Quem Tem Medo?

Medo do escuro, de chuva com trovão.
Medo de algum bicho, de bicho-papão!
Medo de fantasma, de assombração.
Medo de algum monstro debaixo do colchão.
Mas medo de dentista, não pode ter não!

Que criança nunca teve medo?

Que criança nunca teve medo? Lidar com o universo infantil, seja como pais, educadores ou profissionais de saúde, é saber lidar com o universo dos medos. Podem ser bobos, fantasiosos, de coisas irreais. Mas podem ser coisa séria. Medinhos, medos ou medões, não importa. São medos. E não devem ser ignorados.

Dentista é boa gente, é muito legal
Que ensina a gente
A cuidar do dente
Usando a escova e o fio dental!

Medo de dentista, muita gente tem. Com criança, não é diferente. É normal criança ter medo de desconhecidos, de situações estranhas, que não fazem parte do seu dia a dia. Por isso, é importante saber lidar com essas situações.

Por isso, na Odontologia, existe a Odontopediatria. Uma especialidade voltada exclusivamente para as necessidades da criançada. Inclusive para a necessidade de ganhar a confiança delas e fazer com que não tenham medo! Tem alguma dúvida em relação ao trabalho do odontopediatra? Dá uma olhadinha neste post aqui.

Muito do medo que as crianças têm, principalmente as mais novinhas, é o de serem abandonadas. Por serem muito apegadas ao papai e à mamãe, têm medo de perdê-los. E muitas associam esse medo à cadeira do dentista! Temem que papais e mamães a abandonem ali naquele lugar assustador.

Mas muitos são os motivos que levam a criançada a sentir um certo medo de dentista. Pode ser por influência dos pais, que acabam passando esse medo adiante. Pode ser por influência da mídia, que estereotipa o dentista como o mais malvado dos profissionais de saúde. Pode ser simplesmente por não conhecer ou confiar no dentista. Mas não vou descrevê-los aqui. Não agora! Por dois motivos básicos. Primeiro: o post ficaria longo demais. Segundo: tenho que ter assunto para os próximos!

Menino que é esperto
Tem sorriso aberto
Vive com saúde e muita alegria
Pois cuida do sorriso, sem medo, todo dia!

 Um grande abraço do tio!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Odontopediatria

Marcadores:

7 comentários

  1. Querido Tio, só quem tem uma boa alma é capaz de escrever lindos versos e demonstrar bons sentimentos. Acredite, nós, os odontopediatras, já temos o nosso cantinho separado lá no céu…rs. Parabéns a Ana, por tê-lo tb aqui!!! Um grande beijo pra vcs!!!

    1. Não bastassem todas as outras habilidades requeridas ainda tem que fazer versinhos! Não é fácil não, hein?! 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Gustavo

Cirurgião-Dentista. Graduado pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), atual Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Especialista em Odontopediatria pela APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) em São Carlos-SP. O Tio Dentista agora é o OrtodonTio! Twitter: @tiodentista e @ortodonTio