Acabe com o medo brincando!

Criança tem medo de um monte de coisas. Do escuro, de fantasma, de ficar sozinha. Isso é bem comum, afinal de contas o desconhecido nos assusta… crianças ou adultos. E, principalmente no caso das crianças, quase tudo é desconhecido e toda nova experiência é aprendizado.

E dentista também é novidade! Vai chegar o dia da “primeira vez”, e esse primeiro contato pode determinar como a criança se relacionará com o dentista (qualquer dentista) pelo resto da vida, por isso é tão importante não errar na estratégia. Mas independentemente do seu filho já ter ido ou não ao dentista, é essencial que o consultório odontológico e o próprio dentista não sejam tabus. Sim, o dentista pode ser divertido!

Odontopediatras e psicólogos que trabalham com o medo infantil concordam que para a criança não ter medo é importante um componente lúdico associado ao atendimento odontológico e/ou à imagem do dentista, ou seja, ir ao dentista tem que fazer parte de uma grande brincadeira. As estratégias pra isso virar realidade são muitas: consultórios temáticos e cheios de brinquedos, filmes e desenhos, condicionamento gradual, etc..

Jogo da Barbie Dentista

Mas e em casa, o que você pode fazer pelo seu filho além de não ameaçá-lo com a injeção enorme do dentista? A Internet oferece muitas e boas opções de diversão com tema odontológico, que entretêm enquanto ensinam. E a dica que eu quero dar hoje são os jogos de dentista, em especial o jogo da Barbie Dentista.

Nesse jogo a criança é convidada a usar o instrumento correto para remover o bichinho da cárie que aparece: uma escova de dentes, um microbrush ou o motorzinho do dentista, sempre combinando a cor do bichinho com o instrumento. Além de desmistificar o instrumental odontológico, faz a criança entender o seu uso e, principalmente, que as coisas que o dentista usa servem pra ajudar e não pra machucar. E aí o dentista vira amigo. 🙂

Para jogar clique aqui: jogo da Barbie Dentista

É claro que esse jogo tem mais a ver com meninas. Para os meninos, tem algumas opções legais aqui.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Odontopediatria

Marcadores:

3 comentários

  1. Olá. Tenho uma filha de 1 e 8 meses e os dois dentes da frente quebraram, não sei se é pq ela caiu e quebrou ou por ter desgastado ele. Vou levar ela no dentista semana que vem, mas ela tem muito medo e chora demais. Queria saber se vai dar pra fazer uma reconstrução desse dente porque está muito nova pra extrair eles. Confesso que estou bem preocupada e queria saber qual vai ser o procedimento pra Dra. poder mexer nesses dentes, se ela não para de chorar. Desde já agradeço.

    1. Sam, ela deve ter caído e batido os dentes, é muito cedo pra haver tanto desgaste. Sim, é possível restaurar esses dentes, mas só se sua filha colaborar… e na idade dela, pode ser que não colabore. A dentista vai avaliar e, se achar necessário, vai fazer a restauração. Se forem fraturas pequenas, talvez o melhor seja aguardar sua filha crescer mais um pouquinho pra restaurar. Se não, pode ser necessário usar sedação (com gás, geralmente).

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista