No plantão: Ana Tokus
Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis.
Twitter: @AnaTokus e @medodedentista
14 comentários
Oi Dra. Ana !! Bom, a minha dúvida é sobre o aparelho fixo, eu coloquei ele ha 3 dias, foi o de porcelana, mas o dentista só colocou na arcada superior, e na inferior? Ele vai colocar também ou o tratamento irá se basear apenas na superior? Obrigada desde já, obrigada! O site é excelente!
Obrigada, Mariana. 🙂 Com certeza ele também vai instalar a parte de baixo… é que nem sempre isso é feito na mesma sessão, por uma questão de tempo, de conforto pra você e para o dentista (porque cansa 😉 ), etc..
Oi, Drª, gostaria de saber se eu poderia trocar duas restaurações apenas por motivos estéticos. Uma no incisivo central esquerdo e outra no direito (superiores), entre os dentes. Uso aparelho ortodôntico, sei que fica difícil fazer, mas me incomoda muito. Será que eu poderia muda-las? Teria que haver muito desgaste do dente natural?
Pode sim, Marisa. O motivo estético já é um ótimo motivo. Em princípio, não há necessidade de mais desgaste. Quanto ao aparelho, será preciso remover pelo menos o arco e TALVEZ os bráquetes desses 2 dentes.
Doutora, depois de quase 2 meses consegui colocar a protese, ela me deixa dentuça parecendo a Monica, é normal isso? Desde ja obrigada.
É bem comum que a pessoa se sinta “dentuça” com a prótese nova, Andrea. Geralmente é só impressão mesmo, porque a mudança na estética é muito grande e de uma hora pra outra.
Bom dia! Extraí um siso na segunda-feira a noite, ele não estava incluso, e a cirurgia foi tranquila, mas hoje pela manhã acordei com um pouco de sangue “novo” no local, e uma dor incômoda, parece na garganta, mas tenho medo de ter aberto os pontos, porque esse sangue não estava ali ontem a noite ao escovar os dentes, e nele só passei cotonete com Periogard de forma bem superficial, não tinha nada de sangue ontem. Sabe me dizer se isso é normal?
Ketlen, podem ocorrer pequenos sangramentos, sim. Em princípio, você não precisa se preocupar.
Obrigada, parece tudo certo mesmo. Mas como saber se o local da extração inflamou?
Algum grau de inflamação sempre há, porque qualquer cicatrização envolve inflamação. É esperado nessa situação.
Acho que entendi. Mas estou com uma dor bem chata quando encosto a língua ou quando durmo, acredito que seja pelo bruxismo que me faz apertar demais os dentes, com isso o siso de cima “morde” o lugar da extração que ainda está com os pontos (na semana que vem vou extrair ele também). Eu já extraí outros 2 além desse, e nunca tive esse tipo de dor. Vale lembrar que essa extração foi feita com ele ainda inflamado, apesar de o dente não estar incluso, justamente pela minha mordida. Será que, por já estar inflamado na hora da extração, ele tende a continuar inflamado dessa forma por mais tempo?
A extração é recente e o bruxismo certamente piora os sintomas pós-operatórios. Pode até ser que haja “mais inflamação” do que aquela esperada no pós-cirúrgico, mas não me parece que haja, pelo seu relato.
Doutora. Feliz ano novo.
Infelizmente começo o ano com uma dúvida cruel. Eu preciso extrair um dente, mas tenho aicmofobia, que é o medo de agulhas. Sendo assim como o dentista pode me ajudar nesse caso? Em questão a anestesia.
Yago, sem agulha não tem anestesia… e sem anestesia, não tem extração. O que eu posso dizer sobre a agulha gengival é que ela é bem diferente daquelas de injeção, é bem fininha e flexível. E uma vez você anestesiado, tudo resolvido. Uma opção no seu caso, pra controlar a ansiedade, seria o uso de analgesia inalatória, sedação com gás. Tem 2 textos no blog que podem ajudar você:
Sobre a agulha odontológica: https://medodedentista.com.br/2010/09/cqdm-02-anestesia-agulha-do-dentista.html
Sobre a analgesia inalatória: https://medodedentista.com.br/2010/09/analgesia-inalatoria-o-gas-do-dentista.html
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.