Clareamento em dente com tratamento de canal. Dá?

Dá. Mas é um tipo especial de clareamento chamado clareamento interno. A técnica tem esse nome porque é feita pelo lado de dentro do dente.

Dentes com tratamento de canal costumam ter a cor alterada, ficando mais escuros. Isso pode acontecer por uma série de motivos. Primeiramente porque perdem a vitalidade, ou seja, o nervo desses dentes morre e é removido pelo dentista. Mas outros fatores podem colaborar com esse escurecimento: restos de tecido necrosado (morto) que ficaram dentro da coroa do dente, um sangramento interno, resíduos da medicação (guta-percha e cimento endodôntico) que o dentista usa para vedar o canal e até manchamentos causados por restaurações de amálgama (aquelas metálicas).

Clareamento interno (esquema)

O produto usado para clarear um dente num clareamento interno, o perborato de sódio, é diferente daquele usado para clareamentos externos (o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio). O clareamento interno geralmente é feito através de um curativo de demora. Funciona assim:

  1. O dente é aberto através do mesmo local por onde foi feito o tratamento de canal;
  2. O dentista tira qualquer resíduo de obturação que esteja dentro da coroa do dente e faz uma “tampa” que separa a coroa, que está vazia, da raiz, que está obturada (se tem dúvidas, veja aqui o que é um tratamento de canal). Essa “tampa” é uma proteção necessária para evitar danos à raiz do dente;
  3. O dentista coloca o produto clareador dentro do dente e fecha provisoriamente.

Normalmente, o clareador é trocado uma vez por semana, pelo tempo que o profissional achar conveniente… quase sempre 3 ou 4 vezes. Pode-se, ainda, associar o clareamento interno com o externo, de forma a potencializar os resultados. De qualquer forma, nem sempre o dente clareado atinge a mesma cor dos outros dentes. Nesse caso,  é possível recorrer a outras soluções, como por exemplo, as facetas. Facetas são restaurações que cobrem toda a parte da frente de um dente anterior.

Se a cor daquele seu dente da frente do qual você precisou tratar o canal está mais escura que a dos outros, fique tranquilo: tem solução. Procure um dentista e faça uma avaliação. Mas saiba que, dependendo do escurecimento, talvez apenas o clareamento interno não dê conta do recado. Não adianta ficar bravo com o dentista no melhor estilo “eu quero meu dinheiro de volta”. Milagre é com Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus

1 trackback

O que são facetas? | Medo de Dentista
1 de outubro de 2013 às 11:08 am

198

  1. Muito bom o post!!
    A verdade sobre dentes escurecidos e também o paciente não pode esperar milagres ;)
    Boa dica!
    Bjs

  2. Olá! Gostei muito do post, principalmente da parte final, pois estou fazendo um trabalho justamente sobre isso: quando o clareamento não atinge os resultados esperados pelo paciente, o que fazer?!
    Se você puder me ajudar com as fontes que usou para fazer este post ficaria muito agradecida!

    Bjs

    • Denise, na verdade não usei nenhuma fonte em específico… este post é baseado na minha experiência clínica a respeito mesmo. Eu me lembro de apenas um caso em que o dente do meu paciente clareou muito rápido e atingiu a cor dos demais dentes, inclusive na região cervical, em apenas 3 sessões, com associação entre o clareamento interno e o externo (com peróxido de hidrogênio). Acho essencial, antes de começar um clareamento interno, deixar claro para o paciente que NÃO É MILAGRE. E de preferência pedir que ele assine uma declaração de que está ciente disso. Porque só falar não adianta, os pacientes sempre acham que vai ficar lindo, que é OBRIGAÇÃO do dentista, o profissional que eles estão PAGANDO, que fique lindo. E a resposta de um organismo a um tratamento, seja qual for, não depende da vontade do dentista, né?! É com o Criador mesmo… :D

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Abraço!

      • Obrigada Ana!
        Faço especialização em Dentística e vemos muitos casos assim, onde a cor chega a regredir um pouco, porém nunca o suficiente, por isso escolhi esse tema para o trabalho.
        Estou à procura de trabalhos do tipo, porém é muito difícil, apesar da experiência clínica constatar isso, encontrar trabalhos que falem de insucessos de clareamento…

        • É verdade, Denise. Os trabalhos geralmente falam daquele caso que não é a regra, mas que deu certo, não é mesmo? ;)

      • Fiz uma restauração em dois dentes da frente, e ambos um dia depois apareceram escuros, o que deve ter acontecido? Desde já agradeço.

        • Edigar, o que escureceu, os dentes ou as restaurações?

  3. Parabéns pelo post!
    =)

  4. Essa também é a minha experiência.
    Clareamento não-vital nem sempre responde como o paciente espera.
    Procuro deixar muito claro os riscos mas, mesmo assim, sempre ouço: “Tá só um pouquinho diferente, né Doutora!”
    Ossos do ofício!
    Ah, adorei a arte!

  5. Mto esclarecedor seu post! Fiz um clareamento interno no dente frontal esta semana, mas desde ontem, fui escovar os dentes e a espuma tem saido um pouco amarelada. Será que isso tem alguma coisa a ver com o remédio que foi colocado?

    • Helene, só se o clareador estivesse “vazando”, tendo escapado do interior do dente. De qualquer forma, nunca ouvi pacientes relatando esse tipo de acontecimento.

  6. Bom saber, as vezes fazer a faceta direto é melhor, mas dae tem que fazer as facetas em todos so outros não é? Que vida… rs

    • Não Giovana, dá pra fazer faceta num dente só se for o caso… basta que a faceta tenha a cor dos outros dentes, pra não ficar estranho.

      • Dra. eu fiz um canal faz algum tempo ja, mas logo quando fiz depois de alguns dias o dente quebrou, mas o dente mesmo não, a parte que foi restaurada em resina. Ja consultei alguns dentistas e todos falam que tenho que colocar uma coroa pois a restauração não dá mais jeito. Mas confesso que ainda não fiz por que estou com medo. Como é feito um procedimento desses?

        • Wanielle, o resto do seu dente será desgastado e, na raiz com o canal tratado, será encaixado um pino (núcleo). É nesse pino que será encaixada a coroa, que devolverá a estética e a função do seu dente. Não precisa ter medo: não dói, não precisa de anestesia (em princípio) e, em 3 ou 4 sessões (pra moldar, provar, etc.), tá pronto. :)

  7. Olá, tenho um dente frontal que está um pouco escuro.
    já fiz clareamento interno por duas vezes mas não resultou. Passado uma semana ou duas o meu dente ficou novamente escuro.
    então resolvi colocar uma faceta no meu dente mas mesmo assim ele está cinzento. Nao sei mais o que fazer, o que me aconselha? obrigada

    • Sandra, geralmente a faceta é minha sugestão final, mas você já fez esse tratamento e mesmo assim não resolveu o problema. Uma possibilidade é que a faceta esteja um pouco mais transparente que o desejado, mostrando a cor do dente ao fundo (principalmente se seu dente estiver bem escuro). Consulte um dentista especialista em estética (dentística) e faça uma avaliação. Certamente é o caso de adequar a cor e a transparência da faceta.

  8. Obrigada pela resposta foi muito esclarecedora!

  9. Tenho dente da frente escuro por causa do canal, qual é a melhor solução faceta ou trocar o dente por um de porcelana?

    • Almerinda, depende. Mas, em princípio, a faceta já é suficiente, e ela pode ser feita tanto em resina quanto em porcelana. Vale a avaliação do dentista.

  10. Os meus dentes são quase iguais ao da imagem só muda uma coisa, o da frente escuro desse mesmo jeito mas os outros são bem amarelos. Mas eu não fiz canal para o da frente fica desse jeito, eu cai quando era pequena e ele escureceu na hora, será que é o mesmo procedimento? Eu queria saber quanto custa ? Dói ? Obrigado.

    • Denise, se o seu dente escureceu e não foi feito canal na época da batida, possivelmente você precisa fazer o canal ainda. Portanto, havendo mesmo indicação de tratamento de canal, após o procedimento terminado seria possível fazer o clareamento interno, exatamente como está descrito no texto. Não, não dói. Sugiro que você procure um dentista para avaliar. Ele poderá esclarecer você, também, com relação ao valor do procedimento.

  11. Eu fiz um clareamento interno em um dente que já tinha sido feito canal, clareou bacana e tal, mas em menos de um ano voltou a escurecer de novo! Preciso tá sempre fazendo o clareamento interno nele?

    • Mariana, como qualquer clareamento o clareamento interno também tem “validade”, portanto é preciso fazer novamente quando o dente escurece.

  12. Afinal de contas, qual é o aproveitamento desse clareamento interno?
    Pelo que vejo de relatos na net ele não funciona na maioria dos casos…

    • Anderson, não é que ele não funcione… ele sempre funciona. PORÉM, quase nunca se chega à cor exata dos outros dentes, a tendência é dos dentes desvitais serem mais escuros que os outros dentes mesmo. Por isso que fica essa sensação de que “não dá certo”, porque muitas vezes o paciente tem a expectativa de que vai ficar igualzinho aos outros dentes e se frustra.

  13. Bom dia !
    Ha mais ou menos um ano e meio atras fiz canal em dois dentes da frente, estes estavam muito inflamados. Passado um bom tempo os dentes voltaram a doer e entao tive que fazer uma cirurgia na raiz no dente, o dentista furou o raiz atraves de um corte na gengiva (isto foi em fevereiro). Agora a dentista resolveu fazer clareamento interno nestes dois dentes, porém na sexta fiz a troca do curativo e desde ontem a noite sinto que minha gengiva (onde foi feito a cirurgia) esta inchada. Isto é normal ? Deve-se ao fato de estar mexendo novamente nos dentes ?

    • Grazielle, deve ser apenas uma irritação local, sem relação com o tratamento de canal (ou a cirurgia) em si. Mas é sempre bom entrar em contato com o seu dentista para ele avaliar.

  14. Bom dia Ana!
    Já usei aparelho uns 5 anos atrás por durante 3 anos. Agora o meu dente canino superior escureceu sem ter feito canal ou sofrido alguma batida, só senti uma fisgada uns 2 meses atrás, nada mais. O dente não tem carie, e ontem a dentista fez um teste para saber da sensibilidade do dente, ela colocou um produto gelado no canino e eu não senti nada, ela também tirou um raio x e não apareceu qualquer inflamação. Então ela me disse que o dente está “morto” justamente por não ter sentido o gelado e que provavelmente na época que usei aparelho, o canino pode ter sofrido uma agressão. A dentista disse que eu terei que fazer o tratamento de canal e depois farei clareamento a laser no canino e caso não clareie, ela colocará resina para tampar a parte escura.
    A minha dúvida é se realmente ele está morto. Se apenas com este teste de sensibilidade pode-se dizer que o dente está morto, pq no raio-x não apareceu nada de anormal. Obrigada.

    • Isabel, se você não sentiu absolutamente nada, realmente o nervo do seu dente morreu. Radiograficamente isso nem sempre é visível, pois teria que haver algum tipo de lesão associada à raiz do dente. Agora, o jeito é tratar o canal para evitar uma infecção por causa do tecido necrosado que está dentro do dente.

  15. Ana, obrigada pela a sua atenção.

  16. Tive um trauma, no incisivo frontal superior quando muito pequeno (+- 9 anos) sempre notei a diferença da cor dos meus dentes, e sempre reclamando com os pais, e com péssimos profissionais (minha dentista e ortodentista)… porém todos dizendo “relaxa seu dente, tá normal, isso deve ser café, é a cor natural do seu dente”… A minha ortodentista acabou piorando a situação pois dizendo que não era nada fiz um tratamento ortodontico de 7 anos, com direito a todo tipo de traçao no dente (inclusive o extra-oral). Felizmente, acabei encontrando outros bons profissionais pelo caminho, um cirurgião-dentista notou o trauma, quando fui retirar o ciso, aos 17 anos. Me indicou um excelente endodontista, professor de UFF que fez um ótimo canal. Posteriormente, procurei um especialista em dentística muito bom , em Niterói-RJ . Ele fez a seguinte abordagem… Clarear ao máximo o dente escuro, o que fez com clareamento interno a base de peróxido de hidrogênio + LED. Deixou esse dente branco como leite. E fez com que os outros dentes chegassem a cor do dente com canal, usando peróxido de carbamida a 35% + LED e associando isso ao uso de clareamento caseiro (peróxido de carbamida a 16% na moldeira).
    Já se passaram 7 anos e resultado final ficou perfeito, digno de modelo de comerciais de pasta dental :D.

    Ta aí uma dica de uma abordagem inteligente para os profissionais.

    Abraços

    • Santos, que bom que deu tudo certo pra você! O protocolo que você relatou é bastante comum, mas o resultado sempre depende da resposta do organismo do paciente ao tratamento. Ou seja: o mesmo tratamento pode apresentar diferentes resultados em pacientes diferentes. Tem alguns dentes desvitalizados que não clareiam de jeito nenhum… e aí, só faceta. Abraço e obrigada pelo testemunho.

    • Gostaria que o Santos indicasse o nome dos dentistas que fizeram o seu tratamento, pois moro em Niterói e preciso de um bom endo, pois sofri um acidente no dia 10/05 e estou aguardando para ver se haverá realmente necessidade de fazer o tratamento de canal no dente.

  17. A propósito.
    Parabéns 3x:
    Seu site é bem informativo!
    Você é sempre atenciosa, respondendo a todos e tentando fazer o mais rápido possível !
    Para finalizar é linda ! :P

    • Obrigada, Santos. :) :) :)

  18. Ana, meu dente da frente começou a escurecer, então a dentista falou q ele estava morto, ela falou q provavelmente levei uma pancada no dente ja q não tinha carie. Esse dente esta muito escuro e falei com ela sobre o clareamento interno, mas ela me disse que como o dente morreu por trauma era perigoso fazer este clareamento, pois poderia acontecer infiltração e o dente poderia cair. Isso procede? Acontece mesmo? O q posso fazer pra melhorar mais a estetica, pois coloquei uma resina na frente do dente mas não ficou lá essas coisas. Gostaria de melhorar mais. Desde já agradeço seus esclarecimentos.

    • Tatiane, antes do clareamento interno é feita uma proteção (por dentro do dente mesmo) para não agredir a raiz do dente. Na minha opinião, esse “tampão” já é suficiente para proteger a raiz do dente, e não acho que um dente cairia por causa disso. Mas não avaliei o seu caso, então fica difícil de dizer com certeza. Uma opção é fazer uma faceta estética em porcelana, e substituir a sua faceta direta em resina que não está satisfatória. Aí é possível escolher a cor de acordo com a dos outros dentes.

  19. Olá,
    Fiz um canal no dente da frente há aproximadamente 2 anos. Do ponto de vista estético, o dente fica com uma cor escura, ou seja, horrível. Gostaria de saber se o melhor procedimento para o meu caso, mesmo não avaliando, seria a faceta? Porque eu acho que clareamento, tanto interno quanto externo, não duram por muito tempo, dependendo do organismo e dos seus hábitos alimentares. A faceta é mais duradoura? Deixa o dente com uma coloração semelhante ao dos outros dentes?
    Atenciosamente!

    • Brunoo, eu acho que sempre vale a tentativa de um clareamento, mas, realmente, o resultado não é previsível. Já a faceta é um tratamento mais previsível, pois a cor da faceta pode ser escolhida, podendo ficar exatamente igual a dos outros dentes. E sim, é um tratamento mais duradouro.

  20. Tenho um dente que esta escuro só a parte de cima, proximo a raiz, a metade do dente, não fiz canal nem bati ele em nada, fiz o raio x mas acusa o dente como normal, fui em 3 dentistas diferentes mas todos não sabem o porquê do dente estar assim, o dente não doi, não sinto nada de diferente, é como os outros, e meu dente não esta morto, gostaria de uma solução para meu dente voltar ao normal, e o escuro é por dentro do dente, obrigada deste já :).

    • Ana, é preciso identificar o que deixou o seu dente escuro. Realmente, isso não é comum em dentes vitais. Mas eu acho que você podia tentar um clareamento só nesse dente. Se o motivo do escurecimento for uma mancha no esmalte do dente, é possível combinar o clareamento com um procedimento chamado “microabrasão”, que é capaz de remover manchas superficiais.

  21. Olá, estou fazendo o clareamento caseiro há 3 dias, já estou notando diferença… porém meu dente da frente ñ mudou em nada, fiz tratamento de canal há uns anos atrás, mas ele ñ é escuro como citam acima… apenas continua amarelado, queria saber se é normal, e se até o final do clareamento ele vai estar como os outros? Obrigada!

    • Thais, a tendência é desse dente clarear menos que os outros, mesmo. Seria interessante fazer apenas nesse, também, o clareamento interno. Assim a chance de todos os dentes ficarem com a mesma cor é bem maior.

  22. Parabéns Ana Tokus pelo post. Gostei muito, tirei várias dúvidas e fiquei ciente de todas as possibilidades de soluções para o clareamento do meu dente no qual foi feito um canal. Apenas uma coisa é lamentável, vc está no Paraná e eu estou no Rio de Janeiro. Precisava de uma profissional como vc, pois as vezes é muito difícil achar um profissional bom q passe segurança no q está dizendo, assim como vc esclareceu todos os questionamentos feitos. Já basta termos q ficar com o dente um pouco escurecido, mesmo fazendo alguns tratamentos para amenizar como os clareamentos. Parabéns e continue sendo atenciosa e fazendo com prazer, carinho, respeito e muito profissionalismo o q vc escolheu para ser o seu sustento. Parabéns.

    • Muito obrigada pelo carinho, Juliana. :)

  23. Oi, Doutora!

    Parabéns pela matéria. Pesquisei no Google e veio a sua página. Adorei o texto e achei super didático e acessível. Qualquer leigo entende.
    Fiz um canal, há 16 anos, no primeiro pré-molar da arcada superior, lado direito. A questão é: Esse dente está super escuro próximo à raiz e esteticamente fica muito feio pq a cor destoa muito dos demais. Meu receio: Estou usando aparelho e depois quero fazer além do clareamento convencional, o interno nesse dente específico mas tenho medo de quebrar quando for aberto para colocar o produto. O profissional que fechou o canal me disse que futuramente eu teria de colocar um bloco mas até hj não houve necessidade e quero que permaneça assim. A pergunta: Será que as chances do dente quebrar quando tiver sendo desgastada a resina são grandes?! Não devo arriscar?! Outra dúvida: para colocar a faceta de porcelana ou resina há desgaste da parte frontal do dente?! Se eu fizer a faceta e depois quiser reverter para o clareamento endodente é possível?!
    Obrigada.

    • Natália, obrigada :). Certamente o dente não vai se quebrar na remoção da restauração, mas você vai ter que tomar cuidado durante a fase de clareamento (quando o gel clareador estiver agindo dentro do dente) pois aí sim o dente estará frágil, e mastigar em cima dele pode sim fraturá-lo. Sim, para a colocação de facetas é necessário fazer um desgaste, embora já existam algumas versões de facetas chamadas popularmente de “lentes de contato” que, dependendo do caso, dispensam desgastes.

      • Obrigada pela atenção!! :) Tive dúvidas sobre a possibilidade do dente tratado de canal quebrar durante o procedimento de clareamento interno pq o meu primeiro pré-molar é praticamente composto de resina. Ou seja, de dente mesmo só tenho a capa…

        Outra questão: a faixa escurecida rente à raiz quando tratado de canal significa que foi mal feito ou que ficaram sobras do procedimento no interior do dente?!

        • Difícil determinar a razão exata dessa “faixa” mais escura… o dente desvitalizado costuma apresentar certa alteração de cor, mesmo. Ainda, o escurecimento pode ter a ver com a presença de sangue (que pigmenta os tecidos dentários), com a altura em que a obturação do canal é cortada, etc..

  24. A faixa escura que me referi está só na raiz e não na extensão do dente… Ele ficou um pouco escuro mas discreto. O que aparece forte mesmo e destoa dos demais, além de ficar feio, é a mancha que fica no cantinho da raiz do meu primeiro pré-molar. Ela é que me incomoda.

    Obrigada pela atenção!! : )

  25. Dra. Ana,
    Parabéns pelos esclarecimentos. Iniciei ontem o clareamento interno em um dente e ainda tinha algumas dúvidas, mas já foram esclarecidas através de suas respostas.

    • Que bom, Roseli. Qualquer outra dúvida, fico à disposição. :)

  26. Olá Dra, minha filha tem 14 anos, ela teve uma queda há 7 anos atrás, ha um ano o dente da frente está bem escuro, o dentista diz que precisa fazer canal e depois clarear. Como ela não sente dor, será que só colocar uma faceta para melhorar a estética não resolve? É que ela tem muito medo, é só falar em canal que ela “treme” …
    Obrigada…

    • Claudia, a faceta certamente resolveria a questão estética, mas se o canal foi afetado (e o escurecimento do dente é um sinal clássico disso) é preciso tratar o canal também. Existe toda uma “lenda” acerca do tratamento de canal, que dói e tal… mas eu garanto pra você, essas histórias assustadoras que a gente ouve são contadas por pessoas que esperaram o dente doer pra tratar… aí o dentista não consegue fazer milagre, né?! O tratamento de canal, quando há dor, é justamente o que faz o dente parar de doer. E no caso da sua filha que nem dor tem, tenho certeza que seria muito tranquilo.

  27. Muito obrigada pelas esclarecimentos, Dra. Ana… Vou procurar um dentista já! Gde abç.

  28. Fiz esse clareamento interno há algum tempo e até hoje o resultado permanece satisfatório, logo eu que era o mais cético quanto a esse tipo de clareamento, já tinha até me conformado em apelar para a tal da faceta… hehehe Ah propósito, parabéns pelo blog Ana, utilidade pública!!!

    • Obrigada, Anderson! :)

  29. Vou fazer um canal no dente da frente, gostaria de saber se na mesma hora que estiver fazendo o canal posso dar o clareamento no meu dente.

    • Elaine, terminado o tratamento de canal, o clareamento pode ser feito em seguida. Eu não diria “na mesma hora”, mas numa próxima sessão, certamente.

  30. Oi, Doutora

    Gostei muito do seu blog me ajudou e muito…
    Eu como muitos aqui… eu sofri um acidente e quebrei o canino direito e trinquei (um daqueles dentes grandes da frente) – desculpe não saber o nome dele… rs o dente quebrado, foi feito tratamento de canal e colado, não há problema na coloração dele. O dente trincado já… o dentista falou que os demais estão B1 e este esta A1. Li sobre a materia da faceta, a doutora indica fazer o clareameneto interno e externo ainda e só dps de alguns anos fazer a faceta, ou fazer a faceta? Tenho muitas trincas no dente, temo fazer a raspagem e cair o dente em pedaçinhos …
    Faz uns 8 anos que sofri o acidente, fiz apenas 2 vezes clareamento nesse dente e foi apenas interno, farei o proximo nos proximos dias, estou procurando uma clinica especializada nisso.
    Gostaria ter uma ideia da dra.

    Muita Obrigada,
    Patrícia.

    • Patrícia, eu acho que vale a pena tentar o clareamento interno (combinado com o externo, se for o caso) antes de partir pra um tratamento mais invasivo, como uma faceta, porque mesmo que o dente não atinja a cor desejada fica mais fácil de ajustar a cor da faceta depois, já que ela tem certa translucidez e pode ter sua cor influenciada pela cor do dente que está embaixo.

  31. Olá Ana, td bem? Estou com 30 anos e muito triste por causa do meu 1ª molar na arcada inferior, fiz canal ha alguns anos nele, usei aparelho ortodontico e tal, e depois que tirei o aparelho ele ficou mais escuro, teria como fazer clareamento nele ou colocar uma faceta? Tenho restauração de amalgama nele. bjoss

    • Daniela, dá pra intervir, sim… mas é preciso avaliar. Em princípio, dá pra clarear e trocar a restauração de amálgama por outra estética.

  32. Meu dente da frente é canal, o dentista fez uma faceta mas ficou muito feio, estranho, ficou mais alto do que os outros dentes, e agora o que eu faço, não quero ir lá de novo, me ajude.

    • Carla, se você quiser que o dentista reveja a estética pra você, não tem jeito: você vai ter que voltar lá. Ou procure outro dentista… mas o ideal é procurar quem fez a faceta, às vezes é questão de fazer algum desgaste, ajuste ou polimento e o resultado melhora bastante.

  33. Obrigado pela resposta :) mas vou procurar outro dentista, porque na hora que ele fez vi e não gostei, disse a ele, ele ainda tentou ajeitar mas de ficar bom. Tem outro jeito não pra melhorar esse dente?

    Grata !

    • Então procure outro dentista, Carla. Será preciso trocar a sua faceta.

  34. Tenho um dente feito canal ha 20 anos atrás, escureceu muito, fiz clareamento algum tempo depois, clareou só um pouquinho, agora fiz novamente o clareamento interno junto com o externo, só que ficou com uma mancha branca bem no meio do dente, é dentro do dente, o que será? E estou com sensibilidade nele, o dentista disse que ficará assim, não estou satisfeita, aguardo uma resposta, obrigada.

    • Rose, se você já tentou o clareamento interno por 2 vezes e não está satisfeita com o resultado alcançado, talvez seja a hora de pensar em fazer uma faceta. É um dente da frente? Se sim, é possível fazer uma restauração que cubra toda a parte da frente desse dente, o que pode ser feito da cor dos outros dentes e resolver o problema estético. Converse com o seu dentista sobre essa possibilidade.

  35. OI ANA, TUDO BEM, FIQUEI FELIZ DE VC RESPONDER A MINHA PERGUNTA. SIM É UM DENTE DA FRENTE, SÓ QUE ESTOU APREENSIVA DE COLOCAR AS FACETAS PELO DESGASTE QUE É FEITO NO DENTE, SERÁ A UNICA OPÇÃO? POIS MEUS 2 DENTES DA FRENTE TEM RANHURAS, TRINCAS, NÃO SEI TE DIZER AO CERTO O QUE É. FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA, DESDE JÁ OBRIGADA.

    • Se já foi tentado o clareamento interno, não vejo outra possibilidade além da faceta. Hoje em dia existem opções muito finas de facetas, as chamadas “lentes de contato”, que desgastam muito pouco ou até NADA dos dentes. Talvez seja o mais adequado para o seu caso.

  36. Olá, quando eu era pequeno em quebrei o dente da frente e foi restaurado, e depois de uns 4 anos eu voltei a quebrar este dente e foi feito uma outra restauração, e com o passar do tempo eu coloquei aparelho odontologico e depois de 3 anos este dente começou a escurecer, e porque era comodo eu fiz o canal com o mesmo profissional que fez meu tratamento ortodontico, e praticamente fui uma cobaia, porque o cara era um profissional ridiculo, fiquei 5 anos com aparelho e ele tirou só porque ia me mudar, e ficou um resultado que não me agradou, e ele demorou 5 meses tratando meu canal, toda semana fazendo curativo, e faz exatamente 1 mês e meio que ele fechou meu canal e ele mandou eu esperar uns 3 meses para fazer o clareamento interno, e não acredito em mais nada que ele fala, eu queria saber se é verdade, porque to querendo muito fazer esse clareamento porque ta horrivel. Obrigado.

    • Matheus, em princípio não há necessidade de aguardar 3 meses. Seu dentista deve ter sugerido isso pra ter certeza de que não seria necessário mexer novamente no canal do dente (caso doesse).

  37. Bom Dia Ana,

    Parabens pelo site, muito esclarecedor, tenho um dente na frente que foi reimplantando ha muito tempo (caiu em uma pista de skate), o mesmo escureceu e estou fazendo um clareamento interno, porem tenho sentido muita coceira neste dente apos inicio do tratamento, gostaria de saber se é normal tendo em vista a aplicação do produto internamente? Desde já agradeço.

    • Não é comum, Flávio. É feito um “vedamento” interno de forma que o gel não atinja as fibras da raiz do dente. Uma possibilidade é que o gel tenha atingido a gengiva por fora mesmo, na hora de introduzi-lo ou por causa de algum “vazamento” pelo curativo. Isso explicaria a sensação estranha na gengiva.

  38. Bom dia, fiz tratamento de canal em um dente bem da frente, e ele tá escuro, gostaria de saber se alguem pode me informar um lugar onde eu consiga fazer o clareamento interno, na cidade de CURITIBA-PR.

    • Janaine, isso pode ser feito em qualquer consultório odontológico. Se você procura um especialista, endodontistas e dentistas especialistas em dentística (estética) realizam esse tipo de procedimento de forma rotineira.

  39. Olá Dra. Ana. Parabéns pelo site, precisamos de dentistas como você, esclarecedores e pacientes para com nossas dúvidas! rs.
    Minha dúvida é: estou fazendo tratamento de canal em 3 dentes frontais, ao final do tratamento eles ficam escuros imediatamente? O que devo fazer ao final do tratamento para que eles continuem da cor dos demais?
    Obrigada, Nilma.

    • Nilma, nada garante que os seus dentes vão ficar escuros, não é algo que aconteça sempre. É preciso verificar, depois, se isso vai acontecer. Se acontecer, dá pra fazer o clareamento interno.

  40. Olá Dra. Ana. Parabéns pelo site, muito bom e esclarecedor.
    Minha dúvida é: vou inciar um tratamento na próxima quarta feira, é o incisivo lateral, se trata de uma restauração antiga que caiu, o dentista sugeriu um raio x que já foi feito e vou entregar na quarta, então não sei se sera necessário o tratamento de canal.
    Caso necessário o tratamento de canal, qual procedimento para já prevenir o futuro escurecimento do dente?

    E para a restauração, qual a resina mais indicada para ambos os casos (com trat. canal e sem trat. canal)

    Certo do seu atendimento agradeço desde já.
    Guina

    • Guina, embora possa acontecer do dente com tratamento de canal escurecer, não é uma regra. Pra diminuir a chance disso acontecer, o dentista precisa limpar bem o interior do dente e cortar a obturação do canal no lugar certo (não deixar material sobrando). O paciente, em si, não tem muito como colaborar pra isso não acontecer. Com relação à resina, não existe um tipo específico… existe uma infinidade de marcas e tipos de resina no mercado. Sendo uma resina de boa qualidade, o que importa mais é a técnica empregada na confecção dela.

  41. Olá Dra., tenho um canal no dente da frente ha uns 15 anos e ja fiz 3 clareamentos de canal, nesse ultimo q foi ha 3 meses atras ele ficou fino demais e quebrou um pedaço, minha dentista refez com resina, ele continua escuro. Queria saber como funciona essa tal de faceta, se resolve mesmo, e se é muito cara ? E se resolveria meu problema. OBRIGADA.

    • Soraia, faceta nada mais é do que uma restauração que cobre toda a parte da frente de um dente anterior. Ela pode ser direta (que o dentista faz na hora, em resina) ou indireta (que pode é feita em laboratório de prótese, de resina ou porcelana). Hoje em dia existem versões BEM finas, chamada “lentes de contato”, que em alguns casos até dispensam desgastes dentários. E sim, uma faceta é capaz de resolver o problema de diferença de cor desse dente com os demais. O preço varia, é preciso avaliar pra ver de que tipo será a faceta.

  42. Boa noite, Ana

    Finalizei um tratamento dentario essa semana, agora quero partir pra parte estetica dos meus dentes da frente que foram feitos canais ,e por sinal ficaram escuros demais. Nossa!!! Então eu já ia começar a fazer o clareamento interno, mas estava lendo que tem uns que não chegam a um resultado desejado, então você acha que para ser mais econômico, no meu caso, eu deveria fazer logo a faceta? Agora, assim depois quando a faceta começar a escurecer, ela poderá ser trocada??

    Bjo e sucesso !

    • Débora, eu acho legal tentar o clareamento interno antes, por 2 motivos: pode resolver e evitar a faceta e, mesmo que o dente não atinja o tom desejado, vai clarear. E a cor da faceta pode ser melhorada com esse clareamento do dente, já que ela não é totalmente opaca (tem certa transparência). E sim, a faceta poderá ser trocada caso um dia você não esteja mais satisfeita com a sua cor.

  43. Olá! Eu fiz uma clareamento interno no canino após tirar o aparelho fixo, pois meu dente morreu com as movimentações e tal. Já na primeira sessão, meu dente clareou muito e chegou até a ficar mais claro que os demais (admito que os outros estão amareladinhos) e, por conta disso, a dentista resolveu não colocar mais o produtinho e esperar que eu faça o clareamento no restante dos dentes (clareamento externo) pra ver como vão ficar e daí eu vejo se continuo fazendo o interno no canino ou não. Só que há um problema, no mesmo dia que ela colocou algum material no canino, eu masquei chiclete e tal material saiu (nessa quinta, dia 11 de abril) e agora eu tô achando que ele meio que voltou a escurecer. Não tá escuro como antes, mas parece meio acinzentado. Eu queria saber se isso é possível ou se é apenas coisa da minha cabeça.
    Obrigada!

    • Laura, creio ser apenas impressão sua. O fato do produto não estar mais agindo no dente apenas interromperia o clareamento, mas o dente não escureceria novamente assim tão rápido.

  44. Boa tarde, tenho canal no incisivo central pelo fato de ter sido quebrado varias vezes, ele ficou mto sensivel e tive que fazer canal, ouvi falar que o tratamento interno pode deixar ele mais fragil, nao sendo recomendado no meu caso, o que devo fazer? Obrigada.

    • Jessica, o clareamento interno não deixa o dente mais frágil, necessariamente. Se você tem o dente escurecido, há indicação pra esse tipo de tratamento, sim.

  45. Olá, adorei o seu site, tirou muitas duvidas, mas gostaria de lhe perguntar algumas coisas.
    Precisei fazer canal no meu dente da frente, o frontal 21, porém tenho algumas dúvidas: se eu optar pelas facetas, posso colocar aparelho fixo nos dentes?
    Fiz uma extração de um molar, o antepenultimo do lado direito, porém depois deste restou apenas, para tras, um molar e o dente de siso, os dois saudáveis. Para colocar um aparelho fixo e corrigir os dentes e a mordida preciso fazer um implante no lugar do dente retirado? Ou ha alguma outra alternativa, existe apenas um molar pra frente do dente retirado.

    • Sandra, sim, é possível usar aparelho mesmo com facetas. Mas o aparelho pode danificar as facetas ao ser removido. Quanto ao outro dente, uma alternativa ao implante é “puxar” os seus outros molares de trás, com aparelho, para fechar o espaço do dente extraído.

  46. Minha duvida é: tb fiz canal, mas o que me incomoda é que alem da linha entre a gengiva e o dente ser escura, a gengiva também escureceu, deixando o sorriso horrivel!!! Neste caso o que eu poderia fazer, qual o especialista mais indicado para meu caso?

    • Marcia, procure um dentista especialista em estética / dentística. Se o clareamento interno não resolver, será preciso uma restauração estética pra adequar a cor do seu dente.

  47. Olá Ana, usei aparelho fixo por mais ou menos quatro anos e isso afetou um dente que tinha restauração. Acabei fazendo canal nele, mas a dentista acabou quebrando o dente e agora esta pela metade, o que posso fazer?

    Desde já, obrigada !

  48. Olá Ana, eu fiz um canal ha mais ou menos 1 semana, meu dente ja estava um pouco escuro antes do canal, mas sinto que depois do canal ele escureceu mais… o que você me recomenda fazer? Quanto normalmente custa um clareamento interno?

    Muito obrigada !

    • Nataly, dá pra tentar o clareamento interno, quanto antes melhor. O valor varia muito, depende do número de sessões necessárias, da técnica usada, etc.. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  49. Ana,

    Tenho dois dentes tratados de canal que escureceram. Recebi duas propostas de tratamento:
    Clareamento endógeno associado a clareamento a laser dos dentes citados, mais clareamento de todos com moldeiras, em casa;
    Clareamento endógeno dos dentes escuros associado a clareamento a laser interno e externo dos mesmos + clareamento de todos a laser.
    Meus dentes foram tratados de canal em 2006 devido a trauma ocorrido em 2004. Qual das possibilidades de tratamento citadas seria mais indicada? O clareamento a laser interno pode ocasionar reabsoção dos dentes tratados? O trauma sofrido no passado influencia?

    Grato!

    • Rodrigo, o laser funciona apenas como um ativador do gel clareador. Não há comprovação científica de que o clareamento com uso de laser seja mais efetivo que um sem ativação por luz. Se feita a proteção correta, os riscos de reabsorção radicular são baixíssimos. O clareamento com moldeiras é mais gradual e costuma oferecer ótimos resultados, além de menor sensibilidade após o procedimento. Enfim, ambas as possibilidades são legítimas e vão trazer resultados. De forma geral, se fosse em mim (e aí falo como “paciente”, e não como dentista), eu faria o clareamento caseiro com moldeiras após (ou junto com) o interno.

      • Ana,
        Fazendo o clareamento interno e o caseiro, vale a pena fazer (adicionalmente) o clareamento a laser dos dentes escuros? O clareamento a laser feito internamente oferece maior risco de reabsorção comparado ao externo?
        Obrigado!

        • O risco de reabsorção é o mesmo nas duas técnicas. Não vejo vantagem em fazer o clareamento com laser de forma adicional, até porque os dentes têm um certo limite para serem clareados, um “máximo” de branqueamento. Esse limite varia de pessoa pra pessoa.

          • Ana, uma última dúvida! rs
            O clareamento endógeno convencional demora em média quanto tempo? O mesmo é mais aconselhável que o clareamento interno a laser? Ou nesse caso vale a pena utilizar ambos?
            Obrigado novamente!

          • Ambos é demais, Rodrigo. Basta escolher uma das técnicas. O clareamento interno convencional do tipo “curativo de demora” pode levar algumas semanas, já que o gel é colocado dentro do dente e fica lá por alguns dias, até o curativo ser trocado e o gel renovado. O número de sessões depende dos resultados obtidos, geralmente de 2 a 5 sessões. Não há comprovação de que o clareamento com laser seja melhor que o convencional.

  50. Boa tarde!! Dra. gostaria de obter algumas informações… estou desesperada… fiz um canal ha mais ou menos uns 7 anos no dente da frente, e agora ele está escuro… mt escuro, na parte da raiz ao meio do dente, a cor (amarronzada)… fui ao dentista ele disse que mesmo com o clareamento endógeno (dentro) não vou ter bons resultados… fiquei arrasada!! Ele colocou resina na frente p disfarçar… mas não queria isso Dra., ficou mais ou menos… ainda mostra um pouco a cor por trás… queria uma solução para isso… me sinto constrangida em rir… O que a senhora me aconselha???

    • Sheyla, as duas formas de se resolver isso são o clareamento interno e a faceta. O que seu dentista fez foi uma faceta. Mesmo quando se opta pela faceta, é interessante fazer o clareamento interno, justamente pra deixar o dente mais claro (mesmo que não se chegue à cor ideal) e diminuir a chance de aparecer a “sombra” que você relata. Outra possibilidade, também, é fazer uma faceta indireta, em resina ou, preferencialmente, em porcelana. A estética costuma ficar excelente e o material cobre melhor a região escurecida.

  51. Dra. mt obrigada!! Vou tentar fazer isso… aaaaaaa tenho outra dúvida, e os outros dentes não vão destoar a cor do dente que está com a faceta de (porcelana)?? ou seja o dente q esta com a faceta não vai ficar diferente dos outros?? Tenho medo de não ficar bom. Abraço!!

    • Não Sheyla, porque a cor da faceta é escolhida com base na cor dos outros dentes.

  52. Olá doutora!
    Já tem alguns anos que fiz tratamento de canal e um dente incisivo. Logo depois, tive que realizar o clareamento interno nesse dente devido ter escurecido. Com o passar do tempo esse dente voltou a escurecer, então, procurei uma dentista que iniciou o clareamento interno novamente. Acontece que esse dente quebrou um pedaço bem no pé da gengiva, quando estava com produto. A dentista retirou o produto e disse q não dava mais para clareá-lo, entao fechamos o dente na forma que estava. Fiquei desconfiada de que a quebra desse dente se deu pelo tempo que permaneci com o produto dentro do dente, pois, o primeiro dentista retirava o produto com 15 dias, e já essa dentista deixava o dentro do dente por meses, sob a alegação de que o produto só agia por algumas horas, e que não foi essa a causa da quebra desse dente.

    Pergunta: existe algum produto que possa permanecer meses dentro do dente? É correto o produto permanecer por quanto tempo? Corro o risco desse dente se quebrar ainda mais por causa do tempo em que foi deixado o produto no meu dente? Poderia clarea-lo novamente?
    Agradeceria se pudesse me responder.
    1 abraço.

    • Carla, o clareamento interno com “curativo de demora” costuma ser feito com a troca periódica do gel clareador. Eu, particularmente, faço assim: realizo de 3 a 4 trocas semanais (dependendo dos resultados, mais ou menos que isso). Eu acho que o seu dente se quebrou não pela presença do gel em si, mas pela fragilidade do dente apenas com a presença do curativo, afinal ele ficou “oco” nesse período. Enfim, sugiro que a restauração seja feita logo, pra evitar que o dente acabe se quebrando mais ainda. Num futuro, sim, em princípio você poderia clareá-lo novamente.

  53. Dra. boa tarde. Comecei um tratamento de canal no dente da frente. Primeiro passo, o dentista fez o que tinha que fazer e colocou o curativo. Já irei partir para o segundo passo. No entanto, apos o tratamento em si, o dente fica aparentemente normal? Na segunda etapa ainda fica com aquele curativo? Agradeço. :)

    • Depende, Mariana. Alguns dentes são tratados em 2 sessões, outros em 3 e outros, ainda, até em sessão única. Entre essas sessões, fica o curativo. Terminado o tratamento de canal, já é possível restaurar em definitivo (com resina, da cor do dente). Sim, o dente fica “aparentemente normal”. Em alguns casos, pode haver um pouco de escurecimento, mas não é regra.

  54. Doutora Ana, eu quero saber se os dentes frontais que eu fiz canal ha mais de vinte anos atras podem com o clareamento interno ter resultado, e se esse tratamento enfraquece os dentes? E se as tirinhas que são vendidas nas farmacias tem resultado nos dentes não vitais. Obrigada.

    • Angela, sim, seus dentes podem clarear com o clareamento interno mesmo que o tratamento de canal tenha sido feito há tanto tempo, mas as chances de sucesso são menores. Sim, as “fitinhas” clareiam, também, dentes não vitais.

  55. Doutora, aos 10 anos caí de bicicleta e precisei fazer canal nos 3 dentes da frente. 1 ficou escuro e os outros, normais. Ja fiz umas 4 facetas nele. A primeira vez que fiz, ficou otimo, pois fiz um clareamento antes em todos os dentes e depois fiz a faceta. Depois com o tempo voltou a escurecer (como isso acontece se a faceta nao muda de cor?). As outras ficaram boas tbm, mas nunca fiquei 100% satisfeita, pois ficava levemente acinzentado. O dente mesmo, em si, ficava na cor normal, porem o escuro e mais na raiz do dente, e acho que acabava transparecendo na gengiva. (O escuro e onde termina a coroa do dente e começa a gengiva. Na borda). E isso sempre me incomodou muito. Aparece mais ao sorrir! Acabei optando por fazer uma coroa, pois a dentista disse que era a única solução para o que eu queria, pois entrava alguns milimetros dentro da gengiva e tampava a borda, a parte q e escura. Ja q com faceta nao tem como. Acabei fazendo, estou com o provisório ainda, mas tô super pra baixo! Como se tivesse “perdido” um dente, com medo da coroa não chegar no resultado que quero. Não sei se estou arrependida, mas tô baixo-astral! Será que fiz “cagada” e deveria ter optado mais uma vez pela faceta?? Me precipitei?? Morro de medo da coroa soltar. Morro de vergonha! Tenho 26 anos e to em tempo de dar um “treco” por causa disso.
    A coroa definitiva solta??? Dura por anos??
    E a provisória? (a dentista disse q e raro a provisoria soltar, mas to com medo).
    Por favor, tire minhas dúvidas e me dê sua opinião.
    Obrigada!!!

    • Natália, a coroa deve dar um resultado estético melhor mesmo, principalmente se for de porcelana. A sua faceta era de quê, resina direta? A resina pigmenta, dependendo dos hábitos do paciente (higiene, alimentação), por isso a faceta escurece. Eu acho que agora não dá mais pra se arrepender… então, procure conter a ansiedade e aguardar o resultado. É extremamente improvável que a coroa definitiva se solte, e deve durar por muito anos. Geralmente, o paciente resolve trocar por questões estéticas mesmo, ou quando há alguma desadaptação. A provisória é mais fácil de soltar, porque o cimento usado para fixá-la não pode ser definitivo, já que ela será removida várias vezes.

  56. Obrigada pelos esclarecimentos, doutora!
    Pois é, bate uma insegurança pois é algo bem invasivo. Mas tento conter, pois já tentei várias vezes e o resultado não foi 100% satisfatório. Com o tempo o “escuro” do dente ficava mais visível. Não sei dizer se era resina direta. Sei que minha dentista usou o melhor material possível para “esconder”, mas o problema na borda do dente pra gengiva é que não resolvia. E ela disse que não tinha jeito, pois era na raiz e ela fez a faceta até o limite máximo. O resultado era bom, mas ainda assim me deixava insatisfeita. Até eu resolver optar pela coroa!
    Você dizendo tbm que a definitiva não se solta, me sinto mais tranquila, pois não quero viver insegura com esse medo dela se soltar. Enquanto isso vou tomando os cuidados necessários com a provisória. E seja o que Deus quiser!

    • :)

  57. Bom dia…

    Parabens pelo site! Dra. tenho um dente da frente com canal, restauração do lado e esta escuro… estou com uma duvida me tirando o sono… faceta ou clareamento interno? Pois a dentista que me recomentou faceta falou que clareamento interno é bastante perigoso e ela nao faz… ja o que me recomendou clareamento interno disse que eu colocando faceta agora, tenho 27 anos, pode ser que daqui um tempo tenho que colocar coroa ou pino… vi na internet que para colocar pino ou coroa desgata todo o dente… morri de medo de futuramente ficar sem dente… mas nao entendi… so posso colocar faceta de porcelana uma vez? Nao tem como tirar ela futuramente e colocar outra? Quando tempo dura uma faceta? Me ajude estou desesperada!

    • Di, na verdade os meus 2 colegas que você consultou foram bastante pessimistas. :)

      Eu não vejo o clareamento interno como um procedimento perigoso. Basta proteger a raiz do dente da ação do gel e ok. Quanto à faceta, nada indica que ela, inevitavelmente, levará à necessidade de uma coroa no futuro. A faceta pode ser trocada, sim. Pra uma maior durabilidade, recomendo uma faceta de cerâmica / porcelana (pode durar mais de 10 anos). Muitas vezes o dentista faz o clareamento interno antes de fazer a faceta, até pra conseguir uma cor mais fiel (já que a faceta tem certa transparência).

      • Dra. Ana, muito obrigada pela atenção.

        Agora so mais uma duvida, voce acha que deveria entao começar pelo clareamento interno? Se eu colocar uma faceta de porcelana agora, daqui + ou – uns dez anos, quando for trocar, poderei colocar outra faceta de porcelana… mas se ela pode ser trocada porque entao vou acabar numa coroa?

        Boa tarde.

        • Eu acho que o clareamento interno pode ajudar, sim. Pois é… eu acho que o dentista que você consultou teme pelo preparo (desgaste) da parte da frente dos dentes que recebem uma faceta. Mas hoje em dia isso é mínimo e, em alguns casos, nem é preciso. Então, é como eu disse: não essa existe relação direta “faceta hoje, coroa amanhã”.

  58. Só mais uma duvida que lembrei agora… desculpa tantas mensagens… um dos dentistas que consultei falou que a faceta ainda deixa transparecer um pouco o escuro do meu dente… devido a luz… por isso ele falou em colocar uma pequena camada de zirconia… isso é um metodo comum e eficaz?

    • A zircônia é uma porcelana mais opaca, então diminui a passagem da luz. Portanto, é eficaz sim.

  59. Dra., para fazer faceta tem que fazer cana? Tenho 4 facetas para fazer, desde já obrigado.

    • Não, Ronildo, não há necessidade.

  60. Ha um ano atras tive um trauma no dente da frente, fiz canal e clareamento mas ele continuava com sensibilidade a coisas frias, fora isso meu dente ficou lindo… mas como eu uso aparelho, na ultima manutençao q eu fiz meu dente doeu mto e voltou a escurecer, minha dentista aconselhou fazer a apicectomia para tratar a sensibilidade, eu fiz, minha gengiva esta bem inchada e meu dente escureceu mais ainda… tenho medo de perder meu dente, como eu fiz a cirurgia e o clareamento sera q corre risco de reabsorção da raiz???

    • Jucimeire, em caso de trauma sempre há a possibilidade de reabsorção de raiz. Mas se o canal foi tratado, a chance diminui bastante. É questão de acompanhar o caso periodicamente junto ao seu dentista.

  61. Gostaria de saber se posso por aparelho ortodôntico, fiz a panorâmica e a dentista me falou que o meu dente, não sei ao certo se é o 16 ou 17, é o da frente, está com a raiz necrosada, estou preocupada porque ela me falou que não cai, mas eu estou com medo que caia devido à movimentação que o aparelho faz. Obrigada desde já.

    • Fatima, se o dente está necrosado precisa ter o canal tratado antes de ser movimentado ortodonticamente, isso de forma obrigatória. Um dente necrosado, sem tratamento, não pode ser “puxado” pelo aparelho, sob pena da raiz do dente reabsorver (“sumir”) ou de haver algum problema ósseo.

  62. Olá, eu poderia optar pelas facetas direto?Ou sou obrigada a tentar o clareamento interno primeiro?

    • Pode, a não ser que o dente esteja MUITO escurecido, aí seria bom fazer o clareamento porque as facetas têm certa transparência, e o dente muito escuro por baixo poderia não dar um resultado final satisfatório.

  63. Oi, vou fazer um canal, e confesso ki estou com mto medo do meu dente ficar escuro, n fazia ideia como fica o dente depois de um canal pelo o q eu vi nos comentarios, me deu mto medo, n fazia ideia ki ficava com dente escuro, o q faço? Meu problema nao é o medo do dentista e sim de como vai ficar meu dente, tenho mto medo.

    • Sabrina, não há razão pra pensarmos que o seu dente vai ficar escuro. O tratamento de canal, em si, não deixa o dente escuro… o que costuma alterar a cor do dente é a demora em tratar o canal. Se o seu dente não está escuro agora, não deve ficar depois do tratamento, também.

  64. Mas meu dente quebrou de uma pancada que sofri e ficou escuro, por isso vou fazer o canal, pois vai ser preciso, e o pior de tudo eh ki eh um da frente, e como ficou inchado e inflamado da pancada eu demorei um pouco pra poder ir no dentista, :( dá ate desanimo de fazer esse canal, ja ki soube ki eh possivel ficar com o dente escuro e diferente dos outros.

    • Não tô entendendo, Sabrina… você tem medo que o seu dente fique escuro POR CAUSA do tratamento de canal, mas você acabou de me dizer que o seu dente JÁ ESTÁ escuro. Então por que o medo de tratar o canal? Seu dente não vai clarear, mas também não vai ficar mais escuro por causa do tratamento. Agora, se você quer saber como deixar o dente claro depois do tratamento de canal, é possível fazer um clareamento interno (como explico no texto) e, se mesmo assim você achar que a cor não ficou legal, é possível confeccionar uma faceta (uma restauração que cobre toda a parte da frente do dente), o que corrigiria a cor do dente.

  65. Ok, entendi. Mais depois ki eu fizer todo esse procedimento ki vc falou, eu vou ter ki sempre ir no dentista?

    • Você diz por causa desse dente? Não necessariamente. Claro que nenhum tratamento odontológico é eterno, pode ser preciso clarear novamente, trocar ou repara a faceta, etc..

  66. Mas depois desse tratamento, quanto tempo mais ou menos eu teria ki voltar no dentista?

    • Não sei, Sabrina. Cada pessoa representa uma situação diferente. O ideal é que você visite o dentista PELO MENOS 1 vez ao ano… não espere “precisar” dele. Seu dentista vai orientar você com relação à época em que ele acha necessário que você retorne pra reavaliar (não necessariamente pra realizar algum tratamento).

  67. Obg, vamos ver o q vai acontecer no dia, vou conversar mto com minha dentista sobre isso, pois meu medo esta grande, espero ki meu dente n fique escuro, pq invés de ficar feliz por estar cuidando vou ficar triste, por ter ficado com dente escuro e diferente dos outros, vai dar tudo certo, se Deus quiser.

    • Vai dar certo sim, Sabrina. Se estiver escuro, dá pra clarear.

  68. Obrigada por tirar minhas duvidas.

    • Disponha sempre. :)

  69. Bom dia, eu fiz clareamento e notei que no finalzinho dos meus dentes, na borda, os dentes estão transparentes, meio branco-azulados! O que pode ser ?
    Obrigada desde já…

    • Glaucia, essa parte dos dentes (borda incisal) é composta basicamente por esmalte, ali quase não há dentina (que é o tecido dentário que fica por baixo do esmalte). A dentina é que dá cor ao dente, ela que é que fica “mais branca” quando é feito um clareamento dentário. O esmalte é praticamente transparente (translúcido, pra dizer a verdade), então o clareamento pode ter acentuado essa característica de translucidez dele (dando o efeito azulado que você descreve). A tendência é a nova cor dos seus dentes ficar cada vez mais uniforme e essa transparência diminuir de forma gradual.

  70. Boa noite!

    Olha, eu bati meu dente quando ainda tinha 15 anos, porém depois dos 20 anos ele começou a escurecer e ficou meio amarelo, que de longe parece preto, eu queria fazer algo pra mudar, ou faria um clareamento desses citados acima ou troca-lo por um de porcelana e no restante só um clareamento mesmo, agora minha dúvida é: seria melhor e colocar o dente de porcelana ou fazer o clareamento?!

    Obrigado.

    • Renato, se o problema é só a cor, eu tentaria primeiro o clareamento. Pode ser que, só ele, já seja suficiente pra resolver o seu problema, o que evitaria um tratamento mais invasivo. Se você Não ficar totalmente satisfeito com o resultado do clareamento, aí sim, a faceta de porcelana estaria indicada.

  71. Olá doutora, aos 12 anos sofri uma queda e quebrei dois pedacinhos dos dois dentes superiores da frente, daí fiz a restauração e depois de umas semanas um deles escureceu (mais ou menos mais da metade do dente) e fiquei nessa situação (acomodado mesmo, por não ter informações sobre a situação em que o meu dente se encontrava, pouco tinha ouvido sobre canal e achava que minha situação se resolvia com clareamento, e este dentista que fez a restauração no meu dente disse que só poderia fazer clareamento quando estivesse adulto, com isso plantei esta ideia na minha mente e fiquei com este dente escuro na frente por anos sem procurar outra opinião e consequentemente fiquei muito triste e envergonhado sem nenhum prazer em sorrir) até o começo desde ano, no qual tenho 21 anos, sendo que quando fui em uma clinica ver o que poderia ser feito neste dente fizeram uma raio-x nele, e a dentista me disse que eu tinha deixado muito tempo este dente sem fazer o tratamento de canal e o único jeito seria tirá-lo e fazer um implante, pq além disso ele estaria infeccionando o dente do lado (no qual este dente próximo infeccionou e fiz um tratamento de canal) e também fiz o tratamento de canal neste dente que ela disse que teria que arrancar, além disso troquei a restauração dos dois dentes que já estavam amareladas. Depois dessa longa explicação tenho umas perguntas para lhe fazer:
    1. Fiz certo em não fazer o implante e por conta própria fazer o canal? (meu dente está sem nenhuma dor ou incomodo, está em perfeito estado).
    2. Este mesmo dente, quando o dentista fez o canal e trocou a restauração, ele fez tipo um “capinha com a restauração”, pois o dente estava com uma parte escura, sendo que ele não fez no dente todo daí esteticamente ficou a resina embaixo e o restante da parte branca que restou do dente em cima, além de dá uma diferença de cor.
    3. Meus dentes superiores são um pouco para frente e estou querendo por aparelho, daí não sei se devo fazer clareamento interno, colocar faceta de resina ou já botar o aparelho?
    Desde já agradeço pelo espaço que você criou para tirarmos nossas dúvidas e que Deus continuem te iluminando.

    • Leandro,

      1. Eu acho que se algum dentista se propôs a tratar o canal e restaurar esse dente é porque ele julgou que o dente não estava condenado… então, acho que você fez bem, sim.

      2. Se há diferença de cor, sempre é possível trocar a restauração pra que a cor “combine” com o dente. Mas se você pretende fazer o clareamento interno, ele tem que ser feito ANTES dessa troca de restauração.

      3. Se você vai usar aparelho, pode começar por ele. Qualquer tratamento estético que você faça agora vai ficar “escondido” pelo aparelho e certamente terá que ser refeito depois da conclusão do tratamento ortodôntico.

      • Muito obrigado, esclareceu várias dúvidas.

  72. Quando se faz um canal, mata toda a raiz do dente e pode afetar os outros dentes, e com um tempo os outros dentes vao ficando ruins?

    • Não, Sabrina. O tratamento de canal não “mata a raiz” do dente, o que o dentista faz é remover o nervo que já morreu ou está quase morrendo, num quadro já irreversível. Dessa forma, após limpar e preencher os canais com um material de forma a vedá-lo, a infecção é controlada. Essa infecção costuma ser restrita apenas a 1 dente, o que pode acontecer é a pessoa não tratar e as bactérias acabarem contaminando o osso e a gengiva em volta. Mas o fato de um dente ter o seu canal tratado não significa que outros dentes terão problemas, pelo contrário.

      • Dra, acabei de descobrir que tenho que fazer canal no meu dente da frente, ao pesquisar fotos entrei em desespero, mesmo depois do canal vou ter que usar aparelho, se eu colocar a faceta, terei que trocar quando for retirar o aparelho, ou só limpeza ao longos dos meses deixa a faceta da cor dos demais dentes?

        • Gabryelli, não, limpeza não altera cor de faceta. Sugiro que você deixe a faceta pra depois que tirar o aparelho ou que faça uma faceta direta, em resina, pra avaliar depois de tirar o aparelho se será necessário trocá-la (o que é provável).

          • Dra, meu dente está branco da cor natural, quanto tempo mais ou menos vai levar pra ele começar a escurecer depois do canal?

          • Gabryelli, e quem foi que disse que o seu dente vai escurecer depois do tratamento de canal? Isso PODE acontecer, mas não é regra, pelo contrário. Nada garante isso.

  73. Entendi, obrigada pelo esclarecimento.

  74. É possível fazer clareamento em dente que já sofreu reabsorção da raiz?

    Possuo um dente frontal que sofreu reabsorção e sua raiz se está bem curta, com possível risco de perda do dente. Apesar da reabsorção já ter acontecido ha 5 anos, o dente continua lá “firme e forte” mesmo com sua curta raiz. Esse dente tem uma coloração diferente dos outros, o que me incomoda muito. Por isso, gostaria de saber se é possível fazer clareamento no mesmo ou a solução pra ele seria somente faceta, coroa total ou implante.

    Caso possa responder, ficaria muito grato. Obrigado e aquele abraço!

    • É possível sim, Eduardo. Se for feito um bom vedamento pra proteger a raiz do contato com o gel, não há problema algum.

  75. Olá Dra. Ana, tudo bem? Bom, estou com um problema no meu dente da frente superior. Alguns meses atrás eu notei que meu dente estava um pouco mole. E também notei uma bolha de pus acima do dente. Fui a um dentista e ele disse que precisaria fazer o canal. Mas ele fez o teste de sensibilidade com um spray e senti o meu dente como os outros. Ele começou o tratamento e com a broca perfurou o meu dente e senti dor, mesmo estando anestesiado. Ele fechou esse buraco com uma massa (não sei o nome) e fui para casa. Bom, hoje notei que meu dente está começando a escurecer… Fiquei muito preocupado. Aí pergunto: isso seria caso de tratar o canal mesmo? Se estou sentindo a sensibilidade dele qual seria o procedimento correto? Muito obrigado e parabéns pelas informações no site.

    • Devia ser caso de canal sim, Gleyston. Seu dente apenas não estava necrosado (morto) ainda, mas em processo de necrose irreversível… aí a pessoa ainda sente, embora de forma alterada. Quanto à fistula, ela pode, até, ter origem em outro dente ou na gengiva… pois a presença de fístula é uma característica de necrose pulpar.

  76. Olá Drª…
    Fiz dois tratamentos de canal há uns 15 dias (já terminei) em dois dentes da frente. So que um dente continua pulsando, e o outro de uns dias pra cá percebi que esta ficando escuro. E o que me incomoda é que dos dois dentes só este ficou escuro e rápido demais! Isso é natural do dente ou seria porque há resíduos no dente (erro técnico)? Ah, detalhe: eu fiquei fazendo tratamento nestes dentes por aproximadamente 3 meses. Isso influenciaria no resultado?

    • Pode ser erro técnico, mas não necessariamente, Ana. O dente desvitalizado tende a ter alteração de cor, mesmo. O tempo que demorou o tratamento pode ter a ver com isso, sim.

  77. Ola Dra. Ana, eu tenho umas restaurações nos dentes da frente e foi usado resina na cor do dente, só que entre os dentes fica meio escuro e não foi feito canal, esse problema teria alguma solução, para no meio dos dentes não ficar escuro??

    • Abimael, são restaurações grandes, que ocupam toda a parte da frente dos dentes (como facetas)? Se sim, pode ser que haja infiltração nas bordas da restauração. Se não, provavelmente esse escurecimento tem como causa o manchamento do dente por corantes de bebidas e alimentos, aí um clareamento pode ajudar.

  78. Bom dia Ana,

    Estou preocupada, pois comecei a fazer um clareamento interno no dente da frente ontem, na hora nao senti dor nenhuma, mas hoje acordei com o dente dolorido quando mordo alguma coisas. Isso e normal? Estou assustada porque e um dente da frente… tenho muito medo de acontecer algo de errado.

    Desde ja obrigada.

    • Dilene, em princípio, em se tratando de um dente com tratamento de canal, não deveria haver sensibilidade. Provavelmente é uma pequena pericementite (inflamação em volta da raiz do dente), causada, talvez, pelo curativo (restauração provisória) estar um pouco “alto”. De qualquer forma, em princípio, não há motivo pra preocupação. Apenas relate esse sintoma ao dentista na próxima consulta.

  79. Dra. Ana

    Sou portuguesa e sem querer à procura de informação sobre clareamento interno vim ter aqui ao seu blog. Gostaria só de lhe dizer que ao ler estes seus esclarecimentos, fiquei completamente elucidada sobre o assunto. Pena é não ter encontrado nada do género de um dentista daqui de Portugal. Parabéns pelo seu trabalho.

    • Obrigada, Alexandra. Que bom que pude ajudar. :)

  80. Olá, doutora.
    Gostei muito dos seus esclarecimentos. Pelo visto és uma ótima profissional. Gostaria de saber se o clareamento externo e interno no dente de canal não poderia deixa-lo fraco demais. Eu estou fazendo, fico um tanto receosa, pois é no dente da frente. Depois disso pretendo usar aparelho odontológico, mas a preocupação aumenta ainda mais, porque penso que com aparelho apertando, os dentes ficarão mais frágeis ainda, propício a cair a qualquer momento. Desde de já agradeço-lhe pela atenção e perdoe-me pela ignorância.

    • Obrigada, Évelyn. :)

      Imagina, você não é obrigada a saber dessas coisas e é por isso mesmo que eu estou aqui. Vamos lá: Não, o clareamento não deixa o dente mais fraco, nem a força aplicada ao dente pelo aparelho ortodôntico é capaz de quebrar o dente ou amolecê-lo. Pode ficar tranquila.

  81. Ola doutora…
    Minha duvida é: eu tenho 2 canais nos dentes superiores da frente, eles estao normai, igual aos demais, graças a Deus rsrs… eu uso aparelho, e quando tira-lo pretendo fazer clareamento, mas o meu medo é fazer clareamento interno nos meus dentes nao vitais e ficar igual a imagem do post acima… transparente e escuro e feio, e me decepcionar com o resultado… qual a sua opiniao dra.? Desde ja agradeço ;)

    • Luana, o clareamento não vai deixar seu dente escuro, pelo contrário. Se os seus dentes não são escuros hoje, não há razão pra achar que eles ficarão depois.

  82. Dra. estou terminando um clareamento interno em um dente com canal e graças a Deus ele clareou bastante, mas o dentista agora me falou que ele me aconselharia a colocar um pino de fibra de vidro neste dente… fiquei sem entender… porque pino a gente nao coloca para fazer um dente em cima do pino… eu ja tenho meu dente! É possivel colocar um pino em um dente natural para ele ficar mais seguro?

    OBRIGADA

    • Realmente Dielma, seu raciocínio faz sentido. Usam-se pinos no caso de coroas completas ou de restaurações BEM grandes. Talvez seu dentista julgue que o seu dente está frágil e pode acontecer dele fraturar caso você morda alguma coisa mais dura.

  83. Obrigada,

    Mas Dra. Ana, isso é bom? Colocar esse pino preciso desgastar o dente? Colocar este pino pode vir a ocasionar algum problema como no futuro ter que troca-lo ou até mesmo perder o dente?

    • Certamente será necessário algum desgaste. Mas o pino, em si, não prejudica a estrutura do dente, pelo contrário, a ideia é dar mais resistência.

  84. Muito obrigada pelos esclarecimentos…

    Você sempre nos deixa mais calmos com relação aos procedimentos odontológicos… Parabens por este trabalho…

    • ;)

  85. Bom dia!!!
    Dra., tive um trauma quando tinha 7 anos aos 21 coloquei aparelho e fiquei usando durante 5 anos, ao perceber que tive um dente que estava ficando mole e a gengiva descendo, o dentista ao ver depois que eu falei, tirou o aparelho e disse que não era nada grave, mas depois disso nesse dente a minha gengiva descolou, criando um tipo de carninha descolada da gengiva, e fiquei com 2 dentes quase pretos, recentemente fui ao um consultório, mas a dentista disse que não dá pra fazer um canal porque na minha panoramica não mostra a raiz, o que devo fazer agora?

    • Tania, se não dá pra fazer canal pela ausência da raiz é porque houve uma reabsorção severa da raiz, ou seja, ela “sumiu”, provavelmente por causa do tratamento ortodôntico. Nesse caso, há uma grande possibilidade de você perder esse dente em médio prazo. Procure seu dentista (o do aparelho) pra que ele possa orientar você a respeito.

  86. Boa tarde Ana,

    Fiz tratamento de canal em um dente da frente ha mais ou menos 7 ou 8 anos, este mesmo dente então com o passar do tempo ficou amarelado. Esteticamente é uma coisa que me incomoda muito, então procurei ajuda de um dentista que me disse que dentes com canal ha mais de 5 anos não voltam a cor normal com clareamento interno, o mais indicado seria uma faceta de resina ou porcelana, porém a resina tem um menor custo e segundo ela o resultado é muito bom… Tenho medo da “tal faceta” pois em um dente com canal a faceta não deixa a estrutura do dente mais fraca ainda? A melhor solução para clarear é a faceta mesmo?
    Obrigada pela atenção!

    • Ariana, acho válida a tentativa do clareamento interno… mas, realmente, a chance de não dar certo ou de melhor aquém do que você deseja é grande. Portanto, a faceta é o melhor caminho. A estrutura do dente não vai ficar mais fraca, o próprio preparo do dente vai proporcionar a resistência necessária… a não ser que haja pouco tecido dentário (um dente já muito restaurado, por exemplo), aí eu sugeriria uma coroa total.

  87. Ana, boa tarde.

    Tenho 25 anos e aos 7 anos quebrei o dente da frente. O dente ainda não estava com a sua raiz totalmente formada. Fiz tratamento de canal.
    Depois de 5 anos apareceu uma fístula e ai tive que fazer um novo canal.
    Ficou tudo bem. Depois de uns 6 anos que fiz o 2o canal resolvi fazer o clareamento interno. Ótimo também.
    Passou 6 anos e meu dente escureceu novamente e então resolvi fazer um novo clareamento interno.
    Senti muita sensibilidade quando fiz, até um incomodo. Mas fiz, clareou e fico tudo bem.
    Depois de 2 meses e meio meu dente está meio sensível e apareceu uma bolinha em cima do dente. Não está tão grande como da última vez que tive um fístula, mas é uma bolinha.

    O que pode ter acontecido? O dentista tirou toda a massa de proteção do canal e o líquido do clareamento do dente pode ter afetado minha raiz do dente? Terei que fazer canal novamente?

    • Caroline, é preciso investigar melhor… difícil afirmar o que está acontecendo só com base em seu relato. Pode ser um novo problema de canal, mas pode ser, também, que haja um problema periodontal (nos tecidos em volta da raiz do dente).

      • Entendi. Mas o clareamento interno pode prejudicar um canal já feito?

        • O canal, não. Mas periodonto, sim.

  88. Olá! Parabéns pelo site.
    Fiz canal nos dois dentes da frente (superiores) e o meu dentista disse que não existe a possibilidade de aplicar facetas nesses dentes! Apenas a coroa. Qual seria a melhor escolha?

    Obrigado!

    • George, se não há possibilidade de se fazer facetas, não há escolha. A impossibilidade, provavelmente, se dá ao fato da perda de muito tecido dentário, as facetas não teriam onde se apoiar. Nesse caso, ficam indicadas coroas completas. Vale a avaliação do seu dentista.

  89. Dra. Ana Tokus, boa noite, gostaria de alguns esclarecimentos, caso fosse possível.
    Há 9 anos atrás, eu fiz canal em um dente incisivo lateral superior. Como ele estava ficando escurecido, resolvi fazer um clareamento interno e gostei do resultado. Acontece que, nesta semana, boa parte da coroa desse dente quebrou, o que me causou bastante constrangimento. No dia seguinte, fui a uma dentista e ela me informou que eu preciso colocar uma coroa de porcelana com pino. Além disso, ela afirmou, após o raio-x, que eu preciso fazer o retratamento do canal antes mesmo de colocar a coroa de porcelana e que não entende o fato de minha gengiva superior ao dente com canal estar escurecida.
    Ela colocou uma coroa provisória e eu começarei o retratamento do canal na próxima semana.
    Estou bastante ansioso por ficar pensando em diversas possibilidades. Por isso, preciso de sua opinião.
    1- O que deve ser esse escurecimento da gengiva (que ela chamou de tatuagem) na parte superior do dente com canal? Eu sempre pensei que era “normal”, ou seja, uma consequência do canal que eu fiz há 9 anos.
    2 – Após o retratamento do canal, existe a possibilidade de a coroa com porcelana não poder ser fixada com pino em meu dente, em virtude dessa mancha escurecida na gengiva?
    3- Antes de tudo isso, outro dentista tinha me informado que eu preciso usar aparelho, para corrigir o posicionamento de alguns dentes. Após o retratamento do canal e a inserção da coroa de porcelana fixa, eu já posso começar o tratamento com o aparelho ortodôntico ou devo colocar o aparelho antes da coroa de porcelana fixa?
    Desculpe o excesso de perguntas (é a ansiedade que é tamanha, principalmente com o escurecimento da gengiva).
    Grato desde já!

    • Nelson, realmente é uma consequência do tratamento de canal… ou melhor, não do tratamento em si, mas do fato no dente não ser mais vital. A “tatuagem” a que sua dentista se referiu muitas vezes ocorre pelo derramamento de sangue dentro do canal, o sangue mancha a dentina e causa esse efeito. De qualquer forma, esse manchamento não impede ou prejudica a instalação do pino e da coroa. Geralmente a confecção de um preparo mais subgengival resolve isso. Se você pretende fazer tratamento ortodôntico, aconselho a não fazer a coroa de porcelana agora. Faça o pino (esse é definitivo de qualquer forma) e, sobre ele, deixe o provisório… depois de retirado o aparelho, você faz a coroa de porcelana. A colagem dos bráquetes e, principalmente, a remoção deles depois de finalizado o tratamento ortodôntico pode danificar a coroa de porcelana.

  90. Ola! Ha um tempo atras fiz um canal no dente da frente, como ja previsto escureceu. Resolvi fazer o clareamento interno. Iniciei ontem e ao sair do consultorio o curativo caiu :/ pior, fui a ultima a ser atendida, entao ele ja tinha ido embora. E ao chegar em casa comecei a sentir uma dor mt fina, terrivel. Achei que n era possivel sentir dor em um dente de canal. Qual explicaçao p isso?

    • Difícil dizer, Michelly. Com a raiz do dente bem protegida do gel clareador, não deveria haver dor. Uma possibilidade é que o gel tenha vazado e penetrado pelo lado de fora da sua gengiva. Mas é só uma teoria.

  91. Tirei todas as minhas duvidas.

    • ;)

  92. Doutora, antes de mais nada queria agradecer e parabenizar por voce manter essa fonte de informacao tao preciosa.
    Eu fiz tratamento de canal em um dente anterior (incisivo central), na ocasião também tive que fazer cirurgia na raiz, com corte na gengiva.
    Acontece que meu dente escureceu e minha gengiva também ficou um pouco retraída.
    Bom, nao preciso dizer que isso me causa desconforto estético e já não sorrio como antigamente.
    Minha pergunta é se uma faceta poderia resolver meu problema? Tem como “consertar” uma gengiva retraída?
    Obrigado desde já e mais uma vez parabéns!

    • Guilherme, não acho que seja caso pra faceta… pelo menos não SÓ faceta. Retração gengival não costuma ser algo fácil de corrigir, depende muito da causa. Pode estar indicado enxerto gengival, enxerto ósseo, etc.. Sugiro que você faça uma avaliação tanto com um periodontista quanto com um especialista em dentística (estética), esse dois dentistas vão ter que trabalhar juntos no seu caso.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>