Outro dia, lá no blog do tio, eu falei sobre um assunto bastante recorrente por aqui: MEDO. No post, eu mostrei que nós, dentistas, somos tão caricaturizados pela mídia que fica a impressão de que realmente somos vilões. Desenhos animados, que deveriam ser (no mínimo) educativos, retratam uma Odontologia terrivelmente assustadora!
Vivo falando para os pais de meus pequenos pacientes a incentivarem não só a higienização da boca como, também, visitas regulares ao dentista desde cedo. Conhecer o consultório odontológico ainda bebê faz com que, ao longo do tempo, a criança se familiarize com esse novo ambiente e, na medida em que as visitas vão acontecendo, elas se tornam um hábito corriqueiro e absolutamente normal na vida da criança. Sem traumas, sem medos.
O problema é que não é difícil encontrarmos materiais voltados para o público infantil que não ajudam em NADA! Histórias em quadrinhos e desenhos animados, em sua grande maioria, vivem retratando o dentista como um ser do mal, a quem todos devem temer.
O episódio abaixo é um exemplo disso! Johnny Bravo, personagem criado por Van Partible e exibido pelo Cartoon Networks, “é um jovem (aparenta ter cerca de uns 20 anos), mas com um cérebro de um garoto de 6 anos, (…) pouco inteligente (…)” (Fonte: Wikipédia). Aparentemente forte e valentão, ele morre de medo do dentista e quer fugir a todo custo para não ter que tratar uma dor de dente! Onde já se viu?
Sem contar o seu medo absolutamente injustificável, o desfecho da história é decepcionante, chegando ao ponto do ridículo. Nem um pouquinho educativo. É por essas e outras que muitas crianças acabam sendo influenciadas e ficam com medo do dentista! Assista e tire suas conclusões.
Ou assista aqui: http://youtu.be/HWRwwj9jyoo
Você também pode assistir ao desenho no canal do tio dentista no YouTube!
Um grande abraço do tio!
2 comentários
Se depender dos desenhos animados, a criançada vai continuar fugindo do dentista mesmo… 🙁
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.