Adeus ao Prof. Archimedes

Faleceu no dia 30 de junho de 2010, ou seja, anteontem, aos 60 anos, o Dr. Archimedes Granates Faria, que foi meu professor de prótese fixa nos tempos de faculdade.

O Archi com a minha amiga, Meni. Ele é o de bigode. Oh, wait...

O texto abaixo saiu na Gazeta do Povo, em 10/07/2010:

A marca registrada do professor universitário Archimedes era o bigode. Chamava tanta atenção que suas alunas do curso de Odontologia, na Universidade Federal do Paraná, resolveram lhe prestar uma homenagem e posaram para uma foto com um bigode falso idêntico ao do professor. A lembrança consta de seu álbum pessoal no Orkut. A sobrinha Thais Faria Yaedu recorda que o tio era fascinado por tecnologia, e que para driblar a saudade dos parentes de Telêmaco Borba (Campos Gerais), onde cresceu, costumava recorrer à Internet. Nascido em Ponta Grossa, o professor foi ainda bebê para Telêmaco Borba, de onde saiu para cursar Odontologia na UFPR, em 1970. Após 10 anos de estudos e aperfeiçoamentos, foi lecionar na Universidade pela qual se formou. O gosto pela profissão, que ele compartilhou com a irmã mais velha, Elizabeth, foi herdado do pai, que trabalhava com próteses dentárias. Muito reservado quanto à vida pessoal, era alegre e espontâneo no trato com alunos e colegas. Seus passatempos preferidos eram o jogo de snooker, cartas, de xadrez e um barzinho com os amigos. “Era muito boêmio e sedutor”, conta Thais. Há cinco anos, Archimedes sofreu o primeiro enfarte, que o deixou na UTI. O segundo o venceu, e deixou inconsoláveis os parentes e dezenas de alunos, que lhe prestaram homenagem no Orkut. Divorciado, deixa dois filhos. Dia 30, aos 60 anos, de enfarte”.

 

Tenho duas coisas a acrescentar:

1. Ficaram inconsoláveis, no mínimo, CENTENAS de alunos com a sua morte, visto que ele lecionava na UFPR desde a década de 80.
2. Realmente… ele adorava jogar sinuca… e uma vez, num churrasco, eu dei “um couro” nele… 🙂

Fica registrada essa pequena homenagem ao meu querido professor.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

Um comentário

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista