia em dose dupla eu estava sentindo dor quando ela usava o motorzinho. Ela achou melhor colocar um curativo no dente e me receitou Meloxicam 15mg para tomar por 7 dias antes de fazer uma nova tentativa de restauração. De acordo com ela, meu dente pode estar inflamado (mesmo eu não sentindo dor antes de iniciar a restauração). Eh normal acontecer isso? Além do remédio para tomar, tem algo mais que eu possa fazer? Fiquei chateado e constrangido por não ter conseguido fazer o procedimento hoje.

    Agradeço desde já!

    1. Fique tranquilo, Guilherme. Acontece. Pode haver uma inflamação, sim. Às vezes, por isso, a anestesia não “pega” direito.

  44. Olá dentista, fiz uma restauração no penúltimo dente inferior e o dentista colocou uma coroa de obturação. A coroa tava bem fina, não podia tirar muito dela, e ficou alta, tanto q o outro lado os dentes não estão encostando, e está me incomodando, estou sentindo o dente, seria um de caso de costume ou devo voltar para o dentista desgastar no dente de cima??

    1. É preciso ajustar sim, Raquel… não é algo a que você deva se “acostumar”. Se não é possível desgastar a coroa, desgasta-se o dente oposto, sim.

  45. Boa noite Ana,
    Primeiramente obrigado pelo seu blog, ele tem tirado muitas dúvidas minhas.
    Ontem fiz uma restauração com resina nos três dentes 32 e 41, eles tinham fraturas no esmalte desde que era criança. O dente 41 ficou alto, pois não consigo nem fechar os dentes direito, os molares opostos por exemplo não estão se encostando. Além disso sinto que na parte de trás do dente 32 a restauração tenha ficado um pouco saliente, ou seja, quando passo a língua sinto que tenha ficado um pequeno degrau entre o dente e a restauração… esses dois problemas ainda podem ser reparados?

    1. Lucas, sim. É questão de marcar (com carbono, ao morder) os pontos de interferência e ajustar as restaurações. Converse com o seu dentista.

  46. Eu fiz uma restauração pequena em resina em dezembro, no dente 26, já fui na dentista 3 vezes para ela baixar a restauração e mesmo não sentindo ela alta, não consigo comer nada crocante desse lado da boca, quando o alimento pega em cima da restauração sinto sensibilidade. Não sei o que fazer, já estou assim há 4 meses…

    1. Lilian, é preciso reavaliar. Nesse momento o problema não é mais a restauração “alta”, mas pode haver algum problema com a confecção da restauração em si… uma “bolha” de ar dentro dela, por exemplo (é só um exemplo mesmo, não dá pra afirmar isso sem fazer uma radiografia e reavaliar). Converse com a sua dentista.

      1. Também fiz uma restauração no dente 47 e mesmo depois de um mês as vezes ainda dói com frio/calor, e na mastigação sinto que não tenho a mesma resistência de antes, e já fui na dentista abaixar. Já a anterior ainda continua a doer e a dentista me falou pra usar sensodine!!!!! Como se isso fosse resolver. Li que quando o dentista não faz isolamento absoluto e houver contaminação de bactérias e saliva, isto pode causar sensibilidade, e notei que ela não fez esse isolamento em nenhuma das restaurações. Bom, vou mudar de dentista, existe alguma substância/ procedimento para evitar a sensibilidade, visto que tenho que fazer outras restaurações? Posso questionar o dentista que não usar o isolamento absoluto?

        1. Lilian, questionar você pode. Mas não usar isolamento não causa sensibilidade… o que pode causar é uma contaminação local. Eu apostaria em algum outro motivo pra essa sensibilidade, como uma “bolha” de ar dentro da restauração ou algum problema na proteção pulpar.

  47. Olá, já faz um mês que fiz 3 restaurações e meus dentes ficaram sensíveis, nunca tive sensibilidade, e agora todos ficaram sensíveis, estou usando pasta para dentes sensiveis mas mesmo assim dói. Agora não confio em comer nada gelado. O que eu faço?

  48. Olá, fiz um canal ha uns dias atrás, e hoje fiz a restauração com resina. Faz 1h que a fiz e o dentista acabou tendo que fazer um corte na gengiva. Agora, a gengiva dói bastante e o dente tambem quando pressionado.
    Antes estava tudo ok, o dente tava perfeito e não doeu nenhuma vez. É normal devido ao curto tempo de hora do procedimento?

  49. Olá, fiz uma restauração e não percebi que ficou alta, só depois que eu cheguei em casa, e dps passou uns 3 dias e quando mastigo sinto um incomodo nesse dente. Abaixando a obturação resolve o problema ? O incomodo sai ?

  50. Minha experiência e a seguinte: há mais ou menos umas 6 semanas fiz uma restauração pelo meu convenio em uma clínica com uma dentista q já estava me tratando… Era uma restauração profunda mas nunca havia sentido dor naquele dente, somente na hora da restauração. Porém ela me falou q havia tirado tudo e restaurado o dente, perguntei se era canal e ela me garantiu que não, então fui embora tranquila. Apos os dias passarem reparei que sentia uma dorzinha quando mastigava algo pontuando em cima do dente, então liguei lá e ela pediu para voltar e desgastar o dente que podia ter ficado alto. Fez isso duas vezes pq a dor não passava. Na última vez me indicou uma pasta para sensibilidade. No começo parecia melhorar mas eu evitava comer daquele lado. Só que depois de duas semanas parece que a dor piorou e eu não consigo nem comer algo mole lá pq dói bastante, como se o dente tivesse aberto, e toda vez que mastigo é como se fosse a dentista enfiando aquele negocio de tirar a cárie. Liguei lá para falar, ela falou que agora meu convenio não antende mais lá (pq parei de trabalhar então cortei convenio) e ela não pode fazer mais nada. Agora a pergunta: como não pode fazer mais nada se ela abriu meu dente disse que havia tirado toda a cárie e me garantido todas as vezes que fui lá que não era canal, agora passou a doer mais profundamente até quando mastigo algo molinho… A culpa seria de quem? Se o dente já nao estava mais cariado e agora minha limpeza bucal aumentou muito mais depois que passei pelo meu primeiro e se Deus quiser último canal, não fico sem fio dental, sem enxaguante, sem trocar a escova… Enfim! O que poderia ser feito? Não tenho condições de pagar outro dentista pq parei de trabalhar… Como deveria prosseguir? Pela sua experiência o que acha que aconteceu com meu dente? Agradeço muito.

    1. Ana, não que a dentista não possa fazer nada… ela só não pode mais fazer pelo convênio, porque você não tem mais convênio. Você está partindo do princípio que sua dor tem origem em alguma coisa errada que sua dentista fez mas, pelo seu relato, não dá pra afirmar isso. Ela pode ter feito tudo direitinho e, mesmo assim, não ter dado certo. O corpo humano é assim… quem dera sempre fosse possível ter a certeza da resolução do problema. Porém, basta que um processo inflamatório persista, por exemplo, pra dor não ir embora. E se a dor não for embora e a pulpite se mostrar irreversível, é caso pra tratamento de canal, infelizmente. E aí é tratar. É compreensível que você não tenha condições financeiras no momento, mas isso não muda o fato de que o tratamento tem um custo. Sugiro, então, que você procure uma faculdade de Odontologia ou Unidade de Saúde pra realizar o tratamento.

  51. Olá… Fiz 7 restaurações em dois dias e a mesma coisa como muitos, ele perguntou se estava alta e foi desgastando… mas em casa sinto a mordida estranha, às vezes parece normal e as vezes sinto alta em alguns dentes… vou retornar lá para desgastar mais, mas me pergunto se é frequente os pacientes se confundirem com a altura e voltar para diminuir… imagino que não dá pra ficar 100 % na altura correta… só tenho certeza de um dente para desgastar dos outros não faço ideia ainda…

    1. É comum sim, Marcelo. Quando o paciente se deita, a mandíbula muda um pouquinho de posição, ela vai mais pra trás, e isso muda a mordida. Quando a mandíbula volta para o lugar, o que pode demorar uns minutos ou até horas, a pessoa acaba mordendo um pouco diferente e sentindo a restauração “alta”.

  52. Boa noite Dra Ana,
    Ha exatos 6 meses fiz uma restauração nos dentes 16 e 46, logo que sai da consulta percebi que a restauração estava bem alta, voltei no dentista e o mesmo não quis intervir, ele fez uma obturação bem funda, ha 11 dias estou com dores insuportáveis, fui em 4 dentistas diferentes e apenas a última dra. conseguiu diagnosticar o que tenho, pulpite. Essa pulpite foi consequência dessa má restauração?
    A dra. irá fazer um canal nos dois dentes, é o procedimento correto?
    Obrigado.

    1. William, restaurações altas podem causar dor porque o dente restaurado “bate” no correspondente a ele no arco oposto (antagonista) antes dos demais (às vezes só ele!), e isso coloca muita forma sobre um único dente. Se o problema era a restauração alta, ajustá-la resolve o problema. Necessidade de tratar o canal, em princípio, não há… a não ser que a pulpite diagnosticada seja do tipo irreversível. Converse com a sua dentista.

  53. Fiz uma obturação ontem, e o dente do lado esquerdo está alto, só posso ir no dentista terça, e como eu não consigo deixar isso em paz fico arranhando, tem algum problema?

    Tem um curativo no meu dente, o que eu devo evitar fazer enquanto eu estiver com isso?

    1. Juliana, o problema é começar a doer pelo fato de você ficar “arranhando”. Tente evitar. Procure não morder nada muito duro com o dente que tem curativo, pois sem a restauração adequada ele se encontra frágil, e pode até fraturar.

  54. Ola. Eu fiz uma restauracao no penultimo dente na quarta feira, a medica me falou que fez resina. Depois de alguma horas eu fui comer e quando a comida batia ou quando eu ia mastigar acabava que o meu dente doi muito e nao consigo comer direito. O que devo fazer pra essa dor parar?

    1. Amanda, essa sensibilidade costuma ser passageira e se resolve em até 30 dias, sempre diminuindo. Se isso não acontecer, seu dentista vai precisar reavaliar. Pra não ficar com dor durante esse tempo, converse com ele pra ver se é o caso de tomar um anti-inflamatório.

  55. Eu tenho três duvidas. Em fevereiro fiz aplicações de selante invasivo nos molares de cima porem em dois molares de baixo fiz restaurações, no entanto uma ficou mais alta que a outra (a mais alta foi uma bem profunda) e sinto muita sensibilidade quando bebo agua fria e as vezes quando mastigo, isso em todos os dentes que foram mexidos, mas com maior intensidade no lado em que ficou mais alto. Gostaria de saber que se tendo já um mês isso é normal ou não. Outra coisa é que na restauração menos profunda eu percebo desde o mesmo dia do procedimento pequenos pontinhos entre o dente e a restauração escuros, há risco de isso se tornar uma carie? Por ultimo vi uma manchinha no pré molar mas a dentista não fez nada, será que eu devo me preocupar com isso?

    1. Ana, se o dente ainda está “alto”, é esperado o incômodo. Seu dentista precisa ajustar isso. Esses pequenos pontinhos devem ser pigmentações do próprio dente, seu dentista certamente checou se era cárie ou não antes de restaurar… se fosse, ele há teria removido. A mancha do pré-molar, da mesma forma, não deve passar de uma mancha.

  56. Olá ! Boa tarde!

    Gostaria de saber por que o dente fica sensível quando a restauração está alta. Troquei uma restauração de amálgama, que tinha uns 12 anos, por uma de resina. A restauração foi bem grande. O dentista me avisou que poderia ter sensibilidade. Na hora, ainda sob o efeito da anestesia, não percebi se a restauração estava alta. No outro dia percebi e também o dente estava bastante sensível (gelado e quente). Voltei ao consultório e o dentista fez a adequação. A sensibilidade acabou. Percebi o alívio assim que saí do consultório e no fim do dia já tinha acabado. Gostaria de entender este processo.

    Outra dúvida, tenho mais 4 restaurações de amálgama, todas com aproximadamente 12 anos. Não tenho nenhuma queixa relacionada a estes dentes. É aconselhável realizar a troca das restaurações?

    Desde já agradeço.

    Um abraço,

    Priscilla

    1. Priscilla, a dor ocorre porque há um contato prematuro, ou seja, esse dente toca no arco oposto antes dos demais. Isso coloca muita carga sobre ele, então a dor não é no dente em si, mas no periodonto, ou seja, nos tecido de suporte dos dentes. Quando o dentista desgasta a restauração e o dente passa a tocar no arco oposto junto com os demais, a carga é dividida com os outros dentes, e o dente logo para de doer.

      Quanto às restaurações de amálgama, se elas estão íntegras e você não se incomoda com a questão estética, eu aconselho a não trocá-las.

  57. Reconstrui o molar 46, mas sempre que mastigo dói. Voltei ao meu dentista que desgastou a construção (baixou o dente), disse-me para tomar anti-inflamatório e avaliar se a dor de desaparecia.
    A dor continua quando mastigo e o dente está fica sensível quando bochecho água. Desconfio que a reconstrução tenha sido profunda e que tenha de desvitalizar o dente, mas a carie era superficial conforme o RX e não queria ter de desvitalizar o dente porque mais tarde vou ter de o extrair ou colocar coroa. Nestas situações há formas de diagnóstico, é possível perceber fazendo outro raio-x se trata-se de uma bolha de ar ou se a reconstrução foi demasiado profunda?
    Obrigada.

    1. Uma radiografia pode mostrar alguma alteração sim, Vanessa… mas não necessariamente. E não é verdade que se você desvitalizar o dente mais tarde vai ter que extrair ou colocar coroa. O tratamento de canal não leva a essas consequências.

  58. Olá Doutora, há uns 10 anos fiz uma restauração de grande extensão no primeiro molar inferior e ficou alta. Lembro de ter voltado ao consultório para arrumar mas ainda assim a sentia alta e tive vergonha de dizer que estava alta. Pois bem, acontece que sempre que uso fio dental eu o sinto atravessar o dente, como se tocasse a raiz (incomoda). Ele cheira mal. Nunca senti dor nele, como antes na cárie, exceto quando mastigo algo mais duro com ele, mas a dentista disse que devido ao estado do dente eu teria sensibilidade nele. Nunca contei a um dentista por medo da broca piorar a situação ou ter que removê-lo. Vou ao consultório esta semana e aproveitar pra ver o que meu dentista diz, mas queria uma outra opinião.

    1. André, pode haver um problema gengival / periodontal. Com a restauração, em si, parece estar tudo ok (embora, pelo tempo que ela foi feita, pode ser o momento de substituí-la).

  59. Olá Dra. Ana tudo bem? Preciso esclarecer duas duvidas com a senhora, tenho 19 anos e meus sisos nasceram tortos, não me causam nenhuma dor, nenhum tipo incomodo, só notei que estão desalinhados, nesse caso eu preciso extrai-los ou o uso de aparelho resolveria meu problema?
    Outra questão, tenho canal no incisivo lateral superior, se for necessário eu poderia usar aparelho, Dra.?

    1. Alice, se eles estiverem tortos, mas você consegue higienizar normalmente, ok… talvez nem seja o caso de intervir (com extração ou aparelho). Os sisos, via de regra, nem entram no tratamento ortodôntico, a não ser em situações muito específicas. Quanto ao dente com tratamento de canal, é possível usar aparelho normalmente.

  60. Tem um dente meu molar que caiu a restauração, de mais ou menos 7 anos que eu tinha, ai eu fui ao dentista e ela fez a limpeza e curativo, eu fiquei com esse curativo por 1 mes e não doeu nem um pouco, depois voltei para fazer a restauração e depois que ela fez eu achei um pouco alta, ela pos o carbono e disse que estava certo, eu fui pra casa mas achei que podia ser o efeito da anestesia. Mas com o tempo eu mastigava algo mais duro e incomodava,
    mas não dei bola mais, com mais ou menos 1 mês que foi feito começou a doer tanto, as vezes acordava com dor e tomava diclofenaco e passava, mas dai teve dia que a dor subia pelo ouvido, tomei tanto remédio, tinha dia que não fazia mais efeito, eu tomei uma injeção, melhorou a dor de latejar, mas não posso relar o dente no outro e muito menos comer que doi, fui ao dentista, ela disse que é dente pra canal, mas era pra eu tomar remédio porque o dente esta meio mole por causa que esta inflamado, mas já faz 5 dias que tomei o remédio e ainda continua doendo, só quando aperta o dente no outro, como ela vai fazer a abertura pra fazer o canal? Vai doer ou sera que não é canal e só uma inflamação por causa da restauração estar um pouco alta?

    1. Sueli, pela dor espontânea e outros sintomas, parece ser caso de canal, mesmo. Pra abrir o dente, sua dentista vai anestesiar… então, em princípio, você não deve sentir dor, mesmo com a inflamação, visto que você tomou remédio pra controlar a inflamação, também.

  61. Boa tarde, Ana… Há duas semanas fiz uma restauracao no último dente inferior do lado esquerdo que doeu um pouco por a anestesia não ter pegado direito e por a cárie estar profunda. Porém a dentista falou que tinha acabado tudo e restaurou o dente, me perguntou se achei q tinha ficado alto, a primeiro momento achei q ficou um pouco, mas como estava com medo de doer mais, falei que estava bom e fui embora. Não senti dor depois disso é nem senti mais incomodo ao passar dos dias (não sei se acostumei com a posição do dente que parece normal e não sinto mais estar alto), porém de uns dias pra cá tenho sentido muita dor ao mastigar ou bater um dente no outro em alguma parte do dente. Estou tratando canal do outro lado, então tem sido quase impossível comer coisas duras dos dois lados pq sempre que mastigo em alguma parte desse dente doi profundamente. Será que ela não tirou toda a cárie? E pode ter tornado canal? Parece que a dor é aquela dor de cárie mesmo, só que sinto mais próximo da gengiva. Não é aquela dor normal… Tenho medo de voltar lá e ter que refazer e morrer de dor de novo, ainda mais se for canalzinho. Pq segundo minha dentista tenho três canais dentro do dente que to tratando, ou seja, se for canal no outro vai ser mais um sofrimento!

    1. Ana, é comum que haja algum incômodo logo após a confecção de uma restauração. Ele pode até ser considerado “normal” se for diminuindo aos poucos, até uns 30 dias. Mais que isso, é preciso reavaliar. Pode ser problema de canal? Pode.

      1. Voltei la e ela desgastou o dente, a princípio pareceu que parou de doer e ela falou q se continuasse era pra eu voltar lá. Me passou uma pasta para sensibilidade. Podem estava evitando comer daquele lado, agora voltei e sinto que a dor continua quando mastigo algo bem no meio desse dente. Será q só desgastando mais vai melhorar? O dia que ela desgastou bem no meio senti dor mesmo como se o dente tivesse inflamado. Mas ela falou que acha que não é possível um canal nesse dente, pois retirou toda a cárie. O que vc acha?

        1. Eu acho que é cedo pra qualquer conclusão. Aguarde mais alguns dias pra ver como o seu dente vai se comportar. A tendência, se o problema era a restauração “alta”, é do incômodo desaparecer.

  62. Bom dia Dra. Cá estou eu de novo depois da segunda fase do canal (fechamento). Mas primeiro eu queria saber, essa pericementite é originada do dente alto ou a pericementite origina o dente alto? Sim. Voltando, fiz a segunda fase do canal e passei muito tempo com a boca aberta e senti que o dente foi bastante manipulado mesmo, e não doeu muito após a anestesia, mas sinto que minha bochecha está um pouco inchada no local da anestesia e quandou eu toco na partezinha onde ta inchado dói, mas não muito. Uma dor chata. Quando falo / movimento a boca e comendo tbm, mas por enquanto nada de outro mundo. N sinto dor no dente, mas em volta, sabe? Tipo um peso do lado esquerdo. É normal? Estou evitando comer alimentos sólidos por enqt e tomando nimesulida de 8 em 8 hrs. Devo voltar ao dentista? Abraços e muito obrigada pela atenção e paciência!! Parabens pelo site.

    1. Ah e a dor causada pelo dente “alto” passou após o desgaste… mas vou providenciar o aparelho ortodontico o mais rápido possível pq o dente do outro lado com o desgaste ficou mais alto na mordida. Mas ele não tem doído. De td jeito acho que não tenho como fugir do aparelho.

    2. Bruna, sabe aquela história do “Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais”? Na pericementite é a mesma coisa. Um dente “alto” causa pericementite e a pericementite deixa o dente mais “alto”. Se o canal foi concluído, ok, o processo inflamatório vai se resolver, em breve. Procure seu dentista apenas se o dente continuar “alto”, porque aí é preciso intervir.

  63. Bom dia, fui ao dentista sem nenhuma dor, porém ele diagnosticou que precisava fazer duas obturações, fiz sem anestesia e na perfuração não senti dor nenhuma, colocou a massa, e começou a ajustar para mordida ficar normal, após várias tentativas, começou a doer muito, após perfurar muito, acredito que passou da massa e chegou ao dente, e isso ocorreu nos dois dentes. Fui para casa e já não conseguia morder nada nos dentes, quando encostava doia, após 1 semana retornei ao dentista ele verificou que a dor era em um ponto bem específicos em cada dente (que acredito ser onde havia perfurado mais fundo durante o ajuste), retirou toda a obturação e a refez. Porém já passou 3 dias e o dente está mais sensível ainda, agora percebo que não mais em um ponto específico e sim em quase sua totalidade. Não consigo morder nada, não é problema de gelado ou quente, é quando mordo algo um pouco mais duro como um pão francês, uma batata frita, uma bolacha, se cai ali doi muito. Minha dúvida é se é canal ou o que pode ter acontecido, para dois dentes bons sem dor, ficarem assim?

    1. Denis, é comum que haja alguma sensibilidade após a restauração, porque as substâncias usadas são potencialmente irritativas (ácido condicionante, adesivo e resina). Se essa sensibilidade passar de 30 dias, é preciso reavaliar pra ver o que está acontecendo. Pode dar canal? Pode.

    2. Dra. Ana, após duas restaurações senti um incômodo, como se as mesmas estivessem altas, porém, o incômodo era pouco. Doía um pouco ao mastigar, mas isso foi diminuindo aos poucos. Seria apenas um desconforto das restaurações ou seria necessário ir ao dentista para que ele reavaliasse? Agradeço desde já, e a parabenizo pelo blog, é de grande valia e ajuda bastante a tirar as dúvidas. Bjos.

  64. Boa noite, doutora! Estou passando por isso… dia 29 de janeiro fiz um canal por conta de uma obturação que caiu e infeccionou. Mas o canal foi dividido em sessões e na primeira só fiz o que meu dentista chamou de abertura. Ficou marcado para dia 11 depois do carnaval o fechamento, por enquanto estava com uma massinha provisória. No começo a dor parou… mas dps comecei a percerber que minha mordida tava muito diferente e eu não conseguia mais sorrir direito. Fechar a mandíbula por causa do dente que ficou muito alto… mas não achei que fosse algo pra se alarmar. Com uns dias percebi que acordava pela manhã com muita dor no dente e apertando ele (por qual motivo nao sei), e uma ferida na pontinha entre o dente e a gengiva se criou e incomoda muito devido ao contato com a língua. Voltei ao medico na terça agr e expliquei a ele, ele chamou o ortodontista p auxiliar ele e o ortodontista disse que minha mordida eh totalmente errada, e era preciso desgastar o dente por enqt ate o fechamento do canal. Meu dentista optou pelo desgaste do dente mas n mexeu nele por que disse que o dente tava com peri n sei o que (tava meio mole), e a dor eh consequencia disso… mas q c o desgaste em uma semana ele ia enrijecer novamente e nos fechavamos o canal. Porem agora estou sentindo uma dor muito chata.
    Confesso que passei o dia sem ela… mas foi so me esforcar uma pouco mais na academia que voltou. N sinto mais a dor de antes pq passei uma semana inteira na base do anti-inflamatório p aguentar, mas agr voltou a dor que tinha sumido durante td o dia. Não sei, queria uma opinião a mais, se é normal essa dor, q n eh algo de se morrer nem nada, mas incomoda e irradia p ouvido e se ela realmente vai passar com esse desgaste…

    1. Bruna, pericementite. Isso que dizer que há uma inflamação em volta da raiz do seu dente, o que explica ele estar “alto”. E ele estando “alto”, há um contato prematuro com o dente oposto e dói, além dele ficar com mobilidade. Dada a situação, esse quadro é esperado. Note que o anti-inflamatório consegue controlar o problema, e que você sentiu mais incômodo quando fez exercícios, o que aumenta o fluxo sanguíneo de uma forma geral e acaba exacerbando sintomas inflamatórios. Esse desgaste deve ajudar bastante, elimimando o contato prematuro.

  65. Alguns dentistas usam resina ou ionômero para levante da mordida. É tão – senão mais – incômodo que restauração alta. Pela segunda vez estou usando ionômero nos 1ºs molares. Não queria passar por esse incômodo novamente, mas aí eu penso que usar aqueles levantes anteriores colados na face posterior dos incisivos deve ser ainda pior. Me dá a impressão que a ortodontia parou no tempo nesse aspecto, nem parece que estamos em 2016.

    1. Gesiel, é realmente incômodo. A questão é que a Odontologia não tem como mudar as leias da Física… se a mecânica ortodôntica exige que a mordida seja mantida aberta, só com levantes.

  66. Olá! Meti uma coroa dentaria de ceramica pura ha mais ou menos um ano, num dos dentes da frente. A gengiva em cima esta um pouco roxa ainda. É normal? Se sim, do que será? O dentista disse que não era nada, mas eu não confiei. Esta a ver quando faz pressão na pele de um dedo? A pele fica vermelha e fica uma dobra certo? O mesmo acontece na gengiva, tem a especie de um pequena dobra o que causa que fique um pouco roxa?

    1. Filipe, creio que a gengiva não está roxa mesmo, mas por ser bem delgada nessa região, ela fica transparente, deixando transparecer a sombra do pino que sustenta a coroa. Provavelmente a causa é essa.

  67. Boa noite,

    O que acontece no caso de a restauração ficar muito baixa?
    Retornei a minha dentista algumas vezes por causa de uma restauração alta e acho que ela desgastou demais, sinto como se meus dentes estivessem com pouco ou nenhum contato. Ela desgastou os dentes do lado esquerdo e agora sinto como se o lado direito da mordida estivesse bem mais alto, a ponto de incomodar na mastigação.
    Isso se ajusta com o tempo?

    Obrigada.

    1. Juliana, ter a restauração mais baixa que os demais dentes não é um problema tão grande quanto tê-la mais alta, mas ainda assim não é o ideal. O ideal é que haja contatos em todos os dentes. De qualquer forma, se está incomodando, é bom que sua dentista reavalie.

  68. Olá Dra. Ana

    Seu artigo foi muito esclarecedor, não fazia ideia que uma restauração podia causar isso! Fiz, há 6 dias, uma restauração no segundo molar inferior esquerdo e ficou alta. A dentista avisou que se doesse, retornaria para um canal, e marquei um retorno para um acompanhamento-limpeza em 15 dias. Na hora do teste do carbono, estranhei, mas achei que era “coisa da minha cabeça” e fui para casa… e viajei de cidade! Pois dois dias depois a dor começou a se tornar muito forte, e doendo até os dentes de cima, uma dor parecida com a de uma corrente de aparelho ortodôntico, começou a doer o que fica em cima e a gengiva de todo lado esquerdo ficou sensivel. Saiu uma ferida no mesmo lado da boca… Achei que fosse um herpes, mas quando suspendi a comida sólida, a ferida sarou e fechou em 2 dias. Apesar de suspender a mastigação, ainda está dolorido e com várias bolinhas-inguas no queixo, pescoço, deu até uma febrezinha. Retornarei ao dentista amanhã de manhã após a viagem, pois ela ficou muito preocupada que possa ter uma inflamação ou infecção envolvida. Dra. TUDO, é possível que tudo isso, a dor e as inguas, e até a febrinha, sejam culpa de uma resina alta?! =(

    1. Veronica, pode até ter começado com a resina alta, mas creio que já não é só isso. Parece que já pode haver envolvimento do canal e/ou do periodonto (osso, gengiva). É preciso avaliar junto à sua dentista.

  69. Olá! Bom dia, boa tarde ou boa noite!
    Há pouco mais de um mês eu fiz uma restauração profunda no dente, no primeiro dia doeu um pouco devido à sensibilidade, e desde então eu nunca mais senti dor ou incomodo no dente. Até dois dias atrás, quando eu comecei a sentir uma dor nesse dente, eu passei o fio dental e havia um pouco de sangue, eu associei a dor ao fato de as vezes eu dormir com os dentes cerrados, e o fato de eu sentir a obturação um pouco alta embora ela não tenha me incomodado muito até agora. Eu descartei a possibilidade de a dor estar associada a cárie visto que nos últimos 6 meses fui 3 vezes ao dentista, e a remoção da cárie no dente em questão ser recente. Eu pouco depois vim para outro país onde o tratamento dentário é extremamente caro, dependendo do tratamento beira os 4 mil euros. Atualmente tenho escovado a área com bicarbonato de sódio e tomado alguns analgésicos, você acredita que a dor esteja associada a algum problema que possa ser amenizado sem precisar ir ao dentista?
    Muito obrigado desde já.

    1. Paulo, me parece algo gengival ou periodontal. Se a restauração ficou alta, pode ser que esse contato prematuro tenha causado algum problema nos tecidos de suporte do seu dente (osso + gengiva). Nesse caso, um ajuste (desgaste) poderia ser suficiente (e barato) pra resolver a questão. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, não há o que você possa fazer por conta própria se o problema for esse, mesmo.

      1. Muito obrigado pela atenção! A dor está melhorando e acredito que vá parar de vez em pouco tempo, mas vou seguir o seu conselho, e na primeira oportunidade que tiver vou consultar o dentista e ver a questão do ajuste. Até lá vou tentar não forçar muito ele. Até mais!

  70. Boa noite, Dra. Ana. Fiz uma restauração nos meus dois ultimos molares tem cerca de 27 dias, no começo tinha uma sensibilidade, quando comia algo duro sentia uma sensibilidade, agora deu uma diminuida, mas mesmo assim ainda sinto essa sensibilidade, o que pode ser??

    Obrigado.

    1. Michael, se diminuiu, provavelmente é apenas uma sensibilidade pós-restauração mesmo, o que não é tão incomum. Se o incômodo continuar diminuindo e desaparecer, ok, em princípio você não precisa se preocupar. Já se a dor aumentar ou você perceber alguma outra mudança (dor na gengiva, fístula com secreção, dor com alimentos ou bebidas quentes, etc.), procure seu dentista pra reavaliar.

  71. Ola dra. Ana
    Bom dia!
    Quebrei meu primeiro molar e fui a dentista (na emergencia) fazer um curativo. A dentista olhou, tirou 2 rx e colocou um curativo com uma massa que ela tirou de um potinho amarelo (nao preparou nada), apenas colocou e falou para ficar 4 horas sem comer nem beber nada… pois bem, foi o que fiz !!!! Mas, depois de 4 horas num calor do Rio de janeiro, fui beber agua, e a massa simplesmente se desfez toda, e caiu !!!!!! Nunca aconteceu isso antes comigo, achei estranho pois em outro dente, com outra dentista ha anos atras, ela preparou uma massa e a mesma nao caiu!!!!! Que massa foi essa que essa dentista (primeira) usou??? Qual procedimento devo fazer???? Estou com o dente aberto!!!! Volto nela e peço para usar outro material????? Nao quero parecer indelicada… Desde ja agradeço e Feliz Ano Novo !!!!

    1. Christiane, ela deve ter usado um obturador provisório como esse –> http://migre.me/syvaT . Já a outra dentista deve ter usado outro tipo de obturador provisório, mais resistente, como esse –> http://migre.me/syveF . Volte lá, sim, ela tem que refazer o curativo, quantas vezes for necessário. Não precisa pedir pelo material, é provável que nem tenha sido por causa disso que o curativo soltou, mas pela cavidade ser pouco retentiva. Enfim… ela vai analisar e resolver pra você da melhor forma. Um feliz ano novo pra você também. 🙂

  72. O meu dente está na seguinte situação: se eu colocar a mão e pressionar para baixo, o dente doi. Percebo que ele fica balançando e também doi. Se eu mastigar sem nada ele doi. Faz tempo que coloquei nele aquela massa de cor cinza. O meu dente estava quebrado, e este foi o motivo da colocação da massa cinza. Observando no espelho eu percebo que, na base do dente, parece que foi passado uma serra em que é possível ver aquele corte. Então como é um desgaste e quando eu faço um pressão no dente, balanço ou faço uma simulação de mastigação, ele doi. Dá uma vontade de puxar e tirar para resolver o caso. Seria bom que desse para colocar fotografias. Se o tempo está quente não parece que eu tenho o dente porque não incomoda e nem pertuba, mas se o tempo vai mudar, começa a dar uma fisgada e vejo que vou ter problemas.

    1. Wilson, é preciso avaliar a integridade dessa restauração porque, pela sua descrição, ela já deve estar desadaptada. A dor pode ser pela infiltração (má adaptação) ou por sensibilidade dentinária, visto que incomoda mais quando está frio. Procure um dentista pra avaliar.

    2. Wilson, estou com um problema parecido. Sensação muito similar a sua, no meu caso, até quando passo a língua sinto uma pressão e uma dor, o dente está muito sensível. Fiz limpeza no final de novembro e minha dentista disse que preciso fazer ajuste oclusal. Só consegui marcar para 12/01. O que posso fazer para amenizar até lá, Dra. Ana?

      1. Juliana, você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituada. Mas não é o ideal, pois não se sabe o motivo da dor. Se sua dentista sugeriu ajuste oclusal, provavelmente a dor é periodontal ( nos tecidos de suporte dos dentes) e não dentária.

  73. Olá, bom dia dra. Estou fazendo canal, na verdade a dra disse que só falta fechar. Não sinto dores, mas as vezes sinto o dente um pouco sensível e minha gengiva está mais alta na parte do dente que os demais, porém n sinto dor e nem sai pus. Tenho que voltar pra fechar dia 06, porém dia 09 tenho uma viagem pros Estados Unidos e se Deus quiser passarei um ano e n tenho como fazer nada relacionado a odontologia, será que ela n pode fechar por causa disso?! Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

    1. Débora, se não há dor nem secreção, deve estar tudo ok. É só restaurar o dente, mesmo. Um pouco de incômodo é esperado dado o tratamento recente, já que seu dente / canal ainda está em processo de cura.

  74. Dra. tenho uma restauração no dente da frente superior e ha meses criou-se uma bolinha em cima dele, e agora esta inflamado parece que na raiz, e quando eu aperto dói, o que pode ser isso ?

  75. Boa Noite Dra.

    Há 14 dias fiz duas restaurações, e um dos dentes restaurados esta doendo quando mastigo algum alimento, hoje fui ao dentista que fez a restauração e o mesmo só desgastou a resina e disse que com isso a dor passaria, mas percebi que esta do mesmo jeito, o que pode ter acontecido?
    OBS. essa carie era pequena.

    1. Gabriel, talvez ainda seja cedo pra saber se o desgaste / ajuste vai resolver o problema. Aguarde mais uns 2 dias, se continuar doendo, procure seu dentista pra reavaliar. Outra possibilidade é que haja algum problema com a restauração em si, uma “bolha” de ar dentro dela, por exemplo. Mas estou só supondo, é preciso avaliar.

      1. Olá dra. boa noite, bom, fiz duas obturaçoes no 1o molar e no 2o molar superiores há 1 mês. Antes de restaurar os dentes fiquei 20 dias com o 1o curativo e 10 dias com o segundo, nesse período não sentia dores e nem incômodos, mas depois da restauração sentia a mesma alta e por 3 vezes procurei o dentista para ajustar, pois sentia pressão e leves fisgadas ao mastigar, pois bem, já faz um mês da restauração, ainda sinto leves fisgadas e ao redor dos dentes, encontra-se vermelho, acredito que esteja inflamado com uma dor bem leve, ao passar o fio dental sinto como se tivesse puxando o dente, e sinto uma pouco de dificuldade, cheguei reclamar disso para o dentista e ele ajustou passando uma lixa entre os dentes restaurados, melhorou um pouco, mas será que tudo isso eh normal? Ou sera que teria que ser feito canal? “Fiz raio x periapical e nao constou a necessidade de canal”. Desde já agradeço.

        1. Gabriela, não vejo razão pra tratamento de canal pelo seu relato. Creio que esses são apenas incômodos passageiros, mesmo.

  76. Oi, Ana, tudo bem?
    Eu tenho uma restauração entre dois molares e na hora de passar o fio dental, desde que fiz essa restauração, ele enrosca, não consigo passar direito, até que um dia ele arrancou uma lasquinha da restauração e ficou ainda mais difícil de passar. É sempre difícil assim passar o fio dental nesses casos ou isso não deveria acontecer? Desde que arrancou essa lasquinha fico com medo de passar o fio dental, isso me leva ao medo de dar cárie ali, e ainda não consegui marcar com minha dentista.
    Agradeço desde já. Tudo de bom.

    1. Hamires, não deveria ser tão difícil passar o fio dental. Se o dente foi restaurado recentemente, entre em contato com a sua dentista pra ajustar isso.

  77. Olá Dra! Achei uma pessoa que de repente pode me dar uma luz, ufa!
    Estou morando em Portugal e meu penúltimo dente de baixo quebrou um pedacinho (encostado no último dente), pq eu forcei a passar o fio e aconteceu isso 🙁 Fui ao dentista perto de onde eu moro e ele restaurou pra mim, mas tirou o espaço que passa o fio dental, e falou que não poderia deixar espaço pro fio dental passar pq poderia quebrar de novo. Me dá agonia saber que meus dentes estão “ligados” e que não dá pra passar o fio! É normal esse tipo de restauração? Onde bloqueia a passagem do fio dental?? O dentista disse pra eu comprar aquele limpador de vãos, tipo um bitufo… Não sei o que faço, se me acostumo ou se vou lá pedir pra ele abrir o espaço pra mim… Me dá uma luz, Dra? Obrigada 🙂

    1. Raphaella, se for uma restauração direta (aquela que o dentista faz na hora), é algo fora do padrão. É essencial que haja espaço pra passar o fio, a não ser que estejamos falando de algum tipo de prótese / ponte, por exemplo.

  78. Oi Ana,
    Quanto tempo em média a língua leva pra se acostumar com o material obturador devido a um canal feito no incisivo (11)?
    Porque já voltei semana passada pra doutora tirar um pouco da restauração e deixar mais lisinha sem aquela bolinha chata;
    Mas acontece que fico passando a língua sempre, será que terei que trocar o material? Pode ser alguma alergia?
    Estou chateado porque já faz um mês e ainda não me acostumei com esse material na minha boca;
    Parabéns pelo blog;
    Valeu.

    1. Guilherme, isso é bem pessoal… não tem como eu sugerir um prazo. Mas me parece que é mais “implicância” sua do que um problema real com a restauração. De qualquer forma, sua dentista pode desgastar, até um ponto seguro, pra que a restauração incomode menos. Converse com ela.

      1. Oi Ana,
        Na verdade me expressei errado, coloco a língua na restauração do canal do dente da frente mas sinto uma pequena sensibilidade, não de dor, mas de desconforto e também na gengiva acima do mesmo;
        Tenho resina nos dentes de baixo e não sinto isso; seria porque o dente e a gengiva estao em processo de cura ainda?
        Até quando posso esperar, doutora, precisaria voltar ao dentista pra ver isso?
        Desculpas pela minha implicância… kkk

        1. Entendi. Esse incômodo deve diminuir com o passar dos dias, é relativamente comum. Em princípio não há necessidade de procurar seu dentista, ainda. A “implicância” é comum também, a propriocepção bucal é muito forte, qualquer pequena mudança parece uma grande alteração. 😉

  79. Bom dia Ana,
    Tenho uma pergunta:
    Tratei um canal há 1 mês, o incisivo central/11 teve uma média fratura e tive que fazer esse procedimento;
    Porém, na hora que a doutora foi restaurar, senti um pouco alto, ela lixou e na hora ficou OK;
    Acontece que estou sentindo um pequeno desconforto, pois ainda tem uma “massinha” em alto relevo, nada muito alto, não atrapalha a mastigação, mas fico passando a língua toda hora e isso me incomoda;
    Queria saber se posso voltar e pedir pra ela lixar e tirar todo excesso e deixa-lo como o dente do lado/21 ?
    É possível ou precisa mesmo ficar essa bolinha da restauração?
    E, se não for possível, como o tempo a pessoa se acostuma?
    Valeu Ana, obrigada.

    1. Lessandra, se você sente diferente do que era antes, provavelmente há excesso e será preciso um pequeno desgaste, mesmo. Entre em contato, sim, com a sua dentista e relate o problema.

  80. Oi, ontem eu conclui umas restaurações em uns dentes, feito em dois dias, dia 25 e 26/11, no dia 25 não senti tanto incomodo com o minimo de sensação de elevação, mas sinto uma elevação mais incomoda que até então eu não senti na consulta do 2º dia, a elevação que eu sinto está entre o 2º e o 3º dente, contando a partir do ciso na parte inferior direita da boca, e eu não consigo passar o fio dental entre eles, mesmo informando à dentista a dificuldade de passar o fio e ela ter lixado com muita luta, mesmo assim, já em casa eu senti essa elevação, mas incomoda, é uma sensibilidade absurda ao morder, esses incomodos são tão normais assim? Ou preciso contactar o mais breve possível a dentista?

    1. Ketelen, não é normal, não. Se você sente esse dente tocando no arco oposto antes dos demais, é preciso ajustar a restauração para o contato prematuro não acontecer. Quanto ao fio dental, da mesma forma, ele TEM que passar. Converse com a sua dentista.

  81. Boa tarde!
    Bem, eu tinha postado mais cedo, mas parece que desapareceu.
    Estava com uma dor de dente do lado esquerdo superior, fui ao dentista e ele achou que fosse apenas sinusite. Insisti e fiz uma raio x periapical, não apareceu nada, apenas pediu para avaliar o dente 24. Fui no endodontista e não achou nada que justificasse o canal. A dor continuava, fui em outro endodontista que é era amigo, e fez todos os testes, e pediu para que eu fosse em outro dentista, que cuida de oclusão, pois ele não queria “matar” meu dente. Fui nesse outro dentista, fez alguns ajustes. No dia que fiz o dente parou de doer, depois voltou novamente a doer. Como havia pedido uma tomografia, peguei o resultado e nela dizia ” Presença de material restaurador em intimo contato com a camara pulpar. Note bifucarção do canal vestibular e presença de imagem hipodensa associada a raiz palatina compativel com reação ossea/aumento do espaço pericementario. Voltei no meu dentista clinico e ele orientou eu procurar o endodontista e tratar o canal. Fui, fiz o canal no dia 18/11/2015. Para sorte minha o pre-molar tinha 3 canais. Vi que na literatura não é comum isso. O problema é que estou com uma sensação estranha no dente, uma dorzinha ruim. Ainda estou com o curativo não fiz ainda a obturação final. Devo fazer na terça-feira. Pergunto – é normal essa dor??? O curativo pode estar alto fazendo pressão nesse dente??? Já não aguento mais, pois tem um mes essa novela, e estou com viagem marcada para o inicio do mes de dezembro, e tenho medo que este dente venha doer. Vi a radiografia final do canal e pelo “pouco” que entendo estava normal. Obrigada.

    1. Jacqueline, sua pergunta anterior estava aguardando moderação, ela não sumiu. Como explico no formulário de envio, as perguntas são publicadas já com a resposta, e não automaticamente. Como essa pergunta trouxe muito mais informações que a outra, apaguei aquela e mantive essa.

      Considerando o tratamento de canal recente, o incômodo que você relata é esperado, sim. Realmente o curativo pode estar “alto”, o que também seria motivo pra incômodo, mas não dá pra afirmar isso só pelo seu relato. A tendência é esse incomôdo diminuir e desaparecer com o passar dos dias e com a resolução do processo inflamatório / cicatrização.

      1. Obrigada!
        Fiquei mais tranquila.
        Assim que eu for no dentista, informo a senhora se realmente era ou não o curativo que estava alto.

          1. Boa noite!

            Fui ao dentista fazer a obturação.
            O endodontista fez um buraquinho no meu dente, tanto que o cirurgiao dentista fez apenas uma obturação.
            O dente não esta tão dolorido mais.
            Esta bem leve.
            Depois de um mes, resolveu.
            Ele viu o raio-x do canal concluido e gostou muito.
            Estou feliz.
            Obrigada pela força, pois depois que li o seu blog fiquei mais tranquila.
            Voce é TOP.

  82. Fiz um canal num dente molar. O canal estava ótimo e a lesão desapareceu. Troquei uma restauração do dente da arcada superior que ficou alta… e ao que parece fez a lesão voltar, pois toca no dente que teve canal tratado. Removendo o toque, a lesão no canal desaparece com o tempo?

  83. Boa noite, Doutora.
    Há quatro dias fiz duas restaurações nos dois últimos molares (meu siso ainda não nasceu). Na hora, percebi que havia ficado alta e a dentista diminuiu, continuei sentindo alto, após diminuir mais uma vez ela disse que não estava mais nem marcando no carbono e eu voltei para casa. Quando tentei comer, de tão alto que ainda estava, mal sentia os outros dentes encostarem. Retornei no outro dia, fui atendida por outra dentista da mesma clínica, e ela viu que realmente estava alto, que continuava marcando o carbono. Ela baixou mais, pacientemente, quantas vezes foi necessário, e disse para eu retornar caso precisasse. Melhorou bastante, mas ainda sinto um certo incômodo. Não sei se por sensibilidade por ainda ser muito recente (não faz nem uma semana), ou se é porque ainda sinto uma pressão maior nos dentes restaurados por ainda está um pouco alto e eles estarem tendo contato antes dos outros dentes.
    O pior, é que por ter sido um dente ao lado do outro, não consigo identificar direito se é em algum especifico. Qual a sua opinião? Obrigada, desde já!

    1. Nathalya, aguarde mais alguns dias. Se os dentes continuarem parecendo altos, procure novamente sua dentista. O que ocorre é que, durante o procedimento, o paciente fica muito tempo de boca aberta, e isso pode alterar momentaneamente a posição da mandíbula, modificando os contatos dentários. Então talvez o problema se resolva de forma espontânea, quando a mandíbula se reposicionar como antes. A modificação dos contatos dentários pode causar esse incômodo, assim como o fato da restauração ser recente.

  84. Boa tarde, Doutora.
    Hoje pela manha tive uma restauração de dente (obturação) e, agora na parte da tarde comi pela primeira vez, mas quando mordi com o dente restaurado senti um desconforto, o dente doeu como se fosse uma pontada no dente.
    Liguei para a minha doutora que, por sua vez, me disse que este incomodo é normal em algumas pessoas após o procedimento de restauração nas primeiras horas, podendo se estender por alguns dias.
    Gostaria de saber se realmente isto é normal, por gentileza.

    Obrigado,
    Robert Oliveira

  85. Machuquei a lateral da língua na obturação. Doi muito, quando mastigo qualquer alimento, ate sopa. O que fazer? Que remédio usar?

    1. É uma região que dói mesmo, porque é muito exigida, Vera. Talvez o Flogoral Spray ajude (ele não deve ser utilizado por pacientes que tenham alergia ao cloridrato de benzidamina ou aos demais componentes da fórmula).

  86. Doutora eu voltei na minha dentista que fez as restaurações…

    Ela me disse que as restaurações que ela fez não foram tão fundas ao ponto de me causar essas dores, não…
    E disse que essas dores estão sendo causadas porque o meu terceiro molar (dente do siso) está nascendo e mandou eu tomar analgésicos pra aliviar a dor e me recomendou a extração desses dentes pra não ter mais problemas futuros com eles.
    E a propósito, as dores diminuíram após tomar dipirona…

    Desde já muito obrigado pela atenção e preocupação.

  87. Doutora, fiz duas restaurações em meus molares interiores…
    Sinto muita dor espontânea (chega a ser insuportável), doi meu ouvido, a garganta e a cabeça tbm…
    Tomei ibuprofeno e não alivia a dor…
    Não consigo comer e acho que estou com febre tbm…
    E antes de fazer as restaurações eu não nunca sentia nenhum desses problemas.
    Fiz as restaurações ha 4 ou 5 dias…
    O que eu faço, doutoura?

    1. Volte no seu dentista pra reavaliar, Jeverson. Embora um dente possa ficar um pouco sensível por alguns dias após restaurado, os sintomas que você relata não são normais. Pode haver um problema de canal em curso, e talvez seja preciso remover essas restaurações por um tempo pra ver como seus dentes vão se comportar.

  88. Dra. bom dia! Fiz uma restauração ontem (02OUT2015) no 2° molar inferior esquerdo, e quando cheguei em casa, ao morder coisas mais duras, como por exemplo carne em cima do dente restaurado, dói, é como se desse um choquinho, uma fisgadinha. Pode ser uma sensibilidade passageira? Pois incomoda! Acha que devo ir no dentista o mais rápido possível? Obrigado de qualquer forma!!

    1. Sim Texeira, pode ser apenas uma sensibilidade passageira. Continue observando, se esse incômodo não diminuir nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  89. Olá! Parabéns pelo blog! Fiz uma coroa e sinto que está justa, doendo, e também ficou alta, mas o dentista diz q se ele tirar a coroa, eu terei q refazer tudo de novo e meu dinheiro já era. Ele me pediu para esperar uns 10 dias para adaptação, mas eu disse que um sapato quando incomoda, não tem jeito, e para mim esta coroa esta apertando como se estivesse justa demais e me causando dores e sinto pressão nos dentes vizinhos, e depois que a coloquei e ele desgastou a altura do dente da coroa que também estava alto, agora o dente vizinho está batendo com o dente de baixo e ele diz que é pq meus dentes são mal posicionados… Pergunto, é possível ou não remover esta coroa para ajustar e depois tornar a colocar a mesma? Agradeço a atenção desde já.

    1. Marcela, sim, mas apenas se seu dentista conseguir removê-la sem danificar. Porém, esteja ciente de que isso pode acontecer.

  90. Ola Doutora, estou gestante de 5 meses, porem estou com um dente que necessita de canal e está horrível, já esta aparecendo a carne, tem alguma coisa que minha dentista possa estar fazendo para tirar a dor? Pelo menos nesses últimos 4 meses que não poderei mexer nele por causa da gestação, sofro demais, é uma dor insuportável, sobe até para os ouvidos, cabeça, fica tudo horrível.

    1. Aline, a melhor época pra uma gestante se submeter a qualwue tratamento odontológico que realmente seja necessário é o segundo trimestre da gestação, que é o seu caso. Então se for uma urgência – e me parece que é – o dente pode ser extraído. Se não for caso de extração, é possível fazer um curativo e, depois que o bebê nascer, você trata o canal. Converse com a sua dentista… porque não dá pra você ficar sentindo dor e mantendo uma infecção no seu organismo só porque está grávida. É ruim pra você e para o bebê.

      1. Muito obrigada, estarei trocando de Dentista pois a minha Dentista disse que não pode fazer nada ! Pode uma coisa dessa? Acho que ela é maluca mesmo, não imagina o sofrimento que estou… mas obrigada pela informação, irei marcar urgencia.

  91. Olá, há alguns meses atrás fiz dois tratamentos de canal, nos molares, foi tudo bem, tudo certo. Só que há algumas semanas atrás tenho reparado que entra muitos residuos de comida dentro dos dentes, principalmente carnes. Termino de comer e já vou passar o fio dental pra tirar pedaços de carne. É normal? esses residuos prejudicam o canal tratado?

    1. Larissa, como assim “dentro dos dentes”? Eles não estão restaurados ou, pelo menos, com curativos? Não seria entre os dentes?

      1. Ola Dra., tudo bem, gostaria de saber, extrai um dente que era obturado, mas preferi extrai-lo… ja tem 3 dias, mas fazendo a limpeza descobri que tem um pedaço pontudo e branco parecendo ser um resto do dente ou da resina da obturação.

        1. Silvana, pode ser um pedaço de osso, do dente ou da restauração. Procure seu dentista pra avaliar e remover (se for removível, pode ser, também, uma aresta óssea fixa).

  92. Fiz 3 canais. 2, há 1 mês e 1 há 4 dias. Nos 2 primeiros, fiquei sentindo sensibilidade em apenas um, que estava com um bolsa de pus logo acima. No outro, não podia mastigar direito, porque senti que ficou alto, e a prótese pousa justamente em cima dele. O dentista desgastou um pouco, mas continuo sem morder forte. Sinto que faz uma pressão enorme. Não sei se devo voltar outra vez… (estou ficando preocupada. Não quero perder mais dentes… Já perdi 8).
    No dente que fiz o canal há 4 dias, também não consigo morder. Tudo que mastigo, por mole que seja, faz pressão (é como se tivesse algo forçando…). Já retirei a prótese de baixo com 3 elementos, que o grampo segura justamente nele… (me sinto sem saber o que fazer). Obrigada.

    1. Gilvânia, não é incomum essa sensação de pressão que você descreve (e até a de “dente alto”), considerando que os tecidos em volta da raiz do seu dente estão em processo de cura, ainda há um processo inflamatório em curso. A tendência é esse incômodo ir diminuindo aos poucos. Converse com o seu dentista.

  93. Olá, Dra. Ana!
    Tudo bem?
    Fiz um check up com 3 dentistas diferentes (na mesma clínica e todos brasileiros fora do Brasil) nas últimas duas semanas e descobri que tenho abfração em 4 dentes decorrentes do famoso bruxismo, mal do qual eu desconhecia sofrer.
    Eu estava me programando de fazer limpeza e clareamento com gel e moldeira antes das restaurações, mas os dentistas me deram informações diferentes quanto ao que fazer primeiro. Um me disse que não faria diferença as restaurações serem feitas antes ou depois do clareamento, ao passo que as outras duas me disseram que as restaurações TINHAM que ser feitas antes do clareamento. No entanto, por tudo o que eu li na internet, parece que o mais indicado é fazer justamente o clareamento primeiro. Nunca tive cáries ou qualquer problema dental. Estou um tanto insegura e não sei o que fazer. A única coisa que sei é que, certamente, não farei nenhum tratamento nessa clínica.
    O que me indicaria?

    Muitíssimo obrigada desde já!

    Bia

    1. Em se tratando de dentes anteriores, o clareamento precisa ser feito antes da restaurações, Bia… só assim pra cor da resina “combinar” com o resultado obtido no clareamento.

  94. Olá. dra. Ana! Fiz uma restauração há 3 semanas, senti sensibilidade no dente e voltei ao dentista duas vezes, ele lixou, e mesmo assim continuei com a sensibilidade, troquei de dentista para fazer minhas outras restaurações, essas não doeram em nada, super tranquilo. Mas essa que fiz há 3 semanas a sensibilidade vem aumentando. Meu medo é, posso perder o dente? É um dente da frente e, senão, poderá ser retirada essa restauração e feita uma nova? Medo total.

      1. Obgda doutora pela atenção em nos responder, excelente trabalho o seu. Profissional e Humana. Excelente Blog. Tenho uma outra dúvida. Estou com um dente para ser feito o canal, porém ele está inflamado, infeccionado. Já tomei Binotal e não resolveu, qual a melhor medicação para desinflamar? Estou com medo, já pensei até em extrair, porém nada poderá ser feito no dente, enquanto não desinflamar?

        1. Val, essa não é uma decisão que você deve tomar. É o seu dentista, após avaliação, que vai prescrever a medicação adequada, se é que é necessário. Se o dente estiver realmente inflamado, o dentista vai aguardar o efeito da medicação antes de fazer qualquer procedimento.

          1. Doutora, boa tarde! Foi feito um raio X nesse dente e ele se encontra com infecção. Meu medo é como vou fazer um canal ou extrair, se for o caso, com esse dente inflamado e doendo, estou no segundo dia tomando amoxilina, e até agora nada… estou apavorada. Ah e esse meu dente tem um curativo, de um tempo atrás, se é retirado esse curativo e colocado um novo, é usado anestesia? Pq eu ainda me encontro com dor, ou vou ter q aguardar o efeito da medicação?

          2. Insisto, Val: você está se preocupando com algo que o seu dentista deveria se preocupar. A amoxicilina deve estar agindo sim, porém ela é um antibiótico, não um analgésico, ou seja, ela trata a infecção, mas não diminui, necessariamente, a dor. É como eu disse, o dentista não vai “mexer” no seu dente se não for possível… ele vai aguardar a medicação agir. Se for preciso trocar o curativo (o que é provável), é feito com anestesia, sim.

    1. Muito obgda, doutora, de coração pela sua atenção. Minha dentista ontem me falou exatamente assim, mas fico muito preocupada. Q Deus me ajude nessa via crucis, rsrs. E que Deus a abençoe grandemente pelo seu trabalho. Abraços.

  95. Oi dra.
    Parabens pelo blog!!!
    Minha duvida é simples:

    Esses dias troquei uma restauração e a fiz de resina num molar inferior do lado direito.
    Não sinto dor, não tenho sensibilidade a quente ou gelado de forma exagerada. Nada disso.
    Ocorre que quando mordo em cima da restauração, se for uma coisa dura ou crocante, sinto um choquinho… uma fisgada.. . que desaparece tão logo eu deixe de morder.
    A restauração não está alta.
    Eu identifiquei com a própria unha que a sensibilidade é só em um ponto da restauração, em uma das cuspides. Por isso quando algo bate lá dói.
    Se eu passar somente a unha nesse ponto já sinto a dor sensível.
    O que a sra acha que pode ser?
    Eu terei q fazer essa restauraçao por causa de um ponto dela q está sensível?

    Obrigada.

    1. Pode ser apenas uma sensibilidade transitória, Mya. Se você continuar sentindo isso por mais de 30 dias, procure seu dentista pra reavaliar. Pode haver algum problema na restauração, uma “bolha” dentro dela, por exemplo. É preciso investigar.

      1. Quando há uma bolha dentro desse ponto da restauração é necessário retirar toda a restauração ou somente desgastar esse ponto q está sensivel?

        1. Depende… geralmente se remove a restauração toda, porque nem sempre é possível identificar via radiografia onde está a “bolha” (se é que há).

  96. Oi, primeiramente quero te parabenizar pelo blogue maravilhoso. Eu fiz uma restauração em três dentes superiores, pois o médico falou que estava oxidado, antes era amalgama. Porém depois dessa restauração sinto muita dor nos dentes, sensibilidades a água gelada, quente etc., as vezes sinto dor que nem consigo identificar qual o dente, voltei no dentista, ele bateu uma radiografia e disse que nao era nada, abriu as restauracoes e refez pra saber se eram eles. Continuo sentindo dor faz quase um mes. O que me sugere ? Agradeço desde já .

    1. Keylla, a troca de restaurações de amálgama por resina pode dar sensibilidade, mesmo. Geralmente é passageira, mas às vezes pode ser necessário, até, tratamento de canal. E dor espontânea, como você relata, não é um bom sinal. Converse com o seu dentista.

  97. Dra. Ana,
    Como vai?

    Bom, na sexta-feira (28/08) fiz uma restauração no molar superior esquerdo. Durante o final de semana, estava um pouco incomodada com a restauração e ao mexer o dente (balançando pra lá e pra cá) sentia uma dor (bem suportável). E nesse ato de mexer, às vezes, ocorria um estalo. Na segunda feira (31/08) voltei ao dentista, e então ela achou melhor desgastá-lo. Porém, esse incômodo ainda continua. O que pode ser?

    1. Paula, pode ser uma pequena pericementite, um processo inflamatório passageiro em volta da raiz do seu dente. Com o desgaste, isso deve regredir.

      1. Prezada Dra.,
        Tinha uma restauração pequena, antiga, no dente da frente que foi substituída, por sugestão da dentista, por questão estética. A partir da substituição, feita há 4 anos, o dente ficou sensível. Na última limpeza, o dente doeu muito e a dentista disse para eu acompanhar, que pode ser problema de canal. Achei estranho, porque não sentia nada antes da troca de restauração, além do que é pequena. Não entendo como pode afetar o canal. Será que, a nova restauração foi mal feita? Será que, se procurar outro dentista, e substituir novamente, o problema pode ser resolvido?

        1. Cristina, às vezes o dente fica sensível após a troca de uma restauração, mesmo. Mas claro que não é normal que isso dure meses ou anos. Mas não dá pra afirmar que a restauração foi mal feita ou que a nova troca dela vai evitar um tratamento de canal. É questão de tentar pra ver… sugiro ficar uns dias com um curativo e ver se a sensibilidade diminui. Se não diminuir, pode ser caso pra tratamento de canal, sim.

          1. Muito obrigada pela sua atenção!
            Depois de ler os comentários e pela minha própria experiência, tenho a impressão de que o material utilizado na restauração colabora com essa sensibilidade excessiva. Nunca imaginei ter problema de canal em um dente que, na verdade, nunca teve cárie. Tudo começou com uma resina para acertar uma manchinha.
            Fiquei muito bem impressionada com a qualidade do seu blog.
            Parabéns!

          2. Oi, Dra. Ana,
            Preciso de um dentista para fazer acompanhamento, substituir a restauração do dente da frente. Percebi que, embora vá ao dentista 2 vezes por ano, algumas coisas escaparam no acompanhamento dos dentistas que consultei. Moro na zona oeste da capital paulista.
            Obrigada!

          3. Indico a Clínica Ortocia (Rua Padre Landell de Moura, 172, Jardim Anália Franco) Telefone: (11) 3804 2763 (próximo ao Shopping Anália Franco).

  98. Doutora, boa tarde!

    Fiz tratamento de canal e restauração de um dente há uns 2 meses. Só que a gengiva do lado interno de onde foi feita a restauração está sangrando, e meio como se tivesse inflamada. Como se a massinha da restauração estivesse machucando-a e forçando-a para fora. Sinto sensação de “aperto”. Isso pode acontecer?

    1. Pode acontecer sim, Soninha. Pode ser um problema de adaptação da restauração próximo à gengiva, o que está causando uma gengivite. Procure seu dentista e relate o problema.

  99. Olá Dra,
    Ha dois meses aproximadamente refiz uma restauração antiga no dente “molar”, na hora em que meu dentista perguntou se ficou boa, realmente tinha ficado, mas depois que passou a anestesia senti uma dor suportável, não dei bola pq a restauração era recente. Porém o tempo passou e eu sinto que minha mordida não encaixa, ficou alta e a dor é terrível, de tirar o sono, dói quando mastigo, quando bebo algo gelado/quente ou quando faço algum tipo de esforço. Sinto latejar e dói a cabeça junto, pensei que seria canal, mas o dentista me disse que não tinha nada. A dor está horrível e o remédio não adianta mais… Seria porque a restauração ficou alta? Dói muito assim mesmo? Obrigada desde já!

    1. Maryéli, se fosse só a restauração alta, creio qe você não sentiria dor ao frio e principalmente ao quente. Eu acho que pode ser problema de canal sim, talvez seja o caso de remover essa restauração e ficar apenas com um curativo por alguns dias pra ver como o seu dente se comporta. Converse com o seu dentista.

  100. Ola, fui ao dentista fazer restauração de 16 dentes com carie, isso já faz 1 ano e meio, só que ao sair do consultório, depois de chegar em casa, senti um incomodo em alguns dente e eu nao consegui identificar qual era, mas algum estava alto, voltei no dia seguinte a dentista e ela também não identificou qual dente estava alto, então ela passou a broca por todos os dente de tras pra frente de uma vez e eu fiquei meia assustada, sera que ela perdeu a paciência? Bom, eu achei que era impressão minha estar alto, mas hoje, apos 1 ano e meio ainda sinto um incomodo, meus dentes ficaram mais fundos e sensiveis, pra ter uma ideia quando como farofa doi e o milho de pipoca as vezes fica preso no dente por estar mais fundo. Será que se eu for a outro profissional ele pode me ajudar?

    1. Julia, não acho que sua dentista perdeu a paciência, ela só estava tentando ajustar as restaurações. Mas se você quiser, é um direito seu procurar outro dentista.

  101. Olá Dra. Ana,

    Fiz uma coroa no dente superior molar (2º depois do canino) lado esquerdo. Tive que colocar um núcleo porque o dente tinha quebrado e a coroa foi cimentada nesse núcleo.

    Minha dúvida é que quando vou mastigar só estou sentindo esse dente, a impressão é que ficou alto… no consultório eu já tinha falado para a dentista, ela abaixou o máximo que foi possível, porque menos que isso vai pegar no núcleo, e agora, o que posso fazer???

    Está incomodando bastante… obrigada.

    1. Priscila, é preciso ajustar até que a coroa não fique mais alta que os demais dentes. Nem que, pra isso, seja preciso mexer no núcleo. Converse com a sua dentista.

  102. Obrigado pelo esclarecimento.
    Muito bom o seu blog.
    Agora eu voo no pescoço da minha dentista e passar isso tudo pra ela, se bem que ela ja sabe.
    Mas pergunta.
    Se fizer o desgaste da resina para melhor encaixe dos dentes pode haver risco de ficar muito fina podendo diminuir sua resistência, causando quebra ou trinca, diminuindo sua eficiência?

    1. Calma Josimar, não precisa ir no pescoço dela, não! 😉 É bem comum que a restauração fique um pouco alta, às vezes o paciente só sente esse incômodo quando chega em casa, porque ao ficar muito tempo deitado durante o atendimento, a posição da mandíbula dentro das ATMs (articulações) muda um pouquinho. Mas é só questão de ajustar. O desgaste é bem pequeno, não vai interferir na resistência da restauração.

  103. Olá Doutora. Há duas semanas troquei algumas restaurações de amálgama por restaurações de resina. No primeiro molar inferior direito, após a restauração eu não senti nada. Porém agora, quase duas semanas depois da restauração, eu noto que ao mastigar eu sinto o dente um pouco dolorido.
    Além disso, no mesmo dia eu troquei as restaurações do primeiro molar esquerdo superior. Na época também não senti nada. Ao mastigar eu sinto um pequeno incômodo nesse dente superior, mas não é dolorido, igual ao inferior direito. As restaurações não estão altas e se encaixam perfeitamente.

    Além disso, há 5 dias eu fiz a restauração do primeiro molar inferior esquerdo e algumas horas depois quando fui almoçar eu senti dor ao mastigar. Após dois dias a dor desapareceu. Isso é normal? E quanto aos outros dois dentes, o incômodo vai desaparecer? É normal o incômodo não aparecer logo após a restauração e aparecer alguns dias depois?

    1. Reydson, pode haver incômodo ou sensibilidade em até 30 dias da confecção de uma restauração. Sim, às vezes o incômodo só aparece depois de uns dias. Se isso continuar por mais de 30 dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  104. Ola Ana, eu fiz uma restauração ha dois meses no dente de cima, mas quando aperto com o dedinho ao lado do meu nariz sinto uma dorzinha, como se fosse na minha gengiva, por que será?

  105. Olá. Não aguento mais ver minha esposa reclamando e sofrendo com dor de “dente”. Dente do fundo. Faz tempo e ninguém resolve o problema, dizem que não é canal, já tirou várias radiografias e nada constatado. O que acontece é que, além de sentir uma dor terrivel no fundo da boca a mucosa fica esbranquiçada. Não é a gengiva, é a mucosa da boca que fica uma parte de cor branca. Dizem que pode ser uma infecção. Se bater algo no dente, com uma caneta por exemplo, dói. O que devemos fazer, quem devemos procurar, que tipo de profissional consegue resolver isso de uma vez por todas??? Agradeço qualquer informação, se possível urgente. Abs…

    1. David, se não foi constatado nenhum problema de origem dentária, considerem a possibilidade do problema não ser o dente, embora ele doa. Pode ser uma neuralgia, por exemplo.

  106. Ha 8 dias minha dentista tirou uma carie do dente inferior, e preencheu com uma massinha, ai ela foi me perguntando se tava alto, ai foi tirando ate se ajustar, o resultado é que meu dente esta bom, porem quando como algo é como se a massinha tivesse fina, ai o dente doi, minha proxima consulta é só dia 27, gostaria de saber se o problema é so a massinha, ou algo mais grave… se ela tera que colocar outra camada, ou algo assim… pode em ajudar?

    Outra coisa, tem umas manchas brancas em outro dente, sempre que bebo algo os dentes que possuem essas manchas ardem, por sensibilidade, como posso resolver isto?

    1. Henrique, deve ser aenas uma sensibilidade pós-restauração. Se esse incômodo durar mais que 30 dias, procure sua dentista pra reavaliar. Quanto às “manchas que ardem”, podem ser cáries em fase inicial. Procure higienizar bem o local e chame a atenção da sua dentista pra isso, pra que ela possa avaliar.

  107. Olá, fiz um tratamento de canal já faz 2 meses em um dente de cima lá atras, não tem dente embaixo do dito cujo (extrai ainda criança), na radiografia mostra q está tudo perfeito, mas quando como algo mais duro e pressiono ele sinto uma dorzinha q passa no mesmo instante q paro de pressionar, o q pode ser?? Obs. minha Endo é de confiança, e meu dente não tinha carie nem nada, apenas doía, e o meu canal foi tratado em duas seções, já voltei no consultorio e ela fez outra radiografia e disse q o canal está perfeito. Bjs

    1. Naty, não é incomum esse tipo de incômodo após o tratamento de canal, ainda mais sendo ele recente. O incômodo não ve do canal, em si, mas dos tecidos em volta da raiz do dente, que ainda estão se curando. Acho que você não precisa se preocupar, até porque a dor não é espontânea.

  108. Ola doutora,

    Fiz uma restauração em um dentre na arcada inferior lado direito, e tambem na arcada superior os meus dois dentes da frente tinham um espaco pequeno entre eles e eu pedi a dentista para fechar um pouco esse espacinho… porem agora quando vou mastigar alguma coisa do lado que fiz a restauracao sinto um desconforto e parece q reflete no dente que foi colocado resina para tampar o espaco, o que pode ser isso? Sera que o problema esta na restauracao ou onde tampei o espaco entre os dois dentes da frente? Pode ser que a restauracao ainda esteja alta e pode estar dando esse desconforto? Obrigada.

    1. Pode ser que ambas as restaurações estejam “altas”, Andresa. Acho improvável que um problema em uma refletisse na outra, considerando que são distantes e até em arcos opostos.

  109. Olá Dra. Boa noite!
    Refiz uma restauração no dente molar inferior e era relativamente profunda. Durante o procedimento o dentista disse que chegou próximo a ser canal, mas descartou a possibilidade porque mesmo próximo do nervo, não chegou a alcançar nele a cárie. Pois bem, já se passaram 45 dias e sinto uma certa dor quando mordo bem em cima, com alimentos mais duros, além de sensibilidade para quente e frio.
    O dentista é de confiança e fez a proteção do dente no procedimento (durou quase 1 hora apenas essa restauração). Então o que pode ser? Será que dei azar e inflamou o dente, por qualquer motivo? Estou preocupado, pois não queria fazer outro canal…

    Obrigado Dra!

    1. Bruno, sensibilidade ao frio pode ser até “normal”, mas a alimentos / bebidas quentes, costuma ser sinal de problema de canal. Eu acho que você deveria procurar seu dentista pra reavaliar.

  110. Olá,
    Doutora,
    Fui ha duas semanas no dentista e ele fez uma limpeza e foi fazer uma restauração em um dente que tinha uma carie muito pequena que nunca senti dor intensa, somente quando mordia algo, mas uma dor pequena.
    Ele tirou um rx, na hora de tirar a carie senti um pouco e ele anestesiou, limpou a carie, fez um curativo e disse que tenho que fazer canal, mas será que tenho ? Pois não sinto dor, somente um desconforto e sensibilidade depois que ele mexeu. Meu plano não cobre canal. O que você acha ?

    1. Angela, se seu dentista disse que tem que tratar, não temos razão pra duvidar. Pelo que me parece, o dente até já foi aberto pra canal. Então tem que tratar, sim.

  111. Prezada Drª boa tarde. Há uns dois anos atrás estava sentindo uma dor diferente no meu dente, fui ao dentista. Na radiografia não acusou nada mas mesmo assim pedi para abrir. Não tinha nada, fiquei com este curativo até agora quando comecei a sentir dores novamente. Novamente fiz radiografia e nada foi acusado. O dentista colocou ionomero de vidro e fechou com resina mas continuo sentindo dor. É normal? O que pode estar acontecendo?

    Luciana Belo Horizonte

    1. Luciana, certamente não é normal. Se aparentemente está tudo ok com esse dente e com os outros próximos, a causa da dor pode não ser dentária, é preciso investigar outras possibilidades: uma nevralgia, uma sinusite (se for um dente superior), algo periodontal, etc..

  112. Olá doutora!

    Parabéns pelo seu blog! Muito esclarecedor!
    Bom, eu tenho uma dúvida e gostaria de uma segunda opinião, se possível.

    Eu estava com uma cárie profunda. O dentista retirou a cárie e colocou uma restauração provisória para ver se o dente recuperava. Até então não senti absolutamente nada. Depois de umas 3 semanas, ele fez a restauração definitiva, com anestesia, porque tenho muita sensibilidade para dor (além de trauma). Mas alertou para que eu continuasse a observar se o dente doía. Falei com ele na sessão seguinte, uma semana após a restauração, e disse que sentia uma leve sensibilidade nos dentes. Ele pediu para eu tomar anti-inflamatórios por 5 dias, tomei por mais de 8 dias por outros motivos.
    Não senti nada depois disso.

    Já se passaram umas quatro semanas, mas agora sinto um leve desconforto, como se houvesse algo preso entre os dentes. Não é uma dor latejante, mas também não sei se é mais medo meu ou se há realmente dor.
    Quando mordo algo duro, sinto um desconforto.

    Eu já fiz tratamento de canal, mas nas duas vezes em que foi preciso realizar tal procedimento, a dor começou repentinamente e evoluiu em dois dias, até ficar insuportável.

    Gostaria de saber se é normal ou se será que será preciso fazer tratamento de canal?

    Se for canal, quanto tempo poderia esperar para realizar o procedimento, pois viajarei para o exterior e fico receosa. Há risco da dor evoluir muito rápido?

    Obrigada!

    1. Eva, por enquanto, considerando seu relato, não me parece haver necessidade de tratamento de canal. Sua dor não é espontânea, ocorre em momentos bem específicos, e é algo próximo de uma sensibilidade… então deve ser apenas um incômodo passageiro, dada a restauração recente.

  113. Bom, eu fui ao dentista trocar uns curativos e tal e fazer limpeza… so ki um dente meu antes de chegar ao siso é so colocar o dedo doi… voltei ao dentista, colocou uma proteção por baixo e tal… so ki agr o msm dente so ki do lado direito doi so em colocar o dedo, ou seja, a msm coisa do outro dente e agr nesse, o q fazer…

  114. Boa tarde Doutora, estou com uma duvida e infelizmente não estou conseguindo solucionar o problema com meu dentista, preciso de uma luz. Fiz um ONLAY no meu dente molar inferior direito ha 1 mês, otimo, perfeito, o dente não dói, Porém, a partir deste dia, minha gengiva (QUE FICA ENTRE ESTE DENTE E O DO LADO) dói demais, sangra, e qualquer coisa que eu como entra no meio desses dentes. Estou desesperada pois a dor está intensa. Ontem estive no dentista, e expliquei que talvez o espaço entre um dente e outro tenha ficado maior, por isso a facilidade de entrar resíduos alimentares, e ele juntou um pouco mais, porém ainda continuo sentindo a dor (embora agora mais leve). A pergunta é, pelo que te relatei… é possível a gengiva ter sido machucada no momento da colocação da onlay (pois foi passado lixa entre os dois dentes) e após o procedimento, já que ficou esse espaço, tudo que entrou ali, só piorou o machucado:? Pois nunca tive problema de gengiva, e estou achando isso tudo muito confuso. Aguardo resposta, e muito obrigada desde já.

    1. Camila, me parece que o problema é a falta de contato entre os dentes, mesmo. Uma das funções dos dentes é justamente proteger a gengiva e, quando há falta de dentes ou falta de contato entre eles, o que você relatou acaba acontecendo. Converse com o seu dentista.

  115. Olá Doutora,
    Faz uns dois dias que fiz uma obturação no dente inferior direito, onde está o “anel”, sendo que ficou “alta”, e voltei ao dentista para ele diminuir, que é uma coisa simples. Sendo que ele disse que eu tenho que ficar 15 dias assim. E está me incomodando muito. Pq os outros dentes não se “encostam” no que eu fecho a boca e na hora de me alimentar. Isso pode ser normal? O que eu faço?

    1. “Anel” do aparelho, Jennifer? Você usa aparelho? Se sim, em certas fases do tratamento a “mordida” pode ficar meio estranha, mesmo… creio que por isso seu dentista preferiu aguardar. Enfim… converse com ele.

  116. Olá, minha restauração caiu e fui ao dentista, chegando la ela colocou um curativo para ver se doia ou não, depois de oito dias eu voltei e ela fez a restauração, de inicio eu não senti nada de errado, só que agora sinto os liquidos gelados e não está legal, também estou evitando mastigar alimentos duros do lado da restauração, pois ela falou que ele está muito frágil e pode quebrar. Essa sensibilidade é normal ?

    1. Larissa, pode ser só uma sensibilidade pós-restauração – o que seria “normal” -, mas pode ser, também, que já seja um problema de canal. Procure sua dentista pra reavaliar.

  117. Ola Doutora Ana, fiz uma restauração no meu dente, ele não DOI mas quando vou comer alguma coisa sinto um desconforto ao mastigar… o que poderia ser????

    1. Laura, pode ser só uma sensibilidade pós-restauração, mas pode ser também que a restauração esteja meio “alta” ou que haja algum problema com ela. Procure seu dentista e relate o problema pra ele verificar.

  118. Oi. Fiz uma restauração de resina, há duas semanas, no último dente superior do lado direito. Na outra semana restaurei o dente de baixo e a restauração ficou um pouco alta, mas não voltei ao dentista. E então comecei a apertar, consequentemente comecei a sentir uma dorzinha e eu apertava cada vez mais. Hoje percebi que tem uma mancha avermelhada no dente, não consigo ver bem porque o dente fica bem no fim da boca, mas não é no dente todo, é uma mancha pequena. Ele não dói, só se eu apertar, e percebo que ele encosta no dente de baixo antes dos outros dentes. O que poderia ser?
    att

    1. Jadna, como explico no texto, a restauração não pode ficar “alta”… isso pode causar uma série de problemas pra você. O que você sente pode ser por causa de uma pericementite, uma pequena inflamação nos tecidos em volta da raiz do seu dente. Procure seu dentista pra ajustar a restauração, e pra ver, também, qual a origem da mancha que você relata.

  119. Olá doutora…
    Iniciei o tratamento de restauração dos 4 molares semana retrasada… a primeira q fiz me deu muita dor ao mastigar e quando pressiono sinto uma fisgada… a minha dentista falou que podia ser canal. Mas ao fazermos a limpeza senti dor e ela identificou q a restauração faltou material… ela refez a restauração, as fisgadas não ocorrem, mas sinto quando vou escovar. O molar de baixo agora esta com a mesma dor dessa primeira restauração… qndo pessiono sinto a mesma dor. Uma das restaurações fiz com outra doutora e no mesmo dia já pude comer e até hoje não sinto. Você acha que é um erro clínico? Ou de fato eu preciso de canal? O que poderia ser essas fisgada ao escovar?

    1. Eduardo, não tenho como opinar sobre a conduta da sua dentista apenas com base na sua descrição, e nem é esse meu papel. Mas não me parece caso pra canal, parece algum problema local, com a restauração, mesmo… é preciso que ela reavalie pra identificar a causa disso. Pode ser só uma sensibilidade pós-restauração, por exemplo, ou, como você mesmo relatou, a falta de material ou a ausência de uma proteção (forramento, proteção pulpar) entre a restauração e o nervo do dente. Converse com a sua dentista.

  120. Olá doutora…
    Eu fiz um canal ha cerca de 1 mês, e durante as sessões percebi que quando era a noite e eu ia mastigar, na hora que eu pressionava o dente vinha uma dor bem leve e passava na hora. Eu falei para meu dentista e ele falou que era normal por causa da corrente sanguínea, e que perguntou se meu dente estava doendo com gelado ou quente, e eu respondi que não doía mais. Acabou meu canal e já faz 1 mes, e mesmo assim todo dia a noite quando deito, principalmente se eu mordo, ele dói bem leve. Será que é normal e pq só a noite?

    1. Pode ser normal sim, Madalena. Seu dente ainda está se recuperando, os tecidos em volta dele ainda estão cicatrizando. Os sintomas pioram à noite porque quando deitamos aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça, o que deixa os sintomas inflamatórios – presentes em qualquer cicatrização – mais intensos.

      1. Ola doutora, eu quebrei um dente da frente ja faz alguns anos, mas 2 dias atras fui no dentista e ele restaurou, so que a massa que ela colocou parece um gesso e me incomoda, nao consigo mastigar o alimento direito pq o dente de baixo bate na massa do dente que quebrei e atrapalha na hora, e tbm sinto o dente pesado, parece que so sinto ele, e quando eu fecho a boca sempre bate na massa, irrita muito, parece um gesso, cimento, coisa do tipo, eu queria saber se e normal? Minha mae disse que o dela ficou assim tbm e ela ficava passando a lingua no dente, ai depois afinou a massa, ela disse que depois acostuma, a dentista falou se eu continuar sentindo algum incomodo umas 2 semanas é pra eu voltar la, me ajude doutora pra eu ficar despreocupado!

        1. Valter, como explico no texto, não é pra “se acostumar” com a restauração “alta” ou ficar esperando ela desgastar com o tempo. Se ela está assim, é preciso ajustá-la. É algo que é rápido de se fazer, é só um pequeno desgaste, e que vai livrar você do incômodo e evitar uma série de possíveis problemas. Procure sua dentista JÁ, não daqui a 2 semanas.

  121. Olá doutora,

    Troquei a restauração do segundo molar há duas semanas, no dia não senti nada de diferente, me alimentei normalmente, sem nenhum desconforto. Mas no outro dia, no café da manhã, ao morder uma bolacha, senti um desconforto no dente restaurado, era como se estivesse aplicando muita força nele, não sei descrever ao certo, mas incomodava apenas quando mastigava algo mais consistente. Voltei hoje ao dentista (1 semana depois) e relatei esse problema, ele me disse que a restauração ficou alta e ajustou, porem, quando comi algo mais consistente hoje, senti o mesmo desconforto. Será que é algum outro problema ou é apenas porque o ajuste foi recente?

    Obrigada,

    Debora

    1. Debora, provavelmente é uma sensibilidade passageira. Pode ser algum problema específico também, como uma “bolha” dentro da restauração, mas ainda é cedo pra afirmar isso. Se nas próximas 2 semanas isso persistir, procure novamente seu dentista pra reavaliar.

  122. Draº por favor me ajude! Ha uns 7-8 meses eu fiz restauração no dente de cima da frente e no que fica do lado dele! Foi uma restauração profunda (um médico anterior até achava que podia ser caso de canal, mas não foi preciso!). Durante o procedimento eu estava anestesiada e não senti nada, porém depois de 4 meses do tratamento concluído eu senti uma dor HORRÍVEL nesses 2 dentes (o da frente e o q fica do ladinho dele), é como se o dente estivesse pulsando e mole, mas quando eu movimento ele não está mole, a dor durou de 3 a 4 dias, mas depois voltou ao normal eu como maçã, tomo sorvete e tudo e ele não doia mais! Só q ontem (3 meses depois do primeiro incomodo) tô sentindo tudo de novo! Está doendo e eu não faço nada de errado, escovo meus dentes sempre 3 ou mais vezes ao dia e isso continua! Se não parar a dor no máximo daqui a a 3 dias vou procurar um médico!!! Mais isso é normal? Preciso realmente me preocupar? Afinal tive essa dor há 3 meses mas foi passageira! Tem algum anti-inflamatório q eu possa tomar? E q isso está acontecendo?
    Desde já obrigado.

    1. Loiuse, me parece que você pode ter um abscesso, que é uma coleção de pus dentro da gengiva. De vez em quando o pus aumenta e causa essa dor que você relata. Se há pus, sinal que a infecção pode não ter se resolvido na época do tratamento de canal. Sugiro que você procure seu dentista novamente pra reavaliar. Não se automedique, além de “mascarar” os sintomas, isso não resolve o problema.

  123. Doutora, ha mais ou menos 15 dias fui ao meu dentista pra tratamento e retirada do dente do ciso inferior esquerdo, neste procedimento o dentista quebrou minha mandíbula. Já fiz a cirurgia pra colocação de placas, mas desde que estava quebrada sentia um choque na gengiva inferior frontal esquerda, achei que com a cirurgia iria passar, o que não aconteceu. Na verdade continua e ainda muito mais forte. Por que? E será que vai passar ou tem algum tratamento? Porque analgésicos como Tylex em associação com Dipirona não tem me ajudado de nada. O que poderia fazer, por favor preciso de ajuda!

    Obrigada.

  124. Boa tarde, troquei a resina do ultimo dente por outra porque a anterior estava soltando, mas depois que fiz essa troca sinto o osso até o ouvido doer (não sei explicar bem a dor), já tomei nimesulida por 5 dias e nos 5 dias após eu terminar de tomar o remédio não senti mais a dor, e agora voltou a doer novamente, ah e sinto o mesmo dente sensivel quando algo gelado encosta no mesmo, o que será que está acontecendo?

    1. Ana, pode ser só uma sensibilidade pós-restauração, nesse caso, passageira. Mas pode ser sinal de problema de canal, também. Seria bom procurar seu dentista pra reavaliar, pode haver necessidade de remover essa restauração e ficar alguns dias com um curativo, pra ver como o “nervo” do seu dente se comporta e tentar evitar um tratamento de canal. Se der tudo certo, aí restaurar de novo.

  125. Olá doutora.

    Fiz um tratamento de canal no meu dente e a restauração dele, ate ai ok…
    O problema é que eu estou sentindo um incômodo na hora de mastigar o alimento e o alimento entrar entre o dente tratado e outro.
    Sinto minha gengiva super irritada e sensivel, quando eu passo o fio dental pra tirar o alimento a sensibilidade fica até maior, a ponto de eu sentir o dente latejando, pulsando, e como se ele estivesse inchado e alto até!

    Meu dentista falou que isso é normal e que pode passar com o tempo. Falou que é pq o dente é bem machucado pelo tratamento e um tecido que liga o dente com a gengiva foi rompido, dai é preciso tempo pra recuperar mesmo…

    O problema é que ta me incomodando desde quando eu fiz (20 dias) e vai e volta! Sempre quando entra comida… estou super irritado pq só to conseguindo mastigar de um lado e toda vez q passo o fio dental, me irrita MUITO!

    Será que é isso msm que ele falou ou pode ser outro problema?

    Obrigado.

    1. Caique, por acaso ficou um espaço entre esse dente e o do lado? Por isso a comida está entrando ali? Ou os dentes estão encostados, havendo ponto de contato entre eles?

  126. Olá, obturei meu dente da frente com resina e no outro dia ficou sensivel, é normal ? Incomoda, mas minha dentista so volta na proxima semana !

    1. Pode ser sim, Edilson. Um dente recém restaurado pode ficar um pouco sensível durante alguns dias. Se isso durar mais que 30 dias, procure sua dentista pra reavaliar.

  127. Boa noite Doutora, minha esposa fez uma restauração de dois dentes, colocando pino de fibra de vidro, já faz 4 dias, o dente fica latejando e não para de doer, queria saber se é normal e o que devo fazer?

    1. Normal não é, Kleber. Mas pode ser um incômodo apenas passageiro. Seria interessante entrar em contato com o dentista pra reavaliar.

      1. Olá doutora.
        Há alguns meses fiz um tratamento de obturaçoes.
        Logo de imediato comecei a sentir muitas dores ao morder, como um choque, tanto é que não mastigo mais com o lado direito.

        Um primo que é odontologista me disse que a obturação estava alta. Fui no meu dentista novamente, ele lixou, e noite passada não consegui dormir com as dores. O que eu devo fazer?

        1. Lê, converse novamente com o seu dentista. Se o problema era a restauração “alta”, as dores devem diminuir. Se não era, é preciso identificar a causa e tratar de acordo.

  128. Boa noite, tive uma cárie grande no último dente de trás, fiz a restauração há uma semana, na hora achei que tinha ficado boa, mas depois que cheguei em casa a senti um pouco alta.
    Hoje após escovar os dentes, senti que agora ela está numa altura boa, o que aconteceu, ela pode estar caindo ou se desgastando? O material usado foi resina.
    Olhando no espelho parece que há um minúsculo fiapo na parte interna da restauração.
    Devo me preocupar?
    Obrigado!

    1. Marcos, talvez o seu dente é que estivesse um pouco “alto” devido a um inchaço em volta da raiz dele, e não a restauração. O ichaço se foi e a altura do dente voltou ao normal. Se você não tem dor ou incômodo, não precisa se preocupar. Quanto ao “fiapo”, se ele não se soltar sozinho, procure seu dentista pra verificar.

  129. Boa tarde doutora, dia 27/03/15 coloquei um bloco em um dente que havia quebrado, desde então todas as vezes que mastigo qualquer coisa do lado do dente ele doi, quanto mais consistente for a comida mais doi.
    Já voltei ao dentista por mais 2 vezes, ela baixou um pouco no bloco, não sinto mais o dente alto, mas não consigo mastigar.
    Tomei nimesulida de 100mg do dia 10/04/15 até hoje e mesmo assim continua a doer.
    Tem algum outro rémedio que possa estar tomando?
    Por favor me ajuda.
    Obrigada.

    1. Kety, não acho que seja o caso de medicação. Parece ser algum problema local, a necessidade de algum ajuste, uma sensibilidade transitória. Se isso continuar nos próximos dias, seu dentista vai ter que reavaliar.

  130. Fiz duas obturações no mês passado e ainda sinto muita dor e sensibilidade. As obturações ficaram um pouco altas. Falei com o dentista e ele disse que já tinha diminuído o máximo que podia. Essa dor é normal? E se sim, por quanto tempo normalmente permanece?

    1. Grazielle, até 30 dias após a confecção de uma restauração o dente pode ficar um pouco sensível. Mais que isso, é importante que seu dentista reavalie, pra ver se há alguma alteração. Isso considerando que, no momento, a restauração não está mais “alta”.

  131. Fiz 2 obturaçoes onlay, mas as duas estao me incomodando, uma esta alta e nao consigo mastigar, e a outra sai um gosto estranho, a gengiva doi, sinto uma leve agulhada e parece que levei uma porrada no osso da buchecha, achei que fosse normal, pois estava recente a restauraçao, mas ja se passou um mes e o incomodo so aumenta, devo fazer um canal? Pois a carie do dente era bem grande e o dentista me deixou 15 dias com curativo pra ver se ia doer, e nao doeu, so depois da obturaçao onlay que ficou assim. Obg

    1. Michele, pode ser caso de canal, sim. Mas talvez seja só necessário ajustar essas restaurações. Procure seu dentista e relate esses sintomas.

  132. Boa noite Drª! Fiz uma pequena restauração no dente da frente ha mais ou menos um ano. Só que escovando os dentes a restauração caiu, pode acontecer do meu dente quebrar ou ter algum problema ate eu ir novamente ao dentista? Séra feita uma nova restauração? Desde ja agradeço.

    1. Patrícia, se for uma restauração pequena, na “ponta” do dente, por exemplo, a chance do seu dente quebrar por morder alguma coisa é pequena. Já se for uma restauração que abranja a estrurura do dente, o perido é maior. De qualquer forma: assim que possível, procure um dentista pra fazer novamente a restauração.

  133. BOA TARDE, fui a uma consulta de rotina e meu dentista falou que precisava de uma obturação, depois dessa bendita só tive dor de cabeça, nunca tive sensibilidade antes, agora sinto o dia inteiro o meu dente incomodar, já voltei ao dentista duas vezes para ele baixar, não sinto ela alta, agora sinto como se tivesse baixado d+, a sensibilidade não é a quente nem frio, é a doce, tmbm achei a obturação lisa, diferente das que já fiz anteriormente, enfim não sei explicar bem o incomodo, mas sinto o dente dolorido, como se estivesse algo fazendo pressão nele, e ai o que fazer? A obturação foi ha 30 dias atras e a ultima vez que fui pra ele desgastar o dente foi ha 2 dias atras.

    1. Gessyka, parece que você tem uma pulpite (inflamação do “nervo” do dente), então talvez seja o caso de remover essa restauração e ficar com um curativo (restauração provisória) por uns dias pra ver como o seu dente se comporta. Se a dor parar, seria apenas necessário restaurar novamente.

  134. Fiz a restauração de alguns dentes e além da resina que a dentista colocou, ela colocou uma espécie de forramento amarelado, perguntei pra ela e ela disse que serve para dar proteção ao dente. Gostaria de saber se tem como mudar a cor desse forramento e se realmente ele é necessário?

    1. Isso é uma proteção pulpar, Weverton… é pra proteger o nervo do seu dente da própria restauração, que contém substâncias potencialmente irritativas. Se sua dentista julgou necessário, é necessário. Se essa proteção não for usada, pode até “dar canal”. A cor dela é essa mesmo, não tem como mudar.

  135. Ola, fiz a restauração da ponta do meu dente frontal mas ficou maior do que o outro, tem alguma forma de consertar em casa, ou quanto custaria para consertar em um consultório?

    1. Wendel, não há como corrigir isso em casa mas, se ficou mesmo assim, seu dentista certamente vai corrigir sem qualquer custo, provavelmente é um ajuste simples. Entre em contato com ele e explique a situação.

  136. Boa noite. Coloquei uma coroa de ceramica pura no final de Janeiro no incisivo central esquerdo. Ja passou este tempo e a gengiva em cima do dente continua roxa e as vezes tenho dores. Isto é normal? Isto pode-me provocar um cancro oral?!

    1. Diogo, não é normal, mas não creio que tenha nada a ver com câncer. Procure seu dentista pra reavaliar, talvez seja algum problema no canal desse dente. A gengiva roxa pode ser uma consequência disso ou uma “sombra” causada pelo pino, por exemplo, o que pode ocorrer quando a gengiva é mais fina nessa região.

        1. Não tem a ver e não leva a câncer.

          O pino que deve estar segurando a coroa, que é o padrão nesses casos. Se não houver pino, pode não haver tratamento de canal… e se não houver tratamento de canal, as dores que você sente podem ser por isso.

      1. Ana Tokus. Não gosto muito de consultorios, porem fiz um canal ha 2 meses e não sinto mais dor, dor nenhuma. Porem quando eu mordo em cima muito forte, em cima da massa sinto uma pontada pequena. Eu sinto essa picadinha porque forço o dente em cima da massa ? Ou por outro motivo ? Isso é normal ?

        1. Ana, sim, a dor é apenas provocada (não-espontanea), e a causa deve ser alguma característica da restauração. Eu não diria que é normal, o ideal é que seu dentista reavalie pra ver o que está acontecendo.

  137. Oi Ana. Há 3 anos fiz uma restauração, e em janeiro deste realizei uma limpeza profissional, 1 semana depois senti a falta da parte mais alta da minha restauração, vou realizar tratamento ortodôntico, e mesmo com toda a documentação em mãos ele não disse nada, relatei o caso e ele nem sequer olhou o meu dente. Como proceder?

    1. Tiago, não entendi… a restauração caiu inteira? Parte dela? De qualquer forma: se você acha que há alguma coisa errada, procure um dentista clínico geral pra avaliar. Sim, o ortodontista deveria ter verificado, mas se ele não o fez…

  138. Fiz uma obturação no terceiro dente, contando do último para a frente. Mas ao passar o fio dental sinto dor nesse dente, seria como uma sensibilidade ao forçar o fio para entrar no vão do dente e ao retirá-lo. No inicio a dor era muito intensa mas tem diminuído gradativamente. Você poderia me dar uma causa provável para esse ocorrido, a dor ocorre ao passar fio dental ou quando mordo algo com força.

    1. Juliana, se a dor não é espontânea, ótimo. Mas ter tido uma “dor muito intensa” que agora diminuiu, talvez não seja bom sinal… pode haver envolvimento do canal. A restauração foi entre os dentes?

    2. Sim, foi entre os dentes, mas agora não sinto a dor mas apenas um leve incomodo que tem diminuído. Será que isso é um mau sinal.. Só tenho consulta agora em junho para fazer a remoção dos 4 sisos.

      1. Dificil dizer sem um exame mais criterioso, Juliana. Existem alguns testes que precisam ser feitos pra determinar se o seu dente melhorou mesmo ou se “deu canal”.

  139. Doutora, boa noite, eu tenho um dente que tinha uma restauracao profunda e quebrou, entao fui ao dentista e ele fez a restauração outra vez, sem anestesia, mas eu senti mt dor pq foi profundo. Ao fechar o dente com a resina fiquei sentindo pontadas nos 2 primeiros dias, mas nada de dor com mordida, quentes e gelados nao, somente por dentro do dente. Estou no 3 dia e sinto uma pressão, sorrindo ou não, isso é normal? Para completar estou com gripe e o lado da face onde foi feita a restauração esta congestionado. O que a senhora acha, pode ser a gripe ou a restauração recentemente ou os dois?

    1. Karina, pode ser só uma sensibilidade pós-restauração, o que não é incomum. O fato de você sentir pressão no rosto pode ter a ver, sim, com seu estado gripal. Aguarde mais alguns dias, se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Doutora, eu voltei ao dentista 3 vezes pra ele ajeitar pq estava me incomodando muito, ele desgastou mais um pouco, mas meus dentes ainda se tocam normalmente, agora sem incomodo… o problema é que tem 2 dias que ele desgastou… creio que tenha desgastado até onde era seguro para eu nao sentir dores… quando eu mordo um doce eu sinto uma pontada e depois para… isso pode ser da sensibilidade? Eu ja futuquei e nao tem nenhum buraco, a restauração está plana, mas como disse, o doutor mexeu muito nesse dente pq doi so qnd eu mordo doces com o dente… eu vou esperar um pouco pra voltar la pq fui muitas vezes e fiquei com vergonha de voltar agora. BI – Profenid por 5 dias resolveria essa dorzinha, visto que pode ser algum nervinho inflamado?

        1. Karina, me parece apenas um sensibilidade dentinária, já que a distância entre a dentina o interior do seu dente e o meio externo diminuiu quando a restauração foi desgastada, o que explica a sensibilidade. Se persistir, será preciso reavaliar mais pra frente.

  140. Boa noite Doutora, ha uma semana atrás coloquei uma coroa dentária, porém quando eu mordo eu sinto apenas o dente onde coloquei a coroa, é normal essa coroa ter ficado um pouco alta? Comentei com minha dentista, ela disse que com o tempo ela vai acentuando, achei isso estranho. Gostaria de saber de você se isso é normal ou devo retornar na minha dentista?

    Obrigado!

  141. Olá, meu nome é Eduarda, tenho 11 anos, ontem fui ao DENTISTA e ele obturou meu dente, ai ele colocou a massinha e depois ele me perguntou se ficou alta demais, ai fiquei com vergonha de dizer que ficou, ai vim pra casa e senti que está muito alta, o jeito que eu mordia era muito diferente, o que devo fazer, vou ao DENTISTA OU SERÁ QUE ELA FICA BAIXA? O QUE DEVO FAZER? AH E TAMBÉM SE EU FOR NO DENTISTA NOVAMENTE, SERÁ QUE ELE VAI ME DIZER ALGUMA COISA SOBRE EU NÃO TER FALADO NA HORA??

    1. Sim Eduarda, procure seu dentista pra ajustar a restauração, ela não vai “baixar” sozinha. E mantê-la alta pode trazer bastante incômodo pra você. Diga apenas que você sentiu que ela ficou alta só depois. Pronto. 🙂

  142. Boa noite doutora, fiz uma obturação ha dois anos, na epoca meu dente doeu um pouco e o dentista removeu a resina e colocou uma massinha branca e depois de uma semana colocou a resina de novo. Agora a resina escureceu, ficou meio amarelo escura, ai fui em um dentista e ele disse que precisava refazer, refiz… e ficou alta a restauração, ai pedi pra ele abaixar, so que ele tirou bastante e agora sinto muita dor quando mastigo ou quando como algo gelado , parece que esta aberto de tanto que doi. O que eu faço? Essa dor passa sozinha?

  143. Doutora, fiz uma restauração semana passada e a dentista deixou excesso de resina. Consegui tirar boa parte com a unha mesmo, pois ficou na parte de cima do dente (um dos da frente). Depois se iniciou uma série de problemas: dor no dente, muito inchaço na gengiva e muita dor! Só que ontem a bolha estourou e expeliu muito pus… Estou quase completamente recuperada, mas gostaria de saber se vou precisar trocar a restauração mesmo assim.
    Obrigada.

    1. Danyella, se há / houve fístula com pus, já não é apenas caso de restauração. Se a origem do pus for esse dente, será necessário tratar canal. Procure sua dentista pra reavaliar, mesmo que o dente não doa, há uma infecção em curso.

  144. Bom dia, doutora! Meu dente molar quebrou um pedaço, nisso fui ao dentista fazer a restauração, ai dentista tirou um raiox para ver se precisava ser canal, nisso pediu ate opinião a outro dentista para ver se o diagnostico dele seria de canal, ele disse que não, mas mesmo assim ela colocou apenas um curativo e me deu as instruções que se doesse era caso de canal, caso contrario eu voltaria e ela faria a obturaçao definitiva. De inicio não doeu mais, apos o terceiro dia ele apenas doi quando mastigo algum alimento duro. Nesse caso será mesmo preciso canal?

    1. Marciely, nem seu dentista nem eu podemos afirmar se é caso de canal porque você deve estar numa situação limítrofe, ou seja, dependendo de como o seu dente se comportar com o curativo, aí sim será possível decidir se o melhor é tratar o canal ou só restaurar. Pelo seu relato, o nervo do seu dente está inflamado, o que chamamos de “pulpite”, às vezes uma pulpite é reversível e às vezes é irreversível. Quando é irreversível, fica indicado o tratamento de canal.

  145. Fiz uma obturação há 1 mês e no começo estava tudo normal. Depois de 1 semana e meia começou a doer pra mastigar, dando “choques fortes” de segundos e depois parando quando eu parava de mastigar.
    Notei que os dentes estavam juntos e não estava dando para passar o fio dental. Nisso senti que tinha uma coisa lá e consegui tirar um pedaço de plastico duro do meio dos dentes(?). Não sei se colocaram la na hora da obturação e esqueceram.
    O problema é que mesmo depois disso, conseguindo passar o fio dental e tudo o dente não parou de doer.
    O dente é na arcada superior direita e estou sentindo sensibilidade nos dentes da frente agora. Estou usando sensodine mas sem muito sucesso.
    A dor é só em choque e para mastigar apenas, continua com a mesma intensidade… tentei usar anti-inflamatorio por uma semana o que aliviou a dor um pouco, mas depois de interromper o uso voltou ao “normal”.
    Só consigo comer mastigando de um lado.
    Parado não dói nada só sinto que tem algo estranho como um leve incomodo.
    Com frio ou quente também não sinto nada, para escovar e enxaguar a boca tambem não.
    Os choques estão me deixando atordoada já sem saber o que fazer…
    O que pode ser isso?? Refazer a obturação ajudaria, será?
    Obrigada!

    1. Amanda, o “plástico duro” provavelmente é algum resíduo de resina oi adesivo usado durante a restauração. Se a dor é apenas à mastigação, ótimo, provavelmente é uma pequena pulpite reversível (sem necessidade de tratamento de canal). Seria bom que seu dentista reavaliasse, pra verificar se há alguma coisa errada com a restauração em si (uma bolha interna, por exemplo) ou se é apenas uma sensibilidade após a confecção da restauração. Talvez seja o caso, sim, de remover a restauração e ficar com um curativo por um tempo, pra ver como o seu dente se comporta.

  146. Ola Doutora!! Fiz uma restauração no ultimo dente inferior (esquerdo e direito), quando cheguei em casa senti que eles estão altos e os dentes ficaram com uma abertura na minha boca, devo esperar os dentes “gastarem” com o tempo ?
    Obrigada.

  147. Olá!

    Quebrei um pedaço bem pequeno no dente da frente, então fui ao dentista e ele fez restauração com resina branca, mas parece que tem uma ondulação na metade do dente para baixo, na frente e atrás do dente. Queria saber se isso é normal ? E se essa ondulação vai ficar escura daqui um tempo ou é só no lugarzinho que ele preencheu que estava quebrado?

    1. Iara, se o dente não ficou “liso” pode ser que haja um pequeno degrau entre a restauração e o dente. Isso muitas vezes é facilmente resolvido com um polimento. Entre em contato com o seu dentista.

  148. Doutora, estou passando por um problemão! Há 1 mês mais ou menos obturei os 3 ultimos dentes da parte inferior (aqueles antes do siso). O que acontece é que primeiro eu tive sensibilidade a frio e quente e depois começou a doer pra morder. Voltei na dentista ela passou um remedio nos dentes, usei sensodine e a sensibilidade passou, mas o problema da dor na mordida permanece, mesmo ela já tendo baixado a resina várias vezes (já retornei ao consultório dela pra esse procedimento 3 vezes). Eu to começando a ficar com medo de nunca mais conseguir morder de verdade. Não consigo mais mastigar nada que seja um pouco duro ou até mesmo carne. Tenho que ficar amassando a comida levemente e usando muita saliva pra dissolver o alimento antes de mastiga-lo. A dor é como se fosse dentro do dente, um choque muito incomodo e eu já não sei mais o que fazer… Nunca me arrependi tanto de uma coisa como de ter mexido nos meus dentes, pois eles não estavam tão ruins assim. Foram as primeiras obturações que fiz na vida e se eu soubesse que após elas, meus dentes que eram bons, iriam ficar inutilizáveis, eu jamais teria feito o procedimento. Preferiria continuar mastigando normalmente, esperar eles apodrecerem e depois arrancava e colocava outros. Minha frustração não cabe nesse depoimento!

    1. Regina, não dá pra ficar assim… é preciso que sua dentista reavalie esses dentes e veja o que está causando essa dor: apenas uma sensibilidade pós-restauração (nesse caso seria algo passageiro), algum problema na confecção da restauração em si ou problema de canal. Compreendo sua insatisfação, mas o mais importante agora é identificar a causa e tratar de acordo.

    1. Sendo pessimista, pode afetar o osso em volta do seu dente, caso seja colocada muita força sobre ele. Mas isso é só uma possibilidade, se você estiver confortável em aguardar, ok.

  149. Olá, eu fiz uma restauração e agora percebi que minha massinha ficou meio alta, vou voltar no dentista sábado que vem, tem algum problema esperar até lá ?

  150. Ola doutora, gostaria de saber se depois de um tratamento de canal o dente pode ficar dolorido ao toque. Outra duvida é, sei q é errado esperar a restauração se moldar, mas isso pode acontecer mesmo? Ela se molda sozinha ?

    1. Sim Gizele, pode, por alguns dias. Não, a restauração não se “molda” sozinha, o que pode acontecer é ela ir desgastando com o tempo, mas isso levaria meses, e não dá pra ficar meses com o dente doendo, ainda mais se um ajuste leva apenas alguns minutos pra ser feito pelo dentista.

  151. Olá doutora! Há mais ou menos um ano atrás eu fiz uma obturação, e quando cheguei em casa percebi que estava alta. No outro dia ao acordar notei que não estava mais e decidi não voltar ao dentista. Porém uma semana depois, quando eu comia do lado do dente obturado, começou a dar uma dorzinha estranha, parecia uns choquezinhos bem de leve, mas não voltei ao dentista pois estava em época de aulas. Esse ano ao voltar, notei que meu dente estava meio rachado e a dentista achou estranho pois não deveria acontecer aquilo. Ela decidiu colocar um curativo e deixar por dois meses. As dores passaram, mas ao final dos dois meses elas voltaram. Retornando ao dentista ela fechou meu dente (onde estava rachado) e as dores pararam, mas não durou uma semana e notei que o dente estava rachado novamente e os “choques de leve” voltaram. O que devo fazer?

    1. Jacqueline, entre em contato novamente com sua dentista. Se houver uma forma de restaurar o dente, ela o fará. Senão houver, será preciso bloco ou coroa.

  152. Olá Doutora !
    Eu fiz uma obturação em um dos últimos dentes da parte de baixo há uns dois meses atras. Foi um procedimento simples, sem anestesia já que não era canal nem nada. Porém de um mês pra cá venho sentindo uma dor nesse mesmo dente toda vez que bebo algo e as vezes até quando mastigo nele. A impressão que eu tenho é de que quando bebo algo, o liquido chega a entrar dentro do dente. Isso é normal?

    1. Paloma, não, não é normal. Como a dor não é espontânea, é um bom sinal, o canal deve estar ok ainda. Mas sugiro que você procure seu dentista pra avaliar.

  153. Dra. Ana,
    Desculpe pelo post longo, mas estou sofrendo com os dentes há uns 4 meses. Primeiramente, a região doía com gelado. Um endodontista radiografou, viu uma grande infiltração abaixo da resina, e tratou o canal do último molar. Mas a região continuava a doer e até mesmo latejar. O mesmo endodontista chegou à conclusão que era o dente do lado, e também tratou o canal. Ambos os dentes foram fechados provisoriamente com ionômero de vidro (acho que é esse o nome) e pararam de latejar espontaneamente. Contudo, os dentes continuavam a doer com gelado e, segundo o endo, o problema era no dente do lado, que está com retração na gengiva – foi feito o teste de vitalidade nos dentes com canal tratado e esses não doeram. Por fim, o dentista que irá restaurar os 2 dentes com canal ainda não o fez, pois a região ainda está sensível. Agora, sinto uma dor diferente, do tipo que não pode encostar no dente que ele dói, mas que às vezes passa. Retornei ao endo, e ele assegurou, por meio de radiografia, que os canais estão bem feitos (só me resta acreditar, pois ele é especialista na área e bem renomado). Segundo ele (endo) e o dentista (que irá restaurar o dente), o problema está na minha oclusão, pois tenho mordida cruzada e parece que o dente de cima está pegando nos dentes restaurados, mesmo após acertar a altura da obturação provisória. Vou fechar os dentes em breve, com a resina, estou com medo de haver algum problema ainda na raiz. Pela sua experiência, consulto se:
    1 – tirada a radiografia, posso ficar mais tranquila que o canal tenha realmente sido bem executado? É possível haver algum problema no canal não visualizado na radiografia?
    2 – estou com a restauração provisória há uns 3,5 meses (!). Pode ser que isso esteja contribuindo para a dor?
    3 – Se houver problema no canal, quando o dentista substituir o material provisório pelo definitivo, ele consegue visualizar?
    4 – Realmente é possível sentir dor em dente com canal, caso haja problemas na oclusão? Essa dor é parecida com uma agulha dentro do dente, que vai e volta?
    Obrigada!

    1. Simone,

      1. Eu acho que você pode ficar tranquila, sim. Pelo seu relato, me parece que o canal foi bem tratado.

      2. Creio que não, a não ser que a restauração provisória esteja “alta”.

      3. Não, não há como visualizar um problema de canal na troca da restauração. Mas, como disse, não me parece que o problema seja o tratamento, em si.

      4. Sim. A dor não deve ser no canal, já que o nervo do dente foi removido, mas nos tecidos em volta do dente com canal tratado. Todos esses tecidos continuam vivos e, portanto, podem doer. E logo após o tratamento de canal, no período de cura / cicatrização desses tecidos, não é incomum que haja dor ou desconforto.

  154. Oi,

    Gostaria de tirar uma duvida por favor. Tenho dois dentes restaurados lado a lado faz anos. Agora uns 40 dias pra cá toda vez que passo o fio dental entre eles sinto uma sensação de peso, repuxamento da gengiva e parece que esse lado esquerdo fica pesado. Só melhoro quando a minha boca abre e solto o ar pelo ouvido do lado esquerdo. Isso está me incomodando muito… o que poderia ser?

    Obrigado.

    1. Guilherme, em princípio, o fato de passar o fio dental entre esses dentes não tem nada a ver com a “sensação de peso”. Pelo que entendi, seu ouvido “tranca” na ocasião em que você passa o fio dental, e a causa disso pode ser a abertura de boca que você faz. Enfim… seria interessante avaliar, junto a um dentista especialista em DTM, a sua ATM (articulação da mandíbula) – vale também avaliar as suas restaurações, já que você as tem há anos – e verificar com um médico otorrinolaringologista se há algum problema de ouvido ou nas vias aéreas superiores, como sinusite, por exemplo.

  155. Olá Dra. Ana, boa tarde…
    Hoje de manha quando fui lavar minha boca p/ escovar os dentes, ao bochechar o meu último dente deu um choque e ficou doendo o tempo todo. O que pode ser isso? Ta doendo tipo o nervo, é uma dor suportável, mas incomoda :/

  156. Olá Dra.

    Fui ao dentista há dois dias e fiz uma obturação, e estou sentindo uma sensibilidade qdo tomo algo gelado e qdo toco com a unha na lateral do meu dente… no momento q eu estava no consultório ela passou o jato de água e já senti, mas esqueci de falar pra ela. É normal? Pode ser caso de canal? obg

    1. Maura, ainda não suspeitaria de problema de canal, pois a restauração é bem recente e às vezes o dente fica sensível por alguns dias. Continue observando. Se a dor aumentar ou não diminuir aos poucos, procure sua dentista pra reavaliar.

  157. Olá Dra. Ana!

    Há um mês atrás meu dente molar doía ao beber quente ou gelado. Fui a dentista, ela colocou um remédio e tapou com massinha branca. Após o efeito da anestesia ter passado, uma dor insuportável começou a aparecer, latejante e constante. Tomei Advil que fez passar a dor de dente, porem precisei toma-lo por uma semana, ate que por fim a dor foi desaparecendo e parei de tomar o remédio.
    Fiquei por mais duas semanas com o dente ótimo, comendo e bebendo de tudo.
    Quando retornei a dentista pra fazer a restauração dele com resina, a Dra. me perguntou se continuava doendo, eu disse que não, ela fez uns testes com spray, batendo no dente e apalpando a gengiva e não doía nada, então o dente foi restaurado.
    Após a restauração senti que resina ficou alta e devido a dor voltei no dia seguinte para corrigir, foi um alivio!
    Mas de lá pra cá já se passaram duas semanas pelas quais não consigo comer qualquer coisa consistente porque sinto fincar o dente e o alimento ou bebida quente doi de imediato quando o toca, mas a dor logo passa.

    Minhas questões são:
    – Por que o dente doeu tanto logo após a colocação do remédio e essa dor foi cessando até desaparecer conforme fui tomando Advil?

    – Mesmo após a ausência de dor e os inúmeros testes para avaliação é possível que o dente tenha que passar pelo tratamento de canal? Ou seria apenas uma reação normal pelo fato dele ter ficado alto?

    1. Cyntia, a dor poderia ser, sim, por causa da restauração ter ficado “alta”. Isso causa uma inflamação em volta da raiz do dente, chama “pericementite”. Porém você relata dor com alimentos / bebidas quentes, e esse é um sinal clássico de problema de canal. Então é preciso sua dentista reavaliar seu dente, é possível que seja esse o caso, infelizmente.

  158. Ola doutora! Já por mais de um ano venho sentindo fortes dores no lado direito do rosto. Fiz panorâmica, tomografia, ressonância da ATM e ate agora não obtive um diagnostico exato. Porem ao passar com um ortodontista este verificou que muitos dentes da minha boca não se tocam. Ele propos um ajuste oclusal inclusive com acréscimo de resina.

    Gostaria de saber se a falta de contato entre vários dentes poderia levar a essas dores q sinto, pois de acordo com o buco que passei minha ATM está normal. Inclusive eu dormi com uma placa de acrílico mas não obtive melhora.

    1. Diego, a relação entre problemas oclusais e de ATM não é assim tão direta. Tem gente com a mordida toda “torta” e que não tem DTM, e o contrário também. Mas sim, essa poderia ser uma das causas. Sugiro uma avaliação com um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  159. Ola, eu fiz um tratamento de carie hj, e sinto o dente alto, o problema é que quando estava na dentista ela disse que tava muito baixo o suco do dente, e fiquei com medo dela continuar, devo voltar la e abaixar a obturacao ou nao arrisco o suco do dente ?

  160. Fiz uma restauração em dois dentes da frente, quando cheguei em casa me dei conta de que os dentes ficaram juntos, impossibilitando de passar o fio dental, isso esta correto?

  161. Bom dia doutora,

    Fiz duas restaurações ha uma semana, no mesmo local, só que uma em cima e outra embaixo, porém os dentes “casam” quando eu fecho, mas ainda sinto um incômodo parecendo estar alta. Vale a pena diminuir e arriscar que as mesmas não “casem” ou é mais uma questão de adaptação?

    Obrigada!

  162. Fiz obturação há uns 4 meses e sinto dor em um dos dentes ao mastigar algo mais duro, acredito que tenha ficado “alta”. Vou procurar o dentista o mais breve. Obrigada pelas informações do blog mais uma vez.

  163. Olá!
    Eu tinha uma cárie na parte de trás do dente 11, ou 21, esses da frente. E era uma cárie bem próxima da raiz, não era na base, na ponta.

    Fiz uma restauração há 13 anos e tive que trocar agora e fazer canal. Mas ocorreu um desgaste maior do dente, claro. Tanto pela abertura para fazer o canal, como para remover mais cárie. Faz um mês que realizei esse procedimento, a doutora já restaurou no mesmo dia que fez o canal, está bonitinho o dente. O problema, é que sinto uma certa “pressão”, como se tivesse uma pulsação no dente. Não dói, mas sinto o dente estranho dependendo do que faço, até no ato de falar, quando a língua bate nele, etc. Tem um certo medo também de ele quebrar, porque sei que ele foi desgastado e não vai ser a mesma coisa nunca. A doutora disse que apesar dos procedimentos, ainda tem muito dente e que posso morder normalmente, mas me sinto insegura. Essa pressão e “palpitação” no dente, pode ser por conta da resina? Li que resina composta retrai e pode quebrar, partir o dente… Vou agendar uma nova visita porque também sinto a restauração um pouco alta… de vez em quando o dente inferior toca nele, dependendo da posição que fico. E olha que no mesmo dia, depois que sai do consultório e passou a anestesia eu senti alto, voltei lá e ela fez ajustes. Fico até com receio de mexer de novo… de quebrar.

    1. Miriam, me parece que o seu problema é uma pericementite, ou seja, um edema (inchaço) na pontinha da raiz do seu dente. Os sintomas que você descrevem podem ser explicados pela presença da pericementite: sensação de dente “alto” mesmo depois de ajustes / desgastes, dente sensível, um incômodo ao encostar nele. Tudo isso é comum logo após o término do tratamento de canal, pois os tecidos em volta do dente ainda estão se recuperando, há um processo inflamatório em curso. Quanto à resina, a contração de polimerização causaria sensibilidade no caso de um dente vital (sem tratamento de canal), é improvável que isso seja um problema num dente com canal tratado. Ainda, considerando que a resina é um material adesivo e foi bem indicado, o seu dente está seguro. Pode morder. 🙂

  164. Ola dra, eu extrai o primeiro molar, so q tenho o segundo e o terceiro molar. Se eu colocar aparelho eu consigo trazer o segundo molar para o lugar do primeiro, e o terceiro molar para o lugar do segundo ? Tenho essa duvida, muito obrigado!

    1. É uma possibilidade, Gleison. Mas não é uma movimentação muito fácil e não é possível em todas as pessoas. Procure um ortodontista pra avaliar se no seu caso essa estratégia se aplica.

  165. Olá doutora, boa tarde, minha obturação caiu e eu não conseguia comer nada, então hoje fui no dentista pra fazer uma restauração, a dentista colocou a resina, aquela massinha branca, ela falou que meu dente não tem cárie, então as chances de doer eram poucas, porém meu dente até a língua quando passo nele as vezes dá aquela dorzinha enjoada bem “fininha” ou ate mesmo quando junto os dentes. Isso é normal? Eu fiz hoje de manhã, umas 10hrs, mas não mastiguei nada nem coloquei líquido nenhum a não ser água, pois estou com muito medo de doer, quando fui os dentes eu senti também, porém foi um incomodo quase imperceptível, mas senti. Esses sintomas são normais?

    1. Sim Felipe, pode haver uma sensibilidade após a confecção de uma restauração por até uns 30 dias. Se durar mais que isso ou se a dor aumentar, procure seu dentista pra avaliar.

  166. Oi Dra., tenho uma dúvida, recentemente fiz duas restaurações com coroa de metal/porcelana, porém após uma semana percebi muita dor em um dos dentes restaurados, retornei a dentista, a mesma diminuiu o tamanho da coroa, até ai tudo certo, acontece que agora estão doendo as duas restaurações. Os dentes são os penúltimos da parte inferior da boca. Dói a gengiva incessantemente ao mastigar, só passa/diminui a dor após algumas horas do término da refeição. Será que ainda está alto? To quase mandado tirar, é de enlouquecer!

    1. Pode estar “alto” sim, Adele. Pode ser, também, que haja algum problema na linha da gengiva, algum tipo de desadaptação. Enfim, é preciso avaliar com critério.

  167. Ola, queria tirar uma duvida, meu filho tem 4 anos, dente de leite, e a dentista colocou apenas a resina direto, sem o adesivo, pq ele nao permitia isso, pode durar quanto tempo?

    1. Lia, certeza que era resina? Porque existem outros materiais que não exigem adesivo. Se foi resina mesmo, deve cair a qualquer momento…

      1. E ai vc ja me deixou confusa, pq ela usou o fotopol… e um que fez ja ta uns 4 dias e o outro ja ta uns dois dias, e escovou o dente e não caiu ainda, qual produto poderia ser então?

        1. Pode ter sido um ionômero de vidro fotoativado, então. É um tipo de material muito usado em odontopediatria. Se for esse o caso, pode durar até o dentinho de leite cair.

  168. Oi, Dra, tudo bem?
    Eu fiz um canal há uns 3 anos e ele de vez em quando me incomodava. Esse mês, após fazer um outro canal no dente ao lado dele, ele passou a doer mais. Hoje, eu fui no dentista e ele desgastou um pouquinho a altura para ver ser resolve, pois no raio x nada apareceu (outra dentista que viu o raio x disse que parecia uma pequena lesão). Quantos dias mais ou menos a senhora acha que leva para a dor passar e eu ter certeza se o problema é esse mesmo ou não? Obrigada!

    1. Valéria, se o canal concluído “de vez em quando incomodava”, das duas uma: ou realmente o dente estava um pouco “alto” ou o problema no dente ao lado já existia desde aquela época e o incômodo que você sentia já era por causa dele. Pra saber se o ajuste / desgaste resolveu a questão, é bom aguardar de 3 a 7 dias.

  169. Minha filha fez 2 restaurações nos ultimos dentes de baixo de cada lado… so que quando vai mastigar doi, ja esta 4 dias, agradecida.

    1. Se a dor não parar nos próximos dias seria bom procurar o dentista pra reavaliar, Francy. Mas às vezes acontece do dente ficar um pouco sensível após uma restauração mesmo, sem maiores consequências.

  170. Boa noite, Dra. Ana! Tudo bem?
    Estou sentindo dores no dente n° 36. Uso aparelho ortodôntico e há algum tempo não vou a manutenção. Não tenho os caninos inferiores. Quando comecei o tratamento, o dentista colocou o anel neste dente, mas antes disso ele corrigiu uma obturação que já havia nele (só esse dente é obturado com essa massinha. Os demais obturados são com aquela que parece alumínio, que foram feitas bem antes de eu ir a esse dentista). Então, ele colocou o anel em uma das manutenções. Com o andar do tratamento não sei porque o anel ficou meio que solto, com folga, e isso fez com que meu dente fraturasse um pedaço da cúspide e meu dentista veio então a tirar o anel. Com o tempo a obturação desgastou e caiu. Ele a refez. Depois de um tempo essa restauração caiu novamente mas eu não estava na cidade em que ele atende, então fui a outro dentista (público) e ele fez a tal obturação. Há cerca de um mês a cúspide novamente quebrou, ficando o dente sem cúspide nenhuma. Só tem os lados do dente, a obturação no meio (grande, devido às várias obturações) e as partes de onde era a cúspide tá irregular (ora alta, ora baixa). Passei a usar exaguante bucal e desde então aparecem essas dores, chegando até a inchar meu queixo. Quando isso aconteceu liguei pro dentista e comuniquei o acontecido. Ele me orientou e eu perguntei quando ele viria atender na cidade. Ele disse que não poderia atender naquela semana porque entraria em recesso. Eu resolvi aguardar o retorno e segui as recomendações dele (anti-inflamatório e outros medicamentos que não recordo nome). Parei o uso do exaguante e voltou ao “normal”, daí nem fui mais no consultório. Até então já não havia sentido mais nada (aquela velha história: se não sente mais nada não precisa ir). No entanto ontem quando usei novamente o enxaguante bucal, ele começou a apresentar novamente tais dores. Aparentemente sinto o dente/obturação alto(a) e ele dói, sem parar. Não é uma dor insuportável, mas é incomoda. Queria saber o que pode está havendo e que pode me recomendar.
    As informações que passei não são suficientes mas espero que indiquem as causas/tratamento. E outra coisa, vi que recomendas outros profissionais. Podes me recomendar alguns de Fortaleza/CE?
    Abraço!

    Estou anexando a imagem do dente que citei:

    Se não der, segue link: http://oi57.tinypic.com/25qtci9.jpg

    1. Oi Lucas, tudo ótimo. 🙂

      Pelo que entendi do seu relato, me parece que pode haver um problema de canal, por 3 motivos: o seu rosto ter inchado, haver dor espontânea e você sentir o dente “alto”. Não é certeza, é preciso avaliar clinicamente, mas talvez seja necessário o tratamento de canal, mesmo.

      Em Fortaleza, posso indicar o Dr. Diego Peres Magalhães, que é endodontista. –> http://on.fb.me/1nlVDbH (não sei dizer onde ele está atendendo, é preciso entrar em contato e perguntar).

      Ah, a imagem não abriu.

      1. Obrigado pelas informações e sua atenção, Dra. Ana!
        É provável que o tempo da imagem tenha expirado. Postei novamente mas dessa vez no meu Onedrive, segue link:
        http://goo.gl/nEKpMN
        Algumas imagens tem o “play” de vídeo porque filmei e tirei prints da tela do cel e acabei não notando na hora.
        Nunca fiz canal. Ontem tomei Cefalexina pra cuidar da provável inflamação e hoje meu queixo amanhaceu inchado, como pode ver em uma das imagens.
        Agora pela manhã estarei indo ao CEO pra ver o que podem fazer ou o que me recomendam. Passei mensagem pro “Endo” que me recomendou. Aguardarei resposta dele mas estarei indo ao CEO.
        Abraço e obrigado mais uma vez!

        1. Voltei do CEO. A dentista de lá informou que estava com pus e que seria necessário fazer canal ou a extração e que eu continuasse tomando o medicamento por mais 7 dias. Daí voltei pra casa.
          Com isso me tire algumas dúvidas: Quais os benefícios e os malefícios/riscos de um canal? Visto que é o dente 36, qual a melhor opção: Extração ou canal?
          Obrigado!

          1. Lucas, se o dente não tem indicação de extração, ou seja, se há possibilidade de manter o dente, é o melhor a ser feito. Se você extrair acaba criando outro problema: a necessidade de prótese… e no seu caso, por ser 1 dente só, o melhor seria implante + coroa. Já se você mantiver o dente, é possível que depois do canal tratado um bloco já resolva… e se não for suficiente – é preciso avaliar direitinho pra ver se é -, pino e coroa reabilitariam a função e a estética. Uma opção mais “em conta” e que excluiria o implante.

  171. Olá !
    Fui ao dentista, ela fez uma restauração, ela perguntou se estava alta e eu estava sentindo alta, quando ela terminou eu senti que meu dente nao se encostava no outro na lateral do dente da parte de dentro, voltei pra casa, percebi que o dente canino e do fundo estão batendo um no outro, a restauração foi feita nos dentes perto do fundo, voltei lá e expliquei e ela desgastou os dentes de baixo e eu continuava com a sensação da falta de apoio entre os dentes, e ela desgastou o dente do fundo de baixo e ficou pior, o dente canino esta batendo no outro do lado esquerdo e o dente perto do fundo, de cima do lado direito, esta batendo também, comecei ter dor de cabeça.
    Ela ficava perguntando pra mim o que ela tinha que fazer, pois eu continuava me queixando pela a falta de apoio dos dentes do lado direito .
    Estou sentindo a restauração muito baixa e piorou quando ela desgastou os de baixo.
    Estou pensando procurar uma segunda opinião, to com receio de ela fazer algo que piore mais.

    1. Suzana, confesso que fiquei meio confusa com a sua descrição… pelo que entendi, sua dentista foi desgastando a restauração “alta” até que ela ficou “baixa” demais. Não entendi o que você quis dizer com “falta de apoio entre os dentes”. De qualquer forma, é preciso reavaliar toda a sua oclusão (“mordida”) e fazer um ajuste oclusal pra equilibrar os contatos.

  172. Entao fiz uma obturação domingo a tarde, foi tirado a carie e colocado massinha, so que tenho sentido muito dor, nao só no dente mas do dente da obturação até o ouvido ate minha amidala do lado do dente aumentou, fui na outra dentista na segunda, ela disse que ta inflamado, receitou amoxilina e ibuprofeno, só que a dor não esta passando, nao consigo nem dormir a noite de dor, o que eu faço, o que eu tomo ?

    1. Nadiele, você precisa procurar sua dentista pra reavaliar. Dor espontânea como você relata pode ser problema de canal.

  173. Oi, tenho duas próteses fixas que tive que colocar por falta dos dentes permanentes. Nasci com essa falha. Já faz dez anos que coloquei essas próteses de porcelana. O problema é que tive que desgastar dois dentes bons meus, e agora estou sentindo dores num dos dentes desgastados. Fui a mesma dentista e ela disse que terá que abrir, só que pra isso terei que fazer outra prótese e gastarei todo o procedimento. Minha questão é: teria uma outra forma de arrumar esse dente sem que haja necessidade de pagar tudo de novo? Minhas condições financeiras não estão das melhores e estou com medo de perder meu dente. Já não tenho muito por falha genética e perder os que tenho é de dar pavor. Aguardo sua opinião.
    Grata
    Elisa

    1. Elisa, não há como chegar ao seu dente sem remover a prótese ou perfurá-la. Nem sempre é possível remover a prótese e, quando é, a chance de danificá-la é enorme, ou seja, recimentar a mesma coroa não costuma ficar bom. Não vejo razão, pelo seu relato, pra você perder o seu dente. Mas se é preciso tratar, você vai ter que pensar em substituir essa coroa, sim… nem que seja, no momento, por uma de material mais barato (resina, por exemplo).

  174. Boa tarde, Drª Ana
    É normal depois de uma restauração os dentes darem uns “choquinhos” na hora de passar o fio dental?
    Desde já agradeço.

    1. Lele, se a restauração é recente, pode acontecer. Se continuar assim nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  175. Olá, meu dente estava muito dolorido e eu fui ao dentista. Ele fez uma obturação provisória e disse que era para esperar e ver como o dente iria reagir, caso fosse preciso teria de ser feito um tratamento de canal. Bom, passou um semana e nada de dor. Porém, ontem o dia amanheceu frio e chuvoso e ao enxaguar a boca (água estava mt gelada) eu senti uma sensibilidade, nada insuportável.. foi apenas na hora que encostei a água.. logo depois passou. Gostaria de saber se isso acontece ou será preciso que eu realize o tratamento de canal.
    Desde já agradeço!

    1. Acontece, Ana. Seria um problema se você sentisse dor espontânea. Mas dor provocada, principalmente por água fria, não indica, necessariamente, necessidade de tratamento de canal.

  176. Dra, fiz 3 restaurações (2 de um lado e 1 do outro, todas em dentes molares) ha 3 dias atrás.
    O que ocorre é que desde então eu sinto uma sensibilidade muito forte em um dos dentes e a noite (somente a noite) sinto uma pressão enorme nas maçãs do rosto, como se fosse um peso.

    Lembrando que antes de fazer as benditas restaurações estava tudo bem, eu mastigava normalmente e não sentia nada de anormal. No inicio achei q estava alta e fui ao dentista pra baixar a obturação. Eu sinto como se a altura estivesse normal, mas essa pressão e dor ao mastigar me deixa com muito medo, e sinceramente não quero mais voltar pra esse profissional.

    Eu insisti pra que ele fizesse o teste com o carbono, mas ele nao achou necessário.

    Me ajuda, por favor!

    Obg

    1. Raquel, como são restaurações muito recentes, o incômodo é, até certo ponto, esperado. Pode ficar meio sensível por alguns dias. Não acho que neste momento alguma das restaurações esteja “alta”, até porque seu dentista já verificou. Como o rosto dói também, é preciso avaliar com mais critério, talvez o dente em questão tenha evoluído pra um quadro que exija tratamento de canal.

  177. Doutora Ana, eu fiz uma restauração ha dois dias atrás e eu percebi que quando eu vou escovar os dentes eu sinto um incomodo, tipo uma dorzinha, mas não tão grande, mas é só quando vou escovar os dentes ou quando como algo mais duro, e tenho medo de permanecer com esse incomodo por muito tempo, queria saber se é normal sentir isso. Agradeço desde já obrigada.

    1. Paloma, sim, o dente pode ficar dolorido ou pode haver incômodo por alguns dias após feita uma restauração. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  178. Bom dia, Doutora

    Meu dente ao lado do ciso já havia passado por uma restauração há uns dois anos. Semana passada percebi q ele estava com umas manchas cinzas. Fui ao dentista, ele disse que teria que fazer a restauração novamente. Até então eu não sentia dor nesse dente, só me incomodava por estar com essa mancha. Há três dias fiz a restauração e fui pra casa. Quando a anestesia passou comecei a sentir dor e umas fincadas na hora de mastigar qualquer coisa. Ontem fui novamente ao dentista e ele disse que tinha ficado alta a restauração e diminuiu. Mas a dor continua quando bebo agua fria ou mastigo alguma coisa. Não dói quando encosto com o dedo, só nesses casos mesmo. O que a senhora acha? Pode ser canal? É normal isso?

    1. Andreia, é comum que o dente fique sensível alguns dias depois de feita uma restauração, principalmente se ela ficou “alta” por uns dias. Até pode ser canal, mas não dá pra afirmar isso com base no seu relato. Acredito que não.

  179. Alta nao ficou nao, eu acho q e porque eu fiz os 8 ultimos dentes, 4 de cada lado, 2 em cima e 2 embaixo, 4 em um dia e 4 no outro. E a dor e so quando eu como coisas mas consistentes, e passa. Acha q devo esperar mais um pouco ??? Tô pra por aparelho mas preciso q essa sensibilidade passe, muito obrigada.

    1. Embora a sensibilidade possa passar, considerando que foram várias restaurações, acho que vale a pena procurar seu dentista pra reavaliar.

  180. Doutora fiz umas restaurações nos molares, e agora não consigo comer nada mais consistente por que doi, o que eu faço ????

    1. Procure seu dentista pra verificar, Fabiola. Certa sensibilidade após a confecção de uma restauração é algo comum, mas pode ser, também, que as restaurações tenham ficado “altas” ou haja algum outro problema. É preciso reavaliar.

  181. Doutora, fiz restauração na frente, posso comer maçã, castanhas, cana de açúcar etc., pode ter perigo de sair?

    1. Rodrigo, chance da restauração soltar existe, sim. Se dente que é dente quebra, imagine uma restauração? Por mais bem feita que ela seja, é bom ter bom senso e evitar morder alimentos muito duros, principalmente se ela for grande e/ou estiver na parte do dente “que morde”.

  182. Olá Dra., parabéns pelo trabalho.
    Fui ao dentista e tinha uma carie pequena no último dente inferior. A dentista fez a restauração, e não sei se é coincidência, mesmo com 2 anestesias ainda senti dor durante a restauração.
    Ela usou aquela resina que coloca uma luz azul para secagem. Após a restauração o dente ficou muito sensível, quando tocava com a unha na lateral do dente sentia um incomodo grande, e quando bebia algo tanto quente quanto gelado parecia uma agulhada. Esperei 21 dias e não melhorou e voltei na dentista.
    Faz 3 dias que voltei nela, tirou a resina e colocou uma massinha branca no lugar. A sensibilidade ao toque e ao quente melhorou. Porém quando
    Tomo algo frio ou gelado dá um choque terrível, parece que vai lá no cérebro. A dentista falou pra esperar 15 dias, porém está incomodando demais. Você acha que isso é normal? Na radiografia a cárie não tinha atingido o canal, mas estou com medo de ter que fazer canal.
    Obrigado!

    1. Leandro, toda restauração tem o potencial de “agredir” o “nervo” do dente, tanto pela proximidade com o nervo quanto pelos produtos usados em si (resina, ácido, adesivo). Se a restauração foi removida, colocado um curativo, e a dor diminuiu, é um bom sinal. Mas sim, a possibilidade de ter que tratar o canal existe. É questão de ver como o seu organismo vai continuar reagindo pra decidir o que fazer.

  183. Dra, boa noite!

    Ha tres dias fui ao dentista, o terceiro molar superior esquerdo tinha uma obturação antiga de quando eu tinha uns 14 anos, ha uns 2 meses quebrou um pedaço do dente e junto foi a massinha antiga, não dei muita importancia, mas nos ultimos dias começou a doer, então procurei uma dentista, em meio ao procedimento ela disse que teve infiltração, sugiu uma cárie que já estava grande e profunda, mas não teve tratamento de canal, na vdd até foi rápido, em 15 minutos ela resolveu. O problema que não doia tanto antes quanto agora, sinto sensibilidade para quente e frio e até agua em temperatura ambiente faz doer… sinto uma dor continua, não para, tomo analgésico e ameniza mas não para, quando termina o efeito do analgésico doi mais, alem de doer todo o seio da face até a cabeça já esta doendo, isso é normal? O que devo fazer?

    1. Marcelo, dor espontânea, principalmente com líquidos / alimentos quentes, não é um bom sinal. É provável que seja necessário tratar o canal, parece que seu dente não reagiu bem à nova restauração. Por se tratar de um terceiro molar (siso), é preciso considerar o benefício em mantê-lo, talvez seja o caso de extrair. Converse com a sua dentista.

  184. Doutora,

    Meu segundo dente de trás pra frente, de baixo, lado direito, quebrou um pedacinho da restauração umas duas vezes, mas o dente não doia, fui a uma dentista que disse que teria que fazer canal, colocou cimento provisório e o dente não doia, mastigava em cima dele normalmente alimentos duros e tudo bem, como o dente não doia fui em um segundo dentista que pediu uma periapical e disse que não precisaria tratar canal e restaurou com resina, o dente ficou lindo, uma escultura; inicialmente ficou alta e doia ao mastigar em cima, voltei lá e abaixou a restauração, aliviou, porém quando eu mastigo em cima ainda dói um pouquinho, é normal? Faz uma semana que restaurou…
    Estou preocupada, se fosse caso de canal daria para ver na periapical? Dente que não dói também da canal?

    1. Raquel, sim, é comum que o dente fique meio dolorido até 30 dias depois de feita a restauração. Algumas vezes é possível confirmar a necessidade de canal pela radiografia, outras vezes não. E sim, dente que não dói também “dá canal”.

  185. Dra. fiz uma obturação de 4 dentes há mais ou menos 3 semanas, descobri através de um raio x periódico (não estava sentindo nada), todas as cáries estavam entre os dentes, e meu dentista disse que eram bem pequenas ainda (inicial), não chegaram nem a ficar “pretinhas”. Só que esta semana um dos dentes começou a doer quando passo o fio dental, fica latejando. E normal?
    Desde já agradeço pela resposta.

    1. Jéssica, às vezes o dente pode ficar sensível por uns dias depois de confeccionada a restauração, sem que haja qualquer problema. Se isso persistir por mais de 30 dias ou se a dor aumentar, procure seu dentista pra reavaliar.

  186. Meu problema é o seguinte, eu fui ao dentista para arrumar meu dente que esta com uma carie e ela falou que e pequena, ai ela arrumou tudo, so que fui escovar o dente e senti um fiozinho saindo, ai eu tirei, era um algodao, so que ela nao me falou que era pra voltar, o q ela fez na verdade no meu dente ?? Obrigada, aguardo a resposta.

    1. Taina, parece que a dentista fez apenas um curativo no seu dente. É bom procurá-la novamente pra confirmar e, se necessário, restaurar o dente.

  187. Ola Dra., eu fiz uma restauração nos 4 dentes superiores da frente, e dois na parte inferior tbm, na parte frontal, só que um dos dentes restaurados esta bem alto e o dente de cima esta tocando mto no de baixo, não consigo mastigar quase nada, ai meu dentista tentou resolver, mas sem muito êxito, ele falou q eu vou ter q colocar aparelho pra tentar melhorar a mastigação, sendo q na parte superior frontal eu perdi um dos dentes e ele colocou uma (prótese adesiva metalo-ceramica 1 elem) QUERIA SABER SE NÃO TEM PROBLEMA PRA SE COLOCAR O APARELHO NESSE MEU CASO, E GOSTARIA DE SABER SE ELE ESTA ME AUXILIANDO DA MANEIRA MAIS CORRETA, desde JÁ AGRADEÇO MTO.

    1. Beto, se é uma prótese adesiva significa que ela é uma ponte fixa que envolve 3 dentes, o faltante e os 2 ao lado, que servem de apoio para a prótese. Nesse caso, a movimentação ortodôntica desse conjunto fica impossibilitada, embora todos os outros dentes possam ser movimentados normalmente. Pela seu relato não vejo problema na conduta do meu colega, mas mesmo se visse não seria ético da minha parte comentar sem pelo menos um exame clínico e, claro, conversar com ele antes.

  188. Dra, tinha uma restauração de amálgama em um dente q precisou trocar pq quebrou, coloquei entao aquela de resina, ja faz DUAS semanas e desde entao nao consigo mastigar com esse dente, sinto q ta um pouquinho alta, vou no dentista ajustar mas será q ja deu a tal da pericementite? E se deu eu preciso fazer o canal ou desgastando essa resina ja melhora? Será q vou precisar tomar um anti-inflamatorio? Obg

    1. Fran, a pericementite às vezes aparece até no mesmo dia, então pode ser isso sim. Em princípio, é só ajustar a restauração.

  189. Oi doutora, fiz uma restauração e passado duas semanas doia muito quando eu mordia, depois de um tempo minha gengiva começou a inflamar, fui ao dentista, ele tirou a restauração e colocou um curativo e me passou um remédio, mas uma semana depois a gengiva continua inflamando e a dor só aumenta, quando fecho a boca meu dente dói, a gengiva lateja bastante, só passa quando tomo remédio. O que pode ser? Obrigada.

    1. Amanda, parece ser um problema periodontal (nos tecidos de suporte do dente, gengiva e osso) em associação com o problema de canal. É preciso avaliar com mais critério, inclusive com radiografias.

  190. Vou ao dentista fazer manutenção 1 vez por mês e dessa vez o anel do lado direito estava meio solto e ele prendeu com aquela massinha, mas colocou um algodão, pediu para eu morder e me mandou embora, tirei um tempo depois como ele falou e notei que ficou meio alto, não tenho como ir lá, fica muito longe e não tenho disponibilidade, gostaria de saber se tem alguma forma de eu remover esse excesso em casa, se eu poderia acelerar esse processo onde ela se gasta e volta ao normal, ou outra solução. Qualquer coisa me mande por email, desde já obrigado, doutora.

    1. Wellington, se você estiver mordendo sobre o cimento usado pra fixar a banda, o excesso vai sair sozinho. Mas se for sobre a banda mesmo, não tem jeito, ela é de metal e não vai desgastar. Aí, só o deu dentista poderia ajustar, já que ela foi cimentada dessa forma.

  191. Dra, é normal sentir dor no canal exposto ao beber ou bochechar água? Tive que deixar exposto pois a dentista fechou com uma massinha só que começou a doer e ela tirou e parou na hora a dor… mas quando como e cai algo ali ou quando vou escovar os dentes ou bochechar dói, sendo que ela tirou os 3 nervos há 2 semanas??!! Já estou começando a ficar assustado com essa dor, fora o mau cheiro que dá ao colocar algodão para comer….!

    1. É esperado que um dente aberto doa ao contato com líquidos / alimentos frios, Guilherme. Embora sua dentista tenha começado o tratamento de canal, ela ainda não terminou… e enquanto não terminar, pode doer. Os “nervos” podem até ter sido removidos, mas sempre fica algum resíduo até que seja fechado o dente.

  192. Fui ao dentista fazer uma obturação e assim q ele acabou o tratamento eu reclamei que a obturação estava alta, mas ele disse que é normal e com o tempo ela desgasta e se ajusta, ele não fez a raspagem para tirar a antiga obturação e nem depois para ajusta-la.
    Eu já paguei pelo tratamento mal feito, não gostei nada desse dentista. Fico até receoso de voltar lá e pedir para ele fazer a raspagem, alegando que eu pesquisei em diversos lugares que dizem que não fazer a raspagem é um procedimento errado. O que eu faço? Volto no mesmo dentista? Tem como ele ressarcir o meu dinheiro?

    1. Alessandro, volte sim no mesmo dentista. Se há alguma coisa que você não gostou ou que não foi feita da forma adequada, é ele quem tem que resolver.

  193. Olá doutora, imagino que o meu caso seja um pouco complicado. O meu buco-maxilo informou que sofro de bruxismo fortíssimo, sendo que os meus dentes de cima estão todos muito gastos, gerando muita sensiilidade (os dentes da frente, e os caninos estão normais). Ele me informou que para o meu caso a única solução, após restaurações e tratamento de alguns canais, seria colocar aproximadamente 8 coroas dentárias. Como o valor desse serviço é muito acima do meu orçamento, ele me sugeriu “encher todos os meus dentes de resina”, e passar a utilizar placa para bruxismo o mais rápido possível, para ao menos interromper o desgaste dos dentes. Gostaria de saber se na sua opinião isso e ajudará, ou somente colocando as coroas dentárias para resolver… Grato pela atenção !!!

    1. Leandro, fazer múltiplas restaurações em pacientes que sofrem de bruxismo é complicado, porque o bruxismo coloca forças exageradas sobre os dentes. Então, há uma possibilidade real de algumas dessas restaurações não resistirem (até pela posição delas, em locais exigidos pela mastigação), mesmo com o uso de placa. Se mesmo assim você estiver disposto a tentar, faça. Mas o ideal MESMO é uma reabilitação com coroas, que são muito mais resistentes do que restaurações diretas.

  194. Dr(a), eu fiz um tratamento de canal no penúltimo dente de baixo do lado direito, e esta com curativo, então quando ia falar sentia dor, pois a lingua ou o dente de cima batia e sentia uma dorzinha fraquinha… então pra falar eu pressionava os dentes e falava durante o dia inteiro, e agora a noite o de cima ao pressionar dá um certo incomodo… será que é por pressionar o dia inteiro, sinal de carie ou pode ser canal??
    obs: nunca senti esse dente…

    1. É por pressionar, Guilherme. Quando falamos não costumamos fazer isso pressionando os dentes. Ao fazer isso, você colocou uma força nos seus dentes a que eles não estão acostumados, por isso o incômodo.

  195. Doutora Ana, morro de medo de dentista, mas me tranquilizei muito lendo seu blog, quem dera que todos os dentistas fossem assim como você. Fui ao dentista por causa de um pedacinho do dente que quebrou, então ele sugeriu uma restauração, daí retirou a carie fez a limpeza, colocou uma massa e me mandou voltar com 30 dias, eu não entendi o processo, mas estou aguardando os dias passarem, mas eu não estou comendo direito com medo que a massa caia e meu dente quebre mais. Existe esse risco?

    1. O risco existe, Kamylla, mas é só uma possibilidade. Acredito que seu dentista tenho feito uma restauração provisória porque a cárie devia estar profunda, então ele preferiu aguardar pra ver como o seu dente ia se “comportar”, se ia doer. Não doendo, ele fará então a restauração definitiva completados os 30 dias.

  196. Olá Dra., tudo bem?

    No sabado minha obturação caiu, e no domingo começou a doer muito (até suar de dor). Então fui ao dentista no domingo, e foi tratado o dente. A Dra. informou que estaria colocando um remédio para deixar a polpa do dente mais forte pois estava ligeiramente mole, e acima da obturação colocou um “remédio” que ao morder sairia fluor para acalmar um pouco a dor (ficando um pouco alta a restauração). Porém hoje ao “tentar” almoçar, mordi um pouco forte uma carne no dente (ultimo antes do ciso, inferior, do lado esquerdo), e a dor foi tremenda, senti como se fosse feito uma pressão no dente. E ao me recordar da consulta que fiz, ela nao colocou nenhum tipo de luz/laser para enrijecer a restauração. E agora o dente voltou a ficar dolorido novamente. Devo voltar ao consultório? Ou espero para ver se esta dor passa?

    Ela passou dois medicamentos para tomar de 12 em 12 hrs por 7 dias.

    Obrigado desde já pela atenção e ajuda.

    1. Thiago, dor à mastigação é algo esperado após alguns dias da confecção da restauração, não significa necessariamente um problema. Por outro lado, se você sente a restauração mais “alta” do que os outros dentes, é importante procurar sua dentista pra ajustar. O material usado, segundo sua descrição, é o ionômero de vidro… existem tipos de ionômero que são fotopolimerizáveis (que precisam da “luz azul”) e outros que têm apenas presa química, o que deve ser o caso. É um material muito bom para casos de pulpite reversível (dor de dente que ainda não é canal) e que não precisa ser removido por completo quando for feita a restauração “oficial” em resina, pode ficar uma parte dela como forramento para proteger o nervo do dente e evitar um possível tratamento de canal no futuro.

  197. Boa tarde Dra., tive muitas dores no dente molar (2 de tras pra frente) devido a uma pericementite que o meu dentista diz que foi devido a algum bruxismo onde apertei muito meus dentes, fiz a medicação, depois de 5 dias tudo melhorou… agora com mais ou menos 1 mes, ele fez um raio-x onde tem um cisto ou granuloma logo no fim da raiz desse mesmo dente… ele quer marcar uma cirurgia de apicectomia com reposição ossea… no entanto lendo pela internet vi que o indicado seria tratar o canal deste dente antes de fazer essa cirurgia… esse dente já teve o canal tratado por esse mesmo dentista faz uns 10 anos. Na sua opiniao, eu deveria logo fazer essa cirurgia mesmo ou deveria tentar o retratamento deste canal? Se eu não fizer a cirurgia, ja que não esta mais doendo, corro algum risco de uma terrivel infecção? Muito obrigada pela resposta, preciso de uma segunda opiniao antes de ir lá com ele na segunda feira proxima pois não entendo essa pressa dele em querer logo fazer essa cirurgia. Muito obrigada.

    1. Adriana, se o canal foi bem tratado e mesmo assim, depois de 10 anos, ainda há um foco de infecção nesse dente (o cisto ou granuloma), Há indicação pra apicectomia, sim. Dá pra tentar retratar? Dá. Mas ao meu ver, seu dentista não acha que vai adiantar… assim, a apicectomia seria um tratamento mais resolutivo, e não uma tentativa, apenas. Se você Não fizer a cirurgia, mantém-se o foco de infecção… pode ser que nada aconteça, pode ser que um dia a infecção piore… não dá dizer ao certo o que aconteceria. Enfim: eu acho que a apicectomia é uma boa opção.

      1. Muito obrigada pela resposta. Foi excelente.
        Minha saga ainda não acabou, fui a uma outra dentista que achou estranha a indicação da apicectomia e pediu pra levar o rx do outro dentista. E somente hoje, finalmente consegui uma consulta com o meu dentista, mas agora o nome do problema mudou… agora ele disse que é um abscesso sem fistula, que não adiantava retratar o canal e que a indicação era mesmo a apicectomia com algum endodontista. Estou com o rx e vou levar a outra dentista amanha. Depois ainda vou com um terceiro dentista e postarei o que eles me disserem aqui para ficar como registro pra outras pessoas que passarem pelo mesmo.
        Dra. a senhora sempre me acalma, muitooo obrigada pelas suas respostas.

      2. Bom, minha saga continua. Meu dente continua doendo mas não tanto como no começo. Estou tomando um anti-inflamatorio. Geralmente o dente fica pulsando no período da noite. Terei que suportar mais dois dias inteiros ate a minha consulta. Tenho consulta com um endodontista na segunda a tarde e com outro endodontista na terça pela manha. Espero que finalmente eles drenem esse abscesso, pois pelo que li na net era o procedimento que o meu dentista deveria ter feito pra aliviar minha dor. Depois dessas duas consultas volto pra contar como foi. Obrigada Dra.

      3. Quase dois meses depois do inicio de minhas dores finalmente parece que voltarei a viver normalmente.
        Não quero me alongar muito, mas deixarei meu depoimento aqui para ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo suplicio.

        Resumo: Dia 27 de janeiro estava concentrada realizando uma tarefa, e quando terminei destravei os dentes e senti uma dor terrível no segundo molar do lado direito. A dor foi como uma facada no dente mas logo passou. No outro dia amanheceu com um leve incomodo. Marquei com meu dentista de sempre e no outro dia fui a consulta.

        1º diagnostico: pericementite com espeçamento de membrana visivel ao rx, devido ao ter apertado meus dentes. Tomei antibiotico e anti-inflamatorio.
        Foram uns 5 dias de dor terrível, latejante, dilacerando minha alma. O dente apresentava mobilidade e dor à percussão.
        ————-
        Quando voltei ao dentista, ele disse que poderia formar uma fistula (feridinha) em minha boca, mas não formou.
        Até ai tudo ok.
        ——-
        Quando voltei novamente ele viu uma lesão escura no rx e disse que era pra esperarmos um tempo pra ver se regredia.
        ——
        Voltei com quase 1 mes, e o dentista disse que tinha piorado e que era um cisto ou granuloma, e quis marcar a cirurgia para 3 dias depois. Cirurgia chamada de apicectomia, que tiraria a pontinha da raiz desse dente. (continua no outro post)

      4. … continuando

        Fui ler sobre a cirurgia e achei estranha a pressa do meu querido dentista em marcar logo. Vi na internet que o granuloma ou cisto demoram até anos pra evoluirem e fiquei intrigada como o meu teria surgido em menos de 1 mes. Meu dentista ligou falando que aumentaria o preço da cirurgia pois precisaria fazer um enxerto osseo. Fiquei apreensiva e disse que não estava confortável para fazer essa cirurgia com descolamento da gengiva e tudo mais. Pesquisei na internet e vi que antes da cirurgia o normal é retratar o canal e que em 95% das vezes o problema regride somente com o retratamento, sem precisar de cirurgia.

        Voltei ao dentista falei isso pra ele e ele ficou muito chateado comigo, disse que nunca tinha visto isso de regredir com retratamento de canal, que somente a cirurgia daria resultado e que não era pra ter nenhuma esperança de melhora sem essa cirurgia. Pedi a ele o rx e levei até uma dentista no meu trabalho.
        Ai esse dentista mudou o diagnostico para abscesso.

        —————-
        A dentista do meu trabalho viu o rx e me indicou o melhor endodontista da minha cidade (segundo ela).
        Marquei consulta com esse super especialista, mas ainda iria demorar uns 15 dias pra ter vaga. Fiquei esperando e tomando analgésico.
        Até que sexta passada pela manhã a dor já tinha voltado a ser pulsátil e terrível como da 1ª vez. Liguei para todos os endodontistas da lista telefonica e somente consegui uma consulta em um consultorio bem popular para a segunda-feira.

        ————
        Segunda-feira, com muita dor, fui atendida pela dentista que ao olhar o rx que levei disse ser um abscesso e retratou o canal. Quando ela abriu o dente o cheiro foi terrível. Ela fez exatamente como eu havia lido em vários artigos e tcc´s na internet. Fiquei feliz por finalmente essa coisa estragada ter saido da minha boca.

        O tratamento dela foi muito brutal, com pressa, fez tudo em mais ou menos meia hora pra atender a grande fila de clientes que a esperavam. O ambiente era totalmente sem cuidado. Terrível, mas ao menos ela fez o que parecia ser o certo em minhas leituras.

        continua…

      5. … continuando

        Hoje pela manhã fui ao super especialista em endodontia, e que maravilha!!! Que tratamento atencioso. Ambiente super limpo. Ele escutou toda a minha saga. Fez outro rx e me explicou que eu ter apertado meu dentes apenas desencadeou o problema que já existia devido ao tratamento do canal que foi feito faz uns 10 ou 15 anos.

        Ele abriu tudo novamente com muita paciencia, me explicando tudo o que estava fazendo, disse que a lesão era realmente bem grande mas que tinha conserto com o retratemento do canal, limpando tudo bem feito, que as técnicas de tratar canal tinham evoluido e muito mais coisas ele me explicou. Um excelente profissional. Perguntei para ele sobre a cirurgia e ele disse que tem a chance de 98% de ficar bom com o retratamento e que a cirurgia seria algo bem remoto de acontecer.

        Ele me explicou outras coisas ainda sobre o erro/confusão do meu primeiro dentista e disse que fará um relatório do tratamento para que eu volte ao primeiro dentista. Finalmente hoje já estou escrevendo aqui sem essa dor que me enlouquecia.

        As vezes temos realmente que procurar mais de uma opinião. Sendo muito bom saber a opinião de um especialista no assunto, já que o primeiro dentista queria fazer a cirurgia sem nem ser endodontista. Gosto muito desse meu primeiro dentista que me atende desde criança.

        Dra. Ana, deixo aqui o depoimento reduzido, e lhe agradeço pelo blog e pelas respostas que me tranquilizaram. Muito, muito obrigada mesmo por essa maravilhosa contribuição que vc faz para a humanidade.

  198. Olá Dra. faz quase 2 anos que venho tendo problemas com a minha mandíbula, as vezes tinha dificuldade em mastigar e amanhecia dolorida embaixo da orelha nos ossos do maxilar, sempre que ia no dentista acabava esquecendo de dizer isso pq dificilmente acontecia, e há 2 semanas atras comecei a fazer restaurações em obturações muito antigas que nem eu lembrava que existiam, e a dor na mandibula tem piorado e os dentes estão muito sensíveis. Fico preucupada de ter algum problema na mandibula pq quando tinha uns 5 anos eu cai de boca em uma pedra e meus dentes romperam e todos amoleceram de uma vez só, mas com cuidados eles nao cairam. Será que pode ser um problema serio doutora? Me ajuda.
    bjs

    1. Suélen, considerando que você fez várias restaurações recentemente e que, pra isso, precisou ficar certo tempo de boca aberta, não é de se estranhar essas dores na articulação da mandíbula (ainda mais se já há uma história de dor). Sim, pode ser que você tenha uma DTM (disfunção temporomandibular). Sugiro que você procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra fazer uma avaliação. Tem um texto só sobre o tema aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/04/dtm-dor-na-articulacao-da-mandibula-causas-e-tratamento.html

      1. Olá Dra. Obrigada por me responder, relatei o problema pro meu dentista e ele disse que isso era resultado apenas de uma mordida errada, e que por eu estar grávida de 8 meses ele disse que a sensibilidade piora, mas não creio que essa seja a razão das dores no maxilar, pois há anos que sofro disso. E essas restaurações estão acabando comigo, meus dentes estão muito sensíveis, será que devo me preocupar? Ou como ele disse, isso acontece por causa da gravidez?
        E no caso da tal disfunção, não seria papel dele averiguar mais o caso? Poxa, não entendo muito dessas coisas, mas expliquei minha situação pra ele e no mínimo deveria fazer algum exame especifico, não é? Meu bebê nasce daqui 1 mês e não queria sentir mais essas dores :/

        1. A gravidez “desequilibra” o organismo da gestante… então a sensibilidade nos dentes pode até ser piorada por conta disso, mas nunca causada pela gestação. Reitero minha sugestão: procure um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial pra fazer uma avaliação. Se o seu dentista não é especialista na área, dificilmente ele irá pensar / sugerir um exame mais específico.

  199. Bom dia,
    Há alguns meses fiz um tratamento de canal num dente da arcada superior, foi colocado um bloco e feito os ajustes, porém depois de algum tempo percebi que havia ficado alto e voltei ao consultório e a dentista ajustou e a dor diminuiu. Só que com a boca aberta muito tempo ainda assim continuei com dor e voltei ao consultório e a dentista ja me olhou de cara feia e condenou o dente inferior que nunca foi restaurado nem tinha cárie, dizendo que teria de fazer canal e bloco neste, pode acontecer isso, canal em dente são ? Ela disse que sim. Saí de lá e fui em outro dentista e apenas falei da dor e ele examinou e constatou que o bloco ainda estava alto, por isso sentia dores no dente de baixo e me aconselhou voltar na dentista que fez, só que perdi a confiança nela. Para mastigar está horrível.

    1. Valdeci, pode acontecer sim. Às vezes um dente aparentemente hígido (saudável), sem cárie alguma, exige a necessidade de tratamento de canal. É difícil especificar o porquê disso ocorrer, mas às vezes o nervo do dente necrosa (morre) sem maiores explicações. A dor é só no dente de baixo ou dói o de cima também? Eu acho, também, que você devia voltar à sua dentista, sim… ela conhece melhor que ninguém o caso e acho que ainda é a pessoa mais indicada pra ajudar você.

  200. Olá, Dra.

    Então, eu estou sentindo o dente “alto” há 2 meses depois de todo esse tratamento de canal e restauração. O dentista já fez um ajuste (desgastou um pouquinho o dente) e ajustou a placa de bruxismo. Por uns 10 dias, não senti mais o dente alto mas a dor continuou igual. Nada mudou em relação à dor e sensibilidade. Depois de alguns dias comecei de novo a sentir o dente alto novamente, mas não está adiantando nada raspar o dente, nada muda. Tenho que ficar indo lá, raspando várias vezes? Não pode prejudicar o dente isso se tiver que fazer várias vezes?
    Se o problema então é na gengiva ou no osso, o tratamento é também ficar raspando até parar de doer? Não teria que resolver a causa (inflamação) e não a consequência (dente alto)? Porque a dor não passa…

    1. O dente não pode ficar “alto”, Cris. Na verdade o “dente alto” é consequência mas também é causa… pois contato errado não deixa a inflamação ir embora. É mais ou menos assim: depois do tratamento, apareceu a pericementite. A pericementite fez o dente extruir (ficar “alto”) e, o fato dele estar alto, causa mais inflamação e a pericementite permanece. Então é preciso, sim, ajustar a mordida o quanto for necessário. Esses desgastes não bem pequenos, não vão prejudicar o dente, pode ficar tranquila. Seu dentista pode até sugerir um tratamento com medicação também, mas se o contato prematuro não for eliminado, a inflamação vai continuar.

  201. Oi, Dra.,

    Mas eu já fiz tratamento de canal nesses dentes, no 36 e 37. E também foi feita a restauração. Por isso está todo esse problema, como é que pode ainda estar doendo, ainda sensível, com dor na mastigação e sensível ao frio e ao calor? Meu dentista fala que já fez todo o tratamento que poderia ser feito. A placa de bruxismo estou usando também…

    A única coisa que eu não tinha tomado era remédio. E esses que tomei eram para outra dor, no joelho….

    Aí o dentista disse que pode ser desalinhamento do dente (eu já usei aparelho fixo dos 12 aos 15 anos). Ele também não tem certeza, mas também não resolve.

    O que pode ser ainda?

    Att
    Cris

    1. Verdade Cris, desculpe, você citou que os canais já foram tratados. Se o problema, então, não é no nervo, tem que ser nos tecidos em volta do dente… no osso e na gengiva. Pode ser uma pericementite, um “inchaço” na região do periápice (na ponta da raiz) que deixa o dente mais “alto”… isso cria um contato prematuro, ou seja, esses dentes tocam no arco oposto antes dos outros e recebem muita força… e aí dói. A placa de bruxismo até protege esses dentes do impacto durante o uso, mas você não deve usar o tempo todo, né?! Os remédios “para o joelho” atuam no organismo inteiro, inclusive nos dentes… por isso o alívio. Pode até ser mesmo um “desalinhamento dos dentes”, mas eu acho que um ajuste oclusal (um pequeno desgaste no lugar em que os dentes “batem errado”) deve ajudar bastante e até resolver o problema.

  202. Oi, Dra. Ana

    Eu estou com uma sensibilidade ao frio e ao calor no dente 36 e 37 que não passa (fiz canal, restauração, estou usando placa de acrílico pois tenho bruxismo) e nada de sarar. Os dentes em contato com frio e calor e também doem quando mastigo. O ato de mastigar dá sensibilidade.

    Recentemente tomei o remédio TORAGESIC e SPIDUFEN por causa de uma dor nos joelhos e essa minha sensibilidade parou temporariamente. Faz dois dias que terminei de tomar os remédios e a sensibilidade voltou.

    Como meu dentista não consegue resolver o problema, queria saber se o fato de ter “sarado temporariamente” com esses remédios pode dar uma dica de qual é o meu problema. Será que há um remédio para os dentes, específico, para acabar com a minha sensibilidade ao frio e ao calor e ao mastigar? Esses remédios sao anti-inflamatorios, isso quer dizer que se meus dentes responderam temporariamente significa que meus dentes estão inflamados?

    Att.
    Cris

    1. É isso aí, Cris… parece que você tem uma (ou duas) pulpite, que é a inflamação do nervo do dente. Pulpites podem ser reversíveis ou irreversíveis, e as irreversíveis são aquelas que exigem tratamento de canal. O fato do seu dente doer ao frio e à mastigação pode caracterizar uma inflamação reversível, por outro lado a dor com alimentos e bebidas quentes não é bom sinal… pode significar necrose pulpar, o que leva ao tratamento de canal. Enfim: é preciso que o seu dentista avalie com mais critério pra se chegar a um tratamento adequado (e não apenas medicamentoso, porque não dá pra tomar remédio pra sempre, né?!).

  203. Olá Doutora.
    Acabei de chegar de um consultório que fica em outra cidade, e lá eu coloquei um bloco, mas ao chegar em casa agora percebo que fio dental não está passando… e o bloco ficou coladinho com o outro dente… será que preciso voltar lá para resolver esse problema? Se é que é um problema…
    desde já obrigado.

    1. O fio dental tem que passar, Thiago. Pode ter ficado entre os dentes algum resto do cimento utilizado pra colar o bloco. Sim, é preciso que seu dentista verifique o que está acontecendo.

  204. Olá doutora.
    Fiz uma troca de obturação no dente 26, ficou um pouco alta, voltei ao dentista e na ela fez alguns ajustes, porém percebi q ainda continua um pouco alta. O problema e q agora estou sentimento sensibilidade nos dentes próximos e esse desconforto doloroso segue até os dentes da frente, só sinto melhora quando tomo algo mto gelado, fora isso continua o desconforto.
    Pode ser grave?
    Agendei novamente para seguir com os tratamentos dos demais dentes, mas depois dessa estou na duvida se volto no mesmo consultorio.

    Aguardo,

    1. Rosana, se ainda está alta, é preciso ajustar novamente. Alívio da sensibilidade com líquidos frios costuma não ser bom sinal, pode ser que haja um problema de canal em curso. Na próxima consulta, relate esses sintomas pra que seu dentista possa reavaliar o quadro.

  205. Oi, Dra. Ana!

    Grata pelo retorno. Por causa de um problema de dor no joelho estou há 4 dias tomando o analgésico TORAGESIC, 10mg. Minha sensibilidade nos dentes… sumiu 100%. Será que quando eu parar de tomar, a sensibilidade volta ou esse remédio resolveu?

    Grata,
    Cris

    1. Cris, o Toragesic é anti-inflamatório e analgésico. Então há grande chance da sensibilidade dos seus dentes ter sumido por causa da medicação. Não dá pra afirmar se vai voltar, talvez tenha até se resolvido em definitivo. Só parando com a medicação pra gente ter certeza. Tomara que não volte!

  206. Olá,

    Grata pelo retorno.

    Meu dentista está tentando achar a causa do meu problema: faz mais de 1 ano que sinto sensibilidade ao mastigar alimentos (quentes ou frios). Não tenho dor espontânea, só quando mastigo do lado esquerdo. A dor ocorre quando o alimento é mordido, quando os dentes vão se fechando sobre o alimento, sinto uma onda de dor que passa quando levo o alimento para o outro lado. É isso.

    Meu dentista fez 2 tratamentos de canal, restaurações e fez uma placa de acrílico pra mim por causa do bruxismo que foi identificado que tenho.

    Não resolveu NADA.

    Faz agora 2 meses que finalizei o tratamento e há 40 dias comecei a sentir a sensação de dente alto, do mesmo lado do problema.

    Aí, o dentista está dizendo que a mordida cruzada e o leve desalinhamento são os causadores do meu problema. E que se eu não usar aparelho, o problema vai piorar.

    Tô achando muito absurdo isso pois eu nunca tive problema de oclusão, como disse usei aparelho na adolescência, nunca tive dor proveniente disso, fiz tratamento comum de cárie com outros dentistas em anos anteriores que nunca falaram nada sobre isso. Só agora, após um tratamento grande de canal e restaurações, que NÃO resolveu a dor que eu sinto, o dentista está falando agora que é essa oclusão.

    Minha dúvida: uma oclusão que seja proveniente de um leve desalinhamento e mordida cruzada pode causar sensibilidade na mordida dos alimentos (quente e frio) conforme eu descrevi acima?

    1. Seu dentista está tentando encontrar uma explicação para o seu problema “por eliminação”, digamos assim. Se não é uma coisa, deve ser outra. Diagnóstico, infelizmente, quase nunca é algo óbvio… nem ele sabe se o seu problema é a oclusão. É uma hipótese. Mas eu acho que, se fosse só isso, realmente a temperatura dos alimentos não faria diferença.

  207. Olá, Dra. Ana

    Fiz restaurações e tratamento de canal no lado esquerdo inferior (dentes 26 e 37) e estou usando placa de bruxismo há 3 meses. Foi um tratamento longo e que mexeu bastante nos meus dentes.

    Depois de 40 dias de finalizado o tratamento, senti “alto” do mesmo lado e imaginei que a restauração tivesse ficado alta ou inflamado. Voltei ao dentista e ele disse que não é a restauração e sim meu próprio dente que “se mexeu”. Ele raspou um pouco e também ajustou a placa de mordida pois ela estava mais forte de um lado.

    Ele disse que tenho mordida cruzada, que tenho problema de oclusão e ainda comentou que vou ter problema com isso e que devo usar aparelho fixo (e me indicou ortodontista).

    Acontece que eu tenho 37 anos e já usei aparelho fixo por 4 anos quando eu tinha 13 anos e usei também aparelho móvel por mais 2 anos que corrigiu meu problema na época (eu estava ficando muito “dentuça”). Acho bem difícil que, novamente, eu precise usar aparelho.

    Também não entendi esse negócio de “meu próprio dente ter se mexido” Por que isso está acontecendo? Agora, se passaram 25 dias desde o dia em que ele raspou e mexeu na minha placa e eu estou de novo sentindo “alto no mesmo lugar”. Estou preocupada…

    E mais uma coisa: todo esse tratamento demorado que fiz foi para resolver problema de sensibilidade ao morder alimentos (frios ou quentes). Sinto dor ao morder do lado direito inferior. O tratamento não resolveu NADA.

    E agora isso, meu dente ficou alto, raspou e agora está alto de novo. O que você acha? Porque meu dente está se mexendo? Tem relação com meu tratamento? O que devo fazer?

    Grata
    Cris

    1. Cris, nossa “mordida” é dinâmica, ou seja, ela vive se ajustando… os dentes sofrem pequenas alterações de posição ao longo do tempo, mesmo. Mas considerando que você realizou tratamento de canal e restaurações, a explicação mais simples para você sentir um lado mais alto que o outro é realmente uma pericementite (inflamação na pontinha da raiz, dentro da gengiva, comum durante / logo após tratamentos de canal e restaurações que ficam um pouco “altas”). Quando isso acontece, o protocolo é fazer um ajuste oclusal, que é o que o seu dentista fez: um pequeno desgaste pra eliminar o contato prematuro e o trauma. Outra possibilidade é que a própria placa de bruxismo esteja impondo forças que estão movimentando um pouco os dentes, o que na prática levaria ao mesmo problema. Enfim… se você tem mordida cruzada, é um motivo pra usar aparelho… mas não é obrigatório. Depende muito dos seus sintomas e da sua disposição em corrigir isso. Se não há sintomas causados pela mordida cruzada em si e nem vontade de usar aparelho, pra quê aparelho, né?! No momento, acho que o ideal é ir fazendo os ajustes / desgastes oclusais até que sua mordida alcance estabilidade. Aí a dor deve regredir.

  208. Boa noite, Doutora! Eu fiz duas restauracoes e ficaram altas, entao fiquei apertando pra ver se me acostumava logo mas, comecei a sentir dor e isso ja faz dois dias. Ja tomei varios remedios mas nada melhorou…
    O q devo fazer?

    1. Adiane, como ressalto no texto, você deve procurar o seu dentista pra realizar os ajustes. Não é pra ficar esperando “se acostumar”, pelo contrário… isso pode trazer mais dor e outras consequências.

  209. Olá! Adorei seu blog! Parabéns por trazer ao público tantas informações valiosas e seguras.
    Tenho uma dúvida: uma restauração na lateral do molar, onde costuma ocorrer pigmentação, e no meu caso uma pequena carie que foi restaurada, poderia ocasionar dor ao morder alimentos mais duros? Pergunto isso pq minha dentista está lutando para nao fazer canal em um dente meu, ja trocamos a restauração 3 vezes e a dor na mordida continua. Essa dor começou após essa pequena restauração na lateral do molar e segundo ela não poderia estar causando essa dor, por ser muito pequena e nao estar na superfície do dente onde ocorre a pressão da mordida. Gostaria de sua opinião. Desde já muito obrigada!

    1. Andrea, obrigada. 🙂

      Eu acho que poderia, sim. Quem dera só a restaurações grandes trouxessem sensibilidade, mas cada pessoa sente de forma diferente, e às vezes uma restauração que parece “inofensiva” acaba trazendo incômodo. A dor provavelmente é passageira.

  210. Boa noite Dra. Acho que tenho alguns problemas com meus dentes, sinto bastante sensibilidade e meus dentes “lascam” bastante, escovo 3 vezes ao dia, uso fio dental e enxaguante, vou ao dentista com frequencia, e sempre que vou tenho caries, meus dentes sao amarelos e os do fundo escuros, alguns segundo o dentista tem infiltração. Estou preocupada, pois nao vejo isso como algo normal e os dentistas nao me dizem nada sobre isso.

    1. Jessica, essa característica de “lascar” os dentes geralmente está ligada a uma parafunção, como o bruxismo (hábito de ranger os dentes). Não sei se é o seu caso, mas explicaria isso. A presença de cáries está ligada a uma combinação de fatores, sendo os principais higienização inadequada (não quero dizer que você não escove os dentes, mas talvez esteja fazendo alguma coisa errada) e dieta rica em açúcares. A cor dos dentes tem muito a ver com a dieta e os hábitos do paciente também. Restaurações infiltradas precisam ser trocadas.

  211. Ola, fui ao dentista e ele disse que eu estava com infiltracao em um dente superior, disse que precisava restaurar para nao piorar, eu nao sentia dor nem sensibilidade neste dente, fiz a restauração e logo comecei a sentir dor e duas semanas depois a dor nao passava, voltei ao dentista ele disse q a restauracao estava alta, baixou e alguns dias ainda doia, entao voltei ao dentista ele disse q ficou um buraco na restauracao, ele refez a restauracao, agora faz uns 20 dias e ainda sinto dor ao mastigar. O que pode ser, pois antes de mexer nao sentia nada, agora meu dente ficou pior q estava?

    1. FJB, às vezes o dente pode ficar dolorido após a confecção de uma restauração, por causa dos produtos que são usados, que podem “agredir” a polpa (nervo) do dente. Mas isso geralmente é passageiro. No seu caso, pelo seu relato, houve outros problemas, mas que foram corrigidos em seguida. O fato do seu dente estar doendo apenas ao mastigar é um bom sinal, pois antes ele doía de forma espontânea (sem estímulo). Portanto, provavelmente esse incômodo vai diminuir de forma gradual e se resolver. Caso isso persista por mais de 30 dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  212. Dra, fiz uma restauração ha um pouco mais de uma semana e sempre que eu como (quente ou gelado) o dente começa a doer e fica doendo por um tempo, não passa imediatamente. E eu não estou sentindo o dente alto.
    É normal?
    Obrigada!

    1. Dor nunca é normal, Catarina. Principalmente se ela demora para passar, como se você descreve. Parece que o “nervo” do seu dente está inflamado. Procure seu dentista pra reavaliar, até pra que se evite um possível tratamento de canal.

  213. Oi, Dra. Ana,

    Só confirmando: o fato da onlay ter ficado bem apertada nas laterais não vai prejudicar em nada meu dente, né?

    Obrigada
    Cristina

    1. Isso, é como eu disse: se o fio dental está passando, não deve haver prejuízo algum pra você. É só o tempo de você se adaptar, mesmo.

  214. Olá,

    Não ficou alta, mas ela está super apertada nos LADOS do dente. O problema não é o fio dental, ele passa tranquilo. Mas a sensação de aperto é muito desconfortável. Parece que coloquei um aparelho. A dentista disse que não pode alargar mais senão entra comida…poxa, mas eu tinha já uma peça de cerâmica nesse dente há alguns anos e nunca senti nada parecido, nunca apertou nada… É comum onlay grandes darem essa sensação de aperto nos pacientes? Não pode ser erro do laboratório no tamanho da onlay? (porque se foi feita sob medida para meu dente como pode ter ficado APERTADO?)

    Mt. obrigada
    Cristina

    1. Cris, certamente houve alguma alteração dimensional (que pode ter ocorrido tanto na moldagem quanto na confecção da peça), mas se o fio dental passa e a onlay não está alta, é uma questão de tempo e adaptação, mesmo. Acontece. 😉

  215. Boa tarde,

    Fiz uma restauração no dente 35 e foi feita pecinha onlay no laboratório. Ela pega as laterais do dente também. É grande, quase do tamanho de uma coroa. Quando a dentista foi experimentar no meu dente, senti que ficou apertado, desconfortável mesmo. Ela fez uns ajustes mas continuou apertada. Perguntei e ela disse que não está mais apertada, que quando eu começar a me alimentar, não vou mais sentir a sensação de “aperto”. É isso mesmo, Dra. Ana? Vai passar quando eu me alimentar sobre esse dente? Estou preocupada porque ficou bem desconfortável… TEM que passar com a alimentação…

    Obrigada.
    Atenciosamente,
    Cristina

    1. Cristina, provavelmente o desconforto vai passar com a adaptação, sim (nem tanto pela alimentação, em si). “Alta” ela não ficou, né?! Se não ficou e se der pra passar o fio dental, você não deve ter problemas.

  216. Boa tarde!

    Doutora, fiz uma restauração no último sábado com resina e estou tendo dor ao morder certos alimentos, minha restauração não está alta e o dentista disse que isso é normal porque a resina dá este tipo de reação, e que se não passar terei que fazer canal!
    Acho que foi porque ele não colocou forro protetor pulpar e a resina deve esta irritando minha polpa! O que acha? Se não é a restauração pode ser o que?

    Muito obrigada!

    Obs.: é a terceira vez que restauro meu dente, a primeira foi com amalgama quando criança (meu dente nunca doeu!) ai fui querer melhorar a estetica e me dei mal, porque fiz a segunda obturação e começou a doer quando mastigo, ai fui num terceiro dentista e este refez o trabalho pois disse que na radiografia saiu uma mancha e que ao abrir o dente era um espaço vazio deixado pelo outro dentista! Entao restaurou novamente, mas sem forro, só aplicando o adesivo e não melhorou nada!

    Por favor me de uma luz, estou com medo que de tanto abrir e fechar possa dar algum problema mais grave!

    Obrigada!

    1. Luana, realmente pode acontecer do dente ficar sensível por cerca de 1 mês após a confecção de uma restauração em resina, independentemente de haver proteção pulpar ou não (claro que, com a proteção, a chance é menor… mas a necessidade quem avalia é o dentista). Uma alternativa é remover essa restauração e ficar com um curativo por alguns dias, até que o “nervo” do seu dente se recupere e seja possível restaurar de volta.

  217. Prezada Dra. Ana, boa tarde!

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo blog, realmente é muito bom.
    Em verdade, gostaria de tirar a uma dúvida: Terça-feira passada (10.09) fui ao dentista e fiz duas restaurações dos dois últimos dentes superiores do lado direito, aparentemente não havia nenhum problema, entretanto, após algumas horas verifiquei que sempre que mordia algo mais “durinho” meu dente doía (uma espécie de “choquinho”).
    Percebendo tal situação liguei para minha dentista e ela me informou que, salvo melhor juízo, tal situação era normal devido à sensibilidade pós restauração.
    Contudo, ainda hoje (13.09) sinto dor, que incomoda e não permite que eu mastigue (pressione com algo mais rijo) nos dentes restaurados.
    Gostaria de saber se isto realmente é normal, quanto tempo dura, ou quais são os prováveis diagnósticos.
    Muito obrigado pela atenção.
    At.,

    Thiago Mendes.

    1. Tiago, a dor é somente provocada (nunca espontânea, sem estímulo)? Nesse caso, seria bom sua dentista reavaliar… pode haver alguma “bolha” interna na restauração ou ela estar “alta”, necessitando de ajuste. A sensibilidade pós-restauração geralmente é espontânea.

  218. Ola doutora, é que eu coloquei aparelho nos dentes, e aparentemente um dos lados do meu dente esta mais alto do que outro, isso é normal? Detalhe: antes de colocar o aparelho o dentista tirou uma cárie do lado direto dos dentes, que é justamente o lado onde sinto que esta mais alto, isso tem alguma coisa a ver? Será que o aparelho corrigirá isso sozinho ou tenho que falar com o meu dentista para tomar providências? Desde já agradeço sua resposta.

    1. Rafael, seria bom que a sua dentista reavaliasse. Se o problema for algum excesso na restauração, será preciso ajustar. Mas realmente, o fato de você ter instalado o aparelho recentemente pode causar essa estranheza, já que os dentes começam a se movimentar e a mudar a sua mordida.

  219. Olá, fiz uma restauração ha pouco tempo no 16, em cima… Bom, quando saí do consultório percebi que a restauração ficou alta. Incomodou… só que quando olhei no espelho minha mordida parece que está 100% (visivelmente) alinhada. Devo procurar o dentista novamente? Ou deixar rolar e me acostumar?

  220. Há quase 2 meses uma dentista fez a restauracao do meu molar inferior e sentia dor quando passava a unha sobre o dente. Depois de 1 mês fui a um dentista de confiança que disse ser falta de forramento e refez a restauração. Passei a sentir uma dor enorme ao morder qlqr alimento, entao depois de 4 dias voltei e ele baixou o meio da restauração. Como a dor forte não passava, voltei em 2 dias e ele notou contato prematuro no dente por ser pontudo e retirou todo o contato. Tomei Biprofenid por 4 dias e a dor melhorou bastante (sobretudo a sensibilidade), mas ainda doía um pouco ao morder, e ele informou se tratar de pericementite. Gostaria de saber quanto tempo uma pericementite pode demorar pra ser curada?

    A propósito, esqueci de dizer, faz 2 semanas que refiz a restauração e ha 8 dias que ele desgastou todos os contatos prematuros, sendo que hoje é meu último dia de Biprofenid e já estou sentindo a sensibilidade voltar aos poucos. Estou com medo disso virar canal.

    1. Joana, a pericementite nada mais é do que a inflamação dos tecidos em volta da pontinha da raiz do dente. Um contato prematuro é comum nesse caso, pois a região incha e o dente extrui. Mas se esse contato foi removido, ok. O tempo de cura é o tempo da resolução do processo inflamatório… dias, semanas… depende do organismo. E sim, pode acontecer da solução ser somente o tratamento de canal.

      1. Obrigada pela resposta. No caso de canal, tem que existir certos sintomas que andei lendo, quanto a dor constante e espontânea e sensibilidade a coisas quentes, não? O meu caso, só dói quando mordo um pouco mais forte, mas não dói sozinho, e não tenho dor ao beber algo quente… uma leve sensibilidade ao frio sinto. Tds os sintomas foram aliviados com o biprofenid e agora tá tendo recuperação lenta. Mesmo assim poderia virar canal?

  221. Olá, eu fui ao dentista esses dias e ele refez uma restauração no meu dente, porém desde o dia eu sinto ele muito sensivel, sinto como se fosse uns choques no dente, por incrivel que pareça, quando bebo agua gelada ou como algo quente também sinto, o que pode ser?

    1. Jozelma, certa sensibilidade após a confecção de uma restauração é um sintoma relativamente comum, muitos pacientes relatam isso, e acontece porque as substâncias usadas pra restaurar o dentes podem “irritar” o nervo dele. A tendência é da dor diminuir nos próximos dias. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Muito obrigada pela ajuda, vou aguardar uns dias, se Deus quiser tudo vai ficar bem, caso o incomodo persista eu vou procurar meu dentista para ver com ele o que pode ser feito, mais uma vez obrigada pela ajuda 🙂

  222. Dra., boa noite.
    Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho!
    Na última semana fiz duas restaurações nos dentes 21 e 22, graças a uma cárie que atingiu ambos (só percebi quando quebrou um pedacinho do dente 21). A Dentista conseguiu extrair a cárie, deixando uma pequena (fina) camada de “dente mesmo” na frente, e restaurando “por tras” a área cariada. No dia posterior ao procedimento, a resina mudou de tonalidade, tornou-se “amarelada”. Estou tentando contato com o Dentista para falar sobre o problema. Não sinto dores, e a altura também ficou boa. É possível refazer as restaurações, somente para ajuste das tonalidades? Isso prejudica muito o dente? Obrigado…

    1. É possível sim, Danilo. Às vezes a cor escolhida na hora da restauração não é a mais adequada por causa do tipo de luz disponível ou porque o dente desidrata durante o procedimento, “enganando” o dentista. Mas dá pra alterar isso, sim. Converse com a sua dentista e explique a situação.

  223. Existe dentistas horrorosos e mal-educados mesmo. Tenho problemas na ATM e sabe que a dentista fez? Como eu não conseguia abrir a boca direito ela botou aqueles blocos que impede a boca de fechar – muito utilizados em crianças. Eu fiquei chorando – dor horrível, ela disse pra eu parar com a palhaçada pois sou adulta e tava me comportando que nem uma criancinha. Muita humilhação! como eu não tinha dinheiro tive que me sujeitar as indicações do plano – ela era a única disponível sem conflitar com o horário da UFRJ. Hoje faço particular e sempre quando olho pro dentista eu choro!!!! Medo mesmo e aí?

    Botei na seção errada, pensei que tava na “Não vá ao dentista” desculpa!

    1. Comente onde você quiser, não tem problema, Alessandra. O cerceamento de direito de escolha do paciente é apenas um dos inúmeros problemas que os convênios trazem consigo. Às vezes é um “barato” que sai caro.

  224. Olá Dra., fui ao dentista como de costume, a dentista me informou que tinha uma pequena carie e precisava de uma restauração, então fiz a restauração, mas quando cheguei em casa comecei a sentir incomodo do tipo pulsando, porém suportável, e minha cabeça doi um pouco, tenho medo que tudo isso vire canal, antes não sentia absolutamente nada, tem dois dias que fiz a restauração e não sei o que fazer, estou aguardando até segunda para a revisão.

    1. Carla, se era uma restauração pequena, dificilmente “vai dar” canal. A possibilidade de sensibilidade após a confecção de uma restauração é real, acontece muitas vezes, mas na maioria delas o problema se resolve em alguns dias, mesmo sem qualquer intervenção do dentista. Se persistir, aí sua dentista pode sugerir a remoção da restauração e aguardar a resolução da dor com um curativo.

  225. Olá Dra.
    Espero q possa me ajudar, estou fazendo uso de aparelho ortodontico. Há tempo que colocaram uns levantes nos meus dentes posteriores (34,35,36,44,45,46) com ionomero, para que fosse possível a colocação dos braquetes nos dentes anteriores, so que qdo mordo sinto q so tocam os levantes do lado esquerdo e com isso, acredito, esta me gerando muito desconforto, o meu dente 36 esta doendo qdo tomo agua gelada e depois de um tempo, que chega a ser minutos, ainda fica doendo, nesse dente lembro que estava com uma pequena fraturinha na restauração, que é de resina, mas antes desse procedimento nao doía. Será que essa dor é porque esta havendo muita pressão ou força só nesse dente ou pode ser uma infiltração nessa restauração? Dói mmmmuuuuiiiitooooo, da vontade de chorar, me ajude Dra. Obrigada.

    1. Adrianne, se o levante só “pega” em um dos lados, ele precisa ser ajustado. Chame a atenção do seu dentista para o fato. A dor provavelmente é por causa da carga sobre alguns dentes apenas, entre eles o 36.

  226. Boa noite, se puder responder somente por email agradeceria mt, fiz um restauração no meu dente antepenultimo do lado esquerdo da boca, sendo q quando eu forço um pouco a lingua no dente tenho uma impressão q jogo saliva dentro do dente restaurado, so q nao vejo furo algum, será possivel q ele esteja com uma abertura pequena? Ou é normal?

    1. Naldo, acho improvável que haja uma abertura tão grande que permita isso (ao ponto até de você “sentir a saliva entrando”). Possivelmente se trata de uma sensibilidade comum logo após a confecção de uma restauração. A tendência é o problema se resolver, se persistir entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  227. Quebrei o dente da frente ha alguns anos e fui ao dentista a fim de reparar o estrago ,a dentista desgastou um pouco mais o dente para que a resina parasse, mas ela caiu e eu voltei e ela voltou a desgastar o dente para repara-lo de novo, só que a resina já caiu por umas quatro vezes e o que era uma pequena restauração se tornou um grande problema, pois agora o dente já está pela metade e eu estou na duvida se eu volto ao dentista ou não, pois a resina não para nunca, o que devo fazer?

    1. Wilton, se a resina direta não para, talvez seja a hora de pensar numa faceta ou numa coroa. Quando a restauração é muito grande e a região em que ela está é muito exigida, podem ocorrer essas “quedas” frequentes.

  228. Olá doutora.

    Eu tinha uma restauração antiga, e quando ela caiu o meu dente estava muito cariado e com um buraco profundo que doia bastante. Ontem eu procurei um dentista e ele limpou o dente com uma broca e fez outra restauração, entretanto depois que o efeito da anestesia passou comecei a sentir o meu dente muito sensivel ao calor e ao frio, estou com um pequeno inchaço do lado do rosto e ao que parece a restauração ficou um pouco grande na regiao da gengiva e consigo senti-la maior que o tamanho do meu dente embaixo. É normal isso? O que devo fazer? *OBS: A restauração foi em razão de uma pulpite.

    1. Debora, seria bom você procurar novamente seu dentista pra reavaliar. Talvez um ajuste resolva o problema. Mas se a restauração foi profunda, esse tipo de sensibilidade é bastante comum. Pode ser apenas passageiro, embora o inchaço seja sinal de algo mais importante.

      1. Hoje a dor piorou, só da lingua encostar no dente restaurado e a pressao que a lingua faz para engolir alimento ou até mesmo a saliva é uma dor insuportável. A restauração esta com sobra e excesso, ela nao termina no final do dente, ela vai até uma parte da minha gengiva, o que me incomoda muito, é como se tivesse um pedaço de alguma coisa dentro do dente, é horrivel. O inchaço continua e nem analgésico para a dor. Vou voltar hoje na clinica, mas to com medo de nao melhorar.

  229. Olá doutora, boa tarde, aqui estou eu novamente! Conforme havia citado anteriormente, o meu dentista fez o teste do carbono na parte inferior e entre os dentes, pois parecia haver um pouco de excesso.

    Isso ja vai fazer uns 20 dias. Só que o dente continua latejando de vez em quando. Por via das dúvidas, passei por mais 3 dentistas que inclusive tiraram um novo raio x. Todos dizem que o dente não tem nada de anormal. Não tem cárie, não tem infiltração e está longe do canal.

    Inclusive teve um doutor que disse que eu deveria esperar por volta de 2 meses pra ver se a dor passava, pois ainda estava muito recente.

    Queria saber se realmente demora esse tempo pra melhorar. Se o processo de cicatrização é mesmo demorado.

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

    1. Diego, às vezes é apenas questão de aguardar, mesmo. E sim, pode demorar algumas semanas para o dente parar de incomodar. Se continuar incomodando depois desse prazo, é bom reavaliar. Dependendo do caso, fica indicada até a remoção da restauração.

      1. Muito obrigado, doutora! Vc tem sido muito prestativa.

        Só mais uma questão:

        Com o raio-x que eu tirei daria para o dentista identificar a necessidade de se fazer canal ou teria que abrir o dente mesmo?

        Pois estou preocupado, achando que se o dente não melhorar vou ter que fazer.

        Super abraço!

        1. Na verdade, a decisão por abrir o dente depende da combinação dos achados radiográficos e dos sintomas / sinais clínicos. Portanto, um dente pode radiograficamente não apresentar nenhuma alteração mas ser necessário o tratamento de canal. Aí vale a avaliação do dentista.

          E por nada, fico feliz em ajudar. 🙂

          1. Boa tarde, doutora! Estou eu aqui novamente pra continuar relatando a minha “saga”, rs!

            Após mais ou menos uma semana sem dor de dente, ele começou a latejar novamente. Voltei ao dentista já preparado pra fazer canal, mas fui aconselhado a aguardar um pouco mais.

            O dentista removeu a restauração e aplicou um curativo, pedindo então para que eu esperasse mais uns 15 dias pra analisar o comportamento do dente.

            Ele disse que se a dor não passar, irá pedir uma panorâmica, pois desconfia que possa ser uma dor “reflexiva”.

            Já se passaram 2 dias e o dente ainda dá umas fisgadinhas. Como disse, todos os raios-x e dentistas que passei não detectaram nada de anormal.

            Abraço e parabéns pelo excelente trabalho.

  230. Ola Dra. Ana
    Fiz uma obturação com resina na quinta-feira e no sábado tive a impressão de ter ficado alta, dei uma pesquisada na net e vi q pelo fato de ser com resina até 15 dias ainda posso sentir essa sensação de ter ficado alta (não sei se essa informação procede). Gostaria de saber se devo esperar os 15 dias ou procurar o dentista imediatamente.

    1. Carol, quanto antes você procurar seu dentista, melhor. Se a restauração está alta, ela precisa ser ajustada, não há razão pra aguardar.

  231. Boa tarde!

    Terminei um tratamento de canal ha aproximadamente 03 semanas, o qual foi realizado em 02 sessões, ainda não coloquei a peça e sinto esse dente pulsando quando me movimento. O dentista chegou a me receitar um medicamento (Biprofenid) que tomei durante 05 dias, no período em que estava tomando não sentia nada, mas agora o dente voltou a pulsar. Isso é normal? Estou preocupada…
    Obrigada.

    1. Normal não é, Maria de Fátima. Mas se é uma dor suportável e que cede à medicação, possivelmente é passageira e faz parte do processo de recuperação do seu organismo. Se persistir, seria bom que o seu dentista reavaliasse.

  232. Ano passado levei meu filho a dentista e ela fez uma obturação no dente de leite (atras). Então, a obturação já saiu umas 2 vezes e ela sempre falou que quando caísse ela colocaria sem custos. Na terceira vez que fui ao consultório a obturação não caiu, mas ele estava chorando de dor. Fui a dentista novamente e ela disse que o dente tinha quebrado por dentro e que a gengiva estava inflamada! Fez um curativo e pediu para voltarmos 1 semana depois…
    Sexta voltamos ao consultório e ela falou que eu deveria pagar R$ 200,00 pq o dente estava com cárie!
    A pergunta é a seguinte:
    – O preço de mexer em um dente sem cárie é o mesmo que de um dente sem cárie (com a gengiva inflamada) ?
    Outra pergunta:
    – A gengiva inflamou “sozinha” mesmo ou será que foi algum procedimento errado antes…
    O dente estava quebrado, mas ela me falou que não tinha infiltração, mas agora ela disse que tinha cárie! Não entendi…
    Pra te falar a verdade, eu fico com medo dela ter feito algo errado no dente dele… aí tampou e depois de 2 meses começou a doer!!

    1. Vanessa, cada procedimento tem valor diferente. Depende do que significa “mexer”, pode ser remover uma cárie, pode ser abrir um canal e fazer um curativo, etc.. A gengiva pode ter ter inflamado por causa da fratura, e a fratura pode ter sido causada porque uma cárie enfraqueceu a estrutura do dente (não sei se foi isso, estou só teorizando). Enfim, em princípio, não vejo uma conduta errada… até porque a cárie pode ter se desenvolvido entre o primeiro e último atendimento.

  233. Olá Doutora, parabéns pelo site. Gostaria de saber se o excesso de restauração entre os dentes pode causar inflamação?

    Após fazer uma restauração, sinto dor no meu pré-molar, já vai fazer uns 40 dias. Como sou professor, tenho q falar muito e isso também faz com que o meu dente fique dolorido.

    Meu dentista tirou raio-x e disse que não tem infiltração, não tem cárie e que a restauração está muito longe do canal. Achou melhor observar.

    Sinto um dor que vem e que passa. Da penultima vez que visitei o dentista, ele fez o teste do carbono na parte de baixo do dente e agora recentemente, passou uma lixa entre os dentes, pois achava q tinha ficado um pouco apertado para passar o fio dental.

    Tambem queria saber se essa inflamação passa com o tempo, pois ele não me receitou nenhum medicamento.

    Um grande abraço e até +!

    1. Diego, sim, se a restauração ficar alta ou com excesso de material lateralmente, pode levar tanto a problemas gengivais quanto periodontais (na parte óssea). Portanto, é essencial ajustar quando isso acontece (o que seu dentista já fez). A tendência é a dor ir diminuindo gradualmente, mesmo sem qualquer medicação.

  234. Boa tarde Ana, fui no dentista e, como já tinha comentado aqui, meu dente superior incisivo lateral tinha um pequeno buraquinho e estava rachando. A dentista fez uma restauração, só que quando passo a lingua ou vou comer sinto a massa e não estou conseguindo passar fio dental. Estou preocupada !

    1. Anna, provavelmente ficou alguma sobra de material. Sugiro que você procure a sua dentista pra ajustar e fazer um polimento, deve resolver o problema.

  235. Boa Tarde Ana.

    Escorreguei no box do banheiro e quebrei o dente superior da frente.
    Fui à dentista, e ela fez uma restauração, mas ficou horrível, ficou grossa e com uma marquinha do meu dente quebrado. Eu havia pesquisado na internet sobre facetas de aluminio, e comentei com ela. E ela me disse pra eu me conformar com o dente do jeito que está, afinal a resina é algo pra formar um dente de mentirinha, e que pra colocar a faceta, meu dente vai ser mais desgastado e se a faceta cair vão ter que desgastar mais e eu corro o risco de ficar sem o dente. Mas não quero ficar com esse dente artificial. Ele esta opaco parecendo uma madeira que é lixada de maneira desigual, tirou toda a estética do meu sorriso. Existe algo que eu possa fazer? Meu dente quebrou na transversal, não quebrou muito, mas também não foi só a pontinha. Fiquei angustiada porque minha dentista me deixou sem nenhuma esperança, dizendo que existem dentistas que me incentivariam a colocar a faceta só para ganhar dinheiro, que é para eu tomar cuidado para não perder o dente. Eu tenho 22 anos, sempre fui muito sorridente, mas agora não tenho ânimo para sorrir. Me sinto mal com isso. A Dra. acredita que a faceta seria algo bom para mim?

    1. Diana, sem dúvida que sim! Se você não está satisfeita com a restauração direta, há indicação para faceta sim, e creio que uma faceta deixaria você muito mais satisfeita e segura. Não vejo razão alguma pra você perder esse dente, considerando o seu relato, com ou sem faceta. Seria bom você fazer uma avaliação com um dentista especialista em estética / dentística.

  236. Dra. Ana, eu quebrei um dente faz mais de um mês, fiz o tratamento de canal e vou ter que colocar a prótese, só estou esperando a peça ficar pronta, eu quebrei o antepenúltimo dente (contando o do siso), enquanto isso, como tinha outros problemas (uma longa história), a dentista decidiu fazer as restaurações necessária a fim de evitar outro canal. O problema é o seguinte: desde que meu dente quebrou eu praticamente não mastiguei daquele lado da boca, e senti que minha mordida ficou mais torta do que antes e o dente de cima, está parecendo mais alto do que normal, a dentista fez a radiografia, fez uma restauração superficial porque tinha apenas um comecinho de cárie, e realmente ele não dói nada, mas está parecendo alto. Em uma semana que eu pude mastigar com esse lado, parecia que tinha diminuído essa sensação, mas agora que não posso mais até colocar a definitiva isso está me incomodando muito! É normal?

    Outra coisa… fiz duas restaurações profundas, também no fundo, por conta de uma cárie entre dois dentes, faz 1 semana aproximadamente e ainda dói quando mastigo e nao consigo mastigar nada um pouco mais sólido, mas não sinto a resina alta… É normal demorar assim?

    1. Shelly, se você sente a restauração mais alta que os outros dentes, é importante que você avise a sua dentista pra fazer o ajuste. A sensibilidade após a confecção de uma restauração pode durar até 1 mês, sem que seja um problema, em si. Mais que isso, é bom procurar sua dentista pra reavaliar.

      1. Dra. Ana,

        Obrigada pela resposta! Fui na dentista para colocar a prótese que fica quase embaixo do dente que eu sinto alto. A dentista diminuiu a resina, e usou o carbono para ver, na hora eu senti que estava ok, e ela disse que no carbono estava ok. Quando fecho a boca, sinto os dois lados “batendo” por igual, o problema é que no dia seguinte, eu comecei a sentir novamente esse dente alto. O problema é que essa sensação está desde quando eu quebrei o dente de baixo (não tem lógica!) e quando eu fecho os dentes e olho no espelho, eu percebo que a mordida está completamente torta, coisa que não tinha antes… Nos dentes da frente, o de cima tá muito distante do de baixo, dá pra ver até uma distância entre os dois… tem alguma ligação ou minha boca simplesmente quis me jogar todos os problemas de uma só vez? hahahah

        1. Parece que a “configuração” toda da sua mordida foi alterada. Seria bom sua dentista checar todos os seus contatos dentários pra encontrar essa interferência.

  237. Doutora, fiz a troca de uma restauração hj, mas logo apos chegar em casa senti uma dorzinha desconfortável. Essa dor da de vez em quando, o que pode ser?

    1. Esse tipo de sensibilidade é bastante comum, Anderson. Costuma ser algo passageiro. Se persistir, entre em contato com o seu dentista e relate o problema.

  238. Olá Doutora, tudo bem?
    Minha dentista aplicou uma espécie de contentor de mordida, atrás dos superiores da frente, como se fosse um calço, pra melhorar e me acostumar com a mordida correta, já que minha mordida é profunda. Não deu certo, não me acostumei, pois estava impedindo minha mordida, assim tiramos a peça e ela moldou minha boca para fazer uma placa, ok.
    Acredito que não saio toda resina dos dentes da frente e estou sentindo na mordida, isso pode desgastar mais meus dentes (que já estão desgastados devido à mordida profunda)? Preciso corrigir ou com o tempo a resina se molda?

    1. O ideal é remover a resina toda, Roberto. Senão se cria um contato prematuro que pode causar uma série de problemas. Geralmente é um desgaste bem sutil, nada que vá remover tecido dentário desnecessariamente. Converse com a sua dentista e relate o problema.

  239. Doutora, fiz uma restauração ha 3 dias com resina e toda vez que bebo algo gelado ou quando sinto o ar no dente tenho sensibilidade e isso incomoda muito. É normal ?? Com quanto tempo isso pode passar ??
    Obrigado!!

    1. Adeilson, certa sensibilidade após ser feita uma restauração é comum. A tendência é em no máximo 1 mês o problema se resolver. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  240. Há 2 dias foi feita nova restauração com essa proteção pulpar… mas até agora nao senti melhora. Até as cerdas da escova dental dao choque no dente. Tudo isso aconteceu porque eu quis trocar a amalgama por resina. Foi a pior coisa que eu fiz. A senhora acha que tem chance de melhorar? Quanto tempo demora pra passar? É horrível sentir isso. Obrigada pela atenção.

    1. Maria Antônia, tem chance sim. Mas se está tão sensível como você relata, talvez seja o caso de remover e deixar no curativo por alguns dias. Creta sensibilidade pode ser sentida até 1 mês após feita uma restauração.

  241. Dra, fiz uma restauração num molar inferior, e nao consigo mastigar nada pois dá agulhada. Voltei no dentista, foi radiografado e feito novo procedimento, retirou a restauração, isolou o dente, limpeza, flúor, curativo e restaurou novamente. Cheguei em casa e comi um pedaço de pão… quando mastiguei com esse dente foi uma dor insuportável, é como se tivesse o motorzinho atingido o nervo. Tenho até medo de colocar comida na boca. Se eu nao mastigar nele ele nao dói, o que será isso? Vai passar? Já faz uns 10 dias que está assim. A restauração está boa, nao tem atrito com o dente de cima. SOCORRO!!!!!

    1. Maria Antônia, uma possibilidade seria refazer a restauração e tentar uma melhor proteção pulpar (um material que fica por baixo da restauração pra proteger o “nervo” do dente). Outra, remover a restauração e deixar com um curativo por um tempo, até o seu dente se recuperar. Se não der certo em nenhum dos 2 casos, provavelmente é caso pra canal.

  242. Bom dia, tudo bem?
    Bom, fiz duas restaurações ontem dos dois lados, superiores, e as restaurações parecem estar altas, mas percebo que não são elas q batem nos destes inferiores, e sim os dentes mesmo q encostam um nos outros, não dói, só esta incomodando um pouco, será q isso é normal, vai passar?
    Muito obrigado!

    1. Joe, se são os dentes que batem uns nos outros, elas não estão altas. Mas se você acha que a sua mordida está diferente, é bom que o seu dentista reavalie, pois se as restaurações não estiverem bem ajustadas você pode ter problemas… essa coisa de que “acostuma” não é verdade.

  243. Bom dia, Dra

    Fiz uma restauração no lado direito inferior e logo apos um bloco foi colocado no mesmo lado superior. Os dois dentes se tocam quando fecho a boca. O problema é que a minha boca nao está mais como antes. Ja falei com a dentista, ela fez o teste do carbono milhoes de vezes e diz que nao ha nada de errado, que é cisma minha. Mas é normal sentir uma mudança na tua boca inteira apos um bloco ser colocado? E é bem incomodo.
    Obrigado, Dra!

    1. Márcio, quando se faz uma ou mais restaurações é esperado que se sinta uma mudança na boca toda, afinal a “configuração” da mordida é alterada. O que não dá é que os dentes restaurados toquem antes dos demais no arco oposto (ou que só eles toquem e os outros nem encostem). Nesse caso, tem-se um problema. Isso está acontecendo com você?

  244. Olá, Dra. Ana!
    O meu caso é o seguinte: quando fiz a restauração em um dente, a Dra. que a fez me avisou que talvez precisasse de um bloco, mas mesmo assim deu certo a restauração e a mesma durou um bom tempo, até quando comi algo e percebi que a mesma quebrou. Que então procurei outra Dra. e a mesma, sem me dizer nada, fez a restauração do dente. Aí vem o problema! Após essa última restauração, todas as vezes que mastigo algo mais duro, principalmente carne, do lado do dente restaurado, minha gengiva ao lado do dente fica inflamada e, quando passo o fio dental, aumenta a dor e a mesma demora mais ainda para passar. Obrigado!

    1. Gilmar, não sei se essa restauração está muito próxima à gengiva, mas esse pode ser um motivo que leva à dor, caso estejam se acumulando resíduos alimentares na união entre a restauração e o dente ou o conjunto dente + restauração esteja retentivo (aí podem ficar pedaços grandes de alimentos empurrando a gengiva, o que causa dor e irritação local. Pelo que percebo, essa é uma restauração BEM grande… então, creio que seja hora de pensar em fazer um bloco, mesmo.

  245. Olá, doutora!

    O meu caso é o seguinte: comecei a sentir uma dor no que acredito ser o segundo molar inferior direito na terça-feira. Na quarta, a dor continuava indo e vindo, mas estava me consumindo mesmo. Era uma coisa interna, o meu dente não estava sensível nem nada. Fui ao dentista e ela falou que o de trás (aparentemente mais cariado) é que estava com problema. Deixei ela fazer o trabalho dela por serem dentes super próximos, recebendo a restauração definitiva no dente que ela sugeriu ser o culpado. No mesmo dia, a dor não passou e continuei sentindo aquele incômodo terrível, passando a quarta-feira inteira num martírio. Na quinta pela manhã, voltei nela e falei que o tão falado dente que eu havia reclamado estava aos gritos! Ela analisou e não entendeu direito o porque, mas fez uma restauração PROVISÓRIA no bendito e no da frente, também cariado. Passei o dia nas nuvens, rindo à toa. À noite, mordi um pedaço de chocolate em cima desses dentes. Senti um pulsar estranho no dente que acabou “sobrando” pra ser tratado, o que era cariado, mas que não tinha sido colocado em questão e que, mesmo assim, tinha recebido a restauração provisória. Na sexta, ele não chegou a doer, mas pulsou bastante, traumatizando-me mais ainda, não sensível a quente ou gelado, mas ao toque de algo firme, como a ponta da minha unha ou ao ser pressionado pelo meu dedo em certas posições. Hoje, sábado, o mesmo parece estar melhor das pontas, mas ainda me deixa apreensivo. O que faço? Minha dentista me pediu para voltar em seu consultório na terça-feira (no quinto dia após a aplicação da rest. provisória) para finalmente colocar a definitiva nos problemáticos. Será que essa sensibilidade é devida a altura da restauração? Não achei alta nem tenho tanta impressão de que esse é o dente a tocar primeiro os de cima tão notavelmente. O outro que também recebeu a aplicação provisória não deu problemas. Pois então; isso é comum? Ajude-me!

    Agradeço desde já.

    1. Fellipe, a dor que você relata é provocada, ou seja, não dói de forma espontânea. Isso é ótimo, e significa que, se o curativo aliviou a dor, provavelmente não é caso pra canal, apenas para uma nova restauração. Não acho que o problema tenha a ver com a altura da restauração, parece ser uma pulpite reversível (uma inflamação passageira no “nervo” do dente). E sim, isso é bem comum.

      Ah, seu Tumblr é muito legal. 🙂

      1. Obrigado, doutora! Cada dia que passa melhoro um pouco e o que a senhora explicou bate bastante com o que tô passando. Só queria saber quanto tempo, em média, dura essa “irritação” no nervo. Um abraço e novamente obrigado! Fico contente de ter gostado da minha página no tumblr. Tenho um de fotos (fototresporquatro.tumblr.com) e é onde me encontro mais presente.
        PS: fiz a restauração definitiva hoje e deu tudo certo.

        1. Até 1 mês, mas a sensibilidade deve diminuir de forma gradual nesse período. E o seu outro Tumblr é muito legal, também! 🙂

  246. Dra. Ana, eu estou ja com 1 ano de obturação, estava muito profundo o buraco do dente e agora depois de 1 ano está doendo, o que sera?

    1. Amanda, não tenho como sugerir alguma coisa apenas pela sua descrição. Pode ser canal, por exemplo, mas só examinando pra saber. Procure um dentista pra avaliar.

  247. COLOQUEI UM APARELHO FIXO MAS OS DENTES DE CIMA ESTAVAM ENCOSTANDO NOS BRECKDS DE BAIXO, E ASSIM FAZENDO COM QUE ELES DESCOLASSEM, DAÍ MINHA DENTISTA FEZ UMA ESPECIE DE ENCHIMENTO COMO UMA RESTAURAÇÃO ALTA PRA NAO ENCOSTAR OS DE CIMA COM OS DE BAIXO, ISSO É CERTO?????? POIS ESTA ME INCOMODANDO MUITO…

    1. Elder, isso que sua dentista fez se chama “levante”, e é bastante comum. Incomoda sim, principalmente no começo. Mas depois você vai se adaptando e, quando for possível e os dentes de cima não encostarem mais nos bráquetes de baixo, será possível remover o levante.

  248. OLA, EU FUI NO DENTISTA E ELE ME DISSE QUE MEU DENTE DE CIMA TINHA CARIE, AI A DENTISTA TIROU A CARIE E COLOCOU UMA RESINA NO DENTE, QUANDO PASSOU A ANESTESIA COMECEI A SENTIR QUE O DENTE ESTA COM A RESINA MAIS ALTA E COMECEI A TER DOR, VOLTEI NO DENTISTA E ELA RETIROU UM POUCO DA RESINA, JÁ SE PASSOU UMA SEMANA, SINTO UMA DORZINHA QUANDO TENHO QUE COMER ALGO QUE SEJA MAIS PRECISO A MORDIDA, MAIS FORTE, SERÁ QUE ENTROU BOLHA DE AR NO DENTE?

    1. Elise, é possível que seja, apenas, uma sensibilidade passageira. Se persistir por mais de 1 mês, é bom procurar sua dentista pra reavaliar.

  249. Olá Dra, eu gostaria de saber se o dente ciso faz doer a mandibula? Não tem espaço para meus dentes ciso nascerem, sinto eles empurrando meus dentes, fazendo muita força, sinto dores no queixo o que fazer? Eles nem deram sinal ainda de vida. Beijos, obrigada.

    1. Elisama, sim, os sisos podem fazer a mandíbula doer. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia panorâmica, pra ver como está o posicionamento desses dentes dentro da gengiva.

  250. Eu fiz a restauração sexta-feira, sem anestesia, pq pensava que não iria doer kkk, mas doeu demais, logo depois que acabou a restauração não estava doendo nada e não percebi que estava alto o dente, quando cheguei em casa não tava conseguindo comer nada, vou ligar na segunda la no dentista para marcar de novo, eu queria saber como ela ira abaixar o dente, ele teria que refazer tudo de novo ou apenas usar a broca para abaixar um pouquinho?

    1. Não, Matheus, não será preciso refazer a restauração, sua dentista vai apenas verificar onde é que ela está alta e fazer um pequeno desgaste no local. É bem rapidinho e indolor. 🙂

  251. Dra. Ana, tava fazendo um tratamento de canal e sentia um incomodo, uma coceira, e a dentista dizia q n existia coceira, era um nervo q tava latejando… resumindo, ela passou 4 meses tentando achar um canal… comecei a ficar com medo da situaçao e procurei outro dentista que disse que meu dente tava perfurado e me passou pra o endodontista, que falou que meu dente n tiha mais jeito, tinha q extrair. Acabei perdendo meu dente. E agora fiz uma restauraçao no meu dente molar que nunca senti nada, e a restauraçao ficou alta e eu pra ter certeza comi com o dente, so q quando dormi e acordei no outro dia n tava mais alta, e to sentindo o mesmo sintoma do dente que perdi, n sei se a restauraçao caiu ou eh uma doença que poucos conhecem que se chama alguma coisa plasia (parestesia, é esse o nome da sensação! Vou voltar na Dentista manhã as 15 horas… ficarei muito grata pela ajuda!)… to apavorada, to com medo dela dizer que é canal e eu acabar perdendo outro dente, por favor! Desde já agradeço.

  252. Dentista: tenho aparelho há uns 5 meses, antes de ter aparelho, as vezes entre o primeiro e segundo molares superiores, quando eu comia algo (como carne) doia e ficava preso tb as vezes, porém era raro. Quando coloquei o aparelho, com um tempo isso agravou e eu falei pro meu dentista e ele disse q visualmente estava tudo ok, porém de normal n tem nada, pois esta me incomodando, as vezes vou passar um palito entre esses dois dentes e entre a gengiva e o dente sinto um desconforto, fora quando mastigo alimentos mais rígidos por esse lado. Queria saber o q poderia ser, e se isso que ele falou que visualmente ta normal, se nao é so pra ele comer dinheiro com possíveis exames futuros. Agradeço desde ja.

    Verifiquei um post logo acima do meu e tem algumas semelhanças com o meu caso. Como quando força na gengiva sinto tb, e fica entre aquele anel de prata tb.

    1. Diego, possivelmente há um pequeno espaço entre os seus dentes, e tudo o que você come “para” ali. Uma possibilidade é que, quando seus dentes foram separados com aquelas borrachinhas pra se colocar a banda (o “anel de prata”), o espaço não se fechou por completo. Mas esse espaço deve ser bem sutil mesmo, algo que, visualmente, nem se nota. Mas pra você faz uma grande diferença…

      Enfim, não há muito o que fazer além de procurar usar sempre o fio dental após as refeições, pra não deixar resíduos alimentares se acumulares ali. Com a continuidade do tratamento ortodôntico, esse espaço deve se fechar.

  253. Ana, fiz restauraçao há uns 2 meses nos ultimos dentes inferiores e superiores e todas ficaram altas, fui varias vezes ao dentista. Agora estou com sensibilidade em um dente quando entra ar na boca ou bebo gelado, o que pode ser? Obrigada!

    1. Patrícia, as restaurações não podem ficar altas. Elas têm que ter o tamanho certo. A sensibilidade após restaurações é um sintoma relativamente comum, mas ela tende a desaparecer nos primeiros 30 dias. Como no seu caso já se passaram 2 meses, é bom procurar novamente o seu dentista pra reavaliar.

  254. Doutora, boa noite
    Tenho uma dúvida: Tenho um bloco em um dente inferior feito há alguns anos, mas agora começou a doer a gengiva na parte lateral de dentro deste bloco, e tambem qdo eu aperto com o dedo o bloco por cima, sinto também uma dor. O que pode ser isto ???? Obrigado pela ajuda, André

    1. Andre, esse bloco está em contato com a gengiva? Se sim, pode ser que ele esteja meio solto ou desadaptado, o que explicaria a dor na gengiva, pela entrada de resíduos alimentares na região, e também a dor que você sente ao apertá-lo. Seria bom procurar um dentista pra verificar.

      1. Obrigado pela atenção. O pino aparece mais do que de costume. Acho que farei outro bloco ou /e pino. Marcarei meu dentista na semana que vem. Novamente meu obrigado, André

  255. Doutora, hoje fui na dentista fazer uma restauração do dente superior la de trás onde ficavam o ferro do aparelho ortodôntico que quando retirado tinha estragado a obturação. A dentista pediu para eu morder e ver se estava ok, eu falei para ela que estava alto e ela olhou e disse que não, que era so uma sensação e que eu ia me acostumar, caso contrário eu voltasse em 7 dias. Pois e, eu ainda sinto ele alto, estou mastigando do outro lado e sinto ele encostando primeiro que os outros.

  256. Doutora, fiz duas restaurações, as quais ficaram altas e estava impossivel mastigar, fui diminuir e ainda ficaram altas e doendo, voltei ao dentista e ajustei mais continuam doendo, é normal doer nos primeiros dias de ajustado ? Já fiz uma radiografia e os dois dentes estão otimos, mas continuam doendo ao mastigar :/

    1. É “normal” sim, Talita. Os dentes podem ficar sensíveis ainda algum tempo mas, considerando que a mordida já foi ajustada, esse incômodo deve passar logo.

  257. Boa tarde, fiz 2 obturaçoes. E logo apos elas começaram a dar “choques” quando como algo, voltei ao dentista e a restauraçao nao esta alta. Isso ja tem 3 semanas e nao para. O que pode ser? E tambem sinto muita dor no dente inferior, fiz o raio x e nao tem nada, ele tocou akele “gelinho” no superior e doeu. Pode o inferior doer pelo reflexo do superior???
    Obrigada.

    1. Julia, sempre que se faz uma restauração o dente pode ficar sensível por até 1 mês, e isso é considerado “normal” e esperado. A tendência é essa sensibilidade sumir. Se passar desse prazo, é bom procurar seu dentista pra reavaliar. E sim, em alguns casos, a dor num dente inferior se reflete no dente superior (e vice-versa).