Não Tema o Diastema!

Diastema é o espaço entre dois dentes do mesmo arco que deveriam estar encostados um no outro. Foi a definição mais simples na qual eu consegui pensar :) . Já te chamaram de pista dupla, janelinha, abre-aspas, Teco, dentinho, gap… Bob Esponja? Então… provavelmente você tem um diastema. Os diastemas mais notados e apelidados são aqueles entre os incisivos centrais superiores.

Adivinha quem é o Teco? :P

Um diastema não é, necessariamente, algo indesejado. Na dentição decídua (de leite), pequenos espaços entre os dentes são normais e esperados. Dessa forma, os dentes permanentes que vêm depois, e que são maiores, acham espaço para irromperem (nascerem), sem contar que a estrutura óssea está crescendo também. Inclusive, hoje em dia está na moda ter diastema entre os incisivos! Que o digam Madonna, Lara Stone, Anna Paquin… e outros diastemas famosos e formadores de opinião. :)

Na dentição permanente, via de regra, não deveriam existir diastemas. Quando eles estão presentes, pode haver um mau hábito (hábito deletério) bucal envolvido. Por exemplo, uma deglutição atípica com interposição lingual. Hã? Você engole e empurra os dentes da frente com a língua. Ah, tá. :) Outros motivos para a existência desses espaços são:

–> Espaço de sobra: você tem “pouco dente” pra muita base óssea. Não é o mais comum, normalmente é o contrário que acontece, o que leva a apinhamentos (dentes “encavalados” ——> termo horroroso). Mas acontece. Pode ser que essa sobra de espaço ocorra por perdas dentárias, agenesias ou simplesmente por ter dentes relativamente pequenos para maxilas e mandíbula grandes. Como existe o fator genético envolvido, às vezes acontece da pessoa nascer com os dentes pequenos como os da mãe e a estrutura óssea grande como a do pai, por exemplo. Assim como o contrário.

–> Freio labial hipertrófico: o “freio labial” é aquela faixa de tecido que começa na gengiva bem no meio dos incisivos centrais e vai até a parte de dentro do lábio superior, ligando-os. Às vezes esse freio é muito “baixo”, o que favorece o afastamento dos dentes. Existe uma cirurgia chamada frenectomia, que consiste da correção do freio labial. Na década de 80 era “moda” a tal da frenectomia. Quem tem entre 30 e 35 anos talvez tenha passado por esse procedimento, que era indicado insistentemente. Hoje ainda se faz muito essa cirurgia, mas entende-se que a necessidade de sua realização depende de uma avaliação criteriosa.

–> Doença periodontal: é caracterizada pela perda de suporte ósseo. O osso que segura o dente “some”. Não vou entrar em detalhes agora do porquê disso acontecer, mas aguardem para logo um post sobre isso :) . Quando a quantidade de osso entre dois dentes diminui, a tendência é de eles se separarem.

E qual é o problema de se ter um diastema? Em princípio, estético. Se bem que, como eu já disse, há quem goste. Outra questão a ser levada em conta é a proteção do periodonto. Quando dois dentes estão afastados, tudo o que se come vai parar lá no meio. O impacto constante de alimentos na gengiva da região pode causar incômodo, dor e até pequenas lesões.

É possível fechar um diastema? Sim. Isso pode ser feito através de duas estratégias básicas: a restauradora / protética e a ortodôntica. Dependendo do tamanho do espaço entre os dentes, até 6 mm em média, é possível se fazer um fechamento com resina composta. Uma restauração que “aumenta” a largura dos dentes envolvidos até que eles se encostem. Pode-se ainda recorrer a coroas e facetas. Claro que, se o espaço for muito grande (a ponto de caber mais um dente no meio) :) , essas soluções não são viáveis. Aí é melhor optar pelo uso de um aparelho ortodôntico, que é capaz de aproximar mecanicamente os elementos dentários em um tempo relativamente curto. O problema, nesse caso, é o grande potencial de recidiva (o espaço voltar a abrir) se o freio labial for hipertrófico. Consulte seu ortodontista!

O problema de se fechar um diastema é que se você gosta dos “apelidinhos carinhosos” que ganhou, provavelmente eles não farão mais sentido e vão perder a graça… :) Mas fique tranquilo: as pessoas costumam ser muito criativas na hora de brincar sacanear com os “amigos”… estão aí Ronaldo Fenômeno e nossa presidente Dilma Rousseff que não me deixam mentir! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Dentística, Ortodontia | Marcadores:

189

  1. >"Não Tema o Diastema!" Esse é um dos melhores títulos que já vi, rsrsrsrsrs…

    Eu canso de ver, associado ao diastema superior, aquela "carninha"(a hiperplasia induzida) no lábio superior, do hábito de ficar mordiscando-o e succionando-o.
    Não ajuda muito no tratamento, né doutora?

    Abraços!

    • Uso aparelho ha 10 meses, tenho diastema e nao fecha. Doutora, sera q vai fechar? Alem disso, meus dois dentes laterais sao separados, ja fechou, mas ta um espaçao agora, minha dentista vai colocar resina pois eles sao muito pequenos, sera q o meu diastema vai fechar?

      • Vanessa, deve fechar sim! É que os dentes precisam estar alinhados antes de fazer o fechamento, talvez por isso sua dentista ainda não tenha feito isso.

  2. >Belo post!
    Eu não consigo imaginar a Madonna sem diastema!
    bj

  3. >"Jogando palavras ao vento
    Ela usa e abusa das rimas
    Dá uma aula de conhecimento
    Aplausos para esse menina !!!"

    Mais um post SENSACIONAL … PENA QUE EU AINDA TENHA MEDO DELA =P

  4. >O post ficou muito bom, Ana!
    Ninguém precisa temer o diastema mesmo não, olha bem pro Teco como é muito mais charmoso que o Tico!! Hahaha!
    Beijos!

  5. >Mais um… Já já a gente perde a conta dos posts MARAVILHOSOS que você escreve! Assim tá difícil! :P

    Parabéns, como sempre!

  6. >A cirurgia para retirada do freio labial pode deixar sequelas? tem que ser feita para colocar o aparelho ortodôntico?

  7. >Sempre tive diastema nos 2 dentes superiores frontais desde nova e sempre me incomodou, mas quando se é novinha até que fica bonitinho, dá um 'charminho'. Além disso o dentista disse que talvez com o nascimento dos sisos juntasse, conforme fiquei mais velha, os 2 sisos superiores nasceram e nada dos dentes da frente juntarem, começou a me incomodar bastante, a ponto de eu nao tirar mais fotos sorrindo mostrar os dentes, pq odiava aquele buraco preto que saia nas fotos.
    Ano passado fiz a correção atraves de restauração, aumentando a largura dos 2 dentes, ficou otimo e me fez super bem! Sérissimo mesmo, tenho bem mais prazer em sorrir com os dentões agora, tirar fotos e td mais :D

  8. >Queridos, obrigada pelos comentários sempre carinhosos! :)

    Anônimo, a frenectomia não costuma deixar sequelas não, até porque é um procedimento muito simples. É interessante que seja feita antes de colocar o aparelho, mas nada impede que seja feita durante o tratamento ortodôntico. Porém, o ortodontista deve avaliar o seu caso, porque a possibilidade de recidiva (o diastema abrir de novo) em casos de diastema ocasionado por freio hipertrófico é muito grande. Consulte o seu!

    Mandy, fico muito feliz por você! Às vezes a solução é simples e o benefício advindo dela é enorme! Vale a pena dar uma passada no dentista pra tirar a dúvida, né?! Muitos sorrisos pra você!

    Abraços a todos! :)

  9. >Ana, amei o post! Tenho o bendito diastema e nunca li algo sobre o assunto tão simplificado e divertido! Engraçado como a estética que esse espaço entre os incisivos frontais são contraditórias! Conheço um garotinho cujo sorriso "espaçado" eu acho um charme. Já eu me acho ridícula com essa falha. Procurei uma profissional que me recomendou a cirurgia de freio, já fiz e estou de aparelho há um mês. Estou confiante de que o Teco perderá uma sósia heheh!! Espero ótimos resultados!

  10. >Obrigada, Jumara! :) É mesmo, a estética do diastema costuma ser uma coisa meio pessoal mesmo… há quem ache "cute". :D

    O importante é resolver o problema, se você considera que o diastema seja um. E deve-se sempre avaliar a causa do diastema para indicar o melhor tratamento. No seu caso era o freio, então resolvido! Tomara que seus dentes "fechem" logo, e vida nova! :D Abraço, obrigada pela visita e apareeeeeça…

    • Parabéns pela matéria.

      Tenho os dentes da frente separados, na primeira vez que fui ver aparelho a dentista disse que eu tinha freio labial, tinha que fazer cirurgia, e ela ia cobra o olho da cara para colocar o aparelho, deixei para lá.

      Na Segunda vez que eu fui procurar um especialista no assunto, o doutor disse que essa separação nos dentes não tinha concerto ,fiquei chateado com isso. Então ele propôs colocar capa de porcelana, era um tratamento rápido, mas eu não quis, fiquei com receio dela cair algum dia, parecia gambiarra rs. Alguem já colocou?, dura quanto tempo?, preteja?

      Vejo que existe certas cirurgias para juntar os dentes, coisa de uma seção, eu quero algo definitivo. Que tipo de profissional exatamente devo procurar para fazer isso?

      obrigado

      • Rodrigo, se o seu freio labial tiver inserção muito baixa pode ser que você tenha que fazer a correção sim, pois poderia levar a uma recidiva (voltar a abrir) após o fechamento do diastema com o uso do aparelho fixo.

        Não acredito que o seu caso, embora eu não o conheça, não tenha “conserto”. Pelo contrário, há mais de uma forma de se fechar um diastema. A escolha por um ou outro método depende da avaliação profissional e das suas expectativas com relação ao tratamento. Soluções protéticas (coroas e facetas) são legítimas sim, não é gambiarra não :) . Mas, como toda prótese, têm tempo de vida útil, o que é variável. Diastemas com até 6 mm podem ser fechados dessa forma e até com restauração direta, procedimento feito em 1 sessão só.

        Avalie novamente o seu caso com um ortodontista. Se você estiver disposto, o aparelho é a solução menos invasiva, pois modificará apenas a posição dos dentes. Mas pode ser que seja a solução mais demorada também.

  11. >É possível fazer a cirurgia de freio e não usar o aparelho depois ?
    Se não for possível, qndo tempo leva mais ou menos pro diastema fechar?
    E quanto é em média o gasto com esse tipo de cirurgia ?
    Desde já agradeço e está de parabéns pelo post, muito bem escrito.
    Rápido, fácil e MUITO útil! xD

  12. Anônimo, sim é possível. Mas aí você teria que optar pelo método restaurador ou protético pra fechar o diastema. Com o aparelho o fechamento costuma ser rápido, às vezes 2 ou 3 meses. Mas isso vai depender de uma série de fatores, é só uma estimativa, pode ser mais que isso. O valor de uma cirurgia de freio é relativo, depende do seu tipo de freio e do profissional que vai realizá-la. Faça uma avaliação com um cirurgião periodontal para saber isso, mas não costuma ser muito dispendioso.

    Obrigada pela visita! Qualquer outra dúvida, estou à disposição. Abraço! :)

  13. Ana, todo mundo fala muito em diastema superior, e quando o mesmo ocorre na parte inferior e superior a 6 mm, como resolver o problema? Tenho 2 implantes, um de cada lado no 1º molar inferior. Fiz uma pequena cirurgia (um pequeno corte perto da gengiva) no freio labial, mas não sei se foi a frenectomia. Já me falaram até em cirurgia ortognática. Será possível corrigir o problema com aparelho ortodôntico? E quanto tempo tenho que usar no meu caso?
    Parabéns pelo post!

    • Marcelo, acredito que no seu caso só com aparelho ortodôntico mesmo. Até 6 mm, em dentes superiores, é possível fechar o diastema com restauração mas, no arco inferior, como os dentes são mais estreitos, ficaria muito esquisito. Esse diastema é algo que você sempre teve ou é um espaço que abriu com o tempo? Pergunto porque pode haver perda óssea associada e os dentes estariam “se afastando” por isso. Seria interessante avaliar o motivo.

      Os implantes que você possui não vão se movimentar com o aparelho… uma vez nessa posição, ali ficam. Pode atrapalhar o tratamento um pouquinho… mas diastemas costumam fechar relativamente rápido com ortodontia. Acredito que em alguns meses já fica ok. :)

      Obrigada pela visita! Abraço!

  14. Olá! Tive que arrancar o dente primeiro molar superior do lado esquerdo, agora quer colocar aparelho para puxar o 2° molar p o lugar do 1° e o ciso para o lugar do 2° molar, só que o ciso está nascendo meio inclinado, a minha dentista disse que ia pesquisar se isso era possível. Dra será que isso é possível ou tem outra solução mais adequada?

  15. Hoje eu fiz a operação de tirar o freio, a abertura do meu dente era enorme cabia um dente no meio. Nunca gostei de como era o meu dente, em Setembro vai fazer um ano que coloquei aparelho e hoje depois da operação meu dente esta lindo… Só não estou gostando da dor que estou sentindo…aiai

    • Legal, Márcia! Essa fase pós-operatória é chata mesmo… mas vale a pena! Fico aqui torcendo por sua rápida recuperação! :)

  16. Alguém sabe me dizer se o preço do tratamento de um diastema não tão grande, equivale ao preço de 3 seções de manuntenção de aparelho ortondôntico, no caso de se precisar de 3 meses para o fim do problema do diastema?
    Moro em Pernambuco e estou optando por uma clínica mais popular, pois canal é caro meus caros, e quem dirá 2, e o pior, os de trás ainda por cima! E para quem não quer esperar a carência de um plano… Aguardo respostas, tá?

    • Katye, se você for fechar o diastema com aparelho ortodôntico, seu investimento será o das manutenções pelo tempo que for necessário pra isso. Mas, depois de fechá-lo, você quer simplesmente remover o aparelho? E o resto do tratamento ortodôntico, como fica?

      Talvez seja melhor, se você não quer se submeter a um tratamento ortodôntico completo, optar por fechar seu diastema com uma restauração direta em resina.

  17. Olá Dra.,
    Gostaria de tirar uma dúvida! Tirei meu aparelho fixo faz 4 anos, mas meus sisos nasceram logo após a retirada do aparelho fixo e por conta disso não usei mas minha contenção… Meus dentes permaneceram normais, mas de umas semanas pra cá notei uma pequena separação surgindo nos dentes da frente! Estou desesperada, sera que vou ter que colocar aparelho fixo de novo? Não posso fazer esse tratamento com resina não?

    • Oi Luciana! Pode sim. Quando o diastema é pequeno e o paciente não tem interesse em usar aparelho é possível fazer o fechamento com resina. Procure um dentista que trabalhe com estética (dentística) e faça uma avaliação. Mas acredito que será um procedimento relativamente simples. :)

  18. Oii doutora, gostaria que me tirasse uma dúvida.

    Eu tenho diastema nos dentes inferiores, estou fazendo um tratamento ortodôntico já há 3 meses, e vou fazer a retirada do freio no próximo mês. A minha dentista colocou uma borrachinha nos meus dentes, uma espécie de ‘corrente’. Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos vai demorar para fechar esse ‘buraquinho’… rsrs morro de vergonha de sorrir por conta disso.

    • Adriana, depende do tamanho do diastema e da resposta do organismo do paciente ao tratamento. Mas esse tipo de fechamento costuma ser algo rápido, coisa de 2 ou 3 meses. Hoje ainda atendi uma paciente cujo diastema fechou em apenas 1 mês. :)

      • Oi Ana,
        Obrigada pela resposta.
        Mas então, meu diastema tem mais ou menos o tamanho dos dentes inferiores (é como se tivesse faltando um) rsrs… o meu único medo é pq eu faço tratamento por plano odontológico, e me falaram que o tratamento acaba sendo demorado quando é por plano.
        Então tenho medo de demorar muito para fechar.
        Aah , eu também gostaria muito de saber onde fica o seu consutório.

        desde já , obriigada pela atenção. Beeijooos

        =D

        • Adriana, acredito que é rápido pra fechar sim. A paciente a qual me referi tinha um diastema como o seu. ;)
          Só é preciso avaliar se esse diastema não é causado por um problema periodontal, o que é comum. Não se confirmando isso, é só instalar o aparelho e aguardar a resposta do seu organismo ao tratamento. Mas acredito que em até 3 meses dá pra fechar sim (estimativa, ok?! Pode ser mais, pode ser menos).

          Meu consultório é em Curitiba. :)

  19. Aaah Ana,
    Obriigadaa pelaa respostaa .
    Vc me tirou uma grande duvida. Tô bem mais tranquila.

    Agora só espero que não demore muito pra fechar né… num aguento mais não poder sorrir normalmente.
    hehehe.
    =P
    beeijooos

  20. Meu diastema pode ser resolvido com restauração ou com aparelho. Qual é a melhor forma?

    • Depende do seu diastema e de quais dentes estamos falando, Bárbara. Um espaço de até 6 mm, em incisivos centrais por exemplo, pode ser fechado com resina. Mas os dentes terão aparência de serem mais largos. Isso não aconteceria se o aparelho fosse usado como solução, mas aí você teria que se submeter a um tratamento ortodôntico. Se as duas soluções são possíveis no seu caso, vai depender muito da sua preferência. A resina é imediata, mas algum dia você terá que trocá-la. O aparelho demora mais, mas é uma solução, via de regra, duradoura.

  21. Restauração com resina fica mais caro do que colocar aparelhos????

    • Se considerarmos o tratamento ortodôntico todo, certamente a restauração para fechar o diastema sai mais em conta. Mas tem que ter indicação pra isso, não pode ser um diastema muito grande. :)

  22. Oi Dra. Ana Tokus… eu fiz a frenectomia dia 29 de agosto… só que minha dentista entrou em ferias… só vai começar o tratamento odontológico no final de setembro… quanto tempo dura pós-cirugia? Ou não volta mais a pelinha entre os dentes! Ou tem um tempo limite até por os aparelhos?

    Obrigado pela atenção :)

    • Pode ficar tranquilo, Diego! Não volta não… :)

  23. muito obrigado Dr Ana Tokus………… sucesso :)

  24. Olá Ana! Primeiramente, parabéns pelo post! Incrível ele! Preciso que tire algumas dúvidas minhas.. Há dois meses e meio fiz uma frenectomia labial (superior). Só por questão estética. Nunca tive diastema algum, mas meu lábio ”dobrava” pra cima quando eu sorria. Meu pós operatório foi bem tranquilo, sem nenhuma complicação. Evitei conversar e sorrir o quanto pude, pois tinha medo de ficar com alguma sequela.. Mas muitas vezes não resisti a uma boa risada. Sentia então que ”repuxava” o local das suturas e depois ficava ardendo por algum tempo. Meu cirurgião dentista disse que a cicatrização foi perfeita, realmente.. tava perfeitinho quando tirou as suturas, só que depois de mais ou menos uma semana notei que havia formado, no meio certinho da região que foi suturada, o que parece ser uma pápula (uma lesão sólida né, com elevação e circuscrita e tem uns 3 mm de diametro) e de cor acinzentada que persiste até hoje. Estou preocupada! Minha higienização é ótima mas já tem mais de um mês que estou com essa lesão! O que devo fazer? Não gostaria de me submeter a uma outra cirurgia.. (odeio pós operatórios.. rs) Se eu me submeter a uma cirurgia, essa pápula pode ”voltar” caso eu não consiga segurar novamente algumas risadas, ou isso não teve influencia alguma nessa minha lesão?

    • Oi Lorena. Obrigada. :)

      É preciso examiná-la pra verificar se essa lesão é apenas consequência da cicatrização ou se é uma lesão propriamente dita. Pelo que você descreveu, não há motivo para preocupação. Mas, para ter certeza, possivelmente o dentista fará uma biópsia excisional (o nome assusta, mas só quer dizer que ele cortará ela fora e mandará para um laboratório para exame histopatológico). Isso é rotina, não há motivo mesmo para se preocupar. Aí, fazendo isso, acabou-se a lesão, acabou-se o problema. Essa cirurgia é mais simples ainda do que a frenectomia, e não acredito que a lesão volte. Se tiver mais alguma dúvida, fico à disposição. :)

  25. Garota que post maravilhoso, gostei muito dele! :D

  26. Ana,

    Eu tinha diastema ops eu tenho pois o meu voltou :(
    Sempre odiei os espaços entre os 2 dentes da frente, cheguei a ponto de ñ aceitar ser fotografada sorrindo.
    Fiz a temida cirurgia do freio e usei aparelho por 2 anos, meus dentes estavam lindos.
    + como logo após a retirada do aparelho fixo eu engravidei e ñ consegui usar o aparelho movel nem por decreto pois passava mal ate com o cheiro dele, resultado meus dentes estao separados novamente só q agora esta pior q antes pois os dentes da frente estao presos por uma contenção entao o espaço foi para o dente do lado q por sinal tb ficou levemente torto. Ou seja tenho q usar aparelho novamente. kkkkkkkk

    Devido a minha falta de informaçao na epoca escolhi o metodo q juguei correto + acredito q apenas a resina resolveria meu caso pois meus dentes eram certinhos.
    minha filha esta no mesmo caminho. rs
    ela tem 1 ano e 4 meses e o freio dela é gigante o dentista pediu encaminhamento para fazer a cirurgia + estou com receios, ela é tao novinha.
    qual é a melhor idade para esse tipo de procedimento?
    corro o risco de usar o aparelho novamente e o espaço voltar?
    agradeço se vc me responder

    • Oi Pollyana, eu acho que por mais que sua filha tenha um freio volumoso, dá pra esperar mais um pouquinho pra ver como os dentes de leite / permanentes vão nascer. Geralmente não se faz esse tipo de cirurgia tão cedo. Você poderia levá-la pra fazer uma avaliação fonoaudiológica pra ver como está a motricidade e o desenvolvimento do lábio superior. Se o freio tiver potencial pra limitar o crescimento do lábio, é uma indicação de cirurgia. Mas, antes dos 2 ou 3 anos, eu não mexeria (opinião de um Odontopediatra, colega meu).

      Com relação ao seu caso: risco de recidiva (do espaço abrir de novo), sempre há. Por isso é essencial usar a contenção. Se esse espaço for relativamente pequeno, talvez seja melhor tentar um fechamento de diastema com restauração em vez de fazer um novo tratamento ortodôntico. Procure em dentista especialista em Dentística para uma opinião mais embasada.

  27. Oi Ana preciso de uma opinião eu tenho diastema e já faz 8 meses que coloquei aparelho e os dentes não estão fechando eles estão abrindo até os inferiores estão abrindo isso é normal faz parte do tratamento.?

    • Adria, não saberia dizer se é normal no seu caso em específico, mas isso acontece sim. Se há uma sobra de espaço (e geralmente o problema é o contrário – a falta de espaço), quando os dentes começam a se alinhar a sobra de espaço aumenta, pois dentes bem posicionados ocupam menos espaço no arco. No seu caso, que quer fechar um distema, pode-se acentuar temporariamente o problema. Mas é só uma fase do tratamento.

  28. Ana, obrigada pela resposta.
    Vou levar minha filhota na fono para ver se o freio atrapalha algo.

    Quanto ao meu diastema ñ sei se a resina hj seria a melhor opção pois hj alem do espaço ele ficou levemente torto.
    A resina tb consegue corrigir o tortinho q ficou?
    Mas tenho certeza q a resina seria o melhor precedimento no inicio quando eu apenas tinha o diastema!
    Meu medo é usar o aparelho novamente e o dente ficar torto de novo. rs

    • A resina pode disfarçar esse “torto”, sim. Mas se o paciente é muito detalhista (seu caso :) ) talvez não fique satisfeito, porque SABE que o dente está torto (mesmo que, para os outros, não pareça).

  29. Olá Dra Ana, amei o post!
    Queria tirar uma dúvida, meu diastema são nos 2 dentes da frente e tem 4mm. O dentista disse que eu só coloco aparelho se quiser, pois é só questão de estética. Porém, não seria melhor fechar com resina? E qual tipo de dentista faz esse procedimento?
    Agradeço, beijos.

    • Ana, obrigada. :)

      Diastemas até 6mm podem ser fechados com resina sim. Se o seu tem 4, se enquadra no caso. Mas você pode fechar com o aparelho também, depende do seu desejo. Com resina é imediato mas tem que restaurar, e com o aparelho demora mais, mas é menos invasivo. Procure um dentista especialista em Dentística.

  30. Oie olha so quando eu tinha uns 11 anos eu tirei o tal de freio e meu dente nao fechou, depois mais velha coloquei aparelho fiquei 3 anos… e agora depois de 1 ano abriu td novamente… poderiam me ajudar no que faço, sera que tenho q cortar o freio de novo???

    • Camila, se você já fez a frenectomia não há porque fazer outra vez. Você usou a contenção superior (aparelho removível) direitinho? Pergunto porque, se você já tem uma tendência a abrir o espaço e não usar a contenção, a chance de abrir o diastema é grande. Agora, você pode optar por usar aparelho novamente ou fechar esse espaço com resina, através de uma restauração.

  31. Olá, Ana! Estava procurando alguma matéria sobre a frenectomia porque a ortodontista disse que eu precisaria fazê-la para usar o aparelho. Caso contrario, não adiantaria muita coisa. Você escreve bem, de forma clara e direta. Muito obrigada! Esclareceu tudinho! Beijos.

    • Obrigada, Aline. Fico feliz em ajudar. :)

  32. Eu estou com aparelho apenas nos seis dentes da frente já faz tres meses e o problema que quero solucionar, que é um diastema, ainda nem começou a ser resolvido, até agora meus dentes nem começaram a se mover para fechar. Minha ortodentista está me enrolando??

    • Roberta, não sei. Mas 3 meses é um tempo pequeno… já tentou perguntar pra ela se ela tem alguma previsão de quando o diastema fechará? Esse tipo de movimentação não costuma ser muito demorada, mas cada profissional trabalha de forma diferente.

  33. OI DRA ANA TUDO BEM !!!
    TENHO 30 ANOS E TENHO UM DIASTEMA GRANDE NOS DENTES SUPERIORES DA FRENTE. OS DOIS DENTES SÃO LAGOS. FICARIA ESTRANHO USAR A RESINA OU OUTRA FORMA DE CORREÇÃO? PELA MINHA IDADE VALE A PENA USAR APARELHO? ALEM DA SEPARAÇÃO, PERDI UM DENTE DA MESMA ARCADA QUE EXISTE A SEPARAÇÃO ISSO PODE ATRAPALHAR O PROCESSO DE RESTAURAÇÃO COM O APARELHO? FUI AO DENTISTA E FIQUEI MUITO TRISTE, ELE SIMPLESMENTE DISSE QUE MEU CASO ERA COMPLICADO DE SE RESOLVER, ELE NÃO DEU MUITA IMPORTANCIA PARA O PROBLEMA E ME ACONSELHOU A “ESQUECER” O DIASTEMA. PROCUREI UMA OUTRA DENTISTA BASTANTE RENOMADA E ELA TAMBEM NÃO ME DEU ESPERANÇA. ALIÁS EU NÃO ENTENDO POR QUE ELES AGIRAM COM TANTO DESINTERESEE PARECE QUE NEM QUEREM GANHAR DINHEIRO RSRS. DOUTORA O QUE DEVO DIZER PRO DENTISTA? SOU BEM CLARO EM MOSTRAR O PROBLEMA E ELES ME IGNORAM, DIZEM QUE NÃO TEM JEITO E PONTO FINAL.
    UM FORTE ABRAÇO!!!

    • Castro, achei estranho também não proporem soluções pra você. Se o seu diastema for maior que 6 mm, eu indicaria o aparelho ortodôntico. Hoje, mais do que nunca, pacientes adultos têm se submetido a tratamento ortodôntico… não seria tarde pra você não. Já se o diastema for menor que 6 mm, é possível, via de regra, fechá-lo com uma restauração em resina. Aconselho que você procure um profissional ortodontista (aparelho) e outro especialista em dentística (restauração estética). Eles, certamente, vão orientá-lo à altura. Abraço!

  34. Boa tarde, gostei muito desse post, pude esclarecer minhas duvidas.
    Tenho um diastema que sempre me incomodou, estou usando aparelho fixo superior há 3 dias e ja estou sentindo muita pressão nos meus dentes como se eles tivessem se movimentando, espero que meus dentes se juntem logo, mas a previsão para o término do meu tratamento é de 2 anos e meio a 3 anos.
    Tambem terei que fazer a frenectomia, mas sinceramente estou com muito medo, odeio sentir dor, principalmente a dor da anestesia…rs Como é o pós-operatório?
    Tambem não fiz a extração dos meus sisos, preciso extrair os quatro…!
    Estou louca de vontade de ver o resultado desse tratamento… Vou sofrer um pouquinho mas espero que no final tudo isso valha a pena!

    • Luciana, a frenectomia é uma cirurgia relativamente simples, mas ainda é uma cirurgia. Você vai ter que tomar cuidado durante uns dias, mas o pós-operatório não costuma ser muito sofrido não.

  35. Dra. fiz a frenectomia e minha boca esta muito inchada, isso e normal? Preciso de ajuda.

    • Eduardo, o pós-operatório às vezes é meio chato mesmo… incha, dói. Pessoas diferentes reagem de formas diferentes. O importante é que você siga todas as orientações do seu dentista, procure descansar e tomar a medicação prescrita. Se você achar que tem alguma coisa errada (muita dor, febre), entre em contato imediato com o seu dentista para ele orientá-lo a respeito.

  36. Olá Ana.
    Tenho 19 anos e meu dentista me disse que tenho que retirar o freio.
    Tenho os dois dentes da frente com um espaço (acho que é a diastema) mas não chega a ser grande.
    Nos outros dentes tenho um espaço tbm, só que menor que os da frente.
    Fui a um ortodentista e ele disse tbm que eu teria que retirar o freio e usaria o aparelho por uns 3 anos, pois meu problema é mais estético mesmo. Tenho vergonha de sorrir, fotos.
    Em quais casos que a abertura pode voltar?

    • Aline, quando a causa de um diastema é o freio labial muito grande e ele não é removido, após o fim do tratamento ortodôntico há uma chance muito grande do diastema abrir de volta, principalmente se o paciente não usar a contenção (o aparelho removível) corretamente e pelo tempo determinado pelo dentista. Portanto, é interessante fazer a frenectomia sim. O diastema, em si, costuma fechar relativamente rápido com o uso do aparelho, em questão de alguns meses.

  37. Olá Dra. Bom dia !

    Fiz a cirurgia de frenectomia superior há um dia, pois o Dr. que estou passando disse que não adiantava eu colocar aparelho para fechar uma abertura nos dentes frontais por que os dentes voltariam a ser separados depois de um tempo…

    Meu lábio está bem inchado.. até aí normal, o pós operatório está indo tudo bem…estou apenas com medo dessa cirurgia acarretar em alguma mudança no meu sorriso…aparencia da boca, dos lábios.. seila..

    Isso é possível ? =(

    Se por acaso tiver alteraçoes, meu sorriso pode ficar estranho ? se ficar, tem como corrigir ainda ?

    Muitíssimo Obrigado !

    • Evair, acho que não há com o que se preocupar. A cirurgia de freio labial é muito comum, e não costuma trazer modificações que comprometam o sorriso, pelo contrário. Acredito que é só aguardar o período de cicatrização e a remoção dos pontos, e você não deve ter problemas.

  38. Olá doutora!

    Estava olhando os comentários e percebi que essa pequena cirurgia (frenectomia), deixa digamos.. “pós operatórios” e que a dor é meio chata, mas minha dentista disse que o processo é bem rápido e provavelmente nem sentirei dor na hora… é verdade isso? ou a dor só vem depois mesmo?

    Obrigada!

    • Raíssa, na hora você não vai sentir nada mesmo, porque estará anestesiada. Mas toda cirurgia, da mais simples à mais complicada, tem pós-operatório, ou seja, aquele período de cicatrização e recuperação. Algumas pessoas “sofrem” mais, outras menos, outras nada. Depende muito do paciente. O importante é seguir as orientações do seu dentista e tomar a medicação recomendada (que serve também para a evitar a dor nesse período). Acredito que você não terá problemas.

      • Obrigada Dr!!
        Agora estou decidida e vou fazer a cirurgia,
        meu problema, é só diastema mesmo (não muito grande),
        e colocarei aparelho, mas, outra dúvida me surgiu…
        como sou adolescente, a possibilidade desse espacinho fechar (que embora eu não goste…) demora mais ou o processo é rápido?
        Mais ou menos quantos meses?

        Obrigada!
        bjus

        • Raíssa, isso é bem relativo, pois cada organismo reage de forma diferente ao tratamento ortodôntico. Mas diastemas pequenos podem fechar em 2 ou 3 meses… ou demorar mais.

  39. Adorei seu post Drª Ana, adorei seu site…

    tenho uma dúvida: Fiz a frenectomia a dois dias, não senti nenhum tipo de dor. Estou seguindo corretamente as orientações e até agora só tomei sopa fria, sorvete, não mastiguei nada. Porém, ontem, um dia depois da cirurgia, caiu o ponto que estava no céu da boca. Não senti dor, nem sangrou. O local continua da mesma maneira que estava com o ponto. No entanto estou preocupada, será que tem algum problema???

    Obrigada

    • Oi Melissa, obrigada! :)

      Pode ficar tranquila… às vezes acontece mesmo de algum ponto soltar. Se o local estiver cicatrizando bem, como você descreve, não há problema algum. Basta continuar seguindo as orientações que seu dentista deu e comparecer no dia marcado para a remoção dos outros pontos.

  40. Prezada Dra Ana,

    Parabéns pelo blog bastante esclarecedor. Tenho duas perguntas relacionadas ao procedimento de Frenectomia. Houve indicação de cirurgia para meu filho ( 8,5 anos), pois os dentes “da frente” superiores continuam separados. As perguntas são: 1) Existe alguma risco “funcional” como efeito da cirurgia (problemas de fala, por exemplo) 2) O pós operatório é demorado? Por exemplo se a cirurgia for marcada para uma sexta-feira, na segunda-feira ele já pode ir normalmente para a escola?

    Muito obrigado!!
    Jorge

    • Obrigada, Jorge!

      A cirurgia de freio labial não é tão importante com relação à fala quanto a de freio lingual, por exemplo. Desconheço relatos de casos em que a frenectomia do freio labial tenha causado problemas de fala no paciente, portanto não acho que você precise se preocupar com isso. O pós-operatório pode ser chatinho sim, mas não demanda repouso absoluto ou cuidado extremo… apenas atenção na higienização e na movimentação do local, evitando falar muito o dar “grandes sorrisos” durante a recuperação, por exemplo. Acredito que, estando tudo como esperado, é possível sim fazer a cirurgia na sexta e ir para a escola na segunda, sem problemas. Abraço!

      • A cirurgia foi tudo bem e a recuperação foi bem rápida. A cirurgia do freio foi feita na sexta-feira. No sábado ficou “sossegado” em casa com a alimentação mais restrita. Conforme orientação da profissional, ele tomou analgésicos na sexta e sábado. Na segunda-feira foi normalmente para aula e na quinta-feira seguinte tirou os pontos.

        Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.

        • Que bom Jorge, fico feliz! :)

  41. Bom Dia Dra.
    Adorei sua publicação…. Tenho um diastema na parte superior de aproximadamente 3mm. Fui ao dentista e ele constatou que tenho um freio labial muito grande e, é preciso remove-lo para então usar o aparelho. Estou um pouco insegura quanto a cirurgia… Esse freio labial volta com o tempo??? Muito muito muito obrigada pela sua atenção…

    • Daniela, sempre há a possibilidade de recidiva (do diastema abrir novamente). Mas quando o motivo do diastema é um freio labial grande e a frenectomia é realizada, a chance diminui bastante. O freio, em si, não volta. O pós-operatório, que deve ser o que preocupa você, depende muito do paciente, mas não costuma ser muito complicado. O importante é seguir as recomendações do dentista, procurar manter o lugar limpo, guardar repouso e tomar a medicação prescrita.

  42. Olá!
    Parabéns pelo post.
    Gostaria que me tirasse uma dúvida, fiz a cirurgia de frenectomia ontem, e continua inchado meu labio superior, ontem eu levantei o labio pra ver como estava e no ponto que eu consegui enxergar está branco, como quando temos uma afta e fica branquinho nela. Estou com medo de estar infeccionado. A doutora só me disse pra beber bastante gelado e lavar com água gelada. E é o que estou fazendo varias vezes ao dia. Ficar branquinho assim no corte é normal?
    Obrigada.

    • Tamy, provavelmente esse branco é resultado do processo de cicatrização. De qualquer forma, se você perceber que o inchaço não diminui ou que há dor exagerada no local, entre em contato com o seu dentista. No mais, é continuar seguindo as orientações pós-operatórias e tomar a medicação prescrita à risca. Acredito que você não tenha com o que se preocupar no momento. :)

  43. Bom dia, estou com meu aparelho de dentes há 2 anos e 4 meses, minha dentista disse que irei tira-los o mes q vem, entretanto meus dentes não ficou com a estetica que esperava, Gostaria q a parte superior , fosse mais para trás. No entanto minha dentista disse que para isso, sera necessario rancar 4 dentes, 2 da parte superior, e mais 2 da parte inferior. Mas acontece que ao longo de minha vida antes de colocar aparelho ja tinha rancado 4 dentes, 2 do siso, e 2 molares, um de cada lado. Isto posto, tenho 28 dentes na boca, se rancar mais 4, ficarei com 24, tenho medo que minha boca fica muxa, e mude totalmente minha face. Quero saber se isso é possivel?

    • En, o que sua dentista disse é verdade. Muitas vezes para colocar os dentes para trás é necessário extrair alguns. Não acredito que seu perfil facial seja prejudicado com essas extrações, pois você mesmo relata que seus dentes estão mesmo mais para frente.

  44. Boa noite, Dra. Ana

    Meu dentista disse que se eu aumentar meu dente com resina essa massinha vai amarelar com o tempo e eu vou me arrepender. Tambem disse que depois de tirar a pele do lábio eu vou usar aparelho por um bom tempo, senão o problema volta. Como os dentistas fazem para que o espaço não volte a abrir? Não posso ficar pagando aparelho a vida toda que nem a Beth do canal ABC…

    • Oi Marcelo! O fechamento de diastema com resina é bastante durável. Realmente, seu dentista tem razão: inevitavelmente um dia você terá que substituir essas resinas. Mas isso pode demorar muito.

      Com relação ao uso de aparelho: fazendo a frenectomia (tirando a pele do lábio) e usando o aparelho, o espaço vai fechar relativamente rápido. Para não abrir novamente, é imprescindível o uso do aparelho removível depois de tirar o fixo, para que o resultado do tratamento não se perca.

      • Grato pela resposta, Dra… mas como e quando vou me livrar da condenação, digo contenção? Não existe nada que seja feito pra não ter que me lembrar de usar aparelho a vida toda?

        • Marcelo, a contenção superior é usada, geralmente, por 1 ano de forma contínua (o tempo depende da orientação do seu dentista). Já a contenção inferior, que normalmente é fixa, é bom que fique pelo menos até que a sua mandíbula termine de crescer. Entre os 22 e 24 anos de idade acontece o crescimento terminal da mandíbula, o que pode causar apinhamento dos dentes anteriores inferiores (e um monte de gente acha que é por causa do nascimento dos sisos, mas não é). Então, se você passou dessa idade, dá pra “arriscar” e remover.

  45. Uso aparelho ha cinco meses e o espaço entre os dentes ainda nao fechou, ou seja o diastema, ja fiz a frenectomia e ela nao tira o arco todas as vezes que faço a manuntençao, o arco nao é trançado e nem apertado, sera que ela ta me enrolando?

    • Kelly, como eu não conheço o plano de tratamento da sua dentista, não sei se ela está enrolando você. Sugiro que você pergunte pra ela quanto tempo ela acha que vai demorar para o diastema fechar. Assim você terá como se basear. Geralmente, o fechamento de um diastema demora alguns meses.

  46. Dra., usei aparelho móvel durante muito tempo (cerca de 8, 9 anos, com algumas interrupções), meu diastema diminuiu bastante, cheguei a fechar o pequeno espaço com resina, mas depois de um tempo parei de usar aparelho e logo voltou o diastema.
    Passei a usar móvel de novo, sempre diminuiu conforme eu uso (2 noites sem usar ou usando faziam diferença), mas sem fechar. Parei de usar novamente o móvel há 6 meses e abriu bastante de novo. Minha antiga dentista disse que não adiantaria usar fixo que voltaria o diastema depois que fechasse da mesma maneira. Salvo engano, ela disse também que o problema era o “freio”, mas nunca cogitou fazer a cirurgia de retirada (eu nem sabia que existia).
    Fui tratar um canal ano passado e uma outra dentista me sugeriu colocar o fixo, e disse que, se após a contenção voltasse o diastema, colocaria uma espécie de “ferrinho” atrás do dente que não deixaria abrir novamente. Comecei agora o tratamento com fixo, mas estou com bastante receio de acontecer a mesma coisa: fechar e abrir de novo…
    1) É certo que, uma vez que abriu quando eu tirei o móvel, abrirá também com o fixo quando eu tirá-lo?
    2) Se efetivamente for problema de “freio”, é certo que vai abrir sem o aparelho? Ou seja, deveria ir atrás disso para já ver se é o caso de cirurgia, pois sem isso o uso do aparelho de novo será inócuo?

    Muito obrigado desde já pela ajuda e paciência, e parabéns pelo site.

    • Castro, se o problema for realmente o freio, se não for feita a cirurgia a tendência é o diastema abrir de novo após o tratamento ortodôntico. Uma contenção fixa (o “ferrinho” atrás do dente) pode funcionar, mas você teria que usá-lo pra sempre. Converse com o seu ortodontista sobre a necessidade da frenectomia. Havendo, ele mesmo encaminhará você para um periodontista para fazer a cirurgia.

  47. Ola Dra. uso aparelho a 5 meses, meu medico mandou fazer a frenectomia labial eu fiz na sexta feira.
    Ja faz 4 dias e meus labios continua onde era freio labial um pouco inchado, gostaria de saber se isso e normal e ou é por causa dos pontos e se posso trabalha normal. Se nao for o q eu devo fazer os cuidados q devo tomar ou procuro meu dentista?
    Estou com um pouco de receio de ter dado alguma coisa errada..
    Desde ja agradeço.

    • Claudemir, esse inchaço depois de apenas 4 dias é totalmente esperado. Não vejo nada no seu relato que me faça achar que há alguma coisa errada. Continue seguindo as orientações do seu dentista com relação aos cuidados pós-operatórios e à medicação que ele prescreveu. Se não foi recomendado que você não fosse trabalhar, não há nada que o impeça. Apenas evite esforço físico.

  48. Bom dia, fiz a cirurgia na sexta feira, meu dentista informou que os pontos vão cair sozinhos,só se algum ficasse me incomodando que era ele retirar,isso está correto porque pelo que vi nos outros posts o dentista é quem retira os pontos.

    Obrigada

    • Pamilla, geralmente é o dentista que retira os pontos mesmo, até para poder checar como está a cicatrização da cirurgia. Só se o seu dentista usou algum tipo de ponto reabsorvível, que não precise ser retirado, é uma possibilidade. Mas esperar que os pontos caiam não é um procedimento padrão.

      • Obrigada doutora, a senhora pode me informar mais ou menos com quantos dias pra retirada dos pontos?

        • Normalmente 1 semana. Mas vale a orientação do seu dentista.

    • Bom dia Dra.
      Fiz uma frenectomia labial superior na segunda. Estou seguindo todos os procedimentos que minha dentista passou, mas na terça acordei com os lábios inchados e ainda está até hoje (quinta). Quando tempo dura normalmente para sair esse inchaço? Estou preocupado, porque sábado tenho um anivérsário no qual vou dançar com a aniversariante… já queria estar melhor…
      Obrigado pela atenção

      • André, no sábado você já deve estar melhor… o inchaço deve diminuir bastante, mas pode durar até uma semana após a cirurgia. Continue tomando os remédios e seguindo as orientações da sua dentista direitinho… fico aqui torcendo. :)

  49. Não tem jeito, meu neto, de 6 anos, vai ter que ser submetido a uma frenectomia e devido a idade sob anestesia geral. O custo particular é caro? Qual a média?

    • Lucilia, não saberia responder sobre valores. Mas, os custos envolvidos são o de qualquer outra cirurgia em ambiente hospitalar, além dos honorários do dentista e do médico anestesiologista. Sugiro que você procure um dentista que atenda em ambiente hospitalar para se informar sobre isso.

  50. Olá, adorei a explicação. Gostaria de saber o preço médio, que um dentista gabaritado cobra para fechar diastema com resina. Grato.

    • Obrigada, Paulo. Não há um preço “médio”, pois o valor depende de muitas variáveis: do tamanho do diastema, do tipo de resina, da cidade em que você mora (meio urbano, meio rural), da formação do dentista (um especialista em dentística certamente cobrará mais), etc..

  51. Olá Dra. Adorei a explicação parabéns pela iniciativa de escrever este post e mante-lo atualizado por tanto tempo.
    Tenho algumas dúvidas se pudesse me esclarecer ficaria muito grata. Desculpe-me mas não sei os termos técnicos vou tentar explicar a minha maneira.
    Eu tenho diastema, quando menina eu tive todos os dentes de leite e 2 deles cairam e não nasceram. Tenho todos os dentes inferiores e meu problema encontra-se nos superiores. Tenho os dois dentes da frente separados e ao lado deles nao tenho os laterais e sim os caninos. Na frente fica bastante espaço porem os de trás de todos os lados seguem a sequencia certa e a mordida, me sugeriram que a melhor opção seria colocar implante para ambos assim não afetaria a perfeiçao da mordida e alinhamento que meus dentes encontram-se. Tenho a opção de tambem juntar todos e depois lixa-los e modela-los para ficarem de acordo, não sei o que eu faço poderia me explicar um pouco?
    Na Segunda fiz a frenectomia, estou tomando antibiotico e antiflamatório, porem sinto que deu uma inflamadinha devido a um pqna qtidade de liquido q pode ser pus escorrendo eventualmente, e estou com um pouquinho de febre e aonde eu sinto o liquido tb esta dando uma latejada. Existe alguma recomendação pós-operatória ou é normal?
    Acrescento que já estou usando o aparelho ortodontico fixo e somente em cima sem ter a necessidade de colocar as famosas bandas.
    Se pudesse responder ficaria muitíssima grata!
    Obrigada!

    • Cris, nesse post aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/04/falta-um-dente-posso-usar-aparelho.html tem as 2 formas de tratar pacientes com agenesia de incisivos laterais (o seu caso): abrindo espaço para colocar implantes ou fechando os espaços. Dá pra você entender direitinho as opções, vale à pena discutir isso com o seu ortodontista… no seu caso, talvez a forma menos invasiva e mais fácil seja fechar os espaços e “transformar” os seus caninos em incisivos laterais (considerando a harmonia da sua mordida, como você relata).

      Quanto à sua frenectomia: você está medicada de acordo, portanto a infecção deve ceder. Não há muito mais o que fazer… continue seguindo as orientações do seu dentista e, notando qualquer alteração importante, não hesite em entrar em contato com ele.

  52. Boa noite Dra.
    Quanto tempo em média, duraria a resina para fechar diastemas, já que li que tem que fazer uma restauracao dela porque vai ficando amarela.
    Obrigada,

    • Kali, a duração depende muito dos hábitos alimentares e de higiene do paciente, se ele é fumante, etc.. Considerando que a pessoa não tenha nenhum hábito mais “extravagante” ;) , uma restauração em resina (ou o fechamento do diastema) pode durar até 5 anos… quem sabe mais.

  53. Dra., eh melhor ter dentes separados ou juntos? Sei que nao estou me expressando da melhor maneira, mas tenho essa duvida. Estou consciente de que deveria perguntar a minha dentista, mas como eu sempre fico muito tensa no consultorio, me esqueco de perguntar varias coisas.

    • Erika, o melhor é sempre ter os dentes juntos. O ponto de contato entre os dentes protege o periodonto (ou seja, a gengiva e o osso que está sob ela) do impacto do bolo alimentar quando comemos. Tá certo que, se houvesse espaço entre os dentes, seria mais fácil de limpar (dispensaríamos o fio dental)… mas as pessoas teriam muito mais problemas periodontais também.

      E sempre que quiser perguntar, fique à vontade. Estou à disposição. :)

  54. Oi Ana, fiz a minha cirurgia do freio labial nessa terça-feira, voltei pra casa com a boca inchadissíma, mas com o antiflamatorio a dor diminiu e o inchaço baixou. Eu gostaria de saber se os lábios voltam ao normal?

    • Voltam sim, Maianny! É apenas uma questão de tempo e do seu organismo se recuperar.

  55. Bom dia Dra.,

    Tenho um diastema entre os dois dentes superiores frontais. Isso sempre me incomodou e agora decidi fazer algo para solucionar.
    No momento, penso em optar pela restauração com resina composta por ser um procedimento mais rápido, pois neste mês irei embarcar em uma viagem e irei morar um ano no exterior. Entretanto, quando eu voltar penso em colocar um aparelho fixo, pois gosto do meu dente e acho que o único problema é o diastema e não quero correr o risco de ficar fazendo a manutenção da resina ao longo dos anos, por conta do escurecimento da mesma.

    A questão é que estou meio receoso em colocar a resina, pois não sei se quando voltar é possível removê-la por completo. Isso é possível Ana Tokus? Digo, se eu optar pela restauração agora, quando eu desejar tirar essa restauração e quiser optar pelo aparelho fixo posso tirar a resina do meu dente por completo sem que tenha desgaste no mesmo?

    Muito obrigado desde já e Parabéns pelo post Dra. ! Excelente!

    • Obrigada, Alexandre. :)

      Sim, é possível remover a resina depois e usar aparelho pra fechar o espaço DESDE QUE não seja feito nenhum tipo de desgaste nos dentes para ajudar a reter as restaurações, o que, via de regra, não é realmente necessário.

  56. Boa tarde Dra.

    Eu tenho 17 anos e tenho diastemas entre os caninos e os primeiros pre-molares, o que me incomoda muito! Já fui no dentista ver se poderia usar aparelho ortodontico, porém ele me informou, que eu tenho um problema: minha arcada de cima “montou” na de baixo. Graças ao crescimento do meu rosto. Disse que se eu usar aparelho, terei que fazer uma cirurgia e implantar parafusos e etc. Eu logo de cara, e com a própria opinião do dr, nao aceitei. Perguntei o que ele achava das facetas de porcelana, já que meu caso, era mais por estética mesmo, logo, ele me disse que nao achava provável algum dentista querer fazer isso em mim. A Dra, sabe alguma solução, ou dica?

    Obs: de uns 2 meses pra cá, esses diastemas vem se agravando.

    Obrigado, desde já.

    • Pedro, se esses diastemas não forem muito grandes podem ser fechados até com restaurações em resina. Mesmo o seu caso ortodôntico sendo cirúrgico, EM TESE é possível usar aparelho para fazer pequenas correções (como fechar diastemas), vale a avaliação do dentista. Procure um dentista especialista em dentística / estéctica para avaliar a possibilidade de resolver os diastemas com restaurações.

  57. Olá Ana!

    Priemiramente parabéns pelo excelente trabalho! Fiz a minha cirurgia hoje… confesso que estou sem palavras kkkkkk e meio preocupado. Será que essa recuperação vai demorar? Depois da cirurgia, coloquei um pouco de gelo e acabei cochilando… quando acordei vi que meu lábio superior ainda está inchado (normal) mais o dentista colocou tipo um cimento e vi que está todo com sangue e não to conseguindo abrir a boca direito… só tomei água até o momento! Me de uma luz…risos

    Bjos e parabéns pelo site!!

    • Obrigada, Otavio. :)

      A recuperação da frenectomia é meio chata mesmo, porque essa é uma região muito exigida (pra falar, pra comer, etc.), então a gente sempre está “mexendo” com ela. Esse cimento que o dentista colocou visa acelerar a cicatrização e proteger o corte. Mas daqui a 1 semana você já deve estar bem mais tranquilo.

  58. Boa tarde Dra.,
    Primeiramente parabéns pelo artigo aqui publicado e pela atenção que vem dando aos comentários do mesmo. Estou super interessada, sofro com esse “problema” estético e não quero colocar aparelho. A pergunta é: quanto custa em média o tratamento de conserto do dente frontal principalmente ?
    Aproveitando… onde vc atende? Adoraria ser consultada por alguém que entende o problema e não diz que temos que “colocar aparelho” e ponto final.

    • Daiana, realmente não existe uma média de valor… isso varia muito, depende do local, do profissional, do material, de tanta coisa…

      Eu atendo em Curitiba. :)

  59. Dr., gostaria de tirar uma dúvida, acredito que meus dentes de siso começaram a nascer, quais são as chances deles corrigirem o diastema? Obrigado pelo seu tempo, artigo muito bem articulado e informativo.

    • Thyago, depende da sua idade e do tamanho do diastema. Mas pra considerarmos que isso possa acontecer, temos que partir do princípio de que os sisos, quando nascem, “empurram” os outros dentes para frente. Isso não é consenso entre os dentistas e também não é a minha opinião.

  60. Olá Ana! Eu uso aparelho ha quase 3 anos, eu coloquei eu tinha 15 anos hoje eu tenho 18, só que eu fiz a cirurgia faz 4 meses e os dentes começaram a juntar agora, eu acho que o processo de fechamento está muito lento, o espaço entre os dentes é de aproximadamente 1 centimetro, pois tenho um pouco de vergonha de sorrir por causa desse espaço entre os dentes da frente, e estou estranhando porque a pele que foi retirada na cirurgia do freio está voltando a crescer isso é normal ??

    • Allon, o freio não costuma crescer novamente, o que você vê deve ser devido à cicatrização do local. De qualquer forma, seu dentista pode orientá-lo melhor a respeito (já que eu não examinei você). O fechamento do espaço é um processo lento mesmo, coisa de alguns meses, principalmente no caso de um diastema grande como o seu.

  61. Dra., usei aparelho móvel por um longo período, o diastema chegou a fechar, e quando o retirei, o diastema voltou. Comecei a usar aparelho fixo há 5 meses, o diastema fechou novamente, mas a dentista me alertou que poderia voltar a abrir quando o aparelho fosse retirado. Por isso fiz a frenectomia labial há pouco mais de 1 mês.
    Com a cirurgia, ficou um “buraco” na parte de cima da junção dos meus dentes da frente, uma espécie de triângulo. Notei que falar ficou um pouco mais “incômodo” (pois o ar com saliva sai por esse buraquinho). A dentista já me disse que fará uma restauração quando tirar o aparelho.
    Além disso, já tive duas fortes dores de garganta, e acredito que isso está ocorrendo porque desde a cirurgia passei a dormir de boca aberta.
    Minha dúvida é se isso é “normal” e pode acontecer no começo, ou se não há qualquer relação entre dormir de boca aberta e a frenectomia. Ou seja, se preciso começar a me preocupar com isso.
    Muito obrigado.

    • Castro, a dor de garganta pode ter a ver com o fato de você estar dormindo de boca aberta, sim. A entrada de bactérias fica facilitada e, consequentemente, aumenta a possibilidade de irritações e infecções.

  62. Dra. Ana, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho!
    Fiz a frenectomia na quinta-feira, só que o dentista só me recomendou comer alimentos líquidos e pastosos, mas não especificou durante quantos dias. Como não sentia dor, nem incômodo, comecei a comer alimentos sólidos, mastigando com cautela, porém fiquei um pouco preocupada, pois não sei se fato posso fazer isto. Posso continuar mastigando normalmente? Quanto à alimentação, posso comer todo tipo de comida? O que devo evitar? Tenho dúvida com relação à limpeza também, já que ele não recomendou nada. Desde já agradeço a atenção! Grande abraço.

    • Laís, vai muito do bom senso: se você consegue mastigar alimentos mais sólidos, pode introduzi-los na dieta. Então, não se preocupe quanto a isso. Quanto à higiene, procure apenas manter o local sem resíduos alimentares, mas conseguir limpar 100% provavelmente você não vai, por causa da dor e do incômodo de mexer no local. Depois de 1 semana e da remoção dos pontos (estando tudo ok), é vida normal.

  63. Dra., o ortodontista de minha filha aconselhou fazer a cirurgia do freio superior labial. Minha filha tem 7 anos. Esse procedimento é feito com anestesia local? Uma criança de 7 anos precisa ser sedada pra fazer essa cirurgia ou só a anestesia basta? Dura muito tempo? Não moro no Brasil e tanto o ortodontista quanto a endodontista disseram que seria melhor fazer uma sedação. E necessário mesmo? Normalmente minha filha se comporta muito bem quando vai a odontopediatra. Estou muito ansiosa e insegura. Qual a sua opinião? Grata, Tatiana.

    • Tatiana, sim, a frenectomia é um procedimento feito com anestesia local, no consultório mesmo. Não há obrigatoriedade de sedação, mas provavelmente foi sugerido isso pela idade da sua filha, e eu acho que pode ser benéfico também. Essa sedação pode ser feita com óxido nitroso (gás), por exemplo, o que é muito seguro, rapidamente reversível e amplamente usado na odontopediatria. A cirurgia é rápida, talvez meia hora, dependendo do caso.

  64. Olá Ana, tenho um implante em um dos dentes incisivos centrais, e tem um diastema nesses dentes que me incomoda muito, usei aparelho antes de fazer o implante, quando tirei o aparelho e fiz o implante ficou bom, mas depois apareceu esse diastema, e já fui em uma dentista e ela disse que não teria como corrigir porque o dente de porcelana não se coloca resina e se fosse fazer no outro dente o dente ficaria muito grande e a estética não ficaria legal, como faço pra corrigir esse diastema que me incomoda muito? O que você me sugere? Obrigada pela atenção.

    • Lorena, se o diastema apareceu depois do implante colocado e o tratamento ortodôntico finalizado, é resultado da movimentação do seu outro incisivo central, já que implantes não se movimentam. A solução, agora, seria fazer um novo tratamento ortodôntico OU fazer uma nova coroa no seu dente que tem o implante + uma restauração no outro incisivo para aumentar a largura de ambos. Esteticamente, resolveria o problema.

  65. Gostaria de saber se posso fechar minha diastema superior com resina, sem precisar fazer a cirurgia do freio labial? Obrigado.

    • Olympio, em princípio pode. A frenectomia seria necessária caso o freio labial fosse o causador direto do diastema, e seria mais indicada no caso de fechamento com aparelho ortodôntico, para evitar recidiva (que o espaço abra de novo).

  66. Ola! Queria saber se apos a cirurgia os dentes fecham sozinhos? E quanto tempo eles demoram para fecharem sozinhos? Obg

    • Henrique, nem sempre, depende do caso. Geralmente é preciso fechar o espaço com resina ou usar aparelho para aproximar os dentes. Mesmo que haja algum fechamento espontâneo, geralmente não é total.

  67. Olá Ana.

    Gostaria de saber como é o pós-operatorio da retirada do freio labial?

    Minha está marcada pra amanhã e estou insegura.

    Obrigada.

    • Janaina, a frenectomia é uma cirurgia relativamente simples, que costuma levar um pós-operatório não muito complicado. A parte mais chata é que pode inchar o lábio superior e haverá dificuldade pra sorrir e pra falar. Mas em questão de uma semana, com a retirada dos pontos, tudo deve se normalizar.

  68. Dra. ja estou ha mais de dois anos com o aparelho, ja fiz a cirurgia do freio tem tres meses, sera que a doutora esta me enrolando, no inicio ela falou 2 anos, so faltei 2 meses de manutencao, ela ja falou que so o ano que vem e ainda vou usar um movel, e isso mesmo?

    • Mairdes, sua dentista deve estar se baseando em como o seu organismo vem respondendo ao tratamento. Quando se sugere um tempo de tratamento lá no início, é apenas uma noção, não dá pra garantir será esse tempo mesmo, mais certamente será próximo a esse tempo. O aparelho removível você terá que usar mesmo, mas esse todo mundo usa e serve como contenção (para manter o resultado obtido com o aparelho fixo).

  69. Dra.

    Fiz a frenectomia com retirada total do freio, foram cerca de 15 pontos. Notei que o ponto atrás dos dentes está meio solto, acho q abriu, porém tentei olhar e o corte está fechado, aliás, nem apresenta o corte. Já nos pontos da frente (abri só um pouquinho pq o dentista pediu para não ficar puxando para ver) notei uma massa esbranquiçada.

    Posso deixar esse ponto atrás assim? E essa “massa” é proteção natural da gengiva para restauração do corte?

    Irei tirar os pontos na próxima terça, quanto tempo mais para estar totalmente cicatrizado para uma pessoa de cicatrização normal?

    Obrigada!

    • Jamile, se algum ponto se soltar, em princípio, não há problema. Às vezes acontece mesmo. A “massa” a que você se refere, se não for um cimento cirúrgico, é apenas placa bacteriana e/ou um aspecto meio “estranho” que o tecido em cicatrização assume. Mas é assim mesmo. Pelo seu relato, acho que não há com o que se preocupar. Se houver alguma mudança importante nos sintomas, entre em contato com o seu dentista. A cicatrização completa deve levar pelo menos 1 mês.

  70. Tenho 40 anos. Usei aparelho fixo por 2 anos de 1985 a 1987 para correção da arcada que era para frente e correção de diastema (dente superior da frente maior que 4 mm). Após a retirada do aparelho fixo não foi colocado nenhuma “trava fixa” nos dentes inferiores e usei por muito pouco tempo aparelho móvel, apesar da recomendação de uso diário. Fiz cirurgia de freio lingual e frequentei fonoaudiólogo, pois ao falar minha língua empurrava os dentes da frente (antes da colocação do aparelho fixo). Conclusão: Meus dentes voltaram a abrir igual era antes mas a arcada NÃO voltou para frente. Gostaria de saber quanto tempo o uso de aparelho fixo para somente juntar os dentes novamente. Tenho receio de, como o pagamento é por manutenção, usar o aparelho por 2 anos novamente por má fé do profissional.

    • Anderson, apenas aproximar os dentes com o aparelho ortodôntico por causa de um diastema costuma ser algo muito rápido… coisa de alguns meses (isso considerando que os dentes já estão alinhados e, portanto, é possível aproximar os dentes desde o início). Outra opção é fechar o diastema através de uma restauração estética.

  71. Ola Ana, antes de mais nada parabens por este site. Em junho comecei a consultar a dentista para o aparelho, necessitava de efectuar a frenectomia, levei 7 pontos, cicatrizou bem, agora pus o aparelho na parte de cima dos dentes. Tenho um afastamento a cerca de 3mm, a minha pergunta é quanto tempo demora a fechar ? A minha outra pergunta é há um quadrado do aparelho q n ta ligado com os outros, isso é normal? Esse quadrado q n ta ligado no outro dente n tenho la aparelho.

    • Paulo, depende. Geralmente o espaço se fecha rapidamente (em uns 3 meses). A questão é que nem sempre a primeira coisa que o dentista faz é fechar esse espaço, pois é preciso que os dentes estejam mais alinhados e com um fio mais grosso pra fazer essa movimentação. Às vezes o dentista cola o bráquete e não o liga ao aparelho mesmo, pois talvez não seja a intenção movimentar o dente num primeiro momento.

  72. Obrigado por responder tao rapido, so tenho mais uma pergunta, um dos brackets soltou-me (o do dente da frente), vou aperta-lo so quarta, agora é como se o aparelho n funcionasse?

    • Para esse dente sim, Paulo. Mas não se preocupe, se sua consulta é logo e o bráquete solto não está machucando você, não há problema algum.

  73. Boa tarde, ha 2 semanas fui por o meu aparelho de baixo, mas la ao fundo do lado direito o bracket virou-se ao contrario, ela chegou e cortou o aço e fiquei sem aparelho nesse dente. Hj aconteceu de novo na mesma zona e ela diz pra cortar de novo, é normal?

    • Luciana, cortar o arco visa, apenas, evitar que a ponta que fica acabe machucando você. O ideal é recolar o bráquete, mas quando se trata de uma urgência pode-se apenas cortar o fio e deixar pra colar o bráquete numa próxima consulta.

  74. Olá Dra. Ana, fiz a cirurgia da frenectomia na ultima quarta-feira (19), confesso que fiquei com medo, pois nunca fiz uma cirurgia antes. Meu dentista me disse que com a anestesia não sentiria nada, e foi o que aconteceu! Ele fez, não durou mais de 30 min. Ele não deu ponto, colocou um cimento cirúrgico. Falou-me que poderia tirar no outro dia… e foi o que fiz! Confesso que no 3º dia comecei a sentir os dentes da frente dolorido, gostaria de saber se isso é normal?
    Estou seguindo as recomendações, e já está branco (isso também é normal?)
    Desde já agradeço! Obrigada.
    Boas Festas!!!

    • Nathali, pela sua descrição está tudo ok! A sensibilidade e a coloração “estranha” também são esperadas. Fico aqui torcendo por sua breve recuperação… boas festas pra você também!

  75. Olá, Dra., tenho um diastema de cerca de 3mm e sempre me incomodou. Decidi ir numa consulta (que será nos próximos dias) para saber qual a abordagem mais correta. No entanto, estou com algum receio de que o problema possa nunca a vir ser corrigido, pois só vejo comentários de pessoas em que o diastema voltou passado algum tempo e nenhum que diga que o problema ficou completamente resolvido. Conhece algum caso em que o diastema nunca mais tenha voltado depois do uso de aparelho?

    Seja como for, provavelmente não farei o tratamento agora por falta de dinheiro. De qualquer maneira, ver estes comentários tira-me toda a esperança de um dia ter os dentes direitos.

    • Miguel, não desanime! Sim, eu já vi vários casos em que o diastema nunca mais voltou. Tudo depende, também, do que causa o diastema e de remover essa causa (interposição da língua, um problema periodontal – nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva – um freio labial muito baixo ou grande). Um diastema de 3mm pode ser fechado, também, com uma restauração em resina ou uma faceta… aí não seria necessário usar aparelho.

  76. Olá doutora Ana, tenho um diastema de tamanho pequeno nos dois dentes superiores da frente, e seria facilmente resolvido com a resina. O problema é que eu tenho medo, pois ja ouvir falar que para colocar é necessário raspar o dente! Fico apreensiva, pois apesar do diastema, meus dentes são bem saudáveis… O que é melhor, colocar o aparelho ou utilizar resina? E no caso da resina, a manutenção é feita de quanto em quanto tempo? Obrigada :)

    • Giselle, nem sempre é preciso desgastar, depende do caso. Mas certamente seria necessário trocar a resina a cada 5 anos, mais ou menos. Já com o aparelho, o tratamento é menos invasivo e resolutivo, mas mais demorado. Vai muito do que você deseja.

  77. Pode fechar um diastema antes de alinhar e nivelar os dentes? Ou pode fazer tudo ao mesmo tempo? E quanto tempo leva?

    • Carol, os dentes precisam estar alinhados pra fechar o diastema, sim. O fechamento do diastema, em si, costuma ser muito rápido, coisa de 3 a 5 meses (é só uma estimativa, pode variar).

      • E para alinhar, leva quanto tempo? :( Demora muito?

        • Aí depende de quão desalinhados os dentes são, Carol.

  78. Doutora… fiz a cirurgia no freio labial nessa segunda-feira, levei ponto na gengiva, mas no céu da boca a minha dentista colocou cimento cirúrgico, e no outro dia ele caiu! pode deixar assim? Ou tem perigo do lugar inflamar?

    • Filipe, se você estiver bem e não houver sinal de infecção, pode deixar assim. Mas é bom entrar em contato com a sua dentista e avisar, até pra que ela possa orientar você, se preciso.

  79. Dra., fiz a remoção do freio labial dia 30/01 e ainda sinto muitas dores, além da sensação que meu rosto esta inchado.
    É normal isso? Pode dar algum problema caso a remoção ñ tenha sido feita corretamente ?

    • Náyra, a sua cirurgia é bem recente… e os sintomas que você relata são comuns. A área do freio labial é bastante delicada e uma região que a gente usa muito, então pode demorar um pouco (mais 1 semana, quem sabe) pra ficar 100% sem dor e inchaço. Mas, pelo seu relato, vai indo tudo bem.

  80. Tenho outra dúvida… quando eu fui no dentista pra tirar os pontos, ela disse que não fechou totalmente, e tive que levar mais 6 pontos! É normal isso? E se não fechar novamente e eu tiver que levar mais pontos de novo? Eu posso escolher não levar? Ele cicatriza sozinho sem os pontos? Ou é necessário mesmo eu levar pontos de novo?

    • Filipe, não é algo muito comum, mas se a sua dentista julgou necessário, eu acho que você pode confiar no julgamento dela. Sim, até pode acontecer de não fechar novamente… mas eu acho improvável. Você não é obrigado a fazer novos pontos, a dentista não pode amarrar você na cadeira, né?! Mas eu acho que seria prudente seguir a opinião profissional.

      • Ok… é que aconteceu a mesma coisa que antes… no começo eu não podia mexer direito a boca, que eu sentia, e se eu desse um sorriso, eu sentia que repuxava um pouco! E depois de uns 3 dias ficou mais “frouxo” e eu dava sorriso e não sentia tanto! E isso aconteceu de novo agora, depois que levei mais pontos! Será que vou ter que levar MAIS pontos de novo? Ou posso deixar assim que ele cicatriza normalmente? E eu não estou com muita vontade de levar pontos de novo kkk

        • Como eu disse Filipe, creio que não haverá necessidade de novos pontos. Apenas procure não ficar “testando” os pontos ou fazendo movimentos amplos pra ver se “estica”… isso pode afrouxar mais os pontos.

  81. Doutora eu usei aparelho ortodontico durante 1 ano e 8 meses, hoje fui a minha dentista e ela tirou, paguei pra ela tirar, lógico né, pois não tava obtendo retorno algum, ela só demorou em torno de 8 minutos pra tirar o aparelho. O problema é que ao chegar em casa,olhei no espelho e ainda tem camadas de resina
    nos dentes, além de estarem porosos, eu estava desesperada para tirar o aparelho, paguei a dentista e agora to muito triste com os dentes cheio de camadas de resina. Essa resina que ficou sai com o tempo e escovação?? A presença dessa resina danificará meus dentes? Vou até a dentista, mas com certeza ela vai cobrar
    mais dinheiro pra tirar o resto que ela deveria ter tirado, muito injusto isso. Responde minhas perguntas por favor, agradeço.

    • Fabiana, entre em contato novamente com ela pra remover esses resíduos de resina. Ela não vai cobrar mais não, é obrigação dela remover tudo… não podem ficar resíduos. A presença desses restos de resina não prejudica seus dentes, mas não tem motivo pra isso ficar assim. Não fique triste, isso é fácil de resolver. :)

  82. Boa tarde doutora, ja tenho o aparelho ha 2/3 meses, e agora coloquei um elastico nos dois dentes da frente para os juntar, o problema é q ja há tempos tenho uma especie de bolha na parte de tras dos dentes da frente, e agora qnd lavo, por exemplo, os dentes começa a sangrar. Se bochechar é como se seguisse o movimento q faço. Isto é alguma coisa grave?

    • Paulo, pode ser que o fechamento do diastema tenha criado uma “sobra” de gengiva… ali se junta placa bacteriana e, ao escovar, sangra. Chame a atenção do seu ortodontista para o fato, pra que ele avalie o melhor a ser feito no seu caso. Mas, sendo isso, não é grave.

  83. E se for isso vai impedir q os dentes se juntem?

    • Aí será necessária uma pequena cirurgia pra remover esse excesso, que provavelmente removerá parte do freio labial (frenectomia), também. Se for necessário, seu dentista orientará você a respeito.

  84. Ola Dra., fiz a correção de um pequeno diastema de 2mm, porem a resina vive rachando e da ultima vez quebrou! Me arrepedni muito… tem como voltar atras e tirar essa resina? Tenho medo de danificar meus dentes. Obrigada.

    • Luane, se não foi feito nenhum desgaste nos seus dentes, basta remover as restaurações.

  85. Estou com aparelho ha dois anos, fiz a frenectomia apenas agora, meus dentes continuam abertos, qto tempo vai demorar para fechar? Esses anos que estava com aparelho sem fazer cirurgia, realmente meus dentes nao fechariam sem fazer essa cirurgia ou o dentista esta me enrolando?

    • Elisabeth, depende do caso. Se o espaço que você tem entre os dentes é realmente causado pelo freio labial (baixo e/ou muito grande), em alguns casos pode-se até fechar o espaço, mas a possibilidade dele abrir novamente é grande (se não for feita a cirurgia). Não vejo razão, pelo seu relato, pra achar que o seu dentista esteja “enrolando” você.

  86. Quero saber qto tempo vai levar para fechar os meus dentes apos a frenectomia que fiz, to com aparelho ha mais de um ano e meio e meus dentes nunca fecharam.

    • Cintia, em princípio é rápido… coisa de 3 a 5 meses. Mas depende do planejamento do seu dentista para o seu caso.

  87. Meu filho tem diastema e nosso dentista disse que é preciso fazer a frenectomia. Minha dúvida é a seguinte: outro dentista disse que essa cirurgia é melhor que seja feita só a partir dos 8 anos, qdo os incisivos laterais já foram trocados. No caso, meu filho vai completar 7 anos em julho deste e ainda não trocou os incisivos laterais. A outra dúvida é: há a possibilidade de os incisivos laterais permanentes “juntarem” os incisivos centrais? É melhor esperar essa troca de dentes para depois pensar em cirurgia?

    • Daniella, na idade do seu filho é comum um pequeno diastema. Se você não sente segurança com relação à necessidade dessa cirurgia no momento, não vejo problema em deixá-la pra daqui a 1 ano. E sim, pode ser que esse diastema se feche de forma espontânea.

  88. Obrigada… acho que vou esperar mais um ano então…

  89. Olá,

    Já usei aparelho quando jovem, entretanto, com o passar dos anos, surgiu um pequeno diastema nos incisivos centrais superiores. Menos de 1 mm. Notei pois foi ficando fácil passar fio dental com o passar do tempo. Minha dúvida é: será que vale a pena colocar aparelho de novo para fechar esse diastema? Será que ele continuará evoluindo ou ficará como esta?

    Obrigado

    • Jose, tudo depende da sua disposição em fazer isso. Não dá pra saber se vai aumentar o diastema e também não dá pra saber se, depois de fechá-lo, ela vai abrir de volta (pode acontecer). Se for algo realmente importante pra você, vale a tentativa.

  90. Eu estou usando a contenção há 1 mês e alguns dias, irá ter um congresso, onde eu irei apresentar um projeto, a contenção dificulta um pouco na hora de eu falar, eu posso remove-la por um dia (ficar o dia sem ela, e quando for dormir colocar)? Tem algum perigo dos meus dentes se abrirem se eu ficar sem usa-la?

    • Karen, 1 dia dá sim! O problema é quando a pessoa “esquece” por 2, 3, 4 dias… aí, às vezes, o aparelho nem entra mais.

  91. Olá Dra., preciso da sua ajuda,
    Tenho diastema nos dentes superiores, mas não é só isso, se fosse já teria tratado com aparelho, mas tenho um problema que me impede, meus dentes inferiores são para frente, e os superiores para tras, ou seja, tenho uma mordida errada, morro de vergonha disso, nao saio em festa, nao sorrio em fotos, nem dou risada direito com meus amgs, sou timida por causa do meu sorriso. Queria uma maneira de tratar minha diastema, mas como faço isso? Pelo menos um palpite,

    Obgd :)

    • Pelo que entendi, você tem mordida cruzada anterior (os dentes de cima fecham “por dentro” dos de baixo). Se o problema for exclusivamente dentário, é possível corrigir com aparelho, sim! E se não for apenas dentário mas também ósseo, porém não muito acentuado, é possível que o uso de aparelho melhore bastante a estética (sem necessidade de cirurgia). O diastema é um problema de solução relativamente simples, tanto com o uso de aparelho quanto com restaurações estéticas (se ele for menor do que 6 mm). Enfim, você precisa procurar um dentista pra avaliar… talvez a solução seja até mais simples do que você imagina. :)

  92. Prazada Dra.

    Dando continuidade ao assunto do dia 19/04, fui à uma ortodontista em minha cidade, realizei alguns exames radiologicos pedidos por ela. De posse desses exames, questionei se era possivel de alguma forma inferir se os incisivos continuariam sua movimentação. Ela me respondeu que provavelmente sim, pois nas radiografias era possível ver que a membrana periodontal está um pouco alargada (não sei se foi exatamente a palavra “alargada” que ela usou), sinal de movimentação dos dentes. De fato, observando as radiografias há uma certa sombra um em volta das raízes dos incisivos. Tal sombra é bem menos “larga” nos demais dentes.

    A questão é que continuo na dúvida sobre realizar ou não o tratamento. O diastema como está, não me incomoda, mas também não quero que aumente.

    Agradeço desde já por seu tempo e cordialidade.

    P.S: A Dra. explicou que essa membrana pode se tornar mais larga por vários outros motivos que não um tratamento ortodôntico prévio, como doenças, etc, mas me disse que não é meu caso.

    • É como eu disse José, se você estiver disposto, por que não tentar? Já se o diastema não incomoda, fique de olho: se o espaço aumentar, aí você opta pelo fechamento com o aparelho.

  93. Dra., obrigado pela ajuda.

    Vou pensar sobre o assunto e me decidir sobre o tratamento. Entretanto, uma outra dúvida que surgiu é quanto ao aparelho em si, se o convencional ou autoligado. A Ortodontista que fui disse que eu poderia escolher entre ambos, pois o preço é o mesmo. Cabe a mim mesmo esta escolha? Entendi que são métodos de tratamento um pouco diferentes. O que seria mais recomendável para o caso de um diastema?

    Obrigado mais uma vez.

    • Sim, a escolha cabe a você. O aparelho autoligado tem a vantagem de oferecer menos atrito entre os bráquetes e o arco, o que, em tese, ofereceria um tratamento um pouco mais rápido (embora não exista comprovação científica disso). Outra vantagem é que, sem as borrachinhas, fica mais fácil de higienizar.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>