O que é Snap-on Smile?

Tem crescido o número de pessoas que me perguntam o que é o Snap-on Smile. Então, vou esclarecer de uma só vez, a quem interessar possa, do que se trata o tal sorriso de Hollywood.

Snap-on Smile (que significa, em tradução livre, “sorriso num estalo de dedos”) é uma marca registrada de um sistema descrito da seguinte forma pelo fabricante: “É uma prótese removível, estética, extremamente fina e resistente que se amolda e é fixada com firmeza nos dentes existentes, sem dor, sem uso de motor, sem anestesia, sem alterar a estrutura dentária e sem qualquer tipo de sangramento”.

No meu entendimento, a palavra “prótese” fica meio forte aí no meio. Prótese, por definição, é um artefato que substitui uma parte ausente do corpo humano, uma perna, um braço, um dente. Dessa forma, não vejo o Snap-on Smile como uma prótese, pois ela não substitui um dente perdido. Ela apenas “esconde o buraco”.

Snap-on Smile: dá um "provisório" bacana!

Funciona como aquelas dentaduras plásticas de vampiro com as quais a gente brincava quando era criança, porém personalizada e sem caninos compridos e perfurantes ;). Ela se apóia nos dentes do paciente como se fosse uma capa e cobre o que está embaixo. Do ponto de vista estético, fica até satisfatório (dependendo de quem olha, claro. Eu acho o maior “pianão”). Mas aí entra o detalhe que me impede de chamar o sistema de “prótese”: o Snap-on Smile não devolve a função dos seus dentes.

Deixe-me explicar melhor: quando você perde um ou mais dentes, é possível substituí-los por próteses fixas ou removíveis que representam um dente novo, completo. Esses dentes artificiais são capazes de mastigar e ajudar os outros dentes, naturais, a triturar os alimentos. Os dentes do Snap-on Smile não são assim: são apenas “capinhas”.

Agora, uma coisa é verdade: esse tipo de maquiagem dental não dói, não requer desgastes dentários ou anestesia e, certamente, não sangra. Do ponto de vista de quem tem medo de dentista, parece ser a solução. Mas cuidado, pois não é. Levei um susto quando vi a seguinte foto:

Varrendo a sujeira pra debaixo do tapete...

Gente, e faz-se o quê com aquela raiz residual e com as cáries? Deixa assim? Espero que, na foto em questão, a ideia tenha sido a de dar ênfase ao “potencial estético” da peça, adicionando um efeito dramático. Mas, por favor, caro paciente, mesmo que você opte por fazer um Snap-on Smile, não pense que dá pra simplesmente deixar de qualquer jeito o que fica embaixo dele! Isso transcende a aparência, é uma questão de saúde! O dentista vai ter que resolver essa “bagunça” antes, ok?!

A confecção do Snap-on Smile precisa de apenas 2 sessões, 1 pra moldar o paciente e outra pra instalar. Se você achou bacana, a técnica já está disponível no Brasil. Porém, antes de se decidir, pergunte para o seu dentista quanto custa pra fazer uma prótese de verdade. Optar pelo Snap-on Smile é mais fácil, mas não necessariamente mais barato… e talvez sua maior “qualidade” (?) seja a de fazer você adiar aquela reabilitação bucal da qual tanto precisa, não é mesmo?!

Minha opinião é: dá um “provisório” bem bacana, enquanto a prótese oficial não fica pronta. Mas, não é uma solução. Caso você opte pelo Snap-on Smile, esteja ciente disso. Pra mim, é como sutiã com enchimento ou botar meia dentro da cueca pra “dar volume”. Parece, mas não é. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Prótese | Marcadores: ,

1 trackback

Snap on Smile | www.profissaodentista.com.br
3 de janeiro de 2012 às 1:45 pm

104

  1. kkkkkkkkkkkk seu comentário final foi ótimo! “Pra mim, é como sutiã com enchimento ou botar meia dentro da cueca pra “dar volume”. Parece, mas não é.” Realmente espero q o uso do Snap-on Smile não se torne apenas algo para esconder o real problema do paciente e tenho q concordar contigo que este só deva ser usado temporariamente enquanto o tratamento ideal seja feito.

    • Quanto é o valor dessa protese?

      • Vera, varia de paciente para paciente. O melhor é que você procure um dentista que trabalhe com o Snap-on Smile e faça uma avaliação.

    • Isso é um provisório, NÃO RECOMENDO para nenhum paciente meu este tipo de trabalho. Tenho pena dos pacientes destes dentistas que usam este tipo de trabalho que a meu ver, só serve para iludir o paciente. LAMENTÁVEL!

      PACIENTES FIQUEM ATENTOS, NÃO CAIAM NESTA ENROLAÇÃO.

      • Querido você precisa pensar nas pessoas que não possuem condição de colocar vários implantes, isto seria uma boa solução para quem não tem dinheiro.

  2. Ana,

    Esqueceu de dizer que com Snap-On Smile você pode sorrir, comer, morder, beijar e usar 24 horas com segurança. Snap On Smile é uma prótese transitória, que não elimina nenhum dos tratamentos odontológicos definitivos e que proporciona reabilitação estética e funcional sem nenhuma invasividade e com alta previsibilidade. Deve ser indicada a pacientes que não podem ou não querem submeter-se aos tratamentos odontológicos definitivos, por problemas de sáude, tempo ou financeiros. Existem indicações, contra-indicações e limitações para sua utilização e que devem ser muito bem observadas, porém é mais uma alternativa protética que chega para auxiliar o Cirurgião-Dentista em seu exercício profissional.

    Obrigado.

    • Sem dúvida, em caráter de transitoriedade acho o Snap-on Smile bem interessante. Mas como este blog tem o compromisso de esclarecer a Odontologia para o leigo, acho importante ressaltar esse aspecto para o paciente. Tem gente que acha (e eu não acho que algum dentista pense assim) que é só esconder o que “tá feio” e pronto. Minha intenção é apenas fazer o paciente entender que o Snap-on Smile não exclui outros tratamentos que sejam necessários do ponto de vista da saúde bucal, como vocês bem ressaltaram.

      Obrigada pela visita e pelo comentário. O espaço fica à disposição. :)

  3. Isso tá me lembrando um papo no consultório….. uma idéia! hahaha
    Aeeeeeeeeeeee vou patentear hahahahaa
    Adorei o post Tokus! Mtoooooo bem explicado como sempre!
    bjoooooooo amiga

  4. Quando recebi o email de divulgação do material, há mais ou menos um ano, fiquei intrigada e assustada.
    Esperei para formar opinião. E correndo o risco de parecer ranzinza mais uma vez: Sou Contra!
    Particularmente, acho que a foto da divulgação acima, ficou horrorosa, e eu tambem prefiro acreditar que o tratamento clinico foi executado.
    Todos os exemplos que vi até hj se limitam a cor ou pequenas imperfeições de forma, mas os tecnicos falam como se resolvesse todos os problemas estéticos.
    Quanto de espessura teria um Snap-on-smile pra corrigir dentes anteriores muito apinhados ou com mordida cruzada?
    Claro, cada caso é um caso, mas a propaganda não deixa isso claro. Infelizmente, vejo isso, apenas como fonte de renda com cosmetica, sem nenhum benefício verdadeiro.
    O cara põe o sorriso e vai na festa. Será que ele vai conseguir comer, ou vai ter que chegar em casa e recorrer ao miojo poruqe não conseguiu mastigar aquele jantar maravilhoso. Mas sorriu a noite toda :(
    Que nem lente de contato colorida. Mais um item do kit parece mais não é
    Em tempo: Essa é apenas a minha opinião!

    • Mais uma Dra , ultrapassada e velha…

      • Alguém que escreve sobre a evolução da odontologia – odontostalgia.wordpress.com – tem orgulho da própria “velhice”!
        Do alto de sua jovem ignorância e soberba, vc deve realmente acreditar que só existe a sua verdade.
        Tomara na sua “velhice” as pessoas sejam capazes de respeitar a sua opinião.
        Lembranças, a quem for da família.

        • Parabéns doutora, ótima colocação e resposta perfeita a um leigo que deve ter encontrado o “diproma” numa lata de lixo.
          Seguramente se transformará num velho desdentado, pois a tal da engenhoca não se fixa a rebordo desdentado, serve apenas como provisório e olha lá !
          Não ofereça pérola aos porcos Doutora, deixe pra lá!
          Bom dia!

      • Sr Allan, o senhor se acha “esperto” e “sábio” chamando os outros de ultrapassada e velha…não sei sua idade e também não me interessa! Só o fato de usar esse linguajar se nota que o senhor deve ser um “desses-jovens- metido- à- sabidão-esperto-e-atualizado e que não tem nenhuma experiência de vida para dar sua insignificante opinião…deve ser “sarado” onde só existem músculos e nenhum cérebro pensante! Vá estudar, ler, aprender e use a experiência de seus pais para quem sabe conhecer um pouco da lei da vida, da qual se nota que o senhor é ANALFABETO! Lembre-se: o jovem de hoje é o velho de amanhã, isso se o senhor chegar lá, pois voces jovens de hoje se destróem fácil, fácil…!

      • Allan, nós só estamos tentando alerta e explicar o que a empresa Snap-On Smile, que só se preocupa com lucros e não com pacientes, não explica, ISSO É UM PROVISÓRIO e não é uma opção de tratamento milagrosa como ela tem mostrado e iludido vários pacientes. Mas o produto esta aí, os dentes são seus, faça o que quiser com eles, depois não venha dizer que não foi avisado.
        E tenha mais respeito e educação, se seus pais não lhe educaram, melhor começar porque a vida pode te educar de um jeito muito duro!

  5. Ana, querida!
    Com certeza vc tem como obrigação esclarecer os leigos. Muitos podem ter um entendimento errôneo sobre o produto e achar que substitui o tratamento que é necessário.
    Excelente post!
    Parabéns!
    bjssssssssssssssss

  6. Depois deste snaponsmile, vou pensar melhor se vou beijar a boca de quem eu não conheço. Vai ser igual antecedentes criminais: vou pedir um laudo do dentista de quem eu quiser beijar!!!

    • Ola doutora, tudo bem? Bom, sou de Ouroeste SP e queria saber como faço para fazer um molde do Snap on Smile e em base de quanto que custa um molde desse tipo? Obrigado, aguardo resposta…

      • David, procure aqui por um dentista credenciado: http://bit.ly/HcqxyR . É preciso agendar uma avaliação, até pra adequar a questão de valores ao seu caso.

  7. Pra mim é como a pessoa não passar fio dental por dias… um dente parece colado ao outro… eca. Esse snap on é mais um porco on.

  8. Olha, tudo na vida tem que ter os prós e os contras (até mesmo o enchimento do sutião ou da “bundeca”*)!

    Como pró, e lendo a opinião da fabricante nos comentários, lembro de minha tia que quando fez quimio e radio teve comprometimento odontológico e quase não sorria em público, pois estava feio e frente ao tratamento oncológico, não podia ser submetida a nossa cadeira. Seria um caso de indicação desta técnica, não por ela não ter condições FINANCEIRAS, mas limitação de saúde.

    Outro pró vejo o uso em festas, por exemplo, ou modelos sobre uma passarela, ou apresentadores de TV. Embora pra gente pareça um tecladão de piano, tem muita gente que acha bonito. Fazer o que?

    Os contras? Mais do que vc já citou nem sei se há mais o que acrescentar. Os pacientes têm que saber que isso não é pó de pirlimpimpim que solta uma mágica incrível e o sorriso fica lindo, é um TAPUME pra obra que está acontecendo lá atrás – a correção dos problemas bucais, como cáries, canais, faltas de elementos ou elementos quebrados a serem removidos e próteses definitivas sejam usadas, móveis ou fixas, como o implante por exemplo.

    Bjos

    *Bundeca para meu saudoso avô ero o jeito mais polido de chamar a cueca, já que começava com um nome muito feio :)

    • Perfeito, Gi. Realmente, o Snap-on Smile tem sim pontos positivos, acho importante ressaltá-los. E você deu ótimos exemplos. :) Beijo!

    • Gi também concordo que tudo na vida tem os prós e os contras. Mas o que esta empresa (Snap-On Smile) esta fazendo é iludindo nossos pacientes. Ela deveria vincular claramente em suas propagandas que isto é uma prótese PROVISÓRIA, porém eles divulgam como se fosse algo milagroso e definitivo, isto é enganação.

      NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS, TODOS SABEMOS QUE ESTA EMPRESA ESTA ILUDINDO CONSUMIDORES, TODOS NÓS DENTISTAS SABEMOS DISSO.

      Deveria ficar bem claro suas indicações e condições.

  9. A coisa é boa, fica lindo. Como eu faço para comprar um? É caro o Snap-on Smile?

    • Pode ficar bonito Eny, mas lembre-se que não evita que você tenha que tratar os seus dentes. Para mais informações, clique aqui

  10. Olha, o snap on smile é mais indicado quando a pessoa tem dentes sadios, porém um pouco feios, tortos, etc., caso de pessoas com cárie é preciso primeiramente tratar os dentes e somente depois, é que se coloca o snap on smile. Enfatizando: ela é pra dar uma melhor aparência nos dentes e não pra curar cáries, etc..

    • Exatamente, Luis. O problema é que tem paciente que acha que o Snap-on Smile serve pra “varrer a sujeira pra debaixo do tapete”. Ou seja: esconder o que não se quer tratar. Este post é justamente sobre isso, para chamar a atenção dos desavisados de que não é bem assim. E é obrigação do dentista orientar o paciente a respeito disso.

  11. Li certa vez que tinha gente mandando fazer os dentes do Snap-on Smile no formato do sorriso das celebridades. Por exemplo: “Eu quero o sorriso da Julia Roberts” e pronto.. A parte externa no “sorriso” era moldada de acordo com a da celebridade.

    • Faz jus ao conceito de “sorriso de Hollywood”… :)

    • VAI SONHANDO! KKKK QUERO VER QUANDO ESTIVER NA BALADA E SUA DENTADURA CAIR! VAI FICAR PARECENDO MUITO A JULIA ROBERTS!

      KKKKKKKKKKK

  12. Ola colega. Gostaria de tirar muitas duvidas com vc. Poderia entrar em contato no meu email para falarmos sobre o Snap on smile? Att. Joel

    • Oi Joel. Se for especificamente sobre o Snap-on Smile não sei se poderei ajudar muito você, praticamente tudo o que sei a respeito está no post. De qualquer forma, se quiser, entre em contato pelo e-mail medodedentista@gmail.com.

  13. Concordo em partes com tudo o que disseram, mas na minha ignorância imediata sobre a tal “prótese”, achei bem parecido com uma placa de clareamento de acetato, com a diferença da cor. Não tenho tanta certeza quanto a sua funcionalidade, acredito que os protesistas e os ortodontistas resolveriam essa parte bem melhor, mas sendo utilizado como um paleativo, ou um trabalho provisório como foi citado por um colega, acredito ter suas vantagens.
    O que me preocupa é a forma como irão expor suas vantagens e desvantagens ao paciente. Colegas precisamos ter em mente que podemos e devemos quando possível devolver a estética ao sorriso do nosso paciente, mas não esquecer que em primeiro lugar vem a saúde bucal desse paciente.
    Parabéns Ana pela matéria.

    • Mariane, a minha preocupação é a mesma: a forma como o paciente entende o Snap-on Smile. Não o vejo como um problema… e muito menos como solução. Pra mim é algo provisório que, durante um tempo, pode cumprir bem o papel a que se propõe.

      Obrigada pelo comentário e pela visita. Abraço!

  14. Queria saber sobre preço deste procedimento, se vale a pena, mesmo como estética, no lugar de esperar por uma prótese ou tratamento mais adequado.

    Se for muito barato, valeria a pena, usar por um tempo e jogar fora depois.

    Ou se for muito caro, não valeria apenas de forma alguma, aí melhor seria um implante, ou um tratamento mais complicado.

    • Bene, não sei dizer ao certo o valor, o melhor é que você se informe com seu dentista. Mas certamente o Snap-on Smile é mais caro que uma prótese convencional… por isso acho difícil que o paciente pague caro e em seguida se desfaça dela para fazer uma reabilitação bucal. Concordo com você… valeria a pena se fosse muito barato e de forma provisória.

  15. Gostaria de saber o valor da protese, pois achei interessante.

  16. Gostaria de saber se ja realizam implantes de gengiva, pois tenho um dente mole e não tenho gengiva acima dele para implantar um dente. Desde já agradeço.

    • Ana, na verdade, pela sua descrição, você não precisa de um implante de gengiva, mas de um enxerto ósseo. A gengiva fica “alta” porque ela está ali para cobrir o osso, e se falta osso ela só acompanha. Ou seja: faça uma avaliação com um dentista especialista em implantodontia. Ele provavelmente vai sugerir fazer enxerto ósseo para, depois, instalar o implante.

  17. Genteeee, que coisa horrorosa de plastico, MEDO! kkkk nossa podiam ser mais acessiveis os preços das facetas, eu adoraria ter dentes tao perfeitos quanto por exemplo, Caio Castro… que com certeza é faceta kkk e são dentes maravilhosos :)

  18. Eu não sei até que ponto vale gastar o $ com um “provisório” desse.

  19. Sabe, aqueles que falam e reclamam de tudo, reclama até da rua em que moram, não deveríamos nem responde-los,isto chama-se revolução para tentar resolver o problema daqueles que não podem fazer um tratamento por motivo de doença. Então quer dizer que dentadura tambem não presta? Fala serio, você sabia que não podes pilotar um avião sem antes estudar para se formar e conhecer o mesmo, então primeiro se informe direito sobre o produto e depois fale a respeito. Beijo.

    • Beto, não… não sei nada sobre aqueles que “reclamam de tudo”. Eu não sou contra o Snap-On Smile. Acho que tem indicações e contra-indicações, só isso. Minha preocupação é legítima, visto que tenho contato diário através do blog com pessoas que têm medo de dentista. Uma das imagens que ilustra este post (retirada do site oficial) é perturbadora, pois dá a entender que o Snap-On Smile SUBSTITUI tratamentos dentários, o que não é verdade. E as pessoas leigas, principalmente aquelas que não querem se submeter a um tratamento odontológico (muitas vezes por medo), podem achar que “pronto, resolvido!”. E não é por aí. Acredite: já ouvi gente dizendo por aí que o Snap-On Smile é a solução para o medo de dentista! Imagine!

      Cabe ao dentista indicar, é claro. E cabe a mim, que me propus a isso, deixar claro para o paciente como é que a coisa funciona, pois tenho convicção que muito do medo que se tem do dentista é por falta de informação. Se “primeiro se informar direito e depois falar a respeito” significa só falar dos prós e de nenhum contra, tô fora. Não seria honesto com os meus leitores.

      Ah, eu sabia sim que não dá pra pilotar um avião sem “se formar”. ;)

  20. Olá Drª Ana T !
    Bom, tenho ouvido muito sobre o “snap”, mas como dizem se fosse pra ser um preço mais acessível, poderia sim ser usado como um belo provisório até tratamentos posteriores com as próteses definitivas.
    Mas no tocante assunto, seria até viável então por exemplo usar um sistema CAD/CAM onde poderia escanear o modelo do paciente e modelar virtualmente um análogo do ”snap” , mas claro que isso poderia interferir em direitos do fabricante, por achar que estão copiando o mesmo produto.
    Mas seria uma alternativa como provisório até os procedimentos de tratamento como o implante, terem seu tempo de espera.
    Porém no “snap” o que seduz o paciente são os dentes brancos onde hoje em dia está em pauta, ter dentes brancos como o da Barbie.
    Como faço uso do sistema CAD/CAM, posso dizer que seria legal usar essa mesma técnica, já que as resinas acrílicas tem sua cores de escalas convencionais diferentes, do snap.
    Mas ressaltando, somente para fins provisórios.
    No entanto como o CAD/CAM tem muitas utilidades hoje em dia como desde provisório até barras de protocolo.
    Gostaria de saber como é confeccionado o “Snap” ?
    Gostei muito do seu blog. parabéns e continue sempre nos passando cada vez mais informações. Até mais !!!

    • TPD, o Snap-On Smile é confeccionado por processo CAD/CAM sim! E já ouvi falar de “genéricos” nacionais…

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Até!

  21. Certamente algumas pessoas não passaram por problemas de saude ou simplesmente foram abençoadas com lindos e fortes dentes, o fato é que algumas pessoas fazem comentarios e nem mesmo sabem distinguir acrilico do plastico.

  22. Após tratamento dentario onde se elimina todas as imperfeiçoes do dente, pode se utilizar a protese snap on como dentadura ou protese diaria para mastigar alimentos e inclusive chiclete.

  23. É possivel mastigar com o Snap? Estou fazendo um tratamento completo de protese fixa, mais iniciei recentemente, comecei com um clareamento e uso uma protese movel, então a pergunta é se é possivel mastigação com este provisório.

    • Segundo o site da Lumident (representante do Snap-on Smile no Brasil) é possível sim, Rons. Mas não saberia dizer qual a porcentagem de devolução de função (eficiência de mastigação) que ele ofereceria.

  24. Para usar em pacientes com dentes com diastemas, problemas de coloração, dentes cariados ou que passaram por radio para dar uma mascarada enquanto se faz o tratamento definitivo seria uma boa, principalmente para pacientes que precisam estar com um sorriso bonito para seu trabalho, como por exemplo vendedores, atores, politicos.

    • Eu andei pensando e acredito que tratamento definitivo usando esse snap seria para pacientes que precisam usar facetas estéticas, como por exemplo pacientes com manchamento por tetraciclina ou portadores de fluorese média/grave, e o snap seria um tratamento definitivo, poir alem de substituir o uso das facetas, eliminaria o desgaste dos dentes para a colocação da porcelana, e como o snap possui orificios na parte oclusal a mastigação não seria afetada, pois o dente natural estaria fazendo o trabalho.

  25. Pelo que percebi desse dispositivo, é possivel a mastigação, pois tem um orificio nas regiões das cuspides, esse dispositivo só cobre as superficies lisas, ou seja, só serve para estética mesmo.

  26. CUSTA R$ 4.000.OO QUATRO MIL REAIS AQ EM RECIFE VI HOJE 13/06/2012 DIVIDE EM 6X SEM JUROS E 10X COM JUROS!!! E LEMBRE-SE O SNAP SÓ É VALIDO ATE 4 ANOS DEPOIS TEM Q SER TROCADO.SE ALGUEM SOUBER DE OUTRO VALOR MAIS EM CONTA POSTEM AQ. AH… E NÃO SE ESQUEÇA Q O VALOR DA CONSULTA É R$ 70 REAIS SÓ PRA FAZER A AVALIAÇÃO!

  27. Só é valida a utilização dessa “peruca dental” se as pessoas tiverem consciência de tratar suas cáries, fazer a higienização diária e limpeza dental anualmente. Aí vc poderá esconder os defeitos e coloração escura dos dentes, mas mantendo seus dentes naturais em ordem. Não adianta tapar o sol com a peneira, pois as bactérias em dentes ruins causam problemas mais sérios ao organismo além do mau hálito.
    Sem contar que usar diariamente essa protese removível pode acumular restos alimentares, e com a falta de higiene dentária os problemas nos dentes naturais podem piorar. Quem pretende usar deve avaliar se vale a pena.

  28. Papo vai papo vem e o custo desta capinha estetica ninguem informa… hehehehe manda ai por favor o site com este informação.

    • Marcos, eu não tô escondendo o jogo não… eu realmente não sei informar, eu não sou credenciada. Mas, pelo que eu sei, é coisa de mais de R$ 2.000,00… mas depende muito, até porque cada caso é um caso… por isso o paciente tem que passar por uma avaliação, pra saber quanto o Snap-on Smile DELE custaria.

  29. O sonho de ter um sorriso bonito e perfeito me segue desde meus 15 anos, quando sofri um acidente e quebrei dois dentes, a dentista colocou um pivô ou jaqueta (acho que é esse mesmo o nome) ela afinou o resto do dente que eu tinha e colocou esse dente, sem perguntar se eu queria, bom não entendia nada, mas achei traumatizante o que ela fez comigo, o dente ficou imenso na minha boca, e no outro resina, ela apertou tanto que minha gengiva ficou rocha e a cola vazou manchando os mesmo, imagina como isso refletiu na minha vida, na minha auto estima, fiquei muitos anos com medo, raiva de dentista, quando criei coragem para enfrenta meu problema, era sempre uma negativa, foram vários dentistas e varias frustrações, e eu ficando cada vez mais deprimida achando que não tinha solução pra mim, infelizmente dentista é algo muito caro, e conhecer um bom dentista que vai realmente olhar pra vc, e não pra cifras que podem tirar do seu bolso é algo difícil. Graças a Deus ainda existem pessoas que realmente podem fazer a diferenças, um bom profissional vai sempre colocar a ética em primeiro lugar.
    Depois de muitas pesquisas optei pelo SNAP ON SMILE, pelo simples fato de poder sorrir, falar em público devolver a auto estima tão prejudicada pelo tempo, mas não deixei de cuidar de meus dentes, meu tratamento levará em média 4 anos para acabar o tempo de snap, achei ótima essa ideia de ter uma vida normal, feliz , enquanto não chego no ponto que eu quero, e pra mim isso é tudo, só quem sofre com os dentes sabe do que eu to falando, e por isso acho que todo esse recurso que vem surgindo são ferramentas necessárias para nossa evolução, se é uma maquiagem dental, ou só pra solucionar problemas estéticos não importa, o importante é vc se amar, ser feliz, acreditar em si mesmo e poder compartilhar isso, quando penso em quanta coisas deixei de fazer, simplesmente porque tinha vergonha dos meus dentes, nas humilhações e até mesmo preconceito, mas esperança tenho em mudar minha vida. Claro que com consciência e cuidado, a gente alerta para os prós e contra, mas isso é com cada um.

    • Sílvia, fico muito feliz por você. Obrigada pelo testemunho. Abraço!

  30. Estou interessado, pesquiso o preço e nada… nenhum dentista vai em dizer o valor por telefone. Da minha cidade para cidade onde tem fica a quase 300km. Quando eu tiver uma noção de quanto custa posso então ir num dentista. Agora me intriga essa aparencia… nao existe espaço entre um e outro dente ne? Será que fica muito na cara a artificialidade?

    • Alan, não há espaço entre os dentes realmente, eles ficam “colados”. A artificialidade, pra quem é dentista, é óbvia. Mas para as pessoas em geral, varia. :)

  31. Lendo alguns comentários, tive a impressão de que foram todos feitos pela mesma pessoa – ou por um grupo muito homogêneo. Acho que o pessoal do marketing do snap-on-smile andou passando em peso por aqui. Tipo presidente de fã-clube, que bota a comunidade inteira do Orkut para meter o pau num tópico onde o artista dele é criticado . ;-)

    Mas você está certíssima, Ana: não adianta colocar a “peruca” se os dentes não estiverem com a saúde em dia.

  32. Gostaria de saber se o snap-on Smile é indicado para que tem dentes tortos… se é possivel o uso durante a correção dos dentes.

    • Aline, é indicado sim. Mas se você estiver usando aparelho não vai conseguir usar o Snap-on Smile, porque ele limitaria a movimentação ortodôntica e não haveria como encaixá-lo, por causa dos bráquetes.

  33. Por favor, gostaria de saber se no caso do meu filho é recomendável. Quando ele era criança fez uso de cortizona o que destruiu o esmalte dos dentes, já fez varios tratamentos e continua com muita sensibilidade. Já agradeço.

    • Vera, creio que possa ser uma solução, mas só para a parte estética. A sensibilidade provavelmente não diminuiria.

  34. Gostei da ideia e dos resultados. Preciso saber endereço em Recife e preço do Snap- on smile. Muito grato,
    Salazar

  35. Dra. Ana, adorei suas informacoes sobre o snap on smile. Voce e ótima e principalmente uma profissional preocupada com a verdade e com a saúde de seus pacientes. Parabens por se preocupar em falar a verdade. Somos cir. dentistas, devemos pensar na estética e na saúde. Sucesso para você e todos os seus. Tudo de bom!!! Debora.

    • Obrigada, Debora. Abraço! :)

  36. Tenho 60 anos e tenho bruxismo, e nao consigo usar durante todo o dia as placas de protecao, por problemas esteticos, principalmente. Mas meu desgate ja esta muito acentuado, e meu dentista nao recomenda nada, pois fatalmente eu os quebraria. Sera que esta “capa” snipeon, que lembra muito a placa para bruxismo, resisitiria por uns tempos meus apertos e rangidos?

    Ou ja existe alguma outra solucao para “aumentar” meus dentes?

    • Paulo, eu acredito que o Snap-on Smile não teria a resistência necessária. Procure um dentista credenciado na sua cidade e faça uma avaliação.

  37. Gostaria de saber como faço para adiquirir uma!!!!

    • Mis, você precisa procurar um dentista credenciado na sua cidade e fazer uma avaliação. –> http://bit.ly/HcqxyQ

  38. Prezada Dra. Ana,
    A estas alturas você já deve ter terminando sua pós-graduação em Radiologia.
    Se você é formada pela UFPR deve ter tido alguma aula comigo, durante o seu sétimo período. Sou professor convidado da UFPR, graduação e pós-graduação (ortodontia/Ortopedia Facial), desde 1988.
    Apreciei muito o seu blog e a sua maneira de dar as respostas, sempre com base em evidências científcas e clinicas. Meus cumprimentos.
    Acompanhei também as trocas de idéias – a partir de seu artigo inicial – sob o Snap On Smile. Li não somente seu artigo como também todas as ponderações (umas a favor, outras contra) a respeito deste dispositivo que – acredito – vem se somar ao nosso arsenal, se não exatamente terapêutico no verdadeiro sentido da palavra, mas, seguramente, de conotações estéticas.
    Claro que ele tem indicações e contra-indicações, como todos os procedimentos da área da saúde. Contudo, acho que a resposta do representante do Snap On Smile (SOS) no Brasil foi de uma clareza tal que não se pode ser conivente com aquelas opiniões que dizem ser o dispositivo um engodo ou algo parecido. Alguns chegam a dar nomes pejorativos ao dispositivo.
    Creio que em nossas mãos de odontologistas ele pode, sim, ter boas e precisas indicações, desde que os pacientes sejam corretamente informados sobre suas limitações.
    Eu, particularmente, acho que o SOS ainda tem uma aparência muito artificializada, mas, acredito que isto poderá melhorar no futuro. Como sempre ocorre, já temos uma empresa brasileira (no Rio de Janeiro) que tem uma técnica similar.
    Gostaria de saber se você já tem experiência quanto à indicação e prescrição do SOS.
    Reitero cumprimentos pela qualidade de seu blog e principalmente por suas sempre precisas respostas, como já disse anteriormente, sempre calcadas nas evidências de nossa ciência odontológica.
    Atenciosamente,
    Gerson I. Köhler – kohler1@uol.com.br

    • Olá professor! Fui sua aluna, sim. Bom vê-lo (e lê-lo) por aqui. Não, ainda não terminei minha especialização, mas tô quase. Termino no final deste ano. E obrigada por suas impressões tão positivas sobre o blog. :)

      Concordo plenamente. Vi recentemente no Facebook uma imagem do SOS acompanhada de um texto onde o autor praguejava contra o SOS. Coisas do tipo “é o fim da Odontologia” “um absurdo” “pare o mundo que eu quero descer”… mais de 1000 compartilhamentos, confesso que me assustei até. Minha opinião fica bem clara no texto, o SOS pode ser bem útil SE BEM INDICADO. Este blog é voltado para o público leigo e, dessa forma, me vejo na obrigação de esclarecer alguns pontos importantes, e o principal deles é que o SOS não substitui tratamentos e, principalmente, não serve para “esconder” dentes que o paciente não quer/pode/tem medo de tratar. Nesta semana mesmo uma pessoa entrou em contato por e-mail querendo saber onde ela podia fazer um SOS, porque ela tem vários tratamentos para fazer mas agora não tem dinheiro, então o SOS serviria para esconder seus dentes sem tratamento. Esclareci, claro, que não é bem por aí…

      Enfim, no fim deste mês haverá um curso de credenciamento aqui em Curitiba, e confesso que estou tentada a participar. Acho importante porque cada vez mais pessoas têm perguntado a respeito e, se eu me propus a orientar, nada mais justo do que estar pronta para isso. Acho que a grande confusão a respeito do SOS é a propaganda direta ao paciente, que muitas vezes dá a entender que com o SOS nunca mais será preciso qualquer outro tratamento. Não, não é o que os fabricantes dizem (diretamente), mas costuma ser o que o paciente entende.

      Já ouvi gente dizendo que o SOS é “a solução para o medo de dentista”! Imagine só! Quase fechei o blog e fui embora. :D

      Abraço!

  39. Olha, a idéia não é esconder o problema. Você pode muito bem tratar seus dentes e mesmo assim usar o snap. Quem quiser usar use e quem não quiser, deixe de encher o saco dos outros.

    • Ué Adry, mas é exatamente o que eu falo no texto. Você (ou quem quiser) pode usar o Snap-on Smile sem problema algum, desde que entenda que “a ideia não é esconder o problema”.

  40. Boa noite, sou técnica de enfermagem e sendo assim preciso ter um sorriso perfeito, gostaria muito de saber quanto custa mais ou menos o Snap-on Smile, para que eu possa ver se cabe em meu orçamento, gostaria muito de adquirir um!!! Moro na zona leste de São Paulo, onde posso achar um lugar credenciado mais próximo?
    Sem mais, obrigado.

  41. Gostaria de adquirir o produto moro em São Pedro da Aldeia.
    Como faço, é muito caro?

  42. Olá, onde posso encontrar o genérico do snap on smile ? Pois tem pessoas falando na internet, mas nenhum fala aonde. Obrigado.

    • Tem outros, Felipe, mas o que me ocorre agora é o Clonedent –> http://bit.ly/YkLw9Z

  43. Qual e o preço?

    • Aldo, procure um dentista que trabalhe com a técnica e faça uma avaliação.

  44. Olá, gente esta prótese é simplemente maravilhosa, a SNAP ON SMILE é sensacional, é a revolução do momento na área da odontologia. Procurei saber tudo sobre o produto. Fiz uma avaliação com o Dentista, fiz tratamento em todos os dentes, ou seja, aquele que realmente estava necessitando e atualmente estou usando o produto e NOTA MIL para SNAP ON SMILE. Meus colegas de trabalho, parentes e amigos estão de bocas abertas. Quem tiver interessado neste produto, tem que primeiramente consultar um dentista, fazer um tratamento dentário, dai partir para usar o SNAP ON SMILE. Eu particularmente estou amando, valeu a pena.

  45. Bem, vou colocar minha posição (apesar de não ser ninguém), ha alguns anos sofri com problemas gastrointestinais e fiquei anos desenganada pelos médicos, agora que estou muito melhor de saúde, tive desgastes nos dentes devido a frequencia de vômitos que tive na época que estive doente, perdi o esmalte da maioria dos dentes, e por genetica, a cada ano que passa meus dentes vão ficando cada vez mais finos e os espaços entre eles aumenta, quero deixar claro que frequento o Dentista regularmente a cada 6 meses, não tenho cáries, todos meus dentes são perfeitos, mexer na estrutura deles, fazer coroas, facetas ou qualquer tipo de procedimento parecido causará um trauma sem reversão em meus dentes que estão sim aparentemente feios, porém a minha saúde bucal é excelente, e tenho apenas 30 anos, procurei vários profissionais da área e realmente as opiniões são bem divididas, mas quero ter a liberdade de sorrir, sem ter que estragar meus dentes que estão fortes, apenas sem esmalte e gastos devido a tantos episódios de vômitos durante os anos que fiquei doente… e aí ?? Qual a melhor solução… quero manter meus dentes verdadeiros, tenho uma ótima saúde bucal, vou ao dentista 2 vezes por ano, mas não posso sorrir pois tenho vergonha da cor… detalhe, fazer clareamento só ressaltaria a dentina do meu dente, já que o esmalte do meu dente se encontra muito desgastado!! Alguém pode me dar uma orientação??? Obrigada!!

    • Rubia, muito obrigada pela sua opinião. Eu acho que você é a paciente perfeita para o Snap-on Smile… seu caso se enquadra nas condições pra isso: você tem dentes saudáveis (pelo menos não apresenta nenhum sintoma importante ligado diretamente à perda de esmalte), está incomodada com a estética e não gostaria de realizar nenhum tratamento invasivo. Como frisei no texto, eu não sou contra esse tipo de “prótese”… eu só acho que ela não pode ser confundida com uma forma de “não ter que tratar os dentes”. E você compreende perfeitamente isso… então, se for do seu desejo, acho que essa é uma boa alternativa, sim! Procure um dentista que trabalhe com a técnica e faça uma avaliação.

  46. Ana… bom dia!! Agradeço sua atenção, e sinto que realmente a única opção que tenho é essa… já estou com uma avaliação marcada, com um dentista credenciado, assim que tiver novidades no meu tratamento darei noticias… mais uma vez agradeço a atenção!! Abraço.

    • Fico aguardando notícias, Rubia!

  47. Recentemente coloquei o SOS. Antes de colocar, o dentista tratou todos os dentes, trocando coroas provisórias por definitivas, também tenho uma ponte no molar e tudo foi restaurado, tratamento de canal, etc. Somente após 4 meses de tratamento coloquei o snap pois não estava satisfeita com a Estética. Meu tratamento não ficou barato. Só o snap da arcada superior custou 4.500.
    Ainda não me acostumei. A fala muda um pouco, dá pra controlar, mas tem hora que a lingua fica peêeresa! rsss dá pra comer sim mas é preciso higienizar logo após qualquer belisco! Esteticamente os dentes aumentam de tamanho. Dá um impacto logo no início e ainda não fico a vontade sorrindo pois acho que as pessoas vão estranhar. Mas devo me acostumar (espero). Quando eu retiro sinto meus dentes bem sensíveis pois existe uma pressão se não cairia da boca. Acho uma alternativa boa para quem não está satisfeito com o sorriso porém como disse a Dra é preciso estar com a boca saudável. Isso é apenas uma maquiagem, vai estar sempre precisando retirar para higienizar, pode ser exaustivo. Esse é o lado ruim.

    • Amanda, muito obrigada pelo testemunho… ainda não tinha aparecido alguém que usa o Snap-on Smile pra dar um parecer sincero, de prós e contras. Certamente o seu relato vai ajudar muita gente que chega aqui a procura de informações. Gostei do seu testemunho, especialmente porque o Snap-on Smile foi feito do jeito certo, associado a outros tratamentos que eram necessários. É pra essa necessidade que este post quer chamar a atenção. Abraço e mais uma vez obrigada! ;)

  48. Boa noite Ana, lendo à respeito do assunto concordo com sua explicação, além do que este novo sistema deve favorecer o acúmulo de placa, e com isso aumentar a incidência de cáries. Já imaginou um paciente com uma precária higiene fazendo uso deste novo sistema?
    Um abraço e parabéns pelas informações.

  49. Onde tem aqui no Rj por um preço acessivel?

    • Gleice, como já respondi várias vezes anteriormente, é preciso procurar um dentista credenciado na sua cidade e agendar uma avaliação. Clique aqui pra procurar: http://bit.ly/HcqxyR

  50. Estou ciente, claro, que não acabaria com nenhum problema bucal, a não ser o estético. Mas não seria uma boa para pessoas que sofrem de pressão alta, que não podem se submeter a anestesias, e que tenham uma baixa renda, que tomam medicamentos controlados, pois não existem tratamentos dentários eficazes para pessoas de baixa renda, só sim paliativos ou de uma qualidade não muito boa. Não seria melhor tratar os dentes primeiro para depois, por forma de estética, usar o snap, para um pobre o snap é caro, mas com sacrifício consegue pagar. A minha preocupação é no funcionamento do produto, será que ele não cai ao mastigar? Ou sei lá, ao sorrir espontaneamente? Para quem perdeu os dentes e precisa usar próteses dentárias é chato, e não tem condições de diversos fatores de obter uma estética dental legal, não seria bom ter um snap ? Ou seja uma prótese moderna, com melhor acabamento, pois assim que vejo o snap (uma prótese de melhor acabamento), pois quem usa uma prótese de não tão boa qualidade sabe que tem essas inseguranças ao usar, tem que ter cuidado ao mastigar, ou até mesmo ao sorrir, a prótese convencional funciona assim. Conclusão, vejo o snap como uma prótese mais suave e de melhor estética, na verdade uma modernização das próteses dentárias. Foi assim que entendi o avanço do snap.
    Desculpe se falei besteira, mas tenho uma baixa renda, e problemas de saúde de pressão e, claro, defeitos bucais.

    • Sem dúvida, Doris, o Snap-on Smile tem suas indicações! Se o paciente está ciente de que ele não substitui tratamentos dentários que se façam necessários e está disposto a investir, que assim seja. Eu só acho que ele é caro pra pessoas de baixa renda (mais barato que um tratamento protético convencional, mas ainda assim caro). E não, não creio que ele caia ao se mastigar, me parece bem seguro nesse sentido.

  51. Desculpem mais não concordo com muita coisa que li, eu sou uma pessoa que tenho que ter a saude não so bucal como completa por ser portadora de uma protese metalica no coraçao e devido aos remedios que tomo so não posso ter qualquer tipo de infecção ou sangramento o que me impede ate mesmo de extrair dentes, tendo que estar periodicamente no dentista, so que a estetica dental se comprometeu, e sou muito vaidosa, gostaria sim de poder sorrir de forma mais segura e sentir melhor, ao contrario de tanta besteira que li, logico que um ser que possa pagar uma Snap não vai esconder seus dentes podres por uma questão de saúde e como ja dito nos depoimentos anteriores, cada caso um caso.

    • Celia, você pode ser mais específica quanto à “besteira” que você leu? Foi em algum comentário ou no post? Porque em nenhum momento no post eu digo para as pessoas não usarem o Snap-on Smile, só cumpro o meu papel de orientar sobre quando esse tipo de dispositivo pode ser útil e que ele não substitui nenhum tratamento odontológico curativo. Você diz que “logico que um ser que possa pagar uma Snap não vai esconder seus dentes podres por uma questão de saúde”… PRA MIM e pelo jeito PRA VOCÊ, é lógico… mas tem gente que, infelizmente, acha que que Snap-on Smile é uma forma de não ter que tratar os dentes, alguns chegam ao absurdo de dizer que ele é “a solução para o medo de dentista” (por descartar a necessidade de um dentista “cutucando seu dente”). Portanto, quem me dera fosse lógico pra todo mundo… se fosse, esse texto nem existiria.

  52. O snap-on smile pode ser usado em quem tem os dentes tortos, não usando aparelho? Onde encontra-lo ? Ele fixa bem ?

    • Danilo, em princípio, pode. Mas cada caso é um caso, é preciso fazer uma avaliação com um dentista credenciado. Sim, ele fixa bem.

  53. Fiz a consulta com uma doutora sobre este tratamento Smile Digital e o orçamento saiu 1.400,00 cada dente e como sao 5 dentes ficaria em torno de 7.000,00, e acho muuito caro, e nao tem um parametro, cobram o que querem!! Nao estão abusando demais ?!

    • Não sei se estamos falando da mesma coisa, Alisson (Snap-on Smile x Smile digital). Enfim, se você acha caro, sempre há a opção por outro tipo de tratamento.

  54. Olá, como faço para comprar e quanto custa este produto?

    • Não se “compra”, Gilmario. É preciso procurar um dentista que trabalhe com a técnica na sua cidade e fazer uma avaliação.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>