Mais um Elemento Dentário na área: o incisivo central inferior. O menor dente dos arcos…
Lembrando que estas são ilustrações baseadas em dentes reais, observa-se neste incisivo um certo desgaste na face incisal (vista superior). Desgastes assim são relativamente comuns. O problema é quando eles são severos e generalizados, podendo indicar um hábito deletério chamado bruxismo, conhecido popularmente como “ranger de dentes”. Falarei do assunto em breve. 🙂
Algumas informações:
–> Tem a face vestibular (a “da frente”) voltada para dentro, para favorecer a mordida ideal, onde os incisivos superiores cobrem os inferiores.
–> Servem para apreender e cortar os alimentos.
–> Tem forma de trapézio ou “de cinzel”.
–> Irrompem (nascem) entre os 6 e os 7 anos de idade.
Curiosidade: os incisivos de roedores como a capivara não têm raízes e não param de crescer nunca. Se não fosse assim “sumiriam rapidinho” já que, devido à dieta desses animais, sofrem desgaste acentuado e frequente. A face lingual (“de dentro”) desses dentes não têm esmalte, pois o atrito com o antagonista não permite a manutenção do mesmo, além de servir como sistema de “afiação”. (Fonte: Wikipedia)
5 comentários
>É mesmo uma designer a serviço da odontologia… \o/
>Pensa numa mordida de capivara!
Parabéns pelos desenhos, designer!
>Ah eu esqueci de dizer que era um coelhinho! Hahahaha!
>Obrigada, Victor! Vem cá… seu paciente não era uma capivara não, né?! 😀
>Eu publiquei um "Personagem da Semana" lá no blog há um tempo atrás que sofria desse problema! Ele sofria de maloclusão, e o incisivo inferior não tinha antagonista.. Com isso ele não parou de crescer e ficou enorme!
O desenho ficou perfeito, é claro, by Ana Tokus! 😀
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.