Feliz Natal 2016

Feliz Natal 2016

É o que deseja o Blog Medo de Dentista. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

18 comentários

  1. Bom dia Doutora, acho incrível a sua boa vontade em nos informar e nos tirar dúvidas! Muito obrigada e parabéns pelo ser humano que você é.
    Então, gostaria de saber se posso “ultrapassar” a data que foi definida para a retirada dos pontos (1 semana). Fiz a cirurgia pra extração dos meu dois sisos inferiores dia 22/12/16, hoje faz nove dias (ainda dói se tento ficar sem medicamentos), porém meu dentista entrou em férias de fim de ano e só retorna semana que vem, e pelo visto todas as clínicas da minha cidade encontram-se na mesma situação. A dúvida é: posso passar 15 dias pra retirar os pontos? Isso não vai me prejudicar em nada?

    Sofri tanto, e estou tendo um pós operatório tão doloroso que sinto medo de tudo.

    Outra dúvida, tive parestesia, atingiu meu queixo, lábio inferior, gengiva e dentes da frente inferiores. É normal doer tanto? Minha gengiva e meus dentes fazem tanta pressão que dói tudo e parece que vão explodir minha boca! Não desejo isso a ninguém… Isso vai passar ou terei que viver com isso pra sempre?

    1. Fico feliz em ajudar, Keila. <3

      Sim, você pode remover os pontos depois. Não é o ideal porque incomoda bastante e dificulta a higienização, mas na impossibilidade de removê-los, ok. Via de regra a parestesia é completamente reversível, portanto o que você sente é algo passageiro. Procure descansar. Um Feliz 2017 pra você! 😉

    1. Aí é que está, Lucas… sem conhecer o seu caso (examinar você, ver seus exames) não tenho como saber se seu dentista pretende tirar seu aparelho logo. O fato dos seus dentes estarem alinhados é ótimo, mas é preciso avaliar a “mordida” também, se ela está “encaixando” como deveria.

  2. Ola Dra, eu uso aparelho tanto na parte superior como na inferior, quando eu fui fazer a manutenção esse mês, ai o dentista disse que no mês que vem ele vai adiantar a parte inferior. O que significa esse (adiantar a parte inferior)?

    1. Boa pergunta, Lucas. 😉 Isso depende do plano de tratamento… provavelmente seu ortodontista vai movimentar antes um ou mais dentes do arco inferior pra depois “mexer” no superior. Dentro do seu plano de tratamento, deve ser a estratégia que ele acha mais interessante. Mas exatamente o que ele pretende fazer, só perguntando pra ele.

  3. Drª Tenho uma dúvida, tenho 18 anos e preciso urgentemente usar aparelho, fiz todos os exames numa clínica no centro da cidade, porém procurei uma clínica popular (pelo preço da manutenção e montagem serem “em conta”) pelo motivo de que não tenho condições financeiras de pagar uma melhor, fiz os exames ha 3 semanas, o dentista dessa clínica popular faltou ao trabalho 2 vezes, semana passada e hoje, meu pai começou a trabalhar e na empresa dele, tem plano de saúde + Odontologia, quero e vou mudar de clínica, fiquei com um pouco de medo das “farrapadas” do dentista, gostaria de saber se posso pegar o exame na clínica? Existe alguma lei que não permite a retirada do meu exame na clínica MESMO SEM INICIAR O TRATAMENTO (nem fiz a instalação do aparelho) ou terei que fazer um novo exame na nova clínica? Já aconteceu algo com a Senhora de receber um exame de outra clínica? Tenho essas dúvidas.

    1. Já recebi exames que foram pedidos por outro dentista sim, Diego. Se você pagou pelos exames, eles são seus… o dentista não pode retê-los. Digo “se você pagou” porque às vezes a documentação está inclusa e sai “de graça” para o paciente… mas como nada é de graça nessa vida 😉 , o dentista / clínica pagou por ela. Nesse caso, pra retirá-la você teria que pagar o valor dela. Mas, mesmo assim, no meu entender, teria o direito de retirá-la.

  4. Ah sim dra., eu tenho a parte de dentro com resina, eu perguntei porque queria saber se clareava e nao ficava diferente. Enfim, obg.

    1. A restauração não, Luisa. Só o dente. Se a restauração for na parte da frente do dente, que é onde é feito o clareamento, terá que ser trocada depois. Se for na parte de cima do dente (oclusal), aí não precisa.

  5. Ana, primeiramente mil vezes parabéns pela sua prestatividade em responder sempre os questionamentos da página e tenhas um lindo Natal!
    Meu problema é o seguinte: há 2 semanas atras estava sentindo uma pressão nos dentes superiores (lado esquerdo) desde o canino até o último molar (do fundo).
    As dores aumentaram e começaram a virar fisgadinhas agudas, hora em um dente hora em outro, hora iniciava, hora passava.
    Fui ao dentista (semana passada quinta e sexta), horários complicados pois estava na semana de natal.
    Ele examinou, minha última consulta havia sido em julho, nenhuma cárie à vista mas resolveu abrir uma restauração que havia feito na última consulta para ver e estava tudo ok. Disse que poderia ser por conta da pressão da mordida e estresse. Como mexeu no dente que já teve lesão, indicou ibuprofeno 600mg, tomei junto com paracetamol mas a dor continua presente. Tenho retorno somente na quarta dessa semana. As fisgadas no canino e também nos últimos molares continuam. O que pode ser, doutora?

    1. Obrigada Kelly, e um ótimo Natal pra você também. 🙂

      Não parece, em princípio, algo de origem dentária. Mas não dá pra afirmar isso sem um exame mais criterioso… dentes completamente hígidos podem ter indicação de tratamento de canal, por exemplo, sem qualquer motivos aparente. E um dente pode doer não por um problema nele, em si, mas porque a dor irradia do dente ao lado ou do correspondente a ele no arco oposto. Então, às vezes o diagnóstico é um pouco complexo. Foi feito algum teste térmico nesses dentes pra avaliar a vitalidade / sensibilidade deles? Caso realmente se confirme que a origem da dor / pressão não é dentária, pode ser uma nevralgia ou até, em se tratando de dentes superiores, uma sinusite. Enfim… é preciso investigar.

      1. Obrigada pela sua prestatividade sempre, Dra. Ana! Ontem, no terceiro dia de medicações, só sinto dorzinha leves, mas estou bem melhor, hoje de noite quero cessar a medicação para retornar na quarta e ele avaliar o quadro de dores. Nessa semana pedirei um raio X completo para ter certeza se há ou não algo que não pode ser visto a olho nu. Quando tomo banho quente e me deito aparenta dar uma amenizada.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista