Dicas para achar o imóvel ideal para o seu consultório

Consultório odontológico

Há uns 3 anos mais ou menos eu estava procurando um lugar para montar o meu primeiro consultório. Até então sempre havia trabalhado em consultórios e clínicas de terceiros, e eu achava que já vinha merecendo um lugar pra chamar de meu. E fui atrás.

Mas achar o lugar certo não é uma tarefa assim tão fácil. Por isso, acho importante que você defina alguns parâmetros antes de começar a procurar, pois assim se restringe o conjunto de opções ao que realmente interessa e se economiza tempo. E todo dentista sabe que a expressão “tempo é dinheiro” foi feita pra gente, que se não trabalhar, não ganha.Vamos lá:

  1. Que tipo de público você pretende atender? A, B, C… é importante definir isso de cara. Porque a escolha do imóvel que vai abrigar seu consultório tem tudo a ver com essa decisão. Tanto a “cara” dele quanto a localização dele dependem diretamente desse posicionamento no mercado.
  2. Prédio ou térreo? Depende. No prédio tem outros dentistas? Não? Pode ser uma boa. Mas, via de regra, os pontos no térreo são mais interessantes, porque deixam as pessoas de frente com a sua porta, sem a necessidade de escadas e elevadores. Isso gera acessibilidade e visibilidade, duas coisas que você quer muito.
  3. Ao procurar casas para alugar é essencial ter em mente que consultórios odontológicos precisam ser acolhedores, por motivos óbvios:  ir ao dentista é uma experiência muitas vezes estressante. Dessa forma, é importante que seu consultório não pareça o castelo do Drácula ;). Dê preferência a lugares bem iluminados, amplos (o que nem sempre significa “grandes”) e arejados.
  4. Como o seu paciente pretende ir até você? De carro, a pé, de ônibus… claro que, se você ainda não tem uma clientela formada, é difícil responder essa pergunta. Mas dá pra ter uma ideia se você definiu seu tipo de público. Pessoas menos abastadas costumam andar de ônibus, pessoas mais abastadas gostam de usar o próprio carro. Isso significa que é uma ótima ideia procurar um imóvel que possua estacionamento próprio ou que fique numa rua fácil de encontrar vagas. Se o seu público é formado por pessoas que andam bastante de ônibus, um imóvel próximo a um terminal pode ser uma ótima… grande fluxo de pessoas e fácil acesso pra quem usa o transporte público.

Essas dicas já ajudam bastante se você não sabia nem por onde começar. Escolher o lugar certo é fundamental, mas tenha em mente que, se isso pode ajudar a trazer o paciente numa primeira consulta, não o manterá nas próximas. Aí entra o  seu talento, dedicação, preparo e respeito pelas necessidades e expectativas do seu cliente. Boa sorte… e boa escolha!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista