Dente de leite tem raiz?

Essa é uma dúvida muito comum no Google no consultório. Afinal de contas, dente de leite tem raiz? A resposta é sim. E não. Na verdade, depende de QUANDO você faz essa pergunta.

Sim, como quaisquer dentes, dentes de leite têm raízes. Até porque, se não fosse assim, nada os manteria “em pé” na gengiva. Só que quando eles caem ou são extraídos já molinhos, não se vê raiz alguma. E aí é que aparece a dúvida: a raiz sumiu?

Sumiu. O nome desse “sumiço” é rizólise, que é a reabsorção radicular de dentes decíduos na época da troca por dentes permanentes. Funciona assim: o dente de leite está lá, firme e forte. Porém, dentro do osso, o dente permanente que vai substituí-lo já está em formação. Por isso é que a radiografia panorâmica de crianças na fase de dentição mista (quando há dentes de leite e dentes permanentes na boca) é uma bagunça!

Quanto dente!

Quando os dentes permanentes estão prontos para irromper (nascer), eles começam a “comer” as raízes dos dentes de leite… estes, por sua vez, vão cada vez mais perdendo sustentação e ficam moles. E o resto da história vocês já conhecem: mais dia, menos dia, eis um dente de leite na mão (e sem raiz alguma).

A radiografia panorâmica acima é mais ou menos da mesma época da ilustração abaixo, que traz um modelo da mandíbula de uma criança de 8 ou 9 anos de idade. Nela é possível observar dentes de leite (os molares e o canino), dentes permanentes que ainda não nasceram (o segundo molar, os prés-molares e o canino) e dentes permanentes que já nasceram (o primeiro molar, os incisivos laterais e os incisivos centrais). Tudo na mesma boca!

Modelo da dentição mista

Como você pode observar, os dentes de leite têm raízes sim. E assim que os dentes permanentes forem tomando seus lugares, essas raízes vão sumindo e os dentes de leite caem. :)

E se o dente de leite não cair? Aí o Tio Dentista explica o que fazer.

Não entendeu os números dos dentes? Clique aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Curiosidades, Odontopediatria | Marcadores: , ,

1 trackback

Será que dente de leite tem raiz? | NBI
1 de novembro de 2012 às 6:14 pm

27

  1. EXCELENTE!
    Quero esse post pra mim! :P

    • Ahuhahuha! Num dô, é meu. :D

  2. Excelente matéria com uma ilustração perfeita. Parabéns.

  3. ADOREI!!! Bem explicadinho! Vou pegar emprestado ;-)
    Beijão pros dois… adoro vcs!!!

    • Com certeza, use-o como quiser. Beijo! :)

  4. Que lindo! Eu tenho um canino de leite até hoje (27 anos!). Uma vez perguntei para o dentista como ele não caia já que não tinha raiz, ele falou que tem sim, só não é uma raiz tão grande quanto seria a do permanente, mas se está na minha boca até hoje é pq tem raiz.
    Eu estou usando aparelho e minha dentista não colou o bracket nele pq ela falou que se colocasse ele podia cair devido a movimentação. Ela optou por não arrancar ele e falou que quando o tratamento acabasse a gente ia ver se coloca resina ou faceta de porcelana. Na verdade tenho medo de ficar feio, pq sei lá, ele é tão pequeno e o canino permanente do outro lado é tão grande. Vc já teve alguma experiencia do tipo com algum paciente? O resultado ficou legal?
    Beijos!

    • Patricia, uma vez eu “transformei” um canino de leite em permanente, através de uma restauração. Ficou bem legal, a paciente saiu do consultório feliz da vida, com seu sorriso muito mais simétrico. Eu não a vi desde então, então não sei como o caso prosseguiu a partir dali. O problema de manter dentes de leite assim por tanto tempo é que você nunca sabe se a raiz deles, que não foi feita para ficar tanto tempo na boca, vai aguentar os esforços mastigatórios de uma boca adulta. Mas se um dia o dentinho ficar mole, tem-se sempre a possibilidade de fazer um implante, né?! Enquanto isso a gente vai levando… :)

  5. Olá tenho uma dúvida… meu filho tem 11 anos e os dentes dele incisivos laterais ainda não sairam, os caninos ficaram no lugar, o que fazer agora? Será necessario cirurgia?

    • Nevya, é preciso que o dentista avalie se esses dentes estão retidos dentro da gengiva ou se eles não existem. Se eles estão dentro da gengiva, é possível tentar puxá-los de lá de dentro com o uso de aparelho. Se eles não existem, pode-se substituí-los com implante (abrindo o espaço adequado com aparelho) ou simplesmente fechar de vez os espaços, com aparelho também. Depende do caso.

  6. Olá, meus dentes de trás são de leite, tenho 18 anos, e agora que sei que eles tem raiz estou mais tranquila, mas terei de usar aparelho pois os dois dentes da frente são meio afastados, (tipo coelho) kk, então sera necessario mexer nos de tras tambem ne ? E agora meldels ! Se os permanentes existirem, eles se formaram mas não absorveram a raiz dos meus dentes de leite ne ? E se não existirem, poderei usar aparelho? Desculpa toda as perguntas, mas responda please, responda todas kkkk

    • Keila, o aparelho é instalado nos dentes da frente e nos de trás, mesmo que o problema seja só atrás. Sim, se os seus permanentes existem, eles não reabsorveram as raízes (ou parte delas) dos dentes de leite, por isso eles não caíram. Mesmo que esses dentes não existam, você pode usar aparelho, sim. Creio que a sua dúvida é se dentes de leite podem ser movimentados com aparelho… em geral, não. Mas aí vale a avaliação e o plano de tratamento do seu dentista pra escolher a melhor forma de fazer esse tipo de movimentação.

  7. Oi, adorei a materia, mas ainda fiquei curiosa! Meu afilhado caiu e com o impacto o dente de leite da frente caiu com a raiz e tudo e ja tem um tempo, e na epoca quando levamos ele no dentista ela disse que cresceria, mas ate hj nada, fiquei um pouco preocupada, ele tem 5 anos e esta na “troca” , é normal essa demora?

    • Silmara, o dente permanente vai nascer quando for a hora certa… independentemente do dente de leite ter caído antes (pode haver apenas uma pequena antecipação, não mais que isso). O dente ao qual você se refere nasce em torno dos 7 ou 8 anos.

  8. Meus dentes CANINOS cairam, tenho 13 anos, eu acho que não vai mais nascer, eu so vejo a pontinha, faz 5 meses que não cresce mais que a pontinha, eu acho que não irá mais crescer porque não é de leite, e ja cairam e nasceram de novo, e cairam agora. Estou com medo :((( me ajudem!

  9. Ola, meu filho tem 4 anos, ele enroscou o dente na cortina e arrancou o dente de leite junto com a raiz, sera necessario ir no dentista, ou ira nascer normalmente?

    • Tailaine, sugiro que você o leve a um odontopediatra pra avaliar, sim. Em princípio, o dano foi apenas a perda do dente, mas é preciso avaliar se está tudo bem, também, com os dentes que ainda vão nascer. Ainda, dependendo de qual dente foi, pode ser necessário colocar um dispositivo chamado “mantenedor de espaço”, que garante que, quando o dente permanente nascer, haja espaço suficiente pra ele.

  10. Oi, estou muito preocupada, meu pequeno vai fazer 4 anos e arrancou o dente de leite com raiz e tudo, minha preocupaçao se vai nascer outro no lugar quando estiver na epoca certa ou nunca mais nascerá, em relaçao que caiu a raiz junto… agradeço se for respondida… obs nao caiu e nem bateu ele se pendurou na torneira e o dente enganchou e saiu, obg.

    • Viviane, vai nascer sim! Não sei exatamente de que dente estamos falando mas, quando for a época, o dente permanente deve nascer sem problemas. Sugiro que você leve seu filho num odontopediatra pra avaliar, em casos de trauma é sempre bom verificar se está tudo ok.

  11. Olá dra,
    Tenho um dente de leite com um permanente logo atras, o de leite nunca ficou mole… será que eles estão com as raizes enroscadas? Será que isso é possivel? A minha vontade é de tirar o de tras pra não precisar usar aparelho, pois o da frente está na posição correta… mas tenho medo de ele enfraquecer posteriormente… porque pode ser que ele só esteja firme por causa do de trás que dá sustentação a ele… o que devo fazer???
    Ps: sempre q vou ao dentista ele diz q tenho q esperar ele amolecer sozinho e nem tira radiografia nenhuma… eu não acho que ele vá amolecer já que tenho 26 e isso nunca ocorreu… desde já agradeço a atenção.

    • Rosangela, imagino que você esteja falando do segundo molar de leite. Se ele não caiu até hoje, é porque o dente que o substituiria (o segundo pré-molar) não existe ou “ficou preso” dentro da gengiva. As raízes não estão enroscadas e nem o permanente é que está mantendo o de leite firme, fique tranquila. O que a acontece é que até hoje a raiz do molar de leite não foi reabsorvida pelo pré molar que deveria ter nascido. Possivelmente, algum dia, esse dente ficará mole, porque dentes de leite não têm estrutura pra ficar tanto tempo assim na boca. Enfim… pra se ter certeza de tudo isso que eu estou falando, o ideal é fazer uma radiografia panorâmica pra avaliar.

  12. Olá, tem possibilidade de o canino inferior ser permanente antes dos nove anos? É que minha filha foi tirar o sapato de uma boneca com o dente e esse canino amoleceu, eu não me lembro se ela trocou já este dente, ela tem 9 anos e meio e estou preocupada ela não troca os dentes desde os 7 anos.

    • Raquele, os caninos permanentes inferiores costumam nascer entre os 9 e os 11 anos de idade. Se ela não troca os dentes desde os 7, certamente esse canino é de leite, então ele estar mole, nessa época, pode ser considerado normal.

  13. Minha filha tem um 1 ano e 2 meses e o dente entrou dentro da gengiva em uma queda. Esse dente vai sair de novo?
    Obrigada, Aline.

    • Pela idade dela, é possível que sim, Aline. Mas é essencial que um dentista / odontopediatra avalie, pra ver se houve algum dano mais sério à raiz do dente (uma fratura, por exemplo).

  14. Olá, boa tarde!
    Tenho um caso meio estranho e serei grata em ter sua opinião. Tenho 18 anos, beirando os 19. Aos 16 ao ir colocar aparelho por conta do afastamento dos meus dentes descobri que meus caninos superiores ainda são de leite. O mais estranho até pra minha dentista foi fato dos permanentes que deveriam substituí-los estarem presos na gengiva acima dos dois permanentes da frente e numa posição tipo alicate, para dentro. Usei o aparelho sem colocá-lo nos de leite, mas ela me disse que se optasse por fazer uma cirurgia teria que voltar a usar aparelho. Por isso retirei-o há pouco tempo, e por não ter terminado o tratamento os dentes voltaram a se afastar, mas o que mais me preocupa são as dúvidas sobre a cirurgia porque onde moro existem poucos especialistas pra esse tipo de caso, a minha dentista não era. Meu pai me recomendou não fazê-la pelo risco (poucos profissionais e possíveis sequelas nos permanentes), mas tenho medo, pois planejo morar sozinha em outra região daqui a alguns anos e se perdê-los certamente entrarei em pânico e não saberei lidar com a situação. Gostaria de ter sua opinião… Se o risco é maior de perder os 4 dentes pelos permanentes acima dos permanentes, dos de leite caírem, se é mais seguro ir a alguma outra cidade com mais profissionais, etc. Desculpe o tamanho do texto :S.

    • Andreia, se você já usou aparelho sem remover esses dentes, eu acho que, se não houver sintomas importantes, talvez o melhor seja deixar as coisas como estão, mesmo. No dia que os seus caninos de leite caírem (pode demorar MUITO, mas deve acontecer um dia), você pode optar por implantes. Afinal, neste momento, qual seria o benefício em remover os seus caninos inclusos?

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>