Superstição não é comigo. Quando vejo uma escada, faço questão de passar embaixo (só dou uma olhadinha antes pra ter certeza que não há perigo de alguma coisa cair em mim, né?!). Hoje é sexta-feira 13, e tem um monte de gente que não vai sair de casa por conta do mau agouro que esse dia, dizem, traz.
Já expliquei aqui no blog que não é inevitável ter cáries, tampouco tem a ver com sorte ou azar (com sorte, certamente não :)). Mas se eu dissesse pra você que, infelizmente, seu dente número 13 está cariado… o que você diria?
E dente tem número? Tem.
Dia desses alguém contou no Pergunte ao Dentista que iria iniciar um tratamento odontológico e, entre os procedimentos, estava o tratamento de canal dos dentes 14 e 25. A dúvida da pessoa era QUE DENTES SÃO ESSES, já que o dentista não havia lhe dito. E essa não foi a primeira vez que vi um paciente perguntando quais são os números dos elementos dentários. Pois bem, vamos lá…
Nossa boca tem 2 arcos dentários, o de cima e o de baixo. Cada arco pode ser dividido numa porrada para fins de estudo em 2 quadrantes: o direito e o esquerdo. Dessa forma, no total, temos quatro quadrantes. Na imagem, considere que você olha a pessoa de frente.
- Quadrante 1: dentes superiores, do lado direito (da pessoa).
- Quadrante 2: dentes superiores, do lado esquerdo (da pessoa).
- Quadrante 3: dentes inferiores, do lado esquerdo (da pessoa).
- Quadrante 4: dentes inferiores, do lado direito (da pessoa).
Ok. Vamos tomar o exemplo do paciente que citei. Quais são os dentes 14 e 25? Na verdade esses números não devem ser lidos como dezenas, e sim de forma separada. 14 significa “quadrante 1, dente 4”. 25 significa “quadrante 2, dente 5”. Portanto, juntando as informações, tem-se:
Então, o 14 é o primeiro pré-molar do lado direito e o 25 é o segundo pré-molar do lado esquerdo. Simples, né?!
SUPERIORES (LADO DIREITO)11: Incisivo central superior direito 12: Incisivo lateral superior direito 13: Canino superior direito 14: Primeiro pré-molar superior direito 15: Segundo pré-molar superior direito 16: Primeiro molar superior direito 17: Segundo molar superior direito 18: Terceiro molar superior direito (siso) |
SUPERIORES (LADO ESQUERDO)21: Incisivo central superior esquerdo 22: Incisivo lateral superior esquerdo 23: Canino superior esquerdo 24: Primeiro pré-molar superior esquerdo 25: Segundo pré-molar superior esquerdo 26: Primeiro molar superior esquerdo 27: Segundo molar superior esquerdo 28: Terceiro molar superior esquerdo (siso) |
INFERIORES (LADO ESQUERDO)31: Incisivo central inferior esquerdo 32: Incisivo lateral inferior esquerdo 33: Canino superior inferior esquerdo 34: Primeiro pré-molar inferior esquerdo 35: Segundo pré-molar inferior esquerdo 36: Primeiro molar inferior esquerdo 37: Segundo molar inferior esquerdo 38: Terceiro molar inferior esquerdo (siso) |
INFERIORES (LADO DIREITO)41: Incisivo central inferior direito 42: Incisivo lateral inferior direito 43: Canino superior inferior direito 44: Primeiro pré-molar inferior direito 45: Segundo pré-molar inferior direito 46: Primeiro molar inferior direito 47: Segundo molar inferior direito 48: Terceiro molar inferior direito (siso) |
Nos quadrantes de baixo dá uma vontade louca de trocar, mas cuidado! É quadrante 3 do lado esquerdo e quadrante 4 do lado direito. Com os decíduos (dente de leite) é parecido… só que os quadrantes são 5, 6, 7 e 8 (respectivamente) e são menos dentes (20) do que na dentição permanente completa (32). Mas isso o Tio Dentista explica melhor pra vocês…
Se você é supersticioso ou tem mania de números, aproveite e jogue na loteria. Vai que hoje é o seu dia de sorte… 🙂
24 comentários
Muito simples e eficiente. Basta pensar que inicia a contagem a partir do lado direito da visão do paciente e da visão do Dr começa do lado esquerdo do paciente.
Isso! 🙂
Muito bom, gostei, ficou bem explicado…
Destrava os arquivos.
Carlos, eu coloquei uma proteção porque tinha um monte de blog/site plagiando os meus textos por aí. Se você se refere às imagens, eu alterei os links aqui, pode clicar em cima que elas abrem agora. 🙂
Amei, vou fazer uma prova de radiologia dentaria, introduçao, vc iluminou as minhas ideias, obrigada!!!!!!
😉
Ficou legal, ajudou muito.
🙂
Amei esse site, post, blog ou o que quer que seja… não entendo quase nada de internet, me desculpe.
Parabéns, me tirou várias dúvidas.
Beijo!
Por incrível que pareça, estudei isso na faculdade de enfermagem, disciplina de saúde bucal… Lembro desses quadrantes direitinho, não tem erro. Muito boa a explicação e o material…..
Valeu tio adorei sua aula mesmo que virtual, gostaria que fosse meu professor, pois faço o técnico em saúde bucal.
Eroneide, o Tio Dentista (http://tiodentista.com.br) é colaborador deste blog sim, mas o texto dessa vez é meu. 🙂
Que bom que a “aula” ajudou você. Abraço!
Poxa tio dentista, gostei muito dessa aula ;D
Ok, vou avisar ele. 😛
Estou fazendo o curso de Auxiliar de Saúde Bucal.
O curso é maravilhoso,mas tenho algumas dificuldades.
Com essa matéria minha cabeça está mais aberta!!!!!
É muito bom ter alguém
que explica tdo bem detalhado!!!!!
Bjos
Minha geração sofreu mais, particularmente.
Foi quando resolveram eliminar a antiga simbologia que era a representação do quadrante com um “L” virado pro lado do quadrante e o numero do dente colocado em cima e de ponta cabeça pros inferiores.
Quando mudou deu um nó. Como a colega preciso atenção maior para os inferiores. Sem contar que marcar procedimentos no odontograma da ficha é mala.
Hj parece baba. Que os calouros aproveitem a dica.
Aquela forma de representar os quadrantes era péssima! Cheguei a aprender na faculdade, mas só pra constar mesmo…
Muito bom Ana! Parabéns!
Vou confessar que troco o 36 pelo 46 ATÉ hoje, hahahah mas com isso peguei a mania de checar antes de começar o tratamento. Faz um tempo que não troco, mas é bom averiguar sempre que possível! ahaha
Aninha, belissimo post, tenho certeza que todo mundo aprendeu mais um pouquinho.
Vou fazer a campanha: “Leia o blog da Ana e tenha certeza se dentista é o que vc quer ser”. Por né, já vem tudo mastigadinho, a essência da odontologia.
Beijos!!!
já pensou em ser professora? rsrsrs parabéns pela explicação.. ;D
Sinceramente? Já. 🙂
Pena que na minha época de faculdade não tinha uns blogs assim pra ajudar nos estudos… Alô, calourada (ou bixarada, com “x” mesmo!!!). Olha um material bacana pra estudar, hein?
Muito bom, Ana!
Obrigada, Tio! 🙂
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.