Dente de leite tem raiz?

Essa é uma dúvida muito comum no Google no consultório. Afinal de contas, dente de leite tem raiz? A resposta é sim. E não. Na verdade, depende de QUANDO você faz essa pergunta.

Sim, como quaisquer dentes, dentes de leite têm raízes. Até porque, se não fosse assim, nada os manteria “em pé” na gengiva. Só que quando eles caem ou são extraídos já molinhos, não se vê raiz alguma. E aí é que aparece a dúvida: a raiz sumiu?

Sumiu. O nome desse “sumiço” é rizólise, que é a reabsorção radicular de dentes decíduos na época da troca por dentes permanentes. Funciona assim: o dente de leite está lá, firme e forte. Porém, dentro do osso, o dente permanente que vai substituí-lo já está em formação. Por isso é que a radiografia panorâmica de crianças na fase de dentição mista (quando há dentes de leite e dentes permanentes na boca) é uma bagunça!

Quanto dente!

Quando os dentes permanentes estão prontos para irromper (nascer), eles começam a “comer” as raízes dos dentes de leite… estes, por sua vez, vão cada vez mais perdendo sustentação e ficam moles. E o resto da história vocês já conhecem: mais dia, menos dia, eis um dente de leite na mão (e sem raiz alguma).

A radiografia panorâmica acima é mais ou menos da mesma época da ilustração abaixo, que traz um modelo da mandíbula de uma criança de 8 ou 9 anos de idade. Nela é possível observar dentes de leite (os molares e o canino), dentes permanentes que ainda não nasceram (o segundo molar, os prés-molares e o canino) e dentes permanentes que já nasceram (o primeiro molar, os incisivos laterais e os incisivos centrais). Tudo na mesma boca!

Modelo da dentição mista

Como você pode observar, os dentes de leite têm raízes sim. E assim que os dentes permanentes forem tomando seus lugares, essas raízes vão sumindo e os dentes de leite caem. :)

E se o dente de leite não cair? Aí o Tio Dentista explica o que fazer.

Não entendeu os números dos dentes? Clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Curiosidades, Odontopediatria | Marcadores: , ,

1 trackback

Será que dente de leite tem raiz? | NBI
1 de novembro de 2012 às 6:14 pm

75

  1. Olá, meu filho tem 2 anos e 5 meses… ele caiu da escada com a boca no chão. O dentinho incisivo dele veio p/ frente, levei ele ao medico e estava tudo certo. Mas, agora dps de uma semana, ele foi subir na cama e bateu com a boca no colchão e seu dente saiu com a “raiz”… o permanente dele pode nao nascer mais no lugar ??

    • Viviane, em princípio o dente permanente está seguro e deve nascer na época certa, lá pelos 6 anos de idade.

  2. Oi. É o seguinte… a minha filha tem 1 ano e 8 meses. No outro dia ligaram-me da creche a dizer que o dente dela tinha caído com a raiz e tudo. Quando lá cheguei vi que o dente esta perfeito e limpinho e ela não chorava de dores e a gengiva parecia bem. Levei-a ao dentista e tentamos fazer um raio-X mas a minha filha não abria a boca o suficiente e não conseguimos ver bem. Então o médico sugeriu que mais daqui a uns meses tentássemos fazer de novo. Ele viu os outros dentes todos e nenhum abana e nem estão moles. E a gengiva não está infectada ou inflamada. Mas mesmo assim não fico descansada. Por que é que caiu tão cedo? Será que o dente permanente vai nascer ? Ah o dente que caiu foi o dente da frente superior.

    • Raquel, a sua filha teve uma avulsão dentária, que é o nome dado quando o dente sai inteiro da gengiva. Isso não acontece espontaneamente, então posso afirmar: sua filha bateu a boca… e bateu de alguma forma que não prejudicou mais nada, só esse dente, mesmo. As cuidadoras da creche provavelmente não viram a batida, só o dente já fora da gengiva. O dente permanente só vai nascer lá pelos 6 anos de idade, então ela vai fica “banguelinha” algum tempo. Em princípio, sem problema.

  3. Boa tarde Doutora, meu filho tem 2 anos e meio, e hoje ele caiu da gangorra e bateu a boca no chão, devido a queda, o dente superior esquerdo entrou para dentro da gengiva, no raio X foi constatado que não afetou o dente permanente, e a dentista disse que provavelmente o dente iria voltar novamente, será possível isso, pois estou com dúvidas, e quanto tempo levaria?
    Obrigado, e parabéns pelo trabalho.

    • Rayner, sim, há uma tendência do dente sair da gengiva e se posicionar adequadamente de forma espontânea. Considerando a idade do seu filho e sea dentista avaliou dessa forma, ok. Pode levar algumas semanas.

  4. Meu sobrinho de 1 ano e 8 meses caiu e quebrou um pedacinho dos dois dentes da frente. Guardei os pedacinhos, tem como restaurar? Se lixar os dentes eles crescem novamente?

    • Larissa, se os pedacinhos forem muito pequenos, talvez nem possam ser colados. E por serem dentes de leite, é possível que isso nem seja o melhor a ser feito, mas eles podem ser restaurados em resina, sim. Não vejo benefício em “lixá-los” mas, se isso for feito, eles não crescem novamente.

  5. Bom dia, é o seguinte! Descobri que meu dente canino superior é de leite :( e ele esta incomodando: esta um pouco mole, a gengiva bem afastada dele… retraida e ele bem na ponta!!!!! E agora estou sentindo mau cheiro toda vez que mexo nele!!!! Estou com medo, e nao tenho condiçoes de colocar implante e nao quero usar proteses… o que posso fazer? Tenho 25 anos.

    • Jayne, se o seu canino permanente existir dentro da gengiva, uma possibilidade é “puxá-lo” pra fora com aparelho ortodôntico. Procure um ortodontista pra avaliar.

  6. Olá, minha filha tem 1 ano e 8 meses e caiu o dente da frente, saiu, tem como botar protese, é muito caro?? Estou muito triste por isso.

    • Michele, se o dente saiu inteiro, não está indicado o reimplante… e prótese, depende do caso. Daria pra fazer um mantenedor de espaço funcional (um “dentinho” pra manter o espaço preservado), mas é preciso avaliar junto ao odontopediatra se vale a pena fazer isso. Sua filha é bem nova ainda, uma peça assim poderia ser engolida ou aspirada e causar uma série de problemas. Enfim: leve-a ao odontopediatra pra avaliar.

  7. Bom dia

    Olá Dra, meu filho tem 6 anos e 10 meses, arranquei os dois dentes da frente da parte de cima e de repente surgiu um outro dente bem pequenininho, tomei um susto… levei ao dentista, fiz uma panorâmica e ele disse q era um dente a mais… não entendi nada????
    O q devo fazer???

    • Deve ser um dente supranumerário, Nayana… um dente além do número normal de dentes. Geralmente esses dentes são extraídos. O dentista sugeriu fazer o quê?

  8. Olá Drª
    Minha filha tem 5 anos, seus dentes estavam todos alinhados, porém de um dia para o outro um dos dentes da frente ao lado do dente canino se afastou e continua ficando bastante torto. É normal?

    • É sim, Josiane. Sinal de que daqui a pouco ele deve cair. :)

  9. Minha filha de 4 anos caiu e bateu a boca e percebi que o dentinho da frente da parte inferior esta um pouco mole… não sangrou… mas ao escovar ela diz que doi… o que devo fazer?

    • Marcia, pode ser que não seja necessária nenhuma intervenção, mas é essencial que você leve sua filha num odontopediatra pra avaliar. Se tiver havido algum problema ao dente de leite ou ao germe do permanente, o dentista pode trabalhar pra minimizar os danos.

  10. Olá dra!

    Meu filho de 1 ano e 8 meses, caiu e bateu a boquinha no portal e com isso precisou suturar o lábio inferior e a gengiva superior na frente.
    Achamos uma raiz com um pedaço de coroa, mas não conseguíamos localizar.
    O Bucomaxilar fez a avaliação e disse que não precisaria de canal e nos encaminhou para odontopediatra. Fizemos um RX para ver se o dentinho de cima (que esta mole) não havia fratura. No RX não apareceu a raiz e como os dentes estão completos para a boca nesta faixa etária, a Odonto notou que essa raiz só poderia ser deste dente que ficou na boca. Sendo assim, nos aconselhou a extração., pois ele pode cair se comer algo e puxar. O que vc acha? Tbm acho que pode ser o mais correto… mas gostaria muito de ouvir sua opinião.
    Estou com aperto no coração pelo meu baixinho.

    Abraços

    • Taiacy, tô meio confusa com a sua explicação. “Achamos uma raiz com um pedaço de coroa, mas não conseguíamos localizar”. Acharam onde? No chão (o dente avulsionou) ou na radiografia? Você está falando de um dente só ou de mais de um? Porque as informações não batem… ficou só a raiz, mas a coroa está mole… na radiografia o dente não tem raiz mas vocês viram uma raiz… sério, me ajude a entender. ;)

  11. Dra., ela estava assentada com uma garrafa entre as pernas de um litro e meio, passei despercebida, ela colocou na boca a parte da tampa, ela não aguentou o peso e soltou a boca, foi junto o dente, bateu a tampa e entrou quase todo na gengiva, ela tem quatro dentes superiores, foi o segundo dente superior do do lado a direita, acho que é o canino. Ela tem apenas 11 meses, tem possibilidade de sair novamente? Porque não estou na minha cidade, quando voltar levarei ela para um profissional avaliar, estou muito preocupada.

    • Pela idade dela, deve ser o incisivo lateral. Sim, há possibilidade do dente sair novamente. Mas assim que possível, leve-a ao odontopediatra pra ver se está tudo ok.

  12. Oi Dra., minha filha tem 11 meses, o dente mole dela entrou um pouco pra dentro, ele sairá novamente?

    • Daiane, ela bateu o dente? Que dente é?

  13. Ola doutora, hj comendo pipoca meu dente caiu… ha tempos o dentista diz q ele era de leite, mas ele caiu com raiz, detalhe, tenho 24 anos e estou gravida… como ele caiu em casa ficou um mega buraco e pior q e um dos dentes da frente, o q posso fazer… estando gravida de 7 meses?

    • Certamente é de leite sim, Izabela. E dente de leite tem raiz, mesmo. Procure um dentista pra fazer uma prótese provisória, só pra você não ficar com esse “buraco” no sorriso.

  14. Oi dra, minha filha tem seis anos e ontem meu esposo foi com ela ao dentista, e a dentista retirou os dois caninos do lado esquerdo dela, segundo ela, a dentista, era para obter espaço para dois dentes do lado, permanentes, que estavam sem espaço, acontece que ela mandou o dente e era imenso, e possível ter extraido junto o permanente dela ? Liguei pra dentista, como tinha sido o pai dela que foi ela me garantiu que jamais aconteceria isto.

    • Angela, jamais aconteceria, mesmo. Embora um pessoa leiga possa confundir um canino de leite com um permanente, um dentista sabe bem a diferença entre eles. Além disso, aos seis anos o canino permanente ainda está “fundo” na gengiva, para extraí-lo seria necessário cirurgia. Pelo seu relato não há chance da dentista ter extraído o dente errado, pode ficar tranquila.

  15. Tenho dois dentes de leite. Coloquei aparelho hoje para alinhar meus dois dentes da frente que parecem de coelho. Mas a dentista não colocou os braks nos dentes de leite, só nos permanentes. Fiz os exames e constatou que eu não tenho o gene e nem dente permanente para nascer no lugar desses de leite. Minha dúvida nesse caso é, corro risco de perder esses dentes usando aparelho? Tenho 27 anos e eles nunca nem ficaram moles.

    • Carol, o fato de você usar aparelho não aumenta a chance dos seus dentes de leite caírem. Mas a possibilidade deles caírem um dia é muito grande, pois dentes de leite não têm estrutura pra permanecer pelo resto da vida em boca. Então, talvez seja o caso de você pensar em extraí-los e fazer implantes ou, pelo menos, já fazer o tratamento ortodôntico pensando em implantes futuros.

  16. Meu filho de 5 anos caiu na escola e bateu a boca e teve que extrair o dente de leite da frente na parte superior da boca, qual procedimento devo tomar agora?

    • Marcelo, foi o dentista que extraiu? Se não foi, você já levou seu filho ao dentista / odontopediatra pra avaliar se houve algum dano mais sério? Se não tiver havido nada, não há o que fazer a não ser esperar que o dente permaneça nasça, lá pelos 7 anos. Meu filho mais velho também tem 5 anos e bateu a boca aos 3, está “banguelinha” desde aquela época. Sem problemas. :)

  17. Olá, tenho 18 anos e ontem fui ao dentista e descobri que o meu dente molar esquerdo é um dente de leite que não caiu e está mole já. E meu dentista disse que tem que arrancar ou ele cai sozinho, e depois eu precisaria por aparelho pra fechar o buraco que vai ficar, pois não cresce mais dente ali. E eu queria sabe se dói pra arrancar em casa mesmo e sem anestesia, porque ele disse que anestesia não pega mais nesse dente porque não tem raiz. (perdão pelo texto kkk), mas responda-me, please!!! :D

    • Naah, a dor varia de pessoa pra pessoa. Se o dente estiver bem molinho, sai fácil e sem muito incômodo. Já se ele ainda estiver mais fixo à gengiva, o ideal é que seu dentista faça a extração. Dá pra anestesiar a gengiva, sim… seja com a anestesia comum, seja com um anestésico tópico (a “pomadinha”).

      • Mesmo esse dente não havendo mais raízes, é possível que a anestesia pegue nesse dente para poder fazer a extração?

        • Se o dente já não tem mais raízes, sua fixação é apenas na gengiva. Então basta anestesiar a gengiva.

  18. O meu incisivo central foi arrancado aos treze anos sem ter ficado mole e nunca nasceu, desde então uso uma protese movel e da visivelmente p perceber. Agora ele deu uma pequena rasgada na gengiva (ja tenho 26 anos). Se eu usasse aparelho para puxa-lo teria algum tipo de “adesivo” q disfarçasse o buraco na frente????

    • Depende, Karol… em algum momento você teria que deixar de usar prótese pra dar espaço para o dente se alinhar com os demais. A não ser que ele venha bem fora de posição, bem pra trás, por exemplo. É questão de avaliar com um ortodontista.

  19. Sei que é importante uma avaliação de um profissional, mas o que você acha que pode acontecer com o dente da frente de uma criança de 3 anos que bateu a boca no chão e deslocou o dente, porém o mesmo não caiu, ficou amolecido… foi empurrado para trás… quais as consequências? Mesmo após tratamento com o odontólogo, poderá voltar ao normal? Desde já obrigada pelas respostas.

    • O dente pode cair antes do tempo, pode haver necessidade de tratamento de canal, pode ocorrer anquilose (veja aqui –> http://medodedentista.com.br/2013/05/o-que-e-anquilose-dentaria.html ) ou, ainda, absolutamente nada. Por isso é importante um dentista avaliar, pra verificar se há necessidade de algum tipo de intervenção.

  20. Após a criança de 3 anos sofrer um acidente em que deslocou o dente de leite pode brincar no parquinho?

    • Pode, Nívea! Mas é essencial que um dentista / odontopediatra avalie a criança pra ver se não houve nenhum dano mais sério, ok?!

  21. Obrigada, me deixou mais tranquila… bjos.

    • ;)

  22. O q causa a não absorção da raiz do dente de leite? Acontece com meu filho de 06 anos… o incisivo inferior ja estava erupcionando, mas o de leite só um pouco mole! Então durante alguns dias amoleci continuamente, mas quando sacudia senti q ele roçava em algo (não sei ao certo) qdo vi que ja havia amolecido mais tirei em casa mesmo com ajuda de uma pomada anestesica e fio dental e veio com toda a raiz… falei rapidamente com um dentista e ele me falou q isso acontece e tem q ser retirado pq nao vai amolecer normalmente… e q é grande a possibilidade de acontecer com os outros… fiquei preocupada. Pq isso acontece?
    Aguardando resposta ansiosa… obrigada.

    • Tammy, o que reabsorve a raiz do dente de leite é a coroa do dente permanente que está nascendo. Mas às vezes o dente permanente vem um pouco atrás do dente leite, ou à frente, e essa diferença de posicionamento prejudica a esfoliação da raiz do dente de leite. Pode acontecer, até do dente permanente nascer e o de leite não cair, precisando ser extraído.

  23. Tenho dente de leite, o canino, com 19 anos, posso utilizar o aparelho? Pois tenho dentes tortos.

    • Juliana, em princípio pode sim. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  24. Olá, boa tarde!
    Tenho um caso meio estranho e serei grata em ter sua opinião. Tenho 18 anos, beirando os 19. Aos 16 ao ir colocar aparelho por conta do afastamento dos meus dentes descobri que meus caninos superiores ainda são de leite. O mais estranho até pra minha dentista foi fato dos permanentes que deveriam substituí-los estarem presos na gengiva acima dos dois permanentes da frente e numa posição tipo alicate, para dentro. Usei o aparelho sem colocá-lo nos de leite, mas ela me disse que se optasse por fazer uma cirurgia teria que voltar a usar aparelho. Por isso retirei-o há pouco tempo, e por não ter terminado o tratamento os dentes voltaram a se afastar, mas o que mais me preocupa são as dúvidas sobre a cirurgia porque onde moro existem poucos especialistas pra esse tipo de caso, a minha dentista não era. Meu pai me recomendou não fazê-la pelo risco (poucos profissionais e possíveis sequelas nos permanentes), mas tenho medo, pois planejo morar sozinha em outra região daqui a alguns anos e se perdê-los certamente entrarei em pânico e não saberei lidar com a situação. Gostaria de ter sua opinião… Se o risco é maior de perder os 4 dentes pelos permanentes acima dos permanentes, dos de leite caírem, se é mais seguro ir a alguma outra cidade com mais profissionais, etc. Desculpe o tamanho do texto :S.

    • Andreia, se você já usou aparelho sem remover esses dentes, eu acho que, se não houver sintomas importantes, talvez o melhor seja deixar as coisas como estão, mesmo. No dia que os seus caninos de leite caírem (pode demorar MUITO, mas deve acontecer um dia), você pode optar por implantes. Afinal, neste momento, qual seria o benefício em remover os seus caninos inclusos?

  25. Minha filha tem um 1 ano e 2 meses e o dente entrou dentro da gengiva em uma queda. Esse dente vai sair de novo?
    Obrigada, Aline.

    • Pela idade dela, é possível que sim, Aline. Mas é essencial que um dentista / odontopediatra avalie, pra ver se houve algum dano mais sério à raiz do dente (uma fratura, por exemplo).

  26. Olá, tem possibilidade de o canino inferior ser permanente antes dos nove anos? É que minha filha foi tirar o sapato de uma boneca com o dente e esse canino amoleceu, eu não me lembro se ela trocou já este dente, ela tem 9 anos e meio e estou preocupada ela não troca os dentes desde os 7 anos.

    • Raquele, os caninos permanentes inferiores costumam nascer entre os 9 e os 11 anos de idade. Se ela não troca os dentes desde os 7, certamente esse canino é de leite, então ele estar mole, nessa época, pode ser considerado normal.

  27. Olá dra,
    Tenho um dente de leite com um permanente logo atras, o de leite nunca ficou mole… será que eles estão com as raizes enroscadas? Será que isso é possivel? A minha vontade é de tirar o de tras pra não precisar usar aparelho, pois o da frente está na posição correta… mas tenho medo de ele enfraquecer posteriormente… porque pode ser que ele só esteja firme por causa do de trás que dá sustentação a ele… o que devo fazer???
    Ps: sempre q vou ao dentista ele diz q tenho q esperar ele amolecer sozinho e nem tira radiografia nenhuma… eu não acho que ele vá amolecer já que tenho 26 e isso nunca ocorreu… desde já agradeço a atenção.

    • Rosangela, imagino que você esteja falando do segundo molar de leite. Se ele não caiu até hoje, é porque o dente que o substituiria (o segundo pré-molar) não existe ou “ficou preso” dentro da gengiva. As raízes não estão enroscadas e nem o permanente é que está mantendo o de leite firme, fique tranquila. O que a acontece é que até hoje a raiz do molar de leite não foi reabsorvida pelo pré molar que deveria ter nascido. Possivelmente, algum dia, esse dente ficará mole, porque dentes de leite não têm estrutura pra ficar tanto tempo assim na boca. Enfim… pra se ter certeza de tudo isso que eu estou falando, o ideal é fazer uma radiografia panorâmica pra avaliar.

  28. Oi, estou muito preocupada, meu pequeno vai fazer 4 anos e arrancou o dente de leite com raiz e tudo, minha preocupaçao se vai nascer outro no lugar quando estiver na epoca certa ou nunca mais nascerá, em relaçao que caiu a raiz junto… agradeço se for respondida… obs nao caiu e nem bateu ele se pendurou na torneira e o dente enganchou e saiu, obg.

    • Viviane, vai nascer sim! Não sei exatamente de que dente estamos falando mas, quando for a época, o dente permanente deve nascer sem problemas. Sugiro que você leve seu filho num odontopediatra pra avaliar, em casos de trauma é sempre bom verificar se está tudo ok.

  29. Ola, meu filho tem 4 anos, ele enroscou o dente na cortina e arrancou o dente de leite junto com a raiz, sera necessario ir no dentista, ou ira nascer normalmente?

    • Tailaine, sugiro que você o leve a um odontopediatra pra avaliar, sim. Em princípio, o dano foi apenas a perda do dente, mas é preciso avaliar se está tudo bem, também, com os dentes que ainda vão nascer. Ainda, dependendo de qual dente foi, pode ser necessário colocar um dispositivo chamado “mantenedor de espaço”, que garante que, quando o dente permanente nascer, haja espaço suficiente pra ele.

  30. Meus dentes CANINOS cairam, tenho 13 anos, eu acho que não vai mais nascer, eu so vejo a pontinha, faz 5 meses que não cresce mais que a pontinha, eu acho que não irá mais crescer porque não é de leite, e ja cairam e nasceram de novo, e cairam agora. Estou com medo :((( me ajudem!

  31. Oi, adorei a materia, mas ainda fiquei curiosa! Meu afilhado caiu e com o impacto o dente de leite da frente caiu com a raiz e tudo e ja tem um tempo, e na epoca quando levamos ele no dentista ela disse que cresceria, mas ate hj nada, fiquei um pouco preocupada, ele tem 5 anos e esta na “troca” , é normal essa demora?

    • Silmara, o dente permanente vai nascer quando for a hora certa… independentemente do dente de leite ter caído antes (pode haver apenas uma pequena antecipação, não mais que isso). O dente ao qual você se refere nasce em torno dos 7 ou 8 anos.

  32. Olá, meus dentes de trás são de leite, tenho 18 anos, e agora que sei que eles tem raiz estou mais tranquila, mas terei de usar aparelho pois os dois dentes da frente são meio afastados, (tipo coelho) kk, então sera necessario mexer nos de tras tambem ne ? E agora meldels ! Se os permanentes existirem, eles se formaram mas não absorveram a raiz dos meus dentes de leite ne ? E se não existirem, poderei usar aparelho? Desculpa toda as perguntas, mas responda please, responda todas kkkk

    • Keila, o aparelho é instalado nos dentes da frente e nos de trás, mesmo que o problema seja só atrás. Sim, se os seus permanentes existem, eles não reabsorveram as raízes (ou parte delas) dos dentes de leite, por isso eles não caíram. Mesmo que esses dentes não existam, você pode usar aparelho, sim. Creio que a sua dúvida é se dentes de leite podem ser movimentados com aparelho… em geral, não. Mas aí vale a avaliação e o plano de tratamento do seu dentista pra escolher a melhor forma de fazer esse tipo de movimentação.

  33. Olá tenho uma dúvida… meu filho tem 11 anos e os dentes dele incisivos laterais ainda não sairam, os caninos ficaram no lugar, o que fazer agora? Será necessario cirurgia?

    • Nevya, é preciso que o dentista avalie se esses dentes estão retidos dentro da gengiva ou se eles não existem. Se eles estão dentro da gengiva, é possível tentar puxá-los de lá de dentro com o uso de aparelho. Se eles não existem, pode-se substituí-los com implante (abrindo o espaço adequado com aparelho) ou simplesmente fechar de vez os espaços, com aparelho também. Depende do caso.

  34. Que lindo! Eu tenho um canino de leite até hoje (27 anos!). Uma vez perguntei para o dentista como ele não caia já que não tinha raiz, ele falou que tem sim, só não é uma raiz tão grande quanto seria a do permanente, mas se está na minha boca até hoje é pq tem raiz.
    Eu estou usando aparelho e minha dentista não colou o bracket nele pq ela falou que se colocasse ele podia cair devido a movimentação. Ela optou por não arrancar ele e falou que quando o tratamento acabasse a gente ia ver se coloca resina ou faceta de porcelana. Na verdade tenho medo de ficar feio, pq sei lá, ele é tão pequeno e o canino permanente do outro lado é tão grande. Vc já teve alguma experiencia do tipo com algum paciente? O resultado ficou legal?
    Beijos!

    • Patricia, uma vez eu “transformei” um canino de leite em permanente, através de uma restauração. Ficou bem legal, a paciente saiu do consultório feliz da vida, com seu sorriso muito mais simétrico. Eu não a vi desde então, então não sei como o caso prosseguiu a partir dali. O problema de manter dentes de leite assim por tanto tempo é que você nunca sabe se a raiz deles, que não foi feita para ficar tanto tempo na boca, vai aguentar os esforços mastigatórios de uma boca adulta. Mas se um dia o dentinho ficar mole, tem-se sempre a possibilidade de fazer um implante, né?! Enquanto isso a gente vai levando… :)

  35. ADOREI!!! Bem explicadinho! Vou pegar emprestado ;-)
    Beijão pros dois… adoro vcs!!!

    • Com certeza, use-o como quiser. Beijo! :)

  36. Excelente matéria com uma ilustração perfeita. Parabéns.

  37. EXCELENTE!
    Quero esse post pra mim! :P

    • Ahuhahuha! Num dô, é meu. :D

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>