Fluorose: Como Tratar?

Fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes. Geralmente ela causa pequenas manchas e/ou linhas brancas no esmalte dentário e, em casos mais severos, os dentes mostram cor acastanhada ou marrom, podendo haver perda de tecido dentário também. As manchas da fluorose são generalizadas, ou seja: não existe fluorose “num dente só”.

Fluorose: manchas brancas (acima) e acastanhadas (abaixo)

Os dentes acometidos pela fluorose podem ser mais frágeis que o normal; porém, ao mesmo tempo, costumam ser um pouco mais resistentes à cárie. O flúor é uma substância que ajuda a prevenir a cárie dentária. No Brasil ele é adicionado na água de abastecimento das cidades, ação que diminuiu consideravelmente a incidência de cárie entre crianças até 12 anos de idade.

Nossos dentes perdem e ganham substâncias minerais para/da saliva de forma contínua. Quando o flúor está presente no meio bucal, ele acaba se incorporando ao esmalte dentário e interferindo diretamente na estrutura dele, tornando-o mais resistente às cáries. A pergunta que fica é: se o flúor é assim tão bom, por que ocorre a fluorose? Porque tudo em excesso faz mal.

Como eu disse anteriormente, a fluorose ocorre devido a uma oferta muito grande de flúor ao nosso organismo durante o período de formação dos dentes permanentes, o que ocorre até os 4 anos de idade. As fontes de flúor são muitas e, quando elas se sobrepõem, é flúor demais. O flúor está na água, em alguns alimentos e nas pastas de dente, e é exatamente o flúor que se ingere que causa a fluorose. Por isso é tão importante monitorar a escovação da criançada, pra que elas não engulam o creme dental ao escovar os dentes… e nem “comam” de forma proposital porque acham gostoso (e é mesmo).

Existe uma grande controvérsia no meio odontológico sobre a partir de que idade as crianças devem usar pasta de dente com flúor. Alguns dentistas acham que só a partir dos 6 anos, outros que desde o momento em que a criança começa a escovar os dentes e outros, ainda, que cada caso é um caso (que é minha opinião). Meu filho, por exemplo, tem quase 3 anos e eu uso um gel sem flúor para escovar os dentes dele, por 2 motivos principais: ele engole tudo (e eu confesso ser totalmente incompetente na tarefa de fazê-lo cuspir) e ele não come doces, o que diminui consideravelmente o risco dele ter cáries. Ou seja: se você não tem certeza se seu filho deve usar um creme dental com ou sem flúor, consulte um odontopediatra.

Enfim, como tratar a fluorose?

Os casos mais severos de fluorose podem deixar os dentes com um aspecto bastante feio. Eu mesma tenho uma leve fluorose, que só aparece quando os meus dentes estão desidratados e, nesse caso, não há necessidade de tratamento algum. Mas quando a estética é comprometida, os tratamentos sugeridos são:

  1. Microabrasão do esmalte: é a remoção de manchas superficiais do esmalte dental. O dentista, usando uma pasta especial, remove uma camada muito fina do esmalte dos dentes afetados, o que pode diminuir bastante a intensidade das manchas.
    .
  2. Clareamento dental: é o branqueamento dos dentes, o que dá uma cor mais uniforme aos dentes com fluorose, disfarçando a visualização de linhas e manchas brancas.
    .
  3. Facetas: são pequenas peças protéticas que cobrem a parte da frente dos dentes anteriores. Em casos mais severos de fluorose, quando os dentes ganham uma coloração acastanhada, é a solução mais efetiva.

Se você ou seu filho tem fluorose, é essencial que um dentista avalie para determinar a severidade do caso e o melhor tratamento, que pode ser, inclusive, uma combinação dos tratamentos sugeridos acima. Mas como quase tudo na Odontologia, o melhor mesmo é prevenir.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

207 comentários

  1. Dra. bom dia. Além de cáries o que pode causar manchas brancas nos dentes de uma criança de 2 anos? Meu bb quando saiu os 2 dentinhos centrais superiores as serrinhas eram brancas, levei em uma odonto e o tto foi aplicação de flúor, só q agora essas manchas estão em quase todos os dentes! Sao todas nas serras, nada de gengiva, estou muito triste pq tenho muito cuidado, escovo direitinho, a última ida a odonto foi mes passado e ele não tinha nada! Surgiu muito rápido! Ele dorme muito de boca aberta, será isso? Me ajude por favor ??

    1. Alessandra, pode ser hipoplasia de esmalte e, se ele dorme de boca aberta, apenas desidratação do dente. Também, fluorose. Mas se a dentista aplicou flúor, imagino que ela desconfie de desmineralização (cárie), mesmo.

      1. Ela falou que como ele já nasceu com essa manchinha poderia ser um defeito no esmalte, mas por conta disso o dentinho pode ficar mais fraco, o fluor seria prevenção, as demais manchas que falei pra senhora nos outros dentes só consigo visualizar com uma luz forte, a olho nu não percebo nada, por isso fiquei preocupada, sei lá de aumentar, essas coisas.

  2. Bom dia dra. Meu filho tem 6 meses e ha um mês nasceram os dois primeiros dentinhos em baixo. 2 dos dentes estão com uma machinha amarela e não sai, o que posso fazer? O que pode ser? Ele apenas mamava no peito, nada de açúcar. Obrigado desde já. Estou desesperada.

    1. Calma, Katy. Pode ser uma pequena hipoplasia de esmalte, por exemplo. Nem sempre é preciso tratar, a não ser por motivo estético… e nem isso numa criança de 6 meses. Leve seu filho num odontopediatra pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  3. Ola! Meu sobrinho está com os dentes extremamente feios tadinho, acredito q seja o efeito da fluorose ou porosidade, ele só tem 3 anos e estamos querendo levá-lo ao dentista, mas estamos com receio de ele não deixar fazer o tratamento. Percebi que além da estética ele está mudando a fala, e futuramente terá problemas sérios com amiguinhos e demais, o que a doutora indicaria em relação a idade e tratamento?

    1. Rosilene, leve ele ao dentista. A primeira coisa a se fazer é diagnosticar o que está causando isso, pensar no tratamento é um segundo passo.

  4. Dra. os dentes de minha filha nasceram com fluorose, ela vai fazer 3 anos. O dente ficou bem suscetível a cáries e acompanha com dentista a cada 4 meses. Desconfio que tenha sido do excesso de água que bebi para amamenta-lá, já que tive pouco leite e a água tem fluor. Não quero que os permanentes nasçam assim! O que faço ? Ela usa pasta com flúor, mas cospe direitinho. Será que devo usar pasta sem fluor? Devo usar filtro de barro para reduzir o fluor da água? Obrigada!

    1. Não Isabel, certamente não tem nada a ver com o flúor contido na água que você bebeu durante a amamentação, esse flúor não seria suficiente pra causar fluorose. O motivo é outro (considerando ser fluorose mesmo, porque poderia ser hipoplasia de esmalte, por exemplo). Se ela já sabe cuspir direitinho, ela não vai ter fluorose nos dentes permanentes por causa da pasta de dentes. Pode ficar tranquila.

  5. Ouvir dizer que a fluorose é causada também por uma deficiência na alimentação, no caso, falta de vitamina C e D… Enfim, isso pode ser uma das causas?

    Obrigada!

    1. Bárbara, a falta dessas vitaminas podem levar a outras lesões de esmalte, as hipoplasias e hipomineralizações. A deficiência crônica de vitaminas, particularmente da vitamina D, é a forma mais comum de hipoplasia de esmalte. Mas nesse caso, não seria fluorose.

        1. Depende da severidade e do prejuízo estético. Talvez não seja nem necessário tratamento, mas pode haver indicação de microabrasão, restauração, etc.. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  6. Olá Dra. Ana, tudo bom?
    Cheguei no seu post ao acaso, após procurar sobre fluorose. Peço desculpas pelo longo texto mas penso que para entender o meu problema será necessário ser a mais clara possível.
    Bom, eu tenho 17 anos atualmente, e desde bebê (desde que nasceram meus primeiros dentinhos) eu usava a pasta Tandy, que, como você sabe, possui altos níveis de flúor. Na época minha mãe não sabia dos perigos da ingestão de flúor em excesso, e eu adorava o gosto e engolia a pasta. Ao completar uns 3/4 anos começaram a surgir manchinhas brancas/amareladas nos meus dentes superiores frontais, e ao ir ao dentista foi constatado a fluorose, logo já sabia que era algo meio que “sem cura”, e que meu dentes permanentes nasceriam com o mesmo problema. Dito e feito, meus dentes já nasceram amarelados e com o tempo as manchas foram ficando mais aparentes. Meus dentes possuem sensibilidade e são fracos, de um modo geral, e, aos 10 anos (até os 14) usei aparelho. Admito que devido a falta de maturidade não tomava as precauções necessárias e a dentista achou melhor tirar o aparelho devido ao meu descuido. Ao remover o aparelho foi horrível, eu descobri que estava com um buraco (sim, um buraco) nos meus caninos, e bem mais amarelos que antes. Fui em uma outra clínica e lá me sugeriram uma restauração com resina, não apenas dos dentes esburacados mas também dos incisivos centrais e laterais (o que foi feito através de uma raspagem no meu dente e posteriormente a aplicação da resina), me advertindo que aquilo era uma medida temporária, e não definitiva. Acontece que essa mesma resina não era exatamente clara, e com o tempo amarelou ainda mais.
    Sempre sofri bastante na escola com bullying e, mesmo hoje que tenho um cuidado bucal forte, ainda sou passada como porca ou descuidada graças à coloração.
    Minha dúvida é: qual seria sua recomendação para clarear os meus dentes, de uma forma que fosse possível (pois sei que a resina atrapalha em alguns processos de clareamento) e que fosse eficiente e me desse um sorriso bem branquinho, que nunca tive? Gostaria de saber também uma média (nem que seja uma média bem por cima) do preço desse tratamento por dente e – última pergunta, juro – ainda preciso usar aparelho, mas tenho medo de estragar meu dente de novo pois, como já disse anteriormente, ele é bem fraquinho.
    P.S: Meu nível de fluorose, de 0 a 10, estaria, imagino eu, em 6. Todos são amarelados, alguns com manchinhas brancas e manchas amarelas mais fortes, mas nenhum possui mancha marrom.
    Desde já gradeço muito e peço perdão pelo texto enorme.
    Att. Júlia

    1. Júlia, eu acho que, no seu caso, o indicado seria fazer clareamento pra branquear seus dentes o tanto quanto possível e, em seguida, fazer lentes de contato em porcelana. É a solução mais estética e provavelmente a mais cara. Cada lente pode custar de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00. Sugiro que você procure um dentista especialista em estética (Dentística) pra avaliar.

  7. Com quantos anos pode fazer a microabrasão, essa técnica deixa os dentes sem brilho, prejudica os dentes de alguma forma? Pergunto pq quero fazer na minha filha quando ela tiver a idade certa.

    1. Elaine, a microabrasão remove uma camada superficial muito fininha do esmalte. Geralmente não há qualquer sintoma mais relevante, e não prejudica a estrutura do dente, também. Sugiro que você leve sua filha ao dentista já pra avaliar, até pra ver se há indicação de microabrasão do esmalte.

  8. Boa tarde doutora, minha filha tem oito anos os dois dentes da frente em cima tem manchas brancas que só aparecem quando dorme com a boca aberta, já levei em vários odontopediatras, nenhum me afirmou ser fluorose, se for ela pode continuar usando creme dental com flúor ou é melhor tirar, por conta dos outros dentes? Como funciona?

    1. Elaine, deve ser uma fluorose leve. Ela pode continuar usando creme dental com flúor normalmente, o dano que a fluorose causaria já causou, o que no caso dela (supondo ser fluorose, mesmo), foi só estético e, mesmo assim, sutil. A fluorose ocorre quando o dente ainda está em formação / calcificação, dentro da gengiva.

  9. Tenho um filho de 11 anos que tem esse problema, foi o dentista quem me disse, então li seu artigo para tentar entender o porquê aconteceu isso com ele, trato o mesmo aqui na minha cidade num programa chamado PROMI no qual ele é acompanhado desde o nascimento, então cheguei a conclusão que esse problema possa ser decorrente do uso de aplicação que fez no consultório, porém agora estou tentando lidar com essa situação, vi bastante comentários acima bastante interessantes, mas minha duvida nesses casos seria de qual a melhor pasta de dente que ele pode usar para amenizar esse problema, desde ja agradeço por sua disposição em replicar seus conhecimentos.

    1. Edilene, nenhuma pasta de dentes pode ajudar nesse caso. E é certeza que a fluorose do seu filho não é decorrente da aplicação de flúor em consultório, o problema tem origem ainda quando os dentes permanentes estão dentro da gengiva, em formação / calcificação. É preciso ver qual a severidade do problema e tratar com objetivo estético, de forma a “disfarçar” as manchas da fluorose, com restaurações ou coroas. Leve seu filho a um dentista pra avaliar.

  10. Boa tarde Doutora. Ao lavar os dentes depois da refeição do almoço, reparei numa linha e manchinha branca que me aparecera no dente da frente. Apareceu imediatamente depois ter escovado os dentes com uma pasta de dentes barata de supermercado que uso já há uma semana e que diz conter “fluor ativo”. Desde pequena que uso pastas dentrifrícias vendidas em farmácia e julgo que foi por isso que apareceu a linha e a mancha. Estou correta ou acha que se trata de algo mais grave e devo consultar o meu dentista?

    1. Maria, não acho que tenha a ver com a pasta de dentes, não. A composição dos cremes dentais que existem no mercado são muito parecidas, geralmente 1400 ppm de flúor, tanto as marcas famosas quanto as “genéricas”. Essa linha pode ser uma trinca de esmalte, que é algo comum, e não representa problema se não houver sensibilidade. Não é uma fratura, apenas uma trinca de esmalte, mesmo. De qualquer forma, sugiro que você procure seu dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  11. Boa tarde, Doutora
    Eu tenho um bebe de 1 ano e 7 meses, e andei pesquisando as manchas dos dentes dele e td indica ser fluorose. O que fazer? Eu nunca usei pasta com flúor, tenho 2 filhas e elas nunca tiveram isso. Tem tratamento? Os dentes costumam doer? Desde já obrigada pela atenção.

    1. A primeira coisa é procurar um odontopediatra pra confirmar a fluorose. Eu acho improvável que seja isso. Se for, nem sempre é preciso tratar, ou apenas por questão estética. Não dói.

  12. Oi Doutora, uso aparelho fixo e apenas em um dente meu tem uma mancha branca, no formato de uma linha, tem menos de um mês que coloquei o aparelho e só depois disso que essa mancha veio aparecer, o que pode ser?

  13. Muito bom artigo.

    Boa tarde Dra.
    Tinha os dois dentes da frente com uma mancha branca que se diferenciava da cor do resto dos dentes. Creio ser fluorose. Recentemente, tive um problema com um desses dentes sendo trincado e um deles perdeu essa mancha ao ser refeito com resina. Atualmente, tenho os dentes um pouco amarelados e essa mancha branca em um dos dentes da frente. A dúvida é: utilizando o clareamento conseguiria resolver essa questão estética?

    1. Landes, a mancha pode até diminuir, mas não deve desaparecer. E como um dos dentes foi restaurado, se você fizer clareamento, vai ter que trocar essa restauração em seguida, já que a resina vai continuar da mesma cor e ficar diferente dos outros dentes, clareados. Converse com o seu dentista.

  14. Doutora, quando era mais nova fiz um tratamento devido a fluorose, não me lembro muito bem pois já faz aluns anos, só me recordo da dentista falar que era um processo de selagem das manchas. O tempo passou e agora sinto meus dentes extremamente sensíveis e algumas dores, a fluorose é severa em dois dentes da parte de trás e no resto leve. Estou bastante preocupada, pois achei que com esse tratamento eu não iria mais ter problemas com isso, mas li em alguns artigos que o dente pode até cair por conta da fluorose. Como posso evitar que isso piore ?

    1. Thais, o dente não cai por causa de fluorose. O que pode ocorrer é a fluorose ser muito severa e comprometer a superfície do esmalte, fazendo “buracos”. Não sei exatamente o que você quer dizer com “selagem”, mas talvez tenham sido feitas restaurações, mesmo. Nesse caso, se já faz muito tempo, já deve ser hora de trocá-las.

  15. Bom dia Doutora, minha filha está comendo brigadeiro e do nada apareceu listas brancas nos quatro dentes superiores e logo sumiu. Agora quando ela está dormindo eu percebo manchas nos dois dente. Levei em três odontopediatras, dois disseram que não é fluorose e um disse que é, não sei mais o que fazer. Pode me orientar. Ela tem sete anos.

    1. Elaine, se for fluorose, não há muito o que fazer agora. A fluorose de leve a moderada não causa problemas sérios à estrutura do dente, é um problema apenas estético (isso quando é perceptível). Se não for fluorose, pode ser uma pequena trinca no esmalte (não no dente, só no esmalte, é algo relativamente comum), o que também não é um problema se sua filha não estiver tendo sensibilidade. Portanto, fique tranquila.

    1. Não é que não possa, Elaine… mas já há um excesso de flúor na estrutura dos dentes. Nesse caso, mais flúor não ofereceria nenhum benefício.

  16. Olá Dra. Ana!

    Muito Obrigada. Vou marcar com outros profissionais para reavaliar, pois a única certeza que tenho que estas manchas não tinha até o começo deste ano e até agora não estou conformada.

  17. Olá Dra. Ana,

    Desculpe em demorar para responder, mas achei que respondia por e-mail. Uma dentista disse que é fluorose, ela teve nos dois dentes da frente em um dente tem uma mancha opaca branca e no outro umas listras nas verticais. O que incomoda é o da mancha, pois as listras são bem poucas. Não entendi o que possa ter ocorrido, pois até no começo deste ano tive cuidado com pasta sem fluor e com isso fui para a Tandy e teve uma época que ela usou a colgate, pois tinha uma amiga que já usava e que ela também queria usar, mas foi um curto período e também não era todas as escovações… Quanto a aplicação de fluor com a mordedeira teve uma vez que o dentista retirou um dente, pois estava atrapalhando o dente permanente que estava nascendo e logo em seguida fez aplicação de fluor. Será que pode ser isto que tenha prejudicado? Devido ao sangue? Hoje ela está com 8 anos e apareceu depois que o dente nasceu no começo deste ano. tem algo que possa fazer para a idade dela? Muito Obrigada.

    1. Não Anna, a aplicação tópica de flúor (com moldeira) não causa fluorose. O que causa fluorose é a ingestão de fluoretos, a sobreposição das fontes de flúor (pasta de dentes sem o enxágue adequado, água, alimentos, etc..). Não saberia dizer ao certo o que aconteceu no caso dela não saberia dizer ao certo. Agora… se essa mancha não nasceu junto com o dente, mas só apareceu depois, NÃO É fluorose. É outra coisa. Nesse caso, é preciso reavaliar.

  18. O tratamento da fluorose é realmente bom? Eles trazem conforto estético? Pois eu tenho a fluorose entre leve e muito leve.

    1. A fluorose leve nem costuma trazer problema estético, Vi. Se você se incomoda com a estética, deve ser mais severa. Mas sim, o tratamento costuma melhorar a estética (a ideia é essa).

  19. Eu preciso saber, meus dois dentes superiores tem fluorose, mas n quero ir no dentista e acho feio. Isso some com o tempo? (tenho 12 anos)

    1. Se é fluorose mesmo, não some com o tempo, Maria Eduarda. E se são apenas 2 dentes manchados, nem deve ser fluorose. É preciso ir ao dentista pra avaliar, identificar o que é, e tratar de acordo.

  20. Olá,
    Minha filha tem 10 anos, os dois dentes da frente (superiores), nasceram desgastados e amarelos, isso mexeu muito com a cabecinha dela, por isso decidi fazer a restauração com resina, infelizmente sempre que a levo no dentista, eles não explicam direito e isso me deixa mal e nervosa, estou angustiada, pois fico preocupada com a autoestima dela, gostaria de saber se está certo fazer essa restauração com resina (se causa algum dano), quanto tempo dura, e se há outro tratamento que eu possa procurar, na idade que ela está.

    1. Geisa, na idade da sua filha o melhor é usar resina, mesmo. Não causa dano em si, mas dependendo da situação do dente da sua filha, pode ser necessário algum desgaste dentário. Pode durar 1 ano, 2 anos, 5 anos… depende do caso e dos hábitos da sua filha. Quando ela for mais velha, vocês podem pensar em fazer facetas de porcelana, por exemplo, que são mais duráveis. Mas tenha em mente que será recorrente a necessidade de troca, de “manutenção”, como qualquer restauração.

  21. Meus dois dentes da frente tem uma mancha que é amarelada, minha dentista disse que é de fluor, disse que tem que furar meu dente para retirar a mancha, mas também tem o clareamento, só que vou ter que esperar um ano pra fazer… Tem algum produto que clareia um pouco essa mancha?

  22. Meus dentes estao manchados, e tenho sensibilidade nos mesmos, o meu dentista indicou uma pasta de dente – Sensodyne pro esmalte – esta pasta de dente vai ajudar ? Se a resposta e nao, qual pasta dental eu deveria usar ?
    Obrigado !

  23. Olá Dra!

    Sempre usei pasta sem fluor na minha filha até os 6 anos e agora com 8 anos percebi que ela está desenvolvendo a fluorose. Ela fez duas vezes aplicação de flour em mordedeiras, será que isso tenha a prejudicado? Já faz mais de um ano e meio a última aplicação. Sempre tomei cuidado e o que mais temia aconteceu. O que pode estar ocorrendo? Hoje ela usa a pasta Tandy.

    Obrigada

    1. Anna, essas 2 aplicações de flúor certamente não são a causa da fluorose. A fluorose não “se desenvolve”, os dentes já nascem com as manchas ou não. São os dentes permanentes que estão manchados? Um dentista diagnosticou como fluorose, mesmo?

  24. Olá Ana, minha filha de 6 anos tem as manchas amarelas no dente. Ela fez tratamento com fluor 4 semanas (1x ao semana) e agora 4 meses (1x ao mês), vamos para primeira sessão. Fico chateada, pois ela é muito vaidosa e essas manchas são feias, parece descuido, vc disse que sempre aparece em todos os dentes? Não somente em alguns? Pode um ser mais claro que o outro? Tenho medo porque os da frente estão para cair, se nascer muito amarelo, vai ser difícil… já pode colocar faceta ou fazer algum outro tratamento para uma criança de 6 anos? Ela já está sendo atendida, mas queria outra opinião, estou bem chateada com a questão do dente. Obrigada !

    1. Alaíce, a fluorose costuma acometer os dentes de forma generalizada. Se as manchas ocorrem em 1 dente só ou 2, não deve ser fluorose. Mas na idade da sua filha ela deve ter praticamente só dentes de leite… é nesses dentes que estão as manchas? Ainda, não é porque há fluorose em dentes de leite que haverá nos permanentes, pode ser que os permanentes nasçam completamente normais.

  25. Ooi, tenho 16 anos, usei aparelho nos dentes desde 2012, hoje tirei finalmente, no dente de frente no meio acima tem uma mancha branca, mas é pequena, não é muitoo grande não, o que você recomenda que eu faça? Clareamento dental resolve? Desaparece tudo? A mancha é do tamanho de um milho, sabe aquelas bolinhas kkkkk, mais ou menos daquele tamanho pequeno. Espero que você responda, enfim, abraço.

    1. Felipe, depende do tipo de mancha. Pode estar indicada a microabrasão do esmalte, o clareamento e até a restauração. Procure um dentista pra avaliar.

  26. Minha filha tem 14 anos e quando tinha 6 anos ela arrancou um dos dentes de leite da frente… E quando o dente nasceu ele já nasceu com uma mancha amarela. Até hoje a mancha é bem nítida… O que devo fazer?

    1. Camila, procure um dentista pra avaliar. É preciso entender a causa da mancha pra indicar o tratamento. Pode ser preciso um desgaste superficial do esmalte (microabrasão) ou restauração, mesmo.

  27. Boa tarde Dra., estou com um dente com uma manchinha entre a gengiva e a região de cima do dente, ela é meio branca, quando passo a unha ela é meio aspera, e esse dente doi muito, pode ser caso de retira-lo?

    1. Só por causa de uma mancha não, Tatyana. Mas pode ser uma cárie inicial. Procure um dentista pra avaliar.

  28. Olá, meu filho tem 6 anos e está com os dentes de cor acastanhada. Agora ele passou a usar creme dental sem fluor e faz a higienizacao todos os dias. A cor do dente pode ficar ainda mais forte ? Pode cariar mesmo escovando direito por causa da fluorose ? Tem tratamento definitivo enquanto criança ? Se não, tem tratamento definitivo quando adulto ?

    1. Hellen, considerando que seja fluorose mesmo (diagnosticado pelo dentista), a cor não deve ficar mais forte. Pode haver cárie sim, mas dentes com fluorose costumam ter menos predisposição à cárie. O que ocorre é que a fluorose mais severa é caracterizada por uma hipomineralização do esmalte e da dentina, deixando o dente mais “poroso”, então podem surgir cavidades por causa disso. O tratamento costuma ser estético, com restaurações e/ou coroas. Sendo em dentes permanentes, pode ser realizado tanto e, adultos quanto em crianças, depende do caso.

  29. Olá, tenho 18 anos e também tenho uma pequena manchinha branca no dente da frente que fica mais forte geralmente quando eu acordo, mas é bem pequenininha… tem como aplicar uma resina da cor do dente sem precisar de capas ou quaisquer procedimentos que precisem de colocar um material externo que não faz parte do meu dente? Se puder me responder, agradeço.

    1. Bianca, a restauração, em si, já é um material que não faz parte do seu dente. Mas sim, é possível restaurar seu dente. Porém provavelmente será preciso um pequeno desgaste. Procure um dentista pra avaliar.

  30. Ola doutora, gostei muito do artigo e das respostas. Minha filha tem 6 anos e tem manchas amarelas nos dentes da frente. Tem como o dentista raspar? Devo usar nela pasta sem fluor? Qual idade ela pode fazer clareamento e se o clareamento é definitivo?

    1. Jaimerson, obrigada. 🙂 Se essas manchas forem da estrutura do próprio dente, pode haver indicação de desgaste (microabrasão do esmalte), sim. Ela pode – e deve – usar pasta com flúor, porque mesmo se o problema tiver a ver com fluorose, já é algo estabelecido, não vai piorar. O clareamento não é um tratamento definitivo, preciso ser feito novamente de forma periódica (a cada 2 anos, por exemplo), e só depois que ela tiver uns 16 ou 17 anos, que é quando as raízes dos dentes terminam de se formar direitinho dentro da gengiva.

  31. Olá doutora, aos 11 anos coloquei aparelho fixo por 2 anos, e minha dentista extraiu um dente permanente meu e me passou um aparelho removível pra segurar a vaga do dente, afirmando que ele era de leite e nasceria outro, usei por um ano mais ou menos e parei, passados 10 anos a vaga já está quase toda fechada, meus dentes não ficaram nivelados e agora penso em colocar aparelho de novo, pode usar aparelho mais de uma vez? Também tenho fluorose, meus dentes são mto sensíveis, se eu fizer o clareamento dental pode acontecer de aumentar a sensibilidade e eu não conseguir beber gelado ou comer doce? Tenho umas manchas amarelas como acabar com elas? Meu sonho é ter um sorriso bonito. Desde já agradeço a atenção.

    1. Sim Isabella, é possível usar aparelho mais de uma vez. O clareamento pode trazer alguma sensibilidade sim, mas passageira… apenas durante o tratamento. As manchas amarelas precisam ser diagnosticadas pra se sugerir algum tratamento: podem ser só manchas (intrínsecas ou extrínsecas, ou seja, que fazem ou não parte da estrutura do dente), podem ser cáries, podem ser da fluorose. Procure um dentista pra avaliar.

  32. Doutora, poderia me ajudar ? Eu manchei meus dentes usando aparelho, como faço para sair sem desgastar meu dente ? Quantos dias isso demora a sair se for com o uso da pasta dente ?

  33. Doutora, meus dentes são muito frágeis, ainda mais depois que eu tirei o aparelho fixo ha 2 anos. Pode ter relação com o aparelho ou não tem nada a ver? Agradeço desde já.

  34. Senhora dentista, boa noite.
    Tenho essas manchas e minha dentista disse que era fluorose.
    Acontece que tenho sensibilidade; e além disso noto que meus dentes, na parte de trás, forma com frequencia uma camada áspera que me dá mais sensibilidade ainda.
    Já perguntei isso para minha dentista, mas o padrão dela de atendimento é igual dos médicos brasileiros: uma bosta.
    Quero saber com a sra:
    1 – Fluorose causa sensibilidade? Se sim, o que devo fazer para tratar/acabar com isso?
    2 – O que é essa formação áspera que mencionei? Noto que, sempre após essa formação, sinto mais sensibilidade.
    Obrigado.

    P.S: Se puder, me responda em meu e-mail também.

    1. Douglas, não, fluorose, via de regra, não causa sensibilidade (pelo contrário). A formação áspera certamente é placa bacteriana ou ela já mineralizada, que é o tártaro.

  35. Preciso usar aparelho, mas tenho umas manchas muito claras no centro de um dente, isso pode ser fluorose? Eu coloco o aparelho ou faço clareamento primeiro?

    1. Júlia, se é em um dente só, não deve ser fluorose… a fluorose é generalizada. Provavelmente é uma hipoplasia de esmalte, um “defeitinho” localizado. Pode estar indicada a remoção dessa mancha e a restauração do dente, é preciso avaliar. Isso pode ser feito antes ou depois do tratamento ortodôntico, depende do caso. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  36. Boa tarde Dra.

    Minha filha tem 6 anos e meio e os dentes permanentes estão nascendo, porém eu observei e já levei ao dentista e infelizmente para minha tristeza… (pois sempre cuidei demais sobre este assunto) foi constatado fluorose de grau fraco. Com o tempo este grau aumenta? Devido ao excesso de flúor a cárie não diminuiria ou seria lenda?
    Pois ela teve sua primeira cárie com 6 anos, mas agora ela já teve 3 cáries. O excesso de flúor não interfere e sim a higienização?
    Desde já agradeço pela resposta.

    1. Stella, muita gente tem fluorose em grau baixo. Eu inclusive. Isso acontece pela sobreposição das fontes de flúor na infância. No meu caso, é porque eu tinha o hábito de “comer” pasta de dente (escondido da minha mãe, claro). 😉

      Não, a fluorose não fica pior com o tempo, vai ficar do jeito que está pra sempre, porque ela ocorre na fase de calcificação dos dentes, ainda dentro da gengiva. Sim, dentes com fluorose são menos propensos à cárie, mas é a higienização o principal, sim: dentes bem higienizados não terão cáries.

  37. Ola doutora, até ontem eu não tinha nenhuma mancha, mas esta manha nos meus dois dentes da frente apareceram 2 manchas brancas, uma em cada dente, eu estou com febre, e ontem por acaso, dormi de boca aberta, tenho 13 anos, você acha que é fluorose? Já marquei uma consulta.

    1. Maria, se for é uma fluorose muito sutil, que só apareceu porque você dormiu de boca aberta e os dentes ficaram um pouco desidratados. Mas muita gente tem um pouquinho de fluorose, eu mesma tenho, sem qualquer prejuízo estético ou funcional. De qualquer forma, se são apenas 2 manchas, é provável que não seja fluorose, pois a fluorose é generalizada, em todos os dentes. Procure um dentista pra avaliar, pode ser só uma mancha mesmo ou o início de uma cárie.

  38. Ola doutora!! Eu tenho 22 anos e por ter fluorose fiz o tratamento da microabrasao, so q apenas suavizou as manchas. Doutora Ana, se eu fizer o clareamento a laser ira eliminar essas manchas superficias definitivamente ou ja existe um tratamento mais moderno e avançado contra a fluorose? Desde ja agradeço…

    1. Bruno, o clareamento pode ajudar, mas às vezes a solução é somente a restauradora, ou seja, restaurações ou facetas pra cobrir as manchas. Converse com o seu dentista.

  39. Ola Ana. Primeira vez visitando o seu site e gostei muito…
    Bem, uso o aparelho dentário fixo ha 4 anos e nunca apareci com mancha nenhuma. Mas essa semana percebi duas manchas brancas, uma em cada presa inferior. Percebi q também as mesmas doem muito, principalmente quando como doce. Pode ser começo de uma cárie? Tem remedio caseiro? Ou tenho q resolver no dentist? Posso amenizar em casa, tendo alguns cuidados? Obrigado, Ana… Xero?

    1. Luciana, pode ser início de cárie, sim. Se ela for restrita apenas ao esmalte, o flúor da escovação e de bochechos pode remineralizar a lesão. Mas eu sugiro fortemente que você procure um dentista pra avaliar, até porque pode ser outra coisa.

  40. Olá, eu estava pesquisando na internet sobre outras alternativas pro tratamento da fluorose (que no meu caso é em um dente anterior, uma mancha um pouco escura) sem ser restauração ou facetas, e encontrei esse produto aqui: Antivet. dental.com.mx/eventos-wp/?tag=antivet , tem um vídeo tambem http://m.youtube.com/watch?v=RuS4PcAkaqM . Você conhece esse produto? ou já ouviu falar?

    1. Esse produto especificamente eu não conhecia, Natalia… mas me parece que o que ele faz é uma microabrasão do esmalte, ou seja, ele remove uma camada superficial do esmalte e, com ela, a mancha de fluorose.

  41. Boa noite doutora, levei meu filho de 7 anos hoje ao dentista justamente para fazer uma limpeza, pois o aspecto dos dentes dele é como se tivesse uma crosta de sujeira que com a escovação não tive sucesso, porém a limpeza foi feita, mas não houve nenhuma retirada dessa sujeirinha dos dentes dele, e eu perguntei, a senhora fez a limpeza e ela disse que sim, meu filho disse que ela passou uma maquininha, e depois um gel, eu saí para atender o telefone e foi super rápido o procedimento. Devo leva-lo em outro dentista?

    1. Silvia, você pode levá-lo a outro dentista se quiser. Mas pode ser que o aspecto dos dentes dele não seja sujeira, mas alguma alteração no esmalte dos dentes. É preciso avaliar.

  42. Olá doutora, quando eu tinha uns cinco anos eu cai da cama, isso acabou deixando meu dente preto. Atualmente com os dentes permanentes tenho uma mancha nesse dente, minha dentista disse que é hipoplasia de esmalte, outros já disseram que é fluorose, afinal o que realmente vem a ser essa mancha?

    1. Fernando, se é em um dente só, não é fluorose. Tá mais pra hipoplasia, é como se fosse uma “cicatriz” por causa da batida quando você era criança: a raiz do dente de leite bateu no germe do dente permanente que estava se desenvolvendo dentro da gengiva e causou esse defeitinho.

  43. Olá, eu apresento fluorose, sendo que a medica ainda esta em estudo em o que fazer, portanto ao mesmo tempo preciso usar aparelho nós dentes. E o que eu faço, uso o aparelho ou faço logo o tratamento?

  44. Ola, sou dentista e meu filho de 11 anos tem manchas brancas em quase todos os dentes, nao consigo diferenciar se é hipoplasia ou fluorose, pretendo realizar tratamento estetico mas antes precisa de ortodontia. O aparelho pode agravar as manchas????

    1. Em princípio não, Claudia. São só manchas mesmo ou há perda de estrutura? Se são só manchas deve ser fluorose, e aí talvez seja mais chato de fixar os bráquetes… mas só.

  45. Dra. se o clareamento for do tipo caseiro, ele vai clarear apenas o esmalte que nao esta danificado amenizando o problema ou vai clarear ainda mais a mancha ocasionada pela fluorose ? Existe essa possibilidade ?

    1. Geralmente o clareamento deixa as manchas mais discretas, Daiane. E se alguma mancha ficar muito aparente, há a possibilidade de fazer microabrasão nelas.

  46. Doutora Ana, primeiramente gostaria de agradecer pelo conteúdo e pela atenção com seus leitores, acompanho seu blog desde que descobri. Ao procurar sobre clareamento dental encontrei este artigo. Tenho 21 anos e tenho fluorose grau 7 (de 1 a 10) desde sempre, sempre sofri preconceito quando criança até mesmo por se tratar de uma “anomalia” não muito conhecida antigamente. Hoje trabalho como guia de turismo e não tenho tempo de ir com muita frequencia no dentista e finalmente gostaria de clarear meus dentes, queria saber se teria problemas se comprasse um clareador para uso doméstico? E se não, quais seriam os efeitos negativos? Agradeço desde já pela sua atenção.

    1. Antoine, é essencial a avaliação de um dentista, pois o clareamento é UM dos tratamentos possíveis em caso de fluorose, existem outras opções que talvez se enquadrem mais no seu caso ou possam ser combinadas com o clareamento. Você pode fazer um clareamento do tipo caseiro mas, da mesma forma, ele é indicado e supervisionado pelo dentista. É preciso que ele diga o melhor tipo, concentração, etc..

  47. Oi, obrigada pelas informações, porém, ainda me resta umas dúvidas e agradeceria imenso se fosse capaz de me esclarecê-las. Bom, eu tenho fluorose nos 2 dentes do meio de cima, e essas manchas se tornam mais notórias quando eu acordo. Ao longo do dia elas vão se tornando menos visíveis. Por acaso sabe me dizer o motivo disto? E se puder, agradeceria se fosse possível me dizer o preço médio do tratamento por microabrasão.

    1. O motivo é um processo de desidratação / reidratação desses dentes, Nayana. Ao acordar, principalmente se você respira de boca aberta, os dentes desidratam pelo menor contato com a saliva. Durante o dia eles vão reidratando e as manchas vão diminuindo. Com relação ao valor da microabrasão, cada caso é um caso, é preciso procurar um dentista pra avaliar (até porque talvez não haja indicação de microabrasão no seu caso).

      1. Obrigada por me responder. Mas você poderia me dizer se existe alguma forma de hidratar os dentes mais rapidamente para que não se note tanto essas manchas?

  48. Mais uma pergunta rs!! Há 2 anos troquei a restauração preta pela branca, mas quando cheguei do dentista, fui olhar o dente q foi trocada a restauração, o próprio dente estava escuro em uma parte dele, no dia seguinte fui ao dentista perguntar o que tinha acontecido, ele disse q tirou toda a restauração antiga e disse q meu dente ficou escuro pq a restauração tipo q desbotou no dente, isso é verdade ? Tem como sair ?

    1. Sim Jalles, restaurações de amálgama pode manchar o dente e causar esse efeito acinzentado que você descreve. Pra remover, só removendo o tecido dentário manchado… aí depende de quanto tecido ainda há.

  49. Olá, tenho uma pequena mancha esbranquiçada e meio amarela entre os dentes superiores da frente, o que pode ser? Tenho uma carie do tamanho de um grão de areia, posso fazer clareamento a laser?

    1. Jalles, pode ser tártaro, por exemplo… ou apenas uma mancha, mesmo. Se você tem uma cárie, a prioridade é removê-la, depois você pode fazer o clareamento, a laser ou não. Só seria indicado fazer o clareamento antes caso a cárie seja na parte da frente dos dentes anteriores, aí a restauração teria que ser feita depois, já que o gel clareador não clareia restaurações, apenas dentes naturais.

  50. Boa tarde, Doutora! Tudo bem? Eu faço uso do aparelho ortodôntico e tenho fluorose desde sempre. Gostaria de saber se posso fazer o clareamento imediatamente logo após a retirada do aparelho. Tenho receio de que ele deixe manchas e que estas somadas às da fluorose deem um aspecto feio.

    1. Em princípio, pode sim, Marina. O clareamento costuma deixar as manchas da fluorose até mais amenas. Quanto ao aparelho deixar manchas, isso só acontece se não houver uma boa higiene durante o tratamento, não é algo “inevitável”.

    1. Darci, você tem fluorose? Se sim, não é uma questão de fazer “limpeza”, porque as manchas da fluorose estão na estrutura do dente, não são apenas superficiais. Procure um dentista pra avaliar.

  51. Olá Dra… Tenho 16 anos. Muito bom o seu artigo. Bom, eu tinha um dente “encavalado” que em 2012 tirei para dar espaço para um dente que era pequeno se desenvolver e consertar com o aparelho ortodôntico. O dente se desenvolveu e na época que ainda não estava completamente desenvolvido ele ja tinha mancha branca, meu dentista disse que era “defeito” no dente. Esse defeito pode ser fluorose?? E eu tenho essas manchinhas em quase todos os dentes, pelo menos que eu consiga ver bem rs Tem como essas manchas sumirem ? Ou só melhora a aparência? Estava pensando em fazer o claremaento quando for tirar o aparelho esse ano. Para ter mais sucesso posso fazer a microabrasão e depois o clareamento? Dra. por favor, pode me dar uma estimativa de quanto seja os dois? Se puder fazer os dois, claro. E qual o melhor clareamento? Aguardo sua resposta. Desde já, obrigado.

    1. José, se são manchas generalizadas, é bem provável que seja fluorose. O tratamento costuma ser a microabrasão e/ou o clareamento, se um deles ou ambos, depende do caso, é preciso avaliar o seu caso em específico pra indicar o que mais se aplica. Com relação a valores, da mesma forma, é preciso avaliar, qualquer coisa que eu diga será “chute”. O clareamento pode ser feito pelo dentista no consultório ou sob a supervisão dele, este último na forma caseira. Existem várias marcas excelentes de gel clareador, é possível mandar manipular, também.

  52. Olá! Gostei muito do seu site. Tem me esclarecido muito, uma vez que só comecei a ter problemas odontológicos mais sérios agora aos 37 anos.
    Curioso isso do flúor, pq qdo eu era criança pequena lá em Barbacena rs, minha mãe me dava uns comprimidos de flúor (acho que não existia flúor na água na época), indicada pelo pediatra. Depois, mais tarde, na escola, a gente tomava tb, líquido.
    Falei isso pra um dentista e ele me disse que era um crime tomar tais comprimidos, mas acredito que foram os responsáveis por eu só ter cárie após os 30 anos. Honestamente não lembro direito, só lembro q era docinho. E não tenho nenhuma mancha nos dentes por causa disso (só por causa do vinho tinto rs).
    Como as coisas mudam… acho que as pessoas se cuidam mais hoje em dia, pq eu era praticamente um alienígena por não ter cáries e nem usar aparelho.

    1. Realmente Leticia, antigamente (lá em Barbacena :D) havia essa prática de ingerir suplemento de flúor, mas hoje se sabe que o flúor mais importante para a prevenção da cárie é aquele que fica em contato com os dentes, e o mecanismo de ação do íon flúor é sempre o mesmo, independente do meio de utilização: água fluoretada, dentifrícios, bochechos, produtos para aplicação, profissional, materiais odontológicos que liberam fluoreto, todos agem da mesma forma: fornecem íons flúor para a cavidade bucal. E o mineral fluorapatita é menos solúvel do que a hidroxiapatita (HA) da estrutura dental. Digamos que a estrutura do dente, como um todo, fica mais resistente à cárie.

  53. Oi, lendo esse artigo me bateu a seguinte dúvida: tirei o aparelho faz alguns dias e minha dentista receitou fluoreto de sódio para “bochechar” uma vez por dia, mas eu tenho um pouco de fluorose… A minha dúvida é se isso pode ou não piorar as manchas nos meus dentes… Vlw…

    1. Não, os bochechos não vão piorar a fluorose. A fluorose é um problema intrínseco dos dentes, que ocorre ainda no período de calcificação deles, dentro da gengiva.

  54. Ola, eu tenho 15 anos e estou prestes a tirar meu aparelho, e foi constatada com fluorose aos 8 anos, e quando eu fiz 9 anos coloquei o meu aparelho fixo, so que tem um porém, já passei com vários dentistas e meu dente tem manchas brancas, alguns disseram que com o clareamento a laser sai essas manchas e outros com uma capinha por cima do meu dente melhora, só que o que eu achei foi o preço que teria que pagar para ter resultado que me deixasse satisfeita, você poderia me indicar algo, tenho manchas igual ao da primeira imagem, são elas, obrigada.

    1. Gabriela, as possibilidades de tratamento estão no texto (você leu?), é questão de avaliar junto ao dentista, que vai indicar uma delas para o seu caso. Se for uma fluorose de leve a moderada, a microabrasão do esmalte ou o clareamento podem resolver, já se for mais severa, pode ser que a solução seja só restauradora (facetas, por exemplo). E claro, cada uma dessas soluções tem valores diferentes.

  55. Olá Dra. Ana! Eu tenho fluorose em todos os meus dentes, muito parecido com a primeira foto desta publicação. A minha dúvida é se tem algum problema ou se pode prejudicar de alguma forma os meus dentes ao colocar um aparelho fixo?

  56. Olá, doutora Ana!
    Eu fui pra casa de uma amiga passar o dia lá com a minha filha e acabei ficando quase 1 semana. Ou seja, não levamos escovas de dente, pasta etc.
    Acabei comprando uma escovinha pra ela e achei q se usasse uma gotinha de nada da oral b não fosse fazer mal, porém hoje ela acordou com essas manchinhas brancas no dente. Ela tem 4 anos e todos os dentes são de leite. A pergunta é: quando ela trocar a dentição de leite pela permanente, as manchas vão sumir automaticamente?
    Seus textos são sempre maravilhosos. Obrigada!
    p.s. desculpa pelo texto

    1. Beatriz, obrigada. 🙂

      O fato de você ter usado pasta com flúor na sua filha durante essa semana não causou fluorose nela, pode ficar tranquila. A fluorose ocorre ainda quando os dentes estão em desenvolvimento dentro da gengiva, ou seja, eles já nascem com fluorose. Então imagino que a causa seja outra… é num dente só? Por acaso sua filha tem o hábito de dormir de boca aberta e/ou respirar pela boca?

      Só respondendo sua pergunta: em caso de fluorose nos dentes de leite (o que é bem incomum), os dentes permanentes não vão nascer com manchas, a não ser que, na época em que eles estavam se desenvolvendo dentro da gengiva, a criança tenha sido exposta a muitas fontes e ingerido flúor.

      1. Primeiramente, muito obrigada pela resposta esclarecedora!!
        Ela dorme de boca aberta e respira pela boca por conta da adenoide e hipertrofia das amigdalas. Nunca imaginaria isso… uns dias depois as manchinhas (nos 2 ou 3 dentes da frente) sumiram.
        Que bom!! 🙂

  57. Dra, eu tenho 12 anos, desde quando eu tinha de 6 a 8 anos eu tinha essa unica mancha amarela no dente da frente, não tenho essa mancha em nenhum dente a mais.. O q eu faço, pois fico muito incomodada, já sofri vários bullyings por causa disso… Me ajuda por favor.

    1. Rayssa, peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista pra avaliar. Essa mancha pode ser um ponto de hipocalcificação do esmalte do seu dente, pode ser resultado de uma “batida” que você levou no dente de leite e causou essa “cicatriz” no dente permanente, podem ser outras coisas, também. É preciso identificar a causa disso e tratar de acordo, provavelmente removendo a mancha e restaurando com uma resina da cor do dente.

  58. Ola doutora,
    Bom, hoje eu percebo que tenho uma mancha branca no antepenúltimo dente superior do lado esquerdo (considerando o siso), e eu reparei que a senhora falou que pode ser desidratação, o que seria essa hidratação, doutora ?

    1. Eduardo, é quando o dente fica “seco”. Mas essa é uma condição passageira e muito mais comum em dentes da frente (ocorre muito em pessoas que respiram pela boca, por exemplo). Não creio que, no seu caso, o problema seja desidratação. Essa mancha pode ser apenas uma mancha, mesmo, mas pode ser uma cárie em estágio inicial. Procure um dentista pra avaliar.

  59. Olá doutora, eu tenho hipoplasia de esmalte, tenho uma mancha nos dentes incisivos que me incomoda muito, gostaria de saber o que resolveria o meu caso…

  60. Puxa, obrigada pela resposta. Só uma ultima pergunta: que alimentos teriam flúor? Não achei no seu artigo… Abraço.

  61. Então… A Odonto disse q nem precisava fazer nada pq como éh só na serrinha e ela costuma desgastar não ficaria nada. Ela disse que éh da água. Eu usei pasta sem flúor até os 3 anos e depois usei a que tem 500 bpm… Será q ele poderia ter engolido essa pasta de 500 e deu essa fluorose? Sou tão cuidadosa! Levo meus filhos a cada 3 meses ao dentista. Não me conformo!

    1. Silvia, o flúor da água, sozinho, não causa fluorose. Geralmente o problema é a sobreposição de fontes: água + pasta de dentes + alimentos + etc.. É bem provável que seu filho tenha engolido parte da pasta durante a escovação. Mas pelo que percebo é uma fluorose leve, bastante comum, eu mesma tenho um pouco de fluorose (sim, eu COMIA pasta de dentes escondida da minha mãe quando era criança 🙂 ). Não fique chateada, parece ser algo de resolução relativamente simples.

  62. Boa noite. Meu filho tem 6 anos e até os 3 usei pasta sem flúor. Com 3 comecei com a pasta com 500 bpm. Os dois dentes inferiores da frente (permanentes) nasceram com a parte da serrinha mais branca q o resto do dente. A Odonto disse que era fluorose. Significa q ele terá nos outros permanentes? Estou muito chateada… A Odonto disse q há um tratamento q coloca uma solução de cálcio em cima e melhora bem… Vc conhece?

    1. Silvia, é provável que sim, a fluorose costuma aparecer de forma generalizada. Imagino que dentista esteja se referindo à microabrasão do esmalte, um procedimento que visa diminuir a intensidade das manchas brancas. É uma boa opção, sim.

  63. Olá, Dra! Minha filha tem 8 anos e tem fluorose. Usei pasta dental com fluor nela so com 6 anos. Creio q tenha tido o excesso de fluor por uso de medicamentos ou a água. Não sei. Levei a odonto e ela me disse q, se eu achasse necessário, ela faria uma desmineralização. Mas q não achava necessário pq as manchas eram branquinhas e minha filha ainda nao se incomodava com aquilo. O q seria desmineralização? Ajudaria em algo? Outra pergunta: a fluorose ataca os ossos em geral?

    1. Erika, creio que se trate de uma micro-abrasão do esmalte, um desgaste superficial. Ajudaria a deixar as manchas menos aparentes. Sim, a fluorose pode atingir os ossos, mas aí seria um caso BEM mais sério de intoxicação por flúor.

  64. Meu filho de 3 anos tem fluorose não por causa do creme dental, ate porque nunca comprei com flúor para que isso acontecesse, mas ele tem porque o pediatra receitou Combiron e isso acabou com os dentes dele, estou indignada já que cuidei e por causa de uma medicação para prevenção da anemia causou este problema.

    1. Juliana, pra que seu filho tivesse fluorose em dentes de leite ele teria que ter sido exposto ao flúor ainda durante a gestação ou logo que nasceu, pois a fluorose é um problema que se estabelece nos dentes ainda em formação / calcificação, dentro da gengiva. Se ele tem a causa é essa, nenhuma medicação que ele tenha tomado depois dos dentes nascidos causaria fluorose. Dei uma lida rápida na bula do Combiron, não encontrei nada com relação à possibilidade de provocar fluorose, até porque ele nem contém flúor. Enfim… se ele tem manchas nos dentes é preciso investigar com mais critério qual seria a causa, podem ser manchas iniciais de cárie, por exemplo. Pode nem ser fluorose.

  65. Sim, as manchas se assemelham muito, porém em menor quantidade, a hipoplasia de esmalte também pode ser solucionada com o clareamento? E o que a causa? É certeza de que o clareamento tradicional elimina totalmente o problema das manchas de fluorose? Isto ocorre já na primeira aplicação do clareamento via modo tradicional? Qual modo é mais indicado em um caso não tao grave? Microabrasao ou clareamento? Estas fitas branqueadoras que são comercializadas podem trazer resultado para a fluorose?

    1. Não, em caso de hipoplasia o problema está na estrutura do esmalte, é um problema na calcificação do dente durante a sua formação… então a solução geralmente é restauração estética ou coroa. Não, não é certeza que o clareamento resolve o problema, cada caso é um caso e vale a indicação do dentista quanto ao melhor tratamento (ou combinação de tratamentos / procedimentos). Não recomendo as fitas clareadoras, é preciso ação e supervisão do dentista quanto à realização do tratamento, ainda mais se for mesmo hipoplasia.

  66. Olá Ana!. Minha nora está com fluorose, retirou o aparelho e a dentista dela orientou que fizesse clareamento, sendo que a mesma não o faz. Ela foi a outro profissional que falou que ela tem fluorose média, mas ainda não esclareceu qual seria o preocedimento, vc acha que clareamento seria o suficiente? Pelo que minha nora me passou, qdo criança, tinha manchas branquíssimas nos dentes, que levada ao dentista, disse ser normal, mas agora são meio amareladas. Qual sua opinião? Agradeço desde já. Deus abençoe vc, esta nova criança em sua vida, e toda sua família! bjus

    1. Oi Maura, obrigada. 🙂

      É possível que não seja suficiente apenas o clareamento, talvez seja preciso a associação com microabrasão do esmalte e, em dentes anteriores, até a confecção de restaurações. Aí depende do que o dentista quis dizer com “fluorose média”.

  67. Olá Ana,
    Gostaria de saber onde a Dra. atende, pois gostaria de tratar minha fluorose. Nenhum dentista conseguiu me ajudar até agora. Um disse que não tinha jeito e que um clareamento poderia piorar o caso. Um outro disse para eu beber mais água. O clareamento pode realmente piorar a situação? E o que mais pode causar manchas brancas nos dentes, se não a fluorose? Obrigada.

    1. Eliza, eu atendo em Curitiba, mas estou de licença maternidade e praticamente não tenho atendido mais no consultório, apenas tenho trabalhado com a parte de radiologia e exames de imagem. O clareamento, via de regra, não piora a fluorose… pelo contrário. Outras causas de manchamento nos dentes são: lesões iniciais de cárie, hipoplasia de esmalte, traumas e batidas, etc.. Quando as manchas são generalizadas, costuma ser fluorose, mesmo. Seus dentes parecem como os de alguma foto deste post?

  68. Ana, eu tenho 13 anos e acho que tenho fluorose, tenho duas manchinhas brancas nos dois dentes superiores da frente, uma manchinha em cada dente… me incomoda muito, nunca reparei muito bem os outros dentes nao, mas acho q tem manchas brancas bem pequenas, mas o que me incomoda mesmo é a mancha dos dentes da frente a mancha ta forte, ta branquinha mesmo e meus dentes estao bem amareladas, ae da aquele contraste, queria saber se é fluorose mesmo e qual o tratamento adequado ?
    Abraços

    1. Amanda, não dá pra afirmar que você tem fluorose com base no seu relato. É preciso procurar um dentista pra avaliar. Se for fluorose, o tratamento pode ser de microabrasão (como explico no texto) ou restauração. Pra fazer clareamento você é muito nova ainda, as raízes dos seus dentes ainda estão em formação, então não dá.

  69. Olá! Meu filho tem 3 anos e meio e notei que ele tem manchinhas brancas em dois dentinhos da frente, antes d eu notar a dentista disse q eu podia usar uma vez ao dia pasta com flúor, depois que notei essas manchas pode ser porque comecei a usar a pasta ou pode ser uma cárie no início? Obrigada desde já.

    1. Juliana, se a dentista recomendou, pode usar pasta com flúor, sim. Apenas certifique-se de que o seu filho é capaz de cuspir a pasta após a escovação, se não for é melhor usar sem flúor, pra evitar uma possível fluorose nos dentes permanentes que estão em formação, ainda, dentro da gengiva. As manchinhas brancas certamente não foram causadas pelo uso da pasta com flúor neste momento, e podem ser cárie em estágio inicial (as manchas seriam opacas, sem brilho, nesse caso) ou apenas manchas sem razão conhecida e que não trarão problema algum para o seu filho. Na dúvida, é sempre bom que um dentista / odontopediatra avalie.

  70. Olá, tenho fluorose leve e gostaria de saber se eu devo parar de usar pasta com flúor, e se com o tempo ela piora e pode vir a causar alguns danos nos dentes (tipo uma fragilização). Obrigado.

    1. Não Lucas, o uso de pasta com flúor não prejudica seus dentes, você pode continuar usando. A fluorose é uma alteração que ocorre na fase de calcificação dos dentes ainda dentro da gengiva, ela não vai mais piorar, vai ficar do jeito que está.

  71. ANA, ESTAVA ME OLHANDO NO ESPERA HOJE E ME DEPAREI COM UMA LINHA BRANCA NO MEU 2 DENTE DA FRENTE E NO MEU 2 DENTE DE BAIXO, E SAO TODOS DO MEIO, E SO CONSEGUI VER PORQUE EU ESTAVA NO SOL, O Q E É ISSO ? E NORMAL ? VAI PASSAR?

    1. Paloma, difícil aformar apenas com base no seu relato… mas pode ser fluorose, como eu explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  72. OLA DOUTORA, OBRIGADA PELA RESPOSTA, JA PASSEI EM UMA DENTISTA E ELA MESMA ME DISSE QUE ERA FLUOROSE, A QUESTAO É QUE ELA DISSE QUE NAO CLAREIA COM CLAREAMENTO A LASER, E GOSTARIA DE TER SUA OPINIAO SOBRE O ASSUNTO. SAO SÓ OS MEUS DENTES DO FUNDO QUE SAO ASSIM COM ESSA MANCHA AMARELADA, UM POUCO MAIS CLARA QUE ESSA SEGUNDA FOTO DO SITE. OS MEUS DENTES ESTAO AMARELOS E NAO COM ESSA MANCHA MARROM. SERA QUE O CLAREAMENTO A LASER RESOLVE ??

    1. Ana, às vezes só o clareamento não é suficiente, mesmo. Dependendo da severidade da fluorose (e a segunda imagem é de uma fluorose bem severa), só dá pra melhorar a estética com restaurações, facetas ou próteses (coroas).

  73. Tenho 17 anos e tenho pequenas manchas brancas nos dois dentes da frente, mas nunca me encomodei até porque eram fracas, mas de um dia pro outro ficaram mais fortes, porém continuam pequenas, pode ser descalcificação? Enfim, não sei o que é, mas agora me incomoda muito, o que posso fazer para melhorar???

    1. Júlia, pode ser fluorose, manchas iniciais de cárie, hipoplasia de esmalte, etc.. Procure um dentista pra verificar do que se trata e assim tratar de acordo com o caso.

  74. E qual melhor tratamento para tirar essas machinhas, ah e obrigado pela resposta, te agradeço muito 🙂

    1. A escolha do melhor tratamento depende da causa das manchas, Willian. É preciso procurar um dentista pra avaliar e determinar a causa.

  75. Olha, estou ate meio preocupado, eu percebi uma mancha branca no meu dente da frente pelo menos 7 meses atrás, depois disso os meus outros dentes tambem começaram a ter manchinhas brancas, fui ao dentista mas ele não me falou nada do que era nem se era flurose ou outro tipo de causa, ah tenho essas manchas nos meus 4 dentes da frente, mas são manchinhas pequenas.

    1. Willian, se essas manchas surgiram recentemente, não é fluorose. A fluorose “já nasce” com o dente. Podem ser manchas iniciais de cárie ou esses dentes têm estado mais desidratados, o que ocorre, por exemplo, quando dormimos de boca aberta.

  76. Oi, tenho 17 e tenho fluorose, e todos os meus dentes possuem pequenas manchas brancas, fui ao dentista e ele disse que clareamento só ia piorar, o que devo fazer para desaparecer?

    1. Luciana, não sei a severidade da sua fluorose mas, em princípio, o clareamento deixa as manchas brancas menos aparentes, já que as manchas estão no esmalte e o clareamento deixa a dentina mais branca (o “camada” que fica abaixo do esmalte), aproximando a cor dos 2. Outra possibilidade é a micro-abrasão (um “lixamento” do esmalte). Em casos muito severos, pode estar indicada a confecção de facetas, coroas, etc..

  77. Gostaria de saber o seguinte, meu filho tem 6 anos e os dentes dele são um pouco amarelados e sao todos, inclusive os 2 dentes permanentes de baixo e 1 dente permanente de cima, gostaria de saber se ele tem fluorose, aguardo resposta.
    Suzana

    1. Suzana, dentes amarelados de forma uniforme geralmente não são sinal de fluorose. A fluorose geralmente se apresenta como manchas generalizadas nos dentes, que podem ser brancas ou mais escuras. Algumas pessoas têm dentes mais brancos, outras dentes mais amarelos. O ideal seria levar seu filho num odontopediatra para uma avaliação clínica.

  78. Oi.
    Eu tenho 15 anos e tenho fluorose (pequenas manchas brancas em todos os dentes) e pensei se a micro abrasão seria o melhor procedimento? Queria saber também se nessa idade tem algum problema em fazer essa micro abrasão?
    Pois incomoda muito na questão de estética.
    E seria muito caro esse tratamento?

    1. Sim Felipe, em caso de fluorose leve ou moderada, a microabrasão do esmalte pode ajudar. O clareamento, também. Procure um dentista pra avaliar, tanto pra saber se esses tratamentos se aplicam ao seu caso quanto pra ter ideia de valores.

  79. Sempre tive fluorese muito forte, mas só ficava aparente assim que acordava, acredito que pelo fato da diminuição da produção de saliva que ocorre durante a noite. Fiz tratamento ortodôntico por um período de um ano, e ao retirar o aparelho, precisei fazer uma limpeza para remover a cola dos bráquetes. Após essa limpeza notei que o problema havia desaparecido, porém, de uns tempos pra cá, percebi que voltou, com menos intensidade que antes, mas voltou. Percebo algumas vezes quando acordo, acontece com mais frequência se no dia anterior eu fizer uso exagerado de bebidas álcoolicas (deve ser pq quando estou alcoolizado durmo de boca aberta, e isso faz com que o dente fique mais ressecado… rs). Será que fazendo um novo tratamento, sanará o problema de forma definitiva? Ou é normal que a fluorese volte?

    1. Railson, a fluorose não “vai e volta”. É uma condição permanente, a não ser que se faça algum procedimento estético, restaurador, etc.. O que acontece é dela estar mais aparente ou menos aparente, e realmente o fato de dormir de boca aberta pode levá-la a aparecer mais, pela desidratação do esmalte. Pelo seu relato sua fluorose é de leve à moderada, então a microabrasão do esmalte e o clareamento dentário podem ajudar. Procure um dentista pra avaliar.

  80. Olá, sou o Juli, olha, eu comecei a fazer clareamento em casa com a moldeira e tal, aí na minha primeira aplicação após feita, eu fui me ver, e no meu dente da frente um pouco pro lado tem um ponto muito branco, até então eu nao tinha visto, acabei associando ao clareamento, mas foi uma vez só, 1 horinha… e reparando bem em um outro dente pude perceber algumas linhas brancas… o que pode ser? Clareando ele pode sumir, ou vai piorar? O.o
    Muitoo obrigado, adorei essa tua pagina.

    1. Juliano, provavelmente essas manchas / linhas são consequência de uma fluorose leve, tanto que você nunca tinha percebido que tem. Isso é relativamente comum por causa da sobreposição de fontes de flúor na infância (água de abastecimento, pasta de dente, enxaguantes, etc.), eu mesma tenho um pouco de fluorose. O clareamento não vai aumentar essas manchas, pelo contrário, mas é preciso aguardar até umas 2 semanas pra que o branqueamento obtido se estabilize. Quando os dentes estão desidratados, essas manchas costumam ficar mais evidentes.

  81. Oi!
    Tenho fluorose desde que surgiram meus dentes permanentes. Não costumava me importar, mas ultimamente estou me sentindo incomodada porque o contraste entre os meus dentes (que estão amarelados) e as manchas brancas está bem visível.
    Gostaria de fazer clareamento, mas fui a um dentista que me disse que as manchas ficariam ainda mais brancas se eu fizesse. Então esta é a minha dúvida: o clareamento pode resolver ou as manchas continuarão em grande contraste?
    Além disso, também gostaria de saber se a fluorose desgasta os dentes, porque os meus estão bem desgastados e os da minha mãe (que também tem fluorose) já estão bem pequenos.
    Muito obrigada!

    1. Dandara, depende muito da severidade da sua fluorose. Pela sua descrição, o problema parece mais severo… mas se não houver perda de esmalte, o clareamento deve ajudar, sim, até porque o tecido dentário que é clareado é a dentina, que fica por baixo do esmalte. Converse com um dentista especialista em estética (dentística).

  82. Olá, meu filho esta com manchas nos dentes e ele tem apenas 1 ano e 6 meses, a pediatra disse que é fluorose, mais vi aqui que é muito incomum em dentes de leite, gostaria de sabe se há casos em que acontece com eles e se permanece apos a troca de dente ! Obrigada !

    1. Nayara, a fluorose pode ocorrer em dentes de leite também, mas é incomum. Pra que isso ocorra, seria preciso que a mãe fosse exposta a uma grande quantidade de flúor durante a gestação. Em princípio, se a própria criança não ingerir flúor em demasia durante o período de calcificação dos dentes permanentes dentro da gengiva, a fluorose não vai ocorrer nos dentes permanentes.

  83. Acabei de por aparelho e tenho fluorose, e estou muito incomodado. Da pra fazer o microabrasão com aparelho, visto que as minhas manchas brancas são na parte de cima do dente perto da gengiva… e ai doutora?

    1. Mateus, teria que remover, pelo menos, o bráquete do dente em que vai ser feita a microabrasão. Não há espaço para o dentista realizar o procedimento sem a remoção do bráquete.

      1. Uhum, mas você acha que um dentista tiraria o braquete e depois colocaria de novo? (sendo que esse(a) dentista não fosse o que eu faço a manutenção? Pois a minha dentista disse que não tinha jeito a fluorose, ai eu pensei que não havia maneira de deixar menos “feio”, me enganou e colocou o aparelho. Então é certeza que ela não faria o procedimento.

        1. Mateus, deixe-me entender essa “fluorose”: você tem manchas em todos os dentes (pelo menos vários deles) ou apenas em 1 dente? Porque se for em 1 ou 2, certamente não é fluorose. E aí fica fácil remover o bráquete e fazer a microabrasão. E não, não acho que outro dentista removeria os bráquetes sem o conhecimento da sua ortodontista.

          1. Sim é fluorose, ela me disse. Tenho nos 6 dentes da frente. Mas minha dentista diz que não faz microabrasão. O que eu faço então? To desesperado pra resolver isso.

          2. Mateus, a questão é a seguinte: com aparelho não dá pra resolver. O ideal é que você tivesse realizado a microabrasão / clareamento ANTES de colocar aparelho… agora dica complicado. Ou você interrompe o tratamento ortodôntico e faz a microabrasão ou aguarda o seu término. Eu acho mais interessante terminar o tratamento ortodôntico e deixar a microabrasão / clareamento para depois, pois os próprios bráquetes “mascaram” as manchas de fluorose. Acredite, ninguém mais do que você está enxergando o problema.

  84. Tenho manchas brancas nos dois dentes da frente, o meu dentista se negou a fazer o desgaste das manchas, pois comprometeria o esmalte dos dentes. Ele me aconselhou clareamento, pois são manchas leves.

    1. A indicação de microabrasão depende da indicação do dentista após avaliação da(s) mancha(s). Se a fluorose é leve, realmente, não há necessidade.

  85. Ana, eu uso aparelho há 4 anos. Eu só fiz limpeza no meu dente junto com o flúor hoje, depois de 4 anos. Quando eu cheguei em casa eu não vi nada no meu dente, quando eu fui ao sol eu vi uma lista bem fina nos meus dois dente da frente e eu nunca tinha visto antes. O que eu devo fazer?

    1. Felipe, talvez seja uma trinca de esmalte. Isso não é um problema em si, é uma situação bastante comum. Se você não tiver dor associada, creio que não precise se preocupar. De qualquer forma, na próxima consulta, alerte seu dentista para o fato, pra que ele possa avaliar.

      1. Ana, eu não sinto dor nenhuma no meu dente. Só que eu to com medo de ser fluorose porque desde os meu dentes de leite até os permanentes eu fazia flúor a cada 6 meses, eu fazia porque sempre que eu ia dentista eles sempre alertavam minha mãe de que era bom para ficar forte e resistente à cárie e entre outras situações. Hoje tenho 17, nunca tive cárie no meu dente. Só que fica aquela dúvida Ana, flúor a cada 6 meses é bom ou ruim ?

        1. Você tem algum tipo de mancha nos dentes, Felipe? A aplicação tópica de flúor na infância é bastante comum, e a indicação depende da avaliação do dentista com relação ao risco à cárie do paciente. Pra que você desenvolvesse uma fluorose, seria necessário uma sobreposição de fontes de flúor, ou seja, um excesso. Ainda, o flúor aplicado pelo dentista é cuspido depois, o problema seria se você o engolisse (um pouco sempre se engole, mas isso é rotineiro).

  86. Tenho 18 anos e meus dois dentes da frente estão manchados, só hoje resolvi parar para pesquisar sobre isso. Provavelmente é fluorose… o que mais seria? Queria saber se tem uma forma caseira de melhorar isso, pois no momento não estou podendo gastar muito com esse tipo de tratamento.

    1. Letícia, a fluorose causa manchamentos generalizados, se apenas os seus 2 dentes da frente têm manchas, pode ser que não se trate de fluorose. Uma possibilidade é que você tenha batido os dentes de leite quando era criança (mesmo que você nem lembre), e atingiu, também, os germes dos dentes permanentes ainda dentro da gengiva. Isso é bem comum. O tratamento é estético (restauração / faceta / clareamento / microabrasão – depende do caso), não há o que fazer sem a intervenção de um dentista.

  87. Minha filha de 07 anos está com os dentes todos manchados, provavelmente é fluorose, porem não usei creme dental com fluor na dentição de leite… Apenas fazia aplicação de fluor de 6 em 6 meses no consultório dentário por indicação do dentista. Pode ser essa a causa da fluorose?

    1. Adriana, fluorose em dentes de leite não é algo muito comum. Pra que isso acontecesse, você, quando grávida dela, teria que ter sido exposta a uma grande quantidade de flúor (pois a fluorose acomete os dentes quando eles ainda estão em formação dentro da gengiva, e os dentes de leite estão em formação quando o bebê nem nasceu ainda). Certamente isso não tem a ver com a aplicação de flúor pelo dentista (pelos motivos que externei). Enfim, é provável que essas manchas não se tratem de fluorose… podem ser cáries iniciais que regrediram, justamente pela aplicação do flúor. É uma possibilidade.

  88. Oi, gostei das informações, mas queria saber se a fluorose danifica os dentes permanentes, pois minha filha de 2 anos apresenta manchas nos dentes semelhantes as que você descreveu, ainda não consultei um especialista, mas acredito que seja fluorose.

    1. Natália, não deve ser fluorose. Fluorose em dentes de leite é muito incomum, já que os dentes de leite estão se formando dentro da gengiva da criança ainda quando ela está dentro da barriga da mãe. Pra que isso acontecesse, a mãe teria que ter um contato muito grande com flúor e passar isso pra criança via placenta. As manchas nos dentes da sua filha devem ter outra razão. Cáries em estágio inicial costumam se apresentar como manchas brancas. Sugiro que você leve sua filha num odontopediatra pra avaliar.

    1. V., o excesso de flúor só prejudica os dentes na época em que eles estão se desenvolvendo, ainda dentro do osso. Seus efeitos é que são percebidos muito tempo depois. Ou seja: a fluorose não fica pior com o tempo… ela é o que é.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista