Dente de leite tem raiz?


Essa é uma dúvida muito comum no Google no consultório. Afinal de contas, dente de leite tem raiz? A resposta é sim. E não. Na verdade, depende de QUANDO você faz essa pergunta.

Sim, como quaisquer dentes, dentes de leite têm raízes. Até porque, se não fosse assim, nada os manteria “em pé” na gengiva. Só que quando eles caem ou são extraídos já molinhos, não se vê raiz alguma. E aí é que aparece a dúvida: a raiz sumiu?

Sumiu. O nome desse “sumiço” é rizólise, que é a reabsorção radicular de dentes decíduos na época da troca por dentes permanentes. Funciona assim: o dente de leite está lá, firme e forte. Porém, dentro do osso, o dente permanente que vai substituí-lo já está em formação. Por isso é que a radiografia panorâmica de crianças na fase de dentição mista (quando há dentes de leite e dentes permanentes na boca) é uma bagunça!

Quanto dente!

Quando os dentes permanentes estão prontos para irromper (nascer), eles começam a “comer” as raízes dos dentes de leite… estes, por sua vez, vão cada vez mais perdendo sustentação e ficam moles. E o resto da história vocês já conhecem: mais dia, menos dia, eis um dente de leite na mão (e sem raiz alguma).

A radiografia panorâmica acima é mais ou menos da mesma época da ilustração abaixo, que traz um modelo da mandíbula de uma criança de 8 ou 9 anos de idade. Nela é possível observar dentes de leite (os molares e o canino), dentes permanentes que ainda não nasceram (o segundo molar, os prés-molares e o canino) e dentes permanentes que já nasceram (o primeiro molar, os incisivos laterais e os incisivos centrais). Tudo na mesma boca!

Modelo da dentição mista

Como você pode observar, os dentes de leite têm raízes sim. E assim que os dentes permanentes forem tomando seus lugares, essas raízes vão sumindo e os dentes de leite caem. 🙂

E se o dente de leite não cair? Aí o Tio Dentista explica o que fazer.

Não entendeu os números dos dentes? Clique aqui.

Compartilhe:

Categoria: CuriosidadesOdontopediatria

Marcadores:

315 comentários

  1. Dra. boa noite. Meu filho de 2 anos caiu ha duas semanas, bateu o dente da frente, ele sangrou e tudo mais. Levamos ao dentista, ele disse q não tinha quebrado nada e q usasse apenas compressas geladas para melhorar o inchaço. Agora o dentinho dele tá escurecendo… Tenho medo de q ele fique com o dentinho escuro até ter q trocar. Estou muito triste. A minha dúvida é se tem algum solução para a cor escura do dentinho dele ?

    1. Manoele, geralmente isso é sinal de problema de canal. Sugiro que você procure o dentista pra reavaliar. Esteticamente falando, é possível restaurar o dente pra ele não ficar com essa cor escura… mas na idade do seu filho é meio complicado, porque ele teria que ficar parado por alguns minutos pra ser atendido.

      1. Luana, quando um dente de leite cai é normal que saia só a coroa mesmo, pois a raiz é reabsorvida pelo dente permanente que vai nascer. Em princípio, tudo certo.

  2. Dra. Boa tarde
    Meu filho tem 7 anos e o dente da frente caiu ontem, mas apareceu tipo uma pele em formato de dente que hoje ja esta bem menor. Meu filho mais velho disse que parece um dente de carne. Isso é normal?
    Obrigada.

  3. Dra, eu ainda tenho dois dentes de leite, tenho 16 anos e o canino ainda está pra nascer, esperando uma extração, mas o dentista informou que seria necessário um tracionamento para puxar esse dente. Em vez disso, poderia realizar a extração dos dois dentes de leite dos dois caninos, e colocar um implante? Ou seria necessário de qualquer jeito colocar aparelho?

    1. Luana, seria preciso extrair os dois caninos permanentes pra fazer implantes… mas se dá pra tracionar, vale a pena tentar. Ainda, você teria que esperar mais uns 3 anos pra fazer implantes, já que sua estrutura óssea ainda está em crescimento. Se você quiser deixar tudo “direitinho”, acho que não vai ter como não usar aparelho (fazendo o tracionamento ou não).

  4. O meu filho tem 9 anos, caiu e quebrou inteiro seus dois dentes de leite da frente, que vai acontecer, ele pode recuperar e usar os mesmos dentes.

    1. Caegella, aos 9 anos os 2 dentes da frente não são mais de leite… são permanentes. Sugiro que você leve seu filho ao dentista o mais rápido possível pra avaliar e tratar de acordo.

  5. Boa tarde, eu tenho 18 anos e ainda tenho 3 dentes de leite, dois deles não tem dentes permanentes, mas o 65 tem e ele está ficando mole, minha dentista pediu rx dele e a raiz do permanente não ta totalmente formada ainda, esse dente ainda pode cair e o permanente nascer?
    E eu posso tá colocando aparelho ortodôntico mesmo com esses tres dentes de leite? Obrigada!

    1. Marcela, sim, se a raiz não está completamente formada, o dente ainda tem “força” pra nascer sozinho. Sim, em princípio já é possível instalar o aparelho ortodôntico.

      1. Então não tem nada a ver a raiz não estar totalmente formada ainda? Porque a dentista que fez o rx me informou que o dente permanente não aguentaria por causa da raiz não formada totalmente e que talvez teria que arrancar o dente permanente e colocar um implante, sendo que o dente 65 já está bastante mole, é possivel o dente permanente não aguentar depois que o 65 cair e ele vir a cair também?
        Gostaria de saber também se os outros 2 dentes de leite que não possuem dente permanente para nascer aguentariam o aparelho ortodôntico neles? Muito obrigada, parabéns pelo site!!!

        1. O dente permanente não aguentaria o quê? Ele não tem razão pra cair. Não, os dentes de leite não podem ser movimentados ortodonticamente, só os permanentes.

          1. Ele não aguentaria vir pela sua raiz so ter 1/2, foi isso que minha dentista falou, é verdade? Ou não tem nada a ver, posso te mandar o rx por e-mail para você ver ?

          2. Marcela, vi a radiografia. Justamente pela raiz não estar completamente formada, há possibilidade do dente nascer sozinho. Claro que haveria um grande atraso, mas não é impossível… há espaço pra isso.

  6. Ola Dra., minha filha tem seis anos e os dentinhos permanentes da frente da parte de baixo começaram a nascer, e os dentinhos de leite ainda não estão completamente amolecidos. Gostaria se saber se nesse caso para extração é usado somente um anestésico ou se existe a necessidade da aplicação da anestesia injetável e se existe alguma contraindicação para o uso desta.

  7. Ola Dra, tenho uma sobrinha de 4 anos e 11 meses, brincando ela caiu e bateu com a boca no chão, nisso um dos dentes frontais da parte de cima afundou e entortou, porém não amoleceu, isso pode prejudicar o crescimento e a formação de um novo dente?

    1. Infelizmente pode, Robson. A intrusão é um dos piores acidentes que podem acontecer na idade da sua sobrinha, melhor teria sido se o dente tivesse “voado” longe (avulsão). Isso porque o dente permanente está ali pertinho, em formação dentro da gengiva, e pode ter sido tocado pelo dente de leite, e a gente nunca sabe no isso vai dar. Eu não estou dizendo tudo isso pra assustar você, talvez esteja tudo ok, mas seria um ótima ideia levá-la ao dentista / odontopediatra pra uma avaliação, fazer uma radiografia, etc..

  8. Olá. Meu filho tem apenas 3 anos, ele caiu e bateu o dentinho e ficou escurinho e molinho, mas pouco tempo depois nasceu uma bolinha amarelinha, a dentista dele disse q ia ter q fazer o canal, mas como o dente estava bem molinho ela marcou pra outra semana, mas antes disso ele caiu na escolinha, e o dentinho veio pra frente, então levei ele no dentista, eles tiraram o dentinho, mas saiu com a raiz e tudo, era enorme, vai nascer o permanente depois ? E pq não precisa mais fazer o canal? Estou mto preocupada e não consigo entender a explicação da dentista, desde já agradeço… mto obg.

    1. Dayse, em princípio o permanente vai nascer normalmente, mas isso só lá pelos 6 anos de idade. A ideia, ao tratar o canal, era manter esse dente, pra que seu filho não ficasse “banguelinha” tanto tempo, e também pra que os outros dentes de leite não entortassem e interferissem na futura irrupção dos permanentes. Como ele bateu de novo o dente, provavelmente não tinha mais como manter mesmo… aí melhor tirar. Não deve haver maiores consequências, mas é bom acompanhar periodicamente pra ver se está tudo ok.

  9. Bom dia Dra.

    Meu filho vai fazer 6 anos agora e ele levou uma queda com 4 e o dente dele superior da frente escureceu e criou uma bolha agora, na gengiva acima do dente, levei ele ao dentista e ele mandou eu fazer um canal nele, isso é normal?? Ele nao sente dores e nao está mole, é devido eu mandar fazer esse canal nele ou espero o dente cair?

    1. Emanuelle, em mais ou menos 1 ano esse dentinho deve cair. Considerando isso, creio não valer a pena tratar o canal. Mas também não dá ficar esperando cair, afinal há uma infecção, o que fica claro por causa da “bolha”. Então, pelo seu relato, me parece que o melhor seria extrair logo. Converse com o dentista, vale a avaliação dele a respeito.

      1. Olá.
        Acabei de retirar um dente de leite da minha filha (incisivo) que estava molinho há imenso tempo. Isto porque a gengiva tinha inflamação e ao comer chegava a sangrar.
        No entanto, ao puxar, o dente saiu, mas ficaram pequenos pedaços de dente (pedacinhos finos) agarrados à gengiva.
        Haverá algum problema em deixá-los?
        Acabarão por sair sozinhos esses pedacinhos? Ou terei de ir a um dentista?
        Obrigado.

        1. Manuel, é possível que esses pedacinhos sejam expulsos espontaneamente, sim. Mas o ideal seria que um dentista avaliasse, até pra evitar que sua filha tenha um incômodo maior.

  10. Olá Dra. Gostaria de tirar uma dúvida que não me deixa dormir, levei meu filho em sua dentista e a mesma extraiu os 2 dentes da frente inferiores, daí perguntei porque extrair ja que ainda não está um pouco duro, e ela falou que era melhor, pois ele poderia engolir dormindo e acontecer algo pior. Só que fiquei até agora pensando, precisava mesmo tirar ja que 1 ainda estava duro e o outro comecando a amolecer? E ele so tem 4 anos e 11 meses? Esse procedimento foi correto, Dra?

    1. Amanda, vale a avaliação da dentista. Provavelmente há algum motivo além desse, mas não tenho como opinar com propriedade só com base no seu relato, sem examinar seu filho.

  11. Doutora, meu filho tem 3 anos e 7 meses, hoje ele perdeu seu primeiro dente de leite, este dentinho que ele perdeu já estava com
    uma cor diferente, nao me lembro dele ter batido o dente, mas hoje quando o dente caiu ele disse ter batido no carrinho de brinquedo dele, mas não chorou e nem reclamou, apenas veio com o dente na mão. Será que devo levá-lo no dentista? Normal uma criança de apenas 3 anos perder o dente tão cedo? Estou preocupada!

    1. Deve, Larissa… mas mais por uma questão de ver se está tudo ok. É cedo pra ele começar a trocar os dentes sim, é praticamente certo que ele bateu esse dente e você nem ficou sabendo. Mas não se preocupe, acontece.

  12. Boa tarde Dra.
    Meu filho está com 5 anos. Há alguns anos ele bateu a boca no chão e um dos dentes superiores frontais escureceu. Há pouco tempo no dente mencionado apareceu uma inflamação na gengiva e o dentista extraiu o dente.
    Queria saber se vai nascer outro ou não.
    Obrigado.

  13. Boa noite. Minha filha de 4 anos caiu e bateu os dois dentinhos da frente que ficaram moles.
    Levei no dentista um dia depois da queda e no mesmo dia fiz um raio x, que acusou que ela já não tem mais a raiz dos dentes.
    Pois bem, passada uma semana (no caso hoje) a dentista da escolinha deu uma olhadinha e disse que era pra ter esperado no mínimo uma semana para radiografar porque agora que da pra ver exatamente como está a raiz.
    Disse que está bem inflamado, porém não precisa tomar nada.
    Minha dúvida é: é possível que uma criança de 4 anos já não possua mais raiz? E se está inflamado não tem que tomar algum remédio? Obrigada.

    1. É possível sim, Amanda. Não é que o dente da sua filha não tenha mais nenhuma raiz, mas boa parte dessa raiz já foi reabsorvida. Se o dentista não vê necessidade de medicação, não precisa.

      1. E é normal haver reabsorção de raiz nessa idade? E por causa disso será que ela vai perder os dentinhos logo? Seria necessário realmente outra radiografia?
        Me desculpe por tantas perguntas rsrs

        1. Alguma reabsorção radicular sim, não uma reabsorção grande. Por causa do trauma, ela pode perder os dentinhos antes, sim. Se sua filha não tem dor ou outro sintoma que justifique, não é preciso fazer mais radiografias por enquanto.

  14. Oi dra, boa tarde! A reabsorção do dente de leite só ocorre por volta dos 6 anos ou é um processo lento? Pergunto pois meu filho de 1 ano e 7 meses sofreu uma queda ha 2 meses atrás e bateu os 2 dentinhos da frente no chão, quebrou uma pontinha bem pequena e agora está fazendo acompanhado radiografico, não está dando nenhuma alteração significativa, porem uma amiga que é dentista viu pelo rx uma pequena reabsorção de raiz, fiquei preocupada, pode ser normal?

    1. Alessandra, considerando o trauma, pode ter havido um pouco mais que o normal de reabsorção da raiz, sim. Mas de forma geral é um processo lento, que leva meses ou até anos.

      1. Obrigada pela atenção e por seu excelente trabalho! Fico mais tranquila, meu receio é que ele venha a perder esse dentinho precocemente, mas vou tentar relaxar um pouco e acreditar que vai dar tudo certo!!

  15. Boa tarde Dra. Ana, tenho um filho, ele vai fazer 6 anos em agosto, percebi que um dos dentinhos inferiores dele já estava nascendo e o dente de leite ainda não estava mole, pedi pra ele fica mexendo com movimentos de vai e vem pro dentinho ficar mole e com dois dias depois ficou mole, então resolvi eu mesma tirar por conta que o outro já estava nascendo bem atrás do dente de leite e também a gengiva estava inchada, só que quando eu tirei o dente, percebi que a parte de cima do dente saiu normal mais a parte da raiz saiu só a metade, só com uma parte da raiz, fiquei com medo. O permanente vai nascer normalmente? A raiz não vai atrapalhar o dente novo vir pro lugar certo? Será preciso alguma remoção cirúrgica? Já faz quatro dias e ele não reclama de dor, mas a gengiva dele continua inchada e um pouco vermelha no lugar que o dente saiu. Já com o outro dente vizinho, aconteceu a mesma coisa só que ele já estava mole, mas percebi que também ficou uma parte da raiz, será que arranquei antes da hora? Pode ter algum problema sério se a raiz ficou lá dentro? O que devo fazer? Por favor me ajuda. Grata!

    1. Carla, se o dente do seu filho já tinha alguma mobilidade, é porque parte da raiz já tinha reabsorvido, ou seja, a raiz do dente de leite vai “sumindo” aos poucos. Então não ficou nenhum pedaço de raiz dentro da gengiva, pode ficar tranquila. É assim mesmo, o dente permanente vai nascendo e “comendo” a raiz do de leite, por isso ele fica mole e cai.

  16. Olá Dra. Ana, meu filho perdeu o primeiro dente de leite ontem, o dente estava super mole e ele foi mexendo até sair, porém ficou uma pele no lugar, é normal ?
    Obrigada.

  17. Ola, estou muito preocupada, tenho uma filha de 5 anos, ela perdeu o dente da frente de baixo abrindo uma lata de biscoito, o outro mordendo uma borracha, ambos nao estavam moles, é normal?

  18. Doutora, o dente da frente de cima do meu filho de 8 anos estava mole, eu arranquei só que ficou um pedacinho da raiz dentro, ele está aqui, disse que não está doendo, devo me preocupar ou o organismo expulsará para fora o restante da raiz?

    1. Chadiane, pode ser normal, sim. Realmente há um pequeno atraso, mas geralmente isso não é problema. De qualquer forma, até pra você for ficar mais tranquila, leve-o a um odontopediatra pra avaliar.

  19. Dra. Sua linda, eu nao lembro de ter perdido meu canino inferior e logo abaixo dele, na parte interna da boca, tem tipo um caroço (que eu acho ser um dente), nao sei se é uma glândula, pois tenho mais caroços desses na boca, porém apenas esse é bem fixo, ja tenho a bastante tempo… tenho 17 anos. Vou no dentista mas nunca falou nada sobre isso e esqueço de perguntar.

    1. <3

      Tom, pode ser uma retenção prolongada do dente de leite e o "caroço" ser o dente permanente ainda dentro da gengiva, sim. Os outros "caroços"… depende, é preciso considerar um a um. Se seu dentista nunca chamou a sua atenção pra qualquer alteração, creio não ser nada relevante. Mas lembre de perguntar pra ele na próxima consulta. 😉

  20. Olá Dra, meu filho de 1 ano e 8 meses caiu, bateu a boca e o dente direito superior incisivo central ficou um pouco torto! Não ficou mole, porém sangrou um pouco! Levei logo ao dentista. Ele apenas olhou e disse que era pra eu tomar cuidado pra ele não bater novamente e passou um remédio pra caso houver dor e/ou febre. Mas continuo bastante preocupada, queria que fosse feito uma radiografia panorâmica, mas o dentista não pediu. Estou com medo do dente dele começar a escurecer. Isso pode acontecer? E o dentinho q ficou torto pode voltar à posição novamente?
    Desde já agradeço.

    1. Suellem, o dentinho deve ter intruído um pouco (entrado na gengiva), o que é comum de acontecer. Nesse caso, considerando a idade do seu filho, ele deve sair sozinho e voltar para o lugar. Se não está mole, é porque não deve ter sofrido fratura nem nada mais sério… então nem se indica radiografia mesmo (muito menos panorâmica), até porque na idade dele é complicado de mantê-lo parado pra fazer a tomada. O dente até pode escurecer, mas não dá pra prever isso.

  21. Dra., tenho 19 anos e tenho um dente de leite, so que na parte de cima da gengiva tem um volume como se fosse o dente permanente, e quando eu tinha 13 anos fiz um raio x panorâmico e la tem meu dente permanente, so que ate agora o de leite não caiu e nem o permanente nasceu, o que fazer? Se arrancar o de leite pode ser que o permanente nasça? Obg desde já!

    1. Acho improvável, Gleiciane. Provavelmente o dente permanente está impactado, em posição desfavorável pra nascer sozinho. Procure um ortodontista pra avaliar, uma possibilidade é “puxá-lo” pra fora com aparelho ortodôntico.

  22. Oi doutora, meu filho de 5 anos caiu quando tinha uns três e bateu o dente, eu já levei na dentista e apareceu um trauminha no dente, ela queria arrancar logo para não prejudicar o permanente, aí nós decidimos esperar mais e fomos acompanhando, só que agora com 5 anos o dente já ficou escuro e fraco e até quebrou um pedaço, só que não está mole.
    No raio X apareceu a pontinha do outro, é o dente frontal superior.
    Gostaria de saber se arrancar sem estar mole ou deixar amolecer, e se pode ter problema de sair os dentes permanentes frontais fora de simetria, por arrancar antes, e se pode dar algum problema na hora de arrancar e se vai doer muito pra ele? Obrigado.

    1. Michel, se o dente não foi extraído na ocasião do trauma, não vejo razão pra extrair agora (a não ser que haja dor ou a radiografia indique infecção, por exemplo). O dente permanente deve nascer entre os 6 e 7 anos, então o de leite não deveria estar muito mole, mesmo. Eu acho que é só o caso de esperar ele cair sozinho.

  23. Bom dia Dra. Ana Tokus! Tenho uma filha de 2 anos e 10 meses, ontem ela reclamou sobre um incomodo (dor leve) no dente incisivo da parte de baixo, percebi ao tocar que o dente estava meio mole, comparei com outros e percebi que realmente esta meio mole. A principio fiquei empolgada pois o primeiro dentinho de leite da minha princesa iria cair. Mas tive uma certa curiosidade ao saber com que idade acontece esse processo, consultei em alguns sites e verifiquei que a idade para este processo seria a partir dos 3 anos para 4 anos de idade, fiquei desesperada porque ela tem apenas 2 anos e 10 meses. É estranho isso ou devo me tranquilizar?!

    OBS: Ela não sofreu nenhum tipo de acidente que possa ter feito com que o dente amolecesse tão rápido.

    Obrigada!
    Atenciosamente,

    Mariana Mares

    1. Mariana, o dente estar um pouco mole não significa que ele já vai cair… no caso da sua filha isso pode levar mais 3 anos. O que ocorre é que o processo de rizólise (em que o dente permanente começa a “comer” a raiz do de leite) já começou. Então fique tranquila, tudo dentro do esperado. Se por acaso você notar que esse dente continua amolecendo a ponto de parecer que vai cair mesmo, leve-a ao dentista / odontopediatra pra avaliar. Aí certamente ela bateu o dentinho e você nem viu. Mas realmente acho que não é o caso.

  24. Dra. O dente superior do meu filho de 6 anos estava molinho, então caiu. No dente não tem raiz, tem um buraquinho que parece que era da raiz, mas no lugar que caiu na gengiva já tem algo lá, não sei dizer o que é, se é dente ou raiz. O que pode ser isso?

      1. Dra. Meu filho tem 5 anos e 8 meses e o dente superior tá mole e já apontou outro por debaixo, tipo no céu da boca, é normal? Não seriam os superiores centrais a cair primeiro? É o primeiro dente dele a ficar mole e nascer outro em seguida. O que fazer?

        1. Fabrícia, seguindo a ordem esperada, seria os centrais INFERIORES os primeiros a caírem. Mas essa ordem às vezes se inverte, mesmo. Em princípio tudo ok, até porque o dente permanente já está nascendo. Mas seria um bom momento pra levar seu filho a um odontopediatra e fazer uma avaliação.

  25. Olá Dra!
    Meu filho de 7 anos retirou ontem aparelho ortopédico para expandir a arcada superior. Acontece que hoje os dois caninos dele estão muito, mas muito moles. Estou desesperada!! É muito cedo para perder os caninos, não é? Qual a consequência disso?
    Por favor me dê uma orientação!!

  26. Oi, tenho 19 anos e extrai um dente, e eu queria saber se quando extrai o dente ele ainda tem raiz? Pois fui procurar um lugar para fazer implante e me falaram que so fazem se o dente tiver raiz.

    1. Uma vez o dente extraído, não há mais raiz, Ludmilla. Aliás, pra fazer o implante, é preciso que não haja raiz, pois o implante é um parafuso que vai no osso e substitui exatamente a raiz de um dente perdido. Eu acho que você está confundindo com coroa + pino (o que o pessoal chama de “pivô”)… nesse caso, o pino vai na raiz e, sobre o pino, a coroa.

  27. Dra. minha filha tem seis aninhos já extraiu quatro dentinhos e nenhum saiu com a raiz, como se tivesse quebrado durante a extração, isso é normal ? Detalhe, os dentes dela não ficam molinhos mesmo com o outro já aparecendo. Obrigado.

    1. Normalíssimo, Reginaldo. Sinal de que o dente permanente já reabsorveu toda a raiz do dente de leite, então já era hora do dente de leite cair, mesmo. E sem nenhuma raiz.

  28. Dra. meu pai arrancou o dente mole do meu irmao de 6 anos so que ele saiu com uma raiz enorme, e o primeiro dente que o meu irmao tinha arrancado, eu e minha mae queremos saber isso e normal? Porque o dente dele saiu com uma raiz, mesmo com o outro ja tendo “rasgado” por tras?!?

    1. Qual dente caiu, Valmir? De qualquer forma, na idade dele provavelmente todos os dentes são de leite, ainda. Então, o permanente vai nascer ainda, sim. Mas sugiro que você leve ele ao dentista / odontopediatra pra avaliar, por precaução.

  29. Boa tarde, minha filha tem 2 anos e 9 meses, ELA CAIU E BATEU OS DENTES DA FRENTE NA PARTE SUPERIOR, um quebrou a pontinha e o outro sangrou um pouco, depois de 8 dias da queda esse dente que sangrou veio a escurecer um pouco, o outro que quebrou esta normal, queria saber se esse dente que escureceu pode voltar a clarear, se isso pode ter sido por conta da hemorragia dentro do dente.

    1. Carla, pode ter sido pela hemorragia, sim. Mas se isso aconteceu, deve ser caso de tratamento de canal. Não é esperado que o dente clareie sozinho. Leve-a a um dentista pra avaliar e tratar de acordo, quanto antes melhor.

  30. Olá Dra., boa noite!

    Meu filho tem 5 anos e 21 dentes de leite (um a mais que o normal, um incisivo lateral, ou seja, 2 incisivos laterais do mesmo lado, um ao lado do outro que nasceram juntos e mais tarde separados por uma dentista), porém por curiosidade pedimos o raio-X panorâmico, bem recente, parece que falta um dente incisivo lateral esquerdo nos dentes permanentes. Levamos a radiografia em apenas um dentista que não soube especificar a situação. Minha dúvida é, o dente que visualmente está faltando ainda pode ser criado e aparecer num raio-X no futuro? O dente que ele tem a mais de leite, que seria justamente o que falta dos permanentes, poderia ter “descido” antes? Por gentileza, o que devo fazer?

    Muito obrigado!

    At.,

    -AE

    1. Alex, é um caso bem interessante. Incisivos laterais de leite e permanentes são bem diferentes, acho altamente improvável que esse lateral a mais seja o permanente que “desceu” antes e o dentista não tenha notado. Na falta do permanente, esse lateral de leite pode ficar por anos no lugar dele, até que um dia acabe caindo (dentes de leite não têm estrutura pra ficar longos anos em boca). Sugiro que um dos laterais de leite seja mantido até que seu filho tenha idade pra fazer um implante, lá pelos 18 ou 19 anos, dessa forma o osso na região fica preservado. Ele será menor em comparação ao lateral do outro lado, mas é possível resolver isso, provisoriamente, com uma restauração.

  31. Bom dia dra. Minha filha de 1 ano e 5 meses escorregou no piso e caiu de boca no chão… quebrou os dois dentinhos da frente superiores. Um deles quebrou só um pedacinho, o do lado se partiu em 3 partes. Não sangrou muito. 3 dias depois levei-a ao odontopediatra que radiografou e disse que teria que arrancar. A extração está marcada para daqui 5 dias, estou apavorada, pois ela é muito bebê e isso pode causar um trauma pro resto da vida. O dentinho está clareando, mas tem uma ponta perto da gengiva que está bem pretinha…. Seria possível esperar mais alguns meses até ela entender um pouquinho para fazer essa extração? O que eu faço…

    1. Juliane, pelo contrário… havendo indicação de extração, é melhor fazê-la logo… até porque não dá pra esperar meses pra extrair um dente fraturado, isso poderia trazer muitas consequências ruins. Sua preocupação é compreensível, mas a possibilidade de trauma não se aplica, crianças dessa idade têm “memória curta”, digamos assim, elas só começam a guardar memórias a partir de uns 3 anos de idade. E, mesmo assim, estamos partido do princípio que essa extração seria uma experiência traumática… e não precisa ser.

  32. Olá doutora, hoje eu arranquei o dente de leite do meu irmao, porque ele dizia que estava se sentindo incomodado com o dente prestes a cair, mas acho que tirei antes da hora, e a raiz ficou presa na gengiva. Devo me preocupar? A raiz vai sair com o tempo? Eu devemos leva-lo a um dentista para tira-la ?

    1. Lori, por que você acha que a raiz ficou na gengiva? Se o dente estava mole (a ponto de você conseguir extraí-lo), é porque já nao havia mais raiz. Ou havia uma fratura ou cárie muito grande, de forma que separou a coroa da raiz. Pra tirar a dúvida, leve-o ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  33. Olá, Doutora! Minha filha tem 10 anos e trocou quase todos os dentes. A minha preocupaçao é que falta apenas um canino para cair e hoje observei que a cor dele está rosado. Isso é normal. Ele está começando a ficar mole mas o outro ainda não apareceu. Muito obrigada! Tatiana

  34. Olá, eu tenho 18 anos e recentemente fui ao dentista e ele disse que ainda tenho 4 dentes de leite, e disse que vai precisar arrancá-los para colocar aparelho ortodôntico para retirar o espaçamento dos dentes. Isso vai prejudicar minha arcada dentária?
    Obs.: Eu já tirei a radiografia e foi constatado que eu realmente não tenho esses 4 permanentes.

    1. Não Evelyn, não haverá prejuízo pra vocês. Os dentes de leite iam acabar caindo um dia, e como você vai usar aparelho, o melhor é os extrair logo e fazer ou o fechamento dos espaços ou a adequação dos espaços pra fazer implantes (depende do caso e de quais dentes são).

  35. Olá, tenho 16 anos e meu dentista disse que eu tinha um dente de leite, como eu uso aparelho acho eu que estava atrapalhando no tratamento né, aí ele resolver tirar esse dente de leite. Quando foi arrancado esse dente saiu com a raiz, eu meio que fiquei assustada né, mas não falei nada… já se passou 2 meses e nada desse dente nascer, nem sinal de nenhum dentinho nascendo de novo. É normal ? Estou com medo, q Deus me perdoe de eu estar confusa sobre meu dentista, mas e se fosse um dente permanente ? Quanto tempo vai levar pra nascer ? Meu dentista disse que o dente esta sem força pra nascer, e que se for preciso vai ter que fazer uma cirurgia pra puxar ele.

    1. Laís, pode ficar tranquila: um dentista NUNCA confundiria um dente de leite com um permanente… se isso acontecer, ele pode rasgar o diploma. 😉

      Pelo que entendi, o dente permanente existe mas não deve mais nascer sozinho, porque a raiz dele já deve estar completamente formada dentro do osso. Nesse caso, deve ser necessário “puxá-lo” com aparelho, mesmo.

  36. Boa noite, meu filho caiu quebrou o dente e o dentista retirou ele com raiz e td, pois o dente estava necrosando, la dentro. Os dentes permanente vão nascer normalmente dps?

  37. Bom dia! Me chamo Tátila, tenho um filho de 5 anos, faz três dias que o dente dele superior da frente ta mole e não consigo extrair, devo leva-lo ao dentista ou não?

    1. Tátila, esse dente permanente só nasce lá pelos 7 anos de idade… então pode demorar bastante, ainda. O fato do dente de leite estar mole não significa que ele já está caindo. Por exemplo, meu filho tem o mesmo dente um pouco mole desde os 4 anos, hoje ele tem 6 e até agora o dente não caiu. Então, não force pra que o dente do seu filho amoleça e nem tente extraí-lo, deixe que a natureza siga seu curso. Se houver dor ou alguma alteração, leve-o ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  38. Bom dia Dra., meu filho tem 6 anos e já começou a cair os dentinhos de leite.
    Já caíram dois na parte de baixo, só que ele fica forçando os dentes de baixo com o de cima, ele forçou tanto que fez com que o terceiro dente que nem mole estava fosse arrancado a força, saiu até com raiz, pelo que parece, não entendo muito, agora esta inflamado já ha 6 dias, ele esta tomando anti-inflamatório, mas esta muito inchado e tem tipo uma ingua, não sei se é assim que diz, também tem tipo uma carne esponjosa saindo do buraquinho que saiu esse dente, estou muito preocupada com essa inflamação, ele esta quietinho todos esses dias, chora muito e ele é ligado no 220 rsrs, quando ele dorme automaticamente fica forçando os dentinhos. Por favor pode ajudar, não sei mais o que fazer.

    Grata
    Fernanda

    1. Fernanda, me parece que ele tem bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes (no caso dele, durante o sono). Essa costuma ser uma situação passageira na infância. De qualquer forma, é importante que você o leve ao dentista / odontopediatra pra ver se houve algum dano mais sério à gengiva por causa do dente extraído precocemente (se ficou um pedacinho de raiz, por exemplo).

  39. Olá Dra. Ana, boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida… Notamos o primeiro dentinho (incisivo inferior), do meu filho de 5 anos, mole no domingo e hoje quarta-feira ele trombou com um amigo no futebol e o dentinho foi arrancado. O dente saiu sem raiz e no buraquinho não consigo enxergar o dente q vai nascer, só um pedacinho de gengiva. Fiquei preocupada pois não sei se o dente saiu no tempo certo. Devo leva-lo ao dentista? Obrigada.

    1. Daniela, é sempre bom levar ao dentista em caso de trauma. Mas se o seu filho não reclama de dor e o dente de leite já não tinha raiz, ok, é normal e esperado que a qualquer momento ele caísse. Pode demorar dias, semanas ou até meses para o dente permanente começar a nascer, sem problema algum.

  40. Dra. Bom dia, gostaria de saber o que aconteceu, minha filha tem 6 anos e ha seis meses levei ela no dentista e a mesma fez uma radiografia e falou que precisava extrair os dois dentinhos da frente que estavam impedido os permanentes de nascer, ela tirou e ainda hoje nao nasceu e nem tem sinal de pontinha de outro dente, estamos muito preocupados, será que ela tava errada e nao vai nascer mais o dente permanente?

        1. Karyne, em princípio sim, o dente permanente deve estar seguro. Mas é essencial que você o leve a um dentista / odontopediatra pra avaliar se houve algum dano mais sério ou se é só aguardar, mesmo.

  41. Minha filha aos de 2 anos caiu, e o dentinho saiu completo no mesmo momento com a raiz td, tem algum problema esperar o permanente ou pode trazer algum dano, pois levei-a numa dentista e ela me disse q nasceria normal mas agora a outra dentista me disse q tem q usar um aparelho, estou super confusa… obrigada desde ja.

    1. Flavia, se for um dente da frente (incisivo), em princípio, é só aguardar. Geralmente não é necessário um mantenedor de espaço (o aparelho que eu, imagino, a outra dentista sugeriu).

      1. Dra., isso tbem aconteceu com minha filha, ela caiu e o dente saiu inteiro, eu estou muito preocupada, ela tem 1 ano e dois meses, demora quanto tempo pra nascer o permanente? E será que nasce com alguma fratura?

        1. Soraia, o dente permanente deve nascer sem problemas, mas vai demorar ainda. Você não disse qual dente é, mas geralmente, nesses casos, é o incisivo central superior… e ele só vai nascer lá pelos 6 ou 7 anos de idade.

  42. Olá, o dentinho do meu filho q tem 4 anos e 9 meses caiu, e normal, foi o primeiro dente q nasceu, não os da frente e sim o do lado da presa, e saiu sem a raiz, q parece q ta todo quebradinho, e normal ?

    1. Marlete, embora tenha caído um pouco cedo, não me parece que haja qualquer alteração. Em princípio, o dente permanentevai nascer normalmente, mas pode demorar, justamente porque o de leite caiu mais cedo. O ideal seria a avaliação de um odontopediatra, pra tirar a “cisma”.

  43. Olá. Tem 3 semanas q minha filha ficou com dente mole. Hj fui forçar um pouquinho p amolecer e acabou q o dente se soltou de vez e a gengiva dela rasgou. Depois só puxei pra cima e saiu normal. Porém vi q raiz está enorme e sempre que rasguei os meus não saíram daquela forma. Tem algum problema?

  44. Olá Dra. Tenho uma filha de 5 anos e meio, há uns três meses atrás de repente o dente inferior da frente amoleceu, logo caindo, e um permente tomou seu lugar, o vizinho ao lado foi igual, agora os superiores já caiu um e o outro já está mole também, até aí sem crise, porém é normal perder os dentes tão cedo antes dos 6??? E sendo que os de trás permentes não nasceram ainda, ela possui 20 dentes, 10 superiores e 10 inferiores. Isso é motivo de preocupação?! Grata.

  45. Olá Dra. Ana,
    O caso em questão é o meu Dra, uso aparelho durante 9 anos, recentemente fiz alguns exames complementares, o dentista ao analisa-los disse que perdi boa parte das raizes dos meus dentes, tanto inferiores como superiores da frente, tenho grandes riscos de perde-los.
    Existe algum tipo de tratamento para impedir isso?
    Obrigada!

    1. Francielle, se a reabsorção dessas raízes parar, você não deve perder os dentes. Mas tratamento pra isso, em si, não há. Sugiro fortemente que você remova o aparelho ortodôntico, pois a movimentação ortodôntica pode aumentar a reabsorção. Converse com o seu ortodontista.

  46. Minha filha tem 4 anos, ela caiu e bateu a boca na quina da cama, rasgou a gengiva e saiu o dente inteiro, até a raiz. Estou muito preocupada, tenho medo de nao nascer outro. Levei ela no dentista, ele falou que tem que por um provisório por causa do espaço do dente.

    1. Aniely, que dente é? Do fundo ou da frente? Se for da frente, em princípio não há necessidade de mantenedor de espaço (provisório), se for do fundo é bem provável. Converse com o dentista.

  47. Bom dia,

    Meu filho tem 6 anos, hoje caiu um dente de leite dele, mas parece que a raiz ou a pele que tem dentro do dente ficou no lugar, isso pode acarretar em algum problema?

    1. Paulo, deve ser apenas uma projeção da gengiva. Normal, nesse caso. De qualquer forma, se você achar necessário, procure um dentista / odontopediatra pra avaliar.

  48. Olá, minha filha tem 9 anos, ano passado fez uma cirurgia para retirada de um dente supranumerario no dente central, mas agora o dente permanente nao nasce e no exame mostra que o dente não tem raiz… estou muito preocupada, será que ela vai ficar sem o dente da frente??

    1. Elisangela, o dente supranumerário pode ter reabsorvido a raiz do dente permanente. Se isso aconteceu, pode ser que esse dente não possa ser mantido. Você não tem como me mandar uma foto desse exame?

  49. Olá Boa tarde,

    Doutora, tenho 24 anos e meu dente, acho que é (pré molar superior direito), estava com curativo ha muitos anos, e o dente caiu sem raiz, segundo minha mãe os dentes de tras não cairam quando eu era criança, só que agora tem uma pontinha branca na gengiva (como se fosse um dente, sei lá) e inchou e ta bem dolorido, o que pode ser?

    1. Camila parece ser a raiz do seu pré-molar. Os dentes do fundo já são permanentes, eles nascem atrás dos de leite, por isso nunca caíram (nem deveriam). Procure um dentista pra avaliar, provavelmente será preciso remover essa raiz.

      1. Olá, meu filho quando pequeno teve carie no dente da frente, aí o dentista cerrou um pouco, passou uns anos teve que arrancar com 4 anos os da frente e hoje tem 7 anos, e não nascem os dentes da frente, o que pode ser?

        1. Camila, em princípio tudo ok. Os dentes da frente de cima nascem mais ou menos aos 7 anos, mesmo. Mas sugiro que você leve seu filho a um dentista / odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  50. Bom dia. Tenho um filho de quase 9 anos, e aos sete ele caiu e quebrou um dente superior frontal bem próximo à coroa. A indicação do dentista foi de fazer um canal e colocar uma coroa. Tentamos fazer isso, mas meu filho tem pânico de dentista. Chegamos até a sedá-lo, mas ele acordou antes do procedimento e o dentista só conseguiu fazer o canal, e para não ficar muito feio, completou o dente com massinha de obturação, mas pelo tempo, está desgastando e a parte do dente restante, está escurecendo. O que pode ser feito?

    1. A coroa, Irene. Se seu filho ainda não colabora no sentido de deixar o dentista intervir, seria interessante tentar o atendimento com sedação (gás) ou, até, anestesia geral. Converse com o dentista.

  51. Olá! Minha filha tem 6 anos e está fazendo tratamento em uma faculdade (ulbra). Estou preocupada pq são alunos aprendendo… Então minha filha está com alguns dentes de trás cariados (as panelinhas) e eu não entro junto na sala, daí quando me chamaram pra buscar ela, minha filha estava segurando o Dentinho com uma baita raiz. A estudante me disse que o dente não estava mole mas que não tinha como salvar. Só que uma vez um outro dentista me disse que não poderia arrancar as panelinhas dela pq se não os dentes não teriam espaço para nascer… to preocupada… será q o que ela fez foi certo? Será q esse dente vai nascer de novo? Será que os outros terão espaço? Todos os Dentinhos dela da frente já são permanentes e estão saudáveis, mas e essas panelinhas?
    Desculpa pelo texto, eh que tentei explicar direitinho.
    Obrigada!

    1. Daniela, todo tratamento realizado por alunos em faculdade é feito com a supervisão de um professor. Pode ficar tranquila, se o dente foi extraído, é porque precisava ser extraído. Em alguns casos, é preciso colocar um dispositivo chamado de “mantenedor de espaço” pra “guardar” o espaço do dente permanente até que ele nasça, mas não é sempre… depende do caso. Se não foi sugerido isso, é porque não deve haver necessidade. Converse com o professor ou com a própria aluna na próxima consulta sobre isso, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  52. Ola, minha filha tem 13 anos e seu dente de leite está ha um tempo mole já, levei no dentista e ele disse q não estava mole o suficiente e que a gengiva poderia estar inchada. Mas agora ele está “completamente mole” mas eu acho que é a raiz que ainda está no dente e ela está com medo de arrancar. Será que pelo motivo dela estar ha um tempo já com o dente mole a raiz pode estar no dente ainda, ou pode arrancar normalmente em casa ou no dentista?

    1. Geovanna, se ainda houver raiz, não dá pra extrair em casa. Mas se o dentista achar necessário, pode fazer a extração. Talvez, agora, haja indicação de extração desse dente. É questão de reavaliar.

  53. Doutora, minha filha vai fazer 6 anos dia 21 de outubro de 2015. Um dente dela embaixo começou a nascer por tras e o da frente nada de amolecer, só q ela tentou tirar o sapato da boneca com os dentes e ele não sei se quebrou, mas amoleceu na hora, na marra, então eu puxei com uma linha. Acontece que o dente embaixo ta com aparência de dente quebrado e na gengiva parece q ficou um pedaço, o q eu faço agora?

    1. Suelen, é improvável que o dente que está nascendo esteja quebrado. Sugiro que você aguarde mais uns dias pra ele irromper… se houver mesmo alguma fratura, leve sua filha ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  54. Ana, os dentes de leite do meu filho começaram a romper quando ele estava com 6 meses, só que os dois dentes de cima, os do meio, estavam eu acho que quebrados, pois eles tem na ponta ondas, os dois dentes são iguais com uma onda no meio, dá a impressão de estarem quebrados, me responda a respeito se você já presenciou isso, se é normal ou falta de calcio ou vitaminas, obrigada.

  55. Olá, minha filha perdeu hoje o dentinho de cima. Ela tem seis anos, mas reparei que ficou uma pontinha de gengiva pendurada, o dentinho saiu oco.
    Isso é normal?

  56. Olá Dr. Tenho uma filha com 7 anos, um dos últimos dentinhos superiores dela precisa ser extraído (segundo o dentista). Quero saber se nasce outro dente, ou ela vai ficar sem esse dente pra sempre. Desde já, obrigada!

    1. Josenilda, aos 7 anos sua filha já tem alguns dentes permanentes… mas creio que esse seja de leite, porque pra ter indicação de extração, sendo um dente permanente, ele teria que estar bem comprometido. Então deve ser de leite.

  57. Ola dra., desde ja agradeço pela atenção, meu filho tem 2 anos e 11 meses e caiu, bateu a boca num maldito balde, nisso o dente dele da frente superior ficou meio afastado pra trás, dei um picolé e tentei recolocar no lugar puxando, mas ele chorou por medo e eu desisti, quero saber se esse dente ira voltar pro lugar ou se ira cair, mas ñ tá mole, a principio ñ teve nehuma lesao grave, mas vou levar no dentista…
    Obg pela atenção…

    1. Fadda, só avaliando pra dizer se houve algum dano mais sério. Talvez o dente não volte para o lugar espontaneamente e o dentista tenha que intervir. Quanto antes você levá-lo ao dentista, melhor.

      1. Dr, levei ele na odontopediatra, ela olhou e disse q a gengiva dele tava meio durinha (eu ñ achei), receitou amoxicilina 5 ml 8/8 horas por 7 dias, e daqui a 5 dias fazer uma radiografia. So q depois q ele começou a tomar esse remedio ele começou a ter febre. Ñ sei se cancelo a amoxicilina e vou la de novo, ou se continuo dando ate a prox consulta.
        OBS: ele nunca tinha tomado amoxicilina antes.

        Quais os procedimentos q podem ser adotados pra esse dentinho torto?
        Obg pela atenção.

        1. A febre não é por causa do remédio, Fadda… é coincidência. Dê a medicação direitinho, até o fim. É como eu disse, se necessário, o odontopediatra vai recolocar o dente no lugar… se ele não considerar necessário, o dente deve voltar à posição sozinho depois de algum tempo.

  58. Boa noite, tenho um filho de sete anos e notei que um dentinho de leite começou a amolecer, demorou mas não caiu, e agora ele esta diminuindo!!! No inicio pensei ser a gengiva inchando, mas agora ele esta quase todo dentro da gengiva! Foi muito rapido! O que faço, tento arrancar em casa ou procuro um odontopediatra pra extrai-lo, o dente continua mole, mas está cada dia menor. Ele não sofreu nenhuma queda e também não reclama de dor.

  59. Olá Doutora, primeiro quero parabenizá-la pelo site, muito interessante.
    A minha pergunta é: minha filha tem 8 anos, e seu dente (1º pré molar) começou a mudar de cor, ficando rosado há três dias, ficou mole e hoje ele soltou, mas não saiu todo, parece que ficou um pedacinho na gengiva e a parte que saiu estava oca, o que pode ter acontecido? O pedaço que ficou vai sair?
    Desde já agradeço,

    1. Antonia, me parece que esse dentinho apenas está esfoliando, como esperado. O pedacinho que ficou deve sair também mas, se isso não acontecer nos próximos dias, leve sua filha ao dentista / odontopediatra pra fazer a remoção. Outra possibilidade é que esse dente (que imagino ser um 1o molar de leite, já que não existem pré-molares de leite) tenha fraturado, e aí, da mesma forma, pode estar indicada a extração.

      1. Ola Doutora. Olha, eu Tenho 19 Anos, Morro de Medo de Dentista, Tenho Um Dente De Leite Que Nao Foi Extraido e Ta Mole, Por Tras Tem o Permanente. Eu Vou Extrair Amanha. Sera Que Vai Prejudicar o dente? Vai Fechar a Gengiva? E a Raiz do de Leite Pode Estar Grudada na Raiz de Osso?

      2. Ola doutora, eu queria lhe perguntar algo. Eu tenho 17 anos e desde os 13 um dos meus dentes de trás ficou mole e nao arranquei, hoje ele me incomoda muito pois esta mole ainda, so que doi muito pois quando como algo ele e pressionado e doi, um belo dia fui mexer nele e vi que estava muito mole, tao mole que eu mesma consegui arrancar e nao doeu nada, eu tenho certeza de que ele e de leite, vai crescer outro ou vou ficar banguela?

        1. Daniella, esse dente tinha raiz? Se não tinha, certamente era de leite, então deve nascer outro. De qualquer forma, seria bom procurar um dentista pra avaliar, até pra identificar a razão pela qual esse dente não caiu antes e o outro permanente não nasceu ainda.

    1. Ariane, aos 3 anos certamente o dente perdido era de leite. Então, nasce outro, sim, mas pode levar uns 3 anos pra isso acontecer, ok?! Por enquanto, o que você tem que fazer é levá-la ao dentista / odontopediatra pra ver se houve algum outro dano na batida.

  60. Ola doutora, meu filho de 3 anos caiu e bateu o dente da frente, a coroa saiu inteira, mas a raiz ficou, estou na duvida pq o dentista que eu levei pediu para extrair a raiz, mas ele não é odontopediatra, eu fiz uma panoramica também.

  61. Oi, bom dia. Tenho 20 anos e fui ao dentista, após ir ao clinico geral terei que fazer tratamento ortodôntico, ele disse que meus dois dentes de leite terão que ser retirados, é obrigatório ?

    Desde já obrigado !!

    1. Luana, se você for fazer o tratamento ortodôntico, não faz sentido manter os dentes de leite, até porque eles não vão ser movimentados pelo aparelho, não têm estrutura pra isso.

  62. Dra. Ana, meu filho tem 2 anos e 10 meses, e notei que o dente de leite, acho que numero 84, esta com um buraquinho, so percebi pq estava chorando muito a noite e coçando a orelha. Iremos no dentista, mas curiosidade, existe tratamento ou apenas passa um remedinho? Como fazer um canal em um bebe?

    1. Camila, existe tratamento sim, mas não necessariamente tratamento de canal. Pode ser só o caso de remover a cárie e restaurar o dente. Leve-o ao dentista / odontopediatra pra avaliar.

  63. Oi Ana, minha filha tem 3 anos, agora final de ano faz um ano q ela perdeu um dentinho em uma queda, quanto tempo vai demorar pra crescer? Tenho q colocar algum aparelho pra guardar lugar para os permanentes? Aguardo resposta obg!!

    1. Cristyna, você não especificou que dentinho era esse, mas imagino que tenha sido um da frente, provavelmente de cima (é o mais comum de se perder em caso de queda). Quando se perde um dente de leite precocemente, o permanente pode nascer um pouquinho antes do tempo normal, mas não muito. Supondo que era um incisivo central superior de leite, ele só vai nascer lá pelo 7 anos de idade… então sua filha deve ficar “banguelinha” até lá. Não, não há necessidade, em princípio, de uso de mantenedor de espaço (em se tratando de um dente anterior). Sei bem o que é isso, meu filho mais velho perdeu o dente da frente numa queda também aos 3 anos, hoje ele tem 6. Daqui a pouco nasce. 😉

  64. Dra., minha filha de 2 anos e 2 meses caiu num sabado após ter sido empurrada por 2 crianças maiores, na queda ela bateu a boca de frente… percebemos que um dos dentes de cima na frente estava sangrando… contivemos o sangramento e ficou td certo… na primeira terça-feira após, a noite, ela voltou a reclamar de dor no local… na quarta, levamos ela na odontopediatra que tirou uma radiografia e disse ter rompido a bolsa/capsula que envolve os dois permanentes da frente, teriamos que tentar tratar o canal ou extrair os de leite… infelizmente minha filha nao deixou a odontoped tratar o canal… tentamos e tentamos mas o medo dela na cadeira foi mto grande, q a odontoped nos disse q nao seria possivel o tratamento do canal e q teriamos então q extrair… extraiu… porém, minha esposa e eu estamos num sentimento tão ruim se foi certo a extração ou não… poderia a senhora nos dizer se esse procedimento foi o mais correto? Obrigado e parabens pelo post.

    1. Paulo, vale a avaliação da odontopediatra. Se ela julgou necessária a extração (na impossibilidade do tratamento de canal), ok. Creio que foi uma forma de proteger os dentes permanentes que estão em formação dentro da gengiva.

  65. Oi. Meu filho tem 5 anos e 6 meses e o dentinho de leite inferior ficou mole, e com poucos dias depois olhei e vi q tinha outro dente por trás, era o permanente! Fiquei apavorada, como o de leite já estava molinho tiramos na mesma hora e ele ficou muito feliz, porém estou preocupada, será q o dente permanente vai pro lugar? Ele nasceu atrás do de leite, e o de leite não saiu com raiz… me ajuda por favor, amo muito meu pequeno.

    1. Luziane, o que você relata é bem comum, não se preocupe. Havendo espaço para o dente permanente se alinhar com os outros dentes, ele deve ir para o lugar, sim.

  66. Olá doutora, o meu filho tem 1 ano e 5 meses, ele caiu e bateu um banco na boquinha dele, saiu o dente com raiz e tudo e gostaria de saber se tem como recolocar o dente de volta, e se isso pode afetar nos dentes permanentes. Foi o dentinho da frente que caiu, me ajuda por favor.

    1. Jéssica, quando um dente permanente sai com raiz e tudo, é possível recolocá-lo. Mas quando é um dente de leite não se faz isso, porque recolocá-lo pode afetar o dente permanente que está em formação dentro da gengiva. Então seu filho vai ficar banguelinha uns anos. Sugiro que você procure um dentista / odontopediatra pra avaliar e ver se está tudo ok, se nenhum outro dente – ou a própria gengiva – foi afetado.

  67. Dra., a dentista extraiu o dentinho de leite inferior da frente do meu filho, pois o permanente estava nascendo por dentro, atrás do de leite. Eu só me preocupei, pois saiu a raiz inteirinha. Pode dar algum problema no permanente?

    1. Não Ana, sem problema. A raiz do dente de leite não deve ter reabsorvido justamente porque o permanente saiu por trás dele, e não no lugar dele. Acontece. 🙂

  68. Eu o levei ao odontopediatra, está fazendo tratamento de cáries e a odonto disse que terá que extrair o Dentinho para não ter problemas futuros, mas será que o corte da gengiva vai fechar? Pois ele está aberto já faz um ano, a odonto não soube me responder.

  69. Olá doutora, meu filho caiu no parquinho com dois anos de idade e cortou a gengiva, dando pra ver a raiz do dente, não aconteceu nada com o dente, mas se formou uma bolha de sangue e depois de alguns dias a bolha foi sumindo e o corte na gengiva continuou aberto, dando para ver a raiz do dentinho. Hj ele esta com três anos e sua gengiva continua aberta, sera q isso pode afetar na sua próxima dentição, será que o corte da sua gengiva vai fechar quando vir o próximo dente?

    1. O que eu acho MESMO, Taís, é que 1 ano é tempo demais pro seu filho ficar sem avaliação de um dentista / odontopediatra depois de um trauma, como você relata. O dente permanente pode nascer normalmente e sem problemas? Pode. Mas eu acho prudente uma visita ao dentista, pra evitar “surpresas” depois.

  70. Ana, não foi batida… nem sei direito como foi. Ele tava mordendo o sofá e eu o puxei pra pegar no colo. O estranho é ter caído sem estar mole. Saiu inteiro, apenas com a raíz danificada, que como disse, deve ser a reabsorção pelo dente permanente.

  71. Dra…Parabéns pela matéria. Meu sobrinho tem 5 anos e numa brincadeira com ele, o dentinho de leite caiu. Fiquei preocupada, pois não estava mole. Aparentemente a raiz deu uma quebradinha. Preciso me preocupar?

    1. Renata, caiu como? Numa batida? Se sim, a batida pode ter antecipado um pouco a queda dele, mas dependendo do caso, não é algo que traga maiores consequências além de ficar um tempo a mais “banguelinha”. De qualquer forma, o ideal é procurar um dentista / odontopediatra pra avaliar e afastar (tomara!) a possibilidade de algum dano ao dente permanente que está em formação dentro da gengiva. A raiz que você viu “quebradinha” provavelmente não estava quebrada não, mas reabsorvida, o dente permanente vai “comendo” a raiz do dente de leite, por isso você só viu parte da raiz do dente de leite quanto ele caiu.

  72. Minha tem seis anos e tem a raiz do dente exposta, e um dos dentinhos de traz a dentista pediu pra fazer canal. Sera q ele cai, n temos condicoes de fazer o canal.

    1. Marcia, o dente, sendo de leite, certamente um dia vai cair. A questão é “quando”. Se é um dente de trás, pode demorar bastante, talvez lá pelos 11 anos, e ela só tem 6 ainda. Então, se pra manter o dente é necessário tratar o canal, tem que tratar. Se for o caso de extrair, deve ser necessário instalar um dispositivo chamado “mantenedor de espaço”, pra impedir que os demais dentes entortem e atrapalhem o nascimento dos dentes permanentes quando for a hora disso acontecer. Converse com a dentista sobre as possibilidades de tratamento.

  73. Olá, tenho uma filha de 6 anos que está trocando os dentes e o dentes de tras começaram a nascer, quando nasceu o primeiro um dia começou a sangrar e tinha um pedaço parecido com um osso deformado estava em cima do dente, e este nasceu, agora está nascendo o outro do outro lado e começou a sangrar, aconteceu a mesma coisa, tinha um pedaço de osso ou dente sei lá solto em cima, o dente estava a metade para fora e no meio isso, será que é algum dente que não desenvolveu, será que depois vai ter um dente permanente atrás? ????

    1. Emanuely, me parece que esses fragmentos podem ser pedacinhos dos dentes de leite. Em princípio, não é nada que traga preocupação. Mas como esses dentes permanentes já estão nascendo, é uma ótima época pra levar sua filha ao dentista pra uma avaliação.

  74. Olá doutora, meu filho te 6 anos e sofreu um acidente em Janeiro de 2015 e perdeu os quatros dentes da frente juntamente com a raiz, me culpo por não ter levado ele na emergência, porém gostaria de saber se existe a possibilidade de nascer os dentinhos dele de novo. Estou desesperada pois não quero que ele sirva de brincadeiras maldosas na escola, o que devo fazer, por favor me ajude pois nem dormindo eu estou… :-[

    1. Tamires, e esses dentes eram de leite? Porque aos 6 anos ele talvez até já tivesse trocado os dentes de leite pelos permanentes, embora, geralmente, não. Se não eram permanentes, ok, os permanentes devem nascer sem problemas. Se eram permanentes já complica, ele vai precisar de algum tipo de prótese (pra implante ele é muito novo, só depois dos 19 anos). O fato é: enquanto você não levá-lo ao dentista pra avaliar, não vai saber que dentes eram esses e nem como ajudar seu filho. Além disso, é importante uma avaliação profissional pra ver se houve algum dano mais sério a outros dentes, ao osso, etc.. Enfim… leve-o ao dentista o mais rápido possível.

      1. Olá doutora, eles eram de leite, dois já estavam moles, fiquei preocupada pelo fato de serem grandes, mas estou mais tranquila, ele está com consulta marcada com odontopediatra. Obrigada por sua eficaz atenção.

  75. Oi doutora tudo bom, bom extrai um dente quase na frente da boca, queria saber se tem como colocar um dente provisorio naqueles aparelho de ferrinho até eu poder colocar o permanente.

    1. Tem sim, Fernando. Se você usa aparelho dá pra fixar no aparelho, se não dá pra fazer uma prótese parcial removível acrílica, por exemplo. Solução, tem. 🙂

    1. Tudo depende de “quanto” dos dentes foi destruído pela cárie… a solução pode ser remover a cárie e: restaurar o dente OU colocar um bloco OU fazer canal + pino + coroa protética (se toda a coroa estiver perdida, mas pelo menos as raízes viáveis).

  76. Oi, meu filho tem 8 anos e ta com três dentes super cariados e com buraco, a dentista disse que vai fazer de tudo pra salvar os dentes dele, estou mega preocupada por serem dentes permanentes…

    1. Pois é, Ana… vamos torcer pra que a dentista realmente consiga manter os dentes so seu filho. A partir daí, procure ficar “em cima” dele com relação à escovação e ao uso do fio dental, ele ainda não tem maturidade pra se responsabilizar sozinho por isso.

  77. Ola doutora,
    Tenho agenesia de dois dentes, os 2º pre molares inferiores, um deles deve ter caido e foi ocupado pelo primeiro molar e o outro caiu me agora, o que posso fazer visto que so soube agora que tenho agenesia?

    1. Acho que é melhor fechar o espaço, mas nesta altura esta um pouco dificil para fazer o tratamento, o germe de um dente na radiografia demora quanto tempo para nascer?

    1. Karine, em princípio, não. Mas é preciso um acompanhamento, pois os molares de leite só caem, naturalmente, bem mais tarde, e a perda precoce deles pode fazer com que não haja espaço para os dentes permanentes (pré-molares) nascerem quando for a hora. Muitas vezes o dentista instala um mantenedor de espaço, que é um dispositivo que não deixa os outros dentes invadirem o espaço do dente extraído. Converse com o odontopediatra, seria legal a avaliação de um ortodontista, também.

  78. Oi doutora, minha filha tem 1 ano e 7 meses, ela caiu e bateu a boca no chão e quebrou um único dente da frente ao meio, um lado continuou no lugar e o outro desceu um pouco, e em cima dele a gengiva inchou e está inflamado, o médico receitou um anti-inflamatório e a dentista disse para só fazer higienizaçao e acompanhamento, não sei o que faço, tá mais de 15 dias inflamado, o que devo fazer, será que é mto grave, o que pode acontecer???

    1. Joelma, se a inflamação permanece depois de 15 dias, você precisa levar sua filha à dentista novamente pra reavaliar. Se só parte do dente “desceu”, parece que essa fratura comprometeu a estrutura do dente.

  79. Ola Drª, meu filho tem 2 anos e 5 meses, caiu e bateu a boca, deixando um dos dentes de cima mole, sera que esse dente pode voltar ao normal ou é inevitavel que ele caia?

    Obrigada

    1. Pode voltar ao normal sim, Carine… mas é essencial levá-lo a dentisa / odontopediatra pra avaliar e ver se houve algum dano mais sério. Isso pode evitar vários problemas no futuro.

  80. Olá doutora, boa noite, estou eu aqui com muita dor de dente, que irradia ate os ouvidos, fui no dentista hoje e ela tirou um rx e disse que é uma raiz de um dente de leite q não foi absorvido, q tenho q fazer uma cirurgia pra retirar, nunca ouvi falar nisso, tenho 47 anos, seria possivel so agora isso, doer? Fiz uma panoramica em fevereiro desse ano e não tinha nada disso… por favor peço sua orientação, agradeço pela atençao.

    1. Poder pode, Angela. Mas antes de extrair esse fragmento de raiz é preciso ter certeza mesmo se a causa é essa, portanto é imprescindível uma avaliação criteriosa, considerando a possibilidade da origem da dor ser de outros dentes ou, até, não-dentária.

  81. Ola Doutora, tenho 21 anos e ainda tenho deite de leite, porém quando fiz um raio x mostrou que não tenho raiz no tal dente de leite, então não irá crescer um dente permanente no lugar. Faz uns 3 dias que estou sentindo muita dor no tal dente de leite, fui até um dentista e ele disse que teria que fazer um canal. Gostaria de saber se isso é possível ? E se é o procedimento a fazer ?

    1. Daniela, um dente sem raiz também não tem canal. Dentes de leite têm raiz e podem ter canal tratado, mas você relata que a raiz do seu já reabsorveu. De qualquer forma, na sua idade, se houver o espaço adequado, o ideal seria extrair esse dente e fazer um implante ou outro tipo de prótese pra substituir o permanente que você não tem, pois um dente de leite com a raiz reabsorvida não deve durar mais muito tempo na sua boca. Converse com o seu dentista.

  82. Bom dia doutora, minha filha caiu e bateu o dente da frente no parquinho faz dez dias, e está um pouco mole, sua cor mudou um pouco também, ficou opaca. Após o acidente, tiramos radiografia e segundo a dentista que nos atendeu, está tudo bem. É normal ele estar mole ainda? Por quanto tempo? Pode vir a cair?

  83. Ola dra., meu filho tem apenas 1 e 4 meses, ele caiu de boca no chao e seu dentinho de cima quebrou um pedaço, e a outra parte que ficou esta mole, estou muito preocupada, o que devo fazer e o que se pode fazer no caso dele?

    1. Larissa, leve ele ao odontopediatra JÁ, é preciso avaliar se houve algum dano mais sério, como a fratura da raiz do dente que está mole (não fique preocupada, estou sendo pessimista). Quanto ao dentinho quebrado, pode estar indicada a restauração dele. Enfim… é essencial a avaliação do odontopediatra pra afastar a possibilidade de problemas mais sérios no futuro.

  84. Olá doutora, tenho um filho de 1 e 5 meses, ele caiu e quebrou os dois dentes, levei ele até o odontopediatra e lá tiramos o raio x… Bom, ele disse que em 30 anos de experiência ele nunca tinha visto um caso desse, pois o dente de leite quebrou a 3 mm a baixo do osso, marcamos uma consulta no sábado, pra tentar restaurar, ele disse que se ele não conseguisse ele tiraria o dente e faria o canal dele também… Isso existe ? Estamos muito preocupados… Obrigada.

    1. Francielle, tanto restauração quanto tratamento de canal são tratamentos possíveis em dentes de leite, assim como são nos dentes permanentes. Mas não dá pra “tirar o dente e fazer canal também”, acredito que a ideia seja remover o fragmento quebrado, tratar o canal e colocar algum tipo de coroa (prótese).

  85. Ola, minha filha tem 2 anos e 4 meses, ela caiu e bateu a boca no chão e o dente da frente saiu com raiz, vai nascer outro com quantos anos?
    To muito preocupada.

    1. Priscila, esse dente nasce só lá pelos 6 ou 7 anos de idade. Como houve uma batida, sugiro que você leve sua filha ao dentista / odontopediatra pra avaliar e ver se está tudo bem, inclusive com o dente permanente que vai nascer e ainda está dentro da gengiva.

  86. Olá Doutora, meu filho tem 4 anos e aos 2 anos os dentes de leite dele devido a muitos medicamentos se estragaram, levo ele ao dentista mas ele não deixa fazer nada, o devo fazer, será que eles vão cair as raiz depois para nascer os permanentes ?
    Obrigada !!!!

    1. Dislainy, leve-o a um odontopediatra. Não é qualquer dentista que sabe – ou tem preparo – pra lidar com crianças nessa idade. Existe a opção, também, de sedação com gás, o que é muito seguro e pode resolver o problema de vocês. Não fique achando que basta esperar os dentes estragarem e caírem sozinhos pra serem substituídos pelos permanentes, é essencial que os dentes “estragados” do seu filho sejam tratados, pra garantir a saúde dele.

  87. Dra. Ana, boa tarde.
    Tenho 27 anos e um dente molar de leite, ela não fica mole, mas parece que esta virando para o lado de dentro da boca e mostrando um pedacinho da raiz. Estou com medo do que pode acontecer. O que me orienta a fazer?

    1. Jéssica, o máximo que pode acontecer é um dia esse dente ficar mole e cair… o que é provável. Se / quando acontecer, será preciso pensar em como substituí-lo, ou seja: prótese (fixa ou implante, por exemplo). Outra possibilidade seria fechar o espaço com aparelho. Se o dente não incomoda você e esteticamente não é relevante, por enquanto você não precisa se preocupar.

  88. Oi… minha filha tem 5 anos e um dos dentes da frente ficou mole e ela mesma tirou, mas parece que ficou um pedaço mole dentro, é normal ? Fiquei preocupada.

    1. Graziele, se ficou um pedaço de dente, não é normal, ele precisa ser removido. Se o “mole” ao qual você se refere é a própria gengiva (um tecido com aspecto mais escuro e amolecido), ok, aí é normal. De qualquer forma, seria bom que um odontopediatra avaliasse.

  89. Boa noite.
    Estou fazendo exames para acertar os dentes, mas quando tirei raio x foi constatado que tinha dentes em cima dos outros, atras do nariz. Eles estão meio perdidos, qual e melhor solução para mim?

    1. Wilton, depende. Se esses dentes que estão dentro da gengiva puderem ser “puxados” pra fora, seria uma boa ideia. Isso seria feito durante o tratamento ortodôntico. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  90. Dra. Ana, boa tarde!
    Minha filha tem 8 anos de idade e há dois dias caiu o dente canino do lado direito. Porém, ela se queixa que sente um pouco de dor no local para comer e, hoje, ao olhar mais cuidadosamente, percebi que parece que ficou um pedacinho da raiz do dente canino no buraquinho onde o dente estava e o dente permanente já está apontando.

    O que devo fazer? Procurar um odontologista para remover o pedacinho que ficou ou esperar que o dente permanente o empurre (nesse caso, tenho receio do dente ficar torto).

    Obrigada, desde já, pelos esclarecimentos! 🙂

    Fabiana

    1. Procurar um odontopediatra, Fabiana. Até porque é muito cedo pra o canino cair, isso acontece geralmente lá pelos 11 ou 12 anos de idade. Então, pode ser que ela tenha quebrado esse dente, e não que ele tenha caído.

  91. Olá, meu filho tem 2 anos e 5 meses… ele caiu da escada com a boca no chão. O dentinho incisivo dele veio p/ frente, levei ele ao medico e estava tudo certo. Mas, agora dps de uma semana, ele foi subir na cama e bateu com a boca no colchão e seu dente saiu com a “raiz”… o permanente dele pode nao nascer mais no lugar ??

  92. Oi. É o seguinte… a minha filha tem 1 ano e 8 meses. No outro dia ligaram-me da creche a dizer que o dente dela tinha caído com a raiz e tudo. Quando lá cheguei vi que o dente esta perfeito e limpinho e ela não chorava de dores e a gengiva parecia bem. Levei-a ao dentista e tentamos fazer um raio-X mas a minha filha não abria a boca o suficiente e não conseguimos ver bem. Então o médico sugeriu que mais daqui a uns meses tentássemos fazer de novo. Ele viu os outros dentes todos e nenhum abana e nem estão moles. E a gengiva não está infectada ou inflamada. Mas mesmo assim não fico descansada. Por que é que caiu tão cedo? Será que o dente permanente vai nascer ? Ah o dente que caiu foi o dente da frente superior.

    1. Raquel, a sua filha teve uma avulsão dentária, que é o nome dado quando o dente sai inteiro da gengiva. Isso não acontece espontaneamente, então posso afirmar: sua filha bateu a boca… e bateu de alguma forma que não prejudicou mais nada, só esse dente, mesmo. As cuidadoras da creche provavelmente não viram a batida, só o dente já fora da gengiva. O dente permanente só vai nascer lá pelos 6 anos de idade, então ela vai fica “banguelinha” algum tempo. Em princípio, sem problema.

  93. Boa tarde Doutora, meu filho tem 2 anos e meio, e hoje ele caiu da gangorra e bateu a boca no chão, devido a queda, o dente superior esquerdo entrou para dentro da gengiva, no raio X foi constatado que não afetou o dente permanente, e a dentista disse que provavelmente o dente iria voltar novamente, será possível isso, pois estou com dúvidas, e quanto tempo levaria?
    Obrigado, e parabéns pelo trabalho.

    1. Rayner, sim, há uma tendência do dente sair da gengiva e se posicionar adequadamente de forma espontânea. Considerando a idade do seu filho e sea dentista avaliou dessa forma, ok. Pode levar algumas semanas.

  94. Meu sobrinho de 1 ano e 8 meses caiu e quebrou um pedacinho dos dois dentes da frente. Guardei os pedacinhos, tem como restaurar? Se lixar os dentes eles crescem novamente?

    1. Larissa, se os pedacinhos forem muito pequenos, talvez nem possam ser colados. E por serem dentes de leite, é possível que isso nem seja o melhor a ser feito, mas eles podem ser restaurados em resina, sim. Não vejo benefício em “lixá-los” mas, se isso for feito, eles não crescem novamente.

  95. Bom dia, é o seguinte! Descobri que meu dente canino superior é de leite 🙁 e ele esta incomodando: esta um pouco mole, a gengiva bem afastada dele… retraida e ele bem na ponta!!!!! E agora estou sentindo mau cheiro toda vez que mexo nele!!!! Estou com medo, e nao tenho condiçoes de colocar implante e nao quero usar proteses… o que posso fazer? Tenho 25 anos.

    1. Jayne, se o seu canino permanente existir dentro da gengiva, uma possibilidade é “puxá-lo” pra fora com aparelho ortodôntico. Procure um ortodontista pra avaliar.

    1. Michele, se o dente saiu inteiro, não está indicado o reimplante… e prótese, depende do caso. Daria pra fazer um mantenedor de espaço funcional (um “dentinho” pra manter o espaço preservado), mas é preciso avaliar junto ao odontopediatra se vale a pena fazer isso. Sua filha é bem nova ainda, uma peça assim poderia ser engolida ou aspirada e causar uma série de problemas. Enfim: leve-a ao odontopediatra pra avaliar.

  96. Bom dia

    Olá Dra, meu filho tem 6 anos e 10 meses, arranquei os dois dentes da frente da parte de cima e de repente surgiu um outro dente bem pequenininho, tomei um susto… levei ao dentista, fiz uma panorâmica e ele disse q era um dente a mais… não entendi nada????
    O q devo fazer???

  97. Olá Drª
    Minha filha tem 5 anos, seus dentes estavam todos alinhados, porém de um dia para o outro um dos dentes da frente ao lado do dente canino se afastou e continua ficando bastante torto. É normal?

  98. Minha filha de 4 anos caiu e bateu a boca e percebi que o dentinho da frente da parte inferior esta um pouco mole… não sangrou… mas ao escovar ela diz que doi… o que devo fazer?

    1. Marcia, pode ser que não seja necessária nenhuma intervenção, mas é essencial que você leve sua filha num odontopediatra pra avaliar. Se tiver havido algum problema ao dente de leite ou ao germe do permanente, o dentista pode trabalhar pra minimizar os danos.

  99. Olá dra!

    Meu filho de 1 ano e 8 meses, caiu e bateu a boquinha no portal e com isso precisou suturar o lábio inferior e a gengiva superior na frente.
    Achamos uma raiz com um pedaço de coroa, mas não conseguíamos localizar.
    O Bucomaxilar fez a avaliação e disse que não precisaria de canal e nos encaminhou para odontopediatra. Fizemos um RX para ver se o dentinho de cima (que esta mole) não havia fratura. No RX não apareceu a raiz e como os dentes estão completos para a boca nesta faixa etária, a Odonto notou que essa raiz só poderia ser deste dente que ficou na boca. Sendo assim, nos aconselhou a extração., pois ele pode cair se comer algo e puxar. O que vc acha? Tbm acho que pode ser o mais correto… mas gostaria muito de ouvir sua opinião.
    Estou com aperto no coração pelo meu baixinho.

    Abraços

    1. Taiacy, tô meio confusa com a sua explicação. “Achamos uma raiz com um pedaço de coroa, mas não conseguíamos localizar”. Acharam onde? No chão (o dente avulsionou) ou na radiografia? Você está falando de um dente só ou de mais de um? Porque as informações não batem… ficou só a raiz, mas a coroa está mole… na radiografia o dente não tem raiz mas vocês viram uma raiz… sério, me ajude a entender. 😉

  100. Dra., ela estava assentada com uma garrafa entre as pernas de um litro e meio, passei despercebida, ela colocou na boca a parte da tampa, ela não aguentou o peso e soltou a boca, foi junto o dente, bateu a tampa e entrou quase todo na gengiva, ela tem quatro dentes superiores, foi o segundo dente superior do do lado a direita, acho que é o canino. Ela tem apenas 11 meses, tem possibilidade de sair novamente? Porque não estou na minha cidade, quando voltar levarei ela para um profissional avaliar, estou muito preocupada.

    1. Pela idade dela, deve ser o incisivo lateral. Sim, há possibilidade do dente sair novamente. Mas assim que possível, leve-a ao odontopediatra pra ver se está tudo ok.

  101. Ola doutora, hj comendo pipoca meu dente caiu… ha tempos o dentista diz q ele era de leite, mas ele caiu com raiz, detalhe, tenho 24 anos e estou gravida… como ele caiu em casa ficou um mega buraco e pior q e um dos dentes da frente, o q posso fazer… estando gravida de 7 meses?

    1. Certamente é de leite sim, Izabela. E dente de leite tem raiz, mesmo. Procure um dentista pra fazer uma prótese provisória, só pra você não ficar com esse “buraco” no sorriso.

  102. Oi dra, minha filha tem seis anos e ontem meu esposo foi com ela ao dentista, e a dentista retirou os dois caninos do lado esquerdo dela, segundo ela, a dentista, era para obter espaço para dois dentes do lado, permanentes, que estavam sem espaço, acontece que ela mandou o dente e era imenso, e possível ter extraido junto o permanente dela ? Liguei pra dentista, como tinha sido o pai dela que foi ela me garantiu que jamais aconteceria isto.

    1. Angela, jamais aconteceria, mesmo. Embora um pessoa leiga possa confundir um canino de leite com um permanente, um dentista sabe bem a diferença entre eles. Além disso, aos seis anos o canino permanente ainda está “fundo” na gengiva, para extraí-lo seria necessário cirurgia. Pelo seu relato não há chance da dentista ter extraído o dente errado, pode ficar tranquila.

  103. Tenho dois dentes de leite. Coloquei aparelho hoje para alinhar meus dois dentes da frente que parecem de coelho. Mas a dentista não colocou os braks nos dentes de leite, só nos permanentes. Fiz os exames e constatou que eu não tenho o gene e nem dente permanente para nascer no lugar desses de leite. Minha dúvida nesse caso é, corro risco de perder esses dentes usando aparelho? Tenho 27 anos e eles nunca nem ficaram moles.

    1. Carol, o fato de você usar aparelho não aumenta a chance dos seus dentes de leite caírem. Mas a possibilidade deles caírem um dia é muito grande, pois dentes de leite não têm estrutura pra permanecer pelo resto da vida em boca. Então, talvez seja o caso de você pensar em extraí-los e fazer implantes ou, pelo menos, já fazer o tratamento ortodôntico pensando em implantes futuros.

  104. Meu filho de 5 anos caiu na escola e bateu a boca e teve que extrair o dente de leite da frente na parte superior da boca, qual procedimento devo tomar agora?

    1. Marcelo, foi o dentista que extraiu? Se não foi, você já levou seu filho ao dentista / odontopediatra pra avaliar se houve algum dano mais sério? Se não tiver havido nada, não há o que fazer a não ser esperar que o dente permaneça nasça, lá pelos 7 anos. Meu filho mais velho também tem 5 anos e bateu a boca aos 3, está “banguelinha” desde aquela época. Sem problemas. 🙂

  105. Olá, tenho 18 anos e ontem fui ao dentista e descobri que o meu dente molar esquerdo é um dente de leite que não caiu e está mole já. E meu dentista disse que tem que arrancar ou ele cai sozinho, e depois eu precisaria por aparelho pra fechar o buraco que vai ficar, pois não cresce mais dente ali. E eu queria sabe se dói pra arrancar em casa mesmo e sem anestesia, porque ele disse que anestesia não pega mais nesse dente porque não tem raiz. (perdão pelo texto kkk), mas responda-me, please!!! 😀

    1. Naah, a dor varia de pessoa pra pessoa. Se o dente estiver bem molinho, sai fácil e sem muito incômodo. Já se ele ainda estiver mais fixo à gengiva, o ideal é que seu dentista faça a extração. Dá pra anestesiar a gengiva, sim… seja com a anestesia comum, seja com um anestésico tópico (a “pomadinha”).

  106. O meu incisivo central foi arrancado aos treze anos sem ter ficado mole e nunca nasceu, desde então uso uma protese movel e da visivelmente p perceber. Agora ele deu uma pequena rasgada na gengiva (ja tenho 26 anos). Se eu usasse aparelho para puxa-lo teria algum tipo de “adesivo” q disfarçasse o buraco na frente????

    1. Depende, Karol… em algum momento você teria que deixar de usar prótese pra dar espaço para o dente se alinhar com os demais. A não ser que ele venha bem fora de posição, bem pra trás, por exemplo. É questão de avaliar com um ortodontista.

    2. Meu nome é Kamily e queria fazer uma pergunta, ontem arranquei meu dente de leite e ficou tipo como se fosse uma raiz ou um tipo de “pedacinho” ou coisa parecida dentro da gengiva, quero saber se isso é a raiz do dente que ficou na gengiva e se isto pode levar a uma cirurgia. Estou com medo porque foi o penúltimo dente. E quero fazer mais uma pergunta: se o penúltimo dente tem raiz e se é preciso fazer cirurgia para tirá-lo? Muito obrigada.

      1. Kamily, pode ser um pedaço de raiz, sim. Se for, provavelmente só o dentista vai conseguir tirar, o que seria uma pequena cirurgia. Sim, o penúltimo dente tem raiz, já que todo dente tem, seja de leite ou permanente.

  107. Sei que é importante uma avaliação de um profissional, mas o que você acha que pode acontecer com o dente da frente de uma criança de 3 anos que bateu a boca no chão e deslocou o dente, porém o mesmo não caiu, ficou amolecido… foi empurrado para trás… quais as consequências? Mesmo após tratamento com o odontólogo, poderá voltar ao normal? Desde já obrigada pelas respostas.

  108. O q causa a não absorção da raiz do dente de leite? Acontece com meu filho de 06 anos… o incisivo inferior ja estava erupcionando, mas o de leite só um pouco mole! Então durante alguns dias amoleci continuamente, mas quando sacudia senti q ele roçava em algo (não sei ao certo) qdo vi que ja havia amolecido mais tirei em casa mesmo com ajuda de uma pomada anestesica e fio dental e veio com toda a raiz… falei rapidamente com um dentista e ele me falou q isso acontece e tem q ser retirado pq nao vai amolecer normalmente… e q é grande a possibilidade de acontecer com os outros… fiquei preocupada. Pq isso acontece?
    Aguardando resposta ansiosa… obrigada.

    1. Tammy, o que reabsorve a raiz do dente de leite é a coroa do dente permanente que está nascendo. Mas às vezes o dente permanente vem um pouco atrás do dente leite, ou à frente, e essa diferença de posicionamento prejudica a esfoliação da raiz do dente de leite. Pode acontecer, até do dente permanente nascer e o de leite não cair, precisando ser extraído.

  109. Olá, boa tarde!
    Tenho um caso meio estranho e serei grata em ter sua opinião. Tenho 18 anos, beirando os 19. Aos 16 ao ir colocar aparelho por conta do afastamento dos meus dentes descobri que meus caninos superiores ainda são de leite. O mais estranho até pra minha dentista foi fato dos permanentes que deveriam substituí-los estarem presos na gengiva acima dos dois permanentes da frente e numa posição tipo alicate, para dentro. Usei o aparelho sem colocá-lo nos de leite, mas ela me disse que se optasse por fazer uma cirurgia teria que voltar a usar aparelho. Por isso retirei-o há pouco tempo, e por não ter terminado o tratamento os dentes voltaram a se afastar, mas o que mais me preocupa são as dúvidas sobre a cirurgia porque onde moro existem poucos especialistas pra esse tipo de caso, a minha dentista não era. Meu pai me recomendou não fazê-la pelo risco (poucos profissionais e possíveis sequelas nos permanentes), mas tenho medo, pois planejo morar sozinha em outra região daqui a alguns anos e se perdê-los certamente entrarei em pânico e não saberei lidar com a situação. Gostaria de ter sua opinião… Se o risco é maior de perder os 4 dentes pelos permanentes acima dos permanentes, dos de leite caírem, se é mais seguro ir a alguma outra cidade com mais profissionais, etc. Desculpe o tamanho do texto :S.

    1. Andreia, se você já usou aparelho sem remover esses dentes, eu acho que, se não houver sintomas importantes, talvez o melhor seja deixar as coisas como estão, mesmo. No dia que os seus caninos de leite caírem (pode demorar MUITO, mas deve acontecer um dia), você pode optar por implantes. Afinal, neste momento, qual seria o benefício em remover os seus caninos inclusos?

    1. Pela idade dela, é possível que sim, Aline. Mas é essencial que um dentista / odontopediatra avalie, pra ver se houve algum dano mais sério à raiz do dente (uma fratura, por exemplo).

  110. Olá, tem possibilidade de o canino inferior ser permanente antes dos nove anos? É que minha filha foi tirar o sapato de uma boneca com o dente e esse canino amoleceu, eu não me lembro se ela trocou já este dente, ela tem 9 anos e meio e estou preocupada ela não troca os dentes desde os 7 anos.

    1. Raquele, os caninos permanentes inferiores costumam nascer entre os 9 e os 11 anos de idade. Se ela não troca os dentes desde os 7, certamente esse canino é de leite, então ele estar mole, nessa época, pode ser considerado normal.

  111. Olá dra,
    Tenho um dente de leite com um permanente logo atras, o de leite nunca ficou mole… será que eles estão com as raizes enroscadas? Será que isso é possivel? A minha vontade é de tirar o de tras pra não precisar usar aparelho, pois o da frente está na posição correta… mas tenho medo de ele enfraquecer posteriormente… porque pode ser que ele só esteja firme por causa do de trás que dá sustentação a ele… o que devo fazer???
    Ps: sempre q vou ao dentista ele diz q tenho q esperar ele amolecer sozinho e nem tira radiografia nenhuma… eu não acho que ele vá amolecer já que tenho 26 e isso nunca ocorreu… desde já agradeço a atenção.

    1. Rosangela, imagino que você esteja falando do segundo molar de leite. Se ele não caiu até hoje, é porque o dente que o substituiria (o segundo pré-molar) não existe ou “ficou preso” dentro da gengiva. As raízes não estão enroscadas e nem o permanente é que está mantendo o de leite firme, fique tranquila. O que a acontece é que até hoje a raiz do molar de leite não foi reabsorvida pelo pré molar que deveria ter nascido. Possivelmente, algum dia, esse dente ficará mole, porque dentes de leite não têm estrutura pra ficar tanto tempo assim na boca. Enfim… pra se ter certeza de tudo isso que eu estou falando, o ideal é fazer uma radiografia panorâmica pra avaliar.

  112. Oi, estou muito preocupada, meu pequeno vai fazer 4 anos e arrancou o dente de leite com raiz e tudo, minha preocupaçao se vai nascer outro no lugar quando estiver na epoca certa ou nunca mais nascerá, em relaçao que caiu a raiz junto… agradeço se for respondida… obs nao caiu e nem bateu ele se pendurou na torneira e o dente enganchou e saiu, obg.

    1. Viviane, vai nascer sim! Não sei exatamente de que dente estamos falando mas, quando for a época, o dente permanente deve nascer sem problemas. Sugiro que você leve seu filho num odontopediatra pra avaliar, em casos de trauma é sempre bom verificar se está tudo ok.

  113. Ola, meu filho tem 4 anos, ele enroscou o dente na cortina e arrancou o dente de leite junto com a raiz, sera necessario ir no dentista, ou ira nascer normalmente?

    1. Tailaine, sugiro que você o leve a um odontopediatra pra avaliar, sim. Em princípio, o dano foi apenas a perda do dente, mas é preciso avaliar se está tudo bem, também, com os dentes que ainda vão nascer. Ainda, dependendo de qual dente foi, pode ser necessário colocar um dispositivo chamado “mantenedor de espaço”, que garante que, quando o dente permanente nascer, haja espaço suficiente pra ele.

  114. Meus dentes CANINOS cairam, tenho 13 anos, eu acho que não vai mais nascer, eu so vejo a pontinha, faz 5 meses que não cresce mais que a pontinha, eu acho que não irá mais crescer porque não é de leite, e ja cairam e nasceram de novo, e cairam agora. Estou com medo :((( me ajudem!

  115. Oi, adorei a materia, mas ainda fiquei curiosa! Meu afilhado caiu e com o impacto o dente de leite da frente caiu com a raiz e tudo e ja tem um tempo, e na epoca quando levamos ele no dentista ela disse que cresceria, mas ate hj nada, fiquei um pouco preocupada, ele tem 5 anos e esta na “troca” , é normal essa demora?

    1. Silmara, o dente permanente vai nascer quando for a hora certa… independentemente do dente de leite ter caído antes (pode haver apenas uma pequena antecipação, não mais que isso). O dente ao qual você se refere nasce em torno dos 7 ou 8 anos.

  116. Olá, meus dentes de trás são de leite, tenho 18 anos, e agora que sei que eles tem raiz estou mais tranquila, mas terei de usar aparelho pois os dois dentes da frente são meio afastados, (tipo coelho) kk, então sera necessario mexer nos de tras tambem ne ? E agora meldels ! Se os permanentes existirem, eles se formaram mas não absorveram a raiz dos meus dentes de leite ne ? E se não existirem, poderei usar aparelho? Desculpa toda as perguntas, mas responda please, responda todas kkkk

    1. Keila, o aparelho é instalado nos dentes da frente e nos de trás, mesmo que o problema seja só atrás. Sim, se os seus permanentes existem, eles não reabsorveram as raízes (ou parte delas) dos dentes de leite, por isso eles não caíram. Mesmo que esses dentes não existam, você pode usar aparelho, sim. Creio que a sua dúvida é se dentes de leite podem ser movimentados com aparelho… em geral, não. Mas aí vale a avaliação e o plano de tratamento do seu dentista pra escolher a melhor forma de fazer esse tipo de movimentação.

  117. Olá tenho uma dúvida… meu filho tem 11 anos e os dentes dele incisivos laterais ainda não sairam, os caninos ficaram no lugar, o que fazer agora? Será necessario cirurgia?

    1. Nevya, é preciso que o dentista avalie se esses dentes estão retidos dentro da gengiva ou se eles não existem. Se eles estão dentro da gengiva, é possível tentar puxá-los de lá de dentro com o uso de aparelho. Se eles não existem, pode-se substituí-los com implante (abrindo o espaço adequado com aparelho) ou simplesmente fechar de vez os espaços, com aparelho também. Depende do caso.

  118. Que lindo! Eu tenho um canino de leite até hoje (27 anos!). Uma vez perguntei para o dentista como ele não caia já que não tinha raiz, ele falou que tem sim, só não é uma raiz tão grande quanto seria a do permanente, mas se está na minha boca até hoje é pq tem raiz.
    Eu estou usando aparelho e minha dentista não colou o bracket nele pq ela falou que se colocasse ele podia cair devido a movimentação. Ela optou por não arrancar ele e falou que quando o tratamento acabasse a gente ia ver se coloca resina ou faceta de porcelana. Na verdade tenho medo de ficar feio, pq sei lá, ele é tão pequeno e o canino permanente do outro lado é tão grande. Vc já teve alguma experiencia do tipo com algum paciente? O resultado ficou legal?
    Beijos!

    1. Patricia, uma vez eu “transformei” um canino de leite em permanente, através de uma restauração. Ficou bem legal, a paciente saiu do consultório feliz da vida, com seu sorriso muito mais simétrico. Eu não a vi desde então, então não sei como o caso prosseguiu a partir dali. O problema de manter dentes de leite assim por tanto tempo é que você nunca sabe se a raiz deles, que não foi feita para ficar tanto tempo na boca, vai aguentar os esforços mastigatórios de uma boca adulta. Mas se um dia o dentinho ficar mole, tem-se sempre a possibilidade de fazer um implante, né?! Enquanto isso a gente vai levando… 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista